Setembro Amarelo: A educação preventiva para a saúde mental nas escolas.

By | 01/05/2025



Programa Saúde na Escola – PSE Tema: Setembro Amarelo: A educação preventiva para a saúde mental nas escolas.

Setembro Amarelo: A educação preventiva para a saúde mental nas escolas./a>

[Música] [Música] Olá bom dia a todos sejam bem-vindos ao canal do cepo fórum Centro de Estudos pesquisa informação dos profissionais da Educação de Goiás sou professor Fagner Brandão faço parte aqui do cepofó e em nome da professora Fátima Gavioli Nossa secretária de Estado da Educação de Goiás que eu desejo as boas-vindas a todos vocês hoje nós daremos continuidade ao nosso ciclo formativo do pseu programa saúde na escola que é uma parceria da Secretaria de Estado da Saúde com a Secretaria de Estado da Educação de Goiás e o PSE hoje é este encontro terá como tema né em sintonia com o mês do Setembro Amarelo o tema a educação preventiva para a saúde mental nas escolas e para dar início a esse momento quero convidar a professora e psicóloga Jaqueline cornet que é gerente é chefe de núcleo aqui do núcleo de segurança e saúde do Servidor e do Estudante aqui da Secretaria de Estado da Educação Bom dia professora Jaqueline seja bem-vinda Bom dia professor Fagner sempre gosto de manifestar meu carinho e admiração por esse professor tão comprometido tão sério com o trabalho dele né Eu quero estender a todos vocês que são nos assistindo nessa manhã primeiramente a alegria gratidão de nós estarmos com vida nesse mês em que nós falamos tanto de valorização da vida né como é bom viver Como é bom estar vivo e eu quero agradecer muito a parceria Professor Dalmo O Amilton toda a equipe da saúde do estado a equipe do sétimo só professora Naira secretária Fátima Governador Ronaldo Caiado a coordenadora do TSE todos vocês que estão envolvidos nesse programa nesse planejamento nessa execução dessas atividades em que nós trazemos para reflexão a importância que é viver a importância do autocuidado a importância de se preocupar com a vida de falar dos nossos sentimentos daquilo que nos machuca daquilo que nos incomoda porque quando nós falamos nós liberamos aquilo que está nos incomodando nos machucando e tirando a nossa paz e uma vez que nós falamos e nós Compartilhamos os nossos sentimentos com alguém que é da nossa confiança com alguém que realmente acolhe esse sentimentos nós nos libertamos e nós conseguimos refletir de uma forma melhor a importância da vida e como é bom viver Muitos gostariam de estar no nosso lugar hoje respirando falando trabalhando mas eles não tiveram essa oportunidade E se nós estamos aqui é porque de fato a nossa missão não foi concluída e de alguma forma vocês que estão a nossa volta ainda precisam de nós que Deus abençoe esse nosso dia sintam-se acolhidos por nós da equipe Seduc Goiás professora Fátima Governador um governador tão preocupado com a nossa saúde Deus abençoe esse dia que seja um dia de muita gratidão de muito ânimo coragem uma semana abençoada carregada de paz e com o coração sempre muito agradecido porque viver conquistarmos a melhor maneira de viver te amar respeitar o outro cuidar do outro um grande abraço para todo mundo Obrigado Jaqueline falou agora Então Jaqueline cornet que é chefe de núcleo aí de segurança e saúde do Servidor e do Estudante aqui da Seduc ele que é professor e psicóloga e agora eu quero chamar o Amilton José Amorim que é coordenador Estadual de promoção da saúde que representa a Secretaria Estadual de Saúde e acompanha aí o programa saúde na escola Bom dia Milton seja bem-vindo é com você Bom dia Wagner Jaqueline minhas grandes amigas né de trabalho e sobretudo nosso nosso grande convidado hoje professor Dalmo manifestar admiração que eu tenho pelo professor da onde tive oportunidade de participar Se não me engano 2021 de uma live em época de pandemia aprendi muito com o professor Dalton né com as reflexões e as visão crítica e provocativa que estimula muito a nossa criatividade o nosso papel enquanto profissional para trabalhar com os nossos estudantes foi de muito aprendizado e revê-lo aqui na com essa temática tão importante é sem dúvida nenhuma um privilégio professor não é ainda agora conversando aqui com colegas da equipe de promoção da saúde nesse Grande Desafio nosso né de promoção da Saúde Mental a gente estava exatamente conversando sobre isso de que maneira que nós estamos garantindo os direitos conquistados os Direitos da Criança e Adolescente da Juventude os direitos sociais é dos nossos alunos direito à cultura alimentação saudável ao esporte a cooperação a criatividade a uma escola cada vez mais mais Viva Mais participativa uma de principalmente os nossos adolescentes tenham a voz espaço para vós e para que possam manifestar né O que a visão é a percepção que todos têm da vida e por último é agradecer os ouvintes né que estão participando conosco nessa nessa manhã Um grande abraço e vamos para essa manhã produtiva Obrigado Hamilton que é coordenador do programa de promoção a saúde né da Secretaria de Estado da Saúde Eu quero convidar também a Ivani que é coordenadora do programa saúde na escola aqui na Seduc ela vai aqui acho que tá com probleminha no áudio mas até o final ela vai solucionar e agora dando continuidade nós vamos chamar então o professor Dalmo Duque que a professora efetivo da rede pública Paulista Né desde 1999 mestre em comunicação e cultura biógrafo do cvv centro de valorização da vida autor do livro e do programa Estação amizade para prevenção do suicídio de crianças e jovens e é colaborador no manual de psiquiatria ameleiro como organizador né em educação e prevenção do suicídio Bom dia professor Dalmo doku seja bem-vindo bom dia bom dia meus amigos bom dia a todos vocês aí que abriram essa oportunidade né da gente ter contato com você de fazer essa conexão né uma conexão