Webinar: Soluções Tecnológicas para educação

By | 06/05/2025



Esse período de distanciamento social demonstrou a importância crescente da tecnologia para o campo da educação. Por isso …

Webinar: Soluções Tecnológicas para educação/a>

oi boa tarde pessoal muito obrigado já vou começar a agradecer a presença de todos vocês já está aqui para mais um é vinagre né é o tema de hoje é soluções tecnológicas para a pele do capitão e é o tema que muito atual né porque a gente tá nesse nesse momento digitar sua rede social né então a tecnologia nunca foi tão necessária na nossa vida né na vida escolar como todo então é para isso a gente trouxe três convidados aqui três empreendedores de editex aí eu fiquei digitais são as startup de trabalho no mercado de educação né e tava vendo um levantamento da associação brasileira de startups que do 2019/2020 tendo conhecimento de 23 por cento no número de tex no brasil é um mercado imenso né com o que a gente tem muitos estudantes brasil um país continental temos muitos estudantes muitos pais de estudantes temos muitos professores leva convidados colar o hospital sedenta e com muita gente tem muitos problemas a serem resolvidos né e sedenta de soluções para esse problema é então caiu só trouxe aqui a gente combinou três empresário gente téchiné é a letícia tapia daqui é do projeto escola segura é o léo demais ver que ele é diretor do comitê gestex da associação brasileira startup também é fundador da do filho sem fila ele vai encontrar depois do pouco mais como é que funciona a empresa né e o eric moutinho que é do erp escolares né que o do articulador da do da plataforma scolari e os três vão contar um pouco do como funciona a soluções que eles têm e depois a gente vai bater um papo vai funcionar volta de nada até que eles vão falar eu vou fazer algumas perguntas para ele e depois a gente vai abrir para as perguntas que vem de vocês no chat então já vão preparando aí as perguntas né e a gente vai ter que usar vírus para que a gente seu passado a palavra os nossos convidados e lembre-se de se inscrever aqui no canal que ainda não é bom é bem o seu joinha aqui porque é muito importante porque quanto mais a gente tem na live para mais gente essa live vai ser entregue depois quando terminar aqui lembrando que ali fica gravado então depois que você quiser assistir de novo compartilhar pessoas ela vai ficar aqui travada essa lá que dá direito ao certificado mas tem que escrever então aqui não se inscreveu lá no círculo se inscreva para poder receber o certificado é essa lá de uma realização da unidade de cultura empreendedora do sebrae nacional e do centro de referência sebrae educação empreendedora tão chega agora de avisos paroquiais nós vamos ao que interessa eu vou passar a palavra para letícia para ela contar um pouco do projeto escola segura aí fala um pouco sobre ela também eu tinha chamado para com você muito obrigado pela presença e lá eu que agradeço o convite é um prazer eu não me apresento como enfermeiro apresenta com a professora formada em enfermagem durante 15 anos eu trabalhei em unidade de terapia intensiva uma mas há 15 anos também eu sou educador em saúde né há sete anos uma família me procurou para realizar uma palestra de primeiros socorros de uma escola e foi quando eu entendi que era um nicho que podia ser melhor abordado em termos de saúde então não tem um projeto que levaria informações e formações de saúde para as escolas e lidera acabar esse projeto no final do ano que eu sou professora do ensino superior eu tinha outras demandas mas é muito certo projeto ele foi bem aceito por esse público e a gente já tem hoje sete anos de empresa é hoje a gente se intitula de programa escola segura é um programa todo cliente que adentra ao nosso portfólio ele é acompanhado por dois anos nesse programa e dentro de escrever o nós temos alguns serviços dentre eles formações palestras e o que nós estamos fazendo nesse momento ou assessoria remota então assim como a maioria das outras empresas no final se alguém encontrar para poder conhecer tudo olha a distância e para isso a gente tem utilizado alguns recursos como plataforma para poder adequar e os protocolos sanitários para que a reabertura escolar acontecer de uma maneira mais segura mais acolhedora sem se caracteriza a escola mas para que isso seja possível e nós atingimos aí já todo o brasil só eles são trabalho que a gente tem desenvolvido hoje prioritariamente nesse momento de com anemia é uma assessoria de saúde escolar né gente acredita muito nessa parceria educação e saúde caminham juntos a 10 tá ligado letícia muito legal ou o projeto de vocês é principalmente nesse momento né eu acho que a palavra saúde que tem tudo a ver né nosso esse momento está passando hoje então bem bacana frequente vai mais no coração de como vocês trabalho tudo né mas antes eu quero passar a palavra para o mel guimarães né para ele contar um pouco também sobre o filho o filho sem fila né então léo falar com você muito prazer em conhecê-lo é muito obrigado pedro filho sem fila meio trava-línguas também né não não ajuda muito tá então trava-línguas como meu sobrenome demais né pedro bom é eu sou empreendedora 17 anos jornalista de primeira formação mas comecei a trabalhar com tecnologia há dez anos quando fundei uma empresa chamada entre tiver porque desenvolve a tecnologia por encomenda para outras empresas é além disso ou até antes disso eu sou pai de três crianças uma criança de 26 anos outra de 16 e outro de 13 mesmo sendo mais tão crianças para a gente quer pai normalmente eles ainda tem essa esse jeitinho né eu digo isso sempre porque foi ter filhos que me proporcionou criar o filho sem fila que é um sistema de logística de organização de entrada e saída de alunos nas escolas é que tem ajudado de 200 clientes ao longo desses seis para sete anos que a gente tem a solução é tanto no brasil como em outros países como o canadá uruguai e paraguai também é eu costumo brincar que ter três filhos sou eu que cansei de pegar fila na porta da escola e acabei pensando uma solução é mas na verdade ou a gente vê inclusive a solução agora para volta às aulas presenciais como uma grande oportunidade aí para ajudar as escolas que é o nosso propósito a diminuir aglomerações e tem sido um um ponto super positivo na solução além disso como você comentou eu estou diretor do comitê dia de tex que são as estampas de educação é na que no brasil né na associação brasileira de startups muito bem colocado o teu número lá e para dar um complemento tão 776 startup de educação que a gente mapeou no último levantamento que a gente fez uns dois meses atrás e eu sou professor de empreendedorismo e inovação na fiap que é um faculdade aqui em são paulo mas eu dou aula para as ondas do brasil todo alguns até que moram fora tanto na graduação quanto no nba nba porque os o professor dos cursos online e o papel bom está disputando a gente aí eu estou perfeitamente vocês não me ouviram é que deu corte zinho para mim no meu áudio aqui no finalzinho mas sem problema tá então tá bom eu poderia repetir não tinha problema não é que você está falando que você é professor também e aí foi a parte que cortou para mim mas você sabe o pessoal também para garantir claro não tem problema eu sou professor de empreendedorismo e inovação na fiap cruz cursos online de gestão de ti tanto na graduação quanto no nba ah legal bacana depois eu levo aí falar um pouco mais sobre o filme sem o filho sem fila né filho sem fio até o final do ano da nossa lá eu vou acertar não certinho vou digitar na minha amiga aqui e sensacional solução né é um problema aí que com certeza era os professores que tá aqui acompanhando a gente sofre bastante né tanto professores estão pessoal das escolas né e para controlar essa mora essa habilidade a toda que a gente vai pai vai lá buscar e tudo né então é vai ser bem legal aí depois a gente vai aprofundar pouquinho mais obrigado leva o passar agora a palavra com o eric também para lhe contar um pouco sobre a scolari e sobre qual a jornada de lhe falar um pouco sobre ele leo obrigado pela presença pô e aí o olá boa tarde a todos boa tarde pedro boa tarde letícia boa tarde leo boa tarde a todos que estão aqui com a gente ao vivo aqui agradeceu o convite do sebrae nacional agradecer pela pelo convite e parabenizar pela oportunidade de estar trazendo esse conteúdo aí tem um rico para todo mundo tá melhor mary que moutinho eu sou um dos fundadores da escolar estamos em três fundadores a e aí scolari ela nasceu da necessidade e a gente via das escolas ne para o mundo online de oferecer os seus produtos serviços e soluções de uma forma online para as famílias né acredita que todo vocês ao maioria de vocês têm filhos aqui já passaram pela seguinte o seguinte desafio né é tudo o que é consumido independente de ser um sistema privado ao sistema público durante todo o ano letivo dos alunos o pai ele tem que se deslocar o preço de compra totalmente fragmentada ou segmentada né ou seja eu compro lista de material escolar na no bazar eu compro livros uma papelaria eu compro excursão direto para escola um curso extracurricular eu compro direto professor uma festa junina de repente eu pago com a escola uniformes eu compro na bailaria então é uma experiência totalmente fragmentado e segmentada hoje pela família que ela fica maluca né então o que que hoje o consumidor brasileiro ele acaba comprando tudo online e quando vai para o setor de educação é uma compra quase que na sua totalidade offline né ou seja com deslocamentos e e mais três fragmentada então a primeira proposta de valor que escolar e oferece para as famílias é o que a gente chama de uma experiência de um ano stop shop ou seja em um lugar tudo em um lugar só uma plataforma só e de forma online a família compra todos os os produtos e serviços que a escola oferece tá e aí como que a gente faz isso né a gente cria um e-comerce gratuito para escola tá então todas as escolas gente tem dois anos e meio e nós urgimos no mercado aí nós somos a única plataforma que faz algo nesse sentido a a gente tem hoje quase 400 escolas e aí como que a gente faz isso daí para as escolas qual proposta de valor né a gente queria um e-comerce para escola é gratuito onde ela não precisa fazer nenhum não tem curso de implementação não tem mensalidade e ela escolhe que tipo de fornecedor que ela tem que ela quer inserir na plataforma dela quer folgar na loja dela ou ela mesmo pode vender os seus produtos e serviços de forma online né o que faço com que a gente tem uma migração tanto dessas escolas quanto dos fornecedores de soluções operacionais para o mundo online né onde as famílias podem comprar umas vitrines oi sara como eu já disse né e a com essa loja online que a gente proibida pelas escolas ela passa também ter a gestão ea visualização de tudo que é transacionado tudo que é vendido nas escolas então ela consegue fazer e gerenciar essa relação comercial que hoje as escolas têm com ele e fornecedores né e cada vez mais as escolas indica o período integral o que acontece que outros fornecedores surgem nessa relação né então a gente queria ser como este gratuito e a mesma coisa para os fornecedores né todos os fornecedores de soluções operacionais conectam na plataforma na escolar e ficam disponíveis para todas as escolas nossa base além de poder conectar novos fornecedores né então só em termos de número a gente já tem mais 60 mil famílias compram hoje através de scolari quase 400 escolas tá e fornecedores nossas por voz 215 a 20 fornecedores com mais de um milhão de produtos cadastrados na plataforma ó então a gente pular é isso a gente cria uma loja gratuita online para cada escola do setor público ou setor privado porque não existe contrato não tem necessidade de alguém de tecnologia essa loja a gente queria até 2 dias úteis ok com essa loja a escola decide que tipo de fornecedor ela quer utilizar já da base spolari ou o que fornecedor que ela quer integrar com a loja dela e aí ela oferece todos os produtos e serviços durante todo o ano letivo de uma forma online e uma