Política de Educação Especial do Estado de São Paulo (2021): 🏫📚 – Concursos, Prova do Mérito

By | 03/05/2025



Política de Educação Especial do Estado de São Paulo (2021): Diretrizes, AEE e Inclusão Escolar – Concursos, Prova do …

Política de Educação Especial do Estado de São Paulo (2021): 🏫📚 – Concursos, Prova do Mérito/a>

Olá pessoal aqui é o professor Rogério do canal conta que eu te conto e nesse vídeo pessoal vamos falar de um assunto muito importante para você que está aí do outro lado estudando pra prova do mérito estudando para os concursos públicos na área da educação né Principalmente aqui no Estado de São Paulo né por que será porque nós vamos falar hoje pessoal das políticas de Educação Especial aqui no Estado de São Paulo né publicado em 2021 a secretaria da educação do estado de São Paulo a Seduc né lançou em 2021 políticas de Educação Especial no estado reafirmando o seu compromisso com a inclusão educacional essas políticas pessoal alinhadas né às diretrizes nacionais e internacionais buscava pessoal e busca a garantir o acesso e à permanência e a participação e a aprendizagem de estudantes com deficiências transtornos globais des desenvolvimento tgd né transtorno do aspecto autista o ta e altas habilidades e superdotação pessoal fique comigo até ao final desse vídeo porque ao final desse vídeo vou trazer para vocês questões né de múltipla escolha né E para vocês treinarem junto comigo para essas avaliações Então vamos para a fundamentação legal dessas leis que foram aprovadas em 2021 primeiro nós temos a Constituição Federal de 1900 88 que assegura o direito à educação para todos e prevê atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência preferencialmente na rede regular de ensino é o artigo 208 parágrafo 3º tem também pessoal a lei de diretrizes e bases da Educação Nacional a LDB lei 93 94 96 que estabelece a educação especial como modalidade transversal e e todos né os níveis de modalidades de ensino garantindo atendimento educacional e especializado gratuito aos estudantes com necessidades especiais essa lei né é o artigo 58 da LDB e também pessoal tem o estatuto da pessoa com deficiência a lei 13.146 de 2015 reforça o direito à educação inclusiva em todos os níveis e modalidades assegurando sistemas educacionais inclusivos ó o artigo aí no caso o 27 e por fim pessoal o decreto 67 635 né de 6 de abril de 2023 que dispõe a Educação Especial na rede estadual de ensino do Estado de São Paulo estabelecendo diretrizes para a sua implementação né então vamos agora pessoal falar um pouquinho dos princípios e diretrizes dessas políticas a política educacional né do Estado de São Paulo orienta-se pelos seguintes princípios primeiro princípio pessoal que é muito importante vocês que estão aí do outro lado entender porque são princípios pessoal que se aparecer nas perguntas provavelmente elas estão corretas ou erradas né porque são princípios que regulamenta toda essa legislação que nós acabamos de citar é o primeiro princípio da inclusão educacional né O que é a inclusão educacional é a promoção do acesso permanência participação e da aprendizagem de todos os estudantes nas classes comuns do ensino regular um outro princípio pessoal é a transversalidade a educação especial perpassa todas as etapas as modalidades né da Educação Básica e integrando-se né ao ensino regular terceiro princípio pessoal é o atendimento educacional especializado é o aee Né oferta de serviço e recursos né que complementam ou suplementam a formação dos Estudantes visando ao desenvolvimento suas potencialidades né o quarto pessoal princípio é a formação continuada que é seria né a capacitação de profissionais da educação para atuar de forma inclusiva garantindo práticas pedagógicas adequadas as necessidades de todos os estudantes e a quinta pessoal princípio são as parcerias né que seria estabelecimento de colaboração com organizações da sociedade civil para fortalecer não é a inclusão educacional D certo e as implementações e estratégias para que realmente isso funcione né pessoal então como nós temos aí primeiro nós temos as salas de recursos multifuncionais né os famosos srm né as salas de recursos multifuncionais a srm são espaços pedagógicos especializados dentro das escolas voltado para o atendimento educacional especializado o ae elas pessoal tem o objetivo de complementar ou até suplementar o ensino regular oferecendo suporte aos alunos com deficiência trantornos globais de desenvolvimento o tgd Né o transtorno do aspecto autista uta e as altas habilidades e superdotação e como que funciona né esses centros essas escolas né