Educação Conectada: pontes entre conteúdo escolar e experiências | Carla Tieppo e Vanessa Dohme

By | 03/05/2025



Como a intencionalidade das estratégias didáticas contribui para construir a ponte entre o conteúdo da educação formal e as …

Educação Conectada: pontes entre conteúdo escolar e experiências | Carla Tieppo e Vanessa Dohme/a>

ol seja muito bemvindo muito bem-vinda aqui é nada Trial segunda-feira começo de semana eu trago alguém para te inspirar no quadro inspiring Como você sabe esse quro aqui doal nada trii também é um podcast que você pode ouvir Nas plataformas de Podcast Então se poro você não esver podendo acessar aqui oal e assistir nos convers você pode ouvi-la Nas plataformas de Podcast então solta a vinheta que eu começo o podcast por aqui [Música] muito bem sejam bem-vindos e bem-vindas ao podcast inspiring Brains Hoje tenho como sempre uma convidada ou um convidado que trará grandes contribuições a de hoje é uma querida que inclusive trabalha comigo é faz parte da nossa equipe por aqui você sabe que vez ou outra eu Tago alguém da nossa equipe para contar a história de como foi que chegou por aqui como foi o trabalho e ela Óbvio foi minha aluna na voz e depois acabou se envolvendo com o nosso trabalho e chegou por aqui eu apresento a vocês a querida venessa Don seja muito bem-vinda aqui ao sping BS prazer te receber prazer é meu cara muito obrigada tô B muito feliz de estar aqui Nosa muito bom então já vou pedir para você contar pro pessoal F um pouco da tua história como é que você andou às vezes nem dá tempo da gente contar toda a história mas como é que você andou até chegar lá na pos e que que a n cência significava para você lá para depois a gente contar o que significa hoje bom lá lá Não significava eu nem sabia mesmo mas hoje significa muito eu vim de uma família de escoteiros então o escotismo sempre foi uma formação minha informal mas o paralelo ali com a educação formal a minha mãe e o meu pai tinham uma editora de ludo educação então eu cresci com educação no escotismo e ali eles trabalhando dando eh quando ninguém falava em metodologias ativas eles chamavam de ludo educação que era ensinar através de jogos contação de histórias músicas e eu fui ali no paralelo eles fizeram um livro que tinham personagens e eu contava a história desse livro em livrarias em vários lugares em shopping às vezes eu tinha que contar pras crianças a história e muitas vezes eu era uma das personagens então era eu fazia a bruxa pir limpa que ia junto com a fada Geri Então tinha muito tive muita experiência com crianças nessa situação de atividade mesmo desde muito nova porque eu os meus pais tipo quantos anos 16 18 com 20 que eu já né Tava eu já tava dando aula de inglês no paralelo ali eu estudava bastante fiz balé fiz dublagem que as pessoas acham interessante eu fiz dublagem Eu Sou formada em teatro então eu fui ali tateando o que que eu ia querer ser mas me pegaram para ser professora fui dar aula de inglês e aí eu fui me formando professora mesmo fui entendendo ali com o ensino de idioma Ele é bem estrito mesmo sabe tem tem tudo dentro de caixinha Como que você tem que eles têm que garantir o ensino para né não dá para falar que o professor ensina o que quiser então é tudo bem regrado E eu fui formada nessa regra dentro de um sistema específico de ensino de ing você tava S tava tava dentro de um sistema bem muito bem formulado bem bem eh ele era bem pomposo mesmo então eu gostei dessa sabe eu gostava de entender Por que tinha que ter essa estratégia porque eu go estava de eh entender com os meus coordenadores por que que eu precisava ir de um para outro por que que sempre tinha que começar do mesmo jeito como que era essa coisa me encantava que hoje eu entendo que é a metodologia que é a didática a expressão da didática não era eh dependente do professor para ter a garantia de ter uma boa aula eles tinham dentro da sua metodologia então eles treinavam bem os professores eu gostava dessa parte eu ficava sempre pensando em como melhor podia melhorar o teachers book o teachers guide E aí e no paralelo eu era pro chapiri limpa eu ficava dentro dos dos shoppings dentro bom mas e também era escoteira só que eu de repente quando eu acabei a graduação eu fui ser professora Universitária E aí o engraçado que quando eu na área de educação não eu Bom eu entrei na minha primeira aula foi na aula de micoter [Música] etnomusicologia caraca agora você me surpreendeu eu até dei uma enrolada que etnomusicologia foi no curso de música eh Eu por conta do das minha formação no teatro que era