NIKOLAS FERREIRA – Comissão de Educação 12/06/2024

By | 20/04/2025


Reescreva esse texto os reajustes porque a importância disso porque tem estudos mostrando o efeito da importância quando a criança se alimenta bem e ainda infelizmente é uma realidade de muitas crianças brasileiras que a única boa refeição que ela faz é quando vai à escola portanto é fundamental para garantir a qualidade e a permanência de jovens e crianças da escola po alimentação transporte escolar boa infraestrutura livro didático que inclusive agora eu quero dizer aos senhores que poucos dias o presidente assinou um decreto que agora o ministério da cultura e Ministério da Educação nós incluímos no PNLD a distribuição também de livros literários para as bibliotecas públicas de todo o Brasil todo município Todo o estado que tiver bibliotecas públicas receberão pararão a receber a partir desse ano livros literários para o acervo dessas bibliotecas Então eu queria dizer Deputado rogo que Essa tem sido até lembrar que os senhores falam do pne se vocês podem observar que todas as estratégias que nós estamos apresentando ele tá focado nas metas do pne quando a gente lança no parque do governo federal novas creches quando a gente retoma as obras de crée que estavam paralisadas nós não nós precisamos ainda de 1 mil. mil vagas de creches para criança para cumprir a meta do pne que era para ser cumprida esse ano quando quando nós Assumimos o governo apenas 15% Deputado tinha a meta foi cumprida a meta que era de 25% de alunos no ensino básico escola tempo integral nós só tínhamos 15% a meta é 25 Nós já estamos em 21 esse ano com esses novos 1 milhão de matrícula que o governo federal tá estimulando estados e municípios a criarem quando a gente lança agora que deverá vir um projeto de lei aqui pro Congresso Nacional que o Haddad inclusive já já falou que é o juros por educação tá lá na meta do pne ampliar o ensino técnico concomitante ao ensino médio brasileiro é a a a aos instantes brasileiros nós apenas temos apenas 11% das matrículas de alunos do ensino médio brasileiro ensino técnico profissionalizante e a proposta é tão ousada queer trocar os juros que os estados pagam para que Invista na ampliação das matrículas para chegar aos indicadores da CDE em 5 anos portanto essas Tod todas as ações Deputado que nós estos procurando trabalhar quando a gente amplia em 100 escolas técnicas federais pro aluno porque o os institutos federais for um grande política exitosa que esse país criou e o presidente Lula foi o presidente que mais investiu nas universidades e ampliou e deu acesso a institutos federais nós só tínhamos 140 Camp institutos federais antes do do governo do presidente Lula com esse vamos chegar a 784 ele quer chegar Inclusive a 1000 mas não é só o novo Instituto é garantir que os atuais funcionem bem que tenham professores que tenham servidores que ten um concurso né há 20 anos O MEC não tinha um concurso público nós fizemos esse ano passado concurso para fnd concurso para Caps concurso para EBC concurso pro me concurso para todos os órgãos do ministério abrimos 5.000 vagas para professor de terra mitad nas Universidad institutos federais autorizamos os reitores a fazer concurso então assim e queremos chegar a 1000 eu tenho insistido com o presidente ele já anunciou isso até o final do governo anunciar porque é garantir a oportunidade pro nosso jovem o ensino técnico que é a grande política de alguns eu não saí nem do primeiro Deputado não respondi eu não sei o que que eu faço Presidente não saí nem do primeiro Deputado aqui Presidente vai ser benevolente vai consir Unos minutinhos da pode pode eh terminar senhor Ministro até a até a as perguntas do Marco felic eu vou eu vou procurar eu vou procurar ser bastante mais objetivo aqui então eh eh eh Deputado Feliciano eh o senhor me perguntou Senhor me perguntou se a culpa era do professor o presidente Lula não disse isso aliás tem uma pessoa que respeita as greves a mobilização do é o presidente Lula sempre respeitou e sempre abrir o diálogo quero aqui inclusive cumprimentar as entidades aqui presente a fazua Andes a fenet todo lugar que eu vou no estado que eu vou lá depois eu receba uma comissão eu desconheço o ministro que fez isso antes de receber lá uma comissão e passar uma hora discutindo com ele Esse é um governo quero lembrar aos companheiros e companheiras das entidades que nós passamos eu sou Servidor Público Federal passamos anos e anos com zero de reajuste governo passado deu zero aos servidores primeiro ano do presidente L deu foi 9% dobro da inflação é claro que é impossível recuperar todo a defasagem de anos e anos em um ano e meio de governo gente mas que reabriu o diálogo eu eu inclusive defendo fui negociei muito com muitas categorias que greve a gente só a gente só entra em greve quando não tem diálogo o governo que abre a negociação que tem discutir que tem sentar a ministéri equipe da mgi né as propostas que é preciso chegar lá na base são propostas que nunca foram apresentadas para as categorias como tá sendo apresentado agora que varia entre vou repetir varia entre 23 A 43% para docent dependendo do nível até do 2026 e varia de 26,8 a 46,5 pros servidores técnic administrativo inclusive mudando ess steps que era uma grande reivindicação mudando a entrada aglomerando níveis de carreira Então tudo isso tem sido discutido e eu tenho certeza com com com boa com responsabilidade nós vamos superar mas respeitando e aqui eu quero mais uma vez dizer do respeito e da valorização que esse governo tem aos servidores públicos federais das Universidades institutos federais que cum um grande grande papel PR educação pública desse país Então não é culpa de professor não é culpa nós estamos aqui tentando reconstruir repito eu sou homem que não gosto de olhar pro passado não mas eu vou dar um depoimento aqui meu eu fui Governador nunca foi recebido por Ministro daquele Ministério repito Tive que entrar na justiça para receber o recurso que devia o Ceará ainda de governos passados Portanto o nosso governo é de diálogo que é o meu compromisso e o meu estilo independente repito Qual é a cor partidária do prefeito do deputado ou do governador nós estamos falando aqui das pessoas da educação nenhum país do mundo conseguiu crescer se desenvolver dar oportunidade sem educação nós precisamos tirar esse discuro da retórica e eu faço eu faço um apelo Vamos aumentar o orçamento do MEC pro próximo ano vamos colocar mais recursos para que a gente possa ao melhor as Universidades institutos federais não adianta est só no discurso a gente tem que colocar na prática esse governo já aumentou em R 50 bilhões deais o orçamento de 2022 para 202 num esforço enorme buscando tirar dinheiro e de fundo para garantir o pé de meia mas um país que não investe em educação em Ciência e Tecnologia é fadado ao insucesso nó vamos garantir a educação para só vamos garantir se tiver recurso tiver dinheiro tiver investimento agora não é só dinheiro também não é cobrar resultado Deputado é cobrar retorno do do das entes dos Federados e das das redes municipais estaduais os livros didáticos do MEC Me perguntaram aqui criou polêmica do Avesso da pele Olha o avesso da pele foi foi foi autorizado no governo passado gente não foi nesse governo Não eu tô dizendo é que há uma comissão de professores de técnicos que avaliam quem quem adquire o livro não é o MEC não quem decide Quais os livros que a rede quer é a própria rede não somos nós dizemos que esse é o livro que tem que ir paraa rede é a ponta é a ponta que diz deputado foi essa pergunta exatamente então assim não é não é o o fato que a rede nós colocamos lá um catálogo de livros literários e as redes da Educação Básica que são construídos com eles dos livros didáticos Talvez é um dos maiores programas no mundo de Apoio às redes educacionais nós pramos ter orgulho do PNLD orgulho desse programa agora quem define Qual é a aquisição que aquela escola Qual Aquela rede vai fazer é o é é a rede Municipal é a rede estual de uma forma bastante eu não vou aqui Deputado entrar mais nessa questão é a terceira audiência que eu venho aqui eu já falei sobre a cívic militar Aliás a pgr agora eu coloquei claramente há uma inconstitucionalidade nesse programa não há dado científicos que comprove isso eu vou dar o exemplo do meu estado Meu estado tem a menor evasão escolar do país depois de São Paulo porque São Paulo lá no ensino médio tem uma coisa chamada que ele passa todo mundo né Inclusive eu fiquei até assustado com isso eles passam ninguém é reprovado lá em São Paulo e o Ceará é o segundo e não foi porque uma implantação de uma escola militar Agora toda escola tem que ter disciplina Independente de ser militar ou não toda escola tem que ter disciplina isso é uma coisa que precisa acabar com esse discurso Ah só tem disciplina não toda escola precisa ter disciplina precisa ter regra obrigações do aluno obrigações do professor para garantir aí a qualidade da aprendizagem então a disciplina tem que ter em toda a escola independente do MOD delo e lembrar Deputado que as redes têm autonomia se o governador lá quiser criar a escola dele ele pode criar agora essa não é a prioridade Até porque eu já justifiquei tem um parecer jurídico mostrando inconstitucionalidade eu criei escolas Militar no meu estado só tinha uma escola militar da polícia para atender demanda criamos no interior Mas isso não pode virar regra até porque todas as evidências do estudos já mostraram que essa não é a melhor política de resultado e vamos fazer o debate nós estamos focando Alf crianças que precisam ser Alfabetizado que essa foi a experiência do Ceará queje experiência do Brasil que vocês inclusive aprovaram aqui no novo fund lá a experiência repartir por resultado Qual foi a crítica que eu faço ao novo fundb o novo fundb nós estamos ampliando a 23% da contribuição o repasso da união e não Estamos cobrando resultado na ponta quando a gente fez a política do cms a gente cobra resultado dob o município que apresentar melhor resultado tem mais recurso nenhuma política funciona sem meta e sem avaliar resultado gente nenhuma política porque você pode olhar tem estado rico que tem dinheiro que o resultado da educação é ruim tem estado pobre que tem pouco dinheiro que o resultado é bom então não é só a questão do recurso é a boa governança quando quando quando a gente fala da questão da Educação Básica desculpe Presidente se eu tô aqui me estendendo demais só pra gente prosseguir Ministro a grande responsabilidade do ensino médio é do Governo do Estado mas se o aluno fizer um bom Ensino Fundamental que a grande maioria é responsabilidade dos ministros ele já chega ruim no ensino médio por isso a cooperação Federativa é importante para olhar a criança desde a creche desde a alfabetização com isso ele consegue melhorar avançar e diminuir a distorção idade séria vazão abandono e chegar ao ensino médio concluiu o ensino médio gente o ibg mostrou 69 milhões de brasileiros Não terminaram a educação básica nesse paí 1/3 da população minha gente er o mínimo que o país precisa garantir é que todo brasileiro ter na Educação Básica nesse país então me desculpa aí Presidente eu vou procurar responder às outras perguntas na próxima na próxima rodada eu vou fazer a delimitação do tempo eu sei que são diversas perguntas não e e se caso pergun sim sim caso Abrir assim a gente acaba não dando continuidade prosseguimento audiência só se for pode ser na próxima também mas se tiver pelo menos um minutinho para falar sobre as questões da entendimento Nacional Unificado do alfabetização que foi pontuado também pô não não se eu abrir para um vou ter que abrir para todo mundo aí me complica aqui minha situação é tem muito Deputado para falar tá bom vamos lá a próxima é deputada Adriana Ventura que acrescenta o seu tempo de mas eu vou ser breve até porque tem muita gente para fazer pergunta aqui eu tenho Ministro sou eu de novo eu tenho dois pontos aqui que eu gostaria só de um esclarecimento primeiro em relação aos institutos federais que o senhor acabou de falar a gente sabe que estão em greve 90 dias a gente tá vendo toda essa manifestação ali e isso eles começaram a greve em abril e em março o governo federal anunciou a criação dos 100 institutos federais então assim a minha pergunta assim vai no sentido de se a gente não dá conta nem do que tem como é que a gente cria sem novos né porque eu imagino que para criar sem institutos precis de um planejamento desses institutos porque o que eu vejo aqui é fato positivo notícia vazia um monte de gente reclamando então a pergunta objetiva é se o governo fez algum estudo diagnóstico sobre necessidade de vagas de curso em cada uma das localidades que ele anunciou se foi feito um levantamento objetivo do número de servidores que precisa para cada curso e se foi feito eu gostaria que essa comissão tivesse acesso a esse documento e esse estudo e o ponto dois é sobre o orçamento da educação superior pelo aluno né a gente tá criando mais Universidade Federal mais Universidade Federal Qual que é o plano se vai diluir das outras se pretende aumentar essa evolução e acabando ainda com a terceira pergunta e última desse assunto é o seguinte e você falou de dados de evidência de medir eu fico fiquei muito feliz de ouvir isso agora eu quero falar da Educação Básica porque o investimento que é feito em aluno aluno superior é infinitamente maior do que o aluno de Educação Básica Educação Básica é muito mais importante então eu queria saber se há realmente um plano efetivo da gente inverter essa curva porque sério se a gente pega 15000 dó ano que comparado com outros países da ocde no ensino superior Tá OK Tá alinhado mas 12.000 dólares que está investido na Educação Básica no exterior e não ã os 3.000 que a gente investe aqui e por último Ministro para encerrar minha fala o o EAD né Eu quero falar vocês publicaram uma portaria falando de novos cursos EAD eu entendo a preocupação com a idade de ensino e pergunto por que a qualidade do ensino também no se estende ao ensino presencial porque todas as modalidad seja EAD seja presencial tem cursos bons tem cursos ruins tem cursos péssimos no enad de 22 o ensino à distância teve 40% de acerto em questões de Formação específica contra 39 presencial quer dizer EAD teve nota melhor então se a preocupação é com a qualidade Por que que a gente a gente não proíbe cursos de ambas as modalidades nas universidades que são mal avaliadas então a minha pergunta pro senhor é se foi feito uma análise de impacto regulatório antes de publicar a portaria se estimou quantos estudantes deixarão de se matricular na faculdade por conta dessa suspensão E por que que essa suspensão não vale paraas faculdades públicas né senão a gente tem que excepcionar também as