Pós-graduação em Educação Especial Inclusiva: Caminhos para uma Carreira de Impacto

By | 06/05/2025



Pós-graduação em Educação Especial Inclusiva: Caminhos para uma Carreira de Impacto Graduação com mensalidades fixas …

Pós-graduação em Educação Especial Inclusiva: Caminhos para uma Carreira de Impacto/a>

[Música] [Música] [Música] [Música] [Música] [Música] Olá pessoal, boa tarde. Tudo bem? Sou a professora Daisy. Nós vamos falar sobre educação inclusiva, a nossa pós-graduação aqui na Gran Faculdade, eh a pós-graduação em educação especial inclusiva. Ela vai trazer para vocês hoje, nós vamos trazer nessa conversa, nesse bate-papo, eh, os caminhos para uma carreira de impacto. A gente começa a falar sobre educação especial inclusiva, informando como construir uma carreira, né? de que forma a gente constrói essa carreira. E eu quero mostrar para vocês isso hoje, eh, falando um pouquinho desse caminhar, dessa jornada, quanto a educação especial, inclusiva é fundamental hoje pro pro caminho escolar, paraa atividade acadêmica, paraa atividade pra comunidade escolar como um todo, né? como isso é importante, como isso é necessário. E a gente tá percebendo que que essa carreira, né, que é a carreira na área eh da educação especial e inclusiva, vai abranger vários profissionais da educação. Então eu vou conversar com vocês um pouquinho sobre isso hoje, dizer para vocês de que forma isso eh pode se tornar benéfico para a carreira de vocês e como a gente consegue fazer isso, quais são os pontos principais, os aspectos principais que vão ser desenvolvido dentro da pós-graduação na área da educação especial e inclusiva. Vamos lá. Eh, como eu falei para vocês, a pós-graduação da educação especial, inclusive, é uma pós na perspectiva eh inclusiva lato sensos. ela vai tratar principalmente eh de assegurar que todos os estudantes, né, que todos os estudantes que tenham eh independentemente das suas habilidades ou das suas necessidades, eles tenham uma educação, um acesso à educação de qualidade. Então, a nossa paz vai tratar disso. E para construir uma carreira, né, um profissional da área da educação que queira construir uma carreira dentro da especialização da da educação inclusiva, ele precisa compreender alguns aspectos, ele precisa compreender eh a prática efetiva e transformadora dessa área. a gente já sabe que essa área cresce no Brasil, né, que essa área ela busca esse crescimento e a partir dali a gente continua, vamos dizer assim, o nossa trajetória, a nossa caminhada, pensando nesse campo de atuação e apresentando eh esse campo de atuação um crescente, principalmente eh no Brasil. A gente sabe que as políticas públicas estão impulsionando e promovendo a inclusão dos nossos alunos com necessidades especiais ou com suas habilidades, eh, de uma forma que amplia, né, essa oportunidade pros profissionais da educação especializados. Então, a gente consegue sim transformar essa atuação e o campo de atuação a partir da nossa pós. O que eu quero falar para vocês, como já disse, é que eh construir uma carreira de impacto dentro da área da educação especial inclusiva, ela vai envolver eh essencialmente os aspectos relacionado à prática efetiva da educação transformadora. A partir daí, eu consigo sim buscar eh argumentos e perspectivas no meu campo de atuação, como que eu vou atuar. E eu tenho as seguintes necessidades a compreender. Então eu preciso entender que a educação especial inclusiva, ela vai abranger as deficiências intelectuais, né, o conhecimento sobre diferentes níveis de manifestações e deficiências cognitivas, as deficiências sensoriais que vão compreender a necessidade específica do aluno com deficiências visuais e auditiva, deficiências físicas, né, as adaptações que precisam ser eh garantidas, né, através da acessibilidade idade da participação plena desse estudante e o TEIA, que é o transtorno do espectro autista, que precisa também de estratégias para apoiar o aluno no ambiente escolar. A partir daí, eh, pensando nesses aspectos, né, pensando n na compreensão desses aspectos, o profissional da educação que entra nesse caminho, que entra nessa trajetória, ele realmente eh vai buscar eh ferramentas, instrumentos, apoio para fazer com que o campo da sua atuação seja eh significativo para paraa educação, significativo para esse aluno. significativo paraa comunidade escolar. A gente sabe que a comunidade escolar hoje ela vai abranger a escola, o aluno, a família, a sociedade como um todo. E a partir daí eh a área, né, da educação especial inclusiva, ela tem um crescente, como eu