Live 23 – Apresentação de novo cronograma de trabalho do Programa e orientações da 1ª Etapa

By | 14/05/2025



PROGRAMA DE (RE)ELABORAÇÃO DOS REFERENCIAIS CURRICULARES NOS MUNICÍPIOS BAIANOS Live 23 …

Live 23 – Apresentação de novo cronograma de trabalho do Programa e orientações da 1ª Etapa/a>

Boa tarde pessoal boa tarde a todos os educadores que estão aguardando para que a gente possa iniciar eh mais uma live do programa de reelaboração dos referenciais curriculares nos municípios baianos então uma saudação especial aí a todos os dirigentes municipais de educação aos técnicos de secretaria bo tarde pessoal boa tarde a todos os educadores que estão aguardando para que a gente possa iniciar eh mais uma live do programa de reelaboração dos referenciais curriculares nos municípios baianos então uma saudação especial aí a todos os eh Ok tava com outro áudio ligado aqui já arrumei aqui eh então saudar todos os membros de das comissões municipais de eh de educação né a todos que estão compondo aí as comissões nesse trabalho n curriculos estamos desenvolvendo em todos os estados eh saudar também né a todos os professores que eh também estão aí acompanhando essa Live de hoje n que estão integrando aí os grupos de estudos e aprendizagem eh nesse movimento também uma saudação especial também aos conselheiros eh municipais de educação eh nós estamos aqui hoje né nessa Live essa Live eh eh muito esperada né por todos que estão aí nesse processo principalmente a a os pelos dirigentes de educação e pelos membros eh das comissões municipais de governança diante né Da solicitação que foi feita né a equipe do programa né de vocês aos formadores e também de muitos aí no diálogo eh comigo também né através do dos grupos que nós temos aí no WhatsApp eh sobre a possibilidade de de eh a gente rever um pouco o cronograma eh do programa né para aumentar um pouco o tempo tendo em vista a necessidade eh eh de escrita né Desse referencial eh então a coordenação do programa junto com os parceiros e com toda a equipe do programa né de sexta-feira para cá né Nós temos nos debruçados né e nos debruçamos sobre eh a apresentação né a elaboração de uma nova proposta eh de cronograma né para atender essas ponderações né que todos vocês têm feito que para nós né são ponderações extremamente pertinentes extremamente importantes diante de todo esse contexto eh que nós estamos vivenciando e também né diante da importância eh deste programa então para eh dialogar aqui hoje com vocês né sobre eh esse novo cronograma apresentar essa nova eh proposta eh vão estar aqui comigo né a professora Heron Lima que é eh especialista dentro do programa né da Etapa dos anos finais do Ensino Fundamental também o professor William PFL e que eh está como coordenador de articulação com os municípios e estamos aqui também né com o nosso eh Presidente né O Professor Raimundo tá aqui também e a professora Gilvânia ela tá com probleminha na internet nós tivemos uma uma reunião né hoje pela manhã também com a unk me D um dim com a unm eh e a gente tava com muita dificuldade acho que em todo o estado né a gente tá vivenciando aí dificuldades de acesso ela tá lá tentando acessar se ela não conseguir acessar para entrar na sala ela já disse que vai est acompanhando aqui mas nós vamos torcer que ela consiga entrar Daqui pro final para também trazer as contribuições dela enquanto eh instituição parceira estratégica na estação eh eh e é importante a gente também escutar eh o que ela tem a a nos dizer né diante dessa reorganização de cronograma bom então antes da gente começar né dialogar sobre essa reorganização gostaria aí de passar a palavra pro nosso Presidente Professor Raimundo Pereira Presidente fique à vontade aí para saudar todos os nossos munícipes Boa tarde educadores da Bahia Boa tarde dirigentes municipais de educação Boa tarde técnicos Boa tarde membros do da comissão de governança de cada município eh do Estado da Bahia eu quero neste momento eh cumprimentar minha amiga minha colega Heron né como nós nos Ela é conhecida no grupo e alegria e aproveitar Heron em seu nome mandar um abraço né para esse nosso grupo que bir meeste fala de educação com uma intensidade eh incrível há mais de 5 anos né que a gente mantém esse esse vínculo né entre amigos né com um grupo que começou em uma um fórum Down dim e que hoje tornou um grupo de amigos e em seu nome eu quero mandar um abraço a todos os nossos amigos do grupo alegria mandar também um abraço para o meu presidente afastado William hoje o nosso grande articulador né desse processo de reelaboração dos currículos nosso coordenador incansável Renê dizer que há um Dime ela sozinha não estaria alcançando esse esse lugar aos sol como nós estamos vivenciando porque nós temos parceiros e esses parceiros eu devo agora literalmente cumprimentar a Fundação Itaú Social é quem está mantendo esse nosso projeto e a unm também como parceira e a Ufba foram muitas solicitações você mesmo participou eh da última reunião da diretoria executiva e ampliada daim Bahia sobre a possibilidade de estender o prazo para a confecção né na íntegra do do currículo Bahia né o currículo de cada município a relaboração dos currículos e nós ficamos de dar uma resposta essas pessoas porque Não dependia somente da um Dime nós precisávamos entrar em contato com os nossos parceiros para poder eles também validarem e como eles sabe que educação ninguém faz sozinho então não adianta esse momento que é único para os municípi da Bahia ter o sentimento de pertencimento em seus currículos já que tivemos a base o dcrb e agora sim chegou o momento de cada município se colocar em seu documento ser feito as preças sem ouvir os nossos professores sem ouvir os nossos dirigentes sem ouvir os nossos coordenadores e atendendo essa solicitação você né sabiamente conseguiu conduzir o que vai acontecer hoje é a apresentação de uma nova proposta de um novo cronograma porque porque para um dim o mais importante é a interação a integração e a socialização dos saberes então não adianta fazermos nada ex pressas porque lá na frente a gente vai ter a necessidade né de est revendo alguns conceitos então é preferível que a gente Estenda mais um pouco o prazo e que a gente tenha de fato o retorno e a participação maciça dos meus colegas professores que hoje estão literalmente assoberbados né com as atividades não presenciais então os professores hoje junto com diretores de um lado as atividades não presenciais do outro lado o estudo para a reelaboração do currículo para que cada um coloque também o seu ponto de vista a sua opinião então não era justo a umim não parar para poder reavaliar e entender de fato o que é melhor para os nossos eh colegas que fazem parte hoje hoje dessa comissão então eu quero dizer a vocês eh William Eron eh Renê estarei sempre à disposição eh representando aqui a presidência da oniv Ok Professor Raimundo agradecer né imensamente todo o apoio né que tem dado a gente né Eh tarefa dada tarefa cumprida né o cronograma tá reelaborado nós vamos aqui agora eh apresentar socializar eh para vocês daqui a pouquinho a gente compartilha com os formadores para que eles enviem quer dizer os formadores já já estão por dentro né mas vou compartilhar o arquivo final aqui nós vamos testar essa rede de comunicação agora né vamos ver vamos mandar pros formadores pros formadores mandarem pro pros grupos dos núcleos pra gente ver se chega a todos que estão assistindo aqui vamos ver se os GS estão funcionando e eh estão articulados daqui a pouquinho a gente Envia Eu vou enviar quando a professora Elí for falar eu vou falar primeiro que ela quando ela tiver falando eu envio a gente faz esse teste Tá certo Pedir para que vocês eh todos acompanhem né a a nossa apresentação ao final a gente vai abrir aqui um um A gente vai socializar aqui é um código pro slido né onde vocês vão poder encaminhar as dúvidas as questões que vocês possam ainda ter Tá certo então qualquer dúvida que vocês tenham não não não precisem ficar enviando no chat a gente não vai usar o chat hoje para responder às dúvidas né o chat é só para para interação aqui ao vivo n Então a gente vai socializar um slido um código do slido então sistematizem a sua questão aí que vocês vão ter oportunidade de enviar e aqui em tempo real a gente vai respondendo E dialogando com vocês Tá certo então vou pedir aqui um pouquinho de licença aos meus colegas já já eh O William vai falar aqui também Professor Elon Professor Raimundo vai continuar com a gente né Só que tem uma reunião com a diretoria mas é eh às 4 horas e assim que a professora gania conseguir entrar a gente também eh eh dialoga com ela aqui tá certo vamos pedir licença aqui que eu vou colocar o slide viu gente bom então vamos vamos lá né primeiro mais uma vez deixar claro né para todos que estão aqui nos assistindo eh eu espero que depois desse encontro de hoje né a gente consiga fortalecer essa rede de comunicação né por isso que eu brinquei mas é de verdade PR a gente vai fazer esse teste de como tá funcionando essa rede de comunicação porque a gente eh tem anunciado Né desde eh eh de domingo né na verdade tem sinalizado aí no nos grupos que eh nós teríamos essa Live de hoje que tava previsto né para acontecer hoje a Live de EJA né de pessoas jovens adultas e idosas e dentro desse redesenho essas lives elas vão ficar mais para frente na na apresentação vocês vão eh constatar isso então essa Live de hoje ela é pra gente apresentar essa reorganização né esse desse eh do cronograma do programa é então nosso público alvo né aqueles que não podem deixar de acompanhar de jeito nenhum essa Live de hoje são os dirigentes municipais de educação então equipes de secretaria se tiver algum dirigente que não tá acompanhando Manda aí liga aí para entrar aí pelo celular mesmo né Eh os articuladores de currículo os membros das comissões municipais de governando né eu digo esses não podem faltar de jeito nenhum por quê Porque são eles que coordenam o processo né É lógico que deixamos aí né o convite aberto para todos os professores que quiserem acompanhar a Live porque vocês também estão fazendo parte né mas a a a os dirigentes a a os membros de comissão de governança eles estarão socializando isso com vocês também Mas é muito bom ter todos os professores aqui eh aqueles que estão podendo participar eh para que vocês possam compreender um pouco melhor né como é que tá desenhado essa ação que vocês são na verdade os atores né os sujeitos principais dessa dessa construção Tá certo eh então para iniciar né então eu vou começar aqui com uma frase não poderia ser diferente né de Paulo Freire né onde ele diz a alegria não chega apenas no Encontro do achado mas faz parte do processo de busca né Eh eu particularmente usei muito essa frase em todos os os momentos que eu pude nesse processo de de adesão né de busca de adesão dos Municípios não é porque a nossa alegria ela não faz eh é parte apenas desse encontro quando a gente se encontra né mas faz parte desse processo de busca né então Eh temos usado aí a frase né Nenhum município a menos dentro eh desse processo curriculum todos os municípios foram convidados para participar desse processo né e a gente entende a importância para que todos participem desse processo aqui com a gente né então a gente tem feito esse esforço né para que todos possam participar e graças a Deus nós estamos eh bastante eh eh satisfeitos né com esse com esse processo e vou convidar aqui o professor William né para poder compartilhar com a gente aqui né né Eh esses números né que que chegaram né Eh eh agora pra gente né através desse monitoramento que nós fizemos então vou passar pro professor William que ele que é o articulador né o coordenador aí de articulação com os municípios para que ele possa comentar um pouco esses primeiros números que eh dessa sistematização que nós fizemos eh hoje né sobre o programa fica à vontade é Boa tarde Renê Muito Obrigado aí pelo convite é parabenizar você pelo trabalho como vem conduzindo aí a a TV umim é um sucesso hoje para todos os educadores e educadoras não só daqui do nosso Estado Mas de todos os estados aí brasileiros que tem acompanhado eh esse trabalho eh que é onde ba vem fazendo e você vem fazendo um trabalho de excelência à frente da TV um Então parabéns Renê Obrigado aí pela por esse trabalho queria cumprimentar também eh nosso Presidente Raimundo parabenizar também pela condução pelo trabalho à frente daim Bahia eh nesse período aí desde o início do mês de abril que vem conduzindo ess nosso trabalho com muita com muita eh competência então parabenizar o amigo e desejar sucesso mais uma vez deixar um abraço para nossa querida Eron que vai participar daqui a pouco também desse desse diálogo e agradecer aos parceiros como o Raimundo colocou a gente fica muito feliz em est vindo comentar esses dados aqui com vocês porque foi um um projeto inicialmente eh pensado a partir de um diagnóstico que René enquanto coordenador junto com a equipe técnica da unim obteve ao fazer o monitoramento do do programa pro bncc e a partir dali nós ficamos com essa preocupação a gente ainda era Presidente estava como presidente da e a gente viu a necessidade de apoiar os municípios com relação ao aos referenciais curriculares porque era uma uma demanda que já vinha vem que vem desde 2018 e que havia essa necessidade de que os municípios chasse a as etapas das formações presenciais com esse eh com esse material com esse com esse trabalho eh escrito e que os municípios eh colocaram isso na na pesquisa a partir do momento em que eh responderam com relação a aderir ou não ao dcrb do Estado da Bahia então a quando vimos essa luz acender fomos buscar parceiros falamos com diversos eh diversas instituições E aí tivemos eh como apoio a fundação it social que veio nos apoiar com a parte financeira para o pagamento das bolsas dos formadores tivemos o apoio eh institucional aí da UFBA tanto com o o sistema o moodle como também com a própria eh facé a