1º Congresso de Políticas Públicas em Educação – EMD

By | 05/05/2025

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1º Congresso de Políticas Públicas em Educação – EMD/a>

E aí [Música] E aí [Música] E aí [Música] E aí E aí E aí [Música] E aí [Música] G1 E aí o Olá pessoal uma boa noite a todos estamos aqui hoje para nossa Segunda Noite do 1º Congresso Brasileiro em políticas públicas e educação da Escola Mineira de direito mais uma vez gostaria de agradecer a presença de todos desejar boas-vindas desejar com a noite de hoje seja repleto de conhecimento como foi a de ontem em certeza que muitos dos que estavam aqui presente conseguiram trazer muita coisa então para sua vida profissional quanto para sua vida pessoal com as palestras que tivemos aqui ontem tava muito feliz com a presença de todos vocês e desejamos uma excelente noite a todos tá bom hoje no início eu gostaria primeiro me passar alguns recadinhos né importante para que para que eu possa convidar a prefeitura Roberta e depois da início aí a nossa segunda antes de começar gostaria de me apresentar para quem não estava presente ontem meu nome é Júlia Papini passo parte da escola número de direito e também das organizações do congresso também sou cerimonialista estarei com vocês hoje e amanhã aí nesse nosso congresso tá bom pessoal eu gostaria de convidar a todos para seguir a página da eme de humanidades aonde deu humanidades ela é um segmento da Escola Mineira de direito estão dentro da Escola Mineira de direito temos AMD humanidade que a gente trabalha com todas as áreas relacionadas Azul humanas né relacionados a humanidade Então você gente convidar todos a curtir a página da eme de humanidades e curtir também a página da Escola Mineira de direito lá no Instagram convida a todos para tirar uma fotinha aqui do nosso congresso ou sala nos seus Stories e marcar tanto AMD humanidade como a Escola Mineira de direito que nós estaremos reportando em todos vocês estão quando lá no Instagram curtas duas páginas E compartilhe os seus Stories estão usei guardando todos os Stories você aí pessoal antes de e jamais professora Roberta eu gostaria de passar dois O primeiro é sobre a lista de presença prestem muita atenção lista de por exemplo ela vai ser disponibilizado aqui no chat do YouTube ao decorrer da noite assim que ele estiver disponível o estar avisando todos vocês compra sem muita só Fiquem tranquilos que assim que a lista de presentes tiver disponível eu vou informar aqui no YouTube no início do Chaves tem uma tarde Elzinha Azul tacada a lista de presença ela fica fixada nessa tarde e também ela vai ser enviada aqui no chat do YouTube Fique tranquilo que assim que estiver disponível eu estarei avisando todos vocês na quanto ao certificado como que vai funcionar a emissão do certificado você vendo tem duração de três dias terça quarta e quinta e para você tem direito ao certificado é necessário vocês males presença no mínimo dois dias quem não assinou e assine hoje e amanhã e você terá direito ao certificado o que vai funcionar a emissão do certificado a gente tem muita dúvida né Gente é muita dúvida em relação a isso é na quinta-feira amanhã após encerramento do congresso traz foneempresas tanto aqui no chat do YouTube quanto lá nos grupos do Whatsapp o link para emissão de certificado prestem muita atenção certificados não são enviados por e-mail também não são enviados pelo WhatsApp você só Conseguiram fazer a emissão do certificado no link que será disponibilizado Ah tá você vai acessar Olimpo vai preencher os dados solicitados e vai emitir o seu certificado não enviamos certificados por e-mail também não enviamos certificados pelo WhatsApp somente no eu combinado e outra informação o link fica disponível por 30 dias após esse prazo o certificado Spyro Então você tem 30 dias para e são certificar outra informação importante desde ontem eu estou falando para vocês aqui dos grupos do WhatsApp chamando todos pendrive chamando a todos para participarem Por que vem coisa boa por aí eu avisei ontem que vem muita coisa boa por aí então quem ainda não faz parte do grupo do WhatsApp as meninas vão entrar no estar enviando aqui no chave do YouTube o link para que você possa entrar no grupo entre no grupo que eu tenho certeza que você vai gostar do que vem por aí tá bom Então continue nos acompanhando entre no grupo do WhatsApp que vem coisa boa daqui a pouquinho para vocês não deixa mais eu não esqueci de nem mais um recadinho não recados das Amadoras convidar agora a professora Roberta para desejar uma boas-vindas a todos professora Roberta Oi boa noite boa noite Júnia Oi boa noite Bruno que tá aqui nos Bastidores conduzindo todos os trabalhos sejam todos bem-vindos dei uma olhadinha ali no YouTube muita gente de vários vários estados de vários locais do nosso país Este é mau segundo dia do 1º congresso de políticas públicas em educação e espero que a gente tenha mais uma noite Como disse é Júnior e para os muita troca de muito debate e bolsa reflexão um ótimo professora Roberta lembrando Então pessoal Professor Silvio infelizmente não vai estar presente hoje ele tem outro compromisso profissional na internet comum mas amanhã ele tá aqui tá bom É antes de chamar o primeiro palestrante perguntaram aqui no chat do YouTube sobre os materiais das palestras estamos solicitando a todos os palestrantes que estão utilizando o material que não tem vem e na sexta-feira após o encerramento do congresso queremos enviar lá no chat do YouTube o link para que todos tenham acesso a esses materiais então na sexta-feira depois que o congresso encerrar né porque ele tem ser na quinta na sexta-feira estaremos enviando nos grupos do WhatsApp Wind para que todos tenham acesso ao material utilizado pelo professor tá com outra informação importante o congresso ele fica gravado e disponível aqui no YouTube porém quem assiste gravado não consegue o certificado por é de ontem para lista de presença ela fica disponível somente no dia até às 23horas quem assistir depois gravada não consegue assinar a lista de presença pois o link inspira a partir das 23 horas então congresso fica gravado mas infelizmente Quem assiste gravado não tem direito ao certificado Tá bom então vamos dar início aí a nossa noite é nossa noite de muito conhecimento e eu queria pedir que vocês dê um like aqui no vídeo do YouTube para gente que daqui a pouquinho eu venho conversar mais um pouquinho com você combinado professora Roberta pode trazer a primeira colesanti que a vontade eu tava pessoa Ah pois então eu gostaria de convidar a professora Ana Paula Ferreira mestre em educação especialista em história contemporânea em práticas de letramento e alfabetização graduada em pedagogia atualmente a supervisora pedagógica da rede estadual de ensino de Minas Gerais por favor que funciona Ana Paula seja bem-vinda e obrigado Professor Roberto obrigado a toda equipe aí que organizou o evento obrigado a todos e todas que estamos assistindo né vamos aí para segundo o segundo dia então de Congresso é Ontem eu fiz uma fala sobre a educação e política né hoje digamos assim são falas bem próximas né que acabam se unindo bastante aí nas suas faltas e hoje vai ser sobre educação é neoliberalismo Então quem não assistiu né ontem quiser depois assistir que nem a Júlia já se alimentou essas essas apresentações elas ficam gravadas Tá bom então hoje eu quero dividir a minha fala em duas partes né principais uma eu quero fazer um histórico bem breve e depois mostrar os impactos no neoliberalismo dentro da educação então quando a gente pensa assim o liberalismo a gente acha né que esses impactos esses ataques eles estão sendo de uns anos para cá mas na verdade o realismo ele se configura mundialmente principalmente ali na década de 70 né é tendo ali como um país que serviu para experimentação desse modelo que foi o Chile através de uma ditadura militar extremamente violento amplamente financiado em comandada pelos Estados Unidos e aí né quando o pinochet assumir ele adota né no modelo Educacional chileno os pressupostos de um economista chamado Milton friedman falava sobre a importância dos vouchers tão que que são os vouchers né inclusive é quem parte Tang você tentou né a as campanhas nos últimos anos já deve ter percebido que alguns candidatos inclusive também defendiam essa proposta para as escolas então vou chegar com suas um cupom e o estado vai dar esse cupom pra Oi e a família Então vai usar esse cupom para custear né a educação lindos seus filhos e aí qual que é o problema disso e o próprio Chile sofreu com isso né O problema é que a larga as desigualdades sociais porque aquelas famílias mais vulneráveis aquelas famílias mais pobres ela geralmente vão usar aquele vou share nas escolas mais próximas justamente por conta da dificuldade de pagar o transporte público aquelas famílias que têm mas capital econômico né vão às vezes completar esse voucher para colocar em escolas é que em termos de ranking né da educação estaria olhei melhor colocada E aí então isso intensifica nessa desigualdade social é um outro ponto para a gente pensar a questão do neoliberalismo e as entrada na educação não só nessa questão financeira né ideal Z no sábado e de uma presença cada vez maior do mercado é na parte curricular né então é muito comum a gente ver nos documentos curriculares nos documentos oficiais né a ideia por exemplo de flexibilidade né que a educação tem que formar para essa flexibilidade E aí quando eles vão justificar essa flexibilidade eles usam né como o suporte ali de que a gente está no tempo de informação muito grande e o que antes era verdade pode não ser verdade dia de hoje nem amanhã que as coisas são muito transitórias que as coisas mudam né É tudo bem né a ciência mesmo ela também se apoia nessa ideia é de que as coisas realmente elas podem ser contestados né aliás essa contestação que faz texto todo uma movimentação cultural e científica por outro lado se não há uma valorização do que já foi criado do que já foi humanamente é tão pouco a gente consegue Inovar Então se retira e da da educação né esses sonhos é de saberes intelectuais né solidamente ali para preparar o indivíduo para Essa sociedade para que ele realmente compreenda né Não só a leitura da palavra né mas também a leitura de mundo Como dizia Paulo Freire não é para a gente entender o mundo a gente precisa da sociologia e a gente precisa da filosofia a gente precisa geografia da história da biologia e todas as construções científicas né então não pode ser um fazer para fazer E aí que ta o problema da educação neoliberal né esse caráter pragmático com ele está se acentuando cada vez mais e aí eu trago para conversa também né um filósofo chamado Bauman né Obama falava muito da modernidade líquida que a gente tá vivendo e quando ele usa esse adjetivo líquida justamente para dar essa ideia de flui Days Ned de algo estável né É porque senão modernidade sólida o sujeito ele fazia o ensino superior e um diploma o dava possibilidade de inclusive escolher um emprego Verde hoje não né a pessoa ela pode fazer ali Faculdade e às vezes ficar desempregada né nada é garantia da sociedade líquida que a gente tá E isso impacta na educação e impacta na economia impacto da subjetividade né não é sem razão que a gente está vivendo aí um aumento dos casos de ansiedade depressão é porque as pessoas acabam sentindo que elas que são contadas né pela pela sua própria história de vida né e por mais que tem a questão individual a questão social ela é deixada de lado né e é nessa interpretação da ideia de fracasso ou de sucesso e então se a gente tinha ali na modernidade sólida né uma presença muito grande do setor industrial E aí esse Setor Industrial ele muda nessa educação para que seja trabalhadores formados ali para atender essa necessidade do mercado Então são trabalhadores que vão ter que ter necessidade de leite de conhecer de saber ali a questão de número de conta de raciocínio e de uma área específica Então quem faz ali o curso de mecânica né um técnico mecânico ele vai desempenhar as funções de mecânica quem faz um curso técnico de pintura automotiva ele vai ser pintor automotivo na nova lógica Empresarial é um trabalhador Na verdade ele não faz tudo ele não é um especialista né Então na verdade ele pode fazer vários cursos para o currículo com várias páginas e ele vai ser bem isso né e uma ilustração disso é de um filme coreano que ganhou o Oscar né faz pouco tempo e ele é brilhante o filme parasita quem não assistiu vale a pena assistir e os personagens do filme mostra um bem isso né ao mesmo tempo que eles estão a linha ajeitando a caixa de pizza logo eles para sobreviver e conseguir ter o dinheiro para o almoço e para janta eles fingem ser professor particular o pai finge ser motorista e ali eles vão se adaptando né já com esse intuito mesmo e aí o que que a gente percebe que as relações sociais elas vão ficando também cada vez mais frágeis mais fragmentadas né porque já que a ideia eu me sobreviveu sobreviver a solidariedade com outro vai ser muito mais difícil né vai ser no campo de competição cada vez mais acirrado é um E aí é o que o Bauman chama né De que dia de hoje a gente não estabelece relações duradouras que nem antigamente né então os casamentos duravam vários anos a gente tinha amigos né as gerações mais antigas amigos ali por vários anos dia de hoje não as pessoas não se relacionam eu é o que ele chama de conexão as pessoas estão conectadas E aí se a gente for pegar o exemplo né metáfora de dar dessa ideia de conexão a própria tomada né com fio para ligar e desligar é muito mais fácil né então é que nem quando alguém nos perturba nas redes sociais se a simplesmente já bloqueia a pessoa né É não é aquela coisa duradoura Ou aquele respeito pela pela pessoa pela história da pessoa não fazer desfazer amizades é uma coisa muito mais volátil né e mas na escola agora vamos pensar nos impactos e isso né eu listei aqui quatro impactos principais bom então seria aí na questão da formação né Como que essa afirmação ela tá sendo a questão da Autonomia que a gente pode até questionar se é realmente uma autonomia ou uma desresponsabilização do Estado a questão do controle e por último aí o impacto no trabalho docente Então vamos lá em se tratando de Formação é a gente vê né que tem alguns valores que são muito mais normativos dessa bula neoliberal na educação um desses valores que tá muito estão muito presentes tá muito presente é a resiliência né então quando a gente pensa em resiliência