falei para vocês, principalmente pós-íodo pandêmico, né? Então, a gente viu essa esse crescimento cresce significativamente aqui no Brasil e a partir daí esse esse campo de atuação se amplia, né, e a gente consegue ter eh mais oportunidades dentro dessa área. Então, a importância hoje da educação especial inclusiva tá muito concentrada eh nesses aspectos, tá muito concentrada em eu desenvolver habilidades e competências como profissional da educação para atender as demandas e as necessidades de toda a comunidade escolar, né, de toda a comunidade escolar eh abrangente. Hoje, voltando aqui a ao contexto, o que que esse profissional que eu queria dizer para vocês, o que que esse profissional do desenvol precisa desenvolver? Então, a gente já tem uma graduação, né, uma graduação, uma formação inicial, talvez numa licenciatura, eh, baseada nos aspectos que vão envolver toda a educação especial, inclusiva dentro dessas licenciaturas. Nós vamos ter atualização contínua. Então, é muito importante que a gente tenha um aperfeiçoamento, que a gente busque qualificação, que a gente busque eh eventos especializados, que a gente busque eh a continuidade do nosso desenvolvimento e a pós-graduação, a especialização em áreas específicas da inclusão também hoje é oferecida eh também hoje pode ser eh adquirida pelo profissional al da educação hoje atuante, né? aquele profissional que já está graduado, que já fez a graduação com conosco, com a GRAN, e a partir dali parte para uma especialização, para uma pós-graduação nessa área, eh, pensando, né, nesse investimento, nesse, nesse desenvolvimento prático, pedagógico que vai ter, buscando a eficiência e a excelência na sua atuação através da pós-graduação, através de programas específicos, né, que você pode conseguir dentro da área, workshops, cursos, palestras, então, manter-se também eh informado, né, através das políticas públicas, através da legislação vigente dentro dessa área, é vital para o profissional eh da educação, para o professor. É importante uma atualização contínua que permita ao acompanhar e e inovar sempre, né, no seu trabalho, no dia a dia e no seu trabalho que é realizado. Outro aspecto importante que nós temos aqui para ver são as práticas inclusivas e principalmente as tecnologias assistivas assistivas que temos hoje. Então essa prática ela ela vai nos ajudar, ela vai fazer com que a gente tenha mais ferramentas, mais instrumentos, mais bagagem para atuar nessa área, nesse campo. E a partir dali a gente consegue sim eh traçar, vamos dizer assim, eh aspectos eh da nossa jornada, do nosso caminho e impactar toda a necessidade que o mercado exige, né? que as escolas, que as redes municipais de ensino, redes estaduais de ensino, rede particular, elas necessitam. Então, a gente precisa pensar nesses recursos tecnológicos e daí a gente pode sim eh através da pós conseguir eh se qualificar utilizando esses recursos, eh percebendo qual recurso é o mais adequado para que promova a uma autonomia e a participação desse aluno. Esse aluno também ele tem que se tornar um aluno protagonista. Então, a partir dali, como que eu consigo eh ajudar a contribuir com que esse aluno se torne um aluno autônomo e um aluno participativo? A comunicação é uma alternativa, né? São métodos, metodologia para que permita que esse aluno tenha a sua fala, a sua expressão compreendida, a sua comunicação ou garantindo que ele consiga se expressar de alguma forma, com que ele consiga entender de alguma forma. e materiais adaptados. Essa é uma questão bem importante, porque a gente realmente vai precisar de materiais. Então, o aspecto pedagógico, adaptação desses materiais, eh, você vai conseguir através do conhecimento dessa prática, né, do conhecimento da teoria, do conhecimento da sua vivência, da sua experiência e do conhecimento da própria do próprio aluno, né? esse aluno realmente ele pode fazer com que você vá adaptando eh toda a parte pedagógica para que você consiga desenvolvê-lo e para que ele consiga também se expressar de alguma forma. a gente tem diversas eh eh campos de atuação nesse sentido e a partir daí eh materiais adaptados são fundamentais, materiais que possam atingir eh esse aluno e que tornem ele eh um aluno mais autônomo, né, um aluno participativo e que ele consiga perceber a sua evolução ou ao mesmo tempo a família consiga perceber a evolução, a própria escola percebe a evolução dessa criança, desse aluno e a partir daí a a gente tem, vamos dizer assim, eh o essencial, né? Quer tornar o nosso aluno protagonista, quer tornar ele eh a inclusão