Turmas Agitadas: 5 Dicas Para Resolver Indisciplina na Educação Infantil (Aprenda Domínio de Classe)

By | 08/05/2025



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Turmas Agitadas: 5 Dicas Para Resolver Indisciplina na Educação Infantil (Aprenda Domínio de Classe)/a>

fala Turma aqui é Vinícius eufrasio para mais um vídeo no canal da musicar por aqui toda semana eu compartilho dicas brincadeiras ideias para potencializar as suas aulas de música de musicalização e na educação infantil eu trago uma série de experiências para você realizar com crianças jovens e alunos de variadas idades eu sei que muitas pessoas sofrem muito com um grande problema Talvez seja o maior problema de todos Talvez seja o maior problema que professores enfrentam no Brasil Brasil inteiro sabe do que que eu tô falando o mau comportamento em indisciplina atravessa salas de aulas por todo lugar e muitas vezes acabam com os nossos planos e fazem com que o simples ato de ir trabalhar Se transforme num tormento eu conheço uma série de professores uma série de profissionais excelentes que TM problemas até de saúde relacionados aem disciplina de alunos em sala de aula já ouvi muitos relatos eu sei bem como é Especialmente nos últimos anos eu vem trabalhando na na linha de frente na formação de professores em especial nos dois últimos anos coordenando turmas de estágio vem atuando como orientador né de alunos que estão concluindo a graduação e fazendo seus estágios já nas escolas e eu tenho ouvido muitos relatos nesse sentido e se você já passou tá passando por uma situação assim calma tô aqui para te ajudar eu também já tive problemas de indisciplina lá quando eu comecei mas com a ajuda de colegas mais experientes eu fui desenvolvendo estratégias para poder lidar com nossas situações no dia a dia eu aprendi algumas estratégias ao longo do tempo que fazem com que hoje praticamente eu já não enfrente esse problema já trabalhei com turmas com mais de 70 crianças eu não quero dizer que a indisciplina desapareceu é claro que se eu chegar numa sala numa escola nova em que eu nunca entrei existir ali uma cultura da indisciplina aquelas crianças vão ter um comportamento diferente daquilo que se espera mas o ponto é que eu desenvolvi estratégias para lidar com essas situações E é exatamente isso que eu quero compartilhar com você hoje eu sei basicamente os procedimentos que eu devo adotar E é isso que eu quero te dizer então fica comigo até o final do vídeo eu vou compartilhar cinco dicas infalíveis para lidar com a indisciplina e com o mau comportamento e já quero te adiantar a última dica é a mais valiosa de todas então Me acompanhe aqui para não perder nada porque eu tenho certeza que depois desse vídeo você vai conseguir dar aulas com muito mais segurança e Bom eu acho que isso vale um like nesse vídeo se você também ainda não se inscreveu se inscreve no canal toda semana tem dicas como essas jogos brincadeiras e atividades para você realizar com as crianças e é claro você também pode colaborar com o nosso trabalho entrando pro Nosso Clube de membros lá você vai ter acesso a conteúdos exclusivos para você levar direto paraas suas aulas materiais para baixar e muito mais vamos lá bom para começar o qualou partir do mais básico pro mais avançado então a primeira dica que eu tenho para você é estabelecer uma rotina as crianças precisam disso e muitas vezes elas não têm essa organização mínima no âmbito das suas famílias e chegam já na escola todas desorganizadas fisicamente mentalmente ai sério pessoal às vezes eu paro para me lembrar de algumas cenas as quais eu já me deparei na vida especialmente em alguns contextos mais vulneráveis Nos quais eu trabalhei e é chocante e a como que eu vou esperar então que essa criança entenda um comportamento que se espera dele ali naquele ambiente escolar um ambiente até então estranho externo a sua família se às vezes nem dentro de casa ele consegue ter uma estrutura para isso mas Bom vamos lá quando eu falo de rotina não quero dizer que você tem que ter sempre ali as mesmas atividades mas é muito interessante que você tenha blocos lógicos e sequenciais