Simulado Educação Especial – LDB – Macetes Pedagógicos – Preparatório Concursos – Live 451

By | 04/05/2025



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Simulado Educação Especial – LDB – Macetes Pedagógicos – Preparatório Concursos – Live 451/a>

Olá, muito boa noite. Consegue me ouvir? Verifique se você tá me ouvindo. Verifique se o som tá saindo. Seja muito bem-vindos ao canal Macetes Pedagógicos. Eu sou o professor Douglas Rodrigues e hoje nós estamos aqui com mais uma live diretamente pelo canal. Será mais um momento para que você possa aprimorar os seus conhecimentos. Então vamos falar mais um pouquinho sobre educação especial. Hoje vamos falar um pouco sobre a lei da diretriz e base da educação nacional. A LDB é a legislação que mais cai em concurso aí processo seletivo voltados para professor. Vamos falar sobre os artigos 58, 59, 59A e os e o artigo 60 que fala aí sobre a parte eh da educação especial. Então, desde já agradeço pela sua participação. Muito obrigado a você, querido seguidor, que está nos acompanhando. Muito obrigado a você que está aí do outro lado da telinha com todo o carinho. Muito obrigado pelas mensagens recebidas. Espero que o canal possa contribuir com seus estudos. Se você estiver gostando do material, peço que você dê seu joinha, deixe seu like, compartilhe o vídeo e ative o sininho com as notificações, que isso é muito importante para o crescimento do canal. Se você não estiver gostando do material, sem problemas. É importante que você coloque seu dislike, coloque seu comentário e sua crítica que será humildemente recebido. Estamos aqui para oferecer o melhor em termos de conhecimento. Eh, como estamos próximos aí de um edital para processo seletivo, que vai definir vagas aí para você atuar na como auxiliar pedagógico especializado para trabalhar na educação especial, no atendimento alunos público alvo da educação especial. Então, eh, nesse momento estou produzindo algumas lives aí voltadas para educação especial. Ontem eu fiz uma, fiz um simulado e hoje vou falar um pouco sobre a LDB. Então, aí é mais um momento para que você possa aprimorar os seus conhecimentos. Eu só tenho agradecer pela sua participação, só até agradecer a você que saí do outro lado da telinha e pode ter certeza que o canal vai ajudar muito aí para que você possa se preparar com tranquilidade. Então aí eu vou pedir para você, se não é inscrito, inscreva-se no canal, só para deixar claro, para quem é inscrito, tá? Para quem é inscrito no canal tem direito às apostilas e uma das apostilas é a apostila de educação especial. Então aqui para você que é membro do canal, para você que paga aí o valor pelo cartão de crédito, você tem direito à apostila digital, tá? Essa apostila de educação especial, ela tem 122 páginas, ela tem várias questões, tem vários assuntos aí voltados para educação especial, mas a apostila é destinada para quem faz o pagamento pelo cartão de crédito, pelos os R,99 pelo cartão de crédito. Logo mais estarei finalizando a apostila com questões só da banca FAPEC. Então, eu digitei mais de 50 provas, estou separando por assuntos para que você possa ter o material voltado aí da banca FAPEC. Pode ter certeza que esse material você não vai encontrar em lugar nenhum. É um material único e exclusivo aqui do canal Macetes Pedagógicos. Creio que vai ajudar você a se preparar um pouco mais aí nessa parte pedagógica. Então, espero aí que possa ser um material que possa aí auxiliar nos seus estudos, OK? Mas esse material é disponível somente para quem é membro, OK? juntamente com essa questão de assinatura do canal, estou oferecendo também um preparatório para o processo seletivo AP. Só que o processo seletivo, esse preparatório é diferente de quem é membro, tá? Então, quem é membro tem direito às apostilhas e quem faz o preparatório não, a não ser que seja membro também, OK? Quem faz o preparatório é a parte, tá? O preparatório aí não tem direito às apostilas, OK? Então é isso. Então, agradeço aí pela sua participação, seja muito bem-vinda ao canal. Vamos aí para mais uma live, a live de número 451. Aqui nós temos os links. Então o primeiro link é aquele que eu sempre peço a vocês, seja membro do canal. Se você clicar no primeiro link, vai abrir a janelinha de seja membro. Você vai clicar em seja membro. A partir daí você vai colocar suas informações. Você vai colocar seu CPF, sua data de nascimento e vai clicar em confirmar. A partir daí, você vai colocar os dados do seu cartão de crédito e por apenas R,99 ao mês, você se tornará membro do canal. Qual é o benefício? Para você que tá se preparando, tem as apostilas. Lembrando, as apostilas, ela é voltada para membros, tá? Então, somente os membros têm direito às apostilas. Então, as apostilas são disponibilizadas para os membros. Tem um grupo específico do WhatsApp para quem é membro do canal, além de todo eh o direcionamento, caso você precise, além dos descontos aí nos preparatórios que eu realizar ah para que você possa participar, ok? Por isso que eu peço a você encarecidamente, seja membro do canal. É um valor simbólico, mas que com certeza ajuda em muito, porque para produzir lives, produzir todos os materiais, tem uma série de custos e isso ajuda para que o para que possa manter o canal. Por isso que eu peço dentro das suas possibilidades, dentro aí do seu coração, que você se torne membro do canal. É uma forma de você ajudar os criadores de conteúdo, assim como eu que vos falo. Então, seja membro. é apenas R$,99 pelo cartão de crédito, pode ter certeza que vai ajudarem muito. Aqui nos comentários, os nomes que estão em verde são de membros do canal, no qual fico demais de agradecido. Então, mais uma vez, considere apoiar o canal por apenas R$,99. Aqui nós temos mais links, temos o link no Telegram, é só você clicar que você consegue participar. Tem o link do grupo Macetes Pedagógicos, é só você clicar que você consegue participar. Aqui eu criei um grupo concursos MS, é só você clicar que você consegue participar. E aqui nós temos, eu criei um grupo educação especial, macetes pedagógicos. É só você clicar que você consegue participar. Aqui no último link eu coloquei a lista de atividades. Se você clicar, vai abrir um arquivo em PDF que está disponível no seu celular, no seu tablet, no seu computador, aí nos seus dispositivos, aonde você estiver acompanhando. Então aqui tem o material juntamente com as questões. Esse material é gratuito, você pode baixar e guardar aí juntamente aos seus materiais. Então eu coloquei aqui nos comentários para que você possa baixar o material. Então tem vários materiais aí que com certeza vai ajudar nos seus estudos. Então peço aí, né, que fique atento a tudo que é produzido pelo canal, OK? Então é isso pessoal, fico demais de agradecido. Muito obrigado aí pela sua participação, muito obrigado a você que está aí do outro lado da telinha. Então sem mais demora, vamos aí para o nossa live, a live de número 451. Então aqui nós temos os artigos 58, 59, 59A e o artigo 60. Então aqui são itens da LDB. Então vou fazer uma leitura rápida, colocar as principais observações, o que mais aparece em concurso e a partir daí nós vamos responder as questões correspondentes. Então aqui nós temos eh a educação especial, artigo 58 da LDB. Vamos fazer a leitura e a partir daí nós vamos responder as questões. Olha só o que nós temos no artigo 58. Temos o seguinte, ó. Entende-se por educação especial para os efeitos dessa lei, que é a 9394 de 96. Então, o que é educação especial? Então, a educação especial é a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. Então, aqui fala o que entende-se, né, como se define a educação especial. Então, a educação especial ela é uma modalidade. Então, a educação especial ela é a modalidade de educação escolar. Então, essa educação escolar, ela vai ser oferecida desde a educação infantil até a educação superior, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino. Então, guarde esse termo, rede regular de ensino. Essa questão voltada para a modalidade de educação escolar, que isso aparece bastante em concursos. E aqui mostra qual é o público alvo da educação especial segundo a LDB, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. Então aqui nós temos a definição de educação especial conforme a LDB. Então, a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino para educos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. Aí aqui no artigo 58 nós temos três parágrafos com mais informações