Introdução:
Reescreva esse texto é o que o cérebro tem a ver com um jeito de educar os filhos eu não sou neurocientista eu sou mãe interessante que a maioria das pessoas pensa que criar os filhos envolve amor disciplina autoridade tudo isso é importante é claro mas para mim tem um fator essencial compreender o cérebro pode nos ajudar a desvendar os segredos do porque Fazemos o que fazemos então no vídeo de hoje eu vou abrir o nosso cérebro e explorar lá dentro para que você possa elevar suas habilidades de compreender o outro e se sentia compreendido o Olá eu sou a Fernanda Lins senão ferramentas para transformar os relacionamentos EA sua carreira baseada na disciplina positiva hoje eu vou ensinar a ferramenta número 48 aqui do meu playlist que faz parte da 52 ferramentas do baralho da disciplina positiva para educar os filhos a ferramenta de hoje é compreenda o cérebro e se você quiser aprender cada uma dessas 52 ferramentas para educar sem chinelo sem Cantinho do pensamento sem gritos já se inscreve no canal e ativa o Sininho para ser avisado dos novos vídeos pois eu lanço uma ferramenta por semana para que você possa praticar enquanto está aprendendo o cérebro tem evoluído graças a lei do Progresso nossos pensamentos estão ficando mais sofisticados graças a boas e fontes de informações e absorvemos muitas informações a cada dia graças à tecnologia Mas algumas funções primitivas do cérebro se mantêm iguais porque porque isso garantiu nossa sobrevivência até hoje a neurociência explica esse é o modelo do cérebro na palma da mão do Dr Daniel sigo que diz que a mão representa um modelo muito simples do cérebro essa parte aqui do pulso representa o tronco cerebral responsável por funções involuntárias e que trabalha junto com o sistema límbico que a representada aqui pelo meu dedão uma coisa que se eu abrisse o cérebro o sistema límbico estaria aqui dentro no meio do cérebro e ele é responsável por reações mais primitivas que garantiram a nossa sobrevivência até hoje por exemplo se eu escuto um tiro meu corpo rapidamente vai se preparar para fuga ou para luta que tá acontecendo será que eu tenho que fugir será que eu tenho que lutar aí quando eu fecho os quatro dedos da mão em volta do sistema anímico cérebro recebe toda essa capa aqui que se chama córtex que vendem saque de trás da cabeça até aqui atrás da testa o córtex bem daqui de trás até aqui bom e o que tem aqui atrás da testa costas se chama pré-frontal que é onde Residem as funções executivas as funções executivas podem incluir raciocínio Quanto é 5,5 moralidade que é certo o que é errado planejamento que eu vou fazer depois que assistir esse vídeo controle do impulso eu quero mais um biscoito mas eu já comi três Então vou parar foco em solução O que podemos fazer aqui para resolver esse problema linguagem memória entre outras cositas más acelerando tem da época das cavernas para os dias atuais de 2022 os pais e as Crianças percebem perigos com as situações do dia a dia por exemplo a criança não quer colocar o pijama na hora de dormir o cérebro do adulto pode perceber isso como uma ameaça sua autoridade e começa involutariamente desconectar a parte racional e acessar a iva que é de fuga e luta O problema é que na atualidade tem muitas coisas que acontecem ao longo do nosso dia que são estressores para o nosso cérebro trânsito falta de sono muitas coisas para fazer pouco tempo discussão com os filhos um sentimento de não se sentir compreendido etc tudo isso de pouco a pouco vai criando uma desconexão da parte racional e vai expondo a parte do sistema límbico e agora ela fica no comando fuga ou luta Essa desconexão…
Subtítulo 1:
Por que é importante compreender o cérebro na educação dos filhos
Subtítulo 2:
Modelo do cérebro na palma da mão e suas funções
Subtítulo 3:
Como a evolução do cérebro afeta as relações familiares
Subtítulo 4:
Dicas para lidar com situações de descontrole emocional
Subtítulo 5:
Importância da compreensão mútua e diálogo na educação dos filhos
Subtítulo 6:
Conclusão: o caminho para transformar relacionamentos e melhorar a comunicação em família
Compreendendo o Cérebro: Ferramenta #48 da Disciplina Positiva
Introdução
Neste artigo, abordaremos a ferramenta #48 da Disciplina Positiva, que se baseia na compreensão do cérebro e de como seu funcionamento influencia o comportamento das crianças. Entender como o cérebro trabalha é fundamental para promover uma educação mais eficaz e positiva.
