Ponto a Ponto – SEEDF – Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva

By | 23/05/2025



Nesta live, vamos te mostrar como se preparar para o Concurso da SEEDF. A Secretária de Educação do Distrito Federal, …

Ponto a Ponto – SEEDF – Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva/a>

Olá sejam muito bem-vindos e bem-vindas a galera tá entrando aí no nosso canal chat ao vivo Vivo e estamos aqui no Esquenta no Esquenta pros concursos públicos da educação e hoje né Nós vamos focar PPS sedf e é com muita alegria viu minha gente que eu estou aqui com vocês ajudando auxiliando nessa jornada de estudos né ah secretaria de educação foi o meu o meu eh o meu trabalho a a a minha vida profissional durante 30 anos encerrei né com chave de ouro agora dia 2 de Janeiro me aposentei pela Secretaria de Educação do DF e foi um prazer trabalhar com a educação do nosso país muito embora né a gente tenha muito a melhorar certo mas essa melhora a gente Eh vamos dizer assim depende dos profissionais também que vão estar sendo né Eh engajados aí nesse processo todo e claro obviamente com a a uma uma maior maior investimento uma maior atenção do poder público em relação à educação que a gente precisa muito disso né mas enquanto Essas coisas acontecem nós vamos aqui né continuar a nossa jornada de preparação para concurso então eu saio deixo a minha cadeira pros próximos que estão entrando obviamente é um concurso né para contratação temporária mas nada impede que você já Aproveite sua preparação para então eh eh encarar aí um cargo efetivo da secretaria de educação tá E hoje nós vamos trabalhar ah Pontos importantes de um conteúdo ah de ponta e de frente aí de todos os concursos públicos que é educação eh especial nessa Perspectiva da inclusão tá gente então é um tema muito importante muito relevante cobrado em todos os concursos que nós precisamos estar por dentro primeiro para ganhar ponto para poder acertar a questão na prova e segundo já para ir se apropriando de todos esses normativos de tudo isso que consolida então a educação especial nessa perspectiva de inclusão por é isso que nos aguarda é isso que nos espera e a gente precisa estar né e informado a a com todas as informações para que a gente Exerça nosso papel Nossa função Nossa responsabilidade pedagógica com maestria Tá então vamos lá galera chegando aí então Marlene Boa noite seja bem-vinda galera entrando ó já tá alã boa noite já são 6 horas Boa noite 6 horas horário de Brasília 18 horas Ana Angélica boa noite gente então vamos lá né Vamos iniciar Daniela Carla Ana Angélica então uma galera entrando Então a gente vai iniciar aqui o nosso a nossa Live então tratando da Educação Especial E aí é muito importante tá que a gente eh saiba o que eu preciso estudar o que que cai nas provas o que eu preciso estudar eh eh com que eu preciso me preocupar gente então pra Educação Especial tá a gente precisa estudar eh eh eh partes aí digamos né desse desse tema desse conteúdo primeira questão toda a questão da legislação e política pública tá E aí o que soa forte né O que tem aí batido forte é a lbi a lei brasileira de inclusão ou o estatuto da da do deficiente ah as as resoluções Então a gente tem uma resolução muito importante que é a resolução 04 que vai aí trabalhar as diretrizes operacionais do aee atendimento educacional especializado gente uma política muito muito muito mega importante que muita gente passa batida não estuda tá que não tem conhecimento que é a política nacional de Educação Especial na Perspectiva da educação inclusiva de 2008 é um documento importantíssimo tá então vai anotando aí os pontos assim e principais que você não pode então deixar de mão que você tem que realmente se preocupar tá além de toda a questão que vai falar da prática pedagógica da do do professor nessa nessa perspectiva inclusiva ah dua gente estuda em dua a sala de aula invertida as metodologias ativas T sido muito cobrado tá nas questões de prova então vai estudando vai resolvendo questão vai e e eh eh analisando o que tem sido cobrado Tá além né obviamente de da da do da resolução 04 que é muito cobrada porque vai falar do aee tá E quem introduz o aee quem traz o aee ali normativamente é a política nacional de educação especial Então são dois documentos aí eh eh importantíssimos tá e também eh eh eh eh conteúdos que falem literatura que fale aí do desenvolvimento da aprendizagem da da da das pessoas público al daação especial que está ali na inclusão tá então o que que eu fiz eu peguei um pouquinho de cada e e trabalhei em cima de questões das últimas provas tá então eu tenho aí duas provas eh últimas provas pro PPS da secretaria de educação e com duas bancas Diferentes né que que orquestrar e organizaram então esses últimos certames e estamos trabalhando então com questões atuais pra gente já ter essa percepção tá pra gente ter essa percepção a respeito do que eu preciso então focar eh eh onde eu preciso então me dedicar conhecimentos que eu preciso consolidar para poder então fechar essa prova aí e garantir então a minha contratação Ok então vamos lá Vamos aos slides aí pra gente poder então ah vamos só passar aqui os slides não tá entrando estamos ao vivo vamos lá coloca o slide tô tentando aqui não entrou vamos lá slide seu lindo entre aqui por favor slide não tá entrando vamos lá é isso gente ao vivo é é sempre assim muito as coisas acontecem a gente vai se organizando aqui a gente tem uma equipe técnica ótima aí que já está resolvendo para poder botar o slide aqui pra gente pra gente começar Enquanto isso vamos dar boa noite aí né Rosa Rafaela Ana Daniela Carla Rosângela aneide Nívia Alexandra Maria do carro gente sejam muito bem-vindos tá desejo aí excelentes estudos para vocês ok ah essa jornada só tá começando então Invista o tempo de vocês né a a a Organize então o seu planejamento se você vai estudar sozinho então aproveite a nossa plataforma aqui que é super atual actualizada professores excelentes professores experientes com os concursos da educação Então faça um plano de estudos pegue aí a o seu tempo eh que você pode investir nos seus estudos que sejam 2 horas que sejam 3 horas 4 horas tá excelente mas Organize o seu estudo tá não estude de qualquer jeito seja assertivo estude Com intenção e responsabilidade tá que você vai garantir a sua vaga e com certeza se você tiver uma boa organização de de estudos tá então uma boa organização de estudos é parte imprescindível desse processo aí que vocês estão assumindo Tá então vamos lá primeira questão aí com base na lei federal vamos olhando vão lendo e já vão marcando aí tá para vocês acompanharem a ativamente né digamos assim então com base na lei federal 13146/2015 gente essa lei ela tem que tá na ponta da língua tá porque inclusive pode ser cobrado o número da lei em relação à lei brasileira de inclusão então a lei importantíssima o Marco tá para para pra inclusão Ah no nosso país então é uma lei que que que a a pega e abrange todas as as áreas Então as quais nós né pessoas cidadãos pessoas com com deficiência estão aí inseridas então entra a saúde entra questão de segurança a questão de Justiça entra moradia entra trabalho entra educação vai entrar tudo nessa lei tá e eu tenho que pelo menos ficar aí a a a a informado conhecer pelo menos os artigos que vão tá trazer ali a educação Ok mas é uma lei que precisa realmente ser considerada porque é uma lei importante vocês vão perceber isso tá a quantidade de questões sobre L lbi que tem caído Então vamos lá com base nessa lei lei 13146 de25 tá lei brasileira de inclusão da pessoa com deficiên ou estatuto tá da deficiência do deficiente são a mesma