Simulado Educação Especial – Macetes Pedagógicos – Preparatório Concursos – Live 450

By | 20/05/2025



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Simulado Educação Especial – Macetes Pedagógicos – Preparatório Concursos – Live 450/a>

Olá, muito boa tarde. Sejam muito bem-vindos ao canal Macetes Pedagógicos. Eu sou o professor Douglas Rodriguez. Estamos aí com mais uma live diretamente pelo canal. Eu sei que eu fiquei um bom tempo aí sem fazer lives. Agradeço aí pelas mensagens e carinho que eu recebi nesse período por conta aí de todas as obrigações da escola, né, que além dos vídeos do canal, eu sou professor da rede municipal, sou professor da rede estadual aqui em Campo Grande e no estado de Mato Grosso do Sul. Então, tive inúmeros compromissos, além de é um novo trabalho aí que que eu estou produzindo para o canal, que eu creio que vai ser algo inédito, que você não vai encontrar em lugar nenhum. Então, agradeço por todo o carinho, agradeço aí por todos vocês que t mandado mensagem, incentivo, você que gosta do meu trabalho, fico demais agradecido por todo o carinho. Eu sou o professor Douglas Rodrigues e nós estamos de volta aí com as lives, né? Então agora que novos novos processos seletivos já vão surgir, assim como outros concursos, então creia aí que é um momento para que você possa se preparar. Então aqui o canal é uma forma aí de você se preparar, né? Além de outras que você escolher aí, né? Que você julgar seja melhor ou um cursinho ou um material que você tenha aí disponível dentro do que você eh tem aí, né? Então, eh, aqui é um espaço para agregar valor aí ao seu estudo. Então, é mais uma opção, mais uma possibilidade de estudos que eu acredito que vai ajudar aí muito. Então, seja muito bem-vindo. Se você estiver acompanhando pela primeira vez, espero que você goste. É um espaço aqui que eu fiz com muito carinho para ajudar você, professor, que eh busca aí eh estudos para o seu concurso ou para o seu processo seletivo. E hoje eu vou fazer uma live voltada pra educação especial. Aqui em Campo Grande tem um processo que tá eminência de sair, então já foi escolhida a banca. Então creio que logo mais vai sair um edital e você vai poder aí se inscrever e buscar a tão sonhada vaga. Se você estiver gostando do material, se você já acompanha tudo que é feito pelo canal, peço encarecidamente que você dê seu joinha, deixe seu like, compartilhe o vídeo, que isso é muito importante para o crescimento do canal. Se você já acompanha o material e você não gostou do que viu, sem problema, você pode colocar o dislike. Coloque comentário, sua crítica que será humildemente recebido. Estamos aqui para oferecer o melhor em termos de conhecimento. Como é uma live que é voltada para educação especial, é aqui no canal nós temos a opção de fazer assinatura. E para quem é assinante do canal, você tem direito a uma apostila. Então é é disponibilizado a você uma apostila digital no qual você pode aí aprimorar os seus estudos. Então aqui eu vou mostrar para vocês a pochereia de educação especial para você que vai fazer o processo seletivo. Ela é muito completa, ela tem vários assuntos, tá? Então aqui é para que você possa se preparar. Se você for membro do canal, você tem direito a ela, ok? E aí você pode estar entrando em contato aí caso você queira se tornar membro. já manda a opção. Além disso, para você que acompanha aí todos os materiais, você que acompanha tudo que é feito pelo canal, eh vou, eu tô fazendo algo inédito que você não vai encontrar em lugar nenhum aqui na cidade. Eh, eu vou montar uma apostila só com questões da FAPEC. Foi um trabalho exaustivo, mas consegui. Eu digitei mais de 50 provas da FAPEC, as questões da parte pedagógica e todas elas eu tô separando por assuntos. Então, logo mais vai estar disponível a apostila FAPEC, tá, para concurso, a parte pedagógica. Tudo que for prova, todas as provas que eu encontrei, que eu fiz e que me mandaram, eu digitei as questões para que pudesse estar no material único. Então, eu queria que será algo bem válido. Foram quase dois meses digitando, mas deu certo, conseguimos e aí logo mais vai estar disponível para você que é membro do canal. Então, por isso que eu peço aí a sua assinatura para que você tenha acesso a esse material que eu acredito e no qual eu tenho certeza que você não vai encontrar em lugar nenhum, ok? Então é isso, pessoal. Essas são as novidades para o canal. Agora as lives elas eh ocorrerão todos os dias, tá? Então, a partir de hoje, eh, todos os dias nós teremos lives, tá? Então, serão disponibilizadas aí para que você possa se preparar. Caso você queira um estudo mais direcionado, nós temos aí o preparatório, tá? Eu mantenho o preparatório para educação especial. Você que vai prestar o processo seletivo educação especial, eu montei um preparatório que eu acredito que vai ajudar aí muito. Caso você esteja interessado, você pode entrar em contato no privado para que eu possa dar maiores informações. Além do preparatório, eu também estarei disponibilizando as lives, né, caso você não consiga pagar ou você não queira, tem as lives que também ajudarão nos seus estudos. Então é isso, muito obrigado pela sua participação, muito obrigado a você que está aí do outro lado da telinha, seja muito bem-vindo, espero que o canal possa ajudar nos seus estudos e aí hoje eu farei uma live de educação especial com algumas questões, com algumas observações e a partir daí nós vamos dar início a mais um processo de estudos. Então, mais uma vez, seja muito bem-vindo e espero que o canal possa ajudar você aí para se preparar melhor, OK? Então