Investimento estratégico na educação infantil e no processo de alfabetização – Educação – 13/06/24

By | 20/04/2025


Reescreva esse texto Boa tarde a todos boa tarde declaro aberta a presente reunião de audiência pública da comissão de educação convocada com o objetivo de debater investimento estratégico em educação infantil e alfabetização esta audiência pública está sendo realizada em virtude da aprovação do requerimento número 132 de 2024 de minha autoria passo a ler os procedimentos a serem adotados na condução dos trabalhos cada palestrante disporá de 10 minutos para fazer a sua exposição podendo ser prorrogáveis a critério desta presidência encerradas as apresentações será concedida a palavra por 3 minutos aos parlamentares Se tivermos parlamentares os parlamentares disporão de igual tempo para a resposta ao final do debate cada convidado terá 3 minutos para as considerações finais Informo que esta reunião está sendo transmitida ao vivo pela página da comissão e pelo canal oficial da Câmara dos Deputados após a audiência as apresentações serão disponibilizadas na página da comissão Eu quero fazer uma pequena introdução antes de apresentar os convidados ah a gente hoje se reúne aqui para debater esse tema que é crucial pro futuro do nosso país né que é o desenvolvimento da Educação Infantil e alfabetização Ah eu faço parte da frente parlamentar mista da educação e eu Sou coordenadora da comissão de alfabetização e Ensino Fundamental né na frente parlamentar e a gente debate Na minha visão muitas coisas em educação ã mas a gente se esquece Ou talvez não priorize de uma maneira adequada à educação infantil e a alfabetização porque são esses primeiros anos de vida quando a gente investe nos anos iniciais isso sim vai fazer diferença na vida dela vai dar oportunidade igual Ah vai fazer o país crescer e vai cuidar do desenvolvimento dessas crianças então o objetivo aqui é realmente fazer trazer especialistas para darem números diagnósticos clareza Porque a gente já sabe que a nossa educação não vai bem todo mundo sabe a gente já sabe que o a nossa educação em relação a outros países ela é muito inferior à qualidade nossas crianças não aprendem a lei escrever na idade certa muitas vezes nem aprendem a lei escrever nossas crianças não fazem as operações matemáticas em comparação aos a outros países e não tô nem falando do mundo todo tô falando mesmo de América Latina de América do Sul o Brasil amarga posições vergonhosas na minha visão Então eu acho que a gente tem vários debates para fazer aqui quero deixar claro também que não tô falando que isso vem de agora isso não é ah desse governo não não é desse governo isso anos e anos e décadas a nossa Educação Básica alfabetização tem sido negligenciada seja pelo investimento excessivo em educação superior em detrimento da educação básica então o objetivo hoje é fazer um debate Franco com números para ver o que que a gente pode fazer pela nossa educação pela nossa alfabetização então dito isso esse preâmbulo e eu faço agora o registro dos convidados que participarão dessa audiência pública às quais faço um especial agradecimento Lourival José Martins Filho que é diretor de Formação docente valorização dos profissionais de Educação do Ministério da Educação seja bem-vindo Lourival Fábio de Barros Correia Gomes Filho que é ex secretário Nacional de alfabetização do MEC seja bem F do Fábio ilona beaz ilona Obrigada Zi Doutora em política educacional estado sociedade educação Que também está remoto seja bem-vinda ilona Carina façon que é gerente de políticas públicas da fundação Maria Cecília solto Vidigal seja muito bem-vinda Carina e João Batista Araújo Oliveira que é Presidente do Instituto alfa e Beto eu vou passar a palavra diretamente aos nossos convidados eu vou passar a palavra por 10 minutos e se precisar a gente prorroga por mais alguns minutinhos Dois Três minutinhos para vocês finalizarem porque eu sei que 10 minutos é muito pouco né mas a gente Pelo menos é um início então eu quero passar a palavra agora ao Senor lal jos n do MEC do Ministério da Educação seja bem-vindo Lourival Boa tarde me escutam bem Estamos escutando sim então eu queria agradecer a deputada Adriana Ventura por esta oportunidade já se percebe que você tem um coração alfabetizador um coração que se volta paraas nossas crianças agradecer pela pertinência da temática destacar a possibilidade de estar nesta nesta tarde com a professora eona com o professor Fábio professor João Batista Oliveira professora Carina que são referências tanto em política educacional campo no campo da linguagem e no ensino da leitura e da escrita Quero trazer também o meu abraço da professora Cátia chardo secretária de educação básica Professor Alexandro diretor de políticas a professora Anita diretora de Apoio às redes o professor valdoir diretor de monitoramento a professora Marisa diretora de incentivo aos estudantes da Secretaria de Educação Básica eh do MEC e também agradecer trazer o abraço da professora Mônica coordenadora Geral de alfabetização do Ministério da Educação e a profess Rita Coelho coordenadora da Educação Infantil eu vou aproveitar o tempo tenho para falar um pouco eh da caminhada atual consulto se estão escutando bem tranquilo posso seguir pode seguir estamos ouvindo muito bem então então quando pensamos em investimentos em educação infantil em alfabetização eu quero destacar em nome do MEC o compromisso Nacional criança Alfabetizado e termos de adesão conta com 27 unidades da Federação e já são 5558 municípios que aderiram ao programa parte de algumas premissas fundamentais que é reconhecer alfabetização como direito e Como projeto de nação política do estado busca a alfabetização das crianças até o segundo ano do ensino fundamental a preocupação com a composição das aprendizagens e sobretudo querida deputada o regime de colaboração a questão do regime de colaboração é fundamental no âmbito do compromisso porque segue que devemos respeitar o protagonismo das nossas redes e sistemas de ensino e profissionais de Educação Básica e o preceito constitucional da nossa LDB e do próprio Decreto que institui o compromisso que é a pluralidade de ideias e concepções pedagógicas bom nesta perspectiva em relação às políticas de alfabetização já são 19 instituídas né Eh os dados que temos hoje apenas dois estados fazem podem fazer faltam fazer as suas políticas de alfabetização e isso é muito importante para nós porque considerando a nossa Constituição em que estados e municípios precisam apresentar assim como o plano Naci o plano Estadual de Educação o plano Municipal de Educação Como temos o egregio Conselho Nacional de Educação conselhos estaduais os conselhos municipais como temos as diretrizes curriculares e a base Nacional comum curricular como temos as leis dos sistemas tanto no âmbito Estadual como no âmbito Municipal é fundamental que cada município cada estado Os territórios possam ter as suas políticas de alfabetização nessa perspectiva já foram implantados cinco comitês estratégicos estaduais para monitorar avaliar induzir isso no âmbito dos estados e atualmente nós contamos com 7265 articuladores articuladores nacionais articuladores estaduais articuladores regionais articuladores municipais já foram investidos 38 milhões nessa formação desses articuladores que envolve a governança o monitoramento a aliação e sobretudo os saberes específicos Queria muito estar com vocês aí mas hoje estou aqui em João Pessoa numa formação específica para os articuladores estaduais que vão nesse processo de formação numa perspectiva de trabalho colaborativo entender compartilhar e mobilizar escolas unidades para o processo de alfabetização mas nós partimos de algumas premissas entre elas que alguns conceitos eh essenciais no Campo da alfabetização Governador Prefeito Vereador Deputado articulador diretor escolar coordenador pedagógico precisa se apropriar para que este se apropriando possam juntamente com os professores que são os reais protagonistas da política garantirem aí o sucesso no ensino e aprendizagem da leitura das Crianças então estamos felizes aí com as políticas de alfabetização em termos de for meu Deus querida deputada como passa rápido 10 minutos né em termos de formação de professores e gestores na educação infantil nós estamos com uma parceria com 32 universidades para formação de 276.000 professores por meio do programa leitura e escrita na educação infantil vinculado ao compromisso Nacional criança alfabetizada seguindo as diretrizes curriculares de 2009 da Educação Infantil seguindo a nossa base Nacional comum curricular aprovada pelo nosso egregio Conselho Nacional que define o itinerário formativo na Educação Básica nós estamos na educação infantil com este programa nos anos iniciais do Ensino Fundamental nós estamos com estamos com assessoramento técnico financeiro e permanente aos estados e municípios que no âmbito de suas autonomias enquanto entes Federados desenham as suas políticas escolhem as suas concepções teóricas epistêmicas linguísticas metodológicas e os avanços científicos no campo de alfabetização que assim poderar pertinente no âmbito de sua autonomia e ao construir a sua política e os seus planos de Formação realizam a formação para os professores nos anos iniciais temos também o proditec que é um programa específico para a formação de diretores e coordenadores e neste sentido já foram investido 667 milhões este ano teremos um público de quase 1 milhão de professores formados no âmbito do programa em termos de infraestrutura Nós já estamos com 126.000 cantinhos de leituras em 38.000 escolas em todo o país o que já somam R 156 milhões de reais estamos com materiais complementares pedagógicos para docentes e estudantes no investimento de 218 milhões estamos com um sistema de avaliação e aprendizagem com metas anuais de plataformas de avaliar para rede sistemas de ensino e quando dizemos dizemos esse estamos estamos na Perspectiva do trabalho colaborativo e do protagonismo dos profissionais da Educação Básica querida deputada nós não acreditamos em nenhuma política que seja intervencionista e que desconheça aquilo que nossos professores e professores da Educação Básica já fazem enquanto experiências exitosas concordo com você que a nossa educação precisa melhorar os dados revelam isso mas nós precisamos também além da denúncia ter uma pedagogia de anúncio e que mostre estados e municípios da Federação que tem com as condições concretas que possuem fazendo realizando boas práticas no processo de alfabetização de nossas crianças nós temos também o selo de alfabetização para este ano né E todas esses dados e essa sistematização está presente na página do MEC por estado por município no compromisso Nacional criança alfabe na educação infantil nós estamos com construção de creches pré escola fomento a criação e a manutenção de vagas e novas vagas a manutenção e ampliação das matrículas e tempo integral materiais de apoio à prática pedagógica formação dos profissionais de educação infantil e aprimoramento dos parâmetros da qualidade na educação infantil que está nas mãos do nosso egregio Conselho Nacional com a sua expertise no campo então temos pautado a educação infantil por uma educação infantil integral centrada nas brincadeiras nas interações com garantia de cuidados ambientes adequados Seguros afetivos e estimulantes seguindo as diretrizes curriculares nacionais da educação básica 04 de 2010 que é um dos documentos mais lindos que esse estado brasileiro já produziu pelo CNE e as diretrizes curriculares nacionais da educação infantil São 60.000 nov vagas desculpa 277 milhões com Ei manutenção perspectiva de 4.000 novas creches pelo pacto Nacional de obras 38 milhões via o pdde currículo e gestão 96 milhões investidos em formação e atualização e regulamento do CNE parâmetros nacionais da qualidade de educação infantil por fim Nobre deputada eu queria agradecer a partilha dizer também que no âmbito da Diretoria de Formação se você me permite atingir mais 15 segundos em função dos dia de ontem vou te dar mais dois minutos Professor Lorival Fique tranquilo tá bom no âmbito da Diretoria de Formação estamos muito felizes porque o Conselho Nacional recentemente aprovou as diretrizes curriculares para formação Inicial Isso vai ser impactante Neste País Apesar que ela tem um prazo para implementação mas essas novas diretrizes impede cursos 100% na modalidade à distância colocam sobretudo uma formação Inicial numa perspectiva mais sólida é investindo em que a gente pare nesse aligeiramento da formação nessas mcdonaldização dos currículos uma licenciatura em que o estágio supervisionado tanto na modalidade presencial quanto na modalidade à distância seja totalmente presencial e supervisionado por professores e professoras tanto nos campos de estágio quanto nos campos eh eh nos centros de formação das Universidades então estamos muito esperançosos pelos pelo o o impacto que as diretrizes de Formação Inicial podem eh ocasionar o egregio conselho também já está pensando a formação continuada nessa perspectiva de considerar as nossas redes sistemas de ensino como espaços de Formação porque nós temos entender a formação e as escolas como também uma possibilidade de profissional ação contínua por fim Quero Agradecer aí a presença de todos que me escutaram neste momento agradecer pelo convite dizer que estamos à disposição dizer que estamos no mec não somos Deus não somos anjos somos seres humanos tentando na perspectiva das condições do tempo presente fazer o melhor possível para alfabetização com qualidade de nossas crianças e recentemente também para jovens adultos e idosos Muito obrigado e disposição queria avisar Nobre deputada que estou com vocês aqui até às 3 depois continuarei no celular porque Como disse estou num evento de formação de professores alfabetizadores articuladores aqui na Paraíba vou pro aeroporto acompanhando vocês no celular muito obrigado Muito obrigada Professor Lourival Até porque eu sei que você precisa se ausentar e eu agradeço muito você ter participado à distância eu vou quebrar o protocolo e antes de passar pro próximo convidado só tenho duas assim dois duas perguntas para fazer até eu não sei se eh tem são duas dois assuntos que me me me eu sempre pergunto até ontem inclusive o ministro Camilo esteve na comissão de educação né tinha um a gente tinha vários