que começou lá em 2021 e que vem se estendendo né graças ao esforço de vocês a preocupação de vocês com esse fator né de saúde mental eu acho que a Secretaria da Educação de Goiás para nós aqui em São Paulo se tornou uma referência de praticidade de pragmatismo né então muito se fala em Saúde Mental em prevenção do suicídio em educação só se emocional mas eu tenho visto assim muito discurso e pouca prática e no caso de Goiás é totalmente diferente eu tenho visto ação Então o que vocês estão fazendo vocês estão conseguindo levar nas escolas né essas ferramentas que são importantíssimas nos dias que a gente está vivendo hoje né e essa essa esse pragmatismo da Seduc Goiás tem sido um exemplo para os demais segmentos da educação e da saúde não só aqui no Estado de São Paulo no interior em outros estados né eu tenho que conversar com muita gente nas minhas falas né de contato eu sempre cito vocês como uma Vanguarda né sinceramente é uma Vanguarda um trabalho de coragem porque o que vocês estão fazendo é de desmontar um sistema que tá complicadíssimo e criar uma nova oportunidade um novo caminho né de oferecer uma educação só emocional de verdade né no dia a dia das crianças né preocupado com conteúdo mas também com alternativas de ajuda né de apoio e suporte né Isso é muito bom então cada vez que eu tenho contato com vocês eu fico muito feliz tá sempre conversando comigo né Desde quando Nós entramos em contato com a professora Marcia Elisa também né que que nos deu essa oportunidade e esse trabalho de vocês é maravilhoso parabéns viu Obrigado viu amigo pela pela pelos elogios né mas nós somos isso aí educadores né preocupados e um privilégio que vocês tenham Governador que é médico né que é preocupado com saúde eu tenho visto a fala dele e é real é real nessa preocupação dele com bem-estar da saúde né E no caso saúde mental uma coisa muito específica uma novidade para nós né não parei educadores né educadores sempre lidar com saúde mental de uma maneira espontânea né sempre né Então é isso eu não sei se eu já posso iniciar a minha apresentação para a gente em primeiro lugar eu gostaria de abrir para que vocês façam interrupções né pode interromper que a nossa nossa fala vai ser sempre aberta para todos obrigado pela oportunidade quer falar alguma coisa Tá bom então bom É eu gostaria de lembrar que nós somos uma rede né Talvez eu tenha esteja sendo redundante né repetitivo mas quando a gente fala em rede né a educação e a saúde sempre trabalhar em rede isso é uma vivência uma experiência antiga né desses dois segmentos sociais com de políticas públicas de estar próximo às pessoas né Aos cidadãos mais próximo das pessoas trabalhar em rede hoje é diferente né porque nós temos esses recursos tecnológicos apesar dos pequenos incidentes né mas isso nos dá oportuniza a oportunidade de ter contato de trocar experiências né então a ideia de rede deve ser permanente nós vivemos numa sociedade nova tecnológica né E que todo mundo vive em rede as redes sociais hoje elas estão cada vez mais influentes né cada vez mais poderosas e elas precisam ser ocupadas por segmentos sérios né segmentos informados segmentos científicos né segmentos responsáveis porque nós concorremos com segmentos que não tem nada disso né que não tem luz que não tem responsabilidade que não tem nenhum tipo de compromisso né compromisso como foi a Jaqueline bem pontuou quando você tem compromisso né você tem a responsabilidade fica mais leve né o fardo de trabalhar fica mais leve e a gente executa com muito alegria né porque tem retorno tem repercussão e tem retorno então quando você oferece na escola né informações você oferece oportunidades de fala né como como foi dito há pouco tempo né Você dá voz ao aluno ao professor não ao funcionário da escola isso isso abre né um moleque imenso né de oportunidade e efetivamente de uma convivência saudável as pessoas que convivem com a gente ficam mais mais abertas mais tranquilas né que nós estamos vivendo um período de tranquilidade e os jovens Eles são um termômetro os jovens porque eles ligam o alarme o tempo todo né eles não têm essa esses bloqueios né que nós temos Eles ligam e pedem Socorro o tempo todo então é preciso estar disponível nós Ainda temos esse estábulos esses bloqueios né dos educadores é que abre uma linha defensiva de raciocinar Nós não somos psicólogos na área da saúde nós já temos muitas tarefas né Nós estamos sobrecarregados mas é um momento de deixar um pouco essas tarefas de lado e mantendo evidentemente que deve ser feito mas é importante que os educadores estejam atentos né e ofertando ajuda o tempo todo o tempo todo é incrível o que tá acontecendo na rede escolar a rede escolar é realmente o termômetro da sociedade nós temos traçar rapidamente aqui um cenário de como anda a sociedade né rapidamente para a gente vê que a escola é o ponto chave de tudo isso isso aqui do curso saber ouvir quando o senhor quiser que projete ele o senhor me fala que é o projeto tá tá bom então nós temos assim primeiras redes sociais as redes sociais hoje é uma realidade é quando ela surgiram elas vieram com essa promessa de acabar com a sociedade de massas que eram tormento de alienador né Para todos que trabalham com educação a sociedade de massa ela fez estragos terríveis nada no planeta né e as redes sociais quando elas apareceram elas apareceram com essa promessa de reduzir a influência negativa da sociedade de massas né Desse comportamento compulsivo né esse comportamento assim e até irracional né e agora que nós estamos aprendendo a lidar com isso as redes sociais passou aquele modismo né Então as redes sociais hoje elas são já uma ferramenta né de transformação social de informação então a poeira está se assentando né mas a intensidade delas sobretudo entre jovens e as Crianças é uma coisa que a gente pode deixar de Estar atento