privadas bem avaliadas eh Essas são as minhas perguntas mas Presidente Nicolas eu posso pegar o restante do meu tempo e passar pra deputada Soraia aqui que eu combinei com ela obrigada CL Claro com a palavra Deputado soré Bom dia Ministro e muitas das coisas que vossa excelência falou foram assim colir aos meus olhos né se falou muito do investimento na primeira infância sim tá a neurociência já tá mostrando da importância de se medir resultado e eu entendo que a primeira infância Ela deve ter sem critérios de avaliação e tem que ter planejamento cobrando esse resultado não foi à toa que quando nós votamos o fundeb o congresso colocou um recurso a mais para que pudesse ser investido na primeira infância essa comissão aprovou e a gente já encaminhou pro MEC um ofício eh solicitando informações a a respeito dessa aplicação eu vi que na sua fala vossa excelência trouxe eh o número de investimento nas obras gabadas das creches mas aqui a gente tá querendo o percentual desses recursos do fundeb que estão sendo direcionados a programas projetos e Ação votada à primeira infância especificando essa destinação e o detalhamento Ministro dos programas projetos e ações desse financiamento E aí me salta os olhos seguindo nessa mesma linha que foi extinto na nova planejamento organizacional do MEC foi extinto o calf o calf era uma secretaria absolutamente inovadora que ela botava um foco uma luz específico na alfabetização inciso segundo do calf eh da secretaria que Foi extinta ela dizia exatamente eh um foco no planejamento orientação coordenação na alfabetização na literacia e na numeracia Esses são Dados Ministro na sua fala e você rentur isso mais uma vez a gente tem que chegar aqui na alfabetização entendendo que a primeira infância é parte de educação já media esse resultado quando se extingue Essa secretaria e coloca isso de uma forma solta como tá sendo o entendimento do MEC nesses critérios de avaliação numa faixa etária que é tão importante outra coisa que vossa excelência trouxe para para esse momento que me chamou muita atenção foi justamente da criação e premiação dos Talentos brasileiros quando se fala das olimpíadas da matemática e aí Ministro vossa excelência inclusive já nos recebeu essa comissão já debateu com o seminário internacional Infelizmente o Brasil não tem uma única escola para tratar da superdotação altas habilidades no país motivo pelo qual o congresso fez questão de deixar uma rubrica específica nesse momento a gente tem que olhar só nesse momento para quem não sabe nós temos no mec 26.000 crianças cadastradas eh nas altas habilidades e superdotação fora as que não estão ainda cadastrad nós precisamos utir Como vai ser a aprovação dessas crianças Ministro nós temos um indicador altíssimo de suicídio mutilação de crianças que estão nessa faixa nós precisamos olhar e discutir Como vai ser a aprovação desses alunos nós não podemos continuar só premiando aquilo que ele sozinho individualmente se colocou eu lembro Num caso recente agora no meu estado do Rio de Janeiro Ministro Camilo de um jovem de 7 uma criança de 7 anos de idade ganhou um computador usado se inscreveu em um curso em Harvard tirou em primeiro lugar por qual era um curso aberto nós precisamos parar criar uma comissão mista Câmara Senado junto com o MEC para olhar essas crianças existem elas estão no mapa do Brasil critérios de avaliação investimento e esse ano se Deus quiser a partir do orçamento que foi amarrado e com foco específico nessas crianças que existem no Brasil nós vamos ter primeiro Instituto de altas habilidades e tecnologia e precisamos de ter uma audiência com vossa excelência para tratar desse tema é um compromisso que a gente assumiu outra coisa eh Ministro que que a gente gostaria para finalizar são muitas perguntas mas quando nós aprovamos a escolha do 5g como critério tecnológico seria a partir da gestão de vossa excelência a aplicação porque é um compromisso de quem ganhou o edital houve uma atenção do congresso neste investimento de tecnologia para todas as escolas brasileiras isso ficou amarrado então nós gostaramos de saber do MEC como é que anda a aplicação dessas empresas que ganharam esse esse edital no investimento tecnológico das da do acesso à tecnologia em todas as escolas bom o que eu posso falar dentro desse meu tempo Obrigado deputada deputada Dandara por 3 minutos Obrigada Presidente eu queria primeiro parabenizar o ministro E também o nível da discussão na nossa comissão mas dizer que é absurdo do cinismo da Extrema direita Olha quem tá reconhecendo e valorizando a educação é o governo do presidente Lula 9% de reajuste só no ano passado é um cinismo muito grande vim nessa comissão e querer dizer que defende a universidade e a educação brasileira quando eles tentaram implementar o futuris nós não nos esquecemos Ministro cobrar mensalidade na universidade significa excluir da educação pessoas como eu pobres negras da Periferia eles cortaram mais de 74 bilhões e promoveram uma verdadeira criminalização do professor tentaram desmontar a universidade pública brasileira e sem falar que na LDO de 2023 o presidente bolsonaro vetou o reajuste da merenda escolar da merenda escolar enquanto isso Nós criamos foi o pé de meia Além de reajustar a merenda garantindo a permanência dos nossos estudantes na educação olha abandonaram a educação do campo a educação de jovens e adultos a educação para as relações étnico-raciais e dá um orgulho danado Ministro ver que o senhor retomou a secretaria que cuida dessas pautas inclusive criando políticas próprias para a educação de relações étnico raciais nós temos um novo desafio paraa educação brasileira conectar ela com o século XXI porque nós precisamos reconhecer que as nossas salas de aula das Universidades estão vazias porque a evasão ainda é muito grande nós precisamos atualizar normas para resolver alguns gargalos como por exemplo na educação especializada no atendimento educacional especializado O nossos profissionais de apoio Ministro precisam de uma regulamentação nós temos que saber se se o profissional da ae ele vai ajudar nas questões de alimentação banho troca se ele vai alfabetizar se ele vai ajudar nas relações de ensino aprendizagem nós precisamos ainda buscar resolver um gargalo nos nossos hospitais e escola hoje os nossos hcs não podem receber recursos da Saúde só recursos da educação e nós sabemos que metade das nossas emendas parlamentares são para a saúde isso pode fortalecer os hospitais de escola com um papel fundamental hoje trazer o debate pra realidade da educação brasileira e não cair em oportunismo de gente que nunca defendeu a educação e agora quer surfar numa greve que é legítima da classe trabalhadora 3 minutos Deputado Rafael Brito com a palavra queria quentar o tempo de liderança por favored Deputado Ministro Camilo Boa tarde Boa tarde Presidente Fernanda Gregório Cátia Zara senhoras deputadas senhores deputados eu fico aqui pensando Ministro Camilo e queria começar a minhas a minha fala hoje e as minhas perguntas falando um pouquinho sobre o pé de meia e aí eu faço logo uma pergunta Quando a Gente terá as condições para ampliar o pé de meia é para o cade único e também para o EJA a gente lembra que no governo passado a modalidade de ensino para jovens e adultos foi praticamente abandonada esquecida e é muito importante que a gente recupere esse momento importante e com a ampliação do pé de meia só quem não entende só quem não conversou com um aluno carente só quem um cou numa escola não sabe reconhecer a importância de um programa como o pé de meia e eu sei Ministro que e eu sei e vi a sua luta desde o início pra gente implementar esse programa sei que não é o seu pensamento e o senhor com certeza concorda com o que eu vou dizer agora o pé de meia é sem dúvida nenhuma o principal programa Rogério do governo Lula 3 o principal programa não há outro programa Ness ess momento que seja tão importante do ponto de vista social para o desenvolvimento da nossa sociedade para o futuro do nosso país como é o pé de meia e eu vejo aqui esse congresso a gente mesmo toda semana Ministro aprova uma pauta bomba para isso 10 B para o setor tal 20 B para o set to tal e não sei quantos bi para o outro setor quando falta dinheiro para que a gente possa levar o pé de meia para todos os alunos da rede pública do nosso país seria muito mais importante Sem dúvida nenhuma no curto no médio e no longo prazo do que uma série de desonerações que a gente e aprova e concede aqui para uma para outros setores Então acho que a primeira fala e talvez a mais importante a minha pergunta é quando a gente vai conseguir e ampliar o pé de meia Lembrando que eh rogo a todos os colegas e essa é uma responsabilidade também do Congresso Nacional de ampliar os orçamentos e colocar o orçamento na prioridade correta pra sociedade e a prioridade correta pra sociedade sem dúvida é o pé de meia sem dúvida nenhuma é o pé de meia Quando é que a gente vai conseguir ampliar esse programa o outro Ministro a gente precisa pensar numa forma e eu queria saber se o MEC tá pensando em algo sobre isso de evitar a precarização dos servidores de Educação no país inteiro eu sei que é muito difícil um ente entrar no outro ente mas a gente vê infelizmente uma série de municípios e estados no nosso país que hoje tem praticamente 70% dos servidores da educação precarizados eh que entram para a sala de aula por processos seletivos que a gente desconhece inclusive eh os critérios então era importante que a gente pudesse encaminhar eh eh uma solução para isso não sei se do ponto de vista legislativo ou apenas do ponto de vista eh Extra infralegal eh eh com o MEC um outro assunto Ministro que eu queria comentar e reconheço o grande esforço que o MEC fez no ano passado com o reajuste do penai eu tô esperando só o sistema abrir para que a gente Envie para para comissão de orçamento uma emenda já colocando a previsão de reajuste automático pelo IPCA do valor do penai é no nosso país a gente já aprovou inclusive aqui recentemente uma lei que prevê esse reajuste então a gente tá trabalhando por isso e a gente sabe que o do penai e ainda é insuficiente para que a gente custeie a alimentação escolar tão importante para os alunos da rede pública Municipal Estadual e Federal Então essa é uma é uma outra pergunta Ministro Conte com com esse Parlamento eu fico sempre muito feliz e satisfeito numa reunião como essa Presidente Nícolas em que eh as coisas estão completamente controladas a discussão e as perguntas são todas inerentes a educação importantes para o desenvolvimento da Educação do nosso país não vi nenhuma ofensa pessoal e isso é é de se e é é louvável infelizmente a gente precisar estar aqui e falar sobre isso dentro da comissão de educação então eu acho Ministro que era isso queria lhe convidar para No próximo dia 26 H um convite eh já do deputado Pedro kisai mas a frente mista parlamentar da educação vai promover nos 10 anos do pne um seminário final sobre o pne era muito importante que o MEC se fizesse presente a gente tá precisando debater urgentemente também sobre esse assunto aqui no Congresso Nacional eu acredito que o texto ainda esteja na Casa Civil eh não veio pro Congresso ainda é importante que a gente se debruce logo eh sobre esse tema para que a gente possa continuar avançando no mais eh reforço e reitero a minha admiração e o meu apoio integral a essa equipe que hoje faz o MEC do nosso país sei que vocês encontraram uma política de terra arrasada cinco ministros em 4 anos ministros que mentiram no currículo inclusive com formação que não tinha ministros que xingaram as universidades federais ministros que receberam barras de ouro e não é fácil e substituir pessoas como essa então parabéns pelo trabalho de vocês contem com o Congresso Nacional e contem com a frente parlamentar mista em defesa da Educação no Congresso Obrigado Deputado Rafael Ah para o tempo de líder Capitão Alden com a palavra senhor presidente senhores deputados senhor Ministro eu vou ler aqui algumas matérias jornalísticas que foram publicadas em meu estado recentemente a Bahia governador da Bahia comemora menor taxa de analfabetismo do Nordeste A Bahia é o melhor entre os piores do Nordeste e ele está comemorando a Bahia tem maior taxa de abandono escolar do país no ensino médio não vai ter pé de meia que dê conta de tanta evasão escolar na Bahia sabe por quê guerra do tráfico fecha 22 escolas em Salvador e afeta mais de 7.000 alunos escolas e unidades de saúde são fechadas em fega de Santana por causa da violência o estado da Bahia registrou em 2022 a maior taxa de evasão escolar no ensino médio na época do Governo Rui Costa e agora com Jerônimo dando seguimento a esse desgoverno a taxa de evasão escolar subiu para 11% somente no ano passado Bahia mantém maior número de não alfabetizados do país estado ocupa posição a 31 anos Educação na Bahia Bahia fica entre os piores no ranking nacional Bahia com pior índice de concluí do ensino médio Bahia despenca para penúltimo lugar no Ideb de Português e Matemática Sens 2023 Bahia mantém maior número de não alfabetizados do país estado ocupa a posição há mais de 30 anos Bahia é o estado com pior índice de concluí do ensino médio e por aí vai e sabe o que é que vai na contramão de todos esses índices senhor Ministro colégios da Polícia Militar no estado se destacam no E aí o senhor disse aqui que com relação ao fim das escolas cívico-militares Não é questão política mas sim pedagógica se não se trata de uma questão ideológica e sim pedagógica Quais foram os critérios pedagógicos analisados índices de desempenho indicadores metas pelo MEC para abalizar essa institução desse modelo Cívico militar e para finalizar o senhor disse aqui que o governo o governo Lula ele é reconhecido pelo diálogo pelas constantes ouvidas de pais e alunos que tem ouvido muitos muitas pessoas pelo país inteiro por não houvir aqueles que querem o ensino Cívico militar senhor citou aqui inclusive que uma questão da pgr a questão técnica legal que é inconstitucional Por que não aproveitar por exemplo o plano nacional de educação para corrigir o eventual erro do passado por que não legalizar por não colocar aqui um projeto do executivo para normalizar tornar institucional esse projeto que pode ter tido seu início de forma irregular equivocado porque não tentar corrigir esse problema já que todos os índices todos os relatórios relacionados à escolas cívico-militares apresenta a redução da violência só para finalizar Presidente melhora do Ideb melhora de todos os índices de avaliação diminuição das evasões escolares mais de 82% de evasão escolar reduzido Então por que não seguir adiante com o programa com projetos em vários estados e vários municípios que tem dado certo então acho que