Inteligência Artificial (IA) na Educação: possibilidades pedagógicas e desafios na sala de aula

By | 02/05/2025



Seminário: IV Seminário de Tecnologias – Prefeitura de Juiz de Fora – Tema central: A Inteligência Artificial (IA) e a …

Inteligência Artificial (IA) na Educação: possibilidades pedagógicas e desafios na sala de aula/a>

[Música] tarde margem superior centralizado com letras lilás e laranja quarto seminário tecnologias da Prefeitura de Juiz de Fora a inteligência artificial e a aprendizagem interconexões entre a escola e a produção de conhecimento nas contemporaneidad à direita em branco e amarelo 23/11 de2022 quinta-feira de 19 hor às 21 horas no centro do card foto em Closeup da professora D corte gagna UFJF mulher branca cabelos lisos e escuros usa óculos de grau e batom vermelho marsala sorri à direita sobre Tarja Vermelha em letras brancas ia na educação possibilidades pedagógicas e desafios na sala de aula margem inferior link de acesso do YouTube Logos Prefeitura de Juiz de Fora secretaria de educação a anunciar lundo CNPQ UFJF Unirio quarentena e grupar áudio descrito pelo núcleo de deficiência visual Kee Oeste Sudeste Olá todos e todas muito boa noite meu nome é Josiane Silva eu vou mediar essa Live de encerramento da quarta Edição do seminário de tecnologias da Prefeitura de Juiz de Fora agora eu vou fazer a minha áudi descrição Eu sou uma mulher negra a cor da minha pele é preta eu estou com turbante Branco e Preto uma gargantilha dourada e uma blusa preta sintam-se acolhidos todos e todas para essa Live de encerramento do nosso seminário o tema s central do nosso seminário é a inteligência artificial e a aprendizagem dois pontos interconexões entre a escola e a produção de conhecimento na contemporaneidade nosso objetivo é refletir como essas e as interferem nos processos comunicacionais e na formação dos indivíduos na sociedade e como que esses movimentos reverberam na prática escolar ressaltamos que essa Live vai ficar registrada no nosso canal E durante ela estaremos recebendo perguntas pelo chat logo após a exposição oral nós vamos ter um momento de interação com a professora eu vou apresentar Então a professora Liamara da Universidade Federal de Juiz de Fora primeiramente ela é mestre em ciência da computação é Doutora em engenharia de produção pela Universidade Federal de Santa Catarina atua nos cursos de graduação da Universidade pós-graduação também e atualmente está como coordenadora do curso de licenciatura em computação sua experiência está na área de ciência da computação educação com ênfase nas tecnologias de educação e também a educação a ância E agora o que que o lates não nos conta nós vamos falar de uma Liamara também que é para muito além da experiência que é contida e considerada pela agência de fomento Quem é essa mulher ela é mãe da Ana Laura com muito orgulho ela criou uma maravilhosa mulher é mãe de uma pet uma gatinha também é apaixonada pela profissão e agora nesse momento ela tá numa fase que ela descobriu que a tem que ser leve e o contato com a natureza a torna mais leve ela também é Aventureira apaixonada pelas caminhadas de longa distância Ufa Só de pensar o que ela faz e as fotos que ela Poa no Insta eu já tada ela fez o caminho para parda do Norte o caminho de Santiago português o caminho italiano de Assis e Roma Ufa e ainda sobe montanhas Picos adora está no lugar alto por qu segundo ela isso traz um tom de liberdade e antes de finalizar mais uma nova aventura que tá no forninho ela está se preparando para encarar o caminho de Santiago de Compostela seja muito bem-vinda professora Liamara muita alegria eu tô muito emocionada de est aqui ao seu lado você é uma pessoa que me inspira na caminhada Você esteve conosco na outra edição na terceira edição que tinha um caráter todo presencial então nessa eh empreitada online no nosso evento hoje fechando com chave de ouro estão aqui com você é uma grande alegria para mim muito obrigada seja muito bem-vinda palavra com você Jose boa noite boa noite o Fabiano que tá aí Escondidinho é um prazer estar aqui com vocês novamente nessa nova edição do evento fazendo fechamento com muita eh muita responsabilidade né um evento que foi lindo Depois dessa sua apresentação até eu fiquei emocionada de ver você falando eh dessa nova fase que é uma fase de vida leve né Então essa fase de vida leve também eu trago para a a para a vida profissional tentando fazer com que né a o nosso trabalho não nos deixe pesados tristes né mas que a gente possa estar aí trabalhando e contribuindo então muito obrigada pelas palavras pela apresentação E aí eu desejo que a gente tenha aí uma noite muito profiqua né de muitos de muitas discussões porque falar de um tema né Jose tão novo assim eh primeiro a todos nós temos que ter muita coragem né porque eh não é nós não temos experimentos ainda da Iá na educação nós estamos ainda observando então falar sobre isso é é é estar analisando um cenário sem você ainda ter muitos subsídios para você não dizer isso vai dar certo isso não vai dar certo isso já isso vai dar então nós temos que tomar muito cuidado por isso da minha falo da minha responsabilidade hoje aqui com vocês Tá mas muito obrigada pelas palavras e vamos iniciar aí um bate-papo legal que é um bate-papo tá gente eu queria agradecer as pessoas que estão assistindo Eu já vi aí meus ex-alunos meus alunos de graduação de Mestrado estou muito feliz eu vi a esmia eu vi o o Cláudio eu vi o Vítor e mais algumas alguns alunos perdoem-me se eu não não não não vou citar agora mas no decorrer aqui da conversa se eu ver o nome de de mais algum aluno aí eu vou falando e muito obrigado a muito obrigada desculpa a todos que estão nos assistindo vamos lá então vamos bater um papo sobre as possibilidades pedagógicas e desafios na sala de aula assunto novo sobre a inteligência artificial apesar daer bem velhinha tá é que nós não estávamos tão acostumados a ouvir essa palavra mas bem acostumados e muito felizes usando a ia diariamente Então vamos ver o que que a ia tem aí para nos contar primeiro gostaria de falar eu sou uma professora do departamento de ciência da computação a minha formação é na área da das tecnologias e quem me conhece quem me acompanha sabe do entusiasmo que eu falo sobre as tecnologias Então não vai ser diferente de eu falar com entusiasmo da ia porém com muita responsabilidade vou fazer as minhas críticas também né que nem tudo o que é tecnologia é bom né então nós temos que saber diferenciar O que é pode ser usado e o que é bom do que ainda é uma tecnologia que está sendo testada então assim sou uma entusiasta porém com muita responsabilidade Ok para iniciar essa conversa deixa eu colocar aqui aumentar porque eu também aí não é só experiência que a gente adquire ao longo do tempo a gente perde a visão também tá eh falar sobre tecnologias na educação é Um Desafio constante tá Isso é para quem é professor é para os pesquisadores é Um Desafio constante porque as tecnologias elas estão sempre em evolução Principalmente as novas tecnologias até Usei uma expressão em modo on as tecnologias estão sempre em modo modul um E nós nem acabamos de discutir de estudar o uso do computador do dispositivo dos dispositivos móveis já chega outra tecnologia e nós pesquisadores precisamos de um tempo para eh amadurecer as nossas pesquisas nós eh eh eh Recebemos a nova tecnologia analisamos observamos Lemos desenvolvemos aplicações com nossos alunos alos aplicamos no campo de pesquisa trazemos os nossos resultados avaliamos e publicamos a partir daí sim é que a gente pode ter eh certeza do de como ela pode ser usada então é Um Desafio constante para nós e falar de uma nova tecnologia ainda mais até antes da pandemia a gente estava numa discussão e sempre numa luta quem trabalha comigo e quem faz pesquisa nessa área sabe da nossa luta para dizer pro professor professor que o uso das tecnologias na sala de aula é possível com responsabilidade com conhecimento é claro e temos nes Desafios que todos já conhecem falta de infraestrutura e tal mas a gente vem falando sobre isso da necessidade do professor se preparar do professor se formar de termos currículos nas instituições de ensino superior que realmente formem um um um um um um professor preparado para essa para essa nova fase essa nova era da educação que é com o uso de de tecnologias mas aí e até antes aí da da pandemia a gente tava discutindo eh também sobre educação à distância e uso das tecnologias se EAD era boa não era boa tá aquela confusão aí vem a pandemia E aí Todos nós somos obrigados a qu a nos recolhermos em casa e fazer o que a gente tá fazendo hoje remotamente continuar o processo educacional remotamente eh dar aula e aí o que acontece noss professor todos somos obrigados a aprender a trabalhar com as tecnologias e não foi se meses foi um ano um ano e pouco né E nós pesquisadores eu só observando todo aquele processo né E aí eu eu eu eu observando o movimento de nós professores do ensino superior nós que trabalhávamos já com educação à distância e com alguma experiência em momentos eh eh síncronos de momentos assíncronos da utilização de tecnologias então para nós foi um pouco mais fácil para os meus colegas mesmo sendo das tecnologias Muitas dificuldades mas tinham recursos para gravar suas aulas E aí depois observando as escolas em que não tinha estrutura e o professor que não tinha esse conhecimento bem passou-se toda a pandemia muitas formações a secretaria deu formação a secretaria do estado deu formação foi um show de curso de formação de professores durante a pandemia também eu fiquei assim nossa então eu acho Lia que nós vamos eh eh avançar um pouco no uso das tecnologias na educação quando essa pandemia terminar os professores vão estar mais capacitados vão voltar paraa sala de