bem abrangente eu consegui essa aula que tava sem professor e por conta também do escotismo eu tinha bastante experiência em várias etnias mesmo consegui fazer juntar é eles acharam ali um profissional que poderia D aquela aula e aí eu cheguei o primeiro dia a coordenadora do curso veio falou bom você começa tá aí eu falei começa assim Direto você não quer nem ver meu plano de aula no ensino superior você acha que alguém ia querer ver o plano de aula de professor a professor então eu era muito novinha e eu entendi uma responsa imensa caiu nas costas e eu tinha sido treinada ali na na no inglês e que é tipo coordenador ali aula aula modelo modelo completa ente diferente e aí eu fui jogar então o que que eu fiz eu me esforçava tanto eu tinha alunos mais velhos que eu no curso de música né então eu me esforçava para que a aula fosse muito interessante para que eles se engajasse comigo então eu fazia coisas muito diferentes dos meus colegas logo eu comecei a dar aula também de marketing que era minha formação de base e aí eu também fazia aula de fez faculdade de fiz faculdade de propaganda e marketing e gostava achava que era legal estudar Mas tipo queria dar experiência pros meus alunos e eu fazia isso eu era sempre a professora esquisita a louca os alunos adoravam as aulas mas por quê Porque eu fazia conexões com eles não eu era do assunto com o aluno e e tudo isso graças ao inglês mesmo que eu consegui entender a estrutura de uma boa aula sabei só que aí começaram a me chamar para dar treinamento pros meus colegas porque afinal de contas você começou a fazer formação deess eles começaram a ver que o que eu fazia tava dando resultado então eu comecei a ir pr pra gestão entrei em outro grupo entrei num grupo Educacional muito grande com uma responsabilidade bem grande de treinar docentes só que eu tinha me faltava algumas alguns argumentos era tudo empírico era tudo a minha experiência era tudo do que eu tinha visto como piril limpa não podia chegar pros cara falar pessoal Como piril limpa como você tá vestida de bruxa tá tudo certo não então eu me faltavam argumentos um pouco mais eh não só teóricos e os professores sempre iam né professor universitário ainda é a sua opinião que dá certo tá então eu precisava buscar alguma coisa que não fosse minha opinião e aí quando eu vi num Eu vi numa palestra de um colega falando de neurociência explicando sobre o Na verdade ele tava falando sobre o sistema reptiliano E aí eu falei buscar o que que é isso e descobr muitas coisas que a gente escutava que não era tão não era tão bem assim mas a explicação e quando eu entrei na Santa Casa que fui fazer a entrevista com mas mas pera aí você pulou aqui pulei de você assistir esse essa fala dele de investigar se te veio uma curiosidade eu comecei a procurar no Google Pode ser que ISO aqui seja interessante porque era quando ele dava deu esse exemplo do dos reptiliano eu pensei é uma é um um exemplo que não não é real hoje em dia não se falar mas só que eh eu pensei Nossa essa é uma explicação eh mais biológica é das ciências naturais não é do meu achismo não é das ciências humanas e isso faz muita diferença no no mundo acadêmico onde tem muitos professores que são das outras áreas E você tá ali na das áreas dos humanos eles falam não isso aí é da sua teoria minha teoria é diferente sim então eu pensei Nossa eu posso juntar a tudo que eu trago que eu agrego que é empírico dá para ver eu quero dar para eles um pouco mais de informação que eles não possam dizer eu não concordo com você joia E aí foi isso que eu busquei foi foi busquei um curso que fosse bem profundo mesmo e quando eu vi que era na santa casa era uma ideia tava juntando com o que eu tava querendo e quando eu fui fazer a entrevista a Marília tava junto com você e ela disse eu também sou escoteira nossa né me senti em casa foi Nossa Bom vamos lá e eu achava as aulas muito difíceis muito para mim era difícil aquela parte biológica toda toda aquela coisa era muito distante de mim mas o curso é tão bem costurado que eu fui fazendo trazendo para mim no meu discurso e eu bom hoje é hoje mas lá no ensino superior teve muito bons resultados eu levei para ele sim esses argumentos e e ajudou e dentro do ensino superior eu consegui modelar novos eh planos de curso mesmo planos inclusive institucionais dentro da estrutura mais gamificada Ah porque eu fiz um mestrado de gamificação no meio do caminho ainda at mais essa é eu gostava muito de jogo né os meus pais Sempre fizeram a gente a nossa eh o dia a dia em casa na janta a gente criava um jogo para se divertir