Webinar | Educação mediada por tecnologia em tempos de pandemia

By | 04/05/2025



Nesta série de webinários intitulada “Desafios da educação básica em tempos de pandemia”, trataremos de diversas temáticas …

Webinar | Educação mediada por tecnologia em tempos de pandemia/a>

e aí oi bom dia a todos eu sou a tatiana são as ter e na próxima hora estarei moderando esse incrível debate sobre os desafios da educação mediada por tecnologia em tempos de pandemia é importante comunicar que as manifestações expressas por integrantes dos quadros da fgv e seus convidados em eventos representam exclusivamente as opiniões de seus autores e não necessariamente a posição institucional da fgv o evento de hoje ele é promovido pelo centro de desenvolvimento da gestão pública e políticas educacionais da fgv fgv ensino médio e fgv em conta em parceria com sete e faz parte da websérie desafios da educação básica em tempos de com anemia a dinâmica do encontro de hoje será seguinte 10 minutos de fala para cada um dos três participantes e em seguida o debate sobre a temática a partir das perguntas da audiência e portanto você que nos estamos assistindo a partir das perguntas que vocês trouxerem a qualquer momento nossa equipe vai organizar todas essas perguntas para trazermos na segunda parte do debate as respostas com os nossos palestrantes e para discutir o tema educação mediada por tecnologia em tempos de pandemia nós convidamos o secretário os secretários de educação da paraíba cláudia furtado do rio de janeiro pedro fernandes e também a professora doutora graça moreira especialista em novas tecnologias educacionais eu desejo a todos um excelente debate e passo a palavra agora a professora graça moreira tá bom bom dia a todos primeiramente gostaria de agradecer o convite da fgv para participar deste nessa websérie e agradeço muito também poder dialogar com os secretários é professores também cláudio e pedro então muito obrigado tatiana e espero que todos aproveitem bastante de nesse nesse momento é a primeira coisa como eu sou professora eu vou abrir um pouquinho onde de é que fala de professor mesmo bom então vamos lá o apresentam o powerpoint para vocês mas muito rapidamente para que a gente possa e fica alinhado com que a gente tá conversando né então lembrando a minha professora maria da graça maria da silva e eu trabalho no programa de pós-graduação em educação currículo da são paulo justamente pesquisando formando professores e atuando na área de tecnologias na educação bom então a primeira provocação né que eu vou trazer embora a gente não responda de imediato é se a educação agora está no centro do debate então vamos finalizar eu vou tomar a liberdade de fazer um pequeno retrocesso não é para contar um pouquinho da educação brasileira nesses últimos 30 40 anos e nós tivemos aqui no brasil o avanço bastante significativo dos anos de1970 até até até esse ano né que foi a gente sair com uma situação que a escola pública era muito boa só doses dizem que era excepcional muito melhor do que é o da situação e para chegar ao a esse processo de universalização do ensino é por isso nós passamos nem a partir de 1980 uma série de reformas estruturais curriculares e legislativas das políticas públicas para inserção da escola no outro patamar é saimos então de cocos passamos para uma especialização do ensino especial é o ensino fundamental de nove anos em 1996 olha como faz pouco tempo a usar a ldb depois tirando outras outras políticas e outras possibilidades que foram o financiamento da educação parâmetros curriculares nacionais as diretrizes curriculares nacionais o plano nacional de educação é que separou aqueles 10 competências próprio lançamento da educação e a gente não pode dizer e até o ano 2000 nós não tivemos muitas conquistas na parte educacional é bom e agora em 2017 amasse já no século 21 eu acho muito interessante eu escutei professor nova falando numa laje a semana passada ele falou olha a escola do século de 20 deu muito certo especial aqui no brasil porque nós tivemos essa série de políticas mês normas que foram se sucedendo ao que a gente tem hoje nosso momento né nossos últimos anos foi justamente procurar a qualidade da educação à inovação à formação continuada dos professores a qualificação da gestão escolar enfim vamos melhorar a qualidade e melhorar a qualidade social da educação que é o mais importante bom esse ano chegou afastamento social bom então estávamos nesse clima a função de debate com a comunidade várias conquistas e chegou esse momento o e entramos no novo normal mas que que eu nova normal tá bom essa é uma história muito interessante porque rapidamente se vocês analisarem os pais dois meses e pouco menos de dois meses nós começamos uma nova cultura começamos a todo mundo agora sabe que live todo mundo sabe escutando falar sobre os últimos meses ainda tamo sugestões ou pedidos mudou a ser mortas os sub caça né vou misturar em portais e o multi principalmente né que é a graça do momento dos alunos né que qualquer coisa eles falam vou ligar o multi e o multi seu né vai me mudar bom dentro disso a escola né como é amplamente conhecida ela foi ela sim de uma hora para outra ela perde sua materialidade da escola né mas ficamos sair com contingente de alunos em casa e professores sem essa referência física na secção nossos espaços escolares seu cheiro sua polifonia e toda aquela e né aquele momento que nós temos da nossa vida muito voltar da escola não é à toa aqui no brasil nossa a escolaridade é uma escola ela faz parte de toda a sociabilidade ou da cultura escolar ela está impregnada dos nossos alunos basicamente toda a sociedade é uma escolarizada e somente aqui no brasil é bom frente a essa esse afastamento e se deixar muito da escola é tivemos algumas escolhas né algumas escolhas o que fazer escolhas sempre são difíceis então nenhuma dessas