Live 01 – Monitoramento do Programa Educação Conectada.

By | 20/04/2025


Reescreva esse texto Boa tarde galera sejam todos bem-vindos à nossa primeira Live de 2021 sobre o programa educação conectada eh já já vou chamar nossos amigos aí nossos colegas das outras regiões os coordenadores regionais o Álvaro do MEC que vai estar com a gente aqui desde o início também Desse nosso bate-papo o tema de hoje é monitoramento do paf monitoramento do programa educação conectada monitoramento do paf eh para quem não me conhece meu nome é Josemar do Nascimento Sou coordenador aqui do da região sul do programa educação conectada eh e eh fui coordenador do Estado do Paraná também coordenador Regional e atualmente tô como coordenador da região sul aqui ã vou chamar aqui paraa nossa pro nosso bate-papo Então os nossos colegas o Ricardo a Mayara coordenadores da região eh das outras regiões aí daí eles já vão se apresentar aí para vocês eh para que vocês também os conheçam né Tá certo aí a Sudeste mesmo né Mayara eu fiquei na dúvida ali entre você e a Leila certinho Boa tarde pessoal posso começar pode começar Obrigada boa tarde a todos sejam todos bem-vindos meu nome é Maiara eu estou aqui representando a coordenação da região Sudeste nos estados de Minas Rio São Paulo e Espírito Santo e também a pedido da Geni que é a nossa colega coordenadora da Regional Nordeste a Geni tá com um problema familiar de de saúde Então ela pediu que eu abraçasse também ao pessoal da região Nordeste que está conosco queria aproveitar a oportunidade para agradecer aos colegas e para agradecer também ao pessoal do MEC ao pessoal da onim especialmente a onim Minas Gerais que é o estado onde eu trabalho a professora Sueli a Denise o nosso Presidente e toda a equipe e ao pessoal do MEC pela oportunidade de nos dar né Essa tarde de tirar dúvidas especialmente né Josemar o pessoal tá com bastante e eh perguntas a gente conseguiu fazer apuração do que é o que tá pegando em mais intensidade então eu espero que essa essa tarde seja muito proveitosa em nome de quem eu cumprimento também todos os estados do Brasil sejam todos bem-vindos muito obrigado pela presença beleza Mayara acabou de entrar aqui também a Leila da região centro-oeste já já ela fala também Ricardo que chegou primeiro fala primeiro Ricardo Olá a todos muito boa tarde é um prazer imenso revê os colegas né da coordenação do educação conectada agradecer primeiramente né pessoal o pai celestial ele que permite que tudo isso venha acontecer quero agradecer a presença né de cada um de vocês tá eh para quem ainda não me conhece meu nome é Ricardo Batista Estou como coordenador Regional Norte tá do programa educação conectada tenho sobre minha responsabilidade n sete estados da região norte fu iniciei no programa em em meados de 2017 como coordenador Estadual pelo Estado do Pará e hoje nós estamos aqui assumindo essa árdua missão porém bastante gratificante né como coordenador Regional Norte espero contribuir aqui com todos vocês tá abordar a questão do monitoramento no qual vai ser abordado agora tá e agradecer também aí a presença de todos no chat né já tá bombando aí o chat muita muita gente muitas perguntas a gente vai tentar o máximo pessoal filtrar as perguntas de vocês Infelizmente a gente sabe que não vai dar para responder a todas Mas aquelas que a gente vê com maior frequência a gente vai procurar responder eh sempre que possível Tá bom então sejam todos bem-vindos eh com você aí Leila isso aí Boa tarde a todos eh a não posso dizer aqueles que não me conhecem né na verdade eu sou novata né Estou no progr há pouco tempo né Eh sou a Leila aqui da região centro-oeste representando os estados de Goiás Mato Grosso e Mato Grosso do Sul estamos aqui para contribuir com vocês nessa tarde tirar as dúvidas para que a gente possa eh ter esse monitoramento de uma forma bem tranquila estamos aqui à disposição para contribuir com todos obrigada um prazer est com vocês eh obrigada a todos que estão participando das nossas dos nossos estados aqui da região centro-oeste Espero que tenhamos uma tarde bem proveitosa de trabalho beleza dando continuidade eu chamo também aqui o Álvaro né o nosso coordenador lá da cgti do Ministério da Educação ele vai est eh daqui a pouco fazendo uma apresentação dele aqui também mas agora ele vai dar só a boa tarde dele aqui pra gente Álvaro contigo boa tarde a todos eh é um prazer est falando com todos os amigos que contribuem para o nosso programa de inovação e educação conectada que agora virou política né a partir do dia 1eo de Julho eh agradecer também a oportunidade de est falando eh eh dos dos novos detalhes né do do programa agora para 2021 e eh nem me apresentei Estou como Coordenador Geral de tecnologia e inovação da Seb desde fevereiro deste ano e contto com apoio de todos vocês principalmente dos Regionais dos coordenadores estaduais dos articul municipais para que a gente possa eh tá ampliando esse essa esse suporte né às escolas para que a gente possa eh levar todo tentar atender né nessa nessa difícil missão de de conectar todas as escolas do país e agradeço a oportunidade de estar falando um pouquinho para vocês tá Um abraço um abraço Álvaro bom vou tirar todo mundo aqui rapidinho eh e e vamos já já eh organizarmos aqui para iniciarmos as apresentações sobre cada uma desses desses tópicos que a gente precisa avançar tem muita gente perguntando muita coisa aqui no chat e aos pouquinhos a gente vai tentar responder todo mundo aqui eh gradativamente bom pessoal eh o tema tirei eu mesmo aqui só um segundinho eh o tema hoje aqui é o monitoramento do programa educação conectada né as perguntas aí tem perguntas de vários temas aí Mas não tem problema a gente vai trazer uma uma prévia de resposta de todos esses temas para vocês tá daqui a pouquinho entra a Ana Carolina Ela ela tá em reunião agora até às 17 então mais pro final da nossa Live ela vai entrar aí com a gente e vai poder contribuir também esclarecendo dúvidas de todos vocês bom ah nossa programação aqui eu vou tentar deixar ela mais clara possível para vocês a gente tem vários tópicos pra gente abordar aqui hoje então eu vou só relatar aqui o primeiro passo aqui nossos colegas aí já se apresentaram o Álvaro vai fazer uma apresentação rápida aqui sobre o programa educação conectada é o primeiro item eh da nossa pauta de hoje então eu já vou trazer ele aqui ele vai fazer uma apresentação uma explanação mais Ampla sobre o programa educação conectada para todos vocês tá e eh eh esta esta esse momento né do do programa essa etapa do programa é um start para tudo que vai acontecer no programa nos próximos e meses aí nas próximas semanas inclusive né Tem muita coisa para fazer nas próximos dias aí tá pessoal então fiquem atentos aí o Álvaro vai entrar aqui agora então eu já vou carregar a apresentação dele aqui para que vocês possam estar contribuindo Álvaro eu já tô abrindo a tua apresentação aqui para ti tá bom primeiro tópico é teu aqui já já eu retomo aqui se quiser ir fazendo a sua abertura aí eu já abro a apresentação na sequência tá bom ok pessoal boa tarde a todos eh gostaria de falar um pouquinho de como está eh a gente vem trabalhando como eu disse desde fevereiro Né desde a minha chegada e a nossa diretora Ana Caroline já já tentando e eh deixar tudo mais claro né através do de de conversas com com a nossa área de TI para que a gente possa eh eh deixar os sistemas redondos né Essas conversas começaram no final do ano passado tá com a área de TI e só agora a gente tá conseguindo disponibilizar os sistemas né Para que que todos vocês possam eh eh eh entrar e fazer o preenchimento o monitoramento todas as questões eh eh dentro do tanto do cimec quanto do pdde interativo eh eu vou falar um pouquinho do do educação conectada para vocês só não não é nada demorado tá eu são oito ou nove slides aqui na apresentação só para vocês entenderem como como a gente tá pensando em para para poder e eh tocar o educação conectada nesse agora em 2021 tá você consegue já já tá a apresentação aí josem um minutinho aqui Álvaro tô carregando aqui para ti tá não tô fazendo o download dela do downlo que ela é um pouco pouco grande tudo bem isso o arquivo é um pouco grande mas já já eu tô compartilhando com a galera aí tá bom Tudo bem sem problema só eh eh gostaria de ressaltar com vocês que eh eh como essas entregas pela pela fábrica de software do do Ministério da Educação estão saindo eh muito próximas umas das outras né Eu gostaria de de de pedir também a colaboração de vocês porque Vão chegar muitas demandas devem chegar muitas demandas por conta de é assim é com qualquer sistema a gente tá vendo muito também na na na questão do aqui em Brasília principalmente na questão do agendamento para paraa vacina né então a gente que trabalha com sistema sabe que quando a gente tem muitos acessos simultâneos né muita gente tentando acessar o sistema na mesma hora e a tendência dos sistemas é é ficarem lentos né e e até às vezes não não disponibilizar o acesso Então eu queria pedir para vocês eh eh um pouco de paciência se vocês acessarem o sistema ou pela manhã ou pela tarde e o sistema não tiver abrindo ou tiver com algum tipo de lentidão Eu só peço um pouco de de de da colaboração de vocês para passarem pros diretores das escolas pros secretários de educação né para eles terem um pouco de paciência para eles tentarem Daqui a uns 10 15 minutinhos e tal para que a gente possa e eh para que eles não deixem de de realizar as ações que T que ser feitas para para poder participar do do programa né eu falo programa mas hoje é política então eu ainda como é bem recente eu ainda todo mundo aqui tá se adaptando né à política e houve na na questão da da da sanção da da da política né da lei 14180 da política de inovação e educação conectada a única mudança e eh mais clara é a questão que como p o programa de educação conectada era apenas de 2017 a 2024 né com a política sancionada a gente eh consegue e eh deixar o o o repasse de recursos para pras escolas né h de eterno né então enquanto a gente tiver orçamento direcionado para dentro do Ministério da Educação dentro da C dentro do programa da política a gente consegue est disponibilizando paraas escolas esse apoio tá a gente sabe que o apoio é não é o o ideal né a gente a gente sabe que que tecnologia hoje os valores são bem elevados mas a gente a gente eh eh faz o o que a gente tem de orçamento né a gente procura e e esse ano em 2021 a gente tá tá com a previsão que a gente consiga executar todo ou quase todo o orçamento que a gente tem disponível para paraas ações de 2021 tá então tô vendo a apresentação aí Josemar a apresentação Vou passar bem rápida tá pode passar o slide por favor eh como eu disse né A Lei e eh não veio para derrubar o decreto mas veio para para regulamentar de uma forma mais Ampla né a política de inovação e educação conectada como é que funciona o como é que funcionava até 2020 e e e a gente tá tá melhorando a questão da entrega eh era aberto no cimec né a a a a opção paraas pras escolas eh eh pras redes de ensino indicá as escolas que vão participar do do do programa as escolas lá no pdde Interativo faziam adesão né Então na verdade hoje seria só a questão da da confirmação das que que participarão a gente tá pensando em atender nesse nesse ano 104.000 escolas que já participaram eh os 3S anos né de programa 18 19 20 ou participar para em um ano e por por algum motivo no nos outros anos não participaram então a gente quer atender todo mundo que já participou do programa né neste ano e a partir do ano que vem a gente conseguir ampliar a gente conseguiu eh eh recursos da União para que que a gente atenda essas 104.000 escolas que já participaram Em algum momento e a a gente entende que eh eh a gente pretende chegar até no no no orçamento total ou até muito próximo de disso para que a gente consiga eh eh eh atender o objetivo né que é que é universalizar a a conectividade em todas as escolas públicas né do país e utilizar e fomentar a o uso das tecnologias uso pedagógico das tecnologias na na Educação Básica tá então pode passar mais um slide por favor josem hoje a gente tá pensando eh já já enviamos a a minuta da portaria para para conjur né Estamos aguardando o retorno agora eh referente aos critérios de elegibilidade né são o que a gente tá pensando é que a escola ela tem que tá ativa eh é o mínimo possuir rede elétrica né a gente sabe que tem algumas escolas que não possuem rede elétrica ainda no país eh tem que ter pelo menos uma matrícula né registrada na escola né de algum aluno e contar com uma ue própria né Eh essa questão da oex é é bastante importante porque é através da oex que que as escolas vão vão eh poder receber o recurso e vão poder também prestar contas junto ao fnd Tá bom então aí pode passar mais um slide por favor eh ainda dentro dos critérios né da portaria que a gente tá aguardando a a a homologação agora eh a secretaria de educação dos Estados municípios Distrito Federal e que atendo esses critérios anteriores de elegibilidade vão ter que eh como nos anos anteriores né fazer a elaboração do paf que é o plano de aplicação financeira vão ter que fazer também um diagnóstico tá que vai ser feito vai ser aberto a gente tá com com um prazo aí da da da ti que provavelmente vamos ver se a gente consegue até semana que vem tá disponibilizando isso para vocês esse diagnóstico vai ser feito eh eh ele vai ser iniciado dentro do pdd interativo e no final dele lá na na na conectividade das escolas vai ter uma opção lá que é guia edutec quando o usuário clicar nesse nesse link do guia e do tec ele vai ser direcionado para dentro do site do CIEB onde ele vai responder o questionário referente à adoção de tecnologias e a partir disso ele retorna eh eh para finalizou lá o preenchimento ele retorna para o pdde interativo para finalizar o o o diagnóstico Ok então vou dar uma visão aqui pode passar o próximo arquivo hoje a gente tem eh 74% das escolas públicas da da de C quase 138.000 escolas eh com acesso à internet e 26% não tá quando eu falo acesso à internet eu não tô entrando no mérito da qualidade da internet e sim que tem algum tipo de acesso né são os dados que a gente tem hoje pode passar mais um aí por favor eh dentro aí aqui já uma análise mais criteriosa da qualidade da internet né a gente tem 83 mais de quase 84.000 escolas com banda larga de internet que isso é é uma conexão melhor né de de de velocidade internet eh 19338 não tem nenhuma internet