Aula 9 SÃO PAULO. Secretaria da Educação. Política de Educação Especial do Estado de São Paulo 2021

By | 04/05/2025



Aula 9 SÃO PAULO. Secretaria da Educação. Política de Educação Especial do Estado de São Paulo 2021 4 ONDE ESTAMOS …

Aula 9 SÃO PAULO. Secretaria da Educação. Política de Educação Especial do Estado de São Paulo 2021/a>

começando mais um bunda na cadeira Sem enrolação não esqueça de deixar o seu like se inscrever no canal política de Educação Especial do Estado de São Paulo hoje nós vamos ver seis gráficos extremamente interessante e que pode ter uma questão no seu concurso presta muita atenção aliás Vamos começar com uma questão retomando um pouco o assunto da aula anterior que eu acho que precisa ser consolidada nós vamos aqui nessa questão serviço destinado a viabilizar mediante atendimento especializado a educação escolar de alunos que estejam impossibilitados de frequentar as aulas em razão de tratamento de saúde que implica que permanência prolongada em domicílio olha só ele deu um texto para gente ler e fala assim ó o texto refere-se a o atendimento ambulatorial ao ambiente domiciliar atendimento educacional especializado ou classe hospitalar Gente olha o que tá escrito aqui interpretação de texto Gente pelo amor de Deus ó em razão de tratamento de saúde que implica e permanência prolongada em domicílio se é prolongado em domicílio Só pode ser o quê refere-se ao ambiente domiciliar Olha o tipo de questão que cai mas pode derrubar você aí se você der bobeira Estamos na parte 4 onde estamos a educação especial no Estado de São Paulo em números Lembrando que né a educação especial no Estado de São Paulo a partir do quantitativo é o que vai tratar agora essa parte do texto quantitativo de matrículas de estudantes na rede estadual de ensino e a matrícula extremamente importante para que né Essa vai trazer essa evolução da matrícula do aluno nada que eles são elegíveis aos serviços da Educação Especial em séries históricas e ela é extremamente importante ela vai pontuar algumas coisas para a gente a matrícula a matrícula do estudante é um importante indicador apto para evidenciar o conjunto de ações que envolvem a educação especial demonstra a necessidade de prosseguir com o processo de inclusão dos Estudantes com deficiência né transtornos globais do desenvolvimento ao transtorno do espectro autista e altas habilidades superdotação nas classes comuns do ensino regular então a matrícula que ela é o termômetro aí tá ela é um indicador do que a Seduc teve que fazer nesses anos e pretende ainda gente esse aqui é o gráfico 1 gráfico 1 matrículas da Educação Especial nas escolas estaduais entre 2008 a 2020 quando a gente pega aqui ó em 2008 nós temos aqui 28.060 matrículas né E aí nós vamos aqui com o passar dos anos o que foi acontecendo olha aqui em 2020 nós fomos para 62.587 matrículas tá é uma fonte da Seduc E aí eles vão mostrando para gente esse avanço na matrícula da Educação Especial nas escolas estaduais Olha só agora o gráfico 2 ele traz a matrícula da Educação Especial por tipologia da deficiência nas escolas estaduais até de 2020 tá olha aqui a surdo cegueira nós temos oito altas habilidades superdotação 527 a deficiência múltipla 3217 deficiência visual em torno de 3600 deficiência auditiva 3.900 quase 4 mil né o transtorno do Global do desenvolvimento né o transtorno do espectro autista então de 9 mil e pouco deficiência física 9.200 deficiência intelectual 40.899 é importante dizer aqui gente que nós temos que os números eles acabam sendo sobrepostos pois um estudante né com mais de uma deficiência ele é duplamente contabilizado tá mas olha só para a gente ter uma noção aqui das matrículas com esse gráfico que nós acabamos de ver pode-se concluir o que gente ó gráfico Vunesp adora jogar gráfico para você você tem que aprender a fazer leitura de gráfico tá Então olha só então o que que a gente pode concluir do gráfico que a gente acabou de ver aí o gráfico 2 né os maiores percentuais de matrículas são representados pelas subcategoria da deficiência intelectual e pela categoria do