isso ajuda o aluno Inclusive a entender que Eli está começando num momento diferente daquele que ele vinha vivendo na sala de aula Afinal é muito comum que nós professores de música ou professores de arte H cheguemos na sala do aluno num determinado horário dentro da rotina escolar e a Eu costumo sugerir né Um bloco mais ou menos assim alguns blocos mais ou menos assim e você vai ver como que isso faz a diferença testa só o que eu vou te contar agora mas testa mesmo aplica isso durante todas as suas aulas durante um período de tempo e você vai ver o resultado vamos lá ao exemplo no primeiro bloco você entra e cumprimenta todos os seus seus alunos assim que você chegar na sala faça isso de verdade se aproxima bate a mão dá um abraço Olho no Olho mas Aluno por aluno você também pode inventar uma espécie de toque secreto uma maneira especial de tocar as mãos de apertar a mão de dar um abraço um grito de guerra alguma coisa nesse sentido algo que ajude a marcar esse vínculo que você vai começar a criar com essa turma e com essas crianças Esse vai ser o momento de criação de uma conexão genuína entre vocês um segundo bloco por exemplo pode ser o bloco da rodinha ou seja depois que todo mundo já se cumprimentou os alunos sabem que eles precisam sair de onde eles estão ir para um espaço para fazer uma roda por exemplo E aí como isso vai se tornar uma rotina você não vai precisar mandar os alunos irem pra roda basta você falar pessoal vamos pra roda ou algumas vezes simples gesto de você começar a ir para aquele local as crianças já vão saber que também elas já podem ir daí tendo em vista que todo mundo já tá em roda um terceiro bloco pode ser por exemplo da cantoria e nesse momento você vai cantar vai brincar e vai fazer várias atividades que estão ali dentro do seu planejamento inclusive aqui no canal eu tenho mais de 100 vídeos com ideias com brincadeiras para te ajudar dê uma olhada nas playlists que eu tenho aqui provavelmente tá aparecendo algum vídeo aqui do lado e depois no final desse vídeo vão aparecer duas sugestões para você continuar assistindo eu vou deixar listado aqui também na descrição algumas aulas alguns modelos de aulas que eu gosto bastante que podem te ajudar mas bom antes de passar pra segunda diga eu quero destacar alguns pontos aqui o primeiro é que quando você cria uma conexão genuína com as crianças Elas não querem te magoar isso dá uma abertura muito grande para que quando alguma coisa aconteça simplesmente você possa chegar naquela criança e conversar se abaixar Olho no olho E aí você conversa com ela e tenta entender porque que aquela situação não foi legal explica que aquilo te magoou que aquilo atrapalhou a aula de alguma forma e que você não gostaria que isso Se repetisse geralmente isso é muito eficaz costumo dizer sempre problemas com alunos a gente trata na individualidade Afinal é uma premissa não constran o aluno e bom quando a gente estabelece uma rotina esses procedimentos podem se tornar combinados e sendo combinado Você pode cobrar isso da Criança e elas sabem disso e é aí que entra a nossa segunda dica faça combinados eu não tô me referindo aqui a uma listinha de regra que você prega no quadro no início do ano não até porque muitas das vezes para quem trabalha na educação infantil os alunos ainda nem sabem ler e tão pouco eles vão decorar ou interpretar uma lista extensa de regras mas eu me refiro a combinar com comportamentos através de reforços positivos e negativos existe uma ciência baseada no berr voris que vai nos trazer o seguinte ponto que os combinados eles devem surgir de forma espontânea né e ser coerentes com as situações do dia a dia e não de forma premeditada como é o caso da lista de 10 combinados para o ano todo na próxima semana o aluno nem lembra aquilo ainda não aconteceu ainda não fo incorporado de forma natural né no cotidiano da sala de aula então ele não vai guardar não adianta você virar para ele falar olha ali Juninho tá na lista não vai adiantar não vai resolver ele não intervis aquilo o mais interessante a se fazer é a medida que as coisas forem acontecendo você vai chamando a atenção não é xingar é