propriamente dita, a inclusão efetiva. Então, a gente realmente consegue, vamos dizer assim, a partir desses materiais, traçar a nossa trajetória dentro da área e saber que essa trajetória ela vai estar eh sendo eh adaptada, vamos dizer assim, né? sendo a eh tendo uma contribuição eh da pós-graduação, das ferramentas existentes, da legislação, das políticas, para que a gente consiga realmente atingir aquilo que a gente deseja pro nosso aluno se tornar autônomo. Outro aspecto importante que eu gostaria de conversar com vocês está relacionado à colaboração multidisciplinar. O que que eu preciso hoje, né? que que esse essa prática, educação especial inclusiva, o que que ela traz hoje para pro contexto do mercado, né, profissional? Como que eu consigo perceber o campo de atuação? Então, eu tenho hoje eh a necessidade de ter um talvez uma equipe multidisciplinar eh trabalhando comigo, né, trabalhando na área da educação especial inclusiva e trabalhando eh realmente percebendo, vamos dizer assim, a necessidade desse desse estudante, desse aluno ou dos diversos estudantes. Então eu vou precisar mesmo desse desse grupo, desse dessa colaboração, seja multidisciplinar e principalmente participativa. Como a gente vê isso, né? A gente tem o professor, né, o profissional da educação que está especializado dentro da área, né, que é um professor da educação especial, vamos dizer assim. ele elabora, executa os planos individuais dos alunos, eh, como eu falei para vocês, voltado para aquela adaptação, eh, necessária, né, para cada eh necessidade, vamos dizer assim, para cada eh aluno, para cada criança. Eu vou precisar também do psicólogo, que vai avaliar os aspectos cognitivos, emocionais, oferecer suporte para o desenvolvimento integral dessa criança. Eu vou precisar do terapeuta ocupacional que trabalha as habilidades motoras e adaptação das atividades cotidianas. Aqui também o terapeuta tá muito ligado ao lúdico, né, a ludicidade. Então a a psicomotricidade também pode entrar aqui nesse aspecto e a gente trabalha de forma conjunta. E o fono audiólogo muitas vezes também é necessário, ele vai atuar no desenvolvimento da linguagem, da comunicação. É lógico que a gente precisa perceber enquanto profissionais da educação, eh, voltados para essa área, pra educação especial, inclusiva, que às vezes uma equipe multidisciplinar ela é necessária, mas nem sempre a a escola ou a comunidade escolar ou a família ou a criança vai conseguir eh estar atuando nessa frente, né, com todos esses profissionais. Mas a gente precisa realmente eh buscar alternativas para que essa colaboração exista, para que essa equipe consiga trabalhar de forma efetiva e junta, né, conjunta, na verdade, participando de todo o trabalho, eh dando suporte a esse a essa criança, oferecendo, né, ao aluno que precisa, eh, desse de de desses profissionais, que precisa de todo esse conjunto. Então, essa abordagem colaborativa, né, de desse desses profissionais vai permitir uma visão integral do estudante, né, uma visão integral daquela necessidade, uma visão integral do que é necessário, vai envolver todos os aspectos psicológicos, sociais, de saúde. Então, a gente realmente busca eh trabalhar em conjunto e fazer com que esse conjunto favoreça, né, a a os aspectos mais importantes daquele aluno que tem alguma dificuldade eh ou necessidade, certo? Eu também eh quero falar para vocês um pouquinho sobre as essas oportunidades profissionais e as perspectivas que temos. Então, hoje a gente tá falando bastante aqui da comunidade escolar, da escola, como que a escola pode ajudar, eh, tornando esse aluno um aluno protagonista, participativo, autônomo. Mas a gente hoje também tem uma uma perspectiva muito grande nos ambientes organizacionais de um modo geral, onde as lideranças, e daí pode ser um líder escolar, né, um gestor escolar, eles já percebem quanto é importante eh a a inclusão, né, um trabalho diversificado. Então, a gente fala muito no aspecto do estudante dentro da pós-graduação, eh, dentro dessa área, mas o campo de atuação hoje também tá diverso. Então, eu vou precisar assim pensar num trabalho mais de eh diversificado e inclusivo para aquele aluno que cresceu lá na escola e que ele precisa buscar o trabalho, que ele precisa buscar o caminho dele, que ele precisa buscar a jornada dele de trabalho. Então também vou buscar esse caminho. E hoje as organizações de um modo geral e os líderes de um modo geral, eles realmente estão percebendo quanto isso é importante, né? o percentual cresce a cada a cada momento, percebendo o quanto que a gente