I Seminário Intersetorial de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva

By | 12/05/2025



I Seminário Intersetorial de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.

I Seminário Intersetorial de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva/a>

gente a caminho mas nós vamos iniciar Estamos também com a transmissão Bom dia a todas e a todos sejam todas e todos muito bem-vindos ao primeiro seminário intersetorial de Educação Especial na da educação inclusiva eu sou a professora Márcia Denise Plete sou uma mulher branca de estatura baixa Tenho cabelos castanhos Claros lisos até a altura dos ombros olhos verdes visto uma blusa azul e um lenço vermelho com listras em azul e uma calça preta eh é com muita alegria que estamos recebendo todos vocês aqui hoje eh quero começar agradecendo a equipe de transmissão a equipe de libras que é uma parceria público público com a rede de Duque de Caxias agradecemos imensamente a professora Renata vogas pela parceria eh e falando na equipe de libras Eu também eh tem um sinal em Libras paraa comunidade surda meu sinal em Libras é o movimento de pinça seguindo o movimento do lenço no pescoço eh bem o este evento é fruto das discussões realizadas no âmbito do fórum permanente de Educação Especial na Perspectiva da educação inclusiva da Baixada e do Sul Fluminense esse fórum já existe há 10 anos como uma atividade de extensão ele foi criado na verdade em 2 eh3 e registrado em 2015 na nossa universidade atualmente ele é composto por 12 redes de ensino eh 10 da Baixada Fluminense e duas do Sul Fluminense e pesquisadores da área de educação especial da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro campus de Nova Iguaçu e uma pesquisadora da uerg do campus de Duque de Caxias eh lembramos aqui que esse fórum ele foi criado no âmbito de um projeto de pesquisa que mais adiante vamos comentar no observatório de Educação Especial e inclusão educacional que este ano completa 15 anos que é também um dos organizadores do evento o Obe como é conhecido ele é vinculado ao centro de inovação tecnológica e educação inclusiva e conta com a parceria e o apoio na organização do colegiado do curso de licenciatura em educação especial tem vários colegas aqui presentes hoje o objetivo do evento de hoje é para discutirmos a intersetorialidade na promoção integral do desenvolvimento das pessoas público da educação especial assim como lançarmos o fórum Estadual de Educação Especial na Perspectiva da educação inclusiva que teve adesão de 46 redes de ensino incluindo a eh superintendência de de Educação Especial do Estado do Rio de Janeiro eh esse fórum estadual eh foi aprovado na reunião do intermunicipal que é um outro Fórum de auto-organização das gestoras do Estado do Rio de Janeiro que tem aqui a representante a coordenadora que é a professora Helen que eu não está professora el a professora hel e a professora Renata em agosto Setembro me procuraram para discutir a possibilidade de criarmos o fórum estadual considerando as mudanças nas gestões municipais para que não se perdesse o acúmulo do trabalho desenvolvido ao longo desses últimos anos um trabalho diga-se de passagem brilhante coletivo e colaborativo com cerca de 50 50 municípios do Estado do Rio de Janeiro e também mais recentemente com a inserção do professor Daniel e sua equipe levamos a proposta paraa última reunião do fórum intermunicipal que ocorreu dia 16 de setembro de 2024 no município de Duque de Caxias e a proposta foi aprovada por unanimidade eh esse evento Então é uma organização público público eh nós contamos com a parceria de várias redes que eh cederam transporte para trazer seus gestores os interp de libras que é de Duque de Caxias e outras atividades agradecemos cada uma dessas gestoras e gestores porque na área de educação especial mais de 90% São mulheres eh temos o Daniel representando o gênero masculino e o Moisés que hoje está numa atividade no exterior e não pode estar aqui conosco eh também contamos com um pequeno financiamento de projetos de pesquisa desenvolvidos no Obe com recursos do CNPQ e da FAP eh não podemos também deixar de destacar na no evento de hoje a participação das pessoas com deficiência da sociedade civil organizada famílias que estão aqui aqui representadas e claro dos Estudantes de diferentes cursos de graduação mas em particular eu destaco o curso de pedagogia do im e de maneira muito carinhosa nossos estudantes da licenciatura em educação especial alguns aqui presentes eh presencialmente e outros participando da transmissão porque o curso eh funciona na modalidade EAD então muito obrigada a agradecemos a parceria de todas e todos e em particular do Nossa Reitoria e direção do Instituto e de Campus que tem nos apoiado de forma ímpar em todas as ações e atividades que temos desenvolvidos na área de educação especial para promoção da inclusão e acessibilidade assim como na formação de professores eh na área de educação especial e aqui eu cito a parceria da nossa Reitoria na eh gestão e na na negociação para que pudéssemos criar o curso de especialização em educação especial e a licenciatura com o mesmo nome e o curso também de especialização tem aqui vários Alunos hoje presentes fico muito feliz em encontrá-los A nossa turma tem mais de 1000 alunos o curso também funciona em 13 polos mas alguns estão aqui conosco hoje em que Pese que esta semana seja o prazo final de entrega do TCC né o Daniel já tá aqui me olhando com Então são iniciativas acho que acabou a essas iniciativas são fundamentais pro desenvolvimento da da educação e em especial eh dos nossos estudantes público da Educação Especial e por último não poderia deixar de mencionar já que temos várias gestoras e gestores aqui presentes a a a participação da Universidade Federal Rural como Universidade mãe de todas as outras 50 universidades brasileiras que vão oferecer o maior programa de formação continuada eh que eu eu acho que é o maior que já teve no Brasil Quem sabe em termos internacionais também que vai formar em nível de aperfeiçoamento 1. 254.000 [Aplausos] professores isso só foi possível também com a parceria que tivemos com a nossa administração mas de maneira muito especial com com os 15 colegas que ingressaram aqui na nossa universidade na área de Educação Especial na criação do curso de licenciatura em educação especial já estão anunciando o edital público teremos 15.000 vagas no primeiro edital que será lançado nos próximos dias via cedge em que três universidades oferecerão vagas a nossa Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro a werge eh universidade do Estado do Rio de Janeiro e a Unirio que foram as Universidades que aderiram esse programa que é um programa do Ministério da Educação desenvolvido por meio da secadi em parceria com a Caps por meio da UAB o nosso muito obrigada pela confiança em nosso trabalho para iniciarmos Então as atividades eh Chamamos para compor a mesa eh inicialmente o professor Dr Roberto que é reitor da [Aplausos] Universidade Professor Roberto Rodrigues hoje está aqui como reitor mas também está aqui como presidente do Fórum de reitores das instituições públicas de ensino do Estado do Rio de Janeiro freed eh para compor a mesa também chamamos a ilustríssima deputada D elica takimoto elica Desculpa éc tô precisando de um óculos eh que é presidente da Comissão de Ciências e Tecnologia da alerge chamamos também O mestre João Daniel Gomes de Souza que é o superintendente Educação Especial da Secretaria Estadual de Educação do Estado de Janeiro chamamos também a professora D Rosana glat professora da uer mas que está aqui representando a ferge a comissão permanente de Equidade diversidade e inclusão que foi recentemente criada na ferge chamamos também o professor Dr Paulo do chamamos também a mestre Ana Carolina Barbosa nossa querida diretora do campus aqui de Nova Iguaçu chamamos também a professora Sila riro de Azevedo gestora de ucação inclusiva de Saquarema e coordenadora Geral do fórum intermunicipal de gestores em educação [Aplausos] especial e para finalizar estava prevista na mesa a professora mestre Renata vogas que é coordenadora adjunta do Fórum da Baixada e do Sul Fluminense mas por questões de saúde na família O pai está com sérios problemas de saúde ela não pode estar aqui presente para substituí-la chamamos a membra mais antiga do referido fórum a professora mestre e o Zani Santos que é gestora do município de Mesquita E para finalizar chamamos a professora dout Carline Borges coordenadora do curso de licenciatura em educação [Aplausos] especial bem e quebrando todos os protocolos possíveis para finalizar a mesa Eu me chamo a mim mesma como coordenadora Geral do evento [Aplausos] Pedimos que todos fiquem de pé para tocarmos o hino nacional [Música] ouviram doi Piras Mares plácidas e um povo herói cado retumbante e o sol da liberdade em raios dúos brilhou no céu da pátria nesse estante se o penhor desta igualdade conseguimos conquistar com braço forte em teu seo a liberdade desafia o nosso peito à própria morte com Patria marre to salve salve Brasil e um sonho intenso o v vi de amor e de esperança a terra desce se em teu foso céu rison lípido a imagem do Cruzeiro resplandece Gigante pela própria natureza es forte Quad doos e teu futuro espa essa grandeza Terra Dourada entre outas Miles do Brasil o patri amada dos filhos desses soles moros Pat Amada Brasil [Música] deitado eternamente nesse esplêndido ao som do mar e a luz do céu profundo furas nó Brasil forão da América iluminado ao sol do novo mundo do que a terra mais gid Deus se sonhos lindos Campos tem mais flores nossos poes tem mais vida nossa vida no teu seio mais amores o patri am salve salve Brasil de amor eterno seja símbolo o lvar o teus dentas estelado e o verde louro desta flula faz no futuro e glória no passado mas heres da Justiça clav terá que o f teu não for que te adora a própria morte Terra adorada ent outas amada nos fos desses solada Brasil [Música] Obrigada pode pode eh para iniciar as falas dessa manhã eu passo então a palavra paraa gestora ilsan para que possa fazer seus cumprimentos bom dia a todos e todas eu sou ilani sou uma mulher preta tenho cabelos crespos uso uma blusa estampada em em verde e vermelho e estou muito feliz de estar aqui nesta manhã Sou professora de duas redes de ensino da Baixada Fluminense e é uma alegria representar as gestoras da do nosso fórum permanente esse fórum que tem sido tão efetivo em nossas redes em nossa vida né profissional Inclusive eu quero muito agradecer a oportunidade de estar aqui agradecer também aos professores e professoras presentes nesta manhã os professores inclusive da minha rede que está aqui né Mesquita e eu quero também agradecer a toda a mesa saudar a mesa agradecer também pela oportunidade de estarmos em um seminário tão importante e tão sonhado em nossas discussões e reuniões do fórum permanente quero muito agradecer Bom dia e que tenhamos um dia agradável como esperamos muito obrigada professora e professora el bom dia a todos e a todas eu sou uma mulher branca de cabelo com Mestre cão com mestras louras tem olho caído meu sinal e libras É esse aqui estou com um body eh lilá com uma encharpe acho que cinza com lilás e queria cumprimentar a mesa agradecer primeiramente a marça pelo convite eh eu sou eu estou hoje né como subsecretária de inclusão educacional do município de Saquarema já fui gestora em quatro municípios E desde então a gente em 2017 a gente montou um grupo né o intermunicipal hoje temos 50 municípios discutindo a questão da política educacional na Perspectiva inclusiva já 5 7 anos né então assim eh por conta de várias eh desmontes que houve houve durante esses anos isso só trouxe crescimento para esse fórum intermunicipal agradecer aos municípios aqui presente que a gente tem em torno de 50 municípios como a Márcia colocou a gente tem crescer vem crescendo muito essa discussão e quando a gente conseguiu a parceria com a mcia né esse movimento aumentou mais ainda a gente teve várias oportunidade de discutir os documentos trocar os documentos e que a gente possa agora massa passar por um novo ciclo né E que a gente possa crescer cada vez mais ampliar porque a gente pensa na inclusão para todos não só para o nosso município para o nosso estado e que isso possa assim perpetuar no Brasil inteiro gratidão não vou me alongar beijo gente Obrigada passo agora pra professora Carline Borges Bom dia a todos a todos eu sou a professora Carline Santos Borges eu sou a mulher preta de estatura alta cabelos castanhos escuros com as mechas caramelo o momento está solto tem os olhos castanhos escuros a sobrancelha também tô usando o brinco com a Pérola né de prata eh um óculo de armação Azul um glo Rosé uma blusa preta de manga curta um colar Prateado uma saia com lista preta e branco e um sapato uma sandália preta meu sinal em Libras é a letra C no formato de colar pelo hábito de usar colares né com muita alegria a gente tá aqui nesse primeiro seminário intersetorial pro curso de licenciatura é um momento também de fortalecimento né com as redes seja Vista a entidade né de gestores eh municipais e também agora aqui o gestor Estadual na área de educação especial e também ter nossos alunos aqui presencialmente e também de forma remota né via transmissão eh eu desejo um excelente dia né de trabalhos nessa perspectiva de discutirmos a educação a saúde assistên social e daqui para frente avançar paraas outros direitos eh sociais também eu gostaria de cumprimentar os nosso professores do curso de licenciatura que aqui estão presentes eu não vou citar nomes que est estão vários né mas eles estão todos contemplados os intérpretes de libras também gostaria de agradecer e também né mais uma vez eu esquecendo o protocolo aqui de cumprimentar a mesa eu peço desculpas O que que a gente acaba falando e acaba esquecendo né mas eu gostaria de cumprimentar a todos em nome do professor Roberto o o reitor da nossa universidade a todos da mesa a deputada Élica né as mulheres estão aqui presentes na mesa também é