Webinar 8 – SEB – Uso de TIC's nas Escolas de Educação Básica

By | 03/05/2025



A incorporação de novas tecnologias no cotidiano das pessoas e das instituições tem causado impactos significativos na …

Webinar 8 – SEB – Uso de TIC's nas Escolas de Educação Básica/a>

e aí e aí o olá boa tarde a todos estamos de volta com a nossa série de webinar sobre educação no mundo 4.0 esse é o segundo ciclo nós tivemos na segunda-feira um uma experiência falando sobre educação especial ontem a gente teve um probleminha operacional mas a gente vai retomar o assunto que será tratado ontem nova oportunidade e hoje nós estamos aqui com a secretaria de educação básica do ministério da educação e vai nos brindar com reflexões sobre o uso das tecnologias da informação e comunicação nas escolas de educação básica esposo é uma trabalho nossa técnica aqui na combinação de planejamento e avaliação estamos responsáveis por coordenar esse plantas projetos dentro do ministério da educação para sua execução a gente conta com a parceria do sebrae através do ser não é fiel e centros cerebrais e referência em educação a dora e o pessoal descer gostaria muito que vocês fossem lá e no canal do cê né encostou-se no canal e acompanhar sem a o da programação e em volta essa programação do mec mas outras programações bastante interessante também então nesse momento eu gostaria de falar com a palavra a palavra para o rafael marques ferrari o rafael especialista em políticas públicas e gestão governamental ele atualmente é diretor de articulação e apoio às redes de educação básica dare na secretaria de educação básica e ele vai saudar a todos os a todos em nome da secretaria de educação básica rafael tá com você e aí e obrigado joelma boa tarde a todos os participantes deixou binário e sejam bem-vindos é agradeço novamente a c-pack e principalmente a joelma leque nos acompanham na preparação deste binário e pela oportunidade de poder compartilhar nossas reflexões juntamente com nossos parceiros a respeito do uso de tecnologias nas escolas e sobre educação 4.0 eu penso que o pro fato de estamos aqui discutindo este fenómeno de educação 4.0 é um reconhecimento do impacto da tecnologia tanto nas relações pessoais quando as relações sociais econômicas e não apenas educação esse apesar de não ser um fenômeno novo o impacto da tecnologia na sociedade já vem sendo discutido por bastante e cientistas sociais e discutir bastante né a era da informação economia sociedade cultura sem precisar mencionar livros e autores específicos mas devemos reconhecer que essa é uma questão que tem pactos cada vez mais intensos ou seja se a gente já vem discutindo isso é um bom tempo talvez e na verdade certamente é muito mais intensa tanto as discussões quanto os impactos que a gente tem com os novos desdobramentos e avanços tecnológicos e se a gente escute e na nossa sociedade a gente não deve ignorar e a educação em si também é pactada por estes novos cenários e se por um lado a educação pode ser beneficiada pelos da tecnologia dando salto de qualidade promovendo avanços na equidade no acesso à educação trazendo a discussão da contemporaneidade na aprendizagem também a tecnologia traz benefícios para os gestores da educação e eu penso gestores tanto nós no contexto ministério educação quanto nos gestores das escolas e dos municípios também que tem as suas doações impactados e com potencial de grande benefício pelo uso de tecnologias é mas nessa interação a gente deve reconhecer a educação ela não precisa se colocada unicamente na posição de uma variável dependente ou seja como a tecnologia impacta a educação é a gente também deve refletir e principalmente a partir dessa reflexão orientar nossas políticas públicas em nossas ações para que educação também prepara o estudante para o uso de tecnologia então nesse caso educação vai entrar como a variável independente que vai passar dos as tecnologias isso significa trabalhar com os estudantes trabalhar nas escolas trabalhar nos currículos as competências para lidar tecnicamente com o uso da tecnologia mas também e igualmente importante trabalhar com estudantes sobre o aprender como essas novas tecnologias impacto nossas relações impactam nossas formas de convivência e é eu gosto muito de a rodar o propósito de educação a partir do artigo 205 da nossa constituição ele traz um tripé e fala que educação tem como propósitos o desenvolvimento pleno do indivíduo o preparo para o exercício da cidadania e o preparo para o mundo do trabalho e quando eu entrei em idade escolar trabalhar este tripé tinha um significado específico significado pontual para contexto daquela sociedade 30 anos atrás é mas hoje o que significa refletir sobre esse tripé o que significa trabalhar o cimento terno de vidro preparar esse indivíduo por exercício da cidadania e relação com o outro e trabalhar esse estudante prepara estudantes para o mundo do trabalho no contexto do século no nosso atual contexto do século 21 pensamos o impacto da tecnologia nessa sociedade ou em outra palavra né retomando até o tema desse ciclo de webinários como a gente deve pensar hoje educação 4.0 em um mundo 4.0 quem são esses desafios são bastante grandes e a gente tem se preparado para conversar sobre eles ir pensando em contribuir com essa reflexão no dia de hoje a gente conta com a participação de pasteleiros de especialistas nessa área a gente conta com a participação da professora débora de são paulo do professor seiji do professor ig e contamos com especial moderação do meu colega de secretaria de educação básica do mec o alexandre que vão ficar com as palavras nessa próxima hora e meia e fico por aqui deixando meu muito obrigado e desejando um excelente agradável evento para todos nós obrigada rafael pelas suas palavras de acolhida eu vou passar então apresentar o nosso moderador o alexandre matias pedro alexandre coordenador geral de tecnologia inovação da educação básica na secretaria de educação básica o ministério da educação ele é pedagogo especialista em educação a distância pela universidade de brasília marco injeção e elaine pela universidade carlos três madrid ele foi consultor da faculdade latino-americana de ciências sociais plástico bem como da organização das nações unidas para educação ciência e cultura unesco e da organização dos estados ibero-americanos oi espanha alexandre a palavra ea condução está com você e obrigado joelma boa tarde boa tarde a todos os nossos convidados boa tarde a todos ea todas as que estão nos assistindo nesse momento dos lugares mais diversos desse país obrigado pelo tempo de vocês antes de apresentar nossos convidados de hoje eu queria falar sobre a felicidade debater esse tema porque nesse momento tão especial que o brasil passa e o mundo todo vive nós temos nos abençoando cada vez mais na tecnologia ou nos das tecnologias para promover a nossas relações sociais e educativas e o ministério educação no final de 2017 ele lança um programa programa de inovação educação conectada estão parado em quatro pilares que são tão importantes nesse momento que nós passamos interesse pilar já estamos a infraestrutura de conectividade onde nós temos levado recursos para as escolas públicas desde 2018 somente nesse ano estão previstos mais de 200 milhões de repasse para as escolas públicas brasileiras nós temos também interesse dimensões do programa a dimensão de formação dos profissionais da educação para o uso integrado da tecnologia ao currículo e além dessas duas dimensões nós temos a questão que é muito importante quer oportunizar o acesso a recursos educacionais digitais de qualidade preferencialmente recursos educacionais abertos e podem ser utilizados reutilizados remixados uma outra dimensão que a dimensão da visão estratégica dos a tecnologias então dando início ao nosso momento queria apresentar os nossos convidados iniciando com a professora débora mais uma vez agradecendo a participação da professora débora formado em letras e pedagogia ou pós-graduação em língua portuguesa pela unicamp é mestrado em educação pela puc de são paulo e tem experiência de 15 anos na rede pública de são paulo atualmente ela é gestora de tecnologia da secretaria educação o estado de são paulo além de ser colunista de educação inovadora no blog de rede a editora moderna e cronista de educação no uol e já recebeu diversos prêmios pelo trabalho desenvolvido foi vencedora do prêmio de professores do brasil 2018 é e foi a primeira mulher brasileira a primeira sul-americana a chegar entre os top 10 do global teacher prize é um móvel de educação e foi congelado então uma das 10 melhores professores do mundo a professora débora muito obrigado pela sua presença a pessoa débora garófalo ela e tem uma contribuição fundamental nesse debate e logo após a professora débora nós vamos então ouvir é uma professora ig ibert bittencour esse é o professor associado do instituto de computação da universidade federal de alagoas doutor pela federal de campina grande doutorado pela universidade estadual de campinas a unicamp durante o doutorado dele proposto um modelo teórico e computacional para construção de sistemas educacionais de baseado em web semântica na sua carreira de pesquisador tem sido dedicada muito a área de inteligência artificial na educação e investigando concepções e desenvolvimentos experimentações de tecnologias educacionais te amo muito obrigado por sorrir mais uma vez por aceitar nosso convite poder frases sobre a sua experiência neste campo e logo em seguida a professora ig nós temos então o professor seiji isotani também temos acompanhado nesse longo caminho de debaixo da tecnologia na educação ele é professor titular do departamento de sistemas de computação do instituto de ciências matemáticas e de computação da universidade de são paulo bacharel e mestrado em ciência da computação pelo ime da usp e doutor em engenharia da informação entre a universidade de osaka japão a hipersom pós-doutorado e ciências cognitivas na carne de melo universit nos estados unidos tem realizado pesquisas sobre diversos temas entre eles a inteligência artificial na educação sistemas tutores inteligentes inteligentes aprendizagem colaborativa com suporte computacional entre outros temas adianto então eu queria então dá as boas-vindas a todos e missão então nosso debate espero que seja momento proveitoso para todos exemplo feito obrigada pela corrida obrigada pelo convite eu acho que é uma honra tá aqui falando nesse momento acho que é tão importante como bem o alexandre mencionou que é a questão de vivenciarmos essa pandemia né e principalmente utilizarmos essa tecnologia eu diria mais né nós estamos tendo a primeira uma grande oportunidade de identificar os estudantes o que é esse uso de fato da tecnologia isso então vem bem aflorado no meio né professores ainda têm grande dificuldade de utilizar a tecnologia compreender essa função social dessa tecnologia eu acho que é o momento aí então que serve para cima também para essa reflexão e principalmente potencializar essa tecnologia com uma ferramenta de aprendizagem para os nossos estudantes para que eles possam então explorar essa questão da tecnologia mas mais do que isso não é de olhar ela com uma ferramenta para alavancar sua própria aprendizagem e trazer um protagonismo que a gente tanto almeja para todas as camadas aí da escola e de tudo isso então nós estamos vivenciando um período também bastante especial da educação né principalmente advindo desses novos tempos que é o que a gente chama ele de educação quatro pontos espero que também é o tema que rico desse webnário para que a gente possa discutir que a gente possa refletir um pouquinho e tu tem que me questionei né principalmente com muito tempo de docência em sala de aula então o que que nós poderíamos trazer de educação 