O que mudou no Novo Ensino Médio | 🔥 Esquenta 📚 Maratona LDB

By | 14/05/2025



Aprenda o que mudou na LDB com a Lei nº 14.945/2024 e como isso cai nas provas. Você vai entender a nova carga horária, …

O que mudou no Novo Ensino Médio | 🔥 Esquenta 📚 Maratona LDB/a>

Olá, boa noite, amoras e amores. Tudo bem com vocês? Eu sou a professora Késia Montezuma, sou professora de conhecimentos pedagógicos e de legislação educacional para os concursos nas carreiras educacionais. É com muita alegria que eu recebo vocês hoje aqui no canal do Pedagogia para concurso. Hoje para trabalharmos um assunto muito importante, um tema que é recorrentemente cobrado nos editais e que tem uma especificidade que foi uma atualização. Como eu falei pra vocês ontem, tudo que é atualização em legislação é um prato cheio pras bancas. Então, por isso, nós vamos trabalhar juntos o novo ensino médio e as alterações referentes a essa etapa tão importante da educação básica. Então, sejam todos muito bem-vindos aqui ao nosso momento de preparação no pedagogia para concurso. E eu quero eh dar boas-vindas a todos vocês. Primeiro, agradecer a presença de cada um que reservou esse tempo. Não é fácil. Estamos terminando aí a semana. Eu tenho certeza que vocês tiveram uma semana muito agitada. com muitos compromissos, responsabilidades, eh atribuições, mas reservar esse tempo para tá aqui ao vivo comigo pra gente trabalhar esse tema. Então, ó, olhando ali já no chat, dando boa noite pra Aninha, pra é Mir, eh, Josilda, Michele, boa noite a todos vocês que estão interagindo. Magda, essa Magda. Magda, você é minha cunhada? Se for, é sim, ó, minha cunhada, olha só, me prestigiando aqui. Um abração para você. Manda um abração pro meu irmão, viu, Magda? Magnólia também tá aí. Boa noite para todos vocês que estão conosco. Coloca aí para mim, ó. A Jose já colocou, tá falando lá de Macapá. Jose, eu vou voltar em Macapá ainda para ver depois desse tempo todo o quanto que essa cidade continua muito maravilhosa, viu? Boa noite aí para quem tá falando conosco do Brasil inteiro, tá? agradecer demais a presença de todos vocês aqui conosco. E olha, eu quero começar eh também, né, já agradecendo a vocês, dando boas-vindas, mas eu quero eh fazer um combinado com vocês, tá? Se você chegou aqui no canal hoje ou nos acompanha, mas ainda não tá sabendo da novidade, temos uma novidade, temos algo bem interessante para convidar vocês, que é a nossa maratona LDB. Tá sabendo que de 12 a 14 de maio, ou seja, semana que vem, segunda, terça e quarta-feira, nós teremos um uma maratona LDB. Vamos trabalhar com vocês essa lei que é a lei mais importante da educação nacional e que pode fazer a diferença na sua aprovação. Será um evento 100% online e gratuito. Você só precisa se inscrever. E aí, ó, já tá aparecendo aí para vocês no comentário o link. clica nesse link, faz a sua inscrição. Ó, aí o QRC tá aparecendo na tela para vocês. É só clicar, faz a sua inscrição, preenche os dados direitinho e entra no nosso grupo exclusivo do WhatsApp. Sabe por quê? Porque é por lá que você vai receber o link das aulas, que você vai receber os materiais, os slides que vão ser trabalhados nas aulas, os simulados que vão fazer parte dessa maratona. Então, ó, você precisa entrar no grupo, depois de fazer a sua inscrição, você tem que garantir o recebimento de todas as informações e vão ser dadas por meio do grupo do WhatsApp, tá bom? E aí, ó, se você não fez ainda sua inscrição, corre, garanta a sua vaga, porque será um super evento. Eu tenho certeza que a forma que nós preparamos as aulas para vocês, os materiais que vão ser disponibilizados, vão fazer muita diferença na sua preparação. Então, eu conto com a presença de vocês aqui, ó. Só relembrando, semana que vem, de 12 a 14, aqui no canal do Pedagogia para concurso, tá bom? Tá tudo bonitinho aí para vocês na tela. É só clicar, fazer a inscrição e aproveitar, porque vocês terão as melhores estratégias, eh, as melhores dicas nesse evento que nós preparamos para vocês, tá bom? Certinho? E hoje, hoje a gente vai fazer o quê? Hoje a gente vai aquecer, aquecer esse evento. Não vamos fazer igual ontem, não, igual o Henrique falou que não foi um aquecimento, foi uma fogueira, mas foi muito bacana. Foi um tempo assim um pouco maior do que a gente costuma fazer, mas a gente entregou para vocês muito conteúdo relevante e eu tenho certeza que ele vai ajudar vocês aí com os temas que nós trabalhamos ontem sobre essa lei tão importante que é LDB. E hoje a gente vai dar continuidade trabalhando com vocês o quê? Acompanha comigo aí na tela. Vamos trabalhar o novo ensino médio, esse que foi alterado recentemente, tá? E essas alterações são alterações muito importantes. Então vocês precisam saber de fato que mudou para poder vocês estarem preparados para gabaritar as questões de LDB. Mas antes, ó, vou fazer outro combinado. Vou deixar aqui para vocês o meu que é Késia Montezuma, tá bom? Késia Montezuma. Você me acha lá no Instagram por meio desse arro, tá bom? E o que que eu quero combinar com vocês? Hoje