uma satisfação muito grande ter pessoas né de diversos órgãos né diversos espaços aqui na nossa universidade tá bom é um excelente dia E para nós é uma alegria mais uma vez e espero que hoje o dia seja bem produtivo né de discussões e também perspectivas futuras eh de mais qualidade de vidas paraas pessoas com deficiência aqui do Estado do Rio de Janeiro muito obrigada [Aplausos] eh bom dia a todos e todas meu nome é Ana Carolina Barbosa mas mais conhecida na comunidade rurala como Carol eu sou uma mulher de estatura mediana Estou vestindo macacão marsala meu cabelo vermelho na altura dos ombros meus olhos são castanhos claro e utilizo aparelho Estou com um brinco dourado e um colar Dourado também então gostaria de eh cumprimentar a mesa na pessoa do magnífico reitor Professor Roberto gostaria de dar boas-vindas a todos que aqui estão Agradecer o convite a organização dizer que é sempre uma honra tê-los aqui é muito gratificante principalmente né a professora Márcia e aí eu vou agradecer ela estejam contemplados por favor que é uma pessoa que traz discussões muito relevantes para todo o país e essa que hoje você reafirma pra gente nos deixa muito orgulhosos né De tanto trabalho que não é um trabalho que é em vão é um trabalho que traz eh muito Muitas eh melhorias né inclusive da nossa redes e todos aqueles que estão junto conosco nessa caminhada que é o que a gente precisa então eu não vou me alongar porque e já me me desculpo porque eu preciso me aar não vou conseguir estar com vocês o evento todo eu tenho outras atividades mas é dizer que sempre é muito gratificante tê-los aqui principalmente numa discussão que nos é muito cara nacionalmente então desejo vocês um ótimo evento e quero dizer que pode continuar contando conosco sempre que possível que nós vamos sair para somar com vocês muito obrigada muito obrigada Ana Carolina e toda a sua equipe que é sempre muito prestativa conosco passo agora pro nosso diretor Professor Dr Paulo cosmi Bom dia a todos meu nome é Paulo Cosmo Eu sou professor e diretor nesse Instituto sou um homem de 1,80 m branco com olhos verdes cabelos grisalhos Estou vestindo aqui um terno preto gravata vermelha e camisa azul isso é muito interessante fazer essa apresentação sabe magnífico reitor a mesa aqui quero cumprimentar que parece já disse um móbil solto numa Ventania porque ela faz acontecer é muito é muito sou muito grato somos muito gratos porque ela com esse empreendedorismo com essa garra trouxe para nós algo de extrema importância não só para nossa universidade mas para todo o país isso é muito importante a educação inclusiva né especial eh inclusiva ela é Ela é mais do que uma educação simplesmente porque todos dentro de uma sala de aula somos diferentes então de alguma forma e isso é é um dado extremamente importante eu quero parabenizar a todos por este evento saudando Também quem nos vê à distância né e todos e toda essa mesa importante com muita qualidade que vem trazer sabedoria para nós e vocês que estão aqui nos assistindo no auditório mas que são todos especiais um grande beijo para vocês e a paz [Aplausos] Obrigado eh muito obrigada Professor Paulo Cosme passo agora paraa D Rosana glate que e está representando aqui a comissão permanente de Equidade diversidade e inclusão da ferge bom dia a todos e todas eu sou uma mulher branca como se diz na terceira idade tenho cabelos eh na castanhos na altura um pouquinho antes do ombro eh estou usando óculos sem aro estou com uma blusa estampada preta com flores rosas e uns tal picones de uma saia Verde comprida ou com brincos e um colarzinho de perolinhas eh e Prata eh e eu estou aqui eh representando a professora Letícia de Oliveira que é presidente da Comissão de Equidade diversidade e inclusão da ferge essa fundação de Amparo pesquisa do Estado do Rio de Janeiro essa comissão ela foi fundada eh com ato né na portaria em 2003 né em março de 2003 perdão março de 2023 e o objetivo justamente é propor e acompanhar políticas e ações no âmbito da ferge para minimizar as desigualdades daqueles grupos sub representados entre nosos nossos pesquisadores né Nós temos o levantamento inicial da desproporcionalidade inclusive nas áreas humanas por exemplo das mulheres né sendo agraciadas com bolsas e e outros recursos também grupos de pesquisadores negros indígenas e nessas políticas então nós estamos revisando editais criando ações dentro da fapes por exemplo incluímos mais um ano na avaliação dos currículos das mulheres que que tinham filhos e essa política de atenção à maternidade agora nos eventos né os editais de eventos por exemplo já pode ser usado parte dos recursos para eh recreação infantil né Então as pessoas que vão participar dos eventos que T filhos pequenos podem trazer seus filhos né e a pap já tinha em 2023 lançado um edital de em conjunto com o Instituto Serra pilha pilir perdão para jovens cientistas negros e indígenas né e e nós dizemos outras ações o edital de meninas e mulheres na ciência que é um edital muito bonito Porque nas ciências exatas né que é uma área que tem menos mulheres participando menos opção das Jovens de seguir nessas áreas né então esse edital ele dá bolsa para as professores das escolas públicas e também de iniciação científica Júnior como a gente chama pros estudantes as estudantes do ensino médio né nessa área e tem três editais que são inéditos no Brasil que nós lançamos um foi ano passado que é o programa de apoio a jovem cientista mãe né e outro esse esse ano e também ao jovem cientista mulher e um terceiro edital que tem muito a ver com esse fórum que é o edital que está na rua está abertos inscrições até o dia 10 de dezembro ou 13 se não me lembrando que é de apoio a ao pesquisador com deficiência eu fico assim muito feliz e orgulhosa com esse edital porque quando eu fui convidada pelo Professor Gerson Lima que era era o nosso Presidente eh para fazer parte da comissão eu aceitei com a condição que a questão da deficiência também fizesse parte da comissão porque ela não era pensada até então né porque a gente sabe que os direitos e as pessoas com deficiência frequentemente ficam fora das discussões e dos movimentos sociais dos grupos subrepresentadas marginalizados digamos assim esse edital ele tem um aporte inicial de 1.800000 para projetos de pesquisa e extensão diferentes áreas do conhecimento não é para pesquisa sobre a deficiência pesquisadores deficiência de todas as áreas para concorrer basta ser doutor eh está vinculado a uma universidade ou uma instituição de pesquisa como docente ou mesmo como técnico né e os recursos eles podem ser utilizados para estabelecimento e melhoria de infraestrutura incluindo pequenas obras de acessibilidade na instituição de origem né recursos tecnológicos de educa de tecnologia assistiva despesas de sorteio custeio e também para bolsa de iniciação científica o c então assim é uma ação afirmativa da ferge eh que Visa principalmente dar visibilidade às pessoas com deficiência no campo da ciência e da tecnologia e da Inovação para vocês terem uma ideia quando a gente lançou essa ideia eh no lá no né foi levado pro conselho superior da fapes alguém perguntou ah mas tem pesquisador com deficiência aí outra pessoa respondeu Sim nós temos nós temos até um reitor que é cadeirante quer dizer aquela ideia ainda que o único eh pesquisador que pode ser com a deficiência no máximo se ele tiver uma deficiência física então nós esperamos a ter sucesso nesse edital e assim falando agora pessoalmente é assim um prazer é uma alegria estar aqui participando desse fórum est aqui de novo na Universidade Federal Rural que tem tido assim a pioneira em várias ações principalmente na interiorização da Educação Especial do estudo e do ensino e da pesquisa da Educação Especial na Baixada Fluminense em outras partes do nosso Estado isso aí Deva a nossa colega professora mácia plet e eu também fugindo do protocolo Eu também sou péssima em protocolo eu queria se cumprimentar a mesa na presença do magnífico reitor né o professor eh Roberto Rodriges e da nossa querida deputada estadual elica taquim que muito tem nos ajudado e apoiado na área da Ciência e Tecnologia e que tem um carinho especial paraa luta das pessoas com deficiência [Aplausos] Obrigada passamos agora a palavra pro Mestre João Dani superintendente de a especial do Estado Bom dia a todos Opa ficou boa essa voz hein gostei mas vamos lá gente bom dia bom dia eu sou primeiro fazer minha autoinscrição eu sou um rapaz em torno de 1,80 m hoje uso um terno preto sem gravata uma blusa branca por dentro as pessoas já me convenceram Eu realmente sou careca sou uma pessoa parda né enfim utilizo também uma barba serrada hoje bem grisalha mais paraa branca do que pra Preta enfim espero ter me colocado aí o máximo possível com meus amigos queria agradecer muito aqui a mesa Óbvio a nossa professora aqui uma coordenação muito legal é muito assim muito engrandecedor ver um um um evento desse tamanho encontrar nossos professores aqui eu acho que hoje teremos discussões muito bacanas muito acaloradas e principalmente com muito muito crescimento né para todos nós eu queria em nome do meu querido excelentíssimo reitor cumprimentar a mesa os homens a nossa vossa excelência Élica taqu muta eu cumprimentando a senhora queria cumprimentar todas as mulheres presentes procurarei não me alongar aqui né teríamos muita coisa para falar temos muitos amigos aqui fico muito feliz de v professores da rede trouxe alguns professores da nossa coordenação trouxe vejo professores aqui dos nossos queridos os núcleos avaliadores do Estado também enfim Com certeza teremos um dia muito bacana aqui para todos estarei aqui à disposição faço questão de compor com o evento do que for necessário e teremos Ótimas notícias ainda para dar a frente né professora obrigado gente Bom dia a [Aplausos] todos muito obrigada Professor Daniel eh chamamos agora para fazer sua fala a ilustríssima deputada da elica por favor Bom dia para todas as pessoas aqui presentes eh fazendo minha audio descrição aqui sou uma mulher estatura baixa tenho olhos amendoados pelo fato de ser filha de japonês meus cabelos são castanhos tenho 51 anos Estou vestindo uma blusa branca e uma calça lilás Clara eh eu sou antes de tudo professora há 30 anos eu estou deputada estadual e atual Presidenta da Comissão da ciência e tecnologia na LGE sou uma pessoa surda eu só ouço bem com próteses auditivas desde meus 20 anos que é uma questão genética eh e e bom e tenho atuado muito nessa pauta né de pessoas com deficiência e de um mundo mais inclusivo não pelo fato de ser uma pessoa com deficiência mas também eh pelo fato de ter sido Professor Eu acho que isso me trouxe muita sensibilidade e acredito que se a gente quer um mundo melhor esse mundo precisa ser o mundo mais acessível é claro que hoje como como deputada né que que estou eu tô legislando muito sobre isso mas antes de falar sobre a produção Legislativa queria cumprimentar a mesa saudando aqui aqui professora isani a professora Helen muitas professoras aqui né Isso é muito bacana a professora Carline a professora Ana Carolina A professora eh o Paulo Gomes né que Paulo cosmi perdão Paulo cosmi eh a professora Rosana e o professor João Daniel também e claro eh saudando o queridíssimo aqui que acabou se tornando nessa ada nessa minha vida de deputada e como presidente da Comissão da Ciência e Tecnologia atuando muito o nosso querido reitor E desde já parabenizando pelo excelente trabalho que ele tem feito eh aqui na Rural e principalmente uma coisa que me orgulha muito nessa pauta de inclusão né a gente aumentar a diversidade nas universidades que isso tem sido já uma referência Rural nessa pauta de diversidade e inclusão eu tenho muito orgulho e honra de estar compondo essa mesa aqui desde já desejando um excelente evento para todas as pessoas pessoas aqui pres presentes eu queria eh também saudar vocês Esse grande público que assim composto né nitidamente majoritariamente pelo público feminino isso assim a gente precisa chamar os homens para aqui para essa pauta também né gente essa pauta não não não pode ser eu acho que é claro que mostra a nossa o poder né da da mulher da gente tá interagindo Da gente ser pessoas assim extremamente ativas Mas enfim né a gente precisa chamar os homens também també como eu falei essa pauta da inclusão precisa sensibilizar toda toda a sociedade queria saudar As instituições presentes aqui também e e falar da importância desse fórum Estadual de Educação Especial na na Perspectiva da educação inclusiva eu acho que a gente tá com o mundo caminhando né me parece né pra gente mundo mais sensível para essa pauta um fórum como esse traz muita reflexão é um ambiente pra gente discutir vrias questões a gente sabe que as deficiências são múltiplas em cada deficiência tem várias especificidades e me esqueci de dizer também eh eu tenho um sinal em libras e o meu sinal é esse aqui a letra e puxando aqui né me orgulho muito desse desse sinal também né que eu recebi da comunidade surda eh queria Márcia parabenizar você demais pela pela coordenação pela iniciativa pelo pela gestão estão desse evento você é uma pessoa que me inspira muito né Eu já falei que você vale o ouro e que a universidade também ganha muito com a sua presença aqui então você estando à frente da Coordenação desse desse evento a gente sabe quanto que o evento ganha quanto que a universidade ganha e a sociedade ganha como um todo queria falar sobre o meu mandato também que a gente tá aqui a gente aproveita para falar sobre a nossa produção Legislativa que é importante vocês saberem que existe uma deputada que está aqui com o mandato à disposição para vocês assim como a comissão da Ciência e Tecnologia também legislando trabalhando muito e querendo trabalhar cada vez mais então a minha presença aqui sear também no sentido de me colocar à disposição de vocês vocês saberem que tem um mandato que está com muita disposição para trabalhar hoje o meu gabinete é o único da lerg que tem uma tradutora eh eh tempo todo intérprete de libras qualquer