4.0 se a gente ainda olhar para as nossas escolas e ver que a configuração dessas salas de aula das escolas elas estão muito ainda regada não tempo muito distante né que a gente brinca ainda que educação 1.0 né dos dias e da louça e aí estudando um pouco mais a fundo a gente começa a ver então que existem mudanças significativas que a gente também considera então que ser educação ela já beijou sim esse espaço se chegar nesse patamar da educação pontos é porque mais do que utilizar ferramentas mais do que falarmos de tecnologia de ponta nos consolando de metodologias que são tão essenciais e tão importantes nesse momento né como a questão da cultura maker como a questão de linguagem de programação desse pensamento computacional que para mim particularmente tem uma e são meu trabalho tem uma grande relação pênis então nós existem caminhos sim para que a gente mesmo diante das escolas públicas e mesmo diante de estar discutindo diversos tipos de situações nós temos sim a possibilidade então já alavancar essa aprendizagem diferenciado e trazer essa educação 4.0 para dentro da sala de aula e não de qualquer maneira né que ela seja realmente rica em experimentação que elas realmente seja significativa que a gente possa assim construir com os nossos estudantes e colocar ele no centro do processo de aprendizagem tirando ele dessa facilidade e aí diante disso eu queria compartilhar com vocês um pouco da minha história da minha trajetória desculpa a voz fez quando falha mas trazer um pouquinho então dessa jornada compartilhar com vocês esse olhar de uma professora realmente da escola pública para desmistificar um pouquinho então que essa tecnologia você pode estar presente sim em diversas camadas da nossas escolas e de acordo com as especificidades de cada escola porque a gente sabe também nós temos uma infinidade de requisitos muito grande de uma escola para outra mas é possível sim trabalhar com educação 4.0 hoje bolo o alexandre já jantou um pouquinho eu já sou professor dá a mais de 15 anos de escola pública em 2015 eu aceitei um grande desafio deixar de lecionar na área de língua portuguesa né onde eu fiz toda minha carreira até hoje ainda construa um finalizando uma estrada agora em cursos na área de linguística para ser uma professora de tecnologias e porque disso porque eu tive a oportunidade que muitos dos meus colegas não tiveram que era trabalhar então numa indústria ele venceu o e essa questão então eu tive a oportunidade de trabalhar em grandes multinacionais na área de recursos humanos o lanche você tem um certo conhecimento ali de todo o processo da farra e nessa minha jornada e me deparei com jovens recém-saídos do ensino médio e colocava em seus currículos que eles tinham grande conhecimento sobre muitas áreas da tecnologia em testes práticos eles não conseguiam encontrar localizar por exemplo planilhas de excel o editor de texto isso que me causou uma grande frustração de ver que a escola estava sendo ainda incapaz de suprir essas necessidades reais esses meninos vão precisar levar para vida dele ea em 2015 na rede municipal de ensino que são paulo apareceu oportunidade tinha acabado de chegar nessa escola emef almirante ary parreiras e surgiu a oportunidade de ser professora de tecnologias e ali então eu fiz levantei a minha mão e a primeira reação a diretora teve foi me perguntar porque tecnologia já que você é uma excelente professora de língua portuguesa uma excelente professora de sala de leitura por que que eu vou da cronologia e eu olhei para ela e falei porque eu acho que eu posso transformar a vida de minhas meninas e levar um pouco alavancar essa aprendizagem e mudar um pouco com a realidade da escola através do uso das tecnologias e ali mesmo que a contragosto ela aceitou que fizesse uma proposta apresentei a proposta conselho de skol para me candidatar ser professora de tecnologia e trabalhar com dois pilares para mim seria importantíssimo o ensino de programação e o ensino de vovó e ali os pais meio que sem entender também devido à comunidade muito carente muito simples com falta de saneamento básico me aceitaram minha colher não como professora de tecnologia e daquele momento em diante o que puxa eu consegui o que eu queria ser professora de tecnologia muda um pouco essa a interatividade com esse menino com esse estudante ao mesmo tempo que eu trago uma outra realidade que é trabalhar com ensino de programação ensino de robótico mas sem ter material e fui conhecer então os meus estudantes e na conversa os meus dança eles me relataram três problemas o primeiro e escola não fazia sentido nenhum na vida deles que eles achavam que eles não estavam entendendo nada que a escola servia na verdade com uma grande extensão da casa deles porque era uma oportunidade se podiam encontrar os amigos ao mesmo tempo de estar no ambiente melhor que era a casa deles e o segundo é que eles não acreditavam que robótica era aluno para escola particular era desculpa aqui robótica não era para aluno de escola pública era somente para alunos de escola particular um choque para mim ouvir isso de estudantes são novos que não se sentiam capazes de poder aprender o bote e o terceiro e e também preocupante foi uma questão que ele me levantaram social que era a questão do lixo então você tenta porcentos meus estudantes na época mais de 1000 crianças me relataram que lixa no problema na vida deles porque era o lixo que pedir essas crianças de irem para a escola em de chuva era o lixo que trazia doenças como dengue leptospirose e lá vem aquele momento então eu tive eu tive que encontrar alternativas para driblar ao mesmo tempo de trazer o ensino que fosse realmente contextualizado num problema sério que eles estavam me trazendo como você ensina robótica para um aluno que a necessidade de o poder chegar até a sala de aula por causa de um problema do lixo como você ensina programação sabendo que a necessidade dessa criança é poder não ficar doente já que convivi de perto com doenças como dengue leptospirose e ali diante de uma certa de reflexões que eu fiz eu comecei a entender que existia um único caminho era realmente transformar o lixo em um problema curricular e trazer essa vertente então para que esses meninos pudessem aprender o que eu gostaria que fosse significativo para ele que era a questão da programação da robótica através do lixo no primeiro momento a gente entre muito conflito né porque é difícil também para o professor admitir que você vai precisar coletar lixo na rua para você poder ensinar então é de fato para esse menino uma aprendizagem seja significativa eu não me orgulho disso mas era alternativa que eu tinha na que a ensinar essas crianças que eles poderiam transformar a realidade dele mesmo que eles não acreditassem nisso então foi um momento bastante delicado né porque eles me colocavam que professora você quer tirar nós dá um som de aula de tecnologia que a gente pode mexer com o computador o que a gente pode ter acesso a um monte de coisa para gente pegar lixo na rua o que que vai resolver isso então ele trazia uma série de dúvidas porque ele já conheciam essa história de fato não é uma história o lixo um problema social no nosso país infelizmente né que realmente a gente vê várias iniciativas e que a gente tem sempre que tá falando a mesma coisa para conseguir algum resultado mas eu convenci eles que eles poderiam utilizar as fontes deles o nosso querido celular como uma fonte então que realmente de riqueza de trabalhos e que eles poderiam tirar fotos nesse percurso oi minha linda então feito esse primeiro momento nesse primeiro reconhecimento da comunidade não se tornamos a sala de aula e fizemos um grande mural fora a sala de aula é que todos pudessem ter acesso já que eu também era professora de todos os estudantes eram uma forma de engajar todos os meninos e meninas e a partida com aquele momento quando eles começaram então olhar para tecnologia olhar para aquele mural eles começaram a entender e a perceber o tamanho do problema que eles tinham pela frente que eles sabiam que era um problema mas ele já estavam tão acostumadas que eles não conseguiram visualizar aquilo como um problema ea partir daquele momento então aqui no gerou incômodo neles eles olharam para mim falar nós professor é aqui que eu moro nesse monte de lixo puxa tem uma coisa que a gente pode fazer diferente para mudar essa realidade e aí então eles aceitaram a tá indo para suas conversar com a comunidade sensibilizar sobre essa questão da sustentabilidade como pilar forte aqui a américa e transformar esses objetos que a gente se encontrasse pelo caminho atos do trabalho de robótica com sucata e a partir daí então nasce trabalho para beneficiar então essas crianças da periferia da zona sul da cidade de são paulo e após então essa primeira aula nós começamos a desenvolver o pensamento crítico pensamento científico utilizando a cultura maker como pilar de aprendizagem trazendo um pouco também das metodologias ativas e nessa aula inicial nos identificamos diversos tipos de materiais né como tampinhas rolinhos de papel higiênico garrafas e vamos tudo para sala de aula e ali eu comecei a então a gusta los aqueles pudessem desenvolver alguma coisa construir com as próprias mãos do pilar da cultura meia alguma coisa que fosse significativo e eles então depois de muita conversa né de uma aula trazendo diversos tipos e exponenciais de aprendizado explorando a questão da sustentabilidade mas também trazendo a lei da física 3ª lei de newton nós construímos um primeiro carrinho ouvidor a balão de ar carrinho movido a bexiga entre eles são encantamento né porque crianças que tinham alegria no final do ano de ganhar um pacote de bolacha uma bola de futebol de repente descobrem fazedores criadores de algo palpável que eles poderiam levar embora para casa dele e ali tá aqui para lhe desse momento em diante eu tive a certeza que eu tinha encontrado o caminho de para trabalhar com essas crianças estruturar um trabalho com ele a partir daí então ouvir eu me escuta ativa com esses estudantes foram importante e a gente começou a desenvolver então esse trabalho de robótica com sucata e consistiu em aulas públicas sensibilidade da comunidade sobre a questão da sustentabilidade envolvendo a questão dos 5 erres reciclar reduzir repensar não utilizar e para dentro dessa conversa e também determinar o que seria feito com esses materiais que nós estávamos recolhendo durante de aquele trajeto dentro da comunidade então surgiu uma outra ideia e também trouxe a questão do empreendedorismo é aquilo que era utilizado iria para sala de aula que não iria ser utilizado a gente começou a revender a criar condições de realmente chegar lá no trabalho de robótica na de fato comprando placas programáveis comprando led comprando sensores motores componentes eletrônicos para que a gente pudesse trabalhar i i e por fim a gente começou a explorar então em criar protótipos a partir das o pa então tudo e as crianças começar a exercitar aquele que até importante que a gente fala de criatividade colaboração de empatia mas também trazendo conteúdos na interdisciplinares porque a cultura maker ela é ela traz reciclar as coisas são interdisciplinares eles começar a entender na prática então uso social da língua começaram a reivindicar condições melhores para o bairro começaram a dialogar com a subprefeitura regional aqui ela melhorasse essa coleta seletiva que ela criasse uma melhor organização dentro da comunidade com esse lixo e assim entenderam também a questão da matemática com a questão da programação com pontos cartesianos o tim trazendo isso de forma prática para esses estudantes e por fim né para poder mostrar para a comunidade que eles tinham feito mas ao mesmo tempo de as minhas como protagonista nós criamos uma feira uma