PROCESSOS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL | INTENSIVO CONCURSO SEE MG (PRÉ-EDITAL)

By | 05/05/2025



Se você está se preparando para o concurso da SEE MG, este vídeo é essencial para sua aprovação! A Educação Especial …

PROCESSOS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL | INTENSIVO CONCURSO SEE MG (PRÉ-EDITAL)/a>

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mas claro que tudo é vai se concretizando aí ao longo das notícias oficiais que vão saindo tá claro que a ideia é justamente já começar essa preparação antes porque gente não adianta esperar o edital sair né quando edital sair é aquela loucura a gente já tá lá no pique né às vezes já tá mais cansado enfim mas a ideia é justamente começar tudo isso antes para que você já vá melhor preparado aí chega lá no momento do edital ah já vi maioria dos Tópicos só falta revisar uma coisinha e outra Ah vou vou ver novamente essa aula aqui tá então A ideia é justamente começar essa ag são o quanto antes hoje tal vai sair vai tá agora em 2025 Mas o que você não pode é perder tempo e deixar para estudar depois porque é isso que muitos candidatos acham Ai ainda tem tempo né deixar para estudar lá na frente gente isso é o maior erro que as pessoas cometem tá porque realmente não adianta vocês viram o quanto a prova de 2023 foi uma prova difícil bastante gente bateu na trave ali eh achou né que era oba oba E vocês viram a dificuldade do nível da prova tá eram muitos candidatos então a banca veio com toda a força possível ali né para selecionar realmente alguns candidatos que realmente tin tinham estudado então gente a ideia Justamente não é quem mais estuda que passa mas quem começa a se preparar da forma certa tá faz questões direcionadas da banca eh assiste videoaulas estuda e eh principalmente revisa o conteúdo que é importante não menospreza os conteúdos gerais da prova Tem muita gente que fica ali em cima dos das das disciplinas específicas e esquece da parte geral da prova então para dar tempo de ver tudo isso estudar porque a gente estudar eu também sou professora da Educação Básica aí há mais de 10 anos e também de concurso público e assim a gente sabe o quanto nós estudamos todos os dias a gente sempre tá lendo fazendo relatório estudando alguma coisa nas nossas formações não é verdade mas é diferente estudar para concurso gente eu sou a prova viva disso tá o quanto a gente estuda estuda estuda mas quando é para concurso o conteúdo é mais técnico é diferente precisa ser melhor direcionado claro que muitos exemplos do nosso cotidiano às vezes até ca Nas questões mas é mais raro o que a banca geralmente coloca ali é letra de le é são estruturas lá já mais avançadas de ensino para ver se o professor que tá ali tá fazendo a prova tá antenado não só professores né os especialistas os cargos de gestão mais ainda o nível de complexidade vai aumentando ainda mais então por isso para estudar do jeito certo Conte conosco e se quiser toda a estrutura do nosso curso completo tem lá dentro da plataforma né dita aí ai professora Quero um desconto me dá um cupom aí digita aí que a nossa equipe vai te ajudar a acessar a plataforma a ter um desconto inha parcelar tá Conte conosco aí para isso Beleza nossos professores aqui são todos especialistas Mestres doutores na área da Educação em bastante todos com bastante carreira aí na área dos concursos públicos por isso estamos aí já aprovando quase 100.000 pessoas em todo o Brasil nosso trabalho aqui não é brincadeira é justamente fazer você ser um aprovado tá Tem muita gente aí com bastante tempo já de temporário né de professor temporário não queira mais isso pra sua vida da gente estude para ser um efetivo tá E esse concurso aí a ideia justamente dos burburinhos aí que estão acontecendo que estão vindo dessa prova é justamente que ela vai ser dividida em algumas etapas ali em vários alguns editais né para ficar mais organizado Tá mas nós não sabemos ainda Possivelmente V um deit para professor um para cargo de Gestão um outro paraas áreas de administração administrativas ali da escola tá mas a gente tem que esperar Claro o edital sair mas essa organicidade Possivelmente virá diferente agora eh estão em fase de contratação de banca logo quando nós tivermos essa notícia da banca também nós traremos aqui para você tá mas por enquanto ainda não temos né A Banca definida mas logo essas notícias aí vão surgir Fiquem tranquilos tá A ideia é já começar essa preparação já tá beleza gente então vou deixar meu Instagram o Instagram do Fox antes da gente começar aqui tá para você ir lá seguir a gente e contar com todo o nosso apoio aí nesta prova gente @ focusconcursos tá nós também temos ah professora eu quero fazer uma pós-graduação quero fazer uma segunda licenciatura Nós também temos gente a faculdade focos tá Ah quero fazer uma pós-graduação para pontuar melhor no meu concurso Então comece agora em 4 meses você termina