
Bingo do Ensino Híbrido na Prática: https://bit.ly/bingoEH Bilhete de saída: https://bit.ly/web4ArcelorMittal Avaliação do encontro: …
Implementando o Ensino Híbrido/a>
Bom dia pessoal um prazer recebê-los hoje nesse webinar o último webinar da nossa série de quatro webinares do curso ensino híbrido na prática no webinar passado a Ana comentou com vocês ela tá de férias agora e então eu tô aqui com vocês para finalizar esse momento do curso Lembrando que as secretarias ainda terão Assessoria com a sincroniza e vocês ainda tê alguns grupos de discussão para seguir aí o processo de aprendizagem queria dar as boas-vindas aí às redes participantes de João mon levande Rio Piracicaba Rezende Piracicaba e Tati e tatia içu Mateus Leme Sabará Contagem Santos do mon Barra Mansa Feira de Santana e Juiz de Fora então aproveitar para e se apresentando aí no chat como a gente sempre faz vamos saber quem que tá quem que tá acompanhando quem são as pessoas com as quais a gente vai aprender junto comas cas a gente vai trocar o webinar de hoje ele fecha esse momento do do ensino híbrido na prática mas de forma alguma ele fecha essa aprendizagem né a gente vai falar de algumas coisas sobre implementação então assim a gente já conversou sobre sobre a organização dos recursos sobre planejamento e agora tudo que a gente vai falar é bem mão na massa assim é bem coisas são bem coisas que vão ajudar vocês na implementação mesmo no dia a dia da utilização do ensino híbrido na prática Então vamos lá quero dar uma olhada aqui quantas pessoas nós temos som 250 pessoas aumentando aos pouquinhos lembrando vocês continuam tendo acesso a esse esse webinar ele fica gravado Então se vocês sentirem que precisam de de eh ver mais alguma coisa mais mais uma vez é só pausar voltar ou vocês podem perguntar que a gente vai ter momentos de dúvida também e no webinar passado bastante gente eh contou que teve dificuldade de acessar os ebooks de acessar os outros materiais dessa vez a gente deixou tudo na descrição do vídeo então se você não conseguir acessar e o ebook do webinar passado eh avaliação do webinar passado tá tudo na descrição desse vídeo Tá bom então vamos seguindo bom só Relembrando né esse esse projeto foi criado em parceria da fundação arcel arcel comital com a sincroniza educação e a ideia que é tratar estratégias pedagógicas Para apoiar o retorno às aulas presenciais agora e muito além da pandemia vocês já devem ter perce tá percebendo que algumas das coisas que a gente tá trazendo vão ajudar eh eh bastante a longo prazo aí né então docentes e gestores estão tendo esse curso de 16 horas né com os webinars mais os ebooks E a equipe da secretaria tá tendo as reuniões tá tendo grupos de discussão eh para aprofundamento para poder auxiliar aí eh o pessoal das escolas na implementação eh a gente tá no na última etapa já tivemos aí o webinar de entendimento que a gente trouxe conceitos eh e práticas essenciais ali do ensino híbrido no segundo webinar a gente falou da organização de recursos estratégias para poder mobilizar recursos estratégias a gente fez aquela metáfora do misan Plus da organização né Na hora de cozinhar nesse webinar eu tava aqui com vocês depois a Ana conversou com vocês sobre planejamento sobre como definir objetivos como planejar o ambiente eh tanto o ambiente virtual quanto o ambiente físico e agora a gente vai falar de implementação que a gente vai falar principalmente da criação de conteúdo e da avaliação no processo de aprendizagem bom eu sou o Vitor Mena para quem ainda não me conheceu eu sou professor de ciências sou formador e autor na sincroniza nesse curso de ensino híbrido e em alguns outros projetos sou especialista em tecnologia da educação e tô terminando uma especialização em gestão escolar tem algumas certificações aí de de tecnologias na educação como essa de educador e instrutor Google e tenho eh nas redes sociais faz o perfil da IFA educação que é uma empresa de de formação e Assessoria e nesses perfis eu vou postando várias coisas sobre metodologias ativas gamificação tecnologia na educação quem quiser me segue por lá nas redes sociais e a gente tá não não tô sozinho hoje a gente tem uma equipe nos Bastidores aí a Bianca Denise Josélia o Lucas e a Tatiana que estão acompanhando aí as dúvidas de vocês eh as que não deixam passar e e enfim estão acompanhando vocês aí nesse nessa interação bom então só retomando o propósito da sincroniza né sincroniza é uma é uma empresa que trabalha para promover aprendizagem dos alunos a partir da adoção de produtos educacionais e metodologias ativas nas redes de ensino eh ass sincroniza potencializa o valor pedagógico dos produtos de de e e projetos de parceiros por meio da formação de educadores e da eficiência na operação em escala que aí é o principal diferencial de atuar com grandes redes né bom então na nossa formação de hoje a gente vai falar primeiro da produção de objetos digitais de aprendizagem depois vamos refletir um pouquinho sobre essas experiências de aprendizagem eh do ponto de vista de implementação mesmo depois a gente vai falar do acompanhamento da aprendizagem ou avaliação e depois vamos fazer um um fechamento aí eh Relembrando alguns dos principais momentos desse curso já convido vocês a compartilharem eh no chat experiências que vocês tiveram durante esse curso que vocês já estão já estão implementando Ah eu vi uma coisa lá no no webinar dois e e eu já usei sala e foi legal usei isso e não deu certo comentem é sempre bom a gente a gente saber eh se tá tendo Impacto e qual Impacto Tá tendo na aula de vocês né Eh bom então como sempre a gente tem uns combinados né para garantir que todos tenham a melhor experiência do webinar então que vocês disponham de um local adequado para esse momento de Formação tem aí uma água perto tô com a minha aqui água esteja num lugar confortável que vocês consigam ouvir com fone de ouvido se você tiver com o o notebook Vê se ele tá com bateria se o carregador tá por perto tem um material de registro vocês vão precisar bastante disso hoje tem um papel e caneta aí por perto se você tiver fazendo registro eh em um meio digital já abre aí a janela O documento já deixa tudo no jeito para fazer o registro se possível faça pelo computador assista pelo computador porque aí o celular ele pode ser utilizado PR os momentos de interação se você eh só tá com o celular disponível e tá assistindo pelo celular Ótimo vamos vamos usar o que temos à disposição aí eh eu vou tentar ser ser pontual hoje eh Então esse esse combinado é mais mais para mim hoje de teremos 1 hora e me para cada encontro então A ideia é que vocês também tenham aí eh se programado para ficar 1 hora e meia com a gente todas as dúvidas que vocês tiverem eh comentem aí eh no chat que eu que eu vou retomando vou voltando vou conversar com vocês sobre elas Vamos tentar eh atender todas essas dúvidas e por favor vamos aprender junto eh a sensação de de tá que vocês nesse momento de de ensino remoto e nos últimos meses já perce perceberam que é horrível você tá falando na frente do computador da câmera e e e ter pouca interação você não saber se as pessoas estão tão acompanhando Se as pessoas estão entendendo se elas não estão entendendo então por favor vamos interagir Não me deixem aqui [Música] sozinho e compartilhem experiências também porque aí às vezes é o momento de de inspirar os colegas e aprender com os outros então Vamos retomar o webinar passado Então os momentos de maior engajamento de acordo com a avaliação de vocês foi quando eh abordamos os conceitos da taxonomia de blom na fala sobre os recursos pro planejamento quando eh falamos do modelo reta na proposta de trabalho do planejamento reverso também né Eh nas diferenças entre evidências e tarefas as evidências de aprendizado e as tarefas avaliativas que trazem essas evidências e quando algumas dúvidas foram sanadas momentos de menor engajamento no início o conteúdo foi desafiador é é um conteúdo desafiador mesmo acho que não há dúvidas e a gente pode a vantagem do conteúdo da gravado A gente pode voltar a assistir novamente e eh com novos novos olhares e novas experiências né Eh o planejamento reverso Foi um momento de maior engajamento e menor engajamento também eh para algumas pess pessoas quando as dúvidas não foram respondidas pedimos desculpa gente são muitas dúvidas nem sempre a gente consegue atender a todas elas eh quando pensa na realidade estrutural da sala de aula da escola pública essa é uma dificuldade realmente da gente eh fazer essas adaptações por isso que a gente sempre a gente sempre pede para vocês eh eh