coisa julgue os itens a seguir então vamos lá número um a disponibilização de recursos de acessibilidade tecnologia Então tá falando aqui ó A disponibilização tá o que que essa lei fala sobre a disponibilização de recursos de acessibilidade e tecnologia assistida aí aí a gente vai começar fazendo uma uma observação aqui a banca tá ela errou aqui não é assistida é assistiva de assistir de dar assistência tá então tá errado tá a a a ortograficamente está errado tá o termo ah Houve um erro da banca tá essa questão aqui eu quis trazê-la justamente por conta desse erro pra gente prestar bastante atenção e por uma outra questão aqui que a gente precisa analisar então e voltando a dispon ização de recursos de acessibilidade e de tecnologia assistiva é exigida de instituições privadas ou públicas de todos os níveis E aí vamos lá qual seria a sua resposta Qual o conhecimento que você tem a respeito dessa disponibilização O que que a lei traz em relação aos recursos de acessibilidade tecnologia assistiva ela é exigida tanto paraa instituição pública ou ada para todos os níveis né Ou seja a gente vai falar de Educação Básica E aí Educação Básica vai entrar todas as etapas Educação Infantil Fundamental e Médio e um outro nível de educação é educação superior então a gente tá falando de dois níveis tá E aí essa resposta minha gente para quem colocou aí o seu gabarito para quem pensou tá ela está errada tá e mais do que errada ela foi anulada tá bom É uma questão que foi anulada por quê vou eh compartilhar com vocês a disponibilização eh segundo a lei e esse esse texto da Lei Está no artigo 28 e 30 tá da lei diz o seguinte que os recursos de acessibilidade Sim eles estão para todos os níveis escolas públicas e particulares então a acessibilidade sim tá há uma disponibilização ou seja tanto a a a a os sistemas de ensino público e privado precisam disponibilizar os recursos de acessibilidade tá agora tecnologia assistiva não não está para todos os níveis tá enquanto a disponibilização da acessibilidade está paraa educação infantil para todos para toda educação básica e educação superior a tecnologia assistiva tá ela é sim exigida nas instituições públicas e privadas E aí a gente vai entender que todas as incumbências tá do poder público em relação a a a a inclusão ela abrange basicamente a toda a tanto público quanto privado só tem apenas dois incisos tá que não vai atingir a educação privada eu vou falar o porquê Tá mas voltando aqui pra questão a tecnologia assistiva ela é exigida sim instituição pública e privada porém não está para todos os níveis está para quem gente paraa educação superior tá as instituições de educação superior Tá certo público e privado Então vai entrar então eh eh ensino superior público e privado e a eh tecnologia tá profissionalizante então o que que vai entrar educação profissional e técnica então instituto de educação superior e educação profissional e técn técnica tá então só para esses eh digamos esses níveis aí o nível da educação superior e esse nível técnico aí é que tem então a a a a obrigatoriedade tá da tecnologia assistiva tá o que que é a tecnologia assistiva gente são recursos tecnológicos que vão ajudar as pessoas com deficiência tá a a a potencializarem AM melhorarem os seus processos aí de aprendizagem tá eh faz com que ela consiga de fato ter uma inclusão mais favorável tá ou seja facilita então a inserção dela diminuindo Então as barreiras que Possivelmente serão encontradas então a questão está anulada não é tá porque a a palavra tecnologia assistiva só e eh principalmente tá mas porque aqui foi colocado que tanto a acessibilidade quanto a tecnologia assistiva é então obrigatória para todos os níveis quando não é apenas a acessibilidade a tecnologia assistiva ela só vai ser obrigatória a a oferta dessa tecnologia assistiva tá para os institutos de educação superior público e privado aí entra ambos tá e a escola eh profissional e técnica só para esses Ok então fiquem atentos a esse tipo de questão eu digo o seguinte gente Abrace a questão no momento que você tê-la Olhe tá desdobre essa questão para ver o que que é se ela está dentro ali de uma margem segura tá eh eh da sua correção Ok então Fique atento porque nesse caso aqui é tão tão singelo esse todos os níveis e a gente tende né a achar que tanto a acessibilidade quanto essa tecnologia acertiva Deva ser então uma obrigatoriedade a sua oferta tá mas aí há aí uma uma uma exceção tá E aí restr a tecnologia assistiva essa oferta para os institutos de educação superior e escolas profissionais e técnicas tá bom gente então ah fiquem atentos aí a questão está anulada também né por isso porque não foi colocado de uma forma aí a a compreensível né então deixou uma dúbia e interpretação além do termo está errado Tá bem então só para vocês ficarem antenados nesse tipo de questão número dois então temos aí gabarito um anulada questão número dois é dever do poder público a dever do poder público assegurar a oferta de educação bilíngue em libras e na modalidade escrita em língua portuguesa em todas as escolas e em todos os níveis tá gente essa questão também vocês têm conhecimento aí essa questão também está errada tá vamos lá é dever do poder público gente eu preciso conhecer lá na lei todos os incisos da obrigação do poder público tá eh um dos artigos aí o artigo 28 e a anterior também do artigo 28 e 30 que mais é cobrado em prova então o artigo 28 vocês têm que eh se apropriar de verdade desse artigo tá então vocês vão ver uma enchurrada de questões aí voltadas para artigo 28 que vai falar gente das obrigações do poder público Tá bom então essa questão traz uma das obrigações assegurar a oferta da educação bilíngue em libras tá só que aí gente essa questão ela deixou de nos informar tá que a Libras aí ela vem como primeira língua tá primeira língua isso tem que tá posto então a educação bilíngues em Libras ela sai como primeira língua e a modalidade escrita em língua portuguesa segunda língua então faltou isso aí tá E aí fiem antenados porque isso precisa aparecer tá certo aí agora o grande problema tá é em todas as escolas e em todos os níveis tá não é em todas as escolas e nem é para todos os níveis quando a gente fala da oferta da educação bilíngue tá a gente fala dessa oferta em escolas e classes bilíngues aquelas escolas que são bilíngues ou escolas que tenham classes bilíngues ou então escolas inclusivas tá então só para essas escolas o dever o poder público tem o dever aí de ofertar educação bilíngue tá isso aí vai est no artigo 28 E aí lembra que eu falei de algumas ressalvas do do público e do particular esse tá esse esse inciso aí que é o inciso quarto tá é um da uma das exceções que não entra tá o a escola particular Tá certo então a escola particular ela não vai entrar nessa obrigação aqui dessa oferta de de educação bilíngue em Libras Tá ok então é uma das exceções então muito atento a educação bilíngues É ofertada sim tá como primeira língua e a segunda língua seria a a modalidade do português escrito mas não em todas as escolas escolas e classes bilíngues ou então escolas inclusivas então muita atenção que é uma questão aí tá que adora aparecer aí nos concursos públicos então número dois também errado por isso tá gente então vamos acompanhar isso aqui vamos aprender com as questões questões Nos ajuda muito a gente aprender a consolidar a informação a enxergar o que a gente não sabe ainda pra gente poder correr atrás tá número três cabe ao poder público também agora dentro lá do do do artigo 28 né que vai falar das incubência do poder público garantir o acesso à educação profissional e tecnológica às pessoas