uma pós-graduação e já pontua melhor toda prova de professor pelo menos vem com vem com a etapa dos títulos então para quem tem especialização na área já sai com a pontuação na frente tá por isso tem lá também a faculdade de focos consulta e tem vários cupons parcela gente pós-graduação é uma maravilha né tem que fazer todo Professor Aí tem que fazer se tornar especialista né E aqui o meu @ opa pera aí vamos lá @prof com esse mesmo tá gente Dani Ribeiro se quiser contar com meu apoio conversar lá para qual concurso você tá estudando é para Minas é para outro tá enfim tá estou disponível aí para trocar uma ideia com vocês tranquilo quer falar da última prova como é que você foi também beleza vamos lá vamos dar o pontapé inicial nesse conteúdo Mas antes vou pedir para você deixar o seu like aí nesse nessa nossa Live maravilhosa deixar o seu comentário compartilhar com seus colegas lá no grupinho da escola pode ter certeza que será de muita valia tá eh gente o grupo da escola tem Às vezes tem muita gente lá que tá estudando em tá falando né E aí você A ideia é legal porque aí vocês trocam ai legal então vamos estudar teu conteúdo né trocar ideias com esses colegas nós professores estamos sempre em colaboração com os outros né não Somos egoístas guardamos conhecimentos eh o conhecimento para nós não a gente A ideia é compartilhar mesmo levar isso pra frente fazer estender a mão pro nosso colega de repente que tá com dificuldade né porque gente a secretaria de educação ela quer contratar essas pessoas ela quer que você seja o professor efetivo agora né porque olha a quantitativo de vagas que virá aí durante esses editais Mas claro que você precisa estar preparado no último concurso tivemos mais de 100.000 inscritos é gente para caramba então assim não perca tempo comece a estudar hoje é a dica aí do do dia né Vamos lá então como esse conteúdo vai lá pra plataforma do Focus eu vou fazer uma outra introdução e aí a gente começa a aprofundar aqui beleza vamos lá então começar novamente E aí gente tudo certo e aí Boa tarde Marli tá que bom a marl tá aqui de novo a marl tá afiada né gente que bom Marli Que bom tiver aqui vamos lá então Olá querido aluno querida aluna tudo bem com você hoje nós vamos falar aqui sobre processos de ensino na educação especial esse tema que é tão pertinente aí paraa sua prova e que nós vamos falar acerca das legislações também que abarcam essa temática e o quanto a gente pode aprofundar essas relações aqui gente as nossas legislações brasileiras elas vão dar esses pontapés iniciais de como esses processos de ensino serão adaptativos quanto ao público da educação especial mas antes da gente comear é importante a gente definir né quem é esse público nós já falamos em outras aulas só retomando isso daqui né são as pessoas com deficiências independente da deficiência tá é física é auditiva é visual os alunos com transtornos globais do desenvolvimento tá que aqui gente é o é o teia tá é o autismo transtorno do espectro autista tá o r o Asperger tá tudo junto no teia Tá ok E também o aqui os alunos Com altas habilidades ou superdotação tá qualquer um desses públicos pode estar presente e pedindo alguma questão na sua prova beleza super dotação Esse é o público o que acontece agora processos de ensino vamos conversar um pouco sobre isso gente quando falamos sobre os processos de ensino é tudo são os materiais as ferramentas os a formação dos professores a do que é ofertado para esse aluno que é público da Educação Especial Então esse aluno ele tem barreiras que impedem ele de eh de que algum processo ali aconteça naturalmente Então nós vamos oferecer esse suporte para que essa flexibilidade essa adaptação ocorra isso é igual para qualquer tipo de aluno não é diferente porque nós somos seres individuais então o por exemplo a ferramenta o professor a adaptação lá com a Mariazinha vai precisar é diferente lá do Joãozinho né porque eles não são pessoas iguais podem ser irmãos gêmeos Mas eles vão ter necessidades diferentes tá E esse é o maior Pilar assim que a gente pode guardar sobre essa perspectiva de ensino quanto a educação especial por isso gente como isso é um tema que engloba muitas outras ramificações a gente precisa ter muito direcionado assim qual é o nosso papel enquanto docente enquanto gestor nessa relação participativa da Educação Especial nós somos os profissionais que estaremos ali claro em todos os momentos a gente sabe 100% o que fazer não mas a gente já tem uma ideia a gente vai lá vai estudar vai olhar pras dificuldades pras Barreiras que aquele aluno tem acerca da deficiência e a gente nós vamos adaptar aquele ensino de acordo com a necessidade dele aqui entra muito o quesito da Equidade também Vocês já viram aquela chargez inha que tem o os menininhos lá que estão tentando assistir um jogo através do do Muro né Tem um menininho lá que tá em cima de uma caixa tem o outro que tá em cima de duas caixas e tem