Sequência Didática Para Educação Infantil de Acordo com a BNCC – Plano de Aula Dia do Livro Infantil Tema: Dia do Livro Infantil Objetivos: – Promover o incentivo à leitura desde a infância. – Estimular a imaginação e criatividade das crianças. – Explorar diferentes gêneros literários e autores infantis. – Valorizar a importância dos livros na formação educacional das crianças. 1. Roda de conversa: Iniciar a aula questionando as crianças sobre a importância dos livros e do Dia do Livro Infantil. Contar brevemente a história da data e destacar a importância da leitura na vida de cada um. 2. Hora da leitura: Ler em voz alta um livro infantil escolhido previamente, ressaltando as características do texto e incentivando a participação das crianças com perguntas sobre a história. 3. Atividade prática: Propor uma atividade lúdica relacionada ao livro lido, como pintura, desenho ou produção de um pequeno texto sobre a história. Incentivar a criatividade e a expressão das crianças. 4. Apresentação dos trabalhos: Ao final da aula, as crianças podem compartilhar suas produções com os colegas, promovendo a integração e o gosto pela leitura. 5. Avaliação: Observar a participação e o interesse das crianças durante a aula, bem como a qualidade das produções realizadas. Registrar os avanços e dificuldades de cada aluno para auxiliar no desenvolvimento futuro. Recursos necessários: Livro infantil, material para atividade prática (papel, lápis de cor, canetinhas, etc). Observação: Esta sequência didática foi elaborada de acordo com os princípios da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil, visando o desenvolvimento integral das crianças e o estímulo ao gosto pela leitura desde cedo.

By | 18/06/2024

Olá queridonas, como vocês estão? Cheguei para mais um vídeo e no de hoje vamos aprender como montar uma sequência didática. Aproveitando que estamos no mês de abril, o mês dos livros e várias outras datas comemorativas, escolhi falar sobre o Dia do Livro. A sequência didática é um recurso para ajudar no planejamento e pode durar um mês, um projeto ou um ano inteiro. Vamos aprender como desenvolver nosso planejamento.

Introdução

Uma sequência didática é uma forma de organizar metodologicamente as atividades de ensino, garantindo uma execução sequencial. O primeiro passo para desenvolver nossa sequência é ter um tema central, também chamado de subtema. Vamos explorar o tema do Dia do Livro Infantil, com o subtema do livro "A Menina do Cabelo Roxo". A partir disso, vamos identificar palavras-chave que remetem a esses temas e criar um planejamento que flua de forma coesa.

Atividades

  1. Contação de História: Vamos introduzir o tema contando a história do livro. Em seguida, teremos atividades de fixação com perguntas e desafios ligados à história.

  2. Linguagem Oral e Escrita: Atividades para trabalhar as letras e a escrita, utilizando o alfabeto móvel e estimulando a escrita espontânea das crianças.

  3. Oficina do Livro: Os alunos vão participar de uma atividade prática de recorte, colagem e desenho para criar seu próprio livro a partir das cores, tamanhos e texturas disponíveis.

  4. Trabalho de Casa: Envolvendo as famílias, os alunos devem tirar uma foto do livro preferido em casa e escrever um bilhetinho incentivando a leitura em família.

Espero que tenham gostado das atividades e que essa semana seja repleta de aprendizado e diversão. Não esqueçam de baixar o material disponível para mais sugestões e ideias. Fique com Deus e até o próximo vídeo! 📚✨

  • Não se esqueça de deixar um like e compartilhar o vídeo com seus amigos! 🌟
  • Confira o material disponível para download no nosso blog. 🖥️
  • Aproveite as atividades e divirta-se aprendendo sobre o Dia do Livro! 🌈

Espero que tenha gostado da reescrita. Se precisar de mais alguma coisa, estou por aqui. 😉

Sequência Didática Para Educação Infantil de Acordo com à BNCC

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que estabelece os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento que todos os alunos brasileiros devem alcançar ao longo da educação básica. Com base nesse documento, é possível elaborar planos de aula que promovam o desenvolvimento integral das crianças, levando em consideração suas características, interesses e necessidades.