de com deficiência sim tá então é uma incubência do poder público em detrimento dos demais indivíduos gente não existe isso na lei Não vai dizer que vai priorizar esse público da da da da Educação Especial das pessoas com deficiência e que vai digamos menosprezar os outros os demais não a lei diz o seguinte tá que a oferta a a a a incubência do poder público é de garantir o acesso à educação profissional e tecnológica as pessoas com deficiência em igualdade de oportunidade aos demais tá E ainda assegura menor distinção possível tá e a a a a as e é isso eh eh eh manter essa igualdade de oportunidade para todos tá não há essa esse esse essa característica de de privilegiar Então as pessoas com deficiência não o poder público vai se responsabilizar por essa educação profissional para todos tá de forma então equitativa em plena condição aí de oportunidade para todos então mais uma questão errada aí do nosso gabarito questão cobrada nos últimos concursos aí tá pra Secretaria de Educação do DF vamos avançando vamos aprendendo vai anotando suas dúvidas para você depois fazer uma pesquisa e eh focar o seus estudos para entender Onde você tá frágil Onde você tá bem Onde você tá tem potencial para poder você então ir bem para essa prova então seguindo aí questão número 4 também voltado aí paraa lbi lei 13146 vamos julgar os itens Tá certo número quatro garantir a pessoa com deficiência a proteção contra Toda a forma de violência é dever não apenas do Estado Mas também da família da comunidade escolar de toda a sociedade corretíssimo tá esse é o artigo 27 da lbi Deixa eu voltar aqui artigo 27 da lbi e o texto está corretíssimo não é apenas responsabilidade do Estado tá a a a a proteção contra toda forma de violência Cabe a minha família cabe a sua família Cabe a mim Cabe a minha comunidade cabe a todos da sociedade brasileira tá garantir a pessoa com deficiência proteção contra toda forma de violência é texto do artigo 26 correta a questão então corretíssima vamos avançando aí para número cinco nos processos seletivos gente essa questão aqui Ela é mega importante viu muito importante tá cai de enchurrada em prova nos processos seletivos para o ingresso e permanência em instituições de ensino superior deverá ser garantida a pessoa com deficiência a dilação de tempo deixa eu só arrumar o o o slide aqui a dilação de tempo para realização do exame independente de prévia solicitação ou comprovação de necessidade Gente o artigo 30 que é onde está esse texto da questão Mais especificamente inciso 5to ele vai dizer que nos processos seletivos para que pessoas com deficiência ingresse nos processos seletivos seja concurso público seja eh educação IOR é garantida ela sim uma dilação do tempo mas não é independente de de de de de alguma coisa ele não vai chegar lá e vai ter a garantia do do tempo maior para ele fazer o exame a prova não ele tem que fazer uma solicitação prévia com antecedência e ele tem que comprovar a necessidade desse tempo maior para ele participar desse processo seletivo tá E aí não é ao Léo tá não é assim tem garantido na lei porém ele tem que depois do edital já fazer a solicitação tá dessa sua necessidade de um tempo maior e comprovar E aí você vai o o candidato vai ter que enviar uma comprovação de que ele realmente necessita desse tempo maior tá só assim ele faz US ao direito Então essa questão está errada gente então em relação a delação de tempo aumento do tempo de processo seletivo tem direito mas tem que ser avisado previamente e tem que comprovar a real necessidade ok não se esqueçam disso é uma questão muito cobrada em concurso vamos avançando também lei 13.146 de 2015 lbi tá Ah vamos julgar certo ou errado os itens que se seguem então número seis a articulação intersetorial Tá o que que é articulação intersetorial Minha gente é a articulação é a conversa entre setores do poder público tá então a articulação intersetorial é uma conversa é um vínculo aí que os setores públicos fazem tá na implementação de políticas públicas Então essa articulação intersetorial tá de políticas públicas incube então é incumbência do estado família comunidade escolar e sociedade não né minha gente porque a gente tá falando de políticas públicas tá quem eh faz as políticas públicas tá quem eh entra com as políticas públicas é o poder público tá nós não temos eh então prerrogativa para a implementação de política pública tá nós podemos ser ouvidos sim através das avaliações institucionais por isso que existe avaliação também por isso que existem as avaliações institucionais através das avaliações institucionais em larga escala percebe-se as necessidades né da da da sociedade em relação à educação e a partir daí cria-se políticas públicas tá então a gente entra no momento da gente participar de uma avaliação institucional e avaliar né a instituição mas o poder público que vai lá e vai eh eh precisar implementar as políticas públicas Então essa questão aí de implementação de política pública ela é responsabilidade tá incumbência apenas do Estado Ok então essa questão também está errada certo então questão número sete nos processos seletivos para ingresso em cursos oferecidos por instituições de ensino superior viu aí que eu falei quanto essa questão cai isso aqui foi uma outra prova muito né Muito perto que cobrou a mesma questão tá então nos processos seletivos para ingresso em cursos oferecido por instituições de ensino superior todos os candidatos com deficiência TM direito a dilação de tempo para a realização do exame de seleção tá então essa questão aí por que que ela vai est errada minha gente porque aqui tá é como se fosse automático É como se você fosse eh participar do processo seletivo você fosse chegar lá no dia e fosse falar na hora do exame bom eu vou ficar aqui um tempo maior para eu fazer essa prova tá não é assim que acontece eu vou ter que fazer lembrando aí o uma solicitação com antecedência e justificar comprovar a minha necessidade desse tempo maior Tá certo então vejam aí eu trouxe só para vocês verificarem Essa questão aí sendo repetida nos concursos públicos tá a chance dessa questão cair muita Então se agarre nela tá e tem aí garantido então o acerto dela então adiantando aí vamos pra questão número oito com um pequeno texto aí conquistas e desafios do Brasil no Brasil melhor dizendo nas últimas décadas diante de um crescente movimento mundial de educação para todos o Brasil fez importantes avanços no campo das políticas educacionais voltadas para a garantia do acesso e da permanência na escola a política nacional da Educação Especial na Perspectiva da educação inclusiva esse nome todo aí de 2008 esse documento muito importante que eu comecei falando dele tá por exemplo Então essa política ela define princípios e ações que devem ser implementados para garantir a escolarização regular e o atendimento educacional especializado para todos os alunos gente por isso essa lei ela é tão importante para nós tá então na realidade não é uma lei ela é uma um um documento ela é um um um ela tem aí digamos ela é rechaçada por leis como lbi leis maiores como LDB Constituição Federal Tá mas ela não chega a ser uma lei tá Então essa é uma política nacional de educação especial e que qual é o objetivo dela gente garantir o acesso das pessoas público al da Educação Especial no ensino regular Esse é o objetivo da Lei tá E aí a ela vai trazer aí questões importantíssimas gente que mudou aí o o o o o o paradigma dessa inclusão como um um deles é o aee então o aee ele foi então inaugurado tá através dessa política a política nacional tá da Educação Especial o atendimento educacional especializado surge aí tá com