né seja ela ou banda larga ou uma internet comum e 35.000 mais de 35.000 escolas a gente tem eh eh internet mas não tem banda larga de internet então além das 19.000 que a gente tem que chegar com a banda larga a gente quer também atender essas 35.000 escolas melhorando a qualidade de internet tá aqui é uma passada rápida das quatro dimensões do PC né a visão que que é baseada na no no na na meta 7.5 do do pne né que é eh 85% dos jovens matriculados em todo o país até 2024 na na questão de Formação eh pode passar mais um que fica mais fácil de para pra gente poder explicar por favor é a questão de recursos educacionais digitais né hoje a gente tem a plataforma mhe com mais de 321.000 cursos educacionais digitais disponíveis na plataforma servem para professores servem para para alunos e para para toda a a comunidade em volta da escola né Para que eh eh eh possa utilizar utilizar todos esses recursos né esses recursos educacionais digitais temos também a questão do PNLD digital na questão de formação de professores a plataforma vamec que durante a pandemia teve eh estrondoso crescimento no número de acessos né a gente tá hoje tô beirando os 2 milhões de cursistas cadastrados na plataforma até uma uma sugestão para vocês que possam acessar a plataforma avamec tem cursos de todas todas as áreas né Eh eh para pros professores paraa qualificação de professores onde os articuladores também já já já utilizam a plataforma para fazer os cursos né referente ao PC e na questão de infraestrutura a gente tem a conectividade né através de de recebimentos do pdde e a infraestrutura eh também temos o par né que onde os entes planejam né por 4 anos plano plurianual e eh todas as ações de de de equipamento de ti através de emendas parlamentares também podem ser adquiridos então eh não só o pdd mas também o par tá disponível para que que os entes possam eh eh melhorar a adoção de tecnologias né para PR pras escolas pode passar mais um por favor aqui só um quadro bem rápido de de todos os investimentos né feitos em em de 2018 a 2020 né plataforma as plataformas do MEC mais de 6 milhões os três programas que nós temos que é o norte nordeste e o amazonia conectada né E já cada um Norte com s mais de 7 milhões 700 ass em repasse para a gente fazer melhoria na na conectividade subfluvial né que passa no leito dos rios tanto o norte quanto o o Amazônia conectada eh temos também a parceria com o mctic para instalação da das Antenas satelitais que que entregam até 10 m de velocidade de internet principalmente paraas escolas rurais eh já passamos esse valor tá um pouquinho desatualizado já passamos mais de 359 milhões através do programa de dinheiro direto na escola para para ajudar a a a conectividade nas escolas e a chamada temos uma uma um projeto piloto também com BNDS com seis territórios eh eh e duas cidades em cada território recebendo eh eh conectividade eh equipamentos algumas dessas escolas não são todas mas eh já passam mais de 21 milhões para eles para eles poderem e a gente vem acompanhando junto com eles para que eh eh todos os os percalços que eles eles tenham nessa implantação a gente traz pra gente pra gente eh eh não não passar por isso né quando a gente fala na na política em âmbito nacional centro Nacional de mídias bolsa para e as bolsas para os articuladores né então pode passar mais um por favor não é isso mesmo eh então assim eu eu reduzi muito apresentação tá para não tomar o tempo de vocês aqui porque hoje a gente tá tá querendo falar mais do monitoramento né que E aí na medida que vai surgindo as dúvidas a gente vai na medida do possível a gente vai atendendo todos vocês tá obrigado jza Álvaro beleza Álvaro bom eh essa foi uma introdução do Álvaro aí sobre o programa uma explanação geral da da quantidade de recursos que foram gastos no programa aí nos últimos dias né Eh antes da gente continuar aqui eu só vou dar um um boa tarde para Carol aqui Carol Ana Carolina lá do MEC deixa eu adicionar ela aqui na sala se quiser dar um oi dar um oi para eles pr pra galera aqui Ana Oi gente boa tarde é um prazer estar com vocês aqui muito obrigada aí pela oportunidade e eu vou tá acompanhando o webinário mais pro finalzinho a gente vai falar um pouquinho dos próximos passos e é isso Conte conosco aqui viu Gostei da apresentação do Álvaro semana que vem a gente tem outro webinário também para falar um pouquinho mais do programa e é isso obada valeu até daqui a pouco Ana é tchau tchau bom Álvaro Então deixa eu tirar o Álvaro aqui o Álvaro vai continuar com a gente aqui mais um tempinho E aí eu vou a gente vai partir pro primeiro eh pro próximo tópico aqui da Nosso bate-papo pessoal bom eh além do do do Álvaro fazer essa introdução agora eu vou falar com vocês um pouquinho eu vou mostrar um pouquinho para vocês aqui sobre o monitoramento em si tá então o que que nós vamos falar um pouquinho hoje aqui a gente vai eu vou abrir o o pdd aqui com vocês vou fazer uma uma um acesso ao pdd interativo vou seguir o passo a passo do questionário né eu pedir autorização para umas para algumas diretoras que daqui a pouquinho eu vou citar os nomes delas aí que contribuíram aí cederam os seus acessos para que eu pudesse mostrar exatamente como funciona um ambiente e os probleminhas que vocês podem ter também né Então as dúvidas que vocês possam ter sobre o monitoramento do paf então o primeiro primeiro passo aqui né para quem não se lembra lembra para fazer o monitoramento do paf você tem que acessar o pdde Então deixa eu carregar ele aqui ah só um segundinho e compartilhar ele para vocês aqui vamos lá compartilhando aqui com vocês muito bem então Vou partilhar com vocês aqui a tela do pdd interativo tá carregando aqui no meu computador é essa telinha do pdde é a telinha nova do pdde então eh não estranhe aí né que ela tá um pouquinho diferente tem algumas características técnicas aqui uns pequenos bugs que a gente já conversou com o Ministério da Educação eles estão providenciando as correções aí né para tornar o acesso de vocês mais tranquilo eh eu vou pegar tô pegando aqui o usuário e senha aqui da diretora que nos eh cedeu o espaço né ã só segundinho vamos lá então o acesso eh a professora Cidinha eh a Maria Aparecida lá de Jacarezinho eh elas ela é a diretora dessa escola e ela já finalizou o monitoramento Jacarezinho inclusive já finalizou 100% das escolas lá do município com o monitoramento concluído H E essa escola aqui é um exemplo de uma escola né uma escola em que ela vai ter todas as alternativas para responder como é que eu chego aqui para fazer o monitoramento do educação conectada em anos anteriores o monitoramento ele ficava dentro do módulo educação conectada Então você acessava módulo educação conectada achava o ano em que você estava fazendo né e fazia o monitoramento esse ano o monitoramento não é feito nesse espaço ele é feito naquela tela anterior que a gente estava ali que é do gestão escolar pdde interativo então tem muita gente dando bug na hora que entra aqui para fazer o monitoramento porque ele entra no educação conectada e fica essa tela aqui ó tá esse erro aqui tá muito comum Beleza então se vocês chegarem E para fazer o o o monitoramento e entrarem nessa tela e ficar deste jeito é porque vocês estão no módulo errado Vocês precisam estar no módulo gestão escolar pdde interativo tá o ano aqui não afeta tá Pessoal esse ano aqui vocês podem deixar do jeito que tá aqui mesmo tá eh tanto que vocês vão ter outros anos aqui mas não não precisa mexer com isso basta você vir aqui em monitoramento né na tela inicial quando você entra ele vem para essa tela você pula aqui para monitoramento clica aqui aí vai ter aqui o educação conectada e dentro do educação conectada vai ter o monitoramento do programa educação conectada tá ó aqui tem um monitoramento todas as escolas terão essa função pessoal então todas as escolas mesmo quem não recebeu o recurso do PC tem essa função aqui quando você acessa aqui e não aparece nenhuma pergunta para você aqui quer dizer que você não tem que fazer tá bom então se você acessar o monitoramento e não aparecer nenhuma pergunta aqui para você quer dizer que você não precisa fazer nada aqui nesse momento tá Por quê Porque você não tem nenhum programa Federal de fomento a a conectividade então se você não tem pble Você não tem internet satelital e você não tem o PC você não tem que fazer o monitoramento agora se você tiver qualquer um dos programas federais de conectividade você precisa fazer o monitoramento tá bom a primeira tela que aparece São perguntas sobre né internet na sua escola dentro de qualquer programa que você tenha lá tá então ele vai perguntar qual que é a velocidade da internet que tá na tua escola Qual que é o fims né Para que que ela é Util ada a velocidade atual é suficiente se é ou não é você vai marcar aqui e o medidor do programa está instalado na sua escola se você marcar não ele vai pedir para você instalar o medidor tá bom porque o medidor é pré-requisito do programa você tem que ter o medidor instalado senão você não recebe dinheiro do programa Tá bom então Eh tomem cuidado aqui com essas coisas você precisa mesmo que você não tenha dinheiro do pc ainda você precisa informar instalar o medidor na escola bom feito isso preencheu a primeira tela do sistema Você vai clicar em salvar próxima tela é perguntas relacionadas ao para quem recebeu recursos do programa se você não aparecer esta tela é porque você não recebeu dinheiro via pdde do do educação conectada então você não terá essa esse questionário aqui se você recebeu se aparecer esse questionário é porque você recebeu recursos do programa E aí você precisa responder às questões que estão aqui para você tá então todas as questões aqui elas têm alternativas você não pode deixar nenhuma questão em branco você pode ter questões que não sejam exatamente mas eh aquilo que acontece com você mas você precisa informar aquela aquela resposta que mais se aproxima a sua realidade então lembre-se disso você precisa responder todas as questões que estão aqui e se alguma questão muitas vezes não é exatamente o que você acha que é você responde o mais próx um possível da sua realidade tá feito isso você vai clicar lá embaixo em salvar e eh vai conferir se vai ter mais perguntas aqui no caso ó já são perguntas referentes ao pble Programa mandalar nas escolas pessoal se aparecer esse questionário é porque você tem pbl na tua escola o mctic o a Anatel tem informação de que você tem essa internet lá o que aconteceu em muitas cidades é que eles nem sabem mais Onde foi parar o o modem do do pble tá isso eu tenho casos aqui no Paraná de cidades que nem sabe onde tá instalado o ponto na escola mas se aparecer esse questionário você tem essa internet na tua escola tá E aí você pode usar esses contatos aqui do programa para você obter mais informações Mas você pode estar respondendo o questionário aqui diretamente no no formulário Eu Tenho recebido algumas mensagens dizendo de gente de pessoas que estão falando assim ah mas o botão finalizar não ativa para mim pessoal confere aqui embaixo ó aqui embaixo tá dizendo o nome da pessoa o CPF dela e a data em que ela concluiu o formulário se tiver aparecendo esta informação aqui quer dizer que você já finalizou o monitoramento Então você apertou sem querer no finalizar alguma coisa você fez tá o o salvar tá ativo mas o finalizar tá desativado então quando acontece isso é porque você já finalizou tá bom e ou tem alguma questão que não foi respondida aqui para cima tá mas se as questões foram todas respondidas clica no finalizar beleza ele não deixa você finalizar com questões sem resposta tá E nem deixa salvar sem com questões sem resposta ou melhor salvar até salva né mas não finaliza tá então eh você observa sempre Quais são os programas que você tá respondendo na parte de cima tá aqui ele vai informar nessa faixinha Verde aqui qual programa que você tá respondendo e eh quando você concluir todas as suas respostas você clica em finalizar né E aí o arquivo vai vai ser enviado pro Ministério da Educação e vai ficar registrado a data em que você fez esse envio tá se a escola não tiver o programa PC lá não tiver recebido o recurso do pdde essa formação não vai aparecer eh e você não tiver finalizado né ele não vai aparecer isso aqui para você vai ficar só com a do pble se não aparecer nenhuma pergunta no monitoramento é porque você não precisa responder o monitoramento tá então preste atenção aí eu tenho visto muitas perguntas aqui no próprio chat da Live falando que não consegue finalizar não consegue finalizar Mas é porque já finalizou se você não consegue finalizar é porque você já finalizou ou tem alguma pergunta em branco então você volta confere todas as perguntas Vê se não deixou nenhuma em branco e vem aqui finalizar caso o botão ative senão se aparecer essa frase aqui embaixo né com o seu nome o nome do diretor da Escola o CPF do diretor e a data quer dizer que ele já fez a finalização do formulário nesta nesta data que aparece aqui beleza bom ah o monitoramento é isso tá aí há algumas perguntas do tipo ah eu fiz reprogramação de recurso eu preciso fazer o monitoramento sim eu fiz eh eu não gastei o dinheiro preciso fazer o monitoramento do programa sim preciso fazer tá todo mundo precisa fazer o monitoramento pessoal Independente se já gastou ou não recurso Independente se receber o recurso Porque quem tem o pbl também tem que fazer mesmo que não tenha recebido recursos do PC aqui beleza bom ah vão enviando as suas perguntas aí no chat que na sequência os colegas vão entrar aí para esclarecer as dúvidas com você então pra nossa pro nosso próximo passo aqui nós vamos esclarecer as principais dúvidas que nós temos recebido sobre o programa e o vou trazer aqui o Ricardo para falar com isso sobre isso com vocês então Ricardo volta aí Ricardo já tá por aí deixa eu chamar ele aqui para nós E aí o Ricardo vai entrar aqui com a gente para falar um pouquinho sobre só um segundinho Já vou adicionar o Ricardo aqui o Ricardo vai entrar com a gente aqui e vou compartilhar aqui a apresentação Ricardo você prefere compartilhar por aí ou quer que eu compartilhe por aqui o que que você prefere posso compartilhar por aqui não tem problema então beleza compartilha por aí aí o Ricardo vai esclarecendo as principais perguntas que a gente tem recebido todos os nossos coordenadores aí delegamos ao Ricardo a função de respondê-las beleza Ricardo e aí aos pouquinhos a gente vai entrando aqui e dando os feedbacks