trazerem as devolutivas e pra gente pensar junto eu comentei no webinar passado no no último weinar que eu tava com vocês Paulo Frei já dizia que a cabeça pensa onde os pés pisam né então Eh é importante que vocês contem Qual que é a realidade de vocês para que a gente consiga adaptar Porque nós não conseguimos pensar eh eh de acordo com com o lugar onde os pés de vocês estão pisando então a gente precisa desse momento de troca para produzir esse conhecimento juntos né E quando eu não conseguia visualizar a implementação na educação infantil hoje eu vou tentar eh eh salientar mais esses esses elementos Vamos retomar um pouquinho a parte conceitual a gente falou do do planejamento reverso né como uma estratégia de de definição de objetivos uma estratégia pro planejamento e eh a gente tem um acrônimo aqui né uma uma sigla que a gente chegou eh a partir do planejamento reverso que é o modelo reta que é uma forma de eh eh de um recurso de memória né recurso mnemônico então primeiro a gente define os recursos os resultados desejados né Qual que é o objetivo de aprendizagem O que que a gente quer que o aluno saiba fazer ou saiba eh conceitualmente ao final da da atividade quais vão ser as evidências de que ele conseguiu aprender isso quais vão ser as tarefas avaliativas que vão trazer essas evidências então por exemplo Às vezes a evidência eh é uma comunicação oral é que o aluno fale alguma coisa a tarefa avaliativa pode ser fazer um podcast E aí nesse podcast ele vai falar eh essa é uma é uma forma de diferenciar e evidência das tarefas para quem ainda tava com alguma dúvida só depois de definir isso as tarefas avaliativas a gente vai pensar nas nas experiências nas atividades de aprendizagem para garantir que essas experiências e e atividades de aprendizagem eh Tragam aí todas as competências os conhecimentos para que o aluno consiga desenvolver essas tarefas avaliativas com qualidade a gente também falou eh depois de definir os objetivos os resultados desejados Você tem que ver se essa meta que você que você criou é uma meta esperta O que que é uma meta esperta ela é específica ela tá delimitada e focado em um conceito competência sem possibilidade de interpretações divergentes né Ela é significativa pros alunos alunos vai ver e eh algum sentido naquilo no uso daquilo ela é personalizável E aí uma parte bastante alinhada aí com o ensino híbrido né essa meta é possível de atingir de uma só forma ou é possível caminhos diferentes o aluno consegue atingir esse objetivo por meio de um vídeo de um texto de um jogo ou ele é não é só lendo esse texto é só vem essa essa tabela evidenci precisa trazer uma que você consiga ali e eh perceber e ter algo palpável e algo eh que sirva realmente de registro de que o aluno conseguiu seja realista em termos de recursos em termos de tempo temporiz que ela tá relacionada a um período de tempo então a meta ela tem que tá você estabelece que o aluno Ah eu quero que o aluno aprenda a fazer isso até o final do mês até o final do trimestre até o final do ano então isso precisa tá relacionado ao tempo também E adequada adequada eh em nível de dificuldade né não não ser fácil não ser difícil E adequada faixa etária também né Eh então Vamos aos objetivos de aprendizagem de hoje vamos lá hoje A ideia é conhecer boas práticas do desenho de experiências de aprendizagem refletir sobre estratégias para promover o engajamento das alunas e dos alunos conhecer ou reconhecer para quem já viu a verificação car como aliada no processo de ensino compreender a utilidade e o processo de criação das rubricas para avaliação se alguém já usa rubrica já conhece rubrica comenta aí no chat pra gente saber as experiências de vocês eh e relembrar alguns dos principais aprendizados desse curso como eu falei esse esse é um curso eh esse webinar ele ele fecha a parte de parte conceitual do curso Então hoje a gente vai fazer um uma retrospectiva eh então para começar vamos pro nosso primeiro momento de metacognição queria que vocês pegassem aí um papel uma caneta algum recurso para registrar e comecem a fazer um mapa mental da aprendizagem de vocês sobre o ensino híbrido na prática então assim o que que vocês aprenderam de recurso e e a ideia agora é ver o que que vem na cabeça de vocês não vai vir tudo eh mas a ideia é lembrar o que tiver mais marcante Então quais foram os principais recursos que que vocês aprenderam Quais as as estratégias mais legais que preocupações vocês têm eh em relação à implementação desse modelo na aula de vocês que parcerias que vocês identificaram nesse momento Ah eu eu vou fazer uma parceria com com a professora de educação física com o professor de artes então eh eh Que tipo de parceria vocês Já pensaram que ideias Vocês tiveram para implementar na aula de vocês vocês tiveram alguma epifania algum momento que vocês virar falar nossa entendi o porquê desse conceito entendi porque que isso eh tem esse nome Quais reflexões mais profundas Vocês tiveram aí sobre o tema e quais são os planos eh de implementação que vocês têm a partir disso vou dar um tempinho para vocês Eh refletirem aí Enquanto isso vou dar uma olhadinha rápida no chat para ver o que que tá rolando nós chegamos em 800 pessoas agora beleza vamos embora ó O pessoal já tá começando a contar aqui ó já aprendeu sobre jogos eh quadro para recados parceria com professoras e professores de outras séries muito legal bom aos poucos eu vou voltando aqui então Eh hoje as principais referências vão ser essas essas duas aqui aqui a gente vai falar da instrução eh diferenciada da professora Ronda Bond e de design instrucional eh as referências que a gente vai trazer são essas principais são essas mas tem algumas outras que tá tudo lá listado bonitinho no final dos slides Tá bom então primeiro a gente vai eh falar de alguns recursos Vocês já viram a gente vai relembrar alguns recursos paraa produção de objetos digitais de aprendizagem Relembrando o que que são objetos digitais de aprendizagem são recursos eh em ambiente digital que são eh criados para que o aluno tenha o contato com as habilidades com os conceitos que a gente quer que ele trabalhe então assim um objeto digital ele é eh ele tem o conteúdo dentro dele e ele é suficiente por se só então assim você não pode pensar num objeto de aprendizagem então assim ah o objeto de aprendizagem é esse mapa mas ele precisa da minha fala junto eh então ele não é um objeto de aprendizagem e é sozinho né ele precisa ser pensado como um todo então eu vou falar de alguns a gente vocês já viram eles no no webinar de organização só tem uma novidade aí eh que é o canva que tava no no material dos dos gestores mas não tava no material dos docentes então tem o Ton test que é uma ferramenta de criação de animações zinhas simples uma ferramenta gratuita que você consegue criar animações e colocar o seu rosto e e e dublar os personagens é interessante tanto para criar alguma coisa para mostrar pros alunos quanto pros alunos criarem como um processo de fechamento aí como uma atividade como uma tarefa avaliativa enfim o book Creator é uma ferramenta que tem eh em tablets tem eh uma versão web que pode você pode criar livros digitais mas eh com texto com imagem com vídeo com audiodescrição com quadrinhos então é uma ferramenta bastante versátil para criar as crianças costumam adorar criar esses livros na hora que elas aprendem a a mexer começa a criar vou criar um livro sobre a vida do meu cachorro vou criar um livro sobre eh o esporte que eu gosto sobre o meu time Então as crianças costumam se engajar bastante com a criação de livros o sing link ele cria experiências interativas em vídeos e imagens Então você tem uma imagem eu já usei isso em aula já eh era um trabalho sobre o Mercado Municipal E aí tinha uma foto grandona do mercado municipal em alguns alguns lugares da foto eu coloquei links eh pros vegetais que estavam lá para que os alunos pudessem pesquisar o processo produtivo e tudo mais o canva é uma ferramenta de design uma ferramenta para você criar apresentações infográficos banners eh imagens de um modo geral de uma forma bem bonita e fácil e é legal que ele funciona eh em dispositivo móvel então vocês podem no celular de vocês criar essas coisas o flipt que é que é o meu meu preferido sempre sempre falo dele que é para criar objetos de aprendizagem diversa então você pode criar eh caça palavras palavras cruzadas jogo da furca eh estratégias de gamificação e o educaplay também que é para criar jogos educaplay é um pouco mais direcionado né ele o flipt você cria a partir de planilhas então é um pouco mais aberto o educaplay