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WEBINÁRIO - Educação: Reconstruindo caminhos, aprendendo com as adversidades

Introdução

Reescreva esse texto e lá todos esperto que todos estejam bem a gente tá aqui hoje reunido para fazer um webinar que a gente chamou de educação reconstruindo caminhos e aprendendo com as adversidades e eu queria começar a dizer a minha apresentar meu nome é marina senseball eu sou coordenadora da área de ensino aqui da fundação getúlio vargas e por que que a gente pensou em fazer esse o ar binário hoje depois de algumas semanas de muitas conversas aqui dentro da nossa comunidade a gente sentia uma angústia muito forte nos nossos alunos professores colaboradores e muitas dimensões como as dimensões sociais dimensões políticas econômicas e principalmente também com essa nova mudança que da educação do ensino a distância e por fim a dimensão individual angústia o medo o medo da morte o confinamento como lidar com tudo isso então a gente resolveu fazer uma campanha nesses últimos dias para coletar perguntas antes de pessoas da nossa comunidade como eles é mas também isso foi aberto para outras pessoas que enviaram as suas dúvidas as suas angústias e foi bastante buscado essas perguntas então ontem à noite fiz um grande esforço aqui junto com o professor gás texto para tentar dar voz a todas essas pessoas e classificação as perguntas então fazer de um modo com que todos fossem contemplados daqui hoje neste webnar e para ir para essa conversa a gente chamou três grandes especialistas primeiramente o professor oscar vilhena quer diretor da escola de direito de são paulo da fundação getulio vargas a psicanalista heloísa ditombo que a da sociedade brasileira de psicanálise e o professor josé garcez ghirardi e também é professor daqui da nossa escola de direito de são paulo eu não queria dar boas vindas a todos e passar a palavra inicialmente ao professor oscar e depois a gente vai abrir então para essas perguntas que chegaram da nossa comunidade então professor das cargas palavra está com você e a bom dia marina bom dia luiza bom dia da 6:00 bom dia a todos aqueles que tem a ver esse essa nossa discução veja a primeira a primeira questão que se coloca é a nossa própria surpresa a todos nós somos surpreendidos acho que nenhum de nós como a gente conversava pouco imaginava a aqui em algum momento das nossas vidas nós estamos o final e nós estaríamos a dialogando por intermédio e o marcelo de plataformas o gás tem que as pessoas o que nos prestou em algumas situações r é a possibilidade de comunicação mas o contato a a vivência a isso de alguma maneira nos foi nos escutaram e é de uma maneira também o dia razoavelmente bem o nosso cometemos é tudo no plano imaginado nós não imaginavam que iria nós temos também não imaginava que seria possível que nós nos coordenas estão rapidamente para nos adaptarmos a essa a essa nova vida a primeira coisa me chama atenção quando eu vejo que nós somos passando é a nossa imensa residência essa capacidade de adaptação e hoje estamos todos aqui a na suíça a no japão a em outros países são submetidos a ciência todos acreditamos que há um risco grande é um risco a toda comunidade ao risco especial aqueles que são mais vulneráveis e portanto nós estamos um entendo aos conselhos da ciência também estava a piada no momento em que as crianças estavam se sobrepondo a razão todos nós parece estamos nos voltamos a dar atenção a assim e também voltamos a dar a atenção as inscrições porque não é só a ciência a ciência ouvir nada acusa autoridades públicas aquelas que se dão respeito nós automaticamente estamos nos coordenando a partir diretrizes a muito duras a que vem sendo estabelecidas por essa por essas autoridades esqueci a primeira coisa que a ciência ea confiança nas estações muito rapidamente estão servido como uma falta de ação nós temos produzido a partir a partir de é lógico que isso não se dá sem conflito é lógico que uma figura como é lógico que uma figura compramos a quando percebe isso ele desafio tudo isso que nós passamos nos últimos dias é uma tentativa de desestabilizar essa a nova reconfiguração aqui foi colocada