também o Ricardo deixa eu adicionar aqui a tela dele e vou sair aqui Ricardo toca toca o pau aí qualquer coisa é só chamar J eu acho que seria melhor tu compartilhar a tela eu poder poder olhar acompanhar na lateral contigo porque senão ela vai ficar D looping aqui na minha ah não tá aparecendo Ah beleza ah tá ah que é Ah tá que você tá no modo apresentação aí né Ah tá então entendi eu vou compartilhar aqui só um segundinho Aham só um segundinho Ops tela errada só um segundinho deixa eu abrir aqui a sua apresentação especificamente ok pessoal enquanto O Josemar prepara aí a apresentação eh o que ele acabou de mostrar para vocês é o passo a passo que a as escolas vão ter que adotar para fazer o preench o preenchimento do monitoramento muitas das perguntas que eu irei apresentar agora agora né já foram até respondidas aí pelo Josemar Mas é bom a gente reforçar visto que a gente preparou uma apresentação tá vai ficar bem destacado aí para que vocês possam estar visualizando Tudo bem pode colocar no modo apresentação aí Josemar Prontinho eu vou sair aqui e só vou avançando as apresentações ali para ti tá Ricardo quando você pedir é só dar um toque aí OK perfeito bom então dando continuidade aqui pessoal aqui são os participantes oficiais aqui da dest desta Live né os os coordenadores regionais da região sul nordeste norte Sudeste centro-oeste né indicados pela onim tá E os participantes do MEC aí né temos a nossa diretora da Secretaria de Educação Básica Ana Carolin né E o nosso Coordenador Geral do programa O Álvaro Carneiro que falou inicialmente aí com vocês eu vou passar aqui né pra próxima para próximo slide pode passar aí Josemar eh a gente elencou aqui pessoal 10 principais perguntas né que são corriqueiras que A grande maioria Traz essa perun essas perguntas pra gente tá E algumas o josem Já respondeu aí no na na apresentação dele porém aqui para el ficar registrado né melhor apresentado para vocês a gente vai est elucidando algumas delas entendeu a primeira né pessoal aquela que é mais perguntada de todos né qual o prazo do monitoramento terá a prorrogação de prazo né A princípio pessoal o prazo será até agora o próximo dia 7/8 tá foi a primeira data definida conforme reunião tá E ainda estamos sem previsões tá de prorrogação H há né uma sinalização de prorrogação sim porém isso vai depender muito tá de algumas eh situações eh diretamente lá da Coordenação E caso seja necessária a prorrogação eu acredito que será prorrogado sim ok próxima pergunta Josemar bom outra outra questão né que que o j já mostrou aí para vocês mas eu vou reforçar aqui é que é um erro corriqueiro que a gente tá percebendo que muito está se procurando o monitoramento na aba educação conectada tá eh o MEC eh eh acabou notificando né todos os estados municípios todas as escolas através de e-mail oficial eh informando né Essa mudança tá de monitoramento Ok eh manda essa mudança de monitoramento e o monitoramento agora ele vai est diretamente na aba tá gestão escolar peda da interativa já no pdd Interativo como O Josemar mostrou agora a pouco você vai selecionar lá a sub aba né naquela timeline lá a última abinha né monitoramento clicar ok e quando aparecer a tela ele vai aparecer aquele botão grandão lá em azul né educação conectada e na lateral esquerda você clica lá e clica novamente o monitoramento ele Vai disponibilizar para você toda a dist tá dos questionamentos em relação ao monitoramento Claro atendendo aos critérios que o j já encou aqui tá eh todas as escolas que vão receber o que estão né que receberam o o monitoramento a aba de monitoramento significa dizer que na última versão do censo escolar ela marcou lá a opção que aquela escola possui internet banda larga Então se ela informou no Censo que ela possui internet banda larga é por isso que abriu a aba de monitoramento para que ela escola independentemente de qual programa ela tenha se é o do PC se é do pvl que é o programa o projeto Band larga nas escolas né seja sac Claro rural ou qualquer outro programa eh do governo federal que venha a atender a questão da conectividade Ok então é por isso que às vezes você eh não está contemplado a sua escola não está contemplado com a conectividade com o recurso para contratar a conectividade mas aparece para você responder o monitoramento aí vem aquela pergunta por que que eu tenho que responder você ainda não tenho né Internet do programa é porque você marcou lá no senso escolar tá que tua escola tem eh internet OK então aí você vai precisar fazer o o o monitoramento próxima pergunta Josemar tá eh Quais as escolas que deverão preencher o monitoramento né acabei até dando spoilers aqui né da pergunta três né todas as escolas pessoal que tiverem questões a serem respondida no formulário de monitoramento né independentemente do programa que as mesmas sui né no caso para a conectividade do PC as escolas que devem responder o monitoramento são aquelas que receberam recursos até a data do dia 30/12 de2020 essas escolas que receberam recurso até essa data elas são obrigadas a a a preencher o monitoramento as que receberam recurso pós essa data elas não são obrigadas a responder esse monitoramento ok pessoal então dentro do que eu falei anteriormente você precisa levar em consideração tá eh a se a sua escola vai ou não eh responder o monitoramento se ela respondeu lá no Censo que ela tem internet banda larga obviamente abriu paraa mesma fazer o monitoramento através da Aba monitoramento do pdd interativo próximo questão quatro pessoal as escolas que ainda não executaram recursos do P devem preencher o monitoramento Isso é uma dúvida recorrente né em todas as regiões aqui da nossa Federação e a resposta é sim pessoal todas as escolas que receberam recursos devem responder mesmo que ainda não tenham executado o mesmo aí bate né novamente na na no que nós falamos que nós estamos falando anteriormente né quando Josemar mostrou a tela lá para vocês do monitoramento a primeira pergunta que vem é qual a velocidade né de internet mas eu vou falar na no próximo tá para não dar spoiler tá pessoal mas todas tá escolas que que que receberam um recurso tá elas precisam responder o monitoramento se você não executou recurso você vai ter uma opin lá que vai est lhe conduzindo vai est lhe direcionando para justificativa do porque não executou né o recurso tudo bem próxima tá então aqui né Eu já ia dar spoiler dessa daqui né mas já falando né uma outra questão questão né é a questão do do questionamento e do do preenchimento do monitoramento né Então a primeira pergunta que aparece no no questionamento do no questionário do monitoramento é qual a velocidade de conexão mpbs instalada na escola né minha escola não possui internet ou ainda não contratou a mesma o que devo responder no monitoramento visto que as respostas a essa pergunta não contemplam a situação da minha escola foi aquilo que eu tava in falar anteriormente né se lá no no Censo escolar a tua escola respondeu que ela possui internet banda larga né então o sistema entende que ela tem uma internet e obviamente o o monitoramento automaticamente vai abrir para ela aí ela vai responder Qual é a velocidade tem as opções para você responder porque o que vem na cabeça da pessoa é poxa é o monitoramento do pc ainda não executei recurso ainda não contratei a internet e agora como é que eu vou responder né mas levando em consideração o que já foi dito aqui né pelo J semana anteriormente todas as escolas né vão participar do monitoramento se elas vieram responder né se elas responderam no centro escolar que ela possui internet banda larga né então se respondeu é por isso que abriu o monitoramento Então você vai precisar entrar em contato com a gestão da escola verificar qual é o tipo de conectividade que eles disponibilizam tá se é do PC se é do pbls do Claro Rural já sai qualquer outro programa Federal Ok então você marca e passa para as demais questões que você vai ver que as questões elas estão muito bem organizadas no sentido de conduzir as respostas né De acordo eh com as características de execução ou não execução do recurso proveniente do programa para vocês ok próxima questão eh J questão se e o recurso do piec destinado para contratação de internet para a minha escola já acabou Quando será liberado o novo recurso para garantirmos a continuidade da internet na minha na minha escola é uma pergunta também recorrente né em toda a região né em todas as cinco macrorregiões do nosso país Então pessoal a resposta é a seguinte né a previsão que nós temos já está lá de para entre a primeira e segunda quinzena de agosto né ou para a primeira quinzena de setembro esses recursos já estarem disponíveis para que vocês possam eh vir garantir né a contratação de de internet caso você ainda não tenha né A internet contratada ou D continuidade daquela internet que você já contratou com recursos anteriores Ok então o MEC tá fazendo um esforço assim descomunal no sentido de garantir essa conectividade para todos t a gente só pede um pouquinho de paciência que é uma política nova tá tudo está sendo organizado e a gente conta muito com a colaboração e paciência de todos vocês mas que todos vão ser atendidos ok pessoal próximo Aimar a sete né isso daqui foi já a gente já vai levar agora aqui para uns questionamentos um pouco mais pontuais né mas que a gente também julga a gente acredita que vocês devem né muitos de vocês devem passar por situações parecidas tá por exemplo tem uma escola que planejou o recurso para contratar conectividade porém o valor que Eles pagaram para o fornecedor foi menor e teve uma sobra eles podem reprogramar essa Sobra para comprar equipamentos né é uma dúvida também recorrente não somente dentro desse contexto mas com contexto no sentido de recursos direcionado para também eh eh equipamentos né capital precisamos entender pessoal que dentro da da da do pdde nas duas categorias custeio e capital quando você faz um planejamento os recursos que você destina para aquele planejamento feito né Deve ser aplicado diretamente para o mesmo se você destinou todo o recurso para capital você vai ter que Executar tudo com capital se você destinou todo o recurso para eh eh eh costeio você vai ter que executar para custeio tá então a resposta seria dentro né de custeio capital podem reprogramar para o mesmo tipo de despesa mas não podem alterar esse tipo de despesa né né as verbas de custeios pode ser gasta com internet ou serviços e de infraestrutura e é de Capital com equipamento né então se você planejou um recurso para contratação de internet serviço de contratação de internet se se sobrou recurso essa reprogramação de recurso deve est Obrigatoriamente para essa categoria tá que seria o custeio assim como se você fez uma programação com capital esse também esse recurso né Essa sobra de recurso deve ser gasto diretamente com o tal né não pode ter essa mudança de categoria de recurso Ok vamos pra próxima jar tem aqui um outro questionamento né um pouco mais pontual até mas a gente acredita que seja bastante relevante pra gente abordar aqui com vocês que pode ser também né Eh Ou melhor eu acredito que seja né de muitos né Eh essa problemática né que no qual já se depararam Ok eh eh sou diretor da escola né sou diretor de escola e não consigo acessar pdd interativo para o preenchimento do monitoramento pois a plataforma se encontra com bastante instabilidades o que fazer pessoal a liberação do acesso ela é feita pela própria Secretaria de Educação local tá no módulo pdd interativo cabe ao gestor local relatar quaisquer problemas técnicos ao F conosco o que que acontece quando você tem uma conta de acesso ao pdd interativo com o perfil de gestor escolar né ou com o perfil de articulador local do piec tá você deve est se reportando diretamente a sua Secretaria de Educação aquela pessoa aquele técnico tá que tem um acesso né ao módulo pdd interativo para verificar essas instabilidades para verificar esses problemas que há eh em relação ao acesso dos mesmos tá caso esse técnico não consiga eh sanar essa problemática aí você precisam relatar diretamente com o fbio pro fbio conosco né que tem aí o 0800 616161 tá e tem o diretamente o link né que você digita dá um Google lá joga lá Fale Conosco Mac rápido você vai achar onde você precisa reportar você vai selecionar né lá na na tela Secretaria de Educação Básica o programa educação conectada ele vai listar para você uma série de de que de de itens né do qual um daqueles Ali vai preencher eh a tua solicitação Então vai atender a tua solicitação tá caso não atenda você também pode né informar a a categoria outros né E descrever com maiores detalhes né Qual é a dificuldade que você tá enfrentando para que o Mac né o file conosco possa tá lhe orientando de uma maneira mais eficaz Ok PR próximo eh temos uma pergunta aqui né a Live ficará gravada para posterior acesso retomada nos temas abordados sim pessoal a Live ela vai est salva aqui no canal tá do educação conectada região sul para ser acessado em qualquer momento que vocês quiserem para futuras consultas tá bom bom questionamento no né que são outros questionamentos já assim um pouco mais pontual essa esse questionamento aqui né o J sem já até respondeu lá mas deixa eu reforçar novamente aqui né os gestores da escola acessam ao monitoramento responde todas as questões salvas mesmo mas o botão finalizar não está ativo o que fazer né primeiramente você tem que observar né Eh abaixo do botão só voltar lá rapidamente isso Primeiramente você tem que observar que logo lá abaixo dos botões do comando né se o nome do diretor e a data aparece como O Josemar mostrou anteriormente se aparecer lá significa dizer que já foi informado e enviado né aquele monitoramento uma outra forma é verificar se as questões podem ter eh eh sido alterada né a resposta pode ter sido alterada se tiver bloqueado é porque já foi enviado entendeu Então se aparecer para você ele desabilitado o botão observa logo abaixo vai aparecer o nome lá do do registor da escola com a data é porque já foi enviado se já foi enviado infelizmente não tem mais como eh retificar né caso você tenha essa necessidade ok e por último pessoal né Eh quando eu falo último são as perguntas que a gente elencou aqui aquelas que a gente julga assim ser mais importante né para que a gente possa estar respondendo né aqui para vocês mas obviamente se vocês tiverem outras perguntas eh referente ao monitoramento vão colocando aí no chat né a nossa equipe vai est aí fazendo