agora eu vou minimizar a dela e a partir daí nós vamos dar início a mais uma live pelo canal Macetes Pedagógicos, a live de número 450. Então aqui nós temos os links. O primeiro link, primeiro link é aquele que eu sempre peço a vocês, seja membro do canal. Se você clicar no primeiro link, vai abrir a janelinha de seja membro. Você vai clicar em seja membro. A partir daí, você vai colocar suas informações, você vai colocar seu CPF, sua data de nascimento. Em seguida, você vai clicar em confirmar. A partir daí, você vai colocar os dados do seu cartão de crédito e por apenas R,99 ao mês, você se tornará membro do canal. Então, para você que é membro, desde que eu criei essa modalidade de membro, você pode ver que o preço não mudou, sempre foi o mesmo, tá? Então, por apenas R$,99 é uma forma de você ajudar os criadores de conteúdo, assim como eu que vos fala. Então peço a você aí dentro das suas possibilidades, seja membro do canal, tem as apostilas, tem apostila de educação especial, logo mais você vai ter uma apostila com questões da FAPEC, algo que você não vai encontrar em lugar nenhum, cursinho nenhum, vai oferecer esse material para você. É um material exclusivo aqui do canal Macedes Pedagógicos, então isso é exclusivo também para os membros. Então se você ainda não é membro, seja membro do canal que com certeza vai você vai ter muitas opções de estudos. Mais uma vez, muito obrigado. Esses nomes que aparecem verde nos comentários são de membros do canal, no qual só tem agradecer pela participação. Aqui eu tenho o link do Telegram, é só você clicar que você consegue participar no grupo do Telegram. Aqui nós temos o grupo do canal Macetes Pedagógicos, é só você clicar que você consegue participar. Eu criei aqui o grupo Concurso MS também, é só você clicar que você consegue participar. Aqui eu criei um grupo para educação especial macetes pedagógicos. É só você clicar que você consegue participar. Aqui tem a lista de exercícios. Quando clica, vai abrir o arquivo em PDF que está disponível no seu celular, no seu tablet, no seu computador. Esse é um material totalmente gratuito que você consegue baixar aí nos seus nos seus dispositivos e que com certeza aí vai ajudar você a se preparar também. Então aqui eu coloquei nos comentários, é só você clicar que você consegue participar. Antes de começar a live, deixa eu só responder aqui as perguntas eh sobre o processo seletivo de São Paulo. Assim que abrir o edital, eu farei lives para o processo seletivo de São Paulo, OK? Pode ficar tranquilo. Você que é de São Paulo, que eu sempre faço aí eh lives para o pessoal de São Paulo também eu vou continuar fazendo, tá? Então pode ficar tranquilo. Eh, o processo seletivo de Campo Grande e do estádio de Mato Grosso do Sul também será feito aí lives preparatórias, tá? podem ficar tranquilas. Assim que for sair o assim que o edital, né, estiver disponível, eu farei uma darei uma olhada nele e farei as lives respectivas sobre esses concursos, ok? Então é isso, eu só tenho agradecer pela sua participação. Então agora, sem mais delongas, vamos aí começar mais uma live, a live de número 450. Então aqui, eh, eu coloquei um simuladinho de educação especial, algo bem simples, assim, só para você aquecer o seu conhecimento, para você aquecer suas informações, para que você possa aprimorar um pouco mais, para que você possa aí ativar sua memória dentro daquilo que você já estudou, pois é algo que sempre tem que estar aí e ativando conhecimento para que você não esqueça, para que você consiga responder novas questões. Então aqui nós temos a educação especial, temos o simulado de educação especial. Então vamos lá, vamos dar início. Então olha só o que nós temos, ó. Então a primeira coisa que eu coloquei sobre educação especial é o que é educação especial. Então aqui nós temos que a educação especial, ela é uma modalidade de educação escolar oferecida para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades e superdotação. Então essa é a definição que aparece na LDB. Então fala que é uma modalidade oferecida para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades e superdotação. Às vezes, em algumas questões, eles podem eh tirar essa parte, né, que é o público alvo, que é seria a deficiência, os transtornos globais desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. O que que ele pode colocar? Ele pode colocar assim que educação especial é uma modalidade oferecida para educandos com necessidades especiais, tá? Então ele pode usar essa definição. Teve questões aí do ano de 2025 já esse ano que eles utilizaram o termo necessidades especiais. Então ele só colocou qual é a definição que fica mais próxima do que se entende por educação especial. Então é uma modalidade eh da educação escolar. é uma modalidade de educação escolar oferecida para educandos com necessidades especiais. OK? Então, se não aparecer o termo deficiência, transtornos globais, desenvolvimento, altas habilidades, superdotação, pode aparecer o termo necessidades especiais, que também vai estar correto, OK? Então, de novo, a educação especial é uma modalidade de educação escolar oferecida para educantos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. Aí temos uma outra definição. Educação especial é uma modalidade de educação escolar oferecida para educandos com necessidades especiais. OK? Então aqui nós temos eh essas duas informações que eu acredito que possa ajudar você nos seus estudos. Vamos para o próximo. Aí aqui nós temos o segundo item que diz o seguinte, ó. Um dos requisitos para ingresso eh para atuar, né, como auxiliar