parlamentares participando e tudo e uma coisa que foi H muito falado foi em relação à extinção da secretaria de alfabetização né então a minha pergunta é assim eh Hoje não tem uma secretaria específica de alfabetização que nem tinha antes né uma Secretaria de alfabetização então tem uma área que é uma coordenação como me se organiza por secretarias e depois diretorias e depois coordenações a minha pergunta assim pro senhor que conhece bem que tá justamente nesse trabalho de né de de cuidar de toda essa parte dos professores de alfabetização e educadores você acha que essa a extinção dessa secretaria não compromete as metas de alfabetização e a minha outra pergunta também que tem a ver com a minha fala Inicial que eu também não sei se se o senhor souber responder se não souber também pode responder Depois pela secretaria não sei é assim eu falei da diferença de investimento que isso é uma coisa que eu sempre questiono muito como a alfabetização é importantíssima né a educação básica educação infantil é o que a gente tá falando esse processo de alfabetização que vai fazer diferença pro país e paraa criança vocês têm discutido esse disparate entre Ah o investimento que é feito na educação superior por aluno e na educação básica por aluno pra gente tentar inverter essa pirâmide e essa é a minha pergunta porque eu sempre me questiono isso todo mundo fala de desigualdade das diferenças mas a gente vê o que que é gasto com aluno de ensino superior e ver quanto é gasto com aluno de Educação Básica tanto internamente como em comparação a qualquer outro país a gente se assusta então esses dois eu gostaria de ouvir a tua opinião nesses dois pontos por favor se possível bom me escutam bem sim se puder falar um pouquinho mais alto eu agradeço ah ok eu acho que é um problema aqui do microfone mas eu vou seguindo Ok então em relação à sua primeira pergunta Professor eu posso afirmar em duas dimensões primeiro a secretaria Foi extinta compromisso da alfabetização como política que não deve ser algo deste ou daquele governo mas deve ser um projeto de nação que se espalha pelo estad municípios sociedade civil quer dizer cada brasileiro deve ter este compromisso com alfabetização ele permanece e na Seb professora as diretorias da Seb a diretoria de políticas Diretoria de monitoramento Diretoria de Apoio às redes Diretoria de incentivo aos estudantes e a diretoria de formação na liderança da professora capia trabalham de forma integrada então o compromisso Nacional criança alfabetizada Ele está na dpd Ele está na das está na di está na dieb todo mundo abraça esse compromisso é claro que toda estrutura governamental é que bom que os estados e municípios possem possam criar as suas coordenadorias de alfabetização as suas gerências de alfabetização mas esse essa política compromisso Nacional criança alfabetizada e o compromisso de pessoas dentro da estrutura da cogal da dpd da difor da DJ da de Mã São pessoas que têm no coração tanto no sentido teórico prático quanto no sentido de vivência da Educação Básica quanto no reconhecimento dos avanços das pesquisas internacionais Mas também de comunidade científica brasileiro porque temos que reconhecer que temos pesquisas internacionais que nos apontam caminho para a melhoria da alfabetização das nossas crianças mas não podemos desconsiderar nossas universidades grupos de pesquisa nossas experiências enquanto formação de professores alfabetizadores e também list então nessa perspectiva o compromisso está muito forte com o MEC e muito forte no mec e eu estou aqui em João Pessoa com a presença de 27 estados presença daim presença do coné presença quer dizer hoje esse compromisso Nacional criança alfabetizada passa a ser algo que está presente no país Estou querendo dizer isso porque a presença de uma estrutura física não significa que a política seja um movimento no coração nos ritos e práticas do ministério de educação então eu posso dizer que a alfabetização está bem presente lá Mas como lhe disse o que é que nós não negociamos nós não negociamos a base Nacional comum curricular em qualquer nível etapa e modalidade de educação básica ela é premissa fundamental traços sons cores e formas vivências interações brincadeiras está lá na educação infantil os objetivos dos direitos da aprendizagem aprendizagem da Leitura escrita análise linguística semiótica oralidade compreensão consciência fonológica está lá na base Nacional comum curricular isso nós não discutimos agora a autonomia que cada estado e ente Federado tem em definir a sua política de alfabetização o seu plano de Formação isso é muito caro para nós porque só o território de Amapá pode dizer o que as crianças de lá precisam para ser alfabetizadas só o povo Gaúcho conhece na prática O que as crianças precisam para ser alfabetizadas os princípios gerais científicos linguísticos estão presentes na bncc as outras dimensões é o avanço de cada política do território já a outra a outra pergunta professora a secretaria executiva vem promovendo em articulação com as séries com a czu com a ctec com a SAS com a Cadi com a Seb este debate que você mencionou mas é visível deputada né é visível olhar a página do MEC e perceber que a educação básica está em evidência no atual Ministério de educação Mais uma vez agradeço e permaneço à disposição muito obrigada muito obrigada Quero Agradecer Professor lval pela tua contribuição e pela participação ainda em outro local em distância muito obrigada passo a palavra agora ao senhor Fábio de Barros Correia Gomes Filho a quem Quero convidar para compor a mesa aqui ao meu lado e fazer sua exposição Fábio por favor seja bem-vindo vou passar bem boa tarde a todos eh cumprimento a a deputada Adriana Ventura que aqui Preside a mesa muito obrigado pelo convite eh que foi feito Também faço um agradecimento à associação de olho no material escolar na pessoa da presidente Letícia Jacinto que tem eh buscado reunir grupos de especialistas na intenção de contribuir com pautos educacionais então Obrigado também a à associação eu e só uma uma observação pequena é que aqui tá aqui né ex secretário Nacional de alfabetização do MEC de fato eu fui mesmo assim como diretor de política de alfabetização mas prefiro eh me definir agora como um especialista em em educação não é então é isso que eu estou fazendo aqui pois bem então Eh não vai ter a tela aqui Não no não tá bom então eu só preciso eu só tô eu não tenho os slides Então tudo bem eu vou eu dou uma olhadinha aqui para trás e vejo onde é que tá Tá certo você pode olhar aqui ó não não não ah não tá ótimo essa não tá ótimo aqui tá tá bem na minha frente aqui tá tranquilo Tudo bem então eh a gente vai começar agora falando eh primeiro numa pequena contextualização também sobre alguns resultados e depois algumas coisas que a gente pode fazer pode pensar para alfabetização para educação infantil no âmbito do pne certo então no fim do processo todo a gente vê né os resultados do Pisa né que são pras crianças os meninos de 15 anos 16 anos e a gente vê que o Brasil tem resultados muito preocupantes no mínimo né pode se dizer isso então 50% em leitura 50% dos nossos jovens não atingem o nível mínimo considerado para o exercício pra cidadania né Então veja só os jovens de 15 anos como é complicado eh em matemática esse nível é muito maior mais de 70% né e em ciência 55% já no pearls o pearls é uma avaliação que cobre o quarto ano do Ensino Fundamental e é uma avaliação de leitura Ok então são as crianças no quto ano de ensino fundamental fazendo uma avaliação de leitura uma avaliação internacional assim como o pisa é uma avaliação do ocde o PR é uma avaliação da iea né E a gente tem quase 63 mais de 62% das Crianças com nível insuficiente de leitura no quto ano do Ensino Fundamental interessante eh ver que essa essa avaliação é uma avaliação que eh é tem um comparativo direto nãoé com outros países ou seja com eh como se mede a a a leitura né o desempenho de leitura em outros países então é muito importante claro que também tem outros números né recentemente foi divulgado um o um resultado no âmbito do do mais recente programa do compromisso do MEC né que 56% das Crianças estariam alfabetizadas né Tem certas eh considerações de fazer sobre isso talvez mas não agora porque o nosso tempo é curto mas principalmente em relação ao ponto de corte de como e como se eh considera a criança estando alfabetizada ou não Tá Mas então de qualquer forma mesmo considerando isso eu acho que é um número benevolente ainda 56% é um número muito ruim né de crianças alfabetizadas no segundo ano ao final do segundo ano é um número extremamente preocupante também será que consigo mexer isso aqui Ah tá bom perfeito instantinho só Cadê o microfone microfone acho PR ter mais mobilidade É tá bom vamos tentar eu acho que bem melhor vamos fazer um microfone sem fil tá bom perfeito conseguem ouvir Tá ótimo então eh a gente tá falando aqui de educação né estamos falando aqui de quando a gente fala de educação a gente tem que pensar em qualidade ou seja é uma questão de qualidade por quê Às vezes a gente pensa em várias questões da educação né E quando a gente fala de investimento estratégico na educação infantil e na alfabetização o investimento estratégico é justamente aquele tipo de investimento que nas atuais circunstâncias nossas né tem a ver com melhorar a qualidade da educação que as crianças na educação infantil e na alfabetização especialmente digo na pré-escola né e na alfabetização dos primeiros anos do Ensino Fundamental no primeiro e segundo ano né que elas recebem né é esperado pela sociedade brasileira né E que o estado brasileiro e Invista em educação infantil em alfabetização com estratégia com inteligência né E isso requer uma visão correta de de do que se espera de um investimento então eh uma escola em primeiro lugar escola uma pré-escola né é de qualidade é uma escola em que se aprende você pode imaginar eh é qualquer vamos supor Pense numa numa escola em que tem todos os equipamentos possíveis uma grande infraestrutura não é e todo esse tipo de coisa mas se por alguma razão as crianças ali não aprendem não se pode dizer que há uma educação de qualidade ou seja a qualidade da educação está intimamente ligada ao fato da criança aprender né E esse foi um fato muito ignorado pelo estado brasileiro por muitos anos né então a gente teve aumento de acesso mais crianças acessando mas os números de aprendizagem propriamente não acompanhavam né então a gente tem que pensar isso e eh então o Brasil tá bem fora da rota quando o assunto é alfabetização em especial a gente vai ver alguns pontos específicos aqui depois mas a gente pode aproveitar o pne 2024 2034 para tentar colocar as coisas nos trilhos certo então só uma uma exposição rápida né Essa é curva de heckman é bem famoso né na literatura eh mostra que o real mais bem investido é o real que é bem no início da vida até pré-natal na creche pré-escola quanto o anterior for o investimento naquela pessoa maior O Retorno social certo eh uma coisa muito importante que tem que se se falar e quando a gente fala de educação infantil e de alfabetização é que a a própria base nacional com curricular preconiza uma coisa chamada integração e continuidade né entre os processos de de aprendizagem né do da educação infantil e da alfabetização isso é muito importante tem alguns pontos que a gente vai eh colocar aqui que não não necessariamente são respeitados sempre ou seja a gente tem que utilizar a a educação infantil principalmente a pré-escola a pré-escola que não é a escola ainda mas assim a pré-escola com conhecimentos pré-escolares em vários lugares do do mundo eh existem eh o o existe o ensino de conhecimentos de literacia de numeracia por exemplo das Letras do seus sons até mesmo escrita rudimentar escrita emergente que se chama né dos números e a gente vê e vários secretários vários professores diretores apontam né como é difícil Às vezes a criança passa pela educação infantil toda aqui no Brasil principalmente na escola pública e não não recebe esse tipo de conhecimento né então onde dá certo a alfabetização no Brasil nos locais em que são eh onde as pessoas têm eh mais sucesso na alfabetização isso é feito né Isso é feito com com bastante frequência Enfim então a gente vai eh eu vou fazer bem rapidamente aqui eh são três pontos que a gente precisa resolver né um relacionado a professores gestores outro ao material escolar e outro monitoramento Com acompanhamento individualizado né Então esse é o gráfico que mostra eh o desempenho uma curva de desempenho nos cursos eh da pedagogia administração direito Engenharia e medicina e veja que a pedagogia que é um curso de formação de professores tem um tem o desempenho menor ou seja estamos selecionando aqueles alunos que estão com menores notas no ENEM né Isso é fonte do do INEP então a gente precisa aumentar a atratividade das carreiras dos professores né então a gente precisa de Formação mais prática na universidade e no estágio probatório também que se chama formação on on the Job né Eh as formações a gente vê até o MEC eh não a crítica algo específico né mas mu Às vezes o MEC se ocupa de dar formações principalmente formação continuada E aí contrata às vezes ou faz parcerias com bocado de universidades isso pode ser muito bom se a formação for de caráter prático no pinic por exemplo que é um programa mais antigo tem um programa novo né que é o que é o compromisso mas o Pike que é o programa mais antigo nesse programa mais antigo isso não acontecia por exemplo então inclusive não há qualquer medida de desempenho é concreto do pik né então Eh que é um programa um pouco mais mais antigo de alguns anos de vários anos atrás né de uma de uma década atrás também um enad mais estratégico hoje o enad é criança o perdão o o professor recém-formado ele não tem nenhuma obrigação de performar bem então a gente poderia pensar num enad estratégico que tenha um viés de certificação Até quem sabe né pro exercício da profissão e a valorização estratégica por meio do desempenho Então veja a gente tem sem esquecer os diretores eh um professor que se você troca um professor inefetivo por um professor mais efetivo foi feito um estudo né em que se ganha 4 meses de aprendizado e 21 alunos ganham 4 meses de aprendizado o equivalente né pro diretor se você troca um diretor menos eficiente para mais eficiente você ganha 