oportunidade da gente ouvir realmente dialogar com esse segmento com os pais que querem decidir onde quer colocar os seus filhos Então isso é democratizar educação não é apenas adotar um modelo uma ideologia ou uma forma de pensar educação Obrigado Deputado Capitão com a palavra Ministro bom queria mais uma vez cumprimentar a deputada aut não tinha cumprimentar uma tanta pergunta aqui que eu vou tentar me organizar Aqui bom em relação eh [Música] a alfabetização que foi levantada pelo Ferreirinha foi levantada também pelo Deputado eh Feliciano primeiro lembrar Deputado nós não fizemos aquele evento para anunciar resultado de uma política pública já desse governo não nós convocamos o governador para assumir um pacto um pacto porque repito a política de alfabetização que foi construída no ano passado foi construída com os entes Federados ouvindo a ouvindo com sede ouvindo nas redes e a gente precisa a gente precisa E aí eu falo também pro Deputado Capitão que a gente precisa eu acho que o Brasil tá precisando gente acabar com essa cois essa polarização a gente tem tanta experiência positiva vou dar um exemplo do governador Caiado que é oposição ao governo Caiado foi lá no Ceará com a experiência implementar lá noem Goiás uma pessoa que eu ten relação grande com o governador a gente tem tanta experiência exitos e positiva na educação do Brasil em Goiás no Paraná Espírito Santo no Piauí em Ceará nó precisamos inventar roda sabe e acabar com essa coisa gente eu acabei de dar o exemplo não é a questão da escola militar é totalmente diferente das das polícias totalmente da escola cívica militar Deputado totalmente primeiro fo feito uma seleção Por que que só melhores feito uma seleção para entrar você não absolve todos os alunos que chegam lá para é uma seleção só entre os melhores lá por isso que os resultados são os melhores a educação tem que absolver todos e olhar desde o início porque senão você chega a uma exclusão no final porque a gente perde 500 Deputado nós perdemos 500.000 jovens da educação pública no ensino médio deixa uma escola por ano no Brasil gente precisa se revoltar com isso não aceitar um indicador desse é o pé de meia que vai resolver Não sozinho Não mas o ibg mostrou que a grande maioria dos alunos que abandona é por questão financeira que é uma realidade desigual no Brasil tem gente que não é opção não tem gente é por necessidade às vezes que o aluno abandona a escola para poder botar comida em casa pros pais gente essa realidade ainda do Brasil agora a escola precisa ter uma boa infraestrutura a pessa ter conectividade escola precisa ter bom professor por que é que eu defendo a escola tempo integral é o modelo americano modelo francês o cara passa o Diner na escola que ela vai extrapolar a disciplina ela vai praticar esporte Por que os melhores medalhistas das Olimpíadas são desses países porque é a escola que estimula o esporte né então o aluno que vai pra escola passa o dia na escola faz a boa refeição pratica um esporte faz cultura faz faz computação faz língua esse esse é o modelo de escola exitosa do mundo inteiro esse tem evidências é esse modelo que nós acreditamos e repito Deputado os governadores T autonomia para criar os modelos que eles quiserem Mas essa não é a prioridade atual do MEC eu digo isso com todo porque eu acredito que não é esse o modelo que vai trazer o resultado para o país e peço e vamos avaliar quando chegar em 2026 nós vamos avaliar os indicadores da educação brasileiro eu farei questão de vir aqui para dizer foi que nós avançamos na alfabetização foi que nós avançamos em tempo integral foi que avançamos na qualidade da ação estaria aberto aqui com todos vocês PR gente debater Quais são os avanços ou não que nós tivemos na educação pública brasileira agora digga uma coisa para vocês a gente vê aqui que é tanto problema mas às vezes um gestor precisa focar porque às vezes a gente acaba não atingindo Porque é tão pouco tempo 4 anos que se você não focar em algumas metas acaba você pulverizando de mais e não alcançando nenhuma meta meta nenhuma então nós temos uma estratégia qual é a primeira estratégia que eu tô colocando educação infantil gente é o início da vida das pessoas é a formação do cérebro da criança a precisa comer bem ser estimulada senão ela não vai ter um desempenho totalmente complicado durante a vida da Educação Básica dela a gente É vergonhoso para nós brasileiros dizer que nós temos 11 milhões de brasileiros analfabetos nesse país isso é fruo de todo esse processo nós precisamos estancar isso aqui no início e só vamos estancar com a parceria dos entes Federados eu quero aqui deputada Adriana em relação aos institutos federais nós fizemos todo um estudo para isso e e o PAC você vê dos 5,5 bilhões do PAC apenas 600 é para ampliação das Universidades o resto tudo é para consolidação é para fazer o laboratório é para fazer o restaurante universitário todo o estudo foi feito por por vazio de de de de oferta de de matrícula todo tem um critério tem estados que é governado pela oposição E tá lá creche escola Instituto Federal Independente de qualquer questão deixar isso muito claro paraos senhores e pra senhor e toda a contribuição de qualquer um dos parlamentares será muito bem-vinda ao Ministério da Educação Obrigado Ministro muito bem-vinda ao Ministério da Educação só só só para responder aqui em relação a EAD nós gente Nós não somos contra o ensino à distância não nós apenas estamos discutindo é preciso Um Novo marco regulatório para isso e o que a medida Nós tomamos agora nessa portaria foi não permitir mais abertura autorização de novas vagas de licenciatura que sejam 100% à distância Gente o enad que avalia a qualidade da formação de licenciatura no Brasil de 0 a 10 todas as notas foram abaixo de C pedagogia 3.6 a média Esse é o professor que tá indo lá Educação Básica nós não podemos melhor privada pública se a Universidade Federal o curso tiver atingido a meta a gente fea também o curso da Universidade Federal não tem problema nenhum é pr todos agora nós PR construir um novo marco regulatório que Garanta Qual é o curso que pode ser feito parte à distância Qual o curso pode ser feito 100% à distância qual o curso que não pode eu recebi só para terminar aqui eu recebi uma autorização gente você ter uma ideia parece que brincadeira chegou lá um pedido de curso de profissional de avião à distância como é que um piloto profissional pode ser formado à distância gente claro que foi negado Mas essa é realidade muas muitas curas desse país se transformar num grande negócio nós estamos querendo garantir qualidade da oferta até porque 85% da oferta do ensino superior no Brasil é privado mas nós queremos garantir a qualidade desses cursos da formação dos professores panto peç Desculpa mais uma vez aí tempo tá sendo pouco para para responder mas a deputada sor aqui ela pediu uma série de Med detalhamento dos investimentos eu concordo com toda a sua fala deputada né Eh em relação à secretaria de alfabetização eu quero dizer que a alfabetização ela precisa ter ela ela não pode estar apartada do restante da Educação Básica Olha eu vou fazer um desafio para você nunca tô falando nos nossos governos nunca o Ministério da Educação nesse governo tem ol tanto PR Educação Básica brasileira até porque esse indicador que a deputada aqui Colocou é verdadeiro o Brasil já investe na educação superior a média dos países da ocde na Educação Básica é 1/3 e para mim E aí uma visão pessoal minha O Brasil precisa dar garantia a todo brasileiro a formação da Educação Básica concluir o ensino básico brasileiro por isso que o ministério tem olhado tanto PR Educação Básica com todas as políticas alfabetização p meia tempo integral pac todas elas estão muito focadas na Educação Básica porque nós compreendemos mas repito nós só vamos poder avançar com a Educação Básica se tiver os estados e municípios pode perguntar aos prefeitos de você e governadores Qual foi o governador que eu não fui lá conversar me desculpe Deputado eu tô aqui fazendo crítica ao governo passado mas eu fui Governador Você sabe quantas vezes os ministros eh informava para mim que é o meu estado nenhuma eles iam lá sem nem informar o governador eu ao contrário nunca fui no estado Sem ligar pro governador Governador estou indo aí queria uma audiência queria que você participar vamos combinar o lançamento do pé de meio junto vamos vamos combinar o lançamento da escola tempo integral junto todos do do do do governador do Rio do Castro do Caiado de todos então para mim eu acho que é dessa forma que se constrói respeitando as divergências que todos nós temos mas repito nós temos que estar acima disso para garantir a oportunidade desafio é enorme gente você vê aqui numa audiência dessa o tanto de problema né mas nós só não vamos conseguir superar se não estivermos Unidos e tivermos mais recursos para que de forma efetiva objetiva podemos focar naquilo que é mais importante hoje pra educação desse país obrigado Ministro eu tô sendo tolerante com tempo que eu acredito que a função aqui é esclarecer né eu sei que são diversas perguntas inclusive foi perguntado aqui a respeito secretaria da alfabetização escolas cívic militares enfim Eu sou um dos mais interessados também nesses tempas e por isso que eu faço a questão de ouvir o ministro porque não quero que sejam como outras comissões de que a palavra é simplesmente cerceada de ambos os lados e não tem esclarecimento eu quero que aqui esteja esclarecimento não estou dizendo que concordo eh com com com as falas de todos é claro tem meus posicionamentos mas é importante que pelo menos a gente tá tendo esclarecimentos aqui do que está acontecendo né sem levar no mérito se é verdadeiro ou não se é falso ou não enfim ah Deputado Tarcísio Mota com a palavra antes de começar meu tempo só para saber se chegou a designação de maioria para mim ou não ou ainda não chegou então Ó então por favor vamos lá por TR minutos mesmo que é o que eu terei senhor Ministro primeiro agradecer a presença e cumprimentar na figura do Gregório toda a equipe do ministério Muito obrigado aqui pela presença e sempre pelo diálogo Franco e aberto que nós temos tido no Ministério da Educação sem sombra de dúvidas a educação brasileira tem desafios urgentes e enormes e além de tudo históricos aumento de vagas em creches qualidade do Ensino Fundamental atratividade e permanência no ensino médio Os desafios da educação inclusive quero parabenizar o ministério ao estabelecer a universalização das salas de recursos multifuncionais até 2026 e desafiar os municípios estava aqui o Renan Ferreirinha do meu Município ah botar a mesma meta no município agora e conseguir contratar profissional para ter profissional nessas salas multifuncionais vamos cobrar lá no Rio para que aconteça isso parabenizar o aumento dos recursos para a educação de jovens e adultos um gargalo que ficou sem atenção nenhuma durante muito tempo e eu queria fazer isso mas além dos Desafios históricos e enormes nós temos riscos e avalio aqui que a militarização da educação é um risco e quero aqui entrar nesse debate com 10 segundos porque eu não tenho mais tempo do que isso é muito engraçado apresentarem os dados das escolas mantidas como força pelas Forças Armadas achando que o que a questão é vai solucionar o problema quando não há o mesmo investimento quando não há a mesma estrutura quando não há a questão E aí não é elas inclusive com um custo aluno muito maior do que os institutos Federais e o Colégio Pedro II tem ainda assim resultados piores agora eu quero ver esse debate acontecer se todo o município colocar inspetor porteiro colocar o profissional associado ao projeto político pedagógico da escola com gestão democrática essa evasão não vai cair porque é isso que segura o aluno no Colégio Pedro I isso que segura o aluno nos institutos federais essa história é é ideologizada equivocadamente por eles além de tudo a privatização quero fazer uma pergunta nós estamos aqui agora com risco grave do processo de privatização da educação que nós vimos acontecer no Paraná não é possível imaginar que com o déficit de orçamento que a gente tem a gente ainda vai colocar o lucro de empresas que administram escola para poder absorver o dinheiro público por fim o risco do mínimo constitucional em educação nós sabemos que esse é um debate em curso e a pergunta aqui para o MEC é o posicionamento se o arcabouo fiscal é incompatível com a manutenção do mínimo constitucional nós devemos mudar o arcabouço fiscal e não ameaçar os mínimos constitucionais de educação e saúde e essa é uma pergunta sobre qual é hoje o posicionamento do MEC sobre isso por fim nos 20 segundos que me restam questão da greve eu quero aqui dizer que achei muito positiva que o ministério da gestão e da educação tenham incorporado a rsc pros técnicos administrativos e educação e faço a pergunta aqui porque no material que o MEC distribuiu apareceu só um GT para aprofundamento Mas eu havia entendido que é o compromisso de que esse GT apenas para concluir presidente que esse GT é para encontrar o caminho para realizar a rsc pros Tais e não apenas para estudar para ver se pode ou não e segundo fazer votos que a reunião de sexta-feira com os docentes avance nas negociações revogação da portaria 983 reajuste salarial para esse ano tá nas mãos do governo encerrar a greve para que a gente possa voltar à atividade nos institutos universidades federais obrigado desculpa correria na fala Deputado Luiz Lima com a palavra adicionado seu tempo de liderança Obrigado Presidente Nicolas primeiro agradecer o ministro Camilo Santana pela presença Ministro parabéns pela sua história parabéns por você negociar com sindicatos que fazem o governo do PT de refém E aí ministra vou ser muito sincero com o senhor eu sou professor de Educação Física fui atleta Olímpico tô acostumado com disciplina e com regra mas o governo do PT não consegue impor disciplina e regra em 14 unidades do Colégio Pedro I no Rio de Janeiro o colégio Pedro I é de 1837 como a gente vai acreditar num plano de educação em um governo que permite que 13.000 crianças estejam sem aula até o dia 12 de junho de 2024 eu fico imaginando a sua aflição Ministro Camilo Santana e eu você eu você justo com o Senhor e até com o presidente Lula que tá incomodado a gente está Refém de um sindicato chamado antes ligado ao PSOL e o PSTU diferente do proifes ligado ao PT e ao pcdb que aceitou a proposta do governo Mas como que a gente Ministro vai acreditar num governo que permite que crianças fiquem sem aula educação básica infantil o senhor mesmo falou na formação do cérebro eu fui atleta Olímpico de Natação se você fica dois meses sem treinar na faixa etária de 11 12 anos você você complica o seu processo final você dificilmente vai chegar