O que é Educação Especial numa perspectiva inclusiva

By | 20/05/2025



A Educação Inclusiva vai além da Educação Especial. Neste vídeo, vamos explorar como a perspectiva inclusiva abrange todos …

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educação inclusiva e educação especial numa perspectiva inclusiva Será que eu estou falando das mesmas coisas do mesmo conceito se essa é uma dúvida que você tem é muito importante que você preste atenção no conteúdo que eu vou trazer porque essa dúvida gera uma série de preconceitos e de Mitos sobre o que você acredita na educação e aí você não quer reproduzir conceitos que são anteriores você quer avançar pensando que a gente não quer deixar ninguém para trás não é mesmo se esse é seu objetivo Você tá no lugar certo eu sou Fabiana Lemi você tá aqui na inclutopia Então vem entender um pouquinho esse conceito porque eles são eles caminham juntos mas sim tem nuances bem diferentes para te explicar o que é educação inclusiva eu vou trazer aqui alguns elementos para auxiliar na sua compreensão vou até pegar aqui um pouco de lápis pra gente poder conversar Ah nós tínhamos uma compreensão que na educação eh a gente teria por exemplo Os estudantes típicos que seriam estudantes que t o mesmo padrão de aprendizagem como se todos os estudantes né fizessem parte de uma média e nós já sabemos já há muito tempo as pesquisas a neurociência já aponta que não existe essa homogeneidade na sala de aula não é mesmo nós temos Na verdade uma diversidade muito grande dentro da sala de aula pessoas que aprendem melhor ouvindo vendo conversando lendo lendo em silêncio e revendo escrevendo desenhando nós temos diferentes habilidades eh e capacidades na escola a educação inclusive entende né E ela ela perpassa aqui a nosso roteiro Nacional desde a Constituição de 1988 que diz que é direito de todo cidadão brasileiro direito à educação saúde e moradia certo se é direito a todo cidadão todos precisam estar dentro do sistema eles precisam estar dentro da educação o que acontece é que devido a uma série de questões muitos estudantes acabavam saindo do sistema de ensino por diversos fatores eh por diversas questões e um número muito grande de estudantes não Ava Esse sistema de ensino ficava do lado de fora mesmo querendo estar dentro eles eram impedidos de estar aqui no contexto Educacional falar de educação inclusive é um conceito mais eh voltado pros anos 2000 aqui no nosso país mundialmente você já tinha esse movimento mas começou-se um movimento muito forte de entender que esses estudantes que estavam fora do sistema eles têm o direito de estar dentro do sistema educacional e no nosso país a educação básica vai dos 4 aos 17 anos mas como a gente sabe não basta fazer uma lei para que as coisas comecem a acontecer não é mesmo e o que foi percebendo é que era importante que a gente foi percebendo é que era importante ter políticas públicas que eh trouxessem esses estudantes que estavam impedidos de acessar a Escola que tinha uma barreira dentro aqui da da matrícula e do processo de ensino que precisavam eles tentavam se adaptar furar as barreiras da escola e não tinham esse acesso garantido Essa é o que preconiza a educação inclusiva é o direito de todos estarem aqui dentro e aqui gente quando eu falo todos eu tô falando pensa na educação inclusiva como Algo Mais amplo eu estou colocando o direito dos estudantes quilombolas dos povos originários crianças com vulnerabilidade social crianças e adolescentes com vulnerabilidade social eu estou falando de pessoas que vivem em zona rural pessoas que vivem em áreas de violência ah estudantes que precisam eh sair da escola para frequentar o mercado de trabalho e pós-pandemia isso ficou mais nítido ainda em relação à necessidade de eu ter políticas que garantam o acesso o direito a todos e a cada um de frequentarem essa educação para todos isso é educação inclusiva O que foi se entendendo ao longo da trajetória Nacional eh do nosso país de Educação do nosso país é que dentre esse todos não é então eu tenho lá políticas voltadas para estudantes eh da zona rural políticas voltad para estudantes com vulnerabilidade social eu precisei ter eh a gente precisou ter