Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva inclusiva (resumo) -Concurso de Maricá

By | 04/05/2025



Olá, eu sou o Rafael e estou numa jornada! Vou fazer o concurso de Maricá e documentar todo meu processo de preparação.

Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva inclusiva (resumo) -Concurso de Maricá/a>

vamos lá vamos lá deixa eu ver se eu já estou online só dar uma olhadinha aqui pera aí R pessoal já estamos online E aí como é que vocês estão vocês estão bem eu também estou bem e hoje aqui pessoal eu vou falar sobre um documento de lei que está no nosso no nosso cronograma no nosso edital na real né da prova de Maricá e ele cai em muitos outros concursos também e eu fiz um resumo dele pessal que eu vou disponibilizar para vocês nesse nesse link que tá tá aqui na descrição e vocês podem dar uma olhada no resumo que eu fiz porque eu acho que esse resumo dá para dá para vocês entenderem não é não ficou tão pessoal assim que só eu entendo não porque eu copiei muitas partes do do texto especificamente né e pessoal esse documento eu achei bem tranquilo Ok eu acho que assim é muito fácil de pegar ele e depois com com esse resumo eu vou simplesmente só estudar ele meio que na semana de revisão né que vai chegar a semana de revisão eu quero ver mais conteúdos eu quero tipo ver os conteúdos que eu já já deixei preparado para mim meus resumos e eu vou ver minhas aulas também algumas às vezes tô vendo um negócio fal Caraca nem lembrava disso vend na aula isso tá me ajudando mas então pessoal eu só vou divulgar essa Live aqui para mim e esse documento pessoal só dando um um leve Panorama aqui de como que o que que eu achei desse documento né eu achei que assim um documento bem bem tranquilo Ok bem fácil e que ele ele traz pontos assim bem específicos cara tipo que é meio que assim eh você quando você vai estudar para para essa coisa de Educação Especial você pode estudar isso por diversas formas você tem por exemplo a lei de inclusão né a lei de inclusão que é que é uma coisa um pouco mais geral uma lei enorme e eh você tem outros outras formas de estudar também você pode estudar por um um conteúdo na internet ver vídeos e tal mas essa lei aqui Ela traz um uma coisa que eu achei interessante porque ela traz uma uma uma uma perspectiva mais histórica ali de de pegar e falar ó aqui pessoal essa é a história da educação especial e enfim trazer Marcos históricos paraa educação especial e ao mesmo tempo ele traz certas diretrizes e e e conceitos importantes assim que que é meio que quando você tá estudando PR Educação Especial você poderia simplesmente achar esses conceitos assim por out por outras vias também né mas tá tudo ali na lei e o que eu fiz foi no meu resumo e que eu vou explicar para vocês aqui para ficar um pouco mais claro mostrar para vocês né cara o que que eu acho que tem de mais relevante nessa lei que mais pode cair na sua prova e tal e vamos fazer questões hoje tranquilamente dá para fazer 20 questões não é um conteúdo muito denso e vamos começar tá bom pessoal vamos começar ó só vou volar minha meu rostinho aqui pro cantinho transition e é isso então pessoal tá aqui ó na política nacional de educação especial né isso na na parte das legislações pode ver que tá em laranja né porque e acho que muitas pessoas não viram Então vou recapitular isso aqui essas lees que estão em vermelho eu acredito que são fundamentais eu tenho uma aula que eu fiz sobre a LDB meio que como eu estudo a LDB e cara meu resumo que eu fiz assim que eu só estudo pelo meu resumo né e LDB é bom fazer muitas questões OK LDB e constituição acho bom estudar mais revisar mais e fazer mais questões Acho que tô em laranja você pode dar uma atenção também especial assim como eu tô dando para essa daqui política nacional de educação especial e vou dar para essas outras aqui mas é um pouco menos e essas aqui em amarelo pessoal porque a dcn que tem 565 páginas essa aqui do Ensino Fundamental de 9 anos com 136 páginas não vale pena você pegar e se matar pessoal para estudar essas legislações São enormes você tem que ser um pouco mais estratégico então ver vídeos Tenta resolver questões pegar mais ou menos os fundamentos daquela lei ali e é isso pessoal hoje a gente vai ver essa lei aqui que é o o a política nacional de Educação Especial na Perspectiva inclusiva esse aqui pessoal o resumo que eu fiz ok e ele é dividido em algumas partes né se eu não me engano são quatro partes Então tá aqui ó você tem a apresentação que a gente vai vai falar sobre isso você tem Marcos históricos e normativos essa parte acredito que não é tão importante você se matar eh e assim o documento ele tem 19 páginas OK e eu resumi aqui em 11 páginas Mas você tem que pensar o seguinte dessas 11 páginas aqui que eu resumi 11 não resumi em oito páginas pessoal resumi em oito páginas mas dessas oito páginas que eu tenho aqui Você não precisa ler tudo e ficar se matando acho que tem umas partes que são são mais leg ó vou revisar vou revisar só essas partes aqui não vou ficar revisando todo esse resumão Mas enfim pessoal eh são cinco partes Ok alunos atendidos pela educação não não pessoal tem algumas partes e a gente vai ver cada uma uma por uma então pouco importa a quantidade de partes Ok importa Quais são as mais importantes e eu vou falar aqui para você esse documento ele tem essa apresentação primeiro para falar o seguinte o a gente estava tendo um movimento Nacional um movimento Internacional e e de para falar sobre educação e educação especial e trazer uma perspectiva um pouco diferente né que ele fala aqui a educação inclusiva constitui um paradigma Educacional fundamentado na conção concepção de direitos humanos que conjuga igualdade e diferença com valores indissociáveis ao longo do texto ele vai reafirmar essas posições essas posturas e uma coisa fundamental desse documento é realmente essa transição de uma de uma de uma de uma educação especial que é que é que é que é realizada somente em em escolas especiais que que que são separadas das escolas regulares né o público alvo da Educação Especial ele tá aqui nessas escolas e ele vai passar para um agora vai vir para pras escolas regulares né pras turmas regulares e isso pessoal é uma coisa que muita gente já conhece isso está na Constituição isso está na LDB Ok e esse documento aqui ele trouxe muitas eh ele ele vai falando muito sobre isso sobre como que se deu essa passagem né Teoricamente e cara Quais são as diretrizes que a gente tem que pensar na Educação Especial coisas mais específicas a respeito da das competências do professor eh do professor especializado né que faz o atendimento educacional especializado esses conceitos que a gente vai ver pro final eles são mais importantes então aqui o que eu dou uma dica para você na hora de você dar olhada nesse resumo aqui pessoal inclusive acredito que hoje assim a Live vai ser um pouco menor acredito eu não muito né porque olhando os conteúdos aqui a gente sempre CONSEG dar uma refletida mas se Deus quiser vai ser um pouco menor porque esse conteúdo é um pouco mais simples você pode ficar tranquilo Ok então aqui ó você deu uma olhada na apresentação beleza pessoal tá falando disso aqui tá falando do do do movimento Mundial pela inclusão como isso afetou nas políticas educacionais no Brasil e daí você tá falando das dificuldades do sistema de ensino e da gente cara melhorar essas práticas para realmente incluir os os alunos né não não tratar eles de forma segregada a gente eh fazer uma uma integração melhor né gerar integração e participação nesses Marcos históricos e normativos ele vai falar tudo sobre tudo isso aqui que eu acabei de falar sobre como que a gente tinha essa visão de eh a visão de educação que delimita a escolarização como o privilégio de um grupo e que com a democratização a gente começou a ter uma o paradoxo inclusão e exclusão meio que porque eh olha aqui esse trecho é interessante de ler ó a partir do processo de democratização da educação se evidencia o parado inclusão exclusão quando os sistemas de ensino universaliza o acesso mas continuam excluindo indivíduos e grupos considerados fora dos padrões homogene homogeneizadores da escola né então a gente quer botar todo mundo ali como se eles tivessem as mesmas dificuldades as mesas habilidades e cara quem quem tá fora desse padrão acaba se dando mal né aí pô cara esse pessoal aí público al da Educação Especial ele não se enquadra aqui cara então você vai ter que sair daqui você vai ter que ir para outra escola né e isso é uma coisa ruim e pessoal aqui eh que ele ele vai passando aqui pessoal todas essas coisas que eu coloquei aqui por que eu coloquei isso aqui porque se você vai estudar só pelo resumo você vai estudar só pelo meu resumo eu não queria que você pegasse e não tivesse acesso a todas ess essas informações que ele coloca no na lei né e mas aqui eu deixei de uma forma bem eh bem sintética cara tá bem sintetizada assim o o o que são essas coisas tem aqui tá falando ó no Brasil atendimento à pessoas com deficiência teve início na época do império aí ele vai falar sobre aqui ó como que isso começou ah o Instituto do dos meninos cegos 1854 o Instituto dos surdo mudos em 1857 e aqui ele vai falando sobre várias coisas ó 1926 54 45 61 até a gente chegar em no na na época que esse documento foi produzido que é perto de 2006 se eu não me engano é 2006 2007 e pessoal algumas coisas das história aqui do do negócio acho que é interessante você ver alguns Marcos né você tem isso aqui ó a convenção de Guatemala Ok eu acho que vale a pena dar uma olhadinha Talvez o plano nacional de educação Porque a partir daqui ó que começa a ficar um pouco melhor nessa perspectiva né já que a gente quer a gente quer incluir os os os alunos e e em classes regulares é aqui que começa a trazer mais essa pegada né Eu acho que talvez a partir da LDB também e eh se se não me engano é a partir da DB que isso tá um pouco mais claro mas uma outra coisa também que um documento que é muito importante muito importante pessoal e eu tô procurando aqui mas eu ainda não achei é esses daqui ó eu não não sublinhei não sei por e são os mais importantes você tem declaração