voltadas para educação especial. Então nós vamos verificar e a partir daí nós vamos ver o que a gente consegue responder das questões. Então olha só que nós temos aqui no primeiro parágrafo. Temos o seguinte, ó. Haverá, quando necessário, serviços de apoio especializado na escola regular para atender as peculiaridades da clientela de educação especial. Então, esses serviços de apoio especializado aqui justifica o porquê das prefeituras, das redes estaduais também lançarem editais para contratação de auxiliar pedagógico especializado. Por quê? Porque segundo a LDB, quando necessário, haverá serviços de apoio especializado, que no caso aí seria o seu trabalho na escola regular para atender as peculiaridades da clientela de educação especial. Então, para atender aí as peculiaridades, serão aí contratados profissionais para atender esses estudantes. Então, aqui no primeiro parágrafo justifica o porquê dos processos seletivos. Aí aqui nós temos o segundo parágrafo que diz o seguinte: "O atendimento educacional será feito em classes, escolas ou serviços especializados, sempre que em função das condições específicas dos alunos não for possível a sua integração nas classes comuns do ensino regular. Então aqui no segundo parágrafo, eh, ele apenas apresenta a informação do que caso o aluno esteja na escola regular, mas por conta de condições específicas, ele não consiga eh participar das atividades na escola regular, que esse atendimento educacional será feito em classes, escolas ou serviços especializados. Então, se o estudante matriculado na escola regular apresentar alguma condição específica, que isso dificulte o estudo na escola regular, ele será levado para uma classe especial, para uma escola ou serviço especializado. Isso é o que indica o artigo 2º. E o artigo terceiro, nós temos aí o início é em quais momentos são oferecidos aí os serviços da para educação especial. Então nós temos aqui que a oferta de educação especial nos termos do caput desse artigo. Então o caput é o início, né, o artigo 58 tem início na educação infantil e se estende ao longo da vida. Então aqui é a parte principal. Então a oferta de educação especial, ela tem início na educação infantil e se estende ao longo da vida. Então, se o estudante ele estiver no ensino superior ou na educação superior, ele também terá aí e direito a ter o seu atendimento, ter todas a o que puder ser oferecido a esse estudante em termos aí para que ele possa concluir os seus estudos, ok? Então, aqui no artigo, no parágrafo terceiro, a oferta de educação especial, nos termos do caput desse artigo, tem início na educação infantil e se estende ao longo da vida. OK? Então aqui é o artigo 58, temos aqui os parágrafos primeiro, segundo e terceiro. Então agora eu vou abrir algumas questões relacionado ao artigo 58 e aí nós vamos dar continuidade. Tranquilo? Então agora vou abrir a primeira questão. Eu vou pedir a você, querido seguidor, você que nos acompanha, por gentileza, não coloque a resposta ainda. É importante que você espere o comando do professor para que todos possam fazer a leitura com tranquilidade, OK? Vamos para a primeira questão e a partir daí nós vamos discutir sobre ela. Por favor, não coloque a resposta ainda. Espere o comando do professor. Vamos para a questão um. Se você responderu a questão de número um, coloque a sua alternativa, coloque aquilo que você marcaria. Vamos para a questão de número um. Na primeira questão, nós temos o seguinte. Expresso no artigo 58 da LDB, lei 9394 de 96, os educantes que fazem parte da educação especial são aqueles que apresentam o diagnóstico de. Então aqui vamos verificar o que consta no artigo 58 e a partir daí nós vamos responder o que está de acordo. Então é público alvo da educação especial, letra A, deficiência, transtorno global, desenvolvimento e epilepsia. Não aparece o termo epilepsia na ldb, então a letra A não é resposta. Letra B, deficiência, transtornos intelectuais, desenvolvimento, mobilidade reduzida. O termo transtorno intelectual, desenvolvimento e mobilidade reduzida não aparece na LDB. Então a letra B não é a resposta. Letra C, deficiência, transtornos globais, desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. Então é importante você não esquecer, isso aqui acaba aparecendo bastante. Então público alvo da educação especial, quais são aí os grupos que são atendidos pela educação especial? educandos com deficiência, transtornos globais, desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, conforme consta no artigo 58 da LDB. Então, por isso que a primeira questão ficou a letra C. Letra D. Autismo, esquizofrenia e altas habilidades ou superdotação. Autismo já está dentro do grupo dos transtornos globais de desenvolvimento. Então, nesse caso, a letra D não é resposta. Letra E, autismo, transtorno global, desenvolvimento e mobilidade reduzida. também não aparece o autismo, nem a mobilidade reduzida. Então, nesse caso, a letra E não é resposta. Então, na primeira questão ficou a letra C. Dá uma olhadinha, verifique se você tem alguma dúvida, se você tem algum comentário. Na questão um, ficou a letra C. Tomem cuidado com a segunda questão. Ela tem cheio, ela tá cheia de pegadinhas. Tem muitos detalhes que é importante você separar porque senão você pode errar. É uma questão pouco difícil. Ela parece ser fácil, mas não é. Prestem bem atenção às informações. Todas elas estão contidas no artigo 58 da LDB, OK? Eu vou abrir a questão de número dois. Vou pedir para você não coloque a resposta ainda, por gentileza, dê uma olhadinha com calma, dê uma olhadinha com bastante atenção, pois era fácil de errar, ok? Tentem fazer a questão de número dois. Vamos tentar a questão dois. Se você responderu a questão de número dois, coloque a sua alternativa, coloque aquilo que você marcaria. Vamos para a questão de número dois. Muito cuidado. Tomem cuidado com as informações. Tomem cuidado com os itens. É uma questão que parece ser fácil, mas não é. Eu acredito que ela seja um pouco difícil. Então, cuidado, tomem cuidado com as informações. Pode ver que apareceram respostas diferentes, então tem que tomar cuidado para você não perder a questão. Então, cuidado, muito cuidado. Vamos fazer a leitura com calma e ver que a gente consegue marcar, OK? Olha só o que diz a questão dois. Diz o seguinte, ó. A Lei da diretrizes e Brascional, lei número 9394 de 20 de dezembro de 1996, em capítulo específico, trata da educação especial, dispondo sobre garantias e direitos relacionados ao ensino de alunos com necessidades educacionais especiais. Sobre esse tema, lei as assertivas a seguir. Então, aqui nós temos quatro itens. Vamos verificar o que está certo e o que está errado. Olha só o que nós temos no primeiro. A referida LDB entende a educação especial como um nível de ensino da educação escolar oferecida preferencialmente nos sistemas regulares de ensino, voltada exclusivamente para estudantes com deficiência. Então, cuidado, muito cuidado com essa palavrinha exclusivamente. Dificilmente ela vai estar relacionada aos itens corretos. apareceu essa palavra, com certeza nós temos aqui um item errado. E aqui nós temos, ó, que ele colocou que a educação especial é um nível de ensino. E a educação especial não é um nível de ensino, ela é uma modalidade da educação escolar. Então, nesse caso aqui, o primeiro item, ele está errado, não entra na resposta como item correto. Então, nesse caso, sai o item um, então sai a letra C e sai a letra D. Então, tomem cuidado, muito cuidado. Vamos ver aqui o segundo item. Olha só o que diz, ó. No primeiro parágrafo do artigo 58, a LDB indica que deve haver obrigatoriamente serviço de apoio especializado em toda a escola regular, tendo em vista a efetivação da educação especial inclusiva. Que que eu quero que você entenda? Na LDB, esse termo não aparece educação especial inclusiva. Essa questão voltada para inclusão não aparece na LDB. Então tem que tomar cuidado com isso. Tem outros artigos que falam sobre isso, tem estudos que falam sobre essa questão da inclusão, mas a LDB ela não aparece esse termo. Então aqui já temos o indício de um erro. E aqui, ó, olha só o que mencionou, que deve haver obrigatoriamente. Vamos voltar no primeiro parágrafo, só pra gente perceber. Olha só o que nós temos aqui, ó, no primeiro parágrafo, não tá dizendo obrigatoriamente, tá dizendo quando necessário. Primeiro parágrafo do artigo 58. Haverá quando necessário, então tomem cuidado, ó. Haverá quando necessário