seria o que né aquele sujeito plástico aquele sujeito que encontra dificuldade mas ele não sucumbe né ele vai em frente ele consegue arranjar energia força para superar aquele obstáculo legal é bacana a ideia de resiliência Oi Sandra porque dentro dessa bula não se encontra né é o outro valor que também importante em termos coletivos seria o valor de resistência porque a gente enquanto sociedade enquanto grupo social a gente precisa também desse valor de resistência que seria de resistir a esse modelo excludente a esse modelo preconceituoso esse modelo desigual e para terça resistência não é em alta isolado não é simplesmente arrumar uma energia tem uma motivação e tem um pensamento positivo fazer uma aula de yoga está espiritualmente elevado né exija e realmente uma dinâmica de grupo de coletividade seja o movimento social seja em movimento partidário seja em coletivos em alguma coisa que de realmente essa força para o indivíduo se movimentar enquanto grupo na defesa e dos direitos sociais políticos e civis um outro valor muito presente né e na formação neoliberal é a questão da tolerância né então a gente encontra educador também defende essa bandeira né a gente quer que os nossos alunos e a gente mesmo Seduc nessa tolerância nem em relação ao que é divergente seja em termos de diferentes culturas sejam diferentes pontos de vista é é importante a gente terça tolerância ainda mais num país né que é tanto tem expressado em um discurso de ódio por outro lado é importante também o outro valor né que é o valor da Revolta que que seria esse valor da Revolta a revolta não é uma coisa negativa a gente às vezes nessa visão binária ocidental a gente tem mania né de colocar algumas coisas como se fosse negativo outras coisas com suas positivas a revolta ela seria voz dos oprimidos é aquilo que a gente sente por perceber um ato de injustiça é é o fato da gente Cindy e com algo isso é importante porque se a gente vê um morador de rua e acha isso normal algo errado está acontecendo com a gente se a gente sabe que a nossa vizinha está sendo espancada sempre né pelo companheiro dela e a gente não age a água normal nessa nossa formação então sentimento de indignação que também é muito importante Oi e aí né Agora vamos pensar nessa formação não só na formação de valores né que aí entra muito dentro dessa desse currículo que dia de hoje nem é tão mais o culto né porque Inclusive a própria bem descer fala né dessa educação de valores mas nessa formação intelectual então na modernidade sólida a formação era muito mais intelectual nessa e primava muito mais aí pelos saberes estéticos literários científicos técnicos e dia de hoje tá muito essa questão né de que isso nem sempre pode ser útil Então vamos para o campo pragmático né e isso dá uma preocupação muito grande porque a partir do momento né que as novas gerações elas não se apropriam desses conhecimentos que foram elaborados elas não conseguem ter um olhar profundo sobre a sociedade em que ela bom então as viram repetidoras de todos esses manuais que elas acabam se abastecendo né É aí vamos então para o próximo Impacto nem dentro da da educação que seria então a questão aí da Autonomia outros responsabilização do Estado Como assim autonomia e responsabilização porque é muito engraçado que fala assim né que as escolas estão com mais autonomia Mas é uma autonomia bem restrita em alguns Campos onde que a gente percebe essa autonomia às vezes no campo financeiro né que a escola às vezes escolhe onde ela vai precisar gastar o dinheiro né Tudo bem relação a isso mas o problema é quando a escola que tem que se virar nos 30 para arrumar esse dinheiro e aí a gente pode pegar como exemplo nas várias festas juninas e na verdade não são realizadas com aquele tom de homenagear um folclore uma cultura popular roupa a população da zona rural é trazendo e utilizadas como arrecadação de fundos para escola ou seja é uma diz responsabilização civil do Estado é E aí a gente nota também né essa preocupação da entrada da comunidade dentro da escola que nem sempre é uma entrada para ver uma uma participação diálogo um debate sobre pontos pedagógicos políticos filosóficos de como a escola poderia andar caminhar né O que seria leonorte dessa escola essa comunidade muitas vezes é chamada dentro do que o do caixa escolar né para contribuir financeiramente com a escola é ou de formas vezes muito pontual né então de novo aí essa questão da desresponsabilização do estado e aí essas responsabilização ela volta a ser sentida porque os bancos principalmente Banco Mundial a Organização Mundial do Comércio e são muito presentes na prescrição dos currículos do que deve ou não ser ensinado né então economistas de tango aí o material né os livros e manuais e formação de professores né o outro Impacto seria o controle né que aí a gente sente Esse controle pelos próprios bancos e aí se controle que que ele gera um desprestígio e uma desintelectualização dos professores porque o professor ele é um intelectual o professor não é um apenas uma pessoa que vai lá e vai cumprir uma aula o professor é aquele que planeja uma aula que vai entender que se aquela aula tem a ver com a comunidade dele ou não é que vai relacionar aquele local com o Global né que vai usar aquele local como ponto de partida e não como ponto de chegada Então essa voz do professor ela tá cada vez mais silenciada né porque os manuais estão vindo prontos como se o professor tivesse a e cumprimos é e aí se controle ele é feito principalmente através das avaliações externas que estão cada vez mais usuais né fazendo ranking fazendo aí disputa e competição entre escolas e E aí de novo nessa questão do estado que vai se ausentando Porque a partir do momento que se delega para escola como se a escola que tivesse desempenho ruim fosse ali é uma falta da escola em relação seus métodos em relação as suas metodologias é uma escola que as vezes não está inovando mas não se percebe que na verdade é o estado que se afastou ali da sua responsabilidade né e o próprio professor é visto né como um funcionário público muitas vezes resistente a essas mudanças a gente sabe que o funcionalismo público né ele ele ganhou aí bastante pedras né nos últimos anos e se a gente e nos países economicamente desenvolvidos né a gente que tem uma educação de qualidade em serviços públicos de qualidade a gente nota que há muitos Funcionários Públicos que o Brasil em termos percentuais Ainda tem muito pouco né e o fato de ter funcionário público é uma coisa benéfica sim né a gente que tá aí discutindo sobre ações de políticas públicas é importante pensar no funcionalismo público por quê que é benéfico porque dá uma ideia de continuidade porque embora mude governo sai governo o funcionário público vai continuar mantendo ali né o seu serviço as suas funções zelando pelo cumprimento das suas faltas Oi e aí então né o quarto Impacto seria aí nesse trabalho docente né É tem visto aqui a ouvir né Toda essa avalanche do do comércio do mercado dentro das escolas e das Universidades esse trabalho docente ele vai ficando mais constrangido né mais recuado e nas universidades a gente tem o exemplo disso nas próprias pesquisas né ao ponto de ter uma ditadura do capital é exemplo de uma marca famosa aí de tênis que retirou a verba para uma universidade norte-americana quando os estudantes fizeram reivindicação do Por que que essa marca estava empregando mão de obra infantil né em países ali asiáticos Então essa preocupação a gente tem que ter né porque a educação ela não é mercadoria educação é um direito em cima desse direito que a gente tem que defender tá muito obrigada o professor Roberto E aí e Prontinho é a professora Quer fazer alguma pergunta alguma colocação aham Oi ok e eu tinha uma das pessoas perguntou se você poderia dar referências da Ana Paula a respeito do Bauman é uma doação obras que pudessem ser importantes eu gosto muito o Roberta deixa eu te ver se eu tenho livros dele que tá pertinho aqui ó esse Eu gosto bastante sobre educação e Juventude é o Recomendo muito aí né já que a gente tá falando sobre educação é tem um outro dele também que vai falar sobre a ética mas agora não me lembro de cor mas o bomba ele vai falar muito sobre essa questão né de da essa modernidade líquida em tanto que isso é Acaba interferindo em todas as relações humanas aham a outra colocação de apareceu nas questões é o ranking do MEC atrapalhou colabora no quesito educação no que tange a formação escolar bom então esse Hum que a gente percebe que ele na verdade já é novamente né uma prática de empresas que está sendo encontrado nas escolas né porque essa ideia de ficar comparando é até mesmo injusta porque cada escola tem o seu contexto muito específico né tem escola que trabalha com perfil de alunos mais de classe média e outras distrações Popular Que isso por si só já traz uma diferença muito grande no desempenho tem um sociólogo não é muito conhecido aí o Pierre bourdieu ele vai falar sobre a ideia de Capital cultural então o que que eu pude ele fala que na verdade não é só o capital econômico que é uma questão de prestígio social o próprio capital cultural também interfere nesse prestígio né então os estudantes de que são ali da classe média eles vão a museus eles vão às vezes exposição de arte eles fazem viajar e eles estão acostumados com outro tipo de linguagem que seria linguagem mais formal né a linguagem é mais valorizadas socialmente Então tudo isso na hora que eles vão para a escola dá uma facilidade para eles aprenderem aqueles conhecimentos né diferente do aluno de classe Popular que muitas vezes o pai às vezes nem terminou o quarto ano da Educação Básica né Então como que a escola né tratando com públicos diferentes ela vai ter às vezes resultado é ranqueadas né então acaba sendo muito injusto ali com as para a escola é como se a escola que tivesse que dá conta sozinho de todos os problemas sociais ambientais e a gente sabe que não é bem isso né um exemplo que eu posso dar em relação a isso aí por exemplo né aquelas escolas que estão situadas em comunidades que a muita violência e que eles estão das vezes é omisso né e quando a escola tem baixos índices e tenta justificar sob essa Ótica aí às vezes tem tem um argumentar mas por quê que vocês não trabalha alguma coisa sobre a paz não tudo bem é importante mesmo né a gente tem vários exemplos e várias ilustrações de escolas que superaram essas violências nas suas comunidades e que a gente pode se apropriar eu acho que bacana essa troca por outro lado da escola sozinha não resolve as coisas nem E aí que tá é de novo ideário neoliberal dentro da educação porque o neoliberalismo faz isso né ele individualizar a responsabilidade a não é escola que tá na comunidade a escola que tem que dar conta não espera aí é escola junto com polícia junto com o estado junto com o Cras né com Conselho Tutelar tem que fazer essa rede de apoio né E essa rede já foi o realmente tem que funcionar é ótima sua colocação que faz a gente reafirmar que a educação faz parte de uma rede de trabalho né não existe a educação sozinha isolada na transmissão de conteúdos acadêmicos né Nós somos humanos e sempre que estão juntos nós também educamos enquanto ensinamos muito bom te agradeço Ana Paula só falo foi excelente essa é uma discussão muito importante passo a palavra Julinha e obrigado Professor brigada professora Ana Paula Obrigada professora Roberta professora vai daqui a pouco eu te chamo de novo aí eu vou passar uns trocadinhos ele é pessoal eu espero que tomar uma formiga na minha minha câmera não daqui a pouco tá parecendo a família andando aqui fez o acha meio estranho tenta o seguinte antes de passar os recadinhos eu gostaria de lembrar que o nosso curso de pós-graduação em políticas públicas em educação está com as inscrições abertas tá lembra que eu disse ontem que estava com as inscrições abertas mas que não eram para mim não era para ninguém fazer sua inscrição ainda porque vinha aí uma oportunidade incrível para os participantes dos grupos do WhatsApp Por isso que eu disse a todo momento entre nos grupos do Whatsapp e eu vou repetir entre nos grupos do WhatsApp tá entrei lá daqui a pouco eu vou trazer uma oportunidade incrível para todos vocês e é e lembrando então que o nosso curso de pós-graduação Ele conta com elas ao vivo tá nossas aulas são ao vivo quinzenalmente sexta-feira à noite e sábado de manhã mas você pode falar assim nossa mas na sexta-feira à noite eu dou aula no sábado de manhã eu tenho compromisso na sexta-feira à noite não dá para eu assistir não tem problema as nossas aulas ficam gravadas tá ela segundo gravadas e serão disponibilizados na plataforma de estudos então você pode sentir aula gravada depois de sem nenhum prejuízo mas sempre que puder é bom assistir aula gravada porque ela traz ali uma interação entre o professor eo aluno Você pode tirar suas dúvidas nave durante a aula né surgiu um assunto surgiu um debate pediu algum é caso Legal vocês podem a gente tá discutindo então por isso que as aulas da Escola Mineira de direito só ao vivo tá quinzenalmente Então sexta-feira à noite e sábado de manhã ou não a duração de 12 meses e outras Esse é opcional engelmec não existe mais a entrega né a defesa de um TCC para conclusão de curso de pós graduação outra informação importante é um curso destinado a graduados em ritmo superior mas de qualquer área a se você fez pedagogia Você tem interesse você pode fazer se você fez letras eu tenho interesse você pode se você fez fez serviço social têm interesse que você pode fazer então é um curso interdisciplinar é qualquer pessoa graduada ensino superior que tenha interesse em fazer o curso pode fazer pode fazer a sua inscrição tá bom deixa eu ver se eu não esqueci de nenhum informação do curso eu não acho que não estou compartilhar minha tela com vocês e aí a gente vai passando algumas informações aqui juntos o Car é só um minutinho E aí e vamos ver se não vai cair igual homem né gente ai esse é o nosso curso Então como eu disse é 12 meses de duração nova coisa é 100 porcento online pessoal 100% online você não vai precisar se deslocar para pleitear-se no aula passando fazendo prova ou atividades nada disso O curso é 100 porcento online com aulas ao vivo corrigir aulas ao vivo sexta-feira à noite e sábado de manhã sexta-feira das 19 às 22 e sábado das 8 horas ao meio-dia Como eu disse também as aulas são ao vivo porém ficam gravados o kit possibilita de assistir depois sem nenhum prejuízo sua presença será computado da mesma