a gente vai fazer uma aula um pouco diferente da de ontem, tá? E não é só na duração dela, não, tá? A diferença é que ontem a gente fez uma aula muito descritiva, né? a gente trouxe e pontuou ali muitas das alterações, trazendo a literalidade do artigo, trazendo para vocês ali a redação fria da lei, vamos dizer assim, mas deixamos dicas importantes, fizemos até um esquema para facilitar a compreensão de vocês. Hoje a dinâmica vai ser um pouquinho diferente. nós vamos é construir juntos por meio de esquemas as informações mais importantes que estão eh alterando a organização curricular do ensino médio, tá bom? Então, ó, voltando lá e por que que eu falei que eu vou deixar o meu arroba aqui para vocês? Porque eu quero que você mostre para mim lá no meu Instagram e marque o Pedagogia para concurso, anotando, construindo junto com comigo aqui as informações mais importantes, tá bom? Você vai colocar lá essas informações, vai colocar o @quamontesa, vai colocar o ardopedagogia para concurso e vai mostrar para mim que você fez junto comigo, que você fez uma aprendizagem ativa, construindo aí as informações, tá bom? Certinho? Então vamos lá. Ó, aqui tem para vocês um pouquinho da minha trajetória profissional. Se você ainda não conhece qual é a minha formação, qual é a minha experiência, tem esse slide aqui para você saber um pouquinho mais sobre mim, tá bom? Depois dá uma lida com carinho. E aí, ó, aqui o que a gente vai trabalhar? O novo ensino médio e fazer exercícios que já estão cobrando essas informações, tá bom? Então, vamos lá, ó. Primeira coisa, eh, uma lei para ser alterada, somente uma outra lei é capaz de fazer essa alteração. Então, a lei 14.000, ó, 14.945 de 2024. O que que essa lei fez? Ela revogou. Eu vou botar assim, ó. Revogou. o quê? Alguns dispositivos. Então, ela revogou dispositivos, tá? De que lei? Da lei 13.415 de 2017. Essa foi a primeira lei que alterou a organização curricular do ensino médio. Então, contextualizando para você rapidinho, lá em 2017, depois de estudos e principalmente dos resultados da avaliação do SAEB, que comprovaram ali a estagnação do ensino médio, eh os eh responsáveis ou as pessoas que estão à frente da educação pensaram assim: "Ó, bom, a gente precisa fazer alguma coisa para dinamizar esse ensino médio, para tornar ele mais atraente, para que os alunos possam de fato aprender, assimilar esses conteúdos, que os resultados sejam favoráveis tanto nas avaliações como para, de fato, esses a eh estudantes vivenciarem na prática os aprendizados do ensino médio. Então eles resolveram mudar. Então, a primeira lei que alterou a organização curricular do ensino médio foi essa, a 13.415 em 2017, tá? Então essa lei que é a 14.945 1945 revogou alguns desses dispositivos aí que eh trouxeram essa nova organização para o ensino médio, mudando novamente algumas coisas que já haviam sido mudadas, tá? E o que que ela mudou? É o que a gente vai ver agora. Mas antes da gente iniciar, olha o que que é importante você saber quando falar de currículo do ensino médio, o que que você precisa saber? Olha aqui, ó. Você precisa saber que o currículo e aí, ó, vou colocar aqui currículo do ensino médio. O currículo do ensino médio, ele vai estar sendo formado, ele é constituído por duas partes interligadas entre si. A primeira delas se chama formação geral básica. Essa formação geral básica, nada básica. Aqui, ó, botando básico aqui, ó. formação geral básica, ela é nada mais nada menos do que a nossa tão querida e importante também BNCC. Deixa eu ver, dá para ver legal. Pronto, essa cor dá para enxergar bonitinho. BNCC, tá? É a formação geral básica vai ser a BNCC. A outra parte que é e que constitui soma-se a esse currículo do ensino médio são os chamados itinerários. Olha aqui, itinerários formativos. Os itinerários formativos vão complementar os conteúdos mínimos que vão ser trabalhados aonde? Na formação geral básica. Então, todos os estudantes do ensino médio, seja qual for o sistema de ensino que ele tiver vinculado, a escola que tiver atrelada a esse sistema de ensino, esse estudante vai ter uma formação geral básica. E essa formação geral básica é que é a BNCC, que lá no artigo 26 fala do currículo da educação básica. Então tem uma nomenclatura específica para o ensino médio, mas nada mais é do que a BNCC na formação geral básica. E no e os itinerários formativos, eles representam quem nessa organização eh curricular do ensino médio que faz parte da educação básica, a parte diversificada, certinho? A parte diversificada. Então essa parte diversificada, ela complementa e enriquece a Base Nacional Comum no ensino médio que possui essa nomenclatura, tá? Formação geral básica e itinerários formativos. Isso aqui, ó, é muito, mas muito, muito, muito importante que você saiba, tá? E aí, ó, presta atenção. Quando a gente fala de ensino médio, já lá em 2017, houve a previsão do quê? Do aumento da carga horária. Aí eu vou colocar aqui para vocês, ó. carga horária. Carga horária. E aí lá na eh lei em 2017 já tinha a previsão do quê? D essa