Plano de Aula Dia do Livro Infantil

O Dia do Livro Infantil é uma data importante para incentivar o hábito da leitura desde a infância, estimulando a imaginação, o desenvolvimento da linguagem, o senso crítico e a criatividade das crianças. Pensando nisso, elaboramos uma sequência didática para a Educação Infantil, de acordo com a BNCC, com o objetivo de trabalhar o livro infantil de forma lúdica e significativa.

Objetivos

  • Promover o contato das crianças com diferentes tipos de livros infantis;
  • Estimular a imaginação e a criatividade por meio de atividades literárias;
  • Desenvolver a linguagem oral e escrita das crianças;
  • Valorizar a leitura como fonte de aprendizado e entretenimento.

Atividades

  1. Roda de conversa sobre o Dia do Livro Infantil:

    • Iniciar a aula explicando o motivo da comemoração do Dia do Livro Infantil e sua importância.
    • Conversar sobre a importância da leitura na vida das crianças e como os livros podem nos transportar para diferentes lugares e aventuras.
  2. Leitura compartilhada de um livro infantil:

    • Escolher um livro infantil que seja adequado à faixa etária das crianças, com uma história envolvente e ilustrações atrativas.
    • Realizar a leitura em voz alta, interagindo com as crianças, fazendo perguntas e incentivando a participação.
  3. Oficina de criação de marcadores de livro:

    • Propor que as crianças confeccionem marcadores de livro personalizados, utilizando materiais coloridos e criativos.
    • Incentivar a criatividade e a expressão artística, promovendo a valorização do livro como objeto de estudo e diversão.
  4. Dramatização da história lida:

    • Dividir as crianças em grupos e propor que cada grupo encene uma parte da história lida.
    • Estimular a expressão oral, a interpretação de texto e a criatividade, permitindo que as crianças se divirtam recontando a história de forma teatral.
  5. Hora da leitura livre:
    • Montar um cantinho da leitura na sala de aula, com diferentes livros infantis à disposição das crianças.
    • Permitir que as crianças escolham os livros que desejam ler e explorem a leitura de forma autônoma, estimulando o gosto pela leitura e a autonomia dos pequenos leitores.

Recursos Necessários

  • Livro infantil adequado à faixa etária das crianças;
  • Materiais para confecção de marcadores de livro (papel colorido, canetinhas, tesoura, cola, etc.);
  • Espaço adequado para leitura compartilhada e dramatização das histórias;
  • Cantinho da leitura com diversos livros infantis disponíveis.

Com essa sequência didática para o Dia do Livro Infantil, é possível promover a valorização da leitura e do livro na vida das crianças, despertando nelas o interesse pela literatura desde cedo. Além disso, as atividades propostas contribuem para o desenvolvimento integral das crianças, estimulando a imaginação, a criatividade, a linguagem e a expressão, de acordo com as diretrizes da BNCC.

Importância da leitura na educação infantil de acordo com a BNCC

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) destaca a importância da leitura na formação das crianças, pois contribui para o desenvolvimento da linguagem, da imaginação e do pensamento crítico. Por isso, é fundamental que a educação infantil proporcione experiências de leitura desde cedo, estimulando o gosto pelos livros e pela literatura.

Plano de aula para o Dia do Livro Infantil

No Dia do Livro Infantil, é importante desenvolver atividades que estimulem a leitura e o contato das crianças com diferentes tipos de livros. Uma sugestão de sequência didática é apresentar obras de autores brasileiros renomados, promover contação de histórias e realizar atividades de pintura e colagem inspiradas nas obras lidas.

Sequência didática alinhada com a BNCC para educação infantil

Para garantir que as atividades propostas estejam alinhadas com a BNCC, é essencial que o educador leve em consideração as habilidades e competências esperadas para o desenvolvimento das crianças. Ao planejar uma sequência didática para o Dia do Livro Infantil, é importante considerar a diversidade de gêneros literários, estimular a criatividade e promover a interação entre as crianças.

Importância da leitura na formação das crianças: Sequência Didática Para Educação Infantil de Acordo com à BNCC – Plano de Aula Dia do Livro Infantil

Fonte Consultada: Texto gerado a partir do Vídeo https://www.youtube.com/watch?v=rmswfZ-BJ-A do Canal Thai Professora Colorida .