faculdade educação que se colocou à disposição tivemos o apoio dos conselhos municipais de educação através da unm que abraçou a a proposta eh naquele momento no sentido de que era Eh preciso realizar eh esse trabalho e a gente hoje eh pode compartilhar com vocês aqui dos 417 Municípios 400 municípios eh assinar esse termo de adesão e vão participar do processo seja sejam aqueles municípios que não tenha nenhuma caminhada ainda na escrita do dcrb até aqueles que já estão em etapas mais avançadas com mais estudos com mais trabalho a proposta foi feita e foi construída de forma a abarcar todos os municípios para que para que mesmo aqueles municípios que tenham já um trabalho eh voltado já organizado já estando com etapas mais avançadas mas ele vai poder entrar e aquele que ainda estava aguardando um apoio eh com relação a isso também terá acesso chegamos a a 400 municípios então é um um número muito expressivo para desse trabalho desses 400 municípios 344 ou já tinham comissão de governanças desde 2018 ou veio construindo esse processo ao longo da do trabalho ou refizeram suas comissões agora então também é um número expressivo vamos chegar aos aos 344 ainda e eh chegamos aí agora com 99 G já formados aí nessa primeira etapa E com certeza eh vamos chegar também aos 400 geas em breve então é com muita satisfação com muita felicidade que a gente traz esses números para vocês e agradecer a confiança de todos os municípios que acreditaram nos parceiros que acreditaram na dim de que era possível fazer esse trabalho essa essa elaboração desses currículos com qualidade e atendendo essa solicitação é que Renê e Eron vão apresentar e daqui para frente como esse trabalho ele vai eh vai acontecer eh de fato e quais são a o tempo o espaço dando condições para que todos possam participar e todos possam ao final eh chegar a objetivo comum então parabenizar aí a todos a toda a equipe de especialistas toda a equipe de formadores a todos vocês que estão nesse processo e agradecer mais uma vez essa confiança muito obrigado e uma boa tarde a todos Ok professor willam eh antes da gente dar continuidade né a professora Gilvânia Conseguiu chegar ela tá ela tá em lus demorou um pouquinho para chegar aqui né Mas conseguiu chegar então ela vai estar participando com a gente aqui né durante toda a Live mas aí vamos passar para ela para ela fazer uma uma saudação né a todos e a todas fique à vontade professora geovânia eh Boa tarde a todos e todas né quero saudar aqueles que nos assistem aí todos os educadores da Bahia como bem gosta de dizer o nosso presidente da onim Professor Raimundo a quem aproveito já para fazer uma saudação especial saudar aí o William né grande parceiro também contribuindo agora com esse trabalho fazendo aquilo que ele tão bé sabe fazer né ao longo de todo esse tempo de um di que é articular os municípios e também a professora Heron e a Renê que são parte de todo esse processo de construção do trabalho da umim no estado da Bahia eh Renê eu fiz todo um esforço de est aqui presente com todas as dificuldades que a gente tá enfrentando nesse momento aqui de acesso né e é até bom a gente comentar isso também porque essa tem sido a forma com a qual a gente se comunica nesses tempos de pandemia mas eh eu fiz questão de estar aqui com vocês porque eu nós estamos falando de um projeto né de um programa aí com várias parcerias de reelaboração dos currículos um programa que aponta para um cenário de pensar a escola pensar a educação a partir daqueles que fazem educação acontecer que é com a participação dos professores com a participação aí de todas as equipes técnicas e também da comissão de governança e na realidade eu queria fazer alguns destaques muito Breves eh nesse momento em que a gente está fazendo a reorganização do cronograma primeiro Renê eh é dizer de como foi acertada essa decisão de reorganizar o cronograma a partir daquilo que as equipes foram sinalizando no decorrer do processo então ter um pouco mais de tempo para que as equipes possam escrever elaborar os textos necessários para pensar o currículo do município é extremamente importante E aí eu iria para eh apontando aqui a importância desse programa Alguém poderia nos questionar num momento de pandemia e nós estamos aqui falando do currículo ora é importante pensar esse momento da pandemia tomar todas as providências que a gente precisa tomar porque o momento é muito complexo o tempo inteiro um que meim me tem dito isso né em todas as suas interlocuções com a sociedade a gente tem dimensão da gravidade da situação e do tamanho do desafio que cada rede de ensino cada sistema de ensino está enfrentando nesse momento para que o direito a educação se efetive é um momento novo é um momento de diversos aprendizados e a gente precisa realmente eh cuidar desse momento mas ao mesmo tempo que a gente precisa cuidar desse momento a gente precisa ter os olhos para o futuro e o futuro que a gente vislumbra não é o futuro da pandemia a gente quer um futuro sem pandemia exatamente por isso que el tá investindo no isolamento social acreditando na na ciência e na construção do conhecimento sobre essa doença é exatamente por isso que a gente tá construindo alternativas mas muito claramente dizendo EMC de excepcionalidade então pensar a pandemia é é pensar esse presente que a gente precisa vencer por outro lado esse programa de relaboração dos currículos ele tem esse Horizonte da continuidade da escola que nós temos da escola que nós queremos do papel do currículo nessa escola da função social da escola e principalmente eu queria aqui destacar que o que fez a dentre outros méritos do programa querer ser parceira é que a grande chamada desse programa é pela participação e aqui eu tô me dirigindo pedindo licença a todos os demais que nos assistem aos conselheiros municipais de educação a gente tem uma obrigação eu diria até por dever de ofício Pelas nossas atribuições de contribuir com esse processo de mobilização social para participativa doss currículos É também um momento da gente ocupar Nossa posição na comissão de governança e dentro do processo nas etapas que já foram apresentadas aqui com tanta maestria pela equipe do programa tem uma etapa que diz respeito aos conselhos de educação que é a etapa da normatização da regulamentação do currículo entretanto Renê e demais colegas da onim a gente sempre diz que o conselho não é aquele órgão que tem que ficar esperando para dizer aqui tá a nossa última palavra o conselho precisa estar ativo participando contribuindo inclusive para todo o processo de mobilização social e aí para encerrar essa minha essa minha saudação porque eu acho que importante mesmo agora é a gente conseguir apresentar esse cronograma porque tem muito trabalho pela frente eu queria destacar uma outra relevância desse programa nesse momento e quando falo nesse momento eu tô dizendo nesse momento de pandemia mesmo porque é um momento em que a gente tá tendo uma grande oportunidade de se debruçar sobre os estudos de currículo se debruçar sobre a realidade o diagnóstico do nosso território do nosso município tentar compreender essas relações entre aquilo que é a nossa realidade sentido mais amplo aquilo que Como diz a professora Alda Pepe que também tá nos assistindo fez questão de participar desse momento aquilo que nos caracteriza e nos diferencia e aquilo que afinal de contas vai fazer diferença na construção do currículo então Eh é é uma oportunidade a mais de aprendizagem é uma oportunidade a mais de de participação efetiva e é uma oportunidade a mais da gente tá pensando esse por vir né esse nosso futuro nós vamos passar por esse momento nós vamos vencer a pandemia e vencendo a pandemia a gente precisa ter um currículo forte a gente precisa estar preparado para isso e a gente precisa fazer todo esse acolhimento dessa escola que a gente vai construir juntos e aí fazer uma educação de qualidade em nosso estado Então parabéns Renê parabéns a onim a toda a equipe da William e Raimundo para unk É uma honra e é uma alegria também estar participando desse programa e afinal de contas também é uma responsabilidade porque a gente precisa contribuir com esse processo de construção dos currículos estamos aqui vou acompanhar a a apresentação e ao final né Renê se tiver alguma coisa que a gente puder contribuir estamos aqui para o trabalho uma boa tarde para todos nós e vamos acompanhar aí esse processo e esse Grande Desafio obrigada Ok obrigado professora né pra gente é uma satisfação muito grande né contar com a sua participação aqui com a participação da unm que é uma parceira estratégica nós vamos lá pra apresentação já vi formador aqui no grupo perguntando que eh tem gente querendo fazer pergunta por onde manda mas a gente nem apresentou ainda já vai fazer pergunta Aguarda só um pouquinho né vamos apresentar agora eh vamos aguardar Quem sabe a gente já não responde né a dúvida mas se não responder Fique tranquilo que a gente vai disponibilizar eh logo após o canal para vocês encaminharem as perguntas pra gente tá certo então vamos lá então vou tirar vocês um pouquinho aqui daqui a pouquinho a gente volta bom o professor Williams né ele apresentou né pra gente aqui esse esse quadro né falou um pouco desse quadro um fez um pouquinho tinha essa contextualização histórica né de como nós chegamos até aqui eu vou voltar um pouco esses números né mais lá na frente tá certo mas eu queria trazer outros números são importantes também eh que servem de parâmetros pra gente ir monitorando né Eh o alcance da finalidade dessa desse programa nós sabemos que o objetivo do programa é que a gente chegue ao final dele com os municípios com seus referenciais curriculares locais não é construídos e homologados mas a gente tem dito a todo momento que a maior riqueza do programa é a participação de todos os professores nesse processo né que é um processo formativo então discutir currículo como a professora eh Giovania trouxe E aí a primeira Live que nós tivemos né que foi uma Live eh eh eh de de mobilização né Eh com com o professor eh Eduardo nós estamos aí já né com o alcance de 33.161 eh educadores que assistiram na Live sobre concepção de currículo eh nós chegamos agora a 4.026 professores que assistiram eh esta Live né e a Live que foi a última Nossa sobre concepção de currículo eh eu baixei agora para pegar o número atualizado chegamos hoje a 40.000 professores que assistiram isso nos dá nos serve né como parâmetro nós estamos ainda fechando os números né agora que nós fechamos a Adesão 400 municípios e nós vamos contabilizar Quantos professores esses 400 municípios T isso já as lives elas servem de parâmetro paraa gente ver eh a a qual percentual de professores nós estamos conseguindo chegar né dos municípios que fizeram a Adesão então a gente sabe que tem muitos municípios que ainda estão com instituindo seus grupos de estudo e aprendizagem então esses municípios eles precisarão orientar não é seus professores a realizarem ainda os estudos eh eh sobre sobre concepção de currículo sobre concepção de educação integral e então a gente sabe que esses números eles ainda vão aumentar mas serve pra gente ter um parâmetro né então como média né Aí nós estamos chegando né a hoje né até agora nesse momento o programa A 40.000 né dessas redes municipais de de ensino né bom aqui trago para vocês a síntese dessa reorganização do cronograma de trabalho né Eh então o nosso o cronograma que vocês têm tido acesso né até o momento que estava em vigor né até hoje a partir de agora ele já faz parte do nosso passado começa a vigorar este esse cronograma aqui ele previa que eh todos os municípios iriam desenvolver esse trabalho de estudo e produção eh nos GS né nos grupos de estudo e aprendizagem até o dia 10 de julho né então nós teremos que realizar todas as lives os estudos de todos os temas eh até 10 de de Julho e teríamos até 31 de Julho paraa finalização do texto né então a data final para que os municípios pudessem eh eh fechar o seu texto né o seu referencial curricular era até 31 de Julho né dentro dessa nova reorganização assim compartilhar com vocês né porque nós a onim né como ela é uma instituição extremamente transparente né Eh todos que tiveram acesso a ao ao projeto né do do programa lá tem lá atrás tem a planilha né de quando cura quandoo tá custando essa ação que é onm tá realizando né Então tá custando 153.000 esse recurso Ele é destinado exclusivamente para pagamento de bolsas da equipe que tá participando eh do programa dos especialistas e dos formadores e a previsão ela é é eh o que tá na nesse cronograma é o pagamento de três bolsas de R 1.300 cada bolsa para cada membro da equipe né apenas eh é o especialista do ambiente que tá previsto o pagamento de quatro bolsas né então e e exclusivamente para isso não tem recurso para comprar equipamento para mais nada né todos nós estamos usando os nossos equipamentos por é um trabalho realmente de militância o próprio valor da bolsa é um valor simbólico né então pra gente poder alterar o cronograma qual era a nossa grande dificuldade qual estava sendo porque nós nós temos esse esse orçamento aprovado temos um parceiro que financia ação que é a Fundação Itaú e nós não poderíamos ficar né esse esse esse essa previsão esse orçamento que já estava previsto e aprovado né pela Fundação Itaú então tivemos que pensar em uma estratégia não é de de de mudança do cronograma que preservasse isso então nós sabemos nós só podemos contar com os formadores durante um período de 3 meses Então precisamos eh na organização nós precisamos se atentar a isso né mas nós conseguimos né sobretudo um agradecimento por público né a professora Zuma Castro que a grande maioria de vocês conhec que também faz parte da nossa equipe né como especialista de educação infantil e ela é articuladora do conviva no estado né então todos vocês conhecem rodou o estado também aí nos encontros territoriais ela ela ela que sinalizou essa proposta aqui a gente trabalhou a partir