mundial de educação para todos e a Declaração de Salamanca são assim documentos Tipo top top top da da dessa coisa você precisa ficar estudando esse documento cara não tá na sua sugestão bibliográfica não tá na sua eh nem nem em forma de tema para você saber né porque aqui quando a gente vem aqui em em fundamentos O que que tem de Educação Especial pessoal tem isso daqui ó eh ação pedagógica para educação inclusiva então que se tivesse meio que Marcos eh Marcos históricos da educação inclusiva educação inclusiva história percursos trajetórias e e e e sei lá e e métodos alguma coisa assim aí você poderia dar uma olhada um pouco mais mais aprofundada nesses documentos entender um pouco mais sobre isso só que pro nosso concurso pessoal eu acredito que não vale a pena fazer isso mas vale a pena conhecer só conhecer né que ó ok já sei o que que é isso aqui declaração Mundial educação para todos Declaração de Salamanca Beleza já tem uma noção mas não perde muito tempo convenção de Guatemala também e é isso pessoal deu uma passada aqui nos Marcos históricos Ok você pode dar uma olhada um pouco melhor no nesse resumo se você quiser se pode comparar com documento também não recomendo porque eu acho que é uma perda de tempo porque o que e essa parte aqui também pessoal ó diagnóstico de Educação Especial eu botei aqui também só para dizer que se você estudar só pelo resumo você vai você não pode falar que ah meu Deus eu eu estudei só pelo resumo e ferrei Rafael Caiu um negócio lá de indicador indicador social e eu não sabia então aqui eu deixei também e eh eu eu deixei aqui os dados já de uma forma bem clara assim né porque ele vai falando ó em 2000 e não sei o que aconteceu evolução isso gerou repercussões e piriri pó pó Mas algumas coisas aqui você já consegue já pegar ó porque é é isso aqui os dados são isso aqui eu vou a gente tá pensando num censo de 1998 até 2026 então quando eu tô quando eu tô colocando aqui ó evolução de 337.000 matrículas eh em 1998 para 700.000 em 2006 aí você tem um maizinho aqui ok Esse é um maizinho que tá indicando que tipo Teve um aumento de 107% é isso para que que você precisa gravar tudo isso acho muito difícil pelo pelo padrão de de questões que eu já vi de Educação Especial até quando a gente tá pensando em trajetória nunca vai te cobrar uma coisa dessa vai te cobrar tipo Quantos por cento cresceu de matrículas em de 1998 para 2006 Acho muito difícil mas aqui a gente pode passar direto ó sensa de 98 2006 não vou ficar perdendo tempo com isso e a gente pode ir direto para cá por quê Porque esses conceitos que estão aqui em objetivo Qual é o objetivo da política nacional de Educação Especial na Perspectiva da educação inclusiva e quais são os alunos atendidos Pela Educação Especial Quais são as diretrizes da política educ da política eh Nacional de Educação Especial isso aqui que é importante você saber porque é isso que cai em prova inclusive quando eu vou for fazer as questões que eu já fiz anteriormente e para eu para para eu ver dar uma olhada e tal como é que cai isso caiu muito eu eu botei lá no filtro Educação Especial a gente vai ver isso um pouco melhor Caiu um monte de questão dessa dessa dessa legislação ou que pelo menos você conseguiria responder só por ter lido essa legislação E essas partes exclusivas aqui que eu tô colocando para você e eh e e vamos dar uma olhada né então assim conheça um pouco sobre a trajetória conheça um pouco sobre o que fala o documento conheça um pouco sobre esse objetivo a gente precisa colocar as crianças nas escolas regulares a criança do público alvo da da Educação Especial elas precisam estar em convivência junto com as outras crianças para que role uma uma uma realmente uma inclusão eh e e não e não uma segregação Ok show de bola isso é tranquilo mas que a gente vai vai dedicar um pouquinho mais de tempo para ler esses conceitos talvez entender um pouco melhor né então qual é o objetivo da política educacional eh polícia polícia não Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da educação inclusiva assegurar a inclusão escolar de alunos com deficiência transtornos globais desenvolvimento e altas habilidades superdotação orientando os sistemas de ensino para garantir acesso ao ensino regular com participação aprendizagem continuidade nos níveis mais elevados de ensino transversalidade da modalidade da Educação Especial desde a educação infantil até a educação superior ou seja em todas as etapas do do do ensino e oferta do atendimento educacional especializado formação de professores para o atendimento educacional especializado e demais profissionais de educação para inclusão participação da família e da comunidade acessibilidade arquitetônica nos Transportes nos mobiliários nas comunicações e informação e articulação intersetorial da implementação das as políticas públicas pessoal não tá aqui OK mas como tá falando ação Educacional para inclusão uma coisa assim e vocês T que pensar o seguinte tem alguns conceitos que são importantes por exemplo você tem um conceito esses conceitos que estão aqui eh vou vou primeiro falar daqui para depois trazer uma coisa mais isso aqui pessoal acho que é muito fácil de você pegar ok O objetivo dessa dessa coisa assegurar a inclusão escolar dos alunos o público alvo é importante você grava aqui em São quem quem são essas pessoas deficiência transtornos globais desenvolvimento e altas habilidades e superdotação beleza são quatro aí muito fac de gravar 1 2 3 4 são quatro beleza acesso ao ensino regular tudo aquilo que a gente já tava falando comparticipação aprendizagem continuar nos livos mais elevados de ensino transversalidade da modalidade de Educação Especial desde a educação infantil até educação superior legal pegar pegar isso porque o que que é educação especial é uma etapa do ensino é um tipo de ensino é o quê Ela é uma modalidade né é uma modalidade de educação assim como a a educação indígena a educação qu Lamba são modalidades de educação né E aqui é é interessante você saber disso é uma modalidade e transversalidade significa que ela perpassa tudo ela tá acompanhando tudo eu vou fazer uma aula melhor falando sobre interdisciplinaridade TRANS transversalidade e e outras coisas que tem currículo também beleza mas por enquanto aqui é só importante saber isso transversalidade da modalidade da Educação Especial da educação infantil da educação superior oferta do atendimento educacional especializado aí a gente vai ver um pouco mais à frente sobre algumas questões do do atendimento educacional especializado normas diretrizes como que a gente faz isso e e quais são as finalidades dessa desse tipo de atendimento e formação de professores para o atendimento educacional especializado e demais professores da educação para inclusão tem mais eu falei um i como se fosse finalizar mas não é participação da família e da comunidade isso é uma coisa que cara você vai ver na LDB você vai ver no no na na constituição tem sempre isso então não é uma coisa tão diferente do que você já tá acostumado acessibilidade arquitetônica e aqui que eu queria trazer uma coisa mais porque você tem esses tipos de de acessibilidade que são meio que assim interessante de você gravar esses nomes eu não vou ficar colocando aqui para vocês não e tal Porque eu acho que pelo nome já dá para descrever um pouco bem e você tem meio que tipo assim dimensões do que é inclusão né E você tem ela numa dimensão arquitetônica que quando você tá falando de prédios você tá falando da estrutura do de como que é o funcionamento da escola mas de qualquer escola de qualquer prédio pode ser de qualquer coisa e é realmente isso né se você tem uma rampinha se você tem um um uma coisinha ali ó com ó tem um banheiro aí tem a plaquinha do banheiro aí tem um negocinho do brile Ali eh Apesar apesar que isso não é arquitetônica isso não é arquitetônica mas arquitetônica tem a ver realmente acho que um pouco mais com a com a mobilidade né para o pessoa conseguir se locomover sem precisar de muitos impecilhos né se você precisa de um elevador você precisa de uma rampa e você tem isso em em Transportes também ok bem simples mesma coisa do arquitetônica só que para transporte né você precisa de uma estrutura física que que que consiga eh incluir essas pessoas que têm algum tipo de deficiência e daí você tem também eh a urbanística que tem a ver com cara acho dificilmente vai cair isso mas você tem essa dimensão da da inclusão numa dimensão urbanística Que cara é muito parecido com a arquitetônica também né só só dá um nome específico para como funciona a rua então você precisa de uma faixa de pedestre ali Quando você vai colocar tem que ter uma rampinha também e tal né porque arquitetônica tem a ver mais com o prédio e tal e urbanista tem a ver com a rua e E você tem também pessoal comunicacional e atitudinal se tem outras eu realmente não não consigo me me lembrar assim eu acho que tem tecnológica e e algumas coisas assim que é meio que tipo pô se cai o que que é acessibilidade tecnológica você vai saber né cara Acho que tem a ver com essa coisa meio de Tipo pô equipamentos que sejam compatíveis com as deficiências as dificuldades daquelas pessoas que estão ali né Eh mas aí você tem essa comunicacional que tem a ver com esse negócio que por exemplo que eu falei do banheiro né do banheiro que tem uma plaquinha lá que tá escrito banheiro e você tem um brazinho pra pessoa quando chegar lá e ela botar a mão e falar OK aqui é o banheiro eu vou entrar aqui Ah aqui é o banheiro masculino eu vou entrar aqui sem precisar ficar de eh com ajuda de muitas pessoas Apesar de que ter ajuda ter o apoio não é uma coisa ruim Ok eh mas vamos lá e você tem outra também pessoal que é a atitudinal né Eh não tem essas coisas aqui nesse documento mas acho que é interessante você saber para você cara se cair alguma coisa a respeito disso se você não tinha a mínima noção Talvez seja uma coisa muito boa para você e a inclusão na na na na dimensão a atitudinal tem a ver com como a gente trata aquela pessoa né como que a gente fala com ela como que a gente eh organiza a a nossa sal as as as nossas dinâmicas de aula como que a gente vai eh receber