nós quatro então gamificação foi eu deixei ele mais acadêmico E então eu tenho uma estrutura uma uma formação para hoje explicar pros meus alunos que são os professores por ir por esse caminho faz mais sentido do que por outro a pó que você fez foi inerência aplicada educação no formato presencial né foi uma delícia eu tenho eu tenho tenho dod de não tem mais esse curso né a gente mudou ele para EAD Hoje ele é todo formado e você hoje é tutora desse curso nosso lá né que ele tem um sistema bem interessante que tem as aulas em vídeo e a gente vai acompanhando os alunos semana a semana né sim como é que é que você tem visto esse trabalho seu nesse nessa formação nas tutorias então o curso Ele é muito forte e paraas paraas professoras né pros professores que fazem esse curso eh eu trago bastante da minha experiência da minha Praxis mesmo só que hoje eu faço a costura então a minha parte nesse curso é fazer a eh dá para eles o discurso de a neurociência não é uma ferramenta que você de repente Como que chama a disciplina que você dá tutoria tem o nome eh estratégias didáticas como US na neurociência na educação é estratégias didáticas porque o que não é metodologia não é um método a gente usa estratégias com o que a gente tem de conhecimento a gente consegue eh fomentar uma escolha didática das pessoas Então hoje você é professor e você sabe o que que que dá certo com a sua turma mas às vezes você não sabe explicar porquê é difícil reproduzir daí né É E às vezes você simplesmente faz porque ah deu certo com esse mas não deu por com aquele por quê E aí muitos muitos muitas famílias e inclusive no ensino superior hoje reclamam você só brinca você faz atividade né lúdica né você faz um role Play e hoje você pode explicar né por que isso faz parte do crescimento do aluno da experiência do aluno tanto na parte emocional Quanto na parte cognitiva Então hoje eu me sinto tão forte que eu vou até os professores que estão estudando e explico para eles porque eu acho que a gente tem que ampliar mesmo esse conhecimento Por que que neurociência e educação demoraram para se encontrar né porque se a gente for ver só recentemente nos cursos formais de educação que a gente tem alguma coisa de neurociência de estudo do funcionamento cerebral no processo de aprendizado você que tem tanta proximidade com os professores Por que que você acha que tem alguma resistência específica como é que você interpreta isso eu acredito que tem muita resistência por ainda mais de professores experientes e acho que o maior dos problemas é que isso não tá na formação formal não se fal na maioria dos cursos do país não se fala em neurociência então eles têm contato com isso depois então se ninguém falou até agora não t a gente não tira o valor de ninguém de de Paulo Freire de vigot que Inclusive a gente fala deles mas é como ninguém falou é se ninguém falou eu não vou deir é não isso aí que é novidade ca uma história de modismo também né de querer e eh colocar o ovo de columbo em pé né uma coisa ao ess aando moda né Essa é a grande sacada Nossa viu a nossa aqui quando eu cheguei perto acho que essa é a nossa grande sacada a gente não tá reinventando educação a gente não tá dizendo pros professores fazerem uma coisa diferente não é vamos chegar com um modelo novo que agora vai mudar tudo não pera aí a gente vai pegar o que é bom e explicar porque é bom e vai pegar o que é ruim porque não e a gente sabe por não e a gente tira muda troca mas quando um professor é experiente ele ele tem alguns algumas atividades que já são já lhe são caras porque fazem sempre sentido ele consegue adaptar então a neurociência ajuda ele conseguir explicar pra coordenação pra família ele conseguir ter a in ion alidade correta então é sempre o trabalho de alinhamento de discurso acha que o professor hoje em dia perdeu um pouco da sua posição de influencer na sociedade naquele grupo da escola tá eu tenho essa sensação assim eu sempre fui professora do ensino superior e depois na minha carreira como coordenadora e tudo mais não posso reclamar do respeito que recebi dos meus alunos mas não foi sempre assim porque um dia eu fui uma uma garota dando aula de medicina e os meus alunos saíram achando que era aula Trot isso já me aconteceu também mas existi um certo desprestígio hoje pela pela percepção eu fico pensando será que porque a educação não consegue sair do par passo que ela vai é como se a gente não acreditasse que os professores pudessem fazer essa revolução eu acho que houve sim especialmente em algumas camadas sociais mais altas eu acho que tem eu