pessoa surda que chegar lá vai conseguir se comunicar Eu também estou aprendendo e vamos falar sobre sobreo né sobre sobre a produção n são com menos de 2 anos de Mandato são quase 500 projetos de lei protocolados fora indicações legislativas e para pessoas com deficiência ouvindo a comunidade toda eu protocolei alguns projetos que eu acho que cabe mencionar aqui por exemplo um programa de incentiva a participação de jovens na surd Olimpíadas a gente sabe que existe a paralimpíada e tem a olimpíada para pessoas curdas que é uma olimpíada é diferente e muitas pessoas surdas precisam desse incentivo jovens para a participação eu tô trabalhando eh com muito cuidado com muito carinho com muita responsabilidade para isso tem um projeto de lei que dispõe sobre a publicação do relatório de execução do orçamento das políticas para pessoas com deficiência é importante a gente ter transparência e acompanhar o orçamento e obviamente tentar aumentar o orçamento para que a gente desenvolva políticas públicas para as pessoas com deficiência tem um projeto de lei que que concede grat de entrada nos estádios esportivos e parques aquáticos às pessoas com deficiência esse projeto ele já eh essa lei já existe o meu projeto é para incluir acompanhantes as pessoas com deficiência nesses locais tem um projeto de lei que modifica a lei estadual para incluir no estado do Rio de Janeiro é claro que tudo que eu tô falando no âmbito do Estado do Rio de Janeiro porque eu sou deputado estadual então ten que legislar é no âmbito aqui do estado é claro que a gente se comunica também com outros Deputados de outros estados assim como Deputados Federais e a gente tenta eh eh levar também essas ideias paraos deputados federais que são sensíveis a essa pauta o dia Estadual agora da surd cegueira tem projeto de lei na prioridade de aquisição de ingressos para eventos culturais esportivos musicais e artísticos para pessoas com deficiência tem projeto de lei sobre a criação de centros de treinamento de futebol para pessoas com deficiência Isso é uma pauta que tá que que eu fui muito sensibilizada que eu fiz uma reunião lá na alerge com várias pessoas com deficiência e pessoas que estão conectadas ao esporte e a gente sabe o quanto que o movimento o quanto que o esporte é importante paraa nossa saúde de uma forma geral paraa nossa saúde mental também e as pessoas com deficiência elas precisam também se quiserem né praticarem esporte então a minha luta também é para tornar o esporte acessível esses locais acessíveis tem projeto de lei que é É sobre o incentivo para a pessoa aprender linguagem de sinais né libras no nosso caso e e assim eu fiquei pensando né Eh eu tenho uma intérprete né que tá direto no meu gabinete e às vezes eu tô eu eu estou com ela mas eu sei que você colocar uma intérprete no caso das pessoas surdas isso não garante uma inclusão n isso não garante uma inclusão a gente Obrigada eh porque várias pessoas surdas às vezes chegam num consultório médico ainda que tenha uma pessoa intérprete essa pessoa é uma terceira pessoa ali né Às vezes você tá querendo conversar com o médico Imagina você né Você Faz terapia tá querendo falar algo íntimo para terapeuta Aí tem um intérprete ainda né no meio dessa conversa então qu bom seria se a terapeuta se o médico se o Enfermeiro se o dentista soubesse também se comunicar em Libras então então a forma que eu fiz para incentivar né a sociedade a aprender libras foi colocar como critério de desempate em concurso público fora outros critérios quem sabe libras também tem esse critério de desempate então é um incentivo pra sociedade para aprender a linguagem de sinais tem o dia Estadual como falei também do paradesporto a minha preocupação né de manter a saúde da pessoa com deficiência casar Aqua praticar esporte vamos pensar sobre isso então quando a gente cria um dia estadual para alguma coisa é um dia pra gente refletir para fazer movimentos para fazer apresentações para colocar essas pessoas para falarem sobre isso tem o dia eh Estadual também já aprovado recentemente no plenário vai virar lei de tradutor e do intérprete de libras entendendo a ância de ter uma pessoa dessa profissão pro mundo Mais inclusivo ainda como eu tenha falado não seja eh o suficiente é necessário mas não é o suficiente para atender a comunidade surda tem também que eu acho que uma coisa muito importante puxada também nessa universidade e vou né lutar para contribuir para isso o instituir a política estadual da tecnologia assistiva é uma pauta muito importante pra gente tô caminhando junto com a Rural pra gente conseguir eh fazer isso né tem também a inclusão né sobre intérprete de libras nos jornais Nos programas nas propagandas programas institucionais para sempre ter um intérprete de livas porque né no nosso jornais nos nossos canais de comunicação não tem um interprete libras isso não é difícil Aliás não é nem um pouco difícil fazer o mundo mais inclusivo né basta ter vontade e uma lei que já é já é lei né o o dia Estadual do teatro acessível onde a gente discute também essa essa lei foi criada né eu espelhei é uma lei federal que foi espelhada Eh agora pro pro pro pro estado do Rio de Janeiro a gente falar sobre acessibilidade nesses locais onde se onde tem a gente tem promoção de cultura falando de uma acessibilidade plena né Eh não a gente não tá falando de rampa de piso tátil de intérprete mas é algo maior do que isso e quando você tá num ambiente super acessível você vê que você né tá eu acho que todo mundo se sente melhor quando a gente faz melhora o mundo para as pessoas com deficiência o mundo fica melhor para todas as pessoas Acho que isso é muito importante a gente falar aqui nessa mesa de abertura eh desse fórum e e como como professora como cidadã como uma pessoa com deficiência como uma deputada que tem ouvido várias comunidades né várias pessoas com deficiência eu me sinto muito honrada e tô muito emocionada eh E agradecendo mais o convite mais uma vez o convite de de compor a essa mesa eu acho que que eh como eh o mundo para Se melhorar a gente não tem como falar de nenhuma melhoria do mundo sem passar pela escola né e a preparação dos profissionais de educação Eu acho que isso é muito importante a gente trazer esse debate a gente preparar o profissional de educação para vários tipos de de deficiência né para várias especificidades de cada de cada deficiência então é com muito orgulho que eu componho aqui essa mesa agradecendo mais uma vez o convite parabenizando todas as pessoas aqui presente pelo fato de estarem com vontade de fazer esse mundo melhor muito obrigada um excelente evento para todos e todas nós [Aplausos] Obrigada agradecemos a deputada eu passo agora pro nosso magnífico reitor Professor Roberto Rodrigues bom dia a todos e todas aqui presentes quero saudar a mesa zamir né zanir satisfação tê-la aqui com a gente Helen uma satisfação João Daniel satisfação também Helen e zanir municipal esfera Municipal o João Daniel esfera Estadual Professora Rosana parceira já há algum tempo nossos junto com a ferge Professor Paulo cosmi diretor do nosso Instituto Caroline Nossa coordenadora do curso de Educação Especial Carline Caroline Nossa diretora do Campos de nove gua problemas técnicos e deputada Élica uma parceira de de de do anos mas de longa data né que eu acho que tanta parceria que fizemos ao longo desses dois ú últimos anos em prol do Estado do Rio de Janeiro e e em prol do desenvolvimento eh das pessoas e também da Educação do Estado do Rio de Janeiro ela como presidente da Comissão permanente da comissão eh de ciência e tecnologia da alerge e eu como presidente do friper bom vou me apresentar quero saudar também o pessoal que tá em casa vendo eh a partir da transmissão eu sou Roberto Rodrigues Sou professor e reitor aqui da Universidade sou professor desse Campus sou uma pessoa branca um homem branco com idade 52 anos eh 1,82 m cabelos pretos uso óculos camisa azul de botão de manga comprida e calça preta e estar nesse momento aqui hoje pra gente é especial mas esse especial tá se tornando repetitivo e a gente fica muito feliz porque começamos lá atrás com núcleo de acessibilidade e inclusão da nossa universidade que hoje é coordenado pela Mariana o nai ele é institucionalizado por nossa gestão há 3 anos atrás ele já vinha sendo feito um trabalho mas tornamos o na institucional na universidade há 3S anos atrás já viemos logo em seguida com a criação da política de acessibilidade e inclusão da nossa universidade aí uma inclusão Ampla inicialmente coordenado pela Márcia e ao mesmo tempo uma proposição da nossa universidade para criação de um curso de inclusão um curso de licenciatura em educação especial levamos essa proposta ao MEC a proposta foi aceita ao mesmo tempo dialogamos com o estado do Rio de Janeiro a partir de demandas dos municípios que estão aqui presentes gestores municipais que estão aqui presentes dialogamos também com o governo do estado e as coisas foram se encaixando frente cidade mas frente também a articulação que ela é colocada a partir do momento que nós temos ações conjuntas os resultados eles acontecem por eh quase que por sequência eh obrigatória entre aspas claro que nós precisamos pressionar e colocar Então foi uma ação conjunta dois municípios com a universidade frente ao MEC e uma ação conjunta dois municípios com a universidade junto ao governo do estado e criamos quase que ao mesmo tempo o curso de licenciatura educação especial e o curso de especialização em tecnologias de inovação inovação tecnológica ou seja eh realizamos aquilo que a nossa Constituição nos coloca um pacto federativo parcerias suprapartidários que permitem com que a sociedade avance por isso a importância dessa parceria que nós temos com a alerge a parceria que nós temos com o governo do estado a parceria que nós temos como município e hoje a importância da criação do fórum e o fórum tá trabalhando junto com a universidade com as Universidades eh de discussão e essa discussão indo pra sociedade transformando em política pública e retornando para nós Universidade como possibilidade de pesquisa melhorar a nossa pesquisa melhorar a metodologia trabalhar de forma em que as ações cheguem e retornem E aí eu vou falar agora em nome do fórum de reitores das instituições públicas de ensino superior do Estado do Rio de Janeiro que criamos também tem dois anos eu sou presidente nesses do anos estamos efetivamos efetivando tivemos a parceria constante da deputada nessa criação na criação do fórum o fórum já tivemos um prêmio junto com a faper foi o primeiro prêmio teses e dissertações voltadas para o estado do Rio de Janeiro realizamos esse prêmio ano passado foram premiadas a publicação tá para sair esse ano ainda junto com a faper foi a faper eu ipp Instituto Pereira passo segunda-feira começa o fórum para discutir o estado do Rio de Janeiro Nós criamos O friper acadêmico e o frde acadêmico A ideia é pesquisar juntar sistematizar todas as pesquisas que temos no Rio de Janeiro que pensem o estado do Rio de Janeiro nas nossas instituições e no friper eu esqueci de falar são compostos por C por 10 instituições as quatro universidades federais a Rural a u RJ a Unirio a uf as duas universidades estaduais a uerg e a UENF os dois institutos federais o Instituto Federal Fluminense Instituto Federal do Rio de Janeiro o CEFET e o Pedro I e na segunda-feira nós vamos iniciar esse debate teremos a presença da deputada lá mas de vários parlamentares como eu falei supr partidário eh de diversas correntes partidárias est est presente né nesse momento de abertura e vamos discutir crise institucional do Rio de Janeiro segurança no Rio de Janeiro mobilidade no Rio de Janeiro a saúde no Rio de Janeiro a educação no Rio de Janeiro porque que temos um dos piores idebs do Brasil principalmente concentrado aqui na Baixada Fluminense já que temos essas 10 instituições precisamos trazer a sociedade precisamos trazer esse debate colocar em Pauta e colocar em Pauta política mas não só política mas toda a sociedade civil estaremos lá com a Cut estaremos lá com eh a firjan tem várias representatividades eu acho que é isso que importa nesse fórum é isso que importa esse o papel das nossas instituições e da universidade pública esse evento aqui é marcante e mais um dos eventos marcantes que nós precisamos ter no estado do Rio de Janeiro desenvolver incluir desenvolver o nosso estado trazer para debate o papel da inclusão trazer para debate o papel da Universidade dialogando articulando com os municípios com o estado é o que desejamos e queremos para o nosso país e para o estado do Rio de Janeiro por isso Márcia quero aqui parabenizar também pessoal do os nossos professores do curso de licenciatura e educação especial que tem feito um papel muito proativo mesmo nesses curso curto espaço de tempo menos de 2 anos que estamos trabalhando mas uma proatividade muito grande que hoje vamos chegar ao Brasil ajudando na formação em todo o nosso país parabéns que tenha um bom evento Essa é a universidade pública que desejamos Essa é universidade pública que sabemos que existe que fez história nesse país e vai continuar fazendo história uma universidade pública gratuita qualidade de qualidade e referenciada no seu território nosso caso aqui na Baixada Fluminense Muito obrigado [Aplausos] eh muito obrigada magnífico reitor vou fazer um Uma Breve fala muito curta porque dando sequência ao nosso evento nós mudamos um pouco a programação e trouxemos o lançamento do fórum para parte da manhã considerando a presença das autoridades que em seguida terão que se retirar pelos seus compromissos eh mas eu gostaria de destacar três aspectos importantes é ditos aqui na mesa primeiro agradecer a deputada que colocou seu mandato à disposição eh vocês sabem que a gente aceita né imediatamente eh dizer dizer que nós temos um acúmulo já no Fórum de discussões e que eh e não só no fórum mas temos um acúmulo de dados de pesquisa né temos hoje sete grupos de pesquisa ativos mas o mais antigo é o Obe o Observatório de Educação Especial que tem