
Como criar um canal no Youtube: https://pay.kiwify.com.br/Sp4KeBt?afid=lbvLv8cQ Ajude nosso canal a continuar este trabalho: …
Você tem muitos alunos com dificuldades em sala de aula? Educação Especial/a>
Olá pessoal Professor Ed Soares aqui olha só na aula de hoje vamos falar sobre educação especial hoje falaremos sobre as dificuldades os transtornos e deficiência né Vamos tentar identificar o que é dificuldade O que é transtorno O que é deficiência na Educação Especial tudo bem Então olha só problemas de aprendizado e comportamentos inadequados caus o quê impactos no aprendizado e no comportamento do aluno ou seja esses problemas impactam diretamente na capacidade né na capacidade do Estudante em se adaptar ao ambiente escolar impactam nas demandas do dia a dia né do dia a dia e também impacto no desenvolvimento das suas habilidades cognitivas e socioemocionais agora qual é a importância então da identificação precoce Ou seja é preciso identificar se é dificuldade se é um transtorno ou se é uma deficiência né quanto antes for possível identificar melhor é né Por quê Porque permite orientar permite orientar a família né A família e implementar estratégias para minimizar o sofrimento tanto da criança quanto dos familiares para garantir o desenvolvimento contínuo dos Estudantes né para que isso possa fortalecer fortalecer o quê ou seja essa educação inclusiva deve ser vista como uma meta por isso é essencial que os profissionais da educação tenham acesso tem o acesso a ferramentas ferramentas que ajudem a identificar esses sinais de dificuldade transtorno ou deficiência tudo bem falaremos agora dos desafios no aprendizado escolar né ou seja os problemas de aprendizagem comportamentos inadequados prejudica o quê a adaptação a ambiente escolar e o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais então para solucionar esses desafios é preciso fornecer o quê ferramentas para identificar dificuldades né e implementar intervenções precoces quanto antes conseguirmos identificar se é uma dificuldade se é um transtorno ou se é uma deficiência melhor melhor será para a criança para a família e para a própria escola ferramentas educacionais Olha só para usar ferramentas educacionais de forma adequada é preciso entender algumas causas como o que o desempenho escolar baixo pode indicar né Por exemplo causas físicas causas físicas como dificuldade de visão ou audição dores de cabeça frequentes condições clínicas por exemplo epilepsia né então o desempenho escolar baixo ele pode estar associado a estas causas físicas né como dificuldade de visão e audição dores de cabeça frequente ou até mesmo condições clínicas como epilepsia por exemplo né mas também existem outras causas como por exemplo atrasos no desenvolvimento básico Como assim caminhar controlar esfinteres autonomia diária ou seja situações que impactam o aprendizado queem impacta o aprendizado inclui atrasos no desenvolvimento básico né como dificuldade em andar né a criança tem dificuldade em andar controlar os esfinteres né como fazer xixi por exemplo ou realizar tarefas diárias com autonomia então crianças tem dificuldade em fazer as atividades de forma autônoma isso pode indicar deficiências intelectuais ou atrasos Gerais no neurodesenvolvimento mas também é possível identificar algumas dificuldades específicas por exemplo na comunicação e também em habilidades motoras finas por exemplo manusear manusear objetos né objetos para desenvolver essas habilidades né então Tais casos podem estar relacionado a atrasos específicos específicos no desenvolvimento inclusive na linguagem né na comunicação e na coordenação motora transtornos específicos quais são Então os principais transtornos escolares né transtornos específicos de aprendizagem como dificuldade em leitura escrita ou matemática então existem estudantes que apresentam bom funcionamento geral mas tem dificuldades persistentes nessas áreas né como leitura escrita e principalmente matemática Isto pode indicar que eles estão enfrentando transtorno específicos de aprendizagem né também tem os entos emocionais persistente aqui temos a agressividade ou isolamento e o negativismo estes padrões comportamentais e emocionais como agressividade isolamento e negativismo quando persistente ó quando persistente né quando persistentes pode indicar transtornos mentais né transtornos mentais e esses transtornos frequentemente interferem no quê no rendimento do aluno interfere no rendimento do aluno né no rendimento acadêmico e também no bem-estar geral do Estudante tudo bem Vamos falar agora sobre alguns fatores Associados às dificuldades escolares né que pode ser dificuldades transitórias que podem ser causados por saúde física fatores psicológicos questões familiares ou aspectos educacionais dentro da Saúde física a causa saúde física pode ser problemas de visão audição ou até mesmo sono né Isso pode causar dificuldade na escola O Outro fator que são os fatores psicológicos pode ser a ansiedade a insegurança ou a timidez causando dificuldade escolar também temos as questões familiares