Aula 4 | Curso Expert em Ensino Remoto 2 | PENSAR, UNIR E COMPARTILHAR

By | 08/05/2025



Aula 4 – PENSAR, UNIR E COMPARTILHAR | Moonshot Educação SEMANA 02 DO CURSO EXPERT EM ENSINO REMOTO …

Aula 4 | Curso Expert em Ensino Remoto 2 | PENSAR, UNIR E COMPARTILHAR/a>

o mundo da educação passa por transformações que vão desde as metodologias as soluções tecnológicas implantadas e é onde até que se posiciona no mercado da cidade técnicas mas as soluções elas passam pelos laboratórios das engenharias dos cursos da saúde com soluções específicas pequeno e do ensino semipresencial enchendo a distância a gente entende que é importante do arquitecto é passa pela sua capacidade de acreditar negócio da sociedade e criar e comentar créditos inovadoras na educação a gente prefere os alunos de ônibus são protagonismo ele quer e precisa ser sujeito seus próprios objetivos o fruto lava instituições de senhor também precisam de suporte para colocar tecnológico pedagógico para fazer frente às demandas do mercado e e aí e aí você até que ela tá antenada com as novas tendências de mercado tanto no brasil quanto no exterior a gente percebeu que o nosso negócio é mundial tão ao contrário de outras empresas que importa a gente passou a exportar a tecnologia então até que ela colocou uma piau nessas medidas e além disso a gente seja oportunidade de desenvolvimento o novo conceito em laboratórios em soares que já está revolucionando a educação engenharia e que com certeza vai revolucionar o ensino na área de saúde e por tudo isso nós temos a certeza que estamos colaborando para o futuro da educação quer aprender faz parte do ser humano a curiosidade ea vontade de conhecer o novo e explorar o inimaginável sempre nos moveram ao longo da vida cruzamos com grandes mestres que nos ensinam olhares e pensamentos e o mais importante que nos ajudam a caminhar e a crescer neste período tão difícil da história da humanidade em meio a uma pandemia não iremos nos esquecer dos professores e professoras que sempre acreditaram no mundo melhor a vigia educacional fiscal lado de quem nos ajuda a aprender e nos incentivam a não desistir de usar criar e conhecer coisas novas juntos continuaremos sendo apaixonados pela educação dando o nosso melhor para vermos as pessoas fazendo aquilo que mais nos alegra aprender e aí oi boa tarde professores professoras educadores de todo o brasil eu sou o professor moto e nós somos a moon shot educação e chegamos ao quarto dia do nosso curso expert ensino remoto aí ontem ontem vocês disseram que eu sou agitado hoje eu ficarei muito mais agitado certo tomazinho é isso aí mota na verdade ontem você fez uma tranquilidade foi bem foi calmo até mas é o marco ontem na terça mas hoje acho que você tá voltando normal você não tomou tô maracugina e tá com todo dia pra gente poder mostrar coisas incríveis ali usando coisas simples mas que uma embasarem e metodologia para que se possa realmente trocar de novo não aprendizagem sempre eu vou falar em aprendizagem aprendizagem aprendizagem aprendizagem ao toque da música só de bola marley como é que foi ontem falar sobre medicação para tantos professores interagindo mentimeter e tudo aquilo que você trouxe maneira muito massa pra o show de bola moto uma alegria muito grande tá com muitos educadores aqui com a gente é sempre uma alegria poder compartilhar o pessoal do chat já tá te pedindo aí para você manter a calma e monta é e eu aproveito aqui para fazer uma observação ontem no finalzinho da apresentação meu vídeo começou a gravar um pouquinho e alguns professores sentiram de repente não muito bem atendidos digamos assim então o que a gente menos eh eh descontentar vocês a gente quer entregar as coisas da melhor forma possível colaborar então hoje eu peguei um pedaço da minha manhã gravei um tutorial do mentimeter.com bastante calma bastante cautela ele está disposição de vocês embaixo na descrição desse vídeo e na descrição do vídeo de ontem assim vocês conseguem assistir parte da apresentação de ontem focada a forma de intimidar com toda a calma e aí consegue construir suas aulas pegando as colaborações as dicas apresentadas na neste tutorial então fiquem à vontade a betina também fez a gentileza de compartilhar isso o nosso telegram aproveito para convidar aí se alguém não tá no junto com a gente no telegram ali a gente acaba colaborando e entregando um monte de conteúdo também pra vocês então bota hoje o dia contigo muito obrigado um abraço e manda ver maravilha vamos lá lilian seja bem-vinda à nossa querida amiga da o teu olho teu salve o teu um alô para galera oi oi galera tudo bem espero que hoje a gente possa aprender bastante né que transformando tem certeza que ele vai trazer muitas e muitos insights aí para nós vamos lá maravilha isso aí ó olha gente tá tô respirando para manter a calma que vocês pediram mas é difícil é difícil nessa interativas e professor imperativo manter a calma lá a tô respirando vou contar uma coisa para vocês para vocês todos hoje eu acordei com vontade de contar um monte de história para vocês sabia disso tomazinho marília e para pessoas eu quero eu quero contar muitas histórias para vocês e deixa eu começar a compartilhar que a minha tela para começar a contar umas histórias para vocês e daí vai ser legal vai ser bacana vamos lá vamos começar aqui beleza vou começar com aquele com aquela velha premissa do era uma vez once upon a time era uma vez que eu vou eu era uma vez para vocês aqui porque hoje quando eu disse eu eu acordei com vontade de contar histórias para esses professores que estão aqui conosco nesse incrível curso sobre o ensino remoto vamos lá é uma vez um cara chamado thomas edison e vou contar para vocês o seguinte meus queridos amigos professores e professoras o thomas edison eram é um menino muito levado muito sapeca ele era visto pelos professores da escola como aquele aluno inquieto impertinente alguns professores diziam até deplorável sabe aquele aluno que que se mexia demais em porto na vá muito de um professor dele chamado padre hegan gol que ele é uma vez esse pressão numa reunião seguinte esse menino ele tem mania de só perguntar e não para de fazer pergunta na sala dela não deixa a gente em paz que inconveniente e o que aconteceu de tanto ele incomodar um dia o dia a escola chamou ele assim falou thomas pequeno thomas chega aqui meu querido eu vou te entregar um nível lotinho e você vai levar essa essa cartinha para sua mãe e eu não gostaria que você abre se essa esse envelope no caminho faça isso que eu estou te pedindo e não é que nesse dia ele obedeceu ele levou com muito cuidado esse envelope ao final da aula e chegou em casa entregou para mãe certo amanhã achou estranho é um galope uma correspondência da escola para mim ninguém me falou nada chegou chegou aquele envelope é evidente que essa mãe a dona nancy elliot edson ela quis saber tava curiosa ela queria saber o que tinha aquele envelope fez isso mesmo diante do auxílio ela abriu o envelope e puxou a cartinha que estava lá dentro e leu o seguinte texto com o thomas ali olhando ela leu o seguinte nessa carta seu filho é um gênio esta escola a pequena para ele e não tem professores ao