essa política a garantia desse atendimento educacional especializado e não só isso tá várias outras garantias a a a garantia do acesso permanência dentro de uma escola regular tá eh e aí a gente vai ter várias diretrizes vários princípios ali dentro dessa política que é muito importante que você então tenha conhecimento dela então a partir desse texto aí tá que eu achei muito importante trazer tá que vai falar sobre essa Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da educação inclusiva E aí o que que é esse nome todo tá o que esse nome grande todo quer dizer o quê gente que é uma política voltada tá paraa educação especial que garante esse público da Educação Especial matriculado no ensino regular é isso traduzindo é isso tá então é a garantia da matrícula na no ensino regular para o público alvo da Educação Especial e uma outra coisa muito importante que essa política Traz Ela traz a definição do público alvo da Educação Especial e eu vou colocar aqui tá público alvo da Educação Especial deficiências tá então os deficientes E aí a gente vai falar de deficientes físicos e sensoriais surdez eh deficiência visual a gente vai falar da tea tá que até há pouco tempo atrás e ainda muitos Inclusive a LDB ela não foi modificada ela não foi atualizada Hoje nós não temos mais tgd tá nós não não utilizamos mais o transtorno Geral do desenvolvimento agora tudo é teia tá então o dcm5 já traz essa nova essa esse novo termo todos os documentos médicos mais atuais já trabalham com o termo teia já já desconsiderou o o tgd porém a nossa lei de diretrizes e bases ainda não atualizou então Fique atento a que eh quando esse termo ele for referido em concurso se ele tá eh se referindo a Qual documento a qual normativo se for LDB ainda permanece tgd agora se tiver falando do dm5 já é teia tá então voltando aqui para esse público alvo de Educação Especial deficiências tá teia que aí vai entrar autismo vai entrar asperge vai entrar R vai entrar né todas as as transtorno degenerativo da infância Então vai entrar vários aí dentro do teia que agora ele virou o um só que é o transtorno do especto autista E além disso tem também as altas habilidades barra superdotação super dotação Esse é o público alvo da Educação Especial minha gente e qual é a novidade Professora porque até 2008 tá os transtornos funcionais específicos como por exemplo TDH dislexia disgrafia discalculia Todos estavam dentro aí da Educação Especial E aí foram retirados tá os transtornos funcionais específicos saem e prestem muita atenção Nisso porque isso já foi cobrado em prova bem atual e enquadrando os transtornos funcionais específicos dentro desse público alvo da Educação Especial e não é mais desde essa Política Nacional de Educação Especial de 2008 tá então foi um importante uma importante mudança que essa política trouxe tá a a a determinação desse público alvo Então hoje o público alvo da Educação Especial são as deficiências tant sensoriais físicas e e eh sensoriais e física teia e altas habilidades barra superdotação Ok então documento muito importante trouxe aí o aee trouxe aí a garantia da matrícula de acesso e permanência tá desse público alvo na escola regular bom voltando pra questão tendo o texto acima como referência Inicial vamos julgar o item os sistemas de ensino E aí a gente tá se referindo a quê à escolas tá as instituições de ensino assegurarão aos educandos com deficiência E aí ó gente tem aqui discriminado quem é esse público aí tá eh da Educação Especial deficiência transtorno Global desenvolvimento Olha só ainda aparece mas a gente precisa lembrar que isso agora tá é teia muito embora a LDB não tenha atualizado e altas habilidades super dotação Então os sistemas de ensino precisarão então assegurar currículo E aí a gente não tá falando de um currículo novo não tá certo a gente não existe um currículo para educação especial a educação especial Ela utiliza o mesmo currículo da Educação Básica tá a questão que o documento traz é uma flexibilização são adequações curriculares tá Para que Facilite o acesso desse público aos conhecimentos Tá certo então precisa através dessa política então currículos flexíveis e adaptados métodos tá métodos que sejam coerentes com esse público que consiga visualizar e perceber as suas dificuldades tá técnicas também E aí são as estratégias que a gente utiliza as estratégias pedagógicas Como por exemplo o dua né eu trabalhar na Perspectiva do dua a trabalhar na perspectiva de uma sala de aula investida a trabalhar invertida trabalhar na Perspectiva aí de de de de estratégias que vão aí atend Ender tá e respeitar esse público da Educação Especial e recursos educativos tá e organizações específicas e dentro desses recursos educativos a gente vai citar as taas que são as tecnologias assistivas Tá certo para atender as suas necessidades tá essa questão está corretíssima é o ponto alto do documento tá então questão certa o a política nacional de Educação Especial na Perspectiva Ela traz tudo isso é o o o a educação o atendimento educacional especializado tá a garantia dessa matrícula nas escolas regulares ah a assegurar que esse público alvo da Educação Especial tá que agora tem direito a matrícula acesso permanência na rede regular que eles não precisam mais tá ser ali eh eh eh colocados nos centros especiais eles vão poder participar então do da da rede regular de ensino mas que a eles serão garantidos um currículo flexível e adaptado o qual ele possa então acessar métodos estratégias recursos educativos e uma organização específica para atender as suas reais necessidades Ok então fique registrado isso aí na cabeça de vocês tá a importância desse documento e o que esse documento trouxe de novo tá o avanço que teve a mudança que teve na na na na Perspectiva inclusiva tá a partir dessa política por isso ela é tão querida ela é tão eh eh preciosa para todos nós avançando no me número nove a deficiência ela pode ser identificada como o lugar para a diferença e potencializadora da diversidade e superação das Barreiras de todas as ordens e não como sinônimo de capacidade tá a jeú tá ela é uma psicóloga e terapeuta e ela traz Isso numa das obras dela sobre educação inclusiva tá que a deficiência ela tem que ter ela abre o lugar para diferença sim ela potencializa a diversidade né Ela traz a importância de se reconhecer a diversidade tá e de superar a barreira mas nunca como sinônimo de incapacidade tá nunca como CMO de capacidade baseado nisso tá e no que se refere aos fundamentos legais da educação inclusiva e ao papel do professor e a educação em e para os direitos humanos julgue ser ou é pros itens a seguir o atendimento educacional especializado Então o a e e tá onde é que tá o ae professora resolução número 4 de 2009 então a política veio 2008 e trouxe o ae 2009 surgiam Então as diretrizes que eh operalização do aee então é um documento importantíssimo que eu preciso conhecer tá então em relação a aee aos portadores de deficiência será realizado preferencialmente na rede regular de ensino sim Gente esse esse texto aí ele tá no artigo 208 tá da Constituição Federal inciso 3 é a própria constituição que traz essa prerrogativa tá que o aee ele vai ocorrer aí preferencialmente ou seja a preferência é que ela ocorra no ensino regular preferencialmente E aí gente As bancas vocês sabem que elas vão mudar aí exclusivamente extr ex extr diariamente E aí outros termos Tá mas o termo correto é preferencialmente na rede regular de ensino Ok então questão super certa vamos avançando questão número 10 considera-se pessoa com deficiência Aí Minha Gente atenção o conceito de pessoa com deficiência cai muito em prova