3S meses mas são mais de 400 alunos que podem ganhar porque é um diretor atinge uma escola inteira né então a gente tem que pensar no magistério no professor e no diretor certo isso daqui eh como o nosso tempo tá curto eh eu vou só ler algumas teve um experimento na Indonésia né em que fizeram dobraram o salário dos professores né e olha o que aconteceu a duplicação dos salários Aumentou a satisfação dos professores mas não teve qualquer efeito no esforço mensurável no desempenho dos alunos desses professores Olha o mais importante é isso é a gente sentir efeitos de aprendizagem né então aumentar o salário ISS não é uma solução rápida para deficiência de motivação de esforço não é para dizer veja bem que não é para aumentar salários de professores principalmente salário médio dos professores no Bras Brasil é muito baixo a gente sabe disso tem que aumentar mas tem que aumentar de forma estratégica certo de forma inteligente então Eh no num outro relatório que é o great teachers diz o que a evidência mostra que em países em desenvolvimento a instituição de políticas de bônus financeiro para professores produz os maiores efeitos em termos de aprendizagem né bônus financeiro por desempenho desempenho no sentido de aprendizagem mensurada Então isso é uma coisa importante daí que foi tirada essa última inclusive recomendo eh um do Fórum latino-americano de desenvolvimento muito bom esse esse cheio de evidências esse esse relatório do ponto de vista do material didático a gente tem e a gente precisa ter um investimento inteligente pedagógico veja bem eh a gente às vezes eh pensa em investimento e educação infantil então o que que as pessoas pensam em construir uma creche O que é importante Porque é necessário né muitas pessoas precisam ainda né a demanda manifesta não foi atendida ainda mas quando a gente pensa na pré-escola por exemplo na alfabetização eh não se pensa muito em investir em livros em livros bons em livros efetivos E aí eu deixo uma preocupação uma coisa que realmente me preocupa bastante eh que o MEC deu uma sinalização muito clara Já publicou inclusive uma minuta de edital do PNLD 2026 educação infantil né que em que remove os livros didáticos para crianças da educação infantil né simplesmente removido né tem o livro ainda por Professor Mas é uma coisa que já tinha antes isso foi uma conquista muito grande seria um retrocesso social uma perda muito grande realmente porque veja eh se você tem filhos em escola particular e eles eh e eles estão na pré-escola provavelmente não é todos mas muito provavelmente vocêes estão em escola particular eles vão ter um livrinho didático em que eles vão fazer atividades muito simples que vão aprender letras aprender números coisa do gênero encontrar coisas né circular enfim e isso foi instituído mais de 70% das redes educacionais do Brasil aderiram a isso e e obtiveram esses livros e agora por alguma razão Infelizmente eu só posso dizer que ideológica mesmo não ten outra razão tão tão removendo o Ministério da Educação tá fazendo um um movimento muito ruim nesse sentido né então fica o alerta aos parlamentares também dessa casa o é a gente pode conversar depois sobre isso inclusive uma sessão sobre isso seria muitíssimo importante porque é uma coisa muito relevante pra sociedade né O Último Ponto eh a gente precisa monitorar e acompanhar eh cada criança principalmente aquelas que têm mais dificuldade né Por qu eh não é possível que a gente Aceite o acúmulo de defasagens educacionais sabe deputada porque a criança ela se ela tem uma defasagem Educacional Ou seja que eu quero dizer algo que ela não aprendeu certo no primeiro ano de ensino fundamental e principalmente se essa coisa é lei escrever ou alguma coisa relacionada a lei escrever isso se acumula e se propaga num ciclo de desmotivação da criança a criança já não quer fazer o dever de casa ela não quer atuar na escola isso tem tem tudo a ver então uma solução importantíssima para isso né que papel da escola é o acompanhamento bem de perto para entender o que o estudante precisa para manter-se no ritmo da turma Com acompanhamento individualizado se necessário for no contraturno né se necessário for no contraturno né então também outra questão aqui é a questão da fluência né fluência em leitura que poderia ou deveria estar né Eh como parte do sistema de avaliação da Educação Básica hoje hoje não é medida a fluência em leitura nem amostral ele no sistema de avaliação de Educação Básica apenas a escrita e e apenas escrita e a leitura tem um gráfico interessante aqui que mostra é um é um experimento inclusive bem Bem antigo eh que mostra em no eixo vertical você vê o desempenho da da Criança em leitura tá Isso foi feito na Flórida muitos anos eh em leitura e no eixo horizontal na na quão fluente ela é quão bem ela lê se ela lê com velocidade com precisão com prosódia certo e o que se vê é que quanto mais quanto melhor a criança lê com boa velocidade com boa precisão sem errar melhor ela compreende e a afluência em leitura Qual que é a vantagem uma coisa muito fácil de se medir porque você pede para uma criança ler uma folha com texto e você consegue ver se ela até quando Quantas palavras por minuto por exemplo ela consegue ler certo então a gente precisa acreditar com certeza os nossos professores nos nossos diretores e principalmente nas nossas crianças sem subestimá-lo os países que vão muito longe Portugal que teve uma incrível melhora eh no nos anos 2000 em educação Singapura mesma coisa e teve grandes melhorias eles têm uma eles acreditam muito nas crianças deles nos seus profissionais Claro mas nas suas crianças né Sem subestimá-lo infelizmente isso acontece bastante ainda no Brasil certo e é isso este passei um pouquinho do tempo né mas eh acho que deu para passar todo o recado Muito obrigado Muito obrigada Fábio de Barros Correa filho Gomes Fábio de Barros Correa Gomes Filho pela sua exposição passou um pouco de tempo mas foi super necessário para cobrir os pontos eu achei muito importante muito obrigada agora vou passar a palavra para a nossa querida elona que está falando diretamente de outro continente não é isso professora vamos lá então seja bem-vinda passo a palavra em nome de quem agradeço obviamente o convite direto mas eh cumprimento os demais deputados e deputadas que estejam presentes ou online aos meus colegas aqui técnicos que conheço todos pessoalmente acho que talvez não o representante do Ministério da Educação Vamos então a minha apresentação compartilh terna ah Vocês conseguem ver minha tel conseguimos sim tá correto então Hã eu vou passar rapidamente a ai só que como é que eu faço para ess os slides andarem I meu Deus ai você tá com a apresentação momentinho só eu mandei para vocês também professora ilona eu pedi aqui para passar o te fazer também uma cor porque daí você passa aí ou você quer que a gente vai passando aqui que a senhora preferi posso passar se se eu virar aqui ela ela momentinho é ela vai te colocar como um momentinho só porque daí você pode daí você que tem que compartilhar Tá bom você sabe compartilhar no zo eu tô compartilhando a tela mudou de tela momentinho não a a apresentação não está mais aqui você momentinho só você mesmo pode compartilhar a tela no computador a tela não está mais aparecendo você sabe fazer ou a gente faz por aqui pera aí isso tá ótimo está aparecendo e agora o controle é seu você põe por favor no formato apresentação isso E agora o controle é seu Assim fica mais fácil tá bem tá bom eu vou restituir seu tempo trás Eu não vou mexer mas a primeira o primeiro slide é só uma Uma digamos assim um resumo da questão do policy pol e Police politics que são nomes em inglês para uma palavra que a gente usa em geral no Brasil Apenas como política mas que são eh as instituições apropriadas para o exercício eh do da política e do Poder né como esse eh legislativo o judiciário o próprio executivo eh o processo político de disputa de poder na sociedade e o desenho da política pública eu chamo Atenção para isso porque eu vou começar a minha apresentação com o resultado da Minha tese onde eu menciono isso né A questão do Capital político eh Quanto custa em capital político eh optar por uma política de alfabetização efetiva que eu acho que essa é minha explicação de Porque que a gente até hoje não conseguiu e a transição do governo passado para este mostra eh que um um um a vontade política e dependendo da direção eh que ela vai né Ou seja a politics né o exercício do poder na política interfere na Police que é o desenho da política isso que eu vou tentar mostrar hoje né então o que que na Minha tese que foi eu eu fui para eu eu tava trabalhando em Sobral no desenho do novo currículo de sobrau sobal já tinha alcançado Ah o topo do dos rankings eh brasileiros de de de desempenho Educacional no saeb Então não é por causa do do do do currículo que eles chegaram lá o currículo de na alfabetização ele refletia o o currículo novo reflete o que já vinha sendo feito mas eu vou dar uns exemplos no final já vinha sendo feito há 20 anos em Sobral e é por isso que eu que eu sou tão eh eh eh contundente quando eu falo que eu vou falar hoje para senhoras e senhores deputados e colegas de de de técnicos que estão na mesa então a minha conclusão foi que a reprodução das conquistas educacionais de sobal dependem eh de de que o conjunto da da da Comunidade das redes né do município estado nação consigam em primeiro lugar pacificar a questão do reconhecimento das categorias de processo pedagógico necessários aquisição de leitura compreensão e influência desde o primeiro ano do ensino fundamental se nós não tivermos um acordo sobre isso e esquece o gasto e esquece as não sei Quantas comissões disso não sei quantas bolsas não sei quantos material esquece tudo tem que ter um acordo em relação a essas categorias de processo cognitivo e que tem que ter eles têm que ser alcançados para os alunos norm eh eh eh típico né de de eh neurotípicos tem que ser alcançado no primeiro ano tá porque se nós a a toda a desigualdade brasileira oriunda da sala de aula vem de nós não conseguimos alfabetizar os os alunos Logo no início da escolarização tá a literatura é farta em relação a a a a dizer isso não sou eu que tô dizendo só estou eu reproduzo como como como estudante digamos assim do tema eu reproduzo o que a literatura diz e na Minha tese eu fui a Campo ver se no campo em sobal o município mais famoso de qualidade Educacional do Brasil que é um município eh eh pobre né de de pessoas pobres o município até pode ser um pouco mais rico do que o o restante da região mas as pessoas são pobres em Sobral eh consegue alfabetizar todo mundo no primeiro ano então não há desculpa para não se alcançar isso No resto do Brasil E essa era meu incômodo na Minha tese né então a além disso a gente tem que ter expectativa isso é uma coisa que diferencia a equipe Educacional de Sobral de de outras que eu conheço né uma alta expectativa a crença absoluta de que isso pode acontecer que o aluno pode estar Alfabetizado até antes né em sobrar a maior parte dos alunos é Alfabetizado ao final da Educação Infantil eh em segundo lugar cultivar uma cultura de valorização do esforço acadêmico né da da da da escola pública e de seus docentes baseada na profissionalização né eh e e abandonar o paternalismo o populismo e o clientelismo inclusive sindical que é uma coisa que é aflitiva no Brasil né a a educação no Brasil ela é de certa forma comandada pelos interesses sindicais então a gente tá sempre falando de valorização dos professores a valorização é sempre o salário é muito menos eh a a formação e uma formação técnica de padrão internacional com referências eh de países desenvolvidos e não o que a gente vê eh aqui e que tá refletido na troca da do desenho da política de alfabetização que é uma das coisas que eu vou falar hoje eh com maior ênfase e reconhecer que o monitoramento estruturado permanente eh e objetivo dos processos eh educacionais são condição sinequan não para que nenhum aluno seja Deixado Para Trás né Nós temos que monitorar o tempo todo o aluno dentro da sala de aula quer dizer o professor com seus próprios alunos e os sistemas né as escolas e as redes precisam monitorar se o processo tá correndo como deveria correr para todos os alunos e fazer os ajustes eh necessários eh então é muito aflitivo para mim Principalmente agora no CNC eu vejo mais de perto ainda eh o que se passa dentro do do MEC v o que o que o que tá acontecendo né então a gente a gente vê uma opção dentro do ministério educação pelo exercício eh do Poder de grupos de pressão sobre o desenho lógico de uma política nacional de alfabetização que que está que tinha sido implementado no governo anterior eu preciso exclarecer uma coisa aqui eh o Brasil tem muito baixa capacidade técnica de implementação de programas de alfabetização pelo nosso histórico por uma série de razões que eu não vou abordar aqui quando a gente tem uma Secretaria de alfabetização feita para o fim de alfabetizar até o primeiro ano usando o arcabouço científico usado no resto do mundo a gente devia pelo menos dar a oportunidade disso continuar mais um pouco né então a alfabetização plena ela a capacidade de compreender de comunicarse de maneira efetiva com o mundo pelo pelo por meio do código alfabético é uma condição se in quanon para para o direito da da da educação ser materializado não se pode falar em direito à educação por mais que se gaste deputada Adriana Ventura não adianta aumentar o gasto em relação ao gasto do ensino superior se não tiver desenho se a política pública não tiver um desenho esse desenho não for baseado em ciência não se chega lá tá então hoje a LDB diz a partir de 2022 que a alfabetização ela é essencial para o direito Educacional ISO nem estava mencionado né então nós nunca consideramos a alfabetização como como essencial para pro exercício da educação é o gasto com professor é isso é aquilo aquilo o outro mas é o gasto com todos os fornecedores com livro etc e o aluno aprender a ler sempre foi secundário né então o que que aconteceu em relação ao tema dessa audiência pública no mec depois no início desse governo que é uma coisa que me está me deixando super aflita né primeiro a gente teve a desativação da secretaria de alfabetização eh eu vou explicar o que que isso significa na prática apesar do que foi dito ontem pelo Ministro e hoje pelo