
PARTICIPE DA MAIOR COMUNIDADE DE ESTUDOS PARA PEDAGOGIA – https://bit.ly/fabianafirmino Olá, pessoal! Aqui é a …
Simulado – LDB Educação Infantil 2025/a>
Olá, pessoal. Sou professora Fabiana Firmina e vamos com mais uma aula de conhecimentos pedagógicos para vocês. Vamos falar hoje sobre educação infantil e a nossa LDB. Vamos saber exatamente como a lei gosta de cobrar essa primeira etapa da educação básica. Trouxe também só questões de 2025 pra gente eh analisar e a inclusive, né, saber se as bancas continuam focando nesses principais pontos que a gente sempre aqui mostra para vocês. Eu sempre coloco, trago ali informações do que está sendo mais cobrado, né? Então vamos ver se ainda está sendo cobrado esses aspectos dentro da lei. É importante demais você saber muito bem, né, ali as principais características, principalmente das nossas etapas de educação básica dentro da LDB, porque isso cai demais. Então nós vamos ver aqui exatamente isso, vamos aproveitar também, né, para poder anotar. Tem aqui mapa mental para você. Então fique comigo até o final que essa aula está bem bacana, tá? Então vamos que vamos. Hoje nós vamos falar aqui, ó, sobre a nossa LDB, tá? E a educação infantil, tudo sobre a educação infantil dentro da nossa lei geral da educação e claro, só questões, né? Só questões de 2025 para vocês, tá? Então vamos lá, gente. Vou pedir o seguinte, inclusive, né? Vou pedir aqui, já deixa o like nesse vídeo que é fundamental aqui pra professora Fabiana que está se esforçando demais para colocar conteúdos para vocês todos os dias aqui no meu canal do YouTube. Você que estuda gratuitamente comigo, você que maratona o meu canal no YouTube e é aprovado, tem muitas e muitas mensagens, então esse vídeo é para você, tá? Então deixa o like, tá bom? em retribuição e se inscreve aqui no meu canal, professora Fabiana Firmino, é muito importante aqui pra profe, certo? Não vai embora dessa aula sem deixar o like, não vai embora. Vamos lá. Então eu trouxe aqui o resumo, né, as regras comuns que é muito muito cobrado, né, sempre as bancas elas vão tocar aqui nessa parte das regras comuns, né, e vamos resolver questões aqui de 2025. Bom, vamos já começar, é claro, né, com as informações da nossa lei. Então aqui de uma forma bem chuta, tá? Eu coloquei aqui para vocês eh a parte, né, das da nossa lei direitriz e bases da educação. Bom, educação infantil, inclusive isso aqui você pode agora nesse momento pegar o seu caderno, né, e fazer exatamente, replicar exatamente esse esquema. Quando você anota, você fixa ainda mais as informações. Isso é comprovado cientificamente. Então, não dê só o print aqui na tela ou baixe material que eu vou postar posteriormente para vocês, tá? Depois, tá? Mas pegue exatamente aqui e transfira para o seu caderno esse esquema, porque vai fazer muita diferença aí pra sua consulta, tá? a sua consulta aí para você que está estudando para os concursos de educação. A educação infantil é a nossa primeira etapa de quem? Da educação básica e tem como objetivo o desenvolvimento integral das nossas crianças de até 5 anos de idade. Já essas informações já são cobradas demais nas provas, porque educação infantil é a primeira etapa da educação básica. E isso aqui ainda é cobrado bastante, até porque é um ganho muito significativo paraa nossa história da educação como um todo, tá? Porque antes ali da nossa própria eh legislação LDB, né, a educação infantil não tinha esse olhar diferenciado para esse desenvolvimento pleno do do desenvolvimento do todo, né, do indivíduo. Então, ela vem como primeira etapa de educação básica. Isso é muito, muito importante pra nossa história da educação, desenvolvimento pleno, ou seja, estamos falando de desenvolver o todo do indivíduo, tá, em seus aspectos. E lembrando que a educação infantil, né, aqui vá até 5 anos de idade, isso aqui cai demais também, tá? Então, estamos falando desse desenvolvimento integral, ou seja, o desenvolvimento pleno. Estamos falando de desenvolver o físico, o psicológico, intelectual e o social, tá? E não é só o cognitivo, né, como antigamente, né, focar em conteúdo, não, estamos falando em focar no todo e complementando, isso aqui cai demais também, o papel da família e da comunidade. É muito explorado também essa informação. A nossa educação infantil, ela é oferecida, tá, em