dela né então o que que acontece Nessa proposta aqui né que nós temos aqui agora né Eh Nós estamos Nós temos três etapas né de eh de trabalho então temos aqui a primeira etapa que é a organização da gestão local do programa e início dos estudos início da escrita do referencial Local temos a segunda etapa o aprofundamento dos estudos e a escrita do referencial local a terceira etapa a sistematização e finalização da escrita do referencial local e a quarta etapa né que tá prevista com a coordenação que eu vou explicar depois eh O que é que significa que significa isso né então nessa reorganização eh nós temos aqui dentro da primeira etapa né todos os temas que estavam lá eh eh na agenda anterior Eles continuam aqui onde tem temas certo eh apenas fizemos uma reorganização né então na primeira etapa ela vai eh na verdade é que de 8 do5 né de 8 de maio e ela termina aqui embaixo ó 25/06 Então já estô sinalizando Aí essa primeira etapa ela ainda vai terminar dia 25 de junho né O que é que prevê a primeira etapa estudos de textos e materiais com orientações eh participação nas lives formacionais interação do geas interação da comissão Municipal de governança e gea reuniões com os formadores né que são os membros da comissão Municipal de governança que participam e produção de texto na verdade essa dinâmica aqui ela tá presente nas três etapas todas as três etapas a gente vai precisar estudar texto materiais com orientação participar das lives formacionais né tem que ter a interação nos geas né então os professores que estão nos geas nos grupos de estudo e aprendizagem precisam interagir entre si e a comissão Municipal de governança também agir com os geas né e participação né da da da dos membros da comissão de de governança com os formadores produção de texto nas três etapas né Eh precisa eh acontecer todo esse movimento O que é que nós fizemos organizamos eh eh cada etapa com um período mensal Então esse que começou aqui dia 8/05 até 8/06 tem que acontecer tudo isso aqui pronto Então até dia 8/06 tem que acontecer tudo isso chegou 8/06 quando for 9/06 até 25/06 eh os municípios todos vocês terão um esse período para poder eh finalizar a produção dos textos para o referencial local eh e terão durante esse período também a possibilidade de interação pelo mudo com os formadores e especialistas né Então nesse primeiro primiro período aqui de de um mês de 8/05 a 8/06 vocês estão no grupo do zap não é e amanhã até quinta-feira todos os municípios que enviaram né a sua os seus dados de cadastramento da comissão já vão estar no Moodle então vocês também TM interação no mundo aqui com su amador e nesse período aqui vocês vão poder eh eh eh dar conta né de concluir as produções de textos né E Se tiverem Dúvida quando tiverem dúvida O articulador de currículo nesse período aqui de 9/06 a 25 do6 apenas o articulador do C ele vai do do o articulador de currículo ele vai ter essa oportunidade de eh tirar dúvidas através do Mood né então se a equipe tiver qualquer dúvida O articulador de currículo é que vai postar essa dúvida para poder dialogar com a equipe esse movimento ele segue né então quando chegar 25/06 o município ele vai ter que ter concluído todo esse processo né E aí de 26/6 Até 26/07 nós vamos novamente vivenciar todo esse período de estudo de textos de materiais com orientações vamos ter as lives formacionais e a interação dos Gas as reuniões com os formadores e produção de texto né Eh então a gente vivencia novamente todo esse movimento e aí eu vou detalhar depois como é que vai ser cada movimento desse vocês vão V ter acesso a tudo isso tá certo terminou 26/07 a gente vai ter novamente um período de produção né a gente tá chamando aqui essa etapa aqui de período de produção então de 27/07 até 16/08 novamente os municípios vão ter um tempo para finalizar os textos para produção desse referencial né Nós já já já os formadores já estão orientando aí a partir de de uma sugestão de sumário né que vai estar orientando essa escrita e e os municípios vão ter a interação através do Mudo né através do articulador de currículo né para se tiver dúvida nesse processo de finalização da produção do que tá previsto nessa etapa poder tirar chegou lá 16/08 o que é que vai acontecer vamos lá começar a terceira etapa em 17/08 até 17/09 E aí a gente vivencia o mesmo movimento novamente tá certo né terminou lá 17 do9 de 18/09 até 10/04 mais uma vez um período pros municípi concluirem ajustarem a sua produção do referencial local e interagirem com o os especialistas e formadores através do Mudo certo E aí terminou 4/10 a gente espera que até 4/10 a gente tenha conseguido concluir todo esse processo E aí nós vamos entrar no processo né de de 5/10 a 30/10 onde o Conselho Municipal de Educação vai est apreciando eh este documento e nós vamos eh eh eh ter a aprovação o parecer e vamos pro processo de homologação então isso aqui é a síntese é o resumo que vai orientar Agora toda a reorganização eh do nosso trabalho e aqui eu vou falar rapidamente porque eu vou compartilhar com vocês vocês vão ter acesso né Eh aqui é o detalhamento né O que é que tá previsto na primeira etapa né A primeira etapa nós estamos nela agora né então o que que previa a primeira etapa Olha a organização da gestão local do programa né então foi período previsto foi de 11 primeiro era de 11 a 15 prorrogamos até dia 20/05 de 11 a 20/05 que era esse período o município enviar o termo de compromisso não é o município poder eh eh fazer a portaria né da da comissão de governança e o município né organizar o jeas né então foi previsto isso a gente sabe a gente vai falar sobre isso que tem município que ainda tá elaborando a portaria da comissão de governante tem município que ainda tá organizando Gas como a gente apontou nos dados lá por enquanto tem muitos municípios que estão já nesse processo de finalização mas que concluíram tem 99 né né de organização do dos geas eh tivemos a a Live sobre as competências socioemocionais que foi de da mobilização o segundo período concepção de currículo né então foi de 21 a 24/05 E aí tivemos o estudo do texto de currículo né E aí é muito importante gente nós precisamos fazer isso chegar a todos os professores e se organizar que a gente sempre coloca período de 21 A 24/05 então cada um pode se organizar no período nesse período para ler o texto não precisa ler só no dia 21 tem do dia 21 ao dia 24 né e tivemos a Live né sobre a concepção eh de currículo no dia 21 e do dia 25 eh até 8/06 estamos ainda nesse período estão acontecendo aí os estudos dos TR dos introdutórios e concepção de educação integral né então tivemos aí o material de orientação né do do estudo tivemos um texto sobre educação integral tivemos a Live né sobre educação integral eh eh que já que já aconteceu não é isso estamos tendo hoje essa Live né paraa reorganização do cronograma para essa apresentação e temos uma previsão aí de produção do texto para envio da comissão Municipal de governança né dessas orientações de tex introdutórias até dia 8/6 isso é cronograma gente é previsão é planejamento como eu falei tem municípios em em em estágios diferenciado O que é que tem que valer para cada município cada município tem até 25/6 para poder dar conta de tudo que tá acima né então agora nós vamos ter Esse período aí depois do dia 8 ó de 9/06 até 25/06 para poder eh eh concluir todo esse processo Ah então meu Município ainda tá fazendo ge pronto você vai ter até dia 25/06 para terminar de fazer o geia e para dar conta de tudo isso que passou então vai precisar orientar os professores né então a comissão ela tem um papel fundamental nessa organização né Eh de fazer um cronograma Olha gente nós estamos começando agora mas nós precisamos ainda ler o texto do currículo nós precisamos a eh eh é assistir a Live de currículo ler o texto de educação integral assistir a Live de educação integral né mas eh a gente entende pela avaliação que fez com essa reorganização do cronograma tem como perfeitamente os municípios se organizarem dentro deste prazo para que chegue dia 25 a gente esteja eh mais ou menos né todos os municípios aí eh na mesma fase bom como eu falei nesse período de 9/06 a 25/06 vocês vão tá ajustando né concluindo esse esse processo para que quando chegar lá em em 26/06 a gente comece a segunda etapa do programa né Então tá aqui começar a segunda etapa do programa é que nós vamos ter mais um mês para fazer todo aquele movimento que eu apresentei lá naquele naquela síntese né Então aí nós vamos ter os estudos das modalidades de ensino né Vamos ter de 24/06 A 14/07 então vamos vai ter uma matal de estudo aí ó Nós já vamos voltar à lives ó então a Live da Eja que tava prevista para hoje ela foi reorganizada para 30/06 aí vamos ter a Live sobre a educação especial 3/07 vamos ter a Live sobre a educação quilombola 7/07 a Live sobre educação indígena 9/07 a Live sobre educação do Campo 14/7 né Nós estava previsto a gente ter três lives essa semana né E nós nessa organização reorganização deixamos só duas lives por semana né e as modalidades a gente precisa fazer cinco lives porque são cinco modalidades né e a gente precisa discutir bastante essa questão da das modalidades porque é o referencial local que realmente vai demarcar essa importância né de de de levar em consideração todas essas especificidades Então nós vamos aqui fazer esses estudos temos aí na segunda etapa um período de 15 a 21/07 onde nós vamos ter as orientações sobre o trabalho com os temas integradores e contemporâneos e o projeto de vida né Que Tá previsto aí paraos anos finais do Ensino Fundamental Eh vamos ter duas lives que vão eh eh ajudar vocês naquilo que vocês já vão estar fazendo então não são Du não são lives que vão trazer mais trabalho são lives que vão ajudar vocês a organizarem melhor aquilo que vocês já estão fazendo eh desde agora né então vamos ter uma live que vai falar sobre a sistematização da escrita do documento curricular né trazendo exemplaridade a partir do dcrb e do referencial curricular Franciscano de São Francisco do con então uma Live para ajudar a gente nessa sistematização Que Nós já vamos estar fazendo nesse processo uma outra Live que vai trazer as bases legais os princípios e dispositivos formacionais do dcrb Então vai falar sobre como tá a educação organizada a educação infantil Ensino Fundamental né que vocês já começaram a fazer isso com os textos introdutórios então ela vai vir para aprofundar né Para dar mais embasamento aquilo que vocês já estão fazendo né E aí vamos ter do dia 22 ao dia 27 não é eh uma discussão também que é para aprofundamento de estudos não é para trazer coisas novas né vai aprofundar Esse estudo que vocês estão fazendo porque vocês vão estar eh eh fazendo estudo a partir do dcrb de competências e habilidad Então essa Live ela vai discutir os modelos curriculares contemporâneos seu fundamentos e a formação análise crítica e enfatizada em currículo por Campos de experiência e competências né então vai trabalhar com os campos de experiência de educação infantil e a organização por competências no ensino fundamental últimas lives previstas aqui são lives para vocês aprofundarem mesmo é a aquilo que vocês já estão eh desenvolvendo E aí nós teremos um período de 28/07 até 16/08 né de escrita do referencial Onde vocês vão estar eh organizando tendo mais tempo para vocês poderem dar conta eh dessa escrita né então vocês vão receber todas as orientações isso alinhado né a sugestão do sumário que tá sendo que tá sendo proposto e vocês terão esse tempo né até 16 do oito para organizar melhor E aí a gente tem essa parada né Eh essa essa parada né pra gente dar uma uma uma vamos dizer assim um um um uma uma um uma focada né nesse nesse momento de escrita quando for 17/08 até 17/09 olha mais um mês a terceira etapa a gente volta e nessa etapa a gente já volta com a orientações para a sistematização final do documento e realização da consulta pública Então essa terceira etapa ela vai ser toda focada também na escrita né Nós só estamos prevendo aqui a realização de duas lives uma sobre orientações para o sobre o processo de análise e homologação e que é uma live que vai ser promovida né com a participação aí da unm eh com as orientações sobre esse processo de análise e homologação e uma outra Live que a gente tá prevendo para ajudar mais vocês né nesse momento de finalização da escrita do documento e aí vamos ter o período de realização da consulta pública né também né e realização da consulta pública vocês vão receber as orientações tudo certinho também e e depois nós ainda teremos um outro período depois de terminar o dia 17 de 18/09 até 4 do10 para poder sistematizar essas contribuições da consulta pública fazer a revisão formatação do documento e envio do texto paraa secretaria Então olha como nós ganhamos a terceira etapa especificamente ela vai ser toda pra gente poder se dedicar à produção Então nada nada aqui na terceira etapa ó São 30 dias aqui em cima e se eu não me engano são mais 15 aqui embaixo então 45 dias a gente ganha aqui para isso então Olhe como eh o período de produção ele aumentou de 31 de Julho né então ganhamos aí agosto setembro né chegando aí até o início de outubro né dois meses e um pouco a mais para que a gente possa se dedicar a essa a essa produção certo e aí a quarta etapa que é a prevista né de 5 a 30 do10 é uma etapa onde nós já não estaremos mais com os formadores eh não estaremos mais com os especialistas e a onde aí eu tô prevendo professora um dim unk me vão estar nesse monitoramento porque é o é o é a etapa que o os referenciais já vão estar sendo ter sido encaminhado né em tese pros conselhos e a gente vai est fazendo esse monitoramento do processo né de análise do dos conselhos e de homologação por parte da secretaria tá certo Então essa é a dinâmica não a gente ganhou aí mais de dois meses né e ganhamos tempos entre as etapas para que a gente possa se dedicar né com com um pouco mais de tranquilidade eu não vou dizer