serviços de apoio especializados na escola regular. para atender as peculiaridades da clientela de educação especial. Então aqui é quando necessário. Olha só que nós temos na questão, ó. Tá dizendo que deve haver obrigatoriamente e não é obrigatoriamente e sim quando necessário. E aqui o termo inclusivo, ó, não aparece na LDB. Então guardem isso. O termo inclusiva não aparece. Aqui nós temos uma grande pegadinha. Então cuidado, cuidado com a leitura. Cuidado com os termos, porque aqui nós estamos tratando de legislação. Então, nesse caso aqui, a número dois, ela está errada, não entra na resposta. Se a número dois não entra na resposta, nós tiramos a letra B e nós tiramos a letra E. Para as pessoas que marcaram a letra B, verifique se entendeu, verifique se compreendeu porque a número dois está errada. Agora vamos verificar a número três. Olha só o que diz, ó. A oferta de educação especial, enquanto um dever constitucional do Estado, ó, tem início na educação infantil e se estende ao longo da vida. Então aqui essa questão mostrando que a educação especial, ó, tem início na educação infantil e se estende ao longo da vida, nós temos um item correto. Então, nesse caso, a número três, entra na resposta. Número quatro. A educação especial contempla estudantes com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. E mesmo não descrito nesta lei mencionada que a LDB também é válida para estudante com transtorno do espectro autista. os os estudantes com transtorno do espectro autista, ele entra nos transtornos globais do desenvolvimento. Então, nesse caso aqui, a número quatro, nós temos uma informação correta, uma informação que está de acordo com a LDB. Então, nesse caso, a número quatro, ela é correta. Então, quem é resposta? é a letra A, os itens 3 e 4. Dá uma olhadinha, verifique se você tem alguma dúvida, se você tem algum comentário. A questão dois ficou a número, perdão, a letra A. Muito cuidado com o item dois. Não aparece o termo inclusiva na LDB. fala sobre os atendimentos, fala sobre o dever do Estado. Essa questão inclusiva, a inclusão não aparece na LDB. Então, tomem cuidado com isso, OK? Então, na questão dois ficou a letra A. Vamos para a próxima questão. A questão de número três. Vamos para a questão três. Se você responder a questão de número três, coloque a sua alternativa, coloque o que você marcaria. Vamos para a questão de número três. Na questão três, nós temos o seguinte. A Lei de Diretrizes e Bases LDB, Lei 9394 de 96, 20 de dezembro de 1996, define o atendimento do público alvo da educação especial com vistas à sua inclusão no processo educativo. Sobre esse tipo de educação, conforme os artigos 58 a 60 da LDB, é incorreto afirmar que vamos verificar o que está errado em relação à LDB, no que fala aí sobre a educação especial. Vamos para as alternativas. A letra A diz o seguinte: a educação especial é uma modalidade da educação escolar. Isso está correto? Então aqui fala o que é a educação especial. A educação especial é uma modalidade. Então, a letra A está correta, não é resposta. Letra B. Os alunos com necessidades especiais terão asseguradoos currículos, métodos e recursos específicos. Então, guardem. O que for possível ser oferecido para o estudante público, ó, da educação especial, será oferecido. E eles terão assegurado? Sim. Então, isso é assegurado para os alunos aí da educação especial. Então, a letra B não é resposta. Letra C. A educação especial para alunos portadores de necessidades especiais será oferecida preferencialmente na rede regular de ensino. Aqui tem que tomar muito cuidado. Talvez caberia um recurso por conta desse termo, porque o termo portador não aparece na LDB. E como é uma questão que fala sobre a LDB, então aqui o termo portador ele não pode aparecer. Agora, na Constituição Federal e na no Estatuto da Criança Adolescente, aí sim aparece o termo portador. Então, talvez aqui caberia um recurso por conta aí por se tratar de uma questão que eh envolve RDB, mas nesse caso está correto, tá? Então, na educação, na educação especial, os alunos com necessidades especiais, eles serão, ela será oferecida preferencialmente na rede regular de ensino. Então, guarde o termo rede regular de ensino. Então, nesse caso aqui, a letra C, ela está correta, não é resposta, mas lembrando, cuidado com o termo portador. Letra D. A oferta de educação especial se inicia no ensino fundamental, conforme o artigo 58 da LDB, o parágrafo terceiro, a educação, a oferta de educação especial inicia-se na educação infantil e se estende ao longo da vida. Então aqui, ao mencionar que ela inicia no ensino fundamental, nós temos um erro. Então nesse caso, a incorreta é a letra D. Então a letra D é o que está com informação errada. Então aqui na questão três, a resposta ficou a letra D. Letra E. Os sistemas de ensino devem assegurar aos alunos, de novo, ó, portadores mais uma vez, tá? Então, aos alunos portadores de necessidades especiais, professores com especialização adequada em nível médio ou superior. Isso nós vamos ver nos próximos artigos. A letra E está correta, mas cuidado com esse termo, OK? Essa é uma questão de 2024, então, eh, caberia aí, a meu ver, por conta desses termos que não aparecem na LDB, OK? Mas ela está correta porque a informação apresenta conforme ldb, OK? Então, nesse caso, a questão três, a resposta ficou a letra D. Dá uma olhadinha, verifique se você tem alguma dúvida, se você tem algum comentário. Na questão três, letra D. Só para responder o comentário da Simone em relação ao concurso PID São Paulo. Assim que saiu o edital, eu farei lives para o concurso PID São Paulo, OK? É que nesse momento ainda, como não tá tendo nenhuma movimentação para o concurso, então aí eu tô focando em outros concursos ou processo seletivo, OK? Esse aqui é um processo seletivo AP que está aí e prestes a sair o edital. Tranquilo? Então, na questão três ficou a letra D. Vamos para a próxima questão. Questão de número quatro. Vou pedir para que você não coloque a resposta ainda. Você vai dar uma olhadinha e a partir daí nós vamos discutir sobre a questão de número quatro. Vamos para a questão quatro. Se você responder a questão de número 4, coloque a sua alternativa, coloque o que você marcaria. Vamos para a questão de número quatro. Cuidado, tomem cuidado. Muito cuidado com as opções, muito cuidado com as informações. Tudo isso consta na LDB. Então, tem que estar eh eh junto, né? Tem que estar igualzinho como consta na LDB as informações. Então, vamos verificar a a questão e ver qual é a alternativa. Então, na questão quatro, nós temos o seguinte. De acordo com o artigo 58 da Lei de Diretrizes e Base da Educação, LDB 9394 de 96, entende-se por educação especial para os efeitos desta lei a modalidade educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. Considerando que estabelece os referidos parágrafos deste artigo, podemos afirmar que então aqui nós temos itens sobre educação especial. Vamos verificar, né, o que está de acordo aí com o artigo 58. Vamos ver o que está correto e o que não está. Então nós temos aqui três itens. Vamos verificar o que está de acordo com o artigo 58 da RDB. Então, olha só o que nós temos no primeiro. Haverá, quando necessário, serviços de apoio especializado na escola regular para atender as peculiaridades da clientela de educação especial. Então, aqui fala sobre a necessidade de serviços para atender os estudantes da educação especial, que ele colocou como peculiaridades. Então, se a gente for verificar o primeiro item, ele está de acordo com o segundo parágrafo, perdão, com o primeiro parágrafo do artigo 58. Então haverá, quando necessário, serviços de apoio especializado na escola regular para atender as peculiaridades da clientela de educação especial. Então, nesse caso, o primeiro está correto, ele entra na resposta. Se ele entra na resposta, então aqui sai a letra C que não tem a número um, e sai a letra E que não tem o item um. Vamos verificar o item dois e ver o que a gente consegue marcar. Então, no item dois, nós temos o seguinte: o atendimento educacional será feito em classes, escolas ou serviços especializados, sempre que em função das condições específicas dos alunos, não for possível sua integração nas classes comuns de ensino regular. Então isso está de acordo com o segundo parágrafo. Então aqui nós temos, ó, que o atendimento educacional será feito em classes, escolas ou serviços especializados, sempre que em função das condições específicas dos alunos não for