aula usando mais tecnologias pois bem terminou Então as a a pandemia aí começa as publicações de muitos artigos de muitos relatos de experiências relatos lindos o uso de metodologias ativas tecnologias aí o professor volta para falar de aula e volta o quê com o mesmo modelo de educação que ele usava antes da pandemia não estou dizendo que tem que usar o modelo que foi usado na pandemia que não foi não foi bom não o modelo modelo daquele jeito eh jogado que tinha que cumprir não não foi legal mas o uso das tecnologias poderia ter continuado Então o meu sonho de pesquisador ele foi assim se esvaindo sabe Fi sumindo aí você você vai me perguntar mas como você sabe eu tenho alunos do mestrado que eu oriento que são professores que relatam como foi a volta e a decepção deles também em chegar na escola e a escola dizer não pode usar celular não pode celular ou seja deu aula trabalhou com o celular a pandemia inteira e quando retorna retorna não pode usar o celular não pode isso não pode e vem ou não pode ou não pode vem de novo aquela questão então foi um retrocesso E é claro que como houve um uso talvez não tão adequado e os professores foram forçados a utilizar tecnolog isso deixou também eles um pouco a a né com uma aversão de tecnologias passou a pandemia e é um pouco decepcionada mas não desanimada né continuamos aí o nosso as nossas pesquisas e o nosso uso de tecnologias e muito forte com as metodologias estamos nós com as metodologias chega a metaverso avatares falei nossa nova tecnologia vai lá nó Vamos lá nós vamos pesquisar vamos ver como aplica Como faz se serve para educação né para educação para educação a distância quando já foi usado o metaverso em outras palavras há 10 anos atrás retomou agora estou ainda aqui tentando trabalhar com metaverso e acontece o quê A A A Iá ela não aquela surge A Iá ela se apresenta para a educação de uma forma avassaladora então a gente não consegue nem estudar e aplicar algo como metaverso que eu ainda estava iniciando os meus estudos e ainda não tinha nem comprado um terreno né gente no metaverso não consegui nem comprar um terreno e nem fazer meu avatar tava indo estudando qual era o modelito melhor para morar no no no meu no meu no meu mundo virtual no meu metaverso vem a ia me desafiando né E aí eu fiquei lembrando eh eu não eu não trabalho no departamento com a disciplina de de Inteligência Artificial porque ela é trabalhada nos cursos de graduação presenciais também na iad mas um formato mais ensinar como trabalhar ia no desenvolvimento de outras tecnologias né e não é não era a minha área mas eu o meu primeiro contato com inteligência artificial foi em 200000 2001 quando eu fiz o mestrado e lá no mestrado eu precisava eu tava desenvolvendo um eu tava na verdade eu tava desenvolvendo um sistema para ajudar os outros coordenadores de educação à distância já trabalhava com educação à distância mas ajudar eles a a escolher a a melhor tecnologia ou melhor formato do material didático Olha que isso faz tempo hoje a gente nem mais faz esse estudo mas na época eh quando a gente podia quando a gente acertava no tipo de material didático a gente tinha um sucesso enorme no curso Então assim essa foi a minha pesquisa tá aí muito bonitinha encadernada né E aí eu tava desenvolvendo o sistema e o sistema e eu precisava alimentar esse sistema com informações dizendo assim se o perfil do aluno é a se a instituição é isso não sei o que isso não sei o que não sei o quê então o meu sistema vai recolher vai analisar todas as informações e vai dizer que a tecnologia impressa que a tecnologia era digital sei lá naquela época né eu nem lembro mais Quais eram tantas as os as as as opções então eu tive esse contato muito forte que eu tive que aprender o que era ia em 2000 que eu não tive também nem na minha graduação e aí a partir daí eu fiquei só observando e a gente observa ah Inteligência Artificial isso robô não sei o qu faz não sei o quê o carro está eh eh estudos Estão dizendo que o carro pode eh eh ser guiado sem motorista uma casa de Inteligência Artificial não sei o quê e aí a gente vai no dia a dia vendo que nós usamos muito Inteligência Artificial e a gente nem se toca a gente acorda e usa Inteligência Artificial porque a gente acorda e faz o quê pega o telefone e ao desbloquear o telefone ele reconhece a nossa Face e desbloqueia então aí já tem uma Iá tá fora as outras vias Aí eu saio do quarto eu passo no escritório e dou um bom dia pra Alexa Alexa Então ela me dá já falei aqui ela já acendeu aí né e a Alexa vai olha Alexa desliga e a eu dou um bom dia para ela não vou falar o nome porque senão ela vai ficar ligando toda hora dou um bom dia ela já me dá me conta o que que dia de que me conta uma historinha me dá previsão do tempo me faz um resumo da das das notícias ou seja me me coloca aí já conectada se eu quiser ir pra universidade né Logo logo o Google como ele sabe que eu vou todo dia ele vai dizer olha a melhor rota Hoje ele já me mostra a melhor rota hoje eh para você ir pra universidade é pegando a Rua X a rua y e assim vai então nós trabalhamos estamos com a inteligência artificial toda hora e a gente não tá não tava se dando conta tá E aí eu pergunto a inteligência artificial é mudis moo ou é realidade bom realidade a gente já sabe agora na educação Será que ela vai ser mudis smo ou será que ela vai vai ser uma realidade modismo Porque nós já tivemos muitas outras tecnologias que foram eh pautadas como uma promessa e uma possibilidade na educação e elas não se não se concretizaram tá então antes da gente começar a utilizar nós temos que tomar muito cuidado em ver realmente se essa é uma tecnologia que nós vamos ter eh bons resultados se na sala de aula isso é possível é compatível com o processo de com o Real processo de ensino aprendizagem que nós estamos tendo hoje com a real infraestrutura que nós temos hoje então tudo isso nós temos que analisar agora que ela é uma realidade nas nossas vidas é e que é uma realidade já utilizada pelos nossos alunos ela já é então nós temos que saber eh como fazer eh e aí o principal Quais são os nossos eu coloquei o nossos em letra maiúscula que é o desafio de vocês e o meu eu sou professora eu não tenho ainda clareza Eu estou estudando para isso por isso que eu falo da responsabilidade de quando a pessoa vem falar de Inteligência Artificial nesse momento na educação é de estudar muito eu não tenho clareza ainda como eu vou trabalhar com os meus alunos qual vai ser a minha forma de trabalhar deagora em diante com todas as possibilidades que o aluno tem de copiar um texto né de pedir para um chat PT outra outra e fazer um texto como é que nós vamos trabalhar vamos reprovar o aluno vamos usar uma criatividade usar isso ao nosso favor ao a favor do do processo de aprendizagem do aluno Então são muitos desafios que nós temos e vamos tentar aqui hoje nessa conversa ver se a gente consegue mostrar alguns Ah não é mostrar mas desenhar alguns caminhos Algumas propostas que talvez podem podem ser interessantes para que de forma conjunta a gente estude a inteligência artificial a gente faça experimentos sobre o uso da ia E aí a gente possa publicar esses resultados e no Quem sabe no próximo evento do ano que vem a gente vem aqui vir aqui e apresentar resultados realmente que comprovam a eficácia ou não a eficácia da Inteligência Artificial na educação mas nesse momento nós estamos apena apenas observando analisando com o conhecimento que a gente já tem outras tecnologias e desenhando alguns caminhos certo vamos ver aqui tem que clicar aqui eu vou tomar só uma aguinha vou pedir licença porque senão bem como eu sou da área das tecnologias da Ciência da Computação eu não poderia deixar passar em branco de explicar um pouco mais o que é e como funciona a ia para depois chegar e entender o porque que a ia está fazendo isso ou Porque que o ia eh porque que algumas ias nos nos apresentam alguns resultados a minha filha Pete aqui está pedindo jantar né Eh a inteligência artificial eu trouxe aqui um conceito mas tem muitos outros mas são conceitos mais leves tá não são conceitos tão técnicos para quem vai desenvolver uma e uma uma I tá eh primeiro a ya é uma tecnologia que permite construir máquinas inteligentes máquinas aqui se lê software aplicativo né inteligentes que são capazes de realizar tarefas que normalmente requerem algum tipo de inteligência humana e essas máquinas elas são treinadas e elas aprendem através de experiências tá e percebendo alguma mudança elas se ajustam a essas a essas mudanças que experiências então se eu forneço eu tenho um software né ência artificial deixa eu passar aqui acho que no próximo SL tem alguma explicação um pouco mais Se eu tenho um sistema computacional e e eu consigo incluir incluir informações dados a partir desses dados ela aprende como é que são como é que estão esses dados ela entende quando eu vou pedir para ela qualquer coisa em cima desses dados não é que ela pensa em cima desses dados baseado nesses dados com informações ela consegue te dar uma resposta construir um outro texto né ou dar alguma solução tá bem o que aind eu posso falar sobre uma ia máquinas de sistemas computacionais cujo funcionamento tem alguma autonomia a partir do treino que ela teve simula o comportamento humano sim porque ela pode tomar uma decisão C caminho a caminho b e assim por diante é treinada por meio da absorção de uma grande quantidade de dados e um curto espaço de tempo e o tempo todo aí está a diferença Don do nosso pensamento da nossa inteligência com a inteligência artificial nós temos limitação eu não consigo ficar o dia inteiro armazenando armazenando informação armazenando e também não tenho um processador da velocidade que tem as máquinas Hoje os computadores então por isso que de forma muito rápida quando