aquela pessoa e tal e vamos falar com ela falar sobre ela e isso tem tudo a ver com as nossas atitudes né com as nossas atitudes estão incluindo ou estão excluindo aquela pessoa Ok Então essas são as dimensões da Educação Especial muito tranquilo pessoal o nome já é bem autod descritivo Então acho que é bem fácil de você gravar eh de você aprender né o vamos lá para o próximo tópico alunos atendidos Pela Educação Especial aqui pessoal é aquele negócio né E são esses tópicos aqui ó 1 2 3 4 e isso aqui é outra coisa beleza mas são são essas essas quatro pessoas aqui e o que que ele faz ele vai dar a definição de cada um dessas dessas pessoas né então na Perspectiva da educação inclusiva educação especial passa a constituir a proposta pedagógica da escola definindo como seu público alvo os alunos com deficiência transtornos globais desenvolvimento e altas habilidades e barra superdotação show de bola Então vamos lá o que que são alunos com deficiência essas definições eu acho importante você você aprender e você gravar também porque às vezes pode cair uma questão dessa inclusive Quando a gente tiver fazendo eu acho que vai cair se eu não me engano Eh vamos lá alunos com deficiência são aqueles que têm impedimentos de longo prazo de natureza física mental intelectual ou sensorial que em interação com diversas Barreiras podem ter restringido a sua participação plena e efetiva na escola e na sociedade é interessante que acho que eu já fiz uma questão a respeito disso pessoal que caía assim o conceito do que é uma pessoa com deficiência alunos com deficiência e tinha alguma coisa meio que tipo muito muito parecida com isso daqui uma uma redação muito parecida mas aqui mudava falava ó aqueles que tem e pera aí Ai caramba eu abaixei tinha uma redação muito M parecido com isso aqui falava assim aqueles que TM tipo impedimentos permanentes né E era uma coisa assim que cara se você não não leu isso não tem a mínima noção para tu resolver no intuitivo é um pouco mais difícil porque Pô cara às vezes uma pessoa com deficiência ela tem um impedimento que é permanente se ela tipo perdeu uma uma uma perna talvez ela vai ter vai vai substituir aquilo pode substituir com uma prótese ou com uma perna mecânic qualquer coisa assim mas ela não vai ter a perna permanentemente né e mas enfim eh o o o a definição aqui tá falando de longo prazo e e é legal entender esse conceito aprender esse conceito vamos lá alunos com transtornos globais do desenvolvimento qual é a definição aqueles que apresentam alterações qualitativas das interações sociais recíprocas e na comunicação um repertório de interesse e atividade restrito estereotipado e repetitivo bacana né Eu não tenho muito que explicar sobre isso e aqui é só realmente ler e entender o conceito e e gravar eh aqui você tem uns exemplos né Você tem o autismo síndromes do espectro do autismo e Psicose infantil mas ele pode ele ele coloca meio que dentre outros também você pode ter outros issso aqui só são apenas alguns exemplos mas lemb globais do desenvolvimento alterações qualitativas nas interações sociais recíprocas e na comunicação repertório de interesses e atividades restrito estereotipado repetitivo beleza alunos Com altas habilidades barra superdotação acho que é um pouco mais fácil de de gravar né que é isso aqui demonstra potencial elevado em qualquer uma das seguintes seguintes áreas isoladas ou combinadas pera aí V só beber uma aguinha intelectual acadêmica liderança psicomotrocidade e Arte São pessoas que têm muitas habilidades nessa nessas áreas né e altas habilidades é diferente superdotação tá bom pessoal altas habilidades geralmente tem essa definição que tá ligado à pessoa que tem que é muito boa em em uma área ou ou áreas específicas assim e superdotação às vezes tem a ver mais com o QI a pessoa tem um QI muito elevado né Eh mas mas enfim grava essa definição aqui demonstra um potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas ele cita essas áreas aqui e bota elevada criatividade grande envolvimento na aprendizagem e realização de tarefas em áreas de seu interesse esse Público aqui é interessante pensar que eh a inclusão dessas pessoas para mim não era não é tão Óbvio assim né porque para muitas pessoas podem pensar Pô cara o cara já tem já tem altas habilidades já tem super dotação Por que que ele precisa de ser inclusão né Por que que ele precisa disso porque porque ele já vai sear bem na escola né já enfim mas às vezes essas pessoas podem ser pessoas muito muito solitárias assim eu acho que são pessoas que tipo são são muito inteligentes e tal às vezes pode se entediar tá meio que cara tá fazendo um negócio lá que ela olha assim e fala cara isso é muito fácil isso é muito ridículo de fácil eu eu não sei porque que eu tô aqui e você incluir ela é meio que você pensar cara mano essa pessoa precisa de um estímulo eh que seja mais desafiante para ela né ela não pode pass ficar ali e tal Pelo menos foi essa forma que eu entendi né de eh de de de de de inclusão como é que você inclui essa pessoa eu nunca conheci ninguém pessoal com alta desabilidade e super dotação nunca vi ou ou pelo menos se conhecia essa pessoa nunca me falou que era e aqui você tem esse daqui pessoal transtornos funcionais específicos que ele cita alguns aqui né dislexia que é é as é a capac é o cara não sei eu acho que eu acho que tem a ver alguma coisa com você enxergar as letras assim você tem dificuldade em ler se não me engano deixa eu ver aqui dislexia peculiar no cérebro para os processamentos linguísticos relacionados à leitura é isso né então tipo a leitura para ela é é é um processo mais difícil e tal disortografia disgrafia descul discalculia eu sei que que é alguma coisa é é meio que parecido com com a com a dislexia só que para para números para cálculos transtorno de atenção hiperatividade todo mundo conhece né e entre outros Beleza então vamos passar aqui esse negócio aqui eu eu eu trouxe pessoal porque eu acho interessante porque ele fala assim ó as definições do público alvo devem ser contextualizadas e não se esgotam na mesma na na mera categorização de especificações atribuídas a um quadro de deficiência transtorno disturbios e aptidões Considero que as pessoas se modificam continuamente transformando o contexto na qual se inserem aqui é uma noção interessante que que aquele negócio que eu tava falando aqui tem conceitos muito importantes tem noções muito importantes para quando a gente pensa na área da Educação Especial que você poderia estudar por outros documentos por outros outras formas de estudar mas tá aqui legal aprende que tá falando sobre cara quando você vai tratar alguém que tem autismo por exemplo aí você vai lá cria um plano de e um atendimento educacional especializado para aquela pessoa tenta buscar entender quais sãoos seus interesses suas demandas e tal e beleza show de bola você tá fazendo todo o seu trabalho ali aí vamos supor que chegou uma outra criança autista na escola você não pode replicar aquele mesmo planejamento que você fez aquele mesmo atendimento educacional especializado como se fosse assim ah é autista também então é só botar a gente tem um plano para autistas aí aplica para um para outro para outro para outro para outro para todos os autistas porque não é assim né porque cada pessoa é uma pessoa e a gente tem que tratar elas como indivíduos e na sua individualidade no nas suas potencialidades ali e nas suas dificuldades mais específicas que cada um vai apresentar beleza é uma coisa bem simples mas é interessante você ter essa noção porque às vezes você você no enunciado de prova pode cair uma coisa parecida com isso né e vamos lá o cortador de grama aqui nosso participante especial de novo já não tá tão especial né Mas vamos lá diretrizes da política educacional da política nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação inclusiva aqui é tranquilinho também pessoal beleza aqui é tranquilo mas é aquela parada conceitos noções que você tem que ter e que vai te fazer certas questões cara na hora Beleza então você não precisa gravar em qual parte at porque esse documento de lei n é um documento que tá dividido em artigos né Ele é bem parece um parecer né o parecer ele tem esse formato que é que é assim é de texto e que é de texto não é prosa prosa não sei Não não é prosa pessoal é um texto expositivo né e ele tem esse esse formato assim informativo expositivo Mas vamos lá a educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis etapas E modalidad é aquele negócio que eu falei da transvers transversalidade Beleza realiza o atendimento educacional especializado disponibiliza os serviços e recursos próprios para esse nesse desse atendimento e orienta os alunos e seus professores quanto su utilização nas turmas comuns do ensino regular beleza aqui é o definição de educação especial né E isso aqui é super importante conceitos definições tudo isso aqui é um negócio que você tem que tem que ler e reler e meio que tipo deixar fixado na sua cabeça não precisa se matar mas assim você vai conseguir ter uma noção quando você quando cair na sua prova né só que é importante para você fazer is você precisa ler entender e falar OK entendi é isso e tal e vamos lá eh vamos vamos pr pra próxima definição aqui o atendimento educacional especializado identifica elabora e organiza recursos pedagógicos e de de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos considerando as suas necessidades específicas aqui é um outro conceito né é o conceito da finalidade do atendimento educacional especializado o que que ele faz identifica elabora e organiza recursos pedagógicos e de de acessibilidade que elimine as barreiras para plena participação dos alunos considerando suas necessidades específicas show de bola aqui tá falando sobre as atividades desenvolvidas no atendimento educacional especializado Ok então eh ele vai trazer um um uma coisa específica do do de como que Essas atividades se dão e ele vai dar esse conceito aqui ó diferenciam-se daquelas realizadas na sala de aula comum não sendo substitutivas Eh substitutivas aí substitutivas à escolarização esse conceito é um conceito importante tá pessoal é uma