o outro que não precisa de caixa nem nenhuma né então A ideia é a gente dar o suporte necessário para o que aquele aluno precisa nem um suporte assim que não se seja algo equilibrado gente por de repente eu vou ofertar um tipo de atividade pro meu aluno e aquilo não vai ser desafiador para ele pá Ok De repente eu tinha um propósito ali de retomar alguma coisa com aquele jogo com aquela atividade Tudo bem mas a a gente não ficar só em cima de um ensino muitas vezes que não vai trazer nenhum desafio para ele e aí ele acaba só reafirmando que ele já sabe e aquele e a as potencialidades daquele aluno não são trabalhadas de outro lado também eu não posso só ofertar atividades altamente complexas que meu aluno não vai dar conta que muitas vezes vai vai trazer uma relação de frustração né E que ele não consegue nem começar aquela atividade então Existem os dois lados da moeda por isso que essa relação é muito individual de cada um e depende muito do docente que tá ali e de quem é essa criança por isso gente quanto mais intensos os processos de estudo de conversa com a família de participação com a gestão quanto mais isso estiver alinhado melhor porque aí eu sei o que fazer tá principalmente aí quando a gente pensa na individualidade desse serzinho n então assim esses processos de ensino eles são individualizados é isso que a gente vai levar no nosso coraçãozinho não existe assim uma receita de bolo ah usa esse material aqui que vai dar certo depende para alguns alunos sim para outros não né levando em consideração as necessidades e as potencialidades de cada estudante lembra do equilíbrio ali que eu falei é como se fosse uma balança né Eu Preciso olhar pra necessidade que ele tem com a potencialidade do que ele pode atingir né então assim vamos fazer o equilíbrio disso tá a participação com a família também é importante algumas questões elas vão remeter isso tá isso aqui é tranquilo né acredito que todo mundo aí tá entende bem esse processo de diálogo bastante com a família comunidade para o sucesso da inclusão a tecnologia assistiva também pode ser uma ferramenta importante para promover acessibilidade autonomia dos Estudantes tá quando for alguma técnica ou tecnologia que venha com assertividade de auxiliar aquele indivíduo ali quanto as suas aos seus estudos as suas potencialidades tá nós também estaremos aí Unidos com essa tecnologia para saber utilizar fazer com que aquele processo ali ocorre de maneira tranquila beleza gente então assim só o pontapé inicial pra gente ir entendendo isso a educação especial dentro os processos de ensino eles são individuais devem ter um equilíbrio entre necessidades e potencialidades sempre num diálogo entre família gestão comunidade e utilizando os materiais recursos se a tecnologia assistiva ou não para auxiliar esses alunos beleza e agora falaremos um pouquinho sobre a política nacional de Educação Especial na Perspectiva da educação inclusiva gente essa política ela é muito muito cobrada nas provas que a gente às vezes eh retoma ela em vários eh em várias aulas tá ela vai defender essa questão da Educação Especial como parte integrante do projeto pedagógico da escola então gente a escola mais do que nunca quando a gente olha assim ah muitas da das questões das políticas vão falar ai do papel do professor o papel do professor é esse esse esse ok mas e a escola o que que ela tem que fazer ela tem que ofertar um projeto pedagógico que seja sólido quantoas especificidades dos materiais dispostos ali quanto a relação pedagógica desses alunos tá então assim Claro Nem tudo são flores né mas deve ter nesse documento escrito Qual é a relação da Educação Especial presente naquela escola né quantos alunos são atendidos da educação especial dentro daquela escola o que tá sendo feito para que esses alunos tenham uma potencialidade atendida dentro do processo educacional aprendizagem ali deles como que tá acontecendo Então existe todo um trabalho de equipe por trás né A ideia é justamente eliminar Barreiras que impeçam a participação plena dos Estudantes Então tem alguma barreira ali a gente vai tentar eliminar inclusive nós tivemos uma aula sobre Barreiras né que onde a gente aprofunda isso mas a ideia é trabalhar nisso ah lá no currículo tem o x conteúdos então Aqueles conteúdos vão ser adaptados para aquele aluno né No que ele tem potencialidade para executar tá E aí nós só não tem como falar de Educação Especial sem falar do ae né gente que é o atendimento a educacional especializado ele prevê a oferta é um conjunto de recursos serviços voltados a complementar ou suplementar a formação dos Estudantes com deficiência tá então eh São materiais ferramentas professores o que for necessário que vise complementar esses estudos inclusive gente é importante nós falarmos que esse aluno A ideia é que ele esteja matriculado na sala de aula regular tá então todos os alunos têm esse direito Ah é um caso muito específico de um