seu nível para ensiná-lo por favor ensino você mesma ela leu isso mesmo que em voz alta e eu thomas percebeu o conteúdo dessa cara o que que a dona nancy fez por ela era professora de ciências ela ela colheu essa ideia é evidente como uma professora querida uma mãe muito amorosa ela fez aquilo que talvez hoje e a gente chama em alguns cantos do mundo não acontece o tal do homeschooling ela ela cepred esposa ensinar o thomas em casa e ela sendo o professor de ciências ele também amando ciências ele começou a curtir para caramba no sótão da casa já montou um laboratório e ficava forçando devorou o vários livros da mãe ou seja ele ia para escola só para fazer as avaliações e a mãe ensinava ele em casa e o tempo passa a mãe ver essa ele também cresce a mãe a dona nancy falece e daí certa vezes outro o som organizando as coisas em casa ele começou a fuçar na coisa arado encontrou as coisas da mãe começou a querer arrumar e nessa nessas coisas da mãe tinha lá no meio de alguns itens da gaveta ou tal envelope daquele dia aí dentro dele ou para aquele envelope tinha uma vaga lembrança daquele dia que a escola falou que era para me ensinar não sei o quê e para relembrar aquele aquele momento ele é fez o que qualquer um de nós faria a abre assim envelope para reler aquele teu e quando o thomas agora já mais velho mais crescido abriu aquele envelope para reler aquilo que a mãe leu em voz alta ele se deparou com o seguinte texto seu filho é confuso e tem problemas mentais não vamos deixá-lo vir mais a escola essa é a gente essa mãe ela teve assim numa fração de segundos a ideia de mudar o conteúdo da carta ela não aceitou de repente esse último recado que dizia ser o filho é confuso demais tem problema mental ele não vem mais para escola ela não aceitou isso e numa fração de segundos ela fez de conta que estava lendo um texto e era outro na verdade e ela acolheu o filho decidiu deixa comigo então eu vou ensinar porque eu acho que eu acredito no meu filho e saia com vocês meus queridos amigos professores que me ouvem esse thomas edison esse gênio extraordinário ele tem mais de mil patentes tem ventos que ele fez certo ele contou para as pessoas que nesse dia ele chorou muito ele chorou demais quando ele leu essa carta ele que o conteúdo era esse não podia mais dá um beijo um abraço na mãe e daí ela resolveu pegar o seu diário e nesse dia no no seu e ele escreveu o seguinte thomas era uma criança confusa mas graças a uma mãe heroína e dedicada tornou-se um dos maiores gênios do século extraordinário isso extraordinario quantas vezes em sala e o emocionante ver a mais por essa porque eu não sabe às vezes não botei fé em algum aluno por um outro movimento uma outra atitude e nós precisamos como professores acolher certo acolher eu disse que eu acordei hoje com vontade de contar histórias então vou contar para vocês mais uma breve história uma história que ela é certa forma alicerçam o nosso projeto esse nosso propósito aqui na mão shot educação e tem a ver com esse cidadão aí john kennedy que foi presidente dos estados unidos essa foto que vocês estão vendo aí é do dia doze de setembro em 162 onde na rice university nos estados unidos ele fez um poderoso um contundente discurso sobre o fato de que ele queria de alguma forma criar um projeto para que o homem chegasse a lua por isso a esse tá escrito nós escolhemos ir para a lua nós escolhemos ir para a lua e ele ainda reforça escolhemos ir à lua não porque é fácil escolhemos porque é difícil e ainda há um complemento nesse discurso dele que é maravilhoso é simplesmente inspirador ele é dias assim escolhemos ir à lua porque esse objetivo servirá para nos organizar medir o melhor da nossa energia como seres humanos e das nossas habilidades nós queremos levar um homem a 384 mil quilômetros de distância da terra e fazendo o quê o solo da lua só que o seguinte nós não temos motor não temos material talvez materiais nem foram inventados para isso não temos combustível equipamentos de precisão e navegação controle comunicação e sobrevivência mas nós vamos fazer isso e fazer antes fazer primeiro e fazendo isso nós sairemos melhores que propósito que ideal e aconteceu sete anos depois em 1969 o homem pisou na lua extraordinário extraordinário levantar uma bandeira de diz assim eu quero fazer isso porque é difícil porque isso vai me deixar melhor esse está me desafiando e eu quero isso quero fazer isso porque eu ficarei melhor vou adquirir novas habilidades novas competências e ter novas atitudes isso é extraordinário e agora eu quero eu quero que vocês reflitam algo comigo meus queridos amigos porque se nosso eu tô aqui e vou ter que fazem parte é claro tem esse nome em um choque porque tem a ver com esse tiro na lua esse disparo para a lua é você ir atrás desse sonho que parece impossível mas nada é impossível quando depende de mentes humanas e de inspiração humana então agora eu quero que por uma fração de segundo você pensa aí qual é o mundo shot de cada um de vocês qual é o sonho impossível que você está em guardado no coração na alma em algum canto aí que você pensa assim nossa que legal se eu fosse se eu conseguisse fazer isso qualquer um choque de cada um de vocês vocês tem esse esse sonho impossível armazenado aí saiba saibam meus queridos amigos professores que não é impossível e talvez você queira nesse sonho impossível se a referência se você queira impactar vidas se você escolheu ser professor você certamente já sabia que impactar vidas você quer encontrar solução talvez uma solução para piorar o mundo algum ingrediente do mundo talvez você não seja o agente que vai lá colocar não para mudar esse tem mas você vai mudar alguém que fará mudança na mão do isso é impactar vida então se você tem esse olhar diferente é isso que a gente precisa na educação agora a gente tem que ter esse propósitos que parecem impossíveis e por isso estamos juntos aqui nesse movimento com certeza mas então como que nós podemos fazer isso professor moto como é que a gente pode talvez deixar isso mais efervescente já que nós conseguimos reunir muitos professores muita gente em prol de um objetivo nobre que a educação nós temos que ter um novo olhar para esse processo de ensinar para e efetivamente aprenda e aí agora eu preciso confessar algumas coisas para vocês meus queridos amigos eu eu atuei em sala de aula ou ensino médio ensino superior durante 23 anos efetivamente e ao longo dessa jornada eu fui coordenador pedagógico assessor pedagógico diretor da escola diretor de campus ajudei coordenar cursos ensino superior a gente faz uma coisa arada na instituição de ensino enquanto também dá aula em 23 anos é um exercício muitas funções na escola e raramente deixei a sala de aula eu sempre tive nem que fosse um pezinho na sala dela porque eu amo dar aula certo só que eu e eu pensava sempre o seguinte e principalmente quando quando eu era diretor eu fui por cinco anos diretor de uma escola aqui em curitiba que quando eu deixei a escola tinha 2.600 alunos ea cada ano a gente faz esse movimento porque você tem é de rematrícula no no fim do ano anterior no comecinho desse ano de você faz uma semana pedagógica efervescente recebe