nos últimos dias na então essa vão para rua e isso é uma gripezinha e são desafio assim eu acho que a primeira a minha primeira preocupação que vai acontecer a logo que isto passar s nós como sociedade vamos a acreditar mais na ciência e nas inscrições ou que nós entendemos que essa foi uma experiência desastrosa a nós vamos retomar o curso a de delegar a ciência e aderia à as formas mais irracionais had exercício do poder o sr é a primeira coisa que significa nesse nesse momento não gostaria de falar mais as duas coisas a pele acho que essa esse momento de nós estamos vendo também ele tem sido muito enriquecedor para que nós colocamos um questão a trajetória nós estamos diferentes e fato quando nós olhamos as facilidades para que a sociedade tenha sociedade brasileira especial tem enfrentamento desse problema nós olhamos que a democracia a liberal social que nós possuímos ela ela ela deve na hoje são 13 milhões de pessoas vivendo em favelas mais de 70 milhões de brasileiros têm renda inferior a três salários mínimos e evidentemente isso demonstra que as instituições representativas como fala ah o anderlecht é na realidade representa o ai-1 momento de crise como essa é que fica explícito o quanto esses que foram relegadas pelas instituições representativas irão sofrer mais não há portanto as ameaças que vêm a pelo lado do comunismo pelo lado da irracionalidade elas não são ameaças outra a dizer uma muralha sólida mas sim uma muralha frágil daí que me a particularmente tem tocado para sua mente as manifestações por exemplo de um líder como uma troll aqui e relembra o quanto o estado bem está aquele que assegura a saúde aquele que assegura o emprego aquele que se assegurar a educação de maneira isso não não deveria ter sido colocado o curso a cdb lado como o grande empecilho à ao sucesso econômico esses são bem cinco mensurados na que são bem indicados a nossa dignidade a nossa vida a colocá-los ah ah ah simples disposição das forças de mercado certamente foi uma responsabilidade e é isso que nós aqui nós temos visto agora então essas são algumas colocações que eu eu tenho a nossa surpresa o modo como nós temos que agindo a e ah o quanto nós vamos ser capazes de aprender mas será que essas reflexões a ontem por exemplo rio de espírito de economistas e sempre a tem primado por sermos rigorosos sobre o controle fiscal sobre a importância do mercado é sim é uma medida irritaram com uma outra a lógica do individualismo 1.6 falando sobre o que importa nesse momento é salvar vidas eu fiquei muito feliz de ver isso a biquinho o a questão fiscal é secundária nesse momento para a questão é saber se isso é só uma reação de momento de crise de um momento de profunda a reflexão e reencontro nessa distância que nos foi colocada com a humanidade a os isso vai durar assim isso vai fazer com que nós tiramos daqui é mais qualificados para ordenar nossa sociedade de uma maneira mais solidária evidente que isso que eu espero é muito obrigada professora ficar pelas considerações iniciais eu vou passar agora a palavra da heloísa de todo o oi bom dia a todos até agradecer o convite feito pelo professor garcia pela professora marina feferbaum ao agradecer ao professor oscar vilhena vieira é e dizer esse momento essa esse momento de diálogo aberto aqui eu penso que é por onde nós vamos nos salvar esse confinamento é abrir espaços conversa é o meio que nós vamos ter de poder manter o contato social que ele não é presencial mas ele pode ser mantido sim nós temos agora uma questão né como nós vamos atravessar esse momento sombrio da humanidade é nós temos que enfrentar é medos inseguranças a vulnerabilidade temos as ansiedade e vão se criando o pânico e ameaça de colapso ameaça de colapso tanto fora como a uma ameaça de colapso superior pessoal eu vou focar nos nossos recursos pessoais para enfrentar isso é toda essa situação de crise e de pânico elas envocam angústias muito primitivas nossas e nos remetem ao desamparo primeiro que a gosto de morte nós temos que lidar com isso agora é a sequência a é o prolongamento desse nesses dias dessa fase dessa pandemia a gente pode pensar que vai nos colocando diante