Reprise – Os princípios da Educação do Campo no Referencial Curricular da REME

By | 22/05/2025



Esta temática faz parte do Programa Reflexões Pedagógicas: diálogos entre a teoria e a prática para os Profissionais de …

Reprise – Os princípios da Educação do Campo no Referencial Curricular da REME/a>

g1 oi boa tarde professores sou professor um ainda serão sobre a equipe do campo do setor da divisão de educação e diversidade hoje nossas reflexões pedagógicas online diálogos entre a teoria ea prática tem um seguinte tempo os princípios pedagógicos da educação do campo no referencial curricular da rede objetivo da nossa formação é socializar os princípios pedagógicos que norteiam a educação do campo conforme o referencial curricular da renner e a pauta da nossa formação está em cinco tópicos o tópico a processo de construção e estrutura para o documento orientativo da bncc da educação do campo tópico b e referenciais para uma política nacional de educação do campo o caderno de subsídios teóricos e princípios pedagógicos da educação do campo caminho e fortalecimento da escola do campo tópico de educação o saco lá da renner do projeto político-pedagógico e do plano anual e o plano de aula e o último tópico que o tópico e que é o plano de aula nas escolas do campo e e agora com vocês professor carlos porto dará continuidade à informação o olá boa tarde é um prazer estamos aqui para dialogarmos um pouquinho sobre a educação do campo e os princípios pedagógicos aliados ao referencial curricular da renner a cabine pensei em todo seu processo de caráter institucional ela segue como um documento normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver além disso esse documento ele apresenta né asseguradas todas as políticas públicas em conformidade com o plano nacional da educação em termos mais abrangentes nesse sentido a secretaria municipal de campo grande mato grosso do sul e fez todo um trabalho em desenvolvimento com o referencial curricular esse referencial curricular como é um ato e uma norma de seguimento para as ações educacionais ele engloba todas as disciplinas ou seja ciências da natureza ciências humanas né as linguagens a educação física a arte e todas as disciplinas que são contidas para o aprender e o ensinar assim a educação do campo ela se faz presente ela se faz presente e para isso nós criamos em conjunto com estudos a brincadeira ampliada as dez competências gerais da bncc ou seja conhecimento pensamento científico repertório cultural comunicação e cultura digital trabalho e projeto de vida argumentação autoconhecimento e alta intensidade empatia e cooperação responsabilidade e cidadania perceberam todo esse conjunto ele deve ser é porque ele é pedagógico sendo pedagógico ele é tudo pensar e agir da escola com o intuito de produzir conhecimento além disso esse princípio é a base para definição de políticas públicas e nós entendemos que a educação do campo ela tem em seu cerne uma referência para as políticas públicas da educação do campo eu gostaria de apresentar para vocês mais um slide ampliado aí da sua tela como que é esse documento para que nós pudéssemos ter uma visão geral vamos observar e a bncc ela teve todo uma o gás o aluno que se quer igualdade e qualidade que são nesses e notamos o que esses currículos definem as práticas pedagógicas de avaliação e metodologias ativas o que são metodologias ativas e de aprendizagem são modelos em que o aluno tenha um e do ensino né mas podemos agora indo para pirâmide glascer e eu gostaria que você visualizasse é nós temos 10 por cento quando lemos nós aprendemos vinte por cento quando ouvimos trinta por cento quando observamos cinquenta por cento quando vemos e ouvimos e setenta por cento quando discutimos com os outros oitenta por cento quando fazemos e 95 é isso bem arraigado no nosso conhecimento agora falaremos um pouquinho da educação do campo e toda sua estrutura sua organização vista desde uma base nacional como também estadual e municipal vamos lá a educação do campo hoje numa visão de estrutura organizacional nós sabemos que em 2019 no dia dois de janeiro houve-se então um decreto 9465 onde o atual presidente é fez algumas rio organizações da secretaria dentre elas a secretaria conhecida como cê kadir a secretaria de educação continuada alfabetização diversidade e inclusão ela passa a ser conhecida como semesp ou seja secretaria de modalidades especializadas já perceberam modalidades especializadas no item 3 nós percebemos essa diretoria de políticas públicas para as modalidades especializadas da educação o pet o que no parágrafo primeiro ela disse formulário de similar políticas e programas ações e diretrizes no parágrafo segundo ela fala sobre subsidiar essa essas políticas e aí entra o termo curriculares ou seja a educação infantil ensino fundamental e médio observados os temas transversais na educação ambiental em base e em