PLANO DE AULA EDUCAÇÃO INFANTIL: Cores do Patinho Colorido e a BNCC.

By | 16/06/2024

Introdução

Olá pessoal, tudo bem com vocês? Aqui é a professora Jussara Ferreira. Hoje vamos para mais um plano de aula para educação infantil e o tema dessa vez será cores. O patinho colorido será o nosso foco de hoje e vou mostrar o passo a passo de como fazer as atividades de acordo com a BNCC. Vamos adaptar as atividades para os maiores um pouquinho, pois essa é a faixa etária que eu trabalho. Vou mostrar como fazer tudo certinho, desde as atividades até as músicas. Então, já deixa o joinha, se inscreva no meu canal e vamos lá!

Atividades

Atividade 1: Apresentação do patinho colorido

A professora fará uma apresentação com o envelope ou a roupa com as máscaras. As crianças usarão as máscaras e poderão dançar junto com a música.

Atividade 2: Trabalhando as cores

A cada dia será trabalhada uma cor. Pinturas com gelo, carimbo, pincel e mão serão exploradas. Os patinhos pintados serão expostos na sala.

Atividade 3: Mobile de patinhos coloridos

Será feito um mobile com os patinhos coloridos para pendurar no teto, marcando as cores. As crianças participarão fazendo colagens com papel e lantejoula nos patinhos.

Atividade 4: Brincadeira do patinho na garrafinha

Serão confeccionadas garrafinhas com imagens de patinhos vazadas, onde as crianças vão colocar água com tinta. Ao balançar a garrafinha, o patinho ganha cor.

Recursos

– TNT colorido
– Cola quente
– Cola instantânea
– EVA
– Papel cartão
– Garrafinhas plásticas
– Adesiva
– Folhas coloridas
– Cola colorida

Lembre-se de não colocar a música na TV durante a apresentação, apenas o áudio. É importante o foco das crianças em você.

Espero que tenham gostado, acompanhem nossos próximos vídeos para mais atividades. Deixe seu feedback nos comentários e siga-me no Instagram. Um grande beijo e até mais!

Plano de aula para Educação Infantil: Trabalhando as cores com o Patinho Colorido e a BNCC

Introdução

A Educação Infantil é uma etapa fundamental no desenvolvimento das crianças, pois é nesse período que elas começam a explorar o mundo ao seu redor e a construir conhecimentos de forma lúdica e prazerosa. Um dos temas mais importantes nessa fase é o aprendizado das cores, que contribui para o desenvolvimento da percepção visual, da coordenação motora e da linguagem. Neste texto, apresentaremos um plano de aula para trabalhar as cores com o Patinho Colorido, atendendo aos objetivos estabelecidos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Objetivos

  • Reconhecer e nomear as cores primárias (vermelho, amarelo e azul) e secundárias (laranja, verde e roxo).
  • Desenvolver a percepção visual das cores.
  • Estimular a criatividade por meio da pintura e colagem.
  • Promover a socialização e o trabalho em equipe.

Desenvolvimento

Atividade 1: Roda de conversa sobre as cores (30 minutos)

Para iniciar a aula, os alunos serão convidados a sentar em roda e serão apresentadas imagens do Patinho Colorido em diferentes cores. O professor irá iniciar uma conversa sobre as cores, perguntando aos alunos quais cores eles conseguem identificar e nomear. O objetivo é estimular a observação e a linguagem das crianças, além de promover a interação entre elas.

Atividade 2: Pintura do Patinho Colorido (45 minutos)

Após a roda de conversa, cada criança receberá um desenho do Patinho Colorido em branco e terá a tarefa de pintá-lo com as cores de sua escolha. O professor deverá disponibilizar tintas, pincéis e lápis de cor para que os alunos possam soltar a imaginação e criar suas próprias versões do personagem.

Atividade 3: Colagem de plumas coloridas (45 minutos)

Para finalizar a aula, os alunos serão convidados a colar plumas coloridas no desenho do Patinho Colorido. Essa atividade estimula a coordenação motora fina e a criatividade das crianças, que poderão escolher as cores e a disposição das plumas de acordo com sua preferência. Ao final, cada aluno poderá compartilhar seu trabalho com os colegas, promovendo a socialização e o reconhecimento mútuo.

Referências da BNCC

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular, a Educação Infantil deve promover o desenvolvimento integral das crianças, considerando aspectos cognitivos, emocionais, sociais e físicos. O aprendizado das cores está diretamente relacionado ao campo de experiências "Traços, Sons, Cores e Formas", que visa estimular a percepção estética e as capacidades expressivas das crianças. Além disso, o trabalho em equipe e a socialização são competências fundamentais para o desenvolvimento das crianças, conforme previsto na BNCC.

Conclusão

Através deste plano de aula, é possível trabalhar o aprendizado das cores de forma lúdica e significativa, promovendo o desenvolvimento integral das crianças e atendendo aos objetivos estabelecidos pela BNCC. Ao explorar o universo do Patinho Colorido, os alunos terão a oportunidade de experimentar, criar e se expressar, fortalecendo sua autonomia e sua imaginação. É fundamental que os professores adaptem as atividades de acordo com o contexto e as necessidades de cada turma, visando sempre o bem-estar e o desenvolvimento pleno dos alunos.

Cores na educação infantil: a importância do patinho colorido

Na educação infantil, o uso das cores é essencial para estimular a percepção visual e cognitiva das crianças. O patinho colorido, por exemplo, pode ser uma ótima ferramenta para trabalhar a identificação e o reconhecimento das cores de forma lúdica e divertida. Além disso, as atividades envolvendo cores contribuem para o desenvolvimento da criatividade e da sensibilidade artística dos pequenos, promovendo um aprendizado significativo e prazeroso.

BNCC e a integração das cores no plano de aula

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a educação infantil deve garantir o desenvolvimento integral das crianças, promovendo experiências de aprendizagem apropriadas para cada faixa etária. Nesse sentido, a inserção das cores no plano de aula se mostra como uma atividade relevante para estimular múltiplas habilidades, como a percepção, a coordenação motora e a linguagem. Dessa forma, é fundamental que os educadores incluam estratégias e práticas pedagógicas que explorem as cores de maneira inclusiva e diversificada.

Conclusão sobre a importância das cores na educação infantil

Em suma, o trabalho com as cores na educação infantil, especialmente por meio do patinho colorido, é essencial para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças. Ao integrar as cores no plano de aula de maneira criativa e significativa, os educadores contribuem para a formação integral dos pequenos, estimulando a curiosidade, a imaginação e o prazer pelo aprendizado. Dessa forma, investir no ensino das cores na primeira infância é um passo fundamental para a construção de uma base sólida e enriquecedora na jornada educacional das crianças.

Fonte Consultada: Texto gerado a partir do Vídeo https://www.youtube.com/watch?v=k9f76eNBNg8 do Canal Prof. Jussara Ferreira .