vizinha customizada e personalizada atacado a família de modo que a família pode comprar qualquer produto serviço de onde estiver e como quiser e aí e obrigado wellington o muito legal ideia porque eu lembro quando era mais novo fui eu e eu comprava muito a minha mãe ainda na hora de comprar os materiais dela é meu irmão né e o tanto que te esperando lá né eu perguntei cidade que dê tempo que jogava fora né dá para achar as coisas né então a sua ideia fantástica minha prima que é tudo online né a pessoa já pode ir lá encontrar ele se você precisa ficar saindo e demora um pouco que você reúne tudo num lugar só né então isso é uma baita de uma mão na roda né pedro você querer uma brincadeira aí que na verdade é uma brincadeira verdade né a gente fez como cálculo se você for no mar sem você pesquisar a gente tá falando só de livros e materiais escolares né mas curso extracurricular excursão saída pedagógica a gente tem escolas que vem sistema de ensino mensalidade tudo lá mas a grande sacada é para materiais escolares a gente fez uma vez o teste entre sair de casa e na loja pegar levaria a lista né comprar tudo se não mora mais ou menos duas horas usamos o o aumento na scolari a compra de uma lista completa ela demora 3 minutos e 20 segundos o negócio era imaginar que nós sim isso é uma coisa que ela compra tempo né pra gente então nós né porque depois né com certeza fazer o seguinte eu que agradeço fazer eu vou pensar fazer as perguntas pessoal vocês podem mandar um chat né as perguntas de vocês também vou começar a perguntando para a letícia a notícia está nesse momento de pandemia né distanciamento social algumas escolas podem voltar né então tem que ser palácio um pouco né todos os protocolos sanitários né que estão sendo pensados para isso né e que tipo de cuidar das escolas terão que ter né na frente eu li um pouco do relatório da associação americana de pediatria e eles falavam algumas coisas assim né de pessoalmente de cuidado da saúde mental das crianças né porque se afastamento dos estudantes geral na já era muito também né esse é um certo trauma né até de voltar para escola né de ter semedo estão vírus né então você abordar seu corpo esse tema também pra gente até porque tem esse background médico ainda então você tem que ter momento então fala o que para ele sobre isso vou falar assim então o que nós fizemos a partir do mês de janeiro a gente já vai receber uma grande movimentação das escolas para se preparar para o fechamento então já começamos fazer um levantamento de quais eram os pronto e estavam sendo adotados no mundo todo e depois a gente pega a iminência de se preparar para reabertura e quando a gente começou da quarentena pensar em como vamos reabrir e a gente conseguiu analisar o mais de 300 documentos científicos mas 120 manuais e a gente identificou que deu um padrão de reabertura escolar no mundo que são os protocolos mais importantes e eles são divididos em quatro categorias principais são as adequações ambientais são as adequações de cuidados né então protocolos de cuidados principalmente com o pessoal do infantil as adequações pedagógicas e as adequações de relacionamentos e aí dentro dessas quatro áreas a gente tem uma série de pormenores então não podemos pensar só nas questões sanitárias como você acabou de colocar a gente pensar nos relacionamentos a gente tem que ter essa preocupação zinho com a questão emocional e aí eu acho que a gente tem dois lados a gente tem o lado da das famílias e dos alunos que estão apreensivos para voltar por conta da contaminação mas a organização mas a gente tem um outro lado estão muitas vezes pessoas que estão confinados com como todos nós que estamos em quarentena há bastante tempo já e que não vê a hora de poder voltar para esse espaço de segurança para esse espaço que a nossa segunda casa nem e para esses passos que é tão importante se a gente fizer um recorte disso para área de vulnerável a gente consegue entender a importância da escola aqui isso não é só você fechar a escola e afastar as pessoas mas a questão da importância que esse essa escola tem a relevância social dela então tem escolas que elas são um único espaço de alimentação dessas crianças tem escolas que são mais seguras do que a própria casa da criança ou do adolescente porque laís sofre abuso ele sofre agressão então a gente tem um problema muito sério e fechar e também temos agora uma grande precoce preocupação e reabrir e o reabrir não pode ser qualquer jeito então acho que a gente pensar em protocolo a gente precisa pensar junto com as autoridades qual é o momento de abrir a gente não pode reabrir acqua é porque a gente pode ter um aumento da transmissão de fato e essa escola tem que fechar de novo então você tem que tomar decisão das autoridades muito cuidadosa a gente precisa aqui no brasil que os decretos municipais sejam divulgados para a gente saber o que cada escola tem que adotar o que nós estamos fazendo na nossa assessoria a utilizar todos os exemplos de protocolos e documentos internacionais e nós estamos adaptando esses documentos conforme os decretos nacionais vão saindo eu nós já temos alguns locais porto alegre já tem decreto niterói já tem decreto ou em alguns locais até um secreto de abertura aqui em casa e o que a escola precisa fazer então essa é uma questão importante então nós temos um trabalho tem ângulo e depois precisa de ajustes locais que cada município município uma forma de trabalho agora precisa entender aqui a gente tem realidades muito distintas eu tenho dois as escolas privadas tem muito recurso e pode implantar uma série de medidas e eu tenho desde a escola pública que tem uma verba limitada uma quantidade de recursos humanos limitada mas que vai ter que reab o poder da privada então como é que nós vamos encontrar o equilibrio então a prioridade neste momento é pensar e o distanciamento pode ser uma exigência legal e necessário e aí a gente pensar o distanciamento em no monte de problemas a questão de espaço a questão de quantos alunos ocorrem em cada sala quantos alunos podem frequentar o parque ao mesmo tempo quantos educadores e vou ter que ter para diminuir essas turmas como que eu vou trabalhar isso dentro de sala esse é o maior desafio para quem é do infantil tava infantil a gente pensar em testamento é uma coisa até um pouco impossível porque essa criança como é que às vezes não têm maturidade para entender a sua necessidade então se essas crianças não podem ter qualquer contato físico que é que eu tô falando de dois três quatro cinco anos então a escola não vai poder reabrir porque você não tem como garantir que eles vão ter qualquer contato físico se tem possível a única maneira de eles não têm qualquer contato físico para ficar em casa em quarentena né então a escola ela tem que tomar essa decisão de reabertura baseada nas autoridades a forminha nós vamos sempre distanciamento mas alguns grupos vai ser um desafio nossa estratégia as propostas pedagógicas vão ter que se adequar aí e a gente tá pensar nas questões sanitárias não são tão importantes então a ver qual o ambiente adequar os espaços para evitar aglomerações é uma das questões depois a gente tem que fazer com os protocolos de cuidados então como vai ser o procedimento de troca de frango ou vai ser o procedimento agora para um caso suspeito se alguém apresentar febre ou outros sintomas que são aí amplamente divulgados relacionados ao corrigir 19 como vai ser o atendimento até uma sala para reservar esse indivído seja ele funcionar seja nulo tem que ter um protocolo tem que preencher uma ficha tem que acionar o responsável né como vai ser a entrada desses alunos e aí começa uma loucura porque como é que vai trocar calçado na porta de escola por que a gente faz hoje né para entrar em casa a gente troca calçada a gente tira essa roupa mas será que se aplicável para todas as escolas será que é possível esse tipo de conduta né como é a roupa nunca vi não tem espaço a gente tem aqui em são paulo que eu sou de são paulo nós temos áreas urbanas aqui em que as escolas elas estão confinados numa área urbana que não tem para onde expandir sustentou em volta construções grandes então como é que essa escola vai agora seguinte mencionar você não tem espaço para adequar-se à demanda então tem algumas coisas que talvez a gente não consiga colocar em prática como é muito bem escrito no protocolo internacional e que nós vamos acrescentando aplicações para nossa realidade eu talvez não dê para trocar a roupa né na no vestiário mas a gente vai ter que usar banheiro talvez operários tenho que usar o uniforme aí quem usa uniforme de fato só tem que usar uniforme no trabalho sim que deveria ser assim o calçado talvez não seja viável a troca agora algumas dicas que a gente dá é o funcionário carregar sempre calçado lindo chegou na escola troco vai ter que trocar roupa troco calçado guarde um saco de calça sujo agora e os alunos será que é viável né imagine a quantidade de sapato e pessoas uma porta de escola trocando calçado acha o que vão viabilizar uma entradas em algum numeração de forma segura de acordo com o estágio de abertura de cada município para ver se acha importante delegar para sua amigas a importância do aluno uniforme de usado calçado utilizado para quando ele adentrar à escola e já está dentro da utilizado e aí ele vai só higienizar as mãos né então esse tem algumas possibilidades agora aquele aluno que vende transporte escolar será que vai trocar o calçado será que a escola consegue adotar um tapete sanitizante que a gente sabe que não tem evidência científica mas é uma prática milenar que pode ser considerado em determinadas circunstâncias como shoppings estão fazendo agora né então será que essa escola tem condições de desse tipo de tapete porque um pano consegue disantinni mas a conta de higienizar e do tempo todo ali e você pode aumentar mais a contaminação eu sou várias medidas que precisa agora ser pensadas que não tem que ser colocadas em prática mas adequar para cada realidade escolar eu tenho visto algumas escolas nem preocupada 50 aí a pedro então e com camadas pra comprar escudo só comprar rentals.com pra lua calma nós não estamos aqui para o hospita lizar a escolas 64 de tanto entre escolas de tanto rigor então é hora de abrir porque senão hospitalista na escola isso não vai ser um ambiente acolhedor isso não vai fazer bem para ninguém isso vai dificultar o trabalho então sim tem que usar ipi mas tem momentos específicos para usar o epi e talvez determinado ser feliz em sejam confiáveis para esse ambiente tem que fazer uma análise de cada escola e de cada realidade eu atendo situações diversas da pública privada eu tenho escola pública que não tem água e nesse momento vai ter que repensar e abertura dela se ela não tem água então se não puder chegar um caminhão-pipa nessa escola logo a mulher abrir o que dirá essa escola fica usando uma luva para cada entrada de aluno então tem repente para algumas realidade talvez você já ficava eu não ter que persiste na higienização das mãos com álcool gel com água e sabão então com sua redimensionar essa questão agora de higienização das mãos quanto que eu te e a onde estão os meus dispenser de álcool gel será que isso redimensionar o local que eles estão será que se compra algum portátil para colocar em locais onde eu não tenho como prender na parede né pia com mais são as pias todas as planilhas são funcionando dá para manter distanciamento dos alunos do procedimento de higienização das mãos no procedimento de escovação de dentes dentro do banheiro será que se demarcar as áreas para que os alunos no século mary para que diz respeito à quantidade de pessoas alguns decretos não exigindo que a gente coloca tão cartazes na frente de cada as passo da escola colocando a capacidade de máximo para você tentar minimizar algumas reações então são várias medidas que a gente precisa voltar agora eu sempre pensando nessa questão das gotículas que a principal forma de transmissão do coronavírus né e elas estão as superfícies elas estão nas mãos então quê que a escola tem que colocar