a filtragem né e vão trazer aqui postar aqui para que a gente possa resolver e esclarecer né e na medida do possível Ok bom a pergunta 10 a escola rece o recurso do PC e atualmente está funcionando dentro de uma outra unidade de ensino porém com Inep ativo e a mesma fez a reprogramação do recurso mesmo assim ela precisa fazer o monitoramento são situações assim mais pontuais né pessoal mas que eu acredito que muitos de vocês já devem ter passado ou estão passando por uma situação como essa então a resposta sim pessoal todas as escolas com Inep e unidades executoras ativam devem responder ou seja devem fazer o monitoramento independentemente se ela tá funcionando ali na no no prédio num prédio alugado num prédio vizinho em cima de uma árvore né numa balsa no meio do rio ela tem que responder entendeu porque o monitoramento pessoal são Dados extremamente importante que podem subsidiar né tomad de decisões no sentido de melhorarmos ainda mais essa política né melhorarmos os índices melhorarmos né a a a conectividade que o PC disponibiliza para as escolas então A ideia é que até 2024 nós possamos bater 100% das escolas da Educação Básica né com uma velocidade de pelo menos 280 kbps por aluno né em toda a Federação é uma meta audaciosa né Principalmente aqui pra região norte nordeste que tem bastante dificuldades estruturais né Mas se a gente não ter o ponta para iniciar hoje a gente vê né o governo federal investindo bastante na questão da infraestrutura e agora o piec né como uma política pública né Eh eh eh voltada para pra conectividade o fomento dessa conectividade né para ser eh executado nas práticas pedagógicas né então a gente vai ter assim uma sustentabilidade Financeira no sentido de melhorarmos ainda mais tá essa conectividade e poder atender a contento né Eh a todas as escolas da Educação Básica ok pessoal então ess são as as principais perguntas né que a gente trouxe aqui para vocês tirar essas dúvidas tá eh eu vou passar pro Josemar deixar aberto aí para que vocês possam estar eh fazendo outras perguntas se não foi respondido alguma aqui tá fiquem à vontade aí para fazer os devidos questionamentos Muito obrigado pess beleza Ricardo pessoal na sequência a gente vai abrir mais um tempo em que a gente vai estar respondendo as perguntas do chat aqui algumas delas né não vai dar para responder todas e tem algumas que são redundantes Então a gente vai procurar responder pelo menos aí umas 10 perguntinhas aí ao final tá eh tentando esclarecer o máximo das perguntas que foram feitas aqui sintetizar as perguntas que foram feitas bom na sequência eu vou passar pra Ana aqui né Eh a Ana vai fazer uma explanação geral aí sobre o programa ela já tá quase se liberando lá às 17 horas Tá previsto para ela entrar aqui com a gente eh e aí a gente já aciona ela lá para começar para dar continuidade à fala tem algumas perguntinhas que apareceram aqui que eu já vou tentar responder o mais rápido possível para vocês aqui galera por exemplo Ah eu recebi ali alguma perguntinha eh tem como corrigir o monitoramento neste momento não neste momento não tem correção do monitoramento finalizou e enviou o monitoramento foi Não se preocupem pessoal lembre que o monitoramento não é prestação de contas tá E ele é declaratório então a gente depende da declaração dos diretores então eles têm que ter muita atenção finalizou enviou já era não tem como ficar voltando o monitoramento neste momento pode ser que o MEC Abra mais para frente uma forma de eh atualizar ou de fazer um novo monitoramento na próxima etapa do programa faz o monitoramento por quê Porque o monitoramento é pré-requisito pro próximo passo próximo passo é adesão das novas das escolas né a secretaria vai eh conferir todas as escolas que já estão no programa eh e eh fazer a nova seleção das escolas as as diretoras vão aderir ao programa e fazer os seus puffes para 2021 é o próximo passo então ah se a gente for ficar dando tempo para todo mundo corrigir seus seus monitoramentos daqui a pouco a gente não consegue fazer o próximo passo Então vamos por etapas nesse momento faz o monitoramento envia que é um pré-requisito pro próximo passo que é fazer o o paff de 2021 para que na sequência o MEC possa fazer os repasses para 2021 então Eh fiquem atentos né tenham muita atenção na hora de fazer as respostas né ah e eh eh muito cuidado no no no no responder as questões ali para que vocês respondam corretamente uma outra pergunta que é bem recorrente ali eh quando a gente tava falando sobre custeio ali a questão da verba da reprogramação de uma verba de um ano pro outro que é o o o se eu posso gastar o dinheiro de internet com com com equipamento e viva Não não pode tá tem várias perguntas desse tipo posso comprar chip de celular para as crianças neste momento não está previsto no programa né mas a Ana vai entrar agora com nós aqui né Ana e aí a Ana vai falar um pouquinho sobre o que vem pela frente aí no programa e depois a gente vai abrir para responder mais algumas perguntinhas aí do chat Então deixa eu chamar a Ana aqui para nós Ana eh Boa tarde gente é um prazer est aqui de volta tive aí atenta a a aos meninos a fala anterior Eh quero parabenizar eu acho que essa iniciativa surgiu né da da nossa demanda aqui a gente conversando um pouquinho ontem com os nossos coordenadores eu quero primeiramente agradecer muito o empenho né esse trabalho que a ordenação Regional vem fazendo junto com os estaduais aí para que a gente consiga levar a política eh tem sido assim fundamental né a gente sabe que o programa na magnitude que é o educação conectada né E hoje se tornou uma política isso pra gente aqui tem sido assim eh uma festa muito grande porque é uma política nacional né agora de tecnologia e inovação então assim a responsabilidade agora aumenta bastante mas vê a implementação do programa ao longo desse anos foi muito legal e a gente tem muita coisa para para melhorar e tratar né então eh eh de fato eu não podia começar sem antes agradecer né agradecer o empenho tivemos no Rio de Janeiro agora junto com um um evento da onim ver a a né a desenvoltura o trabalho sendo eh executado na ponta só é possível porque tem Realmente esse pessoal aqui ralando diariamente para que né que para que o programa seja implementado eh e de fato a gente eh queria ter feito tudo com muito mais calma com muito mais tranquilidade desde o início nós temos trabalhado com os nossos sistemas infelizmente tivemos algum alguns contratempos aqui com relação à parte de tecnologia que já tá sendo né revista aí equipe muito eficiente que tem nos ajudado e e e aí agora a gente lança o monitoramento como a gente né como os meninos colocaram o monitoramento pro programa é o ponto de partida a gente precisa primeiro monitorar o que já foi feito até aqui para que a gente possa lançar agora a próxima etapa que é a a etapa de adesão e a etapa inicial para 2021 então tudo que foi recebido inclusive nesse ano de 2021 algumas escolas têm recebido o recurso Mas ainda é referente a exercício 2020 né Por quê Porque ano passado aquelas escolas que estavam em NAD implantes nós colocamos em rap e esse recurso ficou reservado para que caso essas escolas né regulariz assem a situação depois de 31 de outubro elas pudessem receber esse recurso Isso foi uma ação pensando aí nesse momento de pandemia das dificuldades que as escolas vinam enfrentando no passado paraa contratação algumas fechadas Então essa foi uma estratégia que o ministério tomou junto com a fnd para garantir que esse recurso ficasse né reservado para que as escolas fossem regularizando a sua situação e fossem né Eh eh recebendo esse recurso Então nossa primeira ponto aqui de de de pedido é quem regularizou regularize né as escolas que que estão com problema de pendência os recursos dos programas e ações do MEC vão ser vão começar agora a entrar né no processo de planejamento e repasse então se você tem com alguma pendência ou ficou com alguma inadimplência esse é o momento de regularizar por quê Porque nós realmente temos os recursos agora disponíveis para as escolas e se elas tiverem OK Elas vão estar recebendo agora nesse momento né eu vi que aqui no chat tem algumas perguntas no sentido como é que eu sei que a minha escola recebeu esse recurso como é que a gente sabe como é que a gente identifica além do portal do fnd ter ali né o o os espaços de monitoramento do pdde onde a escola pode olhar e pode analisar Nós também temos um aplicativo que é o click escola nesse aplicativo na palma da mão a escola pode acessar você consegue visualizar Qual o recurso que foi dispon tá disponível para sua escola qual recurso que já tá na sua conta Em qual conta que tá se é qualidade se é integral se é estrutura então é importante ter esse aplicativo aí tá disponível é gratuito tá na palma da mão e você pode fazer esse acesso e visualizar Aí se você recebeu ou não né Então esse é o primeiro ponto a a gente pede aí vamos pensar tanto no no no na questão da inadimplência como também da a gente pede muito para ver a questão da exx regularização de exx quem não tem o correr para poder fazer né o seu eh eh eh tá constituindo a sua ex para possa receber porque é um dos do dos das nossas né dos nossos requisitos aí para repasso desse ano eh Outro ponto importante é a questão também de tá regular mentar lá no fnd com a questão do do pdd web então né regularize a situação também no no no seu cadastro por tando ok né regularizado todas as pendências regularizado todo o cadastro e realizando agora o monitoramento a escola vai tá apta a receber o recurso né O que a gente tem tem nos preocupado muito é que às vezes o recurso tá disponível mas a escola não tá apta para receber ou não finalizou o processo que precisava ter sido feito né Eh eh e aí acaba não recebendo o recurso Então a nossa ideia é realmente a gente tem aí 104.000 escolas dá 137.000 escolas hoje dentro da possibilidade de de de receber esse recurso do pdde Para apoiar aí a conectividade né E aí eh eh a gente tem recebido muitos questionamentos é Olha mas eu não tenho o o o o pdde né como é que a gente vai para que que a gente vai monitorar Por que eu tenho que monitorar gente quando a gente pensa na política e o Ricardo trouxe isso a nossa preocupação hoje dentro da União aqui né dentro do ministério é olhar a a a o apoio que a gente presta para pras escolas em todos os níveis seja Independente se a gente tá apoiando Via wi-fi Brasil por antena ou via ali junto com com com Anatel via B nós precisamos entender como é que tá essa conectividade se tá sendo suficiente se a escola tem porque algumas escolas a gente tem recebido até o feedback que nem sabia que tava participando dentro do programa Então esse momento que a gente tá passando agora que é o momento de monitoramento É de fato pra gente entender como é que vocês estão como é que essa como é que esse que essa que esse e e eh eh a conectividade tá chegando como é que tá sendo utilizada Então vamos fazer esse esse movimento né de de tá prestando essa informação pra gente por quê Porque isso vai ser importante pra política porque aqui a gente vai conseguir negociar com a Anatel com negociar com o ministério das Comunicações negociar internamente até pra gente conseguir melhorar né a a o transporte que é o nosso primeiro ponto de apoio né que é apoio à conectividade a gente precisa dessa infraestrutura chegando aí e como é que vocês também estão distribuindo e como é que a gente tá conseguindo eh eh eh eh atendê-los nesse sentido então por isso que é muito importante que esse monitoramento seja preenchido porque além de ser um dos critérios para para o repasse que vai acontecer agora em seguida ele também vai nos permitir fazer uma melhor gestão e melhorar para vocês aí a qualidade e e e a forma de atendimento e e ampliando até os parâmetros de qualidade a gente precisa de dados para que a gente possa fornecer melhores condições para vocês né então acho que esse é um ponto importante que eu gostaria de de né de reforçar aqui então esse primeiro momento é um momento de de monitoramento por que que a gente tá deixando aí eh um prazo tão curto para monitoramento por quê Porque a partir do momento que a gente finaliza o monitoramento nós conseguimos agora chegar num grupo de escolas que vão ser beneficiadas porque a gente vai jogar os critérios e abrir o plano de aplicação financeira que é uma ansiedade que tem chegado pra gente né olha o plano de aplicação financeira não tá liberado pra gente a gente não consegue planejar Então assim tá tudo encadeia agora o próximo passo vai ser semana que vem nós vamos estar abrindo as adesões paraas secretarias de educação Então as secretarias na semana que vem vão estar agora dentro do cimec planejando ou seja selecionando confirmando aquelas escolas do programa então elas vão estar sendo né vão estar passando por esse processo Enquanto vocês escola vão continuar fazendo o monitoramento logo em seguida a gente vai abrir finalizado essa etapa de de de seleção e confirmação por parte das secretarias de educação nós vamos estar a abrindo o sistema para que as escolas então pensem e planejem agora para nossa paraa nova a nova etapa 2021 tá Até agora ninguém recebeu recurso de 2021 nós vamos começar esse processo agora a partir da segunda quinzena de agosto né a ideia Nossa é que ali a partir do dia 10 a gente consiga já est abrindo o plano de aplicação financeira e vamos estar pagando as escolas à medida que elas forem preenchendo Então as primeiras escolas que preencherem o plano de aplicação financeira ali no processo né Assim que o sistema abrir a gente vai est informando vocês via articuladores via e-mail como a gente fez hoje vamos estar proporcionando momentos igual esses de capacitação via webinário a gente já tá se articulando junto os coordenadores para que a gente possa ir capacitando vocês pros próximos passos Então a nossa ideia é semana que vem Abrir adesão para as redes e na outra semana a gente já tá com o plano de aplicação financeira se tudo der certo no sistema rodando para que a gente consiga consa já ir preenchendo esses planos pro próximo 2021 E à medida que as escolas forem preenchendo a gente já vai autorizando o pagamento Então a gente vai estar fazendo rodadas de de pagamento semanalmente para que a gente consiga já ir já ir liberando recurso para aquelas escolas que estão precisando já cumprir com os contratos de contratação e e e e e de planejamento aí possam conseguir cumprir as suas eh os seus contratos Então essa é a