eu coloco uma pergunta o Maia Me responde ou me constrói um texto porque ela tem capacidade Ela já ela tem muitos dados armazenados e tem capacidade de processamento muito muito muito rápido então e ela está a todo o tempo principalmente essas vias mais simples que chamamos de generativos a gente já vai chegar lá elas têm como base de dados todo o conteúdo que está na rede e aí ela tá toda hora ela tá se alimentando e ela se alimenta ainda mais porque nós produzimos toda hora informações para ela nós treinamos as redes nós somos os responsáveis nós treinamos as redes toda hora nós a gente fica mostrando para ela Quais são as nossas preferências a gente fala paraas ias o que nós queremos o que nós gostamos né e as ias fazem o quê a partir dessas informações vão nos dando produtos mostrando caminhos construindo textos e assim por diante tá E aí sim as informações são processadas para que consigam aí apresentar ou prever algum evento futuro ou tomar alguma decisão mas aá não pensa quem pensa somos nós porque somos nós que desenvolvemos esse sistemas aí das inteligências artificiais e aqui mais Tecnicamente como é que funciona a partir da combinação de um grande conjunto de dados os cientistas né os meus colegas lá os engenheiros desenvolvem os algoritmos os programas que vão permitir então que essas máquinas aprendam com experiências de dados que estão estão disponibilizados né E aí os programas e software identificam os padrões e Retornam o que precisamos então o input entrada de dados texto imagem qualquer coisa processa a começa a interpretar esses dados e ele fornece os resultados nem sempre são resultados bons vocês sabem disso eu vou apresentar alguns dados aí assustadores também eh nem sempre são são Dados bons e aí tem os ajustes um um software uma aí uma inteligência artificial é possível ajustar ela tá E esses ajustes ela pode ser feita através de uma avaliação de um feedback ou mesmo quem desenvolveu e lá fazer alguns ajustes mais a forma de algoritmos tá e uma ia ela se torna cada vez melhor mais precisa quando tem muitos feedbacks se você fizer um Ah eu vou tô aqui todo mundo conhece o chat PT né e eu que mais você me fala quando você termina a o usar o chat PT ele pede para avaliar se aquela produção foi Ok se então cada vez que você avalia e fala sim ou não você está alimentando aiá para dizer aí seu caminho não não é se não é então próxima vez com certeza ela vai buscar em cima dos dados que ela tem ela busca outro caminho e ela vai apresentando tá então eh eh ela vai se aperfeiçoando mas a inteligência artificial não é perfeita tem as limitações como nós semos limitações porque nós somos seres humanos e quem faz aá são os seres humanos então ela não é perfeita né e dificilmente ela vai ser perfeita tá não existe e é perfeito porque ela é desenvolvida por alguém um ser humano respostas corretas Sim ela é capaz de dar com uma velocidade eh eh enorme Nós também trabalhamos e e sabemos dar respostas corretas talvez precisando de um tempo a mais de um calculo a mais pensando a mais porque o nosso processador e a nossa capacidade de armazenamento e as nossas fontes de dados que nós consultamos ela é menor do que uma uma inteligência artificial certo bem bem aqui eu tenho uma linha do tempo não vou falar fiquem tranquila a linha a i Ela é bem antiga ela começa lá em 1950 eu tenho uma pesquisa que eu trato a cada ano a cada poucos anos tem o o que aconteceu não é não é a minha função aqui não é o meu objetivo aqui de apresentar para vocês esse material depois Se alguém quiser fica disponível mas a i ela é mais antiga que a gente imagina é que a gente Talvez não tenha muito contato a gente ficou naqueles filmes de ficção né inteligência artifici não sei o qu o filme não sei o que que mostrava uma série de coisas assim que di Nossa quando é que isso vai acontecer isso nunca vai acontecer mas na verdade que a inteligência artificial ela já era estudada a partir do texto de turing lá em 1950 aonde sai todo o conceito fundamental Quem foi al anú um matemático e um cientista da Computação que trabalhava com pensamento Lógico né e ele começou né tentar levar esse esse pensamento lógico para para as máquinas e aí que começou est tudo e de 1950 aqui só passando mais rápido até 1900 eh e 73 foi desenvolvido várias coisas mas assim tímidas um robozinho aqui alguma coisa ali um um programa que que jogava xadrez né e em 1973 ah eh é é desenvolvido um relatório mundialmente dizendo que a ia ela estava assim muito limitada E aí Há Um Apagão a Ia fica de 73 a 81 sem muito muito muito calada o que ele chamam de inverno da EA porém em 1981 começa com investimento pesado mas na parte comercial o uso da Inteligência Artificial E aí nós temos ó 85 88 93 96 a Google já começa a buscar aí para fazer osos mecanismos de busca já vai buscando na ia coisas mais interess interess Anes vem aí do 97 2000 aí ó já essa essa pesquisadora cítia breazeal ela desenvolve um robô que simula e reconhece as emoções humanas aí a coisa começa a tomar um corpo maior aí você vai vendo que de 2000 em diante a gente já começa a ouvir mais falar nisso vocês talvez eh seja uma geração mais nova do que eu talvez não lembrem mas aí a gente começa a ouvir mais sobre inteligência artificial e deixar a ficção para a realidade é claro que para quem trabalha na área para quem estuda isso fica mais claro né a gente chama mais atenção às vezes para quem não trabalha né fala de ah ou falava de alguma coisa roubou isso aquilo acabava não dando tanto tanta tanta importância e aí chegamos mais próximo aqui uma década depois aí sim nós temos um investimento pesado em 2009 aí a Google começa a testar o carro sem motor turista e aí começa a sair notícias E aí também tem logo em seguida a a o o o Facebook utiliza muita e para tanto Facebook como a Google como a Microsoft para começar a analisar o comportamento dos usuários e a partir do comportamento oferecer o quê produtos oferecer publicidade né vendas né então vamos que temos que eh trazer dinheiro e aí vai chegando mais a partir de 2017 não sei se você vocês lembram foi ali um pouquinho antes da pandemia né é que começa aquele inferno da gente falar uma coisa ou a gente digitar uma palavra numa rede social e começar a vir chuvas de publicidade e aí a gente começa a ficar incomodado com isso né Então realmente foi a partir daí que a gente tem esse Boom que é mais presente tá Apesar que A Iá já vinha sido trabalhado em muitas outras coisas no nosso dia a dia 2019 né a gente já tem aí eh eh eu tenho o o o Bert né que é que é o concorrente aí do do do chpt e o sistema anima a obra Monalisa aí tem muitas coisas e chegamos aí no ano 2020 e aí teve a pandemia E durante essa pandemia a inteligência artificial ela entrou com força total ela já vinha sendo usada muito muito forte na área da saúde mas ela foi usado mais em 2020 por exemplo E aí começa a assustar mas assusta Quem Vai buscar quem vai ler a a inteligência artificial constrói proteínas artificiais tem um primeiro cientista automatizado que é capaz de tomar decisões sobre Os experimentos de química o algoritmo de a cria um antibiótico a a faz com que rostos que estejam embaçados apareçam sei lá quantas vezes mais nítidos é criado chote o primeiro robô feito partir de células troncos então aí você começa a né aar assim fal não a coisa tá ficando séria a coisa realmente vai vai chegar um ponto mas tudo que eu tô mostrando aqui tá tudo lindo né É tudo pro lado positivo até então a gente não estava muito preocupada preocupados com o outro lado mas 2023 depois a gente vai falar desse outro lado obscuro né em 2023 é o ano do crescimento exclusivo da tal da ya generativa E aí Que Nós entramos é aí que a gente tá a educação entra na jogada É nesse ano que a gente começa a perceber que bateu que a água começou a chegar a entrar no nosso barquinho e que nós temos que começar tirar água ou resolver usar criatividade para melhorar o nosso barco para poder usar isso a nosso favor e não com então aí está uma linha do tempo depois se alguém tiver curiosidade pode ficar aí bem à vontade e aí só pra gente ter assim uma clareza A Iá ela tem classificações técnicas tá eu não estou classificando aá como técnica aqui só Estou trazendo uma pequena diferença porque nós vamos falar mais de as generativas que é o que nós utilizamos podemos utilizar na educação e é o que tá mais assim em em em em discussão nesse momento e uma I que é usada para outras questões quando eu falo uma I eh primeiro a IAG generativa ela aprende a partir de conteúdos existentes para gerar novos conteúdos realistas e originais aí originais Me deu até uma né realistas ela aprende a partir de conteúdos existentes então Eh guardem isso então ela aprende a aprende lendo o que tá na internet aí você já pode concluir o que pode ter lá no final né e uma ia que ela é desenvolvida especificamente para por exemplo para um uso na saúde para a ajudar um um profissional da saúde que não é médico em um um local muito distante em que é trabalhado por exemplo com a Telessaúde com saúde né aonde ele tem um programa de a uma tecnologia de a em que ele vai eh eh ele não tem o conhecimento do médico mas ele consegue a partir desse programa colocar ali os sintomas e esse e essa I que já foi alimentada especificamente e ela foi treinada e ela aprendeu especificamente com eh informações que são informações reais que são informações específicas para aquilo ela é um pouco diferente do que nós chamamos de A generativa então a ia específica é aquela que ela aprende ela é focada para resolver um determinado assunto e ela foi alimentada e treinada com informações específicas com fontes confiáveis e uma I generativa Nem todas t esse perfil elas estão aprendendo aí estão surfando na onda da internet OK usando aí uma né uma linguagem mais