feira de tecnologia que era oportunidade de meninos e meninas explorarem todo esse potencial e a partir daí então é a gente estrutura o trabalho de robótica com sucata dentro mostrando para comunidades também e mostrando preciso meninos que eles podiam ser multiplicadores dessas ações dentro da comunidade e foi um momento muito importante né porque esses meninos eles começaram entender que eles tinham vozes eles poderiam fazer as coisas que as coisas deem certo sentido é que eles eram capazes sim de poder criar e desenvolver trabalhar linguagem de programação pensamento computacional desenvolver trabalhos para robótica três anos e meio então depois desse trabalho nós começamos atingir os primeiros resultados que foi 95% combate ao trabalho infantil e já que muitos deles estavam nessa condição e como conseguimos reduzir evasão escolar na escola e noventa e três por cento nós só tamos no ideb né que mede a educação básica e de 4.2 para 5.2 e não se tiramos mais de uma tonelada de lixo das ruas mas eu sempre falo que a melhor diferença para mim por um vê-los diferentes né por um ver luz é realmente protagonistas da sua história por um ver luz modificados o início do ano passado tive o prazer de ver um aluno retornando para escola e ele virou para mim falou assim professor hoje eu vim te visitar mas eu gostaria de você chamar seus alunos que eu gostaria de ter uma conversa com você e com ele junto e naquele momento então ele relatou olha e hoje estou aqui para contar para vocês uma grande notícia eu passei em física na usp e não é esse lugar de extrema pobreza que decide nós podemos ser é quem vai decidir somos nós que a gente nós podemos fazer isso através de educação naquele momento para mim assim só um presente né de lembrar de toda essa trajetória com esses meninos e meninas e de lembrar então que eles não tinha auto estima e de repente um trabalho foi feito essa vivência com as mãos que é um trabalho pautando-se na educação 4.0 com tendências extremamente inovadoras cultura maker programação robótica a partir de um pilar muito importante trabalhado hoje inclusive internacionalmente a questão das o ds né com a questão da sustentabilidade ver que esses meninos estavam almejando espaços iguais na sociedade e que foi feito um trabalho de cuidar de com qualidade hoje esse trabalho ele incorpora de vidro a todos os e conhecimentos que ele teve nacionais e internacionais o centro brincos não é meu esse trabalho e esse trabalho é do mundo hoje tá para quem quiser eu sempre então falo para todos que esse trabalho então ele tá aberto ele tá disponível que também é outro pilar da educação 4.0 só a gente pode pegar abrir compartilhar replicar nixa mas ele é um trabalho hoje então está na secretaria estadual de educação dentro do componente tecnologia inovação para ser levada dois milhões e meio de estudantes e aí a gente começa então se questionar que a gente precisa sim olhar para essa tecnologia mas tem um outro olhar né que não é só a tecnologia aquela mediada com conectividade aquela mediada por questões de infraestrutura mas é aquela também que permite o envolvimento do território educativo é aquela tecnologia social aquela tecnologia quebrei também de metodologias a gente mudar a forma com que se pensa a forma com que se aborda para que a gente possa construir e dentro dessa linha a educação 4.0 ela traz isso muito forte conselho é mais do que trabalhar então ele especial mas se trabalhar e hoje nós temos aqui especialista que vão estar abordando o maior profundidade sobre esses temas mas é também você olhar para esse outro lado né e aprender que a tecnologia ela pode ser uma grande professora aprendizagem e que o primeiro passo também parte de nós professores de ter essa atitude de não ter medo desse novo para que a gente possa inovar e que a gente possa estão se colocar no outro patamar não foi fácil para mim no começo é uma mudança muito grande também de paradigma né a gente vem ainda com uma concepção de ser professor é ser transmissor de conhecimento isso aí o ruim é nós somos mediadores ou já tem até novos conceitos como professor designer para isso para trabalhar essa questão da mediação mas que a gente pode apoiar e é um pouco disso que eu trago de educação 4.0 que a gente bom então aprendizagem inventiva aprendizagem criativa aquela que vai trabalhar com a cultura maker mas também vai trazer o tim que ele para dentro da sala de aula trabalhar com questões materiais e potencializar uma aprendizagem rica experimentação em significativa é um pouco disso hoje que eu tinha aqui para falar para vocês eu fico disponível para agora essa nas dúvidas e esclarecer algum ponto a professora muito obrigado eu não me canso de ouvir a sua experiência eu já ouvi algumas vezes cada vez chego novos detalhes e o acima de tudo acredito que é uma experiência corajosa nós sabemos quanto professores e profissionais da educação que esse é o nosso compromisso mas algumas alguns momentos mas nós pegamos fazendo essas reflexões muitas vezes não temos mais a produtividade ia aquele brilho no olhar que nos conduziu nudes para carreira e a sua atitude primeiro saindo dos a sua área de conhecimento específica e assumindo uma nova proposta é acima de tudo corajosa eu queria dizer a todos e a todas estamos ouvindo que a professora débora vai responder algumas perguntas em seguida eu passo a palavra então os professores seje e do professor rig e a professora débora fica conosco até o momento que ela puder nós temos aqui algumas perguntas eu vou tentar consolidar professora em uma delas eu vou fazer algumas perguntas em bloco a facilitar sua resposta né então as três perguntas aqui que volta vejo a linha da talita melo do william santos na lenir que fala da dificuldade de se promover usa a tecnologia na educação quando a escola não dispõe de equipamentos insumos básicos ou quando as palas as salas de aula estão super lotadas e eles queria ouvir um pouco sobre essa questão como é que eu quebro esse paradigma e se eu não tenho o jesus que eu preciso e a katiana e também é o francisco vilmar pergunta se você for você pode disponibilizar dados o no relato disse que o projeto e vocês podem acontecer você pode compartilhar essa experiência conosco e o vilmar pergunta também o vilmar não francisco santos ele pergunta se a sua saída se a sua senhor é da escola e sim então esse projeto continua sendo o projeto bem sucedido com a sua saída você viu essas perguntas eu já agradeço então o seu momento a sua participação ah obrigada eu tô só lutando aqui porque eu sou péssima para lembrar depois os bloquinhos seus perguntas eu acabo falando vou me empolgando depois quando eu vi pronto esqueci qual era o a continuidade né então vamos responder a primeira aqui que era dificuldade de promover o recursos tecnológicos eu acho que o primeiro ponto alexandre é prazer essa de notificação do que é esse uso de tecnologia né eu sempre trago um pouco dessas reflexões inclusive para que o que eu escrevo porque a gente ainda insiste em quando o professor achar que tudo pode ser resolvido com uma aula com uso da tecnologia né eu acabei de fazer um depoimento até um pouco longo né de contar um pouco do projeto e veja foram poucas as vezes que eu precisei utilizar realmente de fato o computador para somente para pesquisa né ou para fazer os trabalhos de programação e hoje até o celular você consegue aí baixar alguns softwares para fazer essa programação oi meninos via bluetooth então é muito pouco que a gente usa quando a gente fala de cultura maker né é claro que depende muito do trabalho do professor eu acho que também de se identificar o campo das pesquisas né qual é a utilidade qual é realmente a finalidade do trabalho que você vai desenvolver são dois pesos duas medidas isso não significa que não esteja falando que é importante trazer essa questão da conectividade para dentro da sala de aula eu acho que é super importante eu acho que nós estamos quebrando um pouco disso você bem está aí também do outro lado nos ajudando com a questão de educação conectada a gente vê de fato para os recursos começaram a chegar na escola esses recursos e inclusive e servem para suprir essa necessidade dessas escolas eu acho que é importante também lembrar disso mas é importante também ressaltar então outro lado e trabalhar com tecnologia vai muito além do uso de aparatos de e aparelhos tecnológicos né envolve então questões de metodológicos são muito maiores como o mack pouquíssimas vezes você vai ter esse acesso a não ser que você for realmente evoluindo com a etapa com os alunos para chegar lá numa prototipação né por exemplo mas eu gosto em um dia de começar muito simples de começar de forma concreta precisa alunos possam realmente entender e compreender o que de fato é esse uso da tecnologia trabalhar com salas super lotadas é também é uma experiência que depende muito de como o professor vai conduzir a eu sempre tive nas minhas salas de 35 a 37 estudantes e eu sair para as ruas com 35 a 37 alunos em cada turma isso foi uma mudança também de paradigma né é uma mudança de hábito envolve também muita conversa aí envolve um relacionamento diferenciado do professor com esses alunos e eu nunca tive durante esses três anos e meio nenhuma ocorrência é em e isso não é de trabalhar com essas turmas super lotadas o que professor tem que ter em mente é também a sala que ele trabalha porque a metodologia muda né eu trabalhei diversos ciclos de aprendizagem principalmente anos iniciais crianças de 6 anos a criança a adolescentes e jovens de 14 e 15 anos do ensino fundamental 2 e com as crianças sara um eram combinado né que eu fazia com eles até formas de trabalhar era diferenciada quando criança não tem autonomia não adianta você dá por exemplo um serrote na mão dessa criança não adianta você dar um estilete são coisas são autonomia estão sendo trabalhadas mas essa mudança porque quando a gente fala de cultura maker a gente traz uma abordagem muito forte relação à segurança desse espaço que começa lá então já na educação né nos anos iniciais e ela vai se estendem então eu acho que a gente tem que quebrar um pouco também esse receio de trabalhar em turmas né a votação e quebrar também um pouco desse paradigma e desde identificar o que que é esse uso da tecnologia e aí então eu vou para apertar dois se eu poderia disponibilizar os dados esse trabalho eu vou falar que sim inclusive no portal do mec hoje na br cê tem lá o trabalho de robótica com sucata todo o relato desse trabalho inclusive o passo a passo tá no site do mec e ele também está no site da capes porque ele foi matéria da revista nº 33 onde eu tenho contexto alisei no artigo mais científico contando um pouquinho desse passo a passo do trabalho de robótica e a gente pode sim tá super disponível é para um primeiro momento onde encontrar isso é fácil hoje eu tenho um site né www débora garófalo ponto com.br lá então essas informações para quem quiser e a disposição ea terceira pergunta então se eu sair da escola e se o trabalho ele teve eu sair né sim ou não da escola e seu trabalho ele continua está sendo bem sucedido eu deixei de fato a sala de aula que eu acho que o momento assim complexo até para mim mas assim os estudantes me deram essa força para que falar assim puxa a professora você já fez seu trabalho aqui a gente consegue continuar ele daqui agora é o momento de você auxiliar outras crianças eles foram extremamente maduros comigo nessa fala né e muito carinhosa mas eu não me desliguei dos dentes totalmente né tem uma professora que ela ficou no meu lugar o trabalho na rede municipal de ensino e já já era curricular então já existe um currículo é extremamente voltado essa questão da robótica com os estudantes os alunos também apoiaram a professora para que ela pudesse dar continuidade