de algo da ordem do traumático traumático se caracteriza como uma impossibilidade de pensar e elaborar então que recursos nós temos cada um de nós é de enfrentamento desse momento traumático desse momento de crise em diante de um inimigo é esse novo coronavírus que é um inimigo invisível ele é invisível n e impiedoso e que nos colocou em confinamento como única forma de proteção né não a medicação não a vacina única proteção que nós temos é voltar para casa e voltar para casa no momento onde o nosso ritmo era um ritmo desenfreado e fora tudo se dava fora de casa de repente ao corte e a uma necessidade em poucos dias tudo se desloca para dentro de paz como é que nós podemos garantir essa convivência da melhor forma possível mas isolamento ele não precisa ser necessariamente é não precisa nos colocar isolates pelo contrário quanto mais nós pudermos abrir canais de comunicação fazer a palavra circular é o nosso elemento de liga de gancho a a dimensão do tempo é um outro fator e vai nos ajudar mesmo né a gente vem se queixando que não sentimos o ano passar nos sentimos os meses passaram sentimos o semestre você vai se acabou e do bem agora tempo ele vai ser usado e é de um outro modo nós temos é como que uma nova oportunidade tirar os excessos e de nos aproximar mais do que é mais natural e vem a ser é o contato humano contato mesmo então as redes sociais elas então agora como instrumento essencial né não podem falhar só que nós provavelmente a forma de uso é só não mais para colocarmos é as grandes viagens as grandes paisagens aqueles baladas os restaurantes enfim mas o outro lado da vida que vem a ser os medos as angústias é o pedido de apoio o pedido de socorro bom então usar as redes sociais os nossos amigos os que estão próximos e aqueles que a gente por meses esquece mas poder resgatar todos eles para que a gente tenha a possibilidade de nos sentirmos apoiados o outro vai nos apoiar e nós podemos nos expor apoiar também é em cada um de nós tem recursos pessoais para isso sim a gente pode nem saber que tem mas tem eh eu costumo dizer que a gente tem um dois lados de funcionamento um que é o nosso parceiro ele funciona a nosso favor então elevou está coragem ele nos liberta para ter curiosidade para as invenções para o criativo e todos temos um lado eu digo que é o nosso opositor a nossa opositor é uma sodré é aquele sentimento é de desla guia um sentimento que nós vamos ser bem recebido ela não vai valer a pena enfim esse opositor é o nosso tribunal de opositores nesse momento ele tem que ser enxugadas ele tem que ser engolido porque nós vamos precisar é de todo todas as nossas ferramentas para lidar com a convivência em família ou com a convivência longe da família é mais criando sempre novas possibilidades o professor oscar falou aí muito de angústia mas ela falou também da nossa capacidade de suplantar a hora que eu chamo de resiliência muito receber é o ser humano é uma barata de brasileiro é nós somos capazes de adaptação sobre davi e ressignificar todo eu acho querido é olhar mais humano na situação eu vou passar agora palavra diz assessor darci e aí oi bom dia marina bom dia luiza bom dia ted carros muito bom tá podendo conversar bom dia todo mundo tá ouvindo queria agradecer também a crio o guilherme e o franco estão na retaguarda podendo a possibilidade técnica desse evento a gente isso mostra que a gente só consegue fazer as coisas quando estar junto quando tá em grupo que ninguém faz nada sozinho nem ambiente virtual é eu queria começar a fazer uma coisa absolutamente uma banalidade dizer que a nossa a nossa rotina alterada e essa aparente banalidade ela tem uma dimensão muito importante porque a nossa rotina não é neutra a nossa rotina ela tem uma ela tem uma função fundamental de construir o nosso horizonte de expectativas sobre a vida então a gente a cada dia quando levanta me espera que o trânsito normalmente seja de uma certa maneira que as aulas normalmente seja um certo jeito que o escritório normalmente a tua assim portanto a nossa rotina ela tem uma função de normalização a noção de vida normal é dado essa uma construção ideológica muito importante a noção