está surfando na onda da internet bem já falei de alguns exemplos aonde é que nós podemos encontrar assistente de voz como a minha amiga aqui do lado né que já se pronunciou e a sir do celular de vocês ou de outros né ferramentas de reconhecimento facial no celular em muitos outros lugares a gente usa né para o desbloqueio do celular o registro de presença e estamos utilizando graças a Deus para identificação de criminosos também né temos que usar para um bem maior corretor automático nós usamos o corretor automático toda hora é no Word eh quando nós digitamos nas redes sociais a gente ele ele está presente a gente não sabe mas é uma I que tá aí atrás o teclado inteligente quando estamos digitando no celular coloca uma palavra uma duas letras eh já aparece a palavra e a análise do comportamento do Consumidor é o que fica aí agora na Black fride então a gente fica endoidecido né se você for pesquisar Então você tem que abrir uma janela lá sem identificação para que você que não tenha nenhuma ligação com nenhuma conta sua Google não sei o que nada para você poder eh ficar anônimo senão você acaba tendo uma enchurrada né e mais se você falar perto do seu telefone seu telefone ouve tá isso não é história não se tá conversando com alguém fala um assunto e um pouco você abre o celular começa a vir as propagandas a recomendação de algum conteúdo falei mas eu acabei de falar sobre isso né de uma viagem sei lá de um lugar né ele ouve sim né e capta isso não é que ele ouve os os as os softwares eh de de a que estão neles Tem essa possibilidade de captar tá as plataform A análise análise de comportamento do Consumidor as recomendações de conteúdos que vem a sequência as plataformas do string conforme os nossos gostos aí ela vai ela vai apresentando aplicativos de Rota Ah isso é maravilhoso né que seria de nós sem esses aplicativos né as casas inteligentes que ainda está um pouco distante mas já temos bons exemplos né Eh de você eh programar projetar coisas você chegar em em casa e por comando de voz até com a minha querida Alexa aqui com alguns sensores eu consigo transformar parte da minha casa de forma inteligente também temos e nos e-mails eles detec por exemplo um exemplo é é a é a detecção de spam mecanismos de busca á a gente usa eh e há muito tempo a gente vai lá no Google e coloca lá uma sequência uma string ou então a gente coloca palavra soltas usando mais o você não sei e a gente já usa ya né mais que a gente pensa segurança digital os as as instituições financeiras usam muito ia o e-commerce a saúde como eu falei na agricultura também né e eu eu aprendi a utilizando um exemplo né a estudando um exemplo de algo para agricultura e agora é claro na nossa querida no nosso foco que é na educação Então vamos ver o que que é possível aí na educação bem eu coloquei algumas imagens aí Eh pra gente não ficar assustado nós não temos que nos assustar com a ia nós temos que entender o que é ia na educação nós temos que ser amiga da ia aliás de qualquer tecnologia quando eu não quero ser amiga quando falo amiga é não ter a aversão quando tenho aversão Eu não eu não leio eu não quero saber e isso não é legal né Eu sou um um um um uma profissional da educação eu comprometida então eu tenho que no mínimo saber que é e como Fun fon Então eu tenho que saber que o meu aluno eu estou formando alguém para que ele seja vá para o mercado de trabalho que ele seja um profissional de sucesso que ele trabalhe no que ele gosta que ele tenha uma formação Ampla né Não só com as tecnologias uma formação como um todo então eu quero o bem do meu aluno por querer o bem do meu aluno por ser uma uma uma profissional comprometida eu não posso ser inimiga principalmente aqui daá eu preciso conhecer ela eu preciso me unir a ela né porque eu não vou vencer eu não vou conseguir vencer ela né De forma alguma Então eu tenho que me unir a ela para saber o que que eu posso tirar de proveito né e utilizar em sala de aula então algumas imagens né os robozinhos a criança interagindo aqui nós temos uma pode ser até uma imagem de um de um de uma realidade aumentada e ess são alguns algumas só algumas para vocês eh né não ficarem tão perdidos isso eu trouxe aqui para vocês um infográfico eu poderia eh tudo que está nesse infográfico aqui é o que eu acredito de possibilidades esse infográfico ele foi desenvolvido pela delinia a delinia é uma empresa eh de duas amigas minhas de Santa Catarina que iniciaram há muitos anos atrás uns 15 anos atrás ou mais no desenvolvimento a princípio de conteúdo para educação à distância e foram evoluindo e foram evoluindo e hoje elas já estão também nessa questão de uso de inteligência artificial para produção não só de conteúdos como para outras soluções para educação à distância E aí eh eu estava num evento com elas e elas apresentaram esse material e eu achei muito interessante porque elas elas escrevem aqui do ladinho né aqui aqui assim Acho que se vocês estão vendo não eh mas do meu lado eh hum direito da tela no meu não sei n de vocês que elas falem que esse conteúdo ele foi gerado né a partir do chat CPT mas né a da por habilidades humanas então quando eu falo eu eu ela eles foram buscar eles estão estão demonstrando que é possível sim você buscar conteúdos mas tem que ter especialistas profissionais que fazem alguma adaptação e aí D um primeiro desafio né mas aqui eles colocam oito possibilidades que eu acho bem interessante tá então nessa roda aqui tem a primeira aqui que é a criação de conteúdo Educacional e a criação de conteúd Educacional principalmente para modalidades não presencial aqui pode ser a híbrida pode ser a educação à distância e também pode ser para sala de aula Ela é muito importante porque ela ela agiliza eu consigo produzir mais mais conteúdo para poder trabalhar com o meu aluno além do livro didático Ah mas se eu criar a professora vai vir com erros Vem Com erros vem com vem com coisas que não estão não que não são corretas Mas você como alista da área com o professor você vai fazer uma leitura atenta para ver se realmente mas te ajuda tá tutoria virtual aqui sim ela é bem voltada para ambientes virtuais e aprendizagem e isso para pode ser para a educação presencial que utiliza de ambiente virtual da aprendizagem ou para educação à distância E aí a tutoria virtual Ela tem os dois lados o lado bom e o lado ruim ela nós estamos eh não tendo muito contato humano porém é uma é uma ferramenta que está tá disponível 24 horas por dia 7 dias por semana e coisas básicas respostas básicas ela pode dar questões Talvez um pouco mais específicas e aprofundadas essa a tem que ser treinada e aqui não pode ser uma Iá dessas simples dessas né que vai buscar dados eh eh eh num Google da vida Ela te dá essas essas respostas tá eh nós usamos eh várias as empresas estão com Tut com não é a gente a gente aqui chama de tutoria mas de auxiliares de tem a da da da magazine Luiz tem a magalu tem a não sei quem cada um tem um nome né cada loja cada banco aí tem a seu nome né Tem o nome da sua assistente virtual e que ela conversa com você né então é como se fosse fazer uma tutoria ela vai te ajudando vai te respondendo o feedback individualizado também muito utilizado na educação híbrida e a distância tá foi só falar de magalu olha aqui surgiu vocês não estão vendo não tá apareceu aqui negócio da magalu tá a a o feedback individualizado eu tenho algumas críticas Mas é possível desde que também ele tem uma base de dados uma rede treinada a partir dos conteúdos e das dos objetivos específicos daquela instituição daquela escola ou daquele conteúdo tá eu estou avaliando agora uma instituição agora ontem hoje e amanhã ainda estou em processo de avaliação em que um tutor me falou o seguinte eu perguntei né Fiz uma pergunto que é um curso à distância qual quantos alunos você atende ela falou assim de 200 a 5.000 hã 5.000 aí eu acho que ela viu que fiquei fiz uma cara espantada ela falou sim é porque nós temos as respostas já tudo prontas eu falei então vocês usam ia é o usamos e para corrigir as atividades tá então é um curso de graduação em que tem até 5.000 eu fiquei apavorada porque isso esse é uma questão da ia que eu acho que ela ela desvirtua um pouco o processo educacional agora quando é para dar um feedback rápido ou uma orientação ela é sim possível de ser utilizada quando ela corrige uma atividade e dá um feedback assim Parabéns sua atividade Está ok ou parabéns você não sei o qu ou está errado mas não não entra em não apresenta Qual é o erro não não não não abre um diálogo com o aluno faz com que o aluno ele se sinta eh meio que desrespeitado eu tenho essa impressão e alguns alunos meus também acham isso então o feedback ele tem que ser mais humanizado então se for utilizar a inteligência artificial que se utilize de uma base de dados de uma de uma fonte de dados um treinamento com algo mais focado para isso tá simulações interativas também então a ia ela está muito muito presente eh nessas nessas nessa forma de você transformar ambientes virtuais espaços virtuais em experiências mais acolhedoras né então o o o o o metaverso é um dos espaços em que eu posso fazer simulações e experiências riquíssimas também para para para a para a educação Mas tudo depende o quê de muita tecnologia de muito investimento e de infraestrutura assistência na pesquisa a gente já faz isso a gente já utiliza ia é claro que nós vamos lá no Google e aí a gente ensina o aluno a fazer uma string direitinha para que ele tenha né acesso às bases de dados confiáveis e tá e tal e alguns algumas viá da vida aí estão trazendo textos assim um pouco um pouco eh generalistas bem estruturados mas sem conteúdo sem nada de novo né mas a ia ela aia muito inclusive na sala de aula vocês o que nós vamos ter que mudar Quem sabe agora quando a gente pede aí para os