pedagógico especializado é o quê? é a licenciatura plena e a especialização lato senso na área de educação especial ou especialização em educação especial inclusiva. Então, como agora vai ter alguns processos seletivos voltados para educação especial para atuar aí como auxiliar pedagógico especializado, qual é aí um dos principais requisitos que com certeza aparece em todo edital? Isso também já caiu em questão de concurso do ano de 2025. Qual é o requisito? Licenciatura plena. Essa licenciatura é o quê? É aquela faculdade que você faz para dar aula. Então, se você é licenciado e algum componente, você tem habilitação para dar aulas na sala de aula comum. Então, se você tem licenciatura plena e ao mesmo tempo a especialização lato senso na área de educação especial, você está habilitado, você cumpre os requisitos para trabalhar como auxiliar pedagógico especializado. Não esqueça disso, ok? Isso já caiu em questão de concurso para esse ano, então é uma informação simples, mas que pode aí ser cobrado no seu concurso. Então um dos requisitos para ingresso, né, para atuação como auxiliar pedagógico especializado é a licenciatura plena. Então, licenciatura para você trabalhar é a faculdade que você faz aí em um dos componentes curriculares e a especialização lá censo, que é a famosa pós-graduação na área de educação especial ou especialização em educação especial inclusiva também vale como eh requisito para trabalhar como auxiliar pedagógico especializado. OK? Aí nós temos aqui o terceiro item que diz o seguinte, ó. O atendimento educacional especializado integra a proposta pedagógica da escola, tem como um dos objetivos oferecer a continuidade dos estudos nos demais níveis de ensino. Então, basicamente, o seu trabalho como professor auxiliar, como auxiliar pedagógico especializado, é o quê? É contribuir para que esse estudante possa dar continuidade nos seus estudos. Então ali você está ajudando, você está fazendo essa mediação para que ele possa dar continuidade nos estudos. Então, o atendimento educacional especializado, ele está na proposta pedagógica, ele integra proposta proposta pedagógica da escola e tem como um dos objetivos oferecer a continuidade dos estudos nos demais níveis de ensino. Então, por exemplo, você atende um estudante que está no terceiro ano do ensino médio. Então, naquele momento, você vai fazer o quê? a sua mediação vai contribuir para que ele possa dar continuidade nos estudos, como por exemplo, o nível superior ou educação superior. Então, o atendimento educacional especializado, ele vai atuar nisso, né? Então, o seu serviço, como auxiliar pedagógico especializado também vai eh contribuir para essa continuidade de estudos. Aí aqui no próximo item, nós temos aqui que no caso de alunos da educação especial, quando houver faltas injustificadas e que os recursos para a busca desse aluno forem esgotados, o dirigente estabelecimento de ensino, a direção, né, o diretor, ele deverá comunicar o conselho tutelar. Então, assim como vale para os alunos eh que não são público alvo da educação especial, os estudantes público alvo da educação especial, se eles tiverem uma quantidade de faltas aí eh que impeça, né, que a sua continuidade de estudos, será comunicado aí, né, o Conselho Tutelar. Então, depois que fez essa busca ativa, né, depois que esgotou os recursos para que esse aluno volte para a escola, o dirigente, o diretor deverá comunicar ao Conselho Tutelar sobre essa falta desse estudante, OK? Isso também vale para educação especial. Aí aqui nós temos algumas palavrinhas chaves quando se trata de questões que envolvem educação especial. Nós temos aqui os termos diferença, que isso aparece muito, tá? Então é importante você ter em mente essa palavrinha diferença que isso cai em praticamente todo concurso, todo processo seletivo, cai algo relacionado ao termo diferença. Então aqui nós temos que um dos pontos chaves a observar as alternativas relativas à educação especial é o termo diferença. Isso aqui aparece muito, então é muito importante que você guarde, especialmente se você precisar chutar uma questão. Então aqui eu coloquei como algo importante o termo valorizar a diferença. Então isso também é algo que é importante você guardar como possível resposta correta, assim como o termo adaptar-se à diferenças. Isso aqui também é um outro termo, assim como outros, OK? Aí aqui nós temos, para finalizar, os dois últimos itens, nós temos aqui o penúltimo item que diz, ó, a atuação do atendimento educacional especializado ocorre em todas as etapas e modalidades da educação básica, ou seja, da educação infantil. Aqui eu coloquei educação básica, mas também entra até o nível superior, tá? Então o nível superior já não é mais educação básica, mas na educação superior também tem esse atendimento aí, tá? Para que o estudante possa receber o auxílio caso precise, OK? Então, aonde tiver um aluno da educação especial e ele precisa e se ele necessitar desse auxílio desse acompanhante, ele deverá lhe terar direito aí alguém para acompanhá-lo e dar algum suporte caso ele necessite. Para finalizar, nós temos aqui que nas questões sobre educação especial ou educação inclusiva ou também, né, educação inclusiva, eh, depois de todos esses itens, é importante também observar o quê? um texto bem escrito. Se é um texto que fala coisas bonitas, né, que apresenta ali informações bem escritas, fala algo bonito que você entende como algo que é bem alinhado ao atendimento aos alunos da educação especial, você vai considerar como correto. Isso também é importante caso você precise chutar uma questão, OK? Então