Resolução das atividades do PET SEE/MG 1º ano do Ensino Médio | Volume 3 | Semana 2 | Química | Professora Simone.

By | 18/06/2024







Aula de Química – Modelo Atômico de Thomson

Introdução

Olá pessoal, estamos de volta para mais uma aula de química. Hoje vamos resolver as atividades da semana 2 do volume 3, que tratam do modelo atômico de Thomson. Antes de começarmos, gostaria de agradecer aos 10 mil inscritos no nosso canal. Se você ainda não se inscreveu, não deixe de fazer isso e ative as notificações. E se gostarem da aula, não esqueçam de deixar o seu like. Eu sou a professora Simone, do canal Escola Online 1. Vamos começar com uma pequena introdução teórica sobre o modelo atômico de Thomson.

O Experimento de Thomson

Thomson realizou experimentos com ampolas de Crookes para chegar ao modelo atômico. Ele observou que o fluxo luminoso dentro das ampolas era constituído de partículas com massa e carga negativa, o que levou à descoberta do elétron. O modelo atômico de Thomson ficou conhecido como o “pudim de passas”, onde os elétrons estão incrustados em uma esfera de massa positiva.

Atividades de Resolução

Vamos agora resolver algumas atividades relacionadas ao modelo atômico de Thomson para reforçar o que aprendemos. Se tiverem alguma dúvida, não hesitem em deixar nos comentários.

Conclusão

Encerramos mais uma aula sobre o modelo atômico de Thomson. Espero que tenham gostado e que tenham aprendido bastante. Não se esqueçam de praticar os exercícios e continuar estudando. Nos vemos na próxima semana, até lá!


Desafio de Química do PET SEE/MG para o 1º ano EM – Volume 3

Resolução das atividades da Semana 2

No mundo da Química, é fundamental praticar o que aprendemos em sala de aula para fixar conceitos e desenvolver habilidades. Por isso, o PET SEE/MG preparou um desafio específico para os alunos do 1º ano do Ensino Médio, com foco na disciplina de Química. Neste artigo, vamos resolver juntos as atividades propostas para a Semana 2, sob a orientação da Profª. Simone.

Questão 1: Reações Químicas

A primeira questão do desafio envolve a identificação de reações químicas simples. Para resolver esse desafio, é importante lembrar que uma reação química ocorre quando ocorre uma transformação de substâncias, formando novos produtos. Para isso, é necessário equilibrar a equação química, garantindo que a quantidade de átomos de cada elemento seja a mesma nos reagentes e nos produtos.

Questão 2: Balanceamento de Equações Químicas

A segunda questão do desafio aborda o balanceamento de equações químicas. Para realizar esse processo de forma correta, é essencial seguir as regras estabelecidas pela Química, garantindo que a quantidade de átomos de cada elemento seja igual nos reagentes e nos produtos. Além disso, é importante observar os coeficientes estequiométricos e as regras de conservação de massa.

Questão 3: Estequiometria

Na terceira questão do desafio, o foco está na Estequiometria, um ramo da Química que estuda as relações quantitativas entre os reagentes e os produtos de uma reação química. Para resolver esse desafio, é fundamental compreender as proporções entre as substâncias envolvidas na reação e utilizar os conceitos de massa molar, mol e número de Avogadro.

Questão 4: Classificação das Reações Químicas

Por fim, a quarta questão do desafio propõe a classificação de diferentes tipos de reações químicas, como síntese, decomposição, simples troca e dupla troca. Para identificar corretamente o tipo de reação, é importante observar as substâncias envolvidas e os produtos formados, além de conhecer as características de cada tipo de reação.

Com a resolução dessas quatro questões, os alunos do PET SEE/MG poderão aprimorar seus conhecimentos em Química e desenvolver suas habilidades de resolução de problemas. A prática constante é essencial para o aprendizado efetivo da disciplina e para o desenvolvimento de um raciocínio crítico e analítico. Parabéns por enfrentar esse desafio e não desista de buscar sempre o conhecimento e aperfeiçoamento.

Importância da educação em Química

A disciplina de Química desempenha um papel fundamental na formação dos estudantes, pois possibilita a compreensão da estrutura da matéria e suas transformações. Por meio do ensino de Química, os alunos desenvolvem habilidades de observação, análise e resolução de problemas, além de promover o pensamento crítico e a curiosidade científica.

Desafios na resolução das atividades de Química

A resolução das atividades de Química pode representar um desafio para os alunos, uma vez que requer a aplicação de conceitos teóricos em situações práticas. É comum que os estudantes encontrem dificuldades na interpretação de enunciados, na realização de cálculos e na compreensão de fenômenos químicos. Por isso, é importante que os professores ofereçam suporte e orientação adequada para auxiliar os alunos na resolução das atividades.

O papel do PET SEE/MG na educação em Química

O Programa de Educação Tutorial do Sistema Estadual de Ensino de Minas Gerais (PET SEE/MG) desempenha um papel fundamental na promoção da educação em Química. Por meio de atividades e projetos educacionais, o PET SEE/MG contribui para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras e para a melhoria da qualidade do ensino de Química. Além disso, o programa oferece suporte e capacitação para professores, auxiliando na resolução das atividades e no aprendizado dos estudantes.

Importância do PET SEE/MG na melhoria da educação em Química

Diante do exposto, é evidente a importância do PET SEE/MG na melhoria da educação em Química, promovendo o desenvolvimento de habilidades e competências dos alunos e contribuindo para a formação de cidadãos críticos e conscientes. Através de sua atuação, o programa auxilia no processo de resolução das atividades de Química, capacitando professores e proporcionando um ensino mais dinâmico e eficaz. Assim, o PET SEE/MG se destaca como um aliado na busca por uma educação de qualidade e acessível a todos.

Fonte Consultada: Texto gerado a partir do Vídeo https://www.youtube.com/watch?v=k6rGGu66aqI do Canal Escola do mundo On-line .