e não período então de fim do ano passado é mantive com os estudantes aulas aos finais de semana para que eles pudessem continuar desenvolvendo o trabalho que para eles é importante então ele continua dentro da comunidade ele tem esse olhar porque ele tem uma questão cultural e social muito grande onde eu me sinto também responsável por tá apoiando isso com ações ainda mesmo que à distância mesmo com a final de semana junto com eles e eles continuam então eles conseguem tocar esse trabalho com a professora é claro que tudo isso nesse momento acabou sendo interrompido por conta da pandemia mesmo vale ressaltar que pelo menos são paulo a gente tá desde março com as aulas pensa já onde lá vamos entrar em férias recesso e a gente espera então poder retomar isso logo quando tudo isso passar e aí e aí e a senhora muito obrigado pelo seu tempo pela sua contribuição e achei continuar aqui eu só que é só repetir se o endereço do seu site porque na hora para nós para mim cortou o áudio e eu não sei se para todos isso aconteceu também e não perfeito é www débora garófalo tudo junto.com.br mas quem quiser também tá disposição no site do próprio máquina da bncc robótica com sucata e também na capu é sério é muito obrigado pelo seu tempo pelas suas contribuições antes de mais nada não contribuições inspiradoras que nos permite fazer a reflexão do ponto de vista profissional acima de tudo é onde eu estou e como estamos funcionando principalmente nesse momento e é claro que a gente não pode deixar de levar em consideração toda a infraestrutura que se faz necessário para promover aprendizagem dos alunos e há em todas as questões ligadas à infra-estrutura questões fronteiras sociais e econômicas que fazem parte de qualquer profissão nós sabemos muito bem disso é mais acima de tudo a gente comente percebe o seu depoimento que a gente consegue promover aprendizagem não e funciona a tecnologia mais qual a tecnologia é evidente que é muito mais uma questão pessoal do que uma questão de ter os insumos é de ponta e somos caros e muitas vezes é tão desejados às vezes o celular é o suficiente para a gente poder fazer um trabalho onde tem engajamento e participação de todos muito obrigado pelo seu tempo pela sua participação eu espero contar com você e outras oportunidades e peço para a sua ficar o tempo que for possível para então compartilhar mais um pouco da sua experiência se for possível tá bom muito obrigada bom então em seguida pessoal nós vamos dar continuidade com dois blocos agora de palestras eu vou convidar o professor henrique bittencourt e tem sido um parceiro muito importante alguns anos do ministério de educação da secretaria de educação básica então passa a palavra pessoa ide e seguida professor seja e nós vamos para os blocos de perguntas isso aí aqui muito obrigado e o seu tempo e bom você então palavra é bem primeiramente está me ouvindo né bom primeiramente queria agradecer o convite do ministério da educação e do sebrae nessa incrível iniciativa eu acho que ficou mais do que importante discutir em educação no mundo 4.0 e sem dúvida é esse uso de tecnologias até porque a gente vive um momento único no mundo não apenas do brasil mas do mundo inteiro e o debate de tecnologia está presente em todos os grupos e e parceiros educacionais então sem dúvida nenhuma é só uma temática que precisa cada vez mais discutida queria também dizer que é um prazer estar aqui com o diretor rafael coordenador da cgtee o alexandre e a gente já vem trabalhar alguns anos falar que é uma honra ter aqui a palavra e ouvir um pouco a débora é com esse relato incrível desse trabalho é excepcional que eles têm desenvolvido no estado de são paulo e também tá com colegas e desothane que a gente já vem trabalhado é alguns anos nas iniciativas do próprio ministério então eu vou compartilhar minha tela e eu tenho aqui alguns slides para falar um pouquinho sobre educação 4.0 estão vendo minha tela e aí eu vou conseguir ver aqui ó então vamos lá né quando eu fui convidado para falar sobre aplicação 1410 eu fiz uma reflexão sobre que tipo de olhar deveria ser dado tá vendo quem tava sendo convidado para esse debate e vendo que a própria débora de cg estavam envolvidos eu pensei em trazer um olhar é um pouco puxo do que a própria débora trouxe então eu trago uma perspectiva da política bom e no caso do programa educação conectada e daí com isso daí tem impacto direto e como a própria indústria 4.0 impacta a escola né e aí a gente vai trazer alguns desafios e oportunidades eu sou professor da universidade federal e presidente do conselho acadêmico da academia brasileira de tecnologias educacionais estão academia de ciências sem criadas que tem como objetivo apoiar os atores da com sistema educacional através de tomada de decisões baseada em evidências eu também sou o diretor do núcleo de excelência em tecnologia sociais da universidade federal de alagoas bom então eu primeiro vim trazer um arcabouço conceitual onde funcionamento inicialmente na política nacional de educação conectada e depois mostrar como dessa política a gente tem essas tecnologias habilitadoras da própria indústria 4.0 como beyoncé realidade aumentada big de itaí a e são tecnologias tão comentadas mais a como e aí como isso daí pode promover uma educação 4.0 e a gente traz como baseada em evidências os ele tem um artigo uma publicação e saiu há alguns anos dizendo que o dado é o novo óleo né então o paradigma de evidências ele que tá aquela vez mais presente e dirigido a competências né aquele paradigma focado exclusivamente no conteúdo com uma perspectiva de educação bancária ela morre e deixa de ser não que ela morra mas que era tem menos menos sentido na na perspectiva atual e a gente tem hoje uma educação muito mais dirigida e nessa educação 4.0 a gente tem escola 4.0 ou duas medições né e merece dimensão interna que um pilar que a gente traz aqui aqui a débora falou com grande propriedade é esse aprender fazendo essa cultura maker e essa inversão onde o aluno ele é ativo e o protagonista desse processo e por outro lado esse conceito de inteligência aumentada para também um pouco desmistificar e que a tecnologia ela vem dessas tecnologias habilitadoras elas vem para substituir professor e outros atores da com sistema educacional mas não a gente traz aqui que essa inteligência ela vem essas tecnologias para aumentar a capacidade humana de lidar neste processo de mediação no dia a dia da escola o e vem as dimensões externas que são e serviços inteligentes e levam e que são importantes daquela escola e por outro lado não termos meramente ilhas desconecta sem comunicação a gente tem uma saudação 4.0 onde esses atores educacionais precisam e devem estar conectado então esse aqui é o arcabouço eu vou ganhar na minha apresentação a e trazer exemplos que eu fiz questão de deixar de destacar e de apresentar aqui apenas exemplos que são passíveis de implementação ou de forma imediata nas escolas ou através de políticas educacionais produzidas pelo próprio ministério bom então primeiro trazendo aqui rapidamente sobre o programa educação conectada e tem como base e as inovação tecnológica para impulsionar educação pública brasileira tem quatro pilares que são qualidade espero que com esse programa e tenha mais qualidade que tenha mais contemporaneidade ou seja a gente vai ter maior engajamento dos estudantes o meio da aproximação da escola dessa cultura digital e o protagonismo e participação ativa que a débora já falou aqui além disso o programa educação conectada atrás também o importância muito grande para a melhoria da gestão trabalhando nesse ganho de eficiência de evidências para apoiar a tomada de decisão e o finn e hoje tô falando tô falando extremamente importante promoção da equidade não é para gente superar essas barreiras sociais com essa política ela é fundamentada no for balance e traz 24 pilares que estão em infraestrutura os conteúdos recursos digitais as competências nessas informações e essa visão do que se espera de uma determinada política é bem o conceito de escola conectada já tá e mexe no programa de educação conectada então tem desde uma proposta de utilização de tecnologias uma organização em nível básico que você já tem assim a infraestrutura recurso para que o professor uso e tecnologia no dia a dia e se a gente usa responda as perguntas feitas para a professora e já começa a ser disponibilizado o nilo intermediário onde você já começa a possibilitar o professor fazer uma avaliação e integração maior com o aluno o fim o nível avançado onde você tem os positivos distantes vindo para escola o gestor trabalhando com ferramentas de governança e melhoria contínua a hora é uma vez que a gente tem a escola conectada o trabalhando na perspectiva da escola conectada é que a gente teve tecnologias habilitadoras né tem várias tecnologias eu não vou me ater a elas até porque o tempo é curto mas algumas que a gente já ouvi falar como orison artificial internet das coisas nuvem idade e realidade aumentada são presentes e alguns exemplos vão ser apresentar antes disso daí eu queria mostrar que tem uma uma relatório que saiu ano passado da martin se mostrando que potencial de automação das atividades do trabalho elas variam mas se observar um dos serviços educacionais é que tem menos potencial de automação então daí é um mito quando se traz o debate e as tecnologias podem fazer substituir os seres humanos em contextos opção ah e hoje é a gente já tem uma grande demanda né por habilidades socioemocionais tecnológicas e cognitivas mais sofisticadas bom então é quando a gente olha essas habilidades socioemocionais e cognitivas superiores ela já começam a ocupar e almir ter um aumento considerável nas horas com relação ao dia a dia de um determinado profissional enquanto que outras começam a diminuir a sua carga né perdendo mais espaço para a tecnologia oi e aí você tem as 10 habilidades que é uma quem trai atrás e vão somar fundamentais em primordiais algumas horas a própria é débora já fala né como resolução de problemas complexos coordenação com outros pensamento crítico essa flexibilidade cognitiva de pensar fora da caixa e dental como usar por exemplo sucata para resolver problemas e sustentabilidade inovar e ao mesmo tempo você desenvolver competências como a própria capacidade de liderança e do pensamento computacional bom então é nessa perspectiva que você começa a ter muito sentido nesse aprender fazendo você perde aquela que muda aquela concepção de que você vai ter meramente um professor de tando uso para aquele conjunto de alunos eles vão ouvir anotar e daí vamos fazer uma série de provas não você tem agora um aprender fazendo em uma cultura maker imersa nessa escola 4.0 né então normalmente você tem um trabalho onde se inicia com o desafio você a partir desse desafio os estudantes viram no momento em grupo começará a trabalhar o apoio mediação de professores a propor hipóteses e teorias e seguir todo um ciclo para resolução daqueles problemas e pegar o ponto de inovação e tanto de espera para o 4.0 né você sai de uma educação 3.0 de produção e consumo e conhecimento uma mas vai para uma produção de inovação é por isso que quando a gente tem um conceito de tite na vida suba considero ela perde o sentido de tecnologias da informação e comunicação e tem muito mais sentido ser em tecnologias e inovação e criatividade aqui é só um exemplo do professor desde cavalo onde estudantes de educação básica e um como desafio construir algum automóvel de subir a rampa mais íntimo impossível e esse aqui conseguiu ser o vencedor onde a rampa teve em mais de 90 graus é a única restrição é essa ia subir a rampa íngrime e é aqui são aqui o exemplo do espaço de experimentação e da seduc de alagoas onde você tem vários equipamentos uma impressora 3d e um