JC Debate sobre Educação e Tecnologia – 04/03/2014

By | 11/05/2025



Ao longo da história, a educação vem se transformando na metodologia e também na forma de transmissão e assimilação de …

JC Debate sobre Educação e Tecnologia – 04/03/2014/a>

[Música] Boa tarde ao longo da história a educação vem se transformando na metodologia e também na forma de transmissão e assimilação de conhecimento o ensino começou passado de pai para filho através da prática e da vivência mas atualmente ganhou novas ferramentas os cadernos vê sendo substituídos pelo computador que deve ocupar seu lugar onde será mais útil e bem aproveitado na sala de aula mais uma pesquisa da fundação Vittor tivet mostrou que uma das razões que fazem o jovem abandonar a escola é a falta de tecnologia aplicada à educação e a situação é ainda pior no ensino médio Israel é aluno do ensino médio e toda semana procura um local com internet gratuita para pesquisar e fazer trabalhos escolares na escola são geralmente 50 minutos poder fazer trabalho tudo que você tem que fazer e a você tem o tempo que você quiser pod fazer na qualidade que você acha melhor este Telecentro que funciona na zona leste de São Paulo oferece de graça a 19 computadores conectados à internet e cerca de 70% dos usuários são estudantes Eu costumo utilizar pelo fato de eu não ter uma estrutura boa no na escola para poder fazer meus trabalhos eles não autorizam o horário que eu preciso você não pode trabalhar com um modelo que é o que o modelo da escola tem hoje que é o modelo lá do início do século XX o que tá faltando é que a escola é o único lugar que transforma dada informação em conhecimento útil E aí a escola tá tropeçando para debater a tecnologia aplicada à educação convidamos a pedagoga Guiomar namo de Melo Presidente do Conselho Estadual de Educação e também recebemos fredrick Michael Lito Presidente da Associação Brasileira de ensino à distância boa tarde muito obrigado por terem aceitado o nosso convite bo tarde boa tarde o quanto a tecnologia está presente nas escolas bem eu acho que para abrir a discussão diria que a escola tá perdendo o aluno não só por falta de tecnologia quer dizer tudo que a escola faz hoje pro aluno perde um pouco o sentido é uma aula frontal é uma aula que o professor fica na frente do aluno ela é expositiva e o conhecimento não tem nenhuma conexão com a realidade dele a tecnologia Poderia ajudar a fazer isto mas é possível fazer isso sem tecnologia quer dizer a escola não faz porque por questões que são muito mais complexas do que simplesmente a falta de um computador tem a ver com a formação do Professor tem a ver com as condições de trabalho dentro da escola não é e colocar a tecnologia sem o preparo do professor e sem condições de trabalho também não vai não vai solucionar quer dizer o professor precisa saber como lidar com a te o professor tem que saber como ensinar Se ele souber como ensinar Se ele souber como seduzir e cultivar o aluno a tecnologia vai ser um instrumento muito poderoso na mão dele se ele não souber talvez a tecnologia não adiante muita coisa há algo que antecede a tecnologia né que é o conhecimento a relação do aluno com conhecimento a relação do professor com conhecimento isto posto aí a gente pode dizer a tecnologia ainda não está presente né pelo menos não com a intensidade E com a dimensão que deveria estar não é e na medida em que a escola está eh busca colocar o computador na sala de aula de certa maneira ela já a história já atropelou a escola porque já não é mais o computador que por exemplo é o mais ambicionado pela maioria das pessoas o ano passado esse índice Saiu ontem né No Brasil se vendeu assim muito mais tablet e telefone 3G do que o computador convencional mesmo Considerando o laptop Professor a minha perspectiva eh sobre essa questão é que não adianta simplesmente colocar o computador acesso à internet você tem que revisar tudo que você está fazendo em termos de conteúdo abordagem as atividades de aprendizagem que o aluno vai em que vai se desempenhar e o problema é que eh estamos extremamente atrasados nessa parte soft e