consonância com as diretrizes curriculares nacionais ea base nacional comum curricular e veja a importância de todo esse conjunto quando se trata da educação do campo assim no artigo 33 nós podemos perceber no parágrafo 1 onde é dito planejar orientar e coordenar a articulação com o sistema de ensino e demais agentes nesses dois aspectos de mais agentes e sistema de ensino nós já fazemos parte presente somos constitutivo desse diálogo no parágrafo 3 nós percebemos e aí é mas a inclusão do que visando à efetivação de políticas públicas em todos os níveis etapas e modalidades olha que interessante né se você acompanhar hoje no mac quando você acessa o portal de educação apresenta-se então uma página e essa página você tem todas as informações dos referenciais para uma política de educação do campo nós vamos prosseguir então e nós temos hoje a constituição brasileira no artigo 205 que diz educação é um direito de todos à educação é um direito de todos e sendo assim a educação ela está na cidade e no campo que ela é um direito de todos nós temos que organizar esta modalidade de ensino então no ano de 1998 na cidade de luziânia goiás criou-se então um grupo para discutir sobre a educação do campo esses estudos foram acontecendo e chegaram a produzir um material muito especial para nós as diretrizes operacionais para a educação básica nas escolas do campo construída em 2002 2003 e efetivada pelo documento ou seja pela portaria 1374 no ano de 2004 e quando nós entendemos sobre esse processo de constituição de diretrizes nós vemos essa educação e aí eu me lembro da frase do paulo freire quando ele disse que a educação por si só não transforma o mundo é mas tem ela tá um pouco o mundo se transforma a educação ela não pode ser vista longe dos outros direitos e dentro dessa constituição no artigo 6 nós encontramos que são direitos sociais a educação saúde alimentação trabalho moradia lazer entre outros mas um artigo 23 é de competência da união e dos estados do distrito federal e dos municípios e aqui eu poderia dizer nosso como demais a gente proporcionar meios de acesso à cultura a cidade na zona rural nós precisamos conhecer o que nós chamamos de referências vamos acompanhar comigo referências para uma política nacional de educação do campo é um caderno de subsídios então quando eu quero conhecer um pouquinho mais essa educação de pensar como meu trabalho pode ser desenvolvido dentro do referencial curricular da rede eu tenho que conhecer essas referências curriculares para educação do campo e além disso nós temos outras e autores que escreveram como nós podemos observar a doutora maria fernanda dos santos alencar que escreveu sobre os princípios pedagógicos da educação do campo caminho para o fortalecimento da identidade eu gostaria de que você ressaltasse essa última frase caminhos para o fortalecimento da escola do campo vista pela sua identidade no livro que nós temos as diretrizes operacionais para as escolas do campo nós encontramos no artigo 1º o que a identidade da escola do campo ela é inerente às questões vinculadas ao campo mas respeitando a sua particularidade vamos apresentar para vocês agora de uma maneira geral nós temos um decreto o 13859 onde muda é a essência do que nós conhecemos como educação e é rural e educação do campo ou seja do nosso município as escolas é por meio desse decreto ela passa a classificação de escolas rurais para escolas do campo e isso é um ganho muito interessante para nós porque quando nós falamos do campo nós damos todo o sentimento de pertença dessas escolas para as políticas nacionais as diretrizes e toda a construção desse processo quais são essas escolas nós temos oito escolas e quatro extensões escola municipal arnaldo escola municipal agrícola arnaldo estevão de figueiredo escola municipal agrícola barão do rio branco escola municipal o orlandina oliveira lima escola municipal darthesy novaes caminha escola municipal oito de dezembro escola municipal levegildo e nós podemos também colocar a escola municipal isauro bento nogueira por quê porque a isaura o vento ela está no distrito de anhanduí mas atende a população que é oriunda do campo bom e nós temos quatro extensão nós conhecemos as a extensão da escola leovegildo o que é a jacinto matias freire as extensões da escola municipal oito de dezembro a escola professora unidas santos rosa e a fazenda santa maria também podemos colocar a escola manoel gonçalves que hoje faz parte da escola municipal josé do patrocínio com muito bem nesse documento 13.938 nós podemos observar né que a toda uma organização correto e todo isso que nós estamos falando tá chegando aqui vamos pensar então educação do campo e vamos acompanhar comigo educação do campo a educação do campo então é um processo de construção educacional para atender a população da zona rural o que significa compreender a identidade os saberes o trabalho a emancipação