chamar a atenção direcionar a atenção das Crianças tanto no âmbito coletivo quanto no âmbito individual para aquilo que aconteceu pros pontos positivos e negativos daquilo ali Você pode falar para eles assim ó pessoal vocês sabem que sempre depois que a gente se cumprimenta a gente faz a roda depois da roda ali naquele momento né onde a gente brinca canta e se diverte Pois é quando a gente demora para chegar na roda ou Acontece uma coisa assim e aí você cita os comportamentos negativos a roda demora para acontecer E aí nosso tempo de brincadeira diminui vocês não gostam de brincar esse tipo de reflexão leva a criança a pensar no que aconteceu no que sempre acontece e no comportamento que você espera dela e muitas das vezes a indisciplina acontece não porque o aluno é Malu não tem criança má acontece sabe por quê Porque muitas vezes aquela criança não sabe o que se espera dela naquele momento e aí então ela age a partir de impulsos E aí nós temos aquilo que nós chamamos de indisciplina de fato o que que seria uma indisciplina seria não estar pronto para aquilo que se espera se a criança não sabe o que se espera como que ela vai est pronta observa para você ver que os maiores casos de indisciplina Às vezes acontece em situações que são novas que a criança não sabe lidar diretamente com aquilo ali por exemplo Quando você vai para um espaço diferente quando você vai para um novo ambiente quando é uma situação que normalmente não ocorre na escola e aquilo ali desperta o quê a insegurança sobre como se comportar então a criança acaba se comportando com indisciplina ou tendo o que nós chamamos de mau comportamento bom vamos lá pra terceira dica e não se esquece são cinco e a quinta é a mais importante delas já falamos de rotina já falamos de combinados e a terceira dica é tenha um roteiro não me refiro a um plano de aula exatamente mas um roteiro de atividades que você pode realizar ensai mesmo que mentalmente a condução de cada uma dessas atividades do seu roteiro sabe por quê Porque nada gera mais indisciplina do que a má condução de uma atividade se a gente falou que o aluno tem disciplina quando ele não sabe o que fazer imagina quando ele percebe que o professor que é quem deve iia tá conduzindo aquele momento também não sabe o que deve ser feito as crianças precisam de orientações simples e diretas e muitas das vezes quando nós professores não sabemos o que deve acontecer não temos Claro nas nossas mentes um passo a passo a coisa dá ruim essa insegurança abre margem para quem em disciplina se instaure e já sabe né uma vez que você perdeu o controle da turma hum o tempo vai embora e fica difícil retomar isso sem contar o impacto emocional que isso tem sobre a gente bom e eu quero te lembrar que eu ainda lembrei de uma estratégia bônus que acho que eu vou te passar no final desse vídeo vamos pra quarta dica já falamos então de rotina de combinados de roteiro vamos pra quarta porque ela é nada mais nada menos do que cartas na manga nesse roteiro que eu tô te sugerindo tenha cartas na manga que vão te auxiliar é o famoso Plano B E para isso você vai precisar de um repertório consistente de atividades bem pensadas E validadas é claro que isso às vezes leva um tempo e que muitos educadores levam anos montando um repertório sólido mas eu te garanto que com o tempo tudo vai ficando mais fácil eu vou te dar um exemplo pessoal quando eu comecei a dar aulas há 12 anos atrás eu não tinha esse repertório nem essa segurança mas com o tempo depois de fazer graduação duas especializações mestrado doutorado dar aulas para muitas turmas em diferentes contextos ministrar oficinas conviver com muitos professores eu fui criando segurança e hoje eu consigo entrar numa sala de aula com tranquil ade dar a minha aula desde educação infantil ao ensino superior e como que eu fiz isso Investindo na minha formação aqui na descrição por exemplo vou deixar para você alguns links para você conhecer os meus cursos lá você vai encontrar tudo que você precisa todo o repertório pensado estruturado com áudios e materiais para resolver o seu problema de indisciplina na sala de aula sabe por quê Porque