ampliação da carga horária mínima para esse ensino médio. E aí ficou determinado lá a época que essa carga horária devia ser de no mínimo o quê? 1000 horas por ano. Então, olha só como é que é a carga horária lá no ensino médio. Ela vai ser uma carga horária, ó, deixa eu colocar aqui, mínima. Eu vou até colocar assim, ó, porque fica legal para chamar sua atenção, tá? Uma carga horária. Desculpa, gente. Aí, vamos lá. Mínima. Ih, ficou estranho. Pera aí que eu vou arrumar. Não gosto dessas coisas bagunçada não. Vamos lá. Aqui, ó. Cargo horária mínima de quantas horas? Mínima de 1000 horas. OK. Ficou previsto lá. E atualmente é isso, distribuídas em um mínimo, olha que que coisa importante, um mínimo de 200 dias. Os dias não foram alterados nem lá em 2017 e nem quando essa lei a eh 14.945 reafirmou. Então, ó, muito cuidado, porque o que que a as bancas podem querer eh induzir você ao erro? Dizer que houve mudança, tá? Então é 1000 horas ano e a gente tá falando dessa carga horária anual, 1000 horas ano distribuídos em 200 dias. O que que a lei estabeleceu aqui? Tá? Ela estabeleceu que essa carga horária aqui anual, ó, essa aqui, ela deverá, ó, ser progressivamente ampliada para, ó, ampliada. Vou botar assim, ó, ampliada progressivamente, tá? para quantas horas vai ser ampliada progressivamente para 100 horas. É isso que a lei determina, tá, em relação a essa carga horária, que ela deve ser ampliada progressivamente para 100 horas. E aí, olha só que coisa interessante, presta atenção. Lá em 2017, isso já estava previsto, tá? foi dado um prazo para sistemas de ensino se adequarem, um prazo de 5 anos, tá? Em 5 anos, todos os sistemas de ensino teriam que estar com essa carga horária, ou seja, lá em 2022 todo mundo teria que estar. Atualmente não tem mais prazo para adequação dessa carga horária. Todo mundo tem que tá com no mínimo 1000 horas em todos os sistemas de ensino, certinho? E aí a o aumento progressivo já tava estabelecido para 100 horas, tá gente? Mas só que lá em 2017 ficou algo assim eh vago, porque não houve uma determinação de tempo, tá? ficou algo assim, ah, tem que ampliar o que que essa lei recente, que foi a de 2024, a 14945, estabeleceu que essa ampliação deve obedecer o quê? os prazos e as metas estabelecidas no Plano Nacional de Educação. Você sabe que o nosso atual Plano Nacional de Educação foi prorrogado até 31 de dezembro de 2025. Ele era para ter sido finalizado agora o ano passado, né, na verdade em 2024, mas em função de diversas questões, ele foi ampliado. Tá valendo até 2025 agora em 31 de dezembro. OK? O próximo vai estabelecer esses prazos e metas para que os sistemas de ensino ampliem essa carga horária e aí os sistemas de ensino vão obedecer. Então agora não é algo mais solto, tá vinculado a esse Plano Nacional de Educação. OK? O que nós sabemos, o que a lei determinou que deve ser quando, de acordo e como, né? Quando e como? De acordo com o próximo Plano Nacional de Educação, os prazos e as metas estabelecidas nele. Entendido isso? Então, atualmente, como é que é? 1000 horas, mínimo de 1000, distribuídas em um mínimo de 200 dias, certinho? Aí, então, ó, olhando aí no chat, até aqui, você tá compreendendo? Legal, sobe um joinha e eu vou aproveitar inclusive para dizer que a gente já tá com mais de 200 pessoas e eu tô só com 22 likes. Será? Atualiza aí para mim essa página. Deixa eu ver se tá a mesma quantidade de likes, se a aula tá sendo boa para vocês. Se você tá compreendendo até agora o que que eu já mencionei, já dá um joinha aí para eu saber que você tá acompanhando direitinho o que a gente propôs aqui para vocês, beleza? Obrigada, Maria. Legal. Vamos lá, voltando pro nosso material, ainda em relação a essa carga horária, olha o que que é importante a gente colocar aqui. Eu vou dar continuidade, vou colocar aqui, ó, porque isso aqui é o pulo do gato. Cargo horária. Horária. Olha só, isso aqui é o pulo do gato. Por quê? Olha só o que que a legislação eh definiu para o ensino médio. A carga horária, se a gente for lembrar aqui, ó, presta atenção. Se a gente for lembrar, se o ensino médio tem duração mínima de 3 anos, qual será o total dessa carga horária? Olha aí, conta básica. No mínimo de 3 anos, será de quê? 3.000 horas, tá? Essas 3.000 horas, ela foi organizada da seguinte forma. Presta atenção. O que que a lei definiu? Dessas 3.000 horas, desse total de 3.000 horas, 2400 horas vai ficar destinada pra chamada o quê? Formação geral básica. Então, ó, no total 2400 horas, OK? E para os chamados itinerários formativos, os itinerários formativos vão ficar com a carga horária de 600 horas. Isso não soma 3.000. Olha aí, faz essa conta. Itinerários. formativos. Então, é assim que deve ser distribuída essa carga horária, tá? Então, vai ser 2400 horas no mínimo aí para essa formação geral básica e 600 horas pros chamados itinerários formativos. Só que aqui vai ter um asterisco. Olha aqui, vou colocar aqui o asterisco, tá? E aí, como que vai ser esse asterisco? Por quê? Lá nos itinerários formativos, e nós vamos ver daqui a