Quebrando a Banca – Pedagogia: IBAM

By | 19/06/2024


[Música] [Música] [Música] k [Música] k [Música] [Música] [Música] oh [Música] k [Música] [Aplausos] [Música] k [Música] [Música] [Música] h [Música] [Música] k [Música] un [Música] [Música] m [Música] [Música] oh [Música] [Aplausos] k k [Música] [Música] h [Música] [Música] w [Música] C [Música] [Música] k [Música] [Música] oh [Música] k [Música] [Aplausos] h [Música] [Música] [Música] [Música] h [Música] k [Música] k [Música] [Música] [Música] [Música]

google.com, pub-7149976447087133, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Pronto agora sim o bom dia boa tarde boa noite para boa madrugada para tu que tiver assistindo essa gravação se tu não tiver aqui ao vivo comigo eu sou o professor Romário fal aqui na área e tô aqui contigo para mais um aulão do nosso projeto Quebrando a Banca.

E aí eu quero saber de você logo nessa Live. Você está me vendo bem, está me ouvindo bem. Tu que tá participando dessa nossa aula dentro dessa nossa Live chega aqui e diz um oi para mim, chega aqui e coloca diz quem é o seu nome manda uma palavra positiva para cá e diz De onde você é. Romário energia positiva vinda de onde é isso que eu quero.

Vamos falar comigo, é isso igual a Micheline aqui ó que tá sempre presente. Micheline a sua vaga está cada vez mais próxima, eu digo muito nisso. Seja bem-vinda, vamos para esse nosso encontro aqui, tá bom Micheline que é do Rio Grande do Norte seja bem-vinda minha amiga vamos que vamos vamos que vamos todos que estão aqui ao vivo comigo coloca de onde você veio coloca coloca.

Vamos juntos e é isso galera um brinde para essa nossa Live já pegou sua aguinha e vamos que vamos pra nossa Live sejam bem-vindos toda terça-feira 5:30 da tarde nós temos o projeto Quebrando a Banca aqui no estratégia e eu professor Romário falce sempre vou estar corrigindo uma prova anterior e a prova dessa semana galera é da banca Iban uma banca muito conhecida a banca Iban e a gente vai estar trabalhando ela aqui o material tá na do vídeo vai na descrição do vídeo e baixa o seu simulado, tá bom pessoal banca e ban isso vamos Micheline vamos Carolina vamos embora Pablo seja bem-vindo tá bom meu querido vamos com tudo para essa nossa Live vamos mandar ver vamos fazer acontecer nessa aula então vamos com tudo galera é isso pessoal vamos pra nossa aula projeto Quebrando a Banca. Banca eban galera eu separei aqui uma provinha anterior da banca Ok essa provinha anterior ela vai ter 10 questões 10 questões da Iban Além disso pessoal além das 10 questões da Iban eu ainda trouxe cinco questões adicionais também da Iban para completar por quê Porque Iban galera é uma banca direto ao ponto é uma banca que sempre vai separar uma parte da sua prova pra legislação.