agora higienização das mãos via água e sabão é o álcool gel o saneantes para higienizar o espaço vou ter que ter mais frequência de higienização então e eu vou ter que incorporar na minha rotina agora dentro daquela etapa de cuidados e higienização de maçaneta higienização de corrimão com mais frequência higienização de mesas e cadeiras para outras pessoas colocam muito as mãos e geração de várias áreas da escola que são muito manipuladas e aí a gente consegue reduzir o risco de contaminação tô como que eu vou treinar minha equipe de limpeza eu tenho líder que consegue dar conta dessa demanda eu tenho uma nutricionista que consegue me ajudar nisso a minha escola tem enfermagem para me ajudar ou eu vou contratar uma empresa que vai profissionalizar minha limpeza né e aí eu voltei lá ciúmes aos recursos do semelhantes e essa empresa vai treinar minha equipe para fazer da forma correta usando o efeito de maneira correta se tiver que usar esses momentos que vai ter que usar o epi5 higienização então agora é hora da escola pensar em todas essas questões de frases que vai ser necessário não conhece intensidade que a gente utilizaria no dia a dia mas esses protocolos sempre foram viáveis no ambiente escolar é uma mente coletivo ou e como é um asilo é uma mente que aglomera pessoas então risco de doenças existe como existe um aeroporto no terminal rodoviário então medidas de contenção dessas doenças ela sempre tem que existir então algumas práticas que você incorporadas agora por conta de coronavírus elas vão ser muito importante se continuarem depois quando passar essa situação de pandemia que se deus quiser a gente vai passar porque elas vão minimizar a transmissão de doenças mas com aquele cuidado de entender a escola como espaço de educação e de acolhimento e não como um hospital daí tu acha que são esses cuidados e aí a gente passa aquela categoria de estratégias pedagógicas então agora eu não vou poder propor ações que a globo em ações que confiem as pessoas em uma sala fechada sempre vai ter que ter ventilação então priorizar atividades ao ar livre e sempre que tiver o espaço talvez a retomada no primeiro momento tenho que ter o número reduzido de alunos da escola conseguir dar conta de manter esse testamento porque se volta todo mundo de uma vez a estrutura física pode não comportar um financiamento o calor nas turmas você vai ter que intercala dias a entretela horários porque começa a antecipadamente com a capacidade de máximo é uma escola não foi construída para todo mundo ficar tão distante e aí vai ter que ter essa adaptação nesse momento então a parte pedagógica agora vai ter que trabalhar muito para entender como é que vai ser desde a entrada desse aluno até a dinâmica lá dentro as atividades que ele vai fazer a retenção até a saída como é que vai ser a recepção como é que vai ser abordagem das mochilas vai ter um local específico para a mochila a mochila vai ser permitida né como é que você os materiais que vão chegar de casa tem que ser o mínimo possível aqueles não tem que ficar enviando muitas coisas como é que vai ser um momento da refeição sala de aula vai ter que vai ter espaço na sala de aula para manter um metro e meio de distância ótimo não tem espaço não tem o refeitório refeitório comporta as pessoas cometem meio de distância a dois dependendo da claro pode até ser de dois dependendo da faixa etária a gente tem algumas alguns decretos nessa região dois metros de distância para os menorzinhos então como é que a escola mais da conta o thales de creche com a sua estrutura o que ela tem de capacidade sem aumentar tanto as suas despesas e os seus recursos né e por último a gente tem a parte de relacionamentos então agora a gente não vai poder trabalhar provavelmente campeonato nós vamos poder trabalhar as festas e agora a gente tá entrando numa época de festa importantes como é que são as festas juninas e tem o valor simbólico para o brasil imenso para as escolas também para as famílias em algumas culturas alguns estados isso é muito forte não é um momento agora de fazer isso eu como é que nós vamos usar adequar a essa nova realidade mantendo essa calendário não tem o respeito a essas festividades essas datas são importantes então agora é um trabalho de reunir aqui e criar uma força-tarefa e pensar como colocar em prática de acordo com cada realidade é possível porque a gente tá atendendo da pública-privada nessa assessoria e nós temos escolas que já estão prontos para reabrir mesmo com recursos limitados mas conseguiram se organizar e fazer uma força-tarefa para colocar tudo isso em prática dentro das suas limitações e ai ai a ligadura de eu vejo que são tá bem bem delicado né eu vejo eu tava devendo alguns estudos sobre países que já voltaram né e tem a questão da intercalado é começar a atualizar porque na máquina pra gente conversar com os pequenininhos né já achei não deu um foco mais o pessoal tava mais pra terminar ensino médio né então eu acho que ele tem muita se essa pegada de entender cada local né que você falou mesmo é de se adaptar a um pouco da realidade local né realidade de cada escola né e eu que tô falando se precisar de um monte de equipamento automóvel o escola hospital de fátima está no momento ainda né esse é um sinal também de que a gente precisa de um tempo a mais né é acho que eu vou te pergunto para você mas eu vou esperar um pouquinho eu vou fazer mais uma rodada aqui com todo mundo e a gente começa a pergunta pessoal do chat aqui queria falar agora com o léo né eu queria usar agora o seu chapéu aí de diretor do comitê de tex né então a localizar o pessoal aqui na nossa discussão na explica por que que é de tec afinal de contas né é como é que funciona esse mercado de tec de hoje no brasil qual que é a representatividade disso das desse tipo de startup né se você quiser falar um pouco sobre o conceito né o que que é como é que ele surgiu e qual que é o tamanho disso no brasil hoje para a gente fazer para o meu sobrinho que está falando aqui né então ela tá com você legal pedro sempre bom a gente ficar todo mundo na mesma página né legal então startax são vou consertar um paciente está startups ou empresas iniciais de cunho tecnológico equipe promovem alguma decepção que mudam alguma coisa para melhor não necessariamente criam uma coisa nova mas muitas vezes é melhor é um processo um produto um serviço que já existia tá então isso em linhas gerais é uma o que é um o que tem mais duas características que são repetibilidade que você não precisa repetir a sua entrega todos os clientes conseguem consumir aquela mesma oferta devemos assim como um exemplo a gente pode trabalhar com certeza por exemplo que para consumir música a gente tava de cada um ter um cd antigamente no meu tempo lp é e veio de repente o spotify e todo mundo consome aquela mesma música isso a repetibilidade e a outra característica de uma startup é a escala habilidade quer dizer lá cresce mais em faturamento tem uma curva mais acentuada de crescimento em faturamento do que em custos fixos então isso é o que é uma startup tá e existem startup sem diversos segmentos as startups de educação são as chamadas editex que é a mistura da palavra education e tecnologia do inglês na de educação e tecnologia e aí se for ah ah ah editec um segmento de startups em geral que as editex essas está tapas de educação fazem é olhar junto com as escolas para os processos que elas tem lá dentro e quando eu falou processo todo desde a parte pedagógica né como eu costumo dizer de forma mais abrangente dentro da sala de aula ou fora da sala de aula então pode ser no pedagógico pode ser na gestão olhar para esses processos e buscar melhorá-los hoje no brasil como eu disse são 776 com certeza um pouco mais que as estados vem crescendo em um ritmo muito mais rápido do que uma empresa tradicional mas são 776 estar taxes no brasil atualmente a maior parte é a maior parte da região sudeste mas estão a gente tem status no brasil todo o que é muito muito legal é e aí e eu acho que eu vídeo do léo travou não é que ele tá explicando para gente ficar de tec é mas vamos então passar para o eric eu aprendi acho que voltou não acabou de voltou acabou de voltar aqui eu tava correndo eu agora tô eu tive um apagão pelo jeito aqui né pedaço de duas coisas travou todas as mais vamos mostrar melhor você começou a falar porque ele quer aí de colocar a relação da escola escolas aí você travou pela reclamada aí ficou só na parte das estátuas de forma geral então não entrou no segmento né ela não desculpem pela minha conexão aqui é a as redetex elas elas então são as startup focadas no segmento da educação e elas olham para melhorar processos e serviços o que foram oferecidos para as escolas né o pelas escolas então a gente vai olhar desde o pedagógico ou vai olhar para o para gestão ou vai olhar com meu caso do filho sem fila para os processos de logística de organização e de segurança é e scolari como o eric falou que foi olhar para essa parte dessa relação com o cliente da escola que é o pai de aluno digamos assim na escola tem dois clientes solo meu pai de aluno para que tá olhando muito pressa relação com o pai de ana facilitando essa esse processo na escola é a gente tem as soluções por exemplo de prova é que vão facilitar para as escolas fazerem as provas digitalmente por exemplo a gestão do conteúdo a gestão de matrículas e mensalidades então são todos os processos que a escola tem é que as startups vão buscar a fazer uma inovação nesses processos para deixar por um lado é mais eficiente por outro lado mais acessível também para as escolas eu acho que em linhas gerais é isso que é uma uma redetec pedro oi eu queria te perguntar uma coisa como é que funciona aumente a sua relação na frente tecto com as escolas em si né como é que é eu alper sempre para escola né ou a i-tec pode trabalhar também com os pais né eu acho que no caso você me você tá pago né com os pais é do filho sem fila né e qual é a sua isso como é que é a relação da i-tec com a comunidade acadêmica como toda né legal última pergunta é a soluções em soluções que a gente chama né de pitibixa business-to-business que são empresa para empresa é que são essas que são oferecidas para as escolas mas o normalmente são utilizadas pelos times né educadores ou gestores secretaria e pelos alunos também então elas muitas vezes eu normalmente são oferecidas para escola mais usadas pela comunidade escolar toda né no nosso caso a gente conversa para as escolas as escolas tá a fila sem fio entendem o valor contratam e quem utiliza no fim das contas são os pais é a portaria o a segurança ea secretaria muitas vezes agora não não posso isolamento os professores assistentes também porque a gente chama os alunos lá dentro da sala de aula para que eles sejam levados direto para saída o pedestres é o motorista seja como for é funciona do né com os dois públicos né digamos assim vindo buscar para evitar essas aglomerações dentro e fora da escola então tem o cliente digamos assim e quem vai usar a solução né são diferentes mas têm soluções que vão que são oferecidas também é direto para para o aluno ou para o pai sem necessariamente passar pela escola e ainda são ainda assim são são soluções para a educação que podem ajudar ali o aluno por exemplo a organizar a sua própria gestão de a salina do que precisa fazer das aulas das lições de casa é dos trabalhos de tudo isso ontem soluções é que tem um orbitando dentro e fora da sala de aula e dentro e fora da escola também é o legal é obrigado vô’ eu que agradeço só passar para ele que a gente volta para uma segunda rodada pergunta aqui com você também eric você deixa perguntar já que ele começar com uma pergunta seguinte esse momento né muitos e muitos famílias tem alguém da família desempregado né hoje procurar nas treta né então como é que sua festa né o perfil de consumo dessas famílias né e como é que você depois vai impactar né na oferta de soluções das escolas pressa famílias também né eu queria que você falasse um pouco sobre isso né você que tá muito envolvido nessa parte do da dos