a pesquisa ea justiça perceberam aqui eu posso trazer a primeira indagação para nós podemos pensar vamos juntos pensar nessa indagação como os princípios pedagógicos em consonância com o referencial curricular da renner pode fortalecer a identidade da escola do campo olha que perguntas provocativas para nós né então a partir dessa pergunta nós construímos né o documento orientativo que nós te amamos é né para atender quem para atender os estudantes tanto do meio urbano quanto da zona rural e foi dialogado com os professores da educação do campo para que pudessem contribuir com conteúdos que não deixasse de contemplar né a importância dessa identidade desse saber não é verdade e eu tenho certeza que vocês fizeram parte disso eu quero apresentar para vocês e agora eu chamo atenção de vocês e nós vamos falar um pouquinho sobre esses princípios que são reafirmados né e ampliados por uma política nacional de educação do campo assim como um programa nacional de educação de reforma agrária conhecido como clonar esse documento ele é foi criado por meio do decreto 7352/2010 acompanhe comigo agora a leitura desses um item ou melhor cinco parágrafos que são de extrema importante para o nosso conhecimento vamos ampliar aí para você vamos lá o primeiro diz respeito à diversidade do campo e seus aspectos sociais olha que interessante culturais ambientais políticos econômicos de gênero geracional de raça e etnia segundo incentivo à formulação de projetos políticos pedagógicos e específicos para as escolas do campo desenvolvimento de políticas de formação profissionais da educação para o atendimento à especificidade da escola do campo e esse o quarto ele é muito importante ou seja a valorização dessa identidade do campo por meio de projetos pedagógicos com conteúdos curriculares e metodologias adequados para as reais necessidades um dos estudantes do campo e por fim um controle social ou seja para nós chegarmos a esse controle social nós precisamos ter uma efetiva participação [Música] e o segundo ponto e é muito interessante nós observamos é que o desenvolvimento da escola como formadora de sujeito em consonância com a emancipação humana a educação ela deve compreender participar pois cada sujeito é individual mas também coletivo e ter essa forma de relação de pertença ligado à terra e nas formas de organização de uma educação solidária no terceiro ponto e nós gostaríamos de conversar com vocês e a valorização dos diferentes saberes no processo educativo esse processo ele serve por meio do conhecimento e para o interesse do conhecimento nós precisamos construir ele a partir de todo o conhecimento que é produzido o do aluno o do pai o da comunidade esse diálogo deve ser permanente ok o quarto ponto é que esses ambientes e tempos de formação dos sujeitos e aprendizagem quem conhece geografia vai entender muito do que eu vou falar agora a educação do campo ocorre tanto nos espaços escolares quanto fora deles envolve saberes métodos tempos e espaços físicos diferenciados e realizes na organização das comunidades e de seus territórios perceberam que interessante o item 5 nós apresentaremos para vocês o lugar da escola vinculado à realidade do sujeito a escola é uma concepção que está vinculado a uma realidade ou seja a realidade do seu estudante e de todos os sujeitos que pertence a esse campo a essa diversidade uma realidade que não se limita o espaço é mas que se refere principalmente aos elementos socioculturais que desenha todos os modos de vida desses sujeitos uau que legal né olha o item 6 nós vamos falar sobre a educação do campo como a uma estratégia para o desenvolvimento sustentável pensar na educação e na relação do seu desenvolvimento sustentável é pensar a ideia de que o local olha só de que o local o território pode ser reinventado através das suas potencialidades e por isso é importante nós como educadores do campo conhecer não somente a nossa instituição mas todas as potencialidades que a cercam as comunidades as famílias as políticas permanentes deste local as políticas permanentes da educação do campo no a visão geral tudo isso é importante hoje vou apresentar para vocês agora uma imagem e gostaria que você refletisse um pouquinho olha só e o que vocês percebem é uma escola ela não pode estar acima ela não pode estar desmembrada ou de ou desde associada da educação do campo ela deve criar raiz ela deve estar presente com isso nós gostaríamos de apresentar para vocês então o princípio pedagógico como meio de colaboração o ou seja para implementar as políticas públicas que fortaleçam a sustentabilidade dos povos do campo os sujeitos devem estar atento para que existem diferenças ordem diversa entre os povos do campo e saber que o campo heterogenico e muito diverso professores analisem comigo o que nós poderíamos chamar de praxes da educação do campo oi e eu trago uma indagação para que nós possamos pensar não