aqui é um pequeno resumo sobre educação especial. Eu coloquei nove questões sobre essa parte. Eu acredito aí que possa ajudar você a se preparar um pouco mais. OK? Então aqui vamos abrir a primeira questão. Vou pedir para você que está participando aí pela primeira vez, você que está acompanhando, eu sempre peço, eu sempre peço que você espere que o professor, né, eu vou pedir a resposta e a partir daí você digita para não atrapalhar o coleguinha que está também fazendo a leitura da questão, OK? Então peço encarecidamente, não coloque a resposta e sempre espere o comando para que você possa colocar. Eu sempre vou escrever o número da questão e a partir daí você coloca a sua alternativa, caso você queira também, OK? Então vamos começar. Eu vou colocar a primeira questão, vou colocar o primeiro item e a partir daí você vai dizer aí o que você marcaria se fosse uma questão do seu concurso ou do seu processo seletivo, ok? Então vamos lá. Primeira questão, vou exibir na tela e a partir daí nós vamos responder ela. Então, façam a primeira questão. Vou pedir para você não colocar ainda que já nós vamos discutir sobre a questão de número um. Vamos tentar a primeira questão. Se você responder a questão de número um, coloque a sua alternativa, coloque o que você marcaria. Vamos para a questão de número um. Aqui nós temos uma situação hipotética. Eh, caiu em concurso essa questão esse ano, 2025. Então, é importante você entender bem a situação, OK? Se você marcou uma respa, marcou um item que não é resposta, não se sinta desmerecido. Nós estamos aqui para entender bem a ideia da questão e é errando que você aprende. Então, só aprende quem erra, né? Então, quem está estudando é normal errar. Então, eh, não se sinta desmerecido, não se sinta incapaz. Aqui é a ideia para você entender um pouco melhor como responder a questão, OK? Então, vamos lá. Então, vamos verificar a questão um, que diz o seguinte, ó. Em uma situação hipotética, determinada escola necessita preencher a vaga para professor do atendimento educacional especializado e gostaria de utilizar um dos colaboradores de seu quadro. O educador, que estaria apto para desempenhar a função de professor do atendimento educacional pode apresentar a seguinte titulação. Então aqui, eh, ele quer pegar um professor do seu quadro para que ele faça esse atendimento. Então, qual desses itens que está aí eh qualificado, que tem a titulação correta para esse atendimento? Então, vamos lá. Olha só, a letra A. Lembrando, ele tem que ter a licenciatura plena e tem que ter a pós-graduação em educação especial. Qualquer outra pós-graduação não será válido. Então, olha só, licenciatura em pedagogia vale. Vale. Se o professor for licenciado em pedagogia, ele pode. Bacharel vale. Bacharel não pode, tem que ser licenciado. Por isso que a letra B está errada. Por quê? Porque bacharelado não aparece nos editais. Então, a letra B não é resposta. Letra C, licenciatura e matemática vale? Também vale, tá? Então, a letra C por enquanto se mantém. Letra D, licenciatura em geografia também se mantém porque ele pode ter uma licenciatura plena. O componente curricular aí pode ser qualquer um, mas desde que seja licenciatura. Letra E. Baixarelado em matemática vale? Não vale, porque ele tem que ser licenciado. Então, a letra E não é resposta. Vamos ver agora o segundo item. Ele tem que ter uma licenciatura plena e tem que ter pós-graduação e educação especial. É somente educação especial, não pode ser outra pós-graduação. Olha só, letra A. Especialização e orientação educacional não é apto para trabalhar na educação especial. Então, a letra A não é a resposta. Letra C, especialização em didática da matemática e descalculia. Não está habilitado. Essa especialização em matemática não habilita a trabalhar com educação especial. Então, por isso que a letra C não é resposta. Letra D, especialização em educação especial inclusiva. Aí sim nós temos uma resposta adequada que é o pré-requisito para que possa atuar na educação especial. Tem que ter uma licenciatura plena. A licenciatura pode ser qualquer uma, desde que esteja apto para atuar em sala de aula e uma especialização em educação especial inclusiva, que é o que consta na letra D. Então, por isso que na primeira questão a resposta ficou a letra D. Dá uma olhadinha, verifique se você tem alguma dúvida, se você tem algum comentário. Na questão ficou letra D. OK? Vamos para a próxima questão. Questão de número dois. É o mesmo esquema. Vou pedir para você não colocar a resposta ainda que já já nós vamos discutir sobre a questão. Tentem fazer a questão de número dois. Vamos tentar a questão dois. Se você responderu a questão de número dois, coloque a sua alternativa, coloque o que você marcaria. Vamos para a questão de número dois. Temos aí respostas diferentes. Eh, caso você não tenha marcado a resposta correta, não se sinta desmerecida. Estamos aqui para entender melhor o conceito e assim a gente vai aprimorar os conhecimentos. Então, olha só o que diz a questão de número dois. O atendimento educacional especializado integra a proposta pedagógica da escola, envolve a colaboração da família para garantir pleno acesso e participação dos estudantes e se articula com as demais políticas públicas, sendo seu objetivo. Então aqui fala sobre o atendimento educacional especializado. Esse atendimento, isso está de acordo com a proposta pedagógica da escola. E aqui, qual é o objetivo desse atendimento? O que que você não pode esquecer? Que o foco sempre será o estudante. Então tem que ser algo voltado para o estudante público alvo da educação especial. Se