no seu 100% de potencial Ministro eu tô com 20 mensagens aqui de paz do Colégio Pedro I e eu reservei aqui duas mensagens que eu vou dar voz a essa mãe sou mãe de uma aluna do sexto ano do campus de rengo dois então venho aqui falar que antes da greve minha filha que tem TDH e d lexia tinha todo o acompanhamento na escola ela tinha fonodiólogo tinha aula de reforço laboratório aprendizagem ela tinha laboratório de leitura escrita ajudava muito na aprendizagem dela durante o ano letivo agora ela está indo pro sexto ano e só teve dois dias de aula esse ano a educação é um direito de toda criança neste momento nossos filhos só estão vendo o tempo passar e nada de ano letivo Isso é uma tristeza muito grande outro pai Ministro a reitora se recusa a receber qualquer Associação de Pais para a reunião quando houve uma reunião os participantes foram escolhidos a dedo você já sabe como funciona né até os comentários de marcação no Instagram ela desativou ela suspendeu o calendário letivo votado no consup calendário este cujo ano letivo terminava em dezembro de 24 é uma clara conivência à greve ela assumiu prevaricação na minha humilde opinião ela tem que ser responsabilidade responsabilizada e hoje o colégio posta a carta aberta ao presidente Lula pedindo aos servidores serem atendidos e usando os alunos como uma espécie de barganha eu deixei meu comentário Obrigado Luiz Muito obrigado mas enquanto não tirarem esse Sindicato de dentro do campus vamos conviver com os Fantasmas da greve eternamente sem contar que não é permitido imagina se o sindicato dos bancários colocasse a sede dele dentro de uma agência Presidente Ministro Camilo Santana eu pesquisando aqui eu vi uma entrevista do Paulo Freire que a esquerda tanto admira no dia 9 de maio de 1995 a folha de São Paulo aos 74 anos Paulo Freire disse nessa entrevista disse que movimentos grevistas na educação devem ser repensados é um pedir que uma criança tenha acesso à escola eu fiz um pedido ao presidente Nicolas para ser relator do projeto 5594 de 2020 que tá parado da deputada Adriana Ventura da excelente deputada que deixou de ser deputada Paula belmontes se tornou deputada distrital e da Alines leut uma ex-deputada Federal de Santa Catarina para considerar as atividades educacionais como essenciais é como Segurança Pública é como um bombeiro é como um hospital é como o aeroporto Eu estava conversando com os entes ali de um sindicato que me trataram muito bem pediram aqui até para falar de um plano que eu anotei aqui mas infelizmente me fiu aqui a cabeça mas esse projeto a gente tem que construir junto com Poder Executivo Ministro para que a gente crie um mecanismo para que a gente impeça greve de professor no ensino básico pelo menos português e matemática tem criança que depende de no Colégio Pedro I tem criança que o pai não tem onde deixar essa criança eu recebi um pai que chorou no meu Gabinete no Rio de Janeiro juntamente com outros pais então o ministro Camilo Santana fica aqui ah o o pedido eu lembrei ali a data base que os sindicalistas conversaram ali comigo que não são nem ligados politicamente a mim mas pediram para falar isso com o senhor e eu gostaria de passar esses do minutos restantes ao ao deputado federal Marcos Feliciano mas Lembrando que que janelas de oportunidades que estão sendo perdidas destas crianças tem uma perda imensurável no futuro delas então enquanto os professores eh eh perderem essa sensibilidade e de enxergar que o ensino e o não ensino vai est prejudicando a vida de uma criança fica muito difícil estar do lado deles nessa reivindicação Obrigado Ministro Camilo Santana senhor presidente é bem rapidinho aqui senhor Ministro eh eu lhe fiz várias perguntas àquela hora e por causa o tempo exigo você celens não conseguiu me responder e as únicas duas perguntas que o senhor conseguiu me responder uma delas o senhor acha que não compreendeu direito usou o momento apenas para tocar no governo anterior eu não perguntei para vossa excelência qual Em qual governo o livro tinha sido ou eu perguntei para vossa excelência se vossa excelência como Ministro tem acesso aos livros porque os livros Vê com o selo do médico do do MEC e fiz o segundo pedido eh perguntando se se o senhor não tem acesso aos livros quem é que tem acesso aos livros eh eh Ministro a moçao eu tô tentando falar com ele para ele prestar atenção em mim e por último senhor Ministro o senhor disse no final da sua fala depois de falar que foi no governo anterior e olha que perigo nós um governo conservador se foi no nosso tempo que saiu aquele livro é um perigo ou seja o ministro não deve ter conhecimento Mas alguém tem conhecimento quem é que tem conhecimento sobre esse livro e por último eh o senhor diz que parece que esses livros ficam em uma grade e os estados têm acesso se esse esses livros ficam numa grade quem é que autoriza esses livros a ficarem nessa grade do MEC porque recebe o selo do MEC eu não havia feito a pergunta para polemizar nem para lacrar tenho sido muito respeitoso com o senhor aqui mas quando o senhor falou que foi no governo anterior Eu veio algumas pessoas rindo eu poderia citar outros livros que foram do governo e petista em outros movimentos mas não fiz isso eu só queria saber senhor Ministro se o senhor tem acesso aos livros sen não o senhor quem é que tem acesso aos livros e e o que fazer para isso não acontecer mais obrigado Deputado soria 3 minutos Ministro Obrigado Aperta de novo aí Ministro eu sei que é impossível responder Tantas perguntas em pouco tempo duas das minhas perguntas Eu encaminhei pro MEC que estão ligadas eh em forma de requerimento de urgência Então vou focar apenas numa pergunta que é um assunto que me aflige que envolve as crianças com altas habilidades e superdotação e que não há política pública se não houver recursos e esse ano pela primeira vez no orçamento nós amarramos uma rubrica para construir pelo menos três escolas que a ideia é que seja uma por estado escolas que vão estar totalmente voltadas para analisar como será a grade curricular dessas crianças aprovação automática quais são eh os apoios necessários psicológicos nós temos crianças por exemplo que TM superdotação em matemática nível universitário mas porém em outras matérias não tem como vão ser identificar essas crianças que hoje no Brasil Ministro nós temos indicador de 60% de crianças tomando eh remédios como se tivessem TDH índices altíssimos de mutilação crianças com suicídio nós não podemos continuar premiando apenas aquelas que apontam resultados seja em olimpíadas em outras ferramentas que isso por si só quero deixar registrado que já é um reconhecimento de vossa excelência que como Governador sempre teve um Marco meritório de avaliação de acompanhamento mas como Ministro e essa é um papel que pela primeira vez vossa excelência ocupa Como é que está a tratativa do Mec para que a gente possa olhar critérios de avaliação e identificação porque tem que mudar o modelo como vai ser aprovação da greve da da da grade curricular dessa criança porque quando a gente fala de Educação Especial a gente esquece que educação especial são as especificidades de cada tema Então nós não podemos só falar por si só das pessoas que TM limitações mas essas crianças têm especificidade essas crianças existem no mapa do Brasil motivo pelo qual nós que fomos demandados por tantas mães que tão com seus filhos assim sem saber para onde vão que são aqui e incompreendida e eu quero dizer que é a primeira vez Ministro nesse país que se amarrou orçamento para tratar desse tema quero dizer que já tive com vossa excelência que me ouviu e que a gente tá tá colocando agora uma pequena comissão fizemos aqui nessa comissão uma audiência internacional Porque nós não temos ainda no Brasil uma única escola que trate desse tema inclusive já quero deixar registrado já falei com o Léo pedido de audiência pra gente poder conversar porque não vai ser aqui que a gente vai tratar desse tema mas eu não poderia deixar de registrar Esse passo que é fundamental pro Brasil essas crianças estão no mapa do Brasil elas existem e precisam de uma resposta do MEC Muito obrigado para o tempo de líder a fala Coronel zuo logo após as falas do ministro obrigado senhor presidente Inclusive eu quero de parabenizar pela condução a gente sabe que houve aí algumas manifestações contrárias e o senhor está realmente tendo um grande destaque à frente da comissão de educação sendo muito atuante aprovando projetos demandas tão importantes já que segurança pública não é da direita Educação não é da esquerda e a gente precisa debater senhor Ministro quero agradecer a presença de vossa excelência Hoje eu cheguei bem cedo aqui na Câmara e lá no nono andar no Anexo 4 eu escutei aí uma animação fantástica uma charanga parecida com aquelas de de futebol e para minha surpresa éos servidores da universidades federais protestando contra o governo federal e a gente tá vendo uma greve da educação que tá completando dois meses travando completamente a conclusão de cursos bolsas de pesquisa Bandejão dos Estudantes Inclusive tem gente que está falando que tá passando fome sem poder utilizar os refeitórios eu fico imaginando e não quero polemizar por mais que seja uma pauta tão importante mas muita gente que tinha na solução do governo de vossa excelência já que Suita muito o governo anterior e até agora não está resolvendo são 66 universidades federais 29 institutos federais de portas fechadas eu gostaria de saber do Senhor que que o Governo está fazendo na prática e quando é que essa greve deve terminar também queria senhor Ministro O senhor falou em seu comentário que o senhor é um governo de diálogo que quer debater com as diferenças que o Senhor tem mas o senhor Veio nesta comissão e eu tenho gravado tenho noticiado o senhor veio e deu a sua palavra de que o senhor não ia expandir o programa das escolas civ militares mas que ISO não ia terminar com as existentes ou seja milhares e milhares de crianças e de famílias foram prejudicadas o senhor também seiz que fala que não há estudo sobre escola cívico-militar mas justificou que os estudos dizem que não há resultado Então o senhor tem que dizer há ou não há estudos eu sei que existem eu sou autor da escola Civic Militar no meu estado fui o parlamentar mais bem votado do Rio Grande do Sul pela segunda vez como estadual e agora como Federal e uma das pautas que mais eu defendo é o modelo porque eu sou ex-aluno de modelo cívico-militar digo pra vossa excelência a meritocracia a autoestima pelo uniforme a disciplina se o senhor acha melhor tiram o a palavra Militar se é isso que é o problema mas o senhor falar que não há resultados bom o senhor tem diálogo com governadores de São Paulo Rio de Janeiro Rio Grande do Sul Santa Catarina Paraná Mato Grosso Mato Grosso do Sul Minas Gerais Amazonas todos esses TM modelo Cívico militar Ministro eu sei que eles têm autonomia para isso mas o governo federal governa para todos e existe sim a intenção de uma parcela significativa que quer o modelo cívico-militar então eu acredito que dentro da linha que vossa excelência falou do Diálogo o diálogo é também entender que este modelo é um modelo que atende centenas milhares de famílias que querem colocar os seus filhos na escola cívic militar enfim senhor Ministro eu espero que o Senhor possa abrir esse diálogo novamente pois os estados estão fazendo Essa gestão e eu acho que o governo federal eh deve manter só para encerrar eu acho que é importante eh vossa excelência analisar realmente junto aos governos do estados que estão tendo números casos de sucesso eu tenho uma aluna de uma escola pública que passou direito na Universidade do Rio Grande do Sul um curso muito difícil e a mãe dela declarou que a escola cívico-militar foi o que determinou aquela aprovação pois ela queria sair do colégio e pela motivação pela disciplina pela autoestima atingiu aquele objetivo então eu quero agradecer a vossa exelência pela presença e pedir se o governo é de diálogo que o senhor dialogue com os governadores se o que o senhor disse anteriormente eu acredito que seja uma pressão do governo para que seja interrompido mas que aquelas escolas que já são mantidas elas permaneçam Muito obrigado obrigado Deputado Coronel zuo passo a palavra ao Ministro por 5 minutos bom eh deixa eu tentar aqui organizar bom só para eu tinha esquecido de falar pro Deputado Rafael que o pé de meio nós vamos ampliar agora para educação de jovens e adultos a partir do segundo semestre e também a ampliação do anúncio novas alunos e alunas que irão por cada estado o deputado Tarcísio levantou aqui essa questão do mínimo constitucional eu queria até levantar esse debate aqui prosos senhores deputados presidente da Comissão há uma diferença quando vai calcular o mnimo contitucional da saúde com educação isso tem uma diferena em relação aos recursos o mínimo constitucional da educação é 15% da receita corrente líquida que é uma de saúde que é uma base maior né e educação é 18% da receita líquida de impostos isso dá uma diferença assim gigantesca eu acho que é um bom debate a gente fazer aqui por que a gente não define que seja a mesma base de cálculo que eu não tenho dúvido que será um recurso muito maior que nós ter tava fazendo a cálcul poderia ser quase 100 bilhões a mais na educação se se constituísse o mesmo indicador de base de cálculo nas equipes acho que era um bom tema para que a gente pudesse essa comissão a gente pudesse nos debruçar sobre esse tema é 480 bilhões a menos a receita líquid de impostos comparado com a receita você bota os isso os 18% não tá bom e aí o Mauro filho que é um especialista nisso poderia eu tô tentando estudar Isso Mao Mas você que é um especialista porque eu acho que é um bom debate gente fazer Por que essa diferença né porque pode mudar isso garantir o mesmo recursos que é o constitucional PR saúde PR educação enfim em relação da greve vou deixar para falar aqui no final em relação ao Deputado Luiz Lima eu queria vamos dizer assim concordar e vocês sabem isso isso é público o meu posicionamento desde iní desde o início em relação aí o início dessa greve eu sempre defendo que greve é quando você chega a não ter diálogo e um governo que deu no primeiro ano reajuste abriu as mesmas negociação Manteve o diálogo eu mesmo pessoalmente como Ministro porque geralmente quem comanda essa negociação é ministro mas eu pessoalmente recebi alguns Sindicado então não havia motivo porque uma greve ela prejudica os alunos esse a preocupação hoje do presidente a noss e é um apelo que eu faço porque Deputado Luiz tudo bem que é um direito das pessoas mas é o prejuízo que traz as estudantes a familiares como você disse tem nós temos Alunos hoje que a única boa refeição que ela faz quando vai a escola então assim