espaço totalmente diferente do que a gente vê na sala de aula tradicional onde esse espaço promove colaboração e o a cultura maker ou seja o aprender fazer ó e aqui eu queria também destaca o laboratório limpe o laboratório de inovação da univali que trabalha bastante com sucata e com materiais recicláveis para desenvolver um pensamento computacional nem jovens à educação para é mas a gente também tem que ter um olhar entender que apesar da gente está numa perspectiva que vai para aprender fazendo a gente não pode ignorar esse aqui densas e ver que tudo não deve necessariamente ter um metodologias ativas mas a gente também precisa de instrução direta não é a gente vê que somos fosse uma poltrona que ajudam funciona no mundo com fenômenos tão complexos que a gente tem então por um lado a gente percebe aqui segundo dados do pisa e as abordagens mais eficientes são e só as que integram o a escatologia nativas e o aprender fazendo com exposição direta e uma solução direta muito mais sobre demanda do aquele projeto é uma vez falando de aprender fazendo eu trago aquele menção de inteligência aumentada e o exemplo da correção de redação né então hoje os professores eles passam muito tempo corrigindo redação e essa solução aqui desenvolvida o grupo e é regulado o nosso lugar de excelência e consegue através da correção fase de uma redação do enem digitada consegue corrigir e fazer sugestões e melhorias naquela correção e consegue corrigir não somente aspectos sintáticos mais todas as competências do enem né cinco competências a gente trabalhou e fez calibragem 70 mil redações chegou uma cobrança de noventa e oito por cento de concordância considerando os aqui dentro de flamenco e é uma diferença de até 80 pontos nesse estudo 12 antes do tempo e conduziu-o 513 redações apenas de 12 oráculos a quadra joão principal muito baixo quando perceba que essa correção o professor ele ainda se envolve nela verificando por exemplo se a redação série é aspecto de direitos humanos é muito difícil para máquina desatres então a redação cai no tempo de avaliação de oito minutos para um minuto e 38 38 segundos oi e a concordância de um ano máquina chegou entre 80 e 85 porcento e o custo ele pode chegar a ser reduzido em até cinquenta e três por cento perceba que essa tecnologia não vai substituir o professor essa tecnologia ela vai reduzir a sobrecarga de trabalho do professor para focar muito mais num processo mediativo de trabalho no movimento de redações com mais qualidade a outra dimensão além da inteligência aumentada é de serviços inteligentes e aí eu vou trazer aqui rapidamente da política do pnld pensando em dois aspectos primeiro do material impresso e segundo do material digital como é que a gente pode trabalhar com educação 4.0 e essa indústria 4.0 com essa política uma delas é utilizando rf em dia a gente sabe que hoje que o desafio é saber como fazer distribuição dos livros e saber se o uso da são desse ativo antes a gente utiliza a tecnologia de referir e custa coisa de 12 reais e coloca no livro que basicamente uma etiqueta como a gente está aqui a gente consegue é apenas com o leitor na escola saber se aquele livro passou o nome da escola se ela quer seu livro saiu está com estudando se vou quando voltou da gente consegue ter muito mais o dado sobre aquele livro que foi entregue e consequentemente melhorar e trabalhar os aspectos para promover mais aprendizagem o melhor entrega e distribuição dos erros a outra desse material digital material digital ele não é simplesmente pegar o material impresso e colocar em mídia digital mas esse material digital ele tem que ser trabalhado muito mais como agregador então essa perspectiva que a gente traz aqui é que esse material digital deveria ser por exemplo integrado a plataforma mac red a ir a outras tecnologias como pede lá então o estudante que tá querendo entender o que está acontecendo no mundo sobre academia e precisa fazer uma análise gráfica e não conhece o conceito de exponencial e logaritmo logaritmo ele pode muito bem brincando aquela palavra e ir diretamente para um simulador aqui ou um recurso educacional disponibilizados na plataforma mac rede e entender como aquele conceito funciona de fato uma prática ou seja fazendo uso de simulações e isso não precisa e tu pode ser feito pelo próprio dispositivo do aluno e essa o que eu tô falando com relação à o presidente digital já roda da coreia eu explico recentemente e agora no mês de fevereiro antes de um estouro da academia na coreia e a gente teve a oportunidade de ver funcionando o pênalti de digital lá com esses serviços h outro aspecto e por último que eu quero trazer só esses atores educacionais conectados aí eu vou trazer aqui o que eles da coreia onde eles têm um mês que é uma uma solução que integra todos os atores do ecossistema o sul-coreano e aí ele consegue saber quando a gente perguntou quantos anos tem no ensino no ensino fundamental eles conseguiram dizer com precisão o número de alunos por quê porque eles têm um sistema nacional de educação ó e aqui é onde na minha visão a gente precisa trabalhar onde é o sistema nacional de educação de forma muito premise para que a gente consiga de fato potencializar essa educação 4.0 porque tem um sistema de se a gente não tem um dado confiável e a gente não pode trabalhar um paradigma baseado em evidências então na minha opinião é premente um sistema nacional de educação para o país e além disso eu queria acabar me fala é sobre a transformação digital e um pouco do mundo e acabou ele está acontecendo no país formação para a indústria tem um minuto para falar eu espero que você pode repetir o que você falou no último 30 segundos que travou a oi oi é tudo bem eu comecei a falar da importância da transformação digital você está me ouvindo agora né tu está bem aí tá bem então é esse último aspecto e para mim é essa aqui é a mola propulsora e do nessa educação para ficou com 10 é a transformação digital e aí eu vou trazer duas perspectivas primeiro a formação para a indústria 4.0 trazendo dados da brasscom o dele mostra que o investimento vai ser no país na casa de hoje já deve estar porque esse daqui é do dólar 3 né então investimento deve dar para transformação digital no brasil para casa de um trilhão bom e ao mesmo tempo o investimento no brasil não é no mundo eu vejo o tempo investimento para banda larga né considerando mobilidade e conectividade também é corrente aumento do dólar deve estar na casa de meio bilhão para meio milhão para 1 milhão é muito alto considerando esse aumento anual porque eu trago isso porque esse investimento vai levar a geração de 420 mil novos postos de trabalho e isso eu tô falando de um dado pré pandemia onde você considerava que o número de empregos para their house era de 91 mil eu tenho certeza absoluta que esse número vai aumentar e já está aumentando nesse momento de pandemia e com certeza nesse novo normal a gente vai ter muito mais tu aí então a gente tem uma grande oportunidade de geração de emprego e redução do desemprego do país através da indústria 4.0 mas para isso o próprio a débora falou que precisa trabalhar muito chão da escola e por fim a formação para educação 4.0 neste último minuto que eu quero falar trazendo dados doce é bem recente sobre academia mostrando que a secretaria é estaduais e tipo de recursos eles estão usando onde algumas ainda não adotaram nenhuma opção as secretarias estaduais a gente já tá bem melhor agora com a gente olha para as secretarias municipais a gente tem um dasmo alarmante que praticamente nenhuma alternativa de solução para a educação aprendizagem moto tem sido adotada o que mostra que a transformação digital de fato não tá ocorrendo e aqui mostra aqui nas secretarias municipais mais 90 porcento das secretarias não estão recolhidos dados isso quer dizer que uma vez que você filme beleza aprendizagem remota você não sabe o que é que tá acontecendo lá na com aquele estudante oi e aí para o fim eu vou trazer aqui alguns dados de avaliação de competência digitar juntos ieb e avalia três dimensões pedagógicas cidadania digital e desenvolvimento profissional e o que é que considera né no fim das contas tem um nível de apropriação um de a integração é o nível que se espera e que se tem mais competência no professor para conseguir fazer essa integração é dele com os alunos bom então eu vou trazer basicamente é o dado final onde mostra que as competências digitais poucos então o nível de integração transformação tanto na dimensão pedagógica quanto cidadania digital quando os movimentos profissional é o que a gente precisa trabalhar bastante e por fim eu vou trazer e fechar com os elementos humanos comerciais para essa visão para esse programa educação conectada ou de gente precisa ter uma visão que seja primeiro compartilhado o segundo trabalhar a formação é uma pena não ter tido a o painel vai ser posterior sobre formação mas formação se torna fundamental porque porque a gente tem no investimento de transformação digital uma falha de setenta por cento os 70 equivale a um desperdício de 900 bilhões de dólares esse gastão com tentativa de transformação digital e falha o segundo a transformação digital o primeiro que ela não é sobre tecnologia a débora está com isso e ela é na verdade sobre uma transformação cultural e passa pela formação de todos os atores ecossistema eu encerro aqui e agradeço e fico disponível para perguntas posteriormente tá falando vocês obrigado e obrigado henrique mais uma vez eu sou a participação a sua falha só apresentação é são excepcionais e não está ali dados importantes do ponto de vista econômico e do ponto de vista também das competências e habilidades é que nós precisamos desenvolver vou passar a palavra para o seja então esse dia a gente volta a debater é fazer de baixo juntando as duas apresentações certo muito obrigado seja então eu passo a falar para você a gente tem 20 minutos aí eu peço então aqui você começa a sua fala obrigado sofrido muito obrigado é sobre isso compartilha na tela nem todos conseguem ver a minha tela e modo fogo sim com certeza até deixar um eu não entro aqui para eu não perder tanto tempo é o primeiro seguindo aí as falas dos meus ilustres colegas agradeço a todo o apoio que é o mec tem tem trabalhado né na na parte de tecnologias educacionais como conseguir a educação conectada às vezes eu alexandre pillow pelo convite é para a gente poder falar um pouquinho do que a gente me observando e tentando complementar um pouquinho da conversa e da exposição dos nossos queridos colegas né a a débora e o winger agradeço muito e é muito interessante porque eu vou trabalhar um pouquinho a perspectiva o em frente o banco da débora conta do ig né a gente for pensar a perspectiva da débora é é aquela perspectiva fantástica do professor transformando a vida dos seus alunos e aí vem o willy com a perspectiva macro que é como é que a gente pensa do ponto de vista de público que tá sendo acontecendo no brasil e no mundo e agora eu venho trazendo um pouquinho de como é que a gente faz isso né como é que todas essas iniciativas interessantes elas conseguem de alguma forma é a gente conseguir construir caminho para essa educação 4.0 e aí eu traga um pouquinho de algumas perspectivas e a gente pode debater bastante sobre esse conserto bom então é o primeira coisa que para eu conseguir falar um pouquinho desse caminho para educação 4.0 é importante a gente pensam é parar e olhar um pouquinho a nossa situação atual e se perguntar né quais dados evidências nós já temos sobre as escolas brasileiras no ponto de vista de transformação digital uso de tecnologias pensamento computacional pensamento mega né é o que que já existe né e é muito interessante que ou o relatório do tic e educação mais recente 2018 vai lançar em 2019 né ele