representante do MEC eh já no início do governo do novo governo né em primeiro de Janeiro houve um decreto com o novo estrutura do MEC e a CF não estava lá né depois em em abril em mais para frente Já eu não consigo ver a data aqui mas o decreto foi de junho de 2023 o Decreto da política eh Nacional de alfabetização foi revogado pelo decreto do compromisso vou explicar também a diferença entre os dois e mais recentemente em relação à operação eh das diretrizes operacionais eh nacionais para operação da da da educação infantil que não é diretriz curricular é como é que devem funcionar as creches da Educação Infantil foi derrubado com uma com uma suposta nota técnica que tem a ver que tinha a ver com alfabetização dizia o seguinte eh eh o atual documento quer dizer havia um documento que tinha sido produzido principalmente pela sealf pela secretaria de alfabetização junto com a Seb e com outros órgãos do MEC foi passado pro CNE isso estava tramitando a fundação Maria Cecília também está trabalhando num documento técnico a respeito da da operação da educação e infantil o documento foi derrubado com uma suposta nota técnica que dizia que eh tinha que cancelar o documento porque o documento dizia que a educação infantil é uma etapa preparatória para aquisição de habilidades específicas de alfabetização e dizendo que isso é o arquivo e que era razão para derrubar o documento se a a educação infantil não é preparatória para o processo de alfabetização também literacia né e a numeracia ou seja os conhecimentos básicos de matemática para que é que serve educação infantil né a escola a gente já não sabe Para que que serve porque a gente já não alfabetiza nem a partir do primeiro ano direito né porque os parâmetros brasileiros que que dizem que alfabetis etc São não são comparáveis com os parâmetros do resto do mundo né E aí a gente diz que a educação infantil não serve para alfabetização para alfabetizar ela é uma alfabetização lúdica Óbvio Mas isso é óbvio não precisa nem dizer né mas se dizer que isso justifica derrubar um documento que vinha sido construído vinha sendo construído há meses anteriormente eu não posso acreditar nos meus olhos né Eh bom o que que se passou então a a a a a sealf Foi extinta né Eh com a com a com com a nova composição do MEC e não foi colocado nada no seu lugar porque a a a houve a reativação da secad que a secretaria de educação continuada alfabetização de jovens e adultos e inclusão né mas a secadi tem como foco a alfabetização de jovens e adultos que é por sinal muito parecida com as com a com a alfabetização de crianças mas ela se dá em outro contexto né ela não se dá na Educação Infantil nos primeiros anos do do Ensino Fundamental né além de tudo o que tá o que tá escrito como escob como estrutura da secadi e da Seb para levar a cabo uma política de alfabetização que agora se chama compromisso eh não está nem um pouco Claro em relação ao que tinha sido feito antes para ser Alfa eu vou mostrar né então Eh em relação à Secretaria de Educação Básica que é a maior secretaria do MEC né Eh tinham três atribuições né que são essas que estão listadas aí que era articular com a sealf as políticas programas e e eh relacionados com a literacia emergente alfabetização formal e infuência de leitura esses termos técnicos devem estar presente em qualquer política de alfabetização que se suponha séria esses termos desapareceram do desenho da política de alfabetização desse ministério Ok bom isso aqui eu não vou ler para vocês mas eu quero que vocês entendam que o que estava descrito como atribuição da secretaria de alfabetização que era o desenho de como ocorreria a a política nacional de alfabetização sumiu das atribuições do MEC eu me dei ao trabalho de buscar isso porque eu tô tentando entender o que que foi colocado no lugar quando você derruba uma uma política com um desenho que segue a ciência que segue o que os países desenvolvidos fazem eu nem estava no ministério quando eu eh estive com o secretário nadali no início da da implementação da política nacional de alfabetização e nós chamamos o ex-ministro de Educação de Portugal senr Nuno Crato que nos deu uma aula sobre como é feito no mundo ele não é o ministro nun cato para quem não conhece ele não era simplesmente um ministro político de Portugal ele é um acadêmico de de quatro costados de de assim eh de de de de proeminência internacional ele é um matemático eh eh conhecido mas que conhece desenho de política educacional ele deu uma aula eh para a a secretaria de alfabetização na nas prioridades no desenho para aprimorar o a a a o secretário nadali foi buscar nos países desenvolvidos a referência para o desenho da política tá quant quando a gente ouve nós temos que perguntar aos nossos professores que não alfabetizam o que é que eles querem fazer para alfabetizar é impossível lograr sucesso partindo de uma premissa como essa Isso é uma premissa sindical que não quer incomodar os professores que não quer dizer para eles olha vocês não conseguem alfabetizar vamos juntos porque a maravilha de sobrau é o seguinte a equipe de sobrau é uma equipe que que que conseguiu eh construir confiança mútua então quando uma pessoa levanta a mão em Sobral e diz eu não estou conseguindo eu estou com dificuldade Ela não ela não levanta a mão para apanhar ela levanta a mão para receber apoio e é isso é com essa com essa compaixão e com esse eh eh eh eh objetivo comum de alfabetizar todo mundo que nós temos que nos dirigir aos dirigentes municipais estaduais aos professores aos diretores de escola não é não é eh eh não é um confronto mas nós temos que admitir que há muito pouca capacidade didática para ensinar ler escrever e as quatro operações no nosso sistema educacional há raríssimas exceções apenas como Sobral e alguns municípios do Ceará né então o que foi dito ontem na comissão eh de educação pelo senhor Ministro e em parte hoje não reflete o que tá se passando eh na parte formal hã da das substituições de política educacional eh que ocorreram no mec Então o que eu disse o que eu comecei a dizer antes é o seguinte como a gente tem muito baixa capacidade didática e técnica em relação à educação em geral no Brasil eh a hora que surge um desenho bem feito a hora que surge um desenho com a a a tecnicalidade digamos assim eh mais robusta eh é eh muito discutível que ela seja derrubada sem nenhuma justificativa então não houve nenhuma justificativa pres extinguir se Alf e não houve nenhuma justificativa para eh extinguir o Decreto da pna como não a houve uma justificativa para para derrubar um documento técnico que tava em andamento dizendo que a educação infantil não é para alfabetizar né que o que que eu acho profundamente questionado bom eh a questão né porque o compromisso é um compromisso Oi lona só um minutinho vamos todos nos juntar né para fazer não sei o qu tá então eu vou eu vou vou vou acelerar aqui isso política nacionalização tinha um desenho extremamente Claro extremamente claro o que hoje esse compromisso não tem o compromisso simplesmente repete o que já está na LDB e na nossa Constituição né então o desenho Tá todo aqui estava todo na política tá na política nacional de alfabetização era ficava claro o que deveria ser feito isso não há substituição quanto a isso no mec e nenhum dos documentos que eu li a respeito da da da da do da política compromisso até agora né o compromisso que é esse que tá projetado na tela agora é uma uma uma lista de de digamos assim de de pedaços de normativas que já existiam não traz nada de novo em relação à alfabetização tá fortalecimento do regime de colaboração articulação entre os sistemas de avaliação da aprendizagem assistência técnica financeira tudo genérico nada técnico nada de desenho mesmo de política educacional né continua aqui eixos estruturantes da política governança e gestão política da da política formação de profissionais melhoria da qualificação sistema Deal o que é que quer dizer isso no dia a dia meu Deus né Depois outra comparação aqui então a a questão da pna que tinha como fundamento o a a as categorias que é o que Eu mencionei lá no início né pacificar A questão das categorias dos componentes do processo de alfabetização consciência fonêmica instrução fônica sistemática fluência e leitura oral desenvolvimento de vocabulário compreensão de texto e produção de escrita isso não aparece em lugar nenhum da política nenhum material não consegui achar nada nessa referência eu vou rapidamente caminhar só para mostrar o seguinte tá o ministro é do Ceará não é de sobrau mas é do Ceará está bebendo digamos assim está tá levando adiante ou veio com a expectativa né porque trouxe a secretária zolda que já não está mais no mec o secretário Maurício olando que ainda está que tiveram eh eh eh em Sobral e participaram da política de sucesso de Sobral e Sobral hoje em dia esse currículo que eu tô projetando aqui é um decreto principal é obrigatório não quer dizer que todas as pessoas vão fazer com seus alunos a mesma coisa mas é obrigatório que no infantil quatro os alunos comecem a aprender a consciência fonêmica né Há uma lista de infuência do desde a educação infantil até o 9º ano né Eh vou dar o segundo exemplo aqui para encerrar eh a decodificação que é uma palavra não grata no nosso na nossa pedagogia não não se pode falar em decodificação na na formação Inicial nem continuada de docente no Brasil a decodificação é essencial para alfabetização então o aluno a decodificar significa entender o código alfabético para transformar ele em compreensão então nós estamos eh negando o que a ciência há décadas aponta como para seres humanos não é o quilombola nem o indígena vai ficar de fora seres humanos aprendem a ler com esses componentes que eu listei e que estavam listados na pna e que desapareceram do desenho da política então meu apelo para o legislativo como a sua função de supervisionar o Executivo é que chame a atenção para que nós tenhamos padrões técnicos desenho técnico de política de alfabetização porque o que se passou do governo passado para cá na transição que é jogar no lixo sem nenhuma justificativa algo que tinha respaldo técnico é inacreditável para usar o adjetivo mais Sutil que eu posso escolher muito obrigada pelo espaço deputada e deputados muito obrigada professora elona pelas suas contribuições e passo a palavra agora PR senora Carina façon que é gerente de políticas públicas da fundação Maria lua solto Vidigal seja bem-vinda Carina Boa tarde a todas as pessoas Boa tarde deputada Adriana Ventura agradeço em nome da fundação Maria Cecília solto vidgal pelo convite e parabenizo a deputada né pela priorização dos temas da Educação Infantil e da alfabetização né a deputada se apresentou como coordenadora de alfabetização e Ensino Fundamental mas fico muito feliz que esteja olhando também pra importância da da Educação Infantil eh bom eu vou compartilhar aqui a minha tela eh e vocês gentileza minha avz Vocês estão vendo Por enquanto não tá aparecendo Karina eu te aviso aparece agora tá aparecendo isso já tá já tá em formato apresentação boa apresentação perfeito Obrigada eh bom apresentando rapidamente a fundação Maria Cecília S Vidigal da qual eu faço parte a gente é uma organização do terceiro setor super partidária que existe há quase 60 anos e há 17 anos a gente trabalha pela causa da primeira infância numa estratégia tanto de alavancar as políticas públicas para essa causa como também de ativar a sociedade paraa importância paraa priorização dessa etapa da vida eh a gente trabalha com algumas temáticas dentro da primeira infância que é um universo muito amplo e uma delas é a educação infantil né na Perspectiva eh tanto do acesso né Para todas as pessoas enfim o acesso eh da universalização a pré-escola o atendimento à demanda por creche sempre com qualidade eh e por a fundação Maria Cecília trabalha com a primeira infância Qual que é a importância desse tema né esse tema É onde tudo começa né na verdade eh por isso que a gente escolhe essa causa eh como uma causa de atuação eh e a primeira infância então para quem não sabe só reforçando ela corresponde aos seis primeiros anos de vida e ela é uma fase eh da vida que o desenvolvimento é mais potente do que em qualquer outra fase né por isso que a ciência nos traz que é uma janela de oportunidades né então aqui trazendo alguns argumentos eh da neurociência a gente tem né Eh que o desenvolvimento cerebral até o final da primeira infância a gente vai ter já 90% das conexões cerebrais estabelecidas isso acontece numa velocidade muito impressionante né por isso que é uma janela de oportunidades eh pro desenvolvimento né As crianças elas precisam de estímulos adequados nessa fase da vida e a educação infantil entra como uma política essencial para para isso então se a gente quer ter um país eh menos desigual um país mais justo a gente precisa olhar paraa educação infantil E aí aqui até complementando a fala do colega Fábio né Ele trouxe pra gente o gráfico do professor James hackman Professor James hackman é um economista vencedor de prêmio Nobel ele fez um estudo eh avaliando o impacto de uma educação infantil de qualidade eh ao longo da vida e ele mostra que a cada dólar investido isso gera um retorno social eh para um país de até ó né qual investimento que vocês conhecem que Ger um retorno tão alto como investir na primeira infância isso acontece por quê né isso acontece porque isso tem um impacto obviamente na educação né então Eh se aprende três vezes mais ao longo da vida mas isso também tem Impacto numa série de outros eh de outras dimensões então na economia né com salários maiores maior empregabilidade diminuição de criminalidade aumento da Saúde Com redução de problemas crônicos uma série de Enfim uma série de fatores né então não só na educação investir na educação infantil tem um retorno social enorme porque afeta todas eh as esferas aí da sociedade e quando a gente fala de educação infantil então Eh é importante a gente considerar a importância dela pros diferentes momentos né eu falei um pouco do Futuro mas a gente precisa falar também do presente reforçar sempre que é um direito das crianças e das suas famílias Então as crianças Elas têm direito a uma educação infantil de qualidade né Não só a uma vaga né E que a escola enfim possa promover o seu desenvolvimento integral que é a função da educação infantil né o desenvolvimento