nossa é a nossa perspectiva e eu acho que algo muito bacana também que vai acontecer esse ano é o diagnóstico da maturidade das escolas por quê Porque agora a gente vai conseguir entender como é que tá em cada uma das dimensões E por que que é importante a gente entender isso porque o próprio planejamento hoje né dentro do p a secretarias estão no processo de planejamento para os quatro próximos anos está vinculado com o planejamento com o diagnóstico de vocês então as redes precisam as escolas precisam preencher para que as que a gente eh eh eh eh dentro da da da da esfera da União consiga olhar para esse mapeamento Nacional de como é que nós estamos né O que que a gente precisa atacar em quais dimensões a gente precisa fortalecer ou ou ou ou ampliar o apoio ou a assistência para que a gente possa né Eh eh eh eh eh eh apoiar as redes as secretarias no planejamento local de inovação que vai acontecer esse ano Então a nossa perspectiva é que realmente no segundo semestre a gente consiga agora né a partir de agosto já ir apoiando as redes financeiramente as escolas e já ir elaborando diagnóstico e planejamento para que a gente consiga realmente fazer aí no final de tudo um plano nacional de inovação paraa educação né buscando eh eh atender aí a necessidade e e e olhando paraas diferenças e para para né paraa especificidade de cada região de cada área elaborando remanejando antenas se forem preciso por isso que a gente precisa passar por esse momento né Eh a gente percebe que tem muitas muitas preocupações e muitas angústias aqui com relação ao planejamento a reprogramação né assim o monitoramento é para ser preenchido de acordo com o que mais parecer com a sua realidade Às vezes a gente não vai conseguir atender todas as especificidades mas tentem colocar as questões mais próximas com o que tá acontecendo com vocês porque é fato que depois a gente vai est passando e vai est né analisando cada uma desses itens então é importante tá atento a isso eu vi que tem algumas questões é eu não consigo lembrar como é que foi feito o planejamento ou quando eu eu agora assumi a escola e esse esse paf foi preenchido diferente ano passado dentro do monitoramento você é só você entrar dentro do sistema dentro do pdde buscar o monitoramento feito o planejamento feito no ano anterior que vai tá lá certinho você consegue fazer isso tudo via sistema reforçando que o monitoramento hoje tá acontecendo dentro do módulo de gestão para ficar linear nós vamos abrir diagnóstico Então tá tudo ali diagnóstico planejamento vai tá o monitoramento tudo na mesma no mesmo módulo do do do gestão escolar tá e o próximo passo para próximo planejamento de 2021 vai acontecer no módulo Zinho específico do educação conectada mais à frente tá eh o que eu queria trazer que nesse segundo semestre também nós vamos vamos ter algumas capacitações estamos aí num acordo bem bacana de cooperação junto com com as Universidades que vai nos proporcionar aí momentos bem bacanas que é uma novidade que a gente vai estar trazendo semana que vem nós vamos estar aí junto com com a onim também numa num webinário trazendo um pouquinho mais sobre o programa mas hoje o nosso foco é realmente capacitá-los trazer informações pro planejamento eh a questão da da da do planejamento aí né Eu já vi que tem algumas perguntas a gente não tá conseguindo voltar nós estamos analisando aqui eh eh no final como é que vai ser esse movimento mas a princípio a gente pede por uma questão de tempo até por urgência de vocês a gente tá eh eh eh solicitando aí que vocês né Eh eh eh eh eh gente não tem muito tempo para passar porque vocês A Urgência de receber o dinheiro é é é grande né então assim tentar um pouquinho focar no planejamento cumprir com as etapas direitinho para que a gente consiga tá fazendo esse repasse o mais rápido possível né A princípio a gente tá com essa essa essa data aí até dia 6 porque nós queremos fazer o pagamento né logo então por isso que a gente quer pegar esse primeiro grupo de escolas e a gente já lançar para planejar então por isso que tá tão eh eh tão eh pequeno o prazo mas à medida que a gente for cumprindo essas etapas a gente vai fazendo a análise como o Ricardo bem trouxe aqui bom é isso gente a gente tá aqui a disposição o Ministério da Educação quer de fato ajudar e apoiar e estamos aí atentos às necessidades tentando aqui né Eh junto com com os coordenadores tentar articular e tentar atendê-los da melhor maneira possível eu quero agradecer demais mesmo né a participação de todos que tirou um tempinho para est aqui conosco nessa tarde tentando entender um pouquinho do nosso movimento das nossas necessidades e e movimentos aqui também e podem ter certeza que a nossa melhor intenção é atendê-los da melhor maneira possível dentro das nossas limitações e e competências aqui tá certo uma abraço obrigada josem obrigada Ana Obrigada pelos esclarecimentos Álvaro também obrigado pelos esclarecimentos e a gente tem um monte de pergunta aí agora a gente vai abrir o tempo para as respostas eu vou chamar o Ricardo aí para me ajudar a tentar achar todas as perguntas que tem aí no chat e vamos tentando responder aqui Ana Qualquer coisa a gente te chama ali embaixo tá [Risadas] bom Bele Tá certo Álvaro também qualquer coisa a gente chama aí vou chamar o Ricardo aqui aara tá um pouco comprometida com a voz não vai poder ajudar muito a gente agora a Leila também se Leila se quiser ficar por aqui também para ajudar a gente nas respostas tá bom Álvaro Já já te chamo de volta qualquer coisa aí tá bom chamar aqui o Ricardo deixa eu ver se a leira tá por aqui também acho que ela teve uma quedinha ali já já ela volta aí com a gente ã bom Vamos lá Ricardo você selecionou algumas perguntinhas aí pra gente tentar dar uma respondida pra galera né quer quer trazer as perguntas que você selecionou aí você acha que são extremamente importantes pra gente responder tá eh tem uma uma pergunta aqui josar que é bem corriqueira né já já fui questionado várias vezes também em relação às escolas do campo que não tem computadores né onde instal lar o medidor de velocidade eh pessoal eh o medidor de velocidade a princípio você pode instalar no sistema operacional Windows ou Linux que está disponível lá no site do medidor tá o O Josemar pode colocar aí no chat o o link do site do medidor eu vi que muitos estavam dizendo que tava offline mas acabei de testar nesse exato momento tá normal vocês estão pode baixar normalmente o medidor de velocidade tá eh pras escolas do campo pessoal que não tem medidor de velocidade por enquanto a única opção que a gente tem é fazer a instalação tá através de firmware diretamente no roteador de Internet isso é um procedimento um pouco mais técnico tá então uma das orientações que a gente traz eh sempre pro articulador do local é para que dentro do get né o grupo especial de trabalho dele ele tenha um profissional de ti tá eh para que ele possa também tá dando esse auxílio tecnológico para paraas ações do piec a nível técnico tá então se você for ver lá no site do nickbr tá eh ele disponibiliza alguns firmwares para alguns modelos de roteadores onde você pode instalar Esse firm é diretamente no roteador tá E no roteador que será feita a aferição de velocidade tá da velocidade aí na no caso a escola não precisa ter um computador muito menos o o medidor de velocidade instalada pois essa aferição de velocidade vai ser feito tudo no próprio roteador Ok e a nickbr né a educação conectada tem essa porcaria com nickbr eles já estão estudando possibilidade de criar novos firmwares para outros modelos de roteadores visto que existe muitos modelos de roteadores no mercado e os que estão disponível no no do no site do nickbr se não falha a memória são apenas pros retiradores da marca TP Link tá então seria uma outra opção tá Para que vocês possam tá atendendo AC contendo essa demanda de medição de velocidade tá só que aí é essa essa opção aí do medidor ela é uma opção bacana mas e a gente tá limitado porque os fabricantes T que permitir né então a única que tem tem autorização que o nickbr tem autorização para fazer essa alteração no firmware e acesso ao código fonte é a a os TP Link Então por enquanto tá limitado não por uma eh ineficiência ou por falta de vontade do pessoal da nickbr disponibilizar mas é que não o fabricante não se interessou em disponibilizar essa versão né e disponibilizar para para oec poder instalar nesses outros sadores tem at Até uma versão do smat box que tava em trabalho e tal mas ainda não tá disponível Então por enquanto essas escolas rurais a alternativa é o TP Link mesmo né Não tem não tem o que fazer e lembrar que e essa esses medidores que tem no mercado hoje pessoal nenhum deles são compatíveis com internet eh por satélite então se a escola rural tem só internet por satélite não vai resolver Tá então não não adianta instalar porque a medição não vai ser correspondente não vai ser coerente com a velocidade correta por causa do delay que ela tem em relação a uma internet normal por causa justamente do da distância do Sat né o tempo de comunicação entre o satélite e a terra ele pode variar aí de até 6 segundos 600 msos Isso é uma eternidade quando se fala de internet tá pessoal então não há muito o que fazer nesse caso bom como essa próxima perguntinha Ricardo não só só complementando né e uma uma outra solução que eu pensei agora aqui né seria próprio próprio município ou o próprio estado né subsidiar computadores porque visto com o programa ou melhor com a política né educação conectada uma das premissas dela é a coparticipação né das esferas municipais estaduais para com o programa programa tá disponibilizando toda essa recursividade a escola não tem uma conectividade ó então a gestão ela pode est se comprometendo ali disponibilizar um computador penso que é algo assim bem bem plausível né para uma gestão e disponibilizar um computador para garantir a aferição dessa velocidade ok então tem que ter essa ess aí quando você fala de equipamento eu vi um monte de gente perguntando aqui ah quando que o PC vai liberar computador no programa né quando que vai mandar laboratório que nem o do proinfo para as escolas né pessoal isso isso eh eh isso primeiro né não não não não faz parte dessa etapa do do programa né Ela depende de planejamento Pessoal vocês TM que ter plano local de inovação vocês tê que ter par bem estruturado lá no par você tem que prever esse tipo de equipamento para que o governo faça o repasse dos recursos Então não é não é não vai ser via pdd o dinheiro para comprar computador na escola tá esse dinheiro virá via Secretaria de Educação via planejamento jar deixa só só tentar aqui de colocar uma situação Talvez tu tenha esquecido é meio que a gente D vai dar um spoiler aqui pro pessoal né é Que Há uma possibilidade dentro desse novo paf agora em 2021 né par né isso o o paf pa é o plano de aplicação financeira há essa possibilidade já foi ventilado aqui né Eu Acredito sim que vai vai se concretizar mas há uma possibilidade também de abrir no paf aquisição de dispositivos eletrônicos né além da conectividade dentro do limite do valor né então esse que eu chiz a questão is exatamente Tem essa possibilidade também mas já ajuda né Principalmente para escola que não tem nada então já ajuda então é um spoiler aqui que a gente tá dando para vocês tá ão estão muito agora vamos ver se se efetivo por causa do valor né tem que ver Previsão de aumento também esse valor porque hoje em dia com R 2000 você não compra o notebook né então então é mais complexo né É mas mas tá tendo estudo né tá sendo estudado S geral né uma possibilidade ter um um repasse né diferenciado de valor justamente para atender essa demanda também justamente mas a principal pessoal a principal forma de conseguir é via par e via plano local de inovação não tem como pá tem que fazer via par lá a previsão no par e atrás de emendas parlamentares a gente às vezes fica tenso quando fala de emenda parlamentar né mas é o único jeito de conseguir recursos de repasse do Governo Federal hoje em dia é via par e via emenda parlamentar desde 2015 lembram de uma lei lá de 2015 que foi aprovada que criou as emendas impositivas então acabou o repasse voluntário é tudo via emenda então precisa correr atrás de de de de previsão no par para que possa acontecer a emenda E aí a emenda é que vai repassar o recurso pro município então vocês têm que correr atrás disso aí nos municípios de vocês não tem como escapar disso tá pessoal e é pr para grande escala né Às vezes pode se prever no paf para comprar um equipamento pra escola mas o repasse do recurso pra escola sempre vai ser um valor que não dá para comprar um laboratório pra escola né e o par lá ele trouxe um monte de tecnologias novas né tem notebook tem até solução de robótica lá que vocês podem comprar com recurso do par diferente dos kits que tinha no par anterior né no no kit do par anterior tem prefeitura nem o MEC conseguiu faz finalizar a ata né de tão complexo chegar a questão comprar kit de robótica então lá agora não é kit é solução né você compra não o kit de robótica Mas você compra o material didático Para apoiar o trabalho de robótica você compra o hardware e tudo mais então tem n possibilidades aí de de vocês usarem o recurso do par que está atrelado ao piec só quem tá no piec que pode usar esse recurso via par né Então essa isso é é algo que tá previsto no par lá h para as escolas que fazem parte do PC pras redes de ensino que fazem parte do PC próxima perguntinha aí a Leila já tá por aí Leila acho que ela voltou aqui caiu de novo aqui no no chat que o chat tá passando assim nem a velocidade da luz quase a gente não consegue filtrar né mas pegar uma aqui que eu acho bem relevante né Acho que foi a Camila Soares que perguntou né como saber e diferenciar o valor da conta do educação conectada visto que a mesma vem junta com as outras contas né bom o educação conectada pessoal ele é ele traz ele vem através do pdd qualidade tá então através do Click escola tá que é um aplicativo que você pode instalar no seu celular você vai selecionar aí colocar o INEP da tua escola pedir para pesquisar e ele vai te dar todos os dados as informações né financeiras índices educacionais da tua escola lá na informação financeira você vai ver exatamente qual é o valor que tá destinado pro educação conectada e consegue separar ou você pode também a fazer pelo pdde Rex né identificar as contas de cada um né desses programas de cada um desses agregados