creches ou entidades equivalentes para as nossas crianças de até 3 anos de idade e também pré-escolas para as crianças de 4 a 5 anos de idade. Então a nossa educação infantil, né, ela é composta aqui, né, pela creche e pré-escola. Só esse esqueminha aqui já cai muito, muitas informações importantes. Faça a simulação e faça compreensão. Então, replique aí no seu caderno que vai fazer muita diferença, tá bom? Bom, dentro da nossa LDB, as regras comuns, tá? essas regras aqui para a nossa educação infantil cai demais também a todo momento dentro das nossas provas da educação. E cai demais justamente porque o professor, né, o o profissional da educação precisa precisa entender de fato exatamente o que tem na nossa legislação para o desenvolvimento aqui dos nossos estudantes, das nossas crianças da educação infantil. O professor precisa saber como que é a avaliação, como ela deve ser feita, como ele deve trabalhar isso. O professor tem esse compromisso também até mesmo de cumprir, né, com o seu atendimento, cumprindo um calendário escolar. O professor precisa ficar atento, sim, ao controle de frequência. Então, tudo isso é importante. Regras, as regras da educação infantil que aparecem na nossa LDB, tem avaliação na educação infantil? Sim, já falamos muito sobre isso, né? Claro que tem, tem sim, tem a avaliação sem sem aquele foco de querer promover o aluno, né? É bom, é ruim, vai passar ou não está apto ou não. Não, é sem objetivo de promoção mesmo para o acesso ao ensino fundamental, tá bom? É isso que diz a nossa lei. Então, a educação na avaliação infantil, avaliação, perdão, vai acontecer sim, mediante o acompanhamento e o registro do desenvolvimento das nossas crianças. sem o objetivo de promoção mesmo para o acesso ao ensino fundamental, tá? Qual é o pré-requisito para a criança entrar no ensino fundamental, né? É a idade, 6 anos, 6 anos para ela entrar no ensino fundamental. Bom, na nossa educação infantil, a carga horária mínima também anual é de 800 horas, distribuída aí em no mínimo de 200 dias, tá? De efetivo trabalho educacional. o atendimento diário de no mínimo 4 horas no turno parcial e 7 horas mínimo, tá? Mínimo aqui também 7 horas no período integral. O controle de frequência exigido aqui, a frequência mínima, tá? De 60% das horas totais, tá? Estamos falando aqui da pré-escola, tá? Expedição de documentos que atestem os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança. Tem que ter esse documento, tem que ter essa documentação. A instituição tem que expedir esse documento, tá? Isso é fundamental, fundamental para eh o aluno, a família acompanhar todos, né? Todos. Então assim, esse documento comprovando, né, esse desenvolvimento da criança, eh, esse documento é aqui, né, está previsto a nossa LDB que isso precisa acontecer, tá bom? Isso é muito importante, a expedição desses documentos. Bom, vamos então aqui às nossas questões, tá? Vamos já começar aqui, vamos ver como isso tá sendo cobrado nas nossas provas da educação, tá? Olha lá, conforme a lei de Letícia e Bases, tá bom? da nossa LDB. O artigo 31, a educação infantil será organizada de acordo com a seguinte regra comum, entre outras. Então, banca Vunesp aqui, né, já começa falando da LDB e tem uma regra aqui comum que está dentro dos itens e o aluno vai ter que identificar qual está correta, tá? Então, dentro do inclusive do que a gente acabou de ver. Vamos ver então. Expedição de documentação que permita testar os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança. Acabamos de ver isso nessa informação, né? Avaliação por meio de relatórios bimestrais. Tá falando isso, gente? Que a avaliação deve acontecer lá por meio desses relatórios bimestrais? Não, né? Não fala isso na nossa LDB. Controle de frequência paraa instituição de educação pré-escolar, né? Viram até que eu anotei ali, né? pré-escolar exigida a frequência mínima de 75% no total de horas letivas. É 75%, não é? 60% na nossa educação infantil, tá bom? Então também não vai ser a letra C. Atendimento à criança de no mínimo 4 horas diárias para o turno parcial, sim. E de 8 horas para a jornada integral, né? Acabamos de ver que vai ser é 7 horas, não 8 horas, como foi colocado aqui. Então também não é essa carga horária mínima anual de 900 900 horas ou 800 horas, né? 800 também. Então letra A, expedição de