os alunos recebem os professores o ano começa você engata todas as marchas possíveis você sobe sobe sobe e de repente tá chegando no final do ano todo mundo cansado outubro novembro e aí nossa e vai ter conselho de classe secretaria isso aquilo aquele olho daí você leva aquele tomba de novo e bem as férias e você começa a subir essa escadaria do ano letivo de novo e chega fim do ano que eu não percebia coisa somente acendia somente sob a a impressão que a gente fica nesse ciclo aí de sobe e desce e fica animado e leva tombo e não pode ser assim os seres humanos são foram fabricados para serem felizes é só subir é só acender não tem que ter esse tipo de queda esse desânimo esse deixa para lá não pode e eu ficava muito incomodado com isso e outro incômodo que eu tive é preciso confessar hoje eu acordei com vontade de contar a história e como fixar coisas para vocês eu por muito tempo foi um professor dentro da caixa de dentro da caixa porque eu acreditava que eu era algo extraordinário professor oi e a gente às vezes não sabem influência que a gente tem sobre os nossos alunos que muitas vezes vocês sabem que em casa tem algum tipo de carência então eles encontram em nós às vezes um alguém para se inspirar para conversar para trocar ideia e um ombro amigo que a gente consegue interferir na formação de um aluno de um jeito que às vezes nem imagina certo nem imagina então eles seguem a gente e quando eu te amo professor encaixado no também sim caixote então a gente precisa ter um novo olhar sobre esse processo mas eu consigo hoje com 48 anos de idade a reconhecer que por um bom tempo eu fui um professor encaixotado ou seja não conseguia enxergar fora dos muros da instituição de ensino e eu pensava que ali na minha sala dela é que estava acontecendo o que era certo pois na minha cabeça aquilo era certo e outra coisa e ao longo de 23 anos mais precisamente ao longo de gente porque os três últimos eu conseguir a chave mas eu digo para vocês queridos professores que me ouvem que durante 20 anos aconteceu algo comigo’ que é que a cada ano que passava eu ia enchendo essa espécie de de copo de conteúdos e conhecimento do professor motta ea cada ano que passava eu me sentia mais empoderado e quando eu comecei chegar perto do 20º ano meu deus eu tinha eu tinha uma segurança extrema sobre como ensinar o física para alunos do ensino médio e como ensinar cálculo para alunos calouros engenharias eu sentia que meu que meu copo estava totalmente de cheio eu tinha a humildade mas eu me achava que internamente o melhor professor de física e matemática do mundo porque eu achava que eu sabia tudo que eu tinha que fazer os alunos aprendessem isso e coisas assim diferentes aconteceram no meu vigésimo primeiro ano já no começo desse ano e eu tive que me reinventar e só quando eu permite a mim mesmo essa reinvenção é que eu deixei as coisas do mundo invadirem a aula do professor mota e quando eu digo as coisas do mundo é ler mais estudar mais fuçar outros autores entender novas metodologias de ensino entender que a tecnologia pode fazer parte desse meu ecossistema ou seja eu percebi meus queridos amigos que nos últimos três anos dos 23 anos do professor mota é quando eu consegui transbordar mais tudo isso e que os meus alunos aprenderão mais os meus alunos aprenderão mais e eu vou usar algo que eu tô mazinho também já usou e ele aqui no influenciou ele disse uma vez para mim quando eu tentei ensinar mais os alunos menos aprenderam e hoje eu consigo entender isso eu não deixava transbordar então professores vamos transbordar só assim para que a gente possa fazer um movimento necessário e urgente e possível na educação certo e para isso eu quero levar apresentar hoje uma metodologia ativa de ensino uma estratégia ativa de aprendizagem que vai somada a tudo que nós já fizemos na semana um do nosso ensino remoto que nós fizemos nesses três dias aula 1 aula 2 aula 3 da semana dois que a gente vai vá somando isso para que possamos transbordar eu quero apresentar para vocês uma metodologia que ela é muito massa e ela é muito simples muito simples o nome original dessa metodologia é fim per share que se eu tivesse aqui traduzir aqui ao pé da letra é algo como se fosse pensar unir e compartilhar pelo e compartilhar algo extremamente simples porém extremamente valoroso quando você aplica isso como seus alunos em sala de aula ou aqui nesse formato que estamos agora tá bom quem o primeiro o primeiro altura primeiro professor que eu usou fazer isso de forma assim mais intensa e coletou dados foi o professor franklin imã da universidade de merlin lá em 1987 e também há indícios aí do professor at mazurca e também fez algo escreveu algum paper m997 professor mazur é esse mesmo o criador da metodologia pira instruction instrução por paris e eu até entendo depois de fuçar muito na literatura e buscar uma base científica que ele foi influenciado por isso esse principalmente a professor lima lá no começo ele ele pensava assim puxa vida eu tenho que provocar o meu aluno com alguma questão mas eu tenho que dar tempo para aquele pênis se encontra as respostas por conta mas aqui também que ele não fique sujeito só o meu pensamento quando eu fizer interferência eu queria que ele trocar as ideia com um colega eu queria querer prosear cinco mais alguém sobre esse conteúdo e que se alguém também tem estudado a mesma coisa para que tivesse uma espécie de mini debate e desse de forma que esses dois alunos depois dessa conversa sair sem assim um pouquinho mais empoderados a ponto de que agora eles pudessem compartilhar isso todos com todos na sala de aula e de tanto ela experimentar isso depois extraordinária professor de ensino fundamental ele conseguiu contaminar muitos professores nos estados unidos e hoje no mundo da claro entendeu então ele foi o precursor porque só ele que o brasil também deu empurrãozinho e onde a coisa ganhou corpo foi na universidade de harvard lá na escola de negócios por meio desse professor aí professor road test span 10 ele é um phd é na parte da economia ele foi professor da universidade do texas universidade stanford universidade ah e hoje ele é um professor lá da escola do negócio de raiva foi até diretor por um bom tempo da escola que negócio de raiva e ele ele conseguiu compreender todo esse cenário e como ele era professor de marketing e ele precisava fazer com que os alunos se ativasse em sala de aula como é que eu vou ensinar essa galera do marketing a ser criativa a impactar as pessoas a criar um comercial em frente o haiti mal thor comunicar bem uma ideia para que as pessoas queiram comprar talvez a teria um produto um serviço ou seja eles ficavam encucado com isso então ele conseguiu por meio da metodologia assim que pegue share pensar nem compartilhar contaminar os alunos isso ganhou o corpo e o que ele usou foi algo muito simples é muito simples é um papel a4 e com certeza você pode levar impresso na sala de aula certo você pode levar essa estrutura assim empresta o massinha de papel impresso onde tem ali o cabeçalho para luna colocar os dados que você acha que te são tão úteis a você a marca da sua escola e esse papel precisa conter três campos o