possível a sua integração nas classes comuns de ensino regular. Então, nesse caso, o item dois também está de acordo, o item dois também entra na resposta. Então, nesse caso, sai a letra A, que não tem o item dois. Vamos verificar o item tr, que diz o seguinte: A oferta de educação especial, nos termos do capute desse artigo, no artigo 58, tem início no ensino fundamental e se estende ao longo da vida. Então, nesse caso, ó, a oferta de educação especial, ela tem início na educação infantil e se estende ao longo da vida e não no ensino fundamental, conforme mencionou o item três. Então, nesse caso, o item três, nós temos um item errado, temos um item que não está de acordo. Então, nesse caso, a número três não entra na resposta. Se a número três não entra na resposta, sai a letra D. Então, nesse caso, a resposta ficou a letra B. Dá uma olhadinha, verifique se você tem alguma dúvida, se você tem algum comentário. Na questão 4 ficou a letra B, OK? Então, aqui foi o artigo 58. É importante você dar uma lida, é importante você verificar outras questões para que você fique familiarizado com essa parte da educação especial. Pois se é um processo seletivo para AP, se é um processo seletivo ou um concurso para educação especial, eles vão cobrar coisas relacionadas a essas questões sobre educação especial. Então é importante você estar a par, é importante você se dar uma lida atenta para que você não erre as questões que aparecerem, ok? Então agora nós vamos ver o artigo 59. O artigo 59 ele é mais técnico. Então nesse caso tem que prestar bem atenção, porque aparece bastante aí itens também do artigo 59. Então vou fazer a leitura do artigo e nós vamos responder aí algumas questões relacionadas ao artigo 59. Então aqui nós temos, ó, artigo 59. Os sistemas de ensino assegurarão aos educandos com deficiência transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. Então aqui o que os sistemas de ensino irão assegurar aos educandos que são público alvo da educação especial. Então o que o sistema estadual, o sistema federal, o sistema municipal irão assegurar para esses educandos. Então aqui os sistemas de ensino assegurarão aos educandos com deficiência transtornos globais desenvolvimento, altas habilidades ou superdotação. Então o que será assegurado a esse público? Então temos aqui cinco itens. Então olha só o que nós temos no primeiro item. Serão assegurados currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos para atender as suas necessidades. Então, o que for preciso para atender a necessidade desse estudante será assegurado a ele. Currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos para atender as suas necessidades. Aí temos o item dois, que diz o seguinte, ó. terminalidade específica para aqueles que não puderem atingir o nível exigido para a conclusão do ensino fundamental em virtude de suas deficiências e a aceleração para concluir em menor tempo o programa escolar para os superdotados. Aqui nós temos algo bem específico que é importante você guardar porque aqui nós temos uma margem para pegadinha. Então muito cuidado com o item dois. Quando mencionar essa terminalidade específica, mais uma vez, ó, terminalidade específica para aqueles que não puderem atingir o nível exigido para a conclusão do ensino fundamental. Então, muito cuidado aqui com esta etapa. Não mencionou ensino médio, não mencionou educação básica, o que foi mencionado é ensino fundamental. Guardem bem isso aqui. Tem questões que colocaram aqui ensino médio como pegadinha ou educação básica como pegadinha. E aí, considerando que é uma questão de educação especial, a pessoa acaba não percebendo aqui o erro e marca como correta. Então, tomem cuidado com isso. Então, mais uma vez, terminalidade específica para aqueles que não puderem atingir o nível exigido para a conclusão do ensino fundamental. Não esqueça, quando mencionar a terminalidade específica, será para o ensino fundamental. Mais uma vez, terminalidade específica, ensino fundamental. Não esqueça, terminalidade específica, ensino fundamental. Isso aparece no artigo 59 da LDB. Falou em terminalidade específica, é para o ensino fundamental. OK? Então, mais uma vez, terminalidade específica para aqueles que não puderem atingir o nível exigido para a conclusão do ensino fundamental em virtude de suas deficiências e aceleração para concluir em menor tempo o programa escolar para os superdotados. Então, guardem com carinho esse item dois. Vamos para o terceiro item que diz o seguinte: professores com especialização adequada em nível médio ou superior para atendimento especializado, bem como professores do ensino regular capacitados para a integração desses educandos nas classes comuns. Então aqui fala sobre os pré-requisitos para os professores atuarem na educação especial. Então o que será assegurado aos alunos público alvo da educação especial? professores com especialização adequada. Essa especialização pode ser em nível médio ou superior. Então, guardem. Aqui nós temos mais uma informação que é importante você guardar, que é algo bem específico. Professores com especialização adequada em nível médio ou nível superior para atendimento especializado, bem como professores do ensino regular capacitados para a integração desses educandos nas classes comuns. Então, guarde aqui duas informações que é importante você guardar. a terminalidade específica para o ensino fundamental e a especialização dos professores nível médio ou superior. Mais uma vez, professores com especialização adequada em nível médio ou superior. OK? Vamos para o próximo item. Item quatro, que diz o seguinte, ó. Educação especial para o trabalho, visando a sua efetiva integração na vida em sociedade, inclusive condições adequadas para os que não revelarem capacidade de inserção no trabalho competitivo, mediante a articulação com órgãos oficiais, afins, bem como para aqueles que apresentam uma habilidade superior nas áreas artística, intelectual ou psicomotora. Então aqui fala sobre a questão voltada para o trabalho e também quando o estudante apresenta uma habilidade superior. Então, mais uma vez, educação especial para o trabalho, visando a sua efetiva integração na vida em sociedade, inclusive condições adequadas para os que não revelarem capacidade de inserção no trabalho competitivo, mediante articulação com os órgãos oficiais afins, bem como para aqueles que apresentam uma habilidade superior nas áreas artística, intelectual ou psicomotora. Então, temos aqui o item 4 do artigo 59. Aí nós temos o último item que é o item cinco, que diz o seguinte, ó. Acesso igualitário aos benefícios dos programas sociais suplementares disponíveis para o respectivo nível do ensino regular. Então, mais uma vez, acesso igualitário aos benefícios dos programas sociais suplementares. Programas sociais suplementares. Então, mais uma vez, acesso igualitário aos benefícios dos programas sociais. suplementares disponíveis para o respectivo nível do ensino regular. OK? Três informações que você precisa guardar que aparecem em pegadinhas. A terminalidade específica para o ensino fundamental, a especialização dos professores, nível médio ou ensino superior e o acesso igualitário aos benefícios dos programas sociais, eles são suplementares. Mais uma vez, o acesso igualitário aos benefícios dos programas sociais, eles são suplementares. OK? Então, esse é o artigo 59. O artigo 59, o artigo 60, ele tem caído bastante em questões de concurso, OK? É, o item três não vale para AP. Ele vale por quê? Por conta da especialização adequada, ó, nível superior. Perguntaram se o item três não vale para o atendimento, né, AP. Ele vale por conta que ao mencionar a especialização em nível superior. OK. Tranquilo? Então, agora nós vamos aí eh para o artigo, vamos para as questões que são voltadas aí para o artigo 59. Vamos abrir a próxima questão. Questão de número C. Que que eu vou pedir para vocês? Não coloque a resposta ainda que já já nós vamos discutir sobre a questão de número cinco. Так. Vamos para a questão cinco. Se você responder a questão de número cinco, coloque a sua alternativa, coloque aquilo que você marcaria. Vamos para a questão de número cinco. A meu ver, eu não acho essa questão fácil, porque essa parte ela é bem técnica, essa parte da LDB. E aí o que que acontece? Se você conseguiu responder, o que que eu quero que você faça reflexão? Você conseguiria responder sem o estudo? Então aí que é importante você entender a importância da busca do