pouquinho, tá? Nos itinerários formativos, vou colocar de preto, vai existir o itinerário formativo da chamada formação técnica e profissional. Ess esse itinerário formativo aqui, ele vai ter uma carga horária diferente. Quando o estudante optar por esse itinerário formativo, aí a formação geral básica para ele vai ser de 2100 horas no total, OK? Na duração dos 3 anos, 2100 horas. E os itinerários formativos. Ah, eu não botei aqui, ó, 2.000 para a formação geral básica, essas 2100 horas. E para os chamados itinerários formativos, é só você fazer a conta bonitinho, né? Quanto é que falta aqui para completar as 3.000 horas de de duração do ensino médio? Vai faltar quantas horas? Ai gente, é azul aqui, ó. Vai faltar 900 horas e essas 900 horas vão ficar destinadas pros chamados itinerários formativos. Certinho? Olha que bacana. Isso aqui é o pulo do gato. Isso aqui é que foi alterado em relação aquilo que tava definido lá na primeira lei que modificou e que trouxe esse chamado novo ensino médio. Então isso aqui você tem que, ó, memorizar porque já tá caindo para caramba nas provas. essa diferença. Então, é somente lá nos itinerários formativário formativo, no itinerário formativo da formação técnica e profissional, que essa carga pode ser manejada. Mas o que que acontece? O máximo que pode acontecer é isso. Não pode aumentar, tirar mais horas lá da formação geral básica e jogar pro itinerário formativo, não. O máximo é esse valor, é esse percentual, esse quantitativo de 300 horas. Pode botar 400? Não pode botar 200, pode tá aí uma articulação do sistema, mas não pode ultrapassar essas 300 horas retirada da formação geral básica e alocada no itinerário formativo específico da formação técnica e profissional. Entendido isso? Bacaninha. Tô vendo vocês aí. Beleza? Isso aí é o que vai acontecer, tá bom? E aí, definida essa carga horária, aí vem o quê? Vou colocar lá para vocês. Vai vir a organização curricular propriamente dita. E aí, o que que nós vamos ter? Vamos ter as chamadas. E aí, deixa eu só ver aqui. Ah, tem, ó, nós vamos ter as chamadas o quê? dessa organização curricular. No ensino médio, nós vamos ter as chamadas áreas do conhecimento. Olha que bonitinho. Áreas do conhecimento. Sabe quantas áreas no ensino médio nós teremos? Nós teremos quatro áreas do conhecimento, tá? Que vão estar presentes aonde? Na chamada formação geral básica. Aí a primeira área é denominada de linguagens e suas tecnologias. Olha aqui. Linguagens. Eu vou botar assim, ó. linguagens e suas tecnologias. Gente, presta atenção, ó. Deixa eu falar. Eu costumo falar nas aulas o quê? O que que eu costumo falar nas aulas? Eu costumo falar nas aulas que eh linguagem e suas tecnologias, quando a gente fala assim, ó, lá no ensino fundamental, o currículo também está organizado em nas chamadas áreas do conhecimento. A BNCC vai trazer as áreas do conhecimento para o ensino fundamental. No ensino médio, as áreas do conhecimento, elas têm nome e sobrenome. Então, lá no ensino fundamental, uma das áreas do conhecimento se chama linguagens. Como que você vai diferenciar se a área do conhecimento é do ensino fundamental ou é do ensino médio? Porque no ensino médio tem nome e sobrenome. O nome da área é linguagem, o sobrenome e suas tecnologias, tá? Presta bastante atenção nisso. Precisa vir essa extensão no nome da área do conhecimento no ensino médio. Então, a primeira lá que aparece na organização é linguagens e suas tecnologias. O que que mudou? Mudou que a nomenclatura passou a trazer mais um termozinho para essa denominação, tá? Para essa nomenclatura da área. Acompanha aqui comigo, ó. Linguagem e suas tecnologias. O quê? Integradas. Passaram botar assim, ó. Integradas. Quem? As linguagens, né? Pela. Olha só que interessante. Aí vem o que a lei chama do quê? Dos chamados componentes curriculares que integram essa área. Aí a primeira vai ser o quê? vai ser língua portuguesa e suas o quê? Suas literaturas. OK? Isso aqui, ó. Tá? E a engoli o negocinho aqui. Vou fazer um pouquinho menor, tá? Para não ficar faltando aqui, ó. Vou vir para cá. Vou trazer a setinha um pouquinho para cá. Pronto. A primeira vai se chamar língua portuguesa e suas literaturas. Esse é o primeiro ou um dos componentes curriculares dessa área de conhecimento. Aí vai ter também dentro dessa área de conhecimento que é maior, que é abrangente, que vai agregar esses componentes curriculares que possuem afinidades entre si. Vai vir quem? Ó, aqui outra língua, só que é a língua inglesa, OK? Por quê? Porque a LDB já estabeleceu, A LDB já estabeleceu o quê? Que a língua obrigatória para o ensino médio vai ser a língua inglesa. Então, ela tá nessa área de conhecimento, tá? Depois vem ainda como área de conhecimento quem? artes, quer dizer, arte, componente curricular, arte e também o componente curricular, educação física, OK? Educação física. E aí, ó, eh, nós vamos colocar aqui, ó, todos esses são os chamados componentes curriculares dessa área de conhecimento, tá? Então, a nomenclatura ficou assim. Então, houve uma pequena alteração