aluno de repente precisa ir para uma escola especializada tudo bem aém não impede que ele vá paraa escola especializada mas a preferência que que ele esteja na classe regular tá E aí esse ae vai ser ofertado também na sala de aula regular vai ser ofertado na escola especializada vai ser ofertado em qualquer linha de Ensino em alguns casos até ensino domiciliar e ensino hospitalar que são casos mais específicos né quando os alunos estão internados ou precisam desse atendimento domiciliar Tá mas assim a ideia é sempre ofertar autonomia desenvolvimento quanto a flexibilização do que tá sendo ofertado ali beleza a política ali Nacional da inclusão ela também vai falar da acessibilidade Universal né enfatiza a importância de garantir que todos os espaços equipamentos e serviços estejam acessíveis aos estudantes né independente das características então é uma sala de aula que promove todo um processo de educação vocês viram gente até então que esse tema ele não tem assim grandes Segredos ele não fala assim Nossa você é uma coisa revolucionária que você tem que fazer que vai meu aluno não vai aprender não depende depende do aluno depende da lei que vai ser cobrada ela na sua prova depende Ah vai cobrar sobre professor vai cobrar sobre atividade vai cobrar sobre legislação tá vai vai trazer alguma situação hipotética Então depende nós temos vários depois eu trouxe várias questões aqui para pra gente ir olhando para isso Tá Mas vamos só mais conversar um pouquinho sobre agora a lei brasileira de inclusão da pessoa com deficiência nossa lbi ela também vai trazer essa relação da educação inclusiva né com foco em todos os níveis de ensino acesso a todos os recursos oportunidades aí que os alunos têm direito as adaptações gente adaptações é o nosso coração da coisa aqui por quê inclusive né a lbi ela cita que eh as adaptações elas devem ser razoar vez dentro do ambiente escolar quanto aos materiais quanto a forma de atendimento essas crianças né enfim se forem adultos também as necessidades específicas de cada um aqui entra a individualidade que nós conversamos né e os profissionais de apoio gente esses profissionais de apoio em alguns casos precisarão ser profissionais formados em determinadas áreas para conseguir atender esses alunos né um profissional que tem ali pós–graduação Educação Especial tem a formação específica quando nós estamos falando de cunho pedagógico mas alguns alunos né eles têm essa necessidade também de apoio quanto a locomoção higiene né então Eh pode ser a secretaria também pode ofertar um profissional que vise atender essas necessidades mais básicas dessa criança básica entre aspas né gente porque essa criança tem necessidade não é básica mas em alguns casos a secretaria vai ofertar essa pessoa que vai ajudar na alimentação na locomoção e na higiene dessa criança aí não necessariamente precisa ser um profissional formado na área pode ser um estagiário pode ser um agente educacional com formação de nível médio tá então isso é muito é Tratado de uma maneira muito contextualizada em cada em cada espaço aí escolar em algumas secretarias Eles contratam Estagiários em outras Eles contratam profissionais com formação em outras de nível médio isso depende Tá mas a ideia é ofertar o que o aluno precisa tá então geralmente o aluno que tem necessidade de locomoção tem necessidade de higiene tem necessidade de alimentação ele necessariamente vai ter necessidades pedagógicas também então às vezes precisa dos dois profissionais ali n então o professor que vai fazer a parte pedagógica além do professor Regente ainda né o professor que vai fazer o apoio pedagógico e o e o profissional que estará ali ajudando em todas essas questões de higiene locomoção e alimentação tá enfim cada caso é um caso tem falar assim ah esse aluno ele passa por uma avaliação né E aí esses profissionais são dispostos aí a eles né enfim quando não são dispostos tem que brigar às vezes um pouquinho por isso né esses direitos nem sempre são garantidos assim de primeira instância na maioria das vezes não né as famílias sabem o quanto isso é difícil às vezes conseguir gente nós temos outra política também que são as nossas diretrizes operacionais para atendimento educacional especializado essa daqui é a regulação do aee tá então parte dessa regulação né porque nós falamos também em outras políticas mas aqui quando a gente fala de diretrizes operacionais É como essa caminhada desse atendimento educacional especializado vai se dar lá na ação de fato tá então aqui existe toda a organicidade desse atendimento aos alunos né quanto ao seu funcionamento quanto aos serviços aos recursos ofertados aos estudantes a formação de professores também el vai falar né que os professores devem passar por formação continuada abordando temas práticos não só temas teóricos que relacionem também as tecnologias assistivas colaboração entre os profissionais que estimulam a colaboração entre