TURMA AGITADA Educação Infantil – O que fazer?! Observações e estratégias.

By | 23/05/2025



“tenham a plena certeza da esperança, de modo que vocês não se tornem negligentes, mas imitem aqueles que, por meio da fé …

TURMA AGITADA Educação Infantil – O que fazer?! Observações e estratégias./a>

sua turma anda virada no giraia e você não sabe mais o que fazer é criança batendo é criança cospindo é criança entrando debaixo da mesa subindo em cima da mesa arrastando cadeira e aquele babado e confusão dentro da sala de aula primeiramente fala queridona tudo bem com você seja muito que bem-vinda a esse canal aqui nós falamos sobre educação infantil não esquece de deixar o seu likezão pedagógico Ok e vamos embora pro vídeo de hoje porque esse é o assunto de milhões o comportamento das nossas turmas das nossas crianças no vídeo de hoje eu quero te convidar a observar algumas coisas dentro desse seu contexto a primeira coisa que eu convido você a observar independente da idade mas aqui claro sempre se concentrando aí em Turmas da educação infantil que é aonde eu me encontro eu domino tá então primeira coisa observe a organização da sua sala de aula nisso aqui eu falo também ali rel ionado a decoração desse ambiente o tamanho da sua sala de aula como que é pra proporção de crianças que tem ali dentro Eu já trabalhei em salas Muito pequenas com muitas crianças e assim deixa tudo muito mais agitado deixa tudo muito mais turbulento porque as crianças nesse período da Educação Infantil estão desenvolvendo essas habilidades sociais e aí você bota nessa conta esse novo contexto com outras crianças levando em consideração que essas crianças da Educação Infantil quase sempre elas não têm irmãos na família ou pouco Convívio com outras crianças é algo muito pontual principalmente se tratando de turma adversário Maternal certo então já traz para esse ambiente onde essa criança tá ali aprendendo a desenvolver suas habilidades sociais em um tamanho reduzido com crianças diferentes com adultos diferentes Então tudo já se torna um um pouco mais difícil E aí dentro dessa sala de aula tem muitas cores muita informação pensa você em ficar 5 horas de segunda a sexta-feira do seu dia numa sala com cores muito fortes com várias pessoas junto com você aquilo ali vai começar a te dar uma gastura ou então muitas coisas que chamem a sua atenção visual em um ambiente vai também te cansar Então pensa nisso na perspectiva de uma criança pequena da Educação Infantil nesse ambiente que ela fica aí várias horas do dia com muita informação com muitas pessoas talvez em um espaço reduzido ou até mesmo num espaço amplo quando se torna um espaço amplo a gente pode segmentar mais os ambientes e a criança vai poder escolher os cantinhos em que ela se sente mais eh à vontade mas eu sei que pra grande maioria uma sala de aula grande é um luxo então assim prefira ter uma sala mais clean Olhe Pra sua sala de aula avalie e sinta a energia desse ambiente o que era assim se tornou assim essa é a base Nacional comum curricular mais conhecida como bncc eu acabei de preparar essa apostila contextualizada com os textos da própria bncc mas também com uma linguagem mais acessível mais fácil de você compreender porque eu sei que esses textos muitas vezes são maçantes e deixa a gente de cabelo em pé vem comigo entender o que de fato os campos de experiências querem envolver nos nossos alunos e de quebra você ainda leva aí algumas sugestões de atividad faça uma leitura dinâmica ilustrada acolhedora eu fiz esse material como se estivéssemos aí juntinhas estudando e aprendendo mais sobre a bncc é professora da Educação Infantil e quer destravar a bncc da sua mente leia a descrição e saiba Como ter acesso a bncc com a professora Colorida o próximo ponto em que eu te convido a observar Como que você organizou essa rotina das crianças se você não sabe o que é a rotina da turma eu vou deixar um vídeo aqui onde eu explico o que é a rotina onde eu ensino fazer a rotina e organizar alhe os seus horários de maneira resumida a rotina do dia são um conjunto de ações que essa criança vai desenvolver ao longo do dia isso deve ficar registrado por horários da sua chegada até a sua saída tudo que vai acontecer nesse período do dia mas vamos supor que você um não tem uma rotina organizada com a sua turma você não definiu Quais são as atividades que vão