forma outra informação importante nosso curso começa dia doze de agosto no próximo mês sua primeira mensalidade você só paga em agosto certo Essa é a certificação é feita pela unifil Centro Universitário amparense e o terceiro Como eu disse é opcional esquece esses valores não se atendem aos valores tá deixa o valor de lá vamos só ver o curso aqui que daqui a pouco eu vou trazer uma oportunidade incrível para vocês como eu disse o nosso corpo docente é todos os professores que estão aqui no Congresso fazem parte do nosso corpo docente entre outros é como vocês podem ir é um corpo docente altamente capacitado riquíssimo de conhecimento e são professores que atuam na prática tão isso faz com que a nossa pós seja uma pós mais voltada para a prática tá bom aqui temos o conteúdo programático depois vem mais para frente eu vou pedir professora Roberta falar um pouquinho do nosso Pompeo mais quem tiver interesse pode entrar aqui no nosso site e dá uma olhada dá uma stalkeada como dizem né então é isso pessoal olha só é alguém tem algum em conta o nosso curso de pós-graduação se alguém tiver porta mandando aqui no chat do YouTube que eu respondo o valor da mensalidade que está no chá no site não é a o valor que será ofertado para vocês para os participantes dos grupos do WhatsApp lembro Então tá eu entrei lá no grupo do WhatsApp é de falaram aqui sobre o agenda da Foz como que funciona é o nosso curso e é ele começa dia doze de agosto com a aula Mari dali para frente a cada 15 dias né em regra teremos aula é claro que isso pode não ser regra pode acontecer dali 15 dias e feriado por exemplo Então nós não teremos aula o calendário ele é disponibilizado no primeiro dia de aula então no dia doze no dia da aula Magna você recebe um calendário completo do curso com todas as datas do início ao fim pelo período de 12 meses Tá bom quem mais te perguntou o valor Graziele eu vou esperar aqui aguarde mais um pouquinho que daqui a pouco iremos divulgar em uma oportunidade incrível para aqueles nos grupos do WhatsApp e é uma pós-graduação Lato Sensu Simone e é meninas estão pedindo os grupos do WhatsApp Pode mandar por favor já sim Graziela teremos são Aguarda um pouquinho que teremos promoção em tem certeza que vocês vão gostar a chover alguém de alguma dúvida quanto ao curso não se alguém tiver alguma dúvida pode mandar aqui no chave e eu respondo daqui a pouquinho tá é antes de ir passar E aí Elisângela perguntou se o curso é 100 porcento online sim o curso é 100 porcento online com aulas ao vivo o Luiz Carlos é o novo atendimento ele fica disponível até às 22 e 30 tá é esse o WhatsApp quer enviado aqui no chat do YouTube pela pelas meninas e é só entrar em contato que o pessoal tá disposição até às 22 e 30 após esse horário o nosso atendimento se encerra Oi Carla Cristina eu vou te pedir que entra em contato com o nosso atendimento para que eles possam tirar sua dúvida mas é possível sim Aí sim Maria o nosso curso ele é autorizado pelo médico tá E aí e tem material a cada aula você recebe o material de apoio então se você vai ter uma aula na sexta-feira na terça-feira será disponibilizado na plataforma do aluno um material de apoio referente àquela aula de você vai ser na sexta-feira é exatamente de Ah desculpa gente em Brasília exatamente de você vai receber um certificado de especialista em políticas públicas em educação aqui ó WhatsApp pessoal as meninas enviaram aqui no chá tá é só clicar nesse link aí que você consegue o suporte a Josefa é o custo ele é por disciplina né e as disciplinas consiste em um módulo a cada disciplina você tem atividades para serem realizadas dentro da plataforma do aluno Essas atividades são atividades objetivas tá questões aí de marcar como dizem na em e Essas atividades ficam disponíveis durante os doze meses do curso você tem 12 meses para fazer Essas atividades tá então são atividades sem Rubens nosso curso é autorizado pelo MEC Oi Beatriz vou te pedir que entra em contato com o nosso atendimento que ele estarão te respondendo essa questão Oi Juliane entre em contato com nosso atendimento também a área de saúde poderá fazer o curso Pode sim ser basta ser graduado ensino superior independente da área você já pode fazer o curso e eu não sou professora do curso eu faço parte da escola mas ainda não entrei para de educação quem sabe futuramente um o pé Gere as aulas são quinzenais sexta-feira à noite e sábado de manhã tá quinzenais e infelizmente não é possível Rayane pois as aulas são todas ao vivo então você não consegue cumprir a carga horária total para poder terminar em menos tempo né e tem material disponibilizados na Plataforma Bela cada aula você tem um material de apoio disponível para acompanhar a linha para estudar tem bibliografia assenta e o material bem robusto mesmo tá Josimara o valor temos um valor no site mas teremos um super desconto aí para aqueles participantes dos grupos do WhatsApp então se você ainda não entrou no grupo Entra lá que daqui a pouquinho eu trago para vocês essa condição especial eu sei se alguém tem mais alguma adulto e o curso tem carga horária total rosival de trezentos e sessenta e duas horas tá E hoje disciplinas os módulos completo você consegue ver pelo nosso site tá meninas envia aqui para o rosival por favor o link da Foz para que ele possa analisar o conteúdo programar Olá pessoal bom então é isso quem tiver mais alguma dúvida é vão mandando aqui em casa que daqui a pouco é eu estarei respondendo para todos vocês vejam só parecem muita atenção se ela exatamente 19:44 7:44 a lista de presença ela tá sendo disponibilizada agora no chat do YouTube as meninas vou estar enviando aqui a lista eu vou aguardar uns minutinhos para que vocês assim na lista e voltem para assistir as próximas palestras então eu vou dar uma segurada para chamar o próximo palestrante vou ficar aqui batendo um papo com você mas vou pedir que assine a lista e voltem combinado que eu vou aguardar todos vocês enquanto isso eu vou responder uma pergunta aqui o que fizeram usar cadê ele Me perguntaram Quanto tempo depois do curso estará disponível o certificado tá é Leila após o encerramento do curso você aí tem um você vai te fazer a solicitação para o seu certificado e o certificado leva de 60 a 90 dias para ser entregue você vai receber ali de forma digital na plataforma do aluno caso você queira versão impressa Nós também enviamos basta solicitar tá bom e fizeram uma outra pergunta que também o José eu acho ah ah não fizeram comentários que eu achei interessante vôlei para vocês o Kátia fez o seguinte comentar estou fazendo outra após com a n d e eles têm ótimos professores estou amando tá vendo que é feedback melhor que E vocês estão vendo os professores que vão na aula corpo docente que vai estar na roça são professores maravilhosos então tem certeza que vai ser muito enriquecedor a sua conta e a lista de presença pessoal já está disponível E como eu disse ontem são muitos acessos na lista de presença e por esse motivo na maioria das vezes ela trava demora um pouquinho para abrir Então vão com calma aí vão tanto que vai dar certo quem consegui assinar a lista manda um coraçãozinho aqui no chat do YouTube um coraçãozinho para mim que eu estou acompanhando todos vocês o Lucas sim assim não Larissa hoje e amanhã você tem direito ao certificado tá então assim aí hoje amanhã que você vai conseguir emitir seu certificado amanhã eu estou recebendo muito coraçõezinhos tô adorando e vão com calma que vocês vão conseguir acessar só é só ter um pouquinho de paciência e como eu disse também ontem vocês podem pegar a lista de presença guardar no cantinho aí que depois e depois você assina não precisa assinar agora tá e é vídeo eu não sei se é Vivian Diniz eu acho que é é vamos daqui a pouquinho depois da próxima palestrante eu vou trazer para vocês as condições especiais para os participantes dos grupos do WhatsApp então quem ainda não está no grupo entra que eu tenho certeza que vocês vão gostar bastante Oi Marcelina o material dos professores será disponibilizado na sexta-feira depois do encerramento do congresso porque o que que nós vamos fazer pegar todos os materiais disponibilizados Vamos colocar dentro de um link do drive e vão disponibilizar esse link nos grupos do WhatsApp então é na sexta-feira após o encerramento do congresso não tá dando certo aí né gente estou recebendo vários coraçõezinhos Que ótimo e deve ser Cleide é o curso é 100 porcento online tá Cleide totalmente online não tem nenhum encontro presencial você não precisará se deslocar a nenhum local para poder fazer a aula fazer atividade nada disso Olá pessoal então é isso vamos tratar nacionalista salve a lista de presença aí no cantinho tá exatamente Elisângela é esse grupo que vocês estão recebendo os links as informações É nesse grupo aí que daqui a pouquinho vai ter uma condição especial salve a lista de presença em um cantinho o link que vamos dar início e vamos dar em só eu vamos dar continuidade à nossa noite e daqui a pouquinho eu volto para trazer para vocês uma condição especial no nosso curso de pós graduação tá bom a professora Roberta pode chamar a próxima palestrante o Olá Então vamos continuando depois da fala da Ana Paula nem a respeito da educação e neoliberalismo nós vamos ter Susana Mesquita Barbosa e o tema da sua fala é nova razão do mundo a Susana Mesquita Doutor em Direito mestre em educação coordenadora dos cursos de Filosofia e história da Universidade São Francisco e assessora pedagógica na faculdade Paulista de Ciências da Saúde seja bem-vinda Professora Suzana grande abraço o Olá Obrigada professora Roberta fico muito feliz pelo convite pela possibilidade obrigada também Escola Mineira de direito a nossa Júlia que é eu quero contratar ela para mim que eu não que ela seja abertura de todas as minhas atividades porque ela põe o nosso piti lá em cima mata a gente de ansiedade né mas ela uma uma querida então é muito obrigada E isso é o nome é toda a equipe de apoio e boa noite mais do que especial a todos que estão aqui nos vendo a todas que estão aqui nos acompanhando é a todos que estão aqui é se propondo a viver esse momento com tanta intensidade é junto a nós eu tenho muita alegria de ser uma das professoras desse curso é um convite especial que que chegou até Se a gente pudesse junto com vocês e numa proposta absolutamente diferenciada refletir sobre esse tema que é tão importante para todos nós né as políticas públicas de educação Então é isso faz com que a gente não só reveja os nossos próprios conceitos mas também que a gente se coloque no lugar em uma posição de trabalho conjunto de trabalho para fazer valer e para fazer acreditar naquilo que nos sobra então o convite que me foi feito e vocês devem ter visto a gente preparou com muito muito carinho é esses momentos de apresentação nós estamos aqui a lente de trazer a discussão Do tema nos apresentando todos vocês o momento que a gente gostaria de colocar um pouquinho de luz aí sobre temas que são essenciais nós vamos conseguir trabalhar na nossa pós-graduação é de uma maneira mais mais específica mas O que são aqueles que nos movem no pensamento eu começo dizendo que num furto de uso aí com o pessoal gosta de falar eu roubei o título dessa apresentação é um empréstimo legítimo de um livro de dois grandes sociólogos e um livro que é a e do início dos anos2000 e que acabou encabeçando um pouco das nossas reflexões nessa noite né eu tenho ele aqui comigo se você é a nova razão do mundo é escrito por pelos professores franceses Pierre e da do e Christian laval e é um livro que surgiu ali no início dos anos2000 e coloca para gente algumas questões fundamentais como por exemplo Será que o que nós estamos vivendo aqui hoje é realmente algo absolutamente inovador ou isso já estava vendo surgindo nas nossas discussões Será que isso e dizendo e apontando como a grande novidade aí depois da do mundo globalizado na década de 80 que é a sociedade neoliberal ele é uma realidade constante das nossas reflexões ou ela já encontrava seus expoentes em outros momentos e agora o que nós estamos vivendo a consequência é um Cês viram que a minha vida foi muito facilitada porque a professora Ana Paula já fez ontem ela fez um recorte absolutamente portentoso interessante fazendo a vinculação da educação com a política e olha lá facilita a nossa vida ela trazer aí elementos centrais do reflexão sobre o que essa sociedade contemporânea E por quê que isso nos interessa nós vamos falar de políticas públicas políticas públicas é um dos instrumentos que nós temos criados nos Estados Democráticos então ele é uma marca forte da Democracia a para fazer acontecer e os direitos que são considerados fundamentais então o papel a gente brinca né eu tenho uma formação aí também na área jurídica a gente fala que o papel aceita tudo então posso escrever lá no papel que eu quero uma uma educação de qualidade uma educação universal uma educação que seja para todos mas nós que vivemos o dia-a-dia do processo educacional seja tanto na condição de aluno na condição de coordenadores de cursos sobretudo na condição de professores a gente sabe que essa relação Exige uma série de implementos não é porque no papel tá escrito que o direito à educação é um direito fundamental e que tem que ser cumprido por todos que ele se realiza nós somos uma população que é que se orgulha de dizer que somente quinze por cento dela no cômputo geral chega ao ensino superior Isso não é um orgulho só uma tristeza saber tá pegando a nossa população a entrada no ensino superior significa dizer que a gente está carregando um aprofundamento a gente tá deixando de lado a construção de uma nova sociedade em virtude do que Onde que nós estamos parando e quando a gente fala de políticas públicas a gente está falando de um instrumental que foi criado né E aí sim ele ganha muita força a partir dali da década de 70 para fazer acontecer porque que política pública é um esse caminho de fazer acontecer porque ela obriga estados E aí estados numa maneira geral né municípios é governos onde o estado Federal a olhar para uma determinada situação pensar num determinado objeto e fazer com aquele objeto encontro caminhos então assim qual é a minha questão é acesso à creche eu preciso que todas as que tenham direito à creche A então vamos lá política pública veio para estabelecer acesso qualidade formas de apreensão como se coloca e isso é algo que nos faz bem porque na hora que uma política pública entra para para contribuir com essa consolidação