transtorno Global do desenvolvimento e o transtorno do espectro autista com o atendimento educacional especializado e um conjunto aí de serviços né para o estudantes elegíveis aos serviços da Educação Especial a cedo que ela passou a direcionar as ações para garantia de acesso e permanência e aprendizagem dos estudantes na rede de ensino Estadual Olha a importância da matrícula indicar algumas coisas a partir do aumento das matrículas ao longo dos anos no ae é possível observar uma ampliação da disponibilização desse serviço aos estudantes então ele foi ampliado Olha que gente o gráfico 2 vai falar das matrículas da Educação Especial do aee ofertado nas escolas estaduais desde 2008 a 2020 e a gente percebe aqui ó que desde 2008 na hora que a gente vê os números aqui até 2017 nesse espaço aqui houve um crescimento né ao longo dessa primeira década houve um crescimento constante dos atendimentos fazendo assim um total de aproximadamente 37% né de aumento aqui nesse período tá ao longo desses 10 anos aqui e considerando aqui agora né O quantitativo que a partir de 2017 diante desse diante dos números né dos Estudantes matriculados e a hora que a gente faz a comparação aqui em 2020 observa-se em quatro anos né de 2017 a 2020 aqui ó o crescimento Foi próximo aquele verificado nos 10 primeiros anos que foi aqui de 2008 a 2017 correspondendo A 36%. então aqui em quatro anos Olha o quanto nós evoluímos né consideravelmente aí nessa questão da matrícula porque levou 10 anos para ter 37% de aumento nesse período né de matrícula e em quatro anos nós conseguimos aqui 36 a SEDUC esse contexto Demonstra o comprometimento assumido pela Seduc no sentido de aperfeiçoar a gestão da Educação Especial fortalecer as equipes responsáveis pelo olhar pedagógico ao estudante e não apenas com ênfase na área da saúde da deficiência e ofertar o ae como serviço de apoio complementar ou suplementar ao ensino comum ou gente ó ou suplementar os números gente acabam demonstrando para a gente que a gestão foi eficiente na Perspectiva da inclusão né deixando que o encaminhamento dos estudantes ao atendimento não inclusive né de modo segregado ocorresse apenas em caráter excepcional a partir dessas considerações mostra-se pertinente abordar que embora em caráter estritamente excepcional ainda permanecem arestas não inclusivas vinculadas a rede de ensino estadual em primeira vertente tem-se a crp que é o que que a classe regida por professores especializado nós vimos lá na aula 8 que é um dos serviços da Seduc e que eles estão querendo acabar com ele e vocês vão perceber no gráfico aqui o quanto foi diminuído mesmo porque gente ó é o modelo que vem sendo gradualmente instinto pela Seduc uma vez que por não estar alinhado a perspectiva inclusiva passou a ser entendido como meio de segregação e exclusão Vamos para o gráfico olha só esse aqui o nosso gráfico 4 que vai falar das matrículas da Educação Especial na crp que lembram a classe regida por professores especializado vocês vão perceber aqui ó uma redução das matrículas né de uma forma bem acentuada até essa redução né da matrícula na crp decorre né dos esforços contínuos para inclusão progressiva dos Estudantes nas classes comuns com a disponibilização dos apoios necessários reforça-se ainda quer crp ou seja classe regida por professores especializado né são classes instituídas dentro das escolas públicas embora não representam essa forma inclusiva de atendimento a extinção vem sendo adotada com cautela Em respeito aos estudantes e suas famílias Gente olha o gráfico agora o gráfico 5 vai falar das matrículas custeadas pela Seduc em escolas não inclusivas parceiras para atendimento de estudantes com deficiência intelectual e transtornos Global do desenvolvimento e transtorno do espectro autista entre 2009 a 2020 tá a gente percebe aqui também o que uma diminuição também porque olha só a partir aqui ó de 2013 né nós tivemos o que adoção de diretrizes voltadas para o encaminhamento de estudante né ao mundo do trabalho e com a instituição do programa Estadual de atendimento às pessoas com deficiência