ele já traz algumas informações alguns dados são muito interessantes e complementam um pouco que o trabalho que que a gente vem vendo a gente vai bem observando nas nossas conseguisse a em ambientes é tão é para quem não conhece o tic educação é ele faz na verdade ele coleta dados né sobre a escola em entrevistas com alunos professores gestores coordenadores na diretores de escolas rurais de escolas é do meio urbano no país inteiro então eles consegue ter uma visão a gente consegue ter uma visão muito interessante do que é como é que tá o panorama geral do do país e aí particular para não a ser interessante gente entender como é que tá a o uso da tecnologia inserção da tecnologia na como é que as pessoas estão pensando tecnologia atualmente oi e aí eu peguei alguns dados interessantes aqui só para a gente conseguir é observar é um pum aqui que é quarenta por cento dos professores cursaram uma disciplina sobre o uso de tecnologias na aprendizagem na durante a sua graduação então se a gente for pensar principalmente agora que ela tá currículos das licenciaturas tecnologias é interessante observar aqui é na maioria dos casos não existe um curso é o dentro uma disciplina dentro de um de um curso de licenciatura que trabalha com tecnologias educacionais será que isso é bom ou ruim a gente pode debater sobre isso né mas existe isso que é interessante então é ela existe ela está presente é o ponto dois aqui tenta por cento dos professores já participaram de algum programa de formação continuada sobre o uso de tecnologias na aprendizagem bom então existe o interesse é existe uma movimentação e essa movimentação ela vem crescendo o número do tempo então conservatório é possível também observar essa tendência de crescimento o outro o dado interessante aqui é 98 por cento das escolas localizadas em áreas urbanas elas possuem ao menos um computador com acesso a internet e se dado aqui ele pode ser vista é tanto do ponto de vista do meio cheio do copo meio vazio e aí eu me atrasei a perspectiva do copo é meio cheio né e significa que a a a tecnologia ou pelo menos a internet ela já está lá talvez ela não esteja disponibilizada o acesso seja ainda é lento e assim por diante mas existe uma conexão física e conecta essas escolas com a internet o mundo da informação então isso é um dado muito importante e relevante e aí a gente vê em contraposição que pinta por 74 por cento né das escolas localizadas em áreas rurais elas possuem acesso um computador com acesso à internet então quando a gente pensa é sobre isso é esse aqui é um ponto interessante pra gente apertar cuida a gente consegue a partir de uma situação dessa né pensar de maneira criativa como a débora mencionou antes e o luigi é enfatizou como é que a gente consegue transformar esse ambiente né porque não necessariamente a internet é a é essencial quando a gente pensa a educação 4.0 ela é muito importante mas a gente consegue fazer muitas outras coisas também é sem uso dela né então a gente precisa ser criativo e pensar como é que a gente consegue por exemplo trazer internet com essas escolas como é que a gente consegue utilizar uma rede intranet né o extra net é para prover informação aqui então são coisas é para si para a gente pensar né são dados para gente pensar oi e o último dado que eu trago aqui é do tipo de educação que é c-105 dos é por cento dos professores é de escolas urbanas já utiliza já utilizam diferentes tecnologias para desenvolver conteúdos na doença na própria disciplina isso é um dado muito interessante que é muitas vezes a gente parte do pressuposto que a tecnologia ela não está presente mas é esse dado está mostrando assim a pode não estar presente a todo momento mas ela está de alguma forma é entrando no contexto escolar é tornando-se prática comum dos professores e isso tende a ficar cada vez mais presente no cotidiano dora a evolução ela está acontecendo então isso é para utilizando o para de digitar um pouquinho aqui é a tecnologia ela é uma forma ela já qual é a forma de pensar na forma de construir utilizando o conceito de tecnologia já está presente no cotidiano escolar a gente tem que na verdade é fomentar e é fazer com que essa transformação é ocorra mais rápido né e aí eu trago aqui algumas iniciativas do próprio ministério da educação que já foi mencionada né tanto pelo nosso colega alexandre é do ministério quanto na sala do professor é existem várias outras iniciativas né o novamente né a plataforma de recursos educacionais marked plataforma evidência do guia digital existem muitas iniciativas do ministério que vão na direção de apoiar é o uso é de tecnologia dentro do no contexto educacional então é para mim a gente é tô indo no caminho certo é nós estamos construindo as bases que podem das né que vão poder fomentar a inovação seja do ambiente seja do currículo é e assim por diante então a gente só tem que tomar cuidado é para que a gente não perca nessa nessa direção ir pensa sempre nos dados é então que dados que nós temos como é que a partir desses dados nós conseguimos pensar para que a gente consiga e no caminho é adequado né então a pergunta que fica aqui é como é que a gente consegue potencializar transformação como é que a gente consegue é transformar a sala de aula assim como a a débora é transformou a dela né não só sala de aula mas todo o ambiente educacional que é muito além da sala de aula em cima é muito além das escolas e assim por diante essa é uma das abordagens aqui que eu trago para a gente conversar né para gente é discutir é uso de tecnologias educacionais inteligentes que vem nesse contexto da educação 4.0 que que essa educação é essas tecnologias educacionais entre genes e a gente usa o e aê de naquele inteligência artificial na educação é o uso de tecnologia e dados para que a gente consiga dar um apoio é inteligente aos atores educacionais sejam eles alunos professores gestores pais e assim por diante então como é que a gente consegue dar mais informação para que a gente consiga o que o inca indicou lá no quadrinho dele de inteligência aumentada como é que a gente consegue aumentar as capacidades das pessoas para que elas consigam realizar suas tarefas melhor não seja aprender melhor ou é ensinar melhor e colaborar melhores assim por diante aqui são um exemplo de por exemplo uma atividade no ambiente atual não se tem um exercício o aluno vai lá no papel e tenta resolver esse exercício e aí tem a resposta no final e aí no todo esse processo de construção do conhecimento que o aluno passa é durante a resolução de um exercício por exemplo ela é perdida ela não é analisada ela não é construído em cima né e aí com o advento aí das do das tecnologias educacionais entre gente tá e aí dele né a gente consegue na verdade tem um exercício e a partir desse exercício a gente consegue passo a passo e construindo a solução alunos então toda aquela informação ela é construída em conjunto com o aluno é possível oferecer dicas a partir das ações e interações do aluno quem é e aí a gente consegue é oferecer um feedback mas imediato mais particular e o mais interessante a gente consegue observar quais são as competências adquiridas e cada aluno eu tô passando aqui essas barrinhas na verdade são as competências que estão sendo trabalhadas nesse exercício e aí a gente consegue a partir da interação do aluno com um determinado exercício identificar quais são as competências o que é adquiridas dessa forma se consegue entender melhor qual que é a necessidade de ser no qual que é o horário dele quais que são os seus pontos os seus potenciais né os seus pontos fortes e fracos para que a gente consiga é auxiliá-lo de maneira mais adequado ea resposta do exercício é só mais uma interação então é a resposta do exercício é um menino é uma coisa mais é e elevante que a gente tem porque o mais importante é o processo e não há resposta é isso é muito interessante a gente observar ontem sempre aqui que eu trago aqui com com essas tecnologias educacionais inteligentes é que é a gente esse aqui é o modelo antiquado ainda né mas é pensando em uso de tecnologias no ambiente atual é alguns colegas que trabalharam com realidade aumentada e no quadrinho a skin e vocês vem uma mãozinha levantada e na verdade isso aqui é automaticamente o ambiente identificando que o aluno está com alguma dificuldade na hora de resolver exercício e aí o professor consegue ver isso é senha é é a necessidade de saber exatamente o que está acontecendo e aí vai poder chegar ao lado do aluno e nas suas dúvidas perguntar o que está acontecendo como é que tá acontecendo ele tá com alguma dificuldade ou não isso a gente usa então aquelas técnicas de inteligência artificial para detectar que tipo de dificuldade o aluno está passando ou se ele não tá passando dificuldade é e aí aqui o professor consegue ter um diagnóstico se ele quiser o que está acontecendo com cada um dos alunos então esse tipo de tecnologia a gente chama de sistemas tutores inteligentes né é i esse é o uso dessas tecnologias é já são anos e anos ou décadas de estudos que mostram que estão associados a um grande benefício educacional seja maior aprendizagem e o próprio e é final ele education.com deixan do-se a dor da inglaterra é eles eles fazem uma um compilado de todas as evidências obtidas na literatura e só que até 2019/2019 até 2019 todas as evidências relacionadas a tecnologias educacionais no contexto escolar em particular as tecnologias educacionais inteligentes né e eles identificam que existe o impacto muito positivo e ele sente que o impacto em meses é do uso da tecnologia o racional eu quando a gente pensa em tecnologias em meses aqui significa o quê que durante o ano escolar então imagina que passou um ano os alunos que utilizam a tecnologia educacional é como se eles estudassem ou adquirir se né habilidades para um ano e quatro meses de curso enquanto que os outros alunos continua um ano e essa evidência é muito forte é uma evidência muito forte é que a ciência já demonstrou os benefícios e o custo ela não é tão maior do que é supõe-se ser então assim como a débora mencionou no na na fala dela é você pode utilizar o pensamento de tecnologias digitais na o uso de dados e assim por diante sem necessidade de comprar equipamentos extremamente caros esse por diante então é muito interessante a gente é a pensar e repensar né como é que a gente consegue é pensar no mundo digital na cultura digital não necessariamente com a melhor tecnologia a tecnologia mais caro a mais inovador oferece é então a gente consegue é ter essa informação aqui no fiesta é pergunta então que fica legal como é que a gente consegue integrar então de forma efetiva essas tecnologias no contexto escolar né e em particular como é que a gente consegue criar um caminho é um plano para que a gente queria chegar na praia que a gente consiga chegar onde queremos né e essa visão aqui ela precisa ser uma visão compartilhada sobre o que que é educação que que ensina o que que a qualidade é o que que é aprendizagem então isso é extremamente importante para a gente ser construído para que a gente consiga criar um caminho a chegar onde quisermos e aí o que pagou o um trabalho né hum que foi publicado nas notas técnicas do bebe né é que eu e o proferido a gente trabalhou no caminho né um passo a passo para que a gente consiga implementar os princípios para adoção das tecnologias educacionais e inteligentes né daí aí de no contexto educacional e aí eu vou passar então é passo a passo para que a gente consiga é pensar um pouquinho como é que a gente consegue é transformar o oriente escolar né e aí eu falo ambiente escolar o contexto escolar é como uma coisa mais tanto né é a primeira coisa que a gente precisa fazer é passar os atores e os atores são alunos professores gestores é é paz e toda a sociedade