de direitos ela nos encaminha para a sociedade que a gente quer ser porque porque nós como sociedade temos um direito a participar Então nossa fala traz um pouco essa discussão da sociedade hoje exatamente Por acreditar que nenhuma política pública vai ser implementada por um único e exclusivo desejo dos nossos governantes muito pelo contrário se tem uma coisa que a gente tem certeza nos últimos oito anos nesse país é que as nossas políticas públicas estão a Oi Lu tá mente abandonadas seja do quesito de ter orçamento daquela seja uma medida seja no quesito de pensar de forma de chinesa E aí essa discussão veio muito fortemente para nós e tem nos encaminhado de uma maneira muito diferente nos últimos anos e aí eu queria que pontuar com vocês dois grandes parâmetros de argumentação que nos trouxeram a pensar EA trazer essa discussão para a luz da perspectiva desses dois sociólogos A primeira foi a própria pandemia quando a gente tava trabalhando e trabalhando em formação de professores durante a pandemia existe uma angústia que ainda permanece em todos nós na área de educação seja ela qual for a sua base seja como estudante como professor que era a angústia do que aconteceria Será que nós sairemos dessa Panda e com os mesmos referenciais as perguntas seriam as mesmas Será que nós teríamos o encaminhamento de instinto para para ser feito E aí com esse elemento em voga a gente pode se colocar uma questão que daí vem da realidade brasileira Será que o que nós chamamos hoje nos últimos cinco seis anos de políticas públicas está dialogando com uma proposta de um projeto Nacional de Desenvolvimento ou a gente vai patinar em algumas medidas que elas vão conseguir atingir de maneira muito rápida alguns critérios algumas metas pré-estabelecidas e isso não vai nos nos encampar para o outro lado duas questões que trazem exatamente uma reflexão sobre porque as políticas públicas e precisam ser pensadas e repensadas E por que que nós precisamos falar desse tema retomar esse tema como um tema de consolidação de democracia para trabalhar a primeira questão a primeira provocação e fui resgatar aqui alguns autores e depois a gente coloca aí as preferências para vocês que durante sobre toda a pandemia são autores que já pensam a educação há muito tempo mas que durante a pandemia olhar chamada ser agora é a hora da gente colocar um pouquinho de gasolina nessa fogueira Vamos colocar o senhor tá acontecendo a gente parou um momento em que evidentemente a educação foi uma das uma das áreas com mais é o impacto maior tempo todo mundo sabe o que foi ter as crianças em casa novamente a gente começou a ter reorganizações a Organizações trabalhistas reorganizações de transporte público de saúde de elementos sanitários ROM se tem uma área que pode dizer o quanto actante é você é ter o seu seu momento de vive quebrado é a área de educação a gente deixou isso muito Claro quanto fica a educação está dentro da humanidade o cálculo da Unesco foi que durante a pandemia os primeiros meses sobretudo naquele momento em que as sociedades estavam absolutamente respeitando e vinculando sem saber o que aconteceria é de que mais de um bilhão e meio de crianças ficaram na escola então isso e vai nos trazendo um elemento E aí autores como Edgar morran Boaventura de Sousa Santos o nosso Ailton krenak colocaram a seguinte articulação junto assim olha nós estamos aqui pensando e vivenciando uma pandemia e essa pandemia não tá trazendo nada diferente o que a gente tá vendo talvez com holofote um pouco maior na saúde é o que a gente vê em todas as outras áreas que que a gente vê e quer dizer igualdade Econômica acaba condicionando As Nossas ações e que a desigualdade cultural EA desigualdade Educacional ela vai acabar também configurando o como é que a relação que nós vamos ter em virtude daquilo que a gente acredita ser nosso de direito ou não então é o krenak ele vai ele tem um livro né é Fnac aqui na da tribo dos krenaks de Minas Gerais ele fala assim como é que o homem teve a ousadia de se achar dono do futuro é o livro dele que é o amanhã nós tá vendo ele faz essa pergunta é só uma pergunta muito forte o que que fez com que nós acreditássemos de algum modo que nós estávamos sendo o dono da reflexão e que essa reflexão é que esse mundo ia nos colocar esse mundo estava aqui para nos servir né e a bandeirinha at O que é uma falência quando a gente viu pessoas morrendo por que tiveram atos egoístas e não querer parar de não querer se colocar ou agora quando a gente ver pessoas morrendo porque a gente tem um segundo leva de de alta identidade onde a gente tá aqui num país que é um país que tá entrando na sua aplicação de quarta dose de vacina enquanto eu tenho mais de oitenta por cento do continente africano que não recebeu nem primeira dose então quando a gente olha para essas desigualdades a gente percebe que a gente tá fazendo um jogo com o mundo que não é um jogo dos mais tranquilos o próprio Boaventura ele fala assim não tem surpresa nenhuma faz pelo menos 40 anos que a gente tem um descaso estrutural com a nossa educação da faz 40 anos que a gente tem um descaso com a nossa forma de trabalhar o trabalho se tornou algo meramente o Lincoln ativo realizador de alguma prestação de serviço mais agora eu preciso ter as consequências e aí a gente traz isso é como um elemento Central no paralelo a gente se lembra que a discussão de políticas públicas ela teve aí e ela vem dentro de um diálogo de um mundo teve sobre o plano de desenvolvimento Nacional uma das grandes referências do desenvolvimento que pensou é projetos para o país e sobretudo para o nosso Brasil é economista Celso Furtado né que foi uma das pessoas que falavam que o desenvolvimento ele teria que acontecer não para que nós nos tornássemos a referência no PIB Mundial mas para que nós conseguimos reconstruir os laços de solidariedade dentro da nossa dentro da nossa sociedade porque esses laços estavam quebrados o que ninguém é ninguém se torna um país desenvolvido com dezessete por cento de uma população que não te atendi os ensino superior não existe desenvolvimento que é feito em pequenas parcelas ou pequenas amostras desenvolvimento ele é como ele é o leão trem é que tá todo e carreado ele precisa andar junto né a concessionária Paula fala agora sim o que uma das consequências gente precisa retomar essa interdisciplinariedade essa multidisciplinaridade isso tudo que nos provocou a pensar nos últimos cinco anos já está aí tendo reflexo desde o início né sobretudo a 20 anos na nossa teoria sociológica Sobretudo com as obras do dardo e do lavar o que a quem eu trago aqui como Nossa referência e já encaminhando aí é para o final da nossa e o que os dois autores viram Ou melhor o que eles foram resgatar como dois grandes pesquisadores eles olhavam para essa dinâmica e dizer o seguinte Mas será que realmente esse neoliberalismo que surgiu aí na década de 70 o que a gente tem é a tese sofrido uma os teses norte-americanas ele teve as Impacto Tão grande para que a gente pudesse agora tá aí a 40 anos depois sofrendo tanto as consequências E aí eles vão resgatar uma série de textos vão falar assim teve perdi porque nós não soubemos fazer a análise concreta e real do que é o neoliberalismo neoliberalismo foi nos passado com uma ideia de o liberalismo de novo mas aquele liberalismo pontuado no século 18 pelo Adam Smith ele era um liberalismo de organização do mundo e co a organização do mundo policial e esse neoliberalismo que a gente está vivendo não é de organização simplesmente no mundo econômico a marca que ele traz consigo é a marca da mudança de uma perspectiva política ele traz consigo a mudança da nossa racionalidade o óculos que a gente coloca para ver o mundo e a grande marca do neoliberalismo e aí laval e da dor fazem todo uma recuperação de um texto do Michel Foucault filósofo chama-se o nascimento da biopolítica que foi uma das questões dele e que eles falam assim quem acertou foi o cocô e acertou lá na década de 60 quando ele disse que as relações políticas e essa lógica racional ela não elas nos trariam uma a nova forma de olhar o mundo de nos aprofundarmos mas sobretudo de avaliar mos o mundo e a lógica que o neoliberalismo trás e nos coloca ela tem uma regra Você deve olhar para o mundo como se todas as relações estivessem dentro de um parâmetro de concorrência e competitividade não todos os elementos vocês vão ver que a gente vai falar nessa mesa ainda tá com um pouquinho a gente fala mais de algumas consequências vão sempre nos remeter a quase que uma um jogo de questões que puxa mais para o individual com que as pessoas que puxa mais para o social O que é privado com o que é público esta foi a dinâmica que se inseriu para nós quando nós adotamos a uma sociedade neoliberal Como regra de pensamento de reflexão do mundo hora Todos nós sabemos o que que essa perspectiva o esses valores Lincoln ah ah é um elemento de competitividade e concorrência vai nos trazer o lavar chama isso de uma empresaria são as regiões me torno um sujeito Empresarial eu coloco todas as regras que deveriam estar valendo para uma empresa na universidade na escola no hospital na cultura e dentro de mim mesmo então não é para eles assim a gente não pode ficar aí abismado ou é ter algum rompante quando a gente vê alguém sempre é criticar uma política de cotas pelo critério da meritocracia mas como assim você me ensinou a vida inteira era bastava que eu fizesse tudo que estivesse ao meu alcance eu chegaria lá e como é que a gente faz com que é essa nova mentalidade tem que se deparar com o mundo que ao mundo da micropolítica do ABC e eu não estou aqui eu coloco é o mundo do racismo estrutural Silvio Almeida tanto nos fala é o mundo da questão de gênero como a gente tem visto aí episódios Quais que cotidianos assim esta dinâmica esta nova razão de mundo é que vai ter que estar no nosso olhar para a gente entender a nossa realidade mas sobretudo para gente conseguir determinar o nosso futuro e é isso que a gente traz uma discussão de política pública que que eu quero ser é o que a política pública vai conseguir dimensionar vai conseguir organizar vai conseguir estruturar a partir de agora para que a gente consiga ter reflexos na frente não a minha participação aqui era para trazer um pouquinho disso trazer aí alguns elementos para que vocês pudessem ter uma Pimentinha no tempero um açúcar no café é mas muita esperança de que a gente precisa restituir as nossas lógicas de solidariedade as nossas lógicas de compartilhamento mas Sobretudo o nosso projeto de desenvolvimento Nacional Contendo a educação com a importância e o valor que ela sempre teve que é de ser guia de uma educação humanista mas sobretudo que forme para cidadania e não que forme profissionais para o mercado de trabalho que tem como único objetivo da lucros para as empresas vão muito obrigada a todos e a todas e atores e espero que a gente se encontra aí para fazer essas discussões com outros amigos muito obrigada professora Roberta bom obrigada Suzana é fiquei pensando muito nas suas colocações no quanto a uma fratura importante que as pessoas não notam na passagem do liberalismo neoliberalismo no liberalismo eu posso vender o que eu quiser para quem eu quiser no neoliberalismo eu posso vender o que eu quiser para quem eu quiser e como eu quiser e esse como eu quiser né numa sociedade e se instaura na sociedade de consumo com riscos bastante graves de todos sermos produtos por isso que a maior parte dos Gadgets os objetos virtuais são gratuitos o que nós somos o produto né então a gente não pode esquecer disso porque ainda somos Como diria o meu que hora os mesmos e vivemos Como os Nossos Pais precisamos saber de ver sozinhos e precisamos saber estar com os outros então a coletividade ela é fundamental para nossa sobrevivência e o Léo o mesmo que é primo irmão da Neca política né não permite que isso aconteça né temos aqui uma colocação do Luiz Carlos Serafim maravilhosa conceituação Queria sua opinião sobre a federalização da Educação Básica como consequência de política pública e é da na dança a gente vai estudar bastante isso a federalização nem vem como consequência de política pública ela vem como consequência de política de estado mesmo é uma das propostas mas eu vou seguir eu acho que talvez um pouquinho até a última fala da Roberta aqui não só é ele nos coloca como produto a questão do neoliberalismo mas ele anula a heterogeneidade é essa grande questão porque quando a gente fala o como eu quiser assim é fazendo com que você seja aquilo que eu quero que você seja e a federalização da Educação Básica ela vem exatamente para isso é claro que a gente tem parâmetros nacionais que tem algumas questões quando a gente discute muito currículo a gente fala isso tem tem que as torres que são questões que já são nacionalizados mas o grande elemento da educação é fazer com que eu eu me torno e senhor de mim mesmo e ninguém é senhor de si mesmo São José em inserido no seu território por isso que a gente aproxima dela de uma discussão de políticas públicas Hoje não só a questão da Cidadania Mas a questão da emancipação a africana citou bauma cito eu relembro acho que vamos capítulos de modernidade líquida quando ele fala de como é que a gente tem que nos como nós temos que nos apropriarmos dos nossos territórios e hoje trazemos a gente tem uma um território que ele tá todo sendo feito a partir de uma arquitetura hostil horas escola já estão os dias há muito tempo escola não é escola tem grade nesse país as pessoas não entram escola seja ela privada pública de ensino superior essa aí é uma segurança para criança não sair a segurança para ninguém entrar então a gente a gente fez com que todos os elementos vinculativos do território não tivesse E aí também uma pergunta que apareceu para Ana isso tem muito a ver com o fato de que a gente O que é inclusive por conta do vínculo do bônus financeiro que se atrelou a questão do profissional docente precisar de uma avaliação única no país Então eu tenho que ter uma avaliação única tem que ter um ranqueamento nacional desconsiderando todas as dos elementos de regionalidade de territorialidade para que eu possa ter uma distribuição ecad recursos tá mais do que provado que isso não acontece dando acontece nem na matriz e não vai acontecer e isso é exatamente eu acho que quando tem um livro do Paulo Freire quando ele fala de extensão e comunicação ele fala que a grande potência da educação até exatamente naquilo que quando eu estendo meu braço eu chego