vim aqui buscar meu diploma Você tá só no meio do cinho tá me atrapalhando acho que tem muito isso sim então tá rolando um movimento dos docentes tentarem uma aproximação e não estão conseguindo eh quando o aluno tem menos eh menos possibilidades ele te dá mais valor né ele realmente eu dei aula em instituições de mensalidades baixíssimas e eles queriam muito a minha informação Diferente de quando a mensalidade era mais alta então tem esse esse fato agora é eles têm informação em todo lugar os os estudantes estão com informação Então se você for só um dador de informação e não conecta ele com essa informação porque sozinho ele não consegue muitas vezes ele não consegue fazer essa conexão então você é para fazer a ponte você existe você docente existe para fazer construir essa ponte para ele ele ainda não consegue sozinho Sim e se a gente construir pontos a gente vai mais longe massa e entre os professores Quais são as resistências mais comumente encontradas a neurociência Ah eu acho que tem esse modismo tem essa agora eu acho que principal é ih Lá vem você com uma coisa nova já tá todo mundo meio tipo ah socorro ai Lá vem você se você vai fazer um treinamento Agora eu tenho mais trabalho e aí é isso a gente não dá mais mas ao mesmo tempo as pessoas eu vejo isso não sei qual a tua percepção elas querem ferramenta querem como fazer passo a passo é e nem sempre é sobre isso né Eu acho que para falar de neurociência com verdade não é isso é longe disso você pode ter uma ferramenta um instrumento bacana mas se você não tem a intencionalidade no lugar certo se você não entende o que é qual é a intenção daquela atividade e uma mesma atividade pode ser usada de tantas formas diferentes Então eu acho que a minha maior bandeira da minha carreira docente é explicar o que é intencionalidade pras pessoas é de você tem uma intenção no seu próprio plano que era o que fazem lá no inglês de olha o começo meio e fim é para chegar aqui ó e às vezes um professor tá só no conteúdo no conteúdo e tá meio Óbvio e o qu com a transformação que você seria capaz de fazer com isso que você tá fazendo e Como avaliar né esse processo de transformação porque também se avalia só conteúdo né É só conteúdo e aí a experiência que é o mais importante passa batido que é diferente no escotismo que no escotismo quando você tem experiência você ganha um Bed pela experiência que você teve Então realmente a gente se a gente fosse um pouco mais aberto no Nossa na nossa educação formal a gente não é para jogar o conteúdo fora mas é para colocar o conteúdo dentro da experiência né nossa e neurociência e escotismo tem alguma Conexão ah que você já fez algum exercício fiz muitos exercícios eu acho que nós temos uma promessa escuteira que quando você vira escuteiro né para virar escoteiro você faz uma promessa e que você promete pela sua honra que você vai fazer o melhor possível e e a partir daquele momento você constrói cadeia uma cadeia que vai se fortalecendo Toda vez que você encontra um irmão escoteiro as suas leis escoteiras elas vão se fortalecendo a cada vez que você experiencia uma um encontro ou até mesmo quando você ajuda a velhinha a atravessar a rua que é o exemplo que todo mundo dá um escoteiro não é que vai pro mato um escoteiro é aquele que ele é íntegro ele entende o a importância de ser um um cidadão mas que também como pessoa Ele também entende que a emocionalidade dele impacta na vida da família do seu grupo escoteiro então quanto mais a gente tiver esses conhecimentos da neurociência dentro do escotismo melhor o escotismo ficará porque ainda a neurociência não chegou lá mas a gente vai chegar massa muito bom você já teve eh a oportunidade de levar a neurociência pro pros encontros recentemente nós estivemos num acampamento nacional com mais de 6.000 jovens caraco e educação inédita estava lá representada a gente teve um workshop de Os muitos eus dentro de mim para que o escoteiro Perceba o jovem escuteiro para o jovem ele perceba que Apesar dele ser escuteiro e que ele tem como lei e promessa ser o melhor de si tem dia que não dá e às vezes a gente precisa deixar ele tranquilo com isso e ele tem muita cobrança sim então foi um workshop de muito Impacto para esses jovens e a gente tem planos de fazer mais vezes com movimento escoteiro sim massa eu sei mas explica pro público o que que é educação inédita a educação inédita é uma consultoria de que leva a educação a neurociência para educação para os meios educacionais pode ser uma escola uma faculdade pode ser um grupo que um grupo escoteiro inclusive então todas as