Introdução
Reescreva esse texto flores bom dia é vamos dar continuidade ao evento desta manhã agora com a mesa redonda antes desejamos informá los a respeito do seguinte desejamos informá los que há um aplicativo o aplicativo mapa ufs que foi desenvolvido pela equipe do laboratório de projetos em design para o design com o objetivo de auxiliar os usuários na localização dos setores da universidade bem como a distância entre o usuário eo local desejado o aplicativo inicialmente disponível para o campus de goiabeiras pode ser acessado por meio do seguinte endereço mapa ponto ufs.br acreditamos que será muito útil é para todos em especial na quinta feira então o aplicativo mapa ufs né tem como objetivo facilitar o auxiliar a todos os usuários na localização dos setores na universidade repetindo o endereço é mapa ponto ufs.br com o tema produção de conhecimento dos grupos de pesquisa de políticas de educação especial o que indicam nós convidamos a coordenadora desta mesa a professora doutora aline de menezes bronze do campus de alegre para mediar esse trabalho e convidamos os professores doutores josé geraldo bueno dá porque são paulo eo professor doutor reginaldo sério sobrinho da unis a professora doutora line ela terá agora a palavra e mediará o cortar os trabalhos dessa mesa redonda bom dia a todos é um prazer participar desse evento eu dou as boas vindas ao professor josé geraldo bueno e ao professor reginaldo sério sobrinho bom nós começaremos pelo professor que é nosso professor visitante o professor josé geraldo da silveira bueno ele concluiu doutorado em educação história filosofia pela pontifícia universidade católica de são paulo em 91 atualmente é professor titular da faculdade de educação na pontifícia universidade católica de são paulo com dedicação integral à o ppg em educação história política sociedade professor o senhor pode fazer essa exposição mais ou menos entre 30 e 35 minutos para que ao final a gente possa ter um momento de debate muito obrigada bond bond a todos ea todas que nem primeiro gados e da satisfação que eu tenho está novamente no estádio general espírito santo eu tenho muitos amigos consegui fazer muitos amigos nessa trajetória de apenas 49 anos de universidade completa o cinqüentenário de ensino superior provavelmente mais anos de idade do que a maioria mas mais tempo do que a maioria tem idade está com essa platéia venho de uma universidade privada da universidade privada que sempre teve como grande como princípio uma interlocução sempre muito forte com a universidade pública e nesse momento eu queria deixar aqui a minha solidariedade à universidade pública está sendo desmontada o tentando se desmontar o adversário pública deste país e vou pegar um exemplo típico de estudantes infelizamente pelo por incúria dos nossos dirigentes museu nacional foi destruído rapidamente muito rapidamente sem qualquer restrição tentaram acusar os dirigentes da universidade na ufrj como responsáveis pelo incêndio é impressionante porque há 23 anos atrás o museu da língua portuguesa em são paulo foi queimado foi destruído no dia seguinte se falava na sua recuperação o museu da língua portuguesa em são paulo é administrado por uma organização não governamental é privatizado em convênio com a secretaria de educação do estado de são paulo não houve uma linha qualquer jornal que dissesse que a organização fosse responsável pelo incêndio não existe responsável foi obra do destino e o outro foi a responsabilidade é tão dos dirigentes que dedicaram sua vida à universidade e que hoje são acusados de forma irresponsável pelos por aqueles que são verdadeiramente os responsáveis pela tragédia eu queria deixar aqui a minha solidariedade e pedir a um platéia todos aqueles que puderem a minha universidade está sofrendo neste momento a partir da cúria uma nova agressão conservadora cardeal nos mandou uma mensagem de trabalho com o cardeal é o nosso grande chanceler eliminando a eleição para reitor acabando com os departamentos obrigando os professores a se aposentar aos 75 anos o que é ilegal e nós estamos começando a fazer um processo de resistência todas essas mudanças e quem quiser é só entrar no site da onu na tela um manifesto em prol da universidade pontifícia universidade católica de são paulo e eu gostaria que de pedir o apoio de todos que puderem nos auxiliar a existência de manter uma universidade privada bom é não gastar muito tempo tem um fiz um trabalho quando fui convidado para fazer esse trabalho não uma análise dos grupos de pesquisa do cnpq como expressão da produção científica no campo da educação especial você pode colocar o primeiro design eu fiquei pensando muito bem o que eu poderia fazer eu resolvi fazer um balanço a partir do do do diretório fazer o balanço a partir do diretório pode colocar o diretório a motena levantar sim o indivíduo com torcicolo na minha idade você não pode facilitar nada que seja muscular o próximo até aí fazer um balanço estatístico dos diretórios o seguinte é é uma situação muito difícil porque o diretor ele é imenso e ele trabalha