documentação que eu falei para vocês, né, que permite assim atestar os processos de desenvolvimento do nosso estudante. Isso é fundamental aqui dentro da educação infantil. Letra A. Tá? Olha aí que interessante, né? E quanto mais questões a gente resolve, mais essas regrinhas aqui elas, ó, vão entrando na sua cabeça, rapidamente você identifica qual vai estar errada rapidamente. Não pegue essas regras e fica com aquele foco de eu preciso decorar, decorar, decorar, senão aí você junta com todo o edital que é muito conteúdo e isso não vai te dar essa clareza, vai dar o famoso branco lá na hora. Então assim, qual que é a estratégia para você saber as regras? Resolver muitas questões. Isso vai se repetindo, você vai testando seus conhecimentos, isso vai ali realmente te levar, tá, você identificar as regras aqui no caso comuns da nossa educação infantil. Eu estou falando isso para todos os outros conteúdos também. Mais questões você resolve, mais você aprende. Vamos lá. O artigo 31 da nossa LDB, né? 9394 de 96. Faltou seis aqui. Enfatiza que na educação infantil avaliação parcial. Então tem avaliação, tem sim. Como ela deve ser na educação infantil, conforme a nossa LDB, acompanhamento e questionário sobre os conteúdos estudados, sem o objetivo de promoção mesmo para o acesso ao ensino fundamental. Até que ficou, falou bonito ali, né, o final sem objetivo de promoção, mas não é questionário para testar se o aluno aprendeu ou não. Registro através de notas com objetivo de promoção, incentivando sempre acesso ao ensino fundamental. Vai ser sim, né, um registro, né, por meio de notas. O aluno ali 2, 3 anos tirou três, tirou dois, né, notas para poder ele ter acesso ao fundamental também, não, né? acompanhamento e registro do seu desenvolvimento sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental. Exatamente isso, né? Esta que é a questão que falamos, né? É assim que deve ser esse tipo de avaliação para a educação infantil, sem o acompanhamento, tá? E sem registro desenvolvimento, com inclusive objetivo de promoção para acessar o ensino fundamental. Aqui a gente já viu que está errado, né? É sem o objetivo de promoção, tá? Então, letra C aqui a nossa questão correta, tá bom? Lembrando, todas as questões aqui são questões, né, das bancas, questões de 2025, né, as bancas continuam cobrando aqui, focando bastante nessas regras comuns. Vamos lá. Segundo a Lei Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nossa LDB, em relação à inclusão da disciplina artes na educação infantil, o estado, isso aqui confunde muito o aluno, viu? Presta atenção aqui nessa questão. Vamos lá. O estado tá de acordo com a nossa LDB. Que que acontece aqui com a nossa LDB? O estado não tem responsabilidade, tá, sobre a inclusão de disciplina artes, tá bom? Não tem eh que deve ser oferecida pelas instituições de ensino de forma independente. De forma independente, gente. Olha só. De acordo com a nossa LDB, ele não tem responsabilidade o estado sobre a inclusão da disciplina artes que deve ser oferecida pelas instituições de ensino de forma independente. O estado deve oferecer a disciplina artes apenas como atividade extracurricular, sem obrigatoriedade de inclusão no currículo, ou o estado é responsável por garantir que a disciplina de artes seja parte integrante do currículo de educação infantil, promovendo o desenvolvimento, né, criativo e cultural das crianças, ou deve priorizar outras matérias em detrimento da disciplina artes, considerando-a importante para o desenvolvimento de trabalhos manuais. Eita, gente, não. Vamos lá, né? Então, de acordo com a LDB, primeiro é o seguinte, vamos supor que o aluno aqui, você não saiba, né, essa e a informação, mas você sabe o propósito de educação infantil de acordo com a LDB e isso já conta bastante, tá? a muito você entender o propósito, entender o que significa isso, entender o desenvolvimento pleno, como falamos, o todo, entender que não é só a parte cognitiva, né, mas sim o psicológico, o social, né, o emocional. Então, daqui desses itens você já conseguiria, né, descartar todos esses outros? Até porque quando fala, né, da nossa LDB, preste atenção nessa informação aqui, né, que seria a correta, né, é responsável, né, o estado é responsável garantir, né, artes, né, na arte seja parte integrante, faz parte do currículo, tá