eu queria fazer um apelo aqui dizer que a proposta que o governo fez depois de uma ampla amplas reuniões realizadas não existe na história dos governos nenhuma proposta como essa que governo federal tá apresentando para ser implementar até 202 seja das categorias portanto eu espero faço um apelo para que a gente possa com responsabilidade sair dessa greve retomar o mais rápido possível garantir o acesso a crianças a jovens às a às suas escolas e às universidades Eh claro que gera uma expectativa porque o presidente Lula sempre deu reajuste acima da inflação portanto gera uma expectativa das pessoas que passari anos sem reajuste agora esperava um reajuste né mas acho que a gente precisa ter a responsabilidade de entender os limites mas que a proposta que tá sendo feita é uma proposta que historicamente n mexe na na na na estrutura das carreiras e garante um reajuste considerável pros nossos servidores bom eu queria dizer ao Deputado Feliciano que eu não tenho acesso Ministro né existe uma portaria existe regra de uma comissão técnica de professores que faz a avaliação né dos livros didáticos literários que são apresentados a ao a fnd e a partir de que essa comissão aprova esse livro vai para um catálogo d f são mais de 1000 obras e as redes escolhem naquelas obras Quais são as as obras que eles querem para as escolas para as redes dele então não é um ministro que tomar essa decisão é uma equipe formada através um edital aliás um edital que é lançado às vezes demora 2 anos para definir né e a definição desses livros dess dess dessas obras a ser a a autorizadas então assim eu não sou eu não tenho não sou eu que decido Nem tenho e essa comissão feita através de portaria bom em relação a deputada Soraia deputada eu queria dizer que a senhora tem razão acho que a gente tá aí eh informação um minuto para concluir Nossa secretário nós temos quase 38.000 matrículas de altas habilidades hoje isso é uma discussão que tá sendo feita com as redes fizemos inclusive uma formação continuada de altas habilidades agora através da Universidade de Uberlândia com 500 vagas para discutir isso mas eu me comprometo de recebê-la lá e acho que a ideia o objetivo é a gente poder implementar uma escola dessa por estado portanto me comprometo de recebê-la lá no ministério para que a gente possa avançar nesse processo bom em relação ao que o coronel zuo colocou Coronel eu não vou aqui entrar mais uma vez nesse debate da escola primeiro nós não eh encerramos nenhuma escola que estav Apesar de que apenas 1% 1% das metas estabelecidas né no ministério passado alcançaram até 2022 1% do que tava previsto dig Já disse vou reafirmar aqui há uma questão inconstitucional há uma questão repito que todos os governadores podem manter nós continuamos repassando os recursos do fundeb da merenda escola lá e o governador pode utilizar Eu nunca recebi um governador para tratar desse assunto acredito nunca um governador foi ao meu gabinete ou me pedi uma audiência dizer que queria manter as escolas cívic militares e da mesma forma que tem um porque às vezes você tá confundindo a escola c com a Escola Militar a escola militar é um modeles ditosos que já existe há muito tempo Inclusive eu como Governador amplie Escola Militar que tem seleção paraa entrada que tem um processo disciplinar que tem vocacional para isso repito o que eu defendo que toda escola independente do seu modelo tem que ter disciplina e da mesma forma que tem bons resultados nessa escola tem resultados bons escolas que não são não tem esse modelo então acho que a gente precisa mas repito Eu nunca recebi um governador dos 27 governadores que me pedir na audiência para discutir esse tema Obrigado Ministro antes de passar a palavra do deputado Gustavo ga que é o próximo inscrito só para esclarecer nós temos até 1:30 impreterivelmente irei encerrar assim que der o tempo nós temos aqui a próxima comissão comissão de Cultura inclusive do deputado Tarcísio há diversas coisas para serem deliberadas então às 13:30 impreterivelmente iremos encerrar com a palavra Deputado Gustavo Gaia Obrigado Presidente Ah Para começar obviamente agradecer a presença do ilustre Ministro da Educação Camilo Essa é a segunda vez que eu participo de uma audiência né de uma reunião com a presença do Ministro da Educação Eu acho que isso é muito importante e Celebrar também a forma como essa reunião tem sido dada de forma extremamente Serena ponderada com a liderança do presidente Nicolas Ferreira que todas as reuniões não só aqui da educação mas de todas as comissões da casa possam seguir esse mesmo ritmo essa mesma atmosfera eu acho que somente assim a gente consegue alcançar um resultado que possa ser benéfico paraa população eh Ministro eu meus curtos 3S minutos Presidente falando nso eu tenho uma três minutos da da liderança também né Tá eu espero não precisar usar todo esse tempo eu tenho três pontos que eu gostaria de de priorizar aqui na questão do pne o conai que aconteceu em Brasília há não muito tempo atrás nós tivemos ali uma uma Miria de de evidências e vídeos que foram gravados por pessoas que participaram do desse dessa desse evento dentre elas o que estava sendo distribuído ali na frente nos corredores ah falas de alguns palestrantes eh como por exemplo bottons do ramá sendo distribuídos distribuição de cachaça ã palestrantes falando que o objetivo deles era realmente doutrinar os alunos a se tornarem militantes LGBT Ah eu queria fazer uma pergunta se o senhor chegou a ter conhecimento dessas desses vídeos desses relatos Ah e se chegou a ter conhecimento se Qual é o seu posicionamento em relação a essa bom eu acredito essa depredação de um evento que deveria ser tão que é tão importante paraa construção da do plano que serão usados do que vai ser usado nos próximos 10 anos da Educação do Brasil porque eu modeste a parte a parte que mais me chocou foi quando eu vi bottons do ramaz um grupo terrorista que todos aqui já conhecem apesar de saber que tem alguns parlamentares da esquerda que apoiam esse tipo de terrorismo Mas sendo distribuídos dentro do Conselho Nacional de Educação aqui em Brasília e isso não é mentira tem vídeos que mostram isso eh e outra coisa nesse pne o que faltou no plano nacional de educação foi justamente um plano A gente não vê ali metas para alfabetização não se vê metodologia uma abordagem científica com ã experimentos usados e exitosos em outros países que pudessem ser ah adquiridos resgatados para ser usados no Brasil o que a gente vê no pne é uma completa ideologização do começo ao fim na primeira reunião que eu tive com o senhor Inclusive eu falei eu sou um professor H 25 anos e eu apesar de ter um posicionamento político claro eu jamais desrespeitar os valores que o Senhor passa paraos seus filhos não importa quais sejam eles por respeitar que somente o senhor como pai tem o direito de influenciar os valores dos seus filhos das suas filhas e o que a gente vê hoje é que isso não acontece por uma parcela considerável da da dos profissionais do ensino eu como professor jamais faria isso mas eu sofri já várias vezes professores tentando fazer isso com os meus filhos e a gente vê que esse plano nacional de educação ele joga gasolina numa fogueira que já há muito tempo tá destruindo a educação brasileira só para você ter uma ideia a palavra gênero se referindo a ideologia de gênero aparece ah 34 vezes no plano nacional de educação e matemática aparece apenas quatro vezes e nessas quatro vezes não aparece falando sobre um plano uma forma um uma cientificamente um projeto para Como melhorar o ensino de matem no Brasil hoje a gente tem aí um resultado que a maioria dos alunos formados hoje no ensino médio não consegu fazer cálculos básicos de matemática não há ali no plano nacional de educação uma abordagem para reverter o analfabetismo funcional que tá se alastrando no ensino superior o estudo mostra que 38% dos alunos do ensino superior são analfabetos funcionais ou seja incapazes de compreender um parágrafo o que se vê ali apenas é ódio a quem pensa diferente uma referência constante a direita conservadorismo extrema direita LGBT ideologia de gênero bandeiras da política identitária que a gente já viu que no mundo inteiro está fragmentando a nossa sociedade quando o objetivo deveria ser agora unir a população Então me preocupa muito que esse projeto esse plano possa ser aprovado e ser a diretriz dos próximos 10 anos Então essa é a primeira pergunta se há uma intenção do ministro em realmente transformar modificar esse plano para que ele aborde os reais problemas que a gente vive hoje na educação brasileira na questão da greve Ministro nós estamos tendo manifestação aqui na porta na na porta da comissão aqui na porta da da câmara do Anexo 4 também e não só isso antes de vir para cá eu estava acompanhando a reunião no canal do YouTube Eu gosto de acompanhar porque ali você vê a interação de pessoas que não podem estar aqui por estarem espalhadas pelo Brasil mas elas querem deixar ali a sua o seu discurso seu ponderamento e o que eu tenho visto nos comentários do YouTube A maioria hoje que estão assistindo inclusive são professores eu pude perceber isso A grande maioria são alunos e professores querendo ali talvez que saia daqui dessa reunião uma solução pra greve que eles estão enfrentando são comentários do tipo atuamos ajudamos a eleger esse canal e eles nos traiu e ele nos traiu esta Estou profundamente arrependida de ter votado no Lula e vários eu não vou ler todos aqui meu tempo tá um minuto São centenas e centenas de comentários onde ajudamos fizemos tudo para ele se eleger trabalhamos ativamente conversamos com os nossos alunos é como se ficasse ali agora pros professores revoltados escancarado um real real processo de doutrinação na sala de aula porque eles estão revoltados pelo fato de fazerem seus alunos votarem no Lula e agora estão revoltados porque foram traídos por ele mas parece que toda todas as vezes que eu menciono isso o argumento sempre é conspiracionismo não existe doutrinação isso é coisa da minha cabeça e o que nós temos aí essa greve de há mais de 90 dias e o problema da greve Ministro quando o médico entra em greve pessoas morrem quando a educação entra em greve é o país inteiro que morre é o futuro da nossa nação e é o que nós estamos vendo Então mais uma vez eu reitero a pergunta feita pelos meus colegas se há realmente uma solução para essa greve ou se nós vamos perder mais um ano letivo Talvez um resultado pior que o da pandemia e em relação a Rio Grande do Sul Ministro H milhares de crianças ficaram sem poder frequentar as as escolas durante esse período da tragédia e nós e eu gostaria de saber se há um plano se há alguma projeto por parte do Ministério da Educação para concluir Presidente só 10 segundos eu preciso Porque na última pergunta se há algum se há algum projeto para poder resgatar esse período perdido por conta da greve escolas que foram destruídas Qual é o projeto que vai ser usado para resgatar ou se elas vão ser realocadas se há alguma coisa para ser feita já para ser implementada agora no Rio Grande do Sul Ministro obrigado obrigado Deputado Gustavo Gaia próximo inscrito Deputado Professor Reginaldo Veras com a palavra por 3 minutos Presidente Boa tarde já passa do meio-dia Boa tarde Ministro e todos os presentes primeiro parabenizar a vossa excelência o ministro os deputados por conduzirem essa essa audiência essa reunião com tanta serenidade de forma extremamente prof acho que é a primeira grande reunião da comissão de educação esse ano que nem que ninguém parte para pirotecnia que ninguém parte para coisas espalhafatosas e que de fato a gente debate o futuro da educação brasileira eh ser bem breve assim nós vivemos no governo Lula um governo democrático foi o governo que o povo escolheu e somente na democracia é possível a gente fazer o movimento grevista é possível a gente fazer o movimento paredista porque isso é um direito constitucional os professores estão no seu direito constitucional estão no seu direito de aceitar ou não aquela proposta que fora apresentada pelo governo que eu o professor Reginaldo Veras até entendo como uma boa proposta mas não sou eu parlamentar quem tem que dizer se ela é boa ou ruim quem tem que dizer se ela é boa ou ruim é a categoria é aquele que tá lá no chão é aquele que enfrenta as dificuldades da educação brasileira e naturalmente os sindicatos vão avaliar isso só que nós chegamos Ministro a um ponto em que parece que não haverá evolução a ministra Ester que nos recebeu aqui os deputados da frente parlamentar mista da educação diz que não há mais espaço fiscal para conceder algum reajuste este ano mas nós sabemos que quando o governo quer e este Parlamento quer e este Parlamento parece querer porque direitistas esquerdistas e centristas estão aqui defendendo o fim da greve Então tá na hora de o Parlamento com direitistas centristas esquerdistas ou quem não tem nenhuma classificação defender uma proposta que o governo traga para cá construída junto com a ministra ex o ministro hadad o ministro da educação para que a gente consiga achar o espaço fiscal necessário a fim de conceder algum reajuste ainda este ano que eu tenho certeza que feito isso essa greve findará e nós Voltaremos à normalidade da nossa educação o Congresso Nacional juntamente com o governo acha solução para tudo tá aí o caso emergencial do Rio Grande do Sul forçou que o governo encaminhasse para cá e que nós aprovem medidas emergenciais a fim de sanar aquela situação façamos o mesmo para findar Essa greve nós estamos aqui dispostos para ajudar eu tenho certeza que esse governo democrático ideológico quer e a gente tem que encontrar esta solução pergunto então para afar Presidente Só mais 10 segundos Presidente o ministro Haddad que é o dono da grana ele está disposto a encaminhar algo para o congresso juntamente com com a a gestão e a educação a fim de a gente abrir um espaço fiscal para conceder um reajuste ainda este ano muito obrigado Professor próximo inscrita deputada Franciane barre por 3 minutos bom bom dia Ministro Boa tarde eh sou deputada Franciane bair do Rio Grande do Sul eu teria muitas perguntas para fazer hoje algumas já contempladas nos colegas eh como bem O senhor falou são tantos problemas na educação mas eu preciso fazer um parêntese lembrar que o PT governou esse país por 16 anos e nós chegamos a esses problemas e bem como o senhor falou 4 anos não é suficiente para resolver mas eu preciso deixar todas as questionamentos que eu ia fazer para falar do meu estado da emergência do Rio Grande do Sul eu oficie o MEC mas eu não tive resposta ainda Por isso aproveito a sua presença aqui para trazer as dúvidas no site do MEC eh tem anúncios referentes ao Rio Grande do Sul uma página específica tratando