né é houve também nos últimos 10 anos uma agravamento das doenças mentais né sobretudo depois da pandemia essa esses distúrbios emocionais né Tem tem se agravado em todas os setores na escola Evidente os alunos estão mais agressivos professores estão mais agressivos nossos funcionários estão mais agressivos os pais estão mais agressivos eu diria até defensivos né então isso prejudica o diálogo né todos nós estamos com problemas seríssimos né de sobrevivência de realização das nossas responsabilidade isso aumenta os conflitos e a escola ela ela precisa ter um suporte né porque nós somos o primeiro setor a ser atingido a receber reclamações a nossa relação com a sociedade é muito muito próxima muito próxima porque é na escola que as coisas acontecem é na escola que nós ouvimos os choros nessa reclamações né as insatisfações e porque é aqui que a gente tá monitorando a sociedade né então o aluno quando ele chega é com dificuldade né porque ele já vem de casa com dificuldade e os pais Já trouxeram para casa dos problemas que eles têm com a vida profissional então a escola é um ponto crítico é o lugar ideal para se fazer prevenção encaminhamento a gente sabe disso nós estamos vivendo também uma crise de sistemas no mundo inteiro todos os sistemas estão sendo testados quando eu falo sistemas são organizações do mundo Industrial né Nós nos estruturamos esses sistemas os sistemas Eles não estão conseguindo dar conta né das transformações do crescimento populacional das mudanças que vem acontecendo né E que vem questionando profundamente a estrutura desses sistemas nós temos Educacional Ele está ele está acuado nós estamos literalmente é imprensados na parede e nós precisamos urgentemente mudar isso nós estamos vivendo ainda uma escola Industrial uma escola de funcionalidade Fabril trabalhar com sociedade de massas isso não é mais necessário isso não é mais necessário a gente precisa ter um outro uma outra postura uma outra forma de organização né E que as próprias circunstâncias estão nos cobrando nos para isso né Nós temos essa capacidade de nos adaptar né e Reinventar esse sistema está sendo feito né então eventos como esse é a mudança de abordagem educativa né a formação de professores né o treinamento de funcionários vem sempre ocorreu mas hoje é muito mais necessário é quase que semanal é quase que diário né e nós estamos assim vivendo uma crise de obsolescência né saturação nós somos em outros países isso já vem acontecendo há mais tempo né países extremamente industrializados né mais sofisticados no caso do Japão Japão por exemplo é sempre uma referência quando se fala em Saúde Mental né a Coreia o Canadá os Estados Unidos por quê Porque são países que sofrem de perto né e vem passando por essa experiência muito mais tempo né E eles estão buscando soluções que a gente está atento o Japão esse fenômeno do Japão por exemplo frutucou ele já fecharam quase 6.500 escolas fechar uma 6.500 escolas num país como Japão né e vem acontecendo na Coreia é a perda de interesse que estudante está tendo pelo convívio escolar físico isso é um desafio para nós então a nossa escola dela ela precisa estar mais atraente mais interessante mas conectada mas humana né e atenta esse convívio diário se nós persistimos no sistema Industrial nós vamos nós somos fadas da Falência total né a evasão escolar ela vai crescer de uma forma assim assustadora nós já vivemos esse problema o mundo inteiro no Estado de São Paulo também está vivendo eu queria que vocês não são diferentes né então isso é um ponto importantíssimo para a gente justificar a nossa ação como ferramenta de saúde mental sem saúde mental não tem não tem educação não tem ensino não tem tema que resista né sem saúde mental porque é uma é uma questão de alimento é uma questão de alimento é fundamental né é os nossos jovens eles hoje eles estão ingressando no mercado de trabalho muito cedo por uma questão social isso não é nenhuma anomalia né Isso é antigo mas isso tem causado pela preocupação seríssimas né os sistemas de aprendizagem profissional por exemplo eles eles prolongaram a idade até 24 anos porque os nossos jovens não encontram emprego não encontram postos de trabalho iniciar a vida profissional Então nesse setor de empregos né primeiro que os empregos estão acabando né eles estão se tornando cada vez mais raros postos de trabalho isso é Profético né economicamente falando eles vão ser eles vão ser extintos nos próximos anos e que vai permanecer o prestador de serviços e a nossa educação não tá preparada para isso para treinar o aluno preparar o aluno para ser um professor empreendedor de si né de si mesmo prestador de serviços enfim a pessoa que vende o conhecimento e as habilidades e as competências dela nossa escola ainda está muito presa a formação Industrial conteúdo e que não tem uma relação Direta com o mercado de trabalho então às vezes a gente aprende muito mais com jovens que estão trabalhando com as próprias do que com as próprias organizações que que tem esse esse perfil de formação profissional para vocês terem ideia você já tem essa ideia né só para lembrar que que quanto é importante você tem um lucro Educacional é de transformação pessoal um currículo diferente né uma prática diferente né E que responda as necessidades dos alunos os alunos como eles têm escola olhar diferente Eles olham pra gente com expectativas totalmente diferente daqui nós enxergamos eles nós vemos Eles apenas com consumidores né de merenda né de convívio mas não eles vem com uma ideia de se preparar para o mercado de trabalho isso é constitucional e ele já tem que ser consciência disso né e é nosso dever tá atento essas questões então nós temos assim é um mercado de trabalho incerto e quando o jovem ingressa no mercado de trabalho ele entra numa estrutura um ambiente que não é um saudável eu tenho visto