escolhas pode ser considerada como simples porque se sempre ao escolhe o escolheu uma coisa você diz escolhe uma série de outras né algumas escolas ou sistemas de ensino lutaram por nada a fazer tentar aguardar passar pandemia que se imaginou inicialmente que duraria pouco tempo para reabrir as escolas sem fazer nenhum improviso e as condições adequadas para os estudantes o segundo grupo escolheu a educação na contingência e é fazer o possível bom então assim começaram aulas que mostra as amigos de quais o envolvimento da comunidade eu pegue e devolve o materiais isso foi acontecendo logo em seguida né principalmente as algumas escolas universidades depois de três dias do afastamento já estava em funcionamento o terceiro grupo o topo fazer uma educação remota mais estruturado e eram os grupos principalmente diz de escolas particulares e de universidades também muitas delas particulares bom aí se investiu em tecnologia aumento de banda preparação rápido professores confecção de novos materiais e por último não quer dizer que seja o sol essas opções mais tiveram um sistema de ensino as escolas que fizeram uma pausa para tirar umas férias dos alunos informaram seus professores organizaram novas possibilidades de plataformas educacionais múltiplas mídias né o diagnóstico ea organização de cómodas acessar como as pessoas vão acessar e principalmente olhando para a equidade e a inclusão de todos o que é bastante difícil e ousado nesse nosso país já tem que sem as estruturas básicas né outros sistemas e é um aluno nisso né o aluno vai para casa ele é o aluno que tem acesso a tecnologias ele passa usar tecnologias não só para se comunicar com seus colegas jogar baixar música assistir vídeo mas ele tem que aprender a usar a tecnologia para mudar para e para aprender que é também um estamos aqui bastante grande né eles passam até a escola dentro de casa e começam a exigir uma nova medi que tá né tem uma nova cultura de como se comportar aí na na das largas nas videoconferências né então é no pode ir usar o uniforme para usar pijama para assistir aula pelo menos na parte de cima não pode falar palavrão não pode por mim porta estão conversando enfim o nut né famoso multi aqui qualquer coisa agora é só não vou botar você e outras questões que vão surgir é claro que os alunos a maior parte deles morre de saudades da escola principalmente dos colegas que é bastante interessante mas também morre de saudades professores isso faz parte da vida mais forte da vida dos alunos como fez para nossa também né e o professor a o professor eu acho que juntamente com os médicos foram aqueles que entraram na ilha de frente o professor que foi o eixo da mudança porque ao mesmo tempo que ele estabelece uma ligação efetiva dos alunos com a vida e com a escola eles não deixaram né pb assa continuidade de vida não foram é muito valorizados e é interessante porque todos se voltaram né os médicos e os professores então nós professores ficaram um pouco mais é nesse momento e fizeram fazem de tudo para chegar os alunos é claro que nós estamos numa situação emergencial e os professores estão ficando muito cansado então isso é muito bacana né trouxe revigorou o papel do professor mas a gente tem que entender que é são necessárias novas políticas e políticas públicas urgentes para que a gente possa tratar né desse afastament tá bom minha família a família foi muito interessante também porque as mães conseguem tá em casa ficaram com seus filhos e os mais que saem também seus filhos acabam aqui com ficando em casa e aí a escola chega em casa às aulas agora são coletivas a gente não tem mais aula professora um na aula participa o irmão o cachorro a mãe enfim né você tá dentro de casa normalmente é os alunos mostram demoram que fazem mostram seus cachorros isso é principal seu irmãozinho aumentou a convivência dos pais os professores é isso é muito interessante porque cria até uma parceria e uma convivência mais forte e muitas vezes os pais eles buscam tentar ser professores para suprir alguma demanda uma imagem ele se tem alguma demanda sobre ele futebol e o que que as escolas podem fazer então né e eu acho que algumas escolas cada escola tem uma intencionalidade eu acho que isso que dita o rumo das ações não só agora mas também é a seguir né que nós estamos um cenário que não sabemos que vai acontecer em quanto tempo nós vamos ficar nisso faz também então algumas escolas óptico diminui o isolamento nesse período né diminuir o stress são trabalho uma forma é bastante um pouco sociedade dos alunos dos pais principalmente aqui se mostraram muito anciosos com essa situação algumas escolas planejam já manter a rotina dos alunos e dos professores bom né algumas outras é trabalham para não perder o semestre principalmente com foco no conteúdo e especial para os últimos anos ensino médio por causa do em algumas outras buscam diminuir a evasão menos no foco da permanência do aluno seja escola pública ou em escola privada que tenha um saque tenha medo também de perder seus alunos que fechar e algumas um a continuidade do ensino presencial eu vou dar alguns exemplos para vocês não é de opções que tiveram eu tô passando na quarentena numa cidade ruim em uma vila praticamente no plural de são paulo e uma das coisas que mais chamam atenção eu fui à escola para tomar vacina e lá eu fui conhecer um pouco mais escola e perguntar como é que eles estavam fazendo agora durante a pandemia e o que que eles me contaram que as professoras toda sexta-feira colocam no saquinho supermercado e foi dado pelo próprio supermercado aqui da comunidade coloca os materiais e o plano de ensino roteiro de ensino dos alunos e as mães bem buscar saquinhos toda sexta-feira ou toda a segunda e devolve aquilo que os alunos a já fizeram e o mais interessante é que eles têm um celular para tirar dúvida se esse celular é móvel cada dia