ele é um pouco mais mais fechado mas também tem várias possibilidades interessantes aí agora antes de seguir antes de seguir a gente vai fazer uma pequena simulação vou pedir pro Lucas colocar um aviso aí de que é uma simulação Porque se alguém chegar daqui a pouquinho no meio dela vai falar meu Deus que que tá acontecendo então Ó eu tenho um pedido para vocês eu vou fazer um um tutorial de dobradura um tutorial de tsuru aqueles pássaros de dobradura mas esse tutorial é uma simulação tá eu fiz os slides de propósito com alguns equívocos de design e eu quero que vocês vão comentando é é um momento bastante ativo comentem no no chat O que que tem de errado nesses nesses slides O que que tem de errado nessa apresentação que eu tô fazendo Tá bom então não deixem passar aí eu vou falando e vocês vão comentando estão prontas estão prontos Bora lá então gente agora a gente vai fazer um tutorial de tsuru vou ensinar vocês por meio de um tutorial ilustrado como criar esses essas aves de dobradura de origami bom tsuru em japonês eh tá escrito aí né Ele é conhecido como orizuru é um tipo de origami tradicional na cultura japonesa ele representa uma ave que é o grow da manch o tsuru é considerado uma ave Sagrada no Japão simboliza saúde sorte felicidade longevidade Fortuna inicialmente o tsuru tinha função decorativa e era utilizado para enfeitar o quarto das crianças mais tarde ele foi associado com orações e agora é usado no ano novo em batizados casamentos eh e essa esse termo ruru quando você junta vários tsurus é quando você faz um uma vários tsurus a partir de uma única folha geralmente quadrada bom vou se vocês quiserem continuar lendo eu vou eu vou passar pra frente vou depois vocês leem isso eh então eu vou vou fazer aí um tutorial vocês acompanham o que tá escrito o o o as imagens e eu vou falando tá primeiro você corta um quadrado de 15 cm no papel dupla face da cor da sua preferência vira deixando o lado sem cor para cima e na diagonal formando lozango depois você vai dobrar ele ao meio e de forma que as pontas se encontrem passe passe as mãos vazias sobre a dobra de forma que ela fique bem marcada repare que o losango depois de dobrado assumiu a forma de um triângulo inverta a sua posição colocando a base para cima e o bico para baixo bom dá para seguir as instruções aí né E aí Aposto que vocês já estão sabendo Fazer perfeitamente O tsuru Bom agora eu vou falar um pouco sobre o material Quando vocês vão comprar o material É muito importante que vocês considerem a qualidade desse material né então é importante que você compre uma folha eh que não seja nem muito fina nem muito grossa e que você compre eh não gaste muito ali né no no no material não compre o melhor material logo de cara eh Então essa gente essas imagens que eu tô mostrando elas são bastante importantes eu queria que vocês prestassem atenção no que eu tô falando no vídeo e nas imagens tá então é bastante importante você presta atenção em isso tudo ao mesmo tempo eh e agora alguns recados aí do que que é importante não vou nem eu não vou nem falar eu queria que vocês lessem aí E descobrissem o que que é importante fazer beleza E aí gente quem quiser acessar esse tutorial tá o link aí tá vocês podem acessar tem um QR Code aqui aqui no canto então vocês podem acessar muito muito obrigado Opa Deixa eu voltar aqui muito obrigado aí eh Espero que que tenha trazido boas experiências aí que vocês saibam fazer o Turu pronto terminamos a nossa simulação agora quero saber o que que vocês acharam da simulação vou dar uma olhada aqui no chat eh ai gente falaram que min minha fala tava chata Calma calma aí calma aí pegar leve e bom muitas imagens muito rápida quatro imagens poderia ser apenas uma muito texto com letra pequena imagens pequenas a instrução deve ser dada com calma texto explicativo Maior Que as imagens muita informação sem imagens eu cansei imagina as crianças legal é gente eu eu eu fiz bastante Foi bastante esrado assim n esse que eu fiz bastante exagerado eu brinquei com o Lucas O Lucas é responsável ele tá acompanhando a gente nessa Live ele é responsável pela parte Design da da sincroniz educação e eu falei para ele Lucas Só mexe nesse nessa apresentação Se for para deixar mais feia se for para deixar pior nem não é para mexer não é para melhorar ela eh então eu elevei tudo ao máximo às vezes a gente deixa escapar uma coisinha ou outra é é difícil que vocês façam uma apresentação que tenha todos esses elementos né Eh mas vamos lá então os principais vou trazer alguns design alguns princípios de design e do Design instrucional que aí é o o design eh focado no processo de aprendizagem Para poder melhorar esses slides então Eh esse slide aqui ele tinha de fato tinha muita cor no fundo tinha o contraste não tava bom né Então o fundo Tava claro muito colorido e Ases cores também coloridas Então e e muita informação então a ideia de contraste e simplicidade você consegue eh eh garantindo ali com com as mesmas informações a todas essas mudanças que eu fiz eu não acrescentei nada eu só tirei eh conteúdo é um um um princípio que eu que eu tive ali para poder criar eu falei não vou D nada não vou tirar nada eu só vou eh quer dizer não vou colocar nada só vou cortar as coisas que estão sobrando eh outro exemplo de do contraste e simplicidade aqui por exemplo eu falei para vocês acessarem o tutorial mas não havia contraste né o tutorial tava o tutorial tava o fundo tá em branco o link tá em branco o fundo tá em branco não dá para ver aqui tem um QR Code que também não dá para ver E aí o mesmo slide com as mesmas informações de uma forma que você consiga acessar eh o o link que você consiga ver o que que tá escrito aqui eh esse esse documento aqui ele tá disponível realmente quem quiser abrir e tentar modificar essa apresentação eh mais um exemplo esse slide foi um que eu adorei fazer assim porque às vezes a gente quer passar um monte de coisa a gente quer mostrar um monte de conteúdo eh usar os alunos quando fazem slides Normalmente eles fazem assim né eles pegam um monte de um monte de informação e taca no slide vai lendo eh então a ideia aqui do contraste nesse caso é contraste em excesso tá esse fundo amarelo com a letra preta que dá uma uma dor de cabeça de ficar muito tempo olhando e não tá simples poderia ter muito menos menos informação aí e também tem o princípio da coerência que é a ideia de você o que você vai mostrar tem que ser coerente com os objetivos de aprendizagem tem que ser coerente com o que você quer que as pessoas vejam então assim se esse esse tutorial tem um objetivo de ensinar vocês a fazer o tsuru não tem porque eu tenho um baita texto sobre toda a história e tal eu posso ter isso na minha fala eu posso ter isso numa contação de histórias no início eh mas não preciso ter todo esse texto aí no no principal objeto de aprendizagem da aula né então saia simplificar eu falei aqui falei que é consider uma ave Sagrada falei que a simboliza e fale das funções então euzi daquele texto do SL anterior ali desse SL amarelo e reduz isso aqui outraa é legal pensar na modalidade de forma a complementar eh o que você tá falando com o que você tá mostrando então existem modalidades que vão competir pela atenção então se eu tenho um texto e uma imagem ou o aluno vai olhar pra imagem ou o aluno vai ler o texto eh e aí essas duas modalidades elas estão competindo pela atenção do aluno agora se eu por exemplo eu tenho um infográfico vou mostrar aqui no próximo eu tenho aqui um infográfico Eu tenho um um um esquema mostrando aí como fazer e em cima desse esquema eu vou dando instruções faladas aí são duas modalidades que estão se complementando né não tá competindo uma com a outra eh e a outra coisa é a redundância aqui então aqui eu tenho a instrução escrita ten instrução nesse nesse esquema aqui tem instrução nesse esquema aqui e poderia est em uma só uma questão é a repetição intencional então assim no no slide um eu falo de uma coisa aí no slide TRS eu volto e falo da mesma coisa no slide 6 eu volto falo da mesma coisa mas com o objetivo de retomar para garantir ali a memorização garantir o entendimento eh isso é uma coisa outra coisa é eu pego e coloco a mesma informação eh num no infográfico x e no infográfico Y num Áudio X num áudio Y num vídeo X no vídeo Y então assim eh é importante escolher E aí os que você os que sobraram fal Nossa isso daqui é bom mas eh eh não vou colocar na aula para não ficar redundante isso pode ser fornecido como material Extra até uma possibilidade de personalização né você coloca lá ó gente quem quiser se aprofundar mais quem quiser ver