muitas reclamações de alunos que eles não suportam as pressões no mercado de trabalho é o sistema de trabalho tem jovens que trabalham em pé durante 8 horas com apenas um intervalo de 10 minutos de descanso né eles reclamam muito a professora é uma coisa escravizante e todo esse sistema é voltado para exploração emocional de quem está atuando ali então nós trabalhamos assim sobre pressão 24 horas as pressões sempre existiram né com os adultos né isso não não é novidade mas você encarar isso como uma coisa normal não é normal que isso tem causado danos terríveis né a saúde mental dos nossos estudantes para escola assim totalmente derrotados né E nem todos estão sobrevivendo é uma péssima iniciação um seguro de permanência nesses esportes de trabalho como treinamento como revisão como reciclagem porque eles não podem mais ser tratados como como objetos né objetos Servidão Industrial Isso é inaceitável só nós educadores Profissionais de Saúde podemos dar voz a isso enfrentar isso com coragem com responsabilidade os outros demais setores eles participam da exploração né então aqui não vai nem um discurso né ideológico mas é um discurso político nós somos um ambiente políticos né constitucionalmente Nós temos que Estar atento é isso né E ensinar os jovens a ter uma voz responsável e repleta né de da defesa dos seus direitos isso é permanente não podemos abrir mão disso porque essas pessoas é que vão estar no poder daqui 10 15 anos eles não podem reproduzir aquele dia errado que nós estamos fazendo hoje e nós temos a oportunidade de oferecer o que é certo pelo menos o que nós acreditamos que é certo então eles são muito incentivados a ter uma cultura empreendedora mas é na realidade eles não tem essa essa oportunidade de empreender né então e eles caem nas redes de exploração de Servidão isso é frustrante né um jovem tá começando né Isso é desanimador né então quando a gente eu trabalho no período noturno na escola eu vejo como os alunos voltam do trabalho ingresso nas salas de aula a gente vai pelo olhar a gente vai conversando com eles né e a gente sente essa preocupação sente essa aí não é não é sentimentalismo não é mimimi né como se fala coisa séria coisa séria eles precisam se beneficiados né com informações importantes com vivência dos professores os professores têm vivências sem experiência assim riquíssimas para trocar com os alunos e eles também podem nos dar informações importantes Como anda o mundo real eles estão ao mundo real né E nós somos muito próximos deles esses abusos funcionais eles têm provocado nós já dissemos danos emocionais aos nossos alunos então a gente precisa ensinar eles assim Defender não é nenhuma Medida de proteção né paternalista né sentimental não a gente precisa iniciar eles com ferramentas de fortalecimento emocional fortalecimento mental isso não se faz com que eu disse faz com prática rodas de conversa com situações reais em trocas de experiências o tempo todo o tempo todo Nós acreditamos que seja diário diário Como estão fazendo as empresas que são espertas né as empresas de voo por exemplo de Internacional [Música] Shopping eles têm procurado ajuda você rever Olha só você viver tem um núcleo aí em Goiânia tem um núcleo chamado cvv comunidade e o que que se faz nesse núcleo de comunidade eles oferece uma ferramenta de autoconhecimento chamado caminho de renovação contínua que numa roda de conversa de 40 50 minutos as pessoas se manifestam falando uma linguagem de sentimentos e fazem treinamento emocional Então os voluntários tem viver vão nos aeroportos os escritórios dessas companhias porque eles sofrem eles têm um trabalho intenso assim extremamente cansativo em angustiante funcionar de shopping né e outras empresas até olha só até esses ambientes de construção civil esses ambientes de construção de prédio tem um termo mais propícios Engenheiros estão chamando o cvv para conversar com os peões da construção civil aqui em São Paulo em Goiânia em todas as capitais geralmente São pessoas que são migrantes no interior né pessoas simples no interior então eles fica angustiados dessa velocidade dessa agressividade Urbana né E isso reflete na produção né então os engenheiros né os chefes de canteiros de obra eles eles procuram se viver para ajudar os os operários a saber identificar os sentimentos né a se harmonizar mentalmente para poder continuar a jornada de trabalho deles que é muito cansativo né então você vê os shoppings os canteiros de obras né as companhias de aviação estão usando uma ferramenta que nós ainda na educação não estamos usando né porque nós acreditamos ainda que só ensinar conteúdo né é suficiente municiar com informações não é mais necessário as informações estão aí os alunos são muito mais bem informado que nós e quando tem alguma dúvida eu pergunto para um aluno agora eu não perco meu tempo em ficar né dizendo que eu sei isso se é aquilo Porque ele já sabe eu pergunto hoje a minhas atividades em sala de aula é o chat GPT mais é uma ferramenta abrimos uma discussão e provocamos algumas questões e eles vão no chat porque lá se responde é lógico o aviso de que deve ser filtrado então isso não é mais novidade nós vivemos um mundo diferente né então a gente não pode tá sendo diferente desse mercado de trabalho que já tá usando ferramentas que a gente ainda resistimos e usar eles são ferramentas só se emocionais né então esse discurso né Essa repetição dessa palavra só se emocional tem que ficar muito frequente mas no nosso caso tem que ser ferramenta tem que ser ferramenta curricular prática e nós nós devemos Estar atento essa essa incongruência que existe entre a nossa escola industrial e a sociedade digital né então o nosso território escolar é um território especial um território tem que oferecer perspectiva para o aluno para o educador funcionar os pais os pais a comunidade escolar