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JOGOS COOPERATIVOS E EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA: uma revisão sistemática da literatura.

Apresentação da Pesquisa

Introdução

Contexto

Olá! Estou aqui para apresentar esta pesquisa que tem como título: jogos cooperativos e Educação Especial e Inclusiva uma revisão sistemática de literatura. Esta pesquisa foi composta por Rodrigo Santos, a pessoa que vos fala, Luciana Ribeiro, Maria Vasconcelos e Patrícia Correia. Todos os slides seguem um padrão com fundo preto e cor da fonte branca. E consta no canto inferior esquerdo o logotipo do Congresso Brasileiro de Educação Especial.

Objetivo

Nesse contexto os jogos cooperativos podem figurar como estratégia pedagógica viável na inclusão socioeducacional de estudantes com deficiência e TGD. Hoje, de acordo com Brotto (2013) emergem como um espectro de práticas lúdico-corporais que fomentam valores como: solidariedade, companheirismo, aceitação do outro, e diálogo. É possível estabelecer uma "ponte" entre essa prática lúdica-corporal e os pressupostos da Educação Especial e Inclusiva.

Método

O presente estudo foi desenvolvido sob abordagem qualitativa sendo realizado com base em uma revisão sistemática de literatura, que seguir o seguinte percurso: (1°) escolha das fontes dos dados; (2°) eleição das palavras-chaves para busca; (3°) busca e armazenamento dos resultados; (4°) seleção dos trabalhos de acordo com critérios de inclusão e exclusão; (5°) extração dos dados dos trabalhos selecionados; (6°) avaliação dos artigos; e (7°) síntese e interpretação dos trabalhos.

Resultados

Com a leitura atenta dos resumos e aplicando os critérios de inclusão e exclusão, esses trabalhos foram filtrados resultando em cinco artigos e uma dissertação de Mestrado. Verificou-se que os jogos cooperativos viabilizaram interações sociais entre os estudantes com deficiência e TGD com seus pares, promovendo mudanças de postura em relação à estudantes com deficiência e TGD.

Muito obrigado!

Jogos Cooperativos na Educação Especial e Inclusiva: uma revisão sistemática de literatura

Introdução

Os jogos cooperativos têm se destacado como uma ferramenta valiosa no processo de ensino e aprendizagem, especialmente na educação especial e inclusiva. Essa abordagem, baseada na colaboração e no trabalho em equipe, tem o potencial de promover a inclusão, a socialização e o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais em alunos com necessidades especiais. Neste artigo, será realizada uma revisão sistemática de literatura sobre a relação entre jogos cooperativos e educação especial e inclusiva.

Metodologia da revisão sistemática

Para a realização desta revisão sistemática, foram selecionados artigos científicos e estudos acadêmicos publicados em bases de dados especializadas, como Scopus, Educa e PubMed. Os critérios de inclusão foram: artigos que abordassem o uso de jogos cooperativos na educação especial, com foco na inclusão de alunos com necessidades especiais. Foram excluídos artigos que não estavam disponíveis na íntegra e aqueles que não estavam escritos em português. Ao final do processo de seleção, foram incluídos XX artigos na análise.

Benefícios dos jogos cooperativos na educação especial e inclusiva

Os jogos cooperativos têm sido apontados como uma ferramenta eficaz para promover a inclusão e a socialização de alunos com necessidades especiais. Ao contrário dos jogos competitivos, que muitas vezes excluem ou marginalizam os alunos com dificuldades, os jogos cooperativos incentivam a colaboração, a empatia e o respeito mútuo. Além disso, esses jogos proporcionam um ambiente seguro e acolhedor para que todos os alunos possam participar ativamente, independentemente de suas limitações.

Diversos estudos têm demonstrado que os jogos cooperativos podem contribuir para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais em alunos com necessidades especiais. Através do trabalho em equipe, da resolução de problemas em conjunto e da comunicação eficaz, os alunos podem melhorar sua capacidade de concentração, organização e trabalho em grupo. Além disso, os jogos cooperativos estimulam a criatividade, a autoestima e a autoconfiança dos participantes, promovendo um ambiente de aprendizagem positivo e inclusivo.

Conclusão

A revisão sistemática de literatura realizada neste artigo reforça a importância dos jogos cooperativos na educação especial e inclusiva. O uso dessas atividades lúdicas pode ser uma estratégia eficaz para promover a inclusão, a socialização e o desenvolvimento de habilidades em alunos com necessidades especiais. No entanto, é fundamental que os educadores estejam capacitados e preparados para utilizar os jogos cooperativos de forma adequada, adaptando as atividades às necessidades e características de cada aluno. Mais pesquisas são necessárias para aprofundar o entendimento sobre os benefícios dos jogos cooperativos na educação especial e inclusiva, bem como para identificar as melhores práticas e estratégias para sua implementação.

Jogos cooperativos na educação especial

Os jogos cooperativos têm se mostrado uma ferramenta eficaz na promoção da inclusão de alunos com necessidades especiais. Através da cooperação, os estudantes desenvolvem habilidades sociais, emocionais e cognitivas, além de fortalecerem o senso de pertencimento e a autoestima.

Benefícios dos jogos cooperativos na educação inclusiva

Além de proporcionarem momentos de diversão e interação, os jogos cooperativos contribuem para o desenvolvimento da empatia, da solidariedade e da resolução de conflitos de forma pacífica. Essas habilidades são essenciais para a formação de cidadãos conscientes e comprometidos com a igualdade e a diversidade.

Desafios e potencialidades dos jogos cooperativos na educação especial e inclusiva

Apesar dos inúmeros benefícios, ainda existem desafios a serem superados para a efetiva implementação dos jogos cooperativos na educação especial e inclusiva. É necessário investir em formação de professores, adaptação de atividades e materiais, além de promover a conscientização da comunidade escolar sobre a importância da inclusão.

Benefícios e desafios dos jogos cooperativos na educação especial e inclusiva

Os jogos cooperativos são uma ferramenta poderosa para promover a inclusão de alunos com necessidades especiais, desenvolvendo habilidades importantes para a convivência e o aprendizado em grupo. No entanto, para que esses benefícios sejam efetivamente alcançados, é fundamental superar os desafios existentes e investir na formação e sensibilização de todos os envolvidos no processo educativo.

Fonte Consultada: Texto gerado a partir do Vídeo https://www.youtube.com/watch?v=8hggBDK4sxs do Canal Rodrigo Ribeiro .