quer dizer o software a parte didática pedagógica o problema é que estamos numa época de informação de conhecimento na na década de 30 do século passado a informação do mundo em grande quantidade estava dobrando a cada 30 anos hoje em dia com mais computadores mais pessoas trabalhando com computadores a a a informação dobra diariamente Isso significa que o professor que continua passando a mesma informação para os alunos que ele passou 10 anos atrás 15 Anos Atrás não está servindo bem o aluno nem a sociedade quer dizer o o o professor no seu papel de passar informação já morreu porque a informação é atualizada tão rapidamente que o professor tem um novo papel de ser O Guardião de trânsito guarda de trânsito ajudando o aluno a achar informação mais fresca mais nova Ah mais inovativa mais com mais autoridade etc etc quer dizer o aluno hoje tem outras formas de buscar informação exatamente e eu tenho colegas eh no Brasil em outros países que temem temem eh entrar na sala de aula falar para os alunos eh passando informação porque os alunos podem verificar a a autenticidade e a atualização dessas informações e dizer não Professor Senor o material a matéria que você está nos passando está cheio de de informação velha de 2 3 anos atrás tem mais informação nova que o senhor deve para nós você veja que e o fato de do do professor e ter essa informação defasada porque o professor também tem acesso hoje a maioria dos professores tem um celular 3G ou A grande maioria dos professores tem e muitos deles já T tablet quer dizer no Estado de São Paulo as pesquisas feitas pela secretaria da educação mostram que o professor tem acesso às redes a a web tem acesso às redes sociais O problema é que para ele a tecnologia e a vida da escola o conhecimento que tem que ser trabalhado Na escola são dois mundos separados ele não fez a ponte entre essas duas coisas O que que é preciso para fazer essa em primeiro lugar é preciso rever o modo de organizar o conteúdo dentro da escola até volto a insistir a tecnologia Pode ser um instrumental importante mas esta revisão do conteúdo dentro da esse modo de reorganizar como como disse o professor Lito quer dizer você tem que repensar o modo como o a relação pedagógica entre professor e aluno tá acontecendo ora Vejam o nosso professor ele sai dos cursos de Formação sem saber gerenciar a sala de aula assim o o o chão da escola o chão da sala de aula o dia a dia a divisão o o o uso do do tempo o uso do espaço o uso do material de um modo que seja que faça sentido pro aluno para ele aprender algo que ele não tem acesso porque o aluno tem acesso à informação mas quem deve dar o sentido e quem pode dar o sentido dessa informação seria o professor sim tanto que dizem assim ah mas o o o o a tecnologia vai substituir o professor não acredito quer dizer a tecnologia vai mudar a configuração da sala de aula Ela vai provavelmente colocar os alunos trabalhando em Ilhas ou em em espaços de aprendizagem a tecnologia não às vezes permite que você não siga o currículo não necessariamente você tem que ter matemática separado de língua portuguesa separado de História porque quando você tem acesso à tecnologia isso tudo tá mesclado mas isso supõe uma concepção de currículo uma concepção de aprendizagem que o professor não não domina então o caminho é longo né e o que eu vejo de vantagem de colocar tecnologia é que ela é disruptiva vamos ver uma reportagem para mostrar um exemplo que vem de fora Um Bom exemplo da democratização da tecnologia vem do Uruguai o governo forneceu laptops que transformam a vida de crianças pobres isso estimulou os alunos está promovendo uma verdadeira revolução ensino básico do país a informática é a sensação entre as crianças de uma escola rural no Uruguai e tudo isto graças a uma iniciativa do governo que deu um laptop para cada aluno de escola fundamental no país fiz um desenho sobre odice de Homero quando uliss chega à ilha onde encontra uma feiticeira até agora 380 mil computadores já foram fornecidos no Uruguai e o entusiasmo das crianças foi o bastante para convencer até os mais em relação à inicitiva