Socialização Estágio Supervisionado I – Educação Infantil – Antônia Barbosa Silva Mesquita

By | 19/06/2024





Apresentação de Estágio – Antônia Barbosa Silva Mesquita

Introdução

Me chamo Antônia Barbosa Silva Mesquita e sou acadêmica do curso de pedagogia da UNSELF. Atualmente estou no quinto semestre e hoje vou compartilhar sobre a disciplina de estágio, com foco no desenvolvimento da criança na Educação Infantil, dentro da área de concentração de metodologia do ensino.

Tema e Justificativa

O tema central do meu trabalho é o estudo do desenvolvimento da criança na Educação Infantil, destacando a importância desse período para a formação humana. A educação infantil é crucial para o desenvolvimento socioemocional e cognitivo das crianças, e esse estudo surge a partir das experiências do meu estágio supervisionado no curso de pedagogia.

Objetivos e Fundamentação Teórica

Meus objetivos incluem compreender as metodologias utilizadas na educação infantil, embasadas na minha atuação futura nessa área. A educação infantil é um direito das crianças e contribui significativamente para a formação humana, sendo essencial durante o processo de desenvolvimento.

Metodologia

O projeto de estágio será realizado durante observações e regências na Universidade Infantil do município de Teoca, especificamente na turma do Infantil 5. Os planos serão elaborados conforme o PPP da instituição, seguindo a BNCC e DCRC.

Observação

A Universidade Infantil atualmente atende 229 crianças, com uma equipe de 31 funcionários. Os planos de aula foram desenvolvidos considerando a BNCC e a regência seguirá o planeamento previamente estabelecido.


A importância da socialização na Educação Infantil durante o Estágio Supervisionado I

Introdução

O Estágio Supervisionado I na Educação Infantil, realizado por Antonia Barbosa Silva Mesquita, tem como objetivo promover a integração e o desenvolvimento das crianças por meio da socialização. Esse processo é fundamental para o crescimento e aprendizado dos pequenos, pois é na interação com os outros que eles desenvolvem diversas habilidades sociais e emocionais.

A socialização na primeira infância

Durante os primeiros anos de vida, as crianças estão em uma fase crucial de desenvolvimento. É nesse período que elas começam a explorar o mundo ao seu redor e a interagir com outras pessoas. A socialização é essencial para o desenvolvimento saudável das crianças, pois é por meio dela que elas aprendem a se comunicar, a compartilhar, a trabalhar em equipe e a lidar com as emoções.

O papel do educador no processo de socialização

O educador desempenha um papel fundamental no processo de socialização das crianças. Ele é responsável por criar um ambiente acolhedor e estimulante, que favoreça a interação entre os pequenos. Durante o Estágio Supervisionado I na Educação Infantil, Antonia Barbosa Silva Mesquita teve a oportunidade de observar e participar ativamente desse processo, auxiliando as crianças na construção de suas relações interpessoais.

Atividades para promover a socialização

Durante o Estágio Supervisionado I, Antonia Barbosa Silva Mesquita desenvolveu diversas atividades para promover a socialização das crianças na Educação Infantil. Jogos em grupo, brincadeiras cooperativas, rodas de conversa e atividades artísticas foram algumas das estratégias utilizadas para incentivar a interação e a colaboração entre os pequenos.

Conclusão

A socialização na Educação Infantil durante o Estágio Supervisionado I é um aspecto fundamental para o desenvolvimento integral das crianças. Por meio da interação com os outros, os pequenos aprendem a se relacionar, a se expressar e a se colocar no lugar do outro. Esse é um processo rico e complexo, que requer a dedicação e o cuidado dos educadores, como Antonia Barbosa Silva Mesquita, para que as crianças possam crescer de forma saudável e harmoniosa.


Educação infantil e a importância da socialização

O estágio supervisionado I é um momento crucial na formação de professores de educação infantil, como Antonia Barbosa Silva Mesquita, pois é nesse período que eles têm a oportunidade de vivenciar na prática o que aprenderam na teoria. Através do estágio, os futuros educadores têm a chance de observar as interações sociais das crianças, compreendendo a importância da socialização nessa fase da vida.

A relação entre socialização e aprendizagem na educação infantil

A socialização na educação infantil é um dos aspectos fundamentais para o desenvolvimento das crianças, pois é através das interações com seus pares e com os adultos que elas aprendem a se relacionar, a compartilhar, a resolver conflitos e a se expressar. O estágio supervisionado I proporciona aos estagiários a oportunidade de observar e participar desses momentos de socialização, contribuindo para a formação de profissionais mais preparados e sensíveis às necessidades das crianças.

Desafios e aprendizados do estágio supervisionado I em educação infantil

O estágio supervisionado I em educação infantil, como vivenciado por Antonia Barbosa Silva Mesquita, apresenta diversos desafios e aprendizados. Durante esse período, os estagiários são desafiados a promover a socialização das crianças, a incentivar a diversidade, a respeitar as individualidades e a criar um ambiente acolhedor e estimulante. Essa experiência contribui não apenas para a formação acadêmica dos futuros educadores, mas também para o seu crescimento pessoal e profissional.

Importância da socialização e do estágio supervisionado I na formação de professores de educação infantil



Fonte Consultada: Texto gerado a partir do Vídeo https://www.youtube.com/watch?v=zKvpZLzcnd8 do Canal Trabalhos Uniasselvi .