conhecimento. Não precisa ser o meu canal, pode ser um outro material ou mesmo algo que você tem facilidade ou um cursinho que você esteja fazendo ou alguma coisa que você esteja fazendo para buscar informação. Se você conseguiu responder com tranquilidade, verifique, você responderia sem um estudo e olha que é algo da RDB. Então é isso que é importante você compreender. Acredite no poder do seu estudo, acredite na sua busca de conhecimento, porque eu não acho uma questão tão fácil. OK? Vamos paraa questão cinco, que diz o seguinte: de acordo com a LDB, artigo 59 marca alternativa incorreta. Então, nesse caso, vamos verificar o que está errado em relação ao artigo 59, que trata da educação especial. Então, nós temos o seguinte, ó. Os sistemas de ensino assegurarão os educandos com deficiência, transtornos globais desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. Vamos verificar o que será assegurado a esses estudantes. Olha só a letra A. currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos para atender as suas necessidades. Isso aparece no primeiro item, artigo 59, que será assegurado aos alunos público alvo da educação especial. Vamos verificar a letra B, que diz o seguinte, ó. Por isso que é importante tomar cuidado. Olha só, a letra B. Terminalidade específica para aqueles que não puderem atingir o nível exigido para a conclusão do ensino médio em virtude de suas deficiências e aceleração para concluir em maior tempo o programa escolar para os superdotados. Aqui é uma palavrinha que deixa o item errado. E tem muita banca que coloca isso como item de questão. Então, nesse caso aqui, a letra B, nós temos um erro. Por quê? Porque segundo o que consta no artigo 59, olha só o item dois, terminalidade específica para aqueles que não puderem atingir o nível exigido para a conclusão do ensino fundamental. Como é uma questão que tá baseada na LDB, tem que ser ensino fundamental. E aqui o item B, ele mostrou que é ensino médio. Então por isso que nós temos um erro. Então nesse caso, o erro é a letra B. O que está incorreto é a letra B. Por quê? Por conta do termo ensino médio. Então, na questão C, letra B. Letra C. Professores com especialização adequada em nível médio ou superior para atendimento especializado, bem como professores do ensino regular capacitados para integração desses educandos nas classes comuns. Aqui houve um comentário, colocaram que não tem eh médium. Que que acontece? Essa especialização adequada em nível médio, provavelmente deve ser a alguma capacitação que as redes, o sistema argentino, eles realizam com os eh com os inscritos, né, com os candidatos para que eles possam aí eh desenvolver o trabalho. Então, essa especialização provavelmente deve ser alguma capacitação que as redes fazem com aqueles que são nível médio, ok? Então, nesse caso, a letra C está correta, ela está de acordo com o artigo 59. Só colocando aqui o que a Edivânia, Edilvânia colocou, também tem um maior tempo, né? Então, temos aqui um outro erro. Então, nesse caso também tem mais um erro na letra B. Muito obrigado pela contribuição. Letra D. Educação especial para o trabalho, visando a sua efetiva integração na vida e sociedade, inclusive condições adequadas para os que não revelarem capacidade de inserção no mercado de trabalho competitivo, mediante articulação com os órgãos oficiais afins, bem como para aqueles que apresentam uma habilidade superior nas áreas artística, intelectual ou psicomotora. Então, nesse caso aqui, nós temos mais uma eh item, né, que está correto, que será aí eh oferecido, que será eh assegurado aos educandos público alvo da educação especial. Então, nesse caso, a letra D não é resposta. Letra E. Acesso igualitário aos benefícios dos programas sociais suplementares, guardem bem essa palavra, disponíveis para o respectivo nível do ensino regular. Então, nesse caso aqui, a letra E também é mais o item para o artigo 59. Está correta? Então, nesse caso, a questão C ficou a letra B. Dá uma olhadinha, verifique se você tem alguma dúvida, se você tem algum comentário. Na questão 5, letra B. Vamos para a próxima questão. Questão de número seis. Vamos para a questão seis. Se você responder a questão de número seis, coloque a sua alternativa, coloque o que você marcaria. Vamos para a questão de número seis. Na questão seis, nós temos o seguinte: os sistemas de ensino assegurarão os educandos com deficiência, transtornos globais desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, exceto então aqui nós temos mais uma questão que está de acordo com o artigo 59 da LDB, só que agora ele não mencionou o que se trata do artigo 59. Então tem que tomar muito cuidado com as informações para que você não marque informações que estejam incorretas. No caso aí eh o item, né? Não a no caso a alternativa. OK? Vamos lá paraa alternativa A que diz o seguinte: eh o que será assegurado aos educandos público alvo da educação especial? Letra A, currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organizações específicos para atender as suas necessidades. Nesse caso, a letra A está de acordo com o que consta no artigo 59. Então, a letra A não é resposta. Letra B. Terminalidade específica para aqueles que não puderem atingir o nível exigido para a conclusão do ensino fundamental em virtude de suas deficiências e a aceleração para concluir em menor tempo o programa escolar para os superdotados. Nesse caso aqui a letra B está de acordo também com o artigo 59 da LDB. Então, nesse caso, a letra B não é resposta, ela está correta. Letra C. professores com especialização adequada em nível superior ou especialização para atendimento especializado para garantir a integração desses alunos, desses educandos nas classes comuns. Aqui nós temos o erro, eh, colocou nível superior ou especialização. Na verdade, é nível médio ou superior. Então, nós temos uma informação que não está de acordo com o artigo 59 da LDB. Então, nesse caso aqui, a letra C está errada, como ele pede o exceto. Então, nesse caso, a resposta ficou a letra C. Letra D. Educação especial para o trabalho, visando a sua efetiva integração na vida e sociedade, inclusive condições adequadas para o trabalho, visando a sua efetiva integração na vida em sociedade. Pera aí, deixa eu ler de novo. educação especial para o trabalho, visando a sua efetiva integração na vida e sociedade, inclusive condições adequadas para os que não revelarem capacidade de inserção no trabalho competitivo, mediante a articulação com os órgãos oficiais afins, bem como para aqueles que apresentam uma habilidade superior nas áreas artística, intelectual ou psicomotora. Então, nesse caso aqui, a letra D está de acordo com o artigo 59. Então, a letra D não é resposta. Letra E. acesso igualitário aos benefícios dos programas eh sociais suplementares. Guardem bem isso aqui. Geralmente suplementar aqui é mais voltado para o público alvo com altas habilidades. Geralmente deficiência e transtornos globais desenvolvimento são eh recursos complementares. Quando temos os casos de altas habilidades ou superdotação, que nós temos a parte suplementar. Então guardem bem isso aqui, porque isso aqui ele pode trocar por complementar e aí tem uma grande pegadinha. Então, mais uma vez, acesso igualitário aos benefícios dos programas sociais suplementares disponíveis para o respectivo nível do ensino regular. Mais uma vez, acesso igualitário aos benefícios dos programas sociais suplementares disponíveis para o respectivo nível do ensino regular. Então, nesse caso, a letra E também está correta, não é a resposta. Então, o errado na questão seis ficou a letra C. Dá uma olhadinha, verifique se você tem alguma dúvida, se você tem algum comentário. Na questão seis, letra C. Vamos verificar a próxima questão. Questão de número sete. Vou pedir para vocês não colocarem a resposta ainda. Por gentileza, não coloque a resposta ainda que já já nós vamos discutir sobre a questão de número sete. Ча. Vamos para a questão sete. Se você responderu a questão de número sete, coloque a sua alternativa, coloque aquilo que você marcaria. Vamos para a questão de número sete. A número sete, nós temos o seguinte. De acordo com a LDB, os sistemas de ensino assegurarão os educantes com deficiência, transtornos globais, desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, exceto por que nessa parte eu coloquei bastante, exceto todas as questões que apareceram nessa parte do artigo 59 apareceram itens incorretos. Então, muito cuidado. Por