as crianças desenvolveram gosto pela composição de músicas nos computadores mesmo que nunca tenham tido contato com instrumento musical para mim o fato de encorajarmos Os estudantes a fazer o que gostam é algo magnífico eles gastam pouca eletricidade e foram desenvolvidos pelo professor americano Nicolas negr ponte que defende o acesso à tecnologia pelas crianças poes cada máquina moro do outro lado da rua de uma escola com acesso à internet então vou para lá e busco vídeos pesquiso nome científico e outras informações sobre a minha foto em casa as crianças podem compartilhar os computadores com os pais muitos deles nunca tocar um teclado que eles poderiam estar procurando na internet para Os estudantes se descobrir e aprender ao mesmo tempo se tornou uma experiência fantástica até nos intervalos e Recreios os professores têm trabalho para afastar as crianças dos novos brinquedos lousa giz Papel Caneta estão com os dias contados não sei eu acho que vai o que vai acontecer que vai ser o uso disso vai ser dosado e combinado de outras maneiras né mas veja é muito fácil fazer uma reportagem como esta você põe o computador numa sala de aula treina o professor e faz a reportagem é lindo realmente funciona bem o Brasil já teve esse projeto chama eca um computador UCA um computador por aluno já já fez e não deu certo de certo não deu certo porque o professor não sabe lidar porque a escola não tem conexão porque o currículo não é organizado de acordo Então tudo bem ter acesso a Ilíada o ulices é bonitinho e tal Quem me garante que é isso que vai formar nesse menino as competências necessárias para ele ser um cidadão produtivo solidário e saber fazer as coisas com pertinência no século XX porque o século XX vai exigir Ele está demandando ele é Generoso em informação mas ele é extremamente exigente quanto ao que você precisa agora Professor o quanto que as escolas a educação quando feita uma tentativa como essa de levar o computador mas esbarra em outros problemas de base não fazem não fazem eles tiveram duas décadas já de mostrar o mundo de medicina modernizou o mundo de negócios o judiciário está mudando educação continua temos mais aparelhos à nossa disposição o ministério de educação nos últimos 5 ou 6 anos criou a um um repositório vasto de objetos de aprendizagem de recursos educacionais abertas super sofisticado para o ensino via rede via computadores e matemática história geografia química etc etc não está sendo usado por quê Porque as faculdades de educação não levaram os seus alunos a seram sofisticado suficientemente para levar seus alunos por su vez a a usar esse material Eu costumo dizer elito e e isso para mim tem sido para mim é um mantra que eu repito faz muitos anos antes de dar um computador por aluno você tem que dar um computador pro professor o professor tem que poder usar o computador como seu instrumento de aprendizagem porque é só assim que ele vai ter o estalo de dizer Nossa isto aqui dá para fazer tal co muitas vezes o que é percebido aí é que o aluno domina mais a tecnologia do que o professor né Isso não é o problema isso não é o problema o jovem dirige muito melhor que o velhos nem por isso eles são mais confiáveis quando você vai tratar o seguro do carro certo então eh eh dizer que o o Ah o professor não domina é rápido o professor dominar tem essa experiência ensinar o professor a usar o computador paraa sua aprendizagem ele usa ele fica com algumas coisas que são de nós velhos por exemplo a gente gosta de imprimir coisa os jovens já não precisam disso mas isso sabe isso é um detalhe quer dizer o problema é que quando ele usa o computador ele ingressa no mundo da tecnologia quando ele ingressa no mundo da tecnologia ele abre a porta da sala de aula pra tecnologia entrar se ele não fizer isso se você não fizer isso e a sala as faculdades de educação não tem o menor cuidado em preparar o professor sequer para ensinar bem história geografia matemática português e e e e Ciências Sociais e humanas ciências naturais e humanas quanto mais para usar o pedag o computador pedagogicamente para mudar esse modelo de