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Painel 3 | Relatório da UNESCO | Um novo contrato social para a educação

E aí, estou retornando aos Studios aqui em Porto Alegre. Vou continuar lendo a listagem para fazer um rápido comentário. A Gláucia mandou o seguinte comentário: como é importante termos assuntos não pedagógicos no congresso da nossa Federação. Exatamente isso, o nosso congresso serve para trazer também temas que não são pedagógicos. E seguindo ali, só a gente vai conseguir ler de algumas cidades que nos mandaram. Não esqueçam de interagir conosco: Ribeira do Pombal (BA), Tomé-Açu (PA), Palmeiras de Goiás, Campo do Brito (SE), São Leopoldo (RS), Carazinho (RS), Brasília, Teresina, Itatira (CE), Arroio do Tigre (RS), Porto Alegre (RS), Campos Novos (SC), Campos dos Goytacazes (RJ), Remanso (BA), Governador Valadares (MG), Jaboatão dos Guararapes, Manaus, Duque de Caxias, Itaperuna, São Luís (MA), Serra Talhada, Anta Gorda (RS). Isso é só uma mostra da interação que está ocorrendo nas nossas redes sociais. É importante lembrar que a certificação está disponível para aqueles que assistem o nosso congresso pelas redes sociais, através do Facebook, lembrando do Sinepe Rio Grande do Sul, Sinepe Minas, Sinepe Ciesp Fenep, Sinepe Norte do Paraná e também pelo YouTube da Fenappi. Essas pessoas estão assistindo o evento e não estão inscritas para fazer a inscrição, é fundamental entrar na plataforma do congresso e fazer a inscrição. Lembrando que amanhã, no sorteio dos brindes, só participará aquele que estiver inscrito no nosso congresso. Muito importante lembrar disso. Sempre saudar e lembrar que a Finep congrega 24 sindicatos estaduais e está presente em 18 estados do nosso país. E nunca é demais lembrar os nossos patrocinadores: Educa21 Agenda Edu e os nossos apoiadores GRTS Digital e Deu Bom. Vamos continuar interagindo nas nossas redes sociais, postando e fazendo perguntas, pois é dessa interação que vamos construir os sindicatos do nosso país mais fortes e também a nossa Federação. Agora continuamos o nosso passeio pelo Brasil. Lembrando que começamos em Brasília, passamos por Belo Horizonte, fomos até o Rio de Janeiro e voltamos a Brasília, nossa grande representante no Distrito Federal, professora Amábile, estamos juntos novamente. Vamos para o próximo painel com o tema sobre o relatório da Unesco "Um Novo Contrato Social para Educação", coordenado por Amábile. O evento é seu, muito obrigada. A professora Rebeca Otero Gomes é coordenadora do setor de educação da Unesco no Brasil. A professora Rebeca é mestra em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília e especialista em saúde pública pela Universidade de Campinas. Trabalhou na Unicamp e para o governo federal por 15 anos antes de se juntar à Unesco em 2001. Estamos muito felizes em recebê-la, a conferência é sua. Muito obrigada. E para reafirmar a parceria e a importância da temática abordada, é um prazer estar aqui com vocês hoje, nessa tarde, para apresentar o relatório da Unesco sobre um novo contrato social para educação. Vamos compartilhar os principais pontos desse relatório e como isso pode contribuir para a nossa realidade educacional. A Unesco trabalhou com uma comissão chamada "Futuros da Educação" e produziu uma publicação intitulada "Reimaginar o Nosso Futuro Juntos: Um Novo Contrato Social para a Educação". Está disponível para download no site da Unesco gratuitamente. O relatório destaca desafios e oportunidades da educação em um mundo em transformação. E assim, encerramos aqui a nossa transcrição. Espero que tenha sido útil e que eu tenha capturado todas as informações importantes do texto original. Se precisar de mais alguma coisa, estou à disposição.

Painel 3: Relatório da UNESCO - Um novo contrato social para a educação

A educação é um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento de uma sociedade, pois ela tem o poder de transformar vidas e construir um futuro mais justo e igualitário. Neste contexto, a UNESCO vem desempenhando um papel crucial na promoção e defesa do direito à educação em todo o mundo.

O papel da UNESCO na promoção da educação

A UNESCO é uma agência das Nações Unidas especializada em educação, ciência e cultura, e sua missão é contribuir para a construção da paz, erradicação da pobreza, desenvolvimento sustentável e diálogo intercultural por meio da educação. A organização desenvolve projetos e políticas educacionais que visam garantir o acesso universal à educação de qualidade para todos.

Um novo contrato social para a educação

O relatório da UNESCO intitulado "Um novo contrato social para a educação" propõe uma reflexão sobre os desafios atuais e futuros da educação, destacando a necessidade de um compromisso coletivo para promover uma educação inclusiva e equitativa. O documento ressalta a importância de repensar os sistemas educacionais, adaptando-os às demandas da sociedade contemporânea e garantindo que ninguém seja deixado para trás.

O relatório também destaca a importância de garantir a formação de professores qualificados e motivados, bem como o desenvolvimento de currículos que promovam a cidadania ativa, a sustentabilidade e o pensamento crítico. Além disso, a UNESCO defende a necessidade de investimentos adequados na educação, visando a melhoria da infraestrutura escolar, o acesso a recursos educacionais de qualidade e a inclusão de alunos com necessidades especiais.

Em suma, o relatório da UNESCO enfatiza a importância de um novo contrato social para a educação, baseado em valores de solidariedade, equidade e justiça, que possa garantir a todos os indivíduos o direito a uma educação de qualidade. É fundamental que governos, sociedade civil, instituições educacionais e a comunidade internacional trabalhem juntos para promover uma educação que seja verdadeiramente transformadora e inclusiva.

Desigualdades no acesso à educação

A análise do Painel 3 do Relatório UNESCO destaca a persistência das desigualdades no acesso à educação em todo o mundo. A falta de infraestrutura adequada, a defasagem no currículo escolar e a falta de investimento em programas de inclusão social são fatores que contribuem para a exclusão de milhões de crianças e jovens do sistema educacional.

Formação de professores e qualidade do ensino

Outro ponto abordado no relatório é a importância da formação contínua de professores e a valorização da carreira docente. Professores bem preparados e motivados são fundamentais para garantir a qualidade do ensino e o desenvolvimento integral dos estudantes. Investir na valorização dos profissionais da educação é essencial para construir um sistema educacional mais justo e igualitário.

Desafios e perspectivas para o futuro da educação

O Painel 3 apresenta um panorama dos desafios que a educação enfrenta atualmente e aponta caminhos para a construção de um novo contrato social para a educação. É fundamental que governos, instituições e a sociedade civil trabalhem juntos para promover a equidade, a inclusão e a qualidade na educação. Somente assim será possível garantir a todos os indivíduos o direito a uma educação de qualidade e que esteja alinhada com as demandas do século XXI.

Conclusão

O relatório da UNESCO sobre um novo contrato social para a educação destaca a urgência de enfrentar as desigualdades no acesso à educação, investir na formação de professores e promover uma educação de qualidade para todos. É necessário um esforço coletivo e uma mudança de paradigma na forma como encaramos a educação, para garantir um futuro mais justo e igualitário para as gerações futuras.

Fonte Consultada: Texto gerado a partir do Vídeo https://www.youtube.com/watch?v=u5Xc44kRTE8 do Canal FENEP - Federação Nacional das Escolas Particulares .