E aí galera, eu vou responder essa pergunta fazendo um ajuste aqui vamos lá iluminismo Positivismo e o Marxismo pegou esses três vamos fazer uma anotação sobre ele tira o print aí porque eu vou aprofundar essa questão que é mais complexa 10 segundinhos para você tirar o seu print que resposta você marcou nessa que resposta você marcou na número sete coloca para mim vamos nessa pronto vamos lá então galera questãozinha sete amo número sete agora que vocês marcaram a resposta já marcou Micheline já marcou letra a letra B letra C na mesma resposta aí fica uma loucura né Micheline vamos entender o que que significa cada um vamos lá galera olha só o O que que significa iluminismo o que que isso representou na educação galera a gente tinha educação no poder na mão da igreja lembra monarquia nós temos aqui os Jesuítas no Brasil isso daqui é o poder na mão da igreja beleza é o chamado ensino tradicional para acabar com esse medo para acabar com esse medo eh do inferno que era aquela educação religiosa surge o Iluminismo que na educação foi uma iluminação do pensamento frente ao regime Absolutista do Rei sobre a igreja que ficava falando que tudo era pecaminoso tudo era das trevas e aí iluminismo pega e fala cara não é se a gente racionalizar a gente não vai pro inferno esse negócio assim não é dentro desse jeito logo galera o Iluminismo ele abriu as portas para o pensamento pedagógico moderno por isso ele cai muito em prova junto com a Revolução Francesa nós temos o Iluminismo só que no lugar do do dentro do Iluminismo não veio ele com seus ideais por si só então o Iluminismo Foi uma mudança de no mundo e na educação só que o Iluminismo entrou por exemplo no Brasil dentro de uma ditadura 1932 foi o período da escola nova e ali galera e ali o Iluminismo não deu certo e aí surgiram duas teorias para explicar por que o Iluminismo não deu certo surgiu positivismo que é ele que vai ser ligado à ditadura ou seja o Iluminismo vai ser muito preocupado em relação à educação moral cívica em relação à racionalização das coisas ser muito objetivo é isso que é o positivismo falta Ordem e Progresso é a ditadura tecnicismo já gente por outro lado surge o Marxismo na educação ao dizer que o Iluminismo não deu certo não porque não era racional mas porque os ideais de igualdade Fraternidade solidariedade não foram seguidos porque entrou uma ditadura no lugar logo galera o pensamento pedagógico marxista ele é focado nas lutas de classes ele é muito focado na cultura popular e na educação crítica que também é sido como educação política beleza pessoal a pergunta é sobre o Iluminismo o que que o Iluminismo fez que foi muito importante Primeiro ela foi a primeira reforma a primeira e eh a a primeira organização Popular primeiro movimento que exigia que a educação fosse pública gratuita e poder do Estado logo galera a educação ficaria a cargo do estado e o ensino sairia iria mais para uma racionalidade um ensino voltado para ciências técnicas e ofícios Beleza beleza galera gratuidade do ensino elementar estudo humanístico não é humanístico educação ao encargo do Estado universalismo não humanístico não latim não ok gente então ficamos com a letra d de dado beleza Micheline não adianta inventar não hein eu percebi percebi sim Michel então gente sete letra d de dado Partiu vamos para oito oito de acordo com o artigo 58 do ECA no processo educacional serão respeitados os valores culturais artísticos e históricos do contexto social da criança do Adolescente e vai ser garantido a ees o qu o que que vai ser garantido a criança e adolescente E aí o que que você você me marca pela eco o que que vai ser garantido a criança e adolescente vamos embora pessoal vai ser garantido o emprego para criança e adolescente não vai ser garantido convívio laboral cultura não desenvolvimento cultural compatível com acesso cultural não porque vai muito além de um acesso cultural é lidar com uma pluralidade de culturas por isso letra b de bola liberdade de criação e acesso às fontes de Cultura o b de bola Vamos para no questãozinha número n vamos embora partiu nas escolas atuais observamos situações que se caracterizam por agressões intencionais verbais físicas feitas de maneira atenção aqui repetitiva por um ou mais alunos contra um ou mais colegas o aluno que sofre essas agressões Principalmente quando não pede ajuda enfrenta o medo e a vergonha de ir na escola pode querer abandonar os estudos não se achar bom para integrar o grupo e apresentar baixo rendimento estamos falando do qu galera estamos falando do buling Beleza agora presta atenção beleza presta atenção aqui o bullying pessoal ele é intencional ou não e repetitivo Ok galera o bullying galera o bullying ele tem que ser repetitivo se ele fez uma vez só não é bullying Ok então galera pega essa definição o bullying cai bastante existe uma lei que é a lei 13.185 que é a do combate à intimidação sistemática o bullying essa lei galera vem falar essa definição de bullying ok que é contra um ou mais pessoas intencional também não pode ser não precisa ser e é repetitivo Beleza então o bullying é o que nós estamos falando o bullying gera consequências gravíssimas na educação mesmo muito grave mesmo beleza a vontade de sair da escola evasão escolar ela é gritante que em casos de bullying beleza gente então nove letra A de amor Maravilha vamos embora próxima Questão questão nove já foi porém galera até mesmo antes de ir eu preciso te mostrar uma coisa vamos lá tipos tipos de avaliação anota aí tipos de avaliação atriado versus mediadora a classificatória tem uma fase A mediadora tem três fases a classificatória galera é aquela que só tem uma fase que é chamada de somativa já mediadora nós vamos ter a diagnóstica que é o conhecimento prévio formativa e somativa vem cá que eu vou te explicar esses vamos embora galera avaliação classificatória ela é só beber uma aguinha aqui pronto galera avaliação classificatória ela é o concurso público ou seja ela só quer saber o final saber quem é bom quem é ruim quem tá aprovado reprovado e ponto não tem tanto diálogo não tem tanta troca a avaliação classificatória ela só tem uma fase e aí já viu aquele familiar chato que você tem Já viu aquele que chega e fala e aí já passou ele tem um modelo de avaliação classificatório hora essa é isso mesmo e a avaliação mediadora avaliação mediadora obrigatória ente ela tem que ter três fases o grande