precisa responder agora não é apenas para pensarmos em nossa prática e ação concreta está em consonância com a parte do conhecimento voltado para as relações sociais e as reflexões políticas econômicas e morais da educação do campo e esse documento orientativo que vai estar junto com o referencial curricular da femme apresenta seis pontos relevantes para que nós possamos encontrar essas respostas o primeiro deles é proporcionar aos alunos e professores o fortalecimento da educação do campo perpassando a história a valorização dos diferentes saberes e formar relações individuais e coletivas de pertença a terra e as formas solidárias interessante né o segundo ponto é promover aspectos para diversidade e história das comunidades isso é importante trabalhar as memórias coletivas o terceiro ponto é favorecer condições olha que interessante favorecer condições para que os alunos e professores apropriem-se da jogo da memória dos problemas das lutas e das questões que são inerentes à educação do campo e pertencente ao lugar o qual ele tem trabalhado e os três últimos tópicos nós apresentamos discutir políticas públicas evidenciaram uma contribuição e estudar a importância dos movimentos sociais do campo as suas lutas e pelos seus direitos perceberam nós temos que estar muito próximo de tudo que é construído na educação do campo e assim nós podemos compreender como trabalhar a educação do campo nesta modalidade de ensino em conjunto com a referência curricular o projeto político-pedagógico o plano anual e o plano de aula nós não podemos ter coisas distintas vamos apresentar alguns exemplos para vocês observa comigo e nós podemos falar sobre as escolas do campo e na cidade podemos falar sobre hortas urbanas e podemos falar sobre o comércio entre as cidades quando nós temos e sistemas é muito importante nós pensarmos do campo para a cidade e não da cidade para o campo ressalto nós não podemos desassociar a educação do campo educação da cidade não há dicotomia entre as mesmas mas as duas devem estar agregado cada uma na sua especificidade como já dito o campo é diverso né gostaria de apresentar para você essa relação esse contexto entre campo e cidade eu vou ampliar um pouquinho a tela veja comigo as escolas no campo e na cidade a compreender que as escolas enquanto estabelecimentos de ensino algumas vezes evidencia uma relação de dependência entre campo e cidade quando eu penso isso dentro do referencial curricular pedagógico claro esse é um plano de aula de geografia para o 5º ano do ensino fundamental em qual habilidade nós estamos contemplando aí reconhecer as características da cidade e analisar a interação entre campo e cidade entre cidades na rede urbana olha que interessante nós não diz associamos vamos ver o próximo observa comigo hortas urbanas vamos lá hortas urbanas e hortas no campo podemos reconhecer que há uma consonância quando eu faço falo em produtos que são tidos da horta ou uma simples pergunta as hortas do campo elas são as mesmas que as hortas urbanas qual a diferença nós podemos pensar nas hortas do campo a partir de um sistema da agricultura familiar por exemplo e nós podemos trabalhar a geografia a história nós podemos aprofundar esses aspectos o sócio e quando o homem que incluíram a matemática nós podemos ampliar todos esses conhecimentos a partir do que nós discutimos nas lutas dos problemas sociais econômicos morais pertinentes ao contexto político da educação do campo percebeiro vamos lá tem quando eu falo sobre os cobertos entre as cidades nós trabalhamos justamente nas habilidades da bncc em reconhecer as características campo ensinar e cidade mas fazer a interação entre elas ou seja o campo ea cidade da rede urbana perceberam como é importante olha nós esperamos que essa esse diálogo que nós tivemos possa ser uma provocação para nós podemos ampliar os nossos conhecimentos em relação à educação do campo e nós e vocês como profissionais da educação do campo devemos é priorizar essas políticas desde um projeto político pedagógico um plano anual até o plano de aula e eu gostaria de finalizar a nossa fala através de um pensamento de frança ele escreveu um livro fez uma reescrita do livro reggae o estado e ele disse que quando uma construção de um mundo desaba são soterrados sobre as ruínas também os seus ideais que conceberam os sonhos que o penetraram ou seja que nós possamos no nosso trabalho não nos eximimos da responsabilidade de levar o melhor para educação do campo pois nós temos que ampliar todo esse conjunto para que não sejam submersos nas ruínas o sonho da população campesina até a próxima e aqui uma enorme abraço a vocês por meio da divisão de educação diversidade e espero que esse diálogo que nós tivemos possa contribuir para o nosso conhecimento de uma maneira ampla mas também dentro dessa modalidade de ensino obrigado a todos

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