políticas voltadas para estudantes com deficiência políticas voltadas para estudantes com Transtorno do espectro autista essas políticas não é é que são específicas para o público alvo da Educação Especial que antes né Vamos colocar ali década de 70 60 década de 50 do século passado eram feitas exclusivamente em escolas especializadas Então você tinha o sistema regular de ensino e você tinha o sistema especializado aonde esses estudantes frequentavam sistemas exclusivos de ensino quando eu falo o termo especializado a impressão que nós temos é que algo eh que era extremamente específico e que não poderia ser fornecido para outros locais mas na é por outros locais como escola regular com avanço da nossa compreensão o que que nós entendemos que as escolas exclusivas para além da educação traziam as questões terapêuticas e clínicas não é e quando eu falo por exemplo de uma educação do sistema educacional esses estudantes podem e devem estar aqui no Sistema Nacional de Educação o que não exclui a necessidade deles fazerem terapias Ah e todas as questões clínicas que eles têm direito mas não seria dentro da escola como nós fomos vivendo essa transição muito fortemente principalmente a partir da década de 90 do século passado a legislação foi se atualizando e toda a lógica do financiamento também então antes o estado ele fornecia né ele subsidiavam frequentem as escolas junto com todos os outros numa perspectiva de eu não deixar ninguém para trás então a Educação Especial na Perspectiva inclusiva é um conjunto de políticas normas procedimentos financiamento para que estudantes com deficiência e transtornos do espectro autista tenham oportunidades e que as barreiras que os impediam por exemplo de entrar na escola elas sejam quebradas Então hoje a gente tem uma maior Um maior número de estudantes matriculados na escola não é e agora o nosso grande desafio é qualificar a permanência desses estudantes porque todos que estão nesse sistema de ensino tem eh precisam ter a garantia e o direito a aprender a garantia e o direito de serem vistos em sua individualidade em suas potencialidades e no seu crescimento e desenvolvimento pessoal eu espero que esse vídeo te ajude a diferenciar as questões Então eu tenho a educação inclusiva como um princípio norteador da Educação Básica brasileira né aonde eu tenho diferentes ações e programas para que os estudantes eh acessem permaneçam E aprendam na escola e eu tenho a Educação Especial na Perspectiva inclusiva que é um eixo de é um eixo um programa dentro a desse princípio maior que é o acesso à garantia de direito a todos os cidadãos brasileiros Espero que você tenha eh aprendido e entendido um pouco mais sobre isso vou deixar aqui abaixo duas legislações complementares tá para você a na verdade duas legislações principais para você conhecer que é a própria normativa da Educação Especial na Perspectiva inclusiva então vou deixar aqui a política nacional para você acessar e e vou deixar a Lei e a lbi que é a lei brasileira de inclusão que é a lei 13146 que tem um capítulo específico sobre educação para você ter como base como referência Ah mas antes de eu embora deixa eu te falar uma coisa você sabia que é muito importante além de você compreender todas as questões que envolvem a educação e especial numa perspectiva inclusiva eh para que você realmente traga todo esse repertório potencialize em aprendizagem pro seu aluno pra sua aluna você precisa conhecer um pouco mais sobre esse público alvo e aqui na inclutopia nós temos um curso chamado conhecer para incluir ele é um curso eh bem dinâmico de curta duração ele tem 3 horas de aulas gravadas aonde eu vou te apresentar as diferentes deficiências vou te apresentar né as características opções dentro da questão escolar porque eu tô falando de uma visão escolar e não clínica e também tem a questão do transtorno do espectro autista para você ter um Panorama geral O link tá aqui abaixo para você poder conhecer esse produto que vai te ajudar bastante na compreensão do seu estudante da sua estudante aí dentro da sua sala de aula combinado te espero nos próximos vídeos um grande abraço até a próxima

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