dados produzidos já 15 anos sobre os desafios e também sobre as boas práticas que nos últimos anos eu tenho direcionado muitas nossas pesquisas para as boas práticas e os nossos professores fazem práticas incríveis nas escolas e essas práticas precisam ser divulgadas acredito que agora com fórum estadual e contamos com apoio eh da da da sua comissão mas também com Frip perge eh nós possamos potencializar eh a educação inclusiva no nosso estado e uma das estratégias deputada é fomentar o a tecnologia assistiva hoje as estatísticas mostram que menos aproximadamente 40% das matrículas do público da Educação Especial Tem suporte do aee e esse suporte muitas vezes passa pelo uso de tecnologia assistiva e aqui eu não tô falando de Tecnologia assistiva de alta complexidade de alto custo não eu tô falando de Tecnologia de baixo custo de baixa complexidade produzida pelos nossos professores e nós já temos várias propostas eh nós somos contemplados com o projeto fep na área de tecnologia assistiva fizemos parte atualmente do programa Viver Sem Limites e da rede Sis assistiva só tem dois projetos em educação no Brasil que integram essa rede um no no Nordeste de Pernambuco e o nosso aqui da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e no âmbito desse projeto a além do desenvolvimento de tecnologia assistiva nós tivemos no ano passado o registro do primeiro software é na área de comunicação alternativa produzido com as mães das crianças com síndrome congênita do Zica vírus esse software ele foi produzido numa parceria eh com apoio financeiro do CNPQ da ferge entre Rural e PUC Rio e surtiu na tese de doutorado da Érica é um sof de eh acesso aberto público e está aqui no servidor da nossa universidade mas tecnologia assistiva também temos uma grande preocupação e é um dos eixos do nosso projeto que é a formação de professores para que desenvolvam tecnologia assistiva de forma muito especial a comunicação alternativa nós temos dados que revelam que mais de 80% eh das crianças acometidas com a síndrome congênita do Zica vírus não estão na escola nós precisamos já conversei com Dr Rodrigo da Defensoria Pública temos aqui também a representação da Defensoria Pública D marina que vai estar numa mesa conosco à tarde para que a gente possa fazer uma um pacto para fazermos uma busca ativa e por que que eu tô citando esse caso porque essas pessoas têm o direito humano negado quando não tem acesso à comunicação alternativa e e na maioria das vezes não tem acesso por falta de ações e programas intersetoriais isso está previsto a intersetorialidade paraa promoção integral do desenvolvimento da pessoa com deficiência está previsto na na lei brasileira de inclusão mas não acontece e quando acontece acontece de maneira frágil nos territórios e também no estado o o Daniel sabe disso e geralmente acontece sem diálogo com a educação Então a primeira pauta Nossa já Uma demanda que as políticas intersetoriais dialoguem com a escola porque as crianças ficam na escola pelo menos 4 horas por dia mas Além disso O vínculo afetivo das famílias é com a escola e não com a saúde e assistência não podemos reduzir a territorialidade somente para saúde e assistência todos os setores precisam ser envolvidos inclusive transporte renda e outros porque temos outros desafios imensos pela frente que estão sendo pautados nos fóruns adultos com deficiência que não tem para onde ir mercado de trabalho mas isso não é a pauta para hoje mas já deixa aqui sinalizado então a primeira pauta um outro é então a tecnologia assistiva passa pela formação de professores principalmente no desenvolvimento da comunicação alternativa E isso está previsto no nosso projeto fep que teve adesão de 15 redes incluindo o Estado e com a inclusão do Estado já vou aqui anunciar nós estamos pensando porque a fep nos cortou muito dinheiro mas nós vamos conseguir né o Daniel tá rindo porque eu eu vou lançar a ideia depois nós vamos achar o dinheiro tá gente A ideia é que a gente possa desenvolver um programa Estadual um racat porque aí a partir desse racat com os jovens do Estado nós podemos desenvolver coisas incríveis na área de tecnologia assistiva para serem usados nos estados e a nossa proposta é desenvolver nas 14 regionais do estado e a minha proposta é ir além que algum político compre a ideia e possa criar um programa de iniciação científica Júnior na área de tecnologia assistiva porque com isso nós vamos Não só resolver problemas locais porque eu não sei quem viu o rio Wick aquele que teve aí que eu esqueci o nome agora coisas incríveis que foram produzidos por eh jovens do ensino médio do cfet eh da fitec e de escolas eh do estado e a gente precisa Isso vai contribuir paraa melhoria do Ideb porque esses jovens vão produzir ciência e aí a gente vai também não só estimular a inclusão o desenvolvimento de tecnologia mas a popularização da ciência e isso é viável na Parceria público público entre os diferentes setores envolvidos estados municípios e obviamente a universidade isso está previsto a fep cortou grande parte da verba porque tinha previsão de alimento pros jovens A ideia era trazê-los paraa Universidade mas a gente já otimizou essa ideia o Daniel vai tentar né gente eh conseguir que os ratons sejam desenvolvidos nos territórios o que eu acho muito importante Mas precisamos avançar Nessa proposta Então já lançou você viu você ofereceu deputada eh eu estou eu eu aceitei o presente né gente eh mas é uma uma uma ação muito importante e a última ação eh que me que está agora na agenda logo em seguida mas antes disso vamos ter uma pequena quebra de protocolo é a criação do fórum eh Estadual de Educação Especial na Perspectiva da educação inclusiva que para mim tem três grandes objetivos O primeiro é fortalecer o diálogo entre os diferentes atores políticos com a Universidade na busca de estratégias e soluções pro desenvolvimento Educacional da pessoa com deficiência eh a gente fala muito em desenvolvimento econômico Desenvolvimento Social mas não há desenvolvimento econômico e social sem desenvolvimento Educacional e não há mais desenvolvimento Educacional sem inclusão essa pauta não é mais negociada ela é inegociável Ela tá na nossa Constituição e ela é lei também na lei brasileira de inclusão então a gente entende que o fórum pode contribuir com a produção de dados com o desenvolvimento dessas ações de extensão né racat Tom formação de professores e outras eh Mais também com produtos e soluções na área de tecnologi assistivas e outras estratégias são usadas nas salas de recursos né que eu falei antes que é hoje o espaço eh prioritário mas também o fórum é um espaço para mim privilegiado para organizar todas as redes em prol eh da do aperfeiçoamento das políticas de educação inclusiva nós hoje temos 95% das matrículas das quase 171.000 na Educação Básica no Brasil 95% nas escolas comuns pú públicas nós avançamos no direito de acesso mas agora Temos que enfrentar um segundo aspecto que é o direito aprendizagem E se nós melhorarmos a aprendizagem da população com deficiência com teia altas habilidades que nunca enfrentamos seriamente no nosso estado né que fique registrado que é a próxima pauta pós projetos ica vírus nós vamos melhorar a educação de todos então acho que o fórum tem esse papel Nós estamos Nós vamos em março organizar a estrutura e funcionamento desse fórum E aí nós podemos também entregar eh essa pauta para os o o os setores aqui representados eh nós estamos propondo no fim do evento de hoje porque a pauta do evento de hoje é a intersetorialidade a carta de Nova Iguaçu eh eh e que nós vamos pautar no final do evento para a provar para entregar também já com a pauta do acúmulo das nossas discussões realizadas ao longo principalmente desse último ano em que nós nos tornamos um fórum Itinerante eh antigamente o fórum funcionava aqui agora o fórum ele vai circulando nos municípios né já fomos em Barra Mansa já fomos em Mendes já fomos em Duque de Caxias nós vamos circulando bem eh e agora então aproveitando a presença de todos nós temos a seguinte agenda vamos fazer a leitura do texto de lançamento mas antes disso Cabe a mim né Nós temos aqui hoje homenagens Nós queremos fazer uma homenagem à nossa querida professora Rosana glat que acabou de se aposentar [Aplausos] eh eu vou fazer uma pequena leitura da trajetória da professora Rosana glat e vou pedir que a mesa por favor eh tenha paciência comigo porque também é para mim um momento muito importante porque professora Rosana glate faz parte da minha trajetória de vida e profissional professora Rosana glat foi minha Orient no mestrado no doutorado eu aprendi quase tudo que eu sei sobre política a culpa é dela eh para além da pesquisa claro que a professora Rosana glat também me ensinou muito sobre eh pesquisa e eu me sinto muito honrada e muito feliz em fazer essa leitura e faço questão de fazê-la tá eh bem como eu já disse então eu sou suspeita eh para fazer essa leitura essa homenagem professora Rosana ela não é individual ela é coletiva de vários setores ela foi aprovada no observatório de Educação Especial inclusão educacional que hoje tem mais de 40 membros entre estudantes de Mestrado doutorado graduação e também professores de Educação Básica foi aprovada no colegiado de licenciatura em em Educação Especial está registrada em ata e foi aprovado também na reunião do Fórum de gestores Nós levamos a pauta e foi eh aprovada professora Rosana glat eh é uma das pioneiras da Educação Especial no Brasil esteve presente em momentos fundamentais e muito importantes para para paraa área eh na qual ela contribuiu significativamente para que ela fosse consolidada ela esteve na reunião de criação da Associação Brasileira de pesquisadores em Educação Especial da qual ela foi já eh gestora vice-presidente e outros cargos professora Rosana também esteve presente na reunião da criação da revista brasileira de Educação Especial a revista mais importante no Brasil só temos quatro revistas em educação especial Essa é a revista mais importante para nós eh em termos acadêmicos a professora Rosana também esteve presente em vários outros momentos eh e também professora Rosana para mim e já falei isso para ela eh particularmente em vários momentos é uma grande Pioneira na mudança metodológica da pesquisa no Brasil No que diz respeito às pesquisas envolvendo pessoas com deficiência intelectual professora Rosana fez a primeira tese de doutorado com pessoas com deficiência ela fez uma pesquisa com mulheres adultas com deficiência intelectual porque até aquele momento no Brasil eh seguindo muito uma uma trajetória norte-americana as pesquisas eram desenvolvidas sobre as pessoas com deficiência e a professora Rosana introduziu por meio do método de história de vida eh que é uma pesquisa qualitativa essa mudança e que hoje está muito presente quando a gente defende a ideia da ciência cidadã transformadora que é um termo que nós desenvolvemos no grupo de pesquisa a partir da ideia da pesquisa transformadora e da ciência aberta que tem como um dos seus principais princípios a participação e o engajamento dos próprios sujeitos que fazem parte da pesquisa Então esse é um legado é muito importante e que muda na minha visão a o tipo de pesquisa que é desenvolvido a tese de doutorado dela que foi publicada em livro já foi reeditada traz isso muito bem bem eu escrevi todo o discurso mas eu sei tudo de cabeça né porque convivo com a professora Rosana há muito tempo então nem tô lendo aqui meus registros eh mas falar da professora Rosana e de sua vasta cont para a área é um grande desafio além dessas importantes iniciativas e pioneiras Ela também tem vasta trajetória na pesquisa na gestão científica né atualmente está na fapeg mas já atuou como consultora da do CNPQ de outros órgãos de gestão científica não é não é possível falar da professora Rosana sem também falar da gestão acadêmica professora Rosana ao longo da sua não sei se eu aprendi com ela mas ela teve vários cargos importantes Ela ajudou a criar o proped que hoje é um dos principais programas de pós–graduação do qual ela foi gestora inúmeras vezes foi diretora da faculdade de educação da uerg e teve vários outros cargos também a professora Rosana tem vasta produção científica eh com publicações de várias obras em livros e artigos mas eh eu também quero destacar a atuação da professora Rosana na formação de recursos humanos a nível de pós–graduação mestres e doutores doutores que hoje estão espalhados pelas diferentes universidades do território nacional e também aqui no estado do Rio de Janeiro professora Rosana eh eu eu poderia aqui fazer uma uma leitura alhada do currículo lates dela mas eh eu vou destacar alguns cargos que ela ocupou além desses que eu já mencionei eh ela atuou também na no pibid mas atuou eh na no conselho Universitário integrou o fórum permanente de desenvolvimento estratégico do Estado do Rio de Janeiro de 16 a 20 foi do Conselho Municipal de Educação eh eh foi também do Conselho superior das fitec do Conselho eh foi consultora do Instituto Helena tipof e do programa integrado da Academia Brasileira de ciências é pesquisadora um do CNPQ na área de educação especial nós temos só quatro pesquisadores um do CNPQ professora Rosana um deles eu também sou tá gente é chique eh é uma concentração 50% os pesquisadores un npq estão no Rio de Janeiro eh só tem quatro então Eh é cientista do estado da ferge é coordenadora do grupo de pesquisa inclusão e aprendizagem de alunos com necessidades especiais práticas pedagógicas cultura escolar e aspectos psicossociais que é também uma grande contribuição da professora Rosana paraa área de produção do conhecimento eh por tudo isso e portanto somos gratos e homenageamos nossa querida professora Rosana glat a quem convidamos para receber a placa confeccionada pelo reconhecimento do seu trabalho e atuação na educação especial do Rio de Janeiro e do Brasil Carline Parabéns gente olha sem palavr tá eu não ten discurso para isso eh realmente é uma grande alegria uma surpresa eu tô até aqui emocionada mesmo fico