Webinar Educação: Reconstruindo caminhos, aprendendo com as adversidades

A importância da educação em meio às adversidades

Vivemos em um momento desafiador em que a educação se tornou ainda mais fundamental. A pandemia do coronavírus gerou grandes impactos em todo o mundo, especialmente na área educacional. Escolas fecharam, aulas foram suspensas e professores tiveram que se adaptar ao ensino remoto da noite para o dia. Diante desse cenário de mudanças e incertezas, a educação se mostrou essencial para a construção de um futuro mais promissor.

Adaptações necessárias no ensino durante a pandemia

Com a necessidade de distanciamento social, as instituições de ensino tiveram que se reinventar e buscar alternativas para garantir a continuidade da aprendizagem. O uso de tecnologias digitais se tornou imprescindível, permitindo a realização de aulas online, videoconferências e a disponibilização de conteúdos em plataformas virtuais. Professores e alunos tiveram que se adaptar a essa nova realidade e aprender a lidar com as adversidades.

Novos desafios e oportunidades na educação pós-pandemia

Apesar dos desafios enfrentados, a pandemia também proporcionou oportunidades de inovação e transformação na educação. O ensino à distância se mostrou viável e eficaz em muitos casos, possibilitando o acesso à educação de forma mais democrática e inclusiva. Além disso, a crise sanitária evidenciou a importância do papel dos educadores e da valorização da educação como ferramenta de transformação social.

Conclusão

O webinar "Educação: Reconstruindo caminhos, aprendendo com as adversidades" aborda de forma relevante o papel da educação em meio às adversidades enfrentadas durante a pandemia. A reconstrução de caminhos e o aprendizado com as adversidades se mostram essenciais para o fortalecimento do sistema educacional e a formação de cidadãos mais preparados para os desafios do futuro. É necessário que a educação continue se adaptando e inovando, buscando sempre novas formas de garantir o acesso ao conhecimento e o desenvolvimento integral dos indivíduos.

A importância dos webinars na educação

Os webinars têm se tornado uma ferramenta cada vez mais essencial na área da educação, principalmente em tempos de adversidades como a pandemia de Covid-19. Através dessas plataformas de ensino à distância, educadores e alunos podem reconstruir caminhos de aprendizagem, mantendo a qualidade do ensino e adaptando-se a novas realidades.

Adaptação e inovação no processo educacional

Os webinars permitem que educadores e alunos experimentem novas formas de educação, promovendo a interação e o compartilhamento de conhecimentos de maneira dinâmica e eficaz. Diante de desafios e adversidades, é essencial aprender com essas experiências e buscar soluções inovadoras para garantir a continuidade do processo educacional.

Desafios e oportunidades na educação online

Apesar dos desafios enfrentados na transição para a educação online, os webinars oferecem uma série de oportunidades para repensar e melhorar os métodos de ensino, tornando o aprendizado mais acessível e personalizado. Através da reconstrução de caminhos e da aprendizagem com adversidades, é possível fortalecer a educação e preparar os alunos para os desafios do futuro.

Webinar - Educação: Reconstruindo caminhos, aprendendo com as adversidades

Neste artigo, discutimos a importância dos webinars na educação, destacando a necessidade de adaptação e inovação no processo educacional. Apesar dos desafios, as plataformas de ensino à distância oferecem oportunidades para repensar e melhorar os métodos de ensino, promovendo a interação e o compartilhamento de conhecimentos de forma dinâmica e eficaz. Através da reconstrução de caminhos e da aprendizagem com adversidades, é possível fortalecer a educação e preparar os alunos para os desafios do futuro.

Fonte Consultada: Texto gerado a partir do Vídeo https://www.youtube.com/watch?v=kGYqOUbuDyA do Canal FGV DIREITO SP .