do pdde para você poder Identificar qual o valor eh do educação conectada né visto que como ela colocou lá vem junto não é que venha junto né É porque realmente eh a conta eh ela acaba ela acaba né Eh trazendo essa essa confusão né aquelas várias informações que às vezes o pdx traz acaba trazendo essa confusão mas a dica é tu usar mesmo O Clique escola tá que ele te ele te dá essa orientação bem mais assertiva tudo bem beleza ó uma outra perguntinha que eu vi muito aqui no chat né foi acabou o dinheiro o que que eu faço eu tenho ainda internet pela frente e não tenho dinheiro para pagar né pessoal Existem várias formas de você continuar com a internet né Por exemplo você pode usar o pdde emergencial pdde emergencial permitia que você pagasse a internet da escola por um tempo por exemplo é uma alternativa até que chegue o recurso de 2021 2021 Tá previsto que que ele chegue agora no no segundo a quinzena de de Agosto ou primeira quinzena de setembro então se Deus quiser aí até 15 de setembro todo mundo vai estar com dinheiro na conta para poder fazer todos que fizerem o paf fizeram o monitoramento no prazo preencheram todas as informações a secretaria de educação selecionou eh a diretora entrou fez o paf fez adesão e o paf aí previsão é que se até a metade de Setembro Todo mundo tá com dinheiro na conta se Deus quiser né Álvaro então o Álvaro tá aqui embaixo a gente tá vendo ele aqui e aí ele tá falando isso mesmo tem que fazer o monitoramento tem que fazer a Adesão pela rede tem que fazer todo o procedimento tudo dentro do prazo tá se passar o prazo eh pode entrar mas vai entrar mais paraa frente numa segunda numa terceira repasse mas nesse primeiro repasse é até até sexta-feira da semana que vem tem que tá pronto esse monitoramento de todo mundo eu sei que alguns estão enfrentando problemas no PD é interativo com o cadastramento de diretores né então o cadastramento de diretores parece que tá passando por uma instabilidade lá eh o procedimento tá para cadastrar o diretor na escola ele passa por algumas etapas de um manual específico que o gestor do pdde tem quem é gestor do pdd no município tem um manualzinho com o passo a passo do que ele tem que fazer para cadastrar o diretor na escola eu presenciei várias situações né de Ah o diretor não tô conseguindo cadastrar o diretor mas o diretor não tinha feito a solicitação de cadastro lá na página ele não tinha preenchido os dados dele com o cpf dele e aí ele não conseguia a secretaria não conseguia incluir ele manualmente no sistema então façam os procedimentos corretos tá pessoal tem um manual passo a passo de como tem uma instabilidade no pdde tem porque eles estão disponibilizando novas funções lá dentro então tá em desenvolvimento pode acontecer de ter uma instabilidade nos próximos dias especialmente agora que tá múltiplo mas tá funcionando hoje mesmo eu fiz o cadastro de duas prefeituras aqui que estavam dizendo que não conseguia então e é algo que tá funcionando precisa apenas seguir o procedimento correto tem que olhar o manual do pdd interativo Lembrando que nós não somos coordenadores do pdd interativo nós somos coordenadores do programa educação conectada então para quem que você tem que pedir informações sobre problemas com pdd interativo é lá com quem cuida na sua secretaria do pdd interativo a pessoa que é responsável pelo pdd interativo tem o manual na mão dela e esse manual é o manual que você vai usar para tirar suas dúvidas sobre como cadastrar o diretor Tá bom quem libera a senha do diretor não é o MEC é a própria Secretaria de Educação então qualquer problemas que vocês tenham com relação à senha do diretor é a pessoa que cuida do pdde no município que é responsável por verificar o que que tá acontecendo e se for necessário ir atrás de apoio eh da equipe do que é responsável no Ministério da Educação para dar esse apoio para eles lembrando nós não cuidamos de senha do pdde interativo se você tá com problema de senha do pdd interativo acione quem cuida do pdd interativo tá bom nosso caso é orientações sobre o programa educação conectada então a gente tenta a gente tenta tá de vez em quando a gente tenta de vez em quando eu peço Acesso aqui para alguns secretários e a gente tenta ajudar mas dentro dos limites que a gente tem de conhecimento mesmo porque eu não conheço a ferramenta a fundo eu conheço superficialmente aquilo que eu uso então é difícil a gente orientar quando a gente não conhece todos os procedimentos da ferramenta Tá bom então procurem eh eh o o o pdd interativo quem cuida do pdd interativo na sua cidade para que vocês possam tirar eh e as dúvidas sobre o pdd interativo Ricardo tem mais alguma perguntinha que você quer trazer aí olha são tantas uma depois a gente vai ter que conferir o chat fazer uma seleção das recorrentes e mandar pros coordenadores estaduais isso tá pessoal a gente pode fazer isso a gente pode pegar dar um Ctrl C cont Control V no chat aqui e aí depois ir filtrando O que é semelhante e mandando pros coordenadores estaduais esse fac aí tá bom as perguntas mais frequentes aí do do chat tá tem muitas perguntas aqui que já foram respondidas né ah essa aqui é interessante ó essa última que apareceu aqui lá de Guarujá São Paulo e para quem não está abrindo o questionário para responder é porque não tem que responder tá eh CEDU lá de de Guarujá se não tá abrindo o questionário se não aparece pergunta nenhuma quando ele vai lá no monitor detalhe você tem que estar no lugar certo se você tiver em gestão escolar monitoramento educação conectada monitoramento e não aparece nenhuma pergunta é porque você não precisa fazer tá bom bom tem que preencher nada al uma outra pergunta né Que que foi feito bastante para mim também essa pergunta mas eu não vi ninguém aqui no chat fazer essa pergunta em relação a ao medidor de velocidade Ricardo instalei o medidor de velocidade na minha escola né No dia anterior hoje eu vim aqui no site do medidor Eu olho mas não aparece na minha escola lá como é que eu faço para aparecer pessoal primeiramente vocês TM que levar em consideração que quando você instalou o medidor de idade do computador se aquele computador não tem nenhum tipo de Fire antivírus né que o próprio antivírus bloqueie a funcionalidade Porque como ele não gera nenhum aplicativo na tua área de trabalho nem na tua bandeja de tarefas o sistema ele roda em segundo plano lá por debaixo dores Então por ser um processo que ele roda em segundo plano Pode ser que o teu antivírus possa est identificando ele como um processo suspeito e barre né então por isso que você precisa ter um técnico à sua disposição para que ele Verifique a funcionalidade E se for o caso is seria uma regra de exceção no antivírus para o antivírus não barrar a funcionalidade do medidor E se mesmo assim não aparecer o que que você faz uma dica para que você verifique logo a a a os dados de aferição da conectividade da tua escola lá no site do medidor é digita o inp da escola e pede para pesquisar que aí você força o sistema fazer a leitura lá onde tá instalado o medidor de velocidade aí ele já vai aparecer os dados entendeu é uma dica assim básica que e outra coisa que pode acontecer com medidor eh provedores de internet de locais bloquearem determinadas portas de rede tá para quem não é técnico aí não vai entender muito o que que significa esse portas de rede aí né mas no próprio site do medidor tem um fac lá se você clicar lá no fac lá no final do fac vai ter todas as portas que precisam estar liberadas se aquelas portas não estiverem liberadas as pessoas não vão o não adianta instalar o medidor que ele não vai mandar informação pro site você instala o medidor normal você consegue digitar eh o Inep e tal beleza ele passa porque ali ele tá usando uma determinada porta mas quando ele tem que transmitir a velocidade ele usa outras portas da rede e essas portas estão bloqueadas pelo provedor às vezes ou pelo roteador Então são dois outros eh outras características que impedem então sempre procure o técnico da secretaria ou da prefeitura para que ele verifique se não há bloqueio de portas pessoal se não está aparecendo no site do medidor O problema não é no software o problema tá é na sua rede pode sua máquina pode ser no seu roteador pode ser no seu provedor de internet num desses itens tá tendo bloqueio mas o software ele funciona eu já instalei ele em 50 computadores diferentes de sistemas operacionais diferentes em lugares diferentes só não funcionou quando tinha bloqueio de rede tá Gente uma outra situação que a gente deve levar em consideração em relação ao medidor é que eu vi aqui um das perguntas no chat deix adicionar o o Álvaro aqui que ele vai nos ajudar nas respostas aqui se precisar então quando instala o medidor o que que tá acontecendo tá dando erro né a pessoa tá a pessoa tá dizendo que tá colocando Inep que ela pede para pesquisar não achou a escola pessoal quando você for fazer esse procedimento tá primeiramente instale o medidor de velocidade clicando com o botão direito do mouse pad para ele executar como administrador tá fica bem mais fácil né Inserir a as regras de usabilidade no sistema e outra coisa quando você for colocar o Inep evita dar cont control c e cont Control V digita Inep pede para buscar tá Às vezes é você control c control V vem com o espaço ali né que o sistema acaba não identificando mas isso acontecia muito na versão 1.0 do medidor de velocidade se você for no site do medidor de velocidade já estão com a versão 1.0.1 né que já veio com a correção desse bug tá Então atualize o medidor de velocidade baixa o medidor de velocidade atual para fazer a instalação teve uma outra situação que apareceu Ah Ricardo mandou a pessoa M mandou até o print né Eu não tô conseguindo instalar o medidor de velocidade tá dizendo que a a tua rede está indisponível bom se a rede tá indisponível tu tem que verificar se você tá com conectividade você precisa tá com com o computador tá online com conectividade para poder fazer a instalação se você não tiver realmente ele não vai ter como instalar Então são esses pequenos detalhes técnico por isso que a gente pede que você tenha um profissional de ti no teu grupo de trabalho para ajudar nesse tá bom pessoal e a gente só complementando o que vocês colocaram aí e a gente tá em contato constante com o pessoal do nickbr né que desenvolveu o medidor de velocidade e novas implementações eles estão eh eh priorizando para que a gente possa melhorar cada vez mais o medidor até questões de de geolocalização essas questões eh eh inclusive o Ricardo havia me passado uma uma solicitação já já Tô verificando com ele para que o bidor possa possa est funcionando na na em sua Plenitude para que a gente consiga compor também com essa medição o mapa de conectividade né que que é extremamente importante pra gente ver como está a qualidade da internet dessas escolas que não adianta nada a gente só instalar eh levar a conectividade à escola mas não ter uma velocidade adequada para pra prática eh a parte pedagógica do do da tecnologia então a gente eh tá tá sempre conversando com pessoal do nickbr e assim que tiver qualquer nova versão ou alguma coisa a gente disponibiliza lá no no na página do educação conectada e também no nickbr tá bom beleza Eh uma uma questão que a alguns municípios questionam é em anos anteriores a gente recebeu o recurso por exemplo eu recebi em 2018 aí 2019 Não veio nada a 2020 eu fiz o paff ali no final de 2019 e não recebi nada do recurso eh Álvaro você pode responder para essa galera se esses que não que fizeram o paff mas ainda não caiu o dinheiro na conta eles ainda têm chance de receber esse recurso sim ou não os antigos eh eh acredito que não tá porque eh a a gente eh como é que eu vou explicar só um minutinho é porque assim eh ele fez o paff o o os recursos que estavam para serem enviados é referente a 2019 2020 que ainda não não foram enviados eh eh a gente mandou agora Duas remessas né de RP para para atender essas escolas que que se adequaram né tinham algum problema de prestação de contas porque o fnd também faz esse filtro referente se a escola tem algum algum problema de prestação de contas se o cadastro dela tá atualizado lá na eh dentro da plataforma lá dentro do do FNDE então é extremamente importante eh eh que mesmo a escola não recebendo o recurso dos anos anteriores por algum motivo seja ele ou com alguma inadimplência alguma questão que Ela preencha faça agora o de 2021 porque a nossa ideia é atender a 104.000 escolas que em algum momento já participou do já recebeu algum recurso do piec Então o que a gente pede é ah não não consegui receber nos outros anos eu não não vou fazer não Não faça isso por favor eh siga as etapas né a gente vai abrir também a indicação das escolas agora pelas redes eh eh indiquem as escolas façam porque a gente quer atender uma maior número possível de de escolas com com os recursos do piec Ok beleza então Ó quem não recebeu o recurso até agora não recebe mais de anos anteriores vai ter que fazer o monitoramento vai ter que fazer o paf para recebeu de 2021 estamos todos esclarecidos quem estava inelegível em algum ano Mas recebeu algum ano Álvaro Conta aí para eles a novidade você diz referente a a 2018 mas não recebeu 2019 ele fez parte do programa fez o monitoramento do paf mas não recebeu de 2019 eh ele tem chance de receber esse ano é a gente tá verificando todas essas essas possibilidades entendeu porque eh o o correto seria ele est recebendo todo ano se el se ele tivesse seguido todos os passos né Eh eh a gente teve um um um pequeno problema na questão do monitoramento 20192020 mas o que a gente tá fazendo agora é e aliando todas as questões para que a gente possa fazer atender essa recebeu em 2018 não recebeu 2019 2020 vamos como recebeu em 2018 já está dentro da nossa relação para que a escola possa indicá-lo então a gente quer que secretaria indical né secretaria isso secretaria Desculpa isso isso isso E aí para que possa participar do do do P 2021 Tá bom então escolas previstas para esse ano é 104000 escolas é o oro Então esse ano a previsão orçamentária do dinheiro Tá reservado para 104.000 escolas que receberam recurso a princípio nenhuma escola nova né só as que já receberam anteriormente né corretamente a gente tá fazendo a questão monitoramento diagnóstico todas as etapas agora eh eh para que a gente eh analise todas essas informações que as escolas estão passando pra gente e a partir disso a gente consigue evoluir no no próximo ano