primeiro né O que deveria ter ou o que deve ter né é uma infraestrutura adequada né O que que seria essa infraestrutura adequada que é descrito nessas leis equipadas com recursos e materiais didáticos acessíveis como softwares de leitura para deficientes visuais computadores adaptados pranchas de comunicação né Eh de comunicação alternativas entre outras outros eh materiais necessários né para desenvolvimento aí dessas atividades uma outra característica desses lugares né é o atendimento personalizado O estudante né frequenta o srm né no contraturno ou em horários determinados sem a substituição das aulas né do ensino regular uma outra questão também né pessoal uma outra característica desse local é a elaboração de um plano de atendimento educacional especializado o pae né para quem é da educação inclusiva né pessoal quem é pa quem é né sabe muito bem o que é isso é um documento individualizado que define as estratégias e os recursos necessários para cada estudante uma outra questão também né uma outra característica desse S srm pessoal é a tecnologia assistida né o uso de dispositivos como lupas eletrônicas Teclados em Braile próteses auditivas e aplicativos para comunicação alternativa são Essas tecnologias assistidas aí mais comum encontradas e também pessoal dentro né Desse eh srm né Nós podemos encontrar o trabalho articulado né O que que seria esse trabalho articulado o professor do ae né colabora com os docentes da sala de aula regular para alinhar estratégias pedagógicas né E quais Afinal pessoal Quais são os objetivos né desses lugares né os objetivos finais desses lugares pessoal é desenvolver a autonomia dos estudant estudantes no ambiente escolar estimular habilidades sociais e acadêmicas como metodologias diferenciadas e oferecer suporte ao currículo comum garantindo a Equidade no aprendizado dos Estudantes tá pessoal uma outra né recurso também que foi que é amplamente né falado na legislação são os profissionais de apoio o paa tá a inclusão efetiva dos docentes né na rede regular de ensino exige um suporte especializado Nesse contexto pessoal a política de Educação Especial no Estado de São Paulo prevê a atuação de diferentes profissionais de apoio para garantir o desenvolvimento dos alunos com necessidades educacionais especializadas e quais são os principais né Eh características desses profissionais aí envolvidos primeiro nós temos o professor a eh aee né que é o especialista em educação especial que atua nas salas de curso multifuncionais planejando e aplicando atividades adaptadas nós temos também o auxiliar de vida escolar o Av né profissional responsável por auxiliar estudantes com dificuldades severas de locomoção e autonomia nas atividades diárias como alimentação locomoção e a própria higiene nós temos também pessoal o intérprete de libras apoia estudantes surdos ou com deficiências auditivas na mediação da comunicação dentro da sala de aula e nós temos também o professor mediador que atua na resolução de conflitos e no desenvolvimento de estratégias né de inclusão social para estudantes que necessitam de algum suporte e por fim pessoal nós temos o psicólogo né o psicopedagogo desculpa e terapeuta ocupacional né em parceria com outros órgãos né porque é terceirizado po podem auxiliar no desenvolvimento de habilidades cognitivas e motoras dos alunos né Eh assistidos E como que funciona né os profissionais de apoio esses que eu acabei de citar aqui para vocês trabalham em conjunto com os professores de sala de aula comum e com as famílias pessoal garantindo um suporte integral ao aluno a capacitação contínua né desses profissionais é essencial para que as práticas inclusivas sejam eficazes e o número reduzido de profissionais em algumas unidades escolares ainda é um grande desafio né para o pleno funcionamento dessas políticas né que estão sendo implementadas a terceira questão assim né questa característica que nós podemos encontrar dentro né dessa legislação é as adaptações curriculares né sobre as adaptações curriculares são estratégias pedagógicas para tornar o ensino acessível a todos os estudantes respeitando as suas necessidades e características individuais elas podem pessoal ser classificadas em dois tipos né primeiros as adaptações curriculares de acesso né que são né que que visam né garantir que o estudante consiga participar ativamente das aulas né então o que que cabe dentro né dessas adaptações curriculares de acesso o uso de tecnologias assistivas né como softwares leitores telas de eh materiais em Braile e assim vai né e modificações de ambientes físicos para acessibilidade como rampa elevadores