mais sobre o tema tem esses outros vídeos tem essas outras coisas mas façam escolhas para quem assistiu masterchef e já ouviu lá os chefes falando de de de que falta Sal e Pimenta não que menos é mais eles falam bastante isso né de que menos é mais às vezes um prato mais simples alguma coisa mais simples impressiona mais do que algo cheio de Cacareco né Eh aqui também eu falei da modalidade que eu pedi brincando para vocês eu pedi para vocês prestarem atenção nas imagens no vídeo e na minha fala eh o que não dá não daria para prestar atenção isso tudo então era modalidades que estavam conc concorrendo pela atenção e eh não tinha coerência aí eh de eu ter todos esses ess essas imagens e tal se o objetivo é aprender a fazer o tsuru então uma forma coerente de apresentar isso seria gente eu vou passar esse vídeo esse vídeo já tem as instruções faladas eu vou passar esse vídeo e vocês assistam esse vídeo E aí seria um momento que eu ficaria quieto e deixaria vocês assistirem o vídeo ou melhor pens se a gente tiver numa oficina síncrona ao mesmo tempo ao vivo eu não passaria esse vídeo deixaria esse vídeo disponível para vocês assistirem no tempo de vocês e a gente usa o momento síncrono momento ao vivo para coisas mais interativas outra coisa esse daqui vocês conseguiram identificar o que que era importante de para fazer sim e para não fazer eu deixei aí no meio ficou um pouco ambíguo então A ideia é mostrar realmente usar a organização e o design para passar a parte da informação então aqui a gente conseguiu a partir da proximidade deixar o o que que era próximo então o não tá próximo a esses itens aqui esses aqui estão alinhados à esquerda próximo do não esses daqui estão alinhados à direita próximo do SIM A Hierarquia que define o que que tá eh contido dentro do qu né O que que eu leio primeiro isso eh isso também é uma coisa a se pensar quando você tá eh criando esses slides e Vale também para outros recursos aí recomendações gerais sobre a construção desses desses objetos de aprendizagem usem modelos Então sempre que você puder busque por modelos prontos porque eles já vê com o design pensado Eles já têm o contraste legal Eles já têm uma colocação específica paraa imagem eh não faça o slide competir com você pela atenção então considere por exemplo durante uma aula eh se você tá usando o slide colocar alguns slides vazios mesmo ou desligar o projetor ou sabe colocar algum slide que tire atenção do slide e puxa atenção para você eh para que você não fique competindo com o que tá escrito lá porque aí o aluno não vai conseguir nem ler e nem ouvir você definir um objetivo por slide a gente falou bastante lá do do do planejamento reverso né da importância de você ter um resultado desejado Qual que é o resultado desejado com esse slide às vezes quando você faz isso você vê que numa apresentação vários dos slides TM o mesmo objetivo de uma forma redundante e poderiam tirar Às vezes você tem um objetivo que é objetivo da aula que não tá sendo atendido por nenhum slide precisa ser colocado Então isso é interessante você vai lá nas anotações do orador que ficam embaixo dos slides sempre pelo menos no no Google slides não lembro como é que fica na nas outras ferramentas Mas você vai lá e escreve ó o objetivo desse slide é isso isso isso para você se lembrar na hora que você tá apresentando então o objetivo pode ser ah apresentar a diferença entre um conceito e outro pode ser tornar mais concreta a aplicação de um conceito provocar uma reflexão sobre um tema enfim e aí sobre os slides a gente recomenda bastante eh vocês viram lá no webinar de de organização e lá no livro A gente apresentou alguns desses também no ebook eh o slides go é uma forma um lugar legal para vocês conseguirem e esses modelos prontinhos Beleza agora a gente vai refletir um pouquinho sobre as experiências de aprendizagem mas antes eu vou dar uma olhada nos comentários porque estou ficando com dor de garganta então eu vou dar um descanso de 20 segundos pra minha voz legal pessoal tá começando aqui a tá compartilhando eh a professora Márcia Marques comentou que fez uma realizamos uma dobradura de um cachorro no qual enviamos o passo a passo da dobradura impressa e um vídeo no grupo do WhatsApp como de como realizar a dobradura legal M porque você não não tinha uma coisa competindo com a outra né O vídeo foi complementar ao material que vocês mandaram impresso legal aí agora gente eu eu eu tô com com uma sensação eu vou parar de ler os comentários eu vou parar de ler os comentários eu vou parar porque agora vem os comentários falando tá muito mal explicado tá muito feio não tô entendendo nada aí eu não sei se é quem entrou depois e tá falando lá da simulação ou se tá falando de agora porque se tiver falando de agora eu vou ficar muito chateado mas tá tudo bem Tá tudo bem vamos seguir vamos seguir Eh vamos lá a gente vai falar agora de alguns fatores que que trazem a motivação para aprender a a professora Ronda Bond da Universidade de Harvard que que fez esse estudo né que ela tem essa linha de do aprendizagem diferenciada de como você criar experiências de aprendizado que considerem e todos os seus alunos Então ela fala de alguns elementos para garantir que os alunos estão motivados um deles é o pertencimento quando os alunos se sentem parte de um grupo com um objetivo comum eles têm um senso de pertencimento sabendo que eh eles vão ficar mais motivados porque tem mais gente fazendo a mesma coisa que eles né Eh quando eles têm autonomia eles vê que eles têm controle do processo de aprendizado e das suas escolhas tem autonomia para escolher para fazer para se motivar eh eh nessa tarefa quando eles sentem que eles têm a competência eh para fazer eles têm todas as habilidades possíveis para fazer isso né adequadas e quando a tarefa tem significado então eles vê sentido relevância eles vão conseguir aplicar isso em algum momento na vida deles esses quatro elementos eh para fins de memorização a gente chama de pxs são os fatores pacs da motivação são eh a gente pode buscar formas de aumentar esses elementos nas nossas estratégias para garantir que os alunos vão estar mais engajados mais comprometidos com a tarefa E aí tem uma uma observação eh minha aqui que a gente falou da gamificação né de trazer elementos dos jogos como estratégia e eh na gamificação a gente encontra a gente pode encontrar todos a gente pode promover todos esses elementos então assim se a gente pega e coloca o grupo por uma narrativa que eles estão resolvendo um problema eh eh de uma nave espacial ou investigando alguma coisa ou eh eh enfim vão resgatar alguém eles estão ali sentindo pertencimento esse grupo todo tem um objetivo comum né então o o a experiência de gamificação ela pode promover todos esses elementos aí eh e eu tô escrevendo sobre isso vou tentar escrever um artigo sobre isso vamos ver se sai até o final do ano eh uma outra forma de falar sobre a motivação né Tem um autor que chama isso aqui ó esse nome que tá aqui embaixo o miale Pera aí que eu mexi o mouse aqui sumiu miali é um nome bastante difícil eh ele relaciona o grau de habilidade que você tem para resolver um problema com a dificuldade desse problema mostrando que isso tá relacionado a um estágio que ele de estágio de fluxo e o estágio de fluxo é quando você tem o o problema ele tem uma dificuldade alta mas você também tem uma habilidade alta então assim aquilo é um Desafio intelectual para você então você tá fazendo quando você tá fazendo uma coisa que é difícil mas assim é difícil ideal se você tá fazendo uma coisa e a sua habilidade é baixa você não tem e eh tanta habilidade para fazer é uma coisa difícil você vai ficar ansioso que você não vai dar conta se é algo que você tem muita habilidade mas não é algo difícil de fazer é algo simples de fazer você vai acabar ficando entediado se você tem aquele momento que a atividade nem é nem é difícil mas você também não tem habilidade para fazer algo que você nunca viu na vida eh vai gerar apatia Então isso é um é um olhar bastante interessante pra sala de aula então quando os alunos estão lá trabalhando tão no fluxo tão tão envolvidos geralmente é porque eh você tem uma atividade que tem uma dificuldade adequada e os alunos têm as habilidades é necessárias para fazer por isso que é é legal proporcionar escolha nesse momento porque aí o aluno também vai poder escolher alguma coisa que tá num nível de dificuldade adequado à habilidade dele a professora Ronda Bond que eu comentei anteriormente ah só mais uma só uma observação que eu coloquei aqui os jogos também eh eh São momentos em que