aprendizagem nós vamos precisar fazer uma pausinha tá daqui a pouquinho a gente volta JC debate volta já [Música] já estamos de volta com JC debate hoje o nosso tema é a tecnologia aplicada à educação e o uso das redes sociais aplicadas à educação está aproximando alunos e professores e melhorando o rendimento escolar um grupo no Facebook criado para funcionar como agenda e plantão de dúvidas as atividades para as próximas aulas e as perguntas que surgem viram troca de informações entre a professora que criou a página e os alunos do oitavo ano dessa escola particular em São Paulo a professora de matemática já calculou os resultados o aumento do nível de tarefas no primeiro semestre depois que todos ingressaram No grupo foi de 70% a Adesão dos alunos foi maciça Gabriela acompanha a lição até quando está fora de casa na rua quando tô com meu celular que Aí chega uma notificação para a mãe da Gabriela a estratégia estimulou o aprendizado ao aproximar professor e alunos quando o professor pess se coloca na rede social tá se colocando como igual os resultados vieram no boletim o grupo ele foi ele mudou muito para mim Porque antes eu tinha nota mais ou menos assim agora minhas notas estão ficando muito boas o grupo na rede social misturou os papéis aqui todo mundo é um pouquinho Professor um pouquinho aluno Quando surge alguma dúvida às vezes antes mesmo da professora ter tempo de responder online algum colega se antecipa e relembra aqui o que foi ensinado na sala de aula mais TR dá menos um Essa professora que também usa o Facebook para expandir o conteúdo com dicas de filmes livros e artigos diz que aprende com os alunos e até incorpora as aulas o conteúdo e as sugestões postadas por eles nós temos que lidar com educação trazendo na verdade para a realidade para a vida do aluno ele tem que ele tem que ver sentido o que que ele tá estudando para aproximar Ainda Mais Educação em mundo virtual já existe uma rede social exclusivamente pedagógica apesar da apresentação semelhante ao Facebook a Adesão é bem menor em São Paulo a ferramenta já é usada nas escolas particulares e na rede Municipal de Ensino dentro da rede social o foco é a atividade é o ambiente colaborativo né com a intenção de ampliar não só dentro da sala de aula mas entre outras disciplinas outros professores outras escolas tem vários tipos de professores na rede e a gente tem que se abrir para isso e acostumar a aprender com eles né a professora diz ali que a internet aproxima o aluno do professor então a tecnologia tem mesmo esse poder B vamos abordar essa questão seguinte forma muitos professores têm medo que a tecnologia vai substituir eles faz com que eles sejam desnecessários até certo ponto iso é verdade porque se tem a possibilidade do computador fazer o trabalho tão bem Ou até melhor do que o professor ao vivo então isso vai acontecer Tem cada vez menos pessoas procurando a carreira de professor os salários não aumentam significativamente Isso é um problema Mundial Então o que o computador pode fazer para substituir o professor especialmente para a passagem de conhecimento vai acontecer mas o professor contin continua extremamente importante porque tem coisas que computador não pode fazer que são importante para educação a interpretação do texto quer dizer de uma poesia de um texto histórico o que que o texto está dizendo entre as linhas entende isso sou o professor ao vivo respond uma dúvida específica que não tá ali exatamente Mas voltando à questão das Faculdade de Educação ah ah temos uma metáfora extremamente e reveladora e nessa área as eh os biólogos nos ensinam se você joga a um rã dentro de água fervendo o Ram pula fora imediatamente mas se você coloca o Ram dentro de água fria e aos poucos vai esquentando a água ele fica lá até ele fica cozido isso está acontecendo conosco Tecnologia de Informação as faculdades de educação certas partes do ministério de educação certas partes da educação está as educações estaduais etc não estão percebendo o drama que estamos vivendo é uma morava nos Estados Unidos quando os americanos descobriram Sputnik o satélite