professor de ensino regular e do ae bem como de outros profissionais da área da saúde e assistência social para garantir o atendimento integral aos estudantes tá então aqui gente é só pra gente eh passar o olho mesmo quanto a essas questões porque isso depende muito do que como a a banca vai cobrar isso Tá Mas a gente sabe que o aluno tem direito tanto a organicidade do processo educacional da flexibilidade desse atendimento quanto a formação dos profissionais a gente só nós nos tornamos melhores profissionais quando passamos por formações estudos aprofundamentos né claro isso não tem como né um professor parar no tempo deixar de estudar tem que passar por formações e também a colaboração dessa rede de apoio né então são professores é a equipe gestora é a comunidade é a família é todos participando para que esse processo ocorra de maneira assertiva quem vai garantir primeiro gente esses direitos que talvez isso esteja presente n nossas provas também na nossa prova é a Constituição Federal de 88 tá ela vai garantir o direito de educação para todos sem discriminação eh trazendo princípios de igualdade de condições que é o que se adequa principalmente a educação especial né que é uma modalidade de acesso e permanência na escola então adianta eu dar a matrícula se ali não tem condições para aquele aluno estudar não então tem que ter mobiliário específico tem que ter material tem que ter profissionais tem que acolher aquele estudante de uma maneira geral né Não adianta só da matrícula e jogar ele lá não tem que oferecer qualidade tá E aí ele vai dizer também na Constituição Federal sobre o ae né que prevê aí esse atendimento educacional especializado para as pessoas com deficiência preferencialmente na rede regular de em si Ok gente então agora vamos lá paraas nossas questões tá E vamos trabalhar esse tema em cima das questões como um tema muito amplo que ramificam aí várias outras relações fica melhor pra gente ir olhando pras cobranças que tivemos aí em torno desse tema vamos lá então todas as questões recentes tá eu fiz questão assim de tirar bastante questões recentes pra gente fazer e já relacionar o que tem sido cobrado aí sobre essas temáticas vamos lá primeira questão diz assim alunos com deficiência intelectual ao contrário do estigma pejorativo de que não tem capacidade para aprender E aí gente existe essa fala ah esse aluno aí vou desistir dele nada que eu faço dá certo gente não existe isso da fala da boca do professor por mais que o dia a dia seja desafiador nós nunca Vamos considerar que um estudante não tem capacidade de aprendizado às vezes se aprendizado é mínimo é um pouquinho ali né a cada mês a cada bimestre não importa tá ele está aprendendo E se ele chegou lá no final do ano ele aprendeu pelo menos uma porcentagen Zinha do que ele já veio com conhecimento lá no início do ano então ok eu tô comparando ele com ele mesmo muitas vezes a gente se frustra porque a gente quer comparar o o Joãozinho com a Mariazinha não a gente vai trazer a uma relação de comparação do Joãozinho como ele começou o ano como ele terminou o ano né Então é ele com ele mesmo isso serve até para nós né muitas vezes a gente olha ai nossa que Professor inteligente ele sabe tanta coisa mas gente não se compare com os outros cada um tem a sua trajetória e nós não devemos fazer isso com os alunos também e nem nos sentir menos Prados em qualquer estrutura que aconteça tá todo mundo tem a sua capacidade cada um tem a sua trajetória e tem a sua caminhada levem isso pra vida de vocês que enfim a gente não se frustra né Cada um tem a sua trajetória vamos lá podem se desenvolver quantas práticas educacionais que oferecem o apoio necessário paraa sua aprendizagem as opções a seguir a entam exemplos dessas práticas a exceção de uma ass sinala gente eh exceção tá exceção é o quê a incorreta tá então ó tá fazendo prova viu lá que a questão tá pedindo incorreta tá pedindo exceção já circula tá porque às vezes corre o risco de você ler as alternativas Opa cai uma caneta aqui corre o risco de você ler as alternativas chegar L na última e esquecer que tá pedindo a incorreta tá tá Às vezes as alternativas são grandes né então já circula tá já deixa destaque ali para não esquecer ah desenvolver habilidades adaptativas Será que a gente precisa fazer isso B identificar as competências e habilidades prévias do meu aluno Será que nós precisamos fazer isso C estimular a atenção do aluno para as atividades será D trabalhar conteúdos curriculares de forma abstrata E aí ele quer a incorreta nós temos três alternativas corretas e uma incorreta que é o nosso gabarito né então vamos lá vamos pensar assim lembra que eu falei para você que não existe uma receita de bolo não existe nada perfeito né a faça isso que vai dar certo claro que existem algumas atividades mais assertivas né a gente sempre vai trabalhar com essa congruência mas aqui vamos lá desenvolver habilidades adapta pro