quê? Porque aqui é item para pegadinhas. Tomem cuidado com isso. Então, vamos lá. Vamos verificar o que está errado em relação ao artigo 59 da LDB. Olha só o que nós temos aqui no item A. Na letra A, nós temos o seguinte: currículos, métodos, recursos educativos e organização específicos para atender as necessidades. Então, nesse caso aqui, a letra A está de acordo com o artigo 59. Então, a letra A não é resposta. Letra B, terminalidade específica para aqueles que não puderem atingir o nível exigido para a conclusão do ensino fundamental em virtude de suas deficiências. Aí aqui nós temos um item que com certeza está errado, ó. Não há previsão de aceleração para concluir em tempo reduzido o programa escolar para os superdotados. Na verdade é totalmente o contrário, não está de acordo com o que consta na LDB, essa questão dizendo que não há previsão. Então o erro aqui é a letra B. Então essa aqui eu acredito seja uma questão bem mais tranquila do que as outras. Então nesse caso, na questão sete ficou a letra B. Letra C. Professores com especialização adequada em nível médio superior para atendimento especializado, bem como professores do ensino regular. capacitados para a integração desses educandos nas classes comuns. Então, nesse caso aqui, a letra C está de acordo, fala sobre a especialização, nível médio ou nível superior. Então, aqui a letra C está de acordo com o artigo 59. Letra D. Educação especial para o trabalho, visando a sua efetiva integração na vida de sociedade, inclusive condições adequadas para os que não revelarem capacidade de inserção no mercado, no caso, no trabalho competitivo, mediante articulação com os órgãos oficiais afins, bem como para aqueles que apresentam habilidade superior nas áreas artística, intelectual ou psicomotora. Então, nesse caso aqui, a letra D também está de acordo com o artigo 59, não é resposta. Cuidado com o item E. Cuidado com a letra E. Nós temos uma pegadinha na letra E de novo, ó. Acesso igualitário aos benefícios dos programas sociais suplementares disponíveis para o respectivo nível do ensino regular. Então, nesse caso aqui, a letra E está de acordo com o artigo 59. Vou falar eu enquanto banca, se eu sou o representante de uma banca de concurso, se eu eh fosse produzir questões para a banca, pode ter certeza, aqui eu colocaria um complementar e pode ter certeza que muita gente cairia. Então tomem cuidado com essas palavrinhas. Aqui no artigo 59 e vocês vão ver agora no artigo 60 tem muito item para pegadinha, ok? Então na questão sete ficou a letra B. Dá uma olhadinha, verifique se você tem alguma dúvida, se você tem algum comentário. Na questão sete ficou a letra B. Agora nós vamos dar continuidade. Nós nós vamos para os últimos artigos. São os artigos 59A e artigo 60. Nós vamos falar sobre eles e aí nós vamos responder as últimas questões. Então cuidado, tomem cuidado que aqui nós temos também pegadinhas, OK? Então vamos lá. Temos aqui o artigo 59A que diz o seguinte, ó. O poder público deverá instituir cadastro nacional eh de alunos com altas habilidades ou superdotação matriculados na educação básica e na educação superior, a fim de fomentar a execução de políticas públicas destinadas ao desenvolvimento pleno das potencialidades desse alunado. Então aqui fala sobre o poder público, no caso é o governo. Ele deve o quê? Criar deve instituir cadastro nacional de alunos com altas habilidades ou superdotação. E esses alunos matriculados na educação básica e na educação superior. Para quê? para essa questão das políticas públicas, a fim de fomentar a execução de políticas públicas destinadas ao desenvolvimento pleno das potencialidades desse alunado. Então, aqui no artigo 59A fala sobre esse cadastro nacional de alunos com altas habilidades ou superdotação. Que que eu quero que você guarde com muito carinho é o parágrafo único do artigo 59. Esse parágrafo único, ele cai muito, especialmente por uma palavrinha. Então aqui eu frisei bastante esse artigo, pois ele já caiu várias vezes e é pouco número de acertos nessa parte. Por quê? Porque assim como o artigo 59, o 59A também ele é muito específico. Então prestem atenção ao parágrafo único do artigo 59, pois ele tem caído bastante em questões de educação especial. Olha só o que nós temos no parágrafo único do artigo 59. a identificação precoce de alunos com altas habilidades ou superdotação. Os critérios e procedimentos para inclusão no cadastro referido no capute desse artigo, que é o 59. as entidades responsáveis pelo cadastramento, os mecanismos de acesso aos dados do cadastro e as políticas de desenvolvimento das potencialidades do alunado, de que trata esse artigo, o capute do artigo, no caso 59a, guardem só esse final, ó, serão definidos em regulamento, especialmente essa palavra, esse termo regulamento. Ele cai muito. E aqui muita gente é pego desprevenida. Por quê? Porque não consegue lembrar. Então guardem. Guardem com carinho. Então, essa questão de identificar os alunos com altas habilidades, essa questão das entidades e os mecanismos, tudo isso será definido em regulamento. Não esqueça, essa questão da identificação dos alunos com altas habilidades, a questão voltada para os critérios e procedimentos e os mecanismos de acesso, tudo isso serão definidos em regulamento. Então, como o canal o próprio nome fala, macetes pedagógicos, um macete muito importante que você precisa guardar para não esquecer se você tiver que chutar resposta é o termo regulamento. Então, essa questão voltada para as altas habilidades ou superdotação, essa questão da identificação dos alunos, os procedimentos e os mecanismos serão definidos em regulamento. Guardem o termo regulamento. Isso tem caído bastante. Então, mais uma vez, a identificação precoce de alunos com altas habilidades ou superdotação. os critérios e procedimentos para inclusão no cadastro referido, no caso, no artigo 59A, que ele fala, o capute desse artigo, as entidades responsáveis pelo cadastramento, os mecanismos de acesso aos dados do cadastro e as políticas de desenvolvimento das potencialidades do alunado de que trata o artigo, o capute do artigo, serão definidos em regulamento. Serão definidos em regulamento. Não esqueça. falou sobre essa questão do cadastro, sobre eh os mecanismos, sobre as políticas, tudo isso serão definidos em regulamento. Guarde essa palavra regulamento. Tem caído em questões de concurso, OK? E aí o último artigo, que é o artigo 60, o que que nós temos, ó? Os órgãos normativos do sistema de ensino estabelecerão critérios de caracterização das instituições privadas sem fins lucrativos. especializadas e com atuação exclusiva em educação especial para fins de apoio técnico e financeiro pelo poder público. Aqui no artigo 60 fala sobre as entidades privadas sem fins lucrativos que atendem aí a educação especial. Então, de novo, os órgãos normativos do sistema de ensino estabelecerão os critérios de caracterização das instituições privadas sem fins lucrativos, especializadas e com atuação exclusiva em educação especial para fins de apoio técnico e financeiro do poder público. Então aqui os órgãos normativos dos sistemas de ensino, eles vão estabelecer os critérios aí para as instituições privadas sem fins lucrativos, OK? Então, guardem os órgãos normativos dos sistemas de ensino. Para finalizar, o parágrafo único do artigo 60, que nós temos, o poder público adotará como alternativa preferencial a ampliação do atendimento aos educantes com deficiência, transtornos globais, desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação na própria rede pública regular de ensino, independentemente do apoio às instituições previstas nesse artigo. Então aqui o que mostra no parágrafo único do artigo 60, que o poder público ele adota como alternativa preferencial a ampliação do atendimento aos educandos eh na própria rede pública regular de ensino. Então, esse atendimento, essa ampliação, o poder público tem como alternativa preferencial, ou seja, como se é como se fosse a sua prioridade, é os o no caso aqui o atendimento aos educandos na própria rede regular de ensino. Então, não esqueça disso, OK? Na própria rede regular de ensino, OK? O que que nós temos que guardar nessa parte? o cadastro dos alunos com altas habilidades ou superdotação, essa questão do regulamento, isso cai muito, essa questão que serão definidas em regulamento, essas questões voltadas para os alunos com altas habilidades ou superdotação. E essa questão dos órgãos normativos, que eles vão