artificial colocados pelos Russos os americanos entraram em pânico com esse avanço dos russos que que eles fizeram convocaram uma reunião de cientistas educadores industriais etc que que podemos fazer com nossa educação para que podemos alcançar os russos Foi o Teatro de guerra entende nós estamos precisando disso agora com a educação no Brasil temos que fazer uma revolução em educação mexendo com a infraestrutura macro e e micro eu e usando multitecnologia sinal and essa reportagem que passou ela é um exemplo do que eu disse quem é o protagonista mais importante nessa nessa nessa reportagem são os professores Quem são os protagonista Tudo parte de uma de um proativo do professor ser proativo né aquilo que a professora falou é absolutamente verdadeiro é fantástico quer dizer o aluno tem que ter sentido da informação quer dizer eu ouvi o aluno também né porque a partir do momento ela entende qual que a linguagem ela tomou uma atitude então isso de aproximar alunos de de professores é muito bom entende o professor também aprende com aluno aprende mas o professor ele existe a profissão dele e a responsabilidade dele é conduzir é ajudar o aluno a sobreviver nessa autoestrada da informação sem que nada o atropele E é isto que muda o modelo da relação entre profess profess e aluno e vale a pena a gente lembrar que o que tá acontecendo com a tecnologia hoje é tão é tão devastador do ponto de vista de velocidade de e de de de romper modelos que hoje nos Estados Unidos uma das coisas que tá se espalhando muito é o que eles chamam da Flip classro a a aula dividida quer dizer o professor pega uma parte da do conteúdo que é aquele que ele deveria fazer exposição na sala de aula aquele o aluno assiste É o que o Ken Academy assistir em casa assiste em casa ou assiste em casa ou assiste no P no seu no seu tablet ou assim sei lá ass on e quanto tempo isso vai ser realidade nas nossas escolas públicas guilmar eu acho que vai demorar eu não tenho eu não tenho bola de cristal para saber em quanto tempo mas eu acho que esta esta revolução no sentido de você ter o professor usando a tecnologia pedagogicamente Ela implica numa profunda revisão do próprio modelo de formação do professor o nosso modo de organizar o currículo e nós no Brasil não se esqueça nós temos um problema de gestão muito sério o Uruguai tem é do tamanho do bairro de Pinheiros o Brasil tem 27 estados 5700 municípios cada um deles autônomo em matéria de Educação tomando as suas decisões de currículo de Cap aação de professor de aquisição de material didático de aquisição ou não do computador não é Então a nossa realidade extremamente complexa quando a gente avançar também a gente vai avançar de especialistas que acreditam que essa verdadeira revolução falando da questão da tecnologia só vai acontecer quando os professores forem aqueles que já nascem com essa tecnologia já nascem sabendo que não necessariamente que vocês acham disso A Renascença não foi episódio em que alguém Itália um dia abriu a j Ah o novo mundo R é uma coisa gradativa evolutiva e não está evoluindo com a com a velocidade necessária para os interesses do país este professor que nasceu sob o a é de digamos assim da tecnologia muito provavelmente ele aprendeu a usar a tecnologia para jogar para eh para ter acesso às redes sociais para se comunicar O que é ótimo não tô dizendo que eu sou contra isto né mas mas para usar tecnologia do ponto de vista pedagógico ele tem que ter também uma formação pedagógica certo como é que você torna a língua portuguesa uma coisa importante usando a tecnologia como é que você faz com as ciências não é e não basta simplesmente usar a tela do computador para mostrar um órgão do corpo humano não é disso que nós estamos tratando não é cineminha certo é como é que Eu transformo o conhecimento que tá no na na na rede em coisa que o aluno E isto é pedagógico E isso não depende do computador só e agora e essa geração Google que acho que tudo tá ali né vou dar um Google ali pra escola muitas vezes vem aquela né vou dar eh o famoso copiar e colar como usar isso de uma forma eficiente sem