tá com um professor diferente então é não é para não deixar nenhum professor muito sobrecarregar então essa foi a opção que essa pequena comunidade que não têm acesso à internet mas os alunos não têm organizou né interessante foi a comunidade se organizou em outra escola é começou a trabalhar como celular fazendo uma lista de distribuição é pelo pelo whatsapp e o que acontece como a certa medida do tempo na do mês as mães não conseguem colocar crédito no telefone é muito comum que as professoras liguem para os alunos e bem essas explicações oi e esse trabalha muito junto com os pais quando eles conseguem né eles levam para as residências o leste para substituí-la acho que eles teriam na escola e o material e material de higiene estranho né é bom a gente tem outras escolas que montar uma verdadeira escola virtual ou não tensão da rotina aula de 7 a a meio-dia aumento de banda larga umas travadas e enfim trabalho bastante intenso o cada um e o seu site de professores um portal educacional e cartilha principalmente para os pais para eles quero saber como é que ele se comportam durante é esse momento né muito importante termine seus pais ficaram bastante ociosos e começavam da aula para os alunos respondiam para os alunos durante as aulas enfim cobravam mais o que o aluno já fazer o e outras escolas conseguiram adaptar os seus currículos e seus horários e novos tempos então tem dia que tem aula com já que não tem é tem aula de manhã à só pouquinho de sentar rapidamente o professor dá um tempo dos alunos desenvolverem depois voltam professor para manter esse contato e sempre com a participação dos pais então quais as práticas que eu colocar em destaque nesse momento não é são a combinação de estratégias de aprendizagem principalmente uso de metodologias mais ativas de aprendizagem na gente fica muito feliz com isso né comprei um pouquinho aula presencial ou aula salada como estou fazendo aqui é a combinação de meios essa vamos chegar ao aluno seja por meio que for né o diálogo com os pais eu acho que isso trouxe bastante movimento aí nessa integração tá minha escola muitas escolas e secretarias trouxeram um certo acolhimento psicológico os psicólogos para trabalhar a essa hum esse estresse dos professores alunos e família a interação entre professores a flexibilização do tempo dos tempos da escola né apoio no aprendizado os professores a formação nação e a comunicação entre todos que eu acho que também é a palavra de ordem nesse momento é e qual vai ser nosso normal próximo normal a gente não sabe ainda né mas o que a gente pode pensar em estimar velho uma visão bastante otimista é que haja esse novo renascimento ea escola volte por cento do debate entendendo que a escola é uma questão pública pública comum significa de todos né e que a gente vai precisar a investir bastante em políticas públicas na valorização de valorização muito grande do professor e esse estreitamento de escola família e comunidade então as pessoas que são e tem um ponto de vista mais otimista o meu caso eu acredito que nós vamos ter aí um debate bastante ampliavam esse sentido e quem é mais pessimista acha que sou uma onda que passa na cor de mia tudo volta ao normal né só que a gente não sabe qual normal que será isso então nesse momento nós estamos aí passando por essa evolução todos muito mobilizados com esse tema e nós esperamos que a partir disso a gente tenha uso demais tecnologias novas estratégias de ensino-aprendizagem e realmente uma mudança na educação e a mudança uma qualidade social mais ampla ea educação que nós queremos e nós merecemos enquanto brasileiros um excelente professora graça muito obrigada fico eu sei que o momento complicado que nós vivemos mas ele traz à tona a questão da tecnologia porque ela já já está na entre nós então trás isso para a escola e é um benefício gigantesco né também traz novamente o debate do currículo da gente é enxugar um pouco esse currículo para trazer os conhecimentos realmente poderosos que fazem a diferença para o ensino e principalmente começar a aproximarem-se momento de poder a gente vê a comunidade que nem tu trouxe se aproximando da escola novamente isso é primordial porque a escola tá ela existe para formar cidadão antes de formar um profissional formar o cidadão eo cidadão ali é a própria comunidade muito obrigada vou passar agora vou convidar agora para falar em 10 minutinhos e é contar um pouco de como está sendo a estratégia é a no estado da paraíba então convido o secretário de educação esse e da ciência e tecnologia do estado da paraíba cláudio cláudio furtado para conversar conosco seja bem-vindo bom dia adriana bom dia costurar graça queria primeiramente agradecer a tv a oportunidade está aqui nesse webinar curtindo é está sujo da educação basta academia e agradeceu conserva a professora a presidente está aqui representando também o conselho e dá uma um abraço nosso amigo por solteiro e em breve tá cara também conosco é geralmente o senhor a graça de uma uma geralda ele tem esse momento né que já que acontece a gente tem um mundo em transformação e o que a panela do forró 2019 em casa e a necessidade a gente solucionar hoje questões que a gente sempre vinha discutir o amanhã então é comunicação produção consumo vivências relacionamento tudo isso é tem que ser repensado neste momento e apartamento e coisas e discussões que nós sempre discutimos para um período mais distante ela é mas eles tiveram ser discutido nesse momento atual devido à necessidade e manter as nossas escolas e assim a escola como espaço de aprender essa discussão não é recente a até a tecnologia tornou-se aliada é em diferentes atividades de planejamento das das escolas e e avaliação porém mim para ela ela foi considerada uma uma ferramenta imprescindível como ela será sempre considerada agora então ela esse momento gás a tecnologia como imprescindível