precisa incluir todas as pessoas no ambiente organizacional, incluir aquele aquele aluno que precisou eh daquela equipe multidisciplinar, daquele conjunto de profissionais e que hoje pode sim atuar no mercado do trabalho, pode sim fazer as suas atividades, pode cumprir as suas tarefas. Então, a gente realmente hoje tem um outro olhar para para esses indivíduos. E falando da da área educacional, né, do campo educacional que a gente tá concentrado, né, a gente tem assim hoje uma média, vamos dizer assim, salarial. E essa média, ela vai variar de região para região, de estado para estado, ela varia mesmo. Segundo o censo escolar, né, a gente tem uma média de salário de 3.402 para esse profissional da educação especial, inclusive aqui no Brasil. Nós temos também uma remuneração média mensal pro AEE, que a gente chama eh a sigla, mas significa atendente educacional especializado, que também vai variar da região e da instituição, da especialização, vai variar esse salário. Então, é importante considerar que é um salário médio que vai variar conforme a sua especialização, conforme a sua experiência, conforme a sua iniciativa, conforme os seus cursos, conforme a sua qualificação, conforme a sua capacitação, tá? Então, é importante deixar muito claro isso, né? E a área da educação especial inclusiva, ela vem apresentando um crescimento significativo, né? ela vem apresentando eh muitas oportunidades para professores especializados. Essas oportunidades eh eh essas oportunidades que temos hoje para esses profissionais, para professores especializados para atuar como atendentes da educação especial, elas crescem gradativamente e elas permitem que a sociedade se torne um pouco mais justa, né? porque eu estou atendendo uma pessoa, um indivíduo com necessidades, eh, com deficiência, né, com necessidades especiais e ao mesmo tempo eu tenho sim eh oportunidade significativa para quem está eh se qualificando, está se capacitando para atuar nessa área. Então, acho que aqui a gente fica claro o impacto hoje que nós temos da educação especial inclusiva na sociedade, né? Então, a gente realmente tá eh a buscando esse avanço no sentido de qualificar pessoas, porque a sociedade exige isso. Então, cada vez mais a gente tem a necessidade desse profissional especializado. Ele vai atender a demanda que existe hoje e gradativamente, né, a sua renda, o seu salário médio, aquilo que a gente vai ter como remuneração, vai ter um crescimento contínuo e vai sendo impulsionado, vamos dizer assim, eh também pelas políticas públicas e também pela inclusão como um todo, como já comentei com vocês, né, que é as organizações hoje elas realmente estão mais abertas para que a inclusão seja realizada. Isso realmente é muito importante para você que tá se especializando ou que vai se especializar dentro da área da educação especial, que é a um um crescente hoje no nosso país. Voltando aqui pro pro slide, né, pr pra nossa pra nossa aula, para aquilo que nós estamos vivenciando hoje aqui na nossa live, eu quero falar um pouquinho para vocês sobre o atendimento educacional especializado. É muito importante que esse atendimento eh seja explicado para vocês, porque é uma demanda muito grande hoje eh das escolas. Quase que todas as escolas buscam uma pessoa que vai fazer esse atendimento especializado, né? Esse profissional que vai atender de forma especializada aquela criança que tem uma deficiência. Então, como eu falei para vocês e é uma sigla, né, AE, que significa atendimento educacional especializado. E ele é um serviço que complementa a formação regular de dos alunos com deficiência, com transtornos de desenvolvimento, com altas habilidades e até a superdotação. Eh, qual é o objetivo, né, de você trabalhar como eh um profissional de atendimento educacional especializado? é realmente fazer com que as barreiras eh da participação da autonomia desse aluno elas sejam eliminadas, sejam quebradas. É proporcionar condições de acesso e participação à aprendizagem, eh garantir a transversabilidade da educação especial no ensino regular, eh fomentar o desenvolvimento de recursos didáticos e pedagógicos. Então, a gente já falou aqui da adaptação de materiais, assegurar condições para continuidade dos estudos, né? Então, é realmente fazer com que exista uma evolução no desenvolvimento eh deste aluno. Também é importante considerar que o profissional desenvolvido, né, e especializado trabalha em parceria com o educador da da turma. Então assim, é um profissional que vai estar atuando em conjunto, em conjunto com o educador, com o professor da