Relato de Estágio em Educação Infantil
Introdução
Me chamo Natália e sou estudante de pedagogia na Uniopet. Durante o terceiro período, tive a oportunidade de realizar estágio obrigatório em uma escola de educação infantil. Neste relato, descreverei minha experiência durante os 15 dias de estágio.
Estágio na Escola Cinderela
Durante o período de estágio, fui muito bem recebida pelas professoras e equipe da Escola Cinderela. Atuei auxiliando as professoras do Pré um nas atividades de rotina e propostas pedagógicas. Um aspecto que me chamou atenção foi a criatividade e interesse das crianças em criar e desenhar.
Atividades Realizadas
Escolhi o tema “O Vendedor de Frutas” de Tarsila do Amaral para uma aula, pois percebi a aptidão das crianças para interpretação. Realizamos uma roda de conversa, seguida da elaboração de um gráfico sobre as frutas preferidas da turma. Promovemos um piquenique, que gerou bastante entusiasmo por parte das crianças.
Considerações Finais
Apesar da falta de recursos como brinquedos e materiais, a estrutura da escola era satisfatória. Recebi apoio das professoras, que eram experientes e atenciosas com as crianças. Durante esse curto período de estágio, pude estabelecer laços com as professoras e, principalmente, com as crianças, o que contribuiu significativamente para minha formação acadêmica.
Nathalia Cristina Gava Colleti: Vivência no Estágio em Educação Infantil da UniOpet
Neste artigo, vamos abordar a experiência de Nathalia Cristina Gava Colleti durante o estágio em Educação Infantil realizado no 3° período do curso da UniOpet. Ao longo do texto, será possível compreender as atividades desenvolvidas por ela, bem como os desafios enfrentados e as aprendizagens adquiridas ao longo desse processo.
Atividades Desenvolvidas por Nathalia Cristina Gava Colleti
Durante seu estágio em Educação Infantil, Nathalia teve a oportunidade de vivenciar diversas atividades práticas que contribuíram para o seu crescimento profissional. Entre as principais atividades desenvolvidas por ela, destacam-se:
Elaboração de planos de aula
Nathalia teve a oportunidade de planejar e executar atividades pedagógicas para crianças de diferentes faixas etárias, levando em consideração as especificidades de cada grupo.
Observação e participação em atividades lúdicas
Amanda acompanhou e participou de atividades lúdicas que estimulavam o desenvolvimento cognitivo, motor e emocional das crianças, utilizando recursos como músicas, brincadeiras e jogos.
Interação com a equipe pedagógica
Durante o estágio, Nathalia teve a oportunidade de interagir com os professores e demais profissionais da instituição, compartilhando experiências e conhecimentos sobre a prática educativa na Educação Infantil.
Desafios Enfrentados por Nathalia Cristina Gava Colleti
Durante o estágio em Educação Infantil, Nathalia enfrentou alguns desafios que contribuíram para o seu desenvolvimento profissional. Entre os principais desafios enfrentados por ela, destacam-se:
Adaptação ao ambiente escolar
No início do estágio, Nathalia precisou se adaptar ao ambiente escolar, compreendendo a dinâmica da instituição e estabelecendo vínculos com as crianças e demais profissionais.
Diversidade de perfis de alunos
Ao lidar com crianças de diferentes faixas etárias e perfis, Nathalia teve que desenvolver estratégias pedagógicas diversificadas para atender às necessidades de cada grupo.
Conciliação entre teoria e prática
Durante o estágio, Nathalia precisou articular os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula com a prática educativa, buscando a melhor forma de aplicar os conteúdos de forma significativa para as crianças.
Aprendizagens Adquiridas por Nathalia Cristina Gava Colleti
Ao longo do estágio em Educação Infantil, Nathalia adquiriu diversas aprendizagens que contribuíram para o seu crescimento pessoal e profissional. Entre as principais aprendizagens destacam-se:
Desenvolvimento da empatia e da escuta ativa
Durante as interações com as crianças, Nathalia desenvolveu a capacidade de se colocar no lugar do outro e praticar uma escuta ativa, o que contribuiu para o estabelecimento de relações mais significativas com os alunos.
Aprimoramento das habilidades de planejamento e execução de atividades
Ao elaborar planos de aula e executar atividades práticas, Nathalia aprimorou suas habilidades de planejamento, organização e execução de atividades pedagógicas, tornando-se mais segura em sua prática educativa.
Compreensão da importância da formação contínua
Durante o estágio, Nathalia percebeu a importância da formação contínua e do constante aprimoramento profissional, buscando sempre novas oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento.
Com base nas experiências vivenciadas durante o estágio em Educação Infantil, podemos concluir que Nathalia Cristina Gava Colleti obteve importantes aprendizagens que contribuíram para a sua formação como profissional da área da Educação. A vivência prática proporcionou a ela oportunidades únicas de crescimento e desenvolvimento, preparando-a para os desafios futuros que encontrará em sua carreira.
A experiência de Nathalia Cristina Gava Colleti no Estágio de Educação Infantil
Nathalia Cristina Gava Colleti, estudante do 3° período da UniOpet, teve a oportunidade de realizar seu estágio na área de Educação Infantil. Durante essa experiência, ela pôde desenvolver habilidades de planejamento, execução e avaliação de atividades pedagógicas, além de aprimorar sua capacidade de lidar com crianças em idade pré-escolar.
A importância do estágio na formação acadêmica de Nathalia Cristina Gava Colleti
O estágio em Educação Infantil foi fundamental para o crescimento profissional e pessoal de Nathalia. Ela teve a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, vivenciando o dia a dia de uma instituição de ensino e contribuindo para o desenvolvimento das crianças. Além disso, o estágio proporcionou à estudante a chance de se inserir no mercado de trabalho e conhecer de perto a realidade da profissão que ela escolheu seguir.
O papel da UniOpet no desenvolvimento acadêmico e profissional de Nathalia Cristina Gava Colleti
A UniOpet desempenhou um papel fundamental na formação de Nathalia, fornecendo-lhe os recursos necessários para a realização do estágio e acompanhando de perto seu desempenho. A instituição valoriza a prática profissional como parte integrante da formação dos estudantes, preparando-os para os desafios do mercado de trabalho. Por meio de parcerias com escolas e instituições de Educação Infantil, a UniOpet proporciona aos seus alunos experiências enriquecedoras que contribuem para sua formação integral.
A importância do estágio em Educação Infantil na formação de Nathalia Cristina Gava Colleti na UniOpet
O estágio em Educação Infantil foi uma experiência enriquecedora para Nathalia Cristina Gava Colleti, estudante do 3° período da UniOpet. Por meio dessa vivência, ela pôde desenvolver suas habilidades pedagógicas, adquirir experiência prática e se preparar para os desafios da profissão. A UniOpet, por sua vez, desempenhou um papel fundamental ao proporcionar à estudante as condições necessárias para a realização do estágio e acompanhamento de seu desempenho. Assim, Nathalia teve a oportunidade de se desenvolver academicamente e profissionalmente, contribuindo para sua formação integral como educadora.
Fonte Consultada: Texto gerado a partir do Vídeo https://www.youtube.com/watch?v=6h4DJsv64h4 do Canal Na Thalia .