coisa que às vezes pode pode ser uma coisa que no intuitivo você não não pega tão fácil porque ó atividade desenvolvida no atendimento educacional especializado você que já tem o o o contato com escolas e tal Talvez seja um pouco mais fácil para você você saber que cara é elas são diferentes da sala de aula comum mas talvez talvez né Pode ser que você nem pode ser que esteja complicando isso aqui para você mas talvez você no intuitivo você pense Ah já que é inclusão já que a gente tem que fazer as coisas pensando no no no no no eh na em não segregar então as atividades elas são as mesmas da sala de aula comum né porque a gente não quer segregar mas não ó diferenciam-se daquelas realizadas na sala de aula comum mas e elas também não são substitutivas à escolarização e para que que elas servem elas esse atendimento complementa e ou suplementa a formação dos alunos isso aqui é um conceito importante também que eu não não deixei em mas acho interessante colocar aqui também pessoal que que que que esse entendimento faz que que Essas atividades tem como objetivo complementar e suplementar a formação dos alunos com vistas a autonomia independência na escola e fora dela aí aqui eu coloquei alguns exemplos de de dessas dessas dessas coisas de como como se dá o atendimento educacional especializado Ok programas de enriquecimento curricular ensino de linguagens e códigos específicos de comunicação e sinalização ajudas técnicas e tecnologia assistiva dentre outros isso aqui pessoal eu não puxei do Google não tá Eu puxei do do documento de lei eu só deixei aqui ó e é um negócio que tá assim tá num outro parágrafo mais para baixo Mas eu só peguei e deixei resumido né eu peguei e falei P num num negócio tá falando sobre as atividades Qual o objetivo das atividades num outro negócio Ele tá falando exemplos dessas atividades então eu botei tudo junto aqui exemplos disso né pessoal então vamos lá eh quanto tempo eu estou transmitindo Espero que 20 minutos 30 minutos ah ok mas então pessoal é isso dá para fazer 20 questões eh é bacana que eu eu sinto pelo menos que eu não tô enrolando que eu tô trazendo um conteúdo Bacana Então eu Eu não me sinto mal por por est demorando esse tempo todo né que eu que eu achei que ia ser um pouco mais rápido mas mas enfim pessoal aqui eu vou continuar lendo aqui tá mas vai ser um pouco mais rápido pra gente resolver as nossas 20 questões que eu acredito que vai ser um pouco mais rápido resolver essas questões também mas vamos lá a clusão escolar tem início na educação infantil show de bola né pessoal e vou ler só isso aqui não vou ler tudo mas aqui ele tá falando sobre sobre isso sobre como que a gente faz isso também então ele vai falar aqui ó o lúdico acesso às formas diferenciadas de comunicação riqueza de estímulo nos aspectos físicos emocionais cognitivos psicomotores e sociais e a convivência com as diferenças favorece as relações interpessoais o respeito à valorização da criança né seção é como que se dá a inclusão escolar no no no início da Educação Infantil e daí você tem tipo eh do da do Nascimento aos 3 anos como se dá esse atendimento educacional especializado né E tá falando aqui ó se dá por meio de serviço de intervenção precoce tem esse objetivo aqui do processo de desenvolvimento e aprendizagem e ó isso aqui também é interessante tá interface com outros serviços de saúde e assistência social então aqui a gente vai fazer essa esse atendimento educacional especializado pensando em em sei lá qualquer coisa de saúde pode ser um médico SUS ou qualquer coisa assim E também o Conselho Tutelar né pode pensar em em em coisas assim né de assistência social mas vamos lá em todas as etapas de modalidade de Educação Básica o atendimento educacional especializado é organizado Para apoiar o desenvolvimento dos alunos aqui é um negócio que já estava escrito né você não precisa ver isso tudo de novo mas aqui é interessante pensando que uma oferta obrigatória dos sistemas de ensino né então ok se você não sabia disso saiba que o atendimento educacional especializado ele é uma oferta obrigatória beleza e na modalidade Educação de Jovens e Adultos educação profissional especificamente para essa modalidade como se Educação Especial a gente tem essa coisa de possibilitar liação de oportunidade de escolarização formação para ção no mundo do trabalho e efetiva participação social aqui pessoal é é assim se você sabe sobre sobre EJA né Educação de Jovens e Adultos você sabe que tudo isso aqui já tá lá né isso aqui independente do do da inclusão é meio que cara é para todo mundo né Sempre foi para todo mundo mas aqui tá falando especificamente tem que ter essas coisas também para para esse pessoal eh da educação público alvo da Educação Especial na eeg para enfatizar melhor né E aqui você tem outra coisa também ó Educação do especial na na a interface Educação Especial na educação indígena do campo quilombola e ela faz interface com que eh deve assegurar que os recursos serviços e atendimento educacional especializado estejam presentes nos projetos pedagógicos constituídos com base nas diferenças sociis culturais desse grupo você sabe um pouquinho sobre educação indígena você sabe bilíngues e intercultural Então essas coisas aqui também já estão na educação indígena kilamba e do Campo na educação superior e aqui ele vai falar sobre Como se dá a transversalidade da Educação Especial no no no na educação superior promoção da acessibilidade arquitetônica nas comunicações nos sistemas de informação nos materiais didáticos e pedagógicos Beleza então tranquilo são coisas que são bem simples de você pegar aqui ele tá falando sobre a inclusão dos alunos surdos nas escolas comuns através da educação bilíngue língua portuguesa e libras pessoal é é é legal né Essas coisas aqui porque uma vez eu errei uma questão eh que falava sobre isso falava meio que o ensino da língua portuguesa ele é a língua é primária e você aprende a Libras o as as o ah ai meu Deus a língua de sinais você aprende como uma língua secundária eu pensava que era isso né primeiro você aprende portuguêso você aprende sinais mas não não não é assim né na inclusão dos alunos surdos o como é que a gente faz a gente desenvolve o ensino escolar da língua portuguesa aí na língua de sinais beleza bilíngue tranquilo mas o ensino da língua portuguesa como segunda língua da modalidade escrita para os alunos alunos surdos beleza e os os serviços de tradutor intérprete de de de libras língua portuguesa e o ensino de Libras para os demais alunos da escola né então a língua portuguesa na na modalidade escrita ela tá como segunda língua na modalidade né pode ser que não caia nada disso mas mas assim fica ligado porque eu já errei uma questão disso mas vamos lá o atendimento educacional especializado é ofertado tanto na modalidade oral quanto escrita quanto na língua de sinag beleza aqui tem um negócio interessante também que ele fala que devido a diferença linguística na Med do possível aluno surdo Ele tem que ter outros pares surdos em turmas comuns na escola regular interessante esses detalhes pessoal são pequenos detalhes mas que podem fazer uma diferença se cair uma questão um pouco mais difícil e vamos lá o atendimento educacional especializado é realizado mediante a atuação de profissionais com conhecimentos específicos de bola né Isso é tranquilo quem faz o atendimento educacional especializado é quem tem a formação para isso uma formação específica para isso e nossa coisada minha voz aqui cabe sistemas de ensino disponibilizar as funções de instrutor tradutor intérprete de libras e guia intérprete também o o monitor e o cuidador né eu deixei aqui meio que assim em só pr pra gente facilitar a nossa leitura e também acho que é os pontos mais importantes né porque aqui ele vai explicar para que que serve o monitor para que que serve o cuidador e tal mas se você já já tá já tá no no no dia a dia da escola você sabe o que que esse pessoal faz e vamos lá para atuar na educação especial o professor deve ter como base na sua formação Inicial e continuada conhecimentos gerais para o exercício da docência e conhecimentos específicos da área beleza né show de bola acabamos aqui o nosso resumo vamos resolver as nossas questões disciplina pedagogia pessoal é um é um é um documento tranquilo tá e eu acho que sinceramente honestamente eu não acho que você precisa eh ler esse documento 19 páginas se você acho que você consegue estudar só por essa aula e um resumo acho que tipo é mais que suficiente porque eu tô trazendo coisas além do que do do que tem que pode ser útil para você e o resumo tá tudo ali cara tá tudo ali então vamos lá eh aqui ó primeira questão é uma questão fácil Se você pegou o basiquinho ok de acordo com os Marcos legais no Brasil a educação especial é uma T realiza o atendimento educacional especializado disponibiliza os recursos os serviços e recursos próprios desse atendimento e orienta os alunos se professores quanto à utilização das turmas comuns do ensino regular pessoal legal que isso aqui é a mesma redação não vou Ender muito não mas é só que agora que eu reli eu percebi isso mas ó o isso aqui é a mesma redação disso aqui ó né a educação especial é uma modalidade de ensino perpassa Tod nível etapa e modalidade realiza o atendimento educacional especializado disponibiliza os recursos não sei o quê não sei o que lá é a mesma coisa que tá aqui né então a gente mata fácil a educação especial é uma modalidade de ensino pessoal eh eu não loguei Caramba de novo vamos lá vamos lá que hoje 20 questões então aí tranquilo pessoal Educação Especial uma modalidade de ensino beleza questão número dois a sala de atendimento educacional especializado é um ambiente dedicado a oferecer suporte pedagógico e recursos especializados a alunos com necessidades educacionais especiais sobre esse tema analise o os itens abaixo pessoal Isso aqui é uma coisa que eu vou fazer essa questão porque eu não sei se pode cair e tal mas se se for seguir a lógica de cara só cair coisa de Educação Especial que tiver no na nossa bibliografia cara é um pouco e essa questão talvez não faça tanto sentido Ok mas eu vou vou resolver porque enfim