da turma, da classe, em conjunto com a escola, em conjunto com o pedagogo. Ele vai trabalhar de uma forma colaborativa também, né? Ele vai trabalhar em conjunto, eh eh ajudando e contribuindo eh e compartilhando todas as informações com todas as pessoas. eh o que vai se realizar ou aonde pode atuar, né, esse esse profissional. Ele pode estar numa sala de recursos multifuncionais, eh que pode estar na própria escola, ele eh pode estar num um, num turno inverso, né? Então assim, de manhã o aluno estuda na turminha regular, à tarde ele vai ser estar sendo atendido por esse profissional, né, da educação. Eh, ele pode estar em centros eh de atendimentos educacional especializados que existem na rede pública, instituições comunitárias, filantrópicas. Então, ele vai atuar nesses locais. O trabalho desse profissional deve estar eh previsto também no projeto político pedagógico de cada escola. Então, é bem importante que vocês compreendam que esse profissional ele complementa, né, a a a escola, a sala de aula propriamente dito, ele ele ele tá ali para apoio da sala de aula, né, do professor e mas principalmente ele tá para apoio deste estudante. Ele é o a pessoa especialista, a pessoa que atende de forma especializada as necessidades daquele estudante. Então é muito importante compreender esses aspectos. Eh, aqui também a gente precisa falar um pouquinho, né, da da nossa profissão, dessa área, desse desse atendimento, né, desse profissional que vai fazer isso através eh da confidenciabilidade, né, respeitar a privacidade. a gente fala cliente que às vezes você tá atendendo numa num só numa escola, num espaço e filantrópico, a gente já comentou, às vezes até numa clínica eh de psicopedagogia, de neuropsicologia. Então, respeitar a privacidade desse aluno, desse cliente, é importante. Manter-se atualizado e aprimorado, né? faz parte desses princípios éticos, priorizar o bem-estar, né, o bem-estar desse indivíduo, priorizar a autonomia, né, respeitar as escolhas. Então, é importante também você entender esse esse contexto, entender que você tem princípios a cumprir enquanto profissional eh de atendimento educacional especializado. a criança ali, a ela às vezes ela vai ter você como apoio, né? Por mais que a gente queira que eh tenha psicólogo, fonaludiólogo, terapeutas, nem sempre isso é possível. Então você como profissional é o apoio dessa criança, é a pessoa que vai eh pra frente, né? vai levar à evolução eh do desenvolvimento dessa criança. Eh, então é importante que você tenha eh todos esses princípios éticos dentro da sua consciência, da sua área e atue dentro dessa nesses princípios, né, buscando sim respeitar esses princípios. outros aspectos relevantes da atuação profissional na área da educação especial inclusiva, que eu queria comentar com vocês, que eu queria deixar aqui para vocês como algo importante nesse caminho, nessa trajetória, tá? Né nesses nesse nessa jornada desse profissional que vocês vão se tornar, né? esse profissional que realmente hoje faz parte da sociedade e é necessário, muito necessário paraa sociedade. Então, é muito importante o interesse no significado do humano, na interação com as pessoas, nos contextos eh particulares, na integração com aqui, com agora. Então, é preciso pensar no cotidiano dessa desse aluno, né, desse indivíduo, na relevância da teoria. Então, é importante entender a teoria, é importante saber que a teoria ela vai fazer parte eh do teu dia a dia. A teoria é um pilar do teu desenvolvimento. Então, você precisa realmente atuar com base teórica. eh, ela vai te ajudar a interpretar, ela vai te ajudar a compreender o indivíduo, analisar as possíveis intervenções. Então, como eu falei para vocês, vocês vão trabalhar em conjunto com a escola ou em conjunto com aqueles profissionais de forma colaborativa. Então, analisar uma intervenção, analisar como que vocês vão adaptar o material, por exemplo, é importante, né? Então, fazer essa essa reflexão no dia a dia do trabalho de vocês é importante pensar numa num processo lógico, aberto, flexível, eh constante, pensando nos problemas do dia a dia, na coleta de dados, né? É importante pensar todo dia naquele indivíduo, na existência daquela daquele humano, daquele indivíduo. Então isso é importante, desempenhar o papel, né, ou os papéis de um participante que envolve o estabelecimento das relações com as pessoas da área. Então, mais uma vez, você vai ser um profissional da área da educação especial inclusiva. você realmente vai precisar desempenhar esse papel e fazer com que eh se permitindo eh usufruir