cadeiras adaptadas e né e e mais né e a permissão para que estudantes né utilizem a comunicação alternativa como pranchas de comunicação linguagens e sinais e aí vai né E nós temos também pessoal dentro dessas adaptações curriculares as adaptações curriculares de conteúdo né são pessoal eh mudanças no conteúdo e na metodologia de ensino possibilitando que os estudantes com deficiência ou dificuldade de aprendizado consiga acompanhar os conteúdos propostos né pelo professor regular ou Regente da sala né que pode incluir várias questões né dentro né dessas adaptações como adequação Dos objetivos de aprendizagem priorizando conteúdos essenciais e ajustando o ritmo de ensino uma outra questão também são os materiais didáticos adaptativos né ou adaptados né o uso de livros ou Fontes ampliadas audiobooks vídeos legendados ou atividades táteis né E também temos pessoal diferentes formas de avaliação né que é feito ali pelo professor regular ou com ajuda do PA né ou ajuda com algum profissional da área da Educação que a aplicação de provas orais ou uso de desenhos né Eh desenho ou outras estratégias ou maquetes para a expressão do conhecimento e aí vai né aí que conta aqui a criatividade ali do professor e as metodologias ativas e diferenciadas que é o uso híbrido da gamificação aprendizagem por projetos e outras questões né Essas adaptações pessoal garante que o estudante aprenda no seu próprio ritmo respeitando as suas potencialidades fornecem também a participação ativa da sala de aula promovendo a interação e também a inclusão desse aluno dentro da sala exige também a formação docente continuada para que os professores saibam como aplicar né Essas adaptações de uma forma bem eficaz tá uma outra questão pessoal falada dentro né dessas dessa Perspectiva da inclusão é a sensibilização da comunidade escolar que é uma característica aí muito delicada a sensibilização da comunidade escolar é um dos pilares fundamentais para o sucesso da inclusão escolar a política de Educação Especial do Estado de São Paulo pessoal reforça né a importância de eh conscientizar estudantes familiares profissionais da educação sobre a necessidade de práticas inclusivas e quais são assim as principais né atividades dentro dessa sensibilização da comunidade escolar primeiro é a formação docente e da equipe escolar capacitações continuadas sobre a inclusão adaptações pedagógicas e acessibilidades é extremamente importante a próxima são campanhas de conscientização eventos palestras atividades lúdicas para os estudantes promovendo aí no caso o respeito à diversidad né são normalmente feitos né ou deveriam ser feitos né E também nós temos a participação da família são encontros periódicos para envolver os responsáveis no processo educacional e fortalecer no caso o vínculo né escola família e por fim pessoal nós temos as iniciativas né de protagonismo estudantil estudantes participam né ativamente da construção de um ambiente mais incluso né com eh tutoria entre pares e projetos de acessibilidade eh essas características pessoal podem eh podem ajudar na redução do preconceito e da discriminação dentro da escola também pode ajudar no maior engajamento da comunidade na construção de um espaço mais inclusivo e também na promoção de respeito à diversidade formando cidadãos mais conscientes e preparados para a convivência em sociedade e quais são os desafios né pessoal porque a gente falou bastante coisa aqui né mas existem muitos desafios a implementação da política enfrenta pessoal afios como a necessidade da formação continuada dos profissionais a adequação da infraestrutura nas escolas e a superação de Barreiras atitudinais contudo pessoal a política representa um avanço significativo na promoção de uma educação mais inclusiva alinhada as melhorias né as melhores práticas nacionais e internacionais a política né de Educação Especial no Estado de São Paulo reflete um compromisso do estado com a educação inclusiva e da qualidade de ensino fundamentada pessoal em uma robusta base legal e orientada por princípios né que Visa o pleno desenvolvimento de todos os estudantes para concursos públicos pessoal na área da Educação é essencial pessoal compreender os fundamentos legais né que tratam Todo essa história que eu acabei de contar aqui hoje né toda essa parte né esse resumo que eu fiz aqui hoje princípios e estratégias de implementação dessa política demonstram pessoal ou demonstra conhecimento né sobre as diretrizes que norteam a educação especial no estado tá agora pessoal gostaria de convidar você que está aí do outro lado a olhar o meu computador para ver algumas