tá falando sobre atendimento educacional especializado e é uma coisa que que a gente tem né Mas vamos lá nos casos de de de escolarização em classe hospitalar ou em ambiente domiciliar o atendimento educacional especializado é ofertado aos alunos público alvo da Educação Especial de forma complementar ou suplementar eh acho que é interessante essa questão no real né Essa questão não não tá tão distante que a gente viu que isso que isso é verdade né cara a o atendimento educacional especializado ele ele atua dessa forma de complementar ou suplementar tudo que não tem o alternativa um a gente exclui beleza ficamos com AD e e vamos para assertiva número dois a educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis etapas e modalidades correto realiza o atendimento educacional especializado disponibiliza os recursos e serviços e orienta quanto a sua utilização nos processos de ensino e aprendizagem nas turmas comuns do ensino regular pessoal é isso né Essa é a definição eh que tá aqui e é exatamente essa definição né então acertiva dois está correta eh o que não tiver dois a gente exclui a gente tem d e e vamos para assertiva número três o aee é realizado prioritariamente na sala de recursos multifuncionais em outra escola de ensino regular no mesmo turno da escolarização pessoal aqui a gente já viu né sobre a história disso de como que você dá isso eh a gente tem a sala de de recursos e tal mas isso não é em outra escola de ensino regular isso é na mesma escola Beleza então essa TR está erradíssima a gente já pode marcar a qual que a gente pode marcar a gente não pode marcar porque essas duas aqui falam que a três está errada mas vamos para a assertiva quatro o atendimento educacional especializado tem como função identificar elaborar e organizar recursos pedagógicos de acessibilidade eh que aumentem as barreiras para plena participação dos alunos que aumentem as barreiras para plena participação dos alunos Pelo amor de Deus né gente um e dois aqui essa quatro tá ridícula vamos para a questão número três sobre as necessidades educacionais especiais assinale a alternativa incorreta toda criança essa questão é difícil toda criança tem direito fundamental à educação porém não deve ser dada a oportunidade de atingir e manter não pera essa questão é fácil eu confundi com outra essa questão você resolve de cara toda criança tem direito fundamental à educação porém não deve ser dada a oportunidade de atingir e manter o nível adequado de aprendizagem Cara isso que é doido de educação especial assim que pode cair todo todo tópico pode cair questões fáceis e tal mas Educação Especial gente tudo que vai contra a perspectiva inclusiva tudo que vai contra não dar oportunidades excluir segregar é essa alternativa que tá incorreta pessoal a gente marca aqui tranquilamente não vou ficar lendo as outras para não perder tempo essa aqui tá de mão beijada pra gente não tem por ficar perdendo tempo Esso aqui eu só ia ter que ler e falar OK isso aqui tudo tá certo mas vamos paraa outra o documento Declaração de Salamanca ó e linha de ação sobre necessidades educativas ó e linha o documento declaração de salaman em linha de ação sobre necessidades educativas especiais proclama que as escolas comuns representam o meio mais eficaz para combater as atitudes discriminatórias ressaltando o princípio fundamental desta linha de ação é de que então ressaltando que o princípio fundamental dessa linha de ação é de que qual é o princípio fundamental dessa linha de ação pessoal vamos lá a escola deve acolher todas as crianças independentemente de suas condções físicas intelectuais sociais emocionais linguísticas ou outras gente isso aqui tá corretíssimo né então vamos lá os pais ou ou responsáveis têm obrigação de matricular seus seus filhos ou pupilos na rede regular de ensino eles têm obrigação né mas se você tá falando dessa desse documento aqui ou que as escolas comuns representam o meio mais eficaz para combater as atitudes discriminatórias então aqui é uma coisa assim que não faz tanto sentido isso né meio que pô O O ele tá pensando no papel da escola em como que ele vai fazer isso não tanto no que os pais têm que matricular porque isso Isso é isso é a linha de ação do quê é a linha de ação de que a a educação é obrigatória né já que é educação obrigatória os pais tem que fazer isso perdão para tratar a educação vamos excluir essa aqui para tratar a educação de estudante com deficiência no que se refere aos estudant com superdotação o ensino deve ser organizado para o atendimento especializado que considere suas singularidades de aprendizagem eh Por que que isso estaria errado pessoal mas então Ó aqui tá falando saltando que o princípio fundamental Beleza então assim Isso aqui é uma coisa que tá certo olha essa questão realmente não é tão não é tão simples né porque isso aqui é é verdade né você tratar os alunos estudantes com superdotação o ensino deve ser organizado para um atendimento especializado que considera sua singularidade de aprendizagem show de bola mas esse é o princípio fundamental dessa linha de ação da Declaração de Salamanca Isso aqui faz muito mais sentido não é sob a es integracionista deve-se impulsionar ações educacionais voltadas às pessoas com defici c e as pessoas com super dotação é pessoal então sobre reg integracionista deve-se impulsionar ações educativas voltadas a as pessoas com deficiência as pessoas com superdotação pessoal isso aqui é letra Tá mas e é porque eu queria falar um pouco mais só que eu não quero não quero perder tempo é porque tem uma coisa aqui se já tiver aqui eu falo ó olha olha olha olha olha olha pessoal Bacana esse daqui olha isso aqui olha esse documento eu tô tô na página certinho e tem isso daqui ó em 1973 é criado no mec o Centro Educacional de Educação Especial responsável pela gerência da Educação Especial no Brasil que sobre a egd integracionista impulsionou ações educacionais voltadas à pessoas com deficiência e as pessoas com superdotação ainda com configuradas por campanhas assistenciais e ações isoladas do Estado essas coisas aqui pessoal quando eu tô eu tô estudando eu marco de vermelho tudo o que eu que eu acha assim que é tipo é negativo entendeu então tá falando aqui de um um de fazendo um Marco histórico eu marquei essa coisinha aqui ó de egde integracionista como uma coisa errada é uma coisa que não é o que a gente quer é o que tá longe da da Educação Especial na Perspectiva inclusiva ok integracionista pessoal tem a ver com você pegar e meio que fazer assim ó cara eh os alunos T que se adequar às escolas entendeu não é tanto as escolas devem eh eh eh acolher todas as crianças mas pensar essa coisa de de de fazer uma integração no sentido de que o estudante vai se adequar entendeu me cara se vira entendeu E isso é uma coisa que não é o que a gente quer Beleza eh eu acho legal pessoal poder falar sobre isso eu eu eu acho que eu já deixei nessa página aqui pensando nisso pensando em poder falar isso para vocês porque a gente quer integração a gente quer participação mas quando a gente tá falando sobre a ég de integracionista aqui a gente tá falando de uma coisa bem específica que é uma perspectiva que não é perspectiva inclusiva a gente tá falando de uma perspectiva eh que eu posso falar um pouco melhor mas quando eu eu revisar melhor esse tópico Mas é isso pessoal é meio que trazer essa coisa de que cara se vira aí entendeu se integra Aí e vamos lá vamos ver quanto tempo a gente tá transmitindo A 47 minutos tá bom tá ótimo tá ótimo dá para fazer bastante questão Qual documento da escola da escola deve institucionalizar oferta de atendimento educacional especializado prevendo na sua organização a operacionalização da sala de recursos funcionais e o plano geral do atendimento educacional especializado pessoal ó aqui tem uma coisa que eu acho legal de falar porque acho que eu li um livro que falava sobre isso a diferença entre projeto Entre a diferença entre planejamento projeto e plano planejamento geralmente geralmente é uma coisa um pouco mais assim eh fluida um pouco mais subjetiva digamos assim no sentido quando você pensa no planejamento do professor eh ele tem ali um um um planejamento que é meio que tipo da cabeça dele pô ele sabe como é que ele vai falar com tal aluno quando ele for fazer aquela atividade ele sabe mais ou menos como é que ele vai organizar as coisas as pessoas em duplas e qualquer coisa assim mas quando você pensa por exemplo no plano plano de aula é um documento ele tem que pegar e já deixar ali porque a gente tem que entregar o nosso plano de aula né é um registro que a gente tem um registro legal que a gente tem que que a gente tem que produzir e e projeto tem essa perspectiva de uma coisa assim por um por um determinado período de tempo OK projeto tem a ver com um uma coisa que você faz que é tipo de médio a longo prazo Eh que que vai trazer tipo realmente essa delimitação ó nesse tempo a gente vai agir dessa forma tarará Parará e pessoal tanto planejamento quanto plano quanto o projeto eles podem ser coisas assim que são um pouco de outras sabe tipo eh de dimensões um pouco maiores tá ligado você pode pensar por exemplo num num plano de desenvolvimento Nacional da educação né o pne ISS é uma coisa gerzon assim né que tá no governo federal que funciona para para todo mundo eh mas agora você tem por exemplo o plano de de de aula do professor né É para ele é uma coisa que que é um documento é é uma coisa um pouco maior digamos assim do que o planejamento mas ainda assim é é bem menor Quando você pensa no plano nacional de educação né menor no sentido de ser pior só no sentido de de tá eh bem específico ali para alguma coisa mas pessoal isso que eu queria passar para vocês aqui é só porque talvez seja importante Ok mas eh é é um conhecimento que eu acho legal de passar eu dou tudo de mim cara eu falo tudo que eu sei e é bem que isso nessa parte aqui que ele tá falando pessoal do atendimento educacional especializado isso tá no nosso projeto político pedagógico Ok Isso tá no nosso documento também tá você pode dar uma olhadinha mas se você conhece um pouquinho sobre a administração Educacional sabe como é