acontecer nesses períodos do dia com as suas crianças e aí tá tudo muito confuso Você não sabe o que você tá fazendo aonde você tá tocando suas crianças estão sendo levadas pelo vento e dentro desse contexto com o certeza a turma vai ficar agitada porque você não tá preparada com atividades nem com ideias para desenvolver com as suas crianças naqueles tempos vagos então aqui a gente já encontra um possível motivo pra sua turma est muito agitada essas crianças estão ficando ociosas Então quando você começa a pontuar os momentos organizando por minutos por horas enfim que você tem em um dia com as suas crianças você consegue ter a visão de quais atividades você pode trazer para esses momentos de tempo vago com a sua turma ou então fazer momentos intencionais com a sua turma com isso diminuindo aqueles momentos de ociosidade crianças que estão com com a sua com o seu corpinho ocupado tendem a causar menos caos tá é 100% Tai de chance não gente porque temos aquelas crianças que são assim fora da curva ao mesmo tempo que ela tá brincando com a massinha ela tá mordendo o amigo que tá do lado então assim aqui são ideias para te ajudar para você observar para você diminuir o impacto na sua sala de aula mas nada dentro de uma sala de aula da Educação Infantil e eu acho que qualquer sala de aula é 100% garantido porque ali nós estamos lidando com vidas eu já repeti isso aqui em vários vídeos é como o nosso planejamento pedagógico nós temos ali a Organização das atividades que nós queremos desenvolver com as nossas crianças para chegar em tal objetivo no seu na sua aprendizagem no seu desenvolvimento Mas você bem sabe como professor em sala de aula que não são todos os dias que nós conseguimos fazer o nosso planejamento porque tem dias que as crianças estão super agitadas tem dias que nós não estamos nos sentindo tão bem mas nós como os adultos como os responsáveis como as professoras vamos fazer o quê vamos mediar as situações vamos nos planejar Vamos nos organizar vamos buscar alternativas E é isso que eu estou trazendo para vocês aqui nesse vídeo ainda falando sobre a rotina agora saindo daquela rotina que as crianças estão sendo levadas ao vento porque eu sei se tiver uma professora fazendo isso depois desse vídeo Ela vai ir lá no meu vídeo da rotina e não vai mais praticar Car ISO combinado Agora você que tem sim uma rotina muito bem organizada muito bem estruturada mas ainda assim as suas crianças estão surtando e Pirando o Cabeção e você não sabe mais o que fazer aí eu te convido a olhar sua rotina como que estão os momentos de atividade dessas crianças elas estão ficando dentro da sala de aula só Fazendo atividade na folhinha na apostila no caderno por um longo período independente da idade tá bom bom as crianças Assim como nós adultos nós temos um tempo de concentração Então imagina que tortura é pra criança ficar dentro de um espaço Por muitas horas fazendo somente uma proposta ainda que você troque a atividade na folhinha ainda que você troque atividade no livro essa criança tá sentada e tá fazendo ali a mesma coisa que é pegar um lápis ou então recortar colar não muda então nós precisamos organizar rotina em que a criança uma hora Sim ela vai precisar sentar e fazer as atividades na sua apostila para crianças que Claro tem a maturidade para isso na sua folhinha vai fazer um recorte uma colagem porque são atividades de ouro plim plim plim pro seu desenvolvimento eu aposto que você como professor em sala de aula que fica muitas horas ali dentro fechada naquele ambiente deve ter uma hora que você sente vontade de sair correndo por um porque as crianças estão surtando e dois porque cansa Observe Quais são os períodos que essa criança tem oportunidade de levantar da sua cadeira de esticar o corpo de trocar um pouco de ambiente leve essas crianças no parque diariamente tá a minha escola não tem parque então o que você vai fazer o ideal é que essa escola tivesse pelo menos uma brinquedoteca uma área para que essas crianças pudessem correr pudessem brincar pudessem pular eu acho um pecado escola que não tem uma área PR as crianças brincarem porque porque a criança precisa disso para se desenvolver mais do que ficar fazendo o dia todo atividade na folhinha é muito mais importante a criança ser levada para fora dessa sala de aula ser incentivada a observar a tocar a sentir cheiros a pisar