questões a respeito da educação especial né e das políticas né Eh propostas aqui no Estado de São Paulo Então vamos lá pro computador vamos Olá pessoal então vamos para as questões né do PC né Vamos lá para as questões sobre políticas de Educação Especial no Estado de São Paulo certinho questão um pessoal sobre essas políticas né aprovadas aí e elaboradas em 2021 estabelece diretrizes para a inclusão de estudantes não é públicos público alvo da Educação Especial no ensino regular considerando essa política e os princípios da educação inclusiva analise asos alternativas abaixo e assin a alternativa correta pessoal o que que vocês acham aqui ó a matrícula do Estudante com deficiência em escola regular é obrigatória sem necessidade de oferta de atendimento educacional especializado a e pois a adaptação curricular é suficiente para sua aprendizagem em todos os casos não né pessoal não dá né alguns casos até e até acontece né na matrícula direta ali na educação regular mas não todos os casos tá então essa alternativa aqui ela está errada as salas de as salas de recursos multifuncionais srm devem substituir as salas regulares sempre que o estudante apresentar dificuldades para companhar o ensino comum garantindo melhor atendimento acadêmico também não pessoal também não a preferência e a e a o padrão é que o aluno frequente a aula regular né Muito pelo contrário Então a questão B aqui está errada o atendimento educacional o atendimento educacional especializado ae deve ser ofertado eh preferencialmente no contraturno escolar e não substitui o ensino regular sendo um serviço de suporte pedagógico complementar está corretíssimo pessoal é a característica né das salas né de recurso o aee né ess a característica aqui né de ser no contraturno de ser uma um suplemento né da educação regular né então está correto a alternativa um pessoal é a alternativa c Tá então vamos para as outras questões ó adaptação curricular para estudantes com deficiência devem ocorrer apenas em disciplinas de caráter teórico pois conteúdos práticos não exigem modificações pedagógicas específicas Lógico que existe tá nada a ver né né então a justificativa é a seguinte pessoal as políticas de Educação do Estado de São Paulo estabelce ae deve ser ofertado no contraturno escolar não substituindo o ensino regular mas sim complementando e ou eh suplementando o processo de aprendizagem o srm não substituem né as salas de recursos multifuncionais eh não substituem as salas de aula comum de eh descartando né a alternativa b e a adaptação curricular pode abranger tanto qute outos teóricos quantos práticos então a gente vê que a alternativa d também tá errada por causa disso já a alternativa a está incorreta pois a matrícula no ensino regular deve ser acompanhada dos recursos necessários para garantir a aprendizagem incluindo o aee né quando necessário certo é isso pessoal vamos paraa Questão dois ó de acordo com a legislação vigente e a política de Educação Especial do Estado de São Paulo qual dos princípios a seguir é essencial para efetivação da inclusão escolar então para para pro estado de São Paulo né e das políticas públicas o que que é o que que é o objetivo né O que que é um princípio da inclusão escolar vamos lá ó a oferta de classe e escolas especiais com alternativa prioritária para estudantes com deficiência que apresentam dificuldades de socialização não né pessoal dificuldade de socialização fica na sala regular tem que ser tem que chamar família né né tem que conversar para que isso se resolva não em sala de aula né Eh não no PA né é a b ó interpretação e adaptações curriculares sem necessidade de Formação contínua dos professores de sala comum pois os professor do ae é o responsável pelo suporte educacional especializado não não pessoal nossa quantas vezes nós falamos em formação contínua né é uma há uma necessidade muito grande da formação continuada pros professores da sala comum ou professores regentes né então a AB está totalmente errada e fora aí né das realidades que e não fora da legislação tá vamos para C ó disponibilização né de profissionais de apoio para auxiliar estudantes com deficiência no desenvolvimento de eh autonomia e participação ativa no contexto solar isso mesmo pessoal tá correto os pa né os Peas é esse profissional de apoio né então a alternativa correta da Questão dois é a alternativa c tá a d adoção de padrões padronizados para todos os estudantes sem flexibilização garantindo Equidade no ensino também não tá pessoal isso não estabelecer padrão não é estabelecer Equidade é muito pelo contrário entendeu não dá né uma coisa não tem nada