você, professor, você está apto a realizar esse atendimento, a você fazer esse trabalho de auxiliar, você tem que lembrar que esse trabalho é para quê? É para priorizar o estudante, para que ele possa o quê? se desenvolver como estudante para que ele possa desenvolver os seus conhecimentos. Lembrando que o foco é para o estudante, ele será sempre a prioridade. É por isso que a escola existe para atender aos estudantes. Então, pense nisso. Então, o atendimento educacional especializado, ele tem que ser como foco, tem como tem tem como ter como enfoque o estudante. O enfoque do atendimento educacional especializado é o estudante. Então, vamos para as alternativas, ó. Letra A. formação de gestores e educadores na perspectiva da educação inclusiva. O atendimento tem como objetivo formar gestores, não. Porque quando você realiza esse atendimento, você já tem a sua qualificação. Então não pode ser a letra A. Lembrando que o foco é o estudante. Então a letra A não é resposta. Letra B, adequação arquitetônica dos prédios escolares, promovendo acessibilidade. O objetivo do atendimento é promover acessibilidade. A acessibilidade, ela já deve existir naquele momento, ela já deve estar ali. Então, a escola já tem que estar preparada para receber o estudante. Então, não pode ser a letra B, OK? O atendimento tem que ser algo voltado para o estudante, tem como enfoque o estudante. Por isso que a letra B não é resposta. Letra C, provisão de condições de continuidade de estudos nos demais níveis de ensino. Pode ver que essa questão da continuidade nos estudos, você percebe que isso é é o foco no estudante, isso está com a prioridade no estudante, então provavelmente vai ser a letra C, ou seja, o seu trabalho vai propiciar que o estudante ele tenha continuidade nos estudos. Então tem que lembrar disso, OK? Letra D, ó. Avaliação continuada dos professores para garantir uma educação de qualidade. O enfoque não é o estudante, o foco não é no estudante, então não pode ser a letra D. Então, de todos esses esse atendimento, o enfoque está no estudante. O foco é o estudante. Então, por isso que na questão dois a resposta é a letra C. Dá uma olhadinha, verifique se você tem alguma dúvida, se você tem algum comentário na questão dois, letra C. OK? Vamos para a próxima questão. Questão de número três. É o mesmo esquema. Eu vou pedir para que você não coloque a resposta ainda que já já nós vamos discutir sobre a [Música] questão. Vamos para a questão três. Se você responderu a questão de número três, coloque sua alternativa, coloque o que você marcaria. Vamos para a questão de número três. Na questão três, nós temos o seguinte, ó. Um aluno da sala regular do ensino fundamental, que é pessoa com deficiência, tem apresentado reiteração de faltas injustificadas e todos os recursos escolares para melhoria da situação em busca de solução para o problema já foram esgotados. os dirigentes de estabelecimento de ensino devem, então, assim como os estudantes que não são público alvo da educação especial, os estudantes que são eh público alvo da educação especial, como nesse caso a pessoa com deficiência, se ele tiver uma quantidade de falta injustificada e todos os recursos para buscar esse estudante forem esgotados, os dirigentes de estabelecimento do ensino do ensino fundamental, eles devem fazer o quê? comunicar ao Conselho Tutelar. Não esqueça disso. Isso vale tanto para estudante que não é público alvo da educação especial, como também estudantes que são público alvo da educação especial. Se eles tiverem uma quantidade de faltas considerável e houve toda a buscativa, mas não houve aí eh uma solução para o problema, o dirigente, o diretor deverá comunicar ao Conselho Tutelar. Então, letra A, denunciar os fatos autoridades policiais civis não é resposta. Letra A, está errado. Letra B, formalizar relatório à superintendência de ensino, também não está de acordo. Letra B, não é resposta. Letra C, fazer comunicação ao Conselho Tutelar Competente. É essa resposta. Então, nesse caso, a resposta é a letra C. Letra D. Acionar o inspetor escolar para investigar o ocorrido também não está de acordo. Então, a letra D está fora. Então, nesse caso, na questão três, ficou a letra C. Dá uma olhadinha, verifique se você tem alguma dúvida, se você tem algum comentário. Então, na questão três ficou a letra C. Então, espero aí que tenha ajudado, que você tenha conseguido compreender. Então, vamos agora para a próxima questão. Para quem pediu e Valesca Ferreira, né? Eh, eu vou colocar aqui para você a Valeusca e o os itens, tá? Então, aqui para você clicar. Então, agora nós vamos para a questão de número quatro. É o mesmo esquema. Vou pedir para você não colocar a resposta ainda que já nós vamos discutir sobre a questão de número quatro. Vamos para a questão quatro. Se você responderu a questão de número quatro, coloque a sua alternativa, coloque aquilo que você marcaria. Vamos para a questão de número quatro. A questão quatro diz o seguinte: "Ao considerar as necessidades especiais na aprendizagem, é imperativo que o corpo docente revise suas concepções e redefina seus objetivos para incluir a aceitação das diferenças. Dessa forma, será possível destacar cada aluno suas qualidades desejáveis, ao invés de acentuar suas inadequações em determinadas tarefas. A partir da afirmação, assinar alternativa que reflete mais precisamente a abordagem recomendada para o corpo docente em relação aos alunos com necessidades especiais. Então, nós temos aqui uma situação específica ao seu trabalho enquanto docente. Então, tem aí alunos, público alvo da educação