a gente continuar ajudando formando nossa jovens certo e colocando essa interação como própria professora graça neste momento então o ambiente se tornou um ambiente social para aprendizagem interação que se envolvimento mas agora é como a graça bem falou de uma forma de localizada virtual ou seja você não tem eh intendo de olhar para o versa em diversos problema que a gente vai ter que buscar início de todos os aquelas é colocação estará colocou é essa é uma atitude planejada é uma o destino remoto não é ele é lixo o que tem que ser feito que morre no momento que a gente tá precisando você tem que fazer o treinamento tem que tem que fazer ou seja ele tem que ser colocado para rodar é por todos com todas aquelas variáveis que ela pelo corpo ela rolou burro ou seja não dá para parar e esperar para depois da academia porque a gente não sabe é quanto tempo a gente vai vai ficar assim bom então esse momento ficou aqui não fique em casa mas nosso se você vai ficar em casa você tem que ficar aprendendo e todas as mobilizações que foram feitas foi no científica e para formar é isso no no o paradigma de você ou seja em semana aconteceram transformações na educação que a gente não viu em décadas ah entendi tecnologia você coloca fazer rodar então a gente como ele teve que casou que eu desafio global e para fazer uma solução local ou seja a gente sabe os problemas que têm de conectividade de acesso das pessoas de locais e morta então a gente tem usado seu global que a questão da conectividade da pessoa da internet para as pessoas que estão problema o pedido mundo mas a gente tem que fazer isso com a solução local que era para educação então trazendo para nossa o caso da paraíba ele tem que fazer o quê uma análise do contexto local observar as experiências filho de fora as experiências globais e e fazendo uma proposta para respeitar as diferentes é a diferentes situações que nós vemos em um em obter esta rede sejam você tem um estado pequeno com uma paraíba a gente tem 4 milhões de habitantes onde está demográfica é isso é seu e vocês habitantes por quilômetro quadrado é a conectividade que a gente tem internet móvel em torno de 51 por cento é internet wi-fi a gente fez uma série e também pegou dados do copo nic.br dos esses da conectividade aqui e olhou também a questão das escolas a gente tem hoje 658 escolas na dele 246 mil estudantes matriculados e pessoas sumiu mais de 18 mil professores estudantes que têm computadores em casa esse aí só do certo por cento dos não tem computador em casa e estudantes que têm acesso à internet o celular 63200 e aí você vê o que o acesso à internet é muito parecido que a gente tem por exemplo na pesquisa do ibge que em torno de 60 e está sendo feito por cento na classe c e torno de se assentar 70 abaixo o centro nós passei e dele é então e que isso dança vamos atrás também quais são os outros meios vamos molhar quem tem tv digital uma casa ou ficou do esforço do governo daquela questão da tv digital vou malhar então a gente tem o jogo isso aí e 49 por centro da rede tem tv em televisão digital no caso bom então assim a solução para paraíba que a gente colocou um paraíso época ela tem que ser um misto aí tem que fosse multiplataforma ou seja quando a gente pudesse entrar sua internet ou tv e por uma prova a professora graça falou vai ter comunidades que a gente vai repetir com papel que o ônibus vai lá uma vez por semana é uma comunidade rural deixava o as atividades e também canta a escola ela tem que fazer um planejamento da peste justamente para olhar para essas condições socioeconômicas quando ela tá invertida e qual vai ser abordagem como ela vai chegar algum bastante dela então a escola vai ter não eu tenho uma novidade você tem acesso a internet ou seja uma dessas e de outras eu consigo usar o whatsapp uma professora graça falou o outro outra rede social outra não a gente só consegue bom dia impresso então a gente tem o plano está perto da escola contato da escola isso mostra também que a solução pode academia vai ser escola escola na reposição ela não pode ser uma solução geral você gente já ficou bem que pensar nisso aí então a gente pensou informação é professor o orientações pés sistemática a secretaria em panos papéis baseados nas unidades dos sim porque as unidades de ensino ela ver a em uma adaptação a diversas atividades locais bom então a gente criou chamado paraíba duplo que é um misto aí de tv internet ou seja uma plataforma quando você entra com o google sala de aula é também estamos lançando o aplicativo para garantir acesso de dados dados livre porque tá para solucionar aquele problema que aconteceu da graça falou de uma escola a família fica sem os dados na internet como é que ele vai ter acesso então nesse aplicativo ele entra e acessa e sem pagar nenhum custo a plataforma do estado um aplicativo que foi os fornecidos pela pela rede do espírito santo aí nesse período a gente usando a qualy semanas para dividir soluções e resolver problemas nesse nesse tempo de pandemia e também definimos tem emprego e ela coração de roteiros de estudo que foram suavizadas e por questões itaipu próprios professores fazem seu seu plano está a pé o que como professora graça falou e a gente tem que olhar os casos a portas é uma das maiores referências em cima remota do mundo aconteceu na ásia com caso da china coréia no brasil de apartamento é mais de 300 milhões de estudar e um grande queixa dos estudantes era a pressão da socialidade e dos professores era a quantidade de trabalho eles fazem porque eu trabalho não passa não tem horário então esse é um cuidado que a gente tem que ter também da manutenção da saúde para finalizar o que a gente fez recursos educacionais digitais e é uma plataforma um aplicativo de gato tv com a las cifras aulas branco é baseadas em grandes eixos temáticos e e sistemáticos são puxados em diante