campo onde o aluno vai dizer o que penso o que que eu entendi sobre isso que você me provocou professor depois tem um outro campo que tem onde que o aluno vai anotar o que ele conversou com uma colega e por fim tem um campo onde ele vai anotar aquilo que ele aprendeu com os demais colegas da turma quando isso foi compartilhado de um jeito tão maior do leitão maior e até agora eu quero parar um pouquinho de compartilhar que a minha tela que eu quero voltar a ver vocês aqui porque vejam o que que eu fazia nas minhas aulas de x aí dele e de cálculo eu nem levava o papel impresso eu levava um maço de folha a4 e dizia pra galera meus queridos cada um pega uma folha e dobra em 393 essa folha e eu quero até que você faça o seguinte e de maneira como tirar o teu moro que é o sentimento a tua alegria a tua felicidade como que você tá hoje faça uma capa faça uma capa parece nossa atividade por mais que seja algum conteúdo x ou y é the physical de cálculo eu quero que você faça uma capinha ou forme o seu espírito hoje como é que você tá aí e o aluno ia lá e desenhava fazer uma capinha eu estou animar eu estou feliz hoje em poder fazer a capa essa e daí eu cheguei aqui dentro nessas três campos eu pedia para não colocar um ter docente um pé do pé e um é sido share pronto olha só que tecnologia incrível pensaram unir e compartilhar daí após a minha provocação eu fazia o aluno fazer tudo o que eu vou compartilhar com vocês aqui agora em função na provocação que eu fazia ele vamos lá vamos voltar para apresentação tranquilo estamos aqui o quê que eu dizia assim meu querido aluno em função em função dessa questão motriz de o tempo tocando eu quero que você pesquise fu se mexa e remexa uma resposta para isso que eu estou te fazendo só que faça isso de forma individual bem de boa tô refletindo aí com seus botões e fazendo a sua pesquisa e faça o seguinte anote naquele primeiro campo do que eu penso anote as suas descobertas os seus achados quando você terminar de fazer isso se for em sala de aula eu quero que você escolha um colega da turma para que você vai lá conversar com ele de maneira que você entenda o que que ela descobriu sobre isso que eu perguntei e eu também quero que você ao terminar de ouvir o seu colega conte para ele o que que você descobriu de maneira que nesse formulário nesse documento você terá de forma organizada o que que você achou de resposta que você pesquisou que que você entendeu bom e você também terá o lado aquilo que o seu colega te disse e ficou complementou aquilo que você já tinha entendido ou seja você está construindo aí um resumo um apanhado de ideias muito legal sobre tudo isso e ao invés de você ter só sua visão você está tendo o ponto de vista de mais alguém ou seja você tenha o seu entendimento e aquilo que o colega contribuiu e depois que todos na sala de aula fizerem esse movimento e que de certa forma eu tenha o campo1 e campo2 é com coisas escritas agora chegou a hora de fazer o compartilhamento ou seja cada aluno vai lá diante da turma expor aquilo que eu entendi e aquilo que meu colega complementou e daí que estão na turma ouvindo isso vamos fazer as anotações no terceiro campo de coisas que ainda não tinha aparecido ali no seu papel olá meus queridos amigos a educação quantas quantas habilidades quanto os ingredientes eu consigo fazer os meus alunos desenvolverem como protagonistas em achar as respostas porém mediadas por mim eu estou dando voz para o aluno eu tô dizendo assim meu querido pesquisa fosse encontra as respostas para minha questão converse com seu colega e ainda entre aspas se exponha e eu como metodologia muito simples porém muito profunda eu consigo verdadeiramente ativar o meu aluno de maneira que eu possa ouvir o aluno e fazer as devidas interferências de maneira lapidar as descobertas deles e não é o simplesmente de ficar entregando o meu conteúdo em sala de aula como se fosse a minha verdade que valença em tudo isso beleza amor tá cheio extraordinário isso mais o seguinte meu amigo nós não estamos lá na escola como é que eu vou levar para o meu aluno papelzinho dobrado papelzinho impressa como é que eu faço isso agora no ensino remoto a agora é que a gente vai ver o recurso massa demais e simples simples nós vamos explorar e isso por meio do google docs por meio do google docs então agora eu quero apresentar algo para vocês que é simplesmente extraordinário é incrível é bom fazer o seguinte e parar de compartilhar algo aqui para que eu possa fazer o seguinte eu vou mostrar para vocês como que eu posso primeiro acessar um google docs e para que você faça isso é muito semelhante ao que já fizemos lá com o marlon no forms com o professor tomazinho no sai ou seja você precisa ter um gmail uma conta google daí você tendo uma conta google você vai acessar essa sua conta de maneira aí para o seu drive então novamente o que eu vou fazer aqui a compartilhar a minha tela para que vocês possam me acompanhar aqui que eu tenho uma nova guia aberta quando você está logado a conta do google como se você quiser ser ler os teus e-mails no gmail você sempre encontrará um cenário parecido com esse meu que vocês estão vendo agora e lá em cima onde tem a nossa foto ou simplesmente a inicial do nosso nome lá no canto superior direito e tem aqueles aqueles nove pontinhos e que a turma chama até de cubo mágico porque parece uma face de um cubo mágico quando eu clicar aqui aqui é que ficam escondidos os meus os meus aplicativos do google e conforme você vai usando e vai habilitando eles ficam aqui perto e o drive também tão simples aqui sendo muito claro então quando eu clico no driver levar abrir abrir o meu driver do google tranquilo e daí eu quero criar um documento novo vocês já já forçaram isso aqui com o marlon para criar um forms.com tomazinho para criar um site e como é algo novo eu venho aqui no canto superior esquerdo agora nesse sinal de adição colorido e polígono novo ele vai perguntar se o professor o que que você quer de novo sistema pasta que subiu o arquivo que a subir uma pasta o que é o documento do google eu quero um documento do google quando eu clico aqui no documento do google ele abre para mim imediatamente um cenário configuração é muito parecida com o word da microsoft porque a maior parte de nós professores está muito acostumado estamos acostumados ambientados com editor de texto word e o que que o google docs é entre aspas o world soccer da companhia google e o grande encantamento aqui é de você usar esse ambiente google é a questão do compartilhamento quando os teus alunos também possuem um gmail e depósito depósito desse cenário o professor você vai fazer exatamente as ações que você faz no word não está muito tranquilo então de posse dessa possibilidade desse novo editor de texto agora eu quero mostrar uma coisa para vocês uma atividade que eu quero sugerir aí para que vocês possam fazer tão asinha os professores estão vendo eh se esse cenário do do doc ou eles estão vendo uma outra tela minha tô vendo teu drive bom então vou fazer o seguinte eu vou parar esse compartilhamento aqui e vou fazer um ovo compartilhamento só para eu mostrar para os professores o que que abriu que daí fica