GUIA PARA ELABORAR AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL – Prof. Késsia Montezuma

By | 14/06/2024


[Música]

Olá pessoal, tudo bem com vocês? Aqui é a professora Kecia Montezuma, especialista em conhecimentos pedagógicos e legislação educacional para concursos nas carreiras educacionais, e seja muito bem-vindo(a) ao Canal dos Pedagógicos. Hoje vamos trabalhar juntos com a técnica que vai fazer você gabaritar as diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Mas antes de começarmos, quero pedir para aqueles que estão chegando agora ou que já nos acompanham há um tempo, mas não estão inscritos no canal, se inscreverem e ativarem o sininho das notificações para serem informados quando postarmos algo relevante para a preparação de vocês. Além disso, peço para que compartilhem o nosso canal com o maior número de pessoas possível, assim fortalecemos a nossa relação e levamos conteúdos importantes para a preparação de todos. São três passos simples: inscreva-se, ative as notificações e compartilhe o canal.

Agora, vamos para o tema de hoje, onde vamos abordar a técnica que vai auxiliar você a gabaritar as diretrizes curriculares nacionais da educação infantil. Essa técnica é muito simples e eficaz: o uso de mapas mentais. Após ler integralmente as diretrizes da Educação Infantil, você pode construir um mapa mental para memorizar os pontos importantes e se destacar nas questões. Vou destacar os pontos mais importantes desse documento para você.

As diretrizes curriculares nacionais da Educação Infantil, também chamadas de Descenei, foram fixadas pelo Conselho Nacional de Educação, especificamente pela Câmara de Educação Básica. Essas diretrizes se articulam com as diretrizes curriculares nacionais gerais para a educação básica, complementando e detalhando o que foi estabelecido anteriormente. A resolução número 5 de 17 de 12 de 2009 também pode ser chamada de Descenei, e foi elaborada para garantir a qualidade e a organização da educação infantil.

Um dos pontos importantes das diretrizes é o dever do Estado em garantir a oferta de educação infantil pública, gratuita e sem requisito de seleção. Além disso, a educação infantil atende crianças na faixa etária de 0 a 5 anos, divididas em creches e pré-escolas. Na pré-escola, a partir dos quatro anos, inicia-se a obrigatoriedade, sendo responsabilidade do Estado oferecer o ensino gratuito às crianças nessa faixa etária.

Outro aspecto relevante é que a educação infantil deve ser desenvolvida em ambientes não domésticos, podendo ser ofertada de forma pública ou privada, desde que em um ambiente adequado. Além disso, as crianças de 4 e 5 anos que completarem a idade até o dia 31 de março devem ser matriculadas na pré-escola, marcando o início da obrigatoriedade nessa etapa.

A carga horária na educação infantil segue os padrões de 800 horas anuais, distribuídas em um mínimo de 200 dias letivos, com jornadas diárias parciais de no mínimo quatro horas e integrais de igual ou superior a sete horas. A avaliação na educação infantil é feita de forma contínua, observando o desenvolvimento da criança por meio de registros e observações.

Além disso, as propostas pedagógicas na educação infantil devem respeitar os princípios éticos, políticos e estéticos, buscando articular as experiências e saberes das crianças com o conhecimento historicamente construído. A oferta de vagas na pré-escola deve ser próxima à residência das crianças, e a frequência na educação infantil não é um pré-requisito para a matrícula no ensino fundamental.

Com essas informações em mente, você estará preparado para gabaritar as questões sobre as diretrizes curriculares nacionais da Educação Infantil. Lembre-se de utilizar mapas mentais e revisar constantemente os pontos importantes abordados nas diretrizes.

Espero ter ajudado e que essas informações sejam úteis para a sua preparação. Mantenha o foco e bons estudos! Até a próxima!

[Final da Transcrição]

Como Gabaritar o DCN da Educação Infantil – Dicas da Prof. Késsia Montezuma

O Documento Curricular Nacional para a Educação Infantil (DCN) é uma ferramenta fundamental para nortear o trabalho dos educadores nessa etapa crucial do desenvolvimento das crianças. Para auxiliar os profissionais da área a compreender e aplicar as diretrizes do DCN da Educação Infantil com eficácia, a Professora Késsia Montezuma oferece dicas valiosas. Neste artigo, vamos explorar estratégias para otimizar a sua prática pedagógica e gabaritar o DCN da Educação Infantil.


Entendendo o DCN da Educação Infantil

Antes de tudo, é essencial compreender as diretrizes estabelecidas no DCN para a Educação Infantil. Esse documento visa orientar os educadores na elaboração de práticas pedagógicas que respeitem as especificidades e necessidades das crianças em idade pré-escolar. Por meio do DCN, é possível garantir uma educação de qualidade, promovendo o desenvolvimento integral dos pequenos.