tranquilidade porque a gente a nossa rotina não muda né de trabalho a gente sabe que a nossa rotina não muda tá certo e aí eu gostaria de trazer alguns elementos aqui né a professora heronia ela vai trazer eh as orientações paraa gente poder finalizar essa primeira etapa né os formadores têm feito reuniões com com com as comissões municipais de governança com os articuladores de currículo passando essa as orientações e a professora Elí ela vai sintetizar ela vai reforçar Quais são as orientações para que a gente possa eh eh conseguir terminar concluir com êxito né Essa primeira etapa pra gente ir com um pouco mais de tranquilidade pra segunda etapa E aí eu gostaria de trazer alguns pontos que aí eu peço sobretudo uma atenção especial dos dirigentes municipais de educação eh E se eles não tiverem né Compartilhar com eles se eles não tiverem acompanhando primeiro ponto que eu trago é preciso definir o programa como prioridade no desenvolvimento das atividades de trabalho remoto então não basta a gente fazer adesão ao programa né É Preciso né a gente ter claro que eh pela normativa a gente já deveria est com esse referencial não é eh eh elaborado e trabalhando com esse referencial desde o início do ano letivo de 2020 não vamos entrar nos precisamos entrar nos detalhes né dos motivos que nos levaram a ter esse atraso aqui na Bahia mas eh eh eh eh pela legislação nós já Deveríamos ter dado conta disso então assim a gente precisa entender que isso é uma prioridade né nesse nesse momento agora então Eh Com certeza o desenvolvimento de atividades remotas né e as ações do programa devem eh caminhar juntos enquanto prioridade nesse processo e só trabalho também atuo no município município Lon Altino e e destaco esses a gente tem que fechar como prioridade esses dois pontos não dá pra gente agregar dentro do contexto que a gente tá vivendo mais nada né se a gente conseguir dar conta desses dois pontos a gente já vai ter dado um avanço imenso aí nessa definição de prioridade o município precisa garantir a disponibilidade de tempo do articulador local de currículo né para ele poder coordenar as ações do programa então eu sei que muitas vezes quem tá nessa função tem outras atribuições mas aí precisa eh a secretaria definindo que isso é prioridade garantir que o tempo eh eh desse desse desse profissional que tá com articulador de currículo é que ele seja garantido pro programa porque senão não vai funcionar o tempo é curto nós estamos agora ganhando um pouco mais de tempo né e e e e fazer essa articulação sem poder desenvolver encontros presenciais a gente sabe das limitações nós estamos aprendendo a lidar com eh eh com os recursos tecnológicos para que a gente possa fazer isso outra questão importante que a gente tem pontuado eh é a participação efetiva da equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação no programa então não tem jeito quem coordena educação infantil quem coordena os anos iniciais ou os anos sinais do Ensino Fundamental quem coordena a eja quem coordena a educação do campo a educação especial quilombola indígena precisa tá inserido no programa né então a gente tem ainda vivido esse movimento alguns municípios ainda não encaminharam a portaria de comissão de governança eh eu tenho dialogado com os formadores os formadores têm dialogado com vocês é importante que a equipe pedagógica da secretaria esteja na comissão de governança se possível todos na comissão porque não tem jeito eles não tem como ficar de fora ah mas a minha portaria não prevê refaça reorganize a portaria ah mas os formador tá cobrando a portaria manda a portaria para ele que já tem de conversa dialoga olha mas a gente vai incluir mais os técnicos pedagógicos da secretaria e vai reeditar a portaria não tem problema nenhum quando vocês reeditar a portaria envia pro formador e ele vai atualizar a Se bem que agora com o moodle que vocês vão ter acesso essa semana Vocês já vão colocar a portaria diretamente lá no Moodle n mas quem não enviou a portaria envie e quem precisar eh modificar acrescentar mais alguém na portaria faça republique e depois de republicar encaminhe novamente mas é importante garantir essa participação sobretudo por tem chegado muitas questões para mim assim e pros formadores ah eh eu sou técnico da secretaria participo do processo mas não tô na comissão eu eu vou poder participar do Mudo né porque eh quem tá na na na comissão a certificação Ela a carga horário é um pouco maior não vai poder estar no mudo se não tiver na portaria então se o técnico participa do processo coloque ele na portaria não tem dificuldade nenhuma eu sei que às vezes demora para publicar mas converse com o formador sinalize para ele que vocês vão estar fazendo isso e quando publicar a portaria vocês enviem Tá certo porque só vai poder ter acesso ao Moodle quem estiver na portaria quem não estiver não vai poder né aí participando do GES né vai receber a certificação eh normalmente né mas não como membro da comissão de governante outra questão importante é possível fazer um planejamento do trabalho nós estamos apresentando aqui um cronograma do programa para você mas como eu falei tem municípios que estão em estágios diferentes então com base nesse cronograma Vocês precisam fazer o planejamento de vocês né dentro do município então se eu tô criando geas agora eh e meus professores não eh participaram da formação de currículo da formação de concepção de educação integral eu tenho até 25/6 mas eu vou ter que fazer um cronograma É lógico que vai ser um cronograma mais apertado do que os outros municípios que conseguiram já dar conta tiveram Mas vocês vão ter que fazer um cronograma e botar o cronograma para funcionar olha pessoal eh amanhã é dia 3 do dia 3 ao dia 7 a gente vai ter que assistir a Live de currículo e ler o texto de currículo pronto do dia 7 ao dia 10 vai ter que assistir a Live de concepção de educação integral e ler o texto de educação integral E aí vocês vão conseguindo se organizar né então esse planejamento ele é muito importante outra questão importante que a gente vem sugerindo envolver os coordenadores pedagógicos e gestores escolares na coordenação do Ger cada gea quando criada eu vou trazer um exemplo rapidamente aqui de plano Altino né Eh ele precisa ter um coordenador né pode ser um professor pode ser um professor n a gente tá tá sugerindo aqui envolver os coordenadores gestores escolares nessa coordenação quem vai coordenar é quem vai marcar a reunião é quem vai estar no Gel lembrando e e ó pessoal nós temos que assistir a Live que vai acontecer tal dia nós temos tal tal texto para ler e aí quem já leu o texto vamos compartilhar um pouquinho a compreensão que trouxe então é quem vai estar movimentando Não é esse grupo do Zap que é criado aí do gea é mas pode ser um professor não tem problema nenhum né de ser professor a gente só tá sinalizando aqui que os coordenadores gestores escolares precisam ser envolvidos e se possível na coordenação se não for na coordenação que eles estejam no gea né mas que é o gea ele precisa ter uma coordenação e E aí ressaltar né que a certificação é para todos né foi feita uma solicitação aí de alguns municípios de aumento de carga horária da certificação dos professores que tava previsto de para 80 hor vai ter esse aumento a gente não tem como informar vocês aqui agora porque nós ainda estamos reorganizando essa planilha do geas né que o que os articuladores de currículo estão tendo que preencher mas eh eh até eh o final da semana a gente já informa qual vai ser a carga horária mas vai aumentar a carga horária de certificação eh eh eh eh para os professores e vai aumentar consequentemente também pros membros de comissão de governança Tá certo não vai ser mais 80 pros professores a carga horária vai ser maior outra questão importante é a comunicação cada município tem que constituir uma rede de comunicação no âmbito do programa não é porque assim a gente tá trabalhando à distância gente a gente tem que evitar trabalhar fazer trabalhos presenciais n então importante que a gente vá potencializando a gente sabe que é difícil uma escola que não tenha grupo de WhatsApp né muitos muit muitos muitos muitas turmas tem tem grupo de WhatsApp na escola então essa mobilização esse trabalho já acontece agora no programa precisamos ter uma uma organização Então os membros da comissão de governança Eles já eles participam de um grupo no WhatsApp com núcleo formativo é onde o formador coordena esse grupo então isso aqui é fundamental é lá que a gente passa todas as as primeiras orientações né agora os membros da comissão de governança vão ter acesso também ao ambiente virtual município que não mandou corra de hoje para amanhã a gente vai liberar esse acesso aí eh de amanhã para para para quinta-feira né E aí precisa que também no município eh a comissão cria um grupo local da comissão para fazer o seu diálogo específico é comissão de governança e é preciso também que crie um grupo com os coordenadores de geas ao criar o G tem os coordenadores cria um grupo né dos coordenadores porque facilita para que a comissão vá acompanhando vai dialogando olha gente tô mandando aqui no grupo do jeas chegou dos coordenadores do Ge tem um texto para estudo e aí os coordenadores de G vão disparar isso e pros professores né e a É lógico que cada G precisa ter o seu grupo no WhatsApp também né são grupos temporários enquanto durar s mas essa rede de comunicação aqui gente ela é importante eu vou fazer o teste com ela daqui a pouco vou mandar essa esse cronograma aqui pro núcleo formativo para mandar pra comissão de governança eh a comissão de o os membros da comissão de governança vão ter que compartilhar aí até chegar em vocês eu quero ver se vai funcionar essa rede a gente vai ver qual o município que tá efetivamente funcionando essa rede daqui a pouquinho e assim realizar quando preciso reuniões através de plataformas digitais então a maioria dos municípios já estão usando né o Meet o hangout o zoom o WhatsApp né Agora abriu para poder fazer também e eh reuniões com até 50 pessoas nós vamos estar disponibilizando no ambiente para quem não não tem familiaridade ainda tutoriais para vocês poderem usar essas ferramentas então é importante que vocês façam reuniões com os professores que vocês que os jeas façam reuniões com com com com os seus eh integrantes que a comissão Municipal de governança faça reuniões periódicas com ge então isso faz parte do planejamento de cada comissão né E aqui na verdade é é um desenho né E como deve funcionar essa comunicação então parte do núcleo formativo vai paraa comissão de governança eh ou tem tem núcleos que tem até grupo com os articuladores além da comissão de governança E aí tem que chegar pros coordenadores do gea e chegar lá na ponta pro geas das etapas e pro jeas das modalidades Então essa rede de comunicação ela precisa efetivamente né acontecer Tá certo e aí rapidamente aqui então fica claro que o papel da comissão de governança é coordenar o g eh a comissão que tem que articular todo esse trabalho no município né Então você já conhece as atribuições eh da comissão eu não vou precisar falar isso aqui né a composição Então acho que a gente já tá passando dessa fase Mas aí tem municípios que mandaram eh eh pra gente ah como é que eh a a rede particular não quer participar a rede estadual não quer participar como é que faz a Secretaria Municipal de Educação é quem constitui a comissão de governança então para cada instituição dessa como é que se cria o grupo Manda um ofício eh com um prazo para para responder não é então conselho quem tem que indicar o representante do conselho conselho de educação manda o Ofício pro conselho e o conselho vai indicar Quem Vai representar manda o Ofício pra rede estadual manda o Ofício pra rede eh particular pro fórum pras universidades a plb se uma dessa instituição não quiser participar ela vai ter que responder por escrito para que vocês fiquem respaldado né de que vocês convidaram e não quiseram participar E se o município não tem Universidade por exemplo ele não vai colocar no no no gea né a gente já vem pontuando isso então os grupos de estudo e aprendizagem alguns municípios estão com um pouco de dificuldade né nessa organização né Eh dos geas né Eh eh mas assim não é tão complicado gente né Eh claro tá claro que o o Gas eles o objetivo é envolver todos os professores né E aí é preciso mesmo um diálogo com os professores dar importância né eh eh eh participar desse processo é algo que faz parte da da atribuição de todos os professores então está lá né observem lá artigos 13 e 14 da LDB não é fala e os estatutos vão falar né dessa responsabilidade que os educadores têm de participar eh desse processo e para Além disso é um processo formativo não é que tá tendo uma certificação e também é uma oportunidade que todos nós professores temos de efetivamente participar eh dessa discussão que diz respeito aquilo que é a base eh do da organização do nosso trabalho pedagógico né então o GES da Educação Infantil a sugestão que nós estamos dando né a orientação que nós estamos passando é que o GES seja organizado por ano conforme a organização que o município tem então não é complicado organizar porque a própria secretaria de educação a equipe técnico-pedagógica junto com os coordenadores pedagógicos que atuam na educação infantil Eles já tem lá os professores que atuam no ano um no ano 2is no ano 3 eh na na turma de pré-escola do do ano 4ro eh do ano 5 Então essa distribuição paraa educação infantil ela não é não é difícil de fazer eh o próprio coordenador da Educação Infantil junto com com os coordenadores de educação infantil eles fazem isso rapidamente e já começam a organizar os grupos de G da Educação Infantil uma ressalva né que nessa organização do GES dos anos iniciais da educação infantil é Preciso olhar para o campo também né então a educação do campo a nossa orientação é que os professores do campo que também atuam na educação infantil e temos