muito mais tranquilo então aqui um documento google sem título pronto cheguei aqui agora agora sim todos poderão ver poderemos visualizar o que é excitar o google docs que vocês perceberam que ele é exatamente é muito parecido muito parecido com o word lá da microsoft bem sossegado agora que vocês visualizarão isso eu vou sair dessa tela aqui e eu vou parar o compartilhamento novamente para que eu possa compartilhar agora com vocês a atividade que eu desenvolvi pensando em tudo isso eu quero realizar o pensar unir e compartilhar mas não estou na sala dela com os meus alunos e recurso eu posso utilizar eu acho legal google docs porque é fácil você editar isso então eu editei o número de uma atividade só para mostrar para vocês então agora novamente eu vou compartilhar a minha tela e as escolher o arquivo adequado que eu quero mostrar para vocês beleza vamos lá e aí o motel com gelatina lá acho que dá uma travada no ontem já deve voltar a é bem agora que dia compartilharem como assim então mas isso acontece isso faz parte das aulas ao vivo então das aulas ao vivo aquilo que eu falo é a gente corre o risco aqui de justamente no momento mais importante da essa travada por isso que eu insisto muito em trilhas assíncronas o vídeo gravado aquilo que pode ser feito e não ser feito ao vivo vocês não ter interação essa aula do moto tem interação então necessariamente precisaria ser ao vivo quando essa aula não tem interação o faça opção por vídeos gravados visa gravados o aluno pode existir quando ele quiser a família pode ordenar melhor caiu moto caiu já já ele volta pode ordenar qual a flexibilidade da família poder olhar qual que é o melhor momento na verdade para dar atenção à educação dos filhos eu não tá guardando mota voltar tá então eu espero música paciência todos vocês estamos quase com 3 mil pessoas ao vivo que a gente mas é uma questão provavelmente de só de ter caído a internet lá na casa do mobile já pô e é legal também como assim fala assim que quem tá apresentando às vezes não percebe isso né aconteceu comigo ontem no final da apresentação estava travando não sabia que tava travando fui perceber depois quando encerrou a gravação né eu acho que betina aí o mateus ele apertando em contato com outra lá ligando para ele para poder ver aqui e alertar os lá gente mas coisas muito importante olha só que o mota falou então vou tentar retomar um pouco pink patcher né você já pensar é unir e compartilhar se nós formos olhar as evidências científicas atuais de aprendizagem ela não é memorização o conceito de aprendizagem hoje ela é mudança de comportamento e para ter uma mudança de comportamento o que acontece precisa tudo começa com a emoção essa emoção leva a um sentimento esse sentimento transforma em atitudes e as atitudes transforma isso em justamente é em aprendizagem tá então quando já volto não só comprei então veja só que interessa e quando moto fala de você poder ter tenha algo que não tem que pesquisar eu tenho que explorar faz conexões ele busca coisas de fora que não está na aula do professor para poder o que ele pensa quando ele junto agora com os colegas ele tá trocando né tá unindo e agora o chefe esse compartilhamento aquilo que o tinha percebido e quando eu venho aluno uma nova informação uma nossa salvação do outro colega na minha mente permite o que uma reinterpretação daquilo completar aquela informação editar aquele formação portanto o entendimento acaba sendo muito maior o aprendizado muito maior e por ser uma coisa que você pensa troca para ver neurociências você tem um aprendizado significativo aprendizado por muito mais tempo do que simplesmente assistir aula bota só tô fazer uma uma uma introdução via rápida que até que você voltar você terminou ele falou que ia compartilhar atividade hoje e aí você caiu interessantes tá eu tudo a minha internet ainda bem que ela voltou rápido aqui agora já estamos de volta com o mesmo e antes não tem nada perdido aqui é tiro na lu tempo todo agora vou compartilhar a minha tela com vocês para mostrar a todos o que que eu inventei que mora que eu inventei aqui então eu vou lá compartilhando já beleza olhem o que que eu inventei aqui meus queridos amigos professores eu tô dando uma ser professor de biologia de citologia certo sou professor de física e matemática tô inventando moda só para fugir um pouquinho é do mesmo na minha cabeça aqui tá o que que a inventei aqui vou ler com cuidado para vocês meus queridos amigos eu até posso colocar aqui no modo ver tela inteira para que fique ainda melhor para vocês então vejam que eu inventei aqui eu inventei um uma espécie de cabeçalho e coloquei aqui uma informação enunciado para os meus alunos do seguinte formato prezado aluno com base naquilo que conversamos sobre metodologia assim que pele share opa bom então professor mota quer dizer que eu preciso avisar os meus alunos antes de uma atividade diferente que eu vou fazer com eles com certeza não tem como você pegar os homens de surpresa como a nova metodologia sempre que você quiser esse experimentar algo novo e que os alunos terão que ter uma atitude o movimento novo bate um papo com eles troca uma ideia faça os seus combinados certo então aqui é o que estou dizendo já no início do enunciado dessa provocação prezado aluno com base naquilo que conversamos sobre metodologia think-pair-share faremos essa atividade em três fases aqui você encontrará as duas primeiras etapas para que possamos começar de uma olhada na imagem abaixo então aqui tem um corte transversal de uma célula onde eu deixei bem claro ali organelas celulares ele pode ver algumas organelas indicadas e daí agora vem o número 1 o pensar o sentir há dias assim o enunciado escolha duas organelas da célula cima e em seguida faça uma pesquisa sobre as suas funções e características anote os principais achados desta pesquisa individual em seu caderno de forma clara e organizada ou seja eu tô fazendo a pergunta estou usando assim meu querido aluno se organiza seja claro seja caprichoso dois unir quer entre em contato com um colega da sua turma e pergunte a ele quais foram as organelas escolhidas por ele e o que ele descobriu a nossa tudo com capricho em seu caderno além disso conte para o seu colega o que você pesquisou e peça para ele anotar também conversem sobre tudo que vocês descobriram troquem informações sobre as pesquisas de vocês não esqueçam que na terceira nós queremos compartilhar tudo que foi pesquisado estou certo de que a sua participação será incrível professor nota ou seja eu dou aquele afago aquele abraço aquela palavra de incentivo então esse documento aqui eu posso encaminhar para todos os alunos da turma pode ser um pdf da forma que eu quiser esse documento porque esse aqui não é o compartilhado esse aqui é o enunciado o gerador de tudo o pé no altar e unir pois não o brasil camadinha só chama muita atenção eu tô comprando pelo chat pessoal tá achando que você quer apresentação isso aqui é o google docs né que você tava mostrando é o editor de texto da google online e você que fez essa imagem esse texto no google docs no editor de texto da google só ficar bem claro tá perfeito eu estou aqui compartilhando