intelectual você não me lembra É São Paulo pela igualdade de direitos né E foi a partir daqui ó de 2013 foi o decreto 58 658 de 2012 e o de 2014 nós tivemos um também que estabeleceu o quê gente uma ações de curto em média e longo prazo né que se relacionaram as diversas áreas governamentais aí governamentais e houve uma redução significativa no número de matrícula porque porque também é um trabalho que se não é inclusive eu preciso diminuir aqui ó essa matrícula estão conseguindo se isso então percebe-se né a garantia do acesso permanência e aprendizagem Os estudantes na rede regular de ensino comprovação do suportes necessários a avaliação contínua dos discentes e o fortalecimento da formação de professores e comunidade escolar da rede regular de ensino com ênfase na adaptação curricular e na garantia da educação inclusiva tudo isso né nesse sentido acabou acarretando o quê a redução gradual das matrículas reflete então o processo de inclusão dos estudantes na escola regular e também é resultado do encaminhamento das políticas voltadas à inserção no mercado de trabalho aí nós tivemos o programa meu emprego trabalho inclusive né que foi instituído se eu não me engano pelo decreto 64 433 de 2019 é recente e o nosso último gráfico né o gráfico 6 matrículas custeadas pela Seduc São Paulo em escolas particulares não inclusiva contratadas para atendimento dos Estudantes com transtornos globals globais do desenvolvimento e transtorno do espectro autista desde 2011 até 2020 gente e olha só é porque que isso aconteceu lembra que logo que eu falei para vocês uma condenação no estado Olha lá em decorrência da condenação né advinda da de uma ação coletiva né uma ação Cível pública né o atendimento educacional especializado para escolarização de estudantes com Transtorno do espectro autista passou a ser custeado pela Seduc instituições particulares nós vimos isso logo no início do documento e a partir de 2017 com a gestão mais eficiente das equipes da Educação Especial da Diretoria de Ensino quanto ao encaminhamento dos estudantes ao atendimento não inclusive de forma excepcional e apenas após esgotadas as tentativas de permanência e aprendizagem na escola comum observa-se suave queda das matrículas correspondendo a 10% aproximadamente Então tudo buscando de fato uma educação que possa ser inclusive nós vamos para uma questão e encerrando essa parte do capítulo extremamente importante a questão agora gente uma questão da Vunesp Bora comigo realizar a matrícula dos alunos público alvo da Educação Especial nas classes comuns do ensino regular e disponibilizar o atendimento educacional especializado é um modo de gente uma questão da Vunesp olha só a apoiar as escolas especiais ao organizar um atendimento aos alunos com deficiência em contraturno escolar não Gente pelo amor de Deus não mesmo B gente estou falando que é a matrícula né olha lá na escola na educação das classes comuns de ensino regular e disponibilizar o atendimento educacional especializado Olha lá B é um modo de Olha lá organizar as escolas para atender alunos com e sem deficiência em salas comuns ou a e não gente como que eu vou atender aluno sem deficiência Não é vamos lá assim garantir o acesso aos níveis educacionais de acordo com as possibilidades de cada educando não meu Deus do céu né educação não de alterar as práticas educacionais para garantir a igualdade de acesso permanência na escola Exatamente é o modo então de alterar as práticas educacionais para garantir o que é igualdade de acesso e permanência na escola e estimular práticas educacionais que autorizam o acesso a escola especial no tempo integral Eita nada a ver aqui então nem se fala viajou na maionese como diz o outro né continuando mais um pouquinho para o nosso próximo capítulo a próxima aula será Para onde vamos diretrizes da política da Educação Especial se prepare para a aula 10 e acabando mais um bunda na cadeira Sem enrolação deixa o seu like se inscreva no canal para você ter mais aulas um beijo

#Aula #SÃO #PAULO #Secretaria #Educação #Política #Educação #Especial #Estado #São #Paulo