professores que atuam em turmas multietapa não são nem multis seriadas né Tem alunos da educação infantil anos iniciais que eles possam optar é o município escutar ver uma forma de escuta onde ele possa est participando na educação infantil se ele quiser ou ele possa estar participando nos anos iniciais porque a gente tem o gea também da Educação do campo mas não é pro G da Educação do campo e todos os professores da Educação do campo para lá não n Nossa orientação prioritária é que os professores do campo eles estejam interagindo com esses professores aqui no G da Educação Infantil e estejam interagindo também no ge dos anos iniciais oos G dos anos iniciais a nossa sugestão é a organização pur Ária né Eh o que tá indo eh eh no material Mas aí o professor ele ele atua em todas as áreas então é preciso criar uma dinâmica é o município pensar numa dinâmica de escuta Talvez né com esses professores que atuam para que eles possam fazer opção vou trazer um exemplo aqui deixa eu ver deixa eu buscar aqui por exemplo plano Altino que é que nós fizemos em plano Altino a gente criou um um um formulário virtual né e eh todas as escolas já tem o grupo organizado dos seus professores dos anos iniciais nesse nesse nesse formulário colocamos essa questão eh para o trabalho de pensar o referencial curricular nos anos iniciais do ensino fundamental do município de Planaltino criamos cinco grupos de trabalho dividido pelas áreas do conhecimento né eh e aí nós colocamos aqui para cada professor sinalizar eh as cinco opções prioritárias dele né então qual é a primeira opção dele é participar do do do do grupo da área de linguagens ele vai sinalizar como primeira opção aqui o grupo da área de linguagem Ah mas se eu não puder na primeira opção linguagem Qual a minha segunda opção Ah é matemática então eu sinalizo matemática e aí ele vai sinalizando ele sinalizou as cinco opções Isso é um formulário online né a resposta vem online exemp a gente deu um prazo de eh eh 1 dia e meio os professores responderam Quem não respondeu depois a gente fez a a a a distribuição conforme eh eh o número de professores que já tinham nos grupos e aí a coordenação dos anos iniciais ela foi tentando na distribuição dos professores atender quando foi possível atender a primeira opção atendeu quando não foi foi paraa segunda paraa terceira e paraa quarta foi uma estratégia que o município de Planaltino buscou não é para fazer essa distribuição pros anos finais também é fácil fazer essa organização porque a orientação Nossa é que os grupos sejam por área e nós já temos os professores que dão aula pro componente curricular tá então a gente observa primeiro a a formação dele né e a área de atuação ah mas tem professores que atuam com três três quatro componentes curriculares ou até mais acontece né então você vai tentar aliar a participação na distribuição dele pela formação e pela área de atuação então o próprio coordenador dos anos finais ele pode fazer isso essa distribuição né junto com os demais coordenadores de escolas que atuam e organizar isso eh sem muita dificuldade né nesse processo E aí temos os GES né das modalidades que cada município também eh eh vai analisar né como os formadores estão orientando nesse processo então a ideia desse gz aqui não é como eu falei que todos os professores do campo venham para cá né Eh eh não na no G do campo é preciso ter professor do campo é então pode ter professor do campo lá e pode ter professor do Campo aqui né mas principalmente os coordenadores pedagógicos a direção vai precisar tá tá trabalhando aqui né no da Educação Especial quem trabalha com educação especial sobretudo na sala eh ja é quem coordena sobretudo esses trabalhos porque esses Gas eles vão ter que fazer um trabalho de produção de texto específico pro referencial mas sobretudo também de pensar a articulação dessa da das modalidades dessa discussão lá nos grupos também eh das etapas de ensino da Educação Infantil e dos anos iniciais Tá certo Deixa eu só apressar mais um pouquinho então em Planaltino foi isso Ó aqui por exemplo só o desenho né então lá por exemplo a coordenadora geral da educação infantil na na secretaria a professora Caiane não é E aí ela grupo um então todos os professores que ensinam no grupo um tão aqui e Zenite que é uma a diretora de uma creche ela tá coordenando esse grupo né grupo dois então estão os professores que atuam no grupo dois tem professores do Campo aqui também e a Professora Zenilda que é coordenadora pedagógica da de uma creche tá coordenando né então aqui por exemplo ó o g há 3 anos já tão os professores aqui que atuam inclusive do campo não é e a professora Elisângela que é uma diretora de escola do campo Ela tá aqui coordenando um gea de educação infantil os anos iniciais do Ensino Fundamental mesma coisa né Então a professora graça ela é a coordenadora dos anos iniciais na secretaria né então estão aqui os professores que foram distribuídos atando tentando atender aquela escuta e aqui por exemplo Professor Ari é um diretor de uma escola eh dos anos iniciais ele ele coordena né Eh aqui o gea de da área de de humanas também professora Reni Lúcia que é uma diretora também de uma escola dos anos iniciais e os professores que atuam ressaltando que tem professores aqui também do campo distribuídos aqui né Eh nos anos finais então nós temos o Ge da área de linguagem então estão todos os professores aqui distribuído quem é que trabalha com língua portuguesa quem é que trabalha com língua estrangeira com artes e com educação física que compõe esse grande gea geralmente vai ser o maior gea dos anos finais vai ser o da área de linguagem né E aí temos das outras áreas né então área de ciências humanas são aqueles que trabalham com com história geografia eh E por aí vai e aí já temos o gea eh eh organizado né e o das modalidades no caso aqui de Planaltino quem coordena o gea da do Campo aqui tá campo e educação quilombola Por que Planaltino juntou porque Planaltino só tem uma escola quilombola Então tá dentro aqui e aí temos professora Rose que é diretora das escolas do campo e temos professoras aqui da escola do campo eh e também da da de escola quilombola estão fazendo parte né da Educação Especial temos aqui uma professora da sala de ae que coordena não é e temos aqui as outras professoras que atuam também na sala de ae e na coordenação da Educação Especial a eja uma coordenadora da de EJA é de um colégio coordenando eh e os professores que atuam na EJA aqui alguns professores tem vice-diretor aqui também eh tanto do e professores do campo e da Sé né então só para para poder aqui socializar com vocês aqui estão com dificuldade sobretudo de organizar né esse g e aqui compartilhar um pouco com vocês né eu tenho pescado muito nos grupos né algumas estratégias de comunicação que eh vocês têm usado aí tem sido muito Bacana esse movimento curriculo É da é do do Município de Mucuri n aqui do município de São Miguel das Matas né então produzindo bastante material de divulgação pras redes sociais né também então importante né esse aqui município de tiru aqui é o município de central também né entr relação do saberes na construção do currículo Municipal aqui um município de caité né tem feito essa mobilização aí por GT né que é um GT lá eles fizeram eles tem uma outra organização também de língua portuguesa anos finais né aqui o município de brejões então tem acontecido movimentos muito mas muito interessante mesmo né aqui o de Barra do Mendes postou hoje eu já peguei viu Barra do Mendes eu vou aqui tentando eh ser rápido nesse processo né então é isso que eu gostaria de compartilhar com vocês eu vou passar aqui pra professora eronia agora n é enquanto a professora heronia ela vai eh apresentando né as orientações Para para que a gente possa a caminhar para eh eh finalização dessa dessa primeira etapa eu vou vou fazer o teste da comunicação agora eu vou enviar esse material para ver se chega depois vocês vão dizer se chegou se não chegou Vocês vão conversar com a equipe da secretaria ó não chegou e aí nós vamos organizar essa Comunicação tá certo e vou começar a compartilhar com vocês também eh o nosso canal para que vocês envie perguntas ou dúvidas que ainda possam permanecer diante desse processo Tá certo sobre a a a comunicação eu vou pedir até paraa professora zoom a professora Fernanda né Eu já coloquei lá no grupo pra gente para compartilhar com os formadores eh o nosso canal aí para comunicação fica à vontade Professor onis eu vou aqui compartilhar seu slide aqui tá fechado o microfone Abril Olá felicitações aos parceiros desse programa o nosso presidente em exercício Professor Raimundo a coordenadora da un professora geovânia nosso coordenador de articulação com os municípios Professor willam nosso coordenador do programa O professoren e toda a equipe de especialistas e formadores e formadoras deste programa que nos acompanha nesse início de conversa quero começar por desejar uma boa tarde também aos companheiros e companheiras de caminhada na educação dessa Bahia plural e a todos os demais colegas de outras territorialidades que acompanham esse processo formacional do programa de relaboração dos referenciais curriculares nos municípios baiano Tava acompanhando aqui o chat eu quero que todos e todas estejam bem resilientes empáticos esperançosos Corajosos cuidando da Saúde física emocional e espiritual em suas casas para assim assegurarem condições reais de enfrentamento dos Desafios atuais que o mundo oferece desafios locais e globais sobretudo neste momento de hiperconectividade me dirijo especificamente aos autores curricula dos Municípios com o meu desejo o desejo de todo o time que tem coordenado esse programa que os municípios que já assinaram o termo de adesão estej com suas respectivas equipes mobilizadas formadas e engajadas para o trabalho histórico que essa ação grandiosa vai marcar na educação pública dos Municípios da nossa Bahia e também do nosso país desejamos que já tenham alcançado os produtos da primeira orientação da Etapa um sobretudo no que confere a organização do geas como o Renê colocou aí né e também a divulgação dessa ação nas suas redes sociais de comunicação né as secretarias têm redes de comunicação nós orientamos né que houvesse Por parte dos Municípios um plano de comunicação e é tempo né da gente consubstanciar uma comunidade pedagógica nos municípios onde não só os gestores não só os técnicos das secretarias de educação tenham essa responsabilidade social com a qualificação e a definição de políticas de currículo mas que também nós possamos envolver nesse movimento currícular pais professores alunos entidades instituições e todos os que estão envolvidos na escola assumam o compromisso com a aprendizagem significativa dos nossos alunos baianos ressalto que se ainda há alguma dúvida sobre as orientações da parte um que os articuladores dos Municípios membros das comissões de governança eles dialogam diretamente com as com o formador a formadora dos seus respectivos núcleos formativos né dito isso para externalizar minha alegria de fazer parte dessa caminhada com todos vocês né dizer ainda né porque eu estou aqui nessa Live né eu venho atender a um diálogo necessário de orientação mais específico com os membros do geas e com as comissões de governança vocês já tiveram acesso ao caderno de orientação parte um onde o nosso público alvo foram as comissões municipais de governança aí eu quero que Renê passe aí por favor o slide né já no caderno de orientação parte dois etapa um nosso público alvo são os referidos jeas Renê tá me ouvindo Renê Ok Renê você me ouve tô escutando sim já passei Ah tá então então no caderno de orientações da parte dois a etapa um nosso público alvo né foram os as comissões de governança como eu falei mas já no caderno de orientações parte dois etapa um nosso público agora são os referidos geas que Renê trouxe essa composição né do Gas uma orientação sugestiva de como poder organizar né esses grupos de estudo e aprendizagem nos municípios né respeitando as especificidades também de de cada município e esses grupos de aprendizagem eles estão sobre a coordenação das comissões de governança e deverão nesse momento empenhar esforço na efetivação dos estudos do dcrb a partir de processos formacionais que que possibilite esses atores curricula leitura mas não só a leitura mas o estudo e a apropriação do dcrb Observe que desde o início nós temos colocado que o dcrb é definido nesse programa como ponto de partida para o processo de autoria do referencial curricular Municipal e como é que tá organizado esse novo caderno né E aí esse novo caderno de orientações ele está organizado como o o caderno de Orientação da parte um a estrutura organizacional da escrita dialógica da orientação parte dois tem quatro sessões que vocês já conhecem a primeira sessão importante saber parte de uma assertiva a respeito da política de currículo como ponto de partida né para suscitar os atores de currículo onde é que nós de onde é que nós estamos partindo a segunda sessão que é o que fazer remete aos objetivos da ação né essa etapa ter dessa etapa agora que a gente vai est concluindo né etapa um conforme o novo o cronograma que ren apresentou e a terceira sessão as possibilidades do fazer as possibilidades do fazer constituem as atividades propositivas né não deve ser considerado como o único caminho né Nós apresentamos eh possibilidades nós apresentamos como bem fala a sessão são pistas para orientar o mão na Mass né dos Municípios no grupos nos grupos de estudo e a quarta sessão que a gente chama de ampliando repertório ele tem a finalidade de oportunizar o contato dos atores de currículo com as leituras mais profundas né os fazeres já vividos e experimentados compartilhar experiência e também oportuniza os atores de currículo fazer os links com outras referências de curricula que os municípios já trabalham no slide 4 por favor Renê a gente traz como é que está estruturado passa mais um como