para até 2024 ou a gente chegar na universalização Tá bom uma outra perguntinha que apareceu aqui no chat mais cedo foi eu tenho o meu município e o meu Município não aderiu ao programa Vai abrir agora para ele aderir ou não se ele já participou sim né porque a gente tá não se ele não fez a Adesão ainda ele nunca nunca nunca fez adesão nesse momento não não não não vai abrir justamente por não vai abrir adesão de novos municípios agora tá pessoal município aderir não as redes de ensino todas as escolas que já foram contempladas Em algum momento vai abrir pro município escolher elas ele escolhe se el se o município escolheu a diretora da escola entrou lá e aceitou fez o paf a probabilidade de receber é grande agora até a metade do mês de setembro quem cumprir tudo dentro dos prazos Vamos lá Ricardo uma uma dica que eu que eu que eu lembrei aqui também para dar em relação ao medidor de velocidade né Eu tinha até conversado com vocês conversado com Álvaro sobre eh principalmente para as escolas de de de área rural né Eh a questão do georreferenciamento das mesmas ela Elas têm como referência o CEP das escolas e na área rural muitas das escolas não t CEP então com isso né ele acaba limitando né um pouco a precisão da da localização da escola é uma dica né Para que vocês possam melhorar a precisão da localização das escolas é usar o aplicativo senso localiza tá que tá disponível gratuitamente no no na app EH do Play Store tá e do acho que tá só para por enquanto tá onde você pode ir até a escola com teu celular com o Aplicativo instalado tá E lá na escola você faz a medição né da sua posição geográfica esse aplicativo aqui não sei se vai dar para vocês verem tá o senso localiza tá ele funciona offline também se caso a a escola esteja sem internet você faz a a a a verificação do ponto geográfico salva quando você tiver na cidade que tiver com a conectividade online você sincroniza então a você vai conseguir medir né com precisão o ponto geográfico da escola tá para que você possa também Leila tá por aí eu vou te chamar aqui Leila vou trazer a Leila aqui também para participar um pouquinho conosco aqui a Leila tá por aí também Leila você tem alguma perguntinha que o pessoal tá te fazendo que a gente não respondeu ainda não tranquilo foi muito bem contemplado em todas as dúvidas tô aqui acompanhando desci desculpa eu acabei saindo fui atendeu o nosso secretário ali mas já estou de volta aqui beleza beleza bem contemplado tô acompanhando as perguntas aqui tá tranquilo beleza Eh quem não conseguiu finalizar o paf e não gastou ou não gastou quem não gastou o recurso ponto quem não gastou o recurso tá com o dinheiro na conta ainda lá e Álvaro essa pessoa tem permissão para ganhar dinheiro Esse ano também ou não como é que tá sim na verdade tem que ver se ele fez a reprogramação né dos anos anteriores ele não usou o recurso Ele tem que reprogramar pro próximo ano né mas se ele como ele participou do recurso Ele vai estar disponível para ser indicado lá dentre as 104000 escolas né então beleza ó a regra é a seguinte pessoal quem recebeu o recurso vai abrir pro secretário de educação paraa equipe da secretaria selecionar se a equipe da secretaria fizer a seleção da escola estará apta a receber o recurso esse ano ponto se a secretaria não fizer a seleção não estará apta novas escolas provável que entre agora novos municípios também apenas quem já recebeu recurso em anos anteriores tá pessoal em qualquer um dos anos e está em Dia com as prestações de contas né tá em Dia com as prestação de conta com monitoramento do paf e com tudo mais que tem que ser feito pela Escola pessoal nós estamos chegando aí nos últimos minutinhos da nossa conversa eu quero ver se a Mayara tá por ali ainda Mayara se ela quer dar um tchau para todo mundo aqui e aí a gente já tá caminhando pro encerramento aqui né 1 hora 40 de conversa tá na fisioterapia ela vai não vai conseguir entrar ah ela tá na fisioterapia né Não tranquilo tranquilo ela tá recuperando do covid tá pessoal então ela não tá conseguindo falar por muito tempo por isso que ela não participou ativamente aqui mas no chat ali ela tá mandando pergunta cada minutinho para nós aqui mandando dicas e perguntas a cada pouco aqui pra gente então vamos lá Álvaro quer fazer a tua Fala Final aqui lembrando pessoal as perguntas que ficaram aqui depois a gente vai dar uma filtrada e dentro do possível a gente vai responder a maioria que for possível aí encaminhar por por escrito para vocês tá bom primeiro agradecer a iniciativa de vocês de da gente tá tentando tirar a maioria das dúvidas né referente a a toda todas as etapas do piec inicialmente pelo monitoramento e agradecer a todos que participam do programa porque a gente trata dentro do Ministério da Educação Com muito respeito e carinho o programa e a gente quer Eh eh que cada vez mais a gente consiga atender mais escolas então a gente pede que todos possam preencher os os questionários dentro do sistema fazer o monitoramento eh que as secretarias indique as escolas que as escolas eh eh eh confirmem a Adesão né da da já foi feita a Adesão inicialmente só precisa fazer uma vez mas que elas eh participem verdadeiramente do programa e que eh eh todos os eh todas essas demandas essas dúvidas podem ser direcionadas e e a gente agradece demais os articuladores municipais coordenadores estaduais articuladores estaduais e os coordenadores regionais com quem eu tenho mais contato e eh se se chegar até o nível de de MEC Responda pra gente a gente tá aqui de braça abertos colocamos o pessoal do do atendimento da segar para que que nos auxilie também toda todas as coordenações do MEC estão aqui à disposição para que possa eh eh a gente consiga atender essas 104.000 escolas tá bom um abraço a todos bom descanso bom final de semana para todos Leila quer dar o teu Tchau aí Leila agradecer a todos pela participação né agradecer ao Álvaro a Carol por todos os esclarecimentos feitos a nós né eh e e que nós estamos aqui à disposição para esclarecer todas as dúvidas que eu espero que estejam praticamente todas sanadas agora o que não tiver nós estaremos esclarecendo e encaminhando aquilo que a gente não conseguir obrigada a todos um bom final de semana bom descanso e estamos à disposição beleza Álvaro eh Ricardo bom agradecer né a presença de todos tá eh foi extremamente importante a participação de vocês principalmente no chat tá para que a gente possa para que nós pudéssemos né elucidar algumas questões que são recorrentes tá o questionamento de vocês é bem bem pontual mesmo né Que bom que que realmente são porque Isso demonstra realmente o enganjamento de todos de vocês para com o programa né pessoal agradecer a iniciativa do Josemar por ter eh estendido nessa Live para nós aqui da região norte e outras regiões nordeste centro-oeste Sudeste né agradecer a presença né dos nossos coordenadores aqui da região norte aí no chat né dos articuladores dos sete estados da região norte tá agradecer aí a presença do álvar Dana Caroline por ter trazido esses esclarecimentos e dizer que a gente sempre vai est à disposição aqui para auxiliá-los né No que der vi e contar com a gente sempre né na construição desse programa visto que isso é uma construição coletiva né a gente depende muito de todos vocês né O M Andorinha só não faz verão e dizer também né pessoal que cestou né cestou Tá na hora de relaxar Ok então vejo vocês aí na próxima semana um grande abraço a todos e fiquem todos com Deus Valeu galera bom eh agradeço aí a todos os colegas né A princípio era para ser uma live só da região sul a gente tava conversando sobre fazer a Live E aí a gente percebeu que seriam dúvidas que estariam no Brasil inteiro e aí a gente Cutucou os nossos colegas lá no grupo todo mundo topou foi uma live construída em 20 minutos né foram 20 minutos de conversa no WhatsApp e a gente conseguiu organizar essa Live para hoje em 48 Horas literalmente né era 5 e pouquinho da tarde na quarta-feira quando a gente começou a conversar sobre essa Live e agora na sexta-feira às 5 e pouquinho verando 6 horas a gente concluiu a Live né então então Eh Muito obrigado a todos vocês que se prontificaram a participar por aí se inscrevam no canal aí quem não se inscreveu ainda tá pessoal e deem uma olhada nos outros vídeos aqui no canal tem alguns vídeos que foram gravados no meu canal pessoal o ano passado né e eu trouxe eles aqui pro Canal específico da do educação conectada da região sul aqui e é para que tem vários vídeos esclarecedores sobre outras coisas né sobre o monitoramento sobre o a elaboração do paf o passo a passo paraa elaboração do paf o que que pode o que que não pode com recurso de educação conectada essa questão de custeio e Capital tá tudo na outra Live sobre o paf tá Dá uma olhadinha lá o que que pode gastar com custeio o que que pode gastar com capital O que que você compra tem uma live específica falando sobre os equipamentos de conectividade eh então podem dar uma olhada na Live aí também que tem gravado aí que que tipo de equipamento que você pode comprar com recurso de educação conectada Ah tem aí uma live um vídeo sobre o plano local de inovação a gente fez uma live específica o ano passado sobre esse tópico então você pode acessar aí a Live sobre o plano local de inovação deem uma olhada no canal aí que tem vários vídeos que vocês precisam assistir que fazem parte do trabalho de vocês como articuladores do programa educação conectada então Eh se vocês sobre o pdd Rex pessoal usem o clique escola não usem o pdd rex pdd rex tá desatualizado tá tá tá subutilizado tá fora do ar ninguém tá usando ele mais tá usem o click escola o aplicativo no celular você consulta pelo INEP da Escola você sabe Para qual recurso recebeu que dia recebeu e quanto que tá na conta então use o clique escola que você consegue acompanhar melhor e você consegue esse histórico quem recebeu de recurso de até 2000 e de 2019 para cá tá tudo lá tá quem recebeu o recurso anterior aí já não vai est Ali vai tá lá no pdd rex Então você olha o pdd Rex para coisas antigas e para Olha o o o clique escola para coisas mais novas o aplicativo ele tá sempre mais atualizado então foquem no aplicativo esqueçam ptdr Rex aí que ele não vai ajudar vocês em nada nesse momento tá porque ele tá desatualizado por causa justamente das atualizações do sistema do pdd interativo foquem no Click escola procurem aí no celular de vocês no no na loja de aplicativos do teu celular clique escola baixe ele e use à vontade tá lá tem todas as informações que você precisa conta bancária de onde onde foi o dinheiro quanto do dinheiro que tá do pdd qualidade em cada conta e quanto veio de cada programa você consegue consultar tudo isso no Click escola tá bom então não esqueçam esqueçam O ptd Rex eu vi um monte de perguntas sobre ptd pessoal esqueçam O ptd Rex foquem no click scol que vocês não vão ter dor de cabeça tá bom vai tá todo mundo eh bem bem informado ã eh exato de 2000 Vanessa de 2020 para frente PDR Rex não funciona mais use o clique escola Desde o ano passado ele tá sendo usado como referência para você consultar o que cai na conta da escola tá bom ah o canal aqui a educação conectada região sul é o que tá escrito aí no nessa mensagem que tá lá embaixo da minha carinha aí tá tá escrito aí ped educação conectada é aonde vocês estão assistindo o vídeo aqui só clicar lá e clicar se inscrever no canal E aí vocês têm todas essas informações pessoal Se precisarem de mais alguma coisa nos procure tá a gente tá à disposição ah Mayara na região sudeste o Ricardo lá na região norte ã a Leila na região centro-oeste procurem o seu coordenador Estadual do programa tá eh o o meio para chegar né Tem muita gente pedindo o nosso e-mail aqui Ricardo Coitado de nós se nós passar o e-mail aqui né estamos ferrado não pessoal quem que vocês têm que falar primeiro se você é diretor de escola fala com o seu articulador Municipal do programa educação conectada José mar eu não sei quem que é o articulador Ah então ele não tá articulando pessoal vai cutucar lá na tua secretaria tá se o articulador Você não sabe quem é procure teu secretário tem coisa errada aí tem o articulador do programa na sua cidade cada cidade aí tem um articulador do programa Então procure esse articulador esse articulador ficou com dúvida vai procurar o coordenador Estadual do programa o coordenador Estadual do do programa ele é indicado pela umim então tem estados que tem um articulador tem estados que tem dois articuladores coordenadores estaduais que são vinculados aos municípios e esse cara é o que vai me procurar ou que vai procurar o Ricardo ou que vai procurar a Mayara ou que vai procurar a Leila por se a gente passar o nosso contato aqui nós estamos ferrado eu falo porque eu tô ferrado já tá pessoal já recebi um monte de mensagem no meu WhatsApp aqui sobre o programa no no no no no Facebook volte me alguém me acha lá no Facebook e vem perguntar sobre educação conectada para mim vocês podem procurar lá tá mas eu evito responder sobre educação conectada né a gente procura sempre seguir a hierarquia do programa para que até todo mundo não se sobrecarrega então a gente tá aí à disposição de vocês para para tirar o máximo de dúvidas possíveis usem assistam os outros vídeos aí do canal E aí depois a gente pode estar trocando mais ideias tá bom ã semana que vem tem mais uma live de educação conectada lá pelo conviva então vocês podem acessar lá pelo conviva quem faz parte da rede lá eh acessar e ter mais informações sobre o progr Malá beleza nos falamos em breve eh se Deus quiser logo logo a gente faz mais uma aí para falar sobre educação conectada sobre alguma demanda que apareça na semana que vem ou na outra já vai ter elaboração de paff né Ricardo e aí daqui a pouquinho a gente faz uma sobre a elaboração do paff para quem não quem tá perdido ainda aqui no canal já tem um vídeo sobre isso mas né Você pode assistir o vídeo que tá aqui no canal que já vai te dar um Norte na hora que você for elaborar o teu plano local de inovação só que a gente vai ter o paff novo né o novo ambiente do paff também então talvez a gente faça uma Live para falar sobre o novo ambiente do paf Beleza então bom bom bom fim de semana para vocês aí pessoal bom descanso para todo mundo e nos falamos aí em breve eh se Deus assim permitir tchau tchau para todo mundo e deixe sempre em portugues do brasil. Coloque Introdução, e Subtitulos padrão H2. Utilize o formato HTML e Otimizado com SEO, não insira header de conclusão