isso aparece bastante né aqui no no no jogo do do Maro do do Super Nintendo aqui no comecinho do jogo é super fácil o jogador vai pula vem aqui pula Então as coisas que ele faz são simples o é bem difícil porque ele tá aprendendo a jogar é a primeira fase se se ele chegasse já numa fase difícil com buraco com lava com monstro não sei o que ele não ia conseguir e isso ia gerar ansiedade ia gerar frustração eh ou se ele chega e um negócio super boba é só uma linha reta que ele tem que tá andando ele vai ficar entediado o jogo é fácil demais né vamos lá a professora Ronda Bond ela ela relaciona eh o engajamento dos alunos e o nível de autonomia que as atividades exigem ela fala disso para variar eh as estruturas as formas de instrução que a gente vai usar em sala de aula então tem por exemplo atividades com instrução direta quando você tá lá na na frente da lousa falando eh passando uma instrução paraos seus alunos o trabalho em grupo a rotina de estudo individual que já exige um pouco mais de autonomia e a rotina de estudo em grupo que os alunos já já estão num estágio de autonomia maior eles estão mais engajados então a ideia aqui que é quanto mais alto você tá aqui nessa diagonal mais tempo eh quanto mais alto você a sua aula tá aqui nessa diagonal mais tempo você professora você professor vai ter para observar para interagir E aí esse tempo de atividade você que os alunos estão na atividade você consegue fazer outras coisas que é aqui aumenta o o tempo mas aí o que que você faz nesse tempo que você ganhou então a ideia eh eh tem uma frase da Maria montessouri que eu gosto bastante que é o maior indicador de qualidade maior indicador de qualidade do trabalho do professor é quando ele sai da aula e fala assim Nossa hoje os alunos trabalharam como se eu não tivesse lá que é é é esquisito você pensar nisso né nossa como se não tivesse lá não os alunos estão trabalhando Eles estão no fluxo eles estão lá tem autonomia eles estão engajados E aí você consegue circular você consegue pensar você consegue intervir E aí e a Bond traz a verificação Car com essa essa fala ela faz bem de um jeito de falar e largar o microfone assim sabe uma grande Vitória ela falou E é isso que eu faço enquanto os alunos estão aprendendo Endo que é verificar se na atividade há clareza a tarefa tá clara para todos os alunos se as palavras são compreensíveis a todos os alunos verificar se todos os alunos podem concluir a tarefa com autonomia eles são capazes de fazer isso eles sentem que são capazes de fazer isso eh o Rigor E aí isso é muito em relação a é o que você tem que verificar do que os alunos sentem né os alunos sentem que há clareza os alunos sentem que eles conseguem fazer os alunos sentem que há Rigor eh os alunos consideram que isso é complexo complexo suficiente e os alunos consideram isso relevante então se você garantiu boas instruções e os alunos tão lá no fluxo você só vai circular na sala checando e conferindo essas questões vamos ver se tem dúvidas agora esse webinar ele tá bastante denso viu gente então nos próximos pontos eu vou eu vou acelerar um pouquinho vamos lá nós temos 1090 pessoas nesse momento tô chegando aqui [Música] legal gostei do comentário da Karine aqui a Karine falou eh achei muito relevante achei muito relevante a confusão proposital assim percebemos o que muitas vezes fazemos com os nossos alunos a impaciência no momento de aguardar a explicação e tentar entendê-la legal bom que bom que gerou essa reflexão aqui legal a Maria Lúcia disse que depois da sincroniza começou a pensar sobre todas as práticas muito legal gente bom saber que que tá rolando aí tem uma dúvida aqui que parece que foi respondida já deixa eu ver hum legal a Denise Já respondeu lá no chat bom então não temos dúvidas por enquanto se vocês tiverem só comentem aqui a gente vai seguindo tá bom bom agora a gente vai falar eh gente só um um um parênteses eu pergunto se vocês têm dúvida mas também vocês podem comentar se vocês estão entendendo se tá rolando porque às vezes a gente tá naquele momento de aula e não tem dúvida nenhuma Os alunos não estão falando a gente não sabe se é porque eles tão entendendo tudo porque tá tudo tranquilo ou se porque ninguém tá entendendo nada e tá rolando uma apatia eu queria saber se se alguém puder comentar aí se tá rolando se vocês estão acompanhando eu consigo eh ajustar a minha fala aí eu tô tentando falar mais devagar que era um sempre um F feedback nos meus nos meus webinars vamos dar sequência bom então agora a gente vai falar um pouco de como acompanhar a aprendizagem né uma estratégia de avaliação mas não avaliação como como só um um um carimbo no final do processo aquela aviação somativa ao final do processo para dizer se o aluno fracassou ou se ele teve sucesso mas avaliação como uma estratégia formativa que possa promover reflexão que possa eh promover também aprendizagem né avaliação como uma ferramenta de aprendizagem eh Então vamos lá a gente trouxe aqui uma um exemplo de uma atividade criada ali com o que a gente viu no no webinar passado de planejamento Então a gente tem uma atividade que os objetivos são esses aqui de identificar critérios objetivos eh para a categorização de animais vertebrados outro objetivo classificar os animais vertebrados de forma coerente com os critérios escolhidos e objetivos de excelência que são os que excedem aí os objetivos esperados são esses aqui aqui são os critérios de avaliação então A ideia é que toda vez que você vai fazer uma atividade esse isso esse exemplo aqui é de uma atividade real que eu fiz numa aula de ciências com alunos de 5to ano então Eh eu forneci Para eles um monte de fotos de animais né Eh a gente tava discutindo critérios a gente já tinha tido uma aula sobre eh sobre categorização de objetos nas quais eles tinham que categorizar objetos criar categorias para objetos sendo mais objetivos possíveis então assim eh ah objetos objetos que eu tenho em casa que eu não tenho em casa é algo super subjetivo objetos que eu gosto objetos que eu não gosto também super subjetivo e tinha Teve um aluno que ele pegou e separou um creme era um creme pro rosto que ele colocou ele criou a categoria eh coisas de mulher que tinha isso e tinha um espelho e aí eu questionei a categoria E virei falando Não mas esse espelho aqui esse creme são meus aí ele ficou em choque assim ele ficou olhando assim ali Ah tá bom então pode ser a categoria produtos de beleza eu falei tá bom pode ser uma categoria produto de beleza que é mais objetivo né não tem a ver com a pessoa que tá usando enfim aí quando eles foram trabalhar com os animais a gente forneceu todos esses animais e eles tinham que separar porque se você pedir pr pra criança de de 10 anos separar os animais em grupos é muito provável que eles separem em grupos de animais feios e animais bonitos animais fofos os animais horríveis animais chatos e animais legais então assim vamos para objetividade essa esse é o objetivo da tarefa e Nossa eu divaguei muito aqui né Desculpa eh além de apresentar os objetivos de uma forma que seja compreensível para todas os alunas e para todos os alunos eh as rubricas são uma estratégia muito interessante rubrica é um instrumento que permite avaliar por meio da observação de evidências os processos e os os produtos realizados pelos estudantes el são esquemas práticos diretos e objetivos que possibilitam avaliação Para aprendizagem são usadas para categorizar e classificar os comportamentos e produtos que se transformam ao longo do processo de ensino e aprendizagem são usadas para promover a transmissão dos resultados ao aluno como uma forma de feedback ou devolutiva de maneira formativa e processual então assim é tanto para você Professor você Professor avaliar quanto pro aluno saber o que tá acontecendo e as rubricas não são gabaritos a rubrica ela não vai te dar ó essa é resposta esperada a rubrica vai te dar essa é sua resposta Essa é a resposta esperada E esses são os passos para você chegar até a resposta esperada então assim é muito mais do que dizer pro aluno você errou é olha na sua resposta tinha esses elementos mas eram esperados esses outros você pode melhorar assim então por meio de uma rubrica o aluno pode olhar para uma correção de uma prova facilita para você na hora de corrigir e facilita pro aluno na hora de olhar para aquela correção e falar tá bom entendi e claro eu tô falando com níveis de autonomia eh eh diferentes a abordagem de uma rubrica pro pra educação infantil é muito diferente a rubrica pode ter lá um um pode ter uma carinha pode ter uma ilustração E aí na hora que a professora