que funciona a instituição é só por tá dentro lá nem precisa ter estudado tanto sobre isso você sabe que o projeto político pedagógico é um documento base do do nosso da da nossa instituição né e é ele que Já regulariza o nosso atendimento educacional especializado Então vamos lá de acordo com o artigo 8 da LDB a oferta Educação Especial tem início em qual momento gente essa questão é muito fácil né pessoal em que início vai ter a oferta da Educação Especial responde aí responde 3 segundos para você responder olhando isso daqui na educação infantil né pessoal perpassa todos os níveis da educação infantil até educação superior muito simples essa questão vamos lá de novo estamos falando sobre a declaração de salamanga Mas ó a conferência mundial sobre das necessidades educativas especiais acesso e qualidade realizado pela Unesco em Salamanca em junho de 94 teve como objeto específico de discussão à atenção Educacional dos alunos com necessidades educacionais especiais nela os países signatários dos quais o Brasil faz parte declararam entre outros que eh pessoal essa questão aqui vai assim eh por eliminação Ok mas vamos lá ó vamos lá vamos lá orientação integradora que essa essa questão aqui me deixou me deixou intrigado OK ela me deixou intrigado ó todas as crianças de ambos os sexos tê direito fundamental educação e que elas devem ser oportunidade de obter e manter um nível aceitável de conhecimentos gente essa assertiva um está certa ok aqui você tá falando muito de inclusão tá falando do de dar oportunidade e tal tudo isso Tá certo beleza mas agora olha essa dois as escolas comum melhor todas as crianças têm as mesmas características interesses capacidades e necessidades de aprendizagem pessoal essa dois está incorreta muito fácil de você excluir esse item aqui todos os itens e você fica só entre um e três e Cara essa aqui se eu não me engano ó é é a c se não for a c fica melhor para mim mas então por que que essa que me deixou me deixou intrigado né porque ela tá falando assim as escolas comuns com orientação integradora representam o meio mais eficaz de combater atitudes discriminatórias de criar comunidades acolhedoras construir uma sociedade integradora e dar educação para todos essa me deixou intrigado porque Lembra daquela que a gente falou que tava falando sobre a es de integracionista então talvez integradora e integracionista seja uma coisa diferente eu não consegui entender isso ainda mas quando eu respondi essa questão aqui se você olha bem rápido assim se você olha o texto Todo parece que faz todo sentido né tipo a escola com orientação integradora meio mais eficaz combater atitude discriminatório criar comunidades acolhedoras construir uma sociedade integradora dar educação para todas tudo isso é perfeito mas o que me intrigou foi isso aqui orientação integradora justamente por conta disso aqui ó porque é uma coisa que eu eu já tive isso tive aulas disso na educação especial falando sobre essa EG integracionista só que então vamos diferenciar que talvez isso que seja um chave pra nossa questão integradora é diferença diferente de integracionista integracionista talvez tenha mais a ver com esse com esse negócio aqui que ele fala ó de eh campanhas assistenciais e ações isoladas do Estado né Talvez não tenha tanto a ver com que é essa coisa de integrar o aluno integrador e tal mas ok ficamos ficamos tranquilo pessoal tô estudando junto com você então eu também tenho dúvidas vamos lá sobre crianças com cegueira pode afirmar-se que eh pessoal Isso aqui é uma é uma coisa pra área de de Educação Especial tá e eu não acho que é um uma uma questão muito difícil mesmo que não seja da do do concurso específico que eu vou fazer mas isso aqui você vai para eliminação porque olha essas essas alternativas as crianças conseguiram não tem o mesmo potencial desenvolvimento de aprendizagem que as outras crianças Pelo amor de Deus né gente os conceitos formados por pessoas com cegueiras congênita diferem qualitativamente dos conceitos construídos com base nas experiências visuais se isto não for considerado e bem compreendido corre-se o risco de a criança conseguir repetir de forma automática o que ela ouve sem atribuir sentido e significado é que essa é a alternativa correta Tá mas assim se você olhar as outras você vai ver que é muito fácil essa essa questão aqui porque é como que ele tá falando sobre a pessoa com cegueira e tipo nas outras ele tá sendo tá sendo um escroto tá sendo um babaca ó a cegueira por si só gera dificuldades cognitivas ou de formação de conceitos não necessariamente né cara gerar dificuldade cognitiva por você ser cego não tem nada a ver uma coisa com a outra ó o o o ensino do sistema brilho é suficiente para alfabetização de crianças com cegueira não né cara você pode fazer o o várias coisas ali para para para alfabetizar aquela criança e e assim geralmente quando tem essa coisa de tipo eh trazer um Universal no sentido de é só isso ou Tod sempre geralmente Isso tá errado você não tem que se agarrar sempre nisso Ok eh isso é só uma dica beleza que aqui falando que o sistema de bral é suficiente para pô é meio limitante né em termos de pô caramba de metodologias novas que a gente pode trazer e tal mas vamos lá próxima questão conforme a política nacional de Educação Especial na Perspectiva da educação inclusiva uma finalidade do atendimento educacional especializado é eh eu achei essa questão um pouco mais difícil tá E ó ah vamos lá ó vamos dar uma olhada nas nas coisas eliminar as barreiras que poss que que possam obstruir o processo de escolarização de estudante B complementar a educação regular C elaborar o currículo da Educação Especial D suplementar a educação regular e é substituir a educação regular lembrando do que a gente viu quando você vê aqui ó eh pera é esse esse trecho aqui ele fala as atividades envolvidas no atendimento educacional especializado diferenci daquelas realizadas na sala hum pera pera pera pera não ó aqui o atendimento educacional especializado identifica elabora e organiza recursos pedagógicos de acessibilidade que elimine as barreiras para plena participação dos alunos considerando suas necessidades específicas beleza né E é isso que é o que conforme a o mesmo documento que a gente tá vendo aqui essa é a finalidade do atendimento educacional especializado beleza mas aqui quando você olha isso aqui ó complementar a educação regular e ó substituir educação regular você já poderia tirar Ok elaborar o currículo da Educação Especial você poderia pensar que pode ser suplementar a educação regular e complementar a educação regular a gente vê aqui pessoal que tá falando nas atividades ó as atividades desenvolvidas Elas têm essa ess essa coisa ela complementa e suplementa a formação dos alunos né e e tem a ver com isso aqui o programa de enriquecimento curricular também né que tem uma coisa que tá falando aqui mas a finalidade pessoal é isso aqui a finalidade do atendimento educacional especializado é eliminar as barreiras que possam obstruir o processo de escolarização dos Estudantes marca sem medo vamos para 10 e quanto tempo estamos transmitindo 50 minutos 56 minutos Ah tranquilo tá um tempo bom não vou demorar muito aqui não e já estamos na 10 a metade das nossas questões e tem algumas que a gente vai pular de acordo com a política nacional de Educação Especial na Perspectiva da educação inclusiva o mesmo documento que a gente tá estudando jul os itens a seguir as diretrizes da pnee dispõe que devido a diferenças linguísticas dos Estudantes surdos esses devem ser matriculados em escolas bilíngues para surdos gente você sabe o básico do negócio ISO aqui é muito fácil né a gente quer as crianças em escolas regulares vamos incluir tudo que tem assertiva número um vamos lá dois apne e admite a matrícula do Estudante surdo em turmas exclusivas para surdos ó aqui você pode ficar na dúvida você pode ficar meio que cara será que admite porque você tem aquele negócio de ser preferencialmente na escola lá e tal será que pode ser mas tem que lembrar o que o documento fala o documento pessoal não fala nada disso ele não menciona isso quando ele vai falar sobre a coisa para assurdo inclusive tá aqui essa coisa que ele tá falando Pera aí é tá tudo aqui eh ele não não menciona nada disso De que pode ser ofertado em turmas exclusivas para surdos mas ele fala isso aqui ó pne orienta que o estudante surdo pode ser matriculado em turmas comuns da escola lá juntamente com outros estudantes surdos beleza apenas o item três Está correto matamos a nossa questão e ele fala tudo isso aqui tá você pode dar uma lidinha melhor mas se você prestou atenção na aula você viu que e que eu falei sobre isso eu comentei sobre isso você prestou atenção nesse pedaço né Às vezes a gente dá uma devag mas é normal pessoal não tem problema e vamos lá dentro as atribuições do professor do atendimento educacional especializado assinale e vamos lá atribuições do professor do atendimento educacional esp izado essa é uma questãozinha que já já é um pouquinho mais dificinho também tá vamos lá ó identificar elaborar produzir e organizar serviços recursos pedagógicos eh de acessibilidade e estratégias considerando necessidades Gerais doss alunos público al da Educação Especial você você você você olha essa questão aqui você pensa Cara isso aqui faz todo sentido eu não vou excluir né e agora a gente vai paraa B elaborar e executar o plano de de atendimento educacional especializado avaliando a funcionalidade e aplicabilidade dos recursos pedagógicos de acessibilidade outra questão que você não consegue excluir você fala cara essa A e B fazem muito sentido ó acompanhar a funcionalidade e aplicabilidade dos recursos pedagógicos de acessibilidade na sala de aula comum do ensino avançado bem como em outros ambientes da escola pessoal aqui o que mata essa questão para dizer que ela é é falsa ao meu ver é isso daqui ó na sala de aula comum do ensino avançado eh porque quando você lê a coisa eu tô falando tô falando que mata pessoal no sentido de que você pode cortar ela tá ela tá errada você lê você não vê nada disso na nessa nessa legislação Ok então às vezes isso é uma questão