da programação dos professores para a base em a base comum e curricular vez para a gente fazer a contagem o conteúdo contato direto com gestores e também o uso dele quando você não acessar água o material digital então nisso aí e ferramentas digitais para você ir e também distribuição do material para que você universalize a chegada aqui então é isso a minha preocupação já passei ele alguns alguns segredinhos muito obrigado um excelente cláudio acho que não dá para ver no vídeo mas meus olhos estão cheios de lágrimas aqui de emoção de ouvir esse esforço né porque para quem trabalha com educação a gente sabe que não é trivial em tão pouco tempo se estruturar dessa maneira na e já tô cheia de perguntas audiência também já tá fazendo várias perguntas muito bacanas nós vamos segurar um pouquinho e agora eu quero convidar o secretário de educação do estado do rio de janeiro pedro fernandes para conversar conosco seja bem-vindo o pedro a gente não está te ouvindo hoje esqueceu de liberar meu microfone aqui mas tá tirando a bom dia obrigado a você ft pela oportunidade está aqui trocando experiências ficaram muito parabenizar ao meu colega cláudio nosso secretário a graça pelas palavras eu acho que nesse momento a gente precisa muito trocar experiências está sendo uma situação nova para todo mundo a gente aprende a cada dia erra muito porque não temos muito tempo de se planejar e se preparar mas eu nunca vi tamanha vontade o tamanho a dedicação de todos os personagens de educação para tentar superar esse momento difícil eu tenho certeza iremos superar quero saudar todos os demais colegas que estão participando nos assistindo aqui e eu acho que foi muito bem produzido pela graça pelo cláudia essa nova realidade está vivendo talvez uma o filme gestores de educação da história a primeiro pela falta de planejamento todo mundo foi pego de surpresa aliás literalmente o mundo foi pego de surpresa a gente não tem tanto tempo e fazer um planejamento tão eficiente o caso do estado do rio de janeiro e são paulo um pouco mais porque vamos afetados é no primeiro momento aqui no brasil e tivemos que estar tá o processo foi com brasília também para que a gente não pudesse dar uma resposta mais rápida nós temos a questão da resistência à rede é muito resistente muitas pessoas é por ser uma coisa nova por ter uma categoria onde no caso do rio de janeiro mais de oitenta por cento dos profissionais têm mais de 45 anos e os pais com que exista naturalmente uma resistência maior mas ao mesmo tempo foi um exemplo de superação pela pela forma como os nossos professores estão se adaptando a essa nova momento a tecnologia e fazendo todo o esforço para proporcionar os alunos o que é melhor nesse momento é dentro das possibilidades então é eu acho que essa questão da resistência tem sido um grande desafio nosso a acho que segundo grande desafio é a própria velocidade de implementação das ações mesmo estando por causa do rio de janeiro no estado de calamidade onde flexibiliza um pouco aquisição de produtos de projeto é uma dificuldade muito grande você fazia licitação tomada de preço para poder dar a resposta é a no momento mais rápido possível para nossa sorte graças ao concede a gente a guinha mantendo uma relação com o google a desde o ano passado isso facilitou muito a ao rio de janeiro experimentar essa plataforma no tempo muito rápido até porque nós já tínhamos um material porque já viram os planejando utilizar essa plataforma como ferramenta de a aula perdida de reforço escolar então nós somos os primeiros a utilizar plataforma digital é justamente por já está com esse trabalho muito adiantado para google então além da questão da plataforma e hoje a gente tem oportunidade que no rio de janeiro de oferecer o que tem de melhor no mercado aquilo que principais escolas particulares utilizam em relação a plataforma como bem diz cláudio a o outro grande desafio são aqueles alunos que não tem essa estrutura é o por questões de geografia por viverem no interior no local que não têm acesso à internet e outros por questões sociais não terem condições mesmo de ir às vezes tem um telefone em casa tem um computador em casa se quando lá é ter uma internet que suporte esse estudo trabalho então a secretaria tem que pensar em uma estratégia de justiça primeira na questão dos alunos que têm essa estrutura que a gente implement a plataforma e trabalho com os professores nessa plataforma ou seja é muito específica para aqueles alunos que não têm acesso à internet então para isso a gente imprimiu todo o material auto regulado pelas próprias escolas já estão trabalhando e entregamos agora na casa de todos os nossos alunos em paralelo a isso nós montamos um call center aqui os nossos professores da rede possam tirar dúvidas por telefone a para os alunos coisas que quem tem acesso a plataforma faz uma forma online mas quem não tem nós temos que montar uma estratégia para limitar esses professores aos alunos então a gente coloca um grande call center onde o aluno liga para o nosso para nossa ouvidoria falar meu nome é pedro sou do segundo ano eu tenho uma dúvida em matemática e a partir daí o professor nosso do segundo ano de matemática viva com esse aluno e participa com ele de uma forma mais objetiva possível para poder tentar esclarecer a dúvida desse amor a em paralelo a isso mesmo tendo cerca de oitenta por cento dos alunos que relatam pé acesso e a internet nós decidimos comprar chip de internet para todos os nossos alunos professores para poder tentar enfiar isso máximo possível é para que todos né o praticamente todos possam ter acesso a internet mesmo assim a gente sabe que por questões estruturais não chegaremos a ser por cento dos alunos com acesso à plataforma e pensando nisso mas também iniciamos nessa semana a as vídeo-aulas na tv aberta e tv fechado mas conseguimos uma parceria com a tv