trazendo aí, né, essa eh nomenclatura de linguagem, suas tecnologias integradas pela por esses componentes curriculares aí lá na língua portuguesa e suas literaturas. Lembrando sempre o quê? que eh lembrando sempre que eh nós vamos sempre estar trazendo lá na língua portuguesa a possibilidade do uso da língua materna pelas comunidades indígenas, tá bom? Essa é a primeira, vou até colocar aqui, ó, primeira área do conhecimento, OK? Depois dela vai vir quem como área de conhecimento? Vou botar aqui, ó, matemática. Matemática e suas o quê? Tecnologias. O quê? Matemática e suas tecnologias. Lembrando que a matemática e suas tecnologias, ela vai tá sempre o quê, gente? eh integrada ou colocada pelo componente curricular de quem? Da própria matemática, certo? É matemática e suas tecnologias. E quem vai ser o componente curricular da matemática? A matemática, OK? A própria matemática. Então, matemática é área de conhecimento e também componente curricular. Belezinha? E aí, ó, eh, Vittor, o pessoal tá colocando aí no chat que não tá ouvindo o som. Tá saindo aí direitinho, gente. Coloca aí quem tá ouvindo direitinho, tá joia? Então, ó, eh, o casto pode ser um problema aí no seu equipamento, tá bom? Então, já foi aqui. Matemática é o segundo, a segunda área do conhecimento. Aí agora a gente vai para quem? A gente vai pra terceira. São quatro áreas, tá bom? Vamos pra terceira. A terceira vai ser quem aqui, ó? Vai ser ciências. Ó, ciências. da natureza. Ciências da natureza e suas botar aqui e suas tecnologias, tá? Ciência da natureza e suas tecnologias. Que que a gente vai colocar aqui de ciências da natureza e suas tecnologias? Integrada, ó. inte gradas aos componentes curriculares aqui. Quem vão ser esses componentes curriculares, gente? Aqui, biologia. Deixa eu só ver. Botei de preto aqui, ó. Biologia. Biologia. Quem mais? Física e química. Certinho? Foi aqui. E a última área de conhecimento aqui vai ser quem? Ciências humanas. Ó, ciências humanas. Ciências humanas e sociais aplicadas. Ó, sempre o quê? Integradas. A quem? Aos seus componentes curriculares. Aqui nós vamos ter quem de componentes curriculares? Nós vamos ter filosofia. Filosofia. Nós vamos ter geografia. Nós vamos ter história e nós vamos ter sociologia, OK? São esses, certinho? Sociologia vamos ter. Belezinha? E aí, ó, pra gente fechar, eu, deixa eu só colocar aqui, ó, pra gente poder fechar, nós vamos para os chamados o quê? Deixa eu ver. Sem mais um. Não tem. Ih, vai faltar slides. Mas vamos lá, ó. Daqui a pouco meu apoio técnico vai me ajudar a colocar mais um slide aqui, tá bom? E aí, olha só, vamos lá, vamos colocar aqui os chamados itinerários formativos. Vou colocar bem pequenininho aqui, ó. Itinerários formativos. Vamos lá pros chamados itinerários formativos. Nós vamos ter cinco, tá? Aqui itinerários formativos. Vamos lá. Qual é o primeiro desses itinerários formativos? Número um, linguagens. Ó, linguagens e suas tecnologias. botar assim, tá? Dois, matemática e suas tecnologias. Belezinha? Terceiro, ciências da natureza e suas tecnologias. E aí, gente, você vê aqui não tem mais o termo integrado, tá? E aí, ó, Jose Jazinho, te respondo isso aí que você tá perguntando, tá? Ciências da natureza e suas tecnologias e ciências, ó, humanas e sociais aplicadas. OK. E por último, o chamado quem a itinerário formativo da formação técnica, formação técnica e profissional, tá? E quem vai definir quais são esses cursos que vão fazer parte desse itinerário formativo é o catálogo nacional de cursos técnicos. Lá estão os cursos que poderão fazer parte desse itinerário formativo. Deixa eu só arrumar isso aqui que ficou esquisito, tá? Formação técnica. Belezinha. Então são esses aqui. E por que que eles têm os mesmos nomes? Porque como eles vão complementar ali a formação geral básica, essa nomenclatura vai tá alinhada, tá? Então isso aí é importante, tá? pra gente poder eh fechar essas informações. E agora, por último, existem algumas especificidades que vocês já estão colocando aí, tá? Então eu vou colocar assim, eh, que são uns pontos que precisam ser dadas atenção. E aí o primeiro que a lei traz desses pontos importantes, e aí eu vou fazer bem assim, ó, pra gente fazer uma separação. Vou colocar aqui, ó. O primeiro deles, desses pontos aqui, é o quê que eh de a escola deverá, na verdade, o sistema de ensino, né, vai juntamente com a escola vai ter uma oferta, olha aqui, de, presta atenção, no mínimo, tá aqui, ó, no mínimo dois o quê? Itinerários formativos. E aqui, ó, por estabelecimento de ensino, tá? Ou escola. Belezinha? Então, ó, a escola tem que oferecer no mínimo dois, porque se esse estudante tem o chamado protagonismo juvenil, que ele vai escolher ali um itinerário formativo que mais eh condizente, né, com seu projeto de vida, com aquilo que ele pretende pra sua formação profissional, paraa sua inclusão no mundo do trabalho, é O que que acontece? Não tem como você dar um único, porque se você a escola oferecer um único, não há escolha. Então, no mínimo tem que ser dois, tá? Outra informação