Plano de aula para UMA SEMANA INTEIRA – Festa JUNINA – Educação INFANTIL – com os códigos da BNCC

By | 17/06/2024

Chegou a nossa festa junina! O que vocês acham da ideia de fazermos uma festa bacana para os nossos alunos com atividades baseadas na BNCC? Vamos criar juntos um plano de aula com todos os códigos alfanuméricos para a educação infantil durante a semana junina. Gosto do tema? Vamos lá para a tela do computador!

A festa junina é uma das mais deliciosas do ano, com comidas gostosas, danças e muitas atividades. É um trabalho que dá trabalho, mas é gratificante por ensinar coisas novas aos nossos alunos. É importante adaptar o plano de aula para a sua turma, pois cada uma é diferente.

Disponibilizo os planos de aula no meu blog, totalmente gratuito. Você pode imprimir e fazer junto comigo. É essencial adaptar o plano de aula conforme os recursos disponíveis na sua escola. A criatividade do professor é fundamental para garantir o sucesso das atividades.

É importante desmistificar a festa junina como algo religioso e enfatizar sua importância cultural. Os objetivos do plano de aula incluem conhecer e valorizar as manifestações culturais, expressar-se através de diferentes linguagens e desenvolver a empatia, diálogo e cooperação.

As atividades incluem contar histórias, ensaiar danças típicas, explorar comidas típicas, jogos e brincadeiras juninas, e encerrar com uma celebração. O objetivo é envolver os alunos nas tradições juninas e reforçar o valor da celebração.

Lembre-se de adaptar as atividades de acordo com a idade e a realidade da sua turma. Celebre a festa junina com alegria e criatividade, e não esqueça de valorizar a participação dos alunos com certificados de participação. Vamos tornar a festa junina um momento especial e educativo para todos!

Plano de aula para uma semana inteira – Festa Junina na Educação Infantil com os códigos da BNCC

A Festa Junina é uma celebração tradicional brasileira que envolve danças, comidas típicas e muita diversão. Na Educação Infantil, essa festividade pode ser uma excelente oportunidade para trabalhar diversos aspectos do desenvolvimento infantil, como a socialização, a criatividade e o conhecimento sobre a cultura local. Neste plano de aula, vamos abordar como planejar uma semana inteira de atividades relacionadas à Festa Junina, levando em consideração também os códigos da Base Nacional Comum Curricular.

Objetivos

  • Promover a integração entre alunos e professores por meio de brincadeiras e atividades temáticas da Festa Junina.
  • Incentivar a criatividade e a expressão artística das crianças por meio da confecção de enfeites e adereços juninos.
  • Desenvolver habilidades motoras e cognitivas dos alunos por meio de danças e jogos típicos da festividade.
  • Ampliar o conhecimento das tradições e cultura brasileira, especialmente aquelas relacionadas à celebração da Festa Junina.

Segunda-feira – Ambientação e Roda de conversa

Para começar a semana, é importante realizar uma ambientação temática na sala de aula, com decorações como bandeirinhas e balões. Em seguida, realizar uma roda de conversa sobre a Festa Junina, abordando suas origens e tradições. Durante a conversa, é possível utilizar os códigos da BNCC relacionados ao desenvolvimento da oralidade e da compreensão de mundo.

Terça-feira – Confecção de enfeites juninos

Neste dia, os alunos podem participar da confecção de enfeites típicos da Festa Junina, como chapéus de palha, bandeirinhas e lanternas de papel. Essa atividade estimula a criatividade e a coordenação motora das crianças, além de explorar os códigos da BNCC relacionados às habilidades manuais e expressão artística.

Quarta-feira – Danças juninas

A quarta-feira será dedicada às danças típicas da Festa Junina. Os alunos podem aprender coreografias simples de quadrilha e outras danças juninas, promovendo a socialização e a coordenação em grupo. Durante a atividade, é possível trabalhar os códigos da BNCC relacionados à expressão corporal e à colaboração.

Quinta-feira – Jogos e brincadeiras juninas

Neste dia, os alunos poderão participar de jogos e brincadeiras típicas da Festa Junina, como pescaria, boca do palhaço e correio elegante. Essas atividades estimulam a cooperação, a competitividade saudável e o raciocínio lógico. É possível relacionar essas brincadeiras aos códigos da BNCC relacionados ao desenvolvimento de habilidades socioemocionais e de pensamento crítico.

Sexta-feira – Encerramento e comemoração

Para encerrar a semana, os alunos podem participar de uma grande comemoração de encerramento da Festa Junina, com apresentações das danças aprendidas, brincadeiras e a degustação de comidas típicas. Durante a comemoração, é importante reforçar os valores culturais e de respeito mútuo, relacionando as atividades realizadas ao desenvolvimento dos alunos de acordo com os códigos da BNCC.

Conclusão

A celebração da Festa Junina na Educação Infantil é uma oportunidade rica para trabalhar diversos aspectos do desenvolvimento infantil, como a socialização, a criatividade e o conhecimento cultural. Com atividades diversificadas ao longo de uma semana, os alunos têm a oportunidade de aprender enquanto se divertem, em um ambiente acolhedor e estimulante. Ao utilizar os códigos da BNCC, é possível garantir que as atividades estejam alinhadas com as competências e habilidades esperadas para a faixa etária dos alunos, contribuindo para um aprendizado significativo e integrado.

1. Introdução ao tema da Festa Junina na Educação Infantil

O planejamento de um plano de aula para uma semana inteira com o tema da Festa Junina na Educação Infantil requer a inclusão de atividades lúdicas e educativas que estimulem o aprendizado das crianças de forma criativa e interativa. De acordo com os códigos da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), é essencial promover experiências que favoreçam o desenvolvimento integral dos alunos, respeitando suas individualidades e promovendo o trabalho em equipe.

2. Atividades práticas e interdisciplinares para a semana da Festa Junina

Durante a semana da Festa Junina na Educação Infantil, é importante incluir atividades práticas e interdisciplinares que permitam às crianças explorar diferentes áreas do conhecimento. Por exemplo, é possível promover oficinas de arte para confecção de enfeites juninos, brincadeiras tradicionais como pescaria e danças folclóricas. Além disso, é possível integrar conceitos matemáticos, como a contagem de objetos decorativos, e conceitos de linguagem, como a construção de narrativas sobre a festa.

3. Avaliação e reflexão ao final da semana da Festa Junina

Ao final da semana da Festa Junina na Educação Infantil, é importante realizar uma avaliação das atividades realizadas, considerando o envolvimento e aprendizado das crianças durante o processo. É fundamental promover momentos de reflexão sobre a importância da cultura popular na formação dos alunos, incentivando o respeito às tradições e a valorização da diversidade cultural. Dessa forma, o plano de aula se torna uma ferramenta eficaz para promover o desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças, de acordo com os princípios da BNCC.

Plano de aula para UMA SEMANA INTEIRA – Festa JUNINA – Educação INFANTIL – com os códigos da BNCC

Fonte Consultada: Texto gerado a partir do Vídeo https://www.youtube.com/watch?v=doqDHFsiQXw do Canal Psicopedagoga Lilian Lopes .