Importância da Compreensão do Cérebro na Disciplina Positiva
A Disciplina Positiva busca educar as crianças de forma respeitosa, empática e eficaz, promovendo o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais. Nesse sentido, compreender o funcionamento do cérebro é essencial para adotar estratégias que realmente funcionem e promovam uma relação saudável entre pais e filhos.
O Cérebro em Desenvolvimento
O cérebro das crianças está em constante desenvolvimento e é altamente maleável. Durante os primeiros anos de vida, é fundamental proporcionar experiências positivas que estimulem o desenvolvimento saudável do cérebro, incluindo a regulação emocional e o controle dos impulsos.
Neurociência e Comportamento
A neurociência tem demonstrado que o cérebro humano responde melhor a estímulos positivos do que negativos. Isso significa que elogios, recompensas e incentivos têm um impacto mais eficaz no comportamento das crianças do que a punição e a crítica constante.
Estratégias Baseadas na Compreensão do Cérebro
Ao compreender como o cérebro funciona, os pais e educadores podem adotar estratégias mais eficazes para lidar com as questões comportamentais das crianças. Isso inclui estabelecer limites claros, oferecer escolhas, desenvolver a empatia e a resolução de conflitos de forma positiva.
Conclusão
A compreensão do cérebro é uma poderosa ferramenta na aplicação da Disciplina Positiva. Ao conhecer o funcionamento do cérebro infantil, os adultos podem promover um ambiente de aprendizado saudável, baseado no respeito, na empatia e no desenvolvimento das habilidades sociais e emocionais das crianças. Portanto, ao adotar estratégias baseadas na neurociência, é possível construir relações mais positivas e duradouras com os pequenos.
1. A importância do conhecimento sobre o cérebro na educação
Entender o funcionamento do cérebro é fundamental para uma prática educacional eficaz. Compreender como o cérebro dos alunos processa a informação, aprende e se comporta pode ajudar os educadores a desenvolver estratégias pedagógicas mais adequadas e a promover um ambiente de aprendizagem mais positivo.
2. Como a disciplina positiva pode impactar o cérebro dos alunos
A disciplina positiva, ao contrário das abordagens punitivas, tem o potencial de promover o desenvolvimento saudável do cérebro das crianças e adolescentes. Ao adotar práticas que reconhecem e reforçam o comportamento positivo, os educadores estimulam áreas do cérebro relacionadas ao controle emocional, à auto-regulação e à empatia, contribuindo para um ambiente escolar mais acolhedor e favorável ao aprendizado.
3. Estratégias para aplicar a disciplina positiva e compreender o cérebro na educação
Para integrar o conhecimento sobre o cérebro com a disciplina positiva, os educadores podem adotar práticas como o estabelecimento de limites claros, o incentivo ao diálogo e à resolução de conflitos de forma pacífica. Além disso, é essencial promover a autoconsciência dos alunos sobre seus próprios processos mentais, incentivando a reflexão sobre seus comportamentos e emoções.
Impacto da Compreensão do Cérebro e da Disciplina Positiva na Educação
Compreender o funcionamento do cérebro e aplicar a disciplina positiva na educação pode transformar não apenas a forma como os alunos aprendem, mas também como se relacionam consigo mesmos e com os outros. Ao integrar esses aspectos, os educadores podem criar um ambiente escolar mais acolhedor, estimulante e propício ao desenvolvimento cognitivo, emocional e social dos estudantes, promovendo uma educação mais equitativa e significativa para todos.
Fonte Consultada: Texto gerado a partir do Vídeo https://www.youtube.com/watch?v=QSD_bCnSwvM do Canal Fernanda Lee – Filosofia Positiva Oficial .