importante que a gente tem que colocar aqui é em relação ao quê? Que os estados manterão em cada município uma escola pública que oferte o ensino médio regular no turno noturno, tá? Então essa informação é importante aqui também, tá bom? Estados, os entes federados, os estados, eles têm que oferecer, eles manterão, tá? Manterão em cada município desse estado. Então, pensa aí no estado, por exemplo, que tem bastante municípios, o estado de São Paulo, tá? manterão eh em cada município, ó, município, manterão em cada município pelo menos uma escola pública, uma escola pública que oferte o ensino médio noturno, o ensino médio regular, tá? Botar aqui, ó, ensino médio regular. Tá? Tá entendendo aqui? Regular noturno. Noturno, certinho? Noturno. Noturno. Belezinha. Certinho. E a outra coisa importante aqui, ó, eh, que eu vou responder aí agora. Eu esqueci o nome que perguntou para mim, tá? Eh, o sistema de ensino, eles poderão ofertar outras línguas estrangeiras. Mas preferencialmente vai ser o espanhol. Só que eles poderão e aí esse poderão dá o quê? A ideia de eh opção, tá? é, vai ser optativo, não é obrigatório. Em relação à oferta da língua, a obrigatoriedade é em relação à língua inglesa. A, os sistemas podem ofertar outras línguas estrangeiras, podem. Aí a lei fala em preferencialmente o espanhol, tá bom? E aí a gente precisa ter esse olhar e ter esse cuidado, certinho? Outra informação importante aí é que o ensino médio ele será ofertado presencialmente, tá? Podendo ser excepcionalmente ofertado, eh, mediado por tecnologia, tá bom? Então, isso aí pra gente é bacana, são informações importantes. E aí, ó, antes da gente ir paraas questões, eu vou falar um pouquinho com vocês, tá? E o que que eu vou falar com vocês? Eu vou falar que, na verdade, eu quero perguntar, você já se inscreveu na nossa maratona dias 12 a 14, ou seja, semana que vem, segunda, terça e quarta, agora do mês de maio, nós teremos uma super maratona LDB. Vamos trabalhar outros temas tão importantes quanto esses que nós já estamos trazendo aqui para vocês no aquecimento. Nós vamos trazer minemônicos, dicas, mapas mentais, vamos trazer e pontuar os artigos que é recorrentemente são cobrados nas nossas questões de prova. E aí, ó, para você dominar esse assunto, para você tirar todas as dúvidas que ainda restam, o que que você tem que fazer? Clicar nesse link que vai aparecer aí para vocês, fazer a sua inscrição, garantir a sua vaga na nossa maratona. E aí, ó, quando você fizer a sua inscrição, depois que você preencher todos os dados direitinho, você tem que entrar no grupo do WhatsApp. E aí no grupo do WhatsApp você vai receber os links das aulas, você vai receber os materiais, você vai receber os simulados que nós vamos trabalhar aqui com vocês. Ou seja, é um super evento que você não pode perder essa oportunidade. Então, se você ainda não se inscreveu, clica aí nesse link, ó, tá no comentário fixado para vocês. É só clicar, entrar no grupo e vir pras aulas, tá bom? Eu vou esperar todos vocês aqui no dia, nos dias de 12 a 14. Vai ser aqui no canal mesmo, 100% online, 100% gratuito. Você não vai ter que pagar absolutamente nada, é só vir pras aulas, tá? Eu espero vocês, combinado? Então agora, depois do que a gente já fez aqui, já preencheu aqui, já construiu juntos em relação a essas informações importantes para o ensino médio, vamos voltar lá na tela para resolver o quê? Resolver questões. Vamos lá. Primeira questão. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, na redação dada pela Lei 14.000, 1945, olha ela aí, de 2024, foi essa lei que revogou alguns dispositivos da lei anterior, que mudou o ensino médio. Eh, vamos responder aqui. Olha o que que tá pedindo. A carga horária mínima anual será de horas pro ensino fundamental. Para o ensino fundamental, qual vai ser a carga horária? mínima de 800 horas, tá? E de horas para o ensino médio. Para o ensino médio serão quantas horas? Para o ensino médio 1000 horas. E aí, distribuídas por um mínimo de 200 dias de efetivo trabalho escolar excluído, ó, isso aqui é importante, tá? O tempo reservado aos exames finais quando houver. A alternativa que completa corretamente as lacunas do texto, qual que é a alternativa correta? É a que vocês já estão marcando aí. Vittor já colocou aí pra gente. Boa noite, Vittor. Givanildo também colocou aí letra A. A Elizabeth colocou A. Vocês estão marcando certinho aí o gabarito da nossa primeira questão, letra A. Vamos pra frente, ó. Questão de número dois, eh, marque a alternativa que preencha corretamente a lacuna do artigo 24 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Então, vamos lá. Um, a carga horária mínima anual será de 800 horas para eh o ensino fundamental e de 1000 horas para o ensino médio, distribuídas por no mínimo de 200 aqui, ó, dias de efetivo trabalho escolar, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver. Essa redação foi dada por pela essa lei aqui que nós estamos trabalhando, que foi que alterou esses dispositivos na LDB. Então, portanto, na questão de número dois, o