materiais nas escolas de tudo então queria que você abordar só um pouco dele desse novo perfil de consumo né excelente pergunta excelente pergunta não sei se eu tenho uma resposta tão assertiva mas eu vou falar um pouco sobre a o acho que pegar a parte mais fácil tá pedro e começar pela quase mais fácil que é justamente o perfil de os jogos consumidor já então hoje a gente tem uma média aí principalmente do brasil de quase dois smartphones por pessoa né então é fácil chegar à conclusão de que o perfil de compra do consumidor ele já é um perfil mais online né então os quais os responsáveis já estão acostumados fazer tomados a fazer compra online é de todo e qualquer como comentei no começo produto serviço né só na questão da educação a inglês e não existia essa solução de comprar qualquer solução educacional ou uniforme o produto ou serviço e fórmula né então esse está sendo um primeiro paradigma para as escolas não tanto para as famílias né que é como é que a oferecer minha soluções online né e eu acredito que essa academia né esse momento aqui muito triste a gente está vivendo ele acabou e aqui as pazes não tivessem muito penteados para poder de decisão onde escolha né as ofertas vão ter que ser online porque eu visitava muito pau no brasil ele visita ainda né até onde sua academia onde eu vi a muita gente posso assim não mas eu gosto do meu pai ele vem aqui na secretaria da escola né fazer a compra de uniforme ou pagar mensalidade ou o que quer que seja é a e o que acontece com essa pandemia como a própria letícia colocou o comportamento ele vai ter que mudar as escolas vão ser que tá preparado de outro a outra forma né então para escolar e acho que tá sendo um momento bastante oportuno para que as escolas possam entender esse novo perfil e aceitar né aceitar no sentido de se adaptar né porque o consumidor não está acostumado a fazer isso né então a escola precisa tá ligada e conectada nesse nesse momento desse novo consumidor né porém e eu falei só o recorte online né quando eu falo da perspectiva financeira que tá ligada com a tua primeira pergunta pedro a gente percebe muito que o consumo vai passar a ser mais consciente né então o antes de trabalhar no mercado do cacional que eu tô 10 12 anos eu vi no mercado financeiro né e o brasileiro na sua cultura ele não tá muito acostumado com a questão da educação financeira né o brasileiro ele é menos poupador e mais gastador né menos investidores mais gasta do né a acontece que essa crise até como você responder por pedro muita perca de emprego perda de emprego desculpe muito comércio de fechando vamos ver o impacto aí no primeiro impacto tá é para forma o retorno à atividade econômica o sendo mas vai ter o segundo círculo aqui que vai vão ser discutidos os principais para o restante do mais isso naturalmente acerta o poder econômico de consumo de toda a população né então isso significa que os gastos eles estão cada vez mais onerados né o brasileiro está começando a inserir a questão de obrigatoriamente também né é por controle no contexto de uma situação a questão da educação financeira né e talvez é começar a pensar em pouco a mais a longo prazo quando tudo isso voltar porque a gente não sabe quando vai ser outra crise dessa que vai aparecer e a única certeza que a gente tenha que isso pode acontecer e deve acontecer né as guerras de tecnologia e biológicas estão aí entre aspas para ficar elas vão elas vão acontecer talvez por mais recorrência então a os gastos eles começam a ser mais uberaba eles começam a ser mais pensado isso afeta todos os setores e como economia a quando a gente fala de saúde educação pedro indo para tua primeira primeira segunda pergunta são os setores que de certa forma eles são menos afetados numa questão de economia global né pra gente fala setor automotivo ele é mais afetado transportes automotivo mas quando você vai para alimentação saúde e educação você tem um impacto talvez menor um menos refletidos na economia né porque o brasileiro um qualquer ser humano olha eu tenho que comer eu tenho que me cuidar da saúde e eu tenho que me preparar o preparar os meus filhos para um futuro melhor né tudo pai começa escreve seus filhos nas escolas seja pública ou privada para preparar as suas crianças para o futuro melhor futuro diferente e que tenham a vida né como todo o pai pensa melhor daquilo que eu tive uma formação melhor da que eu tive né então o quê e aqui muitas escolas que estavam a vendendo uma série de produtos e serviços via o seu e-commerce ou loja online o que que aconteceu congelaram por quê porque os produtos eles tem muito a ver com ações pedagógicas cursos extracurriculares né intercâmbio e por aí vai porém por outro lado quando a gente fala de mensalidade sistema de ensino e todas as soluções online tá acabaram tomando um espaço importante dessa relação né então é de um lado todas as atividades todos os produtos todas as soluções que requeriam uma uma interatividade pessoal né eles tiveram uma queda a importância porém ainda não a sua totalidade mas as soluções online e as soluções digitais elas estão ocupando cada vez mais esses pa o espaço para digo é tanto espaço de tempo quanto o espaço de investimento das famílias né é para este momento né então é de novo eu acredito que como saída dessa crise a gente vai ter um pouco a cada vez mais educado financeiramente um gasto cada vez mais ponderado na e consciente mas eu acredito também que pelo que eu tô vendo né dentro das polares a gente joga mente todas as soluções que uma interação maior física presencial é teve uma queda na sua dos seus investimentos é natural a escola tá em um momento agora a gente possa como assim olha como investir em novas soluções e sentido mas em contrapartida uma um um campo e um espaço interessante vem sendo tomado pelas soluções online né então as famílias é tão entendendo e a questão do the sims e ele veio praticar então no ensino online passa a ser ou qualquer atividade que tem uma interação online passa a ser é uma oportunidade né tanto curau com a família quantos filhos porque eu digo com a família porque eu também tem um quantidade de interação né a gente vergonha muitas escolas onde a gente vê o pai a mãe interagindo mais com o filho também né participando mais do dia de escolar o que é importante também então essa questão do mundo online de toma o corpo importante e as escolas também as famílias desculpa elas começam encher gata minha escola pessoal como mais uma mais um ambiente de aprendizagem não mais como um único ambiente de aprendizagem a pedro está um comportamento interessante que a gente notou por quê porque é com essa academia o que a gente fez né a gente cria uma falei as lojas online para as escolas essa poderia a gente criou mais dois movimentos que for seguinte como criar uma loja aberta da escolar e para todas as famílias do brasil inteiro independente de família esqueçam de escolas prêmios o nosso ou não hoje a gente tem produtos de educação de todo o curso de inglês de aprendizagem de lógica de matemática é produtos físicos de interação os jogos games então nós temos uma loja aberta para todas as famílias e nós criamos também uma loja para o volta às aulas né então a letícia comentou aí né distância de tapete sanitizante é questão de oxímetro a questão de engordurante é a questão de álcool gel e tudo mais então nós criamos um movimento onde uma loja aberta que qualquer escola do brasil pode acessar e fazer a compra de mais de 300 produtos focados aí para preparação do volta às aulas política mas o que eu quero dizer com isso o pedro é que a as famílias as escolas perceberam que a escola é uma a mensagem e ele é importante mais qui na ilha de conhecimento de cada aluno a escola passa a ser também um ambiente de aprendizagem assim como a família também pode participar e contribuir na trilha de conhecimento de cada aluno a interação entre os amigos então essas lojas abertas elas estão mostrando pra gente que a escola assim continua sendo o principal meio de aprendizagem não tem dúvida mas que a família junto com os filhos também podem buscar outras fontes de informações de recursos para que as crianças possam ser desenvolvidos esse é um momento muito interessante fingir percebendo também é e aí fala galera obrigado eu acho que são os dois desafios né ele você e a letícia falar não tá letícia pela parte da saúde né de como é que a gente vai adotar eu tô colocar detalhes e do lado que você falou que eu achei interessante é o desafio eu não sei como é que a escola mesmo a protagonista e nem mais como uma peça dentro de um ecossistema né eu acho que eles estão uma coisa bem interessante que você colocou né de que ela é mais um ambiente de aprendizagem né então é isso aí vai ter começar a pensar em outros né é isso aí eu vejo o sistema mesmo né eu vejo uma migração muito grande pedro nesse sentido tá lá eu vejo uma ligação aqui dentro das famílias né a parte muito quente e eu tô falando com base na minha experiência da escolar né a partir do momento que eu abra uma loja para todas as famílias e e eu tenho um fluxo muito interessante dessas famílias então assim elas são amigas a consumir ela elas oi aqui é cada aluno primeiro tem essa trilha de conhecimento própria e tem o seu tenha e tem sua evolução de aprendizagem né e que a escola contribui com certeza muito para isso não tem dúvida e não eu não estou diminuindo para casa da escola eu tô quer dizer dizer que esse momento acionou uma um ponto uma luz verde na cabeça das famílias dizendo que a escola sim faz parte de um ecossistema mas ela não é o único provedor de conteúdo de informação daquela família daquela criança aí que a família sinta a vida a buscar outras fontes de informação outras fontes de formação obviamente com uma curadoria importante e tudo mais que a gente faz parte né da absorção da neuroplasticidade de cada criança mas que é olha a escola com o parte de um ecossistema e não a única peça de será que o sistema é sim e tem muito o que falar hoje dia né do professor como mediador né então se a própria escola vai ser o centro de exame de soluções que voltar orbitando em volta dela aí né e é isso aproveitar já te fazer duas perguntas aqui que a karina perguntou se a escolar ele funciona em todo o brasil e a maria lucilene perguntou se a scolari faz entregas né em todo o brasil então você me dá o telefone essas perguntas nele tá a escolar e como a gente tem um recomeço para escola somos totalmente digital e online tá pessoal carina e maria é isso nós somos totalmente online então nós hoje estamos em todos os estados do brasil a escolar e não é uma loja física não é um e-commerce é o único estado que a gente não tem uma escola ainda é amazonas a mas outros estados nós temos escolas em todo o brasil e como a gente trabalha com fornecedores curados homologados e que atende em todo o brasil sim para a lista de material e livros por exemplo a gente faz entregas para todo o brasil a gente os nossos fornecedores tá eu escolar que tem que fazer a gente faz uma conexão de todos os fornecedores estão sendo educacionais com as escolas e bom então sim os nossos fornecedores estão preparados para fazer entrega em todo o brasil e quando se trata de um fornecedor local seja em qualquer estado do brasil a gente conecta o fornecedor local na scolari também para que ele possa estar apto a fazer entregas naquela região tá bom então a gente trabalha com fornecedores nacionais regionais e locais e nós temos uma plataforma de fazer a integração e fornecedor que a gente chama de gameplay ou seja o fornecedor em 5 dias ele consegue se conectar na escolares e disponibilizar os produtos dele de forma local e regional oi isabelle passar agora para letícia que tá chegando várias perguntas mais antes de passar as pernas para letícia eu só queria falar que a gente é isso tem mais de 600 pessoas aqui mas a gente só tem gente tem menos de 300 likes colocar essa dá para o pessoal dá o like aqui é bem porque não é por vaidade ou por que eu quero que tem uma aquela que tem um monte de lycra é porque quantos mais quantos mais lá que a