senta para dar o feedback ela mostra ah onde que você acha que tá sua resposta sua resposta Você acha que ela tá em que nível o que que faltava para alcançar enfim eh esse grau de de de autonomia que eu tô falando de ler a rubrica e entender tá lá mais pra frente fund de dois ensino médio né então exemplos de rubrica né como que ela é estruturada você tem os critérios que ficam aqui na nessas linhas que são aspectos observáveis o que que dá para ver desse processo de aprendizagem e os níveis de qualidades que vão descrever como que eh esses critérios apareceram na produção do aluno do nível mais baixo pro mais alto eh aqui aliás do mais alto aqui à esquerda pro mais baixo aqui à direita e o título ele pode variar ele pode ser super objetivo atendeu eh suficiente não suficiente plenamente suficiente ele pode estar relacionado a números a uma nota né se se o sistema da escola eh eh exigir ele pode estar associado a uma nota eh ou a números específicos então aqui Exemplo né Eh compartilhar suas ideias o critério compartilhar suas ideias de maneira respeitosa no grupo o aluno que superou as expectativas ele compartilhou suas ideias de maneira respeitosa e incentivou os colegas a compartilhar também E aí o aluno que atendeu as expectativas não mandou bem ali ele compartilhou suas ideias de maneira respeitosa o os alunos o aluno do não era isso desrespeitou os colegas e as ideias apresentadas outros exemplos eh o exemplo da atividade que eu apresentei lá estabelecer os critérios objetivos utilizou características biológicas na classificação utilizou critérios objetivos não era os critérios biológicos mas critérios objetivos ou então utilizou critérios subjetivos então separou os animais em fofos e feios eh quando eu fiz essa aula eu virei pros alunos Fal vou fazer duas listas de animais uma lista de animais fofos jacaré sapo lagartixa barata e e panda aí eles ficaram assim Como assim essa lista não faz sentido e lista de animais feios filhotinho de cachorro e Lontra foca e sei lá raposa enfim aí eles ficaram muito bravos comigo eles ficaram muito bravos comigo como assim você tá faz colocando o sapo na lista dos animais fofos e o e o a raposa na lista dos animais feios e aí eu trouxe a ideia de objetividade de critérios objetivos e subjetivos divaguei de novo nessa atividade porque eu adoro ela gente eh aqui um objetivo que poderia ser paraa educação infantil por exemplo eh o critério é recolher os materiais após atividade e organizá-los nos locais adequados eh superou ob recolhi os materiais e ajudei os meus colegas atendi objetivos recolhi e os materiais da minha estação não atendeu o objetivo não recolhi os materiais da minha estação eh enfim aí eu vou vou passar nesses daqui Ah não a gente tinha até mais um mas tiramos Então quais são as etapas para criar uma rubrica primeiro você tem um ponto de partida o objetivo de aprendizagem você sabe que qual que é o comportamento esperado a partir desse objetivo você identificar Quais são os seus critérios né Como que o que que você vai observar desse objetivo depois você vai identificar os níveis de de qualidade como que esse objetivo pode ser pode aparecer isso pode ser tanto para um comportamento pode ser por uma resposta escrita e aliás para um comportamento é bastante legal porque você pode ao invés de virar pro aluno e falar olha fica quieto ou se comporte de acordo você vai ter que virar e falar olha vira pro aluno Você pode ter uma rubrica na sala na parede da sala fala qual que é o comportamento esperado para esse momento da aula aí aluno vai ler o comportamento que tá lá no critério no nível de qualidade eh como que tá o seu comportamento aqui ele vai ler Como que tá o comportamento dele tá o que que falta então para você chegar do do seu comportamento pro comportamento adequado Ah eu preciso fazer isso você tá promovendo reflexão você tá promovendo metacognição E aí é uma uma estratégia de formação e desenvolvimento de autonomia né E aí para cada nível que você criar você vai descrever de uma forma bem específica e observável o que que aparece então a ideia aqui quando você vai descrever essas expectativas eh tanto as expectativas que foram do Objetivo superado e o objetivo eh o que não não foi atingido é que você tenha aí o piso alto desculpa o teto alto com possibilidade de quem superar superar mesmo e o piso baixo então assim não é eh você não vai estabelecer uma uma meta que os alunos não vão conseguir cumprir Então você tem que nivelar e eh deixar as possibilidades pros diferentes níveis se manifestarem aí nesse processo Beleza eh e aí o que que a gente faz depois da rubrica como que a gente eh eh beleza eu fiz uma rubrica tem uma rubrica ali que eu Serviu de para eu avaliar o aluno se se autoavaliar o aluno tem uma devolutiva da da avaliação Mas que que eu faço depois eh você pode definir caminhos específicos com base no que que o aluno no que que o aluno em Como foi o desempenho do aluno então aqui por exemplo o aluno que que atingiu ou superou você vai apresentar possibilidades de aprofundamento você vai chamar esse para dar monitoria ou suporte pros colegas aqui se ele não atingiu ou Faltou um pouco você vai indicar caminhos de aprendizagem você vai fornecer materiais extras vai convidar o aluno para uma atividade presencial no caso do do virtual aprimorado né que o aluno tá em tá em casa eh as rubricas elas também são estratégias muito boas para usar com jogos ou com experiências gamificadas né que às vezes você tem uma atividade super gamificada super divertida Tá mas e aí onde que tá o processo Às vezes você não consegue obsevar o processo de aprendizagem ali porque é algo muito muito intenso é algo muito eh tem muitos processos mentais acontecendo ali mas aí você pode usar uma rubrica por exemplo para parar e organizar isso o aluno Verificar como ele resolveu o problema o que que era esperado Como que ele foi enfim agora vamos para alguns momentos de considerações finais Estamos chegando ao a etapa final do nosso webinar final se a gente estivesse presencialmente eu ia pedir para vocês fazerem ah Ah eu sempre peço isso e é sempre legal Eh vamos lá então considerações finais eh como que a gente prioriza tarefas a gente falou aqui de um monte de metodologias a gente falou de um monte de de coisas que vocês vão precisar eh estudar que para produzir dar trabalho mas a gente precisa saber como que a gente prioriza né O que que a gente escolhe Tá bom o que que eu vou fazer primeiro eh tem uma Matriz que é bem legal que é a matriz esforço Impacto ela é uma matriz de de tomada de decisão né que você vai separar as tarefas nesses quatro quadrantes aí eh quando você tem uma tarefa que exigir pouco esforço é uma tarefa fácil mas é uma tarefa que vai ter muito Impacto seja no no andamento da aula seja no planejamento seja no na aprendizagem dos alunos se ela é muito fácil tem pouco esforço e tem alto impacto Essa é a tarefa que você vai priorizar são aquelas vitórias rápidas é o que você vai colocar na frente se você tem algo que exige muito esforço mas também tem um alto impacto é um projeto maior é um projeto que precisa ser organizado para você dar conta uma estratégia legal é você quebrar essa tarefa de muito esforço em tarefas menores para você conseguir realizá-las se você tem algo que exige pouco esforço e tem baixo Impacto é uma tarefa simples que tá ali no na sua eh no seu dia a dia vou vou dar um vou dar um exemplo disso daqui e eh o o eu tenho que percebo que o gás da minha casa tá vazando e eu preciso fechar o coisinho do gás que tá vazando o registro do gás é uma tarefa que vai me exigir pouco esforço Mas é uma tarefa que tem alto impacto Então tem que parar tudo e fazer agora uma tarefa que exige muito esforço e tem baixo Impacto Sei lá eu quero trocar o revestimento da parede por um mais bonito que é algo que eu vou pegar e vou fazer manualmente é alo que vai exigir muito esforço e algo que tem baixo Impacto e que são chamadas nessa metodologia aí de das tarefas ingratas né são aqu Nossa eu vou gastar ma energia para fazer isso e não não vai me ajudar em quase nada então tem aí uma forma né de de você priorizar a escolha das tarefas agora gente a gente vai para momento mais lúdico a gente vai para um momento eh eh estamos aí no isolamento social sem quermesse sem não tivemos festa junina esse ano que foi faz do ano de 2020 um dos anos mais tristes né Eh mas temos aí um um bingo você vão poder entrar nesse bingo nesse site bit P ly bar bingo eh vai ser um bingo sobre os conceitos vistos nesse curso eh Então vou pedir para vocês irem clicando e comentem aí se vocês