né quando aquilo que está aqui aquilo que vai doer no meu carro aquilo que vai me fazer é tens tem tem dores que são dores localizadas federalização é só para a gente ter uma única avaliação Nacional perdendo o foco de um valor Educacional Nacional não é algo que vem pelas políticas públicas vêm por uma proposta de organização administrativa do Estado G1 Rua José Gonzaga de Oliveira comenta Boa noite professora no seu ponto de vista que é neoliberalismo na qual política eu vou anexar a próxima questão que às vezes você já consegue fazer uma ponte que já tá parte respondida a colocação da Tatiana Maria de Jesus a educação como um chamariz para a inserção do indivíduo à sociedade deveria ser reformulada E aí sessão de dívida da sociedade não deveria acontecer sem educação né a gente porque daí quando a gente muda o cara é e essa lógica entendeu não é a educação que é o Essa é a educação ela é o elemento primordial induzido assim que ele tá ele tem que estar na educação que faz o que nos obriga a pensar é E aí a gente fala aqui por exemplo essa foi a gente tem que ter muito cuidado com educação infantil o primeiro dia da educação infantil ele já é um elemento absolutamente marcante de como é que vai ser a relação de cidadania daquele daquele indivíduo daquele sujeito de como é que ele vai incorporar então a educação ela é exatamente a proposta do carnaval ele tem uma outra obra que que também como referência que chama assim a escola não é uma empresa né seguindo essa mesma lógica que ele fala isso na hora que a as minhas preocupações elas não É mas não conseguem ultrapassar é uma um jogo de resultados eu fico trazendo esses esses beijos né como se a gente fosse dentro estrelinha então por exemplo uma das marcas dessa desse pensamento neoliberal que a gente tem tá falando é o que eu tenho né A Roberta falou assim ah eu te vendo vendo como eu quero mas o que eu tenho Então você fala de uma pessoa você você não pergunta para um aluno por exemplo Qual país o encanta Você pergunta para ele Quantas línguas ele fala e a gente é esse referencial do da quantidade que as vezes ele pode falar né eu posso ter estudado uma língua que que não me encanta mas eu precisei dela para uma exceção para um ferramenta então educação só se torna elemento de inserção na sociedade se a gente não olhar dela como um ferramental a Rê claro né Eu gostaria muito parecido com uma pessoa da área de saúde que tivesse o domínio com é uma técnica para que não para que não causasse nenhum andando mal como eu falo para os alunos do direito é claro que eles tem que saber como se se dá um regramento para que ele não cause nenhum mal não lese ninguém no seu bem no seu direito mas não é isso que faz dele um jurista ou alguém é o fato dele conseguisse perceber como um dos agentes uma das possíveis pessoas ali atuando para a promoção de justiça social se não não tem Senão você tem gente não tem como você é estabelecer um Oi gente eu respondi porque eu vou eu vou falar a gente vai falando né Roberto você sabe que a gente meu às vezes nós agradecemos muito Suzana já deixamos aqui né um pequeno aviso e só um aperitivo do que as pessoas vão encontrar na nossa discussão da pós em políticas públicas de educação são convidados a participarem estarem connosco Obrigado Suzana tem apenas a todos com certeza tchau tchau para você e Júnior bom obrigada Professora Suzana Obrigada professora Roberta é só eu que aqui no chat algumas perguntas e eu vou repassar aí o cercadinho sobre o certificado do congresso Vejam Só vai ter muita atenção para você ter direito ao certificado você precisa assinar a lista de presença no mínimo dois dias nós tivemos tem duração de três dias e para você ter direito ao certificado você precisa assinar a lista de presença no mínimo 2 dias como que vai ser a disponibilização e a emissão de certificado amanhã quase no final da noite estaremos disponibilizando um link para emissão de certificado o link será enviado tanto aqui no chat do YouTube quando nos grupos do WhatsApp tá pessoal só nós não enviamos é certificados por e-mail e também não havíamos certificados pelo WhatsApp e também não vão um e-mail informando que está disponível nada disso você vai precisar acessar o link que vai estar nos grupos do WhatsApp e o link será disponibilizado aqui no chat do YouTube para você fazer missão de certificar certificado só será emitido através desse livro tá E ele tem o prazo de 30 dias para ser emitida alguém ficou com alguma dúvida quantas certificar se sim mande aqui no chat do YouTube que eu estarei esclarecendo essas dúvidas Oi alguém quer alguma dúvida E aí eu acho que foi colocar se alguém tiver alguma dúvida pode mandar aqui no chat do YouTube o que eu respondo a todos vocês e um dúvida nenhuma tão perfeita e se tiver eu estou à disposição tá bom pessoal é não Não tenho o certificado é gratuito tá não Lucas o certificado ele vai estar disponível amanhã após o encerramento do evento ele não tem um prazo para emissão nada disso amanhã será disponibilizado o link aqui no caso do YouTube e nos grupos do WhatsApp basta você entrar lá e emitir o seu certificado Após assinar a lista 2 dias e é uma lista por dia a presença não a presença não vai nos grupos do WhatsApp somente o link para missão de certificar E aí o certificado é gratuito Cibele certificado engrossar tem com 12 horas o certificado o lazzarini eu vou pedir para as meninas enviarem de novo aqui no chat do YouTube o link para você fazer aperto do grupo bom obrigada Roseane que delícia é a sua mensagem vou repassar sua mensagem para minha mãe então que eu tenho certeza que ela vai ficar muito feliz e muito orgulhosa muito obrigado pelo carinho vou até copiar que antes que eu me entrego se alguém tem alguma dúvida E aí Oi pode sim Maria pode fazer sim Daiane você ficar tem são 12 horas no certificado a o Deia o certificado ainda não está disponível é só amanhã após o encerramento do evento e a Marília é uma frequência por dia somente certificado gratuito e me perguntaram aqui Não estou localizando a pergunta mas me perguntaram sobre aqui ó não Me perguntaram Sobre a alteração de nome no certificado aqui ó podemos alterar o nome da inscrição no certificar-se Vejam Só amanhã quando você receber o link para eles são cheios de cá para solicitar o seu e-mail você vai inserir seu e-mail que você assinou a lista de presença nos dois dias e quando você clicar em emitir certificado vai aparecer uma tela é perguntando se você confirma o seu nome tá seu nome tiver Ok tudo certo você vai gerar o certificar se o seu nome estiver errado você vai alterar o seu nome ali mesmo dentro da emissão do certificado Vejam Só se você entende o certificado e não alterar o nome se o certificado foi emitido de forma errada não é possível a troca tá se você não conseguir alterar e não emite o certificado e mandar uma mensagem para gente João olhar eu não consegui emitir meu certificado Por que meu nome estava errado eu consigo alterar certificado emitido não tem como fazer alteração então preste muita atenção ao nome será emitido Um certificado tá bom em 12 horas certificada e [Música] não é o certificado ele vai ser ele vai ser disponibilizado amanhã tá Amanhã você consegue fazer emissão do certificado 30 dias é o prazo que ele fica disponível para emissão Você tem 30 dias para fazer questão de certificar a partir de amanhã depois os links inspira e você não consegue mais emitiu certificar certificado vai estar disponível amanhã após o encerramento do evento Você tem 30 dias para emitir o certificado Oi meninas beijão para mim clariciano lazzarini eu vou te pedir para entrar em contato com o nosso WhatsApp que as meninas vão estar em que a gente inserido no grupo tá Manda aí meninas o link para lá vir lazzarini entrar em contato com vocês no chat no WhatsApp você se inserem ela no grupo aí que ela não tá conseguindo entrar o pote pessoal Oi meninas Enfim então hoje o link do WhatsApp aqui porque eu vou divulgar a condição especial do nosso curso de pós-graduação bom obrigada classe bom obrigada marciléia a Solange tá vendo essa essa mensagem condições especiais somente até sexta-feira os grupos do congresso é só clicar e nesse mundo que aparece que você será direcionado ou pelo WhatsApp ou se você quiser clique no link onde está escrito assim informações é um WhatsApp as meninas conseguem inserir aí no grupo e te mandar o link tá bom Olá pessoal aí ó tá o suporte agora tá uma Hum ai meu Deus um quadradinho laranja tá clique aí nesse link e as meninas vão inserir vocês no grupo ou ajudar no que for preciso Vejam Só e prestem muita atenção e eu estarei estarei lá Eu vou aguardar mais 2 minutinhos para falar sobre o nosso desconto especial do nosso curso de pós graduação eu vou abrir o link aqui para compartilhar tela com vocês Enquanto isso o pessoal vai entrando no grupo Quem ainda não conseguiu entrar Tá bom eu vou abrir aqui o meu sai um minutinho e já volto espera aí Oi e aí enquanto está tendo pessoal entrar no ar e pronto site aberto E aí o site aberto nós todos estamos os grupos então todos preparados bom obrigada gênio e preparados então e quem que vai preparado manda eu aí no chat do YouTube Ou manda uma mãozinha ou manda o coraçãozinho o que eu vou divulgar agora e o nosso me conta especial né e a nossa condição especial um ótimo já Tem gente esperando pessoal eu vou falar mais uma vez sobre o certificado prestem atenção não são trinta dias depois que o certificado fica pronto certificado ficar pronto amanhã a partir de amanhã após o encerramento do evento você já Pode emitir o seu certificado há 30 dias é o prazo que ele fica disponível para emissão a partir de amanhã já estará disponível a partir de amanhã se você entrar ali no link Você já consegue emitir o seu certificado você tem 30 dias para emitir ele porque daqui 30 dias ele não vai mais estar disponível entender agora bom então é isso vamos lá que estão todos preparados para o nosso super desconto estou recebendo vários mensagens aqui embaixo coraçõezinhos vários eu então eu vou compartilhar a minha tela com vocês e mostrar o nosso e a nossa condição né Eu gosto de quando especial para os participantes dos grupos usar Ok então nosso curso de novo então Lembrando que o nosso curso é 100 porcento online com aulas ao vivo quinzenalmente sexta-feira à noite sábado de manhã nosso curso tem duração de 12 meses outras Esse é opcional tá deixa vai ser mais alguma informação importante 100% online as aulas ficam gravadas O que possibilita de assistir depois sem nenhum prejuízo vocês lembram que estava esse preço no site certo ontem eu mostrei esse preço e hoje eu mostrei esse preço e esse é o preço que está no site hoje se você acessar ebdonline.com.br vai aparecer esses valores não aparecer esses valores esses planos de pagamento e aqueles participantes dos grupos do WhatsApp terão acesso a um link exclusivo tá se você acessar o site você não tem acesso a esse link somente quem está nos grupos do WhatsApp terá acesso a esse link esse link tem o valor promocional B e 129 reais então quem tiver interesse do nosso curso de pós graduação estiver lá no grupo do WhatsApp tem direito ao valor promocional de 129 reais Vejam a diferença hoje no site estamos com valor de r$ 202 o plano de 16 meses ou 161 um pano de 22 vezes para os participantes dos grupos estamos com valor promocional de 16x 129 reais Tá certo então quem tá no grupo do WhatsApp quem tem acesso ao grupo o pai receber um link exclusivo e nesse link você terá acesso a esse valor 129 por lá façam suas inscrições esse valor promocional é somente até sexta-feira dia quinze tá após sexta-feira esse valor vai voltar como está no site Então corre lá façam suas inscrições o curso tá maravilhoso excepcional eu tenho certeza que vocês vão gostar muito tá bom e quem tiver alguma dúvida quanto ao curso de pós-graduação pode me perguntar eu estou à disposição de vocês e eu gostaria de convidar então a professora Roberta para chamar aí o próximo palestrante da noite Professor Roberto lá nós vamos chamar agora professor Thiago Barbosa massa e vai falar sobre conexões de educação Thiago Barbosa massa e mestre em educação especialista em filosofia contemporânea e políticas públicas para igualdade pelo conselho latino-americano de Ciências Sociais graduado em Geografia professor da rede pública de ensino Boa noite Tiago seja bem-vindo boa noite professora Boa noite a todos que estamos assistindo agradecimento especial a Escola Mineira de direito agradeço a senhora também pelo convite fez todo toda a ponte para que nós pudéssemos construir o curso quanto o congresso um abraço e também agradecimento Professor Silvio EA toda a equipe que está dando suporte para nós aí nessas noites de Congresso é a tarefa que me foi dada foi verdade pensar um pouco algumas conexões entre as políticas públicas a educação EA realidade brasileira e eu tomei a liberdade de então é pensando nesse tema que de certa forma é um tema tão amplo né pegar emprestado algumas ideias da Filosofia na área quando ela dentro das suas obras alguns elementos que permeiam as obras dela principalmente na condição humana e no livro entre passado e futuro Ela traz a ideia da conservação e da transformação ela fala que a educação tem esse duplo caráter né de conservar por um lado e ao mesmo tempo possibilitar a mudança aparentemente os pode soar é mas quando a gente olha para obra da Naty Isso fica muito muito bem detalhado muito Claro porque ela fala do papel da conservação no sentido de que nós precisamos dar uma estabilidade no mundo então alguns elementos são necessários que se com servem a produção humana tudo aquilo que o ser humano desenvolveu de pesquisa de conteúdo de conhecimento de ar isso dá uma durabilidade uma estabilidade por mim mas esse mundo também parece de transformações de mudanças então cada novo elemento cada criança cada novo ser que chega o mundo é essa possibilidade possibilidade de transformação de fazer com que aquilo que já tá obsoleto fique para trás e se agrega em novas coisas né então pensando nisso que ela desenvolve nessas nessas obras dela eu quis pegar emprestado essas duas ideias da conservação e da transformação para é um pouquinho essa relação essas conexões entre políticas públicas educação e a realidade brasileira no artigo que tá dentro do livro entre o passado eo futuro um artigo chamado a crise na educação a área que diz que cabe à educação ser o caminho de apresentação do mundo para as crianças as crianças são esses novos seres que estão