indivíduo se adaptar aquele ambiente se adaptar ao modulo do sistema de ensino e conseguir realizar E e trazer todas as suas potencialidades podemos exemplificar assim adaptativo sai sentido faz né gente até porque eu preciso trabalhar essa adaptabilidade dele quanto aos conteúdos quanto a ao sistema de ensino né B identificar as competências e habilidades prévias faz sentido faz né Eu preciso saber o que meu aluno já traz dentro do processo educativo para que eu consiga ir aprofundando outras questões com ele né então aqui tá certo também não é o nosso gabarito a ses assim estimular a atenção do aluno para as atividades e aí precisamos estimular a atenção Com certeza quanto mais gente hoje esse questão de estimular atenção é é um processo bem complexo né que a gente compete muito muito hoje com as tecnologias celulares tablets computadores enfim e a atenção do meu aluno hoje é muito dispersa cada vez mais a gente vê diagnósticos de TDH às vezes nem é tudo isso é só tempo de tela que é excessivo E aí acaba prejudicando né então a gente também tem que ter uma conversa bem firme assim com a família quanto esse uso de tela né trazer essa conscientização que é importante né porque assim a atenção é algo que a gente precisa muito quando a gente fala do processo de ensino né se o aluno não reter atenção então fica mais difícil com que ele aprenda então por isso né precisa ser um tema assim bastante batido com as famílias Tá certo e aqui gente por que que a d está errada que sobrou porque ele fala de forma abstrata o que que é o abstrato o abstrato é o que fica só no campo do pensamento e eu não tenho material concreto para trazer pro meu aluno Ah então vamos pensar assim vamos pensar assim Eu tenho um aluno lá que é um aluno com um transtorno do espectro autista aí ele tem um hiperfoco o hiperfoco dele sei lá é controle de ar condicionado então adianta só eu trazer uma uma uma atividade para ele lá que fale sobre eh controle de ar condicionado de maneira abstrata não só uma folhinha lá escrito algumas coisas não Gente eu tenho que trabalhar isso profundamente eu tenho que trazer o concreto né Então eu levo o material lá pra sala deixo com que ele desmonte né faça ela Monte novamente enfim eu tô trazendo concreto material para ele né se eu ficar só no abstrato só na fala ou só na oralidade o tempo todo não trazendo nada concreto isso logo vai ser esquecido né então A ideia é justamente de trabalhar a relação concreta trazer materiais específicos dependendo Claro da potencialidade do que o meu aluno tem capacidade de ser executado ali naquele momento tá então aqui não é de forma abstrata né Mas qualquer ensino que esteja congruente com aquela individualidade do meu aluno mas se eu ficar só no abstrato Com certeza não é o correto tá então por isso que aqui é o nosso gabarito Ok tranquila essa né lê o abstrato ali isso ficou só no campo do pensamento ali não tem que ter o concreto também tá E claro várias outras estruturas né que são importantes continuando a próxima questão diz assim o trabalho do professor de at endimento educacional especializado ae voltado para o aluno com deficiência intelectual se caracteriza essencialmente pela realização de ações específicas sobre os mecanismos de aprendizagem e desenvolvimento desses alunos sobre o atendimento educacional especializado o ae para alunos com deficiência intelectual assinale afirmativa incorreta ele quer a incorreta novamente fala de deficiência intelectual Ah o professor do ae poderá obter junto à família informações a respeito do aluno sobre o teu desempenho nas atividades domiciliares bem como sua relação com o ensino e com conteúdos escolares E aí gente o professor pode conversar com a família para ter essas informações faz sentido faz né lembra que nós falamos da da da congruência ali do Trabalho junto à família é isso né famílias e professores sempre num diálogo muito específico para conseguir auxiliar mais um trabalho muito alinhado para conseguir eh trazer mais as potencialidades desse aluno à frente né E para isso precisa ter bastante diálogo conversar com as famílias esse é o nosso papel beleza B diz assim para avaliar o desenvolvimento da expressão moral o professor deve Observar se o aluno compreende determinadas mensagens recados se ele é capaz de expressar suas ideias de modo coerente com o contexo em questão mesmo quando ele não é capaz de falar e aí nós precisamos enquanto docentes verificar a expressão desse aluno expressão moral se ele faz o entendimento da mensagem se ele gesticula se ele Babu Quais são as atitudes dele ali ao transmitir um recado se comunicar com ele né ele consegue falar não consegue então cada caso é um caso mas eu vou fazer essa verificação do desenvolvimento dessa expressão dele sim tá por isso que aqui tá correto também nac ele fala que para desenvolver o ae é imprescindível que o professor Conheça o seu aluno mais do que nunca né gente claro que no