vezes que eu posso fazer uso do conhecimento de neurociência a educação inédita pode ir para uma formação ou até mesmo por uma atividade muito bom você tá na educação inédita sim tem muito orgulho eu estou há um ano oficialmente na educação inédita e pra gente voar longe voar alto massa muito bom bom é é uma mistura maravilhosa né todas essas coisas que você faz e e e pode produzir né tanto a gamificação com a neurociência com a sua experiência porque dentro do escotismo tem uma coisa de construção de valores que é muito forte mas também socioemocional E aí tem os impactos da nência você tem levado muito a a frente também projetos na área de funções executivas gamificação e você acredita em neurociência educação como um instrumento para revolução porque me parece que quem sabe seja a maior vulnerabilidade que a gente tem hoje né uma educação frágil onde eu estive sempre no na educação superior né no ensino superior eh a gente recebe alunos os alunos estão cada vez mais defasados especialmente em funções executivas né na emocionalidade Tá difícil e nas funções executivas também então Eh eu acredito que agora tenho que esse meu meu caminhar agora com a educação inédita é voltar também e fazer esse trabalho desde o início explica o que que é a função executiva em poucas palavras P ass as nossas funções executivas são as funções mais elaboradas do cérebro é quando a gente precisa ter um a gente tem um objetivo e a gente recruta uns pedaços do cérebro que são só para essas cadeias para memória de trabalho você sabe o que é uma memória de trabalho ou um controle inibitório flexibilidade cognitiva flexibilidade cognitiva é a minha função executiva mais mais bem trabalhada mas se você não tem as outras também fica meio capenga e na nossa sociedade as funções executivas que são essas funções como planejamento uma organização a teoria da mente que é tão importante PR os professores e a gente nem fala delas onde qual é o espaço social que a gente tem para falar delas Então realmente começar a trabalhar Desde quando que começa quando Como que eu posso as pessoas só falam em eh avaliar como que tá sua função executiva mas tudo bem se ela não tiver o que que eu faço então tem esse caminhar de vamos juntos vamos dar a mão tá faltando aqui tá faltando ali eh para que na educação eles fiquem mais fortalecidos não necessariamente para chegar no ensino superior mas para serem eh indivíduos mais preparados muito bom Valeu eu falei para você que eu ia liberar você em 20 minutos eu passei um pouquinho amiga é mas acho que valeu a pena agradeço muito muito muito a sua participação aqui espero que você volte vocês aprontarem umas coisas lá na educação Inés e voltar aqui para contar pro pessoal porque esse quadro aqui é um quadro que a que a gente quer mostrar como que a neurociência pode impactar positivamente a sociedade para além dos lugares que ela já impacta na Medicina na reabilitação né nos processos até mesmo de treino de Inteligência Artificial isso tem a ver com neurociência mas e nesses Campos do desenvolvimento humano né que a gente tem tanto a estudar e tanto a elaborar então volte outras vezes para cá para contar pro meu povo sobre essas coisas vocês acompanharam aqui a querida Vanessa Dom que tá fazendo uma trajetória linda em neurociência habilitada da educação então se você também é da área da Educação quer estudar neurociência se aprochegue tem a pós-graduação na santa casa tem um curso que é um curso em videoaulas um curso de extensão mais curto para você ter uma visão básica sobre neurociência aplicada a educação e tem a nossa comunidade inédita que tem um um grupo de professores bem robusto a Vanessa também tá por lá em várias atividades de formação de professores se você gostou desse vídeo já sabe tem que deixar o seu like se você tá na plataforma de Podcast também deixa a sua avaliação seu comentário é muito importante pra gente entender que tipo de conteúdo que tipo de abordagem vocês querem que a gente faça por aqui para atender sua curiosidade ou atender a sua necessidade se puder deixa aí um Valeu para esse time incrível que produz os vídeos aqui do nada trivial né especialmente o pessoal que faz os cortes que arruma tudo que sobe que edita que produz que vale muito a pena incentivar e a gente tá aqui trabalhando duro para que o canal fique entregando bastante valor para vocês no de resto a gente se vê no próximo pessoal Muito obrigado pela presença de todos Vanessa valeu viu até próxima

#Educação #Conectada #pontes #entre #conteúdo #escolar #experiências #Carla #Tieppo #Vanessa #Dohme