QUESTÕES EDUCAÇÃO ESPECIAL – BANCA/INSTITUTO FUCAPESUL

By | 05/05/2025



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QUESTÕES EDUCAÇÃO ESPECIAL – BANCA/INSTITUTO FUCAPESUL/a>

Olá pessoal boa noite tudo bem com vocês estamos aqui para mais uma etapa de resolução de questões da banca fcap su né e tendo em vista o processo seletivo aqui de Imbituba hoje nós vamos resolver 10 questões de educação especial né a educação especial inclusiva vamos lá já se inscreve aí no canal deixe o seu joinha né para e incentivar a produção de novos conteúdos eu deixei as questões e enumeradas de acordo com o que eu peguei do material né de provas eh produzidas pela banca primeira questão então a educação inclusiva ela busca superar Barreiras preconceitos e estigmas promovendo o ambiente educacional que capacita todos os alunos a atingirem seu pleno potencial é uma abordagem que valoriza a diversidade como uma força e reconhece que cada aluno é único com contribuições valiosas para fazer relacione colunas um para diversidade dois para Equidade e três para acessibilidade deixa eu pegar aqui já o nosso marcador e primeiro item garantia de que todos os alunos tenham acesso a ambientes materiais e métodos de ensino né de maneira que atendam as suas necessidades individuais aqui nós estamos falando falando da acessibilidade né então aqui vai ser o nosso número TR nosso número TR deixa eu colocar aqui Vou apagar aqui com a borracha para fazer novamente número TR vamos trocar a cor TR reconhecimento e valorização da heteridade entre os alunos incluindo diferenças de habilidades origens culturas raças etnias gêneros entre outros aqui com certeza né Nós estamos falando da diversidade né de respeitar essa diversidade aqui um olhar dentro da educação especial né na Perspectiva né de uma educação inclusiva então aqui com certeza é o número um diversidade busca por oportunidades e resultados educacionais justos para todos os alunos independentemente de suas diferenças individuais aqui com certeza né Nós estamos falando da Equidade né de oportunizar não é que nós temos aí um olhar diferente né ah pro aluno da Educação Especial um olhar diferente não nós apenas né devemos garantir meios de que esses alunos né também possam chegar a resultados e melhores né né Eh e nós vamos fazer isso através da Equidade oferecer oportunidades né para que esse aluno ele se desenvolva plenamente então aqui número dois o nosso gabarito que tem três 1 2 gabarito letra C essa aqui é a nossa sequência vamos paraa questão de número dois ambas as abordagens educação inclusive e educação especial tem como objetivo proporcionar oportunidades educacionais equitativas né mais justas mais equilibradas e de qualidade para todos os alunos independentemente de suas características individuais o sucesso dessas abordagens muitas vezes depende da implementação efetiva de políticas práticas pedagógicas e apoio contínuo da comunidade escolar referente aos Marcos legais e políticos da educação inclusiva é correto afirmar então aqui nós estamos a caça né da opção correta afirmação número um a Declaração de Salamanca de 1994 foi um documento internacional que enfatizou a importância da educação inclusiva e destacou a a necessidade de adaptação dos sistemas educacionais para atender a diversidade dos alunos gente isso aqui está corretíssimo né a partir da Declaração de Salamanca né passou-se a ter um olhar diferenciado paraa questão da Educação Especial na Perspectiva da educação inclusiva afirmação de número dois a convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência de 2006 reforça os direitos das pessoas com deficiência incluindo o direito à educação inclusiva muitos países adaptaram suas legislações nacionais para alinhar-se com os princípios dessa convenção né da cdpd ok corretíssimo né então os países eles começaram a alinhar as suas políticas educacionais dentro da Perspectiva da educação inclusiva né não é tratar o aluno com diferença preciso acolher então a educação ela precisa realmente trazer os alunos para o berço da escola né na perspectiva de inclusão não com o olhar Ah porque esse meu aluno é diferente não né somos seres únicos né então cada aluno é um ser singular afirmação de número três a lei brasileira de inclusão a bi não determina que o acesso de crianças e adolescentes com deficiência a educação possa ser negado sob qualquer argumento tanto na rede pública quanto na privada isso aqui está incorreto né essa afirmação é incorreta então nós temos verdadeiro verdadeiro e errado ou falso né Então a nossa nosso gabarito aqui é alternativ de número C apenas um e dois estão corretas né questão de número três né Não se esqueça de escrever e deixar aí o seu joinha para incentivar a produção de novos conteúdos de acordo com o contexto da educação inclusiva ó da educação inclusiva no Brasil qual é um dos principais objetivos dessa abordagem e como ela relaciona com a garantia