tá tudo errado uma coisa des desdiz a outra né Vamos lá justificativo a inclusão escolar requer profissionais de apoio para auxiliar Os estudantes com deficiência permitindo a sua autonomia e a participação ativa na escola Alternativa a está incorreta porque aqui nó nós estão falando da eh da C tá pessoal não na C desculpa ai ai eu tô ficando doido nós estamos aqui ó NC Opa eu cliquei NC né Essa que AC tá a alternativa a está incorreta porque a eh prioridade deve ser a inclusão do ensino regular com suporte adequado e não a segregação em classes especiais a alternativa está a B também tá errada por pois né a formação continuada de professores é essencial para adaptação eficaz do ensino já a alternativa d também está incorreta pois a avaliação deve ser flexível considerando as necessidades de cada estudante certo então vamos para questão três pessoal ó sobre as adaptações curriculares previstas né na política educacional especial do Estado de São Paulo assinale a alternativa correta as relações curriculares devem ser aplicadas apenas para estudantes com deficiência intelectual pois alunos com deficiências físicas ou sensoriais não necessitam de ajustes pedagógicos Nossa Lógico que precisa ah a está totalmente errada ah o ensino deve ser mantido de forma uniforme para todos dos alunos sendo vedadas mudanças nos critérios de avaliação em processo progressão escolar para estudantes no público alvo da Educação Especial muito pelo contrário Lógico que deve ser adaptado não só o currículo mas avaliação mas atividades práticas tudo é adaptado então A Bia está errada também tá a c ó as adaptações curriculares devem envolver a flexibilização dos objetivos e aprendizagem ajustes nas metodologias e nas formas de avaliação garantindo a Equidade de ensino Aí sim garante a Equidade de ensino pessoal quando você flexibiliza né todas as formas de né todas as características do aprendizado né então isso tá correto tá correto alternativa três é a questão C né está correta então vamos lá paraa D ó apenas estudantes com laudo médico T direito a adaptações curriculares uma vez que a legislação exige comprovação formal para qualquer modificação currículo não necessita pessoal não necessita isso que tá errado tá errado tá então vamos paraa justificativas ó Por que a se está correto a adaptação curricular pode envolver mudanças nos objetivos de aprendizagem ajustes metodológicos e flexibilização da avaliação sempre garantindo acesso ao currículo comum de forma equitativa alternativa a está incorreta pois adaptações curriculares podem beneficiar estudantes de qualquer tipo de deficiência ou necessidade Educacional específica e a alternativa B está errada também porque eh o ensino deve ser flexível e adaptado para atender as diversas necessidades dos alunos e a alternativa d também tá errada eh pois o direito da adaptação curricular não depende exclusivamente de laudo médico mas sim da identificação das necessidades educacionais pelos professores né pelo professor e pela equipe pedagógica certo então vamos paraa questão quatro pessoal a sensibilização da comunidade escolar é um dos pilares da educação inclusiva e a política educacional especial do Estado de São Paulo né segundo a política do estado de São Paulo qual das ações a seguir melhor representa essa estratégia né que foi analisada aqui ó a sensibilização da comunidade escolar é um dos pilares da educação inclusiva né então segundo a política do estado de São Paulo como deve ser feita essa sensibilização que que vocês acham pessoal vamos lá substitui do convívio dos alunos com com ou sem deficiência para evitar situações de conflito e preconceito no ambiente escolar segregar não né pessoal não dá né É tá totalmente errado a formação continuada de professores a realização de campanhas de conscientização para promover o respeito à diversidade à inclusão de todos os estudantes isso isso aqui sim né Isso aqui é previsto né nas diretrizes né e nas eh políticas educacionais do Estado de São Paulo a respeito da Educação Especial certo a alternativa correta da questão quro é a alternativa b então vamos passer ó só para entender restrição de acesso dos familiares aos ambientes escolar para evitar totalmente errado né pessoal né não fala de escola a a a é responsabilidade da família né a educação não é só do estado Ai meu Deus eh restrição do acesso a família os ambientes escolares para evitar interferências no processo pedagógico e garantir a autonomia da escola na tomada de decisões tá errado AD ó aplicação de políticas que de inclusão sem envolver a comunidade escolar visto que a responsabilidade pela adaptação