ela precisa estar presente nos nossos eventos né as reuniões de paz não é diferente em todos os lugares que eu vou sempre vazias né E vão sempre os pais que não precisam ir né mas a gente precisa criar alternativas de convívio que a maioria dos nossos conflitos são por causa desse distanciamento dos Pais os pais só vem na escola quando tem um filho dá problema né Isso não é legal os pais precisam estar nas escolas permanentemente o período de Formação né dos filhos é uma estratégia de futuro então isso não pode cair numa rotina numa mesmismo né porque isso vai só aprofundar os nossos os nossos conflitos né então nós somos uma rede de prevenção Nossa Rede é real digital né a Rede de Prevenção de saúde mental né e prevenção do suicídio ela já acontece isso que nós estamos fazendo aqui é uma rede nós estamos interconectados o planeta todo está interconectado se você se vingar ao Ministério da Saúde é UNESCO aos grandes órgãos né e as narrativas resistência dos problemas humanos muito semelhantes a todos os países a todos os povos não existe essa diferença né do gênero humano todas as informações que identificam sobre os nossos problemas são muito semelhantes se lá na Malásia eles serem assim olha a população LGBT mais é a população mais vulnerável ao suicídio as doenças mentais ele vai estar falando uma coisa que não é novidade para nós porque a nossa população glbt mais né É também a mais vulnerável as doenças mentais a prevenção do suicídio Então essa essa conexão ajuda a gente tá sempre atualizado e sempre tá utilizando ferramentas novas né então na população de risco de doenças mentais estão essa população LGBT mais os policiais civis os militares em geral porque esses três grupos é risco Seríssimo porque são portadores de armas e São pessoas que frequentam a nossa escola que você tá próximo de nós também que faz parte da rede de segurança é preciso eles estejam conosco nesses eventos não informalmente mas envolvidos mesmo né importantíssimo e gerar os profissionais de segurança então a maioria dos nossos alunos têm contato permanente com esse tipo de segmento social então é preciso estar tá atento a isso né e nós temos assim é como referência o cvv porque você vai ver ele ele teve uma origem educativa você vai ver não passa de uma escola você viver não é apenas um telefone né um posto de escuta né por trás de você existe um de um sistema mas uma organização uma organização educativa preocupada 24 horas com a mudança de comportamento da sociedade das pessoas que ligam para o cvv procuram ajuda com você então você vai ver tá sempre em busca de pessoas que estão em sofrimento né Você estuda permanentemente as condições de vida e sofrimento das pessoas que se aproximam da instituição e a melhor forma de você se aproximar vai se conhecer você tem contato né você conviver então sempre buscando formas de estarem próximas oferecendo ajuda né isso é importantíssimo porque ele se torna uma referência e quando eles fazem isso eles eles se educam eles geram uma fonte de conhecimento muito importante a minha preocupação a minha intenção na minha experiência em relação ao cvv foi sempre transpor para as escolas normal do cvv esse no Raul educativo essa ferramenta que os professores podem se apropriar a qualquer momento com tranquilidade sem preocupação nenhuma com especialidades a nossa especialidade como educadores é uma especialidade humana uma especialidade Inviolável o educador enquanto o agente de prevenção de saúde mental e do suicídio Ele trabalha com linguagem emocional né onde guardar um leitor de sentimentos isso aí não é novidade nós temos essa habilidade Porque Nós também somos humanos né então nós sofremos diariamente essas tensões da modernidade então quando nós transpomos de Londres para uma escolar nós tivemos assim uma grata surpresa da receptividade sempre quando nós vamos numa escola fazer um tipo de abordagem de evento né Nós somos recepcionados de uma maneira incrível um olhares assim que vocês conhecem né muitas pessoas olham para nós né que que Socorro a coisa muda Às vezes a gente vai leva para as escolas matemáticas de palestras elas mudamos rapidamente porque os olhares então avisando Olha nós não queremos isso nós queremos isso isso isso isso rapidamente então a gente muda o nosso roteiro passa Tem um diálogo mais próximo aquelas pessoas que estão nos ouvindo então é preciso ter constantemente essa essa disponibilidade de ofertar ajuda não é só no Setembro Amarelo eles reclamam muito de Nós nós só tocamos nesse assunto você tem amarelo a gente tem feito diferente a gente na nossa agenda iniciou o calendário escolar iniciou a prevenção a minha primeira aula em qualquer escola que eu esteja né eu tenho a minha o meu posto efetivo mas em qualquer primeira aula do ano é saúde emocional seja por meio digital seja pela lousa né o telefone do cvv ao lado 188 gratuito como ferramenta de ajuda né aqui ó é gratuito pode acessar a hora que você quiser e falar para você abrir o assunto nem que seja por 15 a 20 minutos então isso é tão sério quanto o hino nacional e tem dado certo tem dado certo porque as pessoas que estão precisando elas absorvem essa informação Então você dá essa primeira aula sobre saúde mental no mês de fevereiro Novembro Tem aluno falando para você olha Professor Obrigado por aquele telefone que você colocou na lousa por aquilo que você falou porque na semana passada Tive uma crise seríssima eu liguei para você viver a mulher lá me atendeu de boa né Conversamos e eu tô bem consegui me reestruturar né e ele fala assim você salvou a minha vida não salvei não salvou foi você mesmo que procurou ajuda né daí a importância de você ensinar a pedir ajuda estabelecer essa essa cultura do pedido de ajuda né Nós somos o melhor caminho para um consultório psicológico né um consultório médico uma comunidade terapêutica a