bom, da nossa educação infantil. Sim. E o melhor de tudo, promovendo o desenvolvimento dessa criança criativa e cultural, né? Esse desenvolvimento das nossas crianças. E essa parte, por exemplo, criativa, cultural, né, vai além de um simples foco no aquele ensino conteudista. Conseguem entender? Então, dentro disso, eh, é importante a gente ver quando a gente se depara com vários itens, a gente entender bem, né, o propósito da própria LDB e o propósito da própria, no caso aqui, educação infantil, né, mas de cada uma das etapas do que consta aqui na nossa LDB, tá bom? Letra C. Sim, o estado, claro, tem que ter artes de como parte integrante, sim, desse currículo. Tem que ter. E promovendo o quê? O desenvolvimento criativo cultural das nossas crianças. Aqui tá a letra A, tá gente? Mas o gabarito aqui, esse daqui tá errado, tá? É letra C, tá? Não tem nem como ser a letra A, mas depois eu arrumo aí na hora de entregar para vocês. A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 anos de idade. Sim, como vimos, né, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual, que é a nossa LDB. O quarto aspecto, né, físico, psicológico, intelectual, o quarto aspecto a ser desenvolvido na educação infantil, de acordo com a Lei Direitriz e Base da Educação Nacional é o é o social, né, gente? Seria o moral, político, ético, social ou simbólico, né? De acordo com a nossa própria LDB, né? É assim que está no próprio documento, tá? No próprio texto da nossa LDB, tá? lá no inicinho, tá? Lá no inicinho primeiro slide que eu coloquei para vocês, aquele mapinha para vocês transferirem aí para o caderno de vocês, vai estar justamente dessa forma. Com base na lei de Letriz e Bases da Educação Nacional, nossa LDB, analise as afirmativas abaixo sobre a educação infantil. A educação infantil é a primeira etapa da educação básica e tem como finalidade o desenvolvimento integral da nossa criança em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social aqui, né, que estava na questão anterior, né? Opa. Então, até o momento essa daqui está correta. Vamos lá. A LDB estabelece que a educação infantil eh deve ser oferecida em creches e pré-escolas, sendo obrigatória a matrícula na pré-escola para todas as crianças a partir dos 4 anos de idade. E não é verdade, gente, a partir dos 4 anos de idade, a criança, né, deve estar matriculada assim, porque a educação básica, obrigatória e gratuita vai dos quro né, até os 17 anos. Próximo, a L aqui também está correta. A LDB determina que a carga horária mínima da nossa educação infantil seja de 800 horas anuais. Acabamos de ver essa informação também que está correta, né? Certo. Até o momento. Então, ó, um. Opa, tá lá no próximo slide. Pera aí. 1 2 3 até o momento. Corretas. A LDB estabelece que a avaliação na educação infantil deve ser realizada mediante acompanhamento do desenvolvimento da criança sem o uso de instrumentos avaliativos tradicionais. E a LDB determina que a educação infantil deve ser oferecida em tempo integral, garantindo assim o cuidado integral da criança. Ó, o que acontece aqui, tá? Primeiro que eh a gente vai ver um aspecto muito interessante aqui nessa questão. Até até cortou aqui para mim, né, o nome da banca aqui em cima, mas enfim. A, o, o, o item quatro, ele faz o seguinte, ele não vai falar exatamente, né, instrumentos eh sem o uso avaliativo dos instrumentos tradicionais. Mas aqui a banca está se referindo o seguinte: instrumentos tradicionais de avaliação é a prova, é aquele teste, né? Aqueles aqueles instrumentos que vão medir o quê? quantidade, o resultado final, resultado. Então, assim, eh, dentro desse sentido, esses instrumentos para esta fase aqui da nossa educação básica, a primeira fase, para atender bem esse desenvolvimento pleno da criança, esses não seriam os melhores instrumentos avaliativos. Tanto é que nos próximos documentos de nossa legislação educacional, né, ali a própria as DCNs, a BNCC, ela elas vão trazer pra gente o quê? eh foto, registro, eh diário, né? E quando a gente vê foto, gente, eu fui professor de educação infantil durante muitos anos e na minha época ali, tem um tempo, eh foto, por exemplo, já nem podia, porque eh ainda dentro daquela questão, né? Ai, eh, enfim, as escolas não se adaptando à realidade, o mundo mudando, né? Agora nos nossos documentos, sim, foto