especial. Então, como você deve tratar essa situação enquanto docente? Então, aqui entra aquela questão de um texto bem escrito, o que melhor reflete aí algo voltado para educação especial. Vamos para as alternativas. Então, qual é aí a abordagem mais adequada? Letra A. Implementar um sistema que identifique e destaque as eficiências dos alunos, visando corrigir suas fraquezas e melhorar seu desempenho global. Então aqui, mais do que nunca, é importante você considerar um texto bem escrito. Então esse termo fraqueza, ao mencionar que um estudante da educação especial tem fraqueza, isso não é visto como uma resposta correta. Então, nesse caso aqui, a letra A, nós temos um erro. Então, a letra A não é resposta. Letra B. Promover uma educação que valorize e adapte-se adapte-se adapte-se às diferenças individuais dos alunos, focando nas qualidades e potencialidades de cada um. Então aqui para adaptar-se, né, adapte-se às diferenças, então aqui nós temos algo que aparece bastante em questões de educação especial, que é o termo diferença. Então mais do que nunca, você tem que estar preparado para essa palavrinha, pois isso sempre aparece em concursos aí voltados para educação especial. Provavelmente a letra B é a resposta. A gente já volta nela. Vamos para a próxima. Letra C. Estabelecer um padrão uniforme de ensino que trate todos os alunos de forma igual, garantindo que recebam as mesmas oportunidades. Cuidado com esta palavra. Cuidado com a palavra padrão. O que é padrão? O que é considerado padrão? Então isso aí é algo que deixa um leque de informações. Então por isso que nesse caso esse termo ele não é resposta de questão. Então cuidado com essa palavra padrão, cuidado com essa palavra uniforme. São palavrinhas que não são resposta de questões. Então apareceu esse termo padrão. Com certeza está errado. Considerando toda a diversidade que nós temos em nosso país, o termo padrão deixa o item errado. Então, nesse caso, a letra C está errada, não é a resposta. Letra D, ignorar as especificidades de cada aluno para assegurar uma experiência de aprendizagem uniforme e consistente para cada tur, para toda a turma. Então aqui, ó, ignorar as especificidades de cada aluno. Nós temos algo bem errado. Ainda assim, temos aqui o termo uniforme. Então, nesse caso, a letra D também está errada. Então, quem sobrou? Sobrou a letra B. Então, na questão 4 ficou a letra B. Dá uma olhadinha, verifique se você tem alguma dúvida, se você tem algum comentário. Então, na questão quatro ficou a letra letra B, no caso. Vamos para a próxima questão. Questão de número cinco. É o mesmo procedimento. Vou pedir para você não colocar a resposta ainda que já nós vamos discutir sobre a questão de número cinco. Muito obrigada aí a todos vocês. Temos vários novos membros, sejam todos bem-vindos. Me Lúcia Batista Bueno, seja bem-vinda. Temos aqui Zuleica Lima, muito obrigado. Natália Sanguina, já é uma eh membro antigo, muito obrigado. Leiane Santos da Silva. Francine Carrilho, muito obrigado. Maria Auxiliadora Melo Figueiredo, muito obrigado aí pela sua inscrição. Rosana Riquelme Brito, Lady Wise Barros, muito obrigado. Edeline Cortes, Dirlene Pais Taveira, temos aqui Yasmin Gomes, temos até eu, né, o Macedes Pedagógicas também, é membro do canal Macedes Pedagógicos. Então a gente faz aí no intuito de verificar como está o canal, OK? Vamos para a questão cinco. Se você responder a questão de número cinco, coloque a sua alternativa, coloque aquilo que você marcaria. Vamos para a questão de número cinco. Vamos lá, então. Então, número cinco, nós temos o seguinte. A educação especial, modalidade educação escolar, é um processo educacional definido por uma proposta pedagógica que assegure recursos e serviços educacionais especiais organizados institucionalmente para apoiar, complementar, suplementar e alguns casos substituir serviços educacionais comuns de modo a garantir a educação escolar e promover o desenvolvimento das potencialidades dos educas que apresentam necessidades educacionais especiais e deve ocorrer quando deve ocorrer, em qual momento. Então vamos ver a letra A. Deve ocorrer ao longo de todo ensino fundamental. Lembrando, aonde tiver um aluno público obra educação especial, terá o atendimento, terá um auxiliar. Então não é só no ensino fundamental. Então a letra A não é resposta. Letra B, deve ocorrer na educação infantil e no ensino fundamental. está errado. Faltou o ensino médio. Então, letra B não é resposta. Letra C. No ensino médio e no profissionalizante faltou aí educação infantil, faltou ensino fundamental, faltou educação superior. Então, nesse caso aqui também a letra C está errada. Letra D, em todas as etapas e modalidades de educação básica. Então aqui também nós temos eh algo aí que deixa o item mais completo, no qual mostra aqui todas as etapas e modalidade de educação básica. Então, nesse caso, na questão cinco, ficou a letra D. Dá uma olhadinha, verifique se você tem alguma dúvida, se você tem algum comentário na questão 5, letra D. Vamos para a próxima questão. Questão de número seis. Vamos para a questão seis. Se você responder a questão de número seis, coloque a sua alternativa, coloque aquilo que você marcaria. Vamos para a questão de número seis. Vamos lá, então. A número seis, temos o seguinte, ó. A educação especial é aí aqui você precisa completar o que é a educação especial. Lembrando, educação especial é uma modalidade. Não esqueça, educação especial é uma modalidade. Não esqueça, educação especial é uma modalidade, OK? Não esqueça, educação especial é uma modalidade. Olha só, a letra A. Nível