até sem graça eu fiz tudo isso porque eu tenho muitos anos de beira de praia como se diz no Rio de Janeiro né e e eu fico assim eu acho que a grande contribuição eh o maior digamos assim alegria hoje Até conversei até com a com o reitor Prof é quando o mestre eh vê que os seus discípulos superam mestre tá e eu quero dizer isso da mácia não só dela tá talvez eu acho ontem eu também estive numa tava numa aula inaugural num curso de Educação Especial na Universidade Federal de J de for e uma outra orientando a minha hoje é para reitora de graduação eu acho que é para isso que a gente tá aqui né e Verê que a área tá seguindo tá comentando e principalmente uma coisa que isso sempre foi muito grato para mim que a universidade não ficasse isolada dentro da sua como a gente diria Torre de Marfim esse contato com a sociedade com a comunicação porque é para isso que a gente faz pesquisa na área da Educação Especial Olha eu não vou falar mais foi muito longo eu quero dizer que eu tô assim muito muito muito emocionada e agradecida e até sem graça Parabéns professora Rosana vou quebrar novamente o protocolo fica a dica da professora Rosana para os meus ex orientandos tá eh bem vamos agora aproveitar que todas as autoridades ainda estão aqui presentes para fazer a leitura de lançamento do fórum estadual que já foi aprovado em setembro no Encontro do intermunicipal em Duque de Caxias eu faço a leitura do texto em seguida eu convido a professora Carline porque o fórum tem o apoio do colegiado do curso de licenciatura E também o professor Roberto Rodrigues nosso magnífico reitor para declarar a publicamente a criação do fórum mas eh como está sendo filmado e esse é um Marco muito importante pro nosso estado eu escrevi mais um texto obviamente eh eu acho muito importante a gente colocar como esse fórum eh foi gestado ao longo dos últimos meses um pouquinho de história para que isso fique registrado porque muitas vezes as pessoas chegam e acho que vão inventar roda mas a criação desse fórum é um acúmulo reflexo de trabalho de 16 anos Mas acima de tudo a confiança na universidade pública neste caso na nossa universidade bem a ideia de criação do fórum Estadual de Educação Especial na Perspectiva da educação inclusiva surgiu com a experiência do fórum permanente de Educação Especial na Perspectiva inclusiva da Baixada e do Sul Fluminense como eu falei anteriormente criado em 2014 e registrado como atividade permanente de extensão na nossa pró-reitoria o fórum do Sul e da Baixada Fluminense ele foi criado a partir de um projeto de pesquisa denominado Observatório da educação a escolarização de alunos com deficiência intelectual políticas públicas processos cognitivos e avaliação da aprendizagem que foi um financiamento eh do governo federal do primeiro governo Lula e do segundo governo Lula do programa Observatório da educação um programa que estimulava Justamente a articulação entre Educação Básica e educação superior e foi dentro desse programa que nasceu o nosso eh primeiro fórum Porque durante a execução do projeto em conversa com aquele momento cinco gestoras eh nós sentimos a necessidade também de desenvolver ações de extensão e desde então nunca mais nenhum projeto coordenado pelo Obe foi realizado só como projeto de pesquisa todos eles atrelar ações de extensão e de pesquisa e muitas vezes ainda formação continuada para professores os professores participavam das formações e participavam também dos projetos de pesquisa desenvolvendo estratégias pedagógicas em sua duas salas de aula hoje então o fórum é composto por 12 redes a partir dele inúmeras ações importantes para área da Educação Especial foram gestadas e articuladas vários projetos de extensão nesses 15 anos temos o registro de cerca de 3.000 eh formações em nível de curta duração 3.000 professores chegou um momento que não tínhamos nem espaço aqui tivemos que fazer parceria com Sesc que na época gestora de Nova Iguaçu nos ajudou porque era tanta gente participando que tivemos que usar o auditório do SESC e negociar o dinheiro que era para o café foi usado para que mais pessoas pudessem fazer a a formação e fizemos o nosso café pedagógico é coletivo cada um trazia um pouquinho Foi muita farinha branca e açúcar né Eh também eh desenvolvemos inúmeros projetos de pesquisa focando principalmente a escolarização da deficiência intelectual que ainda hoje computa 53% do total de matrículas da Educação Básica No que diz respeito ao público da Educação Especial deficiência múltipla e desde de 201819 por uma demanda das gestoras também na área da síndrome congênita dos zc vírus porque o estado do Rio de Janeiro foi o segundo mais afetado e dentro do Estado uma das regiões mais afetadas foi a baixada fluminense estamos desenvolvendo o estudo longitudinal acompanhando Algumas crianças eh des de 2019 e 2020 e foram essas mães que fizeram parte já usando o modelo da do código internacional de funcionalidade na produção do nosso aplicativo como nisica eh eh e foi também no âmbito desse fórum Como já citado pelo magnífico reitor que nós eh estabelecemos parcerias com o estado com a com a Sect para termos a primeira especialização em Educação Especial inovação tecnológica tem vários alunos aqui hoje que já está terminando a sua segunda turma fechamos a primeira turma com 1997 formandos e estamos fechando se todo mundo entregar o TCC e 95 nessa segunda turma temos aqui também vários tutores foi também nesse fórum que surgiu a discussão da criação da licenciatura em educação especial e em diálogo com associações de famílias de pessoas com deficiências o próprio PPC e algumas alguns conteúdos componentes curriculares como diria a nossa professora Caterine é foram gestados com as famílias como por exemplo conteúdos relacionados à síndrome congênita do zic vírus que é o primeiro curso de licenciatura do Brasil que tem disciplinas específicas nessa nessa área eh bem eh também avançamos nas políticas de inclusão e acessibilidade na universidade e foi nesse contexto que nasceu então a a ideia da criação do fórum eh Estadual em diálogo com as gestoras do intermunicipal professora Helen e professora Renata que infelizmente não está aqui hoje para que déssemos continuidade que a nossa preocupação e não vai ficar gravado mas todo mundo sabe disso é quando mudam os gestores quando tem eleição muitas vezes se pedde o acúmulo né se se se perde tudo aquilo que se conquistou às vezes até aquilo que deu certo infelizmente então a ideia de registrarmos o fórum como uma ação de extensão é para que a gente possa dar continuidade mesmo que tenhamos mudanças políticas assim como aconteceu no fórum da Baixada e Sul Fluminense quando há mudanças políticas a gestora que sai já insere no grupo a próxima gestora e a gente entende que isso é fundamental para dar continuidade a ao trabalho que vem sendo eh desenvolvido bem assim hoje estamos lançando então o fórum Estadual de Educação Especial na Perspectiva da educação inclusiva e eu vou ler aqui os objetivos escritos para esse fórum com o objetivo de ampliar o diálogo entre a educação superior e a educação básica para o aperfeiçoamento e consolidação das políticas de educação inclusiva do público da educa especial por meio do debate coletivo pesquisa extensão e formação continuada de professores e também Inicial Agora com a licenciatura Porque é importante e eu tenho dito em todos os eventos até a nossa universidade criar o curso de licenciatura e de especialização o estado do Rio de Janeiro oferecia o estado não a iniciativa privada eh atendia 12.000 vagas em formação Inicial e continuada E hoje nós estamos atendendo dessas 12.000 vagas praticamente 2.000 por meio dos dois cursos da nossa universidade que é a única que oferece formação Inicial e continuada pública de forma gratuita pros nossos professores Além disso essa iniciativa Visa fomentar a parceria público público que é uma ação que nós temos defendido e que entendemos estratégica para as políticas públicas por várias razões ela é mais barata ela é barata nos políticos a gente entende que é investimento a educação né mas eh não não a a deputada Claro mas outros os executores né Eh ela é mais ética e ela dá continuidade porque quando as secretarias contratam os tais dos Consultores ou assessores em educação são empresas as empresas vão fazem seu projeto e vão embora por que não contratam as Universidades e esses recursos são revertidos para os estudantes de graduação por meio de bolsa seria uma proposta muito mais eh importante e que teria um retorno social Então essa esse é só um exemplo do que pode ser feito numa parceria público público mas nós temos que aprimorar nossos processos porque temos muitos entraves e temos que aprimorá-los para ampliar esse tipo de parceria de cooperação técnica eh bem entendemos que o E aí aqui vou só repetir para ficar gravado porque eu escrevi essa frase eu acho que ela é muito importante entendemos que o desenvolvimento econômico e social ocorrerá somente se tivermos desenvolvimento Educacional o que implica em inclusão e participação de todos e todas Inclusive das pessoas com deficiência a organização e o funcionamento dessa importante espaço do fórum será definido a partir de março de 2025 em reunião conjunta com os participantes por hora desejamos ao fórum Estadual de Educação Especial na Perspectiva da educação inclusiva vida longa e sucesso em suas ações e propostas por fim não menos importante quero fazer um agradecimento muito especial a todas as gestoras e gestores que estão aqui presentes que confiam e confiaram ao longo desses anos no trabalho que nós desenvolvemos aqui Mas acima de tudo confio na universidade pública somos todos um sistema público Educacional estamos somente em níveis diferentes vocês na Educação Básica e nós na educação superior e eu tenho defendido e acredito muito que temos que trabalhar juntos para avançarmos mais e [Aplausos] sempre e agora sim para encerrar e chamar a professora Carline o nosso magnífico reitor viva a educação pública viva as professoras e os professores que fazem a nossa educação pública e viva a inclusão como está na Nossa faixa muito obrigada chama agora professora Carline para fazer suas considerações e O Magnífico reitor para fazer a fala final de lançamento do nosso fórum que teve a Adesão de 46 redes eh que mandaram a no Formes a Adesão eh incluindo o estado do Rio de Janeiro e o município do Rio de Janeiro certamente é o maior Fórum da América Latina porque só município do Rio de Janeiro é a maior rede pública da América Latina professora Carline Ah é Para mim é uma grande satisfação né participar de um lançamento tão importante né do fórum Estadual de Educação Especial na Perspectiva da educação inclusiva né Em Nome do colegiado de curso de licenciatura em educação especial a gente expressa a nossa expectativa né quanto o lançamento desse fórum e também eh políticas públicas né por meio agora pensando a nível Estadual né tendo agora a participação do Governo do Estado por meio da secretaria de educação envolvida nesse processo aqui representado pelo eh Daniel bov né do superintendente da Educação Especial eu acho que nesse sentido de fortalecer as políticas municipais e também a rede estadual de ensino né voltado pra modalidade educação especial para mim é uma É uma honra muito grande estar aqui nesse momento desse momento histórico né Márcia e também por por acreditar na implementação de políticas de ver as coisas acontecendo eu gosto muito disso eu Carline né particularmente para mim é o que me move então Eh eu só tenho assim agradecer e também está muito feliz né uma felicidade muito grande estar aqui com vocês todos nesse momento e minha expectativa é muito grande de tá acompanhando tá fazendo parte desse processo junto com vocês de estar sendo acolhida também aqui pros gestores né municipais a gente agora tá próximo pouquinho para firmar a uma coordenação eh cooperação técnica com o município de Mendes nós estivemos também em Barra Mansa né em duc de Caxias Então a gente tem rodado no estado né já fale que vem eh no podcast Então para mim é uma alegria uma satisfação E a expectativa é grande e também dá aquela borboletinha no estômago né Isso é bom é um bom sinal Porque quando acontece isso é que não tá nada naturalizado e a a gente tá pulsando ainda né e eu passo a palavra agora pro pro pro reitor da Universidade muito obrigada gente bom Como comentei anteriormente a criação de fórum e quando ele trabalha eh relacionado com as esferas eh federativas do nosso país e tocado com a proposição científica proposição acadêmica de construção coletiva ele gera muito mais resultado gera resultado tanto para pros gestores públicos que tem começam a ter ferramenta mas ao mesmo tempo gera resultado pra gente que traz pra gente também material de pesquisa que podemos melhorar e ampliar então ess a criação do fórum é fundamental e necessário acho que a gente precisa ter mais fóruns eh dialogados com as universidade e aí eu vou falar em nome da da da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro mas também em nome do fórum de reitores das instituições públicas do Estado do Rio de Janeiro da importância da criação desse fórum espero que a gente tenha outras iniciativas de fórum também para discutir e que a gente aproveite bastante essa parceria mas muito mesmo muito que a gente consiga construir uma um Rio de Janeiro inclusivo um país inclusivo um país com educação inclusiva para todos e todas e dessa forma eu declaro aberto felicidade né eu declaro declaro criado Nossa fiquei até emocionado agora Então declaro criado o fórum isso declarado for criado Muito [Aplausos] obrigado Parabéns a todos vocês aqui presentes e a todos que construíam esse processo junto essa política junta eh enquanto a gente tira foto oficial eu vou pedir ajuda ao apoio técnico pra gente deslocar as cadeiras em seguida eh e e depois a gente desfaz a mesa Mas temos que tirar a foto primeiro Tá sim vamos ficar aqui mesmo eu acho que podemos fazer a foto aqui né ou será que a fotógrafo que manda Cadê a fotógrafo tá aqui