no chão a correr a pular controlar seu corpo nas atividades isso também vai ajudar para que ela depois quando volte pra sala consiga se concentrar naquelas atividades em que ela precisa sentar escrever pintar então voltando lá se a sua escola não tem um parquinho para oferecer a essas crianças deixe então que essas crianças fiquem um período dentro da sua sala de aula em que elas tenham que brincar tenham que inventar brincadeiras possam correr possam dançar Ah tá e minha sala não tem espaço para correr então você pode levar músicas corporais músicas em que as crianças precisam atender a comandos só o fato dela dançar dela se esticar já é uma forma dela gastar essa energia você pode também fazer brincadeiras de roda com as crianças brincadeiras de comando como seu mestre mandou e outras comece a trazer esses momentos PR sua pra sua rotina em que as crianças brincam e gastam essa energia essa confusão esse babado todo mas é muitas vezes quando eu converso com outras professoras falta de espaço na rotina em que as crianças possam vir a gastar essa energia e aqui também eu já deixo um destaque que é quando você oferece brincadeiras agitadas para uma criança ou para um grupo de crianças consequentemente elas vão ficar com adrenalina lá no alto então pesquise também na internet Pesquise no Google enfim atividades para você trazer de volta a atenção das Crianças baixar esse esse nível de energia porque não é simplesmente colocar a energia da criança lá no alto e depois Ah agora vamos fazer aqui a atividade no livro e o meu último ponto é Observe se as suas ativas diante doss seus alunos Diante da sua turma estão alinhadas verdadeiramente Será que nós estamos entendendo que estamos lidando com crianças essas crianças estão em processo de desenvolvimento então elas estão sendo lapidadas por suas famílias e por nós que somos seus professores então se nós como adultos nós estamos em processo de desenvolvimento eterno até o último dia da nossa vida aqui nessa terra Imagine as crianças que acabaram de chegar eu já falei isso aqui em outro vídeo estude sobre como funciona o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças que você tem aí na sua turma busque saber o que a sua turma de fato o que aquelas crianças da sua turma precisam neste momento da vida deles como que eles podem se desenvolver melhor através das atividades que você vai trazer então concluindo crie expectativas reais que você agora é uma professora de educação infantil e você vai lidar com crianças e cada fase da vida dessas crianças você vai ter que lidar com uma demanda tchã e saiba que 50% da sua turma vai ser de crianças agitadas e a outra metade vai ser das Crianças quietas mas que por conta das Crianças agitadas vão ficar também agitadas E aí minha filha e aí você precisa se organizar nesse ambiente para não pirar e não surtar e entender essas necessidades dessas crianças que estão com você e isso vai começar a trazer mais paz pro seu coração porque você vai ter mais percepção da turma que você tem da demanda que você precisa atender com seus alunos você vai começar a organizar suas aulas seus planejamentos de maneira que você consiga o máximo possível suprir essa super energia dos seus alunos trazendo momentos de mais Paz de mais calma para dentro da sua sala de aula para que você não se sinta sozinha eu quero muito que você que está passando por esse momento na sua sala de aula deixa aqui nos comentários um comentário você pode contar a sua história ou então você só coloca assim estou passando por isso porque eu sempre gosto de trazer essa visão para vocês de que vocês não estão sozinhas nessas tempestades que vocês passam dentro de sala de aulas na sala de aula lá não sei onde alguém tá vivendo algo muito semelhante a você e eu falo isso porque eu vivi isso na minha pele eu já contei isso aqui em vários vídeos da minha turma super agitada lá do Pré do que era terrível e eu tive que mudar bastante a minha abordagem PR conseguir desenvolver os meu o meu trabalho dentro dessa turma e dali por diante eu destravei isso em mim de olhar observar e buscar entender o que que essas crianças nesse período aqui estão precisando de mim não esqueçam de deixar o likezão pedagógico ó que Deus abençoe vocês um grande abraço e até o próximo vídeo tchau tchau l

#TURMA #AGITADA #Educação #Infantil #fazer #Observações #estratégias