eh cognitivo mas também socio-emocional artístico cultural enfim o conhecimento da natureza e do mundo né enfim que as crianças possam ter acesso a uma instituição com professores eh qualificados para promover o seu desenvolvimento integral eh em que elas possam socializar eh isso tem uma importância pro Futuro né como eu já trouxe um pouco então pro melhor desempenho da criança eh ao longo da vida né evidências que mostram é que uma educação infantil de qualidade traz o melhor desempenho no ensino fundamental e diminuir também a chance de evasão escolar e pro resto da vida como eu já trouxe aqui o exemplo eh do estudo do James hackman mas também reforçando mais uma vez que investir numa educação infantil de qualidade é quebrar o ciclo de pobreza de uma geração para outra então novamente se a gente quer ter uma sociedade mais justa menos desigual a gente precisa investir numa educação Infanti de qualidade porque isso tem efeitos eh para essa geração da criança mas isso tem um efeito também Virtuoso né se gera um ciclo Virtuoso eh paraas próximas gerações também eh eh e quando a gente fala do acesso à educação infantil a gente teve um avanço nos últimos eh pouco mais de 15 anos do Brasil mas infelizmente esse acesso ele ainda acontece com muita desigualdade então eu trago aqui alguns dados só para ilustrar isso da última Pinag contínua aqui dados trabalhados pelo Todos Pela Educação que mostram que as crianças mais pobres acessam menos à creche né e elas acessam menos justamente por dificuldade de de de obter uma vaga né E que esse acesso também ele se dá de forma desigual né essa falta de vagas também eh tá ligada a uma desigualdade Regional nesse país que a gente vive de dimensões continentais e quando a gente fala de qualidade a qualidade o acesso elas precisam caminhar juntos e a qualidade ela tem que ser prioridade eh na educação infantil né como eu já mostrei aqui o porquê para vocês e quando a gente fala de qualidade na educação infantil enfim é 10 minutos é muito pouco para falar sobre isso mas reforçando eh basicamente aqui em três pontos né as premissas de qualidade a gente precisa né como eu já trouxe um pouco ter profissionais que estejam bem preparados eh então profissionais que tenham uma formação adequada né enfim não basta eh gostar de criança ter uma aptidão com crianças os profissionais precisam estar capacitados para promover o desenvolvimento integral das Crianças eh enfim que isso seja feito né por meio de Formação Inicial adequada formação continuada alinhada aos documentos vigentes como a base Nacional comum curricular que é o que orienta Hoje os currículos eh da Educação Básica eh as práticas pedagógicas promovidas por esse professor professor precisam ser lúdicas e contextualizadas né é importante sempre reforçar que a criança nessa etapa da vida ela aprende brincando e interagindo né isso que traz as diretrizes curriculares O que traz a base Nacional como curricular E para isso isso precisa ocorrer num espaço físico que seja adequado para facetária dessas crianças né que também as proteja e com materiais que possam estimular eh as brincadeiras as interações entre as crianças enfim né a gente tem o documento de parâmetros de eh de qualidade que tá sendo atualizado pelo Ministério da Educação né e Que Avança num sentido bastante positivo ao promover também a Equidade né uma maior Equidade considerando a diferença realidades as diferentes infâncias que a gente tem eh num país tão plural como o Brasil eh mas infelizmente em relação a a questão da qualidade as práticas pedagógicas a gente ainda tem poucos dados né No Brasil porque enfim de acordo com o plano nacional de educação vigente a gente já deveria ter uma avaliação da qualidade da educação infantil eh desde pelo menos 2016 né de acordo com a meta um do Plano Nacional e a gente só teve até hoje eh uma rodada né de de avaliação de maneira mostral no saeb a gente espera que a gente possa eh ter isso de maneira regular e aqui eu trago alguns dados né que não são Dados eh do Ministério da Educação são dados de um estudo que a fundação Maria Cecil parceiros fizeram em mais de 3.000 turmas de educação infantil no Brasil e a gente tem eh destaco aqui um dos dados né que eh quase 40% dessas turmas não foram observadas atividades que estimulam a leitura e escrita né então a gente vê que a gente ainda tem muito a avançar com relação à qualidade da educação infantil e já terminando né quando a gente fala sobre alfabetização na educação infantil né O que que a gente tem que ter em mente pensando eh O objetivo dessa etapa né e o que que pode ser trabalhado na educação infantil em relação à temática eh o primeiro pressuposto que eu destaco aqui é que a aprendizagem da leitura e da escrita ela não começa no ensino fundamental né todos nós quando quando nascemos estamos inseridos no mundo letrado né começamos a entender eh que a que as funções sociais da escrita eh que a escrita enfim ela tem uma função social ela tem um propósito né ela serve para algo né então a educação infantil ela tem eh como finalidade poder formalizar e ampliar esse processo né gerar eh o interesse na criança pela leitura escrita né Eh reforçando aqui né de acordo com nossos documentos eh eh que que a gente tem vigente no Brasil né que também estão alinhados a a perspectivas internacionais a educação infantil ela não tem como finalidade a alfabetização Mas isso não quer dizer que a que a alfabetização não possa começar a ser Trabalhada na educação infantil para enfim ser concluída eh no início do Ensino Fundamental eh a gente tem evidências que mostram né que para além do trabalho eh mais direcionado a a a aspectos ligados à leitura escrita uma educação infantil de qualidade que promove o desenvolvimento integral da criança nessas dimensões múltiplas que Eu mencionei ela constrói bases sólidas para aprendizagem posterior ou seja uma educação infantil de qualidade que promove o desenvolvimento integral ela vai ajudar na alfabetização no ensino fundamental então eu trago aqui três estudos que evidenciam isso né um primeiro que associa a frequência de uma a pré-escola de boa qualidade eh na alfabetização né aqui era na época a provinha Brasil eh um segundo estudo que mostra né que a frequência uma pré-escola aumenta a chance de concluir o ensino fundamental né então tem um impacto na permanência eh das Crianças eh na na educação infantil eh desculpe na no ensino fundamental e também pelo contrário né que se a criança ela não tem uma frequência regular na pré-escola isso pode afetar o o seu aprendizado e aqui já já encerrando né um terceiro pressuposto é que a leituria escrita elas devem fazer parte do currículo de educação infantil de uma forma lúdica e com significado para todas as crianças de acordo eh com o que traz a base Nacional comum curricular os professores eles devem estar capacitados para tanto eles devem estar bem formados para poder trabalhar isso de forma lúdica eh e com significado e poder inserir então Essas atividades no cotidiano no currículo da Educação Infantil E aí reforçando aqui atividades pedagógicas que auxiliam né nesse processo de aquisição da leitura e da escrita né pensando que a criança nessa etapa da vida ela tá aprendendo brincando e interagindo então o próprio brincar é um processo que auxilia eh enfim nas capacidades que estão ligadas à aquisição né da da leitura da escrita o desenho o desenvolvimento de oralidade ter acesso a livros né poder acessar esses livros de maneira recorrente criar hipóteses de escrita eh ser estimulado a registrar eh ter a professora também fazendo registros né poder relacionar a fala com escrita né para entender esse mecanismo trabalho com nome próprio a identificação de letras e palavras são todas atividades que que estão alinhadas a bncc e que podem e devem ser trabalhadas na educação infantil com com esse princípio eh então para encerrando aqui já a minha fala né reforça a importância da gente investir eh nessa etapa da vida né especial na política acho que é de educação infantil porque se a gente muda o começo da história a gente pode mudar o resto da história né assim a gente tem um país eh menos desigual e mais justo muito obrigada muito obrigada Karina eu participava da da comissão externa com a Paula Belmonte a legislatura passada e a gente estudava bastante heckman os programas de pré-natal e né coisas assim aquela curva decrescente bem assim muito interessante assim passar por ver tudo isso você trazer de novo essa questão tão importante e que não é tão valorizada né a gente falou da Educação Básica e a gente tá agora falando dessa primeira infância que é tão importante bom eu vou passar a palavra agora muito obrigado pela explanação e eu vou passar a palavra agora pro professor João Batista Araújo de Oliveira que é Presidente do Instituto alfa e beta seja bem-vindo Professor João Batista passo a palavra para o senhor tudo bem Boa tarde deputada Adriana aventura boa tarde aí meus companheiros eu vou falar bastante eh sincronizado ou sintonizado com coisas que o Fábio feona que a Carina disseram com algumas nuances e pela limitação do tempo me limitar à questão da da alfabetização não porque a outra não seja importante mas porque não quero dividir o tempo né Eh a alfabetizador é a porta de entrada da vida escolar quer dizer é o cartão de visita da escola não é quer dizer uma escola um município um país que não alfabetiza seus alunos até o final do primeiro ano né é algo que provoca uma inanição cerebral né quer dizer faz mal ao cérebro não alfabetizar a criança do primeiro ano né um sistema de ensino uma escola que não alfabetiza O Primeiro Aluno ao primeiro ano não é digno de existir então o país precisa de ter uma visão muito clara a respeito Dessa porta de entrada desse cartão de visita não é segundo ponto alfabet ação no Brasil ela anda na contramão do mundo tudo isso que a gente acabou de viver aí do representante do MEC está na contramão do mundo não é o Brasil nãoé Diferentemente de todos os países da Europa né que tem um sistema de escrita alfabético né como nosso diferente de todos os países de língua inglesa do mundo não é que também tem um sistema Rober escrita não é ele vai na contramão né Ele é Diferente em quê ele é diferente né ao ouvir desse coisa do MEC do ente alfabetizar tal idade certa aí que era 3 anos agora passou para dois né ele é ele é inconsistente diferente do tempo de alfabetizar na forma de alfabetizar no entendimento do que seja alfabetizar como a acabou de deixar claro aí nos materiais e métodos que preconiza nos resultados desastrosos daação eu vou dar aqui apenas um exemplo né que há uns 10 anos atrás no seminário internacional de dislexia em Belo Horizonte né eu apresentei né uma Tab Bela para os 40 maiores pesquisadores de alfabetização do mundo que estavam reunidos lá mostrando assim Esses são os livros recomendados pela nossas Faculdade de Educação vocês conhecem algum autor desse né E foi uma gargalhada geral ou seja os livros que até hoje os educadores brasileiros aprendem sobre esse assunto nenhum pesquisador internacional do mundo conhece ou seja então nós temos uma visão brasileira desse assunto e possivelmente Essa visão brasileira deve estar relacionada com o desastre brasileiro nessa área essas coisas não podem ser Independentes Onde é que estão os problemas né na história no governo no mec nas universidades nos Estados nos municípios na Secretaria de Educação nas escolas nas salas de aula na imprensa não é e na cabeça das pessoas que pensam errado sobre essas questões então é preciso entender Onde é que estão esses problemas não é e no Brasil isso começa a muito tempo não é que até a década de 50 mais ou menos era mais Era pouco controvertida a questão da alfabetização tinha uma divergência entre método global e mé silábico mas as poucas crianças que ia pra escola entrava na escola Il aprendi olha não é de modo geral e 60 começa a discussão né trazida pela mor do Paulo Freire que mistura alfabetização com conscientização e isso né tem um lado muito bom né que traz a questão da alfabetização soeto dos adultos e um lado ruim que essa mistura né de água e e óleo né na década de 70 e 80 entra essa questão do construtivismo né que é uma ideologia pedagógica que Fez um estrago gigantesco na educação geral especificamente na alfabetização e em 90 né ela se travestir né da versão tropicalista de uma coisa chamada letramento que eu não sei o que é não tem nenhuma definição formal disso né E que entra dentro dos pcns né e no se séo 21 entra no pinic na bncc no PNLD na provinha Brasil e por aí vai né E apesar de todas as críticas acadêmicas que tem desde 2002 no Brasil o MEC né e a comunidade acadêmica simplesmente fazem ouvid doos mcos ao que diz a ciência não é e de tudo isso mais grave é esse último documento produzido pelo Inep que simplesmente é um insulto à inteligência do Brasileiro né ou seja O que que tem em comum essa história desastrosa da alfabetização no Brasil é um desprezo né das autoridades da sociedade da comunidade acadêmica pelas evidências científicas não é é a colocação da ideologia no lugar da ciência nãoé e sobretudo é impunidade né a falta de consequência para todo mundo exceto pros pobres alunos que não aprendem tem exceções tem mas são raras não é vou dar exemplo né no governo federal né quando o ministro Haddad era Ministro de educação ele tentou né trazer projetos avaliar projetos né mas aí foi torpedeado pelo companheiros de partido porque o projeto que deu certo foi do método fund né Rio Grande do Sul tentou fazer um projeto também no estado deu certo não teve continuidade n no governo anterior né como já voui dito aqui houve uma tentativa houve um documento importante né feito nãoé mas não deve sequência não pegou tração né e a coisa desandou não é isso e temos alguns municípios né Sobral que foi citado aqui né eu tenho orgulho tem 20 anos que sobru usa o programa ofb de alfabetização né que as pessoas não falam disso mas que usa há 20 e Poucos 21 anos o método fônico né E as crianças lá aprendem a ler e escrever né quer dizer nem o MEC né cuja secretária cujo Ministro sabem disso muito bem valorizam aquilo que dá certo ou seja há um desprezo pela evidência há um desprezo pela ciência há um preso pelos resultados que milita contra a criança brasileira então deputada né a senhora que tá se envolvendo nisso abrindo o espaço a cabeça