vai fic ver assim a foto vamos fazer duas vamos fazer uma de frente de lado me pronto eh vamos desfazer a mesa enquanto a equipe organiza aqui Se alguém quiser ao toalete tomar um cafezinho fique à vontade muito obrigada muito obrigada a todos a dela tinha uma cópia agora vai terão mas aí euo peça Sheila Bom dia Cristina para chamar o pessoal a equipe organizadora para que a gente possa retomar as atividades da parte da manhã por favor tomem seus lugares após muitas emoções eu sei que é difícil acalmar o [Música] coração Gente vou esperar um pouquinho tá é que que o povo ainda não sentou é [Música] eess gente então para iniciar a segunda mesa da manhã experiências intersetoriais autodefensoria e movimentos sociais de pessoas com deficiência eu chamo para compor a mesa a professora D Rosana glat propé erge que fará a mediação e e para compor essa mesa e eu anuncio também a joselene Leal Tavares Dantas que é presidente Nacional da pastra contra a violência da pessoa com deficiência A Jô já está aqui do meu lado eu só descobri que o nome dela não era Jô quando eu fiz o convite porque ela é minha amiga de longa data e eu não sabia que o nome dela era joselene eu só a conheço por Jô eh chamo também a a professora mestre Mag Fernandes de Carvalho que é coordenadora eh do Moab movimento autista do Brasil do Estado do Rio de Janeiro é também professora da rede Municipal de São João de Meriti e é integrante do nosso Obe bem-vinda Magda eu chamo também eh Irani que é professor aqui do Estado e treinador paraolímpico da associação ur Muito obrigado urani pela sua presença eu vou passar a palavra pra professora Rosana glat para Que ela possa fazer a mediação da mesa aqui estão os nomes só que aqui mudou veio o ir porque ele veio substituindo Não não precisa ler nada é só fazer a dinâmica do trabalho tá Quem começa eh você quer começar Irani ou quer começar jog ele é o Irani Irani só que ele veio substituindo O Tiago tá ótimo tá bom obrigada professora [Música] rosando bem continuando né a nossa sessão eu ainda estou ass meio Impacto de Moção Tá então não reparem aí a desorganização da mesa Então nós vamos passar a palavra a professor Irani né que vai fazer seu pronunciamento eh teria mais ou menos uns 10 minutos tá Qual é o tempo Márcia Márcia me ajuda aqui que eu tô tá tá aí quando tiver quase acabando eu vou dar um toque tá obrigado professora Bom dia a todos [Música] eh tem se não sei se tem pessoas com deficiência visual na plateia e eu sou moreno tem 1,75 m tem grisalha sou calvo Estou vestindo uma blusa polo vermelha com símbolo da minha Associação calça jeans desbotada e um tênis azul é um tênis esportivo Azul n eh bem primeiramente me apresentando eu atualmente atuo na rede estadual no Colégio Estadual Califórnia na metro 1 sou professor de Educação Especial no colégio na escola municipal inclusiva Albert Saving homem de atu como professor de Educação física e atuo como treinador da Ures eh que funciona aqui do lado no Centro Olímpico eh eu sou treinador de atletismo né atletismo paralímpico e treinador do futebol de baixa visão bem eh atualmente ocupo o cargo também na semel de coordenador de desporto paralímpico eh esse cargo foi criado né Depois de muita luta que a cel atuava em várias Vertentes do esporte porém a gente tinha um trabalho paralímpico né um trabalho com pcd bem atuante e se fez necessário a gente brigou e essa Coordenadoria foi criada e com muita honra eu assumi esse cargo bem contando um pouquinho da minha história eh enquanto deficiente que eu sou sou portador de baixa visão eh no atletismo eu era classe T12 eu iniciei a a a minha carreira no Instituto Benjamim constan como atleta eh eh vim de uma família pobre muito pobre minha mãe solteira nasci na Baixada Fluminense eh na época que a baixada não tinha estrutura nenhuma década de 70 60 final da década de 60 e a minha mãe era uma pessoa de pouca instrução porém era uma pessoa de uma garra incrível e ela preocupado com a minha alfabetização e ela não conhecia o briley ela começou a me alfabetizar com palito de dente colado num pão e me ensinava a cor através das frutas né ah a maçã é vermelha e me dava uma maçã tomate é vermelho me dava um tomate cenoura é é cor de abóbora né e o Chuchu é verde o ovo é branco e quando eu voltei a enxergar que eu nasci cego das duas vistas eu voltei a enxergar eu sabia cores e já era Alfabetizado com 4 anos de idade isso vindo de uma mulher que só estudou até a quinta série é quinta séria do Ensino Fundamental com muita luta Ela conseguiu que eu fosse para uma escola regular onde eu estudei até o quto ano e depois fui pro Benjamim Constant Instituto Benjamim constan onde eu me primeiro inicialmente minha mãe sempre falava né que queria que eu fosse músico que ela a única perspectiva que ela vivia de ganho seria tocando música porque ela via o cego tocando sanfona na no trem ela via muitos músicos cegos assim pô música né música quea não vai precisar ler só de ouvido ele tira eh e ela me dava muitos instrumentos musicais e eu entrei no Instituto Benjamim constan com o intuito de ser músico Só que lá um professor chamado Paulo Sérgio de Miranda que faleceu anteontem praticamente uma referência no desporto paralímpico no na educação física para pessoas de com deficiência visual me viu atleta me colocou no atletismo com isso eu fui para Mundial participei da primeira paralimpíada em cuu eh em 1988 disputei mundial em 86 e fiquei 10 anos no atletismo paralímpico e quando terminou eu falei assim eu quero ser professor quero ser treinador E como sempre as pessoas te desencorajam como é que você vai ser treinador com baixa visão como é que você vai ver a bola como é que você vai ver o aluno como é que você vai preencher o diário e eu falava não não tudo se dá um jeito né se eu fui Alfabetizado por uma mulher que trabalhava para sustentar família ainda achava tempo para colar palito para escrever frases palavras para me alfabetizar eu com estudo com tudo que eu aprendi vou superar isso tudo e graças a Deus superei ingressei me formei na Universidade Federal Rural de Seropédica sou filho dessa casa me formei em educação física e iniciei o trabalho com um desporto paralímpico inicialmente na vila eu fui auxiliar técnico do Benjamim Constant consegui realizar um sonho de que era trabalhar no Benjamin const fui auxiliar técnico logo depois fui para Maricá e quando eu fui transferido para semel que eu era funcionário DAE mpal fui primeira coisa que eu cheguei lá falei assim temos que criar especialista em atletismo resolvi trabalhar com o atletismo paralímpico e o professor que estava lá que é meu parceiro até hoje o professor Jorge Morais Abra sua ideia eu terminei levando ele também pro movimento paralímpico Ele também fez todos os cursos de treinador também é nível três treinador Internacional paralímpico e iniciamos um trabalho em 1900 em 2009 fomos para maped e na pandemia Houve um problema e a ur que atua aqui do lado no Centro Olímpico me abraçou su e lá na Ures nosso trabalho só cresceu hoje temos eh vários atletas paralímpicos despontando nacionalmente nós vamos pro brasileiro e o brasileiro é bem seleto né são os oito melhores do Brasil nós estamos levando cinco atletas de Novo Iguaçu eh infelizmente ainda encontramos muitas barreiras eh no meu início de carreira eu tive que atuar como professor de escola antes me formar eu já fiz o concurso para Bel for rxo e já tinha passado no concurso Passei no concurso só que eu não podia assumir por conta da do certificado de conclusão do curso e eu tava no último período todos os professores dessa instituição adiantaram as minhas provas me deram uma declaração que eu era apto a me formar e mesmo assim eu encontrei barreira mesmo assim fal assim não você tem que colag grar com a tua turma eu precisei acionar justiça para que ele me desse meu certificado para que eu pudesse assumir em Bel for Rojo chegando lá deparei com uma turma de EJA e e a turma de EJA você tem que ser inclusivo porque lá nós temos jovens adultos pessoas de idade maioria dos jovens que estão lá muitos trabalham Muitos são a rimo de família então a aula de Educação Física não pode ser aula de Educação Física tradicional e eu encontrei muita barreira tanto de alguns alunos como de alguns profissionar a metodologia que eu usava que era dar texto leitura relaxamento na sala eu evitava pô vou botar futebol a Senhorinha vai fazer o qu na hora do futebol o senhor vai fazer o qu na hora do futebol o cara que chegou cansado do trabalho vai fazer o quê que atividade ele vai fazer eu vou botar ele para correr para fazer po chinelo flexão abdominal absurdo então eu trabalhava a parte teórica e a parte prática eu trabalhava relaxamento alongamento acredito semem quiser maioria dos Professores encarnavam e debochavam da minha aula outro problema que eu encontrava era o diário diário de classe diário pequenininho modelo igual o da papelaria e eu tinha dificuldade às vezes eu pedia para um aluno Fazer chamada para mim mas muitas coisas eu tinha que preencher visualmente e quase sempre falavam Ah você não consegue ser professor você não consegue nem preencher o diário e isso doía para caramba que eu sabia que existia tecnologia para isso então eu resolvi quando fazer minha pós-graduação em tecnologia assistiva a gente tem que trabalhar a inclusão e a inclusão é também a autonomia da pessoa com deficiência não adianta você trabalhar a inclusão e você pedir pro deficiente se virar ou que ele seja preso a você tipo preenche o diário para mim dá para você me levar até tal lugar dá para você preencher isso aqui para mim é então a gente trabalha a tecnologia assistiva eu comecei a ver a tecnologia assistiva como uma forma de liberdade da pessoa com deficiência então a gente batalha até hoje tanto no esporte apesar de ser treinador do Meio competitivo do meio que exige autor rendimento Eu acho que o deficiente em qualquer área que ele queira participar que ele queira entrar e outra coisa a gente se preocupa muito lá no início da educação correto a gente precisa se preocupar porém depois que a gente forma e depois que você se torna um profissional o mundo é inclusivo a escola foi inclusiva mas o mundo profissional é inclusivo para você permite que você Exerça a sua profissão plenamente sem depender de ninguém ou se ou sem ser criticado Toda vez que você pedir uma ajuda e é isso que a gente batalha todos os dias a ur trabalha muito nesse sentido a gente trabalha muito com a inclusão a gente tenta dar o máximo de autonomia pros nossos atletas principalmente que nós fomos alunos do Benjamim a base da Ures é a os alunos do Benjamim constan que se formaram se tornaram profissionais e resolveram trabalhar sofreram bullying sofreram com as barreiras que o mundo profissional competitivo causa né porém eh a gente a gente vê isso aí como uma perspectiva para que a gente melhore tanto nós né Nós membros como profissionais né como profissionais como pessoas com deficiência mas a gente também tem que ver o outro os outros atletas os outros membros da sociedade que como a gente possui deficiência e que é liberdade para trabalhar e esse trabalho aqui da professora Márcia préa que eu já falei com ela ela foi eu casei com uma pedagoga e psicóloga também inclusiva que é professora de educação especial fez pedagogia e pela tecnologia Eu motivei ela a fazer o artigo dela trabalho final em tecnologia assistiva e a base dela foi a professora Márcia Prete foi a professora Professora Márcia que baseou norteou o trabalho da minha esposa agradeço muito de estar aqui Como disse pra professora Márcia para mim é uma honra tá participando desse fórum e eh eu luto pela causa da pessoa com deficiência pela inclusão pela autonomia da pessoa com deficiência e não pretendo me aposentar até meu último suspiro como o meu professor Paulo que faleceu anteontem aos 74 anos mesmo doente ele trabalhou até o final da vida dele Obrigado aí pela oportunidade [Aplausos] muito obrigada acho que o seu depoimento é um exemplo uma ilustração para todos nós e que é uma situação muito comum em real eu queria também constatar a presença né da da senhora Line Barbosa da Silva que é a mãe de uma pessoa com síndrome congênita da V zicas viros Então eu vou passar a palavra agora paraa professora mestra Magna Fernandes né e tá olha ló 15 minutos tá e você Tô no papel chato de cortar a palavra porque nós estamos muito atrasados na nossa tá bom Bom dia pessoal é com muito prazer né que eu tô aqui de onde eu faço parte do grupo de pesquisa trazendo um pouco na minha experiência como professora de São João de Miriti nessa luta aí pelo transtorno do espectro do autismo e eu trouxe uma transparência né uma apresentação só pra gente ter um roteiro tô esperando colocar né pra gente poder conversar um pouco represento o Moab que é o movimento orgulho autista do Brasil sou uma mulher de 55 anos branca de estatura mediana com cabelo com luzes abaixo do ombro tenos olhos castanhos né sou vestindo macacão Preto uma bolsa alusiva ao autismo né que é encantadora e desafiante ao mesmo tempo e eu tenho o sinal libras que são esses três dedos né o indicador o médio anular fazendo a franja no meu cabelo que eu já uso há muito tempo assim então para começar eu trago lá o nosso convite né do evento presencial e a minha logo como coordenadora do Estado eu comecei como coordenadora MOAB de São João de Miriti pela visibilidade do meu trabalho dentro da Escola Municipal Professora Marisa Zevo Catarino mas na sequência eu troquei porque achei que seria justo uma pessoa moradora de São João de militi E assumir a coordenação do Estado numa condição de ter um trabalho colaborativo então junto comigo nós temos aí várias coordenadoras Inclusive a América que tá aqui presente que é de Itaguaí temos de Queimados de Caxias de São João de militi de Nova Iguaçu do Rio de Janeiro que é muito grande tem por bairro né ilha do governador Campo Grande Pavuna enfim é uma rede de apoio tem um pouco da minha formação que a Mara já falou na apresentação além de ser professora de São João de Miriti eu sou