chegando no mundo os professores são os representantes desse mundo que já existe já tá colocado já está consolidado esse mundo já posto E cabe aos educadores aos professores apresentaram esse mundo aos mais jovens esses recém-chegado aqueles que vão sendo gradativamente introduzidos na vida coletiva então é uma relação entre o velho no sentido do que já tá posto é um novo aquele que tá chegando e que pode transformar agregar novas coisas ao mundo né então isso abre uma perspectiva de manter o que já existe o que merece ser mantido que a em relação mas também abre a possibilidade de mudanças através daqueles mais novos que vão realizar as transformações necessárias aí não é um campo infinito de potencialidades né Didi possibilidade de transformação de mudança Então essa relação ela garante a estabilidade mas também garante o movimento do mundo e aí nós podemos fazer um exercício de transpor essa ideia quando a gente vai tratar da política pública pensando na política pública como uma ação estatal como disse a Professora Suzana me antecedeu né uma ação que é feita pelos órgãos públicos é uma ação que atende a previsões legais no nosso caso Brasileiro né nossas políticas públicas Tem que atender à Constituição da República de 88 é e nesse comparativo a política pública vai ter esse papel de criar e desenvolver ações que sejam ao mesmo tempo ações de permanência ações estatais que gerem durabilidade que a previsibilidade te dei uma continuidade para ação pública no país é e ao mesmo tempo ações que visem mudar essa realidade reduzindo desigualdades reduzindo de qualidade criando condições mais equânimes de sobrevivência do cidadão é esse seria aí um âmbito ideal políticas que funciona em como durabilidade e ao mesmo tempo mudem a realidade da população no caso nosso né pensando aqui na vida real pé no chão o Brasil ele sempre pareceu dessa continuidade dessa abrangência de políticas públicas E isso tem uma explicação de dessa incompletude da ação do estado brasileiro Essa incompletude ela tem um fundo o histórico é isso já foi citado pelas professoras que me antecederam é foi citado ontem inclusive e é de escrito por vários autores que vão de certa forma se tornar e da realidade brasileira é quando a gente fala da formação do Brasil mas também pensando o o estado brasileiro EA educação como algo específico né então a gente vai notar essa incompletude de um estado com políticas consolidadas de continuidade isso é notado em textos do mês graves Fernando Novais Sérgio Buarque de Holanda Caio Prado florestan Fernandes Celso Furtado Teotônio dos Santos se a gente for pegar Mais especificamente na educação a otaiza Romanelli descreve isso muito bem né a deficiência da construção de uma política sólida e de longo prazo para educação mais recentemente nós temos o Jessé de Souza fazendo essa essa tentativa de entender todo essa construção do Brasil reconstrução histórica do Brasil e vai refletir então nessa ausência de continuidade de abrangência de políticas públicas porque nós temos estrutura estatal que demorou a se formar e sempre quando foi se formando ao longo dos séculos seja na colonização seja na monarquia o mesmo no início do período Republicano é uma estrutura que se forma é de modo tardio e se forma para atender interesses das elites a princípio um elite europeia depois um elite monárquica e posteriormente uma elite dentro da República atendendo seus interesses é equipa de seu então etar dois estabelecer uma constituição de caráter mais abrangente universalizadora de direito é que inclusive no processo constituinte a gente for pensar na Constituição vigente 88 foi palco de fortíssimos disputas ali para para se definir até onde iriam os direito é até onde seria uma constituição garantidora de direito então a própria o próprio processo constituinte para desembocar na Constituição de 88 é um processo de disputa de luta de Oi e a gente pensando aí em quase cinco séculos para se estabelecer o que ficou conhecido aí Como a Constituição cidadã e era a partir dessa constituição que a gente vai pensando as políticas públicas Eu gosto muito de uma expressão que o Milton Santos é um famoso e importante geógrafo brasileiro é e eu acho uma expressão muito bonita que ele usou não documentário do Silvio tendler chamado por uma outra globalização foi um documentário feito a partir do próprio livro que ele escreveu o livro de mesmo nome e que ele fala que a humanidade vive ensaios ensaios de humanidade que nós não somos completamente uma humanidade efetivamente nós não nos humanizamos como um todo a gente vive ainda uma tentativa de humanização por isso que ele usa essa expressão ensaios de humanidade eu acho que dá para gente fazer um paralelo também que porque nós estamos no Brasil a viverem Styles de democracia é quatro séculos de escravidão o trabalho forçado de exploração de exclusão de negros mulheres pobres indígenas uma Sabotagem total de uma vivência democrática então nós vivemos ensaios de de democracia pequenos momentos de democracia intercalados por vários momentos de opressão de ditaduras e ainda vivemos agora então um processo muito muito jovem de experimentação democrática ainda muito burocrático ainda muito protocolar é uma população que se contenta muitas vezes em comparecer às urnas periodicamente mas não vive no cotidiano a experiência democrática construção É parece ser sempre sabotada por aqueles que querem conservar privilégios né E aí é nesse cenário É um cenário que a gente tem que vai nascer então a constituição cidadã com políticas que que devem atender as previsões legais que devem ampliar direito inclusive Essa é a educação conforme foi dito anteriormente está previsto nessa nessa nessa Constituição e a gente busca Então a partir desse texto legal e todas as políticas públicas sejam construídas e efetivas a serviço do coletivo Então essa permanência da política vai sempre partir da Constituição e do que está previsto no seu escopo a gente foi buscar lá no texto constitucional nós vamos ver lá no artigo 205 a educação direito de todos e dever do Estado da família deve ser promovida e incentivada pela sociedade visando o desenvolvimento da pessoa exercício da Cidadania e qualificação para o trabalho e ainda no artigo 206 é no seus vários tópicos ela vai descrevendo a que isso tem que ser feito garantindo a liberdade de pensamento garantindo a igualdade de condições garantido pluralismo garantida a gratuidade elas cidade valorizar o profissional o piso salarial dos profissionais da educação a qualidade da educação pública a gestão democrática dentre outros elementos Então esse texto constitucional quando ele é inscrito ele vai servir então como balizador como a referência tudo que for construído de política pública para a educação tem que estar referenciado embasado nesses artigos referentes à educação esses então são os princípios norteadores das políticas públicas de educação para garantir o que a gente falou usando a ideia da na área a permanência uma política continua estatal é que Garanta tanto a conservação do que é bom contra a transformação do que precisa ser modificado reduzir as desigualdades produzir aquilo que é não atende esses preceitos legais não é à toa então que se a gente considerar é a história da educação no Brasil é nós vamos ver aqui essas garantias elas são muito recém elas vão ter o que pouco mais de de 30 anos frente aí o nosso processo histórico porque fica educação no Brasil ela sempre foi carente de uma orientação republicana de uma visão universal de uma visão Lycra e além disso ela sempre atendeu o interesse dos dominantes Neve com uma educação rígida seletiva e discriminatória restritiva e ela só vai ser ampliar gradativamente ao longo do tempo porque ele tinha necessidade de capacitação da população mais pobre para atender inclusive as modificações econômicas produtivas que o país vinha passando então a universalização é que a gente tem da educação a partir da Constituição ela é muito recente e ela vai acarretar juntamente com essa ideia e essa defesa da universalização uma série de problemas que são recorrentemente é usado para atacar a educação como se ela tivesse um longo histórico e de ver se apresentar desempenho similares a de países que têm sistemas públicos de educação há muito mais tempo que o nosso então a gente assistir essa educação pública Universal laica gratuita garantida legalmente muito pouco tempo se a gente for considerar ir desde o início do país nós não tivemos um plano específico e bem consolidado a educação então nessas condições a gente também tem que conectar já que nós nomeamos a nossa fala hoje né como conexões e educação a gente tem conectar essa realidade essas condições esse histórico ao nosso módulo atual de produzir e viver nós vivemos numa sociedade de massas regulamentada cada vez com menos regras de proteção aos trabalhadores e as pessoas é a própria constituição brasileira ela certa forma é uma contradição com aí e enquanto a gente tinha um desmonte dos Estados de bem-estar social na Europa e nos Estados Unidos pelas políticas neoliberais como a professora Ana Paula Professora Suzana inscreveram no Brasil a gente construiu uma constituição de caráter universalizante de proteção social mas nós fizemos isso no momento de ascendência de uma sociedade desregulamentação uma sociedade de massas uma sociedade cada vez mais individualizada atomiza da pessoa se preocupando cada vez menos com visão coletiva e cada vez mais com a sua necessidade individual dissociando essa necessidade de uma de um pertencimento coletivo é uma sociedade precarizada sem proteção social que chama de empreendedorismo o abandono das pessoas à própria sorte então a pessoa tá abandonada a si mesmo sem nenhum tipo de garantir nenhum tipo de proteção isso é chamado de empreendedorismo É um cenário de abandono da pessoa a ela mesmo e aí eu peço ou fracasso é sempre tratado como um atributo ou uma conquista individual sem considerar elemento sociais econômicos e históricos ou mesmo regionais e vão facilitar ou dificultar a vida das pessoas né E aí a gente acaba naturalizando ou tratando como banal as desigualdades que são frutos dessas realidades essa perspectiva pouco coletiva que acabou se formando no mundo e com reflexos aqui no Brasil ela vai ter reflexos diretos na construção de políticas públicas principalmente nas políticas públicas de educação que são aí o nosso foco a gente pode até usar a palavra que essas políticas em grande medida ao longo do tempo elas vão sendo capturadas pela lógica do mercado e acabam fortalecendo ações que não tem nada a ver não tem relação nenhuma com aqueles princípios norteadores que a gente falou agora pouco da Constituição de 88 são o mesmo contraditórios a ele então a gente não raro encontra estruturas escolares sucateados sem manutenção fruto da ausência de recursos da dificuldade financiamento programas governamentais que muitas vezes são programas de transferência de recurso para o setor privado uma drenagem de recursos um roubo de recurso público para fortalecer instituições privadas ao invés de fortalecer a estrutura Educacional pública seja ela de nível federal estadual ou Municipal corte de verbas para pesquisa desenvolvimento científico e tem sido recorrente nos últimos tempos sufocamento orçamentário das Universidades dos institutos federais toda briga que nós assistimos os últimos anos em relação ao fundeb é o mesmo a discussão das correções de Repasses sobre os precatórios do fundef a minimização do Papel pedagógico dos especialistas da educação quando a gente fortalece políticas de é o mesmo de militarização de escolas como os papel do pedagogo fosse substituível por qualquer outro tipo de profissional seja ele militar ou seja ele uma pessoa da própria casa como se ela pudesse facilmente substituir o pedagogo professor e um fator importante que a captura do currículo que de certa forma acaba sendo uma captura da própria política pública que ela passa modelar de forma sistêmica modela o que deveria ser uma visão coletiva de transformação social se torna uma modelagem individual E aí as professoras citaram o dar Olá validar do quando eles falam e da construção do neoliberalismo e tem um livro justamente nessa linha a construção do sujeito neoliberal o que vão de certa forma sendo em curtidas por meio dessas mudanças curriculares então acaba sendo muito na linha da defesa de uma de práticas que estão na moda né é adaptação flexibilidade palavras que vão se tornando cada vez mais corriqueiras no vocabulário pedagógico né conformação adaptação resignação mas nunca transformação é sempre uma captura para conformação para modelagem é e eles o dardo laval inscrevem nessa construção do sujeito neoliberal essas características e a gente pode perceber isso na captura que agora é feita por meio das políticas públicas de educação principalmente aquelas relacionadas também ao currículo a captura não é mais agora é da forma física é um com os corpos Como era feito no período do capitalismo industrial agora é uma modelagem de mentalidade você vai mudar a forma das pessoas pensarem para que elas se adaptem ao modelo exige flexibilidade exige aceitação e exige conformação nesse sentido para todos nós estamos aqui hoje numa noite de quarta-feira é as 8:50 da noite falando interessados em política pública de modo geral em política pública de Educação de forma específica né Nós temos que analisar o tempo todo o que nós temos de política vigente as que estão sendo propostas essas chamadas reformas que mudam para não mudar e mudam para manter e para de certa forma sufocar Nossa compreensão sufocar nossa capacidade de pensamento quem atua como política pública tem que atentar para os princípios que estão orientando essas essas políticas e começa a tentar visualizar Quais são os resultados que se esperam a modela política pública para fins privados é com finalidade é produtivo Vista com mentalidade mercadológica mas sem uma visão filosófica mais Ampla do que está guiando essas práticas Então eu queria até citar a professora Adriana Novais né que fez uma alusão aí na obra da Canario também que ela escreveu a obra de doutoramento dela que depois virou livro e ela fala que nós temos que cultivar a vida do Espírito cultivar capacidade de pensar de julgar e usar isso como referencial para tentar entender o que está acontecendo enviar isso para Nossa são esses elementos devem nos auxiliar na busca da compreensão na busca de resposta de qual política pública nós devemos construir