é um excelente tipo de registro. Olha que interessante como isso muda. Então, por isso que quando fala que registros tradicionais vai considerar como correto, sim, porque realmente esses registros tradicionais vão focar justamente isso, que é somente a parte de eh números, quantidades, resultados. E não é isso, tá bom? Dentro da nossa educação infantil, a LDB determina que a educação infantil deve ser oferecida em tempo integral, né? Não, lá fala que a educação infantil, inclusive, né, ela pode ser oferecida em tempo parcial, né, mínimo 4 horas e integral 7 horas. Então aqui não tá falando que deve ser toda sempre no período integral. Então essa está errada. Então aqui, ó, 1 2 3 e 4, tá? Ó, ainda dentro é daqui da da questão, né? Ainda é a cinco. Assinar a alternativa correta. 1 3 e 5. Todas estão não. 2 4 e 5. Um, 4 e 5. 1 2 3 e 4. É cinco. Inclusive daria para descartar certinho aqui, porque a cinco tem que estar na educação integral, não tem como. Então aqui, ó, todas aparecem aqui, né? Cinco. E essa aqui seriam todas. Então já consegui, a gente já conseguiria descartar por aí, né? Então aqui seria a letra E. Certo? Vamos que vamos. Vamos que vamos aqui para mais uma questão 2025. Seis. Opa, eu passei direto. Vamos ver que eu fiz aqui. Ah, passei direto. Vamos embora. A BNCC busca estabelecer competências e habilidades que todos os alunos devem desenvolver ao longo da educação básica, promovendo uma educação mais integral e alinhada às demandas contemporâneas. Veja mais. sobre educação aqui no Brasil, né? Só beber uma aguinha, leia as afirmativas e marque a alternativa correta, tá? Ó, aqui falando, né? E a banca UNESC, né? Trouxe, colocou aqui até a referência de onde ela tirou, né, esse textinho aqui do do site do Wall Brasil escola, né? Brasil escola, que é um site, eu gosto também bastante. Vamos lá. De acordo com a LDB, a educação infantil obrigatória para as crianças de 0 a 6 anos e o atendimento deve ser realizado em creches e pré-escolas públicas ou privadas. Opa, aqui, né, gente, quando fala eh esse essa essa idade, né, 6 anos. Antigamente era, mas já faz um tempo, desde 2013, né, que é 0 a 5 anos. E mesmo assim as bancas continuam perguntando para ver se o aluno cai. Por mais que, ó, vocês estão vendo questões de 2025 ainda continua cobrando para ver se o aluno cai nesse peguinha. Tá bom? Estão aqui errado porque não é seis, né, 5 anos. A LDB atribui ao estado a responsabilidade de garantir que todas as crianças de 4 a 6 anos tenham acesso à educação infantil sem discriminação de qualquer natureza. Até o momento é verdade, tá? Por mais que o item dois coloque 6 anos, mas é porque também estaria dentro da parte que é obrigatória e gratuita, 4 até 17 anos. A educação infantil, conforme a LDB, é uma fase preparatória pro ensino fundamental, com ênfase apenas no conteúdo acadêmico, totalmente contra o que falamos que a LDB prega hoje, né? Então aqui errado, preparatório pro ensino fundamental, né? Só a dois até o momento. Está correta. Ah, já acabou. Está correto que se afirmem apenas três, apenas um, um e dois ou só a dois? Só a dois. Só a dois aqui que está correta. Tá bom? Sobre as regras comuns direcionadas à educação infantil, a partir do texto da LDB, assinale a alternativa pertinente, avaliação qualiquantitativa, no intuito de assegurar condições mínimas para o acesso ao ensino fundamental sobre as alternativas, né, que está perguntando aqui, ó. Vamos ver então. Avaliação quali quali quantitativa. Perceberam que está escrito aqui, né? Ó, quantitativo, ou seja, quantidade, focando na quantidade, né? Não, errado. Carga horário mínimo anual de 600 horas. Já sabemos que seria 800 horas. Então também é errado, nem vou ler o resto. Atendimento à criança de no mínimo 6 horas diárias, podendo ser em turno espacial ou integral, seria 4 e eh 7 horas, né? Então 6 horas também é errado. Controle de frequência pela instituição de educação pré-escolar exigida a frequência mínima de 70%, errada é 60%. Expedição de documentação que permita testar os processos de desenvolvimento e aprendizagem. da criança aqui, né? Vimos, falamos bastante assim que tem que ter essa expedição dessa documentação, né, pela instituição, mostrando ali o desenvolvimento daquela criança. Tá aqui, correto? Sim. Letra E. O artigo 29 da LDB afirma que educação infantil