conseguirem eh entrar comentem só para garantir que tá tudo certo todo mundo entrou Beleza eh ah tem algumas pessoas fazendo fazendo uns Ah que pena da hora sempre fazia isso todo final de aula com os meus alunos ou informação de professores falou gente tá acabando aí as pessoas não reag falam gente tá acabando aí as pessoas lamentavam de jeito bem bem como fala bem voluntário Então vamos lá ó vamos pro bingo quem ganhar o Bingo vocês vão ter que ficar atentos eu vou fazer uma leitura de um texto eh e nesse texto eu vou trazer alguns elementos do nosso curso eh para eu vou falar às vezes eu vou falar a palavra literalmente eu vou falar a palavra do jeito que ela tá escrita e às vezes eu vou falar o termo ou a sigla e vocês vão ter que identificar aí na cartela como que tá tudo bem eh só uma dica vocês para preencher vocês podem clicar aí no nos quadrinhos nos quadradinhos aí vai aparecer uma bolinha marcando que você selecionou isso eh só não cliquem em Clear porque se você clicar em Clear vai limpar tudo que tá na na tabela e vocês vão perder o o o que Já marcaram Tá bom então não cliquem em limpar beleza quem ganhar esse bingo vai receber este troféu é um troféu exclusivo para para ess esse bingo aqui ele será enviado para qualquer lugar do Brasil via link ou por e-mail tá bom eh é esse troféu mesmo essa imagem aí do troféu esse JPEG esse conjunto de pixels que formam esse troféu eh quem quiser acessar também o q code eu devia ter passado o q code antes né quem que tiver no celular e quiser usar o CR code eh eu vou abrir aqui o texto e Começarei minha leitura em breve espero que estejam todas prontas e todos prontos vamos ao nosso bingo quando eu começar a ler tava lendo beleza bom Vamos lá gente então esse esse webinar ele fecha o nosso curso de ensino híbrido na prática e a gente quer retomar alguma alumas partes do percurso de Formação informação e troca que a gente teve aqui com vocês no primeiro webinar a gente aprendeu o conceito de ensino híbrido que embora muitas vezes seja associado apenas a mescla de atividades com ou sem tecnologias digitais é muito mais que isso a base do conceito do ensino híbrido tá relacionada à inovação e seus dois tipos de um lado tem as inovações que se sustentam em algo que já existe que são incrementais e do outro as inovações que representam rupturas e consistem em algo novo para que as pessoas possam acolher essas inovações o tempo é um fator ou no meio do caminho entre essas inovações tem as inovações híbridas que trazem elementos de ambas para eh ficar mais fácil de assimilar o exemplo disso é um carro híbrido por exemplo mas aí veio a pandemia e a gente não teve eh não teve tempo para para se adaptar a gente teve uma uma disrupção eh compulsória né a gente não teve tempo para se adaptar então a gente precisa lançar mão dessa inovação que é o ensino híbrido eh o ensino híbrido ele agrega elementos da sala de aula tradicional com elementos da aprendizagem online de modo que as alunas e os alunos tenham possibilidade de escolha quanto ao tempo lugar caminho e ritmo de aprendizagem entre os modelos do ensino híbrido o foco do nosso curso foi o modelo virtual aprimorado que pode contribuir tanto com o momento de exceção pandemia quanto com o que vier depois do retorno à normalidade essa prática consiste em um curso estruturado em um ambiente virtual mas com momentos de encontros presenciais estratégicos em casa o aluno faz as atividades que podem que podem ser ao vivo com todos participando ao mesmo tempo ou atividades que cada um faz no seu tempo para que possamos personalizar o ensino escolhas e adequações nas formas de aprender é essencial que desenvolvamos nos alunos a capacidade de lidar de forma autônoma com a sua rotina realizando as tarefas sua gestão de tarefas e a reflexão sobre o próprio aprendizado depois desse momento de entendimento dos conceitos e práticas tivemos o momento de organização no qual podemos ampliar aprofundar e refletir sobre o Nosso repertório de recursos e estratégias nesse segundo módulo conhecemos uma série de recursos educacionais digitais por meio dos quais podemos com devida atenção aos objetivos e a intencionalidade pedagógica promover interação organizar conteúdos coletar dados e produzir os objetos de aprendizagem eh os objetos de aprendizagem no webinar a gente conversou sobre o potencial de utilizar jogos e sobre como podemos fazer o uso de de elementos como estética narrativa e mecânicas dos jogos para criar experiências mais engajadoras e divertidas vimos também as vantagens de usar modelos e recursos abertos para criar os objetos digitais de aprendizagem de uma forma mais bonita e mais eficaz ainda nesse momento de organização nós falamos sobre a importância de de possibil desculpa a importância de de conhecer as possibilidades do espaço da conexão com a internet e dos dispositivos digitais que a gente tem eh à disposição na escola né durante todo o nosso curso vocês puderam vivenciar algumas das estratégias que a gente ensinou como as pausas para poder pensar no próprio aprendizado as interações na saída de cada encontro quando vocês puderam refletir e sistematizar os aprendizados na nossa terceira etapa do curso o assunto Central foi o planejamento nós vimos uma estratégia de planejamento no qual primeiro definimos o resultado desejado depois as evidências de aprendizagem para só então definir as tarefas avaliativas e as atividades de aprendizagem para definir bons objetivos objetivos de aprendizagem Vimos a taxonomia de blom que distribui processos do pensamento em seis categorias para validar os objetivos definidos conhecemos as metas específicas significativas personalizáveis e evidenciáveis realistas temporiz veis e adequadas após uma discussão sobre o planejamento do tempo e dos espaços de aprendizagem conhecemos a importância de ter um plano para as alunas e os alunos no qual Compartilhamos objetivos objetos de aprendizagem e tarefas tá terminando Será que alguém já já deu bingo aí esse processo de entender organizar e planejar nos trouxe a webinar de implementação no qual vimos uma estratégia para verificar se a clareza acesso Rigor e relevância na atividade produzida e também vimos eh elementos que promovem a a motivação como eh que são pertencimento autonomia competência e significado depois de todo o processo de aprendizagem as rubricas vê como uma ferramenta de avaliação formativa que possibilita cognição e o desenvolvimento da Autonomia beleza acabamos o nosso bingo alguém Bing quero ver no no chat aqui Alguém deu bingo muito bem ó a Rosângela bingo aqui Teve gente que não conseguiu fazer pelo celular mas sem problema gente vocês vão ter acesso a esse texto eh esse texto tá nos materiais extras do curso Vocês conseguem eh acessar essa essa planilha depois essa essa cartela de bingo depois legal Teve gente que Bing aqui Teve gente que não conseguiu acessar É uma pena mas tudo bem gente acho que então ó a gente vai fazer o seguinte como vocês vão ter acesso ao texto vocês podem assistir vocês podem jogar novamente assistir novamente até ganhar ó Ok eh Então vou pedir aí pro pessoal mandar no chat o link bit.li bar trofeo bingo acho que é isso né Deixa Eu Se alm puder conferir aí e mandar no chat eu coloquei o nosso troféu boa Tem bastante gente conseguindo aí então assim eu vou colocar o troféu no chat mas sejam honestas sejam honestos vocês só só baixem o troféu se vocês realmente ganharem o Bingo tá se vocês acabou o texto e vocês não conseguiram completar passem o texto novamente porque todas as palavras do bingo estão nesse texto Ok Bora lá eh bom agora queria que vocês voltassem lá né pro momento de metacognição pro momento de eh que a gente começou lá que vocês elencaram o que vocês aprenderam eu queria que vocês pensarem eh pensassem O que que tá faltando o que que tá faltando para vocês implementarem o ensino híbrido com tranquilidade implementarem com com segurança eh e que vocês façam aí o meio que um planejamento reverso do que ah tá faltando eu aprender sobre um recurso digital tal tá faltando sobre eu aprender sobre a rotação por Estações tá faltando aprender mais sobre rubricas então Qual que é o objetivo pensar num objetivo e eh tá aprendendo então seu objetivo é aplicar rubricas no no nas minhas aulas Então quero que vocês pensem no que tá faltando para vocês traçarem esse plano né depois do curso Então qual que a evidência de que você conseguiu esse aprendizado que tarefa você pode fazer para ver se você aprendeu E como que você vai eh buscar esse essa aprendizagem pode ser assistindo novamente o vídeo pode ser acessando a