com palavra-chave em como garantir que o que você levanta seja exaustiva por exemplo como é que eu vou levantar quais são os grupos que se dedicam à educação especial só colocar a educação especial ele vai coletar somente aqueles que em nome de todos os elementos do da ficha do diretor ele tem educação especial se eu colocar deficiência vai colocar uma quantidade enorme de trabalho de grupos que não são da área de educação especial não existe nenhuma forma de você garantir que você está fazendo o levantamento exaustivo sobre determinado tema não existe a possibilidade por exemplo dos próprios pesquisadores os diretórios colocar em algumas palavras chaves que fossem designado o campo temático que cada diretório faz é muito difícil você pode passar os seguintes pode passar então essas características mais pra frente o que é que eu fiz eu fiz só dizer que acho que isso é interessante para quem pretenda fazer um balanço eu fui lá no diretório frizzo o levantamento por busca exata o próximo o o nome do grupo a linha de pesquisa a palavra chave e as repercussões que são elementos que fazem parte da ficha do diretor dentro de si fiz uma primeira amostra pode levantar coloquei em educação especial entre aspas e cheguei ao resultado e 318 títulos aleatórios aleatórios por quê porque tem trabalho por exemplo que fala em educação especial não de música é uma área anos aparece como educação especial mas o ensino de música o outro é milan apareceu isso ensino militar é uma educação especial num sentido que a gente em que a gente entende mas então não houve possibilidade pode passar aí eu fiz educação especial e educação inclusiva encontrei 260 títulos desses 270 títulos podem colocar fiz uma leitura flutuante desses dos 250 anos do fechamento e conseguir separar 155 títulos que de alguma forma têm educação especial e inclusão escolar dentro da pista do do âmbito político que nos interessa trabalha e entre eles 48 que especificam que tem um interesse em política isso não quer dizer que os outros não têm os outros não designou claro muitos programas provavelmente muitos diretório dos grupos de pesquisa provavelmente fazem pesquisa mas eu selecionei só aqueles que explicitamente diz nós trabalhamos com política só para ter uma idéia nem isso é uma amostra eu não tenho nenhuma garantia aliás eu tenho absoluta convicção de que os 155 noção a totalidade dos grupos de pesquisa e existem no brasil e trabalham com a temática da educação especial uma amostra mas que me pareceu representativa para entender um pouco é a tendência desses grupos e eu fiz pode passar vamos fazer rapidamente os escritores a instituição a que pertence a instância administrativa seja pública ou privada porque município tal seriados com a unidade da federação que auxiliados região geográfica o ano de criação a quantidade de pesquisadores que envolve cada grupo de pesquisa a quantidade de estudantes que cada grupo de pesquisa envolve se tem pesquisadores estrangeiros se tem pesquisador estrangeiro com a nacionalidade dos estrangeiros a situação junto ao cnpq solitário evidenciado seu empreendimento tem um grupo foi excluído a área de conhecimento e termo utilizado acho que isso aí é um local local do registro do tema onde está situado o título se está na repercussão porque você colocar no título educação especial tem um peso se colocava na repercussão que entre algumas coisas se trabalha com educação especial tem um outro peso também e cada um desses eu tentei analisar a incidência disso a partir de 155 é um trabalho que eu chamaria um pouco além do mascote que traz uma série de informações importantes solar a distribuição por grupos de pesquisa por instituições de ensino superior eu separei em três grupos não vou trabalhar com todos eles mas mostrar por exemplo que tem algumas instituições de ensino superior que têm um número muito significativo muito expressivo de grupos de pesquisa ao federal de santa maria tem 11 grupos cadastrados como grupo de educação especial inclusiva na perspectiva que a gente conhece que é de educação especial como como o tema que a ufscar tem 10 a unesp tem nove a federal do espírito santo em 7o federal do paraná 6 mato grosso do sul cinco e os psíquico é impressionante porque isto daqui já congrega um conjunto de de instituições que nós conhecemos todos nós conhecemos mas vamos passar pra frente eu acho que é muito interessante aqui eu coloquei a questão intermediários entre dois e quatro grupos de pesquisa por instituição não vou citar cada uma delas mas vou mostrar que ao lado de instituições muito reconhecidas como por exemplo a uerj na educação especial tem amplo um âmbito maior de inscrições muito muito interessantes para se ver é isso né a universidade estadual do piauí tem dois grupos dois grupos de pesquisa não tenho isso não se olhar todos esses depois eu posso deixar com vocês nesses dados os dois os documentos que eu fiz o pra fazer cidadão vai mostrar que há uma distribuição muito grande entre instituições que a gente já com quem está há muito tempo na área foi assim que a federal de