de escolaridade obrigatória que abrange estudantes com transtornos e deficiências, educação especial não é nível de escolaridade. Então, por isso que a letra A não é resposta. Letra B. Educação especial é um projeto do governo federal. Não é um projeto do governo federal, é uma modalidade de educação escolar. Então, nesse caso, a letra B está errada, não é resposta. Letra C. Educação especial é um programa de desenvolvimento educacional, não é programa de desenvolvimento educacional e sim é o quê? É uma modalidade de educação escolar. Então, nesse caso, a letra C não é resposta, a letra C está errada. Letra D. Educação especial é uma modalidade de educação escolar oferecida para educandos com necessidades especiais. Então essa aqui é a que está mais próxima, provavelmente vai ser a letra D. Vamos ver a letra E. É uma etapa do ensino regular. Educação especial não é etapa do ensino regular. Então a letra E também não é resposta. Então quem sobrou? Sobrou a letra D. Então educação especial é uma modalidade de educação escolar. Então, guarde. Educação especial é uma modalidade de educação escolar. Então, por isso que na questão seis ficou a letra D. Dá uma olhadinha, verifique se você tem alguma dúvida, se você tem algum comentário na questão seis, letra D. Vamos para a próxima questão. Questão de número sete. É o mesmo esquema. Vou pedir para que você não responda ainda. Espere o comando do professor que já já nós vamos discutir sobre a questão de número sete. Vamos para a questão sete. Se você responderu a questão de número sete, coloque a sua alternativa, coloque aquilo que você marcaria. Vamos para a questão de número sete. Mais uma vez, é importante você observar em termos de educação especial um texto bem escrito, algo que fale bem da educação especial para que você consiga aí responder com tranquilidade as questões. Então vamos para a questão sete que diz o seguinte, ó. São considerados princípios da educação inclusiva. Então mais do que nunca, você tem que considerar o quê? um texto bem escrito. Então aqui nós temos cinco itens. Vamos verificar o que está correto, que são possíveis respostas. Então olha só que nós temos no primeiro, ó. Toda pessoa tem direito de acesso à educação. Se for verificar, isso é algo correto, é algo aí que remete a um texto bem escrito. Então nesse caso, a número um, ela entra na resposta. Então aqui sai a letra A, sai a letra B. Vamos para a próxima. Toda pessoa aprende. É o intuito da escola, é o objetivo da escola. Todo educador tem como objetivo que seus alunos aprendam. Então, algo para educação inclusiva que toda pessoa aprende. Então, número dois está correta, ela entra na resposta. Então, mantém a letra C, a letra D e a letra E. Olha só o próximo. Processo de aprendizagem de cada pessoa é singular. Então, guardem. Bem, esse termo, esse termo singular pode ser também subjetivo, pois cada um aí tem o seu processo próprio. Então aqui o processo de aprendizagem de cada pessoa é dela, é subjetivo, é singular. Então nesse caso, a número três, ela entra na resposta. Nós temos aí um texto bem escrito. Então nesse caso, sai a letra D. Número quatro. O convívio no ambiente escolar comum beneficia a todos. A ideia é essa, que o convívio no ambiente escolar todos sejam beneficiados, que todos saiam ganhando. Então aqui nós temos também um texto bem escrito. Então número quatro ela entra na resposta. Então nesse caso, sai a letra C. Número cinco. A educação inclusiva diz respeito a todos. Então a ideia é que todos sejam incluídos. Então aqui também está de acordo. Então o número cinco entra na resposta. Então nesse caso, quem sobrou foi a letra E que apresenta todos os itens. Então na questão sete ficou a letra E. Dá uma olhadinha, verifique se você tem alguma dúvida, se você tem algum comentário. Na questão sete ficou a letra E. Vamos para a próxima questão. Nossa penúltima questão. Questão de número oito. É o mesmo esquema. Vou pedir para que você não coloque a resposta ainda que já já nós vamos discutir sobre a questão de número oito. Vamos para a questão oito. Se você responder a questão de número oito, coloque sua alternativa, coloque aquilo que você marcaria. Vamos para a questão de número oito. A número oito, nós temos o seguinte. Sobre o objetivo da educação especial, marque o item correto. Então aqui nós temos mais uma questão que aborda a educação especial. Vamos verificar o que temos aí de texto bem escrito, algo que apresenta um texto bem escrito para considerar como a resposta correta. Vamos para as alternativas. Letra A. A educação especial tem como objetivo assegurar a inclusão de uma parte dos estudantes com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades de superdotação, favorecendo as potencialidades, o desenvolvimento de competências, atitudes, habilidades, acesso ao conhecimento e ao exercício da cidadania. Temos um texto bem escrito, mas por conta desta par desse termo inclusão de uma parte dos estudantes, nós temos um erro porque são todos estudantes. Então, nesse caso, a letra A está errada. Letra B. A educação especial tem com objetivo assegurar a inclusão de todos os estudantes com deficiências, transtornos globais, desenvolvimento e altas habilidades, superdotação, mas não deve se preocupar em favorecer as potencialidades, o desenvolvimento de competências, atitudes, habilidades, acesso ao conhecimento e o exercício da cidadania. Também aqui nós temos um item ao mencionar que não deve se preocupar. Então aqui nós temos um erro. Então, nesse caso, a letra B não é resposta. Então, a letra B está fora. Letra C. A educação especial tem