começo do ano nós ficaremos um pouco inseguros quanto a ess conhecimento mas as coisas vão acontecendo e nós vamos eh conhecendo mais esse essa crian e as suas particularidades para além da sua condição cognitiva o trabalho do professor do ae é ajudar o aluno com deficiência intelectual a atuar no ambiente escolar e fora dele considerando as suas especificidades cognitivas gente a a cognitiva é o primeiro Pilar assim a ser trabalhada a relação né de mas quando ele fala para além da condição cognitiva é isso eu não vou olhar só pro vou olhar pro social pro cultural pro físico pro emotivo pro psicológico então é a relação integral de ensino o cognitivo é o importante sim porque essa deficiência intelectual é o que mais vai terão Barreiras a serem superadas né mas a ideia é justamente a gente conseguir exemplificar trazer né as potencialidades dessa criança então aqui tá certinha né quanto ao desenvolvimento do ae na relação intelectual e a a última né que diz assim de acordo com o princípio da proporcionalidade os alunos com deficiência intelectual devem frequentar o sala específica para o seu desenvolvimento ou seja não se deve incluí-los em sala de aula de ensino regular pois eles devem por lei ter um plano de ensino diferenciado considerando suas necessidades específicas e com carga horária reduzida o professor não deve basear-se em situações de problema que demandam do aluno a utilização de seu raciocínio para a resolução de um dado problema percebeu o erro aqui porque ela tá muito restritiva gente lei nenhuma pelo amor de Deus tá não errem isso vai ficar muito brava com vocês lei nenhuma vai dizer que o aluno não tem direito a estar na sala regular nunca diga isso tá se for opção da família o aluno estudar numa pai numa sala de numa escola especializada Ok às vezes o médico recomendou para ele é melhor tudo bem é uma decisão coletiva mas nemhuma legislação brasileira Municipal Estadual vai dizer que esse aluno não pode estar na sala de aula regular nunca tá por isso aqui já tá o primeiro erro de não deve incluir jamais tá então tá errado daí ele fala assim que o aluno deve ter um plano de ensino diferenciado ele vai ter um plano individual de ensino vai sim porque ele é um ser individualizado né que tem necessidades específicas ainda mais tratando da educação especial mas não que ele vai estudar em outra classe por isso ele vai ter esse plano de ensino independente estudar na classe de aula regular ou na escola especializada ele vai ter esse plano de ensino sim tá mas a ideia é que ele esteja na sala de aula regular Ok considerando necessidades carga horária reduzida não gente a carga horária o aluno ele tem direito a 4 horas parciais de estudos tá 7 horas quando for e integral tá quando ele estudar numa escola integral ele vai estudar 7 horas no mínimo mas não existe uma carga horária menor que essa pro aluno às vezes é um combinado que acontece internamente ali né pro aluno se adaptar naquele ambiente tudo bem mas não que alguma legislação específica vai dizer isso tá então gente já tá toda errada essa alternativa vocês foram percebendo aqui o professor não deve basear situações de problema pelo contrário deve tá então por isso que tá errada aqui essa alterna ok Não claro né gente lá na hora do nervosismo L questão rápida à vees não percebe esses erros Então tem que prestar bastante atenção vamos lá próxima questão diz assim segundo as diretrizes da política nacional da Educação Especial na Perspectiva da educação inclusiva a educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis etapas e modalidades já falamos disso né transversal realiza o atendimento educacional especializado disponibiliza os recursos e serviços e orienta conta a sua utilização no processo de ensino e aprendizagem nas turmas comuns do ensino regular a respeito do atendimento é correto afirmar que ah as atividades nele desenvolvidas são substitutivas daquelas realizadas na sala de aula comum é como se assim o aluno ele Tá frequentando por exemplo a sala de recursos lá e Essas atividades a sala de recursos substitui a sala de aula comum não tá gente é complementar é suplementar mas não é substitutivo nunca tá Por isso tá errado aqui d a formação dos Estudantes com vistas à autonomia e dependência na escola e fora dela deve ser garantida por ele vamos lá ele diz assim que essa formação dos Estudantes falando de autonomia falando de independência deve ser garantidas por ele gente garantida Sim esse processo mas não nessa relação doal deve ser garantida por todos os processos né então vamos lá Calma lá essa aqui tá confusa não é essa daqui ainda nosso gabarito tá próxima questão próxima alternativa diz assim ao longo de todo o processo de escolarização ele desenvolve uma proposta pedagógica totalmente desvinculada do ensino comum desvinculada gente não né aee Ah é o professor da sala de recursos é o professor de apoio pedagógico tudo que ele faz deve estar