com vocês professores o meu drive do google dentro de um google docs específico que eu criei para essa nossa aqui parece nossa parece uma sala quatro certo tranquilo a raça muito legal agora o seguinte imaginando da minha cabeça que os alunos eles ele nesse curtiram essa atividade eles eles vão fazer ou seja o meu aluno levar e pesquisar sobre duas organelas ele vai conversar com um colega e também vai fazer anotações ou seja na minha cabeça no caderno do aluno tem lá um espaço com os achados dele e com o que ele conversou com o colega show de bola agora o seguinte agora chegou o momento massa que é do compartilhamento porque em sala de aula estou com os alunos agora cada um tá na sua casa eu estou na minha casa como é que eu faço esse compartilhamento como é que os alunos vão como é que os alunos vamos compartilhar as ideias todos com todos para que o professor possa ver e fazer as devidas mediações eu vou contar para vocês meus filhos amigos que hoje eu tenho três alunos bem especiais nessa sala dela fictícia tem um aluno marlon que é muito meticuloso muito detalhista tem automasim aqui há uma agitado e temos aluno a betina a gra a hora que aparecer a essa nossa que ajuda com tudo e mais um pouco da mugshot também será minha aluna certo ou seja o que é o fiz com eles foi o seguinte presta atenção professor vou compartilhar minha tela de novo só para que vocês possam ver agora a a parte do compartilhar então vamos lá eu estou compartilhando com vocês agora um novo docs que contém a etapa 3 e que o enunciado é assim deixa eu deixar aqui ver tela inteira para secar melhor para vocês e tem ali ao longo da minha escola o cabeçalho citologia organelas opa opa olá agora agora veio o três e tá escrito assim compartilhar share está escrito prezado aluno agora que você realizou as suas pesquisas e trocou boas ideias com o seu colega sobre o que ambos descobriram acerca das duas organelas celulares que escolheram compartilhe com todos os colegas da sua turma o que você encontrou em seu estudo individual e o que aprendeu com o seu colega faça isso de forma organizada colocando o seu nome respeitando a ordem numérica e o modelo que estou sugerindo bom então o seguinte vaz queridos amigos e só que tudo que vocês estão vendo nesse meu google docs é uma imagem da célula uma imagem denunciado já conhecia modelinho de maneira que os meus alunos não podem editar nem a célula nem anunciado porém eu deixei aquilo que eu gostaria como modelo para que agora os meus alunos marlon betina e tomazinho possam responder a que as questões então agora meus queridos alunos eu quero que vocês façam isso diante da tela e dos olhos aí de 13 mil professores que estamos assistindo meus queridos alunos como eu já compartilhei isso com vocês eu quero que vocês façam isso e depois eu vou mostrar para os professores como que compartilha esse documento com os alunos podem responder façam isso respondam esse nosso esse nosso docs para que todo mundo possa ver o que está acontecendo aí ao vivo e agora dei uma atualizada aqui para que eu possa mostrar para vocês vamos lá e vamos aí meus queridos alunos espetinho na tomazini marlon tô esperando as respostas de vocês vamos lá eu não sei se está sincronizado ou se você tem outro arquivo nós estamos escrevendo aqui já eu não eu tô aqui vamos ver uma coisa aqui vamos lá vamos ver se o seu estou em outro arquivo então nós estamos escrevendo aqui tá já já vou abrir aqui vamos lá sossegado deixa ir lá no meu drive enquanto vocês ficam vendo aí para que eu possa encontrar o arquivo correto aqui e vocês todos poderem ver vamos lá e tranquilidade e vamos no share é o arquivo share que eu preciso abrir para vocês agora sim ficará uma coisa linda então vou sair se a ketlin aí que eu vou abrir o arquivo correto agora vou compartilhar dia do chrome o cheque é o compartilhar agora sim coisa linda olha aqui que está acontecendo ali ó tem o meu modelo tem a betina que está escrevendo lá agora betina dias ela me tocou andreas o marlon tá escrevendo veja que eu vejo ali ele teu nomezinho do marlon do tomazinho ao vivo agora os três escrevendo betina maio em tomazinho isso é uma coisa incrível uma coisa extraordinária acontecendo agora diante dos nossos olhos eles estão fazendo share os meus alunos podem contar para todos da sala de aula em inclusive para mim o que que eles acharam nessa atividade vocês conseguem agora ver os nomes deles os cursores e tudo que eles estão fazendo eu percebo aqui que a aluna betina olá betina ela ela pesquisou bastante nós temos um jornal aqui tá fazendo muita coisa é a betina betina é show de bola essa luna é muito massa o marlon também tá escrevendo ali tudo mais eu tô mazinho também olha que coisa linda isso gente vocês estão vendo isso acontecer agora mesmo imagine agora o seguinte imagina as seguintes situações professores vamos colocar o nosso cérebro em ebulição você pode fazer isso tanto numa no momento cinco não com seus alunos onde eles estão escrevendo sobre algo e você está aqui vendo o que está acontecendo e também você pode compartilhar esse documentos assim galera professor colocou aqui algo para vocês eu quero que você pesquise converse com um colega e escreva lá que na próxima aula professora resgatar isso então você pode fazer no momento síncrono ou no momento assíncrono dentro desse desse ecossistema ensino remoto que é o que nós estamos forçando mexendo e remexendo então eu vejo aqui que a betina está respondendo ainda ou marlon já escreveu e é o seguinte o número da resposta ele coloca ali um kkk depois eu quero saber do aluno marvão porquê dessa piadinha na nossa aula certo e eu vejo o seguinte meu aluno tomazinho tomazinho eu não sei meu querido aluno se você é conseguiu compreender o enunciado mas percebam que o professor mota pediu para que você pesquisar se duas organelas e eu ver que você colocou apenas uma só complexo de golgi então eu quero saber o que aconteceu meu querido aluno tá moto eu falei assim tipo então para de ganhar tempo eu vou ativar o seguinte eu vou ativar uma função aqui ó de poder falar tal seja digitado por voz aqui no celular então tocou o google docs aberto aqui no celular eu vou clicar no microfonezinho aqui ó e aí vou falar sobre ribossomo nós vamos ir lá os ribossomos são estruturas celulares presentes em células procariontes e eucariontes responsáveis pela síntese de proteínas essas estruturas são formadas por duas substâncias uma maior ou menor constituída por moléculas de rna ácido ribonucleico e proteínas 1.1 e eu acho que ficou legal né professor tomazini meu querido aluno você quer dizer que você acabou de responder por voz para fugir tarde e a sua resposta está aqui no meu docs basicamente que usei foi o recurso que o google docs permite em qualquer celular que tenha o teclado com aquele microfonezinho que ele usa o som gravado pelo celular o google interpreta isso por inteligência artificial reconhece a voz do professor quais são classificadas as palavras e transcreve a voz em texto jogando a voz o professor para justamente o texto agora com seus imagine a possibilidade de avaliações orais de você poder pedir para o seu aluno fale aquilo que você entendeu