deve considerar, deve, opa, eu já coloquei aqui a resposta. Nossa, sem querer, sem querer já mostrei, né? Mas vamos lá. Banca aqui, ó, presta atenção. Prefeitura de Shoppingzinho, né? questão 2025, professor regente de classe, tratando do artigo 29 da LDB, que trata de educação infantil. Mas o que é importante a gente entender, deve considerar o que é LDB na educação infantil. Alfabetização, esse é o alvo, esse é o alvo da educação infantil na de acordo com a LDB. Alfabetização, não, né, gente? Desenvolvimento físico, psicológico, intelectual e social da criança, que é o que está na lei, né? Mas aqui mostra inclusive o desenvolvimento pleno. Então é nisso que a gente foca, o aprendizado exclusivo em ciências e matemática, tá? Vamos focar só aqui em ciências e matemática. Apenas convivência social. Educação infantil é só para brincar, como muitos pensam, né? Errado. A educação infantil, brincar, ele é fundamental, é um direito da criança e a criança vai aprender por meio do brincar. Mas é claro, isso precisa ter toda uma organização, intencionalidade, né? Então todos os outros itens restringem, né, o pleno desenvolvimento aqui, ó, só matemática e ciência, só convivência social, só a alfabetização, né? Então aqui daria para descartar desta forma também, porque o B, né, vai tratar exatamente como está na lei, mas acima de tudo vai falar sobre pleno desenvolvimento, tá? Segundo a LDB, como deve ser a avaliação na educação infantil, a avaliação mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, sem o objetivo de promoção mesmo para o acesso ao ensino fundamental? Também tinha colocado aqui, mas é exatamente isso. Já falamos bastante. Banca Avança, que é uma das bancas que mais e ela pega muitos concursos em São Paulo, né? aqui cobrando desta forma também essa parte da avaliação na educação infantil, gente, que é muito importante, né? Muito muito muito cobrado. Avaliação informal, tá? Sem considerar qualquer forma de mensuração. Errado. Avaliação pedagógica a fim de avaliar a capacidade para o ingresso no ensino fundamental. Então, o objetivo é promover pro ensino fundamental. Errado também, né? E a avaliação compartilhada entre família e comunidade, não. E não existe avaliação, existe sim na educação infantil. E ela vai acontecer por meio desse acompanhamento, do registro do desenvolvimento das nossas crianças, sem esse objetivo de promoção, mesmo que seja para ter acesso ao ensino fundamental. De acordo com o artigo 29 da LDB, destaque a alternativa que melhor define o papel da educação infantil em relação à ação da família e da comunidade. Então, qual que seria aqui o papel, tá bom, dentro da educação infantil em relação a esta ação que tem que ter da família e da comunidade? esse papel, esta ação vai ser uma ação complementar, uma ação corretiva de corrigir, uma ação conformativa, avaliativa ou normativa, né? Complementar, né? Complementando ali, né? No caso, esta ação da família e da comunidade, certo, gente? Que bacana, que bacana. Mas eu quero saber de vocês, vocês gostaram da nossa aula, tá? desse simulado aqui, só questões de 2025, a gente analisando como as bancas estão cobrando. Quero ver qual é o tema que você quer ver por aqui no meu canal do YouTube, tá bom? Quando terminar o vídeo, coloca aqui para mim, deixa o seu comentário aqui no vídeo, qual o tema que você quer ver por aqui pra gente estudar mais, fazer simulados, testar conhecimentos, é a melhor forma para vocês. Em breve vou disponibilizar sim esse material aqui na descrição do vídeo, tá? Podem ficar de olho, mas em breve eu disponibilizo tudo do das últimas semanas que eu estou postando aqui no meu canal do YouTube para vocês que estudam comigo gratuitamente, tá? Então deixa aqui o seu comentário no vídeo, não esquece de seguir e eh se inscrever aqui no meu canal e curtir, tá bom? esse vídeo porque é fundamental aqui para a prof professora Fabiana Firmino. Obrigada, gente. Muito obrigada aqui vocês que estão por aqui. Vou maratonar, vamos maratonar aqui o meu canal com muitos vídeos sobre a própria LDB e a educação infantil. Então vamos lá, podem maratonar, viu? E amanhã tem aula nova para vocês. Obrigada, muito obrigada pela audiência, participação de todo mundo. Vejo vocês amanhã por aqui 19 horas. Ciao. Ciao.
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