separação dos Pais isso aqui é algo constante na escola ou perda de o ente querido né são causas também para dificuldades escolares já os aspectos educacionais que não fica atrás nós temos o quê rotatividade de professor ou seja mudou de professor o aluno perdeu a referência dentro da escola temos o buling Né o aluno não consegue se inserir e os amigos fazem bullying com essa criança né ou seja pouca interação com os colegas tudo isso aqui causa o quê dificuldades escolares vamos falar um pouco sobre os transtornos mentais né que envolvem condições neurobiológicas que afetam o humor o comportamento e o raciocínio né E essas condições neurobiológicas causam prejuízos prejuízos duradouros né duradouros e Isso inclui por exemplo transtorno de neurodesenvolvimento transtorno de humor transtorno de ansiedade e transtorno disruptivos no caso aqui do neurodesenvolvimento nós temos o autismo e os transtornos de aprendizagem já o transtorno de humor é marcado por exemplo ou por tristeza ou por Euforia ou seja o alun não fica muito eufórico né já o transtorno de ansiedade e o transtorno disruptivos envolve comportamentos agressivos agressivos ou desafiadores tudo bem nas outras aulas que nós vamos fazer ainda nós vamos detalhar um pouco mais sobre essas especialidades tudo bem sobre os transtornos né bom falando agora sobre os diagnóstico e tratamento então para o diagnóstico e tratamento é preciso de o quê de uma observação Clínica multidisciplinar o diagnóstico dessas condições exige avaliação clínica detalhada e deve considerar fatores genéticos fatores biológicos e fatores ambientais né o tratamento pode incluir intervenções multidisciplinares então o aluno deve ter ajuda de diversos profissionais como em psicoterapia terapias educacionais e medicamentos né medicamentos somente em alguns casos e prescritos por especialista não é só pegar remé tomar né tem que ser prescrito então a educação inclusiva de acordo com a política naal Especial na Perspectiva da educação inclusiva é fundamental oferecer proporcionar as crianças com deficiência né condições concretas para o desenvolvimento humano isso exige adaptações curriculares e mediação pedagógica um ambiente escolar o quê [Música] acolhedor um ambiente acolhedor que Valorize valorize o quê a potencialidade de cada aluno tudo bem isso exige algumas estratégia para a educação especial né então estratégias para educação especial é para estudante elegíveis a educação especial existe algumas ferramentas para isso estratégia Como por exemplo o plano Educacional individualizado o famoso p e o monitoramento contínuo dos avanços ou seja avaliação [Música] contínua indispensáveis para monitorar os avanços desses alunos né além do apoio de profissionais especializado para redirecionar práticas redirecionar práticas pedagógicas tudo isso para uma prevenção e suporte escolar então a escola deve atuar de forma preventiva preventiva para identificar dificuldades de aprendizagem e oferecer suporte suporte adequado Isso inclui encaminhamentos a especialistas como pediatras psicólogos fonodiólogo né que a educação inclusiva seja eficaz né além de parcerias com órgãos de assistência social Claro quando necessário né é importante também que os professores estejam em formação continuada formação continuada para desenvolver um olhar sensível à necessidades individuais dos alunos e a promoção de autoestima e bem-estar emocional concluindo então a aula de hoje a escola ela é a maior oportunidade de superação para crianças e adolescentes né e é preciso de um suporte individualizado e sensível que pode transformar o futuro dos Estudantes então a escola enquanto espaço enquanto espaço de aprendizado e convivência convivência é uma das maiores oportunidades de superação superação para as crianças e adolescentes em situações de vulnerabilidade ou com desafios específicos bom pessoal esta foi a aula de hoje vou deixar na descrição o link deste ebook sobre educação especial né então ele é composto ó por diversas especialidades as principais especialidades que mais cai nos concursos né então aqui eu falo o que é deficiência ual eu explico falo que é dislexia né sobre diversas especialidades que mais caem nos concursos tá eu também coloquei 110 questões de concursos reais e essas questões estão o quê comentadas explicadas certinho para que no seu concurso você possa lembrar e acertar de forma objetiva tudo bem E no finalzinho deste e-book eu coloquei o estatuto da pessoa com deficiência Então tá aqui ó a lei número 13.16 de 2015 que é a lei brasileira de inclusão da pessoa com deficiência o chamado Estatuto da pessoa com deficiência para que você possa consultar quando estiver resolvendo as questões Tudo bem então vou deixar o link da apostilha impressa e também da digital em PDF Caso vocês tenham interesse tá bom bom então espero que vocês tenha gostado Aproveite se inscreva no canal deixa o seu like faça comentários façam perguntas tudo bem Eu espero você então na próxima aula até mais
#Você #tem #muitos #alunos #dificuldades #sala #aula #Educação #Especial