o coração e o tempo para isso o que que eu preciso fazer não é para que essa coisa antes tem que identificar o caminho certo identificar o caminho errado e distinguir do outro não é não é possível que a primeira palestra de hoje e as outras sejam tudo a mesma coisa Não não são uma vai para um caminho a outra vai por outro caminho né qual que é a boa notícia n é que a gente tem para trazer pra senhora é que a gente sabe a gente sabe quais são os descaminhos né E também sabemos Quais são os caminhos né E que caminhos são esses né primeiro caminho né nós sabemos o que que é alfabetizar né saber ler e escrever e sabemos que é diferente de outras coisas como se confunde lá no documento do INEP por exemplo não é quando alfabetizar qual é a idade certa para alfabetizar existe uma resposta se científica essa questão não é que na estrutura do do ensino brasileiro é o primeiro ano do ensino fundamental por quê Porque a complexidade do nosso sistema de escrita é adequada para isso em um ano se aprende isso sem nenhuma dificuldade basta comparar com outros países pra gente ver que há uma resposta objetiva né Como alfabetizar sabemos cientificamente há um método mais eficaz para alfabetizar há formas dentro desse método que leva melhor ou eh pior resultado né e ele é melhor sobretudo pros alunos que têm mais dificuldade portanto também sabemos né E como saber se o aluno fo batizado também sabemos nas indicadores óbvios de leitura de palavras precis palavras fluência etc que não há nenhum mistério qura isso que não tem nada a ver com essa avaliação que o MEC faz né E que dá um resultado aí em que o Maranhão melhor do que São Paulo então negó assim bastante difícil de assimilar não é isso o que que acontece com o aluno que não se alfabetiza não é e que vem se arrastando no Brasil não é Então imagina o seguinte que no primeiro dia do segundo ano esse aluno é um analfabeto funcional que significa isso que ele não consegue funcionar na sala de aula ele não funciona ele não consegue ler o que tá no quadro ele não consegue ler o que tá no livro que o me compr não entregar para ele do PNLD né e o mais grave quer dizer ele arrasta esse atraso pro resto da vida né portanto não é quer dizer qualquer plano qualquer conversa séria responsável pela educação tem que ter como pon de partida o seguinte vamos ou não utilizar a evidência científica óbvio que aí dentro tem dissensões tem pequenas divergências mas vamos né de tudo que se conhecemos em educação no mundo onde mais se conhece cientificamente é alfabetização então não há muita margem para divergência não é então isso é fundamental Não é outra coisa fundamental todo aluno tem que est Alfabetizado peru ano o que não conseguir é erro de processo tem que correr atrás não é terceira coisa indubitável dier política para cá para cá tudo bem mas o que tem que ter na escola na casa na família na sociedade é livro leitura biblioteca programas de inativa leitura né porque isso é que vai criar um ambiente né de literacia o caldo cultural que vai levar as crianças a interessar pela a leitura né e daí né pergunta deputada que organizou o evento E daí que que pode se fazer n é do que a gente tem ouvido visto de tudo que a Professora Ida mostrou hoje né quer dizer o quadro é desolador não é pouco realista esperar uma solução por meio de lei por meio de um pne do MEC das Universidades né é um país estranho porque apesar de a gente ter aí vários estados que não compartilham da mesma linha política do governo todos os estados aderem a esse programa de alfabetização maluco que tem por aí não é quer dizer então ninguém exercita realmente o seu poder federativo não é mas e quem que pode mudar né talvez não seja o Parlamento mas governadores podem mudar né prefeitos podem mudar estamos aí diante de uma oportunidade de novos prefeitos né e enfim há pequenas brechas né para concluir né a a a Palavra Final dizer nós temos existem soluções comprovadas existem bons exemplos não existe segredo nada a ser descoberto por nenhum professor em lugar nenhum do Brasil sobre Como alfabetizar né e o que falta na verdade é compromisso o que falta é coragem para poder lidar com a questão né e eu creio que na situação atual do Brasil serão os estados e municípios que tiverem coragem responsabilidade que poderão dar a volta Nesse jogo muito obrigado eu te agradeço bastante professor João Batista eh pelas considerações assim contundentes corajosas né Aliás a todos vocês eu acho que assim eu eu me considero uma deputada bem moderada eu diria né Eu tento não entrar muito no flaflu eh que existe nessa polarização nessa ideologização da educação né mas mas muitas vezes a gente vê que a comissão de educação é tomada por esse tipo de embate O que é a pena então eu tento sempre trazer dados trazer fatos trazer indicadores porque a gente precisa de técnica né de indicadores porque é muita narrativa e pouco resultado e o resultado da nossa educação tá aí para todo mundo ver e ninguém nega mas eh dito isso hoje vocês sabem quinta-feira é um dia que aqui nós não tivemos sessão hoje então tem poucos deputados estabelecimento eu vou devolver uma pergunta agora pros senhores e vou passar devolver a palavra para para cada um de vocês para considerações finais né então eu não sei ainda se oh Professor Lorival tudo bem ele está de volta eu tô vendo ele ali que bom que você tá aqui né ã eu acho que eu já fiz minhas duas perguntas eu fiz minhas duas perguntas já eh pro senhor você só vai eu vou fazer uma pergunta específica para cada um e uma para todos e a minha pergunta para todos que eu queria que vocês Realmente frass isso com clareza eh primeiro o que que vocês querem Qual é o recado explícito e o apelo que vocês querem fazer pra comissão de Educação do congresso nacional para ajudar nessa questão da Educação Infantil e da alfabetização então assim senhores parlamentares a prioridade que vocês tem que ter é essa tem que fazer isso eu acho que vocês tem assim uma frase muito explícita um apelo Então esse é o ponto é um que eu queria devolver e o outro tem umas questões aqui que eu vou passar assim primeiramente o Fábio né A minha pergunta para você Fábia assim como na sua visão a gente pode melhorar essa proficiência em leitura das crianças no ensino fundamental você falou disso você começou falando disso falou do Pi Então acho que é muito importante você falar disso porque isso é um poderoso indicador né da aprendizagem da alfabetização para elona você fez aquelas avaliações e tudo ã Eu que queria a tua avaliação em relação H tem muitas pessoas que questionam ilone você como educador e pela vivência que você tem aa mais agora que você tem uma vivência em outro país a minha pergunta é como você acha quão importante é o engajamento e a participação familiar no processo de alfabetização né porque a gente tem tido muito esses questionamentos tem tido eh muita muito questionamento em relação à terceirização no Brasil das crianças na escola ass uma participação em engajamento familiar eu queria entender como que você enxerga isso e se isso você vincula com alfabetização ou não além de todo tudo que você apresentou né dos dos parâmetros né da de toda a grade que você mostrou até o 9 ano paraa Kina eu queria fazer uma pergunta até porque é é um tema muito Bacana esse da da primeira infância tal como que você acha que a gente pode ampliar a cultura do investimento na educação infantil no Brasil porque eu não vejo isso acontecer assim aqui no Parlamento já melhorou eu vejo porque eu acompanho né tem se falado e bastante coisas mais parlamentares de de todos os aspectos políticos falando entrou no orçamento tudo bem mas essa questão da cultura dessa visão né porque isso tem que ser refletido também na saúde em aspectos né em todo o orçamento e pro professor João Batista especificamente eu queria que você falasse um pouco mais né porque já que senhor sobre a avaliação individual dos alunos Eu já estive na reunião com o Inep algumas vezes eu fico questionando muito a questão de ausência de dados porque tiraram os rankings porque que não tem comparabilidade Eu Discuto muito o passar de ano mesmo sendo reprovado porque Os relatos das Mães dos alunos que são ah que passam sem ter que passar sem poder passar falam que eles largam a escola porque eles não conseguem compar exatamente o que o senhor falou então eu queria que você fosse também contundente em relação à questão dessa avaliação dos alunos né dessa do medir até para ver uma ação efetiva aqui eu vou devolver a palavra primeiro pro Lourival que tá no para por 3 minutos para qualquer consideração final eu não sei se você conseguiu ouvir os outros colegas eu acho muito importante a participação do Ministério da Educação nesse debate né porque ele que tá à frente de políticas de educação então a sua participação é fundamental Lourival eu vou devolver a palavra para você por 3 minutos e depois PR os outros participantes e eu gostaria que vocês não esquecessem de finalizar com o recado o apelo para a comissão de o que que vocês acham senhores parlamentares nos ajudem fazendo isso ou não fazendo isso por favor devolv a palavra lal eh me escutam bem ok então eu escutei todos vocês nos celulares eu considero no celular desculpa eu considero que foi uma tarde de partilha de aprendizagem o meu pedido a sua pergunta específica é que antes de uma resposta decisiva desta câmara e é fundamental no acompanhamento das políticas educacionais amplia esse debate nós temos no Brasil e o ministério de educação ao terceiro compromisso teve a parceria da Associação Brasileira de alfabetização que congrega pesquisadores de norte a sul do país Associação Brasileira de linguística o gt10 da amped associação eh Nacional de pesquisa e pós-graduação em educação o gt10 alfabetização de leitura e escrita do qual eu sou integrante há mais de 30 anos então Em respeito aos nossos colegas à expertise a trajetória que são pesquisadores brilhantes Que escutamos esta tarde é fundamental que também Se escute outras pesquisas pesquisadores do campo da alfabetização associação os fóruns Estaduais de alfabetização os fóruns municipais este debate tem que ser ampliado causou-me uma certa impressão que parece que o Brasil não tem evidência científica em Alf ização em que Pese o construto teórico sólido dos nossos brantes colegas nós temos pesquisadores do campo que podem fazer o contraponto daquilo que eles apontam como fragilidades da política nacional de alfabetização a outra dimensão que eu destaco e volto a destacar nós precisamos da pedagogia do anúncio eu vejo muita gente a denunciar a mostrar indicadores negativos mas reconhece que todo dia quando o sol se levanta tem milhares de professores de professoras Neste País com as condições concretas que tem que implementam e alfabetizam as nossas crianças jovens e adultos e idosos com as condições que eles têm e é por estes professores que você deve continuar lutando com esse seu coração ligado à alfabetização então o meu pedido é esse ampliar o debate com a participação da Bal da abralin da anped da anpop da dos fóruns Estaduais de alfabetização a a exemplo do fearg no Rio de Janeiro que é um fórum super atuante este debate tem que ser ampliado eu tenho um enorme respeito à pesquisa internacional mas eu não posso desconsiderar a pesquisa que está sendo feito nas nossas universidades eu não posso desconsiderar a pesquisa que se realiza em Santa Catarina em Minas Gerais em Belo Horizonte deem grupos de Pesquisas reconhecidos também no campo de alfabetização eu penso que o mito no mec deve ser a policemi a polaridade de ideias e concepções pedagógicas depois querida deputada quero reforçar que apesar dos avanços científicos da política nacional de alfabetização mais de 180 grupos de pesquisas do país encaminharam documentos solicitando a revogação da mesma iso é uma coisa também que poderia se questionar a estes grupos de pesquisa Quais as evidências científicas deste pedido e por fim quero dizer que na concretude do Compromisso nenhum município e isso é muito lindo para dizer aos nossos participantes nenhum município nenhum Estado está proibido eu desafio a este grupo a procurar no compromisso que artigo do compromisso que proíbe os nossos estados e municípios a utilizarem as premissas daquilo que consideram consagrado nos estudos relacionados à política nacional de alfabetização Muito obrigado a gente se coloca à disposição estamos à disposição Professor Lourival muito obrigada pelas suas considerações e por ter participado ainda em trânsito vamos ampliar esse debate Sim e eu queria até fazer uma solicitação assim muito direta e pessoal eh essas pesquisas que você fala das universidades que eu acho que também não podem ser desconsiderados se puder me enviar ou enviar pra comissão de educação eu agradeço bastante eu pelo menos mandar onde que assim quais são elas direito porque eu acho que todos os indicadores precisam ser considerados Tá mas muito obrigado por sua participação Professor estamos à disposição tá bom muito obrigada passo a palavra agora para suas considerações finais por até 3 minutos ao Senor Fábio de Barros Correia Gomes Filho muito bem então Eh Foi uma satisfação estar aqui durante esta tarde nesta audiência deputada eh para considerações finais então primeiro Qual o recado você perguntou né Qual o recado explícito né né que a gente tem para os deputados desta comissão eu acredito que o mais importante é que os deputados exerçam o seu papel de fiscais do executivo Federal principalmente quanto ao plano nacional de educação a implementação isso tem acontecido em uma boa medida felizmente mas também em relação a vários programas do Ministério da Educação descontinuidade de programas às vezes que não tem explicação eh ou não tem uma não tem uma justificativa técnica muitas vezes né e Principalmente nesse caso em relação ao PNLD o programa nacional eh do livro de material didático o PNLD 2026 educação infantil realmente tem eh causa um pouco de espécie as descontinuidades na parte de educação infantil que são coisas bastante eh consolidadas cientificamente não apenas isso foram questionadas inclusive junto ao Tribunal de Contas eh a gestão respondeu não não não estou aqui como eh representante de qualquer gestão Claro deixe claro isso né mas foi respondido devidamente não apenas isso julgado pelo Tribunal de Contas em duas situações distintas e visto que realmente