bandeirantes aqui e e nós temos duas horas diárias sem falar das outras parcerias com as tvs fechadas para que a gente pudesse proporcionar esse conteúdo para os nossos alunos claro a gente tem que estabelecer um critério mas priorizam o ensino médio até porque esses alunos a gente vai ter um tempo menor de recuperar esse conteúdo perdido e é importante dizer que por mais competente que seja o nosso trabalho por mais certo que seja estratégia que nós fizemos nada substitui nesse momento porque o senhor sala de aula principalmente da forma como a gente está fazendo por não ter tido um planejamento e uma e um treinamento uma capacitação para sempre chama o nosso professor os nossos 45 mil professores que estão em sala de aula a gente já conseguiu capacitar 34.000 é a gente está tentando avançar para para sempre por cento dos professores mas é um desafio muito grande até porque ainda existe uma limitação até mesmo de professores em relação à tempo em relação à até estrutura mesmo mas a gente tá conseguindo avançar de uma de uma forma muito significativa mesmo com toda essa dificuldade aqui no caso do rio de janeiro amanhã queria chamar atenção já que o meu tempo já já tá te esgotando de um outro grande desafio que eu acho que vai ser até maior que todo esse planejamento de implementação que sair da sorte e pouco as pessoas estão falando sobre isso e vai ser a crise financeira eu ir logo após ou melhor já está se instalando em todo em todo o estado isso vai aceitar obviamente não só escolas públicas mas as escolas particulares também mas em especial as escolas porque no caso do rio a gente vai ter uma perna uma perda média de trinta por cento de sms tivemos uma perda muito significativa de roi do que uma importante fonte de recurso aqui no caso do rio e eu acho que o grande desafio a partir de agora dos gestores é conseguir fazer com que fechamos o ano venha com salário dos profissionais em dia com os fornecedores em dia ela com os insumos necessários concessionárias enfim é uma série de ações que vai ser que vai gerar um desafio muito grande para todos os gestores e e essa tem sido a nossa maior preocupação nesse momento para que a gente possa entrar finalmente no planejamento das voltas ao e esse sim acho que vai ser o maior desafio de todos porque eu vou dar um exemplo muito simples é a primeira a gente vai ter que fazer assim que as aulas voltarem todo uma análise individual do aluno não tem que fazer uma avaliação de igual porque não dá nem para montar uma estratégia específica para uma sala por um uma escola porque cada aluno vai ter uma absorção desse conteúdo do completamente diferente do outro ou por falta de estrutura ou por dedicação e participação da família ou por uma série de outras questões e a gente tem que avaliar mas acima de tudo montar uma estratégia de depois conteúdo perdido de cada u oi e para que a gente possa fazer isso a gente tem que levar em outras questões que vão ser outros grandes dificuldades por exemplo é como a gente vai voltar as aulas presenciais e os alunos usar a imagem no caso do rio de janeiro nós temos uma rede com mais de 700 mil alunos a gente foi juntar todos os alunos aqui do estado do rio de janeiro como falando aí mais de 4 milhões de alunos e e pela pela net pela própria estrutura da saúde diz que esses alunos ela não podem ficar mais do que duas ou quatro horas com a mesma mágica então vamos ver que no mínimo teríamos que usar oito é duas máscaras por dia isso dá praticamente aí um milhão e meio de mais que eles por dia no caso só das escolas parte das escolas estaduais mais de oito milhões no caso do estado do rio de janeiro por dia de máscara e isso é um número totalmente fora da realidade de qualquer estrutura e vai ser muito difícil a gente retomar as aulas presenciais enquanto a gente não tiver uma uma uma luz nerd que a população já tá é imunizada pelo menos um percentual muito aceitável para que nos dê segurança para voltar sem startar uma nova crise nos hospitais que já tá colar passada que ele está em boa parte do brasil grande parte do brasil então é uma preocupação muito grande porque a nossa prioridade é a quadrilha e com a saúde dos nossos alunos profissionais e seus familiares então a gente vai ter que juntar uma série de coisas uma questão de saúde pública uma questão social e uma questão é técnica para que a gente possa em parceria com esse deu mais órgãos é gerar a melhor estratégia possível então bem acabei de ver aqui com meu tempo já já se esgotou mas desde já eu quero muito agradecer a parceria de todos vocês porque essa essa experiência que a gente adquire né com com vocês vai ser sem dúvida muito importante para que a gente possa fazer o nosso trabalho da melhor forma possível e finalizar é uma outra grande preocupação que a gente tem já que eu falei da questão social é com a questão nutricional dos nossos alunos infelizmente grande parte dos nossos alunos a única refeição que faz no dia é dentro da escola e você já eram uma uma crise muito grande porque o que a gente recebe do pinaia totalmente irrisório 36 centavos por dia agora oito reais por mês por aluno e nessa crise que a gente está vivendo em que se você gerar para os nossos alunos numa uma cesta básica ou vale tem recurso suficiente para suprir toda rede todos os nossos alunos então gera uma angústia muito grande e todas essas dificuldades que a gente está enfrentando mas eu vou falar para vocês uma coisa que eu falo todos os dias eu acredito muito na capacidade dos nossos profissionais de educação e eu tenho certeza que mesmo com toda essa dificuldade a gente vai conseguir superar isso dá a volta por cima e proporcionar para os nossos alunos o que for de melhor dentro das nossas possibilidades que o instrumento caso obrigado aí pela oportunidade de aqui com vocês muito obrigada secretário pedro fernandes eu realmente sou