Licenciatura em Educação Especial – Universidade Aberta do Brasil/Universidade Federal de Santa Maria.

By | 15/06/2024


Introdução

Bom dia a todos! Hoje, apesar de ser dia 16 de julho de 2015, estou aqui para compartilhar algumas informações importantes. Estamos nos preparando para iniciar o segundo semestre a partir do dia 10 de agosto, com aulas disponíveis na plataforma Moodle para facilitar o acesso à disciplina de Psicologia da Educação 4. Nesse texto, vou apresentar sucintamente quatro teorias que serão desenvolvidas e discutidas ao longo do semestre. Espero que todos se engajem nessas reflexões e contribuam ativamente para nosso aprendizado.

Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner

A primeira teoria que apresentarei é a Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner. Gardner questiona a avaliação tradicional da inteligência por meio de testes padronizados, como o teste de QI, e propõe uma visão mais ampla. Ele identifica nove tipos diferentes de inteligência, indo além das habilidades linguísticas e lógico-matemáticas. Gardner destaca a importância de reconhecer e valorizar a diversidade de habilidades e potenciais em cada indivíduo.

Modificabilidade Cognitiva Estrutural de Reuven Feuerstein

A segunda teoria em destaque é a Modificabilidade Cognitiva Estrutural de Reuven Feuerstein. Feuerstein desenvolveu um método inovador para avaliar e promover a aprendizagem, focando nas dificuldades de cada aluno e nas condições necessárias para seu desenvolvimento. Sua abordagem inclui o uso de jogos e interações sociais para potencializar o processo de ensino e aprendizagem

Concepção Biológica da Cognição de Humberto Maturana

Uma teoria que merece nossa atenção é a Concepção Biológica da Cognição de Humberto Maturana. Maturana, psicólogo e biólogo chileno, investiga a relação entre biologia e linguagem no processo de aprendizagem, tanto em crianças típicas quanto em crianças com dificuldades. Sua abordagem amplia nossa compreensão da cognição e do desenvolvimento humano, destacando a importância da interação entre organismo e ambiente.

Teoria Ecológica de Desenvolvimento Humano de Urie Bronfenbrenner

Por fim, a Teoria Ecológica de Desenvolvimento Humano de Urie Bronfenbrenner oferece uma perspectiva abrangente sobre o desenvolvimento humano. Bronfenbrenner concebe o ser humano como parte de diversos sistemas interconectados, que vão desde a família até as instâncias mais amplas da sociedade. Ele destaca a importância da interação entre esses sistemas para a formação da identidade e o desenvolvimento de cada indivíduo.

Ao longo do semestre, teremos a oportunidade de explorar essas teorias em detalhes, refletir sobre sua relevância para a prática pedagógica e discutir suas implicações na promoção de uma educação inclusiva e significativa. Espero que todos se engajem nessa jornada de conhecimento e compartilhem suas ideias e experiências para enriquecer nosso aprendizado. Até breve e vamos juntos construir uma educação mais inclusiva e acessível para todos.

Licenciatura em Educação Especial: saiba tudo sobre o curso oferecido pela UAB/UFSM

A Licenciatura em Educação Especial, oferecida pela Universidade Aberta do Brasil (UAB) em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), é uma grande oportunidade para aqueles que desejam se especializar no atendimento a pessoas com deficiência. Se você tem interesse em atuar nessa área, continue lendo para saber mais sobre o curso e como ele pode contribuir para a sua formação profissional.

## Sobre a UAB/UFSM

A UAB é um sistema integrado por universidades públicas que oferecem cursos de nível superior para a população que não tem acesso a instituições de ensino presencial. Já a UFSM é uma universidade pública reconhecida pela qualidade de seus cursos e pela sua infraestrutura. A parceria entre essas instituições permite que a Licenciatura em Educação Especial seja oferecida de forma gratuita e com a mesma qualidade dos cursos presenciais.

### Estrutura do curso

O curso de Licenciatura em Educação Especial tem uma duração média de quatro anos e é composto por disciplinas teóricas e práticas que abordam temas como inclusão escolar, neurociência, tecnologias assistivas, entre outros. Além disso, os estudantes também realizam estágios obrigatórios em escolas e instituições que atendem pessoas com deficiência, o que possibilita uma formação mais completa e a inserção no mercado de trabalho.

### Mercado de trabalho

Com a crescente demanda por profissionais qualificados na área da Educação Especial, os formados nesse curso têm boas oportunidades no mercado de trabalho. Eles podem atuar em escolas regulares, atendendo alunos com necessidades especiais, em instituições de ensino especializado, em centros de reabilitação, entre outros. Além disso, também é possível seguir carreira acadêmica, atuando como pesquisador na área.

### Como ingressar

Para ingressar na Licenciatura em Educação Especial, é necessário participar do processo seletivo da UAB/UFSM, que geralmente acontece uma vez ao ano. Os candidatos devem preencher os pré-requisitos estabelecidos e passar por uma prova de conhecimentos gerais. É importante ficar atento aos prazos e às informações divulgadas pela instituição para garantir a sua vaga no curso.

Ao concluir a Licenciatura em Educação Especial, os profissionais estão aptos a trabalhar de forma ética e comprometida na promoção da inclusão e no atendimento de pessoas com deficiência. Se você tem interesse nessa área e deseja fazer a diferença na vida de muitas pessoas, não perca a oportunidade de se inscrever nesse curso tão importante e necessário.

A importância da Licenciatura em Educação Especial – UAB/UFSM

A Licenciatura em Educação Especial oferecida pela UAB/UFSM é de extrema importância para a formação de profissionais qualificados e aptos a atuar na inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. O curso proporciona aos estudantes conhecimentos teóricos e práticos, capacitando-os para promover uma educação mais inclusiva e igualitária.

O papel do profissional formado em Educação Especial

O profissional formado em Educação Especial pela UAB/UFSM possui a responsabilidade de atuar de forma ética, comprometida e sensível às particularidades de cada aluno. É fundamental que esse profissional esteja sempre em constante atualização, buscando novas estratégias e práticas pedagógicas que contribuam para o desenvolvimento pleno de seus alunos.

O impacto da formação em Educação Especial na sociedade

A formação em Educação Especial impacta diretamente na construção de uma sociedade mais inclusiva e justa. Profissionais capacitados são essenciais para garantir o acesso de todos os alunos à educação de qualidade, independentemente de suas diferenças. A Licenciatura em Educação Especial da UAB/UFSM contribui para a formação de uma sociedade mais igualitária e empática.

Importância da Licenciatura em Educação Especial para uma sociedade inclusiva e igualitária

Em suma, a Licenciatura em Educação Especial oferecida pela UAB/UFSM desempenha um papel fundamental na formação de profissionais comprometidos com a inclusão e na promoção de uma sociedade mais igualitária. A qualificação desses profissionais é essencial para garantir o acesso à educação de qualidade a todos os alunos, contribuindo para a construção de um mundo mais justo e inclusivo.

Fonte Consultada: Texto gerado a partir do Vídeo https://www.youtube.com/watch?v=M4FvVSZPJzU do Canal NTE UFSM – UAB .