né ele não precisa digitar ele pode simplesmente falar isso inclui inclusive crianças pequenas né que não consegue digitar ainda mas ele consegue falar é pessoas que não que tem alguma algum motivo é pensa a habilidade então pega dificuldade em digitar eu simplesmente pode falar o google entende a voz interpreta isso como texto e coloca em texto lá esse baixo depois de uma pequena edição de pontos algumas vírgulas um arranjo esses perceber que eu falo rápido eu propositalmente eu li o texto aqui muito rápido e veja que ele pega perfeitamente toda a tradução mesmo de são paulo tomazinho falando bem rápido uma multa de excesso de velocidade por palavras por minuto ali é simplesmente incrível eu sei que ficam muitas questões nas cabeças professor que assim pessoa morta mas o aluno não vai editar o enunciado não porque você vai colocar uma imagem e mesmo que ele tire essa imagem de lá por algum motivo algum aluno vai te avisar e fica todo o registro porque eu posso rastrear o que aconteceu eu posso saber quem foi que fez a última ação e também tem professores conversar mas meus alunos vão ficar fazendo só control c control v não são todos os alunos e eu também por muito tempo eu me incomodava com aquele mínimo de alunos que faz a coisa errada mas nós professores temos que nos alegrar temos muitos que fazem a coisa certa e daí você trata a exceção com seu jeito como jeito humano de ser nós professores temos uma mania às vezes de se incomodar com coisa que não precisamos encomodar eu tenho que ficar feliz com as coisas estão dando certo e não triste por um pouquinho aqui deu errado certo temos que mudar essa mentalidade também agora eu vou mostrar para vocês o seguinte eu quero compartilhar umas automação ponto comum programa só mostra marlon motta que a pergunta que tá aqui como compartilhar isso com os alunos sabe mas aí já olha só que eu quero ninguém eu quero fazer o seguinte agora eu vou compartilhar agora que eu vou fazer tomazinho marlowe lá em professores agora eu vou fazer uma loucura na minha cabeça eu vou compartilhar um outro docs para que vocês professores mais de 3.000 posso interagir comigo agora é e agora eu quero ver o que vai acontecer nessa internet aqui vamos lá vou compartilhar a minha tela guia do chrome vou pegar aqui um arquivo que eu estou chamando de pig share um grande compartilhamento e agora ah mas de novo eu acho que ela te trocar a água para compartilhar a internet dele abre o bico tava para o seu as motos já volta né e de qualquer forma trazemos algumas tentando responder algumas perguntas é o que o celular precisa ter basicamente qualquer smartphone consegue ter esse recurso porque as recursal recurso do hardware é um recurso do google docs tá o que precisa ter é se tem um android vai google play e baixa o aplicativo google docs se tem iphone vai no play store e baixa o aplicativo do google docs tá então tem que ter o aplicativo do google docs instalar no celular e isso é uma orientação que tem que passar para o seu aluno depois que o seu irmão até mostra como que o professor no arquivo no arquivo do docsis no editor de texto vai lá e compartilha isso os alunos mas posso adiantar basicamente no canto superior direito tem um botão azul que chama compartilhar e aí você pode colocar uma lista dos seus alunos no a lista de e-mail de seus alunos e todos eles recebe o convite pra isso quem usa google sala de aula eu vou quem você gostava de aula tem um recurso de criar o documento pelo próprio google sala de aula como template e ali é um página é um documento individual para cada aluno tá então aqui ó mexo ele ele também como moto vai fazer esse big cheiro agora compartilhar com toda turma de uma vez só o único documento com toda turma ou um template de google docs um para cada aluno poder fazer justamente o que nós fizemos ali que é o único o pensar o livro compartilhar porta conta lá se terminou aqui você ia compartilhar só de bola caiu de novo aqui eu consegui fazer voltar então vamos lá o que eu quero fazer agora é professor mota tudo bem criar um enunciado nesse google docs que parece word tudo mais nós estamos acostumados com isso agora qual é a mágica que você faz para compartilhar com os alunos aqui no canto superior direito e meus amigos tem um botão que está sempre em destaque ali compartilhar tô quando você clicar aqui no compartilhar esse documento que você criou levar te perguntar algumas coisas já vai perguntar por exemplo professor compartilhar com pessoas e grupos você quer colocar aqui os gmail dos teus alunos é porque daí você vai conseguir compartilhar só com os algumas da sua sala para que você tem essa segurança porém aqui embaixo eu tenho o seguinte eu tenho eu tenho como fazer alterações do que que eu quero fazer com esse link eu posso por exemplo escolher querido professor que qualquer pessoa com o link possa simplesmente ler comentar editar e só para que eu possa ver a confusão que nós vamos causar aqui nesse docs ela fazer o seguinte eu quero que esse nesse nessa documento que eu vou compartilhar aqui com mais de 3 mil professores eu quero que vocês possam editar tudo isso que vocês possam escrever à vontade lá certo ou seja eu posso concluir isso aqui e eu posso ter como concluído e esse link que está aqui em cima muito parecido meus queridos amigos muito parecido com o o link do fórum certo se vocês compartilharem receberam compartilhado que a gente compartilha com vocês para as atividades então aqui em cima no meu navegador onde ele está aqui agora e tem o link desse google docs que eu posso compartilhar e qualquer pessoa pode utilizar isso então vou fazer um compra você vou mandar aqui vou mandar aqui no nosso chat privado esse link comprou ver e tanto a betina quando tomar um quanto quem puder me ajudar vamos colocar esse link aqui no chat do nosso youtube para que vocês possam pegar isso ali do chevette e escrever nesse documento que o professor nota compartilhar com vocês maria joão maior para já já tá lá no já tá lá no chat aí para o povo então espera aí agora eu quero compartilhar novamente e dar uma olhada no que está acontecendo nesse documento aqui nesse big chef vamos lá vamos ver o que tá acontecendo aqui vamos ver se os professores começam a responder isso que eu pedi aqui eu quero ver quantos professores vão entrar aqui vão acessar esse documento para que nós possamos ver em tempo real a fusão acontecendo vamos lá eu estou pedindo prezado professor escreva na tabela abaixo o seu o seu nome ea cidade onde mora certo vamos lá e vamos ver aqui o que vai começar a aparecer e vamos nessa cadê os professores que vão copiar esse link um acessar o documento e vou escrever vamos nessa tomazini mais vou se vocês quiserem acessar também para colocar lá para gente testar se está tudo funcionando façam isso bom e como temos muitos professores aqui eu já queria que se eu tivesse agilizado aqui esse monte de professora escrevendo vamos lá a mota oi ele tá travando algumas ferramentas podem não estar disponíveis porque há muitos usuários editamos nesse editando nesse arquivo ai eu achei rua professor né mas ninguém aqui nessa nossa conversa tem 3 mil alunos em sala de aula certo mas eu