gente tem aqui mais pessoas depois que recebem esse conteúdo então assim é para você não vai custar nada mas para as outras pessoas é muito valioso porque eu depois eu tô debaixo dia esse controle como o controle do legal que as pessoas gostaram suas vocês estão gostando aqui do nosso ordinário por favor peça você explicar aqui no joinha se é rápido mas tem um efeito imenso vocês não tem noção do tamanho da do benefício que faz quando precisa continuar saindo a notícia é muito bom tem uma pergunta tá bem recorrente né o cléber a viviane e a paula fizeram essa pergunta né que é como você falou você ainda vai ter que ter um distanciamento entre os alunos reduzir as turmas né e aí como é que vai ser feito isso né preciso aumentar o número de salas né aí a e é teve uma outra pergunta agora que eu não tô achando que também perguntou sobre a questão do rodízio né que tem algumas escolas do nordeste falando já e voltar com essa pergunta maria lucilene fala sobre voltar no esquema de rodízio né então assim quais são os modelos que você tem visto e como é que isso funciona na prática né a operacionalização dessa protege né aí eu acho que a nossa intenção é que isso venha até chega até escola via decreto ou seja a própria autoridade local geralmente municipal determina com os quais são as formas que escola pode trabalhar porque voltar com 100 porcento da capacidade de uma antena espaçamento não é possível às vezes ela tem a muito espaço e você dispor de mais salas de aula como é que pode não ser possível para todas então é adentrar a sala de aula medir de fato com quantos alunos kabelle com esse distanciamento mesmo que algum momento eles seguirem um pouco mais próximo se tiver falando nisso mas tem que ter la capacidad máxima naquela sala para poder e os alunos eu tenho algumas escolas que estão adequando os espaços então a gente está em alguns locais do brasil e mesmo período de estabilidade que não tem tido muita chuva ainda está quente então eles estão se adaptando a áreas externas e aí eles estão fazendo algumas tendas alguns locais externos onde eles conseguem distribuir esses alunos agora vai depender muito da estrutura física e uma coisa também acho interessante rastrear com os pais qual é a intenção deles de retomada a o quanto quantos pais retomaria com seus filhos agora né esse momento de primeira reabertura até uma ideia aqui em baixo tá preferindo segurar um pouco mais o filho que pai que já tá querendo precisa que ele retome o pessoal que confia nesse processo de abertura então agora é esses são os cuidados importante salientar aqui via de crédito também é possível que o tanto funcionários quanto os alunos do grupo de risco não posso voltar numa primeira abertura tem que se mantém atendimento remoto né e claro existe uma flexibilização nesse decreto em um dos municípios que a gente atende que o funcionário até pode voltar de isso mas não pode ter contato com aluno então vai ser um desafio tanto essa retomada com distanciamento e respeitando os grupos de risco outra questão é uns pais que pertencem ao grupo de risco precisam conversar com seus médicos para saber se o filho pode ir para escola se a gente tiver uma reabertura escolar no momento de alta transmissão pode acontecer a gente espera que não é esses pais também se colocam esses responsáveis para mim se colocam em risco se o filho adentrar à escola aí foi mais mais chance jamais contato com as pessoas que pudesse contaminar e aí o pai se grupo de risco ele pode ter aí a contaminação também agora tem que pensar uma série de coisas mais é mandei uns pensamento não tem para onde fugir a de quais passos escalona tu o quê que é escalonado você me falou na segunda pergunta né eu tenho alguns modelos internacionais que foram feitos pra gente na frança em que os alunos do fundamental 2 para frente ou seja os maiores eles intercala vão a segunda ou terça mais ou menos nesse esquema algumas outras cidades que nós estamos aprendendo eles estão intercalando em turnos diários então não tem mais o período integral eles estão a turma vai de manhã ou para tu não vai à tarde então consegue organizar e distribuir melhor a sala agora quando a gente olha para educação infantil somente para as creches em que a maioria dos promoções integrais e que muitas essa escola ela além de ser um direito da criança ela também um dia da família ea família casa deixando a criança porque precisa retomar o mercado de trabalho não adianta a gente negar que a escola não é uma rede de apoio porque no brasil ela é o várias realidades essa criança precisa ficar inventando integrado como é que a escola vai administrar esse lançamento com crianças em período integral sem poder escalonar né então é vai ser um desafio acho que a gente tem que primeiro né consultarem os sindicatos locais as organizações locais do município para saber o que que tá sendo já planejado o que é provavelmente vai partir desses dessas organizações o protocolo de reabertura que a prefeitura vai provar e ela o decreto você vai ter mais violentas é de compras ele e obrigado letícia eu vou passar para o léo também para ele como é que tá um pouco sobre essa questão léo é que que você tem para falar para gente sobre sobre esse tema também eu pedi obrigado viu tenho conversado desde sempre mas esses últimos meses aqui muito com as escolas no dia a dia mesmo então eu tenho visto algumas boas práticas ou pelo menos algumas boas sugestões que vão se tornar práticas aí quando as aulas voltar então nem de tudo que a letícia falou eu gosto muito do que a letícia fala cena muito precisa na na informação é muito cuidadosa com o que ela propõe então eu acho isso fantástico é eu vejo assim ou coisas que eu tô esperando vem das experiências tá gente tem um cliente por exemplo no uruguai cujas aulas voltaram hoje já e o que eles fizeram é uma escola que tem aula de 8:00 né é período integral o governo uruguaio não permitiu que que as escolas fiquem é mais do que os alunos que mais do que quatro horas nas escolas então eles dividiram é semanal me dividir a turma em dois então a cada semana uma parte da turma parte de manhã a outra parte vai à tarde então obviamente que você tem investimento em pessoas mas você diminui o investimento necessário em tecnologia por exemplo o que pode ser uma uma ação muito legal outras escolas e a gente acabou de ter umas duas horas atrás é uma conversa entre algumas escolas de um grupo de whatsapp que a gente tem mantido justamente para casa escolas possam trocar é trocar experiências e essas ideias todas é muitas então nessa conversa algumas escolas sugeriram por exemplo é que a gente tenha os alunos de um determinado ano é fazendo essa alternância né alguns vindo é por dia ou por é por semana né de manhã e de tarde ou qualquer coisa assim para você ganhar esse espaço e a outra metade tô assistindo a aula que pode ser tanto gravada e depois o link compartilhado ou transmitida ao vivo mas às vezes um professor transmitindo para aquela para todas as classes daquela determinada turma para você não precisar tenho investimentos tão grande em equipamentos como câmeras e internet também que seria a surreal dependendo do número de turmas que a escola tem ali passa transmissão simultânea não ficam algumas dicas aí para que para otimizar o espaço né para você dobrar o espaço fazendo esse revezamento de alunos e ainda assim mantendo a relação aluno-professor não é quando você tem essas trocas e aulas gravadas ou as aulas transmitidas ao vivo também e aí e obrigado leo não aproveitava que faz um em média 23 por cento da vtex a nossa brasil mas como é que cê acha que esse cenário agora né da padaria vai afetar o mercado gente técnica motor não sei como é que você tá chegando isso elas estão conseguindo sobreviver né eu sei que tem muitos que têm às vezes não entrarão no meditação né então acaba sofrendo muito com a escassez de investimento mesmo daí de cliente no caso também não não queria que falasse um pouco de como é que você tá enxergando como é que tá como é que tá agora o ecossistema agora né é legal pedro muito bom é eu vejo claro todas as empresas de qualquer segmento estão sentindo muito isso não só no brasil mas no mundo todo tá sendo um desafio para todos nós né em qualquer área agora eu vejo também que as status obviamente algumas já quebraram mas também alguma já nasceram nesse período justamente olhando para novas oportunidades existe um termo que a gente usa muito nesse ecossistema de inovação nesse ambiente de inovação que é pivotar que você girar a sua solução para o lado então quem sofreu muita muitas startup de educação acabaram olhando para alguma outra coisa que podia resolver dentro da educação ou não mas eu usando o cerne usando a base do seu desenvolvimento do seu produto para fazer alguma coisa que fazer sentido que faz sentido nesse momento então você ganha uma operação paralela ou às vezes uma nova operação é que sustenta eu escrever às vezes um novo negócio muito pô eu acho que tem isso é e também acho que o empreendedor brasileiro em geral não são os startup mas o empreendedor brasileiros gestores escolares donos escola a gente tem uma uma resiliência fantástica na resiliência é aquela capacidade que a gente entende depois de amassado de carros assim depois de mudar a nossa forma original voltar para forma original né e o empreendedor brasileiro é muito resiliente então eu vejo aqui mesmo quando a gente tem experiências ruins é a gente acaba a voltando para o nosso estado original e se recriando de alguma maneira e isso junto a uma característica das startup de terem muita agilidade além da resiliência e dessa palavrinha que eu falei de pivotar né de mudar acabam se reinventando muito rapidamente só para dar uma dimensão do que essa agilidade oi gente tem nesse nesse universo de inovação é um uma fundador de uma empresa em são francisco lá no vale do silício de uma empresa que ajuda startup já a serem criadas ele disse que nenhum projeto de startup deve demorar mais do que um mês para ser lançado mesmo que não modelo inicial e depois você melhorado eu imagino o que é tirar uma ideia do papel transformá-la num produto no serviço transformá-la num negócio que passa a ter clientes em um mês essa é a mentalidade então juntando todas essas coisas é claro que as de táxi estão sofrendo algumas outras tão é realmente entregando muito valor para os seus para os seus clientes para as escolas então também estão crescendo muito nesse período mas entre quem tá indo muito mal quem tá indo muito bem tem uma galera muito muito consistente assim que está se reinventando e criando novos negócios então eu acho que tem ganhos e perdas mas também eu vejo que é que os ganhos acabam saindo muito relevantes por conta dessas características todas do brasileiro e do empreendedor de destaque combinadas pedro e aí eu acho que o interessante desse modelo que você fala né é que é que tem tese tem um investimento pouco melhor né então se acontecer alguma coisa errada né e provavelmente vai acontecer né você tem uma você consegue se mover muito mais rápido do que apresenta uma empresa gigantesca né então acho que tem esse mesmo que ele vai poder estar também né e aí já tá em outra pergunta para você decorar que como é que as escolas né podem até aproveitando esse momento né podem se beneficiar desse pensamento está sabe né como é que ela porta-objeto também tá ligado dentro da escola como é que enxerga aí ok pergunta excelente e eu acho que isso é muito importante é que essas escolas tiverem essa mentalidade ou essa abertura para enxergar essa mentalidade eu acho que tem muito ganha recentemente até nesse grupo do whatsapp que eu comentei que a gente tem conversado diariamente com cerca de 200 300 escolas ali a gente eu e o o celular da fiat o alexandre e rara a gente fez um workshop para para as escolas que participam desse nossa essa nossa rede aí é justamente mostrando aliás dois foram mostrando como aplicar essa mentalidade essas ferramentas de startup no dia-a-dia das escolas então eu vou até dizer uma coisa que é super legal tem uma ferramenta gratuita