uberlândia tem um trabalho faz muito tempo a estadual do pará com a professora é bonito é muito tempo e tem outras que a gente nem fazia idéia universidade federal do sul suíço do oeste do pará eu nem sabia que existia muito essa universidade para falar a verdade eu conhecia muito pouco na verdade aí vir já tem dois grupos de pesquisa o que parece essa disseminação muito interessante mais interessante ainda poderia levar à queda que só tem um são 20 pode passar o próximo àquele política também aparecem um conjunto de municípios que vale a pena a gente também pensar sobre isso é interessante né santa maria em vitória estão sempre na frente porque isso é 32 são carlos porque são três instituições que têm uma tradição larga tradição de pesquisa congregando um número enorme né por exemplo na minha universidade que eu saiba tem três pesquisadores separados que nunca se unem que fazem pesquisa caso especial enquanto que nesse sentido você tem um um movimento coletivo muito mais forte o próximo se tiver muito rápidos podem reclamar que eu fico preocupado com o horário aqui é a distribuição de grupos de pesquisa por instituições que tenham igual mas que deve só tem duas de cinco a nove grupos e precisa são cinco de dois a quatro grupos de pesquisa são 21 grupo de pesquisa são 49 foram 76 instituições e congregam 155 grupo de pesquisa que daria praticamente é cada uma média de 2 para cada um nessa idade políticas de políticas não temo um atos que nós temos são de dois a quatro nós temos 19 19 instituições e em um grupo de pesquisa 29 para dar aos 48 o próximo a instância administrativa só pra mostrar a força da universidade pública é isso no geral são 89 por cento são federal estadual e municipal como concentração maciça nas federais a privada com um número muito reduzido e lá em políticas a mesma coisa 90 até mais fora 95% das instituições são públicas com grande número de universidades federais o que mostra que a pesquisa em educação especial está concentrada fundamentalmente nas públicas e fundamentalmente nas universidades federais que estão sendo destruídas por essa política irresponsável do governo golpista o próximo aqui por município acho que esse é um dado muito interessante porque mostra que nem sempre o porte do município é o responsável pelo tamanho do ovo de precisão mas sim as universidades é isso vocês podem ver que são paulo que é na megalópole né falou eu não é descritiva das 15 milhões de habitantes ela tem sete grupos de pesquisa enquanto que são luiz que é uma cidade muito menor em seis grupos de pesquisa do rio está muito mais voltado pros instituições que fazem pesquisa do que para o porte da das universidades universidade e vai indo vai indo em todas elas é muitas delas quando a gente fala assim maria ea gente sabe porque não é isso mas eu não sei porque marabá tem dois grupos sinceramente não faço a menor ideia porque marabá tem dois grupos amparei a gente sabe né a unesp de marília tradição que tem algumas corumbá gente sabe tem a professora mônica casar então deve ser ligada a ela mas algumas algumas alguns desses desses municípios são muito interessante a gente inclusive a pensar um pouco mais pesquisar um pouco mais sobre isso o próximo àquele política também aparecem um conjunto de municípios que vale a pena a gente também pensar sobre isso é interessante né santa maria em vitória estão sempre na frente porque isso é 32 são carlos porque são três instituições que têm uma tradição larga tradição de pesquisa congregando um número enorme né por exemplo na minha universidade que eu saiba tem três pesquisadores separados que nunca se unem que fazem pesquisa caso especial enquanto que nesse sentido você tem um um movimento coletivo muito mais forte o próximo àquele política também aparecem um conjunto de municípios que vale a pena a gente também pensar sobre isso é interessante né santa maria em vitória estão sempre na frente porque isso é 32 são carlos porque são três instituições que têm uma tradição larga tradição de pesquisa congregando um número enorme né por exemplo na minha universidade que eu saiba tem três pesquisadores separados que nunca se unem que fazem pesquisa caso especial enquanto que nesse sentido você tem um um movimento coletivo muito mais forte o próximo é aquele a importância da pesquisa como expressão da produção do conhecimento no campo da educação especial é fundamental para o avanço da área e para o desenvolvimento de políticas públicas mais eficazes e inclusivas
Conclusão
A análise dos grupos de pesquisa em educação especial mostra uma concentração significativa nas universidades públicas, especialmente nas federais. A interlocução com pesquisadores estrangeiros ainda é baixa, mas mostra potencial para crescimento. A criação de novos grupos de pesquisa tem se intensificado ao longo dos anos, refletindo um maior interesse e investimento na área. É importante valorizar a diversidade e a colaboração entre os grupos de pesquisa para fortalecer o campo da educação especial e contribuir para o avanço do conhecimento e das políticas inclusivas.