difícil tá porque você precisaria lembrar de detalhes da coisa e Cara às vezes é uma coisa meio que se você aprende eh você entende assim meio que aprender que eu quero dizer meio que tipo entender a lógica da Lei entendeu ela tá seguindo uma lógica de inclusão tá seguindo uma lógica de não sei o quê aqui tá especificando muito aqui tá falando que é só que é na sala de aula do do do ensino avançado isso não faz muito sentido sabe quando você tá pensando no que é a perspectiva que que essa esse documento de lei traz pra gente então eu excluo facilmente ó estabelecer articulação com os professores da sala de aula comum beleza visão da disponibilização dos serviços dos recursos pedagógicos de acessibilidade e das estratégias que que promovam a participação dos alunos nas atividades tecnológicas essa questão é muito difícil pessoal porque quando você olha aqui todas elas fazem sentido não tem nenhuma aqui falando ó qual é o a atribuição do professor do atendimento educacional especializado aí tá lá meio que tipo é tratar o o público alvo da Educação Especial como se fosse um um um lixo é chamar o o o autista de não tem nada nada disso aqui né tá falando coisas meio que assim que são muito feroes mas outra coisa que mata essa questão aqui é que tá especificando participação dos alunos nas atividades tecnológicas não é isso né cara não é isso não é atividade tecnológica não tem essa coisa específica assim e é é difícil de matar Isso é só com o entendimento da Lei mesmo e e lendo e e revisando que você consegue pegar isso Mas vamos lá eh esse daqui pessoal eu já vou falar para você que tá errado a alternativa correta é a b tá E é uma questão que eu achei muito difícil porque olha o que que tem aqui eh Vou botar aqui isso no nessa primeira assertiva se eu não me engano Eh ó não essa aqui ó o atendimento educacional especializado identifica elabora e Ai meu Deus o atendimento educacional especializado identifica elabora e organiza recursos pedagógicos de acessibilidade que elimine as barreiras paraa participação pir pororó aqui o que ele fala identificar elaborar produzir organizar serviços pedagógicos aqui ele coloca uma coisa a mais que é o aqui identifica elabora e organiza mas aparentemente não produz que é o que tem de diferente né Pera identifica e labora produz é é não tem produzir Olha que questão difícil cara ah não pera pera pessoal essa questão Desculpa Desculpa pessoal essa questão não tá errada por isso essa questão não tá errada por isso perdão perdão desculpa atrapalhar seu estudo pessoal essa questão tá errada porque ela tá falando considerando as necessidades gerais dos alunos público alvo da Educação Especial eu acho que que isso que eu tô pensando a gente vai ver em outro mas aqui ele tá falando necessidades Gerais não é necessidade geral é necessidade específica dos alunos Public da Educação Especial perdão por isso pessoal Ok era uma questão um pouco e era era difícil Ok mas essa a era fácil de de você eliminar falar que isso aqui tava errado tá perdão por isso então vamos lá são objetivos eu acho que era essa que eu queria ai vamos lá são objetivos do atendimento educacional especializado exceto vamos lá Quais são os objetivos do atendimento educacional especializado prover condições de acesso participação e aprendizagem no ensino regular e garantir serviços de apoio especializado de acordo com as necessidades individuais dos Estudantes P Isso parece que tá bem certo né pessoal que que tem de errado aqui né Vamos tirar garantir a transversalidade das ações da Educação Especial no ensino irregular é aquela parada a educação especial ela é transversal a todos as modalidades de ensino show de bola Vamos lá fomentar desenvolvimento de recursos didáticos e pedagógicos que elimine as barreiras no processo de ensino aprendizagem show de bola né pessoal isso também acontece vamos lá assegurar condição condições para continuidade de estudos nos demais níveis etapas e modalidades de ensino também está correto Por eliminação você marcaria essa aqui mas com uma pulga atrás da orelha porque olha qual é o o que que tá falando aqui que são os objetivos do atendimento educacional especializado elaborar produzir e distribuir os recursos educacionais para acessibilidade e quando a gente vai dar uma olhada aqui nos objetivos do e é engraçado né Porque aqui não tá citando o documento pessoal mas ele é usa como base o que tá aqui nesse documento e ele tá falando aqui ó você identifica elabora e organiza e aqui ele tá falando elaborar produzir e distribuir ele não coloca identificar e coloca distribuir que é uma coisa que não não não tem né e é por isso que essa questão está errada difícil né não é uma questão tão simples pessoal eh mas vamos lá de acordo com o documento normativo para implantação das salas de recurso do MEC o um dos públicos alvos da educação da do atendimento educacional especializado são os alunos que possuem altas habilidades ou superdotação são características desse público beleza aqui a definição do pessoal Com altas habilidades ou superdotação potencial elevado de aprendizagem show grande envolvimento com áreas do conhecimento humanos isoladas ou combinadas intelectual acadêmica liderança psicomotora Artes e criatividade show também está correto quadro de alterações no desenvolvimento neuropsicomotor comprometimento nas relações sociais na comunicação ou estereotipias motoras pessoal não não não é isso né não é a característica desse público segundo a definição que a gente viu pode ser que essa pessoa tenha isso né mas aqui não eh Quais quais são corretas apenas a um e dois Cadê então a gente exclui a três e marca tranquilamente não é essa definição essas definições são importantes você saber né pessoal eh essa esse quadro aqui de de alterações desenvolvimento neurop psicomotor comprometimento nas relações sociais não tem isso na definição Eh vamos lá desde os primórdios o homem se locomove livremente Quando possível sempre bem Ah pessoal essa questão aqui é da bengala né eu vou excluir eu vou vou passar essa direto porque não não tá não é muito muito a ver com o nosso curso é uma coisa para professor de Educação Especial você que é professor de educ Educação Especial que tá vendo aqui de alguma forma você você se interessou me mil perdão Mas você vai ter que estudar sobre a utilização de bengalas sozinho porque eu não vou fazer essa questão vamos lá são diretrizes da política nacional de Educação Especial na Perspectiva da educação inclusiva exceto Então vamos lá vamos ver essas diretrizes aqui ver qual que não se encaixa a educação especial é uma modalidade de ensino que enfoca no atendimento de pessoas com deficiência transtornos do neurodesenvolvimento Altas habilidades e superdotação show de bola né Quatro ele inclui habilidades altas habilidades superdotação como quase a mesma coisa praticamente então pode ser pode dizer que é três né Mas vamos lá educação Eh vamos excluir porque essa aqui tá corretíssima a educação especial identifica elabora e organiza né identifica elabora e organiza não elabora organiza e distribui como a gente viu na outra recursos pedagógicos de acessibilidade que elimine as barreiras para plena participação dos alunos show de bola né vai eliminar as barreiras para plena participação dos alunos identifica elabora e organiza show de bola eh as atividades desenvolvidas no atendimento educacional especializado se difer daquelas realizadas em sala de aula comum sendo substitutivas à escolarização regular não é substitutiva né a gente viu que é supletiva ou complementar Então essa está errada não vou Aler a d Porque a gente já resolveu a questão pessoal e provavelmente vai ser alguma coisa que a gente já falou aqui várias vezes então vamos para 16 Já estamos quanto tempo 1 hora Mas faltam cinco questões e isso vai ser um pouco mais rápido o atendimento educacional especializado identifica elabora e organiza recursos pedagógicos cessibilidade que elimine as barreiras para a plena participação dos alunos considerando as diretrizes operacionais para o atendimento educacional especializado na Educação Básica assiná as afirmativas a seguir analise as afirmativas a seguir orientar professores e famílias sobre os recursos pedagógicos e de acessibilidade utilizados pelo aluno show pessoal is está no nosso documento também né então antes número um tá certa vou incluir tudo que não tem um é apenas a letra D acompanhar a funcionalidade e aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade na sala de na sala de aula como do ensino regular bem como em outros ambientes da escola isso também está no nosso documento o que não tem alternativa do a gente exclui todas tem a do né um e dois Está correto de qualquer eh de qualquer forma sei lá e assertivo número três planejar elaborar executar o plano desenvolvimento individual traçando estratégias que consideram eh as necessidades específicas dos alunos público da Educação Especial cara a gente não viu nada sobre isso plano de desenvolvimento individual né mas aparentemente Tá certo né aparentemente é 1 2 e TR porque aqui tá falando que é 1 2 e 4 1 2 ou 1 2 3 não acho que essa três está tá errada de nenhuma forma e eu realmente não lembro qual o gabrito dessa questão mas vamos para quatro estabelecer a articulação com os professores da sala de aula comum visando a disponibilização dos serviços dos recursos pedagógicos e de acessibilidade e das estratégias que promovam a participação dos alunos nas atividades escolares pessoal Então qual qual Qual é a coisa aqui e eu marcaria 1 2 e 4 por quê por conta daquela noção que eu te falei de de plano Beleza eh plano desenvolvimento individual plano plano plano para mim parece que é uma coisa que é uma atribuição talvez da instituição né talvez do projeto político pedagógico da escola que vai elaborar esse plano talvez do sistemas de ensino mas eu não acho que isso tem a ver com o atendimento educacional especializado especificamente daquele pessoa ali de apoio que vai ficar lá que ele vai pensar nisso Então pessoal eu vou marcar 1 2 e 4 e está correto entendeu Ó essa essa noção de plano planejamento projeto Talvez possa ter te ajudado talvez foi uma coisa