Live 01: Monitoramento do Programa Educação Conectada

No dia da Live 01 do Programa Educação Conectada, foram apresentadas importantes informações sobre o monitoramento das ações e resultados obtidos até o momento. Neste artigo, vamos abordar os principais pontos discutidos durante a transmissão e como o monitoramento do programa tem contribuído para a melhoria da educação no Brasil.

Importância do monitoramento no Programa Educação Conectada

O monitoramento é uma etapa fundamental em qualquer programa educacional, pois permite avaliar se as metas e objetivos estão sendo alcançados e identificar possíveis desafios a serem superados. No Programa Educação Conectada, não é diferente. Através do monitoramento constante das ações implementadas, é possível acompanhar de perto o andamento do programa e garantir que ele esteja cumprindo seu papel de promover a inclusão digital nas escolas brasileiras.

Durante a Live 01, foi ressaltada a importância de se utilizar indicadores e dados quantitativos para avaliar o impacto do programa. Através dessas informações, é possível identificar os pontos fortes e fracos do Programa Educação Conectada e realizar ajustes necessários para garantir sua eficácia.

Resultados obtidos até o momento

Durante a transmissão, foram apresentados alguns dos principais resultados obtidos até o momento com a implementação do Programa Educação Conectada. Entre eles, destacam-se o aumento do acesso à internet nas escolas, a melhoria da infraestrutura tecnológica e a capacitação dos professores para o uso de tecnologias digitais em sala de aula.

Além disso, foram apresentados casos de sucesso de escolas que conseguiram transformar sua prática pedagógica através da implementação do programa. Esses exemplos demonstram o potencial do Programa Educação Conectada para promover a inovação e a melhoria da qualidade do ensino nas escolas brasileiras.

Desafios e perspectivas futuras

Apesar dos avanços obtidos até o momento, ainda existem desafios a serem superados para garantir o pleno sucesso do Programa Educação Conectada. Um dos principais desafios é a inclusão digital de todas as escolas do país, especialmente aquelas localizadas em áreas mais remotas e com menos acesso à infraestrutura tecnológica.

Além disso, é fundamental garantir a formação contínua dos professores para o uso das tecnologias digitais em sala de aula e promover a integração entre as diversas políticas públicas voltadas para a educação. A perspectiva futura do Programa Educação Conectada é continuar ampliando seu alcance e impacto, promovendo a inclusão digital de todos os alunos e preparando-os para o mundo digital.

Em resumo, a Live 01 do Programa Educação Conectada foi uma oportunidade importante para discutir o monitoramento do programa e os resultados obtidos até o momento. Através do monitoramento constante e da avaliação dos indicadores de impacto, é possível garantir a eficácia do programa e contribuir para a melhoria da qualidade da educação no Brasil.

A importância do monitoramento do Programa Educação Conectada

O Programa Educação Conectada é essencial para promover a inclusão digital e melhorar a qualidade do ensino no Brasil. Por meio do monitoramento constante, é possível avaliar o impacto das ações implementadas e garantir que os recursos sejam utilizados de forma eficiente e transparente. Além disso, o acompanhamento regular permite identificar possíveis falhas e realizar ajustes necessários para garantir o sucesso do programa.

O papel da tecnologia na educação

A tecnologia tem se mostrado uma aliada fundamental na educação, proporcionando novas formas de ensino e aprendizagem. Com o Programa Educação Conectada, as escolas têm acesso a recursos tecnológicos que auxiliam no desenvolvimento das habilidades dos alunos e na capacitação dos professores. O monitoramento do programa é essencial para garantir que essas ferramentas sejam utilizadas de forma adequada e que os objetivos de melhoria da educação sejam alcançados.

O impacto positivo do Programa Educação Conectada na sociedade

O Programa Educação Conectada tem o potencial de transformar a educação no Brasil, proporcionando igualdade de oportunidades e preparando os alunos para os desafios do século XXI. Com o monitoramento eficiente do programa, é possível garantir que as escolas estejam recebendo todo o suporte necessário para promover o aprendizado e o desenvolvimento dos estudantes. Investir na educação é investir no futuro do país e o Programa Educação Conectada é uma iniciativa fundamental nesse sentido.

Impacto do monitoramento do Programa Educação Conectada na qualidade da educação no Brasil

O monitoramento do Programa Educação Conectada é essencial para garantir que os recursos sejam aplicados de forma eficiente, promovendo a inclusão digital e melhorando a qualidade da educação no país. Com a tecnologia como aliada, as escolas têm a oportunidade de oferecer um ensino mais inovador e de preparar os alunos para os desafios do mundo atual. O Programa Educação Conectada, aliado ao monitoramento constante, tem o potencial de transformar a realidade da educação no Brasil, proporcionando mais oportunidades e preparando os jovens para um futuro promissor.

Fonte Consultada: Texto gerado a partir do Vídeo https://www.youtube.com/watch?v=AnFV8-LmMN4 do Canal EDUCAÇÃO DIGITAL COM PROFESSOR JOCEMAR .