de direitos para todos os estudantes então a educação inclusiva é um direito de todos né alternativa a garantir o acesso a permanência à participação e o aprendizado de todos os estudantes independentemente de suas características individuais sociais culturais ou econômicas com certeza isso aqui é o nosso gabarito Mas vamos observar né a as outras opções de resposta alternativa b a educação inclusiva busca criar ambientes educacionais que atendam as necessidades de todos os estudantes independentemente de suas características individuais fornecendo atendimento educacional especializado exclusivamente para estudante com deficiência não gente a educação inclusiva é um direito de todos né É É a Educação Especial na da educação inclusiva então a educação inclusiva é um direito de todos o comando da questão né No início do seu enunciado diz ó educação inclusiva no Brasil tá então o direito de de todos a palavrinha exclusivamente aqui né ela tornou essa afirmativa incorreta promover a exclusão de alunos excluir os alunos né que política de inclusão é essa alternativa d estimular a formação de turmas segregadas vamos segregar Os alunos não né alternativa e restringir o acesso a permanência a participação nós vamos então restringir o acesso dos alunos à participação nas escolas não né então confirmado gabarito letra A deixa eu trocar aqui de cor vamos ó ó aqui é o nosso gabarito né alternativa a permanência participação né ter aí os seus direitos sociais e culturais eh resguardados questão de Número Quatro o reconhecimento da libras como língua oficial no Brasil contribuiu para promover a inclusão e a acessibilidade de pessoas surdas na sociedade facilitando a comunicação e permitindo o pleno exercício de direitos e cidadania considerando a definição da língua brasileira de sinais né libras qual Qual das afirmações abaixo é a correta alternativa a Libras ainda não recebeu reconhecimento oficial como língua no Brasil não né totalmente incorreto depois da língua portuguesa nós temos aí como a segunda língua oficial né a língua brasileira de sinais B libras é um código simplificado de comunicação usado exclusivamente por pessoas surdas não né ela não pertence só a Comunidade é é surda então afirmação incorreta alternativa c libras é um sistema linguístico que utiliza o canal visual motor com certeza né através da Visão através dos gestos né por isso visual motor e possui uma estrutura gramatical própria tendo-se desenvolvido a partir das Comunidades de pessoas surdas no Brasil com certeza essa daqui é o nosso gabarito né Ó o nosso gabarito alternativa c mas vamos observar as outras afirmações libras é uma forma de comunicação que se baseia exclusivamente nos gestos não né Não somente nos gestos sem nenhuma estrutura gramatical específica não né a língua brasileira sinais ela tem uma gramática espea específica perdão uma gramática específica alternativa e libras é uma forma de comunicação exclusiva para pessoas surdas e não tem uma estrutura linguística definida não isso aqui é incorreto né o gabarito dessa nossa questão é a alternativa c questão de número cinco o aee o atendimento educacional especializado ele é uma ferramenta importante para promover a inclusão e garantir que todos os estudantes independentemente de suas necessidades específicas tenham acesso a uma educação de qualidade ele está alinhado com as políticas de educação inclusiva no Brasil sobre o aee é incorreto afirmar então nós estamos buscando né a afirmação incorreta a afirmação incorreta alternativa a o ae não substitui a participação do aluno nas atividades da escola regular ele é complementar e busca atender as demandas individuais que vão além do que é oferecido na sala de aula comum com certeza né o aee ele não vai substituir a participação do aluno as suas atividades regular né ele vai complementar eh aquilo né que o aluno eh aprende na sala de uma maneira bem diversificada né para atender as demandas e as dificuldades de cada um então isso aqui é uma afirmação correta nós estamos em busca né da afirmação incorreta alternativa b o atendimento é padronizado ai ai ai olha só Logo no início da afirmação o ae não vai ter um atendimento padronizado Porque ele vai ter que atender conforme as especificidades ou especificidades né ou conforme as dificuldades de cada aluno né ele vai envolver e adaptações das mais diversas possíveis Então não é um atendimento padronizado achamos o nosso gabarito gabarito paraa Nossa questão né incorreto é afirmativa alternativa B vamos observar as próximas afirmações alternativa c o ae é uma modalidade de serviço de da Educação Especial no contexto Educacional brasileiro com certeza ele é oferecido para estudantes com deficiência transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades e superdotação matriculados na rede regular de ensino Com certeza essa afirmação é correta alternativa d o ae é conduzido por profissionais especializados