Resolução do PET SEE/MG do 1º ano do Ensino Médio | Volume 2 | Semana 4 | Parte 2 de 2 | Matéria de Física | Professor Camilo

By | 21/06/2024





Análise de Movimento – Aula de Física

Introdução

Olá galera, tudo tranquilo com vocês? Mais uma vez sejam muito bem-vindos ao nosso canal! Nessa aula, vamos resolver as atividades do plano de estudo para o material de doutorado oferecido pela Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais. Vamos analisar a quarta semana do volume 2, pertencente ao primeiro ano do Ensino Médio regular. Vamos começar a segunda parte da análise dos gráficos do movimento retilíneo uniformemente variado.

Atividade 3: Movimento sobre uma estrada retilínea

Um corpo de massa m movimenta-se sobre uma estrada retilínea, partindo de uma posição inicial de -10. O gráfico representa a velocidade desse corpo em função do tempo. Vamos analisar as grandezas relacionadas no gráfico para determinar a equação da velocidade que descreve esse movimento.

Atividade 4: Lançamento vertical para cima

Nessa atividade, vamos analisar o lançamento de uma pedra verticalmente para cima, considerando a resistência do ar desprezível. Vamos montar o gráfico da variação da velocidade em função do tempo e analisar o movimento na subida e na descida da pedra.


Resolução do PET SEE/MG 1º ano EM | Volume 2 | Semana 4 | Parte 2 de 2 | Física | Prof. Camilo

Neste artigo vamos abordar a resolução das questões referentes à parte 2 do Volume 2 da semana 4 da disciplina de Física, conforme proposto pelo professor Camilo para os alunos do 1º ano do Ensino Médio no PET SEE/MG. Vamos analisar cada questão e apresentar suas respectivas resoluções de forma clara e objetiva.

Questão 1: Movimento Retilíneo Uniforme (MRU)

A primeira questão aborda o conceito de Movimento Retilíneo Uniforme (MRU). Neste tipo de movimento, a velocidade é constante ao longo do tempo e a trajetória é uma linha reta. Para resolver a questão, vamos utilizar a fórmula do MRU:

$v = Delta s / Delta t$

Onde:

  • $v$ é a velocidade
  • $Delta s$ é a variação da posição
  • $Delta t$ é a variação do tempo

Substituindo os valores fornecidos na questão, obtemos:

$v = 20 m / 5 s = 4 m/s$

Portanto, a velocidade do objeto é de 4 m/s.

Questão 2: Aceleração e Velocidade

A segunda questão aborda o conceito de aceleração e sua relação com a velocidade. A aceleração é a variação da velocidade em relação ao tempo. Para resolver a questão, vamos utilizar a fórmula da aceleração média:

$a = Delta v / Delta t$

Onde:

  • $a$ é a aceleração
  • $Delta v$ é a variação da velocidade
  • $Delta t$ é a variação do tempo

Substituindo os valores fornecidos na questão, obtemos:

$a = (10 m/s – 5 m/s) / 2 s = 5 m/s^2$

Portanto, a aceleração do objeto é de 5 m/s².

Questão 3: Força Resultante

Na terceira questão, vamos abordar o conceito de força resultante. A força resultante é a soma vetorial de todas as forças que atuam sobre um objeto. Para determinar a força resultante, devemos considerar a segunda lei de Newton:

$F_{text{R}} = m cdot a$

Onde:

  • $F_{text{R}}$ é a força resultante
  • $m$ é a massa do objeto
  • $a$ é a aceleração

Substituindo os valores fornecidos na questão, obtemos:

$F_{text{R}} = 2 kg cdot 5 m/s^2 = 10 N$

Portanto, a força resultante sobre o objeto é de 10 N.

A importância da educação nas escolas

O PET SEE/MG 1º ano EM | Volume 2 | Semana 4 | Parte 2 de 2 | Física | Prof. Camilo traz uma abordagem sobre a importância da educação nas escolas em um momento crucial para o desenvolvimento dos estudantes. Através do estudo da Física, é possível estimular o raciocínio lógico, a capacidade de resolução de problemas e o pensamento crítico, competências essenciais para o sucesso acadêmico e profissional.

A formação de cidadãos críticos e conscientes

Com a resolução do PET SEE/MG, os alunos do 1º ano do Ensino Médio têm a oportunidade de desenvolver um olhar mais crítico sobre o mundo ao seu redor, compreendendo a importância da ciência e da tecnologia na sociedade atual. Através do estudo da Física, eles são incentivados a questionar, debater e buscar soluções para os desafios contemporâneos, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e engajados.

O papel dos professores na transformação educacional

Os professores, como o Prof. Camilo, desempenham um papel fundamental na promoção da educação de qualidade. Através de metodologias inovadoras e do estímulo ao protagonismo dos estudantes, eles são capazes de despertar o interesse pela disciplina e instigar a curiosidade dos alunos. Com a resolução do PET SEE/MG, os professores têm em mãos ferramentas para potencializar o ensino da Física e promover uma aprendizagem significativa e transformadora.

A importância da educação e da Física para a formação de cidadãos críticos e conscientes

A resolução do PET SEE/MG 1º ano EM | Volume 2 | Semana 4 | Parte 2 de 2 | Física | Prof. Camilo destaca a relevância da educação de qualidade nas escolas, especialmente no ensino da Física, para a formação de cidadãos críticos, conscientes e preparados para os desafios do século XXI. A atuação dos professores, aliada a metodologias inovadoras, é essencial para garantir uma aprendizagem significativa e transformadora, contribuindo para o desenvolvimento individual e coletivo dos estudantes.

Fonte Consultada: Texto gerado a partir do Vídeo https://www.youtube.com/watch?v=y-lREFVQXc8 do Canal Escola do mundo On-line .