nosso gabarito é o que está na letra A. Importante ressaltar, no ensino médio, aumentou a carga horária, já é de 1000 horas, distribuídas por um mínimo de 200. Não diminuiu e nem aumentou os dias que essas horas vão ser distribuídas no ano, tá bom? Não são 300 horas, tá? São 200 horas. Nem diminuiu, nem aumentou, tá? permaneceu em 200, desculpa, 200 horas, não, 200 dias, tá? 200 dias. Vamos lá, questão de número três, ó. O presidente da República sancionou a lei número 14.945 945 de 2024, que estabelece a política nacional de ensino médio. A norma altera a lei 9394/1996 de diretrizes e bases da educação nacional e revoga parcialmente, revoga parcialmente, ó, isso aqui é importante, tá? A lei 3415 de 2017 que dispõe sobre a reforma do ensino médio. De acordo com especialistas, a nova lei avança em três questões fundamentais. O primeiro ponto é a carga horária da formação geral básica. Nós vimos o segundo é fomentar a matrícula de ensino técnico no ensino médio. Beleza? Por fim, o terceiro ponto é a regulamentação dos itinerários formativos. Com o início da implementação em 2025, os sistemas de ensino deverão observar em sua organização os seguintes pontos. Vamos lá. Letra A. Nas escolas de ensino técnico, olha aí, 2100 horas de componentes curriculares com 200 horas podendo ser destinadas aos conteúdos da Base Nacional Comum Curricular relacionados à formação técnica até 1300 horas pro ensino técnico de itinerários formativos. Aqui tá errado, né? Isso aqui tá errado. O que que nós vimos lá em relação quando a gente fala do ensino de da formação eh técnica e e profissional? Aqui tá dizendo que nas escolas do ensino técnico são 2100 horas, beleza? De componentes curriculares, beleza? Lá pra formação geral básica. É isso que tá dizendo lá. aqui não tá trazendo essa informação. Até 1300 horas pro ensino técnico nos itinerários formativos é até 1300 horas ou até 900 horas lá pro itinerário formativo quando for na formação geral. Eh, na formação geral, não, na formação técnica e profissional. Então, trouxe essas cargas horárias erradas. O que que você tem que lembrar sempre, ó, 1000 ô 2100 horas para formação geral básica no itinerário formativo do eh formação técnica e profissional e 900 horas, tá? Então vai sempre trazer essa modificação de 300 horas nessa modificação, não, essa movimentação, vamos dizer assim, tá? Então, A tá errada. Letra B. 600 horas pros itinerários formativos. Cada escola deve ofertar pelo menos dois itinerários formativos, inclusive escolas que oferecem o ensino técnico. Vamos fechar aqui, ó. Quando a gente fala lá os itinerários formativos são 600 horas, inclusive para que forma o ensino técnico. Não, o ensino técnico é 900 horas, tá? Então não é 600. Então aqui também tá errado, tá? Letra C. Vamos lá. 2400 horas pros componentes curriculares da formação geral básica previstos na Base Nacional Comum Curricular BNCC. Até aqui, beleza? Português, inglês, arte, educação física, matemática, ciências da natureza, biologia, física, química, ciências humanas, filosofia, geografia, história e sociologia. Aqui eles colocaram áreas e colocaram componentes curriculares, foram misturando. Beleza? Aí vem aqui em todos os anos do ensino médio, língua espanhola será opcional. Acabamos de mencionar isso, tá? Em todos os anos, a língua espanhola é optativa. Então aqui, ó, tá tudo correto. Então o nosso gabarito na questão de número três é a letra C, igual quem marcou aí? Givanildo, Vitor, a Giane, Joélia, Mary, Lúcia, Bel, todo mundo colocou aí, eu fui junto com vocês, vocês estão certinhos, tá? Vamos lá. E aí, ó, hoje, cadê minha atualização, Vittor? Eu tô vendo que a gente tá aí com 280 pessoas já e o like tá só 118. Será que o pessoal não tá gostando da aula? Não é possível. Aí Henrique e Rafael não vão me chamar para ter pra maratona não, gente. Bora dar like aí agora. Melhorou. Melhorou um pouco. Vamos lá. Questão de número quatro. Ó, o currículo do ensino médio será composto somente pela formação geral básica. Errado. Nós sabemos que é formação geral básica mais o quê? Itinerários formativos. Belezinha? Então, não é somente por isso que a questão quatro está errada. Bora para cinco. O ensino médio será ofertado exclusivamente na forma presencial. Errado, tá? Nós vimos o quê? Eu mencionei com vocês e vou deixar aqui reforçado, tá? O ensino médio será ofertado presencialmente. Beleza? Podendo, tá dizendo assim, ó. Podendo, vou até colocar aqui, ó, podendo, podendo excepcionalmente excepcionalmente. E aí, ó, é nesse caso aqui, ó, podendo excepcionalmente ser ofertado mediado por tecnologia. Então, vai ser em casos especiais, tá bom? Então, aqui, ó, eh por isso que esse termo exclusivamente deixou a nossa questão aí errada. Vamos para seis, ó. Os currículos do ensino médio poderão, é uma opção, poderão ofertar outras línguas estrangeiras preferencialmente, e é isso que a redação da lei traz, tá? poderão eh preferencialmente ofertar o espanhol de acordo com a disponibilidade de oferta, locais e horários definidos pelos sistemas de ensino. Então aqui, ó, tá