sobre eles ali tem o crédito extraordinário para limpezas e pequenas reformas para as escolas eh afetadas via o programa dinheiro direto na escola o meu questionamento é esse valor já foi repassado ou quando estará disponíveis para as escolas e como chegará será via eh município via estado ou direto paraa escola Outro ponto Ministro essas escolas perderam mobiliário perderam livro perderam tudo algumas não t recurso para para repor os prefeitos estão pedindo socorro porque não tem como simplesmente limpar a escola e voltar às aulas porque não tem uma classe uma mesa uma cadeira pro aluno Existe alguma previsão específica para esse tipo de recurso M mobiliário livros a estrutura para funcionamento da escola e outro ponto Ministro É sobre o calendário escolar né Há ali o ponto sobre a flexibilização Mas como que vai se dar isso na prática nós temos hoje escolas que estão voltando mas escolas que não foram atingidas elas estavam com abrigos e as famílias estão voltando e elas estão voltando as escolas atingidas não tem nem previsão a minha cidade Canoas todo o lado oeste da cidade não tem previsão de voltar às aulas porque as escolas estão no estado que a água recé tá baixando a gente não sabe nem o que espera quando abre a escola e quanto a isso me preocupa a realização do Enem eh foi prorrogada a inscrição foi dada a isenção da taxa Mas se a data do Enem se mantiver para novembro os alunos gaúchos estudantes serão prejudicados nós estamos sem aula Eles não estão acompanhando os estudos já concluo eh nós precisamos uma previsão uma prorrogação nacional ou algo específico pro Rio Grande do Sul primeiro a gente não tem acho que nem estrutura escolar para realizar o Enem lá hoje né diante das escolas e o que que eu venho colocar aqui Ministro é socorra ao Rio Grande do Sul as pessoas focaram no momento da tragédia mas isso vai muito longe as escolas municipais as escolas estaduais para concluir Presidente as Universidades os institutos federais todos precisam de uma atenção e eu vou continuar aqui nesse Parlamento Toda vez falando para que o Brasil e o governo entenda o que nós estamos vivendo nós não vamos construir em um mês nem nesse ano isso vai levar tempo mas nós precisamos emergencialmente algumas ações para que o ano escolar de todos os alunos desde do ensino básico até o superior não seja prejudicado eu peço atenção nas respostas e se puder Ministro eh atenção ao meu Ofício e também ao Ministério a gente também pediu apoio para uma campanha de arrecadação de material escolar lá pro Rio Grande do Sul obrigada muito obrigado deputada Franciane f tá bem eh só dando uma uma uma notícia aqui eh até mesmo Ministro é de que essa comissão aqui atendeu ao pedido tanto da Fernanda mechona paraa criação da subcomissão para o Rio Grande do Sul tanto também da aprovação do grupo de trabalho que foi aprovado aqui meu requerimento de minha autoria e ambos serão ah ah instalados até a semana que vem para que a gente acompanhe também de perto sei que tem Várias escolas tanto em canos e outros locais extremamente afetados pra gente tomar a aí as medidas em conjunto e conseguimos ali colocar todos os deputados Rio Grande do Sul nas posições digamos privilegiados tanto de Presidência quanto de relatoria deputada Franciane deputada ania Ortiz Deputado Coronel zulo e Fernanda me quiona para que a gente realmente mostre um trabalho também da comissão de educação para o Rio Grande do Sul é o nosso compromisso aqui eh com esse estado né que que sofreu e está sofrendo bastante ah com relação ao tempo darei aqui a palavra pro rond que falar falar e logo após o o nosso Ministro o nosso Ok Artur Ok o nosso Ministro falará e encaremos o nosso tempo só que a próxima é a deputada professora Luciene por mais que esgotará o tempo passarei para ela para ela finalizar por ser uma professora Ok E aí nós finalizamos passo para o reimond eu quero cumprimentar a todos e todas cumprimentar o ministro Camilo Santana pelo por sua presença aqui sua sobriedade serenidade competência qualidade de sua fala e compromisso com a educação brasileira Ministro eu quero aqui eh eh ratificar aquilo que tem sido falado aqui pelo senhor de que a nossa Constituição nem a LDB nem o o o nosso a as diretrizes bases da Educação Nacional e nem mesmo o plano nacional de educação tem previsão para as escolas C cívico-militares mas é muito correto dizer eu venho do Rio de Janeiro H escolas militares e portanto tá bacana tá ok né mas o modelo é um modelo eh que não tá previsto constitucionalmente e depois só para reforçar o entendimento nós sabemos que cumprir ordens obedecer forma de forma cega vai na contramão das exigências da vida moderna e vai também na contramão de um processo de educação Libertador que é o processo que nós queremos para que meninos e meninas tenham na verdade a sua vida nas mãos né possam trilhar os seus caminhos tem que acrescentar meu tempo ali Presidente para eu dividir com a Carol dartora Ministro eu quero lembrar que nós vivemos uma grande inversão de valores e de entendimentos na verdade hoje dia dos namorados falar em família né Há muita gente aí de que Deus Pátria e família mas que não consegue conjugar família com amor não consegue conjugar igreja com fé a igreja nega a fé a família nega o amor o congresso nega a política e nós da educação muitas vezes temos que engolir que a gente tem que negar a ideologia educação é um processo ideológico porque ideológico vem de ideias as nossas ideias são colocadas é precisa saber que ideias são essas que é que nós colocamos então portanto não há nada de ruim de equivocado dizer que a gente tem um posicionamento ideológico Eu tenho um posicionamento ideológico e não abro mão dele e aí eu fico pensando Qual é o pensamento ideológico pra Extrema direita o pensamento ideológico paraa extrema direita é de destruição da educação e eu comprovo comprovo eu vou trazer aqui uma fala do ex-ministro velis ele dizia assim as Universidades devem ficar reservadas para a elite intelectual Então tava ali isso é um processo ideológico é um projeto ideológico eu quero dizer também do campo democrático Popular Qual é a nossa ideologia aí eu trago uma frase do Senhor Ministro do ministro Camilo Santana dizendo assim numa visita feita a São Paulo hoje nossa agenda de trabalho é em São Paulo encontrei o governador Tarciso Freitas debatemos questões educacionais relevantes para o Povo Paulista o MEC segue de portas abertas para dialogar para fortalecer o regime de colaboração com estados e municípios esse é o caminho paraa reconstrução da educ do nosso país Camilo Santana Isso é processo ideológico a gente não pode perder isso de vista a gente tem esse processo e depois por fim eu queria lembrar né que tá tem também alguns deputados que ficam falando mal dos seus estados É uma pena que o tempo acabou queria falar do meu Rio de Janeiro quanto avanço com esse Ministério da Educação pra educação pública do meu estado e da cidade do Rio de Janeiro Muito obrigado Deputado para continuar o tempo deputada dartora obrigada muito obrigada Quero cumprimentar o ministro Camilo e toda a sua equipe e dizer que a gente reconhece todos os esforços que esse Ministério vem fazendo para recuperar todo o desmonte que a educação do nosso país passou no último período mas quero aqui fazer uma fala de alguém que vem do Estado do Paraná e é um estado que tá no foco dos debates sobre educação porque é um estado que tá passando por um processo Violento de venda de mercantilização de privatização da educação inclusive no nosso estado e aqui Quero fazer um pedido Ministro que a gente precisa esse governo precisa talvez ter uma ação mais contundente com relação às escolas eh militares militarizadas porque reconheço que existe uma diferença entre escola para filho de militar e as escolas que estão passando pelo processo de militarização no meu estado por exemplo onde temos mais de 400 escolas passando por isso por quê Porque a gente vê essa mistura nef da doutrina do militarismo com o bolsonarismo com fundamentalismo de direita extremista evangélico com o movimento obsoleto inconstitucional que é o escola sem partido então a gente precisa olhar isso porque é através desse dessa conjunção nefasta que a gente vê a Perseguição que tá acontecendo contra professores ataques contra livros que estão eh no plano de livros didáticos né livros que estão no p nld livros como do Jeferson Tenório livros como da damila Ribeiro livros que tratam de temas importantíssimos pro desenvolvimento do Brasil eh Como por exemplo o combate ao racismo combate a LGBT e que é a mais fobia Então é isso que tá sendo atacado e essa mistura nefasta e por isso faço esse pedido para que a gente tenha uma ação mais contundente contra as escolas militarizadas que estão nas periferias e que inclusive demonstram eh situações que foram muito no noticiadas situações de racismo situações de assédio enfim Eh quero fazer também aqui uma fala eh sobre um dos temas apresentados para debate eh pelo nosso governo no G20 que é o tema da valorização dos trabalhadores da educação e aqui me somo Eh quero dizer que apoio todos os profissionais da educação os os professores e os técnicos do das instituições federais que estão se manifestando em favor dos seus direitos eu espero que o governo possa garantir o direito dessas pessoas que que constróem a educação do nosso país eh mas só para finalizar Eh quero dizer que a gente tem que olhar pra educação e pro processo de perseguição que os professores e aqui me coloco para falar como uma professora do Paraná os professores do Paraná estão sendo perseguidos pela pelo modelo de privatização que o governo Ratinho Júnior está impondo no Paraná perseguidos ameaçados Então eu acho que isso tem que ter um olhar do governo porque eh essa Educação do Paraná para concluir 10 segundos isso tem que ter um olhar do governo porque a educação do Paraná vem sendo vendida como a melhor Educação do Brasil mas a verdade é que a educação do Paraná carece os profissionais da Educação do Paraná estão adoecidos os filhos da classe trabalhadora do Paraná não estão tendo uma educação digna de qualidade e emancipadora muito obrigado obrigado deputada Senor Ministro responderia agora mas só vou finalizar com os deputados que o Senhor tem a última palavra e assim eu encerro com a palavra Professor lucina muito obrigada Presidente comprimentar o senhor Ministro queria aqui dizer do meu apoio do apoio do nosso mandato a esse movimento grevista e que a gente tá trabalhando para que haja uma solução para que a gente possa ter a retomada das nossas aulas quero dizer também e elogiar muito o programa de eh enfrentamento a erra erra praticação da do analfabetismo o programa da Eja que o governo tá lançando é extremamente importante e eu tenho muita eh esperança que isso vai trazer um salto na qualidade do nosso ensino e Ministro para finalizar minha fala que eu vou dividir meu tempo aqui com mais dois companheiros eu quero também parabenizar o ministério porque pela primeira vez no nosso país o ministério eh o MEC está fazendo uma pesquisa sobre a situação das educadoras infantis no estado do Brasil a gente ainda não tem os dados oficiais e pela primeira vez o governo federal está fazendo levantamento de como tem E como está sendo o enquadramento das educadoras infantis na carreira do magistério Isso é uma luta muito importante em defesa da Educação Infantil e gostaria de ouvir o senhor Ministro sobre essa questão do programa da Eja e da e também de todos os avanços na educação infantil vou dividir meu tempo Presidente com a deputada Alice e com o Deputado Mauro com a palavra deputada Alice Senhor Presidente senhor Ministro da Educação primeiro dizer que só acontece luta com oxigenação da liberdade e quero dizer que o MEC recebeu professores servidores que no dia de ontem o mgi passou uma proposta que me parece uma proposta que traz grandes avanços isso reconhecido nas falas dos sindicalistas Espero que estejamos caminhando para uma solução pactuada porque em período recente nós nem entrávamos no Ministério da Educação em período recente houve cinco ministros que defenestrar a historicidade da educação brasileira que quebraram as políticas verticalizadas do MEC inspiradoras da garantia de uma pirâmide Educacional funcionante do Brasil Então efetivamente foi a oxigenação da Liberdade que deu a garantia desse direito ser exercido e acredito que exercido responsavelmente furra CEF IFES Andes Espero que a solução esteja bem próxima né e aqui a minha solidariedade a essa luta de onde eu sou oriunda e o meu respeito e reconhecimento à negociação acontecida quero dizer que as políticas estão avançando obras paradas sendo retomadas não é garantias efetivas de recursos postos da Educação Básica garantias também de equipamentos fnd em Ação Parabéns ao me a Alice Tomou todo o seu tempo não vai infelizmente minut Senor pode falar um minuto já que o tempo de liderança não poderia exercer e eu compreendo o horário 30 segundos se puder também falar um minuto também eu era próximo só compartil deixa deixa eu falar com com o Mauro aqui continue depois a gente Senor Ministro é notório que o Ministério da Educação tem uma mudança radical no atendimento das pessoas Independente de cor partidária eh as os dados foram apresentados por vossa excelência que eu queria desses 30 segundos só eu como sou professor nion da Universidade Federal do Ceará dizer o total da Folha em 2019 62 bilhões 2020 64 66 67 não houve aumento algum nesse período eu não tive reajuste nenhum aqui é crescimento vegetativo da folha Se eu olhar para 2024 2 anos somente 2023 o que vai acontecer 2024 eu vou sair de 67 para 84 bilhões de reais ou seja é necessária a recomposição é necessário agora precisamos saber qual é a velocidade Ministro que poderá fazer esse dado passado paraa ministra ex mas realmente são 24% de reajuste que precisa ser considerado agradeço a complacência de OB Deputado Mao Daniel José está aqui estreando seja muito bem-vindo a esta comissão como titular chegou em um Dia excelente te dou aí seus 30 segundos só para caso o senhor queira utilizar a palavra OB Obrigado Presidente Obrigado também pela presença Ministro muito rapidamente né greves como essa que a gente tá vendo nas universidades federais elas continuam acontecendo E vão continuar sempre por dois motivos um pelo por conta da dos sindicatos de servidores que não querem servir e de grupos estudantis de alunos que não querem estudar isso sempre vai existir mas o segundo motivo é pela falta de sustentabilidade do modelo financeiro das Universidades públicas no Brasil eu fui Conselheiro na USP por 4 anos e ouvi de perto o quanto que um modelo de receita variável com custo fixo alto não funciona pras universidades federais e não vão