com qual finalidade com quais impactos públicos Afinal são políticas de estado não são políticas privadas garantindo sempre um compromisso da educação com a emancipação do ser humano e no enfrentamento a política pública é para efetivação constitucional deve atender interesse público e não privado para isso ela tem que ser construída conforme foi falado pelo Leonardo Leonardo a glitter e o Navarro e fala muito sobre é o orçamento participativo na eles usam a expressão de inovação democrática nós temos que usar as políticas públicas como uma inovação democrática no caso do Brasil ser democrático é uma inovação que a nossa história uma história de ditadura de violência de pagamento da voz Popular então nós vivemos pouquinho cima democracia então ser democrático do Brasil é uma inovação por fim né E já para não estourar meu tempo é Vale lembrar o saviani que quando ele escreve lá na escola e democracia que é já Um clássico da da nossa produção intelectual né numa sociedade de classes as a educação ela tá sempre condicionada a política mas ela não é totalmente determinada pela política o que nós precisamos fazer colocar o peso necessário na educação a educação é Salvadora de tudo sozinho que não é só a visão romântica da escola mais lembrar também que nós precisamos lutar por políticas públicas contínuas de caráter público realmente republicanas universalizante que sejam de qualidade e garantam para usar a expressão as luzes pressões que a gente abriu a fala né garantam a continuidade A Conservação mas A Conservação daquilo que é bom e ao mesmo tempo a possibilidade de transformações e mudanças necessárias para isso tem que servir política pública não para interesse de poucos mas precisamos usar o pensamento como um antídoto para barbary E também como um gatilho para nossa ação então eu finalizo fazendo um convite para todo mundo que a gente chega pensando e agindo por uma educação pública de qualidade lycra gratuita Universal e que a gente possa é de forma eu consegui construir essas políticas que atendam esses esses preceitos constitucionais Muito obrigado e boa noite a todos a pegada Tiago muito boa sua farra trouxe várias reflexões temos aqui alguns comentários no chat nem Só lembrando a todos que o Thiago é um dos professores da Posse políticas públicas de educação assim como os outros professores com exceção da da Mônica que fez apresentação ontem no final da tarde da noite descobre primeira consideração é é a respeito disse você poderia repetir o nome do artigo que você cita da obra da Aren e a crise na educação é um artigo que tá numa coletânea e depois foi nomeada como entre o passado eo futuro você vai procurar o livre entre o passado eo futuro e dentre os artigos que tem ali tá o artigo a crise na educação Oi ok a outra consideração do Henrique Souza muitas coisas ainda permanecem no nosso país a classe dominante sempre delas ordens O que fazer para mudar essa realidade um pouco até você respondeu quando diz que é preciso continuar cuidando do espírito né precisamos cuidar dos outros acho que individualmente a gente manter essa capacidade de reflexão sempre tem um tempo para nós para o estudo para o pensamento para crítica para análise e fazer com que essa crítica essa análise essas reflexões não ficam só no âmbito individual a gente precisa se associar o poder já que a gente se torna na área o poder nunca é um atributo individual poderão atributo coletivo o nosso exame exerceu o poder exercia o que o abrir você fala né a Inovação democrática buscar construir poderes locais nos conselhos municipais exercendo pressão sobre construção de orçamento entendeu orçamento agir nas políticas públicas é porque aí a gente sai de uma democracia só formal e vai para uma democracia efetiva que você vivencia todos os dias é um exercício Diário de aglutinação de encontrar vários de buscar pessoas dispostas a fazer esse enfrentamento né não tem muita receita é tentar encontrar gente perto de você tentar se organizar e buscar intervir nas políticas públicas começando as políticas públicas locais todo município tem suas políticas estabelecidos em seus planos municipais de educação e fazem suas conferências tem seus conselhos municipais são esses passos que estão à nossa disposição e que a gente pode e se organizar seja nessa formalidade do que já existe seja construindo sindicatos organizações ONGs coletivos é o importante é não deixar se isolar é isolado a gente é facilmente abatido em grupo a gente fortalece e constrói poder é como eu disse a Suzana mais cedo né Nós temos uma série de situações que nos colocam defronte a uma ao reposicionamento né ele nesse sentido a educação é fundamental né então o seu Brasil fica nessa busca básculas uma quase Democracia é isso tem muito a ver com aquilo que não conseguimos fazer enquanto coletividade sem a nossa a tarefa não é pequena né E essa ideia também que conduza todo o nosso trabalho da Posse a gente poder fazer uma série de reflexões a cada um no seu cantinho se não se resolve genericamente isso se resolve na diversidade é e que aí cada um na sua comunidade consiga fazer essa possibilidade né não tem fórmula mas sem a gente junto não vai acontecer eu vejo isso constantemente na minha prática também mais alguma consideração o Tiago e não agradecer mesmo espaço e está à disposição para o pessoal precisar muito obrigado Tiago passo a palavra Júlia bom obrigada professor Thiago obrigado a professora Roberta só então Lembrando que o link fez não se já foi disponibilizado e está fixado na Tarja azul aqui do chat do YouTube tá lembrando também que o nosso curso de pós-graduação em política em políticas públicas e educação estão está com as inscrições abertas nossas aulas são quinzenais sexta-feira à noite e sábado de manhã eu gostaria de convidar professora Roberta para falar em um pouquinho sobre o curso de pós graduação para vocês ela entende bem do assunto então em diversos conteúdos programáticos e além do professor cio ninguém melhor do que ela para falar um pouquinho sobre o nosso coisas Professor Roberto Olá é a ideia para esse curso ela vem seguindo a lógica do trabalho que já estamos fazendo no curso de políticas públicas em assistência social A ideia é maior hora de fazer todo uma discussão sobre políticas públicas que sim acreditamos todos nossos professores da área de assistência professores da área de educação e não há país desenvolvido sem política pública Mega política pública ela se passa no varejo ela não se passa por atacado é um Cês viram uma resposta aí que a Susana Deus sobre a questão da federalização é justamente isso não dá para fazer isso no Makro isso tem que ser pensado no micro a partir de uma coordenação do Marco de uma coordenação do Makro né da educação enquanto estrutura de um país é feita numa dimensão Federal Mas ela é reticulada no estado e novamente articulada dentro da esfera Municipal né dentro a perspectiva de várias camadas né a gente tem também uma condição fundamental quando a gente está pensando na área de política pública do funcionamento de também os professores deixaram isso claro que eu chamo de coletividade que eu trabalho em rede não há possibilidade de avanço se nós não fizermos isso todos juntos né E todos juntos respeitando essas particularidades claro que isso envolve uma série de dificuldades quais sejam as dificuldades humanas né Então essas dificuldades humanas que temos de estarmos sempre conflito sempre dissensões sempre indisposições sempre desacertos as coisas não acontecem do jeito que a gente imagina do jeito que a gente gostaria de dentro dessa possibilidade de acontecer a gente tem que ver a melhor forma possível né então a ideia desse curso que acontece em quatro módulos é é é justamente de prazer desde a dimensão histórica da questão da educação da política pública educação pensam a educação como algo que está inserido nas escolas com ensino mas como um projeto que faz parte da humanização Ou seja todos os humanos precisam ser educados e ensinados E aí o cada módulo do curso desde o aspecto mais histórico até o aspecto da Lei e na legislação dos cultos dos níveis tais como definidos no nosso país nível da educação infantil no nível Fundamental e no ensino médio como cada momento de isso se apresenta como a série de desafios desde a história a legislação e principalmente como praticar aquilo que nós chamamos de impressão PA a fusão é importante inserir todos e a diversidade a heterogeneidade dentro das escolas e claro que isso é bastante desafiadores difícil né e por isso que temos que pensar junto a partir de várias perspectivas todos os professores tem o atuação direta nas escolas públicas a maioria ou alguns poucos onde eu me destaco que não tem uma atuação direta na área da política pública como servidora pública Mas tem uma prática já longa como consultora e supervisora na área pública de saúde mental de saúde de assistência social e de educação né então a ideia da pós-graduação é justamente instrumentalizar as pessoas para que elas consigam fazer na sua particularidade a sua comunidade essa possibilidade de escutar começou ainda pouco dessa talvez fórmula talvez strategy e talvez saída e eu diria Com certeza manejo para melhor condição possível de fazermos com que todos consigam ser educados escolarizados a Constituição São 188 não pode ficar com Utopia a Constituição de 1988 ela é uma realidade a ser feita com cada um de nós um ótimo professora Roberta muito obrigada pessoal então Lembrando que o nosso curso de pós graduação está com inscrições abertas e eu não sei apresentar o curso como a professora Roberta apresentou né mas eu trago aí o mais administrativo Vamos colocar assim O acadêmico aí a poesia eu deixo com a professora rouba então lembrando pessoal que o curso está com inscrições abertas perguntaram aqui no chat é qual a carga horária total do curso O curso tem 362 horas tá no total as aulas são quinzenais sexta-feira à noite e sábado de manhã quem tiver mais alguma dúvida quanto ao curso de pós-graduação pode tá mandando aqui é eu vi que perguntaram a respeito da lista de presença de ontem Vejam Só a lista de presença ela só pode ser assinada no dia é até no dia e apresenta a lista de hoje terça quarta-feira ela pode ser assinada até as 23 horas do dia de hoje depois desse horário o link expira e não é possível assinar mais então a lista de presença de ontem não é possível mas assinar para você ter direito ao certificado amanhã você precisa assinar dois dias então você assinando hoje e amanhã você já tem direito ao certificado tá bom se alguém tem mais alguma dúvida É sim Adriano o congresso fica disponível no YouTube gravado e quando aos horários das aulas Line é nós temos definidos os horários né é sexta-feira à noite das 19 às 22 e sábado de manhã das 8 horas ao meio-dia quanto ao calendário elétrico realizado no primeiro dia de aula quem tiver alguma dúvida da Posse pode mandar aqui no chat do YouTube que eu vou respondendo a Miria o conselho é 100 porcento online tá é você não precisa se deslocar para participar do curso para assistir à aula nada disso Olá pessoal então eu vou convidar a professora Roberta para chamar a nossa última palestrante da noite professora Roberto Bom vamos lá né e nós temos agora professora Renata Araújo Moreira dos Santos sem tema são novos desafios e possibilidades ela é graduada em pedagogia e mestre em arte educação atua como coordenador pedagógico na escola Carandá educação atua em diferentes escolas e assessora na rede Municipal de São Paulo II E aí O olá boa noite boa noite Olá a todas e todos é um grande prazer fazer parte desse desse encontro desse ciclo é de palestra do congresso e um prazer estar aqui com vocês discutindo escutando esses colegas com tantas provocações importantes reflexões importantes para a gente pensar o nosso contexto a educação EA sociedade na como um todo é bom eu vou falar um pouco né sobre esses novos desafios e as possibilidades e acho que um tanto disse Principalmente quando falamos sobre as possibilidades tem relação com que a professora Roberta acabou de falar com que o Thiago acabou de falar pensando nesses núcleos né que a gente vem construindo que a gente deveria mexer para essa construção não é para irmos pensando a essas possibilidades mas eu queria começar a propondo uma reflexão sobre os desafios e falou aqui sobre os novos desafios a em relação à educação e acho importante pensa até por tudo que a gente vai escutando na nessas duas noites sobre o quanto alguns desses aparentemente novos desafios eles são desafios antigos né está em relação aí com a escola que é um direito de todos mas ela não tem sido né ofertada para todos especialmente é pensando em condições e em qualidade nem tempo né de reflexão e oferta dessas educação mec ainda é muito escuro dente e do corpo apesar de um discurso de igualdade e oportunidade para todos escola ela acaba de alguma forma facilitando alguns mecanismos sutis que reproduzem a desigualdade social na e começo vem se vestindo de diferentes a o diferentes roupas não pensar mas as questões que nós vivenciamos então nós falamos aqui ontem né sobre o homeschooling comum dos Desafios como é que a gente vai entendendo essa educação é que que lugar é esse né que se abre a gente vai pensando isso quando nós vamos pensando nessa relação com a escola e as empresas né como é que a gente vai entrar em cada vez mais instituições empresariais assumindo esse lugar da educação pensando nos ensina a educação privada e pensando na rede pública na educação pública essa questão da privatização né que vem nos assombrando cada vez mais como uma possibilidade na aqui em São Paulo por exemplo a gente lida em uma como a realidade de uma educação infantil que tem oitenta por cento né das e em parceria com organizações sociais na com projetos que são a em parceria com a prefeitura mais assumida sair por outras instituições e o quê que isso vem dizendo sobre o nosso entendimento da escola e da escola pública como um espaço é real médio direito de todos Então essas são alguns dos grandes problemas alguns dos grandes Desafios que a gente pode pensar falando sobre a educação e que eu queria propor aí nesse núcleo né do que podemos né pensando aqui no Paulo Freire em dois grandes pontos né que ele traz que ele nos convida a refletir entre eles na entre o que é possível o ideal eo possível que podemos né O que podemos fazer nessa direção e a o Snake educação ela não transforma ela não muda o mundo a entrar no mundo ela transfere uma pessoas e São