dos Estudantes é exclusivamente dos professores sala de aula muito pelo contrário tá pessoal essa questão é incoerente né com as políticas públicas do Estado de São Paulo ó a justificativa é a seguinte ó já até comentei um pouco aqui com vocês mas a formação continuada dos professores a realização de de campanhas de conscientização são fundamentais para promover a cultura inclusiva na escola a alternativa a está incorreta por quê né pois o convívio entre alunos com o sem deficiência deve ser incentivado para promover a inclusão alternativa C está errada pois a participação da família é essencial para o sucesso da inclusão a alternativa d está equivocada porque a responsabilidade da inclusão não é apenas os professores mas tudda a comunidade escolar né a família a sociedade e a própria escola Tá então vamos para questão cinco pessoal ó as políticas não a política né de Educação Especial do Estado de São Paulo enfatiza a importância das salas de recursos multifuncionais srm no atendimento aos estudantes público eh público alvo da Educação Especial com base nessa política sinale alternativa correta sobre as o funcionamento das srm como que deve funcionar as srm né então vamos lá pessoal eh ah as srm devem substituir a sala de aula regular não errado nunca foi para isso né que elas foram criadas pois oferece suporte especializado e são um ambiente ideal para aprendizado do estudantes com deficiência e a b o atendimento das srm deve ocorrer no período regular de sala de aula não não pessoal contraturno acabando de fazer questão ali em cima falando na resenha falamos não tá errado permitindo que o estudante receba suporte especializado sem a necessidade do ensino comum e a c ó as srm são espaços equipados para o atendimento especial eh educacional especializado ae funcionando no contraturno e oferecendo recursos pedagógicos e técnicos adaptados corretíssimo pessoal isso daqui que é o funcionamento da ma CRM uma sala de multifuncional uma sala de recurso tá então essa a questão correta é a alternativa c a questão C Está correto a d ó a matrícula em msrm é obrigatória para todos os estudantes com deficiência independentemente das suas necessidades educacionais individuais tá errado super errado não é independente das suas necessidades ele só vai ser matriculado se há uma necessidade a justificativa ó as salas de recursos multifuncionais a srm são espaços equipados para recursos tecnológicos pedagógicos utilizando para o atendimento esp educacional especializado ae esse atendimento não substitui o ensino regular e ocorre preferencialmente no contraturno conforme estabelecido pela política estadual a alternativa a está incorreta pois a inclusão deve ocorrer na sala comum né com o suporte necessário a alternativa B está errado porque eh sugere que o aee pode substituir o ensino regular não pode já a alternativa d está errada porque a matrícula da RM é obrigatória para todos os estudantes com não é desculpa desculpa não é obrigatória para todos os estudantes com deficiência mas sim indicada conforme necessidade indicada por quem pelo professor professor de recurso professor né os professores vão fazer né os professores da Educação Especial vão fazer essa indicação certo então vamos lá então paraa alternativa c a a disponibilização né dos profissionais de apoio é uma estratégia fundamental na política educacional especial do Estado de São Paulo com base nessa diretriz Qual é a alternativa que se seguir descreve corretamente a atuação desses profissionais Como deve ser a atuação do profissional de apoio hein pessoal professor de apoio como deve ser então vamos lá alternativa seis né a os profissionais de apoio devem substituir o professor em sala de aula na aula regular quando necessário garantindo que o estudante com deficiência tem atendimento individualizado Não nunca o professor de apoio substitui né o professor da sala de aula regular a b a principal função do professor de apoio é auxiliar as atividades pedagógicas sendo responsável por adaptar os conteúdos e metodologias para os estudantes com deficiência não pessoal quem é responsável por adaptar esses conteúdos né na sala regular é o professor da sala regular a c os profissionais de apoio atuam para garantir a autonomia e a participação dos Estudantes auxiliando em tarefas de locomoção alimentação e comunicação sem substituir a função docente isso pessoal é isso está correto é essa as funções né descritas para o profissional de apoio né da rede especial tá então a alternativa correta da seis é a alternativa c a d ó apresenta a presença de um profissional de apoio é obrigatória para