também então vamos consolidar Vamos vamos e eh memorizar mesmo Qual é o conceito de pessoa com def ciência tá e tentar lembrar de todos os termos e palavras porque como é um conceito grande Pode ser que a banca valar faça uma pequena mudança tão imperceptível que você não Observe R Tá então vamos mesmo internalizar esse conceito da pessoa com deficiência tá que a lbi traz então é o conceito trago pela lbi artigo sego tá que vai dizer o seguinte considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de long longo prazo tá não é de médio nem de curto nem de longo nem de médio As bancas elas gostam muito de mudar aí coloca assim impedimento de longo e Médio prazo perdeu é apenas de longo prazo para ser considerado deficiência tá E aí quais quais são as naturezas aí para ser considerada tá a longo prazo natureza física mental intelect intelectual ou sensorial então da natureza física mental intelectual ou sensorial de longo prazo o qual em interação com uma ou mais barreira pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condição com as demais pessoas Esse é o conceito de pessoa com deficiência segunda lbi tá vamos supor um teia né que ele pode ter aí uma deficiência a a gente pode dizer aí que ele pode ter agregada aí além do teia né ele tem aí uma deficiência intelectual por exemplo né ou sensorial tá ah por conta dessa sua dificuldade a pelas características da da da da própria do próprio transtorno ele não consegue se eh socializar e por conta dessa socialização ou a falta de oralização ele eh e aí a gente vai dizer que isso seriam Então as barreiras ele é impedido tá de de de competir aí ou de de de de eh ter aí igualdade de oportunidade em relação aos outros tá então isso é então a a quando isso ocorre é então considerado uma deficiência certo então é é você entender que a deficiência ela é de longo prazo desses quatro tipos aí de de natureza eh em contato com barreiras elas ela que podem obstruir então a sua participação plena e efetiva tá então esse é o conceito que a lbi traga decore esse conceito é a minha dica né A minha primeira grande dica de hoje ok então vamos lá para então a questão está correta tá o texto está certinho tem que ser dessa forma o texto tá vamos paraa número 11 deve haver formação e disponibilização de professores para o atendimento educacional especializado de tradutores intérprete da língua das libras de guias intérpretes e de profissional de apoio certíssima gente tá onde é que tá isso tá lá no artigo 28 Lembra que eu falei que o artigo 28 ele é muito importante tá porque são umas incubência aí Tá bom então lá no inciso sexto vai falar aí tá da des desses profissionais aí que serão disponibilizados pro aee eh tradutores intérpretes de libra Os guias intérpretes os profissionais de apoio estão todos aí dentro desse inciso então A questão está correta tá então é um texto aí importante do artigo 28 que a gente precisa também consolidar número 12 atualmente o paradigma dos Direitos Humanos é inserido no intuito de garantir a dignidade e autonomia e o acesso a todos os direitos sociais da pessoa com deficiência bem como combate a violação dos seus direitos tá E aí nós temos de fato tá esse paradigma dos Direitos Humanos tá eh fazendo com que tá o paradigma da Educação Especial nessa perspectiva inclusiva ela reflita tá uma real mudança tá eh da abordagem que até pouco tempo atrás era apenas assistencialista tá então a gente deixa de ter tá com a mudança aí desse paradigma a a gente deixa de ter um atendimento assistencialista uma abordagem assistencialista para uma perspectiva inclusiva e de direitos tá eh de direitos ah ah conjugados sobre as pessoas com deficiência tá eh essa mudança isso ocorreu tá minha gente a partir da convenção sobre os Direitos Humanos de 2006 da ONU tá então essa essa essa convenção ela trouxe a a esse novo paradigma da inclusão tá eh tendo a uma mudança dessa abordagem assistencialista então a gente sai daquela abordagem assistencialista E entra numa perspectiva né e inclusiva de fato onde as pessoas elas vão ter direito à matrícula elas vão ter acesso à escola essa escola vai ser preparada o sistemas de ensino eles vão ter que se preparar para poder atender essas pessoas da melhor forma possível Tá certo então foi então a partir dessa dessa convenção da ONU de 2006 que houve Então essa mudança aí com o reflexo né esse paradigma aí eh na educação especial eh refletindo então nessa abordagem eh eh assistencialista gente isso tá quando a gente estuda por questão E aí também trazendo dica para para vocês a gente se alimenta a gente tá construindo aqui um Arc bolso inclusive pra gente poder fazer uma prova dissertativa tá então quando eu trago a informação que eh em 2008 né a convenção sobre os direitos da pessoa com deficiência Traz essa mudança né de paradigmas em relação ao assistencialismo da educação especial para uma uma abordagem né uma perspectiva inclusiva isso já me traz elementos já me traz um repertório importante para eu alimentar uma dissertativa tá então é entender que até quando eu resolvo questão eu estou aprendendo e treinando e ficando bom para as provas dissertativas tá porque a prova dissertativa é isso tá é você trazer aí elementos tá que vão aí e eh respaldar o que As bancas trazem fazem Ok então número 11 correta vamos para número 12 atualmente o paradigma assim essa já fizemos né Número 12 Então vamos colocar aqui certinha número 13 avançamos a participação do currículo regular sem as adequações curriculares E aí a gente já falou da importância né da adequação curricular Ah então tá falando a participação do currículo sem adequação de acesso deve ser uma meta perseguida pelas escolas ok tá sem opa sem nada olha o probleminha aqui olha o peguinho aqui da banca no sentido de assegurar a educação inclusiva tá gente é justamente o contrário tá o currículo tá eh ele deve contar com as adequações curriculares tá Para que assegure então uma educação de fato inclusiva tá então é uma meta que precisa ser perseguida pela escola é justamente a adequação curricular porque se eu tenho um currículo né que tem ali os direitos né de aprendizagem estabelecidos lá pela pela bncc né que não é não é é uma simples oferta É uma garantia os direitos de aprendizagem estabelecidos pela bncc é um direito subjetivo e público que todos têm direito aos conhecimentos certo as pessoas com deficiência elas não deixaram de ter esses direitos tá elas vão ter acesso ao currículo tá mas elas vão acessá-lo de uma forma possível respeitando tá o os as suas eh reais necessidades E potencialidades e essa forma de acessar o currículo de uma forma mais respeitosa é através da adequação curricular tá então tem que ser uma meta perseguida pelas escolas e não aqui o contrário como a própria banca trouxe então um peguinho aqui errada essa questão porque eh a adequação curricular ela é tá um trabalho ela é um direito do aluno e uma obrigação da escola do Professor em oferecer Tá certo então vamos lá paraa número 14 tá eh com relação ao planejamento e aí lembra que eu falei que eu ia falar um pouco das políticas das leis agora a gente vai entrar aqui um pouquinho a na questão do planejamento que também caem questões em relação a isso então com relação ao planejamento escolar e a educação especial inclusiva julgue os próximos itens 14 o plano de ensino deve ser co deve ter coerência quanto aos seus objetivos e aos meios para alcançá-los Óbvio tá tem que ter coerência entre objetivo entre metodologia entre avaliação tá entre tudo isso que compõe aí o processo de ensino aprendizagem tá e o plano de ensino ele obviamente ele precisa garantir essa coerência entre