escola pode interesse tranquilamente né pena que nós não temos ainda uma política pública mais eficiente né mais Ampla né Nós não podemos ser consultórios né Nós não podemos ser espaços terapêuticos Mas nós somos Espaços educativos o espaço educativo é estratégico e é eficiente né porque o aluno de ajuda ele ele encontra alguém na escola que que vai abraçá-lo né seja merendeira seja a faxineira seja o professor ou seja o diretor enfim quem tiver disponível tá então nós temos essa possibilidade de acessar essas ferramentas hoje quando nós queremos o programa simplesmente nos inspiramos você viver somos um programa independente hoje que nós sempre Voltamos as nossas raízes né mas hoje a gente oferece isso com tranquilidade e vocês por exemplo na Secretaria de Educação de Goiás se tornaram uma referência também ao aplicar esse programa durante um ano né Nós atingimos 400 alunos que são multiplicadores isso não é brincadeira isso é inédito não é pouca coisa não é muita coisa você ter conversado com 400 alunos e que esses alunos vão olhar para o colega dele para família a igreja que ele frequenta o clube né ele empreende um olhar diferenciado que ele foi transformado isso é muito importante vocês sabem o impacto que isso tem na sociedade o menino do interior de Goiás interpretando um slide do mini curso saber ouvir menino de 12 anos né isso não não é não é não é qualquer coisa não é uma coisa emocionante né porque evidentemente ele estava precisando ele sobre ler porque aqui do transformou a vida pessoal dele e com certeza ele vai multiplicar onde ele tiver ele vai tocar o dedo no coração das pessoas e para dizer o que é necessário e ouvir né ouvir então isso aí é a ação pragmática pragmática que você estiver né de nos colocar em contato com as agências de ensino né É foi muito importante tão importante que transformou o nosso próprio programa Hoje nós temos um outro olhar para o nosso programa por causa de vocês então a minha gratidão é eterna é vocês conseguiram colocar a filosofia do cvv o humanismo é coisa real mesmo né todo lugar que eu vou falo de vocês como referência tá então é isso e nós estamos assim um processo de expansão né Nós estamos Crescendo com poucas nós poucas pernas né Mas a gente sempre pede ajuda para quem pode nos orientar né nos manter no caminho né E também nós temos essa gratidão por ter tido essa oportunidade de compartilhar com vocês a nossa experiência e aprender também muito com vocês Tá certo foi uma ousadia sou muito grato a isso temos tempo ainda evanice já tá conseguindo falar você Olá bom dia Bom dia professor Dalmo Bom dia Jaqueline Hoje nós estamos com probleminha de áudio ele não estava transmitindo o nosso áudio também é um prazer profissional porque o senhor aqui hoje nessa live com tema bastante relevante para falar aí para nossos professores nossos alunos para essa população né da unidades escolares a gente tá muito agradecida pela sua presença pelas suas palavras tá sempre nos ajudando juntamente com cvv e as pessoas ainda tem 10 minutinhos Vamos abrir para as perguntas Professor temos algumas perguntinhas então vamos fazer um aqui a Maria Creuza Tavares ela pergunta o que fazer para que o estudante não seja comprimido e Oprimido pela realidade em que ele está inserido em primeiro lugar todos nós estamos oprimidos todos nós estamos sofrendo agressões né constantes da sociedade que a gente vê então precisa a gente se fortalecer a gente se preparar precisa treinar né Nós não queremos evitar essa vitimização nós sofremos todos o tipo de violência mas nós também temos potencialidades incríveis um ser humano ele é o processo de adaptação incrível então nós temos que despertar em nós naqueles que convivem Nossa essa ideia de adaptação mas uma adaptação inteligente uma adaptação criativa né envolvente que é o processo de superação a escola tem condições né de criar ambientes né através de eventos né oportunidades que as pessoas se fortaleceram primeira coisa é reclamar quando você reclama você precisa ser ouvido uma reclamação para nós é uma informação preciosa nós temos essa Cultura né que quando alguém reclama alguma coisa para a gente fica nervoso a gente tem nada porque a gente acha que as pessoas estão reclamando de nós então um processo organizacional Quem tá na sala de aula quando houve uma reclamação precisa abrir o ouvido com humildade realmente né eu diria quase certeza que isso precisa conhecer isso para poder aprender com você e te oferecer alguma ajuda então reclamar não é não é proibido Não é não é crime e é preciso ter Eco né um retorno e nós podemos fazer isso Nós não sabemos de tudo mas nós sabemos o quanto ganha um ator isso é real Eu também penso professor que assim também trazer esses adolescentes para essa realidade na qual eles estão hoje a gente até costuma dizer que esses adolescentes eles são como Esponja eles acabam absorvendo tudo ao seu redor então trabalhar eles para eles poder saber separar para não trazer tudo para si fazer uma reflexão sobre o que realmente está vivendo o que que é dor né não minimizado deles Claro que não e mostrar para eles que eles não estão sozinhos Porque eles estão sempre tem um apoio que possa contar principalmente dentro da Unidade Escolar mostrar para eles essas pessoas de apoio na qual eles possam procurar possa se sentir mais à vontade para eles poderem colocar para fora aquilo que está incomodando eles o Hamilton levantou a mão o meu também gostaria de falar bem provocado com vontade há 30 anos atrás eu participei de um evento é promovido pela pessoa me lembro que era pedagoga do Castelo rá-tim-bum Aonde abortou a necessidade da gente na época é ter uma educação para assistir televisão é uma vez por televisão todo mundo tem a maioria das pessoas têm acesso ao mesmo comunicação democrática no entanto essa necessidade de ter educação a comunicação