chamada a trela do tl o é que é muito legal inclusive não só para os gestores como procedo cadores até para os alunos ela usa uma metodologia que veio da indústria no japão chamada kanban e ela e a gente usa muito em inovação usa muito em status que ela permite aqui você coloque lá é iniciativas que você precisa ter ou ações que você precisa fazer tarefas que você precisa cumprir em três colunas uma a fazer fazendo e feitas e você coloca lá é nessa nessa e essas três colônias ali e você vai mudando de uma para outra então eu tenho tudo isso aqui para fazer é várias várias coisas ali podem ser post dia se fosse vai fazer você colocar na parede ou nesse software gratuito que eu comentei você coloca lá todos os postes e quem vai fazer cada post quando eu começo a fazer você muda para coluna de fazenda então você tem noção do que está acontecendo naquele momento e depois quando terminou você coloca lá é no feito isso é um método que não é de sartaq mas está que se apropriaram disso para fazer para trazer essa agilidade e acho que é quando a gente fala em mentalidade está zap talvez uma mudança sozinha como essa começa abrir a a mente das pessoas não só da empresa mas as pessoas que compõem aquela empresa é para essa mudança de mentalidade e aí o céu é o limite aí tem um monte de conceitos e eu tô até à disposição quem quiser a gente pode fazer um workshop gratuito para falar sobre isso vai ser um grande prazer é até coloquei ali no no site do youtube o meu linkedin só me mandar um oi lá e a gente vai conversando que a gente pode estruturar isso para quem quiser e já obrigado leo grande pergunta eu tenho uma pergunta para você que é é se você tem acesso a ao perfil de compra né ao perfil de então tá ficou mais as listas de material escolar né então assim sem enxerga uma transformação até na no tipo de material escolar com as escolas vêm usando né com base nessa transformações que a escola densidade passando também né então se você tem percebido itens novos ou dizer que eram muito usados nesse valor pouco da migração de parte desse material para online né só queria que você falasse um pouco dessa transformação no próprio material escolar né tem que ter essa visão mas o planeta desse mercado né principalmente com relação ao material escolar pedro que acontece ele é bastante sazonal né é um dos produtos que a gente chama de commodity né a trabalhar ação de pessoa lá na grande mas ela não tem muita variação de preço entre uma loja e outra o vencedor o outro mas ele é sazonal né então tem um grande volume de vendas lá que começa a pesquisa sobre materiais escolares e dezembro lá depois tem janeiro fevereiro e março até o volta às aulas até depois do carnaval tem uma grande compra de materiais escolares livros lá então pedroso hora que a gente eu vou te dar uma resposta mais assertiva é para o próximo ciclo porque a porque nesse momento que as escolas estão mas sejam elas públicas ou privadas todo o material que foi comprado o que foi cedido as famílias o material que foi muito pouco utilizado até agora não é principalmente com relação de materiais escolares e papelaria que foi a tua pergunta né então a a gente acredita aqui é pelo nosso histórico nesses últimos 23 anos mas nossa história que você sabe muito para esse novo cenário que é muito embasado nessa com anemia e a versão maluca de tudo que aconteceu é a gente acredita que as escolas vão ter um aproveitamento do material consumível na que não foi consumido nesse período para o próximo seco né as escolas oferecerem sua pergunta que você fez por léo aqui né então como trazer o pensamento de startup para as escolas então a gente possa no momento agora que elas estão se reinventando né e com certeza elas vão se arrebentar com relação a lista de material escolar também na principalmente com relação àqueles materiais é que são consumíveis na que agora esses três meses que nós estamos parados 90 dias foi um pouco muito ou consumidos na aí eu tô tirando a questão do sistema de ensino né porque sistema de ensino o aluno está fazendo uma aula online alguma coisa assim ele tá consumindo esse material mas outros materiais ou eles estão estocadas na casa da família estão estocadas na casa na escola né e a escola vai ter a entender como utilizar esse material para o ano que vem o que é um desafio no caso de livros né tem questão de spn a gente questão é de edição e tudo mais né mas para material escolar com certeza é a gente acredita que vai ter uma reutilização desses materiais para o ano que vem a exceção de algumas ligações importantes né então o material escolar do ensino infantil ao fundamental anos iniciais é muito diferente né então aí de fato eu acredito que vai ter que ter um consumo natural como vem acontecendo porque a escola vai ser mais contida né porque até o poder financeiro das famílias se modificou tá e os anos fundamentais anos iniciais para fundamentais anos finais também tem uma grande mudança de materiais né mas é pior que a gente ir para março do ano que vem eu vou conseguir ter uma o respectivo a melhor tá tchau por enquanto é é uma questão de você projetar o mercado conversar com as escolas e entender como que anda esse comportamento mas o que vai acontecer daqui para frente vai ser uma grande surpresa acho que a tendência vai ser assim que eu comentei mas engenheiro tudo tem escola que já estão na nossa base e estão planejando o retorno só quando que vem por exemplo né o retorno efetivo e tudo mais né esse ano é um ano mais perdido que algumas escolas não que estão retornando e daí depende muito da região do brasil também né tem escolas que para regiões mais afastadas aqui de são paulo por exemplo né ou de grandes em são paulo rio de janeiro minas gerais na elas estão com menos casos menos impactos então tá tendo um retorno um pouco mais é rápido lá então tudo isso vai acertar no consumo dessa desses materiais escolares consumíveis aí né oi e aí me ligar que eu quero aproveitar um pouco também está aqui com o empreendedor da nossa frente então esse é como é que funciona que esse eu acho que é uma coisa que as escolas podem podem aproveitar muito né professor de como é que funciona a identificação de um problema né como é que você chegou a identificar este problema ea escolares resolve né qual foi o erro pesquisa que você fez como é que funciona só o seu processo de observação precisa dividir esse pouco a gente ter sido a gente costuma falar que o empreendedor ele não pode se apaixonar pela sua ideia e se ele tem que se apaixonar pelo problema ou pelo desafio tá então eu costumo brincar entre aqui nesse pular que quanto mais problema melhor né então quanto mais desafios que a gente identifica no mercado melhor a gente nunca pode se apaixonar pela ideia então acho que esse é o primeiro ponto né quando a gente se apaixona pela ideia a gente acaba ficando meio que hipnotizado né aí e aí chegando oportunidade de melhoria né a gente acaba não chegando começa o resolvo aquele problema e sim um lindo é o que eu estou fazendo um bom é o que eu estou fazendo então você fica meio cego azul oportunidades que aparecem na no cenário e se aplica também aos setores do cacional aliás todos os setores né é o isso acho que é o primeiro ou o segundo ponto pedro para identificar um problema ele é com você falou acho que é uma questão de observação né e um olhar muito crítico né então é para tudo que o emprego de ouro olha né a gente não nasce empreendedor eu acredito que a gente desenvolve empreendedor né é um olhar muito crítico para tudo então sempre com o olhar do jeito que eu posso melhorar o que que eu posso fazer de diferente né e esse é um ponto que eu te escuto muito com as escolas que são parceiros da escolar e pedro porque na escola ela tem um sistema é mais tradicionalista eu estou uma crítica né uma é uma constatação é tradicional você passa educação de pai para filho e por aí vai né então é o que essa crise tá mostrando outra gente é a capacidade de a gente tem que ter de se adaptar muito rápido né então um empreendedor também tem que ter uma capacidade de se adaptar muito rápido né muito rápido eu tenho que saber tomar decisões e tomar risco uma velocidade muito rápida eu nas primeiras visitas das primeiras escolas que eu fiz só para você ter uma ideia para entrevistar escola a gente entrevistou mais de 100 escolas mais de 300 famílias né antes de começar escolar né vamos validar o modelo na bett educar que amostra de educação e tudo mais e quando eu visitava as escolas pedro era muito engraçado eu ouvi noventa porcento das escolas que visitavam a falando assim poxa mas o pai eu falava assim pô oi pai hoje a mãe o resposta financeira de paga tudo no cartão de crédito não é qualquer compra que ele faz difícil alguém usar dinheiro ou tem uma infinidade de boletos aqui né porque que vocês cobram ainda boleto mas que aprendendo é não não uma questão de crítica não mas não sei se de aprendizagem já e aí eu ouvia muitas diretoras de escola falou assim não porque o pai adora vir aqui e aí ele vem ele conversa com a secretaria ou não o meu pai aqui o meu colégio tem uma uma mensalidade super baixa e o pai não tem cartão de crédito enfim e tal enfim eu tava na tela naquele momento de aprendizagem né e eu absorvia tudo aquilo mas eu absorvo ia e sóbis for vir eu questionava e a terceira grande questão é a competência de um empreendedor tem que ter é questionar o status quo né e hoje com mais de 60 mil famílias entrelaçados pela scolari para você ter ideia pedro é o quê o que está acontecendo as escolas falaram que os pais adoravam pagar em boleto hoje eu tenho 90 porcento de pagamentos na plataforma são dia cartão de crédito independente da uma mensalidade ou do valor de mensalidade da escola não tem mensalidades muito altas e muito baixas escolas que não tem nem mensalidade né e que é o pai paga no cartão de crédito então é questionar o status com é muito importante né ah e uma outra coisa que eu vejo também é muito poucas escolas fazendo tá que é o você arriscar e errar não ter medo de errar lá então é a escolar e assim como qualquer outra empresa do mercado né é você ver eu conheço o pessoal do ifood ifood teve um problema agora no dia doze dia dos namorados nas entregas do mais e até o se for deles se formos a mídia funciona você ramos aqui tá total mas errar é humano e natural o mais importante é corrigir o erro rapidinho né se preocupar com as presenças do cliente aqui eu acho que o maineset importante que fica próximo do mundo é a gente não tem que ter medo de errar mesmo educação na educação ao setor como qualquer outra loja-conceito mais basal né onde eu acredito que a gente só vai mudar é tudo que a gente tá passando do político do brasil globalmente por meio da educação então acredito é fundamental é basal mas o provocação ele tem que aprender errar aprender errar aprender a consertar rápido aprender assumir riscos aprender a testar coisas novas né então eu acho que o grande ensinamento que eu vejo é que a essa crise trouxe para a gente principalmente no setor educacional é primeiro eu tenho que me dar votar rápido o que as escolas não tiveram postar e tudo foi para o mundo online e pronto e o segundo é nesse processo de escolha tive que fazer isso de uma hora e muitas escolas estão acertando e muitas escolas estão errando mas a grande sacada que elas estão tentando não então eu empreendedor é isso como léo falou né o exemplo do pivotar aqui né muitas empresas nos estados mas acabou pivotando o que é errei por esse caminho vou ajustar vou usar o meu o que eu tenho de bom para o outro caminho e as escolas tem que aprender a fazer isso é lógico nem de falar de a gente está falando de ar na educação de um ser humano não é razoável que são ser humano é raro não sentido de adotar uma ferramenta não funcionou dá um passo para trás é ter ciclos mais curtos né então a educação ela tem um ciclo de um ano né que é natural mas eu tenho ferramentas hoje no mercado que nenhum léo falou de redação e tudo mais se eu consigo aplicar para um ciclo de repente bimestral não funcionou eu vou para uma outra