os objetivos e os conteúdos com as metodologias com avaliação inclusive respeitando a necessidade dos Estudantes tá Então essa coerência ela é fundamental e ela é Ela é tão importante que a gente não pode pensar num plano eh de ensino sem a o os objetivos sem os conteúdos sem uma metodologia e sem avaliação Então são processos que se retroalimentam um ele não existe sem o outro tá e para que isso ocorra essa coerência ela é importantíssima tá Para que eu consiga sim através da minha metodologia através da minha do meu plano de aula através ali dos conteúdos através da forma que eu avalio tá chegar lá no que eu desejo que é o objetivo que eu preciso atingir com aquele aluno tá então isso é fortemente aí observado então questão correta número 15 o planejamento da aula antecede Então olha lá na 14 a gente falou de plano de ensino que é algo maior né é um plano aí que vai abarcar todo o o processo letivo tá agora a gente vai falar na questão 15 do plano de aula o planejamento da aula tá ele antecede hierarquicamente o planejamento da unidade didática não né minha gente porque se a gente for falar de uma hierarquia primeiro a gente vai ter o quê o plano de ensino que ele é maior tá ele vai abarcar tudo durante todo o processo letivo bimestre semestre o ano letivo depois do plano de ensino nessa hierarquia a gente vai ter a unidade temática que vai ser distribuída tá a unidade temática que vai ser distribuída aí ao longo dessa organização dos conteúdos eh de maior tempo e aí então nós vamos ter aí o planejamento da aula tá então o planejamento da aula está dentro da unidade temática que está dentro do plano de ensino tá então uma questão bobinha aí que às vezes a gente né acaba rateando então o planejamento da aula ele não antecede hierarquicamente o planejamento da unidade então ele vem depois Ele é posterior ao planejamento da unidade didática por conta de quê meu povo dessa coerência que a gente tá falando aí tá certo então questão aí está errada é errada bom número 16 sondagem e diagnóstico e aí gente muita atenção que isso realmente confunde a gente acha que é a mesma coisa quando não é tá E aí a gente já vai estar falando de avaliação agora sondagem e diagnóstico são etapas do planejamento escolar tá então a a gente já tem o seguinte entendimento que se tá trazendo sondagem diagnost como etapas a gente vai entender que são coisas diferentes né consistindo a sondagem E aí Traz o conceito de sondagem sondagem na análise tá e na interpretação dos dados coletados na etapa do diagnóstico Olha aí minha gente que questão mais maldosa houve aí uma inversão não conceitual né Por qu minha gente porque são a sondagem gente é a etapa Inicial é a etapa que eu realizo a minha coleta de informação sobre os meus alunos eu vou eh eh observar Qual o conhecimento prévio daquele aluno Tá o que que ele já sabe eh Quais são as dificuldades que ele apresenta Quais são os potenciais as potencialidades que ele apresenta isso é essa parte inicial a sondagem tá então eu preciso tá pro meu planejamento pras minhas metodologias por exemplo dua eu preciso ter uma sondagem para saber né Qual é o perfil dessa minha turma eu realizo em primeira mão então a sondagem é a primeira etapa tá o diagnóstico ele utilia a sondagem então o diagnóstico ele ocorre após a sondagem vai fazer o quê vai pegar aqueles dados que a sondagem me me me possibilitou tá e a partir desses dados eu vou analisar e interpretar ali aqueles dados tá E são esses dados do diagnóstico que vai orientar as minhas decisões pedagógicas inclusive o meu planejamento de ensino tá certo o meu planejamento de aula desculpa tá certo então sondagem diagnóstico são coisas diferentes a sondagem é a primeira etapa ela é o momento da coleta de informação sobre o perfil do meu aluno dado eu tendo esses dados aí através da sondagem eu vou interpretar esses dados Tá eu vou analisar isso que eu tive e a partir disso é que eu vou então ter aí eh eh informações suficientes para eu poder eh orientar então a minha prática pedagógica a minha organização pedagógica a minha prática pedagógica o meu planejamento tá então são coisas diferentes e cada um no seu tempo e cada um com seu objetivo Então essa questão está errada porque aqui houve uma inversão desses conceitos tá dando continuidade estamos já quase né finalizando 17 o plano de curso plano de curso Então a gente tá falando de algo maior né prevê o trabalho a a ser realizado em determinado período letivo sim né então a gente vai ter um plano de curso organizado alinhado com o qu Gente o que que a gente tem aí como fonte né o currículo tá que está alinhado com quem com a bncc Então aí tem várias coisas que a gente precisa garantir que são aí os direitos de aprendizagem né todos a as habilidades que precisam ser ser as competências Inclusive tem as 10 competências Gerais que eu preciso eh priorizar e aí tudo que eu preciso dar conta ali naquele plano de curso tá então esse plano de curso ele vai trazer uma previsão do que vai ser realizado bimestralmente semestralmente e anualmente tá então plano de curso Então são coisas simples que a gente aprendeu até né na na questão mesmo da da da didática né quando a gente estuda didática geral e aí a gente já tem aí a a a a a a o conhecimento né de cada conceito que é plano de aula que que é plano de curso que é unidade temática né pra gente poder então estabelecer essa coerência aí com o nosso trabalho tá então questão certa número 18 é função do aee atendimento educacional especializado diagnosticar as dificuldades e os transtornos de aprendizagem e posteriormente encaminhar os alunos para tratamento né passou aqui deixa eu voltar os alunos para tratamento gente redondamente errada né Essa questão aqui tá falando tá de um ponto muito importante que você precisa realmente se desdobrar que são as funções são as atribuições do aee que vai est lá na eh resolução 04 tá você precisa realmente decorar as atribuições do aee Tá certo tem uma lista de atribuição e não e prova e com certeza não é de diagnosticar tá Ah e muito menos de encaminhar para tratamento quem encaminha para tratamento é a é a saúde é o médico tá a função do aee de acordo com a resolução 04 tá é eliminar as barreiras do processo de aprendizagem dessas crianças desses alunos tá é dar um suporte pedagógico ao estudante que é público alvo de Educação Especial aquele aluno que possui uma deficiência de acordo né com a lbi que foi matriculado lá na rede regular de acordo com o plano nacional de educação Especial na Perspectiva da inclusão que está matriculado na sala regular e que tem automaticamente a sua matrícula garantida no aee E aí eu vou abrir um parêntese aqui que é um parêntese super importante que é relação ao investimento tá o aluno da Educação Especial tá ele tem dupla matrícula ele primeiro precisa matricular na rede regular na sala regular e depois ele matricula no aee ele possui duas matrículas a para PR paraas questõ financeiras esse aluno custa duas vezes pro poder público tá nós temos lá a verba do fundeb que cada aluno custa deve est mais de 5.000 6.000 e e 8.000 eu não me atualizei né cada aluno custa um valor x lá pro poder público o aluno da Educação Especial tá ele tem duas matrículas ele recebe dobrado essa verba tá essa verba de investimento isso é muito importante também C em prova tá então tá falando aqui de uma função equivocada do aee tá onde não eh eh eh é compatibilizada com isso E aí a gente vai ter na resolução 04 todas as atribuições tá que vai ser a de orientar e organizar o trabalho pedagógico tá que vai ser desenvolvido durante o ano com esses alunos que estão matriculados lá na sala regular e aí o