meus alunos por exemplo fazerem uma pesquisa ou fazerem um um um resumo é não tá simplesmente trazer o resumo né ou fazer a pesquisa e trazer mas ser criativo em O que fazer com esse resumo o que fazer com essa pesquisa né então assim utilizar uma ia para fazer a pesquisa é você agilizar um processo é você economizar um tempo para que esse tempo possa ser usado para uma outra coisa então não é simplesmente pedir esse resumo E pedir a pesquisa mas é saber o que fazer depois com essa pesquisa tá tradução e suporte multilíngua eu acho nós já usamos isso na assim é todo dia você vai fazer uma pesquisa aí entra num site que que tá em inglês lá em cima na barrinha já tem a possibilidade de você traduzir então a gente usa isso isso amplia o nosso o Jon amplia as nossas fontes de de de pesquisa porque nós no Brasil não temos a obrigatoriedade de ser de ser a na escola bilíngue nós não falamos todo mundo não fala o inglês frequentemente ou outro idioma Então essa é uma ferramenta ainda muito importante e fora isso os aplicativos de ensino de idioma que nós podemos utilizar que os professores de idiomas podem utilizar na sala de aula e aí tem vários e agora cada vez mais com uso de Inteligência Artificial a personalização do aprendizado acho que isso é um sonho nosso né de você personalizar de você dizer assim bom a Lia ela tem está num nível eh eh eh abaixo da Jose em termos de conteúdo então para Lia vai esse tipo de atividade paraa Jose que já está nisso ela pode evoluir né para esse outro para o Fabiano que é um pouco mais mais visual vou trabalhar né que o ensino venha com mais figuras com mais imagens para aquele aluno que gosta de ouvir mais mas para que ele chega nesse nessa personalização é preciso que a minha rede tenha os meus dados saiba o meu perfil e como é que como é que ele fica sabendo se eu tenho se eu trabalho se eu forneço essas informações para fornecer toda a minha vida meu trabalho acadêmico da escola tem que tá dentro dessa desse ambiente aí ou então né o professor ir lá e incluir todos todo o perfil que é uma coisa desumana certo mas o nosso sonho é a personalização da né de você conseguir trabalhar para cada aluno algo específico com a sua necessidade E aí você vê a evolução diferente porque nós somos pessoas diferentes né E aí a geração de perguntas e respostas aí o desenvolvimento de banco de questões isso aí é interessante pra gente nós precisamos disso né Eh eh para você diversificar também as suas atividades em sala de aula Ok então são algumas possibilidades aqui que a delía coloca e que eu também acho todas elas aqui elas se encaixam vocês podem observar que até então eu estou falando mais as coisas da coisa do lado bonito da ia né eu estou dizendo as possibilidades pedagógicas que nós podemos utilizar agora é claro que tudo isso que eu tô falando estão observando nós precisamos de tecnologia a ia ela funciona em cima de outras tecnologias a par tecnológicos de infraestrutura de internet uma série de coisas tá que passa a ser um grande desafio nosso mais lá na frente que a gente vai conversar OK seguindo aqui aí eu trouxe para vocês agora alguns exemplos Tá eu vou falar de alguns exemplos e aqui eu já vou apontar alguns problemas tá o nosso lindinho chat CPT vocês já fizeram um teste nele já pediram quem é você no para chpt e já viram Qual é a resposta a eu fiquei decepciona PT não sabe quem eu sou gente eu sou uma professora eu sou alamara quem é como é que o chpt não sabe quem eu sou né pois bem eu fiz a pergunta para ele em um primeiro momento ele falou que ele não possui informações sobre a pessoa específica com esse nome né porque eu não né Eu não sou uma figura política pública né então assim ele me pergunta por favor forneça mais informações para que eu possa ajudar ajudá-lo né Aí eu coloquei Professor aliamar ES corgan e o fjf Aí sim aí ele pegou essas duas três palavr construir um texto bonitinho Vamos ler aqui tem a Mar ES scorteganha professor da Universidade Federal de J de Fora localizado no estado de Minas Gerais ela é Doutora em Ciência da Computação Opa eu não tenho doutorado em Ciência da Computação a jos não falou que eu sou Doutora em né engenharia engenheira de produção né aí coloc pela Federal do Rio Grande do Sul não sei da onde que ele pegou isso atualmente Professor associado do depart se computação do FF Ok pegou uma informação correta continua seus principais interesses pesquisa aí vem a palavra inteligência inclui artificial palavras quebrad aprendizado em máquina mineração de dados pento de lingua Olha eu não não é minha área não Aí depois ele coloca Além disso ela é coordenadora do projeto extensão programando futuro não tenho nenhum projeto com seesse nome que tem objetivo oferecer tal tal pois bem não sou eu assim partes sou eu e partes não sou eu então ele pegou alguns dados que ele encontrou e outros dados ele foi colocando Ela é professora então né a rede deve ter alguns alguma algum algoritmo né que quando trata dessa área traz algumas informações Mas não sou eu se é uma pessoa que não me conhece que pega isso vai achar que realmente eu pesquiso nessa área que fiz Dorado nessa outra então e aqui começo a chamar atenção para a necessidade de nós professores usarmos Sim podemos usar mas o cuidado na hora de o que fazer com o texto e aí também vem a minha preocupação com os meus alunos em que eles produzem textos colocam lá e a gente começa a ler o primeiro parágrafo bonito bem estruturado E aí você começa ler na segunda parágrafo você já vê que aquilo é um texto de de de de de chpt ou de outra ia porque começa a ter algumas controvérsias começa a ter algo principalmente se é um assunto que você domina tá ou se é sobre algo que você conhece bom esse é o primeiro exemplo E aí já aí eu fui lá no baro falei ah chpt tá muito ruim vou lá no Bart D no Google aí no Google achei ele mais simpático ele foi assim mais suave né não tô conseguindo letar muito clara aqui mas ele fala né eu fiz a mesma pergunta e ele na primeira resposta ele falou que ele não me conhecia e eu dei mais uma informação e aí ele vem e ele aqui ele traz informações mais precisas Mas é porque eu tenho uma conta Google da UFJF né e uma conta minha pessoal também Google então ele já tem muitas informações minha né E aí apareceu até uma foto eu não sei foi uma visita que essa pessoa fez no SEAD e saiu uma quando eu era diretora lá e saiu uma matéria e nessa matéria tem assim né E ess essa eu não não não consigo não lembro mais quem é a pessoa que foi que foi me visitar acho que era um aluno foi me visitar aí foi feita uma matéria e tal e ele pega algumas informações aí mas ele é bem fofinho ele fala umas coisas bonitinha tá sobre mim aqui eu gostei mais do Google esse outro aqui eu não gostei tá o cop ai ou né ou ia né ele ele ele é aquele bem canália bem sem vergonha sabe ele D uns textos assim bem sem vergonhas Mas eu posso produzir redação eu posso produzir texto para blog posso produzir matéria de jornal posso produzir um monte de coisa mas eu não gostei nele eu achei ele muito antiético Tá mas tá aí um modelo o o GR scope é uma outra possibilidade de a que ajudaria que ajuda os professores a corrigir prova que foram feitas manualmente tá essa prova que tá aí não é minha mas é uma prova que está lá no no como como demonstração que outras pessoas incluíram então é claro que o professor di mas professora vai dar mais trabalho ou incluir as provas digitalizar do que eu corrigi a mal sério tá mas se você tem 500.000 alunos para fazer uma correção você certamente vai ter uma secretaria que pode digitalizar e ao incluir esses esses arquivos dentro desse dessa I dessa dessa ferramenta Vai atribuindo cada PDF cada cada arquivo a um nome e depois o trabalho que o professor vai ter vai ser pegar uma uma prova e dizer olha aqui tem um um quadrado sobre a questão número a terceira aí é como se ele tivesse delineado essa questão aí ela ele ele ele já ele ele programou dizendo se ela é falsa ou se ela é verdadeira porque ele faz uma leitura a aonde tem os campos de escrita ele faz o reconhecimento E é claro quando a pessoa vai programar esse vai alimentar os dados dizendo se é certo ou não vai colocar as várias opções de escrita que o aluno pode fazer E aí depois que tiver pronta esse primeiro boneco você pode colocar 1000 2.000 3.000 que rapidamente A Iá corrige todo e coloca aí eh se acertou se errou Qual é a nota e aí se você fizer algum feedback geral você diz se vai com feedback ou não ou senão depois você pode ver quais são as principais o né muitos erros alguma coisa pode analisar e fazer feedback também individual interessante tá mas para inserir inserir e programar ele é um pouco trabalhoso o do lingo eh a maioria das pessoas já conhecem Eu já utilizei também para fazer aquele treinamento básico de inglês de francês sei lá né quando a gente vai viajar a gente pega ele para dar uma treinadinha E agora tem o do lingo Max que ele se uniu ao chat PT e tem um professor aí aí que tá ensinando aí né que tá dialogando então ele está um pouco mais mas é uma versão do Du lingua assim que você tem que pagar é o Max né Então mas tá aí então um exemplo de que é possível a inteligência artificial e que é o do lingo é um aplicativo bem interessante para você aprender idiomas eh outros como por exemplo deixa eu ver o horário aqui que me fala que eu tenho um horário né o nuance é uma é uma é uma ia de um grupo que trabalha com produtos de inteligência oficial parar de saúde esse aqui especificamente ele é desenvolvido para alunos que T problema alguma dificuldade alguma deficiência que não pode escrever ou digitar tá então ele eh eh a pessoa fala e ele transcreve e ele tem uma capacidade enorme de transcrever assim muitas palavras por minuto e uma precisão muito grande de transcrição tá mesmo com adicção eh né