Pilar dela é o caráter qualitativo o caráter da escuta Ok então galera a mediadora mediar vem de trocar vem de trocar ideias e verificar a evolução logo a avaliação mediadora que é a da Jusara Hoffman ela tem caráter diagnóstico diagnóstico é o qu é o conhecimento prévio que o aluno traz formativo formativo é qu é o erro construtivo é tentativa erro acerto e aí a gente vai aprendendo e somativa somativa é como você chegou Como foi o processo E como você tá saindo para novas aprendizagens então avaliação ela é exatamente isso daqui ou classificatória ou mediadora beleza galera logo a que nós vamos ter aqui é a palavra beleza gente diagnóstica quer saber o estágio que o aluno se encontra que conhecimentos ele tem beleza é avaliação diagnóstica vamos para a quatro pessoal perguntinha número qu E aí o que que tu marcou questão quatro os parâmetros curriculares nacionais para o terceiro os parâmetros curriculares nacionais para o terceiro e quarto ciclo do fundamental indicam que a educação seja a de educação cuja estrutura deve endir sobre quatro pilares que são os quatro pilares pela Unesco né galera aprender a ser aprender a viver com os outros aprender a conhecer e aprender a fazer enquanto os três primeiros se referem a um plano subjetivo aprender a ser aprender a viver com os outros e aprender a conhecer seriam subjetivo social e cognitivo o último Pilar corresponde a que campo de aprendizagem o último Pilar que nós temos aqui é o aprender a fazer o aprender a fazer se para você fazer algo você tem que se movimentar então junto com aprender a fazer existe um movimento na pedagogia o movimento corporal é chamado de movimento instrumental histórico aprender a fazer não tem nada a ver com história aprender eh intelectual que é exatualmental e aí pessoas não é mesmo o político também não logo galera sobrou o instrumental é o nosso corpo como pertencente a uma cultura Beleza então galera na número qu ficamos com a letra A de casa tranquilinho né galera bem tranquilinho Beleza então anote aí comigo educação educação básica como ela é dividida educação infantil Ensino Fundamental e ensino médio idade regular da Educação Infantil zero até 5 anos como ela é dividida cresce zero até 3 anos pré-escola de quatro até 5 anos Ensino Fundamental início 6 anos duração 9 anos inglês a partir do se do ano e a idade regular vai dos seis até os 14 anos os 9 do Ensino Fundamental Beleza se eu ainda poder colocar mais um ensino religioso OK daqui a pouco eu explico tudo ensino médio vai do 15 Até os 17 anos ok que que a gente vai ter no ensino médio sociologia e filosofia Ok tira o print maravilha maravilha maravilha tirou o print galera boa olhando Então essa questão número um educação infantil é para crianças de até 5 anos educação infantil vai de zero até 5 creche é dividido em creche zero até 3 anos e pra escola de 4 a 5 anos o ensino fundamental ele inicia não é os 5 anos nem os sete ele inicia aos 6 anos ele dura 9 anos ou seja ou seja se ele dura de 9 anos ele vai dos seis até os 14 anos beleza pessoal no ensino fundamental acontec algumas observações especiais uma dela é um ensino religioso que é oferecido mas é facultativo ao aluno optar se quer o ensino religioso ou não beleza e é qualquer forma de proselitismo ou seja sem preferência religiosa galera isso no ensino fundamental então ensino religioso pela bncc tem que ter desde o primeiro ano do fundamental beleza ok que a gente vai ter no ensino médio sociologia e filosofia ok tira o print maravilha então então nós temos a Educação Infantil Fundamental e Médio isso tudo aqui é a educação básica Ok beleza tirou o print galera boa tira o print aí 10 segundos para tirar o print é isso vamos voltar vamos então agora pra questãozinha número dois número dois galera essa teve pedagogia vamos ficar de olho para ver o que que temos Vamos lá pessoal na questãozinha número dois tá dizendo assim a administração de um sistema único descentralizado na descrição de um sistema descentralizado de Ensino em grande deve ser apoiar em grande questões Ou seja a administração de sistema único e descentralizado de ensino poderia se apoiar em grande questões das questões abaixo aquela que não cabe numa perspectiva única e descentralizada E aí galera que letra tu marcou gestão democrática galera é coletiva A autonomia da escola também avaliação permanente também agora galera comunicação indireta com as escolas se não tem comunicação não tem democracia logo essa [Música] dois é letra c de casa presta atenção nisso Beleza sim vamos para a questãozinha número TR vamos para a questão número TR partiu Olha a três na tela para luques a modalidade de avaliação que deve funcionar como instrumento para compreender o estágio de aprendizagem que o aluno se encontra estágio da aprendizagem que o aluno se encontra tendo como objetivo tomar decisões suficientes e satisfatórias a fim de Que ela possa avançar no processo de ensino aend pessoal aqui tá falando que tá avaliando um aluno Ok avaliando o estágio que o aluno se encontra para você avaliar o estágio que o aluno se encontra você tem que fazer que tipo de avaliação quantitativa não somativa não diagnóstica é o conhecimento é o conhecimento que você já tem e formativa é ele colocado em prática e aí galera dentro da avaliação que deve funcionar como instrumento de compreender o estágio da aprendizagem no qual o aluno se encontra tendo como objetivo a tomada de decisão suficiente satisfatória a fim de que se possa avançar no processo de ensino aprendizagem vai ser que tipo de de Avaliação pessoal formativa é a do processo diagnóstica é o conhecimento prévio que é o estado de aprendizagem que o aluno se encontra beleza por isso letra c de casa diagnóstica boa Micheline vamos embora próxima Questão questão TR pessoal perguntinha número TR vamos embora questão TR vamos para Aranha no contexto histórico do Iluminismo não fazia sentido atrelar educação à religião nem os interesses de uma classe Desta forma a escola deveria ser Lea e também independente do privilégio de classe Tais pressupostos sugeriram a defesa de alguns ideais como o qu estamos falando de um movimento chamado de Iluminismo o que que o Iluminismo defendia como ideal ideal o que que o Iluminismo queria é basicamente essa pergunta e aí galera eu vou responder essa pergunta fazendo um ajuste aqui vamos lá iluminismo Positivismo e o Marxismo pegou esses três

