Introdução:
Olá pessoal! Sejam muito bem-vindos a essa aula em que irei resolver as atividades de química da semana 3 do volume 3 do primeiro ano do ensino médio regular. Vamos discutir sobre o modelo atômico de Rutherford, mas antes disso, peço que se inscrevam no canal Escola Online, ativem as notificações e deixem o seu like se gostarem da aula. Sou a professora Simone, e antes de resolver as atividades, vamos revisar alguns conceitos teóricos importantes.
Modelo Atômico de Rutherford:
Rutherford, aluno de Thomson, realizou um experimento com partículas alfa em uma lâmina de ouro, mostrando que o átomo possui um núcleo central com prótons de carga positiva e uma eletrosfera onde os elétrons orbitam. Esse modelo ficou conhecido como modelo planetário, onde o núcleo é comparado ao sol e os elétrons aos planetas.
Exercícios:
Atividade 1:
Na estrutura atômica de Rutherford, a eletrosfera é a região do átomo que contém partículas de carga elétrica negativa.
Atividade 2:
No experimento de espalhamento de partículas alfa de Rutherford, o resultado previsto pelo modelo de Thomson era que a totalidade das partículas ricocheteasse ao se chocar com a lâmina de ouro sem conseguir atravessá-la.
Atividade 3:
Um átomo contendo 22 elétrons e 26 nêutrons possui um número atômico de 22 e um número de massa de 48.
Atividade 4:
Em um átomo com número atômico 56 e número de massa 138, com carga positiva de 2, há 56 prótons, 82 nêutrons e 54 elétrons.
Atividade 5:
A principal diferença entre os modelos atômicos de Dalton, Thomson e Rutherford é que Dalton afirmava que o átomo era uma esfera maciça e indivisível, Thomson afirmava que era um pudim de passas e Rutherford concebeu o átomo em duas regiões distintas, núcleo e eletrosfera.
Espero que tenham aprendido e gostado da aula! Até a próxima!
Resolução das atividades do PET SEE/MG 1º ano EM | Volume 3 | Semana 3 | Química | Profª. Simone
Neste artigo, vamos apresentar a resolução das atividades do material do Programa de Educação Tutorial – PET SEE/MG, destinado aos alunos do 1º ano do Ensino Médio. O conteúdo abordado neste volume é referente à disciplina de Química, sob a supervisão da professora Simone. Ao longo da semana 3, os alunos tiveram a oportunidade de trabalhar com questões e exercícios que visam ampliar seus conhecimentos sobre os conceitos químicos fundamentais.
Atividades da Semana 3
Nesta semana, os alunos puderam aprofundar seus conhecimentos sobre as propriedades das substâncias químicas e suas transformações. Questões relacionadas à classificação dos elementos químicos, fórmulas moleculares e reações químicas foram abordadas nas atividades propostas.
Propriedades das substâncias químicas
Uma das atividades propostas foi a análise das propriedades das substâncias químicas, como ponto de fusão, ponto de ebulição, densidade, solubilidade, entre outras. Os alunos tiveram a oportunidade de relacionar essas propriedades com as estruturas moleculares das substâncias, compreendendo melhor suas características físicas e químicas.
Classificação dos elementos químicos
Outro ponto abordado nas atividades foi a classificação dos elementos químicos na tabela periódica. Os alunos foram desafiados a identificar diferentes elementos, suas respectivas famílias, períodos e propriedades periódicas. Essa atividade contribuiu para consolidar o conhecimento dos alunos sobre a organização dos elementos na tabela periódica.
Reações químicas
As reações químicas também foram tema de destaque durante a semana 3. Os alunos tiveram a oportunidade de analisar e equacionar diversas reações químicas, compreendendo os conceitos de reagentes, produtos, coeficientes estequiométricos e balanceamento de equações químicas. Essa atividade foi fundamental para aprofundar o entendimento dos alunos sobre as transformações químicas.
Importância do estudo da Química
O estudo da Química é de fundamental importância para os alunos, pois permite compreender fenômenos naturais e tecnológicos presentes em nosso cotidiano. Através do conhecimento da Química, é possível entender a composição e as transformações das substâncias ao nosso redor, contribuindo para uma maior consciência ambiental e para o desenvolvimento de novas tecnologias.
No próximo artigo, continuaremos a resolução das atividades propostas pelo PET SEE/MG para o 1º ano do Ensino Médio, com foco nas demais disciplinas abordadas neste material didático. Acompanhe para mais informações e para o desenvolvimento do aprendizado dos alunos.
A importância da educação em Química para os estudantes do 1º ano EM
A disciplina de Química é fundamental para a formação dos estudantes do Ensino Médio, pois possibilita o desenvolvimento de habilidades como raciocínio lógico, capacidade de observação e aplicação prática do conhecimento adquirido. A resolução das atividades do PET SEE/MG 1º ano EM | Volume 3 | Semana 3 | Química, elaboradas pela Profª. Simone, contribui para a consolidação dos conceitos estudados em sala de aula.
O papel do PET SEE/MG na melhoria do ensino de Química
O Programa de Ensino Tutorial do Sistema Estadual de Ensino de Minas Gerais (PET SEE/MG) tem um papel fundamental na qualificação dos docentes e no aprimoramento do ensino de Química. A resolução das atividades propostas no Volume 3 | Semana 3 contribui para a formação de professores mais capacitados e para a promoção de um ensino mais eficiente e atrativo para os alunos.
O impacto da educação em Química na formação acadêmica e profissional dos estudantes
A educação em Química desempenha um papel crucial na formação acadêmica e profissional dos estudantes, preparando-os para os desafios do mercado de trabalho e para a continuidade dos estudos em níveis superiores. A resolução das atividades do PET SEE/MG 1º ano EM | Volume 3 | Semana 3 | Química permite aos estudantes consolidarem seus conhecimentos e desenvolverem habilidades essenciais para o seu crescimento pessoal e profissional.
Importância da resolução das atividades do PET SEE/MG para a formação em Química dos estudantes do 1º ano EM
Em suma, a resolução das atividades propostas no PET SEE/MG 1º ano EM | Volume 3 | Semana 3 | Química, sob a orientação da Profª. Simone, é fundamental para a consolidação dos conhecimentos em Química dos estudantes do Ensino Médio. Através dessa prática, os alunos podem aprimorar suas habilidades e se preparar adequadamente para os desafios acadêmicos e profissionais que os aguardam, garantindo assim uma formação sólida e completa.
Fonte Consultada: Texto gerado a partir do Vídeo https://www.youtube.com/watch?v=Jwonj3ImgtU do Canal Escola do mundo On-line .