como objetivo assegurar a inclusão de uma parte dos estudantes com deficiências, transtornos globais, desenvolvimento, altas habilidades, superdotação. Essa inclusão não busca favorecer as potencialidades, o desenvolvimento de competências, atitudes, habilidades, tão pouco o acesso ao conhecimento e o exercício da cidadania. Mais uma vez, inclusão de uma parte dos estudantes e ainda ao mencionar que essa inclusão não busca favorecer as potencialidades. Então, nesse caso aqui, a letra C, nós temos um erro, na verdade dois, né? Então, a letra C também não é resposta. Então, com certeza é a letra D. Vamos fazer a leitura para verificar qual é a resposta. A educação especial tem como objetivo assegurar a inclusão de todos os estudantes com deficiências, transtornos globais, desenvolvimento, altas habilidades de superdotação, favorecendo as potencialidades, o desenvolvimento de competências, atitudes, habilidades, acesso ao conhecimento e o exercício da cidadania. Então, com certeza que a letra D é a que está de acordo. Então, nesse caso, a questão oito ficou a letra D. Dá uma olhadinha, verifique se você tem alguma dúvida, se você tem algum comentário. Então, pode ver que é o que apresenta um texto bem escrito. Então, na questão oito, ficou a letra D. Agora nós vamos para a questão nove. Em relação ao preparatório ou alguma apostila que você tem interesse, assim que terminar a live, você pode entrar em contato no privado. Eu estarei em atendimento a todos vocês. Caso você precise de alguma demanda, você pode entrar em contato que eu buscarei atender aí dentro do que você precisar, ok? Desde já já agradeço pela participação. Vou abrir a questão nove e aí nós vamos para a última questão. E aí, caso você precise de algo em específico, você pode entrar em contato com privado, OK? Então vamos para a questão de número nove. Vamos para a questão nove. Se você responder a questão de número nove, coloque a sua alternativa, coloque aquilo que você marcaria. Vamos para a questão de número nove. Na questão nove, nós temos o seguinte. Uma das garantias da educação especial na perspectiva da educação inclusiva é a transversalidade que deve ocorrer. Então aqui nós vamos verificar sobre a transversalidade da educação especial. Isso está na legislação, ou seja, em quais, né, modalidades, quais etapas, né, deve ocorrer a educação especial. Então, vamos verificar essa transversalidade deve acontecer onde, né, no caso, aí deve acontecer eh em que momentos. Então, a letra A, desde a educação infantil até a educação superior, com certeza vai ser a letra A. Vamos deixar ela em aberta, nós já voltamos nela. Letra B. Transversalidade nos níveis mais elevados de ensino. Na verdade, não é só isso, tá? Isso engloba tudo. Então, nesse caso, a letra B não é resposta. Letra C. Transversalidade na família e na comunidade, na verdade, são nas etapas aí da educação escolar. Então, nesse caso, a letra C não é a resposta. Letra D. Na formação de professores, na verdade, a formação já deve incluir eh questões voltadas para educação especial, mas aí como o foco é o aluno, então nessa questão voltada para a formação de professores não é resposta. Letra E. nos mobiliários e equipamentos, nos transportes, na comunicação e informação também não está de acordo, pois eh em que momento deve ocorrer aí a educação, né, especial na perspectiva da educação inclusiva. Então, nesse caso aqui, a letra E está errada. Então, quem sobrou, sobrou a letra A. Dá uma olhadinha, verifique se você tem alguma dúvida, se você tem algum comentário. Na questão nove ficou a letra A. Então é isso pessoal, essas foram as questões de hoje. Caso você ache que essa live mereça sua contribuição, nós temos uma chave Pix, temos um QR code no lado esquerdo da tela, você pode fazer o seu Pix, aí o valor fica a seu critério, no qual fico demais agradecido. Então é isso, pessoal. Eu só até agradecer eh você que é trabalhador, você que é professor, que você tenha aí, né, um feliz dia do trabalhador, que hoje seja um dia abençoado, que seja um dia produtivo para você que desenvolve o seu trabalho com muito êxito, com muita ética, com muita transparência. Que seja um dia proveitoso para você e que você consiga aí ter o seu merecido descanso. Eh, como eu mencionei, estamos de volta com as lives. Então, amanhã nós teremos mais uma live. será mais um momento para que você possa aprimorar os seus conhecimentos. Eu só tenho agradecer. Muito obrigado por todo o carinho, por tudo que você tem deixado de mensagem. Se você gostou, deixe seu joinha, deixe seu like, compartilhe o vídeo, que isso é muito importante para o crescimento do canal. Se você não gostou, não tem problema, põe o seu dislike, coloque seu comentário e sua crítica que será humildemente recebido. Estamos aqui para oferecer o melhor em termos de conhecimento. Aqui eu tenho a apeira de educação especial. É um material riquíssimo, com certeza vai servir para os seus estudos. Ela tem 125 páginas que eu acredito que, só para mostrar melhor para você, para você dar uma olhadinha, que eu acredito que vai ajudar você nos seus estudos. Temos também o preparatório, algo bem mais específico, caso você queira, se for do seu interesse, você pode entrar em contato no privado e aí eu dou as devidas informações, OK? Amanhã, sexta-feira, né, eh, emenda de feriado, teremos mais uma live. Não deixe de aproveitar, com certeza aí vai ser mais um momento para você aprimorar os seus conhecimentos. Tranquilo? Mais uma vez, muito obrigado, um grande abraço. Fiquem com Deus. Até amanhã. M.

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