é que está estruturada essa orientação a gente traz nesse caderno duas proposições de etapas do trabalho um né que é o estudo dos textos introdutórios do documento curricular referencial da Bahia que é o dcrb e o que que a gente tá chamando de textos introdutórios nós estamos chamando de texto introdutório todas as seções que antecedem as etapas de ensino Então se vocês pegarem o Sumário né do próprio documento vocês vão ver que tá lá eh territorialidades na singular e plural Bahia elementos identitários para a política curricular do Estado os Marcos teóricos conceituais e metodológicos os Marcos legais que em BASA o currículo referencial da Bahia as modalidades da Educação Básica os temas integradores e a avaliação Educacional então nós estamos chamando de textos introdutórios essas sessões e na Segunda Etapa desse desse caderno que nós vocês estarão recebendo nós chamamos de eh caderno ou de inspiração para uma possível trilha na escrita do referencial curricular nós iremos compartilhar com vocês um sumário propositivo para servir como inspiração e essa inspiração nós somos beber na fonte do referencial curricular Municipal de São Francisco do Conde vocês já tiveram uma oportunidade na Live né de ver relatos dessa experiência com a professora Cristiane então tomando o dcrb como ponto de partida aí no slide C organizamos as orientações para o trabalho com jeas em sete atividades nessas sete atividades nós trouxemos uma atividade que nós denominamos de atividade obrigatória e depois nós temos as demais seis atividades não que essas demais atividades elas sejam menos importantes para o estudo nesse momento ocorre que a gente também pensou que aá possibilidade dos Municípios quererem fragmentar Esse estudo entre os diversos geas né dentro da Autonomia que cabe ao município ele pode querer fragmentar esse processo mas nós recomendamos que se Estabeleça para todos os geas que a primeira atividade que nós chamamos de atividade obrigatória seja uma atividade que seja realizada por todos os grupos de estudo e aprendizagem por quê né porque essa atividade Ela traz a pergunta é o porqu de estarmos estudando o dcrb né então os estudos dos textos introdutórios que eu falei para vocês anteriormente oportunizam o diálogo reflexivo com os elementos da política de currículo do estado e já desde o início do dcrb ele traz né que é importante saber os Marcos legais os Marcos teóricos O que que a gente tá chamando de territorialidade as modalidades os temas integradores né eles apresentam uma fundamentação conceitual e legal que sustenta a política de currículo no nosso estado e que vão empoderar os atores de currículo que estão nos jeas a se autorar né a a construir e a se permitirem construir seus próprios referenciais então o estudo dos textos introdutórios do dcrb além de explicitar como o processo de reelaboração do documento referencial da Bahia eh como ele se deu a eh quem foram os sujeitos envolvidos eles trazem né Eh elementos o pensar do documento em 2018 né que os atores curriculares eh curricula professores a a escuta inspiracional que ocorreu toda a memória desse processo das pessoas que se autorizaram a participar desse processo né de autoria do do dcrb e que vão também oportunizar aos eh municípios al geas a tomarem decisões importantes para a reelaboração dos referenciais de sua redes então o que que será feito então o que a gente recomenda a atividade é que todos os estudos sejos introdutórios do dcrb só que esse estudo ele não é um estudo solto né Nós vamos atrelar Esse estudo eh nós vamos conectá-lo com o estudo da resolução 137 de29 publicada em 17 de Dezembro de 2019 pelo Conselho Estadual de Educação o ce então dcrb e a resolução 137 né serão os nossos dispositivos de estudo dessa orientação parte dois e Por que trazemos essa resolução para esse momento na resolução 137 do Conselho Estadual de Educação elas ela fixa as normas complementares para implementação da bncc nas redes de ensino e nas instituições escolares que integram o sistema de ensino da Educação Básica na Bahia então então aqui eu quero até chamar atenção para o fato de que entre os 400 municípios que já assinaram o termo de adesão ao programa nós temos municípios que são sistema e municípios que não são sistema para os municípios que são sistema esse estes né T autonomia para autorar os seus referenciais modificar contextualizar é importante que os conselhos municipais de educação possam se debruçar sobre essa normativa uma vez que como Renê já apontou aí na quarta etapa os mesmos terão que também normatizar esses atos de construção esses atos de currículo essa reelaboração do referencial curricular Municipal e para os municípios que não são sistema o dcrb já é o próprio referencial no entanto é possível e é recomendado que ao ser que ao se apropriar do dcrb estes municípios eles possam né a partir do dispositivo que a própria resolução 137 propõe eles podem né ao ler o documento trazer proposições que consideram importantes para qualificar suas propostas pedagógicas sobretudo no que confere a revisão dos projetos píticos pedagógicos né os ppps então ler para estudar e se apropriar é o que nós vamos propor nessa parte dois e nessa leitura observar e destacar os termos novos né Eh buscar as palavras chaves a própria d eh o próprio dcrb já traz né Nós vamos falar mais de disciplinas nós vamos estar falando de componente curricular Então as ideias centrais de Cada sessão Então esse estudo é orientado a partir de questões as que conectam o documento com as discussões conceituais e teóricas da das lives do dispositivo legal da resolução o próprio texto do dcrb as conversas curriculos pelos nossos formadores nos grupos de vocês então quando os formadores colocam provocam essas discussões elas não são elas não são à toas e Elas serão aproveitadas durante esse processo então e as possibilidades para que estudo né ele se apresente como momento já eh que o o município vai se empoderando de conhecimento de informações nós vamos já eh tá pensando Essas atividades a partir da própria estrutura do documento dcb então atividade um Como que é o que que Como tá né Essa estrutura aí vocês vão ver todas as atividades elas estão conectadas com a estrutura que o próprio documento dcrb ele se apresenta né como eu falei inicialmente o próprio sumário ele já lhe permite trazer todas essas eh temáticas que estão presentes nos textos introdutórios Então vamos partir para atividade um O que que a atividade um propõe ela propõe uma releitura da sessão que trata da territorialidade na singular e plural Bahia elementos identitários para a política curricular do currículo Por que estamos usando o nome releitura aí volto a falar com vocês de que a primeira atividade nós estamos considerando como uma atividade obrigatória e que já houve uma leitura prévia uma uma leitura prévia e uma uma leitura com objetividade com intencionalidade para todos os geas nessa atividade agora o foco das questões reflexivas propostas direciona os autores do currículo do geas a pensar sobre a compreensão que o texto traz sobre territorialidade essa definição é a mesma construída pelo grupo local né Vocês enquanto municípios vocês encontram nessa definição uma sintonia do que vocês pensam essa definição elas Diverge há necessidade de complementar esse texto ou seja as questões propositivas elas instigam a identificar os elementos identitários para a política curricular do estado que o texto apresenta eh o contexto local o o a territorialidade o espaço Regional o documento contempla os elementos identitários eleitos pelos município ou se faz necessário acrescentar algum outro elemento para completar a proposta pedagógica do município e nesse percurso reflexivo né que essas questões elas trazem nós também dialogamos com a resolução 137 de 2009 do Conselho Estadual da Educação ela é revisitada para também nós observarmos se o conceito que a resolução traz sobre territorialidade é o mesmo se ele dialoga com a definição do dcrb assim como elemento de identidade né que esse dispositivo apresenta Então as concepções de desenvolvimento integral do sujeito que o considera importante estão presentees nesse texto Aí nós já entramos também na atividade dois atividade dois dialogando também com os textos introdutórios nós vamos trazer os Marcos teóricos conceituais e metodológicos e novamente né na estrutura documento nós eh apresentamos questões propositivas reflexivas para a leitura tanto do dcrb quanto também da da resolução 1337 de29 do CEE Ah é aqui que a gente começa efetivamente a ver a importância dos recursos metodológicos desse programa eles ficam bem mais visíveis quando será possível você fazer o uso do conhecimento adquirido nas lives com os especialistas né de currículo sobre política e concepção de currículo concepção de educação integral e políticas indutoras de educação integral os textos bases de temática que já foram até disponibilizado na última Live pela professora Cláudia todos esses recursos né as reflexões dos grupos de WhatsApp eles vão instrumentalizar os atores de currículo a perceber e a se posicionarem se preciso for a partir do que o documento define né que o dcrb define como currículo atos de currículo competência educação integral formação ato eh e atos de currículo formação ação formacional competência concepção de criança adolescente jovem adulto idoso essas compreensões elas dialogam com a intencionalidade da sua rede né E nessa mesma dinâmica esses conceitos metodológicos eles estão em completude eles estão em complementaridade ao que a resolução 137 traz é É nesse momento que o coletivo do deas Vai Se permitir perceber se o que o município defende para Educação Municipal estão presentes ou não nesses dispositivos em apreço aí na atividade três né A Proposta também de releitura da sessão que trata dos Marcos legais que em BASA o currículo referencial para o Estado da Bahia essa atividade né em específico eh ela Visa instigar empoderar o município a revisitar não só os Marcos legais a nível nacional e estadual mas também revisitar todos os atos de currículo todos os dispositivos que o município já dispõe que conectam com a política de currículo e de Formação né É Tempo de valorar e retomar os atos normativos dos conselhos municipais de educação né É nesse momento que ganha destaque por exemplo o plano Municipal de Educação o PME que de forma colaborativa quem participou do movimento né da construção dos planos municipais de educação sabe que o o plano Municipal de garan de plano desculpe plano Municipal de Educação garantiu uma participação e situou elementos da história local definiu aspectos culturais econômicos estabeleceu metas né aspectos que permitem o pensar sobre territorialidade que abordável a parte diversificada quando formos trabalhar os organizadores curriculares então Eh para os Marcos legais nacionais estaduais a própria resolução 137 2019 da pistas que é preciso na leitura cuidadosa Observar se dos atos normativos que estão sinalizados nessa resolução elas foram contempladas na sessão do dcrb que trata dos Marcos legais e que deverão ser contemplados também na construção dos referenciais curriculares municipais então da sessão né sobre os Marcos legais Nós entramos na atividade quatro né que a a atividade que propõe uma releitura sobre as modalidades da educ ação básica educação indígena especial de jovens eh de jovens adultos e idosos do campo e quilombola e aqui merece a gente também ponderar o seguinte as modalidades são consideradas um grande desafio e esse programa teve uma atensão muito cuidadosa com as modalidades tanto no que se refere ao tempo destinado a elas daí o estranhamento de alguns porque teríamos três lives logo de imediato nessa semana como na seleção dos especialistas de currículo para nos ajudar a pensá-las né não pensamos somente no tempo mas também na seleção desses especialistas de currículo né para poder eh nos ajudar a pensar né como que essas modalidades Elas têm sido eh tratadas dentro desse espaço chamado Bahia e essa atividade por exemplo é uma parte do estudo que esse programa irá dedicar à modalidades nós teremos lives específic para as modalidades nós teremos um caderno de orientações específico também para as modalidades que vai ajudar no aprofundamento do estudo sobre as modalidades na nossa programação né que Renê apresentou ainda a pouco esse aprofundamento ocorrerá na etapa dois né mas para esse primeiro momento de orientação parte dois o foco dessa atividade é para o reconhecimento das modalidades e suas especificidades ao ler e estudar o documento nós vamos eh Observar se os sujeitos de Direito de cada modalidade representada e suas especificidades estão contempladas no documento curricular referencial da Bahia assim como se esses aspectos estão também contemplad nas eh enquanto modalidades que o município oferta Qual a leitura que podemos fazer do lugar dessas modalidades no dcrb é também a leitura que podemos fazer das nossas experiências locais a partir do que orienta também a resolução 137 Então as respostas para essas questões reflexivas elas vão nos oportunizar a pensar né e a com as próximas lives sobre modalidades que marcarão a etapa dois desse processo dessa desse cronograma novo que Renê apresentou pra gente já atividade c a atividade 5 ela é uma atividade que vai dialogar com os temas integradores do dcrb ela vai dialogar com os temas contemporâneos constantes na bncc e também com os elementos para pensar a parte diversificada abordada na resolução número 137 observarão que de forma bem didática eh nós estamos trazendo um quadro comparativo com quatro colunas na primeira coluna estarão os temas contemporâneos da bncc na segunda coluna os temas integradores do dcrb e uma coluna com os aspectos eleitos pela resolução 13 17 considerados importantes para o atendimento da parte diversificada e uma outra coluna vem eh para ser preenchida pelo Município à luz do contexto local pensando Quais os elementos e aspectos