Desvendando a Banca – Pedagogia: IBAM

O que é o IBAM?

O Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM) é uma organização privada sem fins lucrativos fundada em 1952 com o objetivo de auxiliar municípios e estados brasileiros em questões administrativas, econômicas e pedagógicas. O IBAM é conhecido por sua atuação na realização de concursos públicos e processos seletivos para prefeituras, câmaras municipais, governos estaduais e outros órgãos públicos.

A importância da Pedagogia no Concurso do IBAM

Para os candidatos que desejam ingressar no serviço público através de concursos organizados pelo IBAM, é fundamental entender a importância da pedagogia nesse processo. A pedagogia é o ramo do conhecimento que estuda a educação, o ensino e a aprendizagem, sendo essencial para compreender as práticas educativas que serão avaliadas nas provas do concurso.

Através do estudo da pedagogia, os candidatos podem adquirir conhecimentos sobre teorias educacionais, métodos de ensino, legislação educacional, psicologia da educação, entre outros temas que são frequentemente abordados nas provas do IBAM. Além disso, a pedagogia também auxilia os candidatos a compreenderem a importância da educação para o desenvolvimento social e humano, o que pode ser um diferencial na prova de redação e nas questões discursivas.

Como se preparar para o Concurso do IBAM

Para se preparar adequadamente para um concurso organizado pelo IBAM, é importante seguir algumas dicas que podem fazer a diferença na hora da prova. Primeiramente, é essencial estudar o conteúdo programático do concurso, que geralmente inclui disciplinas como língua portuguesa, matemática, informática, legislação e conhecimentos específicos da área.

Além disso, é fundamental praticar exercícios e simulados, para testar seus conhecimentos e se familiarizar com o estilo das questões do IBAM. Outra dica importante é procurar materiais de estudo de qualidade, como livros, apostilas e cursos preparatórios, que podem fornecer um suporte extra na sua preparação.

Em resumo, para quebrar a banca no concurso do IBAM e garantir sua aprovação, é essencial dedicar tempo e esforço aos estudos, ter disciplina e foco durante a preparação e estar sempre atualizado sobre as informações do concurso. Com determinação e dedicação, é possível alcançar o tão sonhado cargo público através do IBAM.

Educação de qualidade como chave para o sucesso no concurso IBAM

Para ter sucesso no concurso do IBAM, é essencial contar com uma base sólida de conhecimentos, o que só é possível através de uma educação de qualidade. É importante que os candidatos busquem instituições de ensino renomadas e com uma pedagogia eficiente, que os preparem da melhor forma para as provas.

A importância da prática e do acompanhamento pedagógico no estudo para o IBAM

Além de uma boa base teórica, a prática e o acompanhamento pedagógico são fundamentais para o sucesso no concurso do IBAM. Os candidatos devem participar de simulados e revisões constantes, além de contar com o suporte de professores e tutores que os ajudem a sanar suas dúvidas e aprimorar seus conhecimentos.

A relação entre a educação de qualidade e a aprovação no concurso do IBAM

Uma educação de qualidade é um dos principais fatores que levam à aprovação no concurso do IBAM. Candidatos que estudam de forma eficiente, com metodologias pedagógicas adequadas e suporte constante, têm maiores chances de alcançar seus objetivos e quebrar a banca.

Importância da Educação de Qualidade para a Aprovação no Concurso IBAM

Em suma, a educação de qualidade desempenha um papel fundamental no sucesso dos candidatos do concurso IBAM. Por isso, é essencial que os concursandos invistam em instituições de ensino renomadas, pratiquem constantemente e contem com um acompanhamento pedagógico eficiente, visando aumentar suas chances de aprovação e alcançar seus objetivos profissionais.

Fonte Consultada: Texto gerado a partir do Vídeo https://www.youtube.com/watch?v=MRmUVBHk8XU do Canal Estratégia Concursos .