que que o ae vai fazer vai definir objetivos de trabalho vai definir conteúdo vai definir metodologia os recursos que vão ser precisos utilizar como por exemplo tecnologia assistiva tá eh para que esses alunos sejam atendidos e também garantir critérios de avaliação então o o aee ele vai ter um trabalho pedagógico tá de desenvolvimento desses alunos que vão precisar de um suporte maior Para poder seguir na inclusão tá para que as barreiras que surjam vão sendo rompidas aí pelo trabalho do aee tá então eh é muito importante que você vá lá na resolução e verifique todas as atribuições do ae porque se tem coisa que é cobrada sobre ae em prova são as atribuições tá do do desse atendimento Ok então essa questão aqui está errada avançando 19 considerando os fundamentos e princípios da educação inclusiva e a política nacional de Educação Especial na Perspectiva da educação inclusiva julgue o item é princípio da educação inclusiva tá que todas as crianças sejam matriculadas em escolas regulares minha gente isso aqui é o objetivo tá desse documento aqui tá dessa política nacional tá é o objetivo garantia de matrícula na rede regular de ensino tá essa é esse é o objetivo desse documento e mais a criança deve ser encaminhada a uma escola ou uma classe especial somente quando demonstrado que a educação na classe regular é incapaz de atender as necessidades educacionais ou sociais dessa criança e aí gente muita atenção nisso daqui isso aqui é muito perigoso tá não quer dizer tá esse texto aqui não a gente não pode entender que vai existir aí uma uma premissa da escola é falhar e dessa criança não poder estar na rede regular e ir PR PR para uma uma uma uma instituições especializadas então não deve existir premissa do falhar tá sem considerar as adaptações Então antes a gente precisa essa criança precisa ser matriculada ela precisa ter direito a todas as possibilidades que são garantidas por lei as adaptações curriculares toda esse arcabouço né de de de de instrumentos de recursos de práticas pedagógicas para que essa criança fique na rede regular tá então a a questão o ensino especial que aí fala eh primeiro tem que garantir a inclusão e se né realmente ela não tiver condição ela vai paraa Educação Especial aí aí a gente precisa entender que o ensino especial ele deve ocorrer de forma tá eh de forma complementar então a educação especial para essas crianças vai ser um complemento ou seja o encaminhamento pra educação especial é uma exceção não é uma regra tá que é aplicável em casos muito específicos tá são casos estritamente específicos que eh eh São encaminhados para uma Educação Especial tá então eh Há um um um uma análise eh eh muito eh eh rigorosa tá ao enviar esse essa criança ao retirá-la da rede regular e e enviá-la paraa educação especial tá então eh e aí precisa observar também se o encaminhamento dessa criança paraa Educação Especial tá é a melhor alternativa para ela tá é a melhor alternativa pro seu desenvolvimento tá é preciso respeitar o direito mais do que direito dessas crianças estarem na rede regular de ensino a individualidade e o direito de escolha de onde elas querem ficar tá e a responsabilidade de dar todo o respaldo tá E toda a a a a a a estrutura que seja é do poder público é do poder público Ok então essa questão aí está correta tá muito embora a gente precisa ter cuidado com isso tá que eh não não pode existir essa pría do falhar a regra é que todas sejam matriculadas na inclusão na rede regular as exceções serão então paraa Educação Especial Ok essa é a política inclusiva ela não volta atrás não há um retrocesso nisso Tá certo então vamos seguir aí para as últimas questões vamos até a 24 falando da resolução 04 que é um documento super importante que vai falar sobre a a a organização né como deve ser organizado o atendimento educacional especializado Vamos então Eh assinalar as alternativas tá Ah que se segu a matrícula no aee então a gente tá falando da matrícula quando a gente fala de matrícula no aee subentende que essa criança já foi matriculada lá na sala na sala regular na turminha dela tá aí ela vai ser matriculada no aee então a matrícula no aee pode ser feita em sala de recursos multifuncionais então ela vai ser feita né esse atendimento ele é feito para essa sala de recurso multifuncional de outra escola pública que não aquela da classe comum tá ah na qual o estudante está matriculado que que isso quer dizer gente que o aee na na prática mesmo na lei n na na lbi e na resolução tá o aee ele precisa acontecer preferencialmente preferencialmente na própria escola tá porque esse atendimento ele não vai substituir o o o regular ele não vai substituir ele é um complemento tá então ele pode acontecer ele deve acontecer preferencialmente na impossibilidade da escola não possuir né a a a a as a o atendimento a sala de recursos esse aluno ele não vai ficar sem sem o atendimento ele pode ser atendido em outra escola com as devidas orientações no contraturno tá gente isso cai muito em prova o aee ele acontece no contraturno nós tivemos num passado aí próximo crianças sendo retiradas da sala de aula para ir pro aee tá Isso não pode acontecer ela tem que ter garantida ali a sua frequência tá o seu período na na sala regular e o atendimento vai ocorrer no contraturno o que pode acontecer é ocorrer em outra escola tá desde que haja uma articulação entre essas escolas as escolas que o aluno tá matriculado no Regular com a escola que tá atendendo ele no cont contraturno Tá mas preferencialmente gente o aee ele tem que estar na escola que o aluno está matriculado no turno contrário Tá bom mas ele não vai ser impedido né se não tiver na escola ele pode ser encaminhado para outra escola sim então questão aí está correta tá número 21 a elaboração e a execução do plano do aee E aí a gente tá falando né Vocês já devem ter ouvido falar do pai né O pai é o plano né Eh de atendimento né da da especial então é o planejamento é um plano tá nós não temos nosso plano de aula o professor da sala de recurso professor do aee ele vai ter aí o seu plano tá seu plano de de de ensino tá é da responsabilidade restrita do professor do ensino regular contando com educadores da sala de recurso multifuncionais apenas em caso de dúvida é gente o pae o pai Ele é da responsabilidade do profess professor do ensino regular ou do professor da sala de recurso do professor da sala de recurso Tá certo quem tem aí a incubência de elaborar e executar o plano de atendimento tá educacional especializado é o professor da sala de recurso obviamente né que o professor da rede regular ele vai aí eh participar ele vai ter uma parceria por gente ele tá atendendo o aluno lá na sala regular Ele precisa saber né ele precisa ter um contato ele precisa ter aí a a ciência do que tá sendo trabalhado lá na sala de recurso Ele precisa ter ciência desse plano de atendimento para que haja uma conversa tá para que e e caminhem juntos né Para que tenha uma efetividade aí no desenvolvimento desse aluno mas a elaboração e execução desse plano de atendimento da sala de recurso é do professor da sala de recurso aí eu vou deixar vou fazer uma pergunta para você e a adequação curricular de quem é a responsabilidade não tá aqui mas eu tô levantando essa questão então a adequação curricular gente ela é um é adequação é um documento tá de colaborativo tá ele precisa ser feito colaborativamente entre o professor da sala regular e o professor da sala de recurso quem vai aplicar obviamente é o professor da sala regular tá sob o suporte do professor do aee então o professor do ae vai sentar com esse professor da da sala regular vai pegar aí já tem uma uma