Programa de Inovação Educação Conectada – uso de recursos

By | 02/05/2025



Voltado para diretores, este vídeo tira dúvidas sobre os recursos do Educação Conectada. Ensina a prestar contas, contratar …

Programa de Inovação Educação Conectada – uso de recursos/a>

[Música] olá a diretoria diretora este vídeo vai tirar suas principais dúvidas em relação ao uso do recurso recebido através do programa de inovação educação conectada nos moldes do pdl vamos falar sobre como fazer os pagamentos prestar contas reprogramar o recurso e fazer o melhor uso do dinheiro para contratar internet ou comprar equipamentos para a escola vamos lá sua escola foi selecionada pela secretaria para participar do programa deu o aceite e elaborou o plano de aplicação financeira o passe no sistema pd é interativo e agora consulte no paf quanto de recurso sua escola recebeu para cada categoria de despesa uma das categorias é de custeio destinada à contratação de serviços a outra é de capital para compra de equipamentos caso não seja possível utilizar os recursos exatamente conforme previsto no passe a unidade executora pode fazer ajustes dentro da categoria de despesa desde que não fuja do objetivo do programa e que as alterações e as justificativas sejam registradas em ata por exemplo se sua escola tem 400 alunos a velocidade de internet sugerida pelo programa é 50 mbps vamos supor que ao pesquisar os provedores locais você descobriu que a maior velocidade oferecida é de 20 não tem problema você pode contratar três links de 20 mbps para sua escola ou mesmo só dois dependendo do preço de forma que a proporção velocidade por usuário fique mais próximo do ideal o importante é contratar a internet com o valor disponível para custeio a mesma coisa vale para a categoria de capital você irá definir a quantidade necessária de produtos para a infraestrutura de distribuição do sinal de internet na escola ou seja se é preciso comprar aqui expoentes firewall no-breaks ou racks suítes e controladores de rede se o recurso recebido não for suficiente para conectar todos os ambientes da escola faça um plano de médio prazo algumas escolas de cascavel no paraná por exemplo comprar uma antena e um gerenciador de múltiplas conexões conhecido como mikrotik agora no primeiro ano com os recursos previstos para o segundo ano vão comprar outros a questões para conectar mais áreas da escola para usar o recurso da melhor forma vale lembrar de algumas dicas 1 procure saber se é possível obter internet pelo programa banda larga nas escolas que determina que as operadoras conecta em todas as escolas públicas urbanas de forma gratuita até 2025 a escola deve receber a maior velocidade comercial disseminada pela operadora em sua região se na padaria ou na lan house do bairro já está sendo comercializada a internet de 10 megabits por segundo por exemplo é obrigação da operadora que vende esses planos a oferecer a mesma velocidade a sua escola gratuitamente dois algumas secretarias já negociaram com os provedores de internet valores mais atrativos para que as escolas pudessem se conectar em curitiba no paraná essa ação possibilitou que 71 escolas pudessem contratar as operadoras por preços mais baixos já incluindo os equipamentos de distribuição de rede necessária ao final do processo são as escolas que contratam as empresas e arcam com os custos mas a secretaria centraliza a coleta de orçamentos ea negociação dos valores para o conjunto de escolas da rede que participam do programa 3 se esse processo envolvendo a secretaria não estiver no horizonte se unir a outras escolas da mesma cidade ainda pode fazer a diferença na negociação como aconteceu em teresina no piauí e em camocim no ceará 4 pesquise muito preparo uma planilha de comparação dos planos xeque a idoneidade dos provedores e fique atento aos valores promocionais que inspiram após alguns meses de contrato vale até consultar os pais de alunos ea comunidade escolar para saber qual o serviço é mais bem avaliado na região como fizeram em teresina você pode ainda solicitar um teste de viabilidade técnica às operadoras para saber a velocidade máxima de internet que poderia chegar de fato a sua escola sabendo exatamente quanto a escola vai receber não correrá o risco de contratar uma velocidade maior que não será entregue 5 tenha cuidado com a venda casada as operadoras devem oferecer o serviço de internet separadamente sem telefone e tv a cabo se a contratação de um como for a única opção oferecida pela empresa ou custar menos do que o serviço de internet sozinho registre queixa junto à anatel depois de pesquisar bastante e tomar decisões informadas para sua escola chegou a hora de pagar pelos serviços como faz uso dos recursos segue a resolução do pt dr você pode portanto programar o pagamento em débito automático na conta da escola ou utilizar o cartão pelo dr outra dúvida muito comum é a prestação de contas assim como na execução das despesas a prestação de contas do programa educação conectada segue as normas do programa dinheiro direto na escola na fase de pesquisa de preços você precisa reunir os valores de pelo menos três empresas se não houver esse número atendendo sua região faça um documento que justifique a pesquisa e menos empresas se as operadoras não enviarem orçamento por escrito registro em ata da unidade executora os dados fornecidos pelo site ou por telefone depois de encontrar a empresa vencedora faça um contrato de prestação de serviços com o valor disponível para execução da ação e se for o caso o valor mensal eo número de parcelas para este ano ou próximo a empresa emitirá o boleto nota ou fatura mensal para a escola essas orientações valem tanto para a internet quanto para os serviços de infraestrutura e também para equipamentos se a velocidade de internet que você contratar para a escola foi menor do que a recomendada pelo mec por conta do preço ou da velocidade disponível na região reúna a documentação que comprove isso o mesmo vale se você precisar de mais de um link para chegar à velocidade indicada lembre se que na prestação de contas você precisará ter as cópias dos comprovantes de pagamentos efetuados e as notas fiscais faturas ou recibos originais por fim sua escola não executar todo o recurso até o final do ano cível reprogramar o excedente para o ano seguinte assim como é feito com o pd é básico basta identificar o saldo é reprogramado na prestação de contas e incluir a justificativa para isso para consultar os detalhes a respeito do programa e tirar todas as suas dúvidas consulte os manuais disponíveis na página da educação conectada ponto mec.gov.br aproveite essa oportunidade para oferecer aos seus alunos uma educação inovadora e conectada com as novas tecnologias até mais [Música]

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