pessoas que transformam o mundo então eu faço um convite para gente pensar a esses desafios a partir de pessoas né de escola a gente pressões de profissionais de professores que podem a e criando esses núcleos que podemos ajudar encontrar essas possibilidades né E com isso não é trazer nenhuma visão romantizada mas vai dizer que é com muito empenho O que é com esforço com seriedade com estudo que a gente vai poder transformar alguns desses desafios em possibilidades e aí vou centrarem um deles né que tem relação com que eu venho estudando e me dedicando a pensando nessa transformação é e associe-o diretamente ao que eu no meio com o meu projeto de vida pensando em qual é esse problema do mundo que eu eu quero tentar ajudar a resolver que é pensar nessa no nosso entendimento né sobre a educação sobre o papel da educação das escolas de nosso papel como professores então pensar que esse é um Desafio Qual é o nosso entendimento do papel da escola né aquela serve como é que a escola ela cumpre seu papel a de promover um espaço crítico reflexivo a de transformação da nossa relação com o conhecimento com conhecimento de nós mesmos com conhecimento do mundo do nosso papel na sociedade como é que estão pensando nisso ah desdobrei esse Grande Desafio né que essa essa percepção de uma fragilidade desse papel dessa relação da escola com o desenvolvimento de uma aprendizagem sólida e Oi irmã e crítica que nos coloca numa condição mais atuante na sociedade tão pensar e dentro dela teríamos três grandes desafios um essa relação do entendimento a do ensino e da aprendizagem como é que a gente vai entendendo o papel da escola na relação com o ensino-aprendizagem não é pensando que a busca é por uma aprendizagem crítica reflexiva ativa autora como é que a gente ainda propõe né gente linda vive a com situações em que a entendemos o ensino como uma relação de entrega entrega de informações entregas de conteúdos que a supostamente os alunos Os estudantes eles são entendidos como alguém que deve receber esses conteúdos essas informações e reproduzir na Então essa é um dos Desafios quando a gente e o papel da escola e como ela vem ainda se estruturando por mais que a gente venha buscando aí é novas formas né de lhe darmos com essa relação com do ensino na com ensino e aprendizagem é um outro desafio é pensar bom e a formação dos professores né como é que a gente pensa na formação de alunos estudantes de crianças jovens que sejam autores de nós ainda vivenciamos em um processo de informação que é bastante frágil que não considera a autoria desse professor na que traz ainda também essa relação mais passiva na Constituição do seu processo de aprendizagem de reflexão de estudo né Então como que a gente lida com esse desafio um dos Desafios dentro desse grande desafio para pensar a fragilidade do o rendimento da escola da Educação do seu papel transformador E aí um terceiro a pensar nessa relação com a escola EA sua disse conexão com a vida na céu que traz muitas vezes a falta de engajamento dos Estudantes e se não entendimento da escola como lugar e promovam uma relação efetiva com a vida com os problemas com os quais a gente vem lidando com as questões que a gente vive no mundo mas então como é que a gente pensa numa escola e vai ser reflexiva crítica promover espaços de construção de uma aluna cidadão de um professor cidadão que a reflexiva em relação às questões a sociedade se a gente aí na lida com conteúdos que são apartados dessa sociedade merda e das questões reais com as quais a gente vem ligado Então se Esses são alguns desafios e e vamos pensando em possibilidades né como é que a gente transforma essa realidade a o como a gente caminha na direção dessa possível transformação né então para isso eu e logo me colocar em diálogo com três autores para gente trazer mais essa questão para o chão da escola né para gente olhar para isso nesse diálogo com a sociedade a nesse diálogo com as nossas possibilidades de algo com políticas públicas né para gente olhar para essa então um dos autores que eu convido aqui para nossa reflexão é uma rosa Mais especificamente para a gente fazer esse diálogo com a o papel essa imagem do professor né que a gente vem construindo Enfim então eu vou compartilhar que o livro para quem quiser depois acessar é o pedagogia profana eu vou falar Mais especificamente no capítulo elogio ao riso né aonde ele vai falando dessa imagem do professor que a gente ainda tem presente né na nossa nos nossos contextos que é do professor como aquele que diz aquele que professa né aquele que veste a sua toga elegante e que não duvida das suas certezas né como é que isso nos fragiliza na defesa na busca por essa escola que a gente está buscando construir né que é uma escola reflexiva que ela é problematizadora mas não no capítulo em que ele fala sobre o elogio O riso ele vai falando do Riso como esse essa ferramenta Esse instrumento que nos ajuda a transformar essa imagem do professor né que é o riso ele traz a cerveja que o riso ele destrói as nossas certezas naquele nos ajuda a Com certeza não coloca nesse papel da dúvida que é tão importante para pesquisa que é tão importante para esse movimento crítico da gente fazer um movimento autocrítico também né de reflexão de escuta e de considerar realmente a os estudantes na sua a competência reflexiva crítica problematizadora na como que a gente vai olhando para essas crianças e jovens como alguém que pode nos ajudar a repensar esse mundo né como o Thiago estava dizendo aí dá narenti e falando dessa ideia de permanências e transformações né como é que essa essa criança esse jovem que chegam ao mundo trazendo essa novidade ele pode nos ajudar a repensar esse mundo né E aí esse movimento de duvidaram as nossas certezas de temos uma escuta realmente aberta e critica para essas relações com o mundo e nos ajudavam são passo na direção dessa dessas possibilidades na transformação da sua escola que ainda está nesse lugar de informação né de reprodução a como que nós podemos a e pensando essa relação com a o papel crítico na formação dos professores e também nos estudantes né como é que a gente vai avançando nessa direção e aí eu trago um pouco essa ideia do Jackson se é tem várias contribuições que ele pode trazer mas atrás Mais especificamente é esse livro A reflexão que ele traz um livro mestre ignorante a quando ele nos provoca essa reflexão né numa posição um pouco mais Olimpo horizontal né nessa nesse diálogo entre o professor eo aluno muito nessa ideia e se passam na como é que a gente vai falar de autoria a gente não considera né de fato as programações as reflexões a essas relações que o sujeito vai estabelecendo com seu próprio processo crítico de aprendizagem de estudo né de pesquisa e a para trazer aí para concluir as etapas né Desse diálogo e avançarmos um pouco mais nessa discussão pensando em contextos do nosso cotidiano trago também para essa discussão e ao México em e o Martin Saimon que fazem uma reflexão muito significativa muito consistente no livro em defesa da escola uma questão pública que é esse aqui que eu também compartilhe com vocês em que eles vão trazendo uma reflexão muito importante para a gente pensar que são essas críticas que vão sendo feitas a escola eu como numa no movimento de defesa a morte da escola vejam que a gente falou sobre isso ontem o que significa esse homeschooling o que significa a esse avanço na direção da privatização do ensino público e em alguma medida a gente tá falando dessa morte da escola né quando a gente vai assaltando essas fragilidades esses desafios essas críticas e na contramão disso a gente parece não ser uma solução na própria escola na própria educação para gente transformar isso e nos fortaleceram E aí eles trazem de uma forma muito significativa essa reflexão sobre a necessidade primeiro a defesa da escola né De jeito nenhum a gente abre mão da escola como um espaço público democrático crítico consistente para constituição né da nossa sociedade dos nossos um de nós né professores mas como a gente faz essa defesa né pensando na importância da reinvenção da escola e que seria Reinventar a escola né nesse contexto nessas discussões essa reflexão né eles trazem muito fortemente essa ideia da escola como um espaço é seguro né de tempo livre para encontro com conhecimento do que conhecimento eles estão falando né da escola como lugar onde eu trago algo do mundo e coloca no centro para essa interação para essa reflexão para essa discussão desse jovem e começam a enxergar alguma possibilidade de começar algo novo no mundo nesse mundo que já existe com os problemas que existem com as questões com as quais a gente tem que lidar e como é que a escola vai fazer isso se a gente segue apartado do mundo se a gente segue 3 o que não considera as questões reais críticas para que a gente possa problematizá-la isso entre nós professores discutirmos e como isso se integra ao currículo como isso se integra às que essas nós precisamos trazer né então a gente tá vivendo aí ainda é infelizmente não podemos dizer para um período pós pandêmico mais um período pós isolamento e um período em que a gente viveu e vivencia a mudanças importantíssimas no mundo a de correntes aí dá para anemia decorrentes do vírus e afetam Econômica socialmente politicamente nossos condição no nosso país e como é que isto entra nas nossas salas de aula né como que a gente não tem currículo em tato e desviando a nossa atenção só para a entrou e teve um atraso não nos conteúdos que foram previstos entrou a no no vestibular como é que a gente vai olhando para essas questões então a trazer a importância de refletirmos sobre isso de problematizado de reinventarmos a escola neste diálogo com a sociedade nesse diálogo com os problemas do mundo neste diálogo com a vida com a problematização para que a gente possa de fato promover um ensino que a possibility em alguma aprendizagem crítica e reflexiva para todos os envolvidos para nós professores para as nossas crianças e jovens para comunidade para a família que está envolvida para que a gente possa criar pequenos núcleos e vamos ajudar a enfrentar o desafio que a gente está vivendo na fragilidade da educação da fragilidade na formação dos professores da fragilidade nas experiências significativas de aprendizagem para todas as crianças e jovens nas escolas públicas privadas nas diferentes instituições que a gente possa de fato lutar pela escola que a gente acredita para todos né então se é a gente de fato pretende transformar essas políticas públicas que realmente estão investindo pouco né em relação à educação a ciência pesquisa nós precisamos criar esses núcleos e acho que estamos aqui É nesse congresso é um passar um investimento é uma resistência nessa direção do que nós possamos criar núcleos nas nossas comunidades nos nossos contextos em criarmos essas redes para que a educação que a gente defende ela seja de fato promovida né nas nossas escolas nas redes que a gente foram construindo e a partir disso a nos espaços públicos aos pais elas de fato pertencem e né a gente precisa avançar tô aqui perdi já um pouco a noção do tempo mas acho que era ela disse que eu queria propor a partir disso que eu queria propor essa reflexão né de olharmos a pro desafios os novos e os antigos ou como eles estão sendo transformados e pensar nos nossos contextos como espaços possíveis para avançarmos na transformação né desses desafios as possibilidades muito obrigada a todas e todos Obrigado aqui pelo convite a pela escuta todos os colegas pelas partidas que foram feitas E aí olá olá o nosso Renata a sua fala aqui no final do segundo dia foi ótima que amarrou todas né E aí fez pensar né exatamente naquilo que eu terminei falando com o Thiago tem a nossa Constituição Ela não é uma Utopia ela não é na secção ela é uma realidade né agora é uma realidade feita pelos humanos tem uma série de questões né duas delas só Somos defeituosas imperfeitos só isso já justifica a nossa continuar articulação um com os outros que não temos os mesmos defeitos nem as mesmas imperfeições por isso nós precisamos estar sempre conectadas né uns com os outros no chat do YouTube algumas pessoas têm ser um tem pedido para que você mande a lista dos livros depois disponibilize para eles conseguirem acompanhar tá te agradeço mais uma vez né E também colegas que estão aqui nessa assistindo e na preparar como professora da pós em políticas públicas de educação né é passo a palavra então a Julinha e agradeço Renata mais uma vez até breve se você Roberta professora Renata muito obrigada Pessoal estão brincam chegando aí ao fim do nosso segundo dia da nossa noite o primeiro Congresso Brasileiro de políticas públicas em educação da Escola Mineira de direito Espero que todos tenham gostado foi um dia enriquecedor foram palestras maravilhosas eu tenho certeza que todos vão levar pelo menos um pouquinho para a vida de você para fazer o Roberto gostaria de despedir de todos me despeço de todos Lembrando que amanhã estaremos juntos mais uma vez vai ser minha oportunidade de fala também espero que vocês gostem e vou falar mais um pouco a respeito do curso de pós também tirando dúvidas que ainda possam ter um o professor Roberto mais 90 então muito obrigada te desejo uma excelente noite pessoal lembrando então que o nosso curso de pós-graduação em políticas públicas em educação está com inscrições abertas corre lá no nosso site passa a sua inscrição os valores promocionais são somente até sexta-feira dia quinze Tom corre lá e façam suas crenças quem tiver alguma dúvida e quando o nosso curso de pós graduação estamos à disposição nosso atendimento está disponível até às 22 e 30 antes errar aqui eu gostaria de o Cristiano Alice está fixada no chat na Terra Azul bom então pessoal antes ela aqui eu gostaria de agradecer aí a toda minha equipe há as meninas do chat as meninas do WhatsApp a Thaís e o Bruno que está aqui por trás das câmeras eu gostaria de agradecer a todos e dizer que sem vocês congresso não sairia né Muito obrigado a todos aí pelo carinho e pela disponibilidade de sempre pessoal então isso Desejo a todos uma excelente noite desejo a todos aí um excelente dia de trabalho amanhã todos tenham uma excelente noite né me descanso um bom descanso a todos Aguardo todos vocês amanhã a partir das dezenove horas aqui para o nosso terceira e Última Noite do nosso conversa tá bom cantores meu excelente noite um grande beijo um grande abraço e até amanhã

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