democratizou muito mais ainda são vários meios hoje então eu fico pensando nessa educação os conteúdos são inúmeros né por diversos canais de comunicação no entanto é uma coisa importante que eu Cristo aí eu aí a gente tem observado é ações interessantes de jovens educadores que utilizam a ferramenta comunicação como processo de participação democrático é social e cultural de ter visto muita experiência principalmente usando a metodologia da edukon e por fim participação minha essa questão do empreendedorismo até coloquei aqui no chat além da gente não ter essa formação essa cultura é que acesso que os nossos jovens têm para qual tipo de empreendedorismo para um sistema que provoca a morte né um sistema destruidor ou um empreendedorismo para promover a vida para sustentabilidade eu acho que são questões importantes que estão aí urgentes e que batem na nossa porta e a gente ainda tá muito devagar para trabalhar esses conteúdos ele é voltado para então o eu entendi o Amilton a sua colocação acho muito boa porque esse esse discurso do empreendedorismo ele não pode estar a serviço só dessa estrutura Econômica né e tradicional é preciso ter nós temos um empreendedorismo social né o empreendimento comunitário né sustentável Nós temos muitas alternativas né mas o maior empreendimento o maior capital que nós temos dentro da escola é o aluno nós continuamos esquecendo o Paulo Freire que quando ele dizia que o aluno é a nossa o nosso foco ao Nosso a nossa riqueza Nossa potencial né porque ele tem experiências que ele traz históricas que ele traz sim né da sua cultura ele que é o protagonista mas não temos mais que se protagonista de programas de políticas né que não faz parte dos interesses da escola a política pública ela tem a sua função mas ela precisa ser repensada pela comunidade escolar para ver se aquilo realmente é necessário por exemplo esse diálogo que nós estamos tendo Secretaria da Educação Secretaria da Saúde é uma prova é uma prova de que nós não nós estamos no rumo certo porque as vias tradicionais não nos atenderam então se nós estamos tendo problema de saúde mental nós vamos dialogar com as carteira de saúde Qual o problema secretaria de saúde tem muita nos oferecer e vice-versa né então isso não Foi uma coincidência é uma questão de emergência né então quando a gente promove esse diálogo obviamente isso vai refletir na escola como opção de ajuda de proximidade né Então a nossa reclamação aqui no Estado de São Paulo por exemplo aqui é o nosso sistema quer fazer atendimentos consultas né consultas individuais né que são completamente inadequadas completamente inadequadas porque você não atende individualmente ninguém um sistema massivo como nós é preciso criar ferramentas coletivas até para que a pessoa tem a possibilidade de pedir uma ajuda acessível não adianta ter um psicólogo na escola porque ele não vai conseguir atender todo mundo não adianta ter um médico já tivemos dentistas lembra disso nós tivemos todas é mas é preciso ter programas coletivos educativos as pessoas precisam acessar né os escapes os lápis né as comunidades de atendimento psicoterapeuta dos bairros via escola não é necessário ter saúde Esteja dentro da escola o médico Esteja dentro da escola não é necessário que o aluno Esteja dentro do consultório dentro da Clínica dentro do espaço terapêutico como um cidadão que exerce seus direitos né então esse diálogo ele precisa informar isso tanto aos nossos alunos quantas unidade de atendimento e quanto à questão empreendedora nós temos os nossos currículos são perfeitos muito inteligentes profundos né problema tradicional nossa colocar isso em prática né Nós temos problema os nossos educadores muitos não estão capacitados para transpor esses conteúdos para sala de aula porque não tem vivência né mas nós podemos superar não os professores da Universidade de São Paulo quando ela foi fundada eles eram todos franceses os alunos tinham que falar francês para frequentar Universidade tiver primeiro que aprender francês para poder entender o que os professores estavam falando durante cinco anos ao uso que ficou na mão dos Franceses e os alunos tiveram que aprender francês para poder entender os professores não tinha outra alternativa né então nós estamos na mesma situação primeiro a gente se aproximar se apropriar das Ferramentas da linguagem correta e desarmar tudo aquilo que que joga o nosso tempo pelo ralo que é o tempo de convivência o que o aluno vai levar da escola de mais importante é o convívio à convivência o restante não tem muito peso né os meus alunos que moram no exterior na Alemanha no Canadá alunos de Periferia alunos pobres quando eles entra em contato comigo que eles lembram de mim é a forma como eu tratava eles não se lembra dos meus conteúdos de história de sociologia de filosofia jamais pode até lembrar mas ele se lembra muito é um sorriso é um abraço e atenção as perguntas que a gente fazia para ele sobre eles A Divina pergunta que o cvv vai até escola falar com os gestores principalmente do interior ou não vai nós estamos aqui ó há quase 1.500 km de distância estamos conversando você vai em qualquer lugar então essa barreira não existe mais você acionar você viver comunidade em Goiânia tem muitos anos você tem 45 anos lembra muito bem quando foi instalado então chama que eles vão se você não quiser ir chama a gente que a gente vai você estaria de educação agora tem cvv muito bom professor Dalmo se eu fizer essas considerações finais do senhor agora pois eu vou passar para o Hamilton e a Ivani também e pessoal a gente já vai colocar o link de frequência aí no chat também na descrição do vídeo para que vocês preencham com calma Lembrando que precisa colocar o nome de forma correta o CPF e também um e-mail que seja válido porque é esse meio que você receberá confirmação Que preencheu a frequência