definir critérios para as instituições privadas sem fins lucrativos que atendem aí a educação especial. E a alternativa preferencial do poder público é a rede pública regular de ensino. OK? Perceba que tem muita informação, mas eu acredito que deu para aguardar um pouquinho, OK? Eu coloquei cinco questões nessa parte final para que você possa guardar o artigo 59a e o artigo 60, OK? Então agora nós vamos para as últimas questões. Vou abrir a questão de número oito e a partir daí nós vamos discutir sobre ela. Que que eu vou pedir para vocês? Não coloque a resposta ainda. Por favor, espere o comando do professor que já já nós vamos discutir sobre a questão de número oito. [Música] Vamos para a questão oito. Se você responder a questão de número oito, coloque a sua alternativa, coloque aquilo que você marcaria. Vamos para a questão de número oito. Mais uma vez entra aquela situação do que se você eh não estivesse buscando o conhecimento, se você não tivesse realizando o estudo, você acertaria a questão, isso tem caído muito. Preste atenção, tente não esquecer. Várias bancas estão utilizando 59A como item de questão, porque está voltado para educação especial. OK? Tenham cuidado com isso. Tomem cuidado. Muito cuidado. Vamos pra questão oito que diz o seguinte: De acordo com a LDB, a identificação precoce de alunos com altas habilidades ou superdotação, os critérios e procedimentos para a inclusão no cadastro referido, no capute desse artigo, as entidades responsáveis pelo cadastramento, os mecanismos de acesso aos dados do cadastro e as políticas de desenvolvimento das potencialidades do alunado de que trata o capute serão definidos em Guardem. Falou no artigo 59A, não esqueça, falou no 59a, falou sobre as questões voltadas para o cadastro de alunos com altas habilidades ou superdotação. Tudo isso serão definidos em regulamento, OK? Então, não é a letra A, não é lei, não é decreto, não é resolução. Letra D, regulamento, não é ação ordinária. Então, na questão oito, ficou a letra D. Dá uma olhadinha, verifique se você tem alguma dúvida, se você tem algum comentário na questão 8, letra D. Vamos para a próxima questão. Questão de número nove. Cuidado. Isso aqui é um estudo bem específico, você tá vendo que é bem focado mesmo, educação especial. Temos aqui mais uma questão. Como eu acredito que você já entendeu a ideia do artigo 59a, então vamos para a questão de número se você responder a questão de número nove, coloque a sua alternativa, coloque aquilo que você marcaria. Vamos para a questão de número nove. Vamos verificar a questão nove, que diz o seguinte: de acordo com a LDB, o poder público deverá instituir cadastro nacional para de alunos com altas habilidades ou superdotação matriculados na educação básica e na educação superior, a fim de fomentar a execução de política políticas públicas destinadas ao desenvolvimento pleno das potencialidades desse alunado. Dentro desse contexto, como serão definidos os mecanismos de acesso aos dados do cadastro e as políticas de desenvolvimento das potencialidades desse alunado? Então, aqui mais uma vez, ó, temos uma questão bem específica. Eh, se você é de Mato Grosso do Sul, se você não lembra, eh, a banca Fun Rio, ela cobrou uma questão disso, tá? Eh, teve outras bancas também que já cobraram essa parte bem específica quando se fala em educação especial, especialmente o artigo 59a. OK? Vamos para as alternativas. Com certeza é a letra A que eh esses mecanismos serão definidos em regulamento. Então, nesse caso, ficou a letra A. Serão definidos pelas unidades de ensino? Não. Letra B está errada. Letra C, serão definidos pelo projeto político pedagógico. Vamos deixar em aberto. Letra E, serão Letra D, serão definidos pelos professores do atendimento educacional especializado? Letra E, serão definidos de forma aleatória? Também não. Mas vejam, se a gente for verificar a letra C e a letra D, ó, se for considerar um texto bem escrito, são as possíveis respostas. Para quem não souber essa parte, não marca a letra A. Então, cuidado. Se você não souber, se você não tiver o estudo em chute, você vai ou a letra C ou a letra D. Se você mostrar para uma pessoa que não fez o estudo, com certeza ou é a C ou é a D, ou até mesmo a letra B. Então, muito cuidado, OK? A letra C tá fora e a letra D também está fora. Quem sobrou, letra A. Dá uma olhadinha, verifique se você tem alguma dúvida, se você tem um comentário na questão 9, letra A. Vamos para a próxima questão. Questão de número 10. Vou pedir para você não colocar a resposta ainda que já nós vamos discutir sobre a questão de número 10. Vamos tentar a questão 10. Se você responder a questão de número 10, coloque a sua alternativa, coloque aquilo que você marcaria. Vamos para a questão de número 10. Vamos tentar. A número 10 diz o seguinte, ó. Sobre a disciplina da educação especial, a LDB, analisa os itens seguintes, marca alternativa com os itens corretos. Então aqui nós temos quatro itens. Vamos verificar o que está de acordo. Vamos ver o que a gente consegue marcar aí em relação à questão 10. Olha só o que nós temos no primeiro item. Temos o seguinte, ó. O poder público deverá instituir cadastro nacional de alunos com altas habilidades ou superdotação matriculados na educação básica e na educação superior, a fim de fomentar a execução de políticas públicas destinadas ao desenvolvimento pleno das potencialidades desse alunado. Aqui na primeiro item, que que nós temos, ó? Nós temos aqui o artigo 59A, que é a criação, né, que deverá que o poder público deverá instituir cadastro nacional de alunos com altas habilidades ou superdotação. Então, nesse caso, o primeiro item, ele está correto, ele entra na resposta. Nesse caso, sai a letra C. Número dois, a identificação precoce de alunos com altas habilidades ou superdotação, os critérios e procedimentos para a inclusão no cadastro referido no caput desse artigo, que no caso aqui é o 50, no caso é 59a, as entidades responsáveis pelo cadastramento, os mecanismos de acesso aos dados do cadastro e as políticas de desenvolvimento das potencialidades do alunado, de que trata o capute, o artigo 59 a serão definidos em regulamento. Guardem esse termo. Isso tem aparecido bastante em questões. Então, nesse caso aqui, o item dois, ele está correto também, ele entra na resposta. Então, nesse caso, um e dois entra. Então, aqui sai nenhuma, então todas ficam. Vamos ver a número três. Agora, o artigo 60. Os órgãos normativos dos sistemas de ensino estabelecerão os critérios de caracterização das instituições privadas sem fins lucrativos. Especializações com atuação exclusiva em educação especial para fins de apoio técnico e financeiro pelo poder público. Então aqui fala sobre os órgãos normativos dos sistemas de ensino, que eles vão estabelecer os critérios para caracterizar essas instituições privadas sem fins lucrativos. Então aqui são os órgãos normativos dos sistemas de ensino. Então nesse caso, o item três também está correto. Temos aqui o artigo 60. Então nesse caso, entra 1, 2 e 3. Então sai a letra B, que não tem o item três, e sai a letra E. Vamos ver o item quatro. O poder público adotará como alternativa preferencial a ampliação do atendimento aos educantes com deficiência, transtornos globais, desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação na própria rede regular de ensino, independentemente do apoio às instituições. Então, nesse caso, ó, voltando aqui o artigo 60, mostrando o quê? que o poder público adotará como alternativa preferencial a ampliação do atendimento aos educantes com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação na própria rede regular de ensino, independentemente do apoio às instituições previstas nesse artigo. Então, nesse caso, o último item também está correto. O item quatro é o é o parágrafo único do artigo 60. Então o item quatro está correto. Então a letra A tá fora. Então na resposta ficou a letra D. Dá uma olhadinha, verifique se você tem alguma dúvida, se você tem algum comentário. Na questão 10 ficou a letra D. Vou abrir agora a penúltima questão. Vamos para a questão de número 11. [Música] Vamos para a questão 11. Se você responderu a questão de número 11, coloque a sua alternativa, coloque aquilo que você marcaria. Vamos para a questão de número 11. Vamos lá, então. Então, a questão 11, nós temos o seguinte: analise as assertivas abaixo. Identifique V para verdadeiro e F para falso. Vamos verificar o que está de acordo. Aí nós temos três itens. Vamos ver