de várias várias né Eh Cada pessoa tem uma forma tem uma uma dicção Mas ele tem uma um alto um alto uma alta precisão aí na transcrição desse ditado é claro que faz um treinamento né a ia faz um treinamento com a pessoa que vai usar esse esse aplicativo essa esse software achei achei interessante Então um uso eh de uma ia para auxiliar aí alunos eh com algum tipo de problema Esse eu gostei mais o plit eu achei assim foi o meu queridinho assim de todas essas minhas andanças essas minhas pesquisas meus testes eu gostei mais do Plato porque ele me dá quatro opções de trabalho de casa de ensaio de resumo bate-papo e um bate-papo de livro com livro tá e eu fiquei pensando eu não dou aula para Educação Básica mas eu fiquei pensando eu como professora de dou uma atividade pro meu aluno e falou para ele você pode usar qualquer você pode usar o PL você pode usar E aí só depois você pega Essas atividades e me traz a resposta que nós vamos discutir mas achei bem interessante aí eu vou apresentar aqui eu não eu não vou acessar eh Eu só tirei os prints Mas se vocês quiserem é plit coloca no Google lá plito ele vai dar vocês acessam e façam um cadastro tá É bem interessante aqui olha já colocou bem-vinda de volta porque eu já tinha acessado feito testes voltei né e ele é bem intuitivo ele é em inglês para quem não não não não vai muito bem no inglês você pode mandar traduzir e trabalhar com ele no português e aí tá aí uma lição de casa então a lição de casa deixa eu ver aqui é aqui É aqui ele me como eu estou aqui no stream aqui tinha duas três telas tá para ir passando mas aqui ele não vai funcionar a sessão de casa é o seguinte eu posso pegar Se o professor me deu impresso a minha atividade eu tiro uma foto dela no celular e e carrego aí a minha atividade e a minha aá faz o qu faz a minha atividade me sugere Mas o que eu mais gostei dela não foi só isso e posso também digitar a questão é que do ladinho aqui ela tem dica explicar e solução então Eh o que nós temos que falar com os nossos alunos explicar que a ia ela ajuda mas que nós temos que explorar a ia um pouco mais nós temos que pedir pra ia uma dica nós temos que pedir para ela explicar E aí só depois nesse caso aqui dar a solução é fazer criar a consciência do nosso aluno que obter a resposta pronta em qualquer usando uma I mais sofisticada como essa usando Google usando o vizinho fazendo uma cola não vai transformar ele em num profissional um cidadão crítico que ele precisa sem criticar pesquisar analisar então é necessário que a gente também ensine ele usar e Usufruir de todas essas possibilidades tá então pena que tinha duas duas duas telas aqui também a outra é o deixa eu ver aqui é criar é o ensaio é você criar um texto tá aí Segue o o chat GPT só que eu achei aqui ele mais bem mais bem treinado com mais aprofundamento ele eu pedi para ele falar sobre inteligência artificial Ele me trouxe em inglês e ele coloca um texto um ensaio com título introdução desenvolvimento e conclusão tá então ele me o texto Prontinho e ele me coloca aqui português ol lá alamara elaborei um primeiro trab rascunho E aí é para você verificar se tá bom senão você então vai colocando mais informações e ele vai elaborando tá tá é segue mas eu gostei mais dessa versão do que as outras o resuminho do texto também é bem interessante E aí eh eh você pode eh pegar um texto PDF da mesma forma ou né uma foto inclui aí ou então você copia o texto Coloca aí e ele te resume e te apresenta o texto resumido então atividade resumo de texto gente não dá mais pedir pro aluno né mas o que fazer com o resumo Aí sim aí nós temos que colocar a nossa criatividade para funcionar e esse aqui que eu gostei mais que teria uma duas três quatro telas é conversando então eu eu eu quando comecei a trabalhar brincar com ele né e ele ele fala mais de livro didático Eu leio aqui na minha na minha frente aqui eu tenho os meus livros não tenho nenhum livro didático aqui mas eu tenho um livro vários livros que eu li e um deles que é do Mia cout que é o meu autor e preferido e o livro é mulheres e cinza eu vou eu vou fazer um teste com mulheres de Cinza aí eu comecei a colocar no primeiro momento o Flamengo tá jogando do meu vizinho aqui tá gritando deve ter algum jogo do Flamengo eh quando eu coloquei o título Ele me trouxe assim a princípio que era um título do m c aí ele também me dá essas opções aí que tá explicar dica pergunta não sei o quê aí eu fui conversando com ele eu fui perguntando eu fui pedindo dicas e ele foi me explicando dizendo eh sobre o livro do que trata o livro que é um livro muito bom que fala da da da força da da mulher de Moçambique que o m Cot fala muito sobre sobre as mulheres de lá as dificuldades ele traz a voz das mulheres em um período muito difícil então assim ele e aí eu fiquei conversando com a Iá E ela me falando do livro né então é claro aqui eu não fiz o teste com um livro didático mas vale a pena fazer um teste com um livro didático e ver o que é que retorna eh para como uma como resposta Nossa Senhora esse menino vai ficar sem voz então também nós temos outros outras Iá que elas funcionam como detecção de plágio e aqui essa aqui é que nós usamos aqui na universidade autenticato né a gente fala é um é é um aplicativo que nós todos os alunos que vão fazer defesa de dissertação são obrigados a gente passa e se tiver um percentual muito grande de textos iguais não defende Então esse também é uma ferramenta interessantíssima tem outras mais simples também eh na na na na web e que pode ser usado E aí usa-se muit muito aia para fazer isso o Tomy aí a Jose também falou que já utilizou esse aqui é para você fazer apresentações não é para você escolher um estilo de apresentação Você coloca ali o assunto escolhe o formato o modelo e ele te dá uma apresentação com os tópicos com o conteúdo com tudo tá Fiz o teste fraquinho tá dá algumas coisas muito básicas muito muito básicas sobre o sobre o assunto que a gente pede mas Mas é interessante aí para vocês conhecerem tá eu deixei mais algum aqui mais algumas eh ferramentas para vocês procurarem algumas gratuitas outras não esse verdinho aqui gente eu tinha el escrito eh no no Word e e tinha antes de passar para os slides e colocado aquele para marcar e acabou ficando esse verdinho Então me desculpem mas aí são todos já links que vocês podem buscar e aqui tem aqui nós temos perdão aqui é para opa opa aqui para a produção de conteúdo além dos nossos queridinhos que vocês já conhecem revisão da literatura para minha dor na alma se os meus alunos começarem a usar isso eu vou ficar muito triste eu ainda não sei muito bem o que eu vou fazer estou pensando aqui para os nossos nós já usamos o Google schol essas outras ferramentas para buscar que eles levam a gente para a base de dados e aí O importante não é somente utilizar mas é saber quais são as bases de dados confiáveis nós temos paraa criação de slides além do Tom temos mais esses outros aí para vocês se divertirem tá E aí antes de chegar nos Desafios que já vou finalizando eu gostaria apenas de dizer que a Iá eh ela é como eu falei no começo que a gente tem que ser parceira eu também acredito muito que A Iá nós não podemos deixar de usar Iá porque os nossos alunos eles estão em contato com a Ea eles vão para mercado de trabalho e aí e vai está então é uma forma da gente já prepará-los é melhor discutir e apresentar para eles o que não é bom e o que é bom na EA dentro da sala de aula do que depois fora tá Eu acho que a Ea ela faz ela traz ela faz um engajamento dos alunos porque eu posso criar eh a partir das várias possibilidades ambientes mais interativos com diferentes formas e apresentar conteúdos E aí é uma forma mais fácil de eles compreenderem eh os os os os os conteúdos e também acredito muito e A Iá ela é Ela pode me auxiliar ela pode me ajudar e né no processo de ensino e aprendizagem com os alunos ela pode ser o meu tutor ela pode ser meu monitor ela pode ser algo a mais hoje os nossos alunos saem da nossa aula e vão lá no YouTube assistir uma outra aula né Então por que não usar alguma ferramenta que a gente conheça e que tenha assim mais eh eh eh mais certeza dos conteúdos E aí então o que cabe a nós é criar oportunidades e desafiar esses alunos a pensar de forma crítica né sobre as informações que ali estão apresentadas porque nem todas elas são lindas maravilhosas e a a também não é tudo Positivo né Eu assisti eu uma parte da palestra da professora Adriana e ela falou muito bem sobre isso né aí eu vi que a Jose também fez alguns comentários que a i tem muitas I que tem viés tendenciosos e a aí vai para para uma discriminação uma reprodução de preconceitos éticos de gêneros ou de classe não é porque a ia é a culpada nós somos culpados nós alimentamos as Iá nós usuários eu não alimento com essas questões preconceituosas mas usuários alimentam tá eu acho que nós tivemos uma fase de fake News horrorosa a gente já sabe o que não dá certo pois bem as Iá elas se alimentam de fake News o que que que elas vão apresentar fake News tá nós temos problema com a privacidade dos alunos dos professores de qualquer pessoa aí asias estão aí para acabar com a gente são é notícias toda hora de que coleguinha pegou a foto da coleguinha e colocou no corpo de uma outra né e assim por diante né Eu acho que nós vamos nós já já temos uma dependência tecnológica muito grande de alunos e de adultos vamos ter mais ainda com a ia nós temos exclusão digital já com as tecnologias atuais que nós utilizamos com nós vamos ter mais exclusão digital nós vamos ter um um uma nós vamos ter um uma diminuição da qualidade do conteúdo eh né se nos pautos apenas na busca por conteúdos nas ias Tá e sem falar nos custos elevados que na ia ela não é barata eu não consigo ter uma I para um número pequeno um um um projeto de a