valerá a certificação quando terminar todos os encontros do programa saúde na escola estão previsto para ir até Novembro então a sua certificação será a partir de dezembro no total de 20 horas se você participou de todos os encontros que iniciaram Desde o mês de março abril deste ano tá suas operações finais então eu gostaria de fazer um pedido para vocês o Evanir Fagner que vocês compartilhassem a Milton o minicursaber ouvir esses slides tem uma ferramenta tão simples né quando eu vi um garoto daí de Goiás de 12 anos explicar melhor do que eu os slides precisa chegar na mão de mais gente viu que a experiência do cvv então eu peço Assim parecidamente vocês Compartilha essa ferramenta com todos com os alunos não precisa ter nenhum cuidado porque são coisas muito muito próxima de todos nós Vocês compartilharam já vão ficar muito feliz porque os alunos eles explicam isso para os colega de uma maneira brilhante nós já tivemos essa experiência aí com vocês né não é preciso repetir tá bom a Ivani vai compartilhar do pessoal tá Tá legal agradeço muito né mais uma vez oportunidade estamos juntos Hamilton sua fala final por mais essa oportunidade é engraçado viu pessoal como eu como eu já tive preconceito com cvv não sei se a conta da propaganda que a gente via ou era resistência de falar nossa e só Mexe com quem já tá na Beira do Abismo ouvindo e ouvindo né tanto na outra Live falando agora e desmistifica isso não quebra um tabu gigantesco e eu acho isso muito importante porque a gente tem muita dificuldade né a sociedade como todo tem muita dificuldade de pedir ajuda de colocar os problemas que a gente enfrenta no dia a dia isso é para todo mundo é muito legal hoje não tem mais preconceito com CDB e mais uma vez um grande abraço e muito obrigado por trazer focos né de luz dando muita clareza para as coisas que a gente anda fazendo por aqui obrigada agradeço primeiramente ao Fagner com todo esse carinho essa dedicação com a gente né até me trouxe fica pertinho dele porque eu tava sem falar também muito grata Fagner é a conexão muito ele é muito e o professor Dalmo mais uma vez por estar sempre conosco nos ajudando e a gente conta com o senhor para futuros trabalhos juntamente que é esse pessoal das escola então sentindo a sua falta Professor os alunos né sua retornar para gente a Milton um abraço para vocês aí do PSE da Saúde também e a gente só queria deixar um recadinho para todos que estamos assistindo que estão nos acompanhando a gente vai encerrar com um slide de Setembro Amarelo deixando a mensagem e também que vocês não estão sozinho procure ajuda ao perceber aquela pessoa que tá distante de vocês aquela pessoa que deu uma sumida pelas redes sociais que vocês chamam e não e ela não responde então procure saber o que que tá acontecendo que essa pessoa procure dar um apoio não leve para outro lado então pode ser nesse momento que essa pessoa tá realmente precisando de uma ajuda essa pessoa tá precisando falar e quando você estiver contato com essa pessoa tente ouvi-la nem que seja eu não tenho nada que falar mas fique do lado dela só isso já vai dar uma força vai dar um apoio Então procure sempre dá esse olhar de carinho de empatia para essas pessoas que estão do lado de vocês e muitas vezes a gente tem um sabor né se falar eu vou falar sobre o assunto eu vou enxugar não fale Procure falar abertamente sobre assunto deixa a pessoa colocar para fora aquilo que está incomodando aquilo que está falando que muitas vezes Através disso nós podemos salvar vidas que podemos ajudar muitas pessoas também eu não sei se o professor disponibilizou o número do cvv que é 188 que ele fica disponível 24 horas então são profissionais capacitados que estão lá preparado para ouvi-los também então entre em contato com esse número e além disso a gente ainda tem as redes de apoio nós temos o creas que é o centro de referência de especialização da Assistência Social então no caso vocês podem procurar temos o prazo ele vai se apoio para família também os conselhos superlares no SUS Então procure ajuda existe vários meios no qual nós podemos procurar hoje também temos as faculdades de Psicologia que eles disponibilizam muito as terapias gratuitas valores sociais de acordo com outra pessoa possa pagar também então para não colocar essa dificuldade que tem gente que tem uma dificuldade do acesso ao psicólogo esses profissionais a gente tá tentando cada vez mais abrir essa rede para poder ajudar para mostrar que vocês não estão sozinho conosco Obrigada um bom dia a todos Obrigado Evani Obrigado Professor calmo e Hamilton número do CDB está aqui também com 88 na tela e eu agradeço a todos vocês que participaram conosco deste momento e o link de frequência já está no chat também na descrição do vídeo para vocês preencherem com calma ficará aberto por 24 horas porque sabemos que os outros professores que estão em aula neste momento vão assistir no seu contratudo então Obrigado a todos programa saúde na escola obrigado a Secretaria de Estado da Saúde e agora nós vamos encerrar com o vídeo gostaria que vocês prestassem bastante atenção em todas essas informações da vida e falando sobre vida você sabia que ela é o mais valioso presente que nós podemos receber e presente a gente não devolve então eu te convido a fazer uma imersão Neste contexto Ame a sua vida reconecte-se com ela renasça para o novo seja como os Ipês que mesmo nas adversidades eles florescem e se tiver muito difícil procure ajuda profissional Porque nós não somos possíveis sozinhos e dessa forma você poderá cuidar do seu maior patrimônio que é a sua vida Obrigado Essa é a Vanusa psicóloga também aqui do Lu saúde Núcleo de segurança e saúde do servidor do Estudante aqui da Seduc Obrigado a todos então e até o nosso próximo encontro

#Setembro #Amarelo #educação #preventiva #para #saúde #mental #nas #escolas