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PAEE - Quem é responsável por elaborar - Educação Especial #shorts

Resolução número 4 de 2009

Introdução

A Resolução número 4 de 2009 trata da elaboração e execução do plano de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e atribui essa responsabilidade aos professores que atuam na sala de recursos multifuncionais ou centros. É destacada a importância da articulação com os demais professores do ensino regular, a participação das famílias e a interface com os serviços setoriais da Saúde e Assistência Social.

Competência dos Professores

No Artigo 9 da Resolução, fica estabelecido que a elaboração e execução do plano de AEE são de competência dos professores que atuam na sala de recursos multifuncionais ou centros. Eles devem trabalhar em conjunto com os demais professores do ensino regular, garantindo a participação das famílias e a interação com os serviços da Saúde e Assistência Social, além de outros necessários para o atendimento adequado.

Responsabilidade do Professor

Assim, a responsabilidade pela elaboração e execução do plano de AEE recai sobre o professor que atua no AEE, seja na sala de recursos multifuncionais ou no centro. É fundamental que esses profissionais estejam capacitados e engajados em proporcionar um atendimento de qualidade e inclusivo aos alunos com necessidades especiais.

Quem é responsável pela elaboração do PAEE na Educação Especial

Quando se trata da elaboração do Plano de Atendimento Educacional Especializado (PAEE) na Educação Especial, é fundamental entender quem são os responsáveis por essa importante etapa. Neste artigo, abordaremos detalhadamente as pessoas e entidades envolvidas nesse processo essencial para garantir uma educação inclusiva e de qualidade para todos os alunos.

Responsabilidade da escola

A elaboração do PAEE na Educação Especial é uma responsabilidade da escola, que deve contar com uma equipe multidisciplinar composta por profissionais capacitados para desenvolver estratégias e atividades específicas para atender às necessidades dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.

Professores especializados

Os professores que atuam na Educação Especial são peças-chave na elaboração do PAEE, pois são eles que conhecem de perto as necessidades dos alunos e são responsáveis por planejar e executar as atividades pedagógicas adaptadas às características de cada estudante.

Equipe pedagógica

Além dos professores especializados, a equipe pedagógica da escola também tem um papel fundamental na elaboração do PAEE, contribuindo com ideias e sugestões para promover a inclusão e o desenvolvimento acadêmico e social dos alunos com necessidades especiais.

Família e comunidade

A participação da família e da comunidade no processo de elaboração do PAEE é essencial para garantir que as necessidades e expectativas dos alunos sejam atendidas de maneira eficaz e inclusiva. A troca de informações e a colaboração entre escola, família e comunidade são fundamentais para o sucesso do plano.

Competência dos gestores educacionais

Os gestores educacionais, como diretores e coordenadores pedagógicos, também têm uma grande responsabilidade na elaboração e implementação do PAEE na Educação Especial. Eles devem garantir que a escola conte com os recursos necessários e que os profissionais envolvidos no processo estejam devidamente capacitados e atualizados sobre as melhores práticas educacionais inclusivas.

Planejamento e acompanhamento

Os gestores educacionais são responsáveis por planejar e acompanhar a execução do PAEE, garantindo que as metas e objetivos estabelecidos sejam alcançados e que os alunos com necessidades especiais tenham acesso a uma educação de qualidade e inclusiva.

Formação continuada

Além de planejar e supervisionar a elaboração do PAEE, os gestores educacionais também devem investir na formação continuada dos profissionais da escola, proporcionando cursos, palestras e workshops sobre educação inclusiva e estratégias de atendimento educacional especializado.

Conclusão

A elaboração do Plano de Atendimento Educacional Especializado (PAEE) na Educação Especial é uma tarefa que envolve diversos atores e requer um trabalho conjunto e colaborativo para garantir uma educação inclusiva e de qualidade para todos os alunos. Com a participação ativa da escola, dos professores especializados, da equipe pedagógica, da família, da comunidade e dos gestores educacionais, é possível desenvolver estratégias e atividades adaptadas às necessidades de cada estudante, promovendo a inclusão e o sucesso educacional de todos.

Elaboração do PAEE

O Plano de Atendimento Educacional Especializado (PAEE) é de responsabilidade da equipe gestora da escola, juntamente com os profissionais da educação especial. É importante que haja um planejamento participativo que leve em consideração as necessidades específicas de cada aluno com deficiência, transtorno ou superdotação, de forma a garantir o acesso à educação e o pleno desenvolvimento desses estudantes.

Responsabilidades na Educação Especial

A elaboração do PAEE deve envolver não apenas os professores e coordenadores pedagógicos, mas também os pais e responsáveis pelos alunos com necessidades especiais. É fundamental que haja uma articulação entre todos os envolvidos no processo educativo, garantindo assim um atendimento adequado e individualizado para cada estudante com deficiência.

Garantia de Acesso à Educação

O PAEE é uma ferramenta essencial para assegurar que todos os alunos com necessidades especiais tenham acesso à educação de qualidade. Portanto, é fundamental que a elaboração e implementação desse plano sejam realizadas de forma responsável e comprometida, visando sempre o pleno desenvolvimento e inclusão dos estudantes com deficiência na sociedade.

Importância da elaboração participativa do PAEE na garantia de acesso à educação especial

É imprescindível que a elaboração do Plano de Atendimento Educacional Especializado seja feita de forma colaborativa e participativa, envolvendo todos os agentes educacionais e familiares. Dessa forma, é possível garantir um atendimento adequado e inclusivo para os alunos com necessidades especiais, promovendo sua plena participação na sociedade e no ambiente escolar. Portanto, a elaboração do PAEE deve ser vista como uma responsabilidade compartilhada, visando sempre o bem-estar e o desenvolvimento integral desses estudantes.

Fonte Consultada: Texto gerado a partir do Vídeo https://www.youtube.com/watch?v=I-0ynlgEUGg do Canal AEE e Inclusão - Val Braga .