um uma uma é específica para um grupo pequeno de pessoas Eu só consigo utilizar para uma para um número muito grande de usuários porque o custo é muito elevado tá E aí vem os nossos desafios tá bom professora você vai falar desses desafios aí a maioria você já falou quando a gente estava falando em metaverso quando estava falando em metodologias ativas Pois é continuamos com os mesmos desafios e só temos mais desafios né os nossos cabelos ficam mais brancos e arrepiados porque os desafios só amam mas acho que a os principais desafios são os seguintes nós não temos infraestrutura se nós não podemos usar um celular se nós não temos uma internet de qualidade a a ia vai difícil pra gente utilizar na nossa sala de aula nós pusemos o aluno pode usar em casa pode usar em outros locais mas na sala de aula de uma escola pública Municipal Estadual uma universidade federal de Juiz de Fora a nossa estrutura ainda não é adequada para o uso da ia então é Um Desafio imenso e no Brasil Então vamos começar a analisar outras regiões ainda nós somos uma região mais privilegiada pega outras regiões onde o acesso a luz elétrica ainda não é possível tá formação de professores sempre vai ser uma barreira muito grande Tá nós temos uma dificuldade enorme eh com a com com acompanhar nós temos um delay muito grande de Tec tecnologias com formação de professores né Nós temos um delay um espaço muito grande um GAP muito grande né então a a tecnologia surge a gente corre corre atrás como vamos Como estamos fazendo hoje aqui Estamos correndo atrás primeiro para nos informar para saber o que que é para depois aplicar para depois testar e depois ver realmente Ah dá certo vamos usar né mas é um é um é um é um Desafio enorme dentro no Brasil como um todo e ainda mais com os nossos currículos as nossas graduações agora com uma boa atualização de 2015 para cá todos os currículos das licenciaturas tiveram que passar poral que formulação e eu acredito muito enquanto uma coordenadora de um curso que reformulou o PPC agora e acredito que os meus colegas coordenadores também tenham pensado um pouquinho mais em tecnologias na hora de eh de construir uma grade um outro um outro desafio muito grande agora mais específico na ia é a adaptação de conteúdo é essa é uma questão assim muito muito delicada tá porque a ia Ela depende de de de de desses algoritmos e que que e ela precisa de boas bases de dados ela precisa de boas fontes de dados boas quando eu falo conteúdos de qualidade para que ela né possa fornecer e mais quando eu falo de adaptação de conteúdo e conteúdo personalizado ela precisa das informações do meu aluno E aí eu preciso que se meu aluno esteja num ambiente mais tecnológico mais virtual tá E esse processo de adaptação ele não depende somente da Lia da Jose eh de de de de de de qualquer um de vocês aqui não Ela depende muito mais ela precisa de quem está desenvolvendo os conteúdos ela precisa de muitos especialistas em Inteligência Artificial e ainda muito mais de políticas públicas né para que a gente possa ter acesso a todas essas tecnologias as considerações éticas importantíssimas né Nós precisamos de uma regulamentação países alguns países já tem no Brasil nós estamos bem adiantados eu rece agora nessa semana até um modelo de um documento que está eh que está circulando n nossas redes do pessoal da área da da Computação discutindo uma regulamentação que nós precisamos regulamentar isso tá E tem mais desafios professora tem vocês acham que só esses que a gente já conhecia não tem um outro que eu acho que é o que está me deixando eu só não sabia assim ele eu sabia que ele tinha um nome meio louco né mas eu não sabia que era esse nome aí uns tempos para cá eu comecei a receber coisas assim que aá estava tendo alucinações aí eu falei aá ou eu estou tendo alucinações pois bem não é que A Iá também pode estar alucinada gente Pois é esse é um grande problema é um grande desafio e Vocês já vão entender aí principalmente essas mais e as as que utilizam as bases de dados comuns que se alimentam e se retroalimentam de informações da web né de conteúdos livres que qualquer pessoa pode publicar de qualquer informação de qualquer opinião elas são tendo essas alucinações E aí vamos ver o que é e qual é o motivo que elas estão alucinando junto com nós Eu estou alucinando também de cabelo em pé bom Alucinação ou maa alucinada que que é é é a capacidade daí a Gerar resultados que não correspondem à realidade oo contexto que elas foram treinadas por quê né elas elas ou seja elas elas geram eh conteúdos incorretos inverdades completamente Absurdos né E ela tem aí vários motivos porque acontece isso e eu acho que nós usuários somos grande responsáveis por tudo isso primeiro que grande parte dos usuários antropomorfizar linda elas atribuem características humanas a uma tecnologia ou seja confio nela plenamente caiu na internet é verdade tá vocês lembro das fake News tanto candidato a como candidato B vou aqui me reportar e as eleições né que era um jogo enorme de fake News de todos os lados né Aí você queria contra-argumentar uma pessoa que aquilo não era verdade a pessoa não tá na internet recebi no Instagram ó e repassei para 10 grupos que eu tenho que que você fez ingenuidade alimentou outras bases de dados alimentou as outras Iá com mais fake News E aí você vai fazendo o jogo da retroalimentação aí aparece um caso de racismo vai o cara lá ou então em um comentário vem um faz um comentário racista vem outro e faz e aquilo vai se tornando uma bola de neve e as ias que não são humanas que elas foram programadas para buscar informações para serem treinadas com dados que estão na redes elas são treinadas como com o que pior de lixo que tá na internet tá E aí vem a inidade usuários para as informações fornecidas pelas vai ser tanto de ser como de usar vai ser um problema enorme para o futur a internet nós sabemos isso tem muito tempo a a internet tem muita coisa boa mas tem muita coisa falsa nós falamos isso para nosso aluno cuidado com que você vai pesquisar na internet cuidado com o que não é correto pois bem com a Iá o que aconteceu facilitou o acesso tá e o pior as I se alimentam informações não corretas e o resultado de tudo isso dessa nossa ingenuidade da da da das pessoas acreditarem eh acreditarem que a internet que o que tá na internet é certo que e e ind usar a tecnologia dizer que que a internet está correta tudo isso é uma grande ameaça para a educação e também para a ciência o que será das nossas pesquisas das nossas revisões eh bibliográficas os nossos referenciais dos nossos referenciais teóricos né com esse material que está sendo disponibilizado na internet até que ponto né Eh nós vamos continuar eh fornecendo informações que não são adequadas até que ponto a gente vai deixar os nossos alunos fornecerem informações não adequadas né quando um aluno gera um conteúdo que não é correto e eu não corrijo E ele fala lá que está OK e ele publica isso e e esse conteúdo vai girando e ele vai nós vamos ter um retorno que vai ser um dano muito grande então Eh para para finalizar a ia sim tem possibilidades ela é uma ferramenta poderosíssima agora está o grande ponto é saber como utilizar e ainda eu não tenho receita talvez vocês estivessem esperando hoje que eu viesse aqui com alguma receita para vocês eu sou uma pesquisadora que estou trabalhando nisso que estou tentando fazer algumas aplicações tentando trabalhar com alguns alunos para quem sabe aqui um ano dois falar com mais propriedade e não passar receita mas apresentar resultados positivos Porque até então o que tem de magos da internet falando sobre inteligência artificial todo mundo tá falando né que é fácil você fazer uma apresentação sobre inteligência artificial criar um texto sobre inteligência artificial e vi aqui e falar quem tem uma boa uma boa fala apresenta vende qualquer coisa mas nós temos que ter muitos cuidados primeiro pesquise conheça né Eh converse com seu aluno Verifica o que ele está fazendo aonde ele está pesquisando tente apresentar mostrar para ele que é tem possibilidades mas que isso é muito perigoso em todos os sentidos Eu desejo que vocês tenham assim boa sorte se vocês tiverem algum projeto da aplicação da ia eu gostaria muito de conhecer e que vocês pudessem compartilhar esses resultados com a gente Ok seria isso muito obrigada Fico à disposição desculpa o tempo Jose não professora Liamara não tem como ser eu acho que assim você conseguiu captar todo esse nosso Universo de instabilidade fazendo aqui Breves comentários né não tem uma capacidade de síntese tão boa assim para tomar tudo que você falou e também pelo adiantado da hora mas como você trouxe todo esse histórico das ias por exemplo a gente reflete muito sobre essas questões das intencionalidades né porque aí nós sofremos um bque então ali na pandemia né a todo momento essas solicitações Pelas nossas necessidades sejamos mais tecnológicos usemos mais então tecnologia e o retorno né com o retorno reduzir né E aí esse eh essa incursão da educação nas ias eh generativas eu fiquei pensando muito assim a gente surfa na internet a gente tá numa situação de uma Eu estava num curso professor pontuou da seguinte forma uma relação com mensalista aquela aquela relação da biologia mesmo que nós ficamos dependentes eu tenho planejamento pedagógico pera aí deixa eu ver aqui se na internet tem alguma coisa parecida com isso que eu tenho deixe-me ver se encontro alguma ferramenta para gerar isso que eu me pretendo fazer então assim essa relação com mensalista também se desdobra numa relação de consumo né Nós estamos muito mais em alguns momentos para consumos do que para produção e a nos persegue exatamente nessas nossas falhas por Quando vamos consumir nos solicitam colo aqui o seu e-mail insina Aqui faça o seu login isso nos