Introdução
Olá! Tudo bem? Vamos para mais um vídeo sobre plano de aula. Já postei vários vídeos aqui no meu canal e vou deixar o link para vocês também. Se precisarem de planos de aulas sobre as formas geométricas, contação de histórias, coronavírus, e hoje a gente vai fazer sobre o campo de experiência corpo gestos e movimentos, tudo de acordo com a BNCC de forma simples, clara e objetiva. Vou mostrar o passo a passo aqui no meu computador para vocês.
Plano de Aula sobre Corpo, Gestos e Movimentos
Olá, sou a professora Jussara Ferreira e faço tudo para ajudar na nossa Educação de qualidade. Neste vídeo, vou apresentar um plano de aula sobre o campo de experiência corpo, gestos e movimentos, de acordo com a BNCC.
Objetivos de Aprendizagem
– Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras.
– Imitar gestos e movimentos de outras crianças, adultos e animais.
Desenvolvimento da Atividade
A atividade consiste em brincar com balões pendurados na parede, cada balão contendo uma imagem de um animal. A brincadeira inicia com a criança estourando o balão e imitando o animal que surgir. A música “Saquinho” é utilizada para guiar a brincadeira.
Recursos
– Balões
– Imagens dos animais em papel
– Fita adesiva
– Palito para estourar
– Música “Saquinho”
– Espaço adequado para a brincadeira
Avaliação
A avaliação será feita através da observação da participação e imitação das crianças durante a atividade. A devolutiva da família também será considerada, seja de forma online ou por meio de vídeos e fotos.
Se você gostou, deixe seu joinha, seu comentário e se inscreva no meu canal. Fique por dentro das novidades e contação de histórias. Para mais planos de aula, comente sua sugestão. Não se esqueça de seguir também no Instagram @jussaranaomachadoferreira. Beijos e até o próximo vídeo!
Plano de aula para Educação Infantil: BNCC e o desenvolvimento do corpo, gestos e movimento
Introdução
Em um plano de aula para a Educação Infantil, é fundamental considerar as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para oferecer um ensino de qualidade e alinhado às necessidades e capacidades das crianças. Neste contexto, o desenvolvimento do corpo, gestos e movimento assume um papel de destaque, pois está intrinsecamente ligado à aprendizagem e ao desenvolvimento global dos pequenos.
Objetivos do plano de aula
Objetivo geral
O objetivo principal deste plano de aula é promover o desenvolvimento do corpo, gestos e movimento das crianças, estimulando-as a explorar seu próprio corpo, ampliar suas habilidades motoras e expressivas, e desenvolver habilidades de coordenação motora fina e grossa.
Objetivos específicos
- Estimular a consciência corporal das crianças, proporcionando experiências sensoriais e exploratórias.
- Promover a integração entre corpo e mente por meio de atividades motoras e expressivas.
- Desenvolver a coordenação motora fina e grossa das crianças, por meio de brincadeiras e atividades lúdicas.
- Incentivar a expressão e a comunicação por meio de gestos e movimentos corporais.
Conteúdo programático
Neste plano de aula, o conteúdo programático será estruturado em torno de atividades que estimulem o desenvolvimento do corpo, gestos e movimento das crianças. Serão propostas brincadeiras, jogos, danças, dramatizações e atividades lúdicas que favoreçam a experimentação e a exploração do corpo, bem como a expressão e a comunicação por meio de gestos e movimentos.
Metodologia
A metodologia adotada neste plano de aula será fundamentada na pedagogia de projetos e na abordagem construtivista, que valorizam a interação, a experimentação e a descoberta por parte das crianças. Serão propostas atividades que estimulem a autonomia, a criatividade e a expressão das crianças, promovendo um ambiente rico em estímulos e desafios.
Além disso, serão utilizados recursos pedagógicos diversificados, como materiais manipulativos, músicas, vídeos, livros e brinquedos, que contribuirão para a ampliação das experiências das crianças e para o enriquecimento do seu repertório de gestos e movimentos.
Avaliação
A avaliação das aprendizagens das crianças será realizada de forma processual e contínua, por meio da observação do desenvolvimento de cada criança nas atividades propostas. Serão valorizadas as iniciativas, os avanços e as descobertas de cada criança, considerando suas singularidades e ritmos de aprendizagem.
Considerações finais
O desenvolvimento do corpo, gestos e movimento é fundamental na Educação Infantil, pois contribui para a formação integral das crianças, promovendo o desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social. Por meio de um plano de aula bem estruturado e alinhado às diretrizes da BNCC, é possível oferecer experiências educativas significativas e enriquecedoras, que potencializem o desenvolvimento das crianças e favoreçam sua inserção na cultura e na sociedade.
Através deste plano de aula, espera-se que as crianças desenvolvam sua consciência corporal, sua expressão e sua comunicação por meio de gestos e movimentos, fortalecendo sua identidade, sua autonomia e sua singularidade.
Importância do planejamento de aula relacionado à BNCC, Corpo, Gestos e Movimento na Educação Infantil
BNCC na Educação Infantil
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que estabelece os referenciais de aprendizagem para a Educação Infantil, garantindo que as crianças tenham acesso a um ensino de qualidade e que atenda às suas necessidades de desenvolvimento.
Corpo, Gestos e Movimento na Educação Infantil
O trabalho com o corpo, gestos e movimento na Educação Infantil é essencial para o desenvolvimento motor, cognitivo e emocional das crianças. Através de atividades lúdicas e práticas, é possível estimular a coordenação motora, a consciência corporal e as habilidades sociais dos pequenos, contribuindo para sua formação integral.
Plano de Aula na Educação Infantil
Um plano de aula bem elaborado, que esteja alinhado com os objetivos da BNCC e que inclua atividades relacionadas ao corpo, gestos e movimento, é fundamental para garantir o sucesso do processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil. Por meio de um planejamento cuidadoso, os educadores podem proporcionar experiências significativas e estimulantes para as crianças, promovendo o seu desenvolvimento de forma integral.
Conclusão
O planejamento de aula na Educação Infantil, com enfoque na BNCC, Corpo, Gestos e Movimento, é essencial para garantir um ensino de qualidade e promover o desenvolvimento das crianças de forma integral. Através de atividades planejadas e adequadas à faixa etária dos pequenos, é possível estimular habilidades motoras, cognitivas e sociais, contribuindo para a formação de indivíduos mais competentes e felizes.
Fonte Consultada: Texto gerado a partir do Vídeo https://www.youtube.com/watch?v=6X5pbcNFDM8 do Canal Prof. Jussara Ferreira .