é porque interessada em apoiar aprendizagem né então antes de a gente pensar em produzir qualquer tipo de tecnologia é fundamental que a gente trabalha nesse ecossistema educacional em particular com os atores aqueles entendam o que que é essas tecnologias educacionais e particular tecnologias educacionais inteligentes quais são suas capacidades e limitações e como é que a gente consegue aí potencializar educação pública e aí a gente consegue então deixar as coisas mais concretas e aí a gente consegue então é reduzir aí o sentimento de rejeição ou de expectativas irreais que podem aí é dificultado a tecnologia se então a partir do momento que a gente capacita os atores é traz eles para junto de nós a gente consegue aí é melhorar a o potencial de adoção e de impacto educacional dessas tecnologias é um exemplo aqui é é uma especialização que a gente trabalha na usp em computação aplicada à educação onde vários prometi vários dos alunos estão aqui assistindo essa palestra né onde a gente trabalha alguns desses conceitos com eles é e é o daí a gente vai para parte do 22 né é a partir do momento que a gente e é capacitor os atores você já estão é capacitados e prontos ou pelo menos é interessados em utilizar tecnologias educacionais no contexto escolar é a gente se preparam a infraestrutura para que a gente consiga fazer não são uso da tecnologia mas para coletar os dados que aquilo que o prosseguir tava mencionando na sala dele que é a gente precisa pensar quais dados é podem e precisam né ou precisa ser utilizados para que a gente consiga criar uma infraestrutura adequada para coletar esses lados porque esses dados são fundamentais para a gente tomar decisão é pedagógica é utilizando a informação que está disponível e a informação adequada para auxiliar no processo né quem é e aí é sempre importante pensar de forma ética e transparente sobre eu uso dessa vez estados né mas aí esse ponto é um outro ponto para um debate interessante e aí uma coisa que poucas pessoas falam também é mas extremamente relevante é que você precisa a partir do momento que você tem esse infraestrutura você tá colocando os dados você precisa automatizar o básico em particular as atividades administrativas ok esse passo é fundamental para economizar tempo dos atores educacionais para que ele se concentre nas atividades fins e eles estão para que eles estão trabalhando né então a partir do momento que a gente consegue automatizar é várias atividades do contexto escolar é esse benefício de tempo é gigantesco para que as pessoas consigam trabalhar de maneira é mais com se e direta no ambiente na presente professor de pode ter mais tempo para apoiar o aluno mas tem para criar um material interessante e assim por diante é outra coisa é depois é a parte o item quatro aqui é a gente conseguir então é a partir desses dados informar ou a principalmente alunos professores gestores na sobre o que que está acontecendo né então com esses dados coletados a gente consegue entender um pouquinho ou é o ecossistema educacional ea gente consegue entender as necessidades e dificuldades de cada um dos atores que trabalham o dia a dia na escola é por exemplo eu deixei um exemplo aqui é bem recente né saiu agora é de um teste gordo né que é como se o painel de controle e onde a gente usa a técnica delaine analytics na analítica da pesagem para tentar entender o que que tá acontecendo com o aluno então é essa bolinha aqui é a mais à direita ou à dois aqui ele tá tentando predizer como é que o aluno tá ele tá indo bem ele tá indo mal quais são as dificuldades que ele tem assim por diante e aí a gente consegue ter em um grau aqui tá indicando um grau muito bom de predição e ea que indica então no esse essa bolinha esquerdo em indica a chance de sucesso do aluno é em realizar as tarefas um presente pode ser aqui em passar de ano né é o que que ele tá conseguindo né que competências que ele tá aprendendo e assim por diante e cada um desses quadrinhos ele mostra informações que são extremamente relevantes e que podem ajudar ou é um gestor a tomar algumas ações de apoio o aluno até muito fácil será que a gente consegue apoiar o aluno de uma maneira mais instigante mais interessante será que ele não tá prendendo porque o contexto do ambiente educacional não tá interessante é que a gente consegue trabalhar isso e assim por diante então tem várias coisas interessantes aqui e aí para terminar os últimos slides aqui a gente tenta partir do momento que a gente agora já tem os dados já tem infraestrutura já tem as pessoas capacitados é já tem as informações para a gente é tomar decisões baseados em evidência agora a gente consegue de maneira concreta potencializar o uso da tecnologia educacional tornando ela significante importante é é para o as pessoas envolvidas então a gente consegue a hora de maneira concreta e apropriadas tecnologias para superar os desafios presentes no dia a dia e aí o item 6 aqui é a gente consegue fazer em tomar a partir desses cinco pontos agora sim a gente consegue fazer uma reforma na rede desenhar um ambiente de cima e transformar o currículo para que ele seja todo repensa ver transformado é que a gente consiga atingir os preceitos da educação 4.0 até então a gente não tinha informação suficiente conhecimento suficiente e capacitação suficiente para que a gente conseguir desenhar de maneira adequada um ambiente completamente diferente do que o atual é pensando e por exemplo diferentes tipos de pedagogias né por exemplo utilizando aprendizagem ir é o conselho de metodologias ativas e vai precisar totalmente currículo é e assim por diante né parar de pensar em conteúdo e pensar competences apesar de já está na bncc não é pelo menos no contexto onde eu trabalho e eu visito ainda não não chegou então a partir desse momento aqui se consegue trabalhar todos esses essa transformação é cultural e digital que o e mencionar a palestra dele e aí a gente consegue a partir disso promover a inclusão ea ea equidade é porque quando você utiliza essa tecnologia ela inteligentes a gente consegue reduzir aí eu algumas das dificuldades de integração completa e pessoas com algum tipo de dificuldade né de zé não precisa ser deficiência algum tipo de dificuldade e aí quanto maior a gente é aprendi e é dessas pessoas né é dessa inclusão maior a equidade que a gente vai ter no ambiente e aí por fim então é a gente consegue aí crescer de maneira sustentável a partir de evidências a partir de uso de tecnologias de maneira é sistema e como eu já passei do meu tempo aqui eu só queria deixar então esses oito pontos para debate como é que é é um processo em construção é muito importante é receber dicas sugestões e para que a gente consiga construir junto e transformar o nosso país eu agradeço é bastante e passar a palavra então pro alexandre a é mas vocês muito obrigado no seu seu tempo para as pessoas provocações é a gente ouve e começa a fazer reflexões e os nossos ouvidos também começam a fazer suas próprias reflexões algumas perguntas estão chegando aqui para gente e eu vou tentar fazer alguns blocos de perguntas específicos para você e para o ig e mas antes eu queria fazer alguns comentários também não quero me alongar muito de uma forma geral que a gente ouve ele chegava aqui para gente umas perguntas só a dificuldades estão no cotidiano escolar aquele professor tem sala de aula numa sala que nem sempre está preparada o adequada para tudo isso que nós estamos apresentando ainda estou fato e eu também gosto muito da metáfora do copo meio-vazio ou meio-cheio a segunda vez eu uso ela hoje nossa eu queria estar gravando eu acredito que os últimos anos o brasil tem avançado o investimento têm aumentado agora tem umas perguntas eu vou fazer as duas duas perguntas agora tu e duas para você sim para você então se preparando uma das perguntas que chega aqui eu vou fazer primeiro comigo é e competências e habilidades eu os professores precisam ter o desenvolver nesse atual cenário as licenciaturas o cursos cursos de pedagogia estão preparados para isis essa é uma pergunta no poder jogar porque eu tinha como que eu faço outros a outra pergunta é uma pergunta que vai encontrar a crescer presidente boa sobre a questão da correção da redação a primeira é eu tenho esse sistema que permite corrigir as redações de forma e automatizada né e se não quanto tempo isso vai chegar eu vou por enquanto tempo isso vai demorar para chegar na escola pública brasileira é só uma reflexão para você também e por seja e tem duas perguntas aqui eu separe né hotel júlio faz uma pergunta que eu também tenho feito aqui discutindo aqui seu mono voz pandemias será mais tecnológico por isso é um boom o uso das tics somente nesse momento é algo temporário veio para seu novo normal né e por fim você já começou respondendo a sua apresentação sim sim é o dia que eu consigo obter a minha formação continuada cursos a distância que tratam dessas temáticas não deixa essas duas perguntas para vocês para a gente não complementar um vídeo bem é perguntas sobre as provocativas e muito importante pois tem bastante as perguntas eu vou começar pela pergunta sobre as competências são vales na verdade que a gente desenvolver né mas eu vou dar destaque aqui a três competências a primeira delas é sobre curadoria e criação e é eu acredito que desenvolver competência aí análise crítica em cima de curadoria que e criação de recurso é fundamental quando você pensa nessa integração e brasil os alunos para esse essa transformação digital e também para essa transformação digital eu acho que tem uma análise crítica sobre os recursos que estão disponíveis e como utilizá-los em nossa prática diária é fundamental é a gente tem que entender que não tem muito sim sentido em na maioria das vezes que produção de conteúdo né para que eu vou produzir uma aula sobre metodologias ativas quando eu consigo ter os melhores professores do país das décadas sobre isso é o telefone prisão dos materiais e como fazer uma aplicação disso então o nosso olhar é muito mais uma curadoria desses eco a geração quando necessário né trabalhando muito mais um processo de adaptação e integração a nossa prática o outro é em cima da própria prática pedagógica a gente precisa submeter é se essa postura de vertical educacional do hospital e trazer uma perspectiva que tá tão tão sendo tão falada que a débora falou de maneira brilhante onde a gente vai trabalhar no processo muito mais de mediação e promoção desse protagonismo é estudantil então eu acredito que essas duas como atenção fundamentais e a outra que ele está cá é o olhar na evidência e eu fiquei impressionado quando eu estiver no passado na inglaterra visita na escola ele conversando com professores porque determinado as aulas eles estavam tendo junto com os alunos estavam atacando a abordagem de instrução direta quando que tá sendo tão comentado e criticado e a resposta dela foi muito simples ela disse porque as evidências mostram que essa abordagem ela é ativa então se você integra como mostrei aquele naquele gráfico uma abordagem por investigação ou instrução direta você tem mais aprendizagem então quando a gente ignora evidência a gente tá ignorando o olhar do que de boa demais práticas qual o prazo que a gente deveria melhorar e pode deveria é abandonar e por fim é uma última que eu lembrei aqui é que ela se torna fundamental bom e muito evidente né agora é o aprender aprender a gente precisa é tá todo momento refletindo sobre aquela nossa prática e a todo momento vai aprendendo e isso é uma realidade quem está vivendo agora na academia a gente desenvolve competências relacionadas a esse aprender aprender isso se torna um processo de transformação cultural os mais fácil que vai levar transformação digital a pergunta sobre os cursos de pedagogia estão preparados