boa que eu trouxe para você e eu li um livro muito aleatório para aprender isso e aqui eu trouxe para você maxig adinho Que bonito vamos lá questão 17 a respeito das estratégias pedagógicas inclusive pessoal Você pode pesquisar depois o que que é o plano de desenvolvimento individual tá a gente dá uma pesquisada aqui para entender quem quem é que faz isso quem é que tá e a gente já sabe que não é o pessoal do atendimento educacional especializado mas quem é que faz isso não sei dizer mas vamos dar uma olhada aqui em na questão 17 a respeito das estratégias pedagógicas direcionadas ao aluno com o transtorno do aspecto autismo no ensino fundamental assinal alternativa incorreta aqui é uma questão que assim pode cair no nosso concurso né apesar de e de não tá falando necessariamente do do que cai no documento acredito eu do que tem no documento porque pode a gente pode a gente tem ação pedagógica para para inclusão então pode ser qualquer coisa cara pode ser qualquer coisa da Educação Especial que vai cair pra gente eh só só não acho que vai cair alguma coisa sobre Bengala e utilização de bengala que eu acho que isso aí é muito específico de Educação Especial Mas vamos lá no planejamento pedagógico de uma criança com autismo faz necessário realizar estratégias de comunicação e de mediação simbólica sendo essencial a apropriação da língua portuguesa Para que ocorra aprendizagem dos dos dos conteúdos curriculares aqui eu não consigo pensar porque que isso estaria eh incorreto pessoal eu vou tirar essa daqui que para mim tava tá uma redação muito muito perfeitinha tá muito boa vamos lá no processo de comunicação é preciso identificar as habilidades motivações e preferências do aluno identificando aspectos lúdicos e da brincadeira como temáticas motivadoras para os processos de ensino e aprendizagem aquele negócio que eu falei todo autista não é não é a mesma pessoa gente só porque tem autismo cada um tem tem habilidades motivações e preferências específicas né então a gente precisa fazer isso para no nosso no nosso processo de comunicação vamos lá a comunicação alternativa ou ampliada é uma estratégia eu não sei o que é isso comunicação alternativa ou ampliada Mas vamos resolver a questão é uma estratégia a ser utilizada apenas com as crianças que não conseguem estabelecer trocas comunicativas com seus pares não sendo indicada para aquelas que já dominam a capacidade oral mas ainda não apresentam um discurso autônomo e organizado pessoal o que que eu entendo essa questão aqui existe essa técnica comunicação alternativa ou ampliada que é é realmente para melhorar suas capacidades de comunicação e aqui o que ele fala essa técnica pessoal a gente vai usar somente com as crianças que não conseguem estabelecer trocas comunicativas com seus pares e o pessoal que não apresenta um discurso autônomo e organizado a gente não vai usar essa técnica de de melhora de comunicação Por que que isso aqui estaria correto né pessoal isso aqui tá incorreto isso aqui você mata sem nem mesmo conhecer o que que é comunicação alternativa ou ou ampliada né é alternativa né comunicação alternativa então é muito fácil não vou ler as outras eh Faltam três questões vamos lá a política nacional de Educação Especial na Perspectiva da educação inclusiva o nosso documento estabelece que os professores TM na sua formação Inicial e continuada conhecimentos gerais e específicos para atuação no campo da Educação Especial e promoção da inclusão escolar vamos lá de acordo com essa política são Campos de atuação do professor para a promoção da inclusão dos alunos com deficiência acho que eu Oli muito rápido de acordo com essa política são Campos de atuação do professor para promoção de inclusão dos alunos com deficiência Então vamos lá atendimento essa questão difícil pessoal essa questão difícil eu eu pera pera pera não não essa questão não é difícil não não questão não essa questão não é difícil eu vou eu vou ler as erradas e vou te mostrar Por que elas estão erradas porque eu acho mais fácil ó vou começar aqui da D atendimento educacional especializado beleza show sala de recursos show salas comuns de ensino regular show núcleos de acessibilidade show núcleos de Diagnósticos e laudos da deficiência que que é isso núcleo de Diagnóstico laudo da deficiência Cara isso não não tem não tem classes inclusivas e classes especiais não pessoal educação especializada é nas classes normais não fala nada sobre classe especial nesse documento Ok você tem outros documentos que vão falar sobre isso você vai falar sobre talvez a a a constituição talvez a LDB talvez algum outro documento de lei específico que regula essas essas classes especiais porque elas ainda existem né Elas ainda são uma opção para algumas pessoas e pode ser que seja melhor até do que das do que as classes regulares mas o geral que a gente quer é é realmente isso o eh talve seja no caso específico que seja melhor para asas pessoas ou que os pais acham melhor incluir colocar a criança naquele local e tal mas vamos lá atendimento educacional especializado beleza sala de recursos sala comund regular centro de uc centro de atendimento educacional especializado núcleo de acessibilidade e aqui de novo Classe de acompanhamento e diagnóstico da deficiência classe de diagnóstico da deficiência o que que seria isso pessoal a gente não tem isso e aqui o que mata também é essa mesma coisa ó Clínica diagnóstico da deficiência você exclui isso ISO não faz sentido a nossa é isso daqui ó atend educacional especializado salas de recursos salas comuns dos ensinos do ensino regular centro de atendimento educacional especializado núcleos de acessibilidade eu não sei o que é classe hospitalar Ok não tenho noção do que que é isso mas talvez isso tem a ver com com pedagogia pedagogia pedagogia ospar beleza talvez tenha a ver com isso aqui é um modo de ensino da Educação espal que Visa a ação do educador no ambiente Acabei de aprender pessoal não sabia o que que era isso mas mas é isso pessoal é isso aqui essa alternativa está correta marca sem medo e agora são só duas questões e eu vou poder tomar um banho porque tá muito quente e me despedir de vocês Assim que eu acabar elas Então vamos lá são parte do público alvo do atendimento educacional especializado os estudantes portadores D aqui é para lembrar cara não essa questão é difícil essa questão é difícil é difícil e isso aqui me deixou intrigado tá e cara se eu não me engano é b mas eu não não lembro e pessoal não vou não vou comentar essa questão aqui tá E perdão mas eu não sei por Esso aqui tá errado eu realmente teria que avaliar cada uma dessas assertivas Por que sabe porque quando eu ve isso aqui ó transtorno do aspecto autista deficiência visual dislexia eh out trans deve ser atenção com hiperatividade eu não penso Cara isso não é público alvo do do do não sei dizer porque que elas estão erradas essas outras aqui ó disturbo de processamento auditivo central talvez eu poderia pensar hum é estranho isso daqui né mas mas o eu não sei porque ó diz laia não não sei o que que é isso tá bom pessoal não vou explicar essa questão porque eu não me sinto confiante para isso vou resolver essa último aqui e acabar a nossa Live o atendimento educacional especializado é uma modalidade de ensino que Visa oferecer suporte educacional especializado a alunos com necessidades educacionais especiais complementando ou suplementando educação regular sobre esse tema é correto afirmar que vamos lá essa eu acho que é facinha pessoal o atendimento é realizado por profissionais desqualificados mas especializado em educação especial é gente é isso a gente quer profissional desqualificado o atendimento educacional especializado complementa o ensino regular oferecendo recursos estratégicos pedagógico para promover a exclusão do aluno na aula comum gente na escola comum não né promover a exclusão pelo amor de Deus o atendimento educacional especializado é desenvolvido de acordo com as necessidades individuais de cada aluno considerando as dificuldades de aprendizagem deficiências transtornos altas habilidades entre outras questões show de bola né Essa daqui eh mas agora vamos ver porque as outras são erradas também mas vamos lá adaptação curricular pode incluir adaptações curriculares uso de recursos pedagógicos específicos materiais didáticos adaptados mas as metodologias não podem ser diferenciadas Nossa o atendimento educacional especializado mas a metodologia não pode ser di diferenciada o que que estaria certo né E esse aqui é o atendimento educacional especializado substitui educação regular a gente viu que não que ela aqui na própria redação tá falando complementa ou suplementa mas não substitui e pessoal aqui a gente acabou as nossas questões tá vou dar uma uma despedida aqui e muito obrigado quem assistiu se você tá assistindo se você tá estudando assim como eu pro concurso de Maricá espero que a gente consiga ir muito bem nesse concurso pessoal que a gente tira uma nota top e vamos estudar vamos se aprofundar no que tem que aprofundar Vamos acertar as questões difíceis porque elas que vão trazer o diferencial pra gente e a única maneira da gente acertar as questões difíceis é aprofundando em coisas de forma estratégica Pode ser que você aprofunda no negócio que não vai cair Mas pode ser que você aprofunda no negócio que vai cair e te Garanta a questão difícil como é que você vai saber você não tem como saber a única forma que você pode fazer é dar o seu melhor estudar e ampliar sua possibilidade de conseguir uma qualificação boa uma boa qualificação mesmo que seja só para ser chamado depois lá no cadastro de reserva mas para ganhar 6800 pessoal vale a pena esperar 2 anos 4 anos né Vale a pena vale a pena depois de 2is 4 anos é um investimento você tá fazendo investimento né então faça esse investimento direito pô estude estude com com muita atenção se esforce e claro não se mate faça tudo no de acordo com com as suas possibilidades e tal mas deu seu melhor é isso pessoal Muito obrigado quem assistiu um forte beijo um forte beijo e um grande abraço e tchau

#Política #Nacional #Educação #Especial #Perspectiva #inclusiva #resumo #Concurso #Maricá