tudo certinho, tudo bonitinho aqui pra gente, tá? Eh, questão de número sete. Os estados manterão na sede de cada um dos seus municípios pelo menos uma escola da sua rede pública com oferta do ensino, ó, é o ensino médio regular no turno noturno. Quando houver demanda manifesta e comprovada para a matrícula de alunos nesse turno, na forma da regulamentação a ser estabelecida pelo respectivo sistema de ensino. E aí a nossa questão de número sete está correta. Então grava isso porque isso foi um ponto importante, tá? foi um ponto fundamental aí dessa dessa lei que foi a lei eh que trouxe esses dispositivos, alterou, introduziu a 14.945, tá? Alterou aí na LDB. Vamos lá, questão de número oito. Serão assegurados aos estudantes oportunidade de construção de projetos de vida? em perspectiva orientada pelo desenvolvimento integral nas dimensões física, cognitiva e socioemocional, pela integração comunitária no território, pela participação cidadã e pela preparação para o mundo do trabalho de forma ambiental e socialmente responsável. Responsável. Isso aqui é o chamado protagonismo juvenil, tá? É dar essas condições e isso ficou estabelecido pela por essa legislação. Por isso lá contido na LDB, por isso que a nossa questão de número oito está correta. OK? Certinho? E isso se dá, e a própria lei reafirma quando eh estabelece que deverão ser ofertados no mínimo dois itinerários formativos por escola, é potencializar esse protagonismo juvenil. Tá bom? Vamos lá. Questão de número nove. A formação geral básica, com carga horária mínima de 1600 horas ocorrerá mediante a articulação da Base Nacional Comum Curricular e a parte diversificada. E aí, vamos lá. Vocês colocaram aí o quê? Givanildo colocou que a nove tava errada. Amanda colocou que a nove tava errada. Fala para mim por que tá errada. Coloca aí, Amanda e Givanildo, vocês que já responderam, coloca aí para mim onde é que tá o erro. Ah, então a carga horária não é de 16 horas, então vocês estão corretinhos. O erro tá aí. Aí a Samara já colocou. É 2400 horas e não 2600, tá? Então, cuidado, ó, 2.400, né? 2800, não, 2400 horas, tá? E a nossa questão de número 10 aí, os itinerários formativos articulados aqui, ó, fundamental, eles estão articulados com a parte diversificada, terão carga horária mínima de 600 horas. E aqui, ó, tá correto. E aí, por que que a gente responde que tá correto? Porque isso aqui é de do modo geral. aquele que nós vimos, tá? Agora, quando é que isso vai mudar? E nós pontuamos para vocês quando é que isso vai mudar. Vai mudar quando eh esse estudante escolher aí, ó, já botei aí para vocês na tela. Quando ele escolher eh o itinerário formativo da formação técnica e profissional. E aí vai existir aí essa alteração nessa carga horária. Na verdade eu não vou falar nem alteração, é uma movimentação, né? Aí vai sair da formação geral básica 300 horas e vai passar para cá, ó. 300 horas que sai daqui e passa para cá, tá bom? Isso é só quando ele optar escolher por cursar nos seus itinerários formativos a formação técnica e profissional. Tá bom? Aí, ó, vai ficar aí para vocês o gabarito. Eu volto para mim para em primeiro lugar agradecer a presença de todos vocês, agradecer a interação, agradecer os likes ultrapassaram aí, né, a nossa meta estabelecida. Muitíssimo obrigada pela presença de cada um de vocês. Sei que hoje já é um dia, né, que estamos chegando próximo eh do fim da semana. Nós já eh estamos aí com bastante atribuições que conseguimos vencer, outras não e tá tudo bem, né? Encerrando aí a nossa semana. Quero agradecer demais a presença de todos vocês que estiveram conosco aqui eh ao vivo, mas quero agradecer você também que vai assistir ou que está assistindo, né, esse vídeo depois, porque ele vai ficar disponível aqui para vocês. E fechar fazendo mais uma vez um convite para quem ainda não fez a inscrição. Gente, ó, não é porque eu participei integralmente da preparação dessa maratona, não, tá? Mas tá muito bacana. Os temas que nós vamos trabalhar, as dicas de milhões que vão chegar para vocês sobre artigos, incisos, pontos importantes dessa lei, inteiramente de graça, vai ser aqui no canal, tá? De 12 a 14. Então, se você ainda não fez a sua inscrição, o link tá fixado aí nos comentários para vocês. Faça a inscrição, garanta a sua vaga, entre no grupo do WhatsApp para você receber todos os materiais, todas as dicas, todos os links das aulas, tudo que tiver relacionado com a maratona vai ser postado lá no grupo do WhatsApp. Então você tem que eh efetivar sua inscrição, garantir a sua vaga e entrar no grupo, tá bom? E eu espero vocês. Só que essa semana ainda tem aquecimento, tá bom? Amanhã nós vamos ter mais um aquecimento, vamos trabalhar mais um ponto importante da LDB e eu pra gente fechar a semana com chave de ouro, eu espero todos vocês, tá bom? Agradecendo a todos. Muito obrigado pela participação, pela interação e principalmente pelo carinho. Eu espero todos vocês amanhã e também na nossa maratona. Um forte abraço. Até mais.

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