que ainda precisam ser contempladas tido em vista né o desenvolvimento integral do sujeito a contextualização né da Educação Municipal é uma atividade que também será revisitada para a construção do organizador curricular quando os aspectos relacionados à história local à cultura a economia serão traduzidos na parte diversificada em objetos de conhecimento habilidades e competência aí na parte na atividade seis né atividade seis concluindo esse primeo essa primeira etapa do estudo dos textos introdutórios do dcrb nós vamos tratar da avaliação né avaliação Educacional também nós iremos nesse primeiro momento né nos apropriarmos das discussões relacionadas à aviação Educacional mas nós ainda teremos um outro momento para discutir só a avaliação Educacional para esse primeiro momento nós vamos trazer eh um estudo para entendermos né O que é a avaliação Qual é o conceito de avaliação que o dcrb traz eh nós vamos trazer o o essa a relação né entre o ensino por competência e se a avaliação proposta ela atende né Essa essa nova esse essa nova esse novo direcionamento de ensinar por competência e habilidade nós vamos perceber se o texto ele aponta luzes para a avaliação da aprendizagem Nesse contexto da política de currículo né que nós estamos trabalhando e também pra gente pensar nossas experiências informação relacionadas à questão da avaliação do nosso município e nós temos também ainda a sessão de ampliando o repertório eh que indica novas leituras eh Mais aprofundadas e aí a gente traz alguns eh textos que nós já apresentamos para o estudo que é a resolução o documento né na versão de julho do dcrb abncc né e eh bibliografias relacionadas à avaliação aí nós temos Renê pode passar agora a etapa dois do caderno né a etapa dois é um convite é uma inspiração que nós denominamos de inspiração para escrita do referencial curricular essa etapa apresenta apresentada eh aos ator de currículo com inspiração para compartilharmos o Sumário em só um minutinho gente essa etapa né é apresentada aos autores do currículo como inspiração né Nós compartilharemos com vocês um sumário encado né Aos especialistas de currículo deste programa onde é possível a gente já identificar né as atividades anteriores materializadas na escrita do referencial Municipal a estrutura apresentada Ela nos permite visualizar a intencionalidade de todas as etapas do processo formacional escolhida por esse programa o Sumário eh foi usado pelo o Sumário eh que nós vamos apresentar para vocês foi usado pelo Município de São Francisco do Conde e ora se apresenta como uma bússola um rumo possível único ele é sugestivo né Assim como toda a estrutura a paginação que a gente apresenta para que os sujeitos né curriculos eles se autorizem a aventurarse nesse movimento curricula do documento nas redes né sido um convite né um convite para para que vocês possam fazer uma leitura um convite para inspirar um convite para se arriscar né um convite para vocês recriarem né se assim desejarem mas efetivamente é uma forma da gente direcionar o mão na massa ou seja o fazer é a escrita né começar a escrita do referencial local né se autorizar né E nesse se autorizar começar o processo mesmo de autoria e qual é a possibilidade do fazer que a gente traz né é que vocês possam né aí ver a sugestão do do sumário para a elaboração dos referenciais curriculares dos Municípios a partir né do que o município né de São Francisco do Conde trouxe pra gente então aí nós temos uma proposição de organização tudo é proposição né com elementos textuais pré-textuais e textuais né a capa contra capa né Eh a carta a rede de ensino nós temos os textos né da onim o texto de especialistas e formadores da onim o Sumário a apresentação do referencial E aí nós vamos ver já todo esse processo né que é etapa um troue de de organização e gestão desse programa no município a parte um conversações curriculares fundantes E aí vocês vão começar a se enxergar nesse processo né de estudo que eu trouxe para vocês hoje né nos cenários de identidad curriculares glossa né situar a territorialidade que discutimos na atividade um os Marcos teóricos conceituais e metodológicos os Marcos legais a avaliação modalidade da educação e os temas intercursos contas ainda nesse processo de autoria nesse momento né Mas vocês já consegu se verem nesse processo e depois né segue com as discussões das etapas da educação que o município eh oferta né educação infantil né e o ensino fundamental com as suas respectivas eh áreas de conhecimento e componentes curriculares né Eh no mais né O convite está feito Espero que a recepção dessa segunda parte do trabalho seja calorosa e que possa contribuir para esse movimento de empoderamento esse movimento autoral dos Municípios e fico por aqui emanando o desejo de luz e sucesso para todos e todas me colocando à disposição para as possíveis dúvidas e contribuições nesse momento E agradecendo já o trabalho dos formadores agradecendo já o trabalho dos articuladores que T levado nesse momento eh essa possibilidade da gente garantir que a educação pública no nosso estado ela seja levada a sério ela seja tratada com toda eh responsabilidade social que cabe a cada um dos atores curriculos que estão ligados eh à educação no nosso estado né um abraço a todos estou aqui na escuta ok onise eh a gente demorou um pouquinho tem tem algumas pessoas reclamando muito né que as lives às vezes tá passando de 2 horas mas é difícil né a gente tem muita informação para passar a gente tem que aproveitar esse canal que é o canal de que a gente consegue chegar eh eh na ponta né e com para dialogar com os professores sobretudo E dialogar em um único momento com todos os os membros de comissão os dirigentes de educação então a gente entende que tem algumas pessoas que tem outros compromissos alguns pontuaram que parece que tem uma live também do iat marcada agora eu que tô lá também nem sabia tô sabendo agora ao vivo aqui pelo chat né não sabia que tinha essa Live quem tiver aqui algum outro para esse momento aqui agora é que fique algum mment no território né já já estão fazendo reuniões e passando outros ainda vão estar fazendo né Eh por esses dias né então vocês vão ter condições inclusive mesmo os que já fizeram farão um outro momento né de discutir com um pouco mais de calma essas orientações os form vocês terão poderão ter encontro com os formadores até o dia 8 né Então até o dia 8 todos os territórios estarão realizando novamente aí eh outros momentos e de discussão tá certo mas vamos lá surgiram aí né algumas algumas questões vou colocar ao vivo se alguém falar palavrão Vai sair ao vivo que eu não olhei não viu mas tem algumas questões aqui é assim gente vamos a gente vai precisar aprender a usar esse recurso do liido pras nossas Live esse recurso é só para questões é só para quem tem dúvida que nós não vamos mais ficar monitorando o chat para pegar questões ainda tem gente mandando usando o SL slid como se fosse o chat eh agradecendo parabenizando dizendo que recebeu a agenda os lid é só para mandar questões né outros comentários vocês continuem mandando no no chat né pra gente focar e conseguir né receber eh essas questões que muitos muito ajudam né no entendimento desse processo Tá certo então vou lá Iron vou aqui Eh pera aí deixa eu deixa eu voltar aqui Professor William também vai ter que sair daqui a pouquinho né e eh que tem a reunião também 4 horas é normal se quiser e se for permanecer mais tranquilo Professor mas quando quiser se despedir também fica à vontade a professora Gilvânia caiu a internet ela tá tentando retornar assim que ela conseguir retornar eu coloco ela aqui também com a gente na verdade só parabenizar aí a você aeron pelas belíssimas Eh explanações aí e agradecer a todos que estão nos ouvindo aí nessa nessa grande rede que a e os parceiros eh tem feito nesse projeto parabenizar aí a todos e deixar um grande abraço aí a todos os educadores aí do nosso Estado um abraço aí o nosso Presidente Raimundo e realmente eu vou precisar eh sair aqui rapid vocês vão ficar tirando as dúvidas aí e desejar sucesso e que a gente consiga aí agora as portarias e e a Constituição do G dos 400 municípios que já aderiram a programa Então parabéns a todos e sucesso mais uma vez Ok obrigado Professor Will Professor Raimundo também precisou sair porque ele também tem uma agenda agora da com dim Nacional 4 horas mas é isso mesmo quem tem outras agendas a gente compreende perfeitamente Tá certo a gente não tem é a a por exemplo temos mais de 3.000 pessoas acompanhando a a agenda das 3000 pessoas é normal quem tiver outra agenda é tranquilo fica alguém do município Porque é importante esse momento agora também da gente tirar dúvida Valeu Professor willam Muito obrigado muito obrigado Renê parabéns valeu vamos lá então Heron Oi bom já tem 45 aqui mas não são todas questões não algumas repetem Mas vamos lá eu vou fazendo a leitura aqui a gente vai dialogando eh nós professores Deixa eu voltar aqui para cima essa aqui já tá na lá na F começar do início eh é boar os geas eh anos iniciais e geas das modalidades não vai dar uma duplicação na participação todos que participam de um vão ter que participar do outro n eh Boa pergunta Ótima pergunta e já tiveram outras pessoas que eu vi que perguntaram também isso né Eh os o as comissões municipais de governança eh ainda receberão orientações mais detalhadas e de como eh vai ser esse trabalho nos g de modalidade eh mas a gente ressalta a importância de que eles sejam criados que nós vamos precisar fazer dois movimentos né Eh vai precisar ter a escrita de um capítulo eh no diferencial é sobre as modalidades e esse e esses Gas vão precisar fazer isso e um outro movimento é que todos os professores tanto que da que atuam nos g de educação infantil ou dos anos eh eh eh do Ensino Fundamental precisarão também se apropriar dessas discussões do Ge é por isso que nós vamos ter as eh as lives por modalidade éé então todos vamos precisar participar porque na discussão no trabalho específico esses g de etapa vão fazer eh essas discussões das modalidades também vão ter que estar presentes Tá certo vai acontecer pode acontecer de terem professores que que eh eh participem de um ge de educação infantil e participe de um Ge por exemplo de Educação do campo pode acontecer e aquele profissional que participar de dois G no certificado Isso vai ser eh eh vai ser registrado tá certo essa participação porque isso é importante também eh pro currículo antes que me perguntem a carga horária não vai ser dobrada não a carga horária vai ser a mesma agora o registro da participação eh eh dele em dois geas por exemplo Isso vai ser garantido no certificado Renê Renê sim eh eu queria aproveitar a oportunidade e também falar sobre essa questão dos estudos da modalidade é fato que nós vamos ter uma um outro momento para poder os especialistas das modalidades trazerem essa discussão mas eu quero chamar atenção doos meus colegas né Eh de atividades nos municípios que é importante que todos os geas eles possam se apropriar das discussões de modalidades né a gente sabe que os os municípios eles têm passado por uma queda cons substancial do número de alunos e de repente hoje você não está nenhuma modalidade Mas amanhã você pode tá então a gente precisa não deixar a margem dos processos essas modalidades no nossos municípios nós temos a oportunidade né da gente fazer essa interação da gente se apropriar desse momento e não fazer eh a sepsia fazer fragmentação né da educação nos municípios é a nossa oportunidade eu creio que quando os especialistas das modalidades trazerem né Essa discussão vai ficar muito mais eh Evidente para vocês a idade que a gente possa estar discutindo essas modalidades hoje eu atendo Hoje eu trabalho com um aluno que tem alguma deficiências mas amanhã eu posso não atender ou tá atendendo com outras deficiências Eu hoje estou na EJA mas amanhã eu posso não está então é importante que a gente possa trazer esse diálogo e que a rede eh tenha o cuidado e a preocupação de participar de todos esses processos formativos nós temos a oportunidade da gente se conhecer enquanto eh educação né E como que nós temos tratado esses sujeitos nesse momento Então vale pra gente poder refletir Ok vamos lá sim tentar mais 10 minutinhos pra gente responder o máximo que a gente puder bem bem objetivo ó Essas atividades de um a seis deverão ser encaminhadas agora nessa primeira etapa ou podem ser subdivididas de acordo as temáticas de cada período essa essa gente olha só vocês não vão estar enviando essas atividades para os formadores esse trabalho vocês vão estar sistematizando com a comissão de governança no município de cada um de vocês então esses prazos é para que vocês possam gerenciar o processo né de autoria do próprio documento de vocês e vocês possam estar fazendo a sistematização de todas essas discussões que são estabelecidas para esses esse processo formacional então vocês não vão mandar pra gente vocês vão eh criar os canais de sistematização dentro do município em diálogo com a comissão de governar que vai sistematizar esse documento Ok Anderson de Gongogi a pergunta que a gente também já respondeu sobre a duplicidade aí de participação eh professora Viviana de Licínio de Almeida coordenadora educação infantil Como priorizar que o currículo deve é o que o que o currículo deve conter para ser atual e abrangente né então currículo é movimento currículo trata de saberes de valores né então Eh eh para ele ser atual é agora na construção né quem vai eh dizer da atualidade dele vamos vai ser na verdade nossa participação n mas nas discussões a gente vai tá abordando bastante isso eh quais sugestões eh eh Ricardo né de Vereda quais sugestões para que as comissões de Gover possam de fato acompanhar seus professores eh eh pelo Zap além dos debates então assim as comissões elas vão ter que usar bastante sua criatividade também né esse é um processo também de bastante exercício da Autonomia né então tenho