Princípios do DCN

Um dos pilares do DCN da Educação Infantil são os princípios norteadores que devem guiar a atuação dos profissionais. Dentre esses princípios, destacam-se o respeito à individualidade e à diversidade das crianças, a valorização da brincadeira como forma de aprendizado, a interação entre família, escola e comunidade, e a garantia de espaços seguros e acolhedores para o desenvolvimento infantil.

Dicas da Prof. Késsia Montezuma para Gabaritar o DCN

A Professora Késsia Montezuma é uma renomada especialista em Educação Infantil, com vasta experiência na área. A seguir, apresentamos algumas dicas fornecidas por ela para auxiliar os educadores a gabaritar o DCN da Educação Infantil.

1. Conheça as Diretrizes do DCN

O primeiro passo para aplicar corretamente as diretrizes do DCN é conhecê-las a fundo. Estude o documento, compreenda seus princípios e objetivos, e esteja sempre atualizado sobre eventuais atualizações ou mudanças nas políticas educacionais.

2. Promova a Interação e a Colaboração

O DCN preconiza a importância da interação entre família, escola e comunidade. Promova a integração desses diferentes atores na educação das crianças, buscando parcerias e criando um ambiente de colaboração e participação.

3. Valorize a Brincadeira como Ferramenta Pedagógica

Uma das diretrizes do DCN é a valorização da brincadeira como forma de aprendizado na Educação Infantil. Priorize atividades lúdicas e recreativas, que estimulem o desenvolvimento cognitivo, emocional, social e motor das crianças.

4. Respeite a Individualidade e a Diversidade

Cada criança é única, com suas próprias características, interesses e ritmos de aprendizado. Respeite a individualidade e a diversidade dos pequenos, adaptando suas práticas pedagógicas para atender às necessidades específicas de cada um.

5. Crie Ambientes Seguros e Estimulantes

O DCN preconiza a criação de espaços educativos que sejam seguros, acolhedores e estimulantes para o desenvolvimento infantil. Providencie materiais adequados, promova a organização do ambiente e garanta a segurança das crianças durante suas atividades.

6. Invista na Formação Contínua

Por fim, a Prof. Késsia Montezuma destaca a importância da formação contínua dos educadores. Busque atualizações e capacitações na área da Educação Infantil, mantendo-se sempre atualizado e preparado para aplicar as diretrizes do DCN de forma eficiente.

Conclusão

Em conclusão, para gabaritar o DCN da Educação Infantil, é fundamental compreender suas diretrizes, valorizar a brincadeira, promover a interação e colaboração, respeitar a individualidade e a diversidade, criar ambientes seguros e estimulantes, e investir na formação contínua. Seguindo as dicas da Prof. Késsia Montezuma, os educadores poderão oferecer uma educação de qualidade e promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância.

Entendendo a Base Nacional Comum Curricular na Educação Infantil

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que estabelece os conhecimentos essenciais que os estudantes devem adquirir ao longo da sua trajetória escolar. Na Educação Infantil, a BNCC define as competências e habilidades que as crianças devem desenvolver, levando em conta seu desenvolvimento integral e suas especificidades.

A importância de Gabaritar a BNCC na Educação Infantil

Garantir que as práticas pedagógicas estejam alinhadas com a BNCC na Educação Infantil é fundamental para promover um ensino de qualidade e promover o desenvolvimento integral das crianças. O curso “Gabaritar DCN da Educação Infantil – Prof. Késsia Montezuma” oferece ferramentas e orientações para os educadores se apropriarem da BNCC e aplicá-la de forma efetiva em suas práticas.

Benefícios de se especializar na BNCC na Educação Infantil

Compreender e dominar a BNCC na Educação Infantil é essencial para garantir uma educação de qualidade e promover o desenvolvimento integral das crianças. O curso “Gabaritar DCN da Educação Infantil – Prof. Késsia Montezuma” oferece a oportunidade de se especializar nesse tema, ampliando a atuação do educador e contribuindo para a formação de indivíduos mais preparados e competentes para o mundo.

A importância de Gabaritar a BNCC na Educação Infantil – Prof. Késsia Montezuma

Entender e aplicar a Base Nacional Comum Curricular na Educação Infantil é essencial para promover um ensino de qualidade e o desenvolvimento integral das crianças. O curso “Gabaritar DCN da Educação Infantil – Prof. Késsia Montezuma” oferece as ferramentas necessárias para os educadores se especializarem nesse tema e garantirem uma educação de excelência. Investir na formação em BNCC na Educação Infantil é investir no futuro das crianças e na qualidade da educação no Brasil.

Fonte Consultada: Texto gerado a partir do Vídeo https://www.youtube.com/watch?v=8MAJkSusQzg do Canal OS PEDAGÓGICOS .