alinhado com a classe irregular não tá errado tá qu ele fala desvinculada aqui já eliminamos essa daqui também beleza na dele fala sua função é identificar Olha como tá diferente aqui identificar elaborar e organizar recursos pedagógicos até agora bonitinho e de acessibilidade que elimine as barreiras para plena participação dos Estudantes perfeito bingo tá papel do ae é esse identificar elaborar e organizar recursos pedagógicos de acessibilidade que eliminem Barreiras da sua plena participação dentro do processo educacional tá então o professor vai identificar vai elaborar melhor atividade vai organizar o melhor recurso para que esse aluno consiga trazer todo seu aprendizado ali em evidência tá então tá bem certinho aqui as outras a gente já vai eliminando aqui ele fala de alter ações os estudantes que apresentam alterações qualitativas das interações sociais recíprocas e na comunicação são os que devem ser atendidos prioritariamente não tá gente a nossa legislação não fala nada sobre isso né o nosso público São alunos com deficiência a tgds né e os altas habilidades ele não fala de interação social recíproca nada de questão de atendimento preferencial não tá por isso é que eliminamos também próxima questão diz assim eh de acordo com a política nacional de Educação Especial na Perspectiva da inclusiva a educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis etapas e modalidades realiza o atendimento educacional especializado disponibiliza recursos e serviços e orienta quanto sua utilização no processo de ensino e aprendizagem assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna atividades e reforço escolar na a de definição do diagnóstico de deficiência na escola que a gente define diagnóstico tá estranha essa daqui né C nas instituições especializadas D nas classes especiais ou e nas turmas comuns do ensino regular vamos voltar lá ele fala assim gente ó recursos e serviços que orienta quantas sua utilização no processo de ensino aprendizagem onde que vai acontecer esse processo de ensino aprendizagem segundo a nossa legislação constituição fala isso LDB fala isso política nacional da perspectiva inclusiva fala isso lbi fala isso nas turmas regulares nas turmas comuns tá por isso aqui o nosso gabarito é a letra e Ok próxima questão diz assim tô fazendo mais rapidinha tá gente porque aquelas ali mais tranquilas eh tendo em vista as determinações as diretrizes nacionais para educação especial na Educação Básica os sistemas de ensino devem constituir e fazer funcionar um setor responsável pela educação especial que dará sustentação ao processo de construção da educação inclusiva então cada Secretaria de Educação tem lá algumas pessoas responsáveis pela educação especial geralmente é um psicólogo um docente um coordenador lá que fica responsável por organizar esses processos dentro do município do estado Vamos lá gente toma mágua aqui Vamos ler as alternativas a estudos enriquecidos e substitutivos à classes comuns para alunos comas habilidades ou superdotação B certificação de presença integral para alunos de classe hospitalar ou atendimento ambulatorial prolongado C educação profissional prevista e organizada no projeto pedagógico da escola após a terminalidade específica e d atendimento realizado em classes comuns do ensino regular em qualquer etapa modalidade da Educação Básica E aí gente vamos lá como que se faz educação inclusiva Qual é a alternativa que mais amplia o processo de atendimento a esses alunos existe barreira existe idade existe etapa existe série certa pro aee pra educação inclusiva a ser colocado ali não tá ela é direito de qualquer estudante e dependente de onde ele esteja estudando Em qual série etapa nível tá por isso e aonde que acontece nas classes comuns nas classes regulares né por isso que nós temos aqui novamente né falando das classes comuns do ensino regular em qualquer etapa modalidade da Educação Básica tava tranquila essa daqui né as outras ele tenta confundir um pouco quanto a certificação quanto educação profissional Mas não é isso relativamente que é o nosso critério mais importante da educação inclusiva beleza gente com isso nós finalizamos aqui a nossa aula tá claro que a gente não esgotou esse conteúdo porque esse conteúdo ele rende para caramba mas claro que várias outras estruturas que nós formos estudando aí ao longo da nossa caminhada também vai trazendo remetendo esse tema tá por isso existem várias estruturas aí que a gente vai estudando também que vai nos auxiliando aí quanto a resolução dessas questões tá por isso não deixe de estudar continue nessa caminada estamos juntos com você tá e qualquer dúvida nos consulte estamos aqui sempre à disposição para fazer essa caminhada junto r a sua aprovação tá vamos lá estou junto com você e qualquer dúvida aí nos Procure um beijo fiquem com Deus e até mais tchau tchau [Música] k no [Música]

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