prejudicar o aprendizado muito bem Boa pergunta a biblioteca britânica british Library com a Universidade de Londres Ah fizeram 2 3 anos atrás um estudo sobre como os calouros entrando na univers ade na área de ciências como eles eles usavam Google chamado de Google Generation é um estudo que está disponibilizado gratuitamente na na internet o que eles descobriram que a maior parte dos alunos só ficaram na primeira página da resposta do Google e eles acharam que bom isso vai enganar o professor suficientemente não preciso ir além disso então o problema de novo é o professor Depende de como o professor explica o dever de casa por exemplo se o professor pergunta Quais são os argumentos usados na na época da em favor da construção da Torre e fel n naquela época o aluno vai ficar na primeira página do Google isso não é uma pergun Exatamente isso é fácil mas se o professor perguntar eu quero que vocês descobrem Quais são os argumentos em favor e contra a construção da Torre fel aí os alunos têm que ir para segunda quinta página exatamente veja e se o professor pedir para aluno me diz o que e qual foi os quais foram os avanços sociais e tecnológicos que permitiram as pessoas pensar projetar e construir a a a torre eiel ele tá dando um passo avente exatamente o professor contextualiza o Google não contextualiza também mas o Google pode dar alguma pista e o professor usa a pista o professor também tem acesso ao Google então ele olha o que que o Google diz Ótimo então o que o Google diz tá dito agora eu vou dizer o meu agora tem assim agora vários cursos né pela internet você acha ver a aula pronta ali e tem professor que já está largando a sala de aula para fazer apenas esses cursos online well eu eu não entendi bem a colocação tem vários cursos prontos na internet né então eu quero eh ver ali uma aula determinada sobre um específ um assunto de matemática quero entender esse assunto tem o professor ali online explicando sim tem tem Mult multi oferta ex exatamente o que vem acontecendo é que muitos professores vemm abandonando a sala de aula e se dedicando exclusivamente a esses cursos online eles eles usam este material pros alunos aprenderem é isso que você tá dizendo não não não tem professor que já não está mais dando aula em escola no espaço físico e tá investindo apenas eles estão trabalhando apenas na construção desses objetos de aprendizagem eu acho que é ótimo que seja o professor é melhor que seja o professor do que seja um hacker ou ou alguém que é vici um um desses mer que são viciado em computador mas não domina o conteúdo eu acho que pode vai ser uma profissão do Futuro pro professor elaborar objetos de aprendizagem é um mercado maravilhoso função Isso é uma função que o professor não pode ser substituído ensinar paraos alunos Como avaliar a qualidade intrínseca do que está sendo oferta curso a curso B curso c Estamos numa época de m hoje em dia massive Open online courses cursos maciços abertos e exat embora nem todos gratuitos algumas universidades já estão cobrando e para Especialmente para quem quer o diploma certificado assim em diante Ah mas o problema é que eh eles são para 150.000 alunos 200.000 alunos numa única disciplina semestral etc que tem aspectos democratizantes absolutamente fantásticas mas as críticas que são feitas para isso sobre isso é que quer dizer uma ve são se faz esse CS o resto não tem interação não tem não tem aglomeração inus agora eu não sei se você teve acesso o Lito mas a avaliação que eles têm feito é que as pessoas se entusiasmo e entram nos cursos mas pouquíssimos concluem os cursos 4% 10% então democratiza o acesso mas como você não tem um suporte online de um Professor ou de um tutor que crie estímulos etc mas vamos lá se 10% de 150.000 termina tá ótimo é uma elevação Geral do conhecimento na sociedade é um assunto que vai longe infelizmente Nosso Tempo Acabou É uma pena uma pena muito obrigada pela partipação de vocês obrig obrigada pelo convite JC debate de hoje fica por aqui uma ótima tarde para [Música] você [Música] a situação da mulher na sociedade

#Debate #sobre #Educação #Tecnologia