pedagogia e licenciaturas a minha visão sendo bem direto não não estão a gente precisa de uma reforma nos currículos de pedagogia licenciatura nas universidades brasileiras e talvez e isso também é deficiência de outros cursos eu tô fazendo um levantamento de combater digitais abre universidade e o cenário não tem sido diferente do que a gente tem visto na educação básica brasileira bom então se a gente não tem uma realidade diferente de apropriação de tecnologia e de transformação digital no ensino superior a gente não tem na nossa prática do nosso dna uma capacidade e trabalhar essa informação tá transformação digital então a gente precisa na minha opinião e uma reforma urgente nos currículos e pedagogia licenciatura no país e sobre a redação ela já foi utilizada ano passado no enem já foram feitas mais de 5.000 redações de alunos estudando para o enem e tá disponível na verdade a gente já começou a inclusive até o primeiro papo com uma secretaria de estado do aqui no nordeste sobre a potencial implantação a gente pode disponibilizar para todo o país ok porque basicamente depende de uma infraestrutura disponível para que os alunos possam submeter aquilo e hoje a gente tá nessa 10 com conceito de cloud computing computação em nuvem nós somos é baseada na computação em nuvem não da banda instalação e nenhuma infraestrutura de uma secretaria e é isso e obrigado ig da forma geral você consegue responder às perguntas ao mesmo tempo nos dá o norte e que então passa a palavra os seis então fazendo a provocação e vou deixar uma provocação para vocês duas repetindo é tão bem gel para ti então e para encerramento depois aí uma provocação para os dois e a pergunta é a seguinte porque inovar na educação tá certa e aí e ainda bem que essa difícil deixar para depois é bom sobre as duas perguntas né a primeira é se o mundo pós pandemias será mais tecnológico é na minha percepção o que a pandemia na verdade fez oi é acelerar o processo de transformação digital que ela já vinha acontecendo só que ela vem acontecendo é devagar e é o rio shock é um choque de realidade que é que as pessoas não é culturalmente e os governos estruturalmente não estavam preparados e esse choque ele não vai desaparecer né ele na minha percepção ele veio para ficar tanto é que a própria pandemia já já tem vários estudos indicando aqui é o em particular o convite ele não vai dizer bom então até a gente não consegui construir uma vacina é a gente conseguir construir uma vacina é a gente vai ter que conviver com com com essa potencial é parada né da da sociedade seja ela total ou parcial então a gente vai tem que se preparar tanto psicologicamente quanto estruturalmente é para viver num mundo onde potenciais doenças como essas podem surgir então é para mim ele a o mundo possa academia né você já tecnologia ela vai tá muito mais perene em todos os processos não são na educação mas em todas as atividades do nosso cotidiano não é à toa que durante a falar do big quando ele comentou que a os dados né de necessidade de pessoas que têm um pensar a lógica utilizam a tecnologia para o mercado de trabalho ele vem crescendo e agora com a pandemia se tornou muito mais crescente então os próprios colegas da área de tecnologia educacional e computação sofrerão uma demanda gigantesca durante ou durante esses últimos meses então é interessante a gente observar a própria cd e é liberou um documento os prêmios para lidar com a educação em tempos de comédia e ele indica lá é o segundo estado que coletaram que as tecnologias não tem que ser permanentes é o seja nossa estrutura vai ter que ser permanente de alguns países é já essa estrutura já está formada então ele sofrendo muito menos para lidar com essa situação um exemplo que eu e comentou e da coreia né mas lá na sala dele indicou sistema nacional de educação e sistema nacional de educação ele é fundamental para que as escolas consigo de maneira integrada apoiar os seus alunos e os seus professores e os outros atores sem ela a gente não vai conseguir a gente só vai para cada um tentando fazer alguma coisa diferente diferentes é estruturas diferentes dados é diferentes formas e aí é na verdade o que seria benéfico uso de tecnologia na verdade vai ser maléfica então isso que a gente tem que tomar tomar cuidado né a tecnologia avental supor a gente não souber usar a gente tende a piorar a qualidade da educação do ponto de vista é o mundo posta menina e aí outra pergunta é onde que a gente consegue obter formação continuada a distância né luz de tecnologias então é existem vários né e é disponíveis gratuitos na olx por série e outras plataformas livres é onde os professores podem se capacitar de maneira gratuita com diferentes cursos e existem as especializações daqui são oferecidos por exemplo é o caso da especialização em computação aplicada à educação da usp ela é ela é a distância ela tem vagas gratuitas para professores é em outros lugares confiscar também tem eh esse potencial eles oferecem de de curso na e outras institutos federais e universidades federais também então é possibilidades né e cursos existem por aí então é quem quiser pode entrar em contato comigo também é que eu posso botar uma lista de cursos que existem disponíveis para trabalhar esse tipo de competência tá ligado ligue o recheio obrigado nas suas contribuições e para dar tempo para você pensar um pouquinho e como o igor já teve tempo para pensar a resposta e não quer calar por que que eu tenho que ir lavar e qual é a dificuldade também para inovar em educação e di e essa é uma pergunta muito provocativo que haveria um novo debate para a gente a gente discutiu mas é porque inovar né a gente teve um exemplo claro aqui mostrando o impacto que a deborah causou nos seus alunos uma aprendizagem significativa é que ela fez ele não vou inovação é basicamente da minha visão a exploração com sucesso do novas ideias onde essas novas ideias vem para agregar valor e resolver um problema que tá ali naquele naquele ambiente outro exemplo mesmo do que a gente viu de inovação é essa tentativa do país e aprendizagem remota então é fundamental a gente trabalhar no caminho da inovação mas requer um parênteses aqui a inovação não pressupõe primeiro tecnologia em segundo tecnologia não pressupõe é aprendizagem eu vou trazer um exemplo aqui que eu gosto muito do japão a gente também teve a gente vê no japão o ministério da educação e qual o grande debate no japão japão tá no topo lá no pisa porém ele é o pior país fundação adoção de tecnologia em último lugar onde se fala de tecnologia e ela tá ao mesmo tempo com um a educação bastante consolidada e com a aprendizagem efetiva porém quando você faz o uso adequado explora adequadamente o uso de tecnologias você podem se a lei da aprendizagem você não sou potencializa aprendizagem como você pode fazer chegar em outros locais que antes não era possível agregando valor à muito mais gente e até a premissa da política de educação conectada a promover cuidado e aí é sem dúvida nenhuma a inovva é mais do que necessário na situação atual que a gente está no país a gente precisa de alguma forma sair dessa posição é cômoda antes assim incomodado e trabalhar e de propensão ao risco com pessoalmente como a débora teve e inovar em nossas práticas e também em nossas políticas por exemplo eu acho que a gente precisa urgentemente de sistema nacional de educação sem sistema nacional de educação é muito difícil a gente explorar todo o potencial da indústria 4.0 e da educação nesse mundo 4.0 eb1 bom obrigado lígia recíproca mais do que responde né mas os exemplos foram interessantes seja então como você teve tempo para pensar e refletir comprar com a palavra então você tá bom pois essa pergunta do alexandre me deixou sem cabelo então é eu eu fico pensando na verdade no seguinte né quando a gente pensa em inovar né o porquê quem não vai dar a gente é pensa na verdade o que que a gente quer um é a nossa sociedade é que a gente quer dos nossos alunos nossos futuros profissionais ou será que a gente quer que eles continuem como nós ou será que a gente se quer que eles sejam melhores do que não é é que eles querem a gente quer que ele tem uma vida melhor é uma oportunidade melhor possibilidades melhores é eu colei o piercing inovação eu penso que eu quero fazer com que os meus jovens as nossas crianças tenham diferentes oportunidades diferentes possibilidades para construir o seu futuro e aí por isso que a inovação ela extremamente interessante né disso é pensado nesse contexto porque a partir desse momento que a gente pensa em inovação na educação a gente consegue criar um um jovem que é mais criativo inovador e resolvedor de problemas para o que para transformar sociedade e aí transformando a sociedade ele se torna um profissional ativo que consegue resolver os problemas do seu cotidiano bom dia de trabalho da sua família ou do da sua bolha né é esse cada um de cada jovem consegui fazer essa transformação é significa que a gente vai ter um futuro diferente do melhor então quando eu penso inovação eu pensou em no no quê que eu quero do meu jovem eu quero que ele esteja igual ou está hoje eu quero que ele avance pro futuro então essa é a minha percepção sobre sobre inovação o porquê no obrigado seja eu queria aproveitar então complementar o que vocês falam sobre inovação um porque na verdade a inovação e limpasse ser uma necessidade urgente ganhar talvez processos convencionais de ensino e aprendizagem já não tem bem mais as demandas da sociedade da informação a escola precisa mudar porque os alunos já mudaram o seu modo de interagir com o conhecimento é raça na questão importante mudança não é porque moda ou porque é importante tem a tecnologia de ponta em sala de aula é porque o aluno está dirigindo o conhecimento de uma forma diferente e a tecnologia ao lado dele junto com ele desde o momento que ele nasce as é grande realidade então os currículos precisam se adaptar os profissionais precisam investir na sua formação continuada porque essa má necessidade premente dessa sociedade que a gente vive então eu falando isso eu queria agradecer a participação da débora o cg e do ide agradecer o peso do sebrae e a joelma do mec da secretaria de educação tecnológica agradecer todos que estiveram conosco nessa tarde quem gostou da um joinha aí no canal que só importante para a gente tá certo eu quero contar com vocês em outras oportunidades mas entendemos que isso esse processo pois pandemia é o nosso novo normal nós vamos a partir de hoje certamente de bater mais usando ferramentas com essa aqui que nos utilizávamos utilizamos hoje tá certo muito obrigado eu passo a palavra então para joelma para a gente dar uma parte para encerramento e no mundo a joelma e obrigado alexandre obrigada a todos aí a wing por me alertar pelo microfone ai a gente não aprende nunca nessa você tá aprendendo a lidar com essas tecnologias mas aprendemos como nunca pelo menos nos últimos tempos então agradeço até a pede para o certo já sabe se esse convite da setec mais aqui na verdade eu gostaria de lembrar que ele é um projeto do ministério da educação e que envolve todas as secretarias e certamente sem alexandre nós vamos fazer novos momentos como esse para debater as questões que dizem respeito especialmente a educação básica certo amanhã a gente tem um novo evento e amanhã a secretaria envolvida é a secretaria de educação superior mas o que é muito relacionado com que a gente trabalhou hoje que a educação a distância né e como que a gente trata ele ficar com a distância dentro desse contexto do mundo 4.0 e mais uma vez muito obrigado a todos obrigado a você sebrae pelo suporte apoio na transmissão do evento e nos vemos amanhã boa noite boa noite é só abraços aguardo obrigado

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