ferramenta eu tenho que você tá tá melhor meu terceiro de alunos ao meu preferido ah não então é isso essas quatro horas te dei né então adaptabilidade é o o autor critica o questionamento e e a capacidade de raio corrigir rápido eu acho que são quatro competências habilidades fundamentais que tem que ter um empreendedor mas não só um empreendedor todo mundo precisa ter isso daí né eu acho que isso é muito aplicado na educação a gente na educação a contrários os setores eu acredito todos nós somos os empreendedores empreendedores de uma escola como um negócio empreendedores de vidas e aí se liga a vila depositam no campo de batalha atrapalhando com isso né pegar e está ter várias causas interessantes de adaptação né de professores né então até trouxe dois aqui na na nas nossas lágrimas que surgiu de uma ideia depois de assistir que é a loja de jogos né que a pessoa tiago racks mostrando como é que ele usou a ferramenta gratuita do google né para para criar jogos né de história proposito antes dele né e também pastor lucas naquele paulo todo uma série de ferramenta que ele usa nas aulas dele todas gratuitas é tudo que foi pegando pela internet eu tô ensinou pra gente faz um óculos de realidade virtual o papelão e usando papelão e celular né então acho que aqui no fantástico assim então vale a pena a gente se inspirar nesses nesses já pedi para que não deixa de ser um empreendedor isso não é prender a gente base social certeza então eu acho que é o seguinte pega na eu acho que sim né na vida a gente sempre tem oportunidade de escolha para toda e qualquer situação tá é um contexto como está com anemia nos deixa as duas ainda nos deixa duas escolhas né eu vou me adaptar e vou aprender ou eu vou ficar obsoleto né mas é só que fiz como essa deixa isso cada vez mais evidente então assim ele grande recado que eu deixo aqui é não deixa não espera uma próxima crise um próximo veneno atualize seja questionador esteja sempre testando tem que testar né as grandes empresas grandes ideias nunca surgiram e deram certo na primeira vez com testes erros e acertos isso é normal o problema é que até a cultura do brasileiro é ter um pouco de receio de um erro eu ainda né ele é visto com o coletivo né eu lembro quando a gente deu um tempo na califórnia eu tive uma aula com professor a fala dele foi seguinte ele entrou na aula e falou assim eu já falei sete empresas eu falei caramba meu cara falou sete empresas ou seja eu sei sete maneiras de como não conduzir o negócio melhor do que vocês então assim eu acho que essa grande mais certo sabe o é a não é errado porque é legal não vou errar é lady errar para aprender e pelo menos você tem como não fazer a próxima vez né e testar novas maneiras é legal e lembrando é assim né só fala lembrando 12 da a lágrima que eu estou rodando né ele falou muito assim vamos ter me tirado né assim nessas horas ninguém tem a resposta eu acho que a questão é que a gente também não pode se cobrar resolver todos os planos de educação agora né então sim lógico que vai ter a estudante tem acesso é triste mas já existia estudante que não tinha uma peça escola física né mas passo por isso que vai escola então a gente também é entender que todos os limites né e tentar com os recursos que a gente tem disponível fazer o melhor possível né e aí está chegando aqui no final da nossa lá ele é mais antes eu queria só passar mais uma rodada de perguntas para a letícia né letícia é a musa do nosso chat né ela tá falando sobre o tema mais quente do momento né então some doucet aqui o tema dela né aí deixa eu queria tem duas perguntas para sempre interessante é que agora não tem foi tá me desculpa a pessoa que é uma é sobre existe protocolo para o transporte né dos estudantes têm muitas histórias como você falou também na sua aula inicial vão de transporte público né então mais funcionais protocolos e como é que são os protocolos também para defesa dos profissionais da limpeza né que a gente falta vem vai ter que ir para escola né mas quem protege as pessoas que vem para escola né então existe algum protocolo pessoal da limpeza também que eu queria fechar com essas duas perguntas que você sim começando a limpeza que a gente tem desenvolvido é intensificar a limpeza de determinados ambientes procurava o que são mais eficientes da escola puder investir nisso então é muito comum a gente observar as escolas utilizando o água e sabão usando o hipoclorito que é um a gente barato né que é eficiente nesse momento está aprovado pela anvisa causar nesse momento tem a concentração conserta que 0,1 porcento tem uma nota técnica sobre isso por isso precisa tomar cuidado com admissão ao tempo de ação do produto aonde vai ficar armazenado que ele é muito estável aí ele pode inativar em algumas horas devidamente de moído então esse tem alguns protocolos agora aquele que diz limpeza vai ter que incorporar ele é um público que muitas vezes não é fácil de atingir né a gente tem aí pessoal da limpeza de várias categorias desde aquelas que têm já uma expulsão somos bem destruídas e você tem aquelas que não são personalizadas que acredito muito no senso comum que genizah na escola como higienizar eu por exemplo ambiente domiciliar mistura produtos que acredita que isso vai ser mais eficiente então agora é hora de olhar para esse aqui pensávamos e dá para fazer isso em algumas formas buscar se é só protocolo de maneira adequada e implantar protocolo treinar esse aqui e aí para isso precisará utilizar algumas pessoas chaves por exemplo a nutricionista da escola é muito difícil a gente responsável técnica tá então acho que essa é a primeira coisa que a gente tá pensar a segunda coisa é em termos de ipi então é a gente tem observado aí alguns protocolos internacionais que a equipe está toda paramentada com máscara com o uso facial e a gente vai pensar até que ponto isso é relevante é de fato necessário para esses indivíduos porque aquilo causa muito desconforto né se a pessoa utiliza óculos coloca aquele segundo facial por cima com a máscara você vai começar a ter um embasamento do escudo o escudo ele pressiona a cabeça eu já dei plantão e uti por mais de 12 horas com aqueles que na época de pandemias jogar ui hum e extremamente desconfortável então tá não precisa entender e determinado as coisas talvez a gente se adaptar para mim descolar para não colocar essas pessoas sem desconforto e vai deixar de usar o ipi mas existem outras coisas parecer porque ele óculos de proteção talvez o óculos de proteção seja mais confortável e o estudo propriamente dito né e aí voltei lá uso da máscara aqui nunca maioria dos municípios é obrigatório nesse momento o óculos quando eu vou entrar emcontato com fluídos então isso não é só em termos de coronavírus agora sempre que a escola vai expor o indivíduo a cutícula há respingo de produtos químicos tem que usar os efeitos né a luva adequada conforme a fabricante dos semelhantes alguns alimentos após usar luvas de procedimentos algo de procedimento alguns ah não preciso saúva ea outras que têm que ser luva de borracha então eu tenho que entender qual é o recurso que eu vou usar mas são os epis obrigatórios para preparar e como eu vou intensificar a limpeza nos espaços escolares e sempre que o indivíduo foi entrar em contato com gotículas com risco de gotas de produto químico também ele precisa usar o óculos isso se aplica por exemplo que ele falava a luminária se eles podem para uma parede locais ao alto ou se ele falou higienizar a lavagem de banheiro descargas tudo que podem gerar né você resíduos tem que usar proteção não tem gente sempre deveria ser assim a roupa normalmente aqui gente já tem uniforme então tem que ser troca diária e aí muitas vezes isso é administrado a gente a sagge indicada pela própria escola e lavanderia ou então o funcionário leva para casa faça a higienização e no dia seguinte quando chega na escola coloca uniforme limpo não tem que entender agora como é que vai administrar isso só o avental por cima pode não ser suficiente então se ele for entrar em contato com cutícula só mesmo o avental no de conta tem que ter de fato uma roupa e proteja muito mais tá com preguiça empresa tem protocolo uma coisa importante que eu sempre falo é quando tiver para eles vão intensificar os procedimentos de limpeza é deixa claro qual é a frequência tem que ficar acontecer duas três quatro de p bom então falar ele pétalas nos espaços devidamente classificados para que você possa ir em paz difícil painelzinho explicando qual é o saneante qual é a frequência que o indivíduo tem que impacto aqui ou que ele tem que preparar o local e que isso fica mais fácil fica mais mais mais educativo para isso as indivíduos que vão ter uma alta demanda agora e a sua outra pergunta a pedro é em relação a relação ao transporte né alcance das crianças e ao transporte eu tô construindo junto com o léo aí uma cartilha para orientar é lá que eu acho que vai ter que adotar medidas a gente acredita que isso também vai ser colocado em decreto municipal mas a gente já tem vários publicados no brasil sobre contenção transporte público né então higienização do dos equipamentos na evangelização do ônibus de germinação da van o próprio transporte por aplicativo o indivíduo tem que estar de máscara obrigatoriamente em várias cidades nessa quando utiliza o transporte público ao uso do álcool gel sempre que possível de bolso tiverem condições e disponibilidade para isso se não assim que chegar no local lavar muito bem as mãos e não puder colocar o outro gel mas essas são as medidas básicas manter distanciamento respeito a etiqueta respiratória então se for esfihas inclusive aquilo que a gente está cansado junina mija né no cotovelo utilizar a máscara respeitar a troca de massa para cada três horas ou antes se ela estiver úmida não tocar o rosto não tocar os olhos vou ficar tentando mexer para arrumar máscara assim que colocava por aqui então esses são os cuidados que a gente precisa até no transporte público pensando em alum o olá gente saber qual agora vou escovar o responsável pela vai escolar vai ter que fiz ficar higienização vai ter que acomodar esses alunos casamento isso pode de mandar mais viagem ele vai ter que saber quais a demanda está fazendo não possa carregar porque ele tá jogando carregaria numa única viagem mesmo que esteja muito quente e tenho que ir para esse preterivelmente ligar o ar condicionado tem a intensidade com que em uma janela aberta para você ter um fluxo de ventilação mas sempre que possível manter o ar desligado o produto que a gente vai comentar para higienização interior dos veículos é os ambientes no piso se assim permitiu aos setenta por cento o quarto é turismo estado de saúde é e orientar esses alunos também para utilizar o mês de papel descartável a etiqueta respiratória se possível fixar a passe dentro da do transporte escolar com essas orientações é esse detectar qualquer aluno com sintoma acionar rapidamente a sua minas porque esse aluno ideal se ele que ele nem fosse para escola se ele tá apresentando sintomas ainda jovem devia adentrar o transporte escolar lá em xangai eles fazem a verificação da temperatura inclusive antes do aluno atento ao transporte escolar eu não sei se isso vai ser uma possibilidade no nosso país também não se esquece obrigatório mas lá eles tem um cuidado redobrado então pra entrar no transporte escolar indivíduo passa por uma triagem estando bem saúde ele vai esse transportado até a escola tá basicamente são esses os cuidados aí que a gente tem recomendado na sexta-feira é legal notícia é eu acho que essa tema gigante porque ele ainda vai ser fruto de muito debate né porque tem dependente disso eu tava lendo o texto lembro sobre esse tema é o seguinte é provável que a gente tem outras pandemias né outros protocolos para vir então sem construir protocolo é importante para agora mas pro futuro também né parece até procedimentos né é moldados nos próximos casos né para quem acham que começar do zero né então é um trabalho fantástico ele é muito legal trabalho de vocês também nesse ponto né pessoal antes de terminar