Produção de Conhecimento dos Grupos de Pesquisa de Políticas em Educação Especial: uma análise dos indicadores
Ao avaliarmos a produção de conhecimento dos grupos de pesquisa de políticas em Educação Especial, podemos observar uma série de indicadores relevantes que apontam para a importância e relevância desse campo de estudo. Neste artigo, iremos analisar alguns dos principais pontos levantados pela pesquisa nesse tema, destacando os avanços, desafios e tendências observadas.
Investimento em Pesquisa
Um dos indicadores essenciais da produção de conhecimento na área de políticas em Educação Especial é o volume de investimento em pesquisa. Com o aumento da conscientização sobre a importância da inclusão e da acessibilidade na educação, tem havido um crescimento significativo nos recursos destinados a estudos nesse campo. Isso tem permitido que os grupos de pesquisa desenvolvam projetos mais robustos e abrangentes, contribuindo para avanços significativos na área.
Publicações Científicas
Outro indicador importante a se considerar é o número de publicações científicas produzidas pelos grupos de pesquisa em Educação Especial. Através desses artigos, livros e outros materiais, os pesquisadores conseguem disseminar seus conhecimentos e descobertas, contribuindo para a construção de um corpo de conhecimento sólido e confiável. Além disso, as publicações científicas ajudam a fortalecer a reputação dos grupos de pesquisa e a atrair novos colaboradores e financiadores.
Colaborações Internacionais
Uma tendência crescente na produção de conhecimento dos grupos de pesquisa em políticas de Educação Especial é a busca por colaborações internacionais. Através da troca de experiências e conhecimentos com pesquisadores de outros países, os grupos conseguem ampliar suas perspectivas e abordagens, enriquecendo seus estudos e contribuindo para a construção de soluções mais abrangentes e eficazes.
Inovação e Tecnologia
Outro aspecto relevante a se considerar é o papel da inovação e da tecnologia na produção de conhecimento em Educação Especial. Com o avanço da tecnologia e o surgimento de novas ferramentas e recursos, os grupos de pesquisa têm explorado novas possibilidades e abordagens, buscando maneiras mais eficazes de promover a inclusão e a acessibilidade na educação. A incorporação de tecnologias como a inteligência artificial, a realidade virtual e a educação a distância tem sido um dos principais focos de pesquisa nesse campo.
Este texto abordou alguns dos principais indicadores da produção de conhecimento dos grupos de pesquisa em políticas de Educação Especial, destacando os avanços e desafios observados. A partir dessas análises, é possível reconhecer a importância desse campo de estudo e a relevância das pesquisas realizadas nesse tema.
Produção de Conhecimento dos Grupos de Pesquisa de Políticas em Educação Especial: o que indicam? P1
O estudo da produção de conhecimento dos grupos de pesquisa de políticas em educação especial tem se mostrado fundamental para entender as tendências e desafios nessa área. Diversas pesquisas têm sido realizadas com o objetivo de analisar as principais temáticas abordadas, metodologias utilizadas e resultados obtidos por esses grupos.
Os resultados das pesquisas apontam para uma diversidade de abordagens e temas dentro do campo da educação especial. Questões como inclusão, formação de professores, adaptação de currículos e práticas pedagógicas estão entre os focos dos trabalhos dos grupos de pesquisa. Além disso, a importância do diálogo e da parceria entre pesquisadores, professores, gestores e familiares tem sido destacada como um elemento essencial para o avanço das políticas em educação especial.
Uma das maiores contribuições dos grupos de pesquisa de políticas em educação especial é a possibilidade de embasar as práticas educacionais em evidências científicas sólidas. A partir dos resultados de suas pesquisas, esses grupos podem orientar políticas públicas, programas de formação de professores e demais ações voltadas para a promoção da inclusão e do aprendizado de alunos com necessidades especiais.
Conclusão sobre Produção de Conhecimento dos Grupos de Pesquisa de Políticas em Educação Especial: o que indicam?
Em suma, a análise da produção de conhecimento dos grupos de pesquisa de políticas em educação especial revela a importância do trabalho colaborativo e da pesquisa baseada em evidências para o avanço da área. A diversidade de temas abordados, aliada à busca por soluções mais inclusivas e eficazes, demonstra o compromisso desses grupos em promover uma educação de qualidade para todos os alunos, independentemente de suas necessidades especiais.
Fonte Consultada: Texto gerado a partir do Vídeo https://www.youtube.com/watch?v=R9mHLdE30ZY do Canal Fórum Permanente de Educação Inclusiva do ES .