uma pessoa bastante otimista e diante do que do que tu tá falando né das desses grandes desafios que a gente tem eu consigo eu consigo ouvir que o governo né vocês pelo menos que isso aqui apresentando o governo estão trabalhando fortemente como a visão sistêmica né o aluno integral né e eu também é o secretário cláudio comentou de tá trabalhando junto com outro estado isso é muito bacana para alavancar né o trabalho para facilitar então essa integração entre os estados é algo muito importante e apesar da nossa temática ser tecnologia e o senhor ter trazido a questão do financiamento não existe tecnologias em um investimento né então realmente é algo importante pra a camisa temos muitas perguntas interessantes eu acho que com o tempo que a gente tem a estação como conseguir cobrir todas mas vou trazer algumas para vocês ok eu entendo que algumas dessas perguntas elas já foram endereçados então não vou fazer diretamente mas é gostei de saber de secretários quais são as iniciativas eu sei que você já comentaram o secretário do secretário e o janeiro já comentou um pouquinho mais vocês puderem resumir a gente tem mais uns 12 minutos de lá binário é quais são as iniciativas públicas que estão sendo feitas a respeito da qualificação dos professores nesse momento principalmente pra gente está investindo nessa multiplataforma né gente televisão é tecnologia internet e também material impresso que chega as maneiras diferentes nas poder então compartilhar com a gente quase iniciativas públicas a respeito à qualificação dos professores para o cláudio e permitir eu posso começar aqui depois ele comprimento mas não cai a neuro como eu disse a gente acaba essa é a pastor praticamente 7075 por cento de nossos professores ao eu tenho uma reunião agora às 11horas com todos os municípios em parceria também qual fv e outros parceiros a gente falar exatamente a questão de capacitação porque além da capacitação feita pela secretaria de estado de educação é a nós buscamos parceiros comércio de bebê como estácio como várias outras instituições que estão disponibilizando essa essa ajuda para capacitar e formar os nossos professores e é muito bacana você ver esse esse processo de solidariedade de todos participando quero muito agradecer a professora cláudia coxinha o professor hoje nos países que têm sido fundamentais em processos de articulação de trazer iniciativa privada para nos ajudar nesse momento tão difícil que a gente vê enfrentando então eu acho que esse é o momento de parceria de união e isso o seu último caso da realidade do rio de janeiro mas tem certeza que na realidade dos outros estados também a gente vem trabalhando essa questão da capacitação interna mas o ar iniciativa privada tem nos ajudado forma gratuita e voluntária essa ajuda utilizando essas ferramentas as suas plataformas para que possam capacitar os nossos professores da melhor forma possível para que isso seja revertido obviamente numa melhor qualidade de aula online é a por nossos professores e é muito bacana temos aqui alguns comentários né e aí vou direcionar pergunta para professora graça é que trazem que alguns pais estão também sofrendo né de depressão detenção de expresso com essa situação eles estão também trabalhando questão de apoiar a educação de seus filhos algumas pessoas aqui demonstraram também que estão percebendo que os seus filhos na educação básica não estão tendo um rendimento nesse período o aproveitamento é tão bom se comparado com o presencial e aí a pergunta é como que os pais ea escola podem apoiar com atividades nesse momento de pandemia trazendo esse cenário né de que todo mundo está sendo altamente demandado que bom né gostei muito de participar com o secretário escolar de pedro parabéns pelas iniciativas e eu gostaria de dizer um pouquinho para famílias ou para as mães que estão bastante do abas nesse momento é que eles na verdade eu acho que a parceria com a escola e os professores né é a melhor saída o pais muitas vezes eles se colocam né o papel de trabalhar com seus filhos de ensinar seus filhos mas os pais não são professores eu acho que esse stress eles podem tirar do seu ombro né mas o que eles podem fazer é entrar em contato aqui comunicação solidariedade generosidade ea são as palavras do momento né existem muitas muitas dicas estão questões lives na internet que estão trazem há muitas opções do trabalho com os alunos entre os pais e os filhos eu acho que podem pode resultar num bom bom samba aí mas principalmente onde que calma né entender que nós estamos uma situação atípica é e que nesse momento né acho que grande parte do esforço é para diminuir um pouco e se estressa atenção né é melhorar a qualidade de vida do pais os alunos os professores nesse momento e museu os conteúdos a gente vai recuperar um pouco de tempo é muito bom graça e a empresa nessa questão né do vamos recuperar os conteúdos com um pouco de tempo e aí direcionando as questões para o secretário a gente tem uma pergunta específica do enem né como vai ser o enem este ano considerando esse esse gap que a gente provavelmente tenha né é de aprendizado os alunos a questão do enem antes instrução que aqui a gente quanto o série a gente você tá muito preocupada gente tem mantido contato com ministério certo principalmente porque a gente sabe que todas as vezes a gente está nesse momento de adaptação é as próprias universitárias estão paradas também ou seja existe uma um problema também no calendário da da das próprias universidades então e o jovem mais uma data mais à frente seria muito importante para a gente cada vez mais diminuir o pep que já existe dentro das redes públicas e privadas é e a gente olhar a as os estudantes que estão nos anos finais ele se mexer vão ter dificuldades porque a reposição na volta é complicada e principalmente quem vai fazer o evento chega aqui ajeitar entrando com