como professores da Educação Especial psicopedagogos fonodiólogo entre outros dependendo das demandas específicas do aluno com certeza alternativa e o atendimento pode ocorrer dentro ou fora da sala de aula regular né de acordo com as necessidades individuais de cada estudante pode ser um atendimento individual ou em Pequenos Grupos Com certeza então a afirmativa incorreta né a letra B quando no seu início já diz que o ae é um atendimento padronizado totalmente incorreto né sexta questão a tecnologia assistiva desempenha um papel crucial na promoção da inclusão social melhorando a qualidade de vida e proporcionando oportunidades iguais para todas as pessoas independentemente de suas habilidades e limitações Essas tecnologias são desenvolvidas e aprimoradas constantemente refletindo avanços significativos no campo da acessibilidade e inclusão então aqui ó a tecnologia é para facilitar a acessibilidade e a inclusão quanto ao principal objetivo da tecnologia assistiva assinale a alternativa correta então nós temos alguns objetivos né das tecnologias assistivas e aqui nós estamos em busca de um deles a tecnologia assistiva ela preocupa-se em universalizar o acesso aos meios tecnológicos Por parte dos alunos promovendo adequações necessárias ao seu uso por crianças com deficiência não né a tecnologia assistiva ela não se preocupa em universalizar o acesso aos meios tecnológicos a tecnologia assistiva ela é uma ferramenta né para facilitar o desenvolvimento de habilidades né e trazer aí h a verdadeira inclusão né alternativa b a tecnologia assistiva ocupa-se em elaborar recursos para que os alunos com deficiência possam desenvolver as mesmas habilidades que os demais alunos fazendo com que por meio da tecnologia possam ser capazes de remover as barreiras que a deficiência impõe Com certeza esse aqui é o nosso gabarito alternativa B é o nosso gabarito né a tecnologia assistiva ela vem para derrubar as barreiras né Vem para diminuir vamos dizer assim as limitações do nosso aluno especial mas vamos ver a alternativa c a tecnologia assistiva é uma área especial da educação eh da educação que enfatiza que as crianças com deficiências devem ser educadas de modo diferente das demais não né educar as crianças de modo diferente das demais mas não isso não é inclusão né alternativa d a tecnologia assistiva diz respeito aos recursos necessários para que os alunos com deficiência possam ter qualificação adequada para a inserção no mercado de trabalho não né Ela vem para facilitar alternativa e a tecnologia assistiva é um fator que mede a inteligência das pessoas não né não vai medir a inteligência se ela é izada como uma ferramenta de inclusão quando eu vou medir a inteligência né do meu aluno especial por exemplo né Eu estou dando um tratamento bem diferente Cadê a inclusão né então a tecnologia assistiva assim como diz a alternativa B ela vem para eh desenvolver as habilidades dos alunos né trazendo aí novas oportunidades é o que nós já vimos em questões anteriores que trazia e falava da tal da Equidade né são de número sete a educação inclusiva é uma abordagem Educacional que busca assegurar o direito à educação para todos fundamentada na premissa da igualdade de oportunidades e no reconhecimento e valorização das diversidades humanas essa concepção instiga a mudança cultural práticas e políticas existentes nas instituições de ensino visando garantir a participação e o desenvolvimento e a aprendizagem de de todos os indivíduos quais os seguintes princípios não estão contemplados na proposta curricular da rede Municipal de Ensino de Uba que enfatiza a educação inclusive então aqui é uma questão bem específica né do município de Imbituba quais deles não estão contemplados ó é como se nós estivéssemos em busca da Opção incorreta né relacionada à educação inclusiva lá no início do do nosso do comando da questão alternativa a os benefícios para todos provenientes do convívio no ambiente escolar não né isso aqui é um princípio da educação inclusiva Com certeza b o direito de acesso à educação para todas as pessoas com certeza isso aqui é verdadeiro né c o reconhecimento de que todas as pessoas tem capacidade de aprender com certeza corretíssimo a uniformização do processo de aprendizagem de cada indivíduo Opa uniformizar uniformizar quer dizer que eu vou uniformizar o processo de ensino aprendizagem como se eu dissesse assim todos os alunos né Independente de ter alguma necessidade especial ou não eles aprendem da mesma maneira da mesma forma do mesmo modo não incorrets simo né padronizar isso não existe né e abrangente caráter da Educação inclusiva que se aplica a toda comunidade educativa com certeza isso aqui é verdadeiro nosso gabarito então a letra D é a opção incorreta né que não está contemplada na proposta curricular do município de Imbituba questão de número oito a inclusão escolar tem início na educação infantil em que se desenvolvem as bases