lá você vai encontrar repertórios você vai encontrar estratégias você vai encontrar dicas já testadas e validadas por mim e por muitos outros alunos Então se desenvolver profissionalmente e criar um repertório sólido é a quarta dica vamos pra quinta dica e a mais especial essa dica talvez vai fazer toda a diferença para você e com ela eu resolvi cerca de 90% de toda a indisciplina que eu já tive e especialmente com aqueles alunos mais engraçadinhos ou que desafiam a autoridade do professor em sala de aula e eu quero te dizer uma coisa é necessário tratar todos os casos de forma eficiente mas Vinícius o que é que você quer dizer isso os meus alunos não TM jeito primeiramente eu não acredito que as pessoas sejam má em sua essência muito pelo contrário eu acredito que às vezes são os medos e as inseguranças que fazem com que as pessoas cometam maus comportamentos isso na infância e também na vida adulta no fundo do meu coração eu acredito que a gente tenta acertar todos os dias porém tem dias tem momentos que a gente simplesmente não consegue tem momentos que simplesmente não percebemos o que que estamos causando né e se se o seu aluno tá causando problema é importante você fazer com que ele tome consciência disso e a maneira como ele se comporta causa problemas mas aqui Existe uma grande questão quem já fez alguma formação presencial comigo algum workshop mesmo que online já me ouviu falar que na educação não deveria existir espaço para constrangimento Ou seja você precisa tratar as situações de indisciplina ou de mau comportamento de forma isolada e pontual converse com seu aluno separadamente chame ele para um canto reservado Mostre para ele o que que tá acontecendo como ele pode melhorar ajude oferecendo caminhos O problema é que muitas das vezes a gente vê um comportamento docente que constrange que xinga no coletivo que oprime de certa maneira dentro de um espaço social que pra criança é um dos mais importantes sen não o mais importante isso faz com que o tiro saia pela culata a estratégia é pouco eficaz ela é constrangedora ela é agressiv e gera agressão gera mau comportamento indisciplina e é claro dependendo da situação você não tá sozinho peça apoio pedagógico a diretoria a coordenação pedagógica da escola mas eu reforço é muito importante você conversar separadamente com o aluno Olho no Olho sabe para que exista aquele contato humano para que aquilo seja resgatado lembra que lá no início eu falei para você cumprimentar os alunos criar uma conexão verdadeira É nesse momento da conversa que um ser humano se conecta com o outro e ele vai ter em mente aquele Professor aquela professora que todos os dias chega o trata com carinho a trata com carinho a cumprimenta faz questão dela e que agora está chamando para conversar para indicar um comportamento que não está legal e mostrar caminhos para melhorar ou seja a gente não reprime a indisciplina o mau comportamento a gente acolhe e trabalha junto com aquela pessoa que não está se comportando como a gente espera e normalmente a gente mostra também pressas pessoas como que aquele comportamento negativo está atrapalhando a aula a turma inclusive como todos vem a pessoa que tá praticando ele e assim a gente ajuda essa pessoa a crescer ao fim dessa conversa Reforce todas as qualidades desse aluno lembra dos reforçamentos que eu disse na terceira dica você vai destacar que os bons comportamentos as qualidades dessa pessoa é o que atrai pessoas a ela e que os maus comportamentos vão afastar pessoas dela e ela vai acabar ficando sozinha eu tenho certeza que uma conversa franca com criança de qualquer idade funciona eu já fiz isso com muitas idades diferentes essas estratégias que eu partilhei resolveram muitos dos meus problemas eu espero que também possa resolver os seus eu tenho aqui ao lado uma playlist uma série de dicas pedagógicas e atividades que vão te ajudar se você quiser se aprofundar ainda mais dá uma olhada nos links que eu deixei na descrição e venha participar do Baú de brincadeiras musicais a minha plataforma de atividades até o próximo vídeo eee

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