aulas é remotas mais baseada em conteúdo pessoal do terceiro do mestre mas mesmo assim a gente sabe como você mesma falou essa pergunta para graça isso depende muito da adaptação do aluno seja ficou um aluno vai conseguir é colocar o tempo dele para manter a seja ele tem uma adaptação do estudante aí então dá pra são do professor mas tem adaptação do estudante como eles do tempo dele assim e é e produtos de conseguir produzir para ser criativo ou seja eu tenho a dificuldade sabe chegar o causa de toda essa questão da mudança que está abrindo precisando para vir para escola eu pensou e também do alan se integrar agora uma nova uma nova filosofia de ele tem que fazer o seu horário certo então a organização do aluno você por isso que às vezes quando me pergunta eu disse o aluno ele tem que criar uma agenda dele como se eu tivesse aulas normais para garantir um fluxo de estudos e acompanhamento daquele conteúdo para ele manter ali no nível espera para ele fazer o enem porque se ele não conseguir manter isso é darlan aquela coisa a participação do pai às vezes tem pais que entre em contato como é que eu faço para o meu meu filho se mantendo que você tem que se organizar nos oi gente sabe isso justamente pouco com toda essa participação mas nesse momento de envolvimento da família do professor e da escola importante que também a necessidade ea da violência no postergada um pouco mais tá que a gente não cause cada vez mais um defe maior entre as redes um excelente usando uma palavra que eu trouxe aqui na sua fala que veio uma pergunta também da audiência mas eu vou direcionar agora para o secretário pedro é trouxeram perguntaram sobre como trabalhar o protagonismo estudantil nesse momento de academia e inclusive o secretário cláudio comentou nada que vai ter uma bastante volume conteudista nesse momento mas precisa de um certo protagonismo do aluno no contexto de conseguir organizar sua própria agenda mas a gente sabe que educação demanda gostaria de desenvolver o protagonismo muito além desse né e aí o secretário pedro fernandes comenta na sua fala que agora e também posso com anemia a gente vai precisar fazer um tipo de avaliação individual do aluno que algo ruim tom desejado para as pessoas que trabalham com educação né então minha pergunta é o que que você se você já tem alguma plataforma como vocês estão trabalhando essa avaliação individual e também considerando a pergunta colocada pela audiência do protagonismo do estudante e é nós iniciamos no ano passado um projeto chamado conhecer era justamente para que a gente pudesse teu entendimento da rede como funcionava a gente iniciou com os terceiros anos e com os nomes anos e agora a gente ia já no planejamento desse ano levar para o primeiro ano e para o sexto ano também eu seja os últimos anos da nossa rede para o primeiro ano da nossa rede também tô aqui com essa necessidade a gente chegou entendimento que nós teríamos que fazer para todos os anos para que a gente pudesse ter um resultado individual de cada aluno e se mostrou para a gente muitas coisas primeiro no caso do rio de janeiro a gente recebe os alunos das redes municipais com beto de aprendizagem muito grande e a partir daí até o motivo da reunião que eu cortei agora de 11 horas por secretários municipais é para oferecer para gente levar essa avaliação também para todas as escolas municipais porque esse diagnóstico tem que ser feito da forma mais precoce nós vamos iniciar para evitar que ele chegue no estilo médio no fundo dois com esse com esse déficit é muito triste quando a gente chegou no passado e ver que é 70 80 porcento dos nossos alunos finaliza o terceiro ano sem saber as operações básicas de matemática português isso é muito grave a gente precisa trabalhar isso desde o início desde os anos iniciais para poder reverter esse processo da melhor forma possível então a fazer essa avaliação individual é fundamental é que a gente possa montar uma estratégia para que as nossas escolas possa montar uma estratégia individual para cada cada aluno e com isso é também reduzir o percentual de aprovação que é um outro desafio muito grande a gente chega ter aqui na capital do rio cerca de trinta e cinco porcento 3335 por cento de aprovação no primeiro ano do ensino médio é porque aqui na capital a gente só tem ensino médio fundamental efeito é isso e isso faz com que a gente liga um alerta para poder trabalhar em conjunto com as secretarias municipais para que a gente possa fazer esse acompanhamento beijo nos anos iniciais então quando a gente implementou esse esse processo diagnóstico essa prova diagnóstica aqui na rede isso passou a dar um diagnóstico para a gente muito importante para poder se planejar e montar uma estratégia específica para cada escola e agora com essa pandemia infelizmente a gente vai ter que fazer um processo muito mais apurado levando a uma estratégia individual que vai dar mais trabalho mas é extremamente necessário para fazer com que os alunos não fique ainda mais prejudicados do que já estão certos um excelente muito obrigada pessoal que estamos ouvindo em casa agora são 1059 faltam minutinhos para a gente acabar essa live então nós não vamos poder responder todas as questões mas teremos outros vários webinários nessa série eu quero agradecer imensamente o convite para estar moderando esse primeiro o a binário conversando sobre mediação tecnológica e em tempos de pandemia para educação e agradeço a participação secretária cláudia furtado e pedro fernandes e da professora graça espero que tenha vocês tenham aprendido bastante com essa nossa esse nosso debate e torcemos juntos que todos estejam bem fiquem saudáveis e que a nossa educação brasileira ela se aprimore bastante para essa experiência agradeço a todos a participação e tenha um bom dia fique bem o pelado

#Webinar #Educação #mediada #por #tecnologia #tempos #pandemia