prévio sondar aí da desse aluno já tem um diagnóstico desse aluno e a partir disso vai se traçar eh um plano de atendimento a respeito das necessidades de aprendizagem desse aluno tá então eh eh o o professor da sala de recurso vai ajudar nesse sentido orientar eh sugerir eh eh trazer recursos para melhorar né as potencialidades lá em sala de aula então ele não é um trabalho isolado nem do professor da da sala regular que vai aplicar nem do professor do ae que vai fazer para ele não os dois vão sentar junto e os dois vão trabalhar com esse documento único Ok então eu deixo aí essa informação a mais porque pode aparecer na prova em relação à responsabilidade da adequação curricular e vocês ficarem na dúvida quem aplica é o professor da sala de de regular Sob orientação do professor da sala de recurso Ok número 22 ah penúltima né somente quando a escola receber estudantes público alvo do ae lembrando esse público que eu já falei umas três vezes deverá alterar o projeto pedagógico ppp contemplando a oferta do aee e prevendo o que for necessário para o devido atendimento ao estudo não existe isso minha gente tá não existe aí a a gente é só se preparar a escola só se organizar e se construir inclusiva quando chegar um aluno para inclusão não tá certo o que ocorre a resolução 04 mas o plano nacional de educação Especial na Perspectiva da inclusão tá ela diz que o ppp ele precisa ser inclusivo desde a sua concepção desde a sua concepção tá estabelecendo o aee estabelecendo as adequações curriculares tendo a acessibilidade Então essa escola ela já é para estar se construindo inclusiva tá para que quando esse aluno chegar ela já esteja pronta para recebê-lo ok tá e isso tudo aí vai dizer respeito tá a a uma diretriz de inclusão permanente tá não uma diretriz emergencial Ah agora eu vou correr porque eu vou ter aluno da inclusão Não isso não existe ok então atenção a isso aí questão então errada tá certo errada ah a a 21 eu tinha colocado aqui ã as certo né não errada também porque não é restrita né ao professor aí OK então 21 nosso gabarito errado também deixa eu melhorar esse e aqui pronto vamos aí pro finalzinho 23 né então um monte de questão aí gente com enfoque importante nos temas eh eh nos temas prioritários de prova tá o atendimento prestado na sala de recursos multiprofissionais ao estudante com deficiência visual não poderá ocorrer fora da sala específica como por exemplo na sala comum do ensino regular nunca né minha gente o atendimento tá um estudante com com deficiência visual pode ocorrer em qualquer local em vários espaços inclusive tá na sala de aula comum na sala de recursos ele pode ser ser atendido em qualquer espaço Desde que seja então providenciado tá a sua acessibilidade Tá então não tem essa essa essa prerrogativa do deficiente visual tá eh eh não poder ocorrer fora de sala específica Tem que existir uma sala específica porque ele é deficiente visual não tá ele pode participar de todos os espaços da escola todos os espaços da escola é são espaços pedagógicos tá o qual ele tem né tem o direito tá e a escola tem o dever de dar essa acessibilidade tá o que tem que existir é um trabalho muito muito muito muito responsável de de ter a acessibilidade para que esse aluno vá tá sem barreira sem problemas tá então essa questão por isso está errada e a penúltima A Última Questão penúltima não a última o professor estará habilitado A atuar no ae a partir da conclusão da respectiva formação Inicial paraa docência gente a resolução 04 vai trazer aí tá a a qual é a habilitação que o professor precisa ter para ser professor de aee no caso você aí que se interessou que tá interessado né eu fui professora de do ae é um trabalho muito bacana muito importante você pode eh eh eh eh ser professor da sala de recurso pode mas você tem que ter uma formação não é só a formação inicial Tá então essa questão está errada O que que você precisa para poder ser professor do ae você precisa ter a formação inicial da docência que é ou o curso normal ou é a a a o o magistério a pedagogia tá pra docência tá ou então área específica Então você vai ter que ter essa formação inicial paraa docência Tá e você vai ter que ter uma formação específica da Educação Especial então uma formação específica tá que pode ser o quê uma especialização Então eu tenho lá pedagogia eu vou lá e faço especialização na Educação Especial eu posso ser professor do ae posso ou então eu vou lá aqui no na no DF a gente tem a eap né que é é um centro de de formação continuada dos professores do DF e a eap oferece anualmente tá Ah cursos para professor do aee Ah então eu vou lá nessa minha formação e faço um curso lá de 180 horas tá e Posso então estar apta a ir paraa sala de recurso ser professor do ae O importante é que eu tenho a formação inicial da docência e uma a um curso específico da Educação Especial tá aí Aí sim eu vou estar habilitado então para ser professor aqui no DF nós não temos curso concurso específico para ae não temos a gente faz o concurso a a no no meu caso né para Educação Básica lá ensino fundamental Ah eu faço eu me inscrevo eu vou para uma uma a gente vai chamar de um exame de aptidão aí eu passo por uma banca aqui no DF com com professores com especialistas e eles vão aí me eh me conversar comigo a respeito do do do dos meus do meu entendimento do meu conhecimento né da minha prática com a educação especial e aí eles vão me me me colocar apto apta ou não para poder atuar na sala de recurso saindo de lá com aptidão eu vou pro sistema E aí aí eu consigo Então me encaixar através um concurso de remanejamento numa escola que esteja precisando de professor do aei aqui no DF ocorre o seguinte em outros lugares Ah tem o concurso né tem o concurso para aee tá certo mas de antemão eu já deixo aí para vocês tá que é uma excelente área de trabalho Ok e é isso minha gente bom terminamos aqui tá essas 24 questões nós poderíamos passar dias aqui deixa eu olhar para vocês passarmos dias aqui falando sobre educação especial que nós não esgotamos aqui só é a ponta do iceberg e eu trouxe para vocês pontualmente o que eu preciso me preocupar para eu ir bem para essa prova para eu ganhar o máximo de questão possível São esses os normativos São esses os documentos tá Ah professora mas só isso minha outra sugestão treine questão vá lá no filtro de questão aqui no nosso banco de questões aqui do pedagogia veja lá o que que As bancas estão cobrando você vai verificar que lbi é de enxurrada resolução 04 eu preciso saber tudo sobre o aee né a a Eu Preciso Me direcionar lá para para se a minha área por exemplo de libras né e eh a a minha especificidade é outra eu preciso né me me me voltar para esses conhecimentos tá e a estratégia de resolver questão gente ela é muito importante ela é muito completa porque aqui eu aprendo mais resolvendo questão eu aprendo mais resolvendo questão eu tenho feedback dos meus conhecimentos eu abro a a minha mente para outras coisas que eu não tinha percebido eu aprendo muito mais tá então estaremos aqui isso é só o início do nosso trabalho com vocês Essa foi a primeira de muitas que virão tá até esse esse edital ser publicados Estamos aqui na torcida paraa publicação digital e vamos dar as mãos com vocês para levá-los até lá à aprovação ao contrato de vocês se Deus quiser e ruma a efetivo também né gente essa galera toda aí é o tempo horário é um tempo que você vai passar a gente tem que focar lá no objetivo gente muito obrigada pela participação de vocês espero vocês em outras oportunidades se Deus quiser e bora estudar carnaval estudando né beijos tchau tchau i

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