o que lhe mostrar uma coisa aqui para vocês deixa eu compartilhar um pouco na tela aqui pera aí e aí o que é a gente do do centro de referência ao tempo da educação empreendedora a gente preparou conteúdos pela aprofundados sobre editex né então assim ao temos aqui a muito em vó e quer legal saber dois por aí se tiver a oportunidade de trabalhar um pouco conversar sobre isso com os alunos né porque é o meio um beijo aí bem moderno né desse prender então aqui tem tudo um pouco falando do que até o léo falou trouxe para gente né do que é conta de startup é de onde veio esse esse contexto é como é que funciona as etapas da educação e aí eu sugiro que vocês acessem o link para na descrição do vídeo né e eu quando a gente fala aqui de empreendedorismo né a gente não fala só de abrir um negócio né aqui por acaso é que tem três empresários de negócios que visam o lucro de alguma forma né mas não nessa mente estava o empreendedorismo educação empreendedora como como torna ela é para desenvolver a produtividade no aluno desenvolver esse essa cabeça é essa cabeça empreendedora né que foi uma coisa que o ele falou muito aqui né o olhar empreendedor para a vida né a resiliência tão vocês quiserem saber também um pouco mais né sobre educação empreendedora é acessem nosso site né sebrae.com.br barra educação empreendedora lá tem nossos cursos online de formação de professores na área de empreendedorismo então essas quiserem conhecer um pouco mais é sobre empreendedorismo sobre educação empreendedora acesso aos cursos em constante para professores quanto para estudantes então lá se vão encontrar isso www.sebrae.com.br educação empreendedora e o site do ser é ccr sebrae.com.br eu queria falar passar para travar os nossos convidados para eles fazer mim as suas falas finais né de despedida então vou passar pelo para o léo então me passa sua mensagem de final e fala para mim onde é que as pessoas podem te encontrar para continuar conectado né conversando com você depois fala com você maravilha primeiro obrigado mais uma vez pela oportunidade eu tô acompanhando o chat do youtube eu queria dizer para os gestores que estão aqui que não se desespere não é complexo é que a gente tá jogando muitas coisas mas não é complexo dá para se organizar é obviamente que são coisas novas que a gente não fazia antes mas dá para fazer e fiquei tranquila eu tô no linkedin eu coloquei aí a daniele também aqui do sebrae colocou também aí o o endereço do meu linkedin no site filhos em fila.com.br também tem lá meus contatos contatos da empresa para quem quiser saber um pouco mais sobre como a gente pode reduzir as aglomerações é super simples e já resolve uma dessas coisas onde esses e resolvidas para volta às aulas presenciais e reforço que se alguém tiver afim de trocar uma ideia sobre isso sobre mentalidade empreendedora é precisar de ajuda aí ou pelo menos de trocar figurinhas é para as dificuldades desafios que a gente está fazendo vai ser um grande prazer falar só me mandar um oi lá no linkedin ou mandar um e-mail que tá lá no site filhos em fila.com.br tô sempre à disposição ajudar no fim das contas é o que vale a pena né e não é obrigado muito obrigado mesmo pela presença viu por ter aceitado nosso convite por ter a pouco do seu tempo para conversar com o pessoal aqui tanto que o pessoal do xat.com a gente aqui descer trás é muito legal poder ter uma relação tão legal sair com o empresário de estética e conta-te conservar e também vocês né como clientes nossos né você vai tá disposição para ajudar no que for possível né tanto você quanto à sombra descartável pra encher é uma parceria já antiga né então essa carteira continua a gente tá junto aí obrigado e aí só fazendo um ótimo comentário eu sou absolutamente fã do sebrae eu sinto muito te demorar eu empreendedor 17 anos sinto muito ter demorado quase dez para chegar no sebrae adoraria ter aprendido antes tudo que o sebrae tem me ensinado nesses últimos sete anos de relacionamento muito próximo então sem quem ainda não bateu lá no sebrae bate vai lá no escritório regional porque tem muita aprendizado as e espetaculares são é profissionais muito competentes e capacitados e sobre entra empreendedorismo foi muito legal que você trouxe também pedro você não é só abrir empresa é uma atitude mais do que isso é empreender uma atitude obrigado por tudo viu e agradeço eric passar a palavra você também para você dar suas últimas palavras finais aí e também dizer onde é que as pessoas podem encontrar né como é que as pessoas podem continuar a conversa com você fala para você perfeito pedro obrigado a cabeça mônica também pelo convite ao pessoal do sebrae essa um prazer estar aqui com vocês compartilhar um pouco do nosso experiência falar sobre temas aí com certeza letícia é a a a procurada desse momento o momento tá tá para isso como que ele proteja tudo mais é um adorei está com com a letícia o léo já conhece de de outros carnavais aí também profissional super competente para para me encontrar eu passei aqui para o pessoal hoje também a nossa equipe da escolar e compartilhou a gente tá no no e-mail [email protected] lari né e s k o l a r e ou com.br escolar o com.br tá então a minha casa de final é o seguinte não deixem que o contexto ou a situações toma decisão as decisões por nós vamos usar antecipar está sempre preparado ao cenário de mudanças porque a única certeza que a gente tem daqui para frente é que as coisas vão mudar então não deixe que o cenário externo façam escolhas por nós vamos fazer as escolhas por nós próprios ou seja vamos ter uma capacidade de adaptação e aprendizagem sempre conta com psol obrigado aí por toda por todo carinho aí para toda a colina ii e aí é ligar o eric agradeço muito também o seu tempo né você tá podendo passar quase duas horas aqui pra gente né é é bem legal de ter essa oportunidade de conversar com vocês né isso talvez no cenário que não tivesse pessoas e pandemias grande problema quanto tempo né eu tivesse uma agenda fertilidade agenda para poder começando a gente né então é legal a oportunidade de ter a visão dos empreendedores aqui e como disse cruel conte com o sebrae sebrae também tá tá aqui a seu serviço né esses empreendedores então está muito ligado olha é muito obrigada letícia vou passar para você não eu que agradeço passar falar para vocês em abrir você vai fechar aqui também né então falou dá o seu recado final e também o e também o seu onde as pessoas podem encontrar né sim vou falar assim com o primeiro agradecer ao senhor o meu pai tinha uma pequena empresa e ele recebia pelo correio na época as divulgações de cursos e eu já fazia os cursos né desde então o sebrae então estou há muitos anos com vocês já vi votei muito já quebrei empresa já tive outros empreendimentos até chegar ao modelo que eu tô aqui hoje durante academia a gente teve que se reinventar e digitalizar todo um trabalho personalizado e pessoal isso nos deu até uma postura de escala por isso que ele está atendendo o brasil inteiro então quero dizer que muito dessa possibilidade de hoje tem empregado isso na velocidade da luz foi porque eu fiz muitas preparações pelo sebrae e eu já tinha uma certa estrutura para isso e conhecimento de algumas coisas mas a gente não acerta sempre que eu sempre tem que procurar mais conhecimento então primeiro obrigado pela oportunidade eu estive na feira do empreendedor do sebrae um like que mulher entendeu que não era uma coisa comum e nem era esperado e eu fui a única mulher a fazer um pitch daquele evento já participei de uma formação do sebrae que eu fui selecionada e eu era a única mulher fazendo um piti eu era a única mulher na e hoje eu tenho muito orgulho de entender sendo mulher no brasil mãe de um bebê que eu ainda amamento e diante de uma pandemia é um desafio imenso mas é possível a gente tá aqui firme e forte tá e o meu recado para as escolas é não esqueceu uma única palavra acolhimento escola é acolhimento acolhimento de família acolhimento de aluno e acolhimento de funcionário vamos olhar para as pessoas e não hospitalizar escola tem que ter pa tocar o sanitário tem tem que implantar determinado os cuidados tem mas não vamos esquecer do acolhimento não vamos esquecer de perguntar essas pessoas como elas estão se sentindo para voltar o que que a gente pode fazer para tornar isso mais leve que tá todo mundo preocupado principalmente nas capitais em que a gente ainda tem uma alta transmissão né então falando a gostar de volta em capitais como são paulo é muito assustador a gente precisa conversar com a nossa equipe na escola e só conversar com as famílias e quais são os nossos azambuja só para tentar trazer respostas para tentar tranquilizados é possível reabrir sim eu tenho escolar que já conseguiu temos que nos preparar por um novo fechamento pode acontecer mas isso é para prevenção de uma determinação de doença e eu acho que não fechamento agora não é tão complexo quanto foi da primeira vez porque as escolas já passaram por esse processo eu tenho que preparar para abrir tem que estar preparado para fechar de novo se acontecer vários casos positivos mas a gente não pode esquecer que a vida precisa continuar a gente precisa enfrentar essa com anemia não perder a esperança na capacidade humana de desenvolver uma vacina ou tratamento eu acho que nós temos no mundo pessoas muito competentes e nós vamos chegar a esse resultado enquanto não temos esse resultado de tratamento de vacina vamos nos cuidar fica em casa se puder utilize alasca onde é obrigatório e se tiver que revoltar para escola com os protocolos é possível sim e tu e claro sintomas não vai para a escola se apresentar sintomas a palavra acolhimento escola acolhimento e essa mensagem é muito obrigado letícia eu trabalhei quase dez anos não é nada de políticas públicas do sebrae então eu fico muito feliz quando eu vejo mais empreendedora ajudando a construir a política pública né é o que você tá fazendo né então é por isso que a pouco estou de volta às aulas não deixa de ser então fico muito feliz de ver esse engajamento dos empregadores com as políticas públicas também porque eu acredito que usou é o caminho que a gente tem que seguir né os países mais desenvolvidos da segue esse caminho né os empreendedores já tem muito envolvimento com a construção ea concepção das políticas públicas então fico muito feliz e um prazer com prazer imenso ter você aqui também pessoal antes de ir embora não é para você ficar dias finais se vocês quiserem encontrar o sebrae conversar com a gente né da educação empreendedora o nosso o e-mail educação empreendedora sem o cd ele sem o tio arroba sebrae.com.br podem mandar suas dúvidas dá para gente pode mandar sugestão de temas que vocês querem saber bíblia sobre cura e vocês podem fazer o sebrae é pra ver os nossos cursos nossa elas atuação na área de educação www.secrai.com.br barra educação empreendedora e lá para dependências educação e educação empreendedora é o site do centro de referência da educação criadora ccr onde sebrae.com.br filha calabresa o passar antes tão especial a todas as 600 mais de 300 pessoas que tiveram aqui uma razão né eu o eric o léo e a letícia estamos aqui porque se você estivesse aqui não fazer nenhum sentido fazer essa live então eu agradeço do fundo do meu coração você estaria aqui é a melhor parte com certeza de fazer essas aids é possuir essa comunidade de pessoas que a gente vê aqui retornando né é para ver o nosso conteúdo de aprender né uma quantidade quer aprender e construir um futuro melhor para educação na quinta-feira que vem dessa quinta-feira agora né gente tem que eu posso abrir ensino híbrido no currículo escolar ea gente vai fazer o professor adriano aqui olá tudo bem legal eu sou o dia que vocês venham volta aqui pra assistir que vai ser bem bacana mesmo eu queria terminar com a palavra da treze na vai que ela falou aquele instante né e vai ficar tudo bem então todo mundo junto vai ficar tudo bem e a gente vai sair dessa melhor do que a gente entrou é isso pessoal grande abraço até a próxima

#Webinar #Soluções #Tecnológicas #para #educação