funcionar eu queria sugerir pro Ministro e perguntar também o que tem sido feito a respeito da melhoria da governança das Universidades o próprio Ministro mencionou isso como a prioridade políticas públicas rapidamente Presidente com políticas públicas eh baseadas em evidências que são orientadas para resultados porque por exemplo a gente tem o ía o Instituto de matemática pura e aplicada no Rio que tem um modelo de governança próprio que funciona muito bem que não tem perda de cérebros que tem uma gestão fiscal responsável e o segundo ponto é é justamente ligado à parceria com o setor privado para pesquisas aplicadas que na Unicamp já representa 30% da receita Por que não levar essas propostas adiante eh e gerar uma maior sustentabilidade financeira pras universidades públicas federais do Brasil Obrigado Presidente Obrigado Deputado Daniel senhor Ministro para poder responder e já pode feer suas considerações finais esgotamos o tempo peço perdão inclusive mas o senhor tem a palavra não primeiro acho que ele saiu Deputado Gustavo Gaia gaer É Gaia gaer Gaia eh eu desconheço esse comportamento que aconteceu na conferência ele até falou Conselho Nacional e a conferência nacional de educação que foi um modelo democrático participativo de todos tem que lembrar que tem muita fake News hoje em dia então dizer que teve esse comportamento eu desconheço e acho que nós estamos cumprindo aí lembrar que uma coisa é o pne uma coisa é a conferência conferência organizada pelo fórum Nacional da Educação respeitando as conferências municipais respeitando as conferências estaduais e a conferência nacional é uma contribuição que a sociedade escuta para a elaboração do pne vocês o pne ainda não foi encaminhado para o Congresso Nacional portanto ninguém pode dizer que o pne isso ou aquilo estará em breve aqui nas mãos dos Senhores das senhoras vocês vão perceber a qualidade do documento que chegará a esta casa para avaliação dos Senhores e das senhoras com metas definidos com indicadores com objetivos com estratégia que é isso que o país precisa pros próximos 10 anos eu acho que o momento agora todos nós nos unirmos para um bom um grande plano nacional que seja exequível que se com metas que tenha um sistema de avaliação de acompanhamento para que a gente possa atingir as nossas metas depois vou destacar aqui em relação ao Rio Grande do Sul senhores e as senhoras sabem o compromisso do governo do presidente Lula esteve lá quatro vezes no Estado do Rio Grande do Sul não tem uma área que o governo federal não tem atuado Para apoiar e não é diferente na educação eu tenho qu um grupo de WhatsApp diretamente com os secretários municipais Eu já estive com o governador Eduardo Eduardo Leite com a secretária Raquel Estadual com a secretária da onim que representa todos os municípios eh eh eh do Estado já a Maristela já tive uma reunião recentemente lá com os reitores com as reitoras com os prefeitos de algumas regiões principalmente da região metropolitana Deputado portanto primeira coisa que nós fizemos foi a aprovação de uma resolução da flexibilização para não prejudicar o calendário escolar dos alunos do Rio Grande do Sul imediatamente já já pagamos repassamos para mais de 1300 toda a escola que solicitou o recurso do pdde que é apenas para limpeza inicial das escolas a medida provisória destinou 46 milhões para essas escolas né já foram eu Visitei inclusive São Cristóvão e São Jerônimo uma escola que já fez a limpeza já tava retomando as suas atividades né portanto já repassamos uma parcela Extra do pdde também para as escola fora aliás uma Antecipamos uma parcela do pedere e passamos essa parcela extra para cada escola eh do Estado municipal do Estado do Rio Grande do Sul e estadual também repassamos uma parcela Extra do penai do Programa Nacional de alimentação escolar que que o prefeito podia utilizar esse dinheiro para comprar cesta básica já toda repassada pros municípios para exatamente apoiar as famílias afetadas por essa que aqui eu quero me solidarizar com o povo Gaúcho depois repassamos mais 25 milhões PR os institutos Federais e universidades para fazer exatamente essa primeira limpeza essa avaliação que o grande objetivo inicial foi salvar vidas foi resgatar as pessoas eu fiquei até muito feliz porque sexta-feira estive com a secretária lá Raquel lá e 95% da rede estadual já tinha retornado à suas aulas abrimos uma aba no mec exclusivamente pro Rio Grande do Sul para que cada Prefeito e cada prefeita colocasse a sua necessidade se era livre livre didático se é Reforma a apenas 35 escolas foram foram foram solicitadas para reconstrução integral Muitas delas serão reformas ônibus escolares material escolar carteiras enfim e vamos ter hoje uma tarde às 5 horas da tarde teremos uma reunião com a Casa Civil para definir qual a gente não quer avaliar cada projeto de reforma a vamos passar a Vamos definir três padrões de reforma aquela aquela reforma vai precisar só de uma pintura e é cada e o prefeito vai vai vai declarar isso com valor fixo para para três níveis pra gente repassar imediatamente e paraas novas escolas também nós vamos passar integralmente 100% recurso para os município estado agora Tem situações que tem escola que não tem nem lugar porque a A Estratégia do prefeito Ah eu vou alugar um prédio Para retomar a aula enquanto eu não reconstruo a minha escola tem lugar que não tem nenhum lugar então a gente já tá com o modelo que vai ser apresentado hoje eu discuti isso com os prefeitos é um um um modelo um modelo provisório para Até que a a a a escola seja construída que as crianças não fiquem sem aula é a nossa grande preocupação retorno imediato das aulas ao Rio Grande do Sul em relação ao Enem nós isentamos a taxa flexibilizamos agora estamos acompanhando o percentual de alunos inscritos ampliamos aí a inscrição até sexta-feira vamos avaliar se Rio Grande do Sul vai precisar adiar e vamos avaliar Até lá a necessidade de fazer uma uma prova exclusiva pro Rio Grande do Sul Esse é o que nós estamos avaliando bom e vou finalizar aqui falar sobre a greve eh eu quero dizer e vou repetir aqui a meu posicionamento pessoal como Ministro acho que não havia motivo para essa greve repito porque depois de anos sem reajuste o governo federal deu um reajuste quase o Dobo da inflação no ano passado em 2023 reabriu todas as mesas de negociação com as categorias né e passamos no processo de avaliação e Eu repito aqui as categorias que estão aqui presentes nós esse governo reconhece o papel dos nossos servidores públicos federais das Universidades e dos institutos Federais e reconhece a luta né é justa a defesa que eles fazem em relação às melhorias não só melhorias salariais mas melhorias de custeio melhorias de investimento condições de trabalho e esse é o esforço que o governo federal tá fazendo em tão pouco tempo lembro vocês teram uma ideia o Mauro filho que tá aqui que é bom de conta só o efeito na folha de pagamento do orçamento do mecm dos novos por foi de mais de 8 bilhões no orçamento do MEC nós estamos falando que nós saímos de um orçamento de 72 72 bilhões de 2022 das universidades federais esse ano já é de 83 bilhões 11 bilhões a mais se nós colocarmos o anúncio mais 10 bilhões de investimento que vai ser para melhorar lá o laboratório que não tem na universidade os concursos públicos nós autorizamos melhorar a infraestrutura tanto para técnico o que tá se propondo aí na mesa negociação para servidores e docentes o impacto vai ser de 11 bilhões quando anualizar em 2026 nós estamos falando em 20 bilhões deais só para pagamento de pessoal de aumento no orçamento do ministério saí de 72 para 103 bilhões fora os aumentos que teremos no orçamento do ano que vem e do ano de 2026 para investimento para custeio gente então aqui ontem para dar o exemplo dos técnicos administrativos além das questões como a a r que vai ser regulamentada no grupo de trabalho as mudanças na carreira vão ter variações de aumento salariais com os 9% do ano passado até 2026 que vão variar de 26,8 para 46,5 Paulo filho eu desafio Qual foi a época que o governo fez um reajuste nesse nível é um esforço que o presidente tá fazendo que o governo tá fazendo que a ministria tá fazendo para recompor reconhec o trabalho e o papel da nossa Universidad Instituto federais é impossível nós resolvermos em tão pouco tempo todos os problemas que foram acumulados eu eu quero discordar aqui da deputada Carol com todo respeito deputada Carol não da deputada do Rio Grande do Sul Franciane que foi no governo do presidente Lula que tivemos os maiores avanços na educação pública desse país gente foi no governo deles que se ampliou as universidades federais nós tínhamos 140 antes do governo hoje nós temos 684 com mais 100 que nós estamos anunciando foi o governo do presidente Lula criou a lei de cotas que deu oportunidade para mudar a cara desse país dar oportunidade pro filho do pobre ir pra universidade e virar Doutor e virar médico foi esse governo que descentralizou os recursos é tudo que nós queremos não nós queremos avançar e com a política de alfabetização a política de escol tempo integral que é um modelo americano que é um modelo francês que o aluno passa o dia na escola que olha projeto de vida do aluno nós queremos que o aluno termine o ensino básico e para isso é uma série de política desde a questão da alimentação escolar é que é a garantia tem tem estudos que most que só em uma criança se alimentar bem melhora a qualidade da aprendiz Infelizmente eu sou de um estado eu sou de um estado Tá longe de ser um estado rico tá aqui o Mauro foi meu secretário como é que você pode imaginar o Ceará que é um estado pobre ainda da Federação tem a melhor Educação do ensino fundamental Será que é só dinheiro não é governança é diálogo é pactuação é colaboração é União eu nunca tratei um prefeito Independente de seu oposição muito diferente no meu governo como eu tenho desafio um governador e um prefeito nesse governo que tenha sido tratado Diferentemente Diferentemente pelo Ministério da Educação claro que nós estamos em visões diferentes claro que se esse for um governo eleito democraticamente pela maioria do povo brasileiro que tem estratégia e visão de mundo divisão de educação uma visão de educação crítica libertária democrática de acesso a todos e a todas E é isso que nós vamos defender nós estamos aqui numa passagem meus irmãos e minhas irmã porque eu também sou parlamentar eu sou político fui Governador fui deputado estadual Fui eleito Senador Fui eleito Governador mais votado desse país foi eleito Senador agora mais votado proporcionalmente desse país porque as urnas é que aprova ou não gestor são as urnas que dizem que se você for um bom gestor não os senhores quando é reeleito é que o povo aprova avaliação do trabalho de vocês eu tô aqui numa missão repito Presidente Nicolas para mim é a missão mais importante da minha vida eu tô longe dos meus filhos da minha família eu saio daqui toda vida sexta-feira à noite e volto domingo para trabalhar aqui com equipe de homens e mulheres que estão dedicadas todas técnicas professores doutoras mulheres pra gente poder contribuir quero muito a ajuda de vocês de cada um parlamentar mesmo com visões diferente faz parte da Democracia termos de visão diferente mas que nos respeitamos e pusemos construir juntos uma educação que Garanta a todo o povo brasileiro sonho com isso daqui a pouco eu passo Mas quero deixar uma semente poder ter contribuído nesses 4 anos para avanço porque nós pramos nos indignar com os indicadores e garantir que todo o povo brasileiro que as crianças e jovens desse país possam ter direito aprendizagem de qualidade possam ter direito à creche possam ter direito a uma escola pública de qualidade possam sonhar em ir paraa universidade e ter uma vida melhor para todos os brasileiros portanto eu agradeço aqui n ao presidente em seu nome a minha presença aqui na comissão virei quantas vezes vezes for for convidado para participar porque é o momento do Diálogo é o momento de apresentar e de prestação de contas ouvir as críticas dos Senhores e da Senhor eu gosto muito de ouvir crítica de ouvir sugestão de opinião ouvir as pessoas e é isso que a gente tem procurado fazer agradeço muito espero que a gente possa melhorar o orçamento do me do próximo PR gente poder investir mais na educação obrigado gente Obrigado Ministro Camilo Santana Ministro eh gostaria aqui de finalizar agradecendo posso só fazer uma um pedido rapidamente ao Ministro Ô Ministro nessa nesse intuito de deixarmos um legado tem a resolução 50 do Conselho Nacional de Educação que seria um atendimento educacional para nossas crianças adolescentes né que tem autismo no Brasil olha com carinho por gentileza peça para dar agilidade nós fizemos uma reunião com o senhor há uns qu meses atrás e aí voltou pro Conselho Nacional vamos deixar esse legado juntos as famílias autistas precisam e e é uma oportunidade que nós temos só responder aqui deputada eu não faz qu meses não mas mas eu ouvi as entidades fizemos algumas observações devolvemos pro Conselho Nacional eu tô pedindo aidade que ele retorne porque eu vou regulamentar eu vou aprovar a agora houve alguns question técnicos que foram foram devolvidos para ser avaliados eu vou dar um exemplo da importância que eu dou para para ess para esse tema que é um tema delicado S eu coloquei toda a minha emenda de Senador R 70 milhões deais pro meu estado para a questão do autismo toda ela então quero reconhecer aqui a importância desse tema que nós vamos trabalhar muito para que a gente possa garantir o acesso ao Apoio aos autistas nas escolas públicas desse país obrigado Ministro Obrigado deputada gre sendo assim senhores quero agradecer a todos vocês hoje Eu acredito que a comissão dê um exemplo de como né deve se se tratar eh o o ministro o ministério e quero finalizar aqui dizendo Ministro que hoje nós tivemos de fato diálogo não houve um sequer não houve um sequer eh alguma palavra de baixo calão ao Ministro e deixo aqui registrado não é somente o mérito dessa presidência Mas de todos que companha essa comissão porque ouvi diversos adjetivos aqui confesso até a minha presidência e e também aos Deputados de direita Deputados de divergência mas hoje de fato houve o livre debate houve o livre diálogo agradeço aqui ao Ministro a sua equipe ao secretário também executivo do MEC e espero né que a nossa Educação de fato tenha uma visão melhor e mais direcionada e técnica e firma aqui o ministro confirmou o compromisso de fazer um pne técnico e te agradeço por ido mas nada ass sindo a tratar declaro encerrar essa reunião Muito obrigado gra e deixe sempre em portugues do brasil. Coloque Introdução, e Subtitulos padrão H2. Utilize o formato HTML e Otimizado com SEO, não insira header de conclusão