também participante do grupo daqui da u da universidade Federal Rural do Rio de Janeiro da uerg ged com a professora Flávia faiçal sou psicopedagoga pedagoga especialista em autismo coordenadora do Estado Estou como né e diretora de relações internacionais o que consiste isso não é ir para fora é um trabalho online e todas as pessoas que são do Brasil que foram ter uma experiência que está de acordo com o tema do transtorno a gente tem um link uma aproximação para ver como é que tem andado a evolução dessas as crianças adultos adolescentes e familiares nos outros países né pode passar Então eu só vou falar queer só um guia né quem somos Quem Somos Nós Moab nós somos uma organização não governamental grande parte não a maior parte todos são voluntários tem gente de toda ordem tem mãe que é militante pela causa tem advogado tem político tem gente que se candidatou é uma intenção da instituição que alguém se candidate para ter uma representatividade também política né tem os próprios autodefensores as pessoas que têm transtorno que ocupam cargos variados Então a gente tem coordenação de Finanças tesouraria Coordenação Geral coordenações menores né tem toda uma equipe de pessoas de todos os lugares agora até fora do Brasil só que a gente não tem uma sede a gente usa um espaço numa igreja em Brasília o presidente e a vice-presidente São de Brasília foram eles que criaram né homenagem ao Dia do orgulho autismo autio que é dia 18 de junho desde 2006 e eu tô nessa briga desde 2018 né como coordenadora representando esse grupo então os encontros são online na época da pandemia a gente ganhou muita visibilidade porque todo mundo começou a fazer muitas lives né muitos encontros através do me e outras plataformas e a gente tem o dever de orientar as pessoas e os familiares direcionar a gente não cumpre o papel do estado a gente tem o dever de direcionar mostrar o melhor caminho onde tem o atendimento gratuito onde tem atendimento de melhor custo atendimento Popular ou muitas vezes contar com o voluntariado de alguém que é especialista que possa atender esse grupo né pode passar entre tantas coisas que foram realizadas através da influência do Moab a gente tem aí a lei berenis Piana que a gente sabe que para quem tem o transtorno A partir dessa lei a gente ganhou mais visibilidade no número de pessoas que t o transtorno né começamos a estudar um pouco mais sobre isso e temos também eh a lei do Fernando cota que é o nosso presidente de honra a gente tem um estatuto então para você ser voluntário você tem que seguir o que tem no estatuto e no estatuto entre linhas fala exatamente isso que eu falei para vocês de você ter que orientar dar palestra fazer eventos colaborativos eventos recreativos e muitos grupos de acolhida que é o que a gente mais precisa a gente tem como presidente o Edilson Barbosa é um advogado que tá se especializando cada vez mais nessa causa né vice-presidente a Viviane Guimarães diretores de vários setores coordenadores estaduais como eu represento o estado do Rio de Janeiro coordenadores municipais e o presidente de honra que é da polícia rodoviária é um projeto bem bacana porque a pessoa que tem transtorno quando ela é interpelada Ela tem um comportamento diferenciado Então como chegar a essa pessoa numa situação dessa de uma estrada a polícia como a polícia chega né é um projeto bem bacana né pode passar por favor as ações que são desenvolvidas né orientação para as pessoas com té e seus familiares palestras com conteúdos relacionados ao tema formação para professores e agregados assessorias nas escolas particulares e públicas eventos recreativos entre outros para isso a coordenação do Estado do Rio de Janeiro criou um plano anual Por quê humanamente você não pode est em dois lugares ao mesmo tempo então a gente se organiza quando tem a passeata do autismo por exemplo tem uma no Leblon aí tem outra na ilha aí tem outra em Macaé então a gente quer mais é que ganhe visibilidade Então a gente tem uma agenda para as pessoas colocarem que dia que elas vão realizar esses eventos e as outras ações também aí eu coloquei o que que o nosso grupo entende né sobre o capacitismo são apenas algumas fotos simbólicas né que dá para ler ali você perde um pouco a noção de credibilidade na pessoa que tem a deficiência né vai para lá né direcionando O que que é Aí você pergunta nome a própria pessoa que tá conduzindo responde não deixa o próprio eh deficiente responder aí tem mais uma que é colorida né que mostra tudo que a gente não quer Nossa que incrível ela consegue ela tá com um dispositivo na boca escrevendo né quando deveria ser um processo natural se a gente acredita na deficiência a gente acredita na diversidade humana isso não deveria ser espantoso deveria ser uma coisa que a gente entendesse né de uma outra forma como é que aa instituição pensa interseccionalidade em todos os aspectos né esses dias a gente teve um problema uma pessoa me convidou para fazer frente ao movimento eh que se referia à questão de cor eu falei para ela que eu não consigo nem abraçar o autismo que Dirá me desmembrar porque o autista ele pode ser negro ele pode ser gay ele pode ser pobre ele pode ser rico já basta tá tudo ali não existe essa separação então a gente tem essa visão pode passar amor por favor sobre os aspectos legais O que que a gente acredita em todo o processo da educação claro né puxando a sardinha pro meu lado pra minha formação todas as leis que estão aí e a principal delas que é aquela lá na frente ó de 2017 que de 1 ano a 8 meses o pediatra precisa conhecer sinais e sintomas do autismo é o primeiro médico que a família leva a criança então a escola já fica com esse papel de condenar a criança a uma investigação que esse é o certo não é ar laldo né como as pessoas estão fazendo agora correr Olha eu acho que seu filho é autista não é papel do professor existe orientador Educacional existe toda uma lógica de chegar até essa família sugerir que ela faça essa investigação Então se ela for no pediatra que conhece Talvez seja mais fácil a intervenção melhores os resultados pode passar e aí o que poderia ajudar né sobre a perspectiva inclusiva O que que a gente pensa né como é que a gente pode ajudar essa inclusão a formação Inicial que tá sendo reestruturada aí pelos pesquisadores né A questão da formação continuada que é o que a gente vem fazendo aqui a ponte entre a educação básica e a universidade que mais que a gente pode pensar a valorização da diversidade do processo de ensino aprendizagem e conhecer e valorizar cada possibilidade e limitação na arena da diversidade humana acreditar que todo ser humano é É capaz é um aprendiz ter uma a nova concepção do laudo médico o laudo não é uma bengala ele não é um uma coisa taxativa ele tem que ser mais um instrumento para você estudar sobre aquele aluno né ele não é isso que a gente tem visto aí né ser usado dessa forma ressignificar a atuação dos profissionais da educação das demais áreas na Perspectiva colaborativa criar redes de apoio implementar a possibilidade do trabalho da bidocência conhecer e investir o centro de interesse de cada aluno no contexto que ele tá inserido Criar e acompanhar o processo de construção de políticas públicas implementar a criação de centros de referência Essa é a minha luta Eu trabalho numa Escola que é especial sim a prefeitura diz que não mas ela tem uma perspectiva inclusiva ela tem seis classes comuns E o restante são classes especiais ainda e eh e promover diálogos numa proposta colaborativa aí a gente traz uma espiral que vocês podem olhar de baixo para cima ou de cima para baixo porque tudo isso vai estar relacionado O que que a gente precisa pensar as transformações baseadas em prioridade como o colega colocou aqui com toda a propriedade a flexibilização dos horários de quando ele passou na na prefeitura não é tirar conteúdo é flexibilizar é dar oportunidade de fazer de outra forma né a criação de estratégias de mediação construção de recursos pedagógicos quebra de paradigmas levantamento dos pontos fortes e pontos fracos e claro que a gente vai falar o quê sobre o peay que é quem aponta né as características pedagógicas do aluno E aí eu trago para vocês que a nossa intenção é promover novas possibilidades de estratégias pedagógicas nos Espaços escolares que a gente possa ser aquela pecinha que tá faltando ali no meio né que nem sempre se encaixa que você bota tira bota tira ela vai e volta pode passar algumas atividades que a gente faz né que é passeio na rua também de acordo com o que o amigo colocou uma perspectiva de inclusão que passa pelos Muros da Escola o aluno não pode ser considerado dentro de uma bolha então para além da escola tem a questão profissional às vezes nem precisa ter o transtorno Mas você não vai alcançar o nível de uma universidade você pode trabalhar empacotando você pode trabalhar no caixa do mercado numa loja no m xarifado né E essa é a nossa intenção pode passar adiante a parceria com as Universidades né os momentos que a gente vivenciou aqui com a oportunidade que foi dada pela professora Márcia pode passar outros momentos significativos né Quinta da Boa Vista é um grande desafio para levar pessoas que t o transtorno é Espaço Aberto onde acontece a verdadeira inclusão porque você empurra ali o outro Reclama não entende e essa porca aí que tem horário né então você entra no horário para desfilar na embaixadores de alegria tem que esperar tem o Bobs que eles também tem uma compulsão então todos os fatores adversos Mas você vai e dá certo e a Praia do Leblon que é a passeata né que tem todo ano pode passar o cheir e aí a gente faz o convite seja coordenadora ou coordenador do Moab da sua cidade você pode conhecer o nosso trabalho através do site não tá atualizado por dependemos de voluntários e esse trabalho de site é uma coisa que quem sabe faz muito bem feito mas leva tempo né então a gente não tem e eu deixo aqui o recado meu ato né um recado para vocês a minha grande frustração é a questão da rede de apoio e eu tava conversando aqui mais cedo com dois colegas a rede de apoio não é só o tratamento sabe essas famílias a gente tem vários grupos de acolhida a família às vezes uma figurinha do WhatsApp livra aquela pessoa de um suicídio a coisa é muito séria então essa minha rede de apoio é um sonho eu ainda não consegui criar uma uma alternativa né Já pensei até aquele que a gente telefona qu toda a história a pessoa não vê o nosso rosto porque se você gra você marca no me a pessoa fica constrangida de falar o problema dela na frente do outro se você faz uma hora de reunião com cada um você não faz mais nada só faz isso então essa rede de apoio gente é assim olha hoje eu fico com o seu filho para você fazer a sua unha tá bom hoje eu fico com seu filho para você namorar o seu marido a família é a primeira a ser discriminatória né a família é a primeira a dizer que não consegue ficar então a gente precisa reverter isso eu acho que o movimento ele tá aí para isso para catucar essas famílias para sensibilizar os outros componentes que não tem nenhuma questão pra gente poder brigar junto né vibrar aí pela pouca energia que ainda nos sobra tentando fazer o mundo melhor paraas pessoas que tem o transtorno e qualquer outra deficiência Então essa é a nossa [Aplausos] contribuição obrigada muito importante esse tipo de trabalho principe esse final da da rede de apoio né que ela vai inclusive foras dos espaços né No fim de semana que alguém para poder ajudar para ela poder sair para estar junto tá e dando prosseguimento vou passar a palavra agora paraa joselene Leal Tavares que é presidente Nacional da pasta contra violência com a pessoa com deficiência 15 minutos eu vou ser chato quando fal é bom dia ainda é bom dia né bom dia dia e eu me chamo Jocilene como a Márcia diz poucas pessoas sabem que meu nome é esse me chamo de Jô desde sempre né e eu Me apresento às vezes até como Jô Ah eu sou a Jô e às vezes a pessoa acaba eu acabo não falando que meu nome é Jocilene eu sou a mulher branca de cabelos bem curtos grisalhos uso óculos de armação Clara tô com uma blusa branca uma calça com estampas em verde preto e branco tênis branco sou uma mulher com deficiência usuária de cadeira de rodas tô com um botton do meu lado esquerdo que simboliza que que é que é o símbolo internacional de inclusão e acessibilidade eh eu estou no momento Presidente desse Instituto na pasta exclusivamente da violência contra a pessoa com deficiência porque a violência não é só a falta de inclusão a violência não é só a falta de acessibilidade porque é uma violência contra a pessoa com deficiência porque não nos dá o direito de vivenciar e de estar em os espaços que Queremos estar existe a violência física e é essa é que mais o nosso Instituto fala e e busca a divulgação disso porque Ela raramente é dita porque vamos falar especificamente de criança eh essa criança se ela tem uma deficiência muito limitante ela está presa a uma cama ou uma cadeira a quatro paredes dentro do seu quintal do seu quarto e da sua casa casa e essa violência a gente sabe que ela acontece pelos parentes mais próximos pelos seus cuidadores e tutores diretos e essa criança não pode gritar gritar no sentido de dizer para o mundo eu estou sofrendo uma violência e cabe a nós e a vocês desse lado com relação principalmente à educação observarem esses detalhes sabe são pequenos detalhes que precisam ser observados porque essa violência é gritante é uma violência desesperadora eu posso dizer enquanto pessoa com deficiência enquanto eu consigo me colocar na minha eh limitação o quanto uma criança com deficiência não sofre sem direito a esse grito e a gente vai passando por essa violência em vários âmbitos a gente tá falando aqui vamos lá para a mulher com deficiência que a violência é também horrível é uma violência velada porque a mulher eh ela vem numa maneira geral mas especificamente essa mulher com deficiência ela vem desde pequena dizendo que ela não tem direito a se casar a maternidade a estudar a constituir uma família essa mulher de pequena ela vem