material do ebook pode ser correndo atrás das referências que a gente passou jogando e Eh esses termos aí Numa pesquisa e e e buscando boas referências enfim agora a gente vai para o nosso bilhete de saída eh a gente vai pro nosso bilhete de saída que eh tem as seguintes perguntas a seguinte pergunta né né quais os aprendizados desse curso você pretende pôr em prática o que assim o que vier e não vale a resposta tudo que é aquela resposta que é legal mas ela não não não traz muita informação Ah eu gostei mais disso quero aplicar isso então e se vocês tiverem de colocar al uma coluna sinta-se à vontade para compartilhar alguma coisa que vocês que vocês criaram ou ou compartilhar o mapa mental de vocês ou compartilhar algum alguma criação de vocês durante o Ah eu fiz esse flipt eu fiz isso daqui que eu queria compartilhar com os meus colegas Tá bom vou dar um tempinho para vocês entrarem aqui para vocês responderem enquanto isso eu vou dando uma olhada se tem dúvidas vou deixar esse material aqui e vou dar uma olhada se tem dúvidas tudo bem tão aparecendo algumas dúvidas sobre rubricas aqui eh bom eh rolou uma pergunta aqui de conto e reconto não não tá com o nome eh que perguntou se na educação infantil A rubrica pode ser feita eh por meio de Carinhas das emoções pode ser é legal colocar eh que isso seja comunicado né que quando você tá fazendo o retorno da rubrica você conte pro aluno O que que significa essa carinha né carinha feliz significa Ah você ajudou seus colegas você mexeu Você guardou seu material você eh se comportou bem você eh se dedicou à atividade como deveria enfim a obric ela pode ser sim eh comunicada por meio de Carinhas Mas é interessante que além da carinha que é o que vai que que vai mostrar pro aluno a forma do aluno interagir você tenha também de escrito para você e pra família né para comunicar esses resultados e para você saber o que tá acontecendo Então legal pensar essa rubrica em duas camadas aí uma camada que você vai ler uma camada que o aluno vai ler que aí pode ser mais simplificada pode ser mais lúdica pode ser cartoonizado enfim a rubrica ela é escrita perguntaram aqui que também a rubrica ela é por Essência escrita porque ela tem a dos critérios né Eh perguntaram se as ferramentas sugeridas do uton test que as outras os alunos podem quais os alunos podem acessar com abrir com facilidade no celular oon test que ele funciona ele é gratuito para Android e para iOS eh o sing link também acho que vou ter que voltar nesses slides para lembrar quais a gente mostrou só um segundo chegando tô chegando aqui o book Creator ele funciona em iPad não funciona em celular oing se eu não me engano ele funciona bem em em celular também flipt aquele ele funciona mas ele é pr edição ele você trabalha com a edição são de planilhas para acessar então por exemplo o acessar o o objeto de aprendizagem que foi produzido é super tranquilo de usar por aqui e o aluno você Compartilha o link e o aluno entra o canva os alunos conseguem usar no celular ele funciona bem Tem bastante tutorial legal e os jogos do educ Play também podem ser jogados por celular tá bom eh e aí tem uma pergunta da Maria Augusta a sugestão então é criar um quadro de rubrica para cada área do conhecimento e para cada objeto do conhecimento eh mais mais do que isso Maria Augusta quando você for criar uma atividade avaliativa eh ou uma aula na qual você vai observar alguma coisa eh cada critério cada cada objetivo de aprendizagem ele tá separado em critérios observáveis ali né então Eh você tem uma rubrica para cada critério não é legal você colocar muitas então assim ah eu tenho uma prova eu tenho uma uma aula de resolução de problemas que eu tenho 16 critérios não porque você não consegue Observar isso tudo então coloca lá dois quatro critérios no máximo por aula ou por atividade que é o que você vai conseguir observar então é importante eh garantir esse esse foco aí beleza então não temos mais dúvidas pro momento eh beleza gente agora nós temos uma convidada representante da fundação da fundação arcel mital a Catarina Lutero que vai entrar e dar uma palavrinha com a gente aqui na finalização desse curso seja bem-vinda Catarina tô ahar não chegou recebi aqui da produção aqui ó Catarina ainda não chegou então vamos eh Rever aqui o que que a gente viu hoje a gente retomou as ferramentas digitais para produção de hodas eh conversamos sobre princípios de design naquela simulação do Design instrucional né do tsuru falamos sobre eh fatores para motivação modelo Pax falamos sobre as estruturas eh para para você verificar a a a qualidade das atividades elaboradas o modelo da verificação Car por exemplo eh vimos Como apresentar os objetivos de esperados objetivos de excelência na na hora de avaliar e na hora de apresentar as atividades a gente viu as rubricas que são eh os exemplos as etapas de a gente viu o que são as as rubricas exemplos de rubricas e formas de criar as rubricas e conversamos sobre também a CR esforço Impacto e também fechamos aí numa sistematização de mapa mental agora os próximos passos a gente os próximos passos vão ser preencher a avaliação desse webinar realizar atividade prática não vocês acham que não tem atividade prática no ambiente do curso mas no ebook tem algumas recomendações mais práticas e vamos estruturar aí os próximos passos em relação ao como vocês vão continuar aprendizagem e implementar e a ideia é que a gente troque esse tempo todo né então troque Converse com seus colegas ensine o que vocês aprenderam aqui a gente tem o link para avaliação do webinar eu vou voltar um pouquinho aqui porque a nossa convidada catar Lutero vai ela é analista de projetos da fundação e ela vai conversar um pouquinho com a gente agora antes da avaliação seja bem-vinda Catarina Obrigada vor Bom dia a todos tudo bem tudo certo todos me ouvem sim eu tô te ouvindo eu tô te ouvindo muito bem então ótimo gente é um prazer estar com vocês no encerramento desse webinar desse curso de ensino híbrido na prática é uma satisfação imensa estar com vocês durante mais essa formação com a sincroniza somos muito gratos pelo Vítor pela sua participação pela participação da Ana Paula manzali de toda a equipe da sincroniza estamos imensamente satisfeitos com esse Impacto nas 12 redes municipais de educação que participaram eh queremos agradecer pela confiança dos professores dos gestores escolares quando Nós escolhemos participar de mais esse projeto a gente sabia que seria um desafio imenso né Nós estávamos tocando num assunto muito sensível a todos há uma expectativa imensa em relação ao impacto do curso a aplicabilidade né em facilitar e qualificar a implementação do ensino híbrido e trazer uma luz enfim para esse dilema que nós estamos enfrentando aí nesses últimos 8 meses a uma ansiedade Geral de toda a sociedade brasileira né em relação a esse retorno às aulas para que a gente pudesse voltar aí de uma maneira mais segura para todos principalmente paraos professores para as crianças espero que vocês tenham aproveitado essa oportunidade né E dizer paraa Fundação aela orbital e para cela orbital Brasil a nossa satisfação em ter todos vocês conosco tá minha meu agradecimento meu reconhecimento ao esforço de vocês que a gente sabe que não é fácil conciliar mais um compromisso aí durante a semana e a gente Manteve uma audiência muito muito muito boa nos cursos todos muitos professores participando contribuindo né isso paraa gente é uma satisfação imensa a fundação eel orbital Nós somos parceiros de vocês na construção dessas soluções na mitigação desse Impacto negativo e contem sempre conosco né Espero que no próximo ano estejamos aí todos juntos de novo né trazendo novos projetos implementando os projetos presenciais Quem sabe a gente consegue tomar com as atividades de uma maneira ainda melhor do que era no passado muito obrigada a vocês muito obrigada a sincroniza obrigada Bruna Obrigada Vittor um abraço bom dia a todos um abraço bom dia gente então fechando o o nosso webinar tão aqui as nossas referências eh para quem quiser encontrar me encontrar nas redes sociais saber um pouco mais sobre o que eu tenho postado eh @ ifaa eh eu costumo postar lá sobre jogos metodologias ativas então Eh Me sigam lá Foi muito legal Foi muito bom est com vocês esses dois encontros aqui agradeço aí as trocas o aprendizado e é um prazer ó terminamos aqui com 1 minuto e eh com 2 minutos de lambuja a gente sempre sempre termina correndo terminamos com 1 minuto e meio de lambuja agora beleza gente foi um prazer tchau tchau um abraço i
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