todos os estudantes público alvo da educação espe social independentemente de suas necessidades específicas é errado tá pessoal depende sim das necessidades específicas se o aluno vai ter ou não um profissional de apoio tá a justificativa dessa questão pessoal seis ó os profissionais de apoio tem um papel de auxiliar os estudantes na locomoção alimentação higiene e comunicação sempre com o objetivo de promover autonomia e a participação deles ele não substitui o professor regular des destacando a atividade a né entendeu não são responsáveis pela adaptação pedagógica descartando a b então a b tá errado por causa disso não são obrigatórios não são obrigatórios para todos os estudantes público alvo da Educação Especial destacando aí AD né Eh né tirando AD de lado a necessidade de um profissional de apoio deve ser avaliada caso a caso conforme as especificidades de cada estudante certo então antes de ir pra última pessoal gostaria de agradecer a todos vocês que ficaram nesse vídeo assistindo até o final eh eu peço né a ajuda de vocês para fazer esse canal crescer a gente tá pequeno né a gente não ganha nada para fazer esse praticamente nada né para fazer esses vídeos aqui para vocês né então assim seria muito bom se o o canal crescesse então assim para ajudar compartilha esse vídeo com seus colegas né com seus professores com seus amigos né com todo mundo aí né e se considera né ser membro do canal ser inscrito né e ajudar aí comentando nesses vídeos tá ajuda o engajamento do vídeo Se vocês comentar vocês clicarem lá que gostou do vídeo se inscrever no canal tudo mais tá valeu pessoal Obrigadão mesmo pela ajuda e pela atenção de todos vocês Tá então vamos paraa Última Questão certo a política de Educação Especial do Estado de São Paulo estabelece diretrizes para ição da escola para o mercado de trabalho normal né está na Constituição dos Estudantes público alvo da Educação Especial Neste contexto Qual das iniciativas a seguir está alinhada com essa política pública tá que começou lá na Constituição tá E tá aqui também e vamos lá ó pessoal a a implementação de programas de educação profissional e parcerias com empresas para a inclusão de estudantes com deficiência no mercado de trabalho corretíssimo pessoal é isso é isso existe vários programas e essas parcerias acontecem em várias empresas né que contratam eh pcds contratam a pessoas da Educação Especial autista e tudo mais né fazem parte e tem um incentivo governamental né diminui um pouco no imposto que aquela empresa deveria pagar né então existe todo um sistema né que orienta e que eh que incentiva essas empresas a a estarem participando de ações como essa tá então a alternativa correta da sete é a alternativa a certo então vamos ver as outras ó restrição da participação de estudantes com deficiência em atividades de formação profissional pois essas iniciativas exigem né um nível de autonomia incompatível com as suas necessidades exona está totalmente errado isso que é excludente isso daqui é não tem nada a ver né AC ó encaminhamento dos Estudantes com deficiên para centros especializados já tá errado aqui né isso ess centros né Acho que praticamente não existem mais garantindo que recebam formação separada para educação eh separada da educação regular com currículo específico muito pelo contrário não existe diferença de currículo a d substituição do ensino profissionalizante pelo ae pois a prioridade é a adequação curricular no ensino básico e não a inserção no mercado de trabalho muito pelo contrário pessoal eh muito pelo contrário a a obrigação aqui é Inserir a pessoa pra sociedade é Inserir a pessoa no mercado de trabalho é inserir ela nas atividades que podem ser realizadas né com muito trabalho com muita dedicação dá para adaptar né adaptando o currículo você consegue adaptar também o mercado de trabalho e a sociedade muito bem pessoal e ajic f final né desse vídeo né a política de Educação Especial do Estado de São Paulo né reforça A importância da educação profissional e da criação de parcerias com empresas para promover a inclusão no mercado de trabalho alternativa B está incorreta pois estudantes com deficiência devem ter acesso a programas de formação profissional com adaptações necessárias né do que for possível a alternativa c erra nos eh ao sugerir que a formação deve ser separada e não deve contrariando os princípios da inclusão já alternativa d está errada porque a e complementa o ensino regular não substitui né o ensino regular e nem substitui a formação profissional Certo muito obrigado pessoal até mais valeu

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