da colaboração dos outros, né? O o multidisciplinar é muito importante o eh observar tudo e ao mesmo tempo eh aceitar a informação, né? Aceitar o que tá sendo falado pelo outro profissional é muito importante, né? assumir isso, se envolver com tudo isso é muito importante. Então você realmente precisa usar de tudo isso e usar os métodos, né, de observação, os métodos que você aprende, eh, adaptar os materiais, eh obter as informações às vezes da escola, da família, eh de como as coisas acontecem, como que essa esse indivíduo, esse aluno, como é que ele se comporta no ambiente familiar, no ambiente escolar. Se você já tá na escola, vai ficar mais fácil. você vai poder fazer uma entrevista, por exemplo, com o pai, com a mãe, com os responsáveis pela aquela criança. Você vai poder conversar com o pedagogo da escola, com a pedagoga da escola, com os professores. Então, essas observações são importantes, as informações são importantes para que você desempenhe esse papel de uma forma bastante eh assertiva e principalmente na perspectiva de incluir esse essa criança com os demais. Eu gosto também de falar que você não vai só incluir a criança, você vai incluir todo mundo, né? Não é só incluir aquela criança, aquela criança já tá incluída. você precisa fazer com que todos, e isso hoje cada vez mais fica mais evidente, mais claro para todo a comunidade escolar, essa necessidade de incluir o todo, não apenas aquele que tem a necessidade especial, mas sim eh ou a a deficiência propriamente dita, né, mas sim incluir todos que estão à sua volta naquele contexto, naquele cenário. Então, é muito importante você pensar dentro desses aspectos eh de atuação profissional que você vai ter a partir do momento que você estiver com a a nossa pós. Eu acredito, né, como uma pedagoga, que a educação especial inclusiva, ela realmente eh necessita de estratégias pedagógicas, ela realmente necessita de profissionais qualificados, profissionais competentes, profissionais que eh visualizem o desenvolvimento do indivíduo, visualizar, dos demais que envolvem, né, aquela criança, os colegas de classe, de turma, os demais professores, os profissionais que vão atuar em conjunto, né, de uma forma colaborativa e multidisciplinar. Eh, eu consigo perceber quanto é importante esse caminhar, quanto é importante o impacto que um bom profissional especializado eh faz na vida de um ser humano que necessita daquele olhar, que necessita da daquele desenvolvimento. Então, é muito importante você perceber que a pós-graduação, ela vai contribuir para isso, né? ela vai contribuir para que você tenha o seu desenvolvimento eh de forma eh numa perspectiva de evolução, né, de de da sua jornada cada vez mais crescente e crescer e ao mesmo tempo entender que hoje o mercado sim precisa de pessoas especializadas na inclusão de O mercado sim precisa de profissionais que abracem tudo isso e que olhem para para aquele indivíduo, para aquela para aquela situação ou para aquele contexto, melhor dizendo, que olhem com um olhar de de busca de eh oportunidade de desenvolver melhor toda uma sociedade, uma sociedade mais justa, mais igualitária, uma sociedade onde eh o conhecimento permita desenvolver eh um planejamento educacional mais assertivo, onde o conhecimento permita que você chegue mais longe. Então eu convido vocês a realmente conhecer a pós-graduação na área da educação especial inclusiva aqui da Grã e fazer desse conhecimento, né, buscar esse conhecimento, fazer da sua trajetória através desse conhecimento ou as suas conquistas, né, as suas conquistas profissionais. o campo de atuação eh eh é mais vasto, mas a gente sabe que a escola tem uma necessidade muito maior e a partir daí eu tenho certeza que você vai estar capacitado, se você vai estar com conhecimentos bastante voltados para aquilo que a sociedade tá exigindo hoje, vai ter uma condição melhor de salário e realmente eh vai transformar aqueles aqueles seres, aquela comunidade que você hoje atua. Eu quero agradecer a todo mundo que esteve comigo hoje. Foi muito legal esse papo. Eu espero ver você mais vezes e tenho certeza, certeza absoluta que vocês vão buscar esse conhecimento e, principalmente vão levar esse conhecimento pro cotidiano de vocês, pra prática de vocês diária, seja no ambiente escolar, seja em organização, eh transformando a sociedade mesmo, tá bem? Muito obrigada e boa noite. เฮ [Música] [Música] [Música] [Música] [Música] เฮ [Música] [Música] [Música] Ô meu pai, cadê [Música] [Música] [Música] [Música] [Música]

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