custa muito caro por com isso os nossos dados vão PR web E aí muitas vezes nós nos perguntamos eu acho que a Vera colocou isso no chat como que a nos encontra Nós deixamos rastros né E aí essa questão da escuta que você falou aí a escuta escuta capta né Essas nossas casas tidas inteligentes né Essas ações de proteção por comando de voz eh São Tantas informações né que tem hora que a gente tá conversando com chat GPT para não se sentir sozinho ele se torna seu amigo eu li pesquisas em que pessoas estão com conversando com o chat GPT para enfrentar a depressão e a ansiedade e eu me assustei com isso mas realmente acontece porque eu também já me peguei no chat deept pensando será que ele sabe quem sou eu eu também já digitei o meu nome Poxa qu Quem é esse que não sabe quem sou eu a minha mãe sabe tão bem o meu pai sabia quem é esse que não sabe né E aí quando você traz essa questão desse delay a forma eu fiquei pensando muito numa conexão com o que a professora Adriana Bruno trouxe Nós realmente temos né Por n questões até de política pública ela apontou na fala dela que uma alternativa porque ela também na fala dela não veio trazendo respostas corretas porque né estamos aqui num movimento de reflexão coletiva as formações em contexto esse nosso seminário foi uma formação em contexto hoje nós tivemos eu estava falando mais cedo na parte da manhã uma oficina do canva né com o Fabiano 58 pessoas online então assim isso é muito significativo ontem à noite nós batemos 100 pessoas ao vivo no me ali com uma formação então todo esse movimento de Formação né que aí nós vamos ter lá as adaptações do conteúdo esse algoritmo dependente porque aí ele precisa de boas bases para gerar bons dados bons resultados né quando o open ey pergunta pra gente e aí tá bom o resultado regenera que que quer dizer isso é o joinha valando você você está retroalimentando a retroalimentando a i e aí quando a gente faz isso pera aí eu tô no Google lixão ou eu tô no Google Acadêmico e outro dia eu me deparei no Google Acadêmico eu encontrei algo plagado e aí eu fui PR I para ela me dizer que estava plagado escrevi um texto na ia fui pro humanizador da ia para dizer que esse texto era humano então assim é uma ida e volta que tem hora que a gente se perde mesmo e essa questão das fake News né o compartilhamento do lixo online Eu acho que versou a ingenuidade mas também uma questão de intencionalidade né E esses usos eles também nos afetam no mundo acadêmico eu sofri com isso por exemplo quando na minha pesquisa eu precisava de dados consistentes sobre determinadas coisas né e não encontrei por quê Porque nós temos essa questão de filtro de dados essa questão da ética na pesquisa isso aí a nos traz né mas nem sempre respostas tão precisas estamos aqui ansiosos para ver os resultados eh da sua pesquisa Eh quero comentar aqui rapidamente algumas ponderações que a gente teve aqui no chat né Eu acho que assim a gente tem aqui uma gama de pessoas da rede e outras muitas do mundo e aí eu digo assim mundo é o Amapá Rondônia São Paulo Rio de Janeiro temos aqui pessoas de diferentes realidades E aí a gente tem o uma intenção aqui de realmente abrir esse diálogo né até mesmo pensando Qual é o nosso papel onde Eh estamos aonde queremos chegar né então rapidamente eu vou falar aqui né a Adriana também está nos acompanhando né aí ela colocou vivo ali é bom te ouvir elao é não assim eu falei o meu sonho é fazer uma dobradinha mas eu falei bom uma dobradinha eh com operou né não de forma síncrona foi assíncrona porque vocês se complementaram na fala né o Fernando Bruno né com Adriana Bruno né minha parceirona de pesquisa minha parceira nós temos temos muito trabalho junto Amo Adriana e ó não sabia você a Jose e eu foi surpresa elas eles quando eu recebi o convite Eu estava num caminho estava na Itália caminhando e aí eu volto conversando dia com a Adriana E aí não sepre cargas eu descobri que a Adriana também ela ia fazer abertura e falei Ah esses Menin tem que falar contar pra gente que a gente vai trabalhar junta Ah não surpresa só surpresa e aí o Fernando vem agradecendo o Cláudio também fez várias pontuações muito importantes querido Cláudio beijo a Vera se coloca também numas reflexões muito interessantes esteve conosco nas inas né fala sobre a questão eh do áudio no celular né o Diego pergunta eh eu vou falar e aí depois eu vou passar para você complementar e já se despedir só para não estender muito ele pergunta se você ainda está vinculada ao programa de Mestrado eh do CAED a Cida nos eh solicita o material pode deixar Sida nós vamos reenviar enviar para todos os inscritos eh algumas pontuações também o Vittor sartini né Eh parabenizando pela palestra eh colocando que também né Já foi aluno do curso de licenciatura ção e a Vera minha mãe parabenizando excelente exposição a minha mãe é super tecnológica Viu delícia a Dolores esteve conosco nas Oficinas pontu A Adri too também AD banca dela agora não faz muito ela defendeu Parabéns que bom aando a todos nós conosco também presente na terceira Edição fizemos apresentações né orais presenciais aí aluno da da licom aparecendo aí o Alex Leite foi me orientando também isso e no mais gente assim eu não tenho palavras para agradecer a presença da professora Liamara aqui ela sabe o quanto ela é cara para mim todos vocês que estão aqui a nossa equipe se esforçou muito eh agradecer o empenho da equipe de professores formadores tedic são 34 pessoas que estão empenhadas para que a gente gente possa atingir as escolas com a nossa prática com as nossas formações todas as oficinas foram planejadas no contexto do nosso trabalho a nossa equipe da secretaria de educação a nossa equipe do centro de formação do professor né em especial agradeço os meus companheiros de lida diário Fabiana né Cristina Juliana a Juliana está afastada Por uma questão de saúde mas esse seminário também Ju ó dedicado a você estamos aguardando ansiosamente a sua volta amiga volta amiga e aí volta J volta Ju e assim liamar eu você sabe quanto sou apaixonada por você eu tenho uma profunda gratidão você é uma pessoa que me inspirou muito estou aqui Dividindo uma tela com você eu acho que momentos acho que anteriores não sei se eu poderia se eu conseguiria mas estamos trilhando um caminho e você faz parte da minha história gente a Jose ela muito mais né do que ela né do que ela tá falando aí a Jose recém doutora tá aí trilhando um caminho lindo lindo lindo na nossa área e eu quero que ela venha logo que ela venha logo se possível trabalhar na UFJF né abrr concurso aí pra Jose mas [Música] [Aplausos] eh eu vou falar sobre o mestrado né que alguém pediu foi quem que perguntou para mestrado do CAED Diego é Diego eu estou sim no mestrado do CAED inclusive esse ano eu estou com sete orientando sete contando mentiroso mas sete Porque a turma me parece que foi 235 alunos né então eu estou lá com uma equipe de asas né que me que me auxiliam eu tô com sete orientando e me parece que pro ano que vem vai sair mais turmas Então eu estou lá eh também mestrado matemática que agora nós conseguimos o doutorado né Alex Alex Adriana Toledo não sei tem mais alguém aí nós estamos com vag inclusive o edital tá aberto aí pras vagas de doutorado né eu tenho aí uma vaga para orientar E também o Cláudio colocou ali esperando o mestrado na da licom Cláudio boas notícias nós nós escrevemos para o profc tá eh o prof comp é um mestrado em rede como tem o prof física o prof Mat Prof não sei o quê está saindo Prof comp e nós estamos muito muito eh confiantes de que a UFJF vai ser eh vai ser contemplada nessa primeira fase né E nós estamos com um grupo de professores excelente lá que estão se propondo a trabalhar na profc e então assim estamos aí com boas novidades e boas notícias Jose mais alguma coisa não só agradecimento mesmo a você a toda a equipe dizer que este encerramento ele também eh encerrou né esse ano letivo de muitas construções esse evento que foi feito H muitas mãos eu vou agradecer aqui a toda a equipe o Fabiano que está nos dando suporte a você tá dizer para todos vocês que a certificação Ela vai ser eh ah Fabiano por favor coloca a lista de presença para nós tá essa certificação vai para vocês depois nós vamos inserir aqui a lista de presença Gente desculpa porque foi realmente assim muita coisa acabei esquecendo não coloquei nós vamos colocar aqui no chat tá bom e no mais eu agradeço você liia pela por essa Ah já foi colocada ele falou Gente eu vou colocar de novo aqui Teve gente que me pediu vou colocar de novo a lista de presença por favor não deixem de assinar tá aos inscritos no seminário nós vamos eh apurar e os certificados vão em breve tá bom e no mais gente a Live está encerrada uma ótima noite beijo Lia Eu só quero falar um posso falar hã fale falei pouco né Eu sou quase ma ambulante de Fal na hora de falar né eu queria você eh eu tenho eh muito carinho pela Jose pelo Fabiano a Priscila não tá mais aqui né acho que ela não está tá na equipe de vocês ainda né Tá mas são são os meus alunos lá né desde que eu cheguei aqui eles me acompanham na licom e a gente fez já muita coisa bacana junto continua fazendo então eles nunca eles não eles não esquecem de mim eu não esqueço deles eles sabem disso né a gente conversa seguidamente sobre muitos assuntos então eu gostaria de agradecer o convite né do fundo do coração é sempre muito bom estar falando mesmo que não seja assim eu gostaria de estar aqui hoje falando com maisos com mais certezas né mas o que eu trouxe talvez foram mais discussões e mais desafios para nós muito obrigada obrigada a todos que estiveram aí com a gente Um beijo grande muito obrigada Ótimas notícias uh gente essa Live está encerrada um beijo até mais n

#Inteligência #Artificial #Educação #possibilidades #pedagógicas #desafios #sala #aula