o que está correto e o que não está. Muito cuidado. Temos mais uma vez artigo 60 e artigo 59a. Então, olha só o que nós temos, ó. Entende-se por educação especial para os efeitos da lei 9394 de 20 de dezembro de 1996 a modalidade educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino para educos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. Artigo 58. Vamos verificar aqui os itens. Olha só o primeiro. A oferta de educação especial tem início na educação infantil e se estende até aos 21 anos. Nós temos um erro. Por quê? Porque a educação especial, ela tem início na educação infantil, mas se estende ao longo da vida. Então aqui, ao mencionar que se estende até aos 21 anos, nós temos um erro. Então, nesse caso, o primeiro item, ele é falso. Se ele é falso, sai a letra A, sai a letra B e sai a letra D. Então, muito cuidado. A educação especial tem início na educação infantil e se estende ao longo da vida. Vamos para o segundo item. O poder público deverá instituir cadastro nacional de alunos com altas habilidades ou superdotação matriculados na educação básica e na educação superior, a fim de fomentar a execução de políticas públicas destinadas ao desenvolvimento pleno das potencialidades do desse alunado. Então aqui é o artigo 59A que fala aí sobre o cadastro nacional de alunos com altas habilidades ou superdotação. Então, nesse caso, o segundo item, ele é verdadeiro. Se ele é verdadeiro, fica a letra C e fica a letra E. Vamos ver o último item. Olha só que nós temos. Os órgãos normativos do sistema de ensino estabelecerão critérios de caracterização das instituições privadas sem fins lucrativos, especializadas e com atuação exclusiva em educação especial para fins de apoio técnico e financeiro pelo poder público. Então, mais uma vez, ó, os órgãos normativos do sistema de ensino, eles vão estabelecer os critérios, no caso aí das instituições privadas sem fins lucrativas que atendem a educação especial. Então aqui o último item também é correto, também consta aí no artigo 60 da LDB. Então nesse caso, se ele é verdadeiro, sai a letra E. Então a resposta ficou a letra C. Dá uma olhadinha, verifique se você tem alguma dúvida, se você tem algum comentário. Na questão 11 ficou a letra C. Vamos paraa nossa última questão. Questão de número 12. Vamos tentar a questão 12. Se você responderu a questão de número 12, coloque a sua alternativa, coloque aquilo que você marcaria. Vamos para a questão de número 12. Muito cuidado, muito cuidado com as palavrinhas. Lembrando que educação especial também tem que ter um texto bem escrito, algo que fale bem dessa questão voltada paraa educação especial, que ela é tão sensível, ainda mais considerando todas as particularidades dos alunos. É muito importante observar um texto bem escrito na hora de marcar as questões, OK? Vamos lá, então. Olha só o que nós temos na questão 12. E nós temos o seguinte. A educação especial é abordada na Lei de Diretriz e Bases no capítulo 5. De acordo com o artigo 58, entende-se por educação especial para os efeitos desta lei a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino para educantes com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. Considerando que estabelece a LDB sobre educação especial, julgue as assertivas a seguir e responde responda o que se pede. Temos três itens. Vamos verificar o que está de acordo e a partir daí marcar a resposta. Olha só o primeiro item que diz o seguinte, ó. O poder público deverá instituir cadastro nacional de alunos com altas habilidades ou superdotação, matriculados na educação básica e na educação superior, a fim de fomentar a execução de políticas públicas destinadas ao desenvolvimento pleno das potencialidades desse alunado. Isso é o artigo 59a, conforme a gente já viu. Com certeza você já conseguiu guardar algo relacionado a isso. Então, nesse caso, o primeiro item, ele está de acordo com o artigo 59A. Então, nesse caso, a primeira ela entra na resposta. Então, sai a letra D, que não tem o número um, e sai a letra E. Vamos verificar a número dois, que diz o seguinte, ó. Os órgãos normativos do sistema de ensino estabelecerão critérios de caracterização das instituições privadas sem fins lucrativos especializadas e com atuação exclusiva em educação especial para fins de apoio técnico e financeiro pelo poder público. Então aqui fala mais uma vez sobre os órgãos normativos do sistema de ensino. está de acordo com a questão voltada para as instituições privadas sem fins lucrativos que atuam na educação especial. Então, esses órgãos normativos, eles estabelecerão os critérios para essa caracterização das instituições privadas sem fins lucrativos. A número dois está correta, ela entra na resposta. Se ela entra, sai a letra C que não tem o item dois. Agora, mais do que nunca, é importante você tomar cuidado. Tome cuidado com o item três. Lembrando que educação especial precisa ter um texto bem escrito, precisa ter uma forma bem tranquila de você observar as palavrinhas. Por quê? Porque a educação especial tem algo bem forte, que é o quê? Na questão aí das preferências das políticas públicas, todo investimento que é feito para atender aos alunos. Então, muito cuidado com as palavrinhas, tem que ter um texto bem escrito. Então, olha só o que diz o item três, ó. O poder público adotará, olha só o que tá dizendo aqui, ó, mesmo sem alternativa preferencial, ó. Tomem cuidado com isso. Por quê? Vamos olhar o artigo 60, ó. Olha só o parágrafo único do artigo 60, ó. o poder público adotará como alternativa preferencial. Então aqui, ó, nós temos um erro ao mencionar, mesmo sem alternativa preferencial. Então, já temos um erro. Então aqui o poder público adotará como alternativa preferencial a ampliação do atendimento aos educantes com deficiência, transtornos globais desenvolvimento e altas habilidades ou supernotação na própria rede pública regular de ensino, independentemente do apoio às instituições previstas nesse artigo. Então, nesse caso aqui, ao mencionar, ó, mesmo sem alternativa preferencial, nós temos um erro. Então, nesse caso aqui, a número três não entra na resposta. Se ela não entra na resposta, então sai a letra A. Então a resposta ficou a letra B. Dá uma olhadinha, verifique se você tem alguma dúvida, se você tem algum comentário. Na questão 12 ficou a letra B. Então essa foi a nossa live de hoje. Foi um pouquinho demorado mesmo, mas porque eu procurei esmilçar bem esses artigos. Se você acha que essa live merece, nós temos um QR code, você pode fazer sua contribuição. Qualquer valor será muito bem-vinda. Fica a seu critério. Caso você ache que mereça sua contribuição, você pode fazer o Pix. Está no lado esquerdo da tela. Temos aí um QR Code. Em todo caso, agradeço aí pela sua participação e pela sua contribuição. Então é isso, chegamos ao final de mais uma live. Eu só tenho agradecer pela sua participação. Se você gostou do material, dê seu joinha, de seu like, compartilhe o vídeo, ative o sininho das notificações, que isso é muito importante para o crescimento do canal. Se você não gostou, não tem problema, põe o dislike, coloque seu comentário, sua crítica que será humildemente recebido. Estamos aqui para oferecer o melhor em termos de conhecimento. Amanhã eu farei mais uma live, tá? Talvez eu faça na parte da amanhã, tá? Se eu não fizer amanhã, vai ser no domingo sem falta nós teremos a live e o início do preparatório, caso você esteja interessado. Se você estiver interessado no preparatório, você pode entrar em contato no privado, tá? Eu atenderei você com todo o carinho, darei todas as informações específicas. Só para lembrar, o preparatório não dá direito à apostila, tá? A apostila é para membros. Então, se você ainda não é membro, seja membro do canal, tem acesso à apostila. Eu eu já estou quase finalizando a apostila da banca FAPEC, só questões da banca FPEC. Pode ter certeza que esse material você não vai encontrar em lugar nenhum. Eu cataloguei aí mais de 50 provas, até mandaram algumas para mim hoje. Estou digitando também para que eu possa colocar na apostila, ok? Então é isso, pessoal. Eu só tenho que eu só tenho agradecer pela sua participação. Muito obrigado. Se você gostou, não esqueça aí de dar o seu joinha, incentivar, colocar comentários, que eu leio os comentários e dou aí também coloco aí um agradecimento, OK? Então, amanhã a gente volta com mais uma live. Muito obrigado, um grande abraço, fiquem com Deus. Ciao. Ciao.

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