visto muitos municípios criando aí várias estratégias porque nós temos uma planilha não é que as comissões elas eh a a comissão ela precisa preencher com a participação dos professores em cada atividade que tá prevista e agora a gestão disso quem faz é o próprio município né E essa planilha ela vai ser utilizada para certificação então Eh para além do Zap né além da discussão dos debate então o município ele tem a liberdade de pensar n essas estratégias de como ele pode fomentando eh essa participação e esse acompanhamento também Renê também oportunizar dizer que os grupos do WhatsApp eles também têm essa eh e função né de ser espaço de relato de experiência em que as experiências exitosas de um município ela possa contribuir para o outro então a gente tem que potencializar e entender que esses recursos que a gente tem pensado e trazido eles TM uma intencionalidade e a gente espera que os municípios possam aproveitá-las isso uma pergunta que eu não sei eu penso que Eron já já respondeu mas se ela quiser pontuar Alguma coisa Alguma questão nós professores fomos orientados a lermos o texto e respondemos as atividades essas respostas serão organizadas usadas de que forma então a metodologia dessa sistematização a gente deixou deixa a cargo do município mas o fato que seja oportuno que vocês criem diálogos né entre os professores não é simplesmente uma tarefa de cada um Faça o seu e mand a intenção não é essa a intenção é que a gente crie momentos formacionais dentro do município que os professores eles possam dialogar né quando o Renê trouxe pra gente aí os canais de comunicação os dispositivos que a gente pode estar usando M Zoom e que muitos municípios já TM feito isso que a gente se se oportuniza a discutir né experiências como em alguns municípios já venam acontecendo com os ACS que que eh é o momento também formacional dos Municípios a metodologia de como vocês vão estar estudando isso e trocando essas informações fica a cargo dos Municípios mas O interessante é que a gente faça esses atos formacionais de forma mais participativa com interação Ok vamos lá temos só quatro minutinhos Vamos tentar aqui ver se a gente responde mais Eh Maria Aparecida de tarantin eh você acredita que a situação do currículo escolar se modificou de deixando de ser visto apenas como uma listagem de conteúdos que a escola era obrigada a cumprir eu acho que vocês mesmos podem responder nesse movimento né né Eu acho que a gente tá com esse movimento superando bastante né Essa visão Professora Eliana de pintada gostaria de saber pois fiquei em dúvida se todos os membros da equipe de governança devem ser incluídos no grupo do formador no núcleo sim todos os membros eh eh de comissão de governança precisam estar no grupo do Zap eh do núcleo eh formativo Tá certo todos assim como todos terão acesso também eh ao mudo o tem formadores que tão criando além desse grupo um grupo específico com os articuladores para poder encaminhar algumas coisas também a autonomia do formador fazer isso mas precisa sim ter um grupo com todos porque a ideia é a participação é fomentar a participação exclusiva para educação infantil então uma uma pergunta Tem uma live Prev né como apresentei é que vai discutir toda essa base esses aspectos legais eh com eh da organização da da Educação Infantil e do Ensino Fundamental n no no dcrb e no referencial local também tá certo na etapa dois vamos lá ver se tem mais questões aqui aqui já respondeu eh a Simone articuladora de Nova Vistosa a cada escrita realizada já no processo de autoria o município terá orientação direta para a estação de algum profissional pertencente ao programa nós estamos aqui orientando né Eh trazendo a o aporte teórico através das lives através de textos e trazendo a partir de de de de vivências de experiência não é possibilidades aí de de construção desse referencial né o Sumário é uma dessas estratégias agora a escrita é autoral né se a pergunta for no sentido se a gente vai ter eh algum técnico ou algum especialista do programa lém do referencial de cada município não inclusive isso tá no termo de adesão né a a responsabilidade pela pela autoria pela escrita ela é do município e ela precisa ser preservada e [Música] respeitada bom eh é de qual forma você acredita que as escolas pensam no currículo hoje Essa eu vou deixar pra gente discutir em outros momentos né ver se tem mais sobre o processo de orientação ver e mcia coordenadora pedagógica de Manuel viturin um abraço mcia como fica o processo de elaboração do currículo no município que ainda não é sistema o processo de elaboração é o mesmo para todos para aqueles que são sistema e para aqueles que não são sistema o que vai eh eh mudar é na orientação que nós vamos passar lá na frente eh eh da do encaminhamento pro conselho porque ao invés de encaminhar pro Conselho Municipal de Educação vai encaminhar pro Conselho Estadual mas todas essas orientações vocês vão eh tá recebendo agora o processo de de elaboração ele é o mesmo para para todos e a proposta Renê dos municípios que nós sistemas elas vão aparecer na na na proposta curricular né nos ppps que serão encaminhadas como proposições né para qualificar o trabalho dentro das escolas isso temos um minuto eh e tororó não recebemos o material você disponibiliza seu e-mail não precisa não peça pra comissão Municipal de governança que ela vai receber o formador ele vai ele vai encaminhar no grupo certo a gente tem que fortalecer essa comunicação esse teste que eu fiz foi para ver né Qual os municípios que a para que vocês percebam né se a comunicação tá chegando até eh até vocês aqueles que não receberam precisa aí provocar os membros da comissão de governança né Para que chegue porque os formadores Eles já encaminharam aqui em todos os grupos eh de cada núcleo formativo Tá certo vamos lá a última aqui eh essa consulta pública sugerida é acontecer em setembro pode ser pensada em formato de Live considerando esse período de isolamento social com certeza teremos que pensar em estratégia estratégias de uso de recursos e ferramentas digitais tá certo mas lá na frente nós vamos passar todas essas orientações vamos discutir com vocês eh eh possibilidades Tá certo felizmente não vai dar pra gente responder todas aqui mas nós vamos compartilhar todas essas questões com com a equipe a equipe já tá tendo acesso aqui e vocês terão Os encontros né territoriais eh com com os formadores ainda daqui pro dia 8 né então terão esse momento de poder esclarecer nós vamos olhar com muita atenção aqui todas as questões que vocês trouxeram Tá certo aquilo que for necessário a gente Repassa pros pros formadores como tem o nome do município né então é fácil da gente identificar e a gente fazer esses esclarecimentos tá ok então Eh passar para para ironis para ironis poder fazer as considerações finais dela E aí eu vou fazer os agradecimentos para que a gente possa eh encerrar essa Live de hoje Fi à vontade então agradecer a participação de todos e todas dizer que esse movimento é um movimento muito importante paraa educação pública do Estado da Bahia que as pessoas que estão envolvidas nesse processo são pessoas com muita responsabilidade nós colocamos à disposição dos Municípios para o que eh Estiver dentro das nossas possibilidades de atendimento né convidamos eh vocês a participar a se engajarem a motivarem né é uma experiência nova nós não estamos acostumados a sermos convidados para participar de decisões tão importantes no que diz respeito à política de currículo e esse é o momento né é o momento da ousadia do empoderamento da coragem que é onde el sempre nos coloca né para tomar decisões e fazermos as nossas escolhas e eu espero que vocês possam fazer a escolha de defesa da educação pública que a gente possa engajar 1 2 3 e se possível os 417 municípios que a gente tá buscando para que a gente possa de fato marcar um novo cenário na Educação da Bahia né então deixo aqui meu abraço caloroso desejo de muita saúde para cada um de vocês que vocês possam ficar em casa né que a gente nesse processo de reinvenção do uso das tecnologias nós possamos garantir né o o cuidado com o o nosso eu com a nossa família né Que Deus abençoe a cada um de vocês e que vocês possam continuar o diálogo com os formadores e as formadoras dos ncos territoriais de vocês potencializar esse diálogo e Conte conosco para o que vocês precisarem certo um abraço e desculpem né eu vi aqui no chat uma queixa sobre o alongamento das lives Mas a nossa proposição é que as coisas ficam mais claras mais objetivas para vocês e nós temos o hábito de atender as solicitações de vocês então são 400 municípios pedindo e são 400 municípios que Renê quer que a gente atenda que Raimundo quer que a gente atenda que eh os parceiros quer que a gente atenda que a un me quer então por isso as lives às vezes ficam um pouco extensa mas creiam que é um momento muito prazeroso para todos nós estarmos com vocês ok erise então agradecer aqui né a toda a nossa equipe que tá aí na retaguarda né todos os formadores aí eh só para para ter para ter ideia como é que tá a movimentação né Se alguém mandou o que o que não devia para mim no WhatsApp eu não tenho culpa não viu mas olha como é que tá a movimentação nos grupos né A maioria dos meus grupos são da eu tô em todos né e tem muita coisa no particular aqui também né então a Bahia agora tá movimentando a comunicação tá tá indo bem viu Hum pena de mim também viu perguntem para mim quando quando o o formador não responder viu para me aliviar um pouco mas assim gente é agradecer mesmo a toda a equipe que tá aí nos Bastidores aos formadores a equipe de de especialistas né que tem nos ajudado né mais um agradecimento a Zuma né Eron por ter trago essa luz Exatamente é a nossa beijão para to É então foi possível mas assim a gente não pode relaxar com o tempo né ganhamos um tempo o processo ele tá vamos dizer assim mais justo né para que a gente possa atender né essa demanda que que nós temos mas a gente não pode se descuidar em nenhum momento com o tempo e sobretudo os municípios que ainda não conseguiram organizar o gesto é os municípios que ainda estão criando comissão Municipal de governança n então junto com o formador discuta Elabore um planejamento n se tiver tendo dificuldade vai dialogando pra gente para que até dia 25/6 todos consigam nãoé eh eh estar eh não vou dizer iguais né tem as especificidades mas que a gente consiga avançar Então precisamos ter esse cuidado com a mobilização para que eh os municípios que ainda não envolveram os professores faça o cronograma é importante que eles Leiam o texto sobre concepção de currículo que eles assistam a Live sobre concepção de educação integral então a Live de hoje Demorou um pouco mais que as outras ainda né mas ainda não tá em 2:16 mas é a gente já tá com saudade porque nessa primeira etapa é Nossa última Live Então essa semana vocês não TM mais Live vocês só vão ter Live agora né Eu acho que é eh eu esqueci aqui no cronograma agora qual é a a a data né Deixa eu olhar aqui só para confirmar mas a próxima Live ela vai ser dia 30/06 né Então olha vamos só vou ver vocês aqui na live do programa dia 30/06 então a gente tem não é até lá né bastante tempo pra gente poder organizar dar conta daquilo que não assistiu né e produzir né garantir essa produção então agradecer imensamente a todos os técnicos de secretaria porque a gente sabe que não tá sendo fácil todos nós aqui além de estarmos nesse programa também trabalhamos no município Heron trabalha na rede estadual eu também trabalho em Planaltino agradecer plano Altino porque eu tô em dívida com plano Altino né então plano Altino também é responsável por todo esse trabalho que eu tô fazendo aqui que eu tenho pego parte do tempo plano Altino para dar conta aqui também né então t em plano Altino todos nós estamos trabalhando também né em algum em alguma instituição em algum município que a gente sabe que não tem sido fácil N mas agora viuen além de ser mãe esposa filha pai pai é não é pai você viu a heronia aí o o filho a voz saindo é assim a gente tá em casa e a gente vai aprendendo junto a atravessar esse momento a gente vai a gente eh eh Às vezes a gente tem uma posição né quando vem alguma questão um pouco parece um pouco mais firme né mas a gente não pede a sensibilidade jamais né então a gente se debruçou esse final de semana para poder chegar até essa essa formatação aqui preocupar entendendo né sobretudo as demandas que vocês trouxeram tá certo mas nós vamos conseguir eh eh eh atravessar de uma forma eh bem qualificada né esse processo de elaboração não tenho dúvida disso tá certo a gente vai conversando agora nos grupos no Moodle que quem os municípios que não mandaram a planilha ainda mandem que essa semana vai est dando acesso Tá certo a gente vai dialogar agora mais pelo mudo porque outra questão Vamos tentar se policiar mais com o Zap porque o Zap Tem tirado a gente tem deixado a gente muito ansioso não é tirado a gente do Rumo Então vamos a partir do Moodle vamos postar todas as dúvidas no mudo Eh vamos usar o Zap apenas para comunicação evitar eh eu tenho gasto por dia quase 4 horas só respondendo Zap e para muitos de vocês não tem sido diferente então a gente precisa eh se policiar mais e o ambiente virtual vai ajudar nisso tá certo a gente vai continuar dialogando por lá e e dia 30 estaremos aqui com a Live do programa Possivelmente tenhamos outra né Tem teremos uma com a com a unm eh a semana que vem pra gente poder dialogar sobre as orientações para esse período né de pandemia né que vai ser importante também mas do programa nós só nos encontraremos agora aqui no dia 30 tá certo então tchau para todos os dirigentes técnico secretaria e sobretudo pros nossos professores que estão aí fazendo a educação eh acontecendo na conta tá certo então um abraço virtual aí para todos e todas e a gente vai eh dialogando Eronice até daqui a pouquinho m

#Live #Apresentação #novo #cronograma #trabalho #Programa #orientações #1ª #Etapa