fico eu fico feliz pela seguinte meus amigos eu mostrei para vocês em tempo real aquele documento que estava só com o tomazinho com a betina e com o marlon e agora eu quis inventar uma moda aqui de compartilhar com 3 mil professores ou o sistema não aguentou ele não deixou todo mundo escrever aqui mas mesmo assim vocês entenderam como que funciona tudo isso e como que eu faço esse compartilhamento que ele é muito simples depósito de uma lista de e-mail dos alunos ou simplesmente deixando o livro é claro que você não vai fazer isso com seus alunos você vai compartilhar com a lista daqueles alunos da sua turma você pode criar um docs para cada turma e tudo mais ou seja é algo e eu quis inventar uma moda aqui para ver se ela quer funcionar ao vivo não deu certo mais eu tô mazinho marli muitos professores aqui são adotam o google sabe aqui funciona tá certo maravilha show de bola e antes de encerrar essa prosa porque eu sei que eu com marli tomazinho sempre tem alguns recados paroquiais aí sobre o nosso curso sobre certificado sobre convidado amanhã e tudo mais eu quero dizer para vocês algo decoração meus queridos amigos professores algo assim eu não sentimento bom tá eu quero dizer para vocês que nós professores em muitos momentos precisamos mudar o conteúdo da nossa carta para que nós possamos verdadeiramente impactar os nossos alunos nós estamos vivendo um tempo de muitas mudanças então vamos vamos nos dar as mãos aí em prol desses bons propósitos para mudar a educação do é aqui que a gente nunca viu eu o marlon tomazinho ali nem todos vocês nós estamos assim juntos e felizes com esse movimento é nossas caixas de e-mail estão transbordando lives e não sei se vocês conseguem ter a dimensão da alegria da satisfação minha do tomazinho do marlon da lilian da betina e do matheus que fica no escritório lá que a gente pode ter diariamente 3 mil ou mais professores conosco para mim de poder trocar essas ideias é impossível nós não mudarmos a gente então eu convoco a todos para que vocês mudem o conteúdo das cartas de vocês rápido mas não com pressa para que a gente possa fazer coisas incríveis acontecerem certo tomazinho certo moto é exatamente isso é permitir-se experimentar né o resultado fazer a mesma coisa sempre vai ter o mesmo resultado mas permitir-se experimentar é experimentar coisas novas e já começou tão vai valer mostra que daí hoje eu durmo feliz pixar compartilhar joselito olha que coisa linda a adriana e a gema conhece a professora adriana de campina grande maravilha feira de santana da silva adriano a aba nossa no galera tá escrevendo aqui ó começou aparecer show de bola muito massa thaís gonçalves carlos da rocha em matosinhos curitiba teresina quixadá vila velha maravilha show de bola funcionou tudo bem bacana muito legal esse é o professor colocar o meu mouse ali em cima eu consigo ver quem que escreveu o biguá biguá anônimo é o nome dele é de igual nome lontra anônimas peixe-boi em alto-mar muito massa isso show de bola muito legal quando eu compartilhei você link com muita gente amor o seu face com os meus alunos ele inclusive esse o aluno tem o gmail aparece ali a fotinha do aluno acordo com o aluno comentou seja tudo muito massa a coisa funcionou de forma maravilhosa minha gente coisas o ordinário fantásticas aconteceram aqui nessa aula 4 e hoje eu fico feliz e mais agitado ainda só pra dentro só para cumprir exatamente para permitir experimentar o que eu queremos mostrar exatamente isso as vezes vai dar errado e se dá errado ok é uma aula 5 minutos de uma aula passa deleta isso e vamos olhar para as coisas positivas vão olhar com um olhar positivo sobre as coisas de poder evoluir uma olhar para as coisas que deram certo as coisas deram certo a gente compartilha com nossos colegas a gente faz um think-pair-share com os nossos colegas de estratégias didáticas e funciona o seu pé atividades que promovam aprendizagem colocando o aluno sem desse processo esse é o grande irmão shot dá um shot né transformar a educação desse país uma educação que só tem duas é só falta mas você gosta de haver você gosta de sempre presencial você gosta de mim você gosta de ficar são policial para mim só existem duas educação a educação que ensina o que não ensina não importa a forma de educação sem educação ensina ela percebeu o aluno aprende é uma boa educação se a educação não e não ensino ou seja se ela não aprende não importa o momento ela não é uma boa educação então a educação boa educação que o aluna play e a esse recado eu quero deixar um agradecimento para todos vocês estão aqui ao vivo para gente e para quem assiste esse vídeo impressionante mostra como vídeo começa a ser reproduzido o mesmo depois que acaba a live aqui que acaba a nossa ao vivo muito obrigado por todos vocês legal tomazinho para desmonta pela apresentação foi muito legal tô acompanhando aqui no chat é só elogios então meus parabéns eu acho que eu tenho certeza o pessoal gostou bastante deixa eu aproveitar aqui rapidinho ou tomazinho dar um recado sobre o certificado a betina tá me mandando mensagem aqui porque ela também fica responsável por isso é o seguinte amanhã nós vamos compartilhar na descrição do vídeo da aula 5 um link se você solicitar o teu certificado tem duas possibilidades certificado de 5 horas para quem assistiu às aulas as cinco aulas o certificado de 12 que você precisa ter assistido a cinco aulas e de realizado as quatro atividades embaixo de cada aula tem a descrição e o link da atividade então google form você entra no fórum responde as perguntas e clique em enviar e pronto isso é o suficiente para você desenvolver a atividade e aí então além de desenvolver as quatro atividades amanhã você precisa fazer a solicitação do certificado respondendo um formulário número 5 estará disponível disponibilizado amanhã é isso a avisar também que os certificados da semana um já se encerraram o prazo encerrou o certificado dois nós vamos dar um e até a semana que vem dia 12 as atividades a serem realizadas e esse certificado será entregue em uma única vez no dia dezenove do seis então até o dia dezenove todos recebem o certificado da semana 2 e da semana um já estão todos errados se por acaso você realizou o curso da semana um e ainda não conseguiu receber o seu certificado tá com problema na descrição embaixo aqui desta aula você tem o contato da um shot é só mandar um e-mail pra gente vai te atender é isso da minha parte agradecer a todos que estavam presente mota novamente parabéns obrigado aí tomazinho leão pela participação e até amanhã amanhã até uns surpresa né que já não é mais surpresa arthur igreja uma igreja nele até o tchauzinho para galera é só galera maravilha show de bola tô muito feliz por mais esse momento com todos vocês amanhã temos um extraordinario palestrante vai falar conosco sobre inovação mentalidade de crescimento pensar fora da caixa outside the box é isso aí gratidão infinita meus queridos amigos professores e professoras coordenadoras e diretores de escola mantenedores escola nós somos a moon shot educação e vamos em frente vamos firmes pois o futuro é agora valeu e

#Aula #Curso #Expert #Ensino #Remoto #PENSAR #UNIR #COMPARTILHAR