necessárias para a construção do conhecimento e o seu desenvolvimento Global nessa etapa o lúdico o acesso às formas diferenciadas de comunicação a riqueza de estímulos nos aspectos físicos emocionais cognitivos psicomotores e sociais e ainda convivência com as diferenças favorecem as relações interpessoais o respeito e a valorização da criança esse processo tem continuidade no ensino fundamental cuja prática pedagógica segue os princípios elencados no artigo 32 da LDB afirmação de número um o desenvolvimento da capacidade de aprender tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura da escrita do cálculo Com certeza afirmação é verdadeira a compreensão do ambiente natural e social do sistema político da tecnologia das Artes e dos valores em que se fund a sociedade com certeza afirmativa número TRS o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores Com certeza corretíssimo afirmação de Número Quatro o fortalecimento dos vínculos de família dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social referente aos princípios elencados no artigo 32 da LDB assinale as alternativas corretas então a alternativa número quatro também está corretíssima né então Aqui nós temos 1 2 3 4 corretas né são os princípios elencados né no artigo de número 32 da LDB então o nosso gabarito é a alternativa e a alternativa e é o nosso gabarito todas as afirmações estão corretas questão de número nove né De acordo com o artigo 29 das diretrizes curriculares nacionais né ccns para educação básica a educação especial é considerada alternativa a um componente opcional no projeto político-pedagógico da Unidade Escolar não né Isso aqui é uma afirmação incorreta alternativa B uma modalidade transversal a todos os níveis etapas e modalidad de ensino com certeza isso aqui é o nosso gabarito né esse aqui é o nosso gabarito Opa deixa eu apagar aqui E aqui então esse é o nosso gabarito alternativa B é o nosso gabarito né a educação especial é uma modalidade né Que el ela passa ela atravessa é um sistema transversal para todas as modalidades né e etapas do ensino alternativa c uma modalidade exclusiva Olha só exclusiva para determinadas etapas de ensino não né alternativa d uma prática Educacional dispensável para a inclusão Ah então quer dizer que a educação especial é uma etapa dispensável não né alternativa e uma abordagem que deve ser separada da educação regular nada disso né nada de separar a educação especial da educação regular né então o nosso gabarito alternativa B né educação especial é uma modalidade transversal a todos os níveis etapas e modalidades de ensino chegamos à nossa última questão não se esqueça né de inscrever-se aí no canal deixar o seu like para incentivar a produção de novos conteúdos na rede Municipal de Ensino de Imbituba a educação especial é ofertada desde a educação infantil e se estende até o ensino fundamental a proposta de inclusão nos centros municipais de educação infantil e escolas municipais objetivo oferecer um espaço democrático de acolhimento e garantia de permanência de todos os alunos oportunizando o convívio com a diversidade né considerando as informações fornecidas sobre educação inclusiva na rede Municipal de Imbituba a atuação da coordenação de Educação Especial é descrita como então Aqui nós temos que procurar né a descrição da coordenação de educação especial né o pessoal que liga diretamente aí coordenando né esse trabalho que é muito bem feito no município de Ibituba relacionado a Educação Especial alternativa a focada na criação de ambientes educacionais exclusivos para alunos com deficiência não né exclusivos para alunos com deficiências jamais né aqui é uma forma de excluir alternativa B concentrada apenas na formação de professores desconsiderando o estímulo e desenvolvimento de práticas colaborativas não né a educação especial ela não vai ficar concentrada só na forma de professores alternativa c orientada pelo incentivo e desenvolvimento de práticas colaborativas baseadas nos princípios de diversidade inclusão e Equidade Com certeza alternativa c né é o nosso gabarito trabalhar a diversidade a inclusão e a Equidade né através da colaboração entre os professores entre os profissionais envolvidos alternativa d restrita ao atendimento do público alvo da Educação Especial Então quer dizer que a educação especial ela só des respeito ao público né paraa qual ela demanda o atendimento não né incorreto alternativa e excludente buscando separar os alunos com necessidades especiais dos demais não né educação inclusiva Educação Especial a não pode ser algo que venha a excluir né então o nosso gabarito a alternativa que é uma um desenvolvimento pautado aí né pelos princípios da diversidade inclusão e Equidade chegamos ao final Espero que tenham gostado né dessa videoaula deixem o seu like compartilhem né com quem vai fazer o processo seletivo até breve

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