ouvindo isso porque nós vivemos nesse universo que o homem né de uma maneira geral é ele que que é o o provedor é ele que é o responsável e essa mulher quando ela encontra alguém que olhe para ela ela muitas vezes não se importa em saber se ela é muito bem tratada como merece ser enquanto ser pessoa ela fica cega para essa questão e fala ai que legal ele tá me olhando ele vai ele ele quer me namorar que merecimento graças a Deus vamos partir pela questão religiosa né Deus me mandou esse homem para mim enxergar mas ela não se enxerga enquanto potência né porque ela acha que aquilo é um favor a sociedade este homem está me fazendo um favor e a violência começa justamente nesse Lar nesta casa não é um lar né O que a gente no conceito que a gente entende como Lar esta casa começa essa violência aí porque este indivíduo ele vai dizer para essa mulher muitas vezes você eu estou com você e é um favor que que que eu faço a você por estar com você porque eu vou usar nomes para mim é fácil pronunciar enquanto pessoa com deficiência você eh tem um defeito você é alejada você é torta você é feia você não é perfeita na condição do que se ouve e do que se é perfeito né então esta mulher sofre uma violência absurda nós temos casos assim que se a gente for contar aqui a gente vai passar zilhões de horas os 15 minutos vão embora eu fico à disposição caso alguém queira saber a Márcia tem meu número a gente confessa um pouquinho mais sobre esse assunto e eu falar só um pouquinho um pouquinho de mim porque na verdade Essa não é a intenção eh eu tenho 56 anos sou casada meu marido também é uma pessoa com deficiência usuário de cadeira de rodas lutador campeão mundial de para Gil gitzo temos um casal de filhos Maria tem 19 anos e João tem 17 isso Maria aluna da da Rural de psicologia e e e assim quando as pessoas ainda nos olham juntos imagine um casal de pessoas com deficiência esse filho não saiu da sua barriga esse filho é adotivo então assim hoje não tô falando isso quando eu fiquei grávida 19 anos atrás que foi Maria isso agora acontece isso são adotivos seus filhos né eles não saíam de sua barriga porque me é negado o direito da Maternidade enquanto mulher com deficiência Isso é uma violência terrível né então a gente vai cortar um pouquinho Essa minha história para fechar aqui com uma coisa que eu gosto de falar muito e eh aproveitando essa quantidade de pessoas aqui voltadas pra educação que esse é o foco principal aqui essa educação inclusiva de fato porque na verdade a criança ela não sabe que ela é uma pessoa com deficiência gente eu me entendi enquanto pessoa com deficiência eu devia ter uns 12 anos e eu sou uma pessoa com deficiência desde pequenininha porque enquanto eu tava ali na sala eu ia eu vinha eu não via dificuldade quando alguém me pegava no colo me levava subia um degrau porque todos eram diferentes naquele conceito da criança todos são diferentes ela tem um colega que é que tem o cabelo liso cabelo enrolado é loiro é baixo é gordo é magro então quando a gente começa a se conhecer e se ver como pessoa com deficiência essa criança quando ela percebe que ela não tem o mesmo direito que o outro aí ela para ass ué mas que caramba se eu sou como todo mundo diferente por que que esta pessoa tem e consegue eu não e uma coisa que eu penso que a gente precisa resgatar vocês enquanto educadores principalmente é o sonho é ele que mo a gente eu tenho certeza que a Márcia sonhou esse momento a Márcia sonhou este fórum isso mas a partir do sonho o sonho mas partiu desse sonho e então V fazer aqui uma pergunta quantos de vocês Vamos lá temos duas pessoas duas crianças na sua sala é uma com deficiência e uma sem deficiência quando eu falo com deficiência eu tô englobando todos os tipos de deficiência você habitualmente nós perguntamos a essa criança que não tem uma deficiência o que você quer ser quando você crescer o que que você quer ser quando você crescer a esta criança com deficiência a gente não pergunta é isso porque nós já na visão olhamos para ela e dissemos assim você vai receber BPC você não vai trabalhar você não vai ter direito a este mundo então parte de nós essa consciência e o que que a gente tá falando indiretamente para essa criança não sonhe você não tem direito a sonhar e a gente precisa resgatar este sonho eu sei tenho consciência plena de que existem tipo de deficiência que te limitam fisicamente sim mas o sonho não te limita o sonho te leva onde você quer chegar em qualquer lugar e ser a pessoa que você quiser então a gente precisa olhar para esta criança com deficiência e dizer para ela sonhe não com relação a chegar para ela assim sonhe Fale só não dê a ela ferramentas para ela usar essa imaginação poderosa que é o sonho e a gente precisa sonhar porque na verdade é o que eu tava falando é ele que nos move oou acreditar que hoje quando eu levantei de manhã Eh foi vai ser melhor do que ontem é um sonho então a gente precisa acreditar que amanhã vai ser melhor do que hoje que depois de amanhã também então vocês t a ferramenta maravilhosa de fazer e despertar nesta criança o sonho porque quando ele um dia vai ser um adolescente vai ser um adulto e se ele sonha quando criança Gente pelo amor de Deus o Não Tem Limites O Sonho Não Tem Limites né ele pode de repente nem chegar exatamente onde ele sonhou mas ele se aproxima muito daquele lugar isso vai fazer toda a diferença que você trabalha com o emocional dessa criança então a gente precisa empoderar esta criança é uma palavra que a gente usa muito pra mulher né mas a gente precisa dar poder a essa criança de ser dono do seu do seu destino dono do seu caminho e Dono dos seus sonhos e da sua vida Óbvio a gente precisa de todo um emaranhado em torno disso mas parte desse indivíduo que é uma pessoa eu eu sou Jocilene eu não sou a cadeira que faz com que o movimente e a gente precisa enxergar esta criança do outro lado também como uma pessoa obrigada gente muito obrigada eu acho que Você levantou algumas questões super importantes né que às vezes elas ficam na na margem da discussão sobre a deficiência por exemplo a questão da violência a questão da da mulher né que é intencionar de você ser mulher você ter uma deficiência né e a maneira também de como a gente eh já projeta no nosso preconceito mesmo quando temos eh um discurso inclusiv a gente ainda tem essa representação social e aquela pessoa não vai não vai muito além né como o colega colocou o céu é o limite né como se diz e eu vou passar a palavra então agora pra senora Line Barbosa né que é uma mãe de uma pessoa com síndrome congênita daica vírus vai dar seu depoimento 15 minutos quando tá muito obrigada bom dia a todos e a todas como disse me chamo Aline sou uma mulher branca olhos castanhos escuros cabelos um pouco abaixo dos ombros na cor castanho claro com as mechas louras tem 1,60 m mais ou menos eh como disseram sou mãe da yasm hoje com 6 anos cometida também pelo vírus icas eh yasm hoje está no primeiro ano do fundamental mas ainda enfrentamos ainda algun alguns desafios né Eh em relação a à escola eh tanto fora também na sociedade a gente enfrenta bastante desafios eh e asmin é uma criança cadeirante eh e faz algumas atividades porque a gente não tenta limitar ela pela pelo uso da cadeira a gente tenta sempre mostrar as oportunidades que tem e ela sempre responde com sorriso naquilo que ela gosta eh em relação aos esportes também tem muita dificuldade e asmin hoje tá no Instituto que tem aulas de balé a gente tá tentando mostrar outra as modalidades para ela para ver se ela se ela se interessa eh e a importância do profissional em acolher também a família porque às vezes as mães não têm muita eh como posso dizer visão da educação né tanto na educação especial e aí dificulta também essas crianças estarem dentro da escola porque a mãe acha que só ela sabe cuidar do seu filho e a escola tá ali para mostrar que não que a sociedade pode também tomar conta dessa criança né a escola também pode eh ajudar essa família e o e a gente vem criando né a gente vem mostrando para as messas possibilidades Desde da da creche né até agora no primeiro ano a gente tem um tem um contato ainda com a creche e a gente tem fazido um trabalho muito bom na ae que é a Professora Magda direção é da Elane na creche Deputado José Carlos Coutinho e a gente vem montando esse grupo né formando esse grupo com essas outras mães que também T filho com outras deficiência principalmente o autismo e E ali a gente fazendo nossa rede de apoio né que a família Mita das vezes também como foi dito aqui não apoia essa essa essa mãe né com essa criança e a gente cria esse vínculo com as outras mães a gente vê as dificuldades que nós temos e a gente vai debatendo conforme a necessidade de cada um eh importante eh saber né que vocês números muito grandes de de pessoas matricul lada no no no curso da licenciatura que aí vocês podem perceber que como é que eu posso dizer eh perceber o quanto essas mães têm esse receio né de de de est ingressado ingressar essa criança na escola eh E essas crianças T grandes possibilidades né possibilidades imensas e somos nós que temos que mostrar essas possibilidades apresentar essas possibilidades para essas crianças porque eh ficar só hoje em dia vamos dizer assim eh antigamente muitas crianças não frequentavam né não tinha acesso a o portão de casa vamos se dizer assim né E hoje a gente pode ver uma grande abertura na sociedade para que essas crianças possam ser quem elas são quem elas né querem ser futuramente e assim eu tenho feito com Yasmin né tirando ela um pouco das zonas de de conforto para que ela Tenha também a possibilidade dela de ser quem ela quiser ser e como a senhora disse quem pergunta para essa criança o quem ela quer ser e eu vou dizer para você ninguém pergunta né ninguém faz esse tipo de pergunta e aí a gente fica apresento alguma oportunidade ou não apresenta sim devemos apresentar diversas oportunidades diversas atividades para que essa criança venha ter alguma forma de aprendizado de desenvolvimento de crescimento e aí chega também né a fase de adulto Quem deu essa oportunidade para essa criança ser adulto trabalhar vi pra faculdade então assim precisamos desde o início desde ali da da da creche até a né o ensino médio para que essa pessoa com deficiência ela venha ter o seu desenvolvimento venha fazer sempre parte da sociedade que muitas das vezes exclui né eles da sociedade eh um prazer estar aqui obrigada pelo convite eh sempre tô aqui aprendendo junto com vocês né Eh sobre isso espero um dia está ingressando também na faculdade Espero poder também fazer parte desse curso que eu tinha uma visão totalmente diferente quando passei a conhecer o pessoal da da pesquisa né então espero poder contribuir com alguma coisa estão estou aí aberta a qualquer pergunta obrigada eu acho esse depoimento assim da maior importância né porque mostra né a função da família né e também uma coisa que eu achei legal é porque a família também muitas vezes até por falta do suporte externo ela cai numa passividade né é isso é o kma Deus me deu e não vai adiante né e eu acho que quando a família acredita que aquele aquela criança vai poder se desenvolver ela vai buscar aqueles profissionais que vão ajudar essa criança desenvolver e da mesma forma quando essa família mesmo desacreditada encontra aquele profissional que acredita que seu filho vai desenvolver ela passa a se desenvolver eh eu acho assim foi assim depoimentos da maior importância de reflexão infelizmente por causa do adiantado da hora não vai dar para fazer um debate mas eu gostaria só de fazer aqui uma reflexão pessoal eh que nesse fórum que hoje se inicia tenha uma maior participação das próprias pessoas com deficiência né eh não só deficiências físicas sensoriais mas inclusive aquelas com pessoas com deficiência intelectual deficiência múltipla Ou seja a gente se a gente tá trabalhando partindo do princípio da convenção do direito das pessoas com deficiência nada sobre nós sem nós é fundamental que esses autodefensores como a gente diz estejam também tendo um protagonismo no fórum aí se eu eu considero que seria seria muito saudável eu diria até necessário que alguma ação do Fórum de alguma forma aí dentro das instâncias houvesse esse canal para o movimento de autodefensoria né inclusive para garantir tanto para aqueles que já têm um certo desenvolvimento consciência que já tão como você falou mesmo que tem né que já estão lutando pelos seus próprios direitos como de Formação porque a gente também fala só em educação Mas ele tem que educação tem que ser paraa cidadania pro autorreconhecimento Inclusive das suas limitações e os seus sonhos né e o que recursos eu preciso que suportes para poder alcançar meus sonhos e também pro movimento de defesa política dos direitos né Eh e fica aqui o meu recado agradeço muito a todos eh não sei se alguém aqui da mesa gostaria só de acrescentar mais alguma coisa e eles estarão aí disponíveis Se alguém quiser pessoalmente mas infelizmente eu recebi ordens aqui da chefe que nós temos que encerrar essa [Aplausos] sessão não faltarão oportunidades para ampliarmos esse debate quero agradecer a professora Rosana e todos os integrantes da mesa fazer alguns comunicados e quem é aluno tem acesso ao Bandejão quem não é tem um folheto aqui com duas orientações de dois lugares muito próximos aqui um é o Shopping Top Shopping que é ali na ali logo ali na frente e o outro é um restaurante por kila aqui na posse logo depois do viaduto eh nós vamos voltar 1:30 com a a minha fala e da defensora Marina que já se encontra aqui está participando do nosso evento e em seguida eu peço para todos os para ficarem paraa foto oficial E aí Nós entramos na última mesa com a leitura da proposta da carta e vamos pro Coffe Break e encerramos um pouco mais cedo em decorrência do da chuva que se anuncia tá então a gente pede que todos voltem mais ou menos para iniciarmos 1:30 no máximo 1:40 Tá bom gente não precisam comer muito porque o Coffe Break tá bom tá obrigada i

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