Nikolás Ferreira – Comissão de Educação na data 12/06/2024

Neste artigo, falaremos sobre a atuação de Nikolás Ferreira na Comissão de Educação no dia 12 de junho de 2024. Vamos abordar os principais temas discutidos, decisões tomadas e impactos para a área da educação. Acompanhe a seguir todos os detalhes desse importante evento.

Nikolás Ferreira e sua atuação na Comissão de Educação

Nikolás Ferreira, um dos membros da Comissão de Educação, é conhecido por seu comprometimento com a melhoria do sistema educacional. No dia 12 de junho de 2024, ele teve a oportunidade de debater importantes pautas relacionadas à educação no Brasil.

Pautas discutidas na Comissão de Educação

Durante a reunião do dia 12 de junho, Nikolás Ferreira e os demais membros da Comissão debateram diversos temas relevantes para a área da educação. Dentre os principais assuntos discutidos, destacam-se:


  1. Investimento na formação de professores: Nikolás Ferreira defendeu a importância de investir na formação continuada de professores, visando aprimorar a qualidade do ensino nas escolas públicas e privadas.



  2. Inclusão educacional: Outro ponto debatido foi a necessidade de promover políticas de inclusão educacional, garantindo o acesso de todos os alunos à educação de qualidade, independentemente de suas condições socioeconômicas ou deficiências.


  3. Valorização da educação básica: Nikolás Ferreira ressaltou a importância de valorizar a educação básica, pois é nessa etapa que se formam as bases para o desenvolvimento educacional e social dos indivíduos.

Decisões tomadas e impactos para a educação

Após intensos debates e considerações, a Comissão de Educação chegou a algumas decisões importantes que terão impacto direto na área da educação. Entre as principais deliberações, destacam-se:


  • Aprovação de um projeto de lei: Foi aprovado por unanimidade um projeto de lei que prevê a destinação de mais recursos para a formação de professores e a melhoria das condições de ensino nas escolas públicas.



  • Criação de um programa de inclusão educacional: Também foi aprovada a criação de um programa de inclusão educacional, que visa garantir o acesso de todos os alunos a uma educação de qualidade, com estratégias específicas para atender às demandas de estudantes com necessidades especiais.


  • Incentivo à valorização da educação básica: Por fim, a Comissão decidiu incentivar a valorização da educação básica, promovendo campanhas de conscientização sobre a importância desse nível de ensino e propondo medidas para melhorar a infraestrutura das escolas e a formação dos professores.

Conclusão

Em resumo, a atuação de Nikolás Ferreira na Comissão de Educação no dia 12 de junho de 2024 foi marcada por debates produtivos e decisões que visam aprimorar a qualidade da educação no Brasil. Suas propostas e ações refletem o compromisso com o desenvolvimento do sistema educacional e o acesso de todos os alunos a uma educação de qualidade. Nikolás Ferreira continua sendo uma figura ativa e engajada na busca por melhorias na área da educação.

A importância da educação para o desenvolvimento social

Nikolas Ferreira, membro da Comissão de Educação, tem buscado constantemente incentivar políticas públicas que promovam o acesso à educação de qualidade para todos os cidadãos. Ele acredita que investir na educação é fundamental para o desenvolvimento social, pois é através dela que as pessoas adquirem conhecimento, habilidades e valores essenciais para uma sociedade mais justa e igualitária.

O papel da educação na formação de cidadãos críticos e atuantes

Ao participar ativamente de debates e projetos relacionados à educação, Nikolas Ferreira tem destacado a importância da formação de cidadãos críticos e atuantes. Para ele, a educação não se resume apenas à transmissão de conteúdos, mas também à reflexão e ao debate sobre questões sociais, políticas e culturais. Dessa forma, os indivíduos são capazes de exercer sua cidadania de forma consciente e responsável.

O desafio de garantir o acesso à educação de qualidade para todos os brasileiros

Nikolas Ferreira tem se dedicado a enfrentar o desafio de garantir o acesso à educação de qualidade para todos os brasileiros, especialmente os mais vulneráveis. Ele tem defendido a implementação de políticas que promovam a equidade e a inclusão no sistema educacional, visando diminuir as desigualdades e garantir oportunidades iguais para todos. Seu compromisso com a educação reflete a sua visão de um futuro mais justo e igualitário para o Brasil.

Nikolas Ferreira e sua luta pela educação de qualidade e inclusiva no Brasil

Nikolas Ferreira, membro da Comissão de Educação, tem se destacado por sua atuação em prol da educação de qualidade e inclusiva no Brasil. Sua defesa incansável pela garantia do acesso à educação para todos os cidadãos, sua visão de formar cidadãos críticos e atuantes, e seu compromisso em enfrentar os desafios e desigualdades do sistema educacional brasileiro são aspectos essenciais de sua atuação. Através do seu trabalho, Nikolas Ferreira tem contribuído significativamente para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, onde a educação seja verdadeiramente um direito de todos.

Fonte Consultada: Texto gerado a partir do Vídeo https://www.youtube.com/watch?v=RXaZaFxxgiE do Canal Nikolas Ferreira .