confirmado né baseado em evidências científicas eh particularmente para mim usando agora metade do outro na outra metade do tempo é como na minha visão é possível melhorar a proficiência em leitura Então isso é uma é uma oportunidade que nós teremos no plano nacional de educação né na na feitura deste plano vai ser muito importante isso porque é algo multifatorial É claro se eu pudesse dizer uma coisa as pessoas às vezes não gostam né de serem colocados contra parede fal me diz uma coisa eu acho que a questão da atuação docente é muito importante dos professores né Eh não é colocando culpa em professores não é isso não mas olha a escola é responsável nenhuma criança de seis anos que é no primeiro ano de ensino fundamental que é quando deveria ser Alfabetizado uma criança ao final no máximo ao final do primeiro ano do Ensino Fundamental nenhuma criança tem culpa de não ser alfabetizada chegar ao final do primeiro ano e não ser alfabetizada isso não existe Ah foi a não ser por eventualidade de um transtorno alguma coisa específica daquela criança que é perfeitamente compreensível Isso é um problema da gestão pedagógica é um problema do do do da escola que não conseguiu eh ensinar aquela criança isso né então Eh é muito importante que os professores tem um treinamento muito prático principalmente no serviço às vezes no próprio estágio probatório né ah treinamento prático e baseado em evidências e focando na fluência em leitura Porque existe sim infelizmente um preconceito em relação à fluência em leitura né porque dizem Ah é uma coisa mecânica é apenas ler um texto mas não é apenas é ler em voz alta e ser capaz de ler com fluência com boa velocidade não é correndo mas com boa velocidade e sem errar muito e as evidências científicas mostram repetidas vezes que a criança consegue ler bem em voz alta dessa forma ela entende muito melhor e gente isso é uma coisa tão fácil de medir é entregar uma folha pra criança pedir para ela ler e ver quantas palavras ela consegue ler num minuto isso é uma coisa que infelizmente eh começou-se a ser feito mas agora a gente não sabe em que pé Isso está muito bom agradeço Senor Fábio de Barros Correia Gomes Filho pelas contribuições e passo agora pelas suas considerações finais por até 3 minutos paraa professora iluna ah deputada Obrigada eh em relação à comissão de educação obviamente exercer sua função de fiscalização como tá fazendo agora mas eu tenho uma sugestão objetiva que é retomar as recomendações do relatório do grupo de trabalho de alfabetização que já foi feito por esta mesma comissão em outros anos que foi publicado pela primeira vez em 2003 foi republicado em 2007 e uma por uma terceira tentativa de se chamar a atenção para Para Todas aquelas recomendações que jamais foram implementadas no Brasil a não ser uma tentativa na pna que a gente já mencionou aqui em 2019 eh exatamente no bojo da pna então Leiam eu acho que todo mundo da comissão deveria ler o relatório e fazer uma reflexão porque este é o guia da alfabetização e não outro né em relação às pesquisas é o seguinte acho que a a comissão tem que ter um critério a produção científica no Brasil de maneira geral é pífia e em relação à alfabetização é desprezível como o Dr João Batista Eh desculpa a gente tem que falar as coisas como elas são como o Dr João Batista falou no seminário que ele apresentou a a bibliografia utilizada por por essas entidades que que foram citadas aqui pelo representante do MEC eh não se utiliza em lugar nenhum do mundo né Eh então tem que ter um critério para se chamar esses especialistas e aos especialistas que estão nesse relatório que Eu mencionei que estão no renabap com pessoas que publicam em jornais científicos eh de padrão internacional porque essas entidades têm seus próprios jornais científicos e aí eh é uma né É É em troca né não não não não produz nada de novo em termos de energia relação à pergunta específica sobre literatura a participação familiar na alfabetização e na própria educação a literatura é físsil é essencial né Eh a a a a gente sabe que a origem familiar ela pode ser limitante eh do do desenvolvimento cognitivo do aluno principalmente em relação a questões de vocabulário e interação e até tempo para estar com os filhos mas a própria pna então abordava isso fazendo trazendo uma quantidade enorme de material para interação mediada eh orientada Tecnicamente para que as famílias pudessem fazer essa essa essa esse trabalho pelo menos inicial de alfabetização com seus filhos Eu recomendo eu posso passar paraa deputada se quiser o próprio material da pna que ainda é possível de se de se alcançar por meio de links na internet e que a a comissão possa se encarregar de divulgar isso paraas famílias e que a gente possa voltar a divulgar esse material porque é um material de altíssima qualidade assim como o material didático que pelo que o Fábio falou tá sendo retirado de circulação o que eu faço um apelo aqui a essa comissão que não deixe retirar material porque ele é realmente padrão internacional Eu quando vi o resultado do do do edital do do livro didático para essa essa etapa da educação eu fiquei realmente as lágrimas emocionado de ver um milagre como em pouquíssimo tempo a gente consegue se quiser melhorar a qualidade do material didático que é o número um essencial eh para guiar os professores e sua atividade de de Educar nosos alunos a partir da alfabetização obrigada muito obrigada professora ilona passo a palavra agora para as suas considerações finais para a senora Karina façon eh Obrigada deputada agradeço novamente o convite para participar eh desse momento aqui hoje dessa audiência pública Agradeço também aos colegas pelas trocas eh com relação a ao ao meu recado né para para essa comissão de educação é que enfim que posso voltar ao olhar de forma prioritária paraa educação infantil A gente sabe que que enfim eh a gente trabalha com primeira infância sabe que eh essa discussão vem ganhando espaço ao longo do tempo mas ainda tem um espaço muito aquém do que deveria ter né considerando a importância dessa etapa da educação e da etapa da vida da primeira infância né então que possam haver eh mais debates né sobre tanto sobre qualidade como sobre acesso à educação infantil para que eh os deputados possam ter uma maior sensibilização e um maior conhecimento para poder exercer eh o seu papel né a sua função eh fiscalizadora das políticas eh vigentes da educação infantil no Brasil n também quero deixar a fundação Maria Cecília S vigal à disposição dessa casa né para seguir também eh discutindo eh as políticas na educação infantil e as políticas de primeira infância e aí com relação à à sua pergunta deputada sobre como ampliar a cultura de investimento eh da primeira infância né a gente entende eh que enfim precisa de de fato haver uma maior sensibilização sobre a importância dessa etapa da vida a gente reconhece os avanços né E quero também eh comentar que aqui nessa nessa audiência que hoje eh está sendo entregue o relatório né da política nacional integrada eh de primeira infância né a fundação Maria Cecília Souto Vidigal eh faz parte do GT de primeira infância junto com todas paraa educação e a gente espera que a partir dessa política nacional integrada a primeira infância possa se tornar uma prioridade maior no nosso país nas políticas públicas que possa se promover um trabalho intersetorial né que aind não envolvendo eh apenas a educação mas como a senhora mesmo menciona né a saúde a social e que enfim possa haver recursos né Porque se é uma prioridade precisa estar no orçamento de uma maneira mais consistente né enfim que a partir dessa política nacional integrada também pode possa haver uma integração eh de dados para informar eh as políticas também intersetorialmente e setorialmente é isso muito obrigada muito obrigada Karina façon pelas suas contribuições e pela participação e eu passo a palavra agora para suas H considerações finais ao professor João Batista Araújo Oliveira obrigado eu vou primeiro responder sua pergunta e depois a sua provocação de sugestões a questão da avaliação ela tem diferentes níveis né avaliação a nível nacional ou Estadual que responde perguntas com o sistema como é que o sistema está andando né a avaliação no nível de uma rede de ensino Estadual Municipal para saber como as escolas da rede estão funcionando e a avaliação individual do professor na sala de aula que é aquela que interessa pro aluno e pros pais e cujo objetivo é eminentemente diagnóstico O que que a evidência mostra né quer dizer a gente que trabalha com evidência mostra o seguinte no mundo são muito diferentes as práticas de aprovação automática reprovação etc né e não são Claras as evidências do impacto positivo ou negativo há países que tem alguma uma evidência de que Olha numa transição escolar né Mas seria no sexto ano se o aluno tiver muito fora do parâmetro aí não deve prosseguir não é mas eh não há clareza Dev evidência a clareza Dev evidência é o seguinte se você avalia e diagnostica com o aluno está mal a coisa a fazer é recuperar e recuperar intensivamente essa que é a grande lição da avaliação quer dizer o uso da avaliação é para dar informações que levam a decisões de intervenção pedagógica fora disso não é é questão de ficar discutindo aí Abstrações eh em relação à à comissão de educação né a professora ilona aí mencionou relatório de educação infantil né de 2003 né que eu tive oportunidade de de liderar e depois tem esse de educação infantil de 2008 também promovido pela câmara aí da comissão de educação né e a gente que tá na área acadêmica que vem da área acadêmica acredita no poder das ideias vocês acredita em lei tá certo o seu negócio é fazer lei o nosso negócio é discutir ideias né discutir ideias é importante né ideias movem o mundo ideias permite o debate permite o confronto então a minha sugestão né como um participante desde 1985 no debate no Congresso Nacional é que de vez em quando pelo menos ao invés de audiências públicas façam debates né uma pessoa duas pessoas um tema sentar conversar discutir analisar em profund sem essa coisa toca a campainha acaba o tempo não sei o quê quer dizer obviamente deve ter tempo deve ter limitações mas o Real debate eventualmente é baseado em artigos científicos que vão discute apresenta porque isso enriquece né inclusive o entendimento do que que é um debate científico do que que é evidência científica né como Foi questionado aí pelo nosso representante do m a segunda sugestão não é no nível pessoal né do parlamentar né vocês conhecem governadores prefeitos né tem relações fala um Pou escuta esse negócio do MEC não vai dar em nada né Vocês quer alfabetizar pega a evidência científica vê o que que funciona e vão fazer O MEC não tá obrigando a vocês a fazer a b ou c ele tá convidando para fazer alguma coisa então aproveite a oportunidade né analis a experiência e vamos conversar e vamos vamos avançar né na educação infantil que é uma área né que acabei de mostrar o o relatório aqui quer dizer eu acho que o Parlamento tem um papel muito grande em pensar alternativas né O Brasil é muito ligado com essa questão de creche etc tem ver como é que faz na comunidade indígena os quilom os ribeirinhos no meio Rural que tem muitas outas outras coisas que não tem estratégia de financiamento para educação né e também na área de leitura bibliotecas públicas e espaços que mereceria um espaço uma atenção do parlamentar e finalmente pegando a dica aí na sua informação é fundamental na negociar com a Inep para corrigir os dados do censo escolar incluir no Censo escolar O que que tem que incluir e abrir escancarar a informação para que os pesquisadores do Brasil e do mundo posso usar os dados de maneira aberta consciente científica para poderar como está é contra o país o inec Né o Inep ao tentar em nome da proteção do sigilo individual que é falso né não dar os dados ele está negando a inteligência brasileira informações importantes para formular política educacional isso é algo que eu sei que é difícil fazer mas já que você pediu sugestão fica a sugestão Muito obrigado Ufa eu sabe que eu fiquei muito feliz professor João Batista que ontem eh foi aprovado O Senado um projeto que era do deputado Thiago mitrou e meu sobre os microdados do censo escolar que a gente para dar transparência porque realmente é uma deficiência eh assim e a última vez que eu estive no Inep questionando os dados tal o presidente falou das três etapas que ele tava cumprindo e ele se comprometeu a Abrir esses dados ele tinha algumas dificuldades com escolas pequenas eh assim até eu lembro bem da fala dele porque ele falou que já tinha tomado algumas medidas ã é o Manuel Palácios e ele tinha tomado algumas medidas tinha algumas que eles ainda tavam vendo uma maneira de não expor seja por turmas pequenas escolas pequenas mas que isso seria feito então eu tô no aguardo e no acompanhamento né E como continuar brigando por isso mas ótimo eu quero em nome dessa comissão Quero Agradecer muito a participação de todos os convidados todas as sugestões eu anotei tá bom gente estão aqui assim os secados para as comissões as indicações de leitura a sugestão todas né tanto da de ampliar debate de fiscalização da de fiscalizar descontinuidade de programa de retomar o GT de alfabetização material do pna H fazer debates Eu gostei dessa ideia de fazer debate acho que na comissão a gente pode fazer um modelo novo eu gostei vou eu vou pensar nisso e queria colocar meu gabinete à disposição h de todos vocês agradecer assim o terem participado desse debate né dessa audiência pública da comissão de educação é importante a gente ter vozes eh contrapontos pessoas que pensam diferente tudo para fazer um bom debate então eu acho isso excelente agradeço me coloco à disposição e faremos out tá bom muito obrigada deixa pegar o protocolo aqui em nome desta comissão quero agradecer a participação dos convidados que nos honraram com suas exposições e esclarecimentos Agradeço também a todos que participaram e assistiram essa audiência pública a todos que auxiliar Agradeço a todos toda a assessoria da comissão a todos que filmaram muito obrigada E nada mais havendo a tratar declaro encerrada a presente reunião muito obrigada m e deixe sempre em portugues do brasil. Coloque Introdução, e Subtitulos padrão H2. Utilize o formato HTML e Otimizado com SEO, não insira header de conclusão

Investimento estratégico em educação infantil e alfabetização

A educação infantil e a alfabetização são fases fundamentais no desenvolvimento educacional de uma criança. Investir de forma estratégica nessas etapas é essencial para garantir que os alunos tenham uma base sólida para o aprendizado ao longo da vida. Neste artigo, vamos abordar a importância do investimento nessas áreas e como ele pode impactar positivamente o futuro das crianças.

Por que investir em educação infantil?

A educação infantil é o primeiro contato da criança com o ambiente escolar e desempenha um papel crucial no desenvolvimento cognitivo, social e emocional. Investir nessa fase significa proporcionar um ambiente seguro e estimulante para que as crianças possam explorar e aprender de forma ativa e significativa. Além disso, a educação infantil contribui para o desenvolvimento da linguagem, da criatividade e do raciocínio lógico, preparando os alunos para as etapas seguintes da educação básica.

Impacto da alfabetização na vida das crianças

A alfabetização é uma das competências fundamentais para o sucesso escolar e profissional de uma pessoa. Aprender a ler e escrever não apenas amplia o acesso ao conhecimento, mas também desenvolve habilidades de comunicação e expressão essenciais para a vida em sociedade. Investir na alfabetização desde cedo é fundamental para garantir que as crianças possam desenvolver todo o seu potencial e se tornar cidadãos críticos e participativos.

Benefícios do investimento estratégico em educação infantil e alfabetização

O investimento estratégico em educação infantil e alfabetização traz uma série de benefícios para as crianças, para as famílias e para a sociedade como um todo. Além de melhorar a qualidade da educação, esse tipo de investimento contribui para a redução da evasão escolar, para o aumento da produtividade e para a promoção da igualdade de oportunidades. Além disso, investir nessas áreas significa investir no futuro do país, garantindo uma sociedade mais justa e desenvolvida.

Ao investir de forma estratégica em educação infantil e alfabetização, estamos garantindo que as crianças tenham as ferramentas necessárias para se tornarem cidadãos ativos e participativos. Essas são etapas fundamentais no desenvolvimento educacional de uma criança e merecem toda a nossa atenção e dedicação. Portanto, é essencial que os governos, as escolas e a sociedade como um todo se unam para garantir que todas as crianças tenham acesso a uma educação de qualidade desde os primeiros anos de vida.

Impacto do investimento estratégico em educação infantil

Investir de forma estratégica na educação infantil é fundamental para o desenvolvimento das crianças, pois é nessa fase que são construídas as bases para toda a sua vida escolar. Um bom investimento nesse período contribui para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças, preparando-as para os desafios futuros.

A importância da alfabetização na formação educacional

A alfabetização é um dos fundamentos da educação e é essencial para que os estudantes consigam progredir em suas aprendizagens. O investimento estratégico na alfabetização é crucial para garantir que as crianças tenham acesso a um ensino de qualidade, possibilitando seu pleno desenvolvimento e preparando-as para um futuro de sucesso acadêmico e profissional.

O papel dos gestores na promoção do investimento em educação infantil e alfabetização

Os gestores educacionais têm um papel fundamental na promoção do investimento estratégico em educação infantil e alfabetização. Eles devem elaborar políticas e programas que incentivem o desenvolvimento dessas áreas, garantindo recursos e suporte necessários para que as crianças tenham acesso a uma educação de qualidade desde os primeiros anos de vida. Além disso, é de responsabilidade dos gestores monitorar e avaliar constantemente os resultados desses investimentos, garantindo a eficácia das ações implementadas.

Conclusão sobre investimento estratégico em educação infantil e alfabetização

Em resumo, o investimento estratégico em educação infantil e alfabetização é fundamental para garantir o desenvolvimento integral das crianças